xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/02/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 fevereiro 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas do Prêmio Greenbest


A votação pela Internet para eleger o Metrô do Cariri como um dos vencedores do Prêmio GreenBest continua. O prêmio reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O projeto cearense está entre os 10 finalistas na categoria Transportes, do Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura. Os votos estão sendo computados no site www.greenbest.com.br.

Os vencedores do Prêmio GreenBest passarão a ser reconhecidos como os melhores do país em sua área de sustentabilidade, tornando-se ainda mais a referência nacional em relação a este importante tema. O GreenBest é realizado pelo Greenvana, empresa líder em sustentabilidade para o mercado de consumo no Brasil, e tem como presidente Marcos Wettreich, responsável pelo iBest, o "Oscar" da internet na década passada. De acordo com o regulamento, além da votação popular, os candidatos também concorrem à premiação por votação oficial da Academia GreenBest, formada por especialistas de cada área. O gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo, diz que a indicação do Metrô do Cariri ao GreenBest reconhece o pioneirismo do Governo do Ceará em fazer um sistema de transportes de massa no interior do estado que reduziu a emissão de fases poluentes e a poluição sonora e é fruto de uma tecnologia desenvolvida no próprio Estado. Os veículos leves sobre trilhos (VLTs) que operam no Metrô do Cariri são fabricados pela empresa Bom Sinal, instalada em Barbalha.

Segundo Chalita, o empreendimento teve uma preocupação com a sua sustentabilidade já no seu planejamento. O sistema foi inaugurado em dezembro de 2009. "O Metrô do Cariri reutilizou grande parte de uma linha (via permanente) já existente e ociosa, o que repercutiu na não necessidade de se comprar muito mais dormentes de madeira, contribuindo com o não desmatamento", exemplifica.

Caso o VLT do Cariri seja eleito o melhor de sua categoria, receberá o troféu GreenBest e diploma, em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio. Também estão na disputa: Companhia Paranaense de Energia - Copel (Táxi Elétrico); CPFL Energia (Programa de Veículos Elétricos); DPaschoal (Economia Verde); Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU/SP (Ônibus movido a hidrogênio); Ford (Ford Fusion Hybrid); Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) (Ônibus movido a hidrogênio); TAP Portugal (Programa de Compensação de Emissões); Volkswagen (Gol Ecomotion); e Zazcar (Compartilhamento de carro).

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

Grupo Empresarial Cratense é agraciado com o prêmio Contribuintes 2010


TOASA - Thomaz Ostherne de Alencar


P
ela primeira vez o município do Crato tem uma empresa genuínamente cratense recebendo este importante prêmio. Trata-se do Grupo Empresarial TOASA que é formado pelas seguintes empresas:

• TOASA MÓVEIS E DECORAÇÕES – Que tem em sua direção o Sr. José Gilson de Alencar (DUDA ALENCAR) e seu filho Eduardo de Alencar Parente.
• TOASA MODAS: Que tem na sua direção Maria Cecília de Alencar.
• CRIARE MÓVEIS PLANEJADOS: Sob a direção de José Ernesto de Alencar.
• ITALINEA MÓVEIS PLANEJADOS: Sob a direção de THOMAZ OSTERNE DE ALENCAR NETO.
• FINGER MÓVEIS PLANEJADOS: Sob a direção de Gabriel de Alencar Parente.

O prêmio CONTRIBUINTES 2010 é outorgado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Fazenda e o SISTEMA VERDES MARES DE COMUNICAÇÃO, tendo como objetivo principal, premiar as empresas que mais se destacaram no decorrer do ano na arrecadação de imposto sobre circulação de mercadorias no estado, de acordo com cada região.
Este ano, uma das empresas premiadas é o GRUPO TOASA, genuínamente cratense, o que vem valorizar ainda mais esta premiação, pois, pela primeira vez uma empresa do Crato recebeu a indicação de tão importante prêmio outorgado pelo Governo do Estado e SISTEMA VERDES MARES, colocando o GRUPO TOASA na galeria das principais empresas do Estado do Ceará.
Tal resultado, alcançado por uma das empresas do GRUPO TOASA, não foi mais do que o prêmio auferido no esforço para a obtenção do sonho maior dos seus condutores, o inesquecível homem público THOMAZ OSTERNE DE ALENCAR e sua esposa que, com coragem, esperança, sensatez e honestidade, receberam a colheita do seu trabalho, constituída pelo estimulo que veio depois e que lhes acenava com a bandeira da conquista a ser procurada e atingida. Orgulhosos, hoje, agradecemos tão importante prêmio, estimulo maior para o nosso futuro e promissor trabalho.

MARIA CECILIA DE ALENCAR PARENTE
Diretora Comercial
GRUPO TOASA

Tahrir: Praça símbolo do levante egípcio contra Mubarak


CAIRO (AFP) - A Praça Tahrir, que significa "libertação" em árabe e fica no centro do Cairo, transformou-se há nove dias no símbolo das manifestações contra o presidente egípcio, Hosni Mubarak, apesar de seus acessos estarem ocupados por militares. Desde o dia 25 de janeiro, os manifestantes interrompem o intenso tráfego diário desta praça para reivindicar a renúncia de Mubarak, 82 anos, que está há 30 anos no poder, confrontando violentamente a polícia na sexta-feira e no sábado.

