xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 janeiro 2011

Hamurábi Batista – Um artista ponteiro


Os pontos de cultura é uma invenção que deu certo. Um dos exemplos vem de Juazeiro do Norte trata-se do Ponto de Cultura Mestre Noza que é gerido pelo ponteiro Hamurábi Batista. Neste Ponto de Cultura, os artistas agora tem a possibilidade de ter acesso gratuito a rede mundial de computadores, além de puderem fazer o registro dos seus trabalhos e isso é conseqüência do trabalho dedicado que vem sendo desenvolvido pelo artista visual e poeta Hamurábi, que recentemente ingressou no Partido Comunista do Brasil – PCdoB.


Alexandre Lucas - Quem é Hamurabi Batista?


Hamurábi Batista - Poeta, xilógrafo, bicho do mato, fruto da década mentirosa, pós ditadura, punk da década de 80 em Juazeiro do Norte.


Alexandre Lucas - Quando teve inicio seu trabalho artístico?


Hamurábi Batista - 1980, imprimindo as xilos gravadas pelo pai, em seu ateliê no fundo do quintal. No mesmo ano passou a escrever poesias nas capas dos cadernos, motivado pelas aulas de português e literatura do ginásio. Também passou a modelar com argila.

Alexandre Lucas - Quais as influências do seu trabalho?

Hamurábi Batista - O dia-a-dia, o rock’n roll, o jazz, o blues, os telejornais, a cultura popular, Augusto dos Anjos, Drummond, Bandeira, Abraão Batista, Mestre Noza, Chico Buarque de Holanda... Tom Zé, revolução.

Alexandre Lucas - Como você ver a relação entre arte e política?


Hamurábi Batista - A arte é livre, e penetra como o vento em todos os lugares que dêem passagem. Todas as coisas são boas, ruim é quem usa. A arte como instrumento formador de opinião, gerador da revolução. Tudo é política, a arte está em tudo. Reprovável podem ser as atitudes das pessoas, sejam na política, na arte, no convívio, no trabalho...

Alexandre Lucas - Seu trabalho é uma mistura do contemporâneo com o popular?


Hamurábi Batista - Exatamente, tudo que faço é resultado disso. Nasci em 1971, um dos piores anos da ditadura, fui adolescente na transição pra a “democracia”, então, acho estar ali o início da fusão. Não posso deixar de lado a tradição popular. Aquilo que mais quis provar era a liberdade de ser uma pessoa íntegra sem a necessidade de seguir padrão forjado pela ditadura, ou por preconceitos. As pessoas mais legais, são as mais simples... não dá para largar isso: o simples e o complexo, o antigo e o moderno. Uma coisa só existe em oposição a outra. Só existe o “sim” por causa da existência do “não”...


Alexandre Lucas - O que representa para você estar no comando do Centro de Cultura Mestre Noza?


Hamurábi Batista - Poxa, muito massa, sou um cara que dá maior valor para as coisas feitas das formas mais rudimentares, sem obrigação de utilizar os recursos modernos. A Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte, da qual sou presidente eleito pela assembléia geral, é exatamente isso, a auto gestão. Procuro integrar meu conhecimento, e minha escolaridade ao movimento, posso ajudar bastante, já conquistamos boas coisas juntos. O Centro Cultural Mestre Noza, gerido pela associação é esplêndido, magnífico, pua que palavras quando podemos constatar pessoalmente? Visite-nos: rua s. Luis, 96 (antigo quartel) centro.

Alexandre Lucas - Quais os desafios do Centro de Cultura Mestre Noza?

Hamurábi Batista - Todos os desafios estão ligados a um: o escoamento da produção. Este é o foco. Não adianta nada se não superarmos a dificuldade de comercialização dos nossos produtos, não dá nem pra pensar com fome, com dívidas, com planos adiados, frustrações...

Alexandre Lucas - Qual a importância do Centro de Cultura Mestre Noza ser Ponto de Cultura?

Hamurábi Batista - INTEGRAÇÃO, E INTERAÇÃO COM OS DIVERSOS SETORES, LINGUAGENS, E TIPOLOGIAS DA CULTURA E DA ARTE, POR MEIO DA REDE ESTADUAL E/OU NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA, O RECONHECIMENTO POR PARTE DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL, AS OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS QUE SURGIRAM, E PODERÃO SURGIR A CURTO E MÉDIO PRAZOS, INCLUSÃO SOCIAL.


Alexandre Lucas - O Brasil vive um novo momento de caráter progressista na área das políticas públicas para a cultura. Como você percebe essa nova conjuntura?


Hamurábi Batista - Importante demais o fato dos recursos públicos para a cultura estarem passando pelas mãos das comunidades culturais, e dos artistas, através dos editais. Há muitas críticas sobre essa política. Vamos avançar sim, lógico. Vejo que antes não tínhamos nada além do abandono e da indiferença. Vamos em frente aprimorar isso conquistado. Buscar formas mais viáveis, eficazes, inclusivas. Há muita gente ainda sem saber escrever projetos, há muitos compatriotas ainda movidos pelo rancor, pelas seqüelas, vamos incluí-los, vamos libertá-los, já!...


