xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 fevereiro 2011

EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM GRANDE DESAFIO -Por Maria Otilia

Falar em Educação Inclusiva é o tema do momento. Mas existe uma grande barreira entre teoria e prática. Todo início de ano letivo, a nossa Escola (Dom Quintino) tem um grande desafio: incluir no enino regular os nossos alunos da Sala Espaço Sócio -Educativo. O primeiro impasse é a distorção idade série.O segundo é a não aceitação das escolas por não acreditarem no programa de inclusão. Por outro lado informam que não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais. Enquanto isso, alunos e famílias batem de porta em porta, quase medigando uma vaga que já é sua por direito. Resaltando ainda que alguns educadores ainda se acham no direito de criticar as APAES, as Salas Espaço Sócio Educativos e Institutos de ambientes segregadores. Muito embora não ofereçam o acesso e a permanência com sucesso para os alunos em salas comuns. lembrando que os poucos alunos que são incluidos no ensino regular abandonam a escola pela falta de uma proposta pedagogica inclusiva.

Vejamos o que diz DECRETO Nº 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado :

... § 2o O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
Art. 2o São objetivos do atendimento educacional especializado:
I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no art. 1º;
II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;
III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e
IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.


VAMOS ABRAÇAR A CAUSA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. VAMOS DAR AS MÃOS E EFETIVAR REALMENTE A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DO CRATO.


Texto postado por Maria Otilia

Padre Ágio comemorou 93 Anos - Por: Armando Rafael


NE - Matéria editada à partir de um artigo do prof. Armando Rafael


No último dia 5 de fevereiro de 2011, Monsenhor Ágio Augusto Moreira chega aos 93 anos de idade. Ele é uma das personalidades marcantes do Cariri. Reside no Belmonte, em Crato, numa casinha singela, de onde pode contemplar as encostas da Chapada do Araripe. Colada a sua residência está a capelinha de Nossa Senhora das Graças. Em frente, fica a Sociedade Lírica do Belmonte, mantenedora da Orquestra Sinfônica Padre Davi Moreira. Sacerdote piedoso, simples, despojado e humilde, Monsenhor Ágio está sempre de benquerença com os semelhantes e a vida. Sua fisionomia sempre risonha deixa transparecer a paz de espírito que leva na alma. Monsenhor Ágio recebeu do Governo do Ceará a Medalha da Abolição, a mais alta comenda do Estado, honraria conferida por seu trabalho como fundador e diretor da Sociedade Lírica do Belmonte, que beneficia cerca de 200 alunos, todos de origem humilde, a maioria filhos de agricultores. Ali eles aprendem técnicas e teorias musicais, bem como a bibliografia dos grandes compositores do mundo. Entre uma missa e outra, Monsenhor Ágio escreve livros. Já teve três títulos publicados. E acaba de escrever mais três: “Tratado sobre as almas do Purgatório”; “A história da devoção a Nossa Senhora das Dores” e “História da bicicleta”. Escreveu também sobre Dom Expedito Lopes, o bispo-mártir de Garanhuns (PE). Dom Expedito tinha particular afeição pelo Padre Ágio, a quem levou, em diversas ocasiões durante as férias escolares do Seminário São José – aonde o Padre Ágio era professor – para auxiliá-lo tanto na Diocese de Oeiras (PI), como na Diocese de Garanhuns, onde Dom Expedito terminou sua profícua existência sendo assassinado pelo Padre Hosana Siqueira.

O Blog do Crato registra com muita satisfação o 93º aniversário natalício de Monsenhor Ágio Augusto Moreira, um homem cuja longa existência foi pautada no bem, na construção do Reino de Cristo em terras do Sul do Ceará.

Por: Armando Lopes Rafael

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Juiz que classificou Lei Maria da Penha de “diabólica” quer voltar às funções


O juiz Edilson Rodrigues, afastado das funções pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano passado por declarações preconceituosas contra a Lei da Maria da Penha, entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a decisão que o impede de trabalhar. O mandado de segurança também é assinado pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

Rodrigues respondeu a processo administrativo que resultou no afastamento das funções por dois anos por ter feito “considerações de cunho preconceituoso e discriminatório” às mulheres em uma sentença proferida em 2007.

Na sentença que motivou a punição de afastamento pelo CNJ, o juiz Edilson Rodrigues afirmou, a respeito da Lei Maria da Penha: “A vingar esse conjunto de regras diabólicas, a família estará em perigo. Ora, a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher. Todos nós sabemos, mas também em virtude da ingenuidade, da tolice e da fragilidade emocional do homem. O mundo é masculino e assim deve permanecer”.

De acordo com a defesa do juiz, o CNJ não poderia ter punido o juiz antes que a corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aplicasse as sanções cabíveis. A defesa também afirma que as críticas foram dirigidas à Lei Maria da penha “em tese”. O ministro Marco Aurélio Mello é o relator do caso.

Fonte: Agência Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - CPMA intensifica ações para combater a caça ilegal de animais silvestres


A Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (CPMA) tem intensificado as ações de enfrentamento à caça ilegal de animais silvestres em algumas regiões do Estado. As operações visam levar à justiça os aprisionadores e matadores destes animais, sobretudo, tatus, que são vendidos ilegalmente aos comerciantes. De acordo com o comandante da CPMA, tenente-coronel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, cerca de 30 pessoas já foram detidas por tal prática, nas últimas operações.