Vários edifícios importantes se localizam nesta praça ou perto dela, como é o caso do museu egípcio, que conserva riquezas inestimáveis da era dos Faraós, e do antigo Ministério das Relações Exteriores. Nos últimos dias, o exército se posicionou ao redor de Tahrir para controlar os acessos, fechando várias ruas e colocando vários tanques, conseguindo que as manifestações não saíssem deste local e sem utilizar a força para impedi-los. Os militares gozavam de uma boa imagem entre os manifestantes que gritavam com frequência "Povo, Exército, de mãos dadas".

Ontem, meio milhão de egípcios se concentraram na praça, em clima às vezes festivo, com a presença de várias famílias que levavam seus filhos, reunindo as diferentes comunidades do país. Em Tahrir, era possível encontrar muçulmanos junto de cristãos e leigos. Quando o presidente anunciou à noite que não se candidataria às próximas eleições, milhares de pessoas começaram a pedir sua renúncia imediata. "Mubarak sai, nós ficamos", entoavam. Nesta quarta-feira, milhares de pessoas permaneceram na praça, entre elas várias que passaram a noite fria acampadas, improvisando fogueiras para se esquentar. No início da tarde, milhares de partidários de Mubarak irromperam na praça por um dos únicos acessos abertos, controlado na véspera por dezenas de militares. Os manifestantes estavam presos em Tahrir, sem possibilidade de sair.

Fonte: yahoo Notícias

Exposição das obras restauradas do Museu de Arte Vicente Leite


A
conteceu no último dia 30 de janeiro, No Hall do Teatro Municipal Salviano Saraiva em Crato, a abertura de uma exposição dos trabalhos restaurados do museu de arte Vicente Leite pela artista plástica cratense Edilma Saraiva. O Evento foi promovido pela Fundação J. de Figueiredo Filho, sob a direção de George Macário. Estiveram presentes artistas da região do cariri, autoridades, e destaque para o internacionalmente renomado Bruno Pedrosa, que por sinal estará hoje, quarta-feira dia 02 de janeiro, recebendo da câmara de vereadores o título de cidadão Cratense, além de abrir mais uma cadeira no ICC - Instituto Cultural do Cariri.

Cobertura Fotográfica

A exposição com todos os quadros restaurados, do Museu de Arte Vicente Leite, estará em cartaz no Teatro Municipal Salviano Saraiva até amanhã, dia 03 de janeiro:

IMG_3881

A restauradora Edilma Rocha

Img_3895

Tive o prazer de conhecer o internacionalmente renomado Bruno Pedrosa. Para resumir..Um gênio !

Img_3963



Img_3932

A restauradora Edilma Rocha com Dihelson Mendonça

Img_3923

Com George Macário...

Img_3926

Com o fotógrafo Wilson Bernardo...

Img_3927

Com Bruno Pedrosa...

Image2




FOTOGRAFIA: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri

http://4.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TUikYqHXmUI/AAAAAAAAVGo/pz0wnPvHkpg/s1600/Coluna%2BArmando%2BRafael.gif


Cadê os “paraquedistas”?
A tragédia que se abateu sobre Crato, em decorrência das chuvas de 28 de janeiro passado, ensejou muitas reflexões. Uma delas: onde andam alguns deputados “paraquedistas” – oriundos de outras regiões do Estado – bem votados nesta cidade graças ao apoio de lideranças cratenses? Na tragédia da chuva eles se escafederam. Não deram o ar de sua graça sequer para se solidarizar com as vítimas da enxurrada, muitas delas eleitores desses alienígenas. Todo mundo conhece os políticos “paraquedistas”. Como gafanhotos, eles aparecem de 4 em 4 anos com um único objetivo: conseguir votos. Geralmente os “paraquedistas” não possuem qualquer vínculo com o município e não conhecem os problemas da comunidade onde são votados. Uma vez eleitos não dão a mínima aos municípios onde foram apoiados por “lideranças” locais. O "modus operandi" de todo deputado “paraquedista” é sempre o mesmo: contratam pessoas, geralmente vereador ou ex-vereador, e pagam uma quantia estipulada por certa quantidade de votos. Com um único objetivo: ter os votos dos “abestados” (usando uma expressão do nobre deputado federal Tiririca).

Mar de lama
A força avassaladora das águas do Rio Granjeiro, ignorando ricos e pobres, deixou sua marca de destruição em Crato. Um mar de lama nauseabunda, acompanhada de lixo fétido, veio com a enxurrada (foto ao lado de Wilson Bernardo). Comerciantes tiveram prejuízos imensos (oficialmente foram 188 estabelecimentos comerciais invadidos pelas águas com prejuízos calculados em R$ 90 milhões de reais). Famílias perderam tudo com a chuva. Depois do destroço o Crato se apresenta maltratado e feio. Não é hora de ficar procurando culpados pelos efeitos da catástrofe. Se culpa houve ela deve ser atribuída primeiramente à natureza. Mas esta apenas respondeu às agressões sofridas ao longo de décadas, quando viu o leito do rio invadido; os córregos e riachos inopinadamente aterrados e mata ciliar destruída... É hora de juntar o que restou de confiança e coragem da população sofrida e recomeçar a vida...

