xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 janeiro 2011

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:


Continua sem identificação no Instituto Médico Legal do Cariri o corpo de um homem morto atropelado em Crato na madrugada de sábado. De acordo com informações colhidas junto ao Instituto Médico Legal - IML do cariri, continua sem identificação o corpo de um homem morto vítima de um atropelamento ocorrido na madrugada de sábado na Avenida Padre Cícero, nas imediações viaduto no bairro Muriti. A vítima que não portava documento foi colhido violentamente por um Fiat Siena, de cor prata e placa NUW 0205, ficando preso na parte frontal do veículo. O carro era guiado pelo gerente de vendas, José Patrício Ribeiro, 28 anos, residente a Rua Francília Tidinha, no conjunto Santa Luzia, Bairro Pinto Madeira, em Crato que se apresentou espontaneamente na DP de Juazeiro onde foi ouvido em seguida liberado.

PMCE efetiva mudanças de comandos

O novo comandante da Policia Militar do Ceará, Cel. Werisleik Matias mudou o comando da maioria dos Batalhões da PM no Interior do Estado, a comunicação interna foi feita na tarde desta sexta-feira, 21, através do Boletim do Comando Geral da PM Cearense nº 015, de 21.01.2011. Em Juazeiro o Tenente Coronel PM Antônio Gomes Filho que esta à frente do 2º Batalhão Policial Militar de Juazeiro do Norte será substituído pelo Tenente-Coronel PM Francisco de Assis Paiva que estava lotado no 5º Batalhão Policial Militar em Fortaleza. Em Iguatu sai o Tenente Coronel Edivar Rocha que irá comandar a 2ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar de Quixadá, para a entrada do Tenente-Coronel PM José Jarbas Aguiar Freire o mesmo estava à frente da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda.

Outra

Um nome bastante conhecido em Crato, o Tenente-Coronel PM Edder Sidney Paiva Vieira de Moraes, que por duas vezes comandou 5 ª Cia do 2º BPM sediado em Crato, assume o comando do 1º Batalhão Policial Militar em Russas, substituindo o Tenente Coronel PM Hervano Macedo Júnior, irmão do atual comandante da PM cratense. Assume as funções do cargo de Comandante do 4º Batalhão Policial Militar de Canindé, o Tenente-Coronel PM Erik Oliveira Onofre e Silva, substituindo o Tenente Coronel PM Carlos Eduardo Arruda que fica á disposição do Comando de Policiamento do Interior.

AURORA – CEARÁ:

Crime contra fauna.

O Francisco Paulo Rabelo de Luna comandante do 2ºPEL/CPMA sediado em Juazeiro, informou nesta manhã que foram aprendidos mais de sessenta pássaros da fauna silvestre na cidade de Aurora. O material apreendido juntamente com os acusados foram levados para os devidos procedimentos na Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Aposentado de 79 anos preso após estuprar garota de 14 anos.

Por volta das 14h, de Ontem (25), no bairro Aeroporto, em Juazeiro, o aposentado Francisco José Galdino, 79 anos, armado a faca em sua residência, violentou sexualmente a adolescente de 14 anos, G. S. M, residente no bairro Vila Nova. O aposentado foi flagrado pela genitora da vítima, onde com a ajuda de populares, o mesmo foi dominado e preso e entregue a dupla de PMs da RD 1225 soldados Diego e Nascimento. O estupro foi constatado através do exame feito no I.M.L. O acusado foi autuado pelo Art. 213 (estupro consumado), do C.P.B, no Inquérito 088/2011

Crime LESÃO CORPORAL A BALA

Ontem, por volta das 18h, deu entrada Hospital Santo Inácio de Juazeiro vítima de lesão corporal a bala, o adolescente, F. Y. S, 174 anos, “vulgo” GIRAFA, residente no bairro João Cabral . Ele foi lesionado com um tiro na perna direita. O crime segundo a vítima foi praticado por dois indivíduos em uma moto Bros de cor preta, sendo um de blusa vermelha e outro de camisa verde que fugiram sem deixa pistas

ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA

Uma colisão entre o veículo D-20, cor azul de placa HQX 6745, conduzido por F. P. B, 39 anos, com residência não informada, e a Motocicleta Honda Titan, cor vermelha de placa NQR 5114, conduzido por F. J. S, 25 anos, residente no bairro Tiradentes, ocorrido por volta das 19h30min, de ontem (25) na Rua Dr. Floro com a Rua São Pedro deixou ferido o motoqueiro. O mesmo sofre várias escoriações nos membros inferiores, sendo conduzido pelo G.S.U para o Hospital Tasso Jereissati.