A última ação aconteceu nos distritos de Itapeim e Serra do Félix, no sertão de Beberibe. A operação contou o apoio do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Companhia de Beberibe e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA). A ação teve origem em virtude de denúncias da população local, referentes à caça de animais silvestres, principalmente tatu, por caçadores de outros municípios vizinhos e até mesmo de outros Estados como o Rio Grande do Norte, especialmente das cidades de Mossoró e Caraúbas. As diligências nessa região foram importantes, pois demonstraram indícios de prática de caça profissional, devido a marcas de pegadas humanas e caninas, rastros de pneus de moto e de carro, veredas recém desvastadas, inclusive grandes buracos para apanha de tatus. Durante a operação também foram encontrados grande quantidade de garrafas pet, retalhos de roupa, copos de vidro, garrafas plásticas contendo diesel, remédios, caixas de fósforo, vestígio de fogueiras e sacos vazios deração para cães.

Os animais que vivem, naturalmente, fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha, conforme a Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197/67). Cometer a infração em período de defeso à caça ou durante a noite são circunstâncias agravantes de aumento da pena, constituindo crime punível com pena de reclusão de dois a cinco anos o exercício de caça profissional, nos termos da Lei. Na operação foi utilizado o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para plotagem de vários pontos de acesso utilizados pelos caçadores, bem como diversos ranchos (locais onde os caçadores montam acampamento), visando um planejamento operacional estratégico de cerco e prisão a tais infratores, havendo a possibilidade de sobrevoo pelos helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas(Ciopaer), com navegação baseada nas latitudes e longitudes plotadas.

Assessoria de Imprensa da SSPDS

R$ 703 MIL PARA ADAPTAÇÃO DE LIVRO...

VOCÊ SABIA?:

"Parece mentira, mas o Ministério da Cultura aprovou e o contribuinte vai pagar R$ 703 mil para uma produtora paulista adaptar para o teatro um livro intitulado "Até as Princesas Soltam Pum", de Islam Brenanman, um israelita que vive no Brasil desde 1979. Por incrível que pareça, é um livro destinado às crianças. Vejam na internet uma amostra da peça. Que sem dúvida merece o título da obra, com todos os sons." (Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/, Diário do Nordeste, 06/fev/2011, Caderno Gente, Página 3, Coluna DE BRASÍLIA, por Rangel Cavalcante)

Lançamento de Livro - "Sonhos como projeto de vida", de Tancredo Lobo


Big Brother Brasil (BBB) - Texto de Luiz Fernando Veríssimo


Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço... A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE... Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados. Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia. Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!

Veja o que está por de trás do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

Bom Dia, Crato! - Terça-feira, 08 de Fevereiro de 2011 - Coisas e mais Coisas...


Bom Dia!

Hoje acontece em Crato, a segunda sessão da Câmara de Vereadores da semana. Na verdade, só existem duas: uma na segunda e outra na terça. Como sempre, solicitamos à população que compareça às essas sessões, pois lá estão sendo debatidos assuntos importantes para o município.

O Deputado Sineval Roque enviou um pedido, uma solicitação à Assembléia Legislativa do estado, para isentar os impostos dos comerciantes que foram afetados pelas enchentes do Canal do Rio Grangeiro. Estamos de acordo com a solicitação, parabéns! - No entanto, acho que o nobre deputado poderia ir muito além do simples preenchimento de um ofício, que eu ou você, caro leitor, podem fazer, ou enviar a qualquer parlamentar da assembléia, que nao se recusaria em enviar à Assembléia. O Deputado poderia liberar da sua emenda parlamentar pessoal, até 800.000 reais a que ele e os outros colegas têm direito, a fim de ajudar a reconstruir o Canal do Rio Grangeiro. O Blog do Crato há uns 4 ou 5 dias insiste numa resposta do deputado Sineval Roque, que apesar de ter recebido inúmeros comentários de diversos assessores seus, nenhum foi capaz de responder se o Deputado vai ou não liberar alguma coisa da sua emenda pessoal. Permanecemos no aguardo de alguma resposta, torcendo para que essa solicitação seja atendida, pois o povo do Crato precisa, e o Deputado Sineval Roque se elegeu às custas dos votos dos Cratenses também. Portanto, é nessa hora que é preciso chegar junto.

Deputado Sineval Roque passando longe da Prefeitura do Crato ?

Eu não sei se somente eu é que estou percebendo, ou se alguns leitores já repararam também, que as iniciativas do Deputado Sineval Roque em relação às enchentes do canal do Rio Grangeiro, é como se fizesse o possível para passar longe da prefeitura do Crato. Por exemplo, recentemente, já após as enchentes, o repórter Wilson Bernardo flagrou as escadarias do Sineval sendo consertadas no morro do Seminário, enquanto para o Canal do Rio Grangeiro, até agora, nada! - E agora, essa coisa de querer ajudar ( por fora, via Governo do Estado ), aos comerciantes afetados, numa prova de que aparentemente quer distância de qualquer liberação de verbas que passe pela Prefeitura do Crato. Talvez o Deputado Sineval só vá querer passar perto da prefeitura, lá por Outubro de 2012...

Deputado Sineval, o momento é de união pelo Crato! - É preciso parar com essa disputa política pelo menos por enquanto. Nesse momento difícil em que o Crato atravessa, é tempo de conseguirmos a união de TODOS os parlamentares e liberarem verbas para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, que é o fato mais urgente! Vamos parar com essas "briguinhas" políticas e deixar a disputa para 2012 ? Ou iremos ter que esperar se cumprirem as profeciaa dos antigos Maias, para mais catástrofes ao mundo em 2012 ?

ALMANAQUE

* 1725 - Com a morte do czar Pedro, o Grande (na imagem), Catarina I da Rússia assume o trono.
* 1924 - Pena de morte: a primeira execução estadual usando gás nos Estados Unidos acontece em Nevada.
* 1985 - É lançado o primeiro satélite artificial brasileiro, o BrasilSat A1.