Os poetas 1
O poeta José Peixoto Júnior, nascido em Caririzinho (no lado pernambucano da Chapada do Araripe), reside em Brasília há décadas. Na juventude estudou aqui, no Colégio Diocesano, e continua ligado ao Crato e ao Cariri por laços sentimentais e de amizades. Titular da cadeira do Padre Alencar Peixoto, no Instituto Cultural do Cariri, escritor de nomeada com vários livros publicados, advogado e intelectual respeitado, José Peixoto viu neste Blog fotos com os estragos deixados pelas chuvas de 28 de janeiro na cidade de Crato. E fez este verso:
“O céu abriu-se em buraco
Por detrás de nuvenzinha
Que vazou tudo o que tinha
Enchendo casa e barraco,
De pau grosso fez cavaco,
E o rio, pelo maltrato,
Deixou um triste retrato
Nunca visto por aqui:
O miolo do Cariri
Desceu nas águas do Crato”

Os poetas 2
Os versos acima me fizeram lembrar outros, feitos em 1980, quando o Brasil era governado pelo último dos generais do regime militar: João Figueiredo. Apaixonado por cavalos, o general Figueiredo também era conhecido por falar pelos cotovelos! E como sempre ocorre com quem fala muito, dizia muitas bobagens (“Prefiro o cheiro dos cavalos, ao cheiro do povo” foi uma das suas frases mais célebres). Dizem que certo dia, na Praça Siqueira Campos, Chico Soares afirmou: “Nunca mais o Brasil vai ter um presidente prá dizer tantas besteiras”... Errou feio! Chico Soares não era mais vivo quando Lula da Silva assumiu a presidência em 2002 e superou – disparado – o general Figueiredo. Em 1980, o Brasil recebeu – pela primeira vez – a visita de um Papa. O pioneirismo coube a João Paulo II, um santo que será beatificado no próximo dia 1º de maio. Ele encantou a todos os brasileiros! Um poeta sertanejo vendo na televisão o presidente João Figueiredo recebendo o Papa João Paulo II fez este repente:

Ah! se João Paulo Segundo
Ficasse aqui no Brasil
E o nosso João do fuzil
Fosse para o outro mundo
Para um buraco bem fundo
Com cavalo e com espora
Sem deixar nada de fora
E aqui nunca mais voltasse
Ah! se João Paulo ficasse
E o outro João fosse embora”

Quem ama cuida
O Cura da Sé, padre Edmilson Neves, cuida bem do valioso patrimônio artístico e histórico da Catedral de Crato. Esta semana, a italiana Gabriella Federico concluiu a restauração da pintura Ascensão de Jesus, óleo sobre tela de Waldemar Garcia, existente no teto do braço norte daquela igreja. Próximo ao quadro restaurado serão colocadas pequenas lâmpadas para dar mais visibilidade à obra de arte. Waldemar Garcia também pintou outro quadro – colocado no teto do braço sul – este com o tema Assunção da Virgem Maria. Ambas, pinturas valiosíssimas.

Reforma das praças centrais
No projeto de reforma da Praça da Sé, cujas obras serão iniciadas em breve, foi incluída a colocação de lâmpadas especiais para iluminar as torres da Catedral. Quando as obras forem concluídas, de longe, se avistarão as torres e campanários da velha Sé de Nossa Senhora da Penha feericamente iluminadas com uma tonalidade esverdeada. Já na reforma da Siqueira Campos só serão aproveitadas as árvores. Piso, postes, bancos e jardins serão totalmente novos. Do dinheiro gasto na triste reforma feita há dois anos pelo deputado Ely Aguiar nada se aproveitará. Pense numa reforma “fuleirage”...

Destaque
Alexandra Pinheiro de Castro obteve 1º lugar concorrendo com sessenta mil candidatos ao cargo de Defensor Público no Estado de São Paulo. (Na foto, ela é vista tomando posse na função). Alexandra é neta do casal César Pinheiro Teles e Almina Arraes de Alencar Pinheiro. Sua mãe é a cratense Maria Amélia Pinheiro de Castro, que descende dos clãs do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro (lado paterno) e dos Arraes de Alencar (lado materno). Os Arraes Alencar já ganharam – pelo voto direto ¬– e por cinco vezes, o cargo de governador do Estado de Pernambuco (três vezes através de Miguel Arraes e duas vezes por meio do neto deste, Eduardo Campos).

Curtas
1 --
Segundo a Funceme–Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, na atual quadra de chuvas, na cidade de Crato choveu 659,8mm (267 mm em dezembro/2010 e 392,8mm em janeiro/2011). Se fosse no sertão dos Inhamuns já seria considerado um invernão...