ROUBO A PESSOA (MOTOCICLETA)

Por volta das 20h, na Rua Madre Maria Villac, bairro Limoeiro, em Juazeiro, um homem magro de roupas escuras e boné, armado a revólver, subtraiu uma Moto NXR Bros de cor preta de placa NUZ 4037 e um celular importado, dois chips, cor verde, do jovem de iniciais A. C. L. S, 22 anos, residente no bairro Romeirão. Apos o delito o acusado fugiu tomando rumo ignorado.

IGUATU – CEARÁ:

Queda de moto deixa profissional autônomo ferido.

Ontem, por volta das 20:30 horas, a Polícia Militar foi informada, via telefone (190), de um acidente de trânsito, ocorrido nas proximidades do Sítio Carnaúba, distante 10 km da sede de Iguatu-CE. Foi acionada para atender a ocorrência a patrulha VTR 2442, comandada pelo cabo Ivan, que constatou que o pedreiro RAIMUNDO PORFÍRIO DA SILVA, 32 anos, casado, guiava uma motocicleta Honda Pop, (placa não anotada) transportando o jovem Djean Alves da Silva, 18 anos, amasiado, autônomo, quando veio a perder o controle do veiculo e caírem. O garupeiro sofreu uma fratura na clavícula. As vítimas foram socorridas pelo Resgate do Corpo de Bombeiros para o hospital regional de Iguatu.

ORÓS – CEARÁ:

Prisões e apreensões por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas

Ontem (24), por volta das 03h50min, a Policia Militar de Orós/CE ao realizar rondas nas proximidades da rua Cloves Campelo, no bairro São José, efetuou a prisão de 05 pessoas suspeitas de praticarem tráfico de drogas. Ao aborda os suspeitos foi constatado que estavam de posse de algumas pedras de Crack. Indagados de onde teriam conseguido a droga, os menores informaram o endereço aos policias, que de pronto foram ao local onde apreenderam no interior de uma residência, 37 pedras de Crack, 01 Garrucha de fabricação artesanal, 03 Aparelhos Celulares, 04 Tabletes de Cocaína, 14 Tabletes de Maconha, R$ 96,00 reais em Dinheiro e 01 Rolo de Papel Alumínio para Embalar a Droga. Em seguida os policiais efetuaram a apreensão dos menores: I. C. S. N., 16 anos, solteiro, desocupado, natural de Fortaleza/CE,; D. F. C., 17 anos, solteiro, feirante, natural de Orós/CE,; J. M. N., 14 anos, solteiro, desocupado, e as prisões de Francisco Cícero De Souza, 47 anos, solteiro, soldador metalúrgico, natural de Orós/CE e Narciso da Silva Souza, 20 anos, solteiro, desocupado,. Todos os envolvidos foram presos e conduzidos para Delegacia de Polícia Civil de Icó/CE e apresentados a autoridade competente para as devidas providencia.

CABROBÓ- PERNAMUCO:

Crime passional, homem motivado pelo ciúme tenta assassinar o rival a golpes de machado

O caso aconteceu por volta das 21h30min de ontem, segunda-feira (24/01/11) na Reserva Indígena truká, Ilha de Assunção no município de Cabrobó – PE. Onde segundo relato da polícia, o acusado Ricardo Cândido da Silva, 24 anos, por motivos passionais se armou com um machado e tentou assassinar rival Antônio Granja Bulhões, 35 anos, a golpes, chegando a atingi-lo na cabeça. A vítima foi socorrida por populares para o Hospital Regional de Cabrobó – PE, já o acusado após cometer o crime fugiu do local tomando destino ignorado. Policiais Militares do GATI da 2ª CIPM realizaram diligência, mas não obtiveram êxito. (BO nº 0094/11)