Nasceram neste dia…

* 1291 - D. Afonso IV de Portugal (m. 1357).
* 1828 - Júlio Verne, escritor francês (m. 1905).
* 1944 - Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro.

Morreram neste dia…

* 1587 - Maria Stuart, rainha da Escócia (n. 1542).
* 1921 - Piotr Kropotkin, escritor russo (n. 1842).
* 1957 - John von Neumann, matemático húngaro (n. 1903).

Previsão do Tempo

Ontem foi um belo dia de sol, com poucas núvens aqui na cidade de Crato. Cratense legítimo fala DE Crato, não DO Crato. Para hoje, a previsão do tempo indica dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 33 graus e mínima de 21. Umidade Relativa do Ar, 64%.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Presidente do PT criticou o Judiciário sobre aplicação da Lei da Ficha Limpa


O presidente do PT, José Eduardo Dutra, criticou nesta segunda-feira o Judiciário em discurso feito à bancada de deputados federais do partido. Ao dizer que há uma "judicialização da política", citou dois exemplos: decisões recentes do Supremo Tribunal Federal de dar posse a suplentes do partido, não da coligação, e a aplicação da Lei da Ficha Limpa para punir atos ocorridos antes de sua entrada em vigor.

"Para não falar que minha posição é partidária, disse a eles [deputados do PT] que a lei não poderia ter sido aplicada nem ao Paulo Rocha nem ao Roriz. O problema do Ficha Limpa é a retroatividade. Existe uma conquista da civilização, de que nenhuma lei pode retroagir para prejudicar a pessoa. Se isso acontece na política, daqui a pouco acontecerá em qualquer coisa", afirmou Dutra, após deixar a reunião, que ocorreu a portas fechadas.

O presidente do PT se referia ao ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), que renunciou ao cargo durante o escândalo do mensalão, em 2005, e que, devido a isso, teve o seu registro de candidatura ao Senado, ano passado, negado pela Justiça eleitoral. E ao ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), que renunciou ao cargo de senador em 2007. Devido à lei, ele abandonou em 2010 a candidatura ao governo do DF.

A crítica à posse de suplentes do partido e não da coligação também foi feita pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), outro que participou da reunião com os deputados petistas. Ele disse que a Câmara continuará dando posse aos suplentes da coligação, apesar de o STF já ter decidido em duas ocasiões que a vaga pertence ao partido.

Na reunião, os petistas também decidiram que irão defender maior tempo de discussão para que entre em votação o projeto que reformula o Código Florestal. Acordo feito com Maia e a bancada ruralista na Câmara previa votação até o final do mês que vem.

Fonte: Agência Brasil

Conheça a Região Metropolitana do Cariri - Por: Taciano Pinheiro


A Região Metropolitana do Cariri (RMC) está localizada no estado brasileiro do Ceará. Foi criada por uma Lei Complementar Estadual nº 78 sancionada em 29 de junho de 2009. A região metropolitana surgiu a partir da conurbação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, denominada Crajubar. Somando-se a eles, foram incluídas as cidades limítrofes situadas no Cariri cearense: Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Tem como área de influência aregião sul do Ceará e a região da divisa entre o Ceará e Pernambuco.

Por: Taciano Pinheiro, via Blog de Farias Brito

O grande fotógrafo Sebastião Salgado é o homenageado do HOJE NA HISTÓRIA


HOJE NA HISTÓRIA - Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos brasileiros

Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano. "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de ideias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".

Biografia

Formado em economia pela Universidade de São Paulo, trabalhou na Organização Internacional do Café em 1973, e trocou a economia pela fotografia após viajar para a África levando emprestada a câmera fotográfica de sua mulher, Lélia Wanick Salgado. Seu primeiro livro, Outras Américas, sobre os pobres na América Latina, foi publicado em 1986. Na sequencia, publicou Sahel: O Homem em Pânico (também publicado em 1986), resultado de uma longa colaboração de quinze meses com a ONG Médicos sem Fronteiras cobrindo a seca no Norte da África. Entre 1986 e 1992, ele concentrou-se na documentação do trabalho manual em todo o mundo, publicada e exibida sob o nome Trabalhadores rurais, um feito monumental que confirmou sua reputação como fotodocumentarista de primeira linha. De 1993 a 1999, ele voltou sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000 e aclamados internacionalmente.

Na introdução de Êxodos, escreveu: "Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas…" Trabalhando inteiramente com fotos em preto e branco, o respeito de Sebastião Salgado pelo seu objeto de trabalho e sua determinação em mostrar o significado mais amplo do que está acontecendo com essas pessoas criou um conjunto de imagens que testemunham a dignidade fundamental de toda a humanidade ao mesmo tempo que protestam contra a violação dessa dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças.

Ao longo dos anos, Sebastião Salgado tem contribuído generosamente com organizações humanitárias incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional.Com sua mulher, Lélia Wanick Salgado, apoia atualmente um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em Minas Gerais. Em setembro de 2000, com o apoio das Nações Unidas e do UNICEF, Sebastião Salgado montou uma exposição no Escritório das Nações Unidas em Nova Iorque, com 90 retratos de crianças desalojadas extraídos de sua obra Retratos de Crianças do Êxodo. Essas impressionantes fotografias prestam solene testemunho a 30 milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria delas crianças e mulheres sem residência fixa. Em outras colaborações com o UNICEF, Sebastião Salgado doou os direitos de reprodução de várias fotografias suas para o Movimento Global pela Criança e para ilustrar um livro da moçambicana Graça Machel, atualizando um relatório dela de 1996, como Representante Especial das Nações Unidas sobre o Impacto dos Conflitos Armados sobre as Crianças. Atualmente, em um projeto conjunto do UNICEF e da OMS, ele está documentando uma campanha mundial para a erradicação da poliomielite.

Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, "As Imagens da Amazônia" , que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado vivem atualmente em Paris, autora do projeto gráfico da maioria de seus livros. O casal tem dois filhos.

Fonte: Wikipedia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Capacitação para Reisados - Reportagem: Elizângela Santos


Grupos de reisado do Município de Juazeiro estão participando do projeto realizado pela produtora cultural Beth Fernandes - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Diversos grupos de reisados da região do Cariri participam do projeto de gestão Terreiro em Movimento.

Juazeiro do Norte. Os grupos de tradição popular da região do Cariri estão tendo a oportunidade de se capacitarem na área cultural. A meta é desenvolver projetos a respeito da sua própria história e da trajetória dos reisados, bandas cabaçais e outras manifestações da cultura.

Uma forma de aprofundamento nos seus valores e maior interatividade com a gestão cultural. Pelo menos é o início de um trabalho no qual existe uma grande carência e uma necessidade de desenvolvimento de autogestão. Essa é a constatação da produtora cultural Beth Fernandes que, desde dezembro passado, iniciou um curso, que será concluído no fim deste mês, no qual prevalece a interatividade. O trabalho faz parte do projeto "Terreiro em Movimento", desenvolvido por meio do Ministério da Cultura (Minc), com o edital Interações Estéticas.

A primeira etapa dos trabalhos foi iniciada com a visita na casa dos mestres de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, e o registro de imagens e depoimentos. Os festejos natalinos e Dia de Reis foram registrados. "Esse foi o momento da manifestação espontânea e que eles não precisam de nenhum incentivo da iniciativa privada para realizar as apresentações", diz Beth. No Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro, foi realizada a apresentação oficial do projeto, por ser um Ponto de Cultura do Minc.

Finalidade

O projeto tem a finalidade de possibilitar uma noção inicial na área de gestão cultural, dentro dos próprios grupos, e mostrar a importância desses brincantes como produto cultural. Segundo Beth, é importante uma preparação técnica para que os integrantes dos grupos possam construir uma rede de relações. Ontem, foi iniciada a quarta semana dos trabalhos, com aulas teóricas na parte de estruturação de projeto cultural. Entre os grupos participantes estão o Reisado dos Irmãos, do Bairro João Cabral, com o mestre Antônio; Reisado Mirim Estrela Guia, com a mestra Lúcia; a Banda Cabaçal Maluvidos e as Guerreiras de Santa Madalena, também do João Cabral.

A capacitação tem tido uma rotatividade de espaço. A Cooperativa dos Artistas, no Bairro João Cabral, semana passada sediou os trabalhos. A instituição é liderada pelo Reisados dos Irmãos. Passou pelo Teatro Municipal Marquise Branca, e também no Sesc. Cada grupo desenvolve a sua própria história, tendo o mestre como o principal articulador desse presente e passado, no resgate da tradição dos grupos.

Por: Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

A Política excludente de editais da (des)Secult - Por Alexandre Lucas*


As políticas públicas para fomento a produção estética, artística e cientifica no âmbito das instituições governamentais é uma conquista que vem possibilitando a descentralização e democratização dos recursos públicos no país, bem como dando visibilidade e condições estruturais para continuidades, experimentações, circulações e promoção dos trabalhos desenvolvidos pelos feitores da arte, pesquisadores e produtores culturais. A política de editais é uma forma de barrar o clientelismo e possibilitar formas mais acessíveis para garantir o acesso aos recursos públicos. A partir da década de oitenta do século passado diversas Secretarias Estaduais e Municipais e o Ministério da Cultura vem adotando deste artifício para atender as demandas de solicitação de recursos financeiros.

Como não existe uma legislação nacional, cada localidade vem adotando uma forma particular de conceber as suas políticas de editais, a partir de conveniências e compreensões políticas e de gestão. No Estado do Ceará esse trabalho teve início no Governo do Tasso Jereissati com a Lei de Incentivo Fiscal para investimento do setor privado na Cultura que ficou conhecida como Lei Jereissati (1995), a lei criou também o Fundo Estadual de Cultura e o Mecenato Estadual, apesar da legislação representar um avanço significativo, ela apontava alguns empecilhos como: dependência do setor privado, somente as empresas de grande arrecadação poderiam “Investir”, isso também criou situações que somente as empresas da capital poderiam participar da Lei por conta da alta arrecadação de ICMS. Ficando dificultosa a inclusão das propostas oriundas das regiões do Estado do Ceará. Sem contar a burocracia para conseguir finalizar um projeto.

Venho analisado, nos últimos anos, que a partir do atual Governo Estadual, vem ocorrendo um processo de aumento da burocracia na política de editais do Estado do Ceará, fator que é contraditório a política desencadeada a nível nacional pelo Ministério da Cultura - MinC e as instituições vinculadas. Enquanto o MinC tem aprofundado a desburocratização na maioria dos editais a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará faz o papel inverso. O MinC analisa em primeiro caso o conteúdo/forma e sustentabilidade das propostas enviadas e por ultimo após aprovação da proposta é que analisada os aspectos jurídicos. Já a Secult dispensa conteúdo/forma e sustentabilidade da proposta enviada para analisar em primeiro plano os aspectos jurídicos como elemento de classificação. Essa pratica tem gerado uma inversão de lógica e excluído um grande número de feitores de arte e produtores culturais, privilegiando o que poderíamos denominar de “elite dos projetos culturais” normalmente constituída por especialistas na área de gestão e contabilidade. Isso gera alguns complicadores que dizem respeito a tornar a Política de Editais “um bom negócio” como era encarada as políticas públicas para a cultura na época do Governo Neoliberal de Fernando Henrique Cardoso.