Alexandre Lucas - Qual a contribuição social do seu trabalho, enquanto artista?


Hamurábi Batista - Procuro fazer com que as pessoas tenham a liberdade de utilizar o recurso proibido à minha geração: o pensamento, a libertação do preconceito, o rompimento das amarras. Busco a pitada, apimentada, o tempero para tornar mais quente, mais penetrante, mais perigoso aos decreptos.


Alexandre Lucas - Você agora é comunista?


Hamurábi Batista - Vou responder com uma poesia:

O QUAISQUERES

Qualquer coisa eu sou um monossílabo

Dividido em qualquer rima

Desigual

Qualquer ISTA que eu não seja

Natural

Sou um EIRO

Qualquer e impossível

Um talvez

Um tampouco

Ou um total

Numa medida qualquer

Que for possível.

Hamurábi

O velho punk com tendências anarquistas dos anos 80, recém filiado ao PC do B, simpatizante de Trotsky, puto da vida com Stalin, apaixonado por Dilma.

É isso aí, é isto aqui: artesanato é meio comunista, é auto gestão, é Canudos, é Caldeirão.


Alexandre Lucas - Como você ver a atuação do Coletivo Camaradas?


Hamurábi Batista - Poxa, tenho o Coletivo Camaradas como referência. Adquiri quando estudava na Urca, Letras. Do pouco que se salva naquela bodega. Com todo respeito aos colegas professores, e aos companheiros estudantes. O Coletivo Camaradas sempre será pra mim uma grande referência daquilo que há de bom.

Uma fábula moderna


"Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz. O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora. A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.
Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas. O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata, pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.
A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões! O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.
O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente: a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já a cigarra não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, de que era preciso fazer um estudo de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.
(Autor desconhecido)
Já viu esse filme antes? Bom trabalho a todas as formigas! Qualquer semelhança com a mentalidade atual não é mera coincidência.
Postado por Armando Lopes Rafael

Fotos do assalto em Jucás - Major Paulo Hermann

A ousadia dos Bandidos, retratada nas fotos gentilmente enviadas pelo Major Paulo Hermann para o Blog do Crato.











Fotos enviadas pelo Major Paulo Hermann

A luz misteriosa que acompanhou a imagem de São Vicente Ferrer de Juazeiro a Crato -- por Armando Rafael


Interessante a matéria, aqui postada por Dihelson Mendonça, neste domingo, sobre São Vicente Ferrer. Por oportuno reproduzo a matéria abaixo, publicada neste Blog tempos atrás
...
Pintura de São Vicente Ferrer adquirida quando de uma das viagens de Padre Frederico Nierhoff à Europa.

Depois da devoção a Nossa Senhora da Penha, um dos santos mais cultuados em Crato é São Vicente Ferrer. Por isso, é interessante relembrar um fato que teria ocorrido, no final do século 19, relacionado com a estátua desse santo, venerada na Igreja-Matriz da Paróquia do mesmo nome, na cidade de Crato.
Devemos a preservação da memória desse acontecimento a Irineu Pinheiro, cfe. vê-se no livro O Cariri, por ele escrito e editado em Fortaleza (CE) em 1950, página 270. Consta lá:


“É muito antigo o culto a São Vicente Ferrer, no Crato. Em 1788, já havia, ali, um oratório dedicado ao grande taumaturgo espanhol (…) Em 29 de dezembro de 1801, como se pode ver no primeiro cartório do Crato, doou Dona Luiza Joana Bezerra, viúva do capitão Sebastião de Carvalho Andrade, mãe do Padre Pedro Ribeiro da Silva, iniciador da capela de Juazeiro, terras próximas do Crato”, junto à falda da Serra Grande (Araripe) para o patrimônio de “uma capela de pedra e cal” que ela, a doadora, se comprometia a erigir em honra do Senhor São Vicente, com o fim de “beneficiar a alma de seu marido e em favor do bem espiritual de sua pessoa e de outros “pertencentes”.
(Esclarecemos que Luiza Joana Bezerra era a filha mais velha do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, este o construtor da capelinha de Nossa Senhora das Dores, na Fazenda Tabuleiro Grande, origem da cidade de Juazeiro do Norte).