LAGOA GRANDE - PERNAMUCO:

Criança de nove anos mata irmão de sete com disparo acidental de arma de fogo

Uma brincadeira de criança envolvendo arma de fogo terminou em tragédia no Vale do São Francisco no Sertão Pernambucano. O fato aconteceu por volta das 19h00min de segunda-feira (24/01/11) no Sítio Caldeirãozinho, zona rural de Lagoa Grande – PE. Quando o policiamento do Ponto de Bloqueio da Operação Polígono do Trevo de Jutaí tomou conhecimento do ocorrido. Chegando ao local, o policiamento constatou que os pais dos envolvidos, Francisco Antônio da Silva, 50 anos e Cícera Ana de Jesus, teriam saído de casa pela manhã com destino ao roçado. Ao retornarem no final da tarde tomaram conhecimento que a filha menor das iniciais E.M.S. de 09 anos, numa brincadeira com uma arma de fogo, espingarda do tipo soca-soca, apontou para cabeça do irmão também menor das iniciais J.F.S. de 07 anos e disparou na altura dos olhos da vítima que teve morte instantânea. O senhor Francisco, pai dos envolvidos fugiu do local levando consigo a arma usada na tragédia. Ficando o fato registrado na DEPOL de Lagoa Grande – PE. (BO nº 0047/11).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Ontem foi um dia Inteiro de Chuvas em Crato ! - Atualização


Bom Dia, Crato !

Quando os europeus colonizaram a América do Norte e chegaram até aonde hoje é a cidade de Seattle, ficarram horrorizados com a quantidade de chuvas. Chegou a um ponto em que as mulheres não aguentando mais tanta chuva saíram às ruas chorando e lamentando aos céus.

Lembrei-me desse episódio da história porque o dia de ontem, 25 de janeiro foi todo de chuva em Crato. E chuva forte. Nos dois últimos dias aqui em Crato temos tido tempo nublado. A previsão do tempo e que acabou nao se confirmando, era de tempo nublado com chuvas ocasionais nas horas seguintes.

Fonte: Climatempo

DESCASO NO SETOR PÚBLICO - Por Maria Otilia


Nos últimos anos, o índice de violência no trânsito tem aumentado consideravelmente, não apenas em Crato, mas em toda a região do Cariri.

Neste dia 25 de janeiro de 2011 por volta das 17:30, dois senhores, pais de famílias quando vinham do estádio mirandão foram abalroados por um moto taxista visivelmente embriagado. Chegando na delegacia civil para registrar um boletim de ocorrência, foram informados de que após 18:00h, os boletins de ocorrência seriam emitidos apenas na delegacia regional da cidade vizinha. Ou então que esperassem para o outro dia.
Vale ressaltar que o mais grave é que apesar do condutor da moto está visivelmente embriagado, não pode ficar detido, porque no Crato não existe bafômetro. A orientação dada pela delegacia civil foi de conduzir o responsável pelo acidente até o IML. Mas este órgão também não pode realizar o teste: todos os bafômetros estavam quebrados.

A equipe do Ronda trouxe o rapaz de volta a delegacia civil do Crato e o Delegado não teve como mantê-lo detido por falta de provas legais .

Resultado do episódio: Mas uma vez a impunidade, a falta de respeito pelo cidadão de bem e o descaso venceu. Enfim continuamos com o serviço nas delegacias de polícias e IML sem qualidade , pela falta de profissionais qualificados, falta de recursos para a manutenção, falta de infraestrutura, ausência de políticas públicas eficazes. Vamos denunciar, cobrar dos que estão nas Assembleias Legislativas, eleitos por nós que façam do voto de confiança dado a todos eles, um objeto de luta, de trabalho coletivo em favor da população, de uma melhor qualidade de vida para a sociedade.