Nos diversos fóruns e nas conferências municipais e estadual da Cultura, uma das questões presentes é a desburocratização das política de editais. Porém, a gestão da Secult tratar as reivindicações e as resoluções das instâncias de participação popular a exemplo da Conferência Estadual da Cultura como amontoado de palavras sem nexo.

Isso é grave, pois representa um despeito a indicação popular de direcionamento das políticas públicas para a cultura. Caso o direito constitucional de indicar, propor e manifestar a discordância, viabilizados pelos mecanismos de consulta a população, como fóruns, plebiscitos e conferencias não tenha importância política e mobilizativa, eles não seriam realizados. Vale ressaltar que hoje temos esses instrumentos consultivos por conta da insistência organizada dos movimentos sociais, notadamente constituído por forças progressistas e em muitos casos ligadas as compreensões políticas das esquerdas.

Certa vez escutei de um “técnico” da Secult em um dos encontros no Cariri a seguinte afirmativa “para desburocratizar teria que mudar legislação”. Essa afirmação é falsa e irresponsável, basta analisar as políticas de editais realizadas pelos Centros Culturais do Banco do Nordeste e pela Fundação Nacional da Arte – Funarte que prossegue a cada ano simplificando as formas de recebimento de proposta e viabilizando que qualquer artista e produtor possa encaminhar seus proposições sem ter que ser “um especialista da área de projetos”. Essas instituições servem como exemplo para citar apenas algumas ligadas ao Governo Federal que utilizam de formas parecidas, a simplificação. Um avanço tímido e insuficiente ocorreu na descentralização de recursos para as políticas de editais na gestão do Auto Filho a frente da Secult, quando estabeleceu 50% dos recursos para capital e 50% para as demais cidades do Ceará. Isso ainda é insignificante comparado a quantidade de cidades do Estado, mas é um avanço. Porém descentralizar e manter uma visão equivocada, excludente, elitista e despeitosa as indicações, sugestões e reivindicações dos diversos segmentos das artes e da cultura é estabelecer a política de “ouvido de mercador”, ou seja, é não considerar os reclamos de quem produz, conhece, dissemina e sobrevive da produção da arte e da cultura no Estado do Ceará.

Esse discurso pode parecer exagerado, mas é compatível com o que vem acontecendo e reflete questões que não se resumem exclusivamente a política de editais, mas a estrutura que se encontra a Secult, com vários problemas a serem solucionados, que dizem respeito a gestão e ao norte político, é preciso ampliar o quadro de funcionários desta Secretaria através de concurso público e rever as práticas administrativas. São gritantes as reclamações neste sentido recentemente tomei conhecimento de um caso atípico: um proponente teve um projeto aprovado, entretanto não recebeu os recursos para execução e ficou impedido de concorrer a outros projetos. Sabe por quer? Porque, o seu nome constava como inadimplente por não ter prestado contas de um recurso que não recebeu. Esse proponente deverá acionar a justiça contra esse “equivocozinho”. Acredito que o debate não termina aqui, nem poderia, temos muita lutar para travar e muita gente ainda tem que dizer de que lado samba.



*Coordenador do Coletivo Camaradas, integrante do Conselho Municipal de Cultura do Crato e artista/educador. Comentar esse texto pelo email: alexandrelucas65@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Mudança de Local e de Pauta da Reunião do COMDEMA‏


Prezado(a) Amigo(a) da Imprensa,

A Reunião do COMDEMA que ocorrerá hoje (dia 08 de fevereiro) será realizada em conjunto com a Reunião da Câmara Municipal de Vereadores na sede do Poder Legislativo Municipal localizado na Rua Senador Pompeu, Centro (próximo ao Museu Histórico J. de Figueiredo Filho) e terá início às 8 horas. Seguiremos a pauta da Câmara. A palestra da Professora Ana Patrícia (UFC Cariri) será agendada para outra data.

Paulo K. B. Oliveira
SEMAC - CRATO

Carnaval da Saudade é no Crato Tênis Clube



http://4.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TVC2EP-Nj5I/AAAAAAAAVQc/EmrpOecZhiY/s1600/Carnaval%2Bda%2BSaudade%2B450.jpg

A festa acontece no dia 26 de Fevereiro com grande show de MORAES MOREIRA e Orquestra Ases do Ritmo. Você é nosso convidado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Comissão de Acompanhamento das Chuvas visita o Cariri amanhã, Quarta-feira


A Comissão é formada pelos deputados Ely Aguiar, Mirian Sobreira Professor Pinheiro, Daniel Oliveira, Neto Nunes, Welington Landim e Sineval Roque - A Comissão de Acompanhamento das Chuvas, que vai verificar a situação de alguns municípios da região do Cariri, realiza, nesta quarta-feira, 9, uma visita aos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira e Icó, este último localizado na região Centro Sul do Ceará. A formação da comissão aconteceu na Assembleia na última semana. Segundo o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), seus integrantes irão visitar in loco as cidades afetadas pelas últimas chuvas "para apoiar as comunidades locais e avaliar os prejuízos físicos e ambientais ocorridos".

A Comissão é formada pelos deputados Ely Aguiar (PSDC) – presidente; Mirian Sobreira (PSB) – vice-presidente; Professor Pinheiro (PT)- relator; Daniel Oliveira (PMDB), Neto Nunes (PMDB), Welington Landim (PSB) e Sineval Roque (PSB).