Vamos à página 271, do livro citado.
“No paroquiado do Padre Antônio Fernandes da Silva (1883 a 1892), trouxeram ao Crato, desde a derradeira estação da Estrada de Ferro de Baturité, numa distância de dezenas de léguas, a atual estátua de São Vicente Ferrer, substituta da primitiva, que era pequena. Carregaram-na através dos sertões, num caixão, em ombros de homens, à frente destes o Padre Felix de Moura (…)
“Em menino, ouvi dizer que da povoação de Juazeiro, penúltima etapa da viagem, até o Crato, viu-se no céu uma estrela a acompanhar a imagem, nos treze quilômetros que medeiam entre as duas localidades caririenses. Era a lenda que ia se formando em torno do Santo, pensava eu. Mas, depois, verifiquei haver algo de verdade na versão do povo. Uma vez, em Juazeiro, a passeio visitei a boa velhinha Teresa do Padre Cícero, assim chamada por ter sido criada em casa do famoso sacerdote, considerada pessoa da família por sua bondade e dedicação, e ela, no correr da conversação, disse-me quase textualmente:
“Dormiu aqui, em Juazeiro, na capela, o caixão em que veio São Vicente. Sinhozinho (era assim que ela tratava o Padre Cícero), Sinhozinho e o Padre Felix convidaram o povo para levá-lo ao Crato, na madrugada seguinte. Bem cedo, inda escuro, postei-me na Rua Grande, onde morava e moro hoje, num terreno vago, do lado nascente, e aguardei a passagem do préstito. Ao aproximar-se o caixão, ao lado os dois padres, vi sair entre a igreja e a casa que lhe ficava mais próxima, uma luz muito brilhante que voou rápida em busca do santo. Não pretendia eu ir ao Crato, mas, em vista do prodígio, corri até minha casa, pus, às pressas, um chale à cabeça e incorporei-me no cortejo que era numeroso”.
E conclui Irineu Pinheiro:
“Estimaram-na todos que conheceram à velhinha Teresa, morta há alguns anos nonagenária, sempre tida por absolutamente fidedigna”.
(Até aqui transcrição do que escreveu o historiador Irineu Pinheiro).

Que a luz de São Vicente Ferrer continue a brilhar neste vale do Cariri, de modo especial na cidade de Crato, onde ele é particularmente venerado.


Ao lado, numa foto feita por Dihelson Mendonça, a igreja dedicada a São Vicente Ferrer na cidade de Crato. Em 2010 este templo foi elevado à condição de Santuário Eucarístico Diocesano. Entretanto a imagem de São Vicente Ferrer continua sendo ali venerada, dando continuidade a 222 anos desta tradição mantida pela população católica de Crato.

Postado por Armando Rafael

SALDÃO DO FIM DE SEMANA - Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes



Sete pessoas foram mortas neste final de semana no cariri em decorrência da violência do transito - Três em Crato.

Cynthia Mendonça Pereira, 32 anos, que morava na Rua Macário Vieira de Brito, Bairro Vilalta e Roberto Lense Carvalho Feijó, 50 anos, também residente em Crato morreram, por volta das 02h30min, deste sábado (22), nas imediações da Global, quilometro 09 da rodovia estadual CE 292, também chamada de Avenida Thomas Osterne de Alencar, no bairro Vilalta, em Crato.

O casal transitava em uma motoneta Honda Biz, de cor vermelha placa HXD 4173 de Crato em uma Rua Transversal que dar acesso a Avenida Thomas Osterne de Alencar quando foi colhido por um Fiat Siena, de placa NQY 2678, guiado pelo mecânico José Mairton Peixoto Junior, residente na Rua Maurício Almeida, 66, no bairro Zacarias Gonçalves, em Crato que trafegava no sentido Juazeiro – Crato. Cinco minutos depois na Avenida Padre Cícero, sob o viaduto no bairro Muriti, um homem que não portava documentos foi atropelado e morto por um também Fiat Siena, sendo este de cor prata e placa NUW 0205 dirigido pelo gerente de vendas, José Patrício Ribeiro, 28 anos, residente a Rua Francília Tidinha, no conjunto Santa Luzia, Bairro Pinto Madeira, em Crato.

O corpo do mesmo encontra-se no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro a espera de familiares para fazer a identificação. O motorista do veiculo atropelador apresentou espontaneamente na DP de Juazeiro onde foi ouvido em seguida liberado.

NOVA OLINDA - CEARÁ:

Colisão entre moto e automóvel matou homem de 39 anos CE 292.

A vítima foi Luiz Carlos do Nascimento, de 39 anos. O fato ocorreu por volta das 21h30min de sexta-feira (21) no Sítio Olho D´água, na zona rural de Nova Olinda. Ele trafegava pela rodovia estadual CE 292, que liga os municípios de Crato e Nova Olinda em sua a motocicleta quando foi colhido por um automóvel não identificado, morrendo no local. O corpo foi levado para necropsia no PEFOCE em Juazeiro. A polícia militar esteve no local do acidente adotando os procedimentos de sua competência.

MAURITI – CEARÁ:

Acidente de transito envolvendo moto e carroça deixa duas pessoas mortas.

Ontem, por volta das 19h00, na CE que liga a BR 116 a Cidade de Mauriti/CE, foram vítimas fatais de Acidente de Trânsito Francisco Rodrigues Soares, 58 anos casado, carroceiro, residente no Sítio Massapê, município de Mauriti/CE e José Thiago Alves Furtado, 24 anos, solteiro, agricultor, , residente no Sítio Barro Vermelho, município de Mauriti/CE.

O acidente ocorreu após uma carroça de tração animal que era ocupada por Francisco Rodrigues Soares, ser atingida frontalmente por uma Motocicleta YBR de cor vermelha e placa MYL-9176, que era ocupada por José Thiago Alves Furtado, os quais faleceram no local. Policiais do Destacamento PM da Cidade de Mauriti/CE, na CP-2403, composto pelos soldados Amaro e Gildécio, compareceram ao local e tomaram todas as medidas de sua competência.