Atenção Deputados Estaduais e Federais que dizem ser a favor do Crato e da região do Cariri: Infraestrutura para a Delegacia de Polícia Civil do Crato ( funcionando em um prédio improvisado), mais investigadores , condições de trabalho para esta equipe , JÁ!!!!!!

Texto postado por Maria Otilia

O espelho deste mundo - Por Emerson Monteiro


Quem quer saber o que seja o mundo, olhe lá dentro de si e verá apenas o reflexo do que queremos para as ações diárias. Ninguém espere resultado diferente do que aquilo que produz. Por isto, nada de esperar seriedade na política sem participar do processo político na altura certa das oportunidades oferecidas todo tempo através das democracias. Postular segurança pública e correr léguas do convívio da própria comunidade em que vive demonstra contradição. Reclamar da sorte refugiado por trás de muralhas invioláveis, enquanto drogas e armas correm soltas nas madrugadas, destoa do dever. Falar em união de todos e eximir-se do mínimo em aproximação com os demais do grupo social, animais solitários, engana a si quem age desse modo.

A realidade possui a nossa cara, a minha, a sua, o DNA coletivo. Nada muda se a pessoa não mudar, dizem doutrinadores, todo tempo, porquanto assim é se nos parece. Seja a mudança que quer para o mundo, afirmava com autoridade o líder indiano Mahatma Gandhi, revolucionário de uma nação que acreditou nos ensinos de paz da sua mensagem e reverteu séculos de colonialismo.

Quantas e tantas vezes reclamamos coerência e honestidade dos nossos representantes, e, durante os turnos eleitorais, agimos qual eles agirão depois que os elegemos, bolsos cheios dos cheques em branco dos nossos votos. Nem tudo só desespera, nesses tempos distorcidos que pedem luzes. Há provas incontestes de amor ao bem público nas providências dos responsáveis sérios que ainda existem nos postos-chave, desde que os levemos até esses lugares da mais importante valia. Diz a sabedoria popular que quando virmos um jabuti em cima de uma estaca de certeza alguém o botou na posição, porquanto jabuti não sobe estaca. Quando um político preenche o mandato significa que os cidadãos o levaram ao lugar. Filtro dessas representações políticas são os eleitores. Caso reclamemos dos mandatários, eles mostram a cara da sociedade, a nossa cara, também. Esta a equação mais simples do que acontece desde que o homem é homem, na história.

Por isso, perante a república em que vivemos, nós e nossas famílias, as mudanças principiam no dia das eleições, ao preço do suor das pessoas que sofrem; dos inocentes que padecem fome; das mães que vendem filhos; crianças que se prostituem pela ausência do respeito das orientações corretas; jovens desencantados e marginais; ruas esburacadas, sujas, abandonadas; padrões conturbados de horas críticas e contradições, e erros sem alternativas; desmandos e servidão. Receita simples esta, a quem queira rever os equívocos acumulados: Abra os olhos e veja no espelho da consciência; interprete os meios conquistados nas existências; limpe o espelho dentro de si e trabalhe para descobrir e reavivar as esperanças perdidas pelos que esqueceram das chances de melhorar este mundo.

Por: Emerson Monteiro

Belas tardes chuvosas de domingo, pra fotografar!

Do barro Deus fez as crianças e a bola para elas brincarem!


E tá "nebrinando" ?!

A CIÊNCIA DOS MIRINS - Por Vicente Almeida

Cientistas mirins descobrem fórmula para ativar vulcão no Brasil.

Vicente Almeida

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


http://1.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TTj0ad4RArI/AAAAAAAAU2M/8RMybtik6PE/s1600/Coluna%2BArmando%2BRafael.gif


O pior cego é o que não quer ver

Há tempos se sabe que o crescimento de Juazeiro do Norte (foto acima) não depende mais das ações governamentais, como ocorria anos atrás. Juazeiro do Norte (e por extensão o chamado Crajubar) cresce por gravidade, tendo como leitmotiv investimentos da iniciativa privada. No auge da ópera bufa que foi o recente impeachment de Manoel Santana (PT) – episódio visto com certa indiferença pela opinião pública daquela cidade – um grupo empresarial italiano, Casa Valduga, fabricante de vinhos e derivados, (alheio ao jogo de cena nanico orquestrado por uma dúzia de gatos pingados do PT contra o afastamento do prefeito), anunciou sua intenção de instalar uma fábrica na Região Metropolitana do Cariri. Protocolo neste sentido deverá ser assinado em breve entre a Casa Valduga-Governo do Ceará-grupo empresarial Special Fruit e Prefeitura de Juazeiro (esteja quem estiver no cargo de prefeito).