Segundo o presidente e propositor da Comissão, Ely Aguiar, a visita deve durar de um a dois dias e o Crato será a primeira cidade visitada. Ely ressaltou que o prefeito do Crato, Samuel Araripe, chegou a vir a Fortaleza para pedir ajuda ao Governo do Estado para o município. "O Governo do Estado, por meio do governador em exercício, Domingos Filho, chegou a liberar R$ 100 mil para o Crato e R$ 100 mil para Juazeiro do Norte, a título de ajuda emergencial", pontua, ressaltando que também liberou, via Governo do Estado, R$ 100 mil de verbas do seu próprio gabinete para a cidade.

Ainda conforme Ely Aguiar, depois de concluir as visitas, a Comissão terá um prazo de 10 dias para apresentar o relatório ao Governo do Estado. De acordo com o parlamentar, a ideia da Comissão é visitar apenas os quatro municípios. "Contudo, se a quadra invernosa piorar o estado de outras cidades, poderemos estender nossas visitas", pontuou.

Fonte: "O Povo" OnLine

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial do Fim-de-Semana - Por: J. Lopes


CARIRI – CEARÁ: Três homicídios à bala foram registrados neste final no cariri – Dois em Juazeiro do Norte e um em Crato.

O primeiro homicídio ocorreu por volta das 20h30min, deste sábado (05), na Rua João Marcelino, nº 755, Bairro Pio XII, em Juazeiro do Norte. Dois homens desconhecidos armados a revólveres, um usando blusão preto, cabelo encaracolado loiro, e o outro de camisa escura, ambos de capacetes pretos, efetuaram vários disparos contra Alan Albuquerque de Lima, de 33 anos, que residia no bairro São Miguel, em Juazeiro que faleceu no local. A polícia informa em seu relatório que a vítima já respondia o Art. 14 da lei 10.826 (porte ilegal de arma de fogo), inquérito. 930/2009. Após o cometimento do crime, os acusados empreenderam fuga em uma motocicleta Honda XRE 300, cor amarela, placa NUQ 3351, em nome de J. P. F que foi encontrada abandonada no cruzamento da Rua São Benedito com Av. Paraná, Bairro Pirajá. A perícia florense através da pessoa do Perito criminal Antonio Barbosa, esteve no local do crime onde constatou que a vítima sofreu 06 (seis) disparos, sendo 02 (dois) na cabeça, 01 (um) em cada olho, 01(um) no pescoço, 01(um) no peito.

O segundo caso também ocorreu em Juazeiro do Norte. Fato registrado no Sítio Amaro Coelho, por volta 22h20min de ontem (05). O agricultor Cícero Lourenço de Menezes, de 26 anos, morador da área foi assassinado com 03(três) disparos de revólver, 01(um) na região Lombar Direita, 01(um) na região Cérvico Lombar e o terceiro na Região Cervical. De acordo com o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, a vítima não tinha passagens pela polícia.

O terceiro assassinato foi registrou em Crato, por voltas das 22h30min, também deste sábado (05), na Rua Vereador Assis Viana, altura do numero 71, Bairro São Miguel. O servente de pedreiro, Antonio Carlos de Sousa Pereira, natural de Osasco-SP, 25 anos, solteiro, que morava na Travessa Antonio Leite Saraiva, 23, Bairro São Miguel, foi morto a bala.

Segundo a polícia Antonio Carlos trafegava a pé quando foi surpreendido com dois disparos de arma de fogo efetuados pelo mototaxista, Francisco Mecilanio Silva Pereira, 19 anos, solteiro, residente à Rua Antonio Leite Saraiva, 342, Bairro São Miguel, Crato-CE, que se encontra foragido. No momento do crime o acusado se encontrava na companhia de seu irmão o auxiliar de produção, Francisco Iberlanio Alecrim da Silva, solteiro, 21 anos, que minutos depois foi preso pela polícia militar e conduzido a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro para os devidos procedimentos. A polícia acrescenta que a vítima respondia na justiça por violência doméstica e um homicídio culposo ( acidente de trânsito ). A mesma foi atingida na coxa e ombro tendo morte no local. Ainda de conformidade com a polícia os dois irmãos não respondem a nenhum procedimento na justiça. A perícia compareceu ao local do homicídio de onde fez o translado do corpo para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte. Diligencias continuam sendo realizadas pela PM no intuito de localizar e prender o mototaxista.

CRATO – CEARÁ:

Mototaxista e Oleiro presos acusados de porte ilegal de arma de fogo.

Por volta das 23h30min, deste domingo (06), sob o viaduto da Avenida Padre Cícero, imediações do “Swing” Motel, no Bairro Muriti em Crato-CE, a viatura do Serviço de Policiamento Ostensivo Geral da Polícia Militar do Crato, composto pelo cabo Teles, e soldados Maurício e Marques prendeu e conduziu para a 20ªDRPC de Juazeiro do Norte, Delegacia Plantonista, o mototaxista, José Ailton Ferreira da Silva, 27 anos, solteiro, e o oleiro, Mauro Ricardo de Sousa, também 27 anos, solteiro, residentes no Sítio Palmeirinha dos Vítor, Crato-CE. De acordo com o boletim da polícia enviado a imprensa, os mesmos foram abordados pelos militares quando se encontravam em atitudes suspeitas, dentro do veículo VW/Gol de cor verde, de placas HUB-6633-CE, com um REVÓLVER calibre 38 desmuniciado dentro do porta-luvas do carro. A polícia acrescenta que na oportunidade ambos silenciaram quanto à propriedade da arma e desta forma sendo conduzidos para a lavratura do procedimento competente. Ainda de acordo com a polícia foram conduzidas como testemunhas do fato, as mulheres de nome Chayanne Batista Gonçalves e Maria do Socorro de Arruda, as duas residentes na rua Florisval Alves de Matos, no Bairro Lameiro, números 15, e 200, respectivamente, por estarem na companhia dos dois acusados.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Colisão entre Moto e Fiat mata rapaz de 26 anos.