BARBALHA – CEARÁ:

Adolescente de 16 anos morre em colisão de motocicleta com D-20

O fato aconteceu na noite deste domingo (23), no sítio Tabocas, zona rural de Barbalha. O adolescente Cicero Vitor de Sá Costa, 16 anos, morador da área, se conduzia em uma motocicleta quando colidiu com um veiculo D-20. Ele ainda foi socorrido pelo motorista do carro vindo a morrer a caminho do hospital Santo Antonio para onde foi levado o corpo e posteriormente trasladado para o Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri do cariri em Juazeiro.

Colisão entre moto e Topic deixa duas pessoas feridas.
Dois jovens deram entradas por volta das 07 horas de sábado (22), no Hospital Santo Antônio de Barbalha vítimas de uma colisão envolvendo uma topic e uma motocicleta. De acordo com a polícia rodoviária estadual, Joseval das Neves Masques, 29 anos e Lindimar da Silva, 22, residentes no bairro Malvinas em Barbalha trafegavam em uma motocicleta quando colidiram com um veiculo Fiat Ducato, tipo Topic, fato ocorrido na CE 292 entre Juazeiro e Barbalha. As vítimas encontram-se internadas, mas não corre risco de morte.

MISSÃO VELHA – CEARÁ:

Quatro pessoas foram vítimas de tentativas de homicídios na zona rural de Missão Velha.

Sábado (23), por volta das 21h30min, no bar da Ilda, localizado no Sítio Passagem de Pedra, zona rural de Missão Velha, Francisco Ileci Barbosa, 43 anos, residente no mesmo endereço e proprietário do estabelecimento comercial, após discussão banal, lesionou com uma garrafada na cabeça Luis Carlos Nascimento Silva, 23 anos, residente no Sítio carnaúba dos Vasques, zona rural de Missão Velha-CE. De acordo com a polícia, este, ainda lesionado, sacou de um revólver e efetuou dois disparos contra seu algoz, sem atingi-lo, fugindo logo em seguida em uma motocicleta de características não repassadas, conduzida por Francisco Teixeira Ribeiro, 24 anos, residente no Sítio Carnaúba dos Vasques, Missão Velha-CE, os quais seguiram em direção à cidade, todavia, abordaram um veículo Corsa Sedan, de cor vermelha, de placas MNC 4122-CE, conduzido por Rafael Pereira de Sousa, 19 anos, residente no Sítio Carnaúba dos Vasques, Missão Velha-CE, que o socorreu ao Hospital Santo Antonio em Missão Velha.

A CP 2581, comandada pelo cabo PM Ari compareceu ao local, e após realizar diligências, conseguiu abordar o acusado, juntamente com Francisco Teixeira e Rafael Pereira, próximo ao referido Hospital Ao procederem buscas no interior do veículo os militares encontraram um revólver, de marca Taurus, calibre 38, de nº. 88711, capacidade para seis cartuchos, contendo dois cartuchos deflagrados. Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil daquela cidade, onde aguardam a realização dos devidos procedimentos. Já ontem, por volta das 20h30, Raimundo Coelho de Sousa, 38 anos, residente no Sítio Santa Tereza, zona rural de Missão Velha; seu irmão Antônio Coelho de Sousa, e seu amigo José Ilson Dantas da Silva, 32 anos, residente no Sítio Santa Rosa, em Missão Velha/CE, seguiam para participarem de um evento festivo em louvor a São Sebastião, no Sítio Gameleira zona rural daquele município, a bordo do veículo VW Gol, vermelho, placa HXP-5470/PE, quando, ao chegarem nos limites da localidade, foram interceptados por dois homens não identificados que trafegavam em um veículo VW Gol, prata, placa não anotada, os quais efetuaram vários disparos de arma de fogo contra Raimundo Coelho e seu amigo José Ilson.

O irmão da primeira vítima, Antônio Coelho, escapou ileso e socorreu os seus companheiros até o Hospital são Vicente de Paulo em Barbalha/CE, onde foram submetidos a cirurgia para extração dos projéteis. A polícia foi informada no hospital que o estado de saúde de Raimundo José é considerado grave. A polícia militar diligenciou em torno do fato, mas êxito nas prisões dos acusados.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Bandidos roubam R$ 7.000,00 de construtora

Neste sábado, por volta das 13h00min, no cruzamento das ruas Francisco do Nascimento com Francília Maria Lopes, nas proximidades do condomínio da Caixa Econômica Federal, bairro Betolândia, em Juazeiro, 02(dois) homens não identificados em uma moto FAN, de cor preta, placa não anotada, ambos de capacete de cor preta, mediante ameaça de um revolver, abordaram Cicero A. Silva, 37 anos, residente no bairro Jardim Gonzaga, o qual é responsável pela construção das referidas casas.

A polícia apurou que a vítima se encontrava portando a quantia de R$ 7.000,00 (sete mil reais) em espécie, que seria usado no pagamento aos funcionários, quando os marginais adentraram a construção praticando o rouba para em seguida tomaram rumo sentido Aeroporto. A polícia militar de Juazeiro se encontra em diligências no intuito de prender os eventuais suspeitos, bem como orientou a vítima comparecer a 20ª DRPC para noticiar o fato.