Parou por quê? Por que parou?

As obras do Centro de Convenções do Cariri (na foto abaixo a maquete do edifício), localizado à margem da avenida que dá acesso a Juazeiro do Norte, no bairro Vila Padre Cícero em Crato, estão paradas há semanas após ter 90% do projeto concluído. Para o Centro de Convenções ficar pronto falta apenas o projeto paisagístico (jardim e estacionamento) e os equipamentos internos. Espera-se que o Governo do Estado mande também asfaltar o entorno do Centro, o qual, quando concluído, terá estrutura para abrigar eventos, encontros, exposições, seminários, peças de teatro, dentre outras atividades. Orçado em 8 milhões, é o maior investimento feito pelo Governo do Ceará no município do Crato nos últimos 25 anos.

Reflexões sobre o Centenário de Juazeiro
Meses atrás, escrevi nesta coluna: o ponto alto das comemorações do dia do Centenário de Juazeiro do Norte – a ocorrer daqui a exatos 6 meses – corre o risco de se resumir à solenidade de tombamento, pelo Iphan, do monumento do Padre Cícero como patrimônio da cultura brasileira. Nunca fiz fé nos alardeados anúncios de que o Governo Federal iria liberar 1 bilhão e 950 milhões de reais para construir e inaugurar – no dia 22 de julho de 2011 – as seguintes obras: “Complexo do Centenário” (incluindo a praça do chamado "Marco Zero"); Rancho Comunitário para acolhimento dos romeiros pobres; 4 portais nas entradas/saídas de Juazeiro do Norte, anel viário, dentre outras. Mesmo se os anunciados recursos fossem liberados hoje seria impossível construir – em apenas 180 dias – todas as obras citadas. Aceitam um conselho? Corram atrás do Iphan, pois, caso contrário, nem o tombamento da estátua – que se resume a mera burocracia e pouca despesa – será concretizado antes de 22 de julho próximo.

Ainda o Centenário

Aviso aos eternos crédulos de que o Governo Federal vai liberar quase 2 bilhões de reais para construção e inauguração (em 22 de julho próximo) das obras do Centenário de Juazeiro: 90% do orçamento federal para 2011 serão consumidos em gastos obrigatórios (os definidos por lei: saúde, previdência, educação, dentre outros). Pior: para reequilibrar o orçamento-2011, o governo federal tem que arrecadar mais 40 bilhões de reais. O economista Raul Velloso, expert em contas públicas, afirmou a uma revista de circulação semanal que o governo – para obter esse reequilíbrio – terá de diminuir investimentos em infraestrutura (as tais obras previstas no PAC). Outra opção seria fazer novos truques contábeis para inflar as receitas. Terceira opção: propor a ressurreição, ainda este ano, da famigerada CPMF, o imposto do cheque, cujo efeito cascata atinge o preço de tudo que compramos. Mas podem escrever: o governo de dona Dilma fará todas essas três opções...

O privado e o público

Entretanto, iniciativas particulares estão suprindo as programadas pelo governo para comemorar o Centenário de Juazeiro. Foi o caso da vinda da imagem da Rainha e Padroeira do Brasil – Nossa Senhora da Conceição Aparecida – iniciativa da Igreja Católica, ocorrida em maio de 2010, evento incluído na programação do Centenário e com o maior fluxo de pessoas até agora. Esta semana o empresário Itiberê Sales Fontenelle, proprietário do BSG-Bureau de Serviços Gráficos, iniciou a distribuição do Calendário Histórico de Juazeiro do Norte. Um trabalho bem elaborado contendo duas fotos históricas em cada página do mês, num total de 24 estampas, acompanhadas das respectivas legendas explicativas. Beleza! Outras iniciativas privadas ainda vão ser anunciadas até julho próximo É aguardar para ver!