Por volta das 18h50min, deste domingo (06), um acidente de transito ocorrido na Rua Manoel Tavares Lopes com a Avenida Padre Cícero, no Bairro frei Damião em Juazeiro, matou o jovem José Fagner, 27 anos. O mesmo transitava em uma motocicleta Yamaha factor 125K de placa NUZ-5426-CE, de cor preta, ano 2010/11, quando colidiu com o veículo Fiat Uno Mille Smart de placas DEB-1149-CE, de cor cinza, ano 2001, que trafegava em sentido oposto.

Populares informaram a polícia que carro estava ocupado por um casal e três crianças que após o fato se evadiram do local. Em decorrência da violência da colisão a vítima foi arremessada a aproximadamente 20m (vinte metros) do local do acidente onde entrou em óbito. O veículo Fiat Uno foi apedrejado pela população e em seguida recolhido pelo DEMUTRAN para a 20ª DRPC onde está a disposição da autoridade policial.

A polícia informa em seu boletim enviado imprensa que consulta realizada ao SEPROCE e ao INFOSEG com base na placa do veículo FIAT Uno DEB-1149, foi possível constatar o endereço em que o veículo se encontra licenciado, sendo do município de MILAGRES-CE, com endereço na Rua Francisco Abraão, 126, Centro daquele cidade.

Acidentes envolvendo motocicletas deixam duas pessoas feridas.

Ontem, por volta das 16h00, na Rua Joaquim Cruz, próximo ao nº 601, na Vila São Francisco, Bairro aeroporto, em Juazeiro do Norte, Antônio José Dos Santos Freitas, 36 anos, trafegava no sentido Vila Pedrinhas/Aeroporto em uma motocicleta Yamaha YBR 125E, de placa HXD-5103, ano 2006, de cor vermelha, quando colidiu com a motocicleta Zig Dafra 100cc de cor preta, sem placas, esta conduzida por Fábio Saldanha da Silva, 25 anos, residente na Rua Ministro Colombo de Sousa, Vila Pedrinhas. Em razão da violência da colisão Antonio José sofreu várias escoriações pelo corpo, sendo conduzido por populares para o Hospital Tasso Jereissati-HTJ para atendimento médico. A motocicleta do mesmo foi recolhida por parentes

Já por volta das 22h40min, na Av. Leão Sampaio, próximo ao Atacação SODINE, bairro Triângulo, também em Juazeiro, segundo a polícia, um veículo Gol de cor branca, de placa não anotadas, “trancou” a motocicleta Honda CG titan KS, ano 2008, cor preta, placa NQT 8667, licenciado em nome de Ceverina Ivonete Vieira, que na ocasião era guiada por Cícero Malquisedeque Torquato, 22 anos, residente na Rua da Independência, nº 155, bairro Centro, na cidade de Farias Brito-CE, que ao cair, sofreu uma perfuração no abdômen e várias escoriações pelo corpo. O mesmo foi socorrido para o Hospital Tasso Jereissati, para ser medicado. A motocicleta foi conduzida pela PM para a 20ª DRPC, onde foi entregue mediante Termo de Apresentação e o B.O nº 488-1813/2011.

JARDIM– CEARÁ:

Discussão banal termina em duplo crime de lesão corporal à bala.


O caso aconteceu, ontem (06), por volta das 17h00, no sítio Água Branca, zona Rural de Jardim-CE. Zitor Pereira de Lima, 43 anos, e o adolescente C. S. P. S, 15 anos, foram as vítimas. Os mesmos informaram a polícia que em meio a uma discussão motivada por uma “Levada de Água”, com José Moreira Feitosa, mais conhecido pela alcunha de “Dequinha”, este de posse de uma arma de fogo efetuou 03 (três) disparos, dos quais 02(dois) dos disparos atingiram Zitor na perna esquerda e na perna direita, e 01(um) dos disparos atingiu o adolescente na perna esquerda. A polícia apurou que no momento da ação criminosa o acusado estava em companhia de uma pessoa conhecida como “júnior” filho de “Manú”. As vítimas foram socorridas por populares para o Hospital São Vicente de Paula na cidade de Barbalha-CE onde se encontram sob intervenção médica. A polícia militar fez diligências com o intuito de localizar e prender o acusado do delito, mas sem êxito.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - SESI Juazeiro do Norte, sensibilizado com as vítimas Cratenses realizará Lazer Solidário


O SESI Juazeiro do Norte realizará no próximo dia 13 de Fevereiro ( Domingo ) a partir das 08:00hs o LAZER SOLIDÁRIO, atividade que servirá de apoio às vítimas das chuvas ocasionadas no último dia 28 de Janeiro, prejudicando várias famílias cratenses. Neste momento será oferecido diversas atividades recreativas, banho de piscina dentre outras para a sociedade caririense.

Portanto toda comunidade da nossa região está convidada a participar deste momento solidário. Vocês trabalhadores e dependentes da indústria regional venham ser solidários com nossos vizinhos. Para participar o interessado doará alimentos não perecíveis, roupas e diversos utensílios. Toda a arrecadação será doada as pessoas mais atingidas. Informações e dúvidas através do Departamento de Lazer do SESI Juazeiro, 2101 8415 ou 2101 8416 setor do Lazer.