SABOEIRO – CEARÁ:

Agricultor mata criança de 08 anos e outras três pessoas quando dirigia embriagado.

Um acidente de transito ocorrido por volta das 20h30min, deste domingo (23), no Distrito de Flamengo, 43 KM da sede de Saboeiro /CE, matou uma criança de 08 anos e outras três pessoas. De acordo com o boletim da polícia enviado imprensa, o agricultor e crediarista, Cícero Noberto Rodrigues Teixeira, 32 anos, casado, apresentado indícios de estar embriagado, conduzia seu veículo GOL, cor branca, de placa HVH 1514, quando veio atropelar quatro pessoas, vindo uma delas a falecer.

O garoto de 08 anos, Francisco Wanderson de Souza, foi a vítima fatal. O mesmo ainda veio a ser socorrido para o hospital de Acopiara - CE, mas não resistiu e veio a óbito. As outras vitimas foram Cícera da Conceição Silva, 30 anos, que quebrou o braço, e teve algumas escoriações; Antonia Edione de Souza, 28 anos, solteira, agricultora, sofreu forte pancada nas pernas e o bebe de 1 ano e 7 meses , Luiz Fernandes De Souza, que teve a perna esquerda quebrada.

Aposentada encontrada no interior de sua residência no Alto da Penha, em Crato.

Na Rua Cego Aderaldo, número 09, no bairro Alto da Penha, em Crato, a aposentada de 65 anos, Maria José da Conceição foi encontrada por familiares morte na manhã deste domingo. Ela residia no local. A viatura do Ronda do Quarteirão da área compareceu ao local adotando os procedimentos de sua competência. Segundo a polícia militar, a vítima teve morte natural e teve o corpo liberado para sepultamento.

Crediarista preso acusado de corrupção ativa – Ele teria oferecido R$ 10,00 a polícia após ter sido flagrado dirigindo pela contra mão.

A prisão aconteceu nas imediações da construção do novo presídio público do Crato, no Bairro Barro Branco, por volta das 16h40 min de sábado (22). De acordo com a polícia, o crediarista Cristiano de Santos Pereira, 22 anos, casado, residente no Sítio Serra da Mãozinho, zona rural de Missão Velha, se conduzia pela contra mão na Avenida Padre Cícero, imediações do antigo campo da Sulcepa, no bairro Muriti em Crato numa motocicleta de cor preta, placa HXL 7386 quando foi abordado pela equipe de militares da RD 1237 - soldados Junior, Sandra e Terceiro, que segundo a polícia ofereceu a quantia de R$ 10,00 aos militares para não ser preso.

Os policiais deram voz de prisão ao acusado que foi levado a delegacia regional de polícia civil do Crato onde foi autuado em flagrante delito por crime de corrupção ativa.

OURICURI - PERNAMBUCO:

Na rodovia PE-630 motociclista morre após perder o controle de direção da moto e colidir com um muro.

O acidente aconteceu por volta das 06h30min de sábado (22/01/11), próximo ao Sítio Suçuarana, na Rodovia PE-630, altura do município de Ouricuri – PE. Eudivan Coelho da Paz, 20 anos, que residia na Vila São Pedro em Trindade – PE trafegava conduzindo a motocicleta Honda Bros, placa NXZ-0132 e ao tentar realizar uma curva perigosa perdeu o controle e colidiu com um muro de uma fabrica de gesso no acostamento da rodovia. Ele não resistiu e teve morte de imediato, sendo o corpo removido para o Hospital Municipal de Trindade – PE. O fato foi registrado na DPC da 205ª Circunscrição. (BO nº 0022/11)

Arrombamento a estabelecimento comercial
Por volta das 12h40min de sexta-feira (22/01/11) a GT-02 da PM foi solicitado pela vítima José Rosado Neto, informando que o seu estabelecimento comercial localizado na Praça Padre Francisco Pero da Silva no centro de Ouricuri – PE estava sendo arrombado. Chegando ao local os policiais encontraram uma advogada acompanhada de alguns homens retirando matérias pertencentes à Prefeitura de Ouricuri que estava guardado no referido imóvel do solicitante. Segundo a advogada o prédio é alugado a Prefeitura Municipal, mas segundo a vítima há vários meses não recebe o aluguel do referido prédio e que o caso já se encontra em juízo. A ocorrência foi encaminhada a DPC local pára adoção das medidas cabíveis. (BO nº 0040/11)

Homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma de fogo

O fato ocorreu por volta das 02h55min de domingo (23/01/11) no Bar da Tia, Sítio Caracuí na zona rural de Ouricuri – PE. A GT-01 do 7º BPM foi solicitada pela vítima Jair Correia Lopes, estudante, solteiro, 24 anos, que relatou que havia sido ameaçado de morte por Francisco Orécio da Silva, 34 anos, ambos residentes na Capela de São Braz em Ouricuri – PE.