Dúvida cruel

Para os que sentem saudades do programa de rádio Café com o Presidente (no qual o ex-presidente Lula, com sua voz ronhenta, respondia perguntas de ouvintes), preparem os corações e segurem as emoções. Vem aí uma coluna, que será publicada nos jornais: “A Presidenta Responde(sic). O início da dita-cuja está previsto a partir da segunda semana de fevereiro, sempre às terças-feiras. A propósito, para quem tem dúvida se dona Dilma deve ser chamada “presidente” ou “presidenta”, José Argemiro esclarece: “A maioria dos vocábulos terminados em o muda, ou pode mudar, para o a feminino. Sargento/sargenta dá certo, mas cabo não admite mudança. Substantivos comuns de gênero não mudam. Se fosse possível ter presidento, até entenderia o uso de presidenta”.

Curtas

1 --
Está quase concluído o edifício da nova Cadeia Pública de Crato, obra do Governo do Estado construída em terreno doado pela Prefeitura Municipal. As obras ocupam uma área de onze mil e trezentos metros quadrados, no bairro Barro Branco, próximo ao novo Cemitério Anjo da Guarda, a 3 quilômetros do centro da cidade. A construção foi orçada em R$ 2 milhões e 870 mil reais e terá capacidade para abrigar 127 detentos.

2 -- Uma novela que ainda não tem final certo. Não se sabe em qual município ficará localizado o Aterro Sanitário da Região Metropolitana do Cariri, que atenderá aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Jardim, Farias Brito, Santana do Cariri, Nova Olinda e Altaneira, que respondem por uma população de 560.325 moradores.

3 -- Para receber horas extras, além do pagamento do retroativo atrasado da campanha salarial do mês de julho de 2010, os agentes de trânsito da Prefeitura de Juazeiro do Norte decidiram paralisar suas atividades por dois dias: quinta feira e sexta-feira desta semana, dias 20 e 21.

4 -- Consta que representantes do grupo empresarial Alphaville estiveram no Crajubar procurando terreno para construir aqui um dos seus luxuosos condomínios. Um terreno localizado no São José (lado de Crato) foi considerado o ideal. A Alphaville teria oferecido R$ 15 milhões pelo imóvel. O proprietário do terreno achou pouco e recusou a oferta. Agora a Alphaville está pesquisando terrenos em Juazeiro do Norte e Barbalha. Quando comprarem um terreno pras bandas de lá, começará o chororô de que “todo investimento só vai para Juazeiro”...

5 -- Péssimas as condições de acesso ao novo e bonito cemitério de Crato – o Anjo da Guarda – localizado no Barro Branco.

HOJE NA HISTÓRIA - Antonio Carlos Jobim


HOJE NA HISTÓRIA - Antonio Brasileiro

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova. É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.

Biografia

Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, Tom mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.

Vida pessoal

No dia 15 de outubro de 1949, Antônio Carlos Jobim casou-se com Thereza de Otero Hermanny (1985), com quem teve dois filhos, Paulo (n. 1950) e Elizabeth (1957). Em 30 de abril de 1986, ele casou-se com a fotógrafa e vocalista da Banda Nova, Ana Beatriz Lontra, que tinha a mesma idade de sua filha Elizabeth. Tom e sua segunda esposa tiveram dois filhos juntos, João Francisco (1979-1998 e Maria Luiza (1987). Declarou em entrevista à TV Globo, em 1987, que o Rio de Janeiro onde viveu sua infância era muito diferente do Rio que se encontrava na época da entrevista.

Trajetória profissional

Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições, sendo a primeira gravada "Incerteza", uma parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura. Depois da Continental, foi para a Odeon. Entretanto, não tinha tanto tempo para se dedicar à composição, que lhe interessava mais. É nesse época que compõe alguns sambas, em parceria de Billy Blanco: Tereza da Praia, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental (1954), Solidão e a Sinfonia do Rio de Janeiro. Tereza da Praia o primeiro sucesso. Depois disso, ocorreram outras parcerias, como com a cantora e compositora Dolores Duran, na canção Se é por Falta de Adeus.

Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes. Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes. Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova. O LP Canção do Amor Demais (1958), em parceria com Vinícius, e interpretações de Elizeth Cardoso, foi acompanhado pelo violão de um baiano até então desconhecido, João Gilberto. A orquestração é considerada um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade das melodias e harmonias. Inclui, entre outras, Canção do Amor Demais, Chega de Saudade e Eu Não Existo sem Você. A consolidação da bossa nova como estilo musical veio logo em seguida com o 78 rotações Chega de Saudade, interpretado por João Gilberto, lançado em 1959, com arranjos e direção musical de Tom, selou os rumos que a música popular brasileira tomaria dali para frente. No mesmo ano foi a vez de Sílvia Telles gravar Amor de Gente Moça, um disco com 12 canções de Tom, entre elas "Só em Teus Braços", "Dindi" (com Aloysio de Oliveira) e "A Felicidade" (com Vinícius).

Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema". Nos anos de 1962 e 1963 a quantidade de "clássicos" produzidos por Tom é impressionante: "Samba do Avião", "Só Danço Samba" (com Vinícius), "Ela é Carioca" (com Vinícius), "O Morro Não Tem Vez", "Inútil Paisagem" (com Aloysio), "Vivo Sonhando". Nos Estados Unidos gravou discos (o primeiro individual foi The Composer of Desafinado, Plays, de 1965), participou de espetáculos e fundou sua própria editora, a Corcovado Music.

O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês das canções de Tom ("The Girl From Ipanema", "How Insensitive", "Dindi", "Quiet Night of Quiet Stars") e composições americanas, como "I Concentrate On You", de Cole Porter. No fim dos anos 1960, depois de lançar o disco Wave (com a faixa-título, Triste, Lamento entre outras instrumentais), participou de festivais no Brasil, conquistando o primeiro lugar no III Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com Sabiá, parceria com Chico Buarque, interpretado por Cynara e Cybele, do Quarteto em Cy. Sabiá conquistou o júri, mas não o público, que vaiou ostensivamente a interpretação diante dos constrangidos compositores.

Aprofundando seus estudos musicais, adquirindo influências de compositores eruditos, principalmente Villa-Lobos e Debussy, Tom Jobim prosseguiu gravando e compondo músicas vocais e instrumentais de rara inspiração, juntando harmonias do jazz (Stone Flower) e elementos tipicamente brasileiros, fruto de suas pesquisas sobre a cultura brasileira. É o caso de "Matita Perê" e "Urubu", lançados na década de 1970, que marcam a aliança entre sua sofisticação harmônica e sua qualidade de letrista. São desses dois discos Águas de Março, Ana Luiza, Lígia, Correnteza, O Boto, Ângela. Também nessa época grava discos com outros artistas, como Elis e Tom, com Elis Regina, Miúcha e Tom Jobim e Edu e Tom, com Edu Lobo.

Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste Já (1985) abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.

Em 1987, lançou Passarim, obra de um compositor já consagrado, que pode desenvolver seu trabalho sem qualquer receio, acompanhado por uma banda grande, a Banda Nova. Além da faixa-título, Gabriela, Luiza, Chansong, Borzeguim e Anos Dourados (com Chico Buarque) são os destaques. Em 1992 foi enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Seu último álbum, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte, em dezembro, de parada cardíaca, quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque.

Algumas biografias foram publicadas, entre elas Antônio Carlos Jobim, um Homem Iluminado, de sua irmã Helena Jobim, Antônio Carlos Jobim - Uma Biografia, de Sérgio Cabral, e Tons sobre Tom, de Márcia Cezimbra, Tárik de Souza e Tessy Callado. Antônio Carlos Jobim era doutor «honoris causa» pela Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, por volta de 1991. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim ' junto ao Congresso Nacional por uma comissão de notáveis, formada por Chico Buarque, Oscar Niemeyer, João Ubaldo Ribeiro, Antônio Cândido, Antônio Houaiss e Edu Lobo, criada e pessoalmente coordenada pelo crítico Ricardo Cravo Albin.