Portanto amigos sejamos solidários, ajudando as famílias Cratenses. Participem!!!

"Não nos cansemos de fazer o bem, pois no momento devido haveremos de colher." - Gal. 6,9

ALBINO FREIRE
Analista do Lazer
SESI-JN

Blog do Crato PEDE ressarcimento para todos os comerciantes afetados pela enchente


BlogHumor - Se é pra pedir, vamos pedir de verdade !

Eu Peço, Tu Pedes, Ele Pede...

Vendo aí o generoso pedido do nobre Deputado Sineval Roque ( que concordamos ), solicitando anistia fiscal para os comerciantes afetados pela enchente do Canal do Rio grangeiro, fiquei emocionado por esse desprendimento parlamentar ( em redigir um ofício ). Pedir, Solicitar, é sempre uma coisa muito justa, mas nós aqui vamos muito além: Não só queremos a anistia fiscal aos comerciantes, como PEDIMOS também o ressarcimento por todos os prejuizos causados pelas enchentes. É mole ? Coisa assim para 50 milhões de reais, uma ninharia...Que o governo pague uma indenização por todos os prejuízos que os comerciantes tiveram na enchente. Que tal irmos até a periferia da cidade e perguntar ao povo se não seria justo que os governos indenizassem todos os comerciantes, quantas pessoas iriam concordar ? Todas. E se nós consultássemos o povão se não seria bom que o governo desse a cada pessoa desse país a quantia de 5.000 reais por mês para ajudar nas despesas ? "Ah! seria uma maravilha", responde o Zezinho lá do Jardim Novo Horizonte, que nada sabe sobre política nem administração pública. Tudo é muito bom, tudo é muito belo... no papel... pedir, todo mundo gosta! - Mas é preciso evitar o proselitismo... a campanha antecipada...

Pedir, não custa nada, e se for pra pedir, temos que pedir muito, meus amigos, afinal de contas, esses comerciantes não têm qualquer culpa pelas catástrofes ambientais que se abateram sobre suas cabeças. A culpa tem que recair no lombo de alguém. Vamos pedir que os comerciantes sejam indenizados, vamos enviar um projeto para que o ESTADO constituído e de direito, assuma todas as responsabilidades pelo ocorrido, e vamos solicitar também para que outra tragédia dessa natureza não se torne a repetir.

Pedidos ? Podemos fazer vários!
Podemos pedir por exemplo, para acabar a corrupção no Brasil

Podemos pedir para que os governantes passem a ajudar mais o nosso povo
Podemos pedir para que no mundo acabem-se as guerras

Podemos pedir Paz para o Oriente Médio.

O negócio é fazer como o Papa: Só Pedir. Quando acontece uma tragédia, enviar um telegrama lamentando, e quando ocorre uma guerra, enviar outro telegrama pedindo para os dois lados pararem os conflitos. E vamos depois, confiar que o nosso bom velhinho, o Papai Noel, o grande benfeitor das meias penduradas nas janelas dos pobres, possa atender aos nossos pedidos. Agora, não sejamos pobres em pedir! Peçamos mais, peçamos muito! - E para o Crato, peçamos pelo menos que cada parlamentar aqui votado, destine parte da verba particular que cada um tem direito, que é de 800.000 reais, para ajudar a reconstruir o canal do Rio Grangeiro. Seria pedir muito ? Pedir é com o povo. Qualquer um pode pedir. O sociedade organizada está aí para isso. Eu Peço, tu pedes, ELE pede.

Se não formos atendidos, no final das contas a gente sempre poderá ter a desculpa aos comerciantes: "Olha, vocês não foram atendidos, MAS LEMBREM-SE: MENINOS, EU PEDI, NÃO SER ATENDIDO JÁ NÃO É MEU DEPARTAMENTO..."

Por: Dihelson Mendonça

Deputado Roque pede anistia fiscal para comerciantes do Crato-CE


O deputado estadual Sineval Roque (PSB) apresentou Requerimento nº.38/2011 à Assembleia Legislativa do Ceará, solicitando à Secretaria da Fazenda do Estado a anistia para extravio de notas fiscais e impressora fiscal para os comerciantes do Crato que foram prejudicados com as chuvas que caíram no município nos últimos dias. Na prática, os comerciantes que perderam talões de notas fiscais por causa da força da água, ficariam livres de multa por parte da SEFAZ-CE. Cerca de 100 estabelecimentos foram invadidos pelas águas no Crato. Segundo o deputado Sineval Roque, os comerciantes, sobretudo os que trabalham no centro da cidade, nas imediações do canal do Rio Granjeiro amargam prejuízos incalculáveis.

“Eles perderam praticamente toda a mercadoria e ainda correm risco de pagar multa por conta da não emissão de nota fiscal. Por isso estamos fazendo esse apelo junto a Sefaz”, afirma Roque.
O parlamentar solicitou ainda que a Secretaria da Fazenda do Estado reinstitua os comerciantes em espécie do crédito do Imposto sobre Circulação sobre Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS, das mercadorias perdidas e a regularização do estoque das mercadorias perdidas sem estorno do ICMS. As medidas visam facilitar a vida dos comerciantes e ajudá-los a recuperar os negócios.

“Além dessas propostas, solicitamos também a compra de novas impressoras custeadas pelo Estado, ao Secretário Mauro Filho”, diz Roque. Um outro Requerimento nº.37/2011, solicita envio de ofício ao Governo do Estado no sentido que seja apreciada a proposta emergencial de abertura de crédito especial em favor dos comerciantes atingidos pela enchente no Crato.

Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30