Chegando ao local os policiais localizou o acusado conduzindo a motoneta Honda POP-100, placa KGA-3138, que ao ser abordado foi constatado que o mesmo portava um revólver marca Taurus, cal. 38 mm, municiado com 04 (quatro) munições intactas. O acusado foi preso e conduzido a DPC local, por ameaça e porte ilegal de arma de fogo. (BO nº 0000/11)

Colisão de veículo com bicicleta deixa dois feridos na rodovia estadual PE-604

O acidente aconteceu por volta das 19h00min de domingo (23/01/11) na Avenida Fernando Bezerra em frente ao Carneiro na Brasa, Rodovia PE-604, centro de Ouricuri – PE. Segundo relato do motorista José Raimundo da Silva, o mesmo trafegava conduzindo o veículo Ford F-1000, placas HTX-1956, quando foi surpreendido por uma bicicleta que cruzou a frente do carro ocasionando a colisão.

No acidente os ocupantes da bicicleta, Francisco Willian e Maria Delmondes da Silva, 25 anos, ficaram feridos e foram socorridos para o HRFB em Ouricuri – PE, onde ficaram internados sob observação médica. (BO nº 0049/11)

Três pessoas ficam feridas em capotamento de veiculo na PE-545

Um capotamento de veículo vitimou três pessoas com lesões corporais. O acidente aconteceu por volta das 17h00min de domingo (23/01/11) na Rodovia PE-545, altura do município de Ouricuri – PE. O condutor do veículo Fiat Uno de cor prata, placas HWL-2835, que trafegava no sentido Bodocó/Ouricuri quando ao tentar ultrapassar uma moto, perdeu o controle e capotou por várias vezes.

No acidente as vítimas Manoel Jonas Mariano da Silva, 19 anos, condutor do veículo, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri – PE e as adolescentes nas iniciais APSO, 16 anos, residente na Rua Santa Luzia em Bodocó – PE e LTG, 17 anos, residente na COHAB II de Bodocó – PE, sofreram ferimentos leves e foram socorridos para o HRFB em Ouricuri – PE. O condutor do veículo foi conduzido a DPC local por não possuir CNH ou PPD. (BO nº 0048/11)

EXU - PERNAMBUCO:

Mercadorias são furtadas de caminhão auto carga

Ontem, por volta das 15h00min de domingo (23/01/11) compareceu a Sede da 3ª CPM de Exu – PE, Maria Lúcia Bento de Alencar, 54 anos, se queixando que teria estacionado um caminhão carregado de mercadorias em frente ao estabelecimento, Casa Clube Asa Branca, localizado na Rua Projetada no Bairro Gonzagão em Exu – PE, na manhã seguinte verificou que ladrões haviam arrombado a lona de proteção e furtado do caminhão 07 (sete) caixas de cachaça Ypioca e 07 (sete) fardos de refrigerante Cajuína de dois litros. Que após diligência a PM conseguiu recuperar parte da mercadoria e identificar dois suspeitos da autoria do furto. Ficando o fato registrado na DPC local a fim de serem tomadas as providências cabíveis. (BO nº 0019/11).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Combate às abelhas na Torre do Santuário - Por Roseane P. M. Oliveira

Aconteceu em Crato no dia 14 de janeiro de 2011 a operação do Corpo de Bombeiros para remoção de uma colmeia, no topo da torre do Santuário Eucarístico Diocesano (antiga Paróquia de S. Vicente Ferrer). Deslocaram-se até o local as guarnições de Crato e Juazeiro com suas respectivas viaturas. Acredita-se que a colmeia se encontrava, no local, há algumas décadas, ou seja, aproximadamente quarenta anos.

A operação foi realizada a noite, com a Igreja praticamente fechada e a rede elétrica devidamente desligada, levando-se em conta a movimentação de pessoas durante o dia, o que seria arriscado. Devido à dificuldade de locomoção na escadaria da torre, o acesso até o topo exigiu muita destreza dos bombeiros que, apesar do cansaço aparente ficaram durante horas combatendo as abelhas. No dia seguinte foi constatado que algumas abelhas ainda se encontravam alojadas e após uma semana, os bombeiros foram novamente solicitados a comparecerem até o local para concluírem a operação com êxito.

Roseane P. M. Oliveira

CRATO - Notícias do Dia 24 de janeiro de 2011


Empresa terá apoio da prefeitura para ampliação e geração de novos empregos no Crato

Mais empregos serão gerados em Crato, com a ampliação da EMBACEL, empresa de embalagens que atua no município, dando suporte a Indústria de Calçados Grendene. A reunião com vereadores do Crato e o poder executivo, além de empresários do grupo Grendene, foi realizada na manhã do dia 21, no gabinete do prefeito, para debater os detalhes do projeto de ampliação. Atualmente, a empresa está instalada no bairro Muriti, com cerca de 60 funcionários e, depois da ampliação, terá o seu quadro de funcionários duplicado.