2 -- É cada vez maior o número dos romeiros que visitam a Catedral de Crato. Não só durante as grandes romarias feitas a Juazeiro do Norte, mas, também, todo dia 20 de cada mês. É que as romarias ao Padre Cícero passaram a ser mensais. Por conta disso já foi criada a pastoral da romaria na Catedral d Nossa Senhora da Penha, onde 15 pessoas trabalham no acolhimento dos romeiros.

3 -- No último domingo, em missa presidida por dom Fernando Panico, (foto ao lado) tomaram posse como vigários paroquiais de Barbalha os padres Cícero Alencar e Aldízio Nunes. Nesta mesma liturgia dom Fernando apresentou ao povo de Barbalha os 11 jovens seminaristas do ano propedêutico do Seminário São José de Crato, que de agora em diante irão morar na casa paroquial de Barbalha e ali estudarão sob a coordenação do padre Aldízio Nunes.

4 -- Aviso aos leitores: Por motivo de viagem/férias esta coluna entrará em recesso, só voltando a ser publicada no próximo mês de março.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Administração do Crato se prepara para ir a Brasília buscar Recursos para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro


NOTIFICAÇÃO PRELIMINAR DE DESASTRE


A administração municipal está recolhendo fotos, vídeos e fazendo um levantamento geral de todos os prejuízos causados pela enchente, a fim de já na próxima semana levar à Brasília, no sentido de convencer as autoridades Federais a liberar verbas justificadas para a reconstrução completa do canal do Rio Grangeiro, bem como por em prática os projetos existentes no Plano de Requalificação Urbana para a solução definitiva do problema.

Estive conversando nesta manhã com Dr. Procópio da Silveira, Pres. da SAAEC, que disse que provavelmente estará retornando à Brasília levando todos os dados que estão sendo colhidos pelas equipes.

Existem vários projetos de solução do Canal do Rio Grangeiro, previstos no Plano de Requalificação Urbana do município, elaborados em 2005. Um dos principais, contempla a construção de 7 pequenos reservatórios no leito do Rio Grangeiro, antes de chegar na cidade do Crato. Os reservatórios possuiriam comportas e no caso de uma chuva de grande porte, as comportas seriam abertas gradativamente, evitando que a água descesse de uma só vez para o centro da cidade.

O Único entrave no caminho da realização de todos os projetos e que nenhum prefeito resolveu até hoje, é que para isso, são necessários agora diante dos novos fatos, de cerca de 50 a 100 milhões de reais, que só podem vir de verbas federais, já que o canal agora precisa ser refeito em sua totalidade. O município arrecada no ano todo, somente 400.000 reais em impostos, então, não é possível ao município do Crato sozinho refazer o Canal, a não ser com verbas FEDERAIS, e e é para isso que já se prepara a equipe do prefeito do Crato, Samuel Araripe.

Dihelson Mendonça

Farmácia Siqueira Campos teve o seu malote furtado na tarde de ontem


Por volta de meio-dia de ontem ( dia 01 ), a Farmácia Siqueira Campos, localizada na praça de mesmo nome em Crato, teve o seu malote do banco popular ali existente, furtado, quando um rapaz foi depositar o dinheiro no Banco Bradesco em frente à praça. Já nas escadarias do banco, foi surpreendido por 2 elementos que ao descerem de uma moto, atacaram o rapaz e tomaram o malote, usando de violencia. A quantia ainda não foi divulgada pelo proprietário da farmácia.

Investigações iniciais levaram a polícia a colher números da placa da moto, porém os números não conferem. A vítima forneceu um número de placa diferente de outra testemunha. Ao realizar o levantamento, constatou-se que aessa placa existe em Crato e em Juazeiro. Outro número de placa apontou para uma moto do maranhão, dificultando assim o trabalho dos policiais. O depósito era feito em horários diferentes, o que torna o caso muito estranho. O Major Hermann esteve conversando com os proprietários e funcionários na tarde de ontem, e está à cata de outras informações que venham a solucionar este caso.

( Colaboração do Major Paulo Hermann para o Blog do Crato )

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Chuvas da madrugada levam a Ponte que fica defronte ao Colégio Objetivo


A
cabamos de ser informados pelo repórter Wilson bernardo que a chuva da madrugada de hoje acabou por destruir a ponte que fica defronte ao Colégio Objetivo, e que já estava em situação de risco. A chuva provocou estragos também em outras pontes e locais da cidade. Wilson bernardo já dispõe das fotos, e em breve estaremos postando aqui no Blog do Crato.

Interessante observar que a chuva de hoje nem foi grande como as anteriores. Talvez haja chovido mais nas cabeceiras do rio grangeiro...

Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com

NÃO HÁ INOCENTES - Por: Cacá Araújo

Ao longo da história, desde os remotos tempos da ocupação do nosso vale pelos colonizadores se vem desrespeitando e agredindo a natureza. Ocorre que, em tempos de modernidade, não mais de tolera a ignorância frente aos riscos e necessidade de respostas diretas a ações depredadoras. E o que lamentavelmente vemos é um festival de irresponsabilidades: ocupação irregular de morros, encostas e margens do rio, reduzindo seu espaço e poluindo suas águas; desmatamento; poluição desenfreada da cidade; carência de política permanente de educação ambiental; impunidade... Soma-se a isso, que não é pouco, o empobrecimento dos municípios, que ficam à mercê de humores políticos do governo estadual e da capacidade de influência dos prefeitos junto ao poder central.