Fonte: Wikipedia

Luiza - Composição: Antônio Carlos Jobim


Homenagem ao mestre maior da Música Brasileira!




Rua,
Espada nua
Boia no céu imensa e amarela
Tão redonda a lua
Como flutua
Vem navegando o azul do firmamento
E no silêncio lento
Um trovador, cheio de estrelas
Escuta agora a canção que eu fiz
Pra te esquecer Luiza
Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado
Um aprendiz do teu amor
Acorda amor
Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração

Vem cá, Luiza
Me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem, me exorciza
Dá-me tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar Luiza
Luiza
Luiza

CRATO - Romaria da Baixa Rasa começa hoje


Grupos folclóricos e vaqueiros se encontram numa demonstração de fé na cruz da Baixa Rasa - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Tradição que remonta há 200 anos leva grande número de vaqueiros e grupos folclóricos a local de devoção popular

Crato. Centenas de cavaleiros saem de casa hoje, logo cedo, para cumprir mais um dia de tradição e fé. É a Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa, que acontece há mais de 200 anos na Floresta Nacional do Araripe. A festa tem o acompanhamento dos agentes ambientais para os devidos cuidados com a natureza. Um clarão aberto no meio da mata densa e o destaque de uma pequena coberta com uma cruz pintada de azul embaixo. Homens e mulheres acendem suas velas. Uma missa é celebrada com a chegada dos cavaleiros.

Ainda de madrugada os cavaleiros partem de várias partes do Cariri e até de Pernambuco. É na divisa entre os dois Estados, na Baixa Rasa, que morreu de fome e sede um vaqueiro. Dias depois o corpo foi encontrado ao lado do cavalo magro, que continuou ao lado do dono. O local passou a ser reverenciado pela fé popular. A fé do sertanejo faz com que a originalidade da festa da Cruz da Baixa Rasa se mantenha, dentro do seu caráter religioso e festivo. São cerca de 400 vaqueiros que participam todos os anos do cortejo e missa, ao meio-dia. O percurso é feito em duas horas. Com santos nas mãos e o gibão de couro, os homens simples sobem a serra.

Desde cedo crianças decidem acompanhar os pais. Uma forma de não deixar morrer os costumes. São os filhos dos vaqueiros. Há aqueles que preferem ornamentar o seu animal. O vaqueiro Inaldo Antônio de Amorim participa há mais de 12 anos. Ele vai com a esposa e filhos pequenos. Ainda sai animando os grupos para não deixar a tradição cair. O vaqueiro destaca a alegria das pessoas ao fazer parte da romaria. Alguns dias antes acontecem as escolhas da Rainha da Baixada e da Rainha do Vaqueiro. As escolhidas saem na frente, numa charrete. Em seguida, os vaqueiros, todos caracterizados à frente do cortejo, com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e a de São Jorge. A concentração em frente à igreja do Sítio Lameiro, em Crato, acontece desde cedo. Os gritos de aboio animam os integrantes.

Em cima da serra, os moradores da Baixa Rasa chegam logo cedo. As barracas com bebidas e comidas típicas são montadas. Na entrada da estrada de chão batido, os agentes ambientais controlam a entrada para não deixar entrar muitos veículos. Grande parte das pessoas percorre mais de dois quilômetros a pé, mata adentro, até chegar na localidade.

O vaqueiro desconhecido, que morreu provavelmente no ano de 1877, ficou perdido em meio à floresta. A animação fica por conta das comidas e bebidas típicas e dos grupos de cultura popular, fazendo reverência à santa cruz dando um tempero especial à tradição. Aos que chegam depois de dois quilômetros de caminhada dentro da Floresta Nacional do Araripe, a satisfação de cumprir mais um ano de reza, com vela acesa, cumprindo o ritual e conservando a originalidade de um festejo secular.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Sede do Ibama-Cariri
Escritório do Ibama, Praça Filemon Teles, S/N, Bairro Pimenta
Telefones: (88) 3523.1999 / 3501.1702

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30