Serão mais 60 empregos gerados, podendo chegar a cerca de 250. O gerente de Controladoria da Grendene, Emílio Morais, esteve na reunião e destacou o importante apoio do poder executivo e legislativo. Ele destaca a presença da Grendene no Crato, uma das maiores produtoras de calçados na América Latina. Atualmente, a fabricação de embalagens em Crato não vem suprindo a necessidade da Grendene, em virtude da ampliação do mercado, por isso a exigência para ampliação da fábrica. A empresa Embacel tem seis filiais no Brasil e exterior. A área que a empresa ocupa atualmente no Muriti é de 7 mil metros quadrados, e com a doação de terreno da prefeitura passará a ter 40 mil metros quadrados. A empresa terá sua área duplicada, com a construção de novos galpões.

O prefeito Samuel Araripe, destaca os investimentos que o Crato vem tendo nos últimos anos, gerando desenvolvimento para a cidade. Conforme o chefe do executivo, foram instaladas no Crato nos últimos seis anos cerca de 400 empresas.

Crato lança plano integrado de combate à dengue

Lançado, na manhã do dia 21, no Teatro Municipal Alexandre Arraes Saraiva, o Plano Integrado de Combate à Dengue no município do Crato. Um encontro com os profissionais de saúde que fazem a atenção básica do município, setor de Endemias, Programa de Saúde da Família e a Epidemiologia, foi promovido no intuito de fortalecer as metas de combate à dengue. O secretário de Saúde do Município, Cícero França, abriu o evento, destacando a importância da proximidade dos profissionais de saúde com a comunidade, no intuito de garantir ações efetivas para a redução da infestação do mosquito, e o município saia da situação de alto risco de infestação.

O secretário destacou o pedido do prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, de, nos próximos dois anos, mudar o perfil da saúde no município, com ações de humanização, fortalecendo ainda mais toda a estrutura de trabalho criada no atual governo. Os coordenadores dos setores de Endemias, Atenção Básica, Epidemiologia e do PSF apresentaram um perfil da dengue no ano de 2010. A partir desses dados, foi traçado o plano de ação para a cidade este ano.

Prefeitura do Crato e Defesa Civil monitoram áreas de risco no município

O prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, através da Secretaria de Infraestrutura, está monitorando as áreas de risco do município, devido as recentes chuvas. O Secretário José Muniz, juntamente com a assistente social Rita Damasceno, e o capitão do Corpo de Bombeiro, Francisco Sobrinho, da Defesa Civil, já fizeram visitas nos bairros Gisélia Pinheiro (Batateira), Muriti, Alto Penha, Pinto Madeira, Centro e Seminário. Segundo o secretário José Muniz, a Seinfra estará monitorando as áreas, visando dar assistências às famílias prejudicadas pelas chuvas, com intervenções que possam amenizar e resolver os principais problemas. Ele lembra que as pessoas afetadas podem acionar a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou ligar para Seinfra nos fones: 8125.3705 ou 3521 9400, ramal 217.

Todo esse trabalho tem a parceria da Secretaria de Assistência Social, através da Secretária Liduína Alves. O prefeito municipal, Samuel Araripe, já assinou o contrato de R$ 600 mil em construções cobertas em quadras esportivas nos bairros Seminário (Conjunto Vitória Nossa), Pantanal e Mutirão. Inclui também a construção de uma quadra esportiva no distrito Malhada e R$ 6 milhões de pavimentação em pedra tosca, contemplando as sedes e distritos do município cratense, com previsão para primeiro semestres de 2011. Esses projetos estão sendo executados por meio da Secretaria de Infraestrutura do Crato

Governo do Crato abre inscrições para o Projovem Adolescente 2011

Foram iniciadas no último dia 19, indo até o próximo dia 28, as inscrições do Programa ProJovem Adolescente para a juventude na cidade do Crato, para jovens de 15 a 17 anos. O ProJovem é um Programa do Governo Federal regido pelo Governo do Crato e assistido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o objetivo de assegurar direitos para gerar oportunidades aos jovens cratenses. As inscrições serão realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos bairros: Seminário, Vila Alta, Muriti, Batateira e Alto da Penha nos horários de 8 às 16 horas. OBS: Neste mês de janeiro de 2011 a Secretaria Da Assistência Social estará com tendas montadas para a realização de inscrições, nos seguintes bairros, dias e horários:

Dias 24 e 25 – No bairro Muriti nas localidades de Barro Branco e Petrobrás, nos horários 8 às 16 horas
Dias 25 e 26 – No Polo de Atendimento Edvardo Ribeiro da Silva no distrito da Ponta da Serra, nos horários de 8 às 16 horas
Dias 26 e 27 – No bairro Seminário na Praça Dona Ceicinha, nos horários de 8 às 16 horas
Dias 27 e 28 – No distrito de Dom Quintino, nos horários de 8 às 16 horas.