Li e ouvi muitos falarem que não há culpados no caso das enchentes etc. Eu já ouso afirmar que não há é inocentes. Todos somos culpados na medida de nossas ações e omissões. Desde a bolinha de papel jogada na praça, passando pelo voto cego em candidaturas estéreis, até o silêncio amedrontado ante os despautérios e mirabolâncias dos poderosos de plantão no Cambeba e no Planalto.

Já disse em outra oportunidade e repito: sou testemunha do esforço do prefeito Samuel Araripe em buscar soluções para os problemas de saneamento e de proteção ambiental do Crato, especialmente no tocante ao canal do Rio Grangeiro (é tradicionalmente grafado assim mesmo, com "g" ao invés de "j"). Desde o seu primeiro mandato que ele corre governo e ministérios com projetos que visam à requalificação urbana, melhoria da infraestrutura da cidade e qualidade de vida dos munícipes. Mas os recursos estaduais e federais não são fáceis de conseguir, mesmo sendo um direito do cidadão contribuinte. São os vícios da política brasileira, que favorece o sacrifício da população em vez de atender a demanda de gestões que possuam coloração partidária divergente. Isso não é democracia!

O Crato agoniza. Inicialmente com a perda de instituições importantes, agora com a catástrofe das chuvas. Merece o respeito e a união de suas forças políticas, envolvendo também a totalidade das lideranças cearenses da Assembléia Legislativa, Senado e Câmara Federal, a fim de fazer ouvir o clamor de sua gente e ter atendido seu pleito de cidadania e dignidade.

São milhares de vidas em jogo! Esqueçamos as querelas eleitorais que passaram e as que virão. Que Cid Gomes transfira, pelo menos por uma semana, seu governo para a zona do caos e do esquecimento. A itinerância que tanto foi festejada para distribuir simpatias e intenções deve agora ser retomada para distribuir ações concretas.

Nestas linhas de angústia, responderei a perguntas que todo governante realmente habituado à democracia deveria fazer: preferiria que os mais de vinte milhões que se pensa em investir na construção de um novo parque de exposições em outra área, mais os quase dez milhões do centro de convenções, fossem destinados a obras de revitalização do Rio Grangeiro e ampliação de seu canal, inclusive com a desapropriação do que for preciso para estender suas margens. Acrescente-se a isso a ação da bancada cearense no Congresso Nacional e teríamos os recursos necessários à reconstrução do Crato.

O resto é água...

Saudações!

Cacá Araújo
Professor, Folclorista, Dramaturgo
Diretor da Cia. Cearense de Teatro Brincante
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Uma Enorme cratera se abriu próximo ao Swing Motel na Av. Perimetral


D
evido às fortes chuvas caídas nos últimos dias, hoje pela madrugada, uma grande cratera se abriu próximo ao viaduto na rodovia estadual que contorna a cidade do Crato que dá acesso à Juazeiro do Norte, mais precisamente próximo ao Posto palmeiral e Swing Motel. Pedimos a todos os motoristas que evitem passar próximo ao viaduto, a fim de evitar acidentes. O Demutran já interditou a área. Mais informações e fotos a qualquer momento.

BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Volume dos açudes aumenta com as recentes chuvas


Devido às intensas chuvas que têm caído em algumas regiões do Ceará, o volume de alguns açudes monitorados pela Cogerh, teve um significativo aumento. Hoje a Companhia monitora em parceria com o Dnocs, 134 reservatórios, o último incluído no programa de gerenciamento das águas do Ceará foi o Taquara, com capacidade de 320.784.516m³ e que fica localizado no município de Cariré.

O Tijuquinha, continua sangrando desde o dia 25 de janeiro e o volume acumulado em todos os reservatórios é de 10.752.582.757m³, o que representa 59,21% da capacidade total do Estado que é de 18.159.750.868m³. Seis reservatórios já estão com a sua capacidade acima de 80%: Na Bacia do Salgado temos o Açude Prazeres em Barro, com 88,15%, Bacia do Banabuiú, Curral Velho em Morada Nova, com 82,54%, Bacia do Acaraú, Acaraú Mirim, em Massapê com 87,94%, Bacia do Parnaíba, Cupim, em Independência, com 85,92% e Jaburu I em Ubajara com 83,69%. Na Bacia do Litoral São Pedro Timbaúba, com 82,10%.

Nas Bacias Metropolitanas temos o Gavião em Pacatuba, com 93,01% e o Açude Tijuquinha com 100,79% e ainda na Bacia do Banabuiú, o Quixeramobim que está com 93,42% de sua capacidade.

Veja o Quadro Demonstrativo das 11 Bacias que compõem o Estado do Ceará e o seu volume atual:

Bacia Alto Jaguaribe – 67,89%
Bacia do Salgado – 56,26%
Bacia do Banabuiú – 57,65%
Bacia Médio Jaguaribe – 62,83%
Bacia Baixo Jaguaribe – 78,76%
Bacia Acaraú – 51,39%
Bacia Coreaú – 48,84%
Bacia Curu – 48,61%
Bacia Parnaíba – 60,57%
Bacias Metropolitanas – 47,52%
Bacia Litoral – 51,53%

Fonte: FUNCEME

Quadra chuvosa começou oficialmente ontem, terça-feira

Chuva2Começou oficialmente nesta terça-feira (1) a quadra chuvosa no Ceará, e, conforme prognóstico divulgado pela Funceme no dia 19 de janeiro, existe maior probabilidade de que as chuvas de fevereiro, março, abril e maio fiquem em torno da média histórica do Estado, ou seja, de 750 a 800 milímetros. As observações de imagens de satélite e as análises dos modelos de previsão de tempo realizadas pela Funceme apontam que até esta quarta-feira (02), deve chover na maior parte dos municípios localizados no Centro Sul do Ceará. Na parte norte do Estado, a previsão é de nebulosidade variável, com chuvas isoladas. Para 48 horas e 72 horas, a tendência apontada pelos meteorologistas é de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

Onde choveu

No município de Lavras da Mangabeira ocorreu a maior chuva registrada no primeiro dia da quadra-chuvosa. Foram 129,5 milímetros. Com base nos registros da Funceme, observa-se uma predominância de precipitações maiores na parte Sul do Estado. Na Capital, a chuva registrada foi de 2,4 milímetros. Ao todo, 109 municípios cearenses tiveram ocorrência de chuva.

Assessoria de Imprensa da Funceme

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato participa de reunião na Câmara com vereadores


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve na Câmara Municipal, durante a sessão de ontem, dando esclarecimentos e debatendo junto ao legislativo a atual do Crato, em virtude das cheias e da situação de emergência da cidade. O prefeito esteve junto com o seu secretariado e destacou o momento de solidariedade necessário para reconstruir a cidade. Os esforços concentrados fazem parte de uma ação para que o Crato possa ter recursos o mais breve possível para solucionar os problemas causados pela enchente. Nas ruas da cidade são vistas máquinas em vários locais, no intuito de retirar a grande quantidade de lama e terra acumuladas. Em algumas ruas o trânsito já foi liberado, possibilitando maior fluxo de veículos pelo centro da cidade. Uma campanha de solidariedade está sendo desenvolvida, por meio de iniciativa da Secretaria de Ação Social e Primeira Dama do Crato, Mônica Araripe, como forma de prestar assistência às famílias desabrigadas. O trabalho da administração tem sido intenso, envolvendo todo o secretariado, no sentido de minimizar ao máximo o sofrimento das vítimas. Samuel Araripe tem se reunido constantemente com os seus assessores e secretários no intuito de acompanhar de perto todos os procedimentos. Vários contatos têm sido mantidos com a bancada de deputados da região e governo federal. O objetivo é que sejam liberados meios para uma solução definitiva da problemática do canal, que tem afligido a população cratense.

Fonte: ASCOM - PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Atenção redobrada para o combate da dengue no Crato



A Secretaria de Saúde do Crato, tendo em vista o grave problema que afeta a cidade nos últimos dias, estará intensificando as ações de combate à dengue. Um plano vem sendo desenvolvido, com base nos procedimentos que foram adotados ano passado e, com isso, dentro de uma possibilidade de melhorar a atuação dos agentes e profissionais de saúde, com estratégias ampliadas de ação, envolvendo mais a comunidade e órgãos parceiros. O secretário de Saúde, Cícero França, destaca a sua preocupação, já que o Crato é considerado uma cidade de alto risco, tendo em vista os resultados obtidos ano passado, de mais de 1400 casos de dengue clássica confirmados, e todos os procedimentos, inclusive com um maior envolvimento da sociedade, estão sendo adotados para coibir a infestação e avanços na proliferação do mosquito.

ASCOM - PMC

Bom Dia, CRATO ! - 02 de Fevereiro de 2011 - Hoje tem Sessão Especial da Câmara de Vereadores no Teatro Municipal à Noite


Bom Dia, Crato!

Uma madrugada tranquila, sem chuvas até às 04:00. Depois começou uma chuva leve, com poucos trovões e relâmpagos. São quase 07:00 quando escrevo estas linhas uma chuva fina ainda continua.

Hoje tem Sessão Especial da Câmara de Vereadores

Acontece logo mais, às 19 horas, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, uma sessão especial da Câmara de vereadores de Crato que concede o título de cidadão cratense ao artista internacionalmente conhecido Bruno Pedrosa, nascido em Lavras da Mangabeira, que há muitos anos reside na europa e é dos principais Brasileiros e Cearenses a brilharem no mundo. Bruno Pedrosa está no Crato também por ocasião da exposição dos trabalhos restaurados do Museu de Arte Vicente Leite, que acontece de 30 de janeiro até o dia 03 de Fevereiro. Após a Sessão da Câmara, o ICC - Instituto Cultural do Cariri criará a cadeira Bruno Pedrosa, tendo no Presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, o seu primeiro ocupante.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para hoje é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 30 graus e mínima de 22. Umidade Relativa do Ar, 74% .

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes



JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ:

Acidente de transito mata estudante de 21 anos no Bairro Pirajá.

Um acidente de trânsito ocorrido por volta das 12 horas desta quarta-feira (02) matou a estudante de 21 anos, Larissa Maria Henrique Tavares, que residia na Rua do Limoeiro, 466, no Bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte. De acordo informações da polícia, a jovem estava como garupeira na motocicleta Honda Titan de cor vermelha e placa NQS-0553, inscrição de Juazeiro do Norte guiada pelo seu namorado Danimacleiston Gomes Pereira, de 19 anos, residente na Rua Tenente José Dias, no Bairro Pirajá. A moto estava parada ao lado de umas bancas na Avenida Ailton Gomes em frente ao Mercado do Pirajá momento em que um caminhão tipo caçamba da Ford de cor azul e placas HUJ-7986, inscrição de Juazeiro do Norte, provocou a colisão derrubando Larissa Maria e passando com um dos pneus sobre cabeça da vítima que teve morte instantânea. Danimacleiston teve apenas ferimentos leves. O motorista fugia abandonando o caminhão. A perícia florense trasladou o corpo da vítima para necropsia no PEFOCE regional.

Jovem de 18 anos morre afogado em lagoa.

Um afogamento com vítima fatal foi registrado na tarde de ontem (01), em Juazeiro do Norte. Por volta das 16h30, na “Lagoa da APUC”, localizada na av. Plácido Aderaldo Castelo, bairro Lagoa Seca, o jovem de 18 anos Cícero W F Santana, que residia no bairro João Cabral, em Juazeiro morreu quando nadava na companhia de amigo seu que não teve o nome informado. A patrulha policial militar do Ronda do Quarteirão RD 1229, composta pelos soldados Silvério e Ronaldo Silva, compareceu ao local, onde em seguida acionou o GSU bombeiros, que resgatou o corpo que foi conduzido para o Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro.

Homem preso mais de 4 quilos de substancia com característica de cocaína

Ontem (01), por volta das 12h00, na av. Castelo Branco, “Cariri Shopping”, bairro Triângulo, Juazeiro do Norte-CE, o serviço de Inteligência do 2º BPM, foi acionado para abordar um homem identificado apenas como Gilmar, o qual estaria em um veiculo Toyota Hilux CD4X2, Ano de Fabricação: 2007, cor prata, placa HYH 1005, armado a revólver e vendendo droga.

O policiamento deslocou-se até o local, onde conseguiu abordar Antonio G T Silva, 28 anos, residente no bairro Limoeiro, que segundo a polícia, confessou que tinha uma arma mas que estaria em sua residência, para onde deslocou-se juntamente com os militares aonde foram apreendidos 01 (um) revólver marca Taurus, 38 Special, numeração 280437; aproximadamente a massa bruta de 4.11 g (quatro virgula onze gramas) de uma substancia com característica de cocaína; R$ 3.610,00 (três) mil seiscentos e dez reais) em espécie; 19 (dezenove) munições intactas calibre 38; 01 (uma) munição intactas calibre 32; 01 (uma) munição intacta 380 calibre; a capa de uma balança marca Diamond, model A04, “max = 500g d=0,1g”; 01(uma) nota promissória, preenchida apenas com o valor “2.384,80” como o nome “CONSOCA”, em avalista, contendo no verso anotações a caneta referentes, provavelmente, a datas e valores monetários; 03 (três) recibos da empresa indústria de calçados Walking, preenchidas em nome de Antonio G Silva, nos valores de R$ 1.800,00, R$ 7.000,00 e R$ 15.200,00 datadas.

A polícia acrescenta que foi verificado junto ao sistema o nome do infrator, sendo comprovado que o mesmo responde a inquéritos policiais por infrações aos artigos:

Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 171 Parágrafo: Inciso: Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 304 Parágrafo: Inciso: Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 288 Parágrafo: Inciso: Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 121 Parágrafo: Inciso: Alínea: , e que já era conhecido pelo Serviço de Inteligência da policia por várias denuncias de tráfico de droga e assalto a mão armada. Sendo preso e juntamente com o material apreendido conduzido à PF onde foi lavrada a apreensão por posse de arma de fogo e posse de droga.

Prisão por mandado judicial em aberto

Por volta das 14h10min, de ontem (01), na av. José de Melo, próximo a areia Grossa, bairro Horto, em Juazeiro, Josenildo Da Silva, 23 anos, residente no Mutirão na cidade Campina Grande Paraíba, informou a polícia que a pessoa de Jose E L Silva, 21, residente no bairro João Cabral, em Juazeiro de Norte tinha invadido o rancho onde ele se encontrava hospedado de onde furtou um aparelho celular Marca Sony Ericsson, de cor preta, ocasião em que os moradores conseguiram seguir e deter o infrator já na ponte do rio Salgadinho. A equipe da viatura policial militar RD 1220, composta pelos soldados Mayron, Abiasaf e Aquino, compareceu ao local onde ao verificar nome do acusado junto ao sistema de informações pessoais da polícia, constatou haver em aberto, um mandado judicial da 1ª Vara Criminal, Proc.29358-74.2010.8.06.0112/0, sendo que já responde há várias outras infrações;

Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 155 Parágrafo: Inciso: Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 121 Parágrafo: 2 Inciso: II Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 29 Parágrafo: Inciso: Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 155 Parágrafo: Inciso: Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 163 Parágrafo: Inciso: III Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 121 Parágrafo: Inciso: Alínea. Jose E L Silva foi conduzido à 20ª DRPC, onde foi apresentado a autoridade de plantão que lavrou o devido flagrante por furto. A acrescenta que ao chegar na 20ª DRPC, o infrator danificou a parede da DP sendo também foi autuado por danificação ao patrimônio público.

Prisão por disparo em via pública

A polícia de Juazeiro do Norte, prendeu por volta das 19h04min, desta terça-feira (01), no bairro João Cabral um jovem de 20 anos acusado de efetuar disparos de arma de fogo em via pública. Informações de populares chegadas a CIOPS do 2º BPM davam conta de que no cruzamento das ruas Nossa Senhora Aparecida com Farias brito, bairro João Cabral, um indivíduo havia efetuado um disparo de arma de fogo. A dupla de PMs da do Ronda do Quarteirão da área, soldados Vagner e Douglas, deslocou-se para o local, onde realizou rondas ostensivas, vindo na rua Ozana Pereira, consegui abordar o acusado José J H Lima, 20 anos, residente no bairro João Cabral, o qual estava conduzindo uma moto Honda 125 Titan, de cor vermelha, placa HUW-4532-CE portando ilegalmente uma Pistola 380 marca INBEL 22641, com carregador, tendo 03 (três) cartuchos intactos e 01 (um) deflagrado. O mesmo foi preso, e apreendidas a arma e a motocicleta que foram juntamente com infrator conduzida à 20ª DRPC, onde foi lavrado o devido procedimento com base no Art. 15 da Lei 10.826 do Estatuto do Desarmamento, disparo em via pública.

BARBALHA - CEARÁ:

Comerciante preso acusado de porte ilegal de arma de fogo.

Na madrugada desta quarta-feira (02), a polícia militar de Barbalha-CE, prendeu em um posto de combustíveis, localizado na Avenida Beira Brejo, sob a acusação de porte ilegal de arma de fogo, o comerciante Gevaldo S Cruz, 44 anos, residente nas Casas Populares, naquela cidade. Segundo o boletim da PM enviado a imprensa, o acusado foi flagrado por volta das 03h30min, portando ilegalmente 01 (um) revolver da marca Rossi, calibre 38, oxidado, capacidade para 05(cinco) cartuchos, com 05(cinco) cartuchos intactos, nº 28847. O mesmo foi conduzido para a 20ª DRPC, onde foi apresentado a autoridade policial juntamente com a arma apreendida, sendo lavrado o Inquérito Policial de nº 488-135/2011/2, à luz do Estatuto do Desarmamento.

IGUATU – CEARÁ:

Recuperação de veiculo roubado

Hoje (02) por volta da 12h00min, a Polícia de Iguatu prendeu um homem acusado de roubar uma moto Biz de cor azul, placa HXD – 3321, por volta das 05h00min na Rua Dario Rabelo naquela cidade. De acordo com o boletim da PM enviado a imprensas, a viatura policial composta pelo sargento Lopes, cabo Simões com apoio do Policial Civil Inspetor Eudinho, de posse das informações e características repassadas sobre os autores do roubo pela vitima Raimundo Nonato Augusto De Oliveira, 29 anos, casado, garçom, natural de Sabeiro /CE, os realizou diligencias no bairro Lagoa Parque, onde identificou e prendeu o autor do roubo, Francisco José Rufino Mota, 25 anos, residente no bairro Lagoa Park, casa 16. A moto Biz foi encontrada escondida na Lagoa da Bastiana, em um matagal. O acusado foi conduzido a DRPC para os devidos procedimentos cabíveis.

SABOEIRO – CEARÁ:

Bebedeira termina em dupla tentativa de homicídio a foice.

O crime aconteceu por volta das 17h30min, desta terça-feira (01) no Sitio Palestina a 18 km de Saboeiro/CE. Os vendedores Cicero Soares Bezerra De Carvalho, 28 anos, solteiro, natural de Saboeiro, agricultor, residente no Sitio Palestina, e foram as vítimas. O primeiro foi lesionado com uma foice na altura do ombro esquerdo próximo a clavícula enquanto segundo foi lesionado na mão esquerda. Segundo as vitimas os mesmos estavam bebendo com o acusado Antonio Rosel dos Santos, 34 anos, agricultor amasiado, residente no Sitio Palestina, quando em dado momento se iniciou uma discussão banal momento em que infrator apoderou-se de uma foice e praticou o delito. A policia militar foi acionado e prendeu em flagrante Antonio Rosel que foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu/CE para que sejam tomadas as medidas cabíveis. As vitimas foram socorridas para o Hospital local e em seguida transferidas para o Hospital em Iguatu/CE.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30