A documentação necessária para a inscrição é carteira de identidade, comprovante de residência e o número de inscrição social -NIS - do Bolsa Familia. A Prefeito do Crato, Samuel Araripe chama os jovens cratenses para essa oportunidade de crescimento, Inclusão social, aprendizado e abertura de novos horizontes.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CRATO - Notícias do Dia 25 de janeiro de 2011



Presidente da SAAEC, Dr. Procópio, viaja à Brasília para reivindicar verbas para o Canal do Rio Grangeiro

O presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), Procópio da Silveira, estará participando de reunião no Ministério das Cidades e Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, em Brasília, durante o dia de hoje. O objetivo da viagem é tratar da problemática do Canal do Rio Granjeiro. O presidente da SAAEC irá solicitar ao poder público federal a liberação de verbas para a recuperação do canal. Ontem pela manhã, o engenheiro Procópio da Silveira percorreu toda a área do canal como forma de ter uma visão panorâmica do local. “Vamos apresentar as reivindicações e mostrar a situação do Canal e o que precisa para as obras”, disse o presidente da SAAEC. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, desde que assumiu a prefeitura da cidade, que vem reivindicando junto ao governo federal melhorias para o local. Um projeto, no valor de R$ 22 milhões foi presentado pelo gestor municipal, no intuito de garantir uma obra para resolver a situação do canal. Até o momento, segundo Procópio, mesmo com as primeiras chuvas no município, não houve maiores problemas referentes às cheias causadas.

Secretaria de Cultura apóia Romaria da Baixa Rasa, que acontece hoje, dia 25

Acontece durante o dia de hoje (25/01), na Serra do Araripe, mais uma tradicional Festa da Baixa Rasa, reunindo centenas de fiéis, que todos os anos se reúnem para cumprir o ritual de cortejo ao local onde se encontra a Cruz do da Baixa Rasa, local em que foi encontrado morto um vaqueiro. Segundo dados históricos, esse fato foi registrado em 1877. Cerca de 400 vaqueiros participaram do cortejo e, ao meio-dia, é celebrada missa no local. A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato dará apoio ao evento, com os grupos de tradição popular. A festa, segundo a Secretária, Danielle, é um misto de reverência e fé dos vaqueiros. “A cada ano essa festa tem crescido e devemos aproveitar mais para promover o turismo, já que tem despertado o interesse”, afirma. Ela lembra da parceria com os órgãos ambientais, no intuito de manter a área preservada e da proibição de carros de som na área. “A gente tem que primar pela tradição, lidar mais com aparte histórica e cultural”, enfatiza.

Previstas 300 vagas para concurso no Crato

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, ampliou o número de vagas para o concurso público a ser realizado no município, no intuito de suprir vagas na administração pública. De 160 vagas foi encaminhado projeto ao legislativo municipal ampliando para 300 vagas. Até o final da administração, o prefeito poderá convocar mais 400 candidatos classificáveis no concurso que deverá acontecer ainda este semestre, a depender da aprovação da Câmara Municipal. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destaca a importância de se verificar o orçamento do município, para que essas vagas sejam ofertadas com tranquilidade para não afetar o orçamento. Ele acrescenta que o intuito é possibilitar um equilíbrio nas finanças e, ao mesmo tempo, atender as necessidades prioritárias da administração do município.

Empresa terá apoio da prefeitura para ampliação e geração de novos empregos no Crato

Mais empregos serão gerados em Crato, com a ampliação da EMBACEL, empresa de embalagens que atua no município, dando suporte a Indústria de Calçados Grendene. A reunião com vereadores do Crato e o poder executivo, além de empresários do grupo Grendene, foi realizada na manhã do dia 21, no gabinete do prefeito, para debater os detalhes do projeto de ampliação. Atualmente, a empresa está instalada no bairro Muriti, com cerca de 60 funcionários e, depois da ampliação, terá o seu quadro de funcionários duplicado.

Serão mais 60 empregos gerados, podendo chegar a cerca de 250. O gerente de Controladoria da Grendene, Emílio Morais, esteve na reunião e destacou o importante apoio do poder executivo e legislativo. Ele destaca a presença da Grendene no Crato, uma das maiores produtoras de calçados na América Latina. Atualmente, a fabricação de embalagens em Crato não vem suprindo a necessidade da Grendene, em virtude da ampliação do mercado, por isso a exigência para ampliação da fábrica. A empresa Embacel tem seis filiais no Brasil e exterior. A área que a empresa ocupa atualmente no Muriti é de 7 mil metros quadrados, e com a doação de terreno da prefeitura passará a ter 40 mil metros quadrados. A empresa terá sua área duplicada, com a construção de novos galpões.

O prefeito Samuel Araripe, destaca os investimentos que o Crato vem tendo nos últimos anos, gerando desenvolvimento para a cidade. Conforme o chefe do executivo, foram instaladas no Crato nos últimos seis anos cerca de 400 empresas.

Crato lança plano integrado de combate à dengue

Lançado, na manhã do dia 21, no Teatro Municipal Alexandre Arraes Saraiva, o Plano Integrado de Combate à Dengue no município do Crato. Um encontro com os profissionais de saúde que fazem a atenção básica do município, setor de Endemias, Programa de Saúde da Família e a Epidemiologia, foi promovido no intuito de fortalecer as metas de combate à dengue. O secretário de Saúde do Município, Cícero França, abriu o evento, destacando a importância da proximidade dos profissionais de saúde com a comunidade, no intuito de garantir ações efetivas para a redução da infestação do mosquito, e o município saia da situação de alto risco de infestação.

O secretário destacou o pedido do prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, de, nos próximos dois anos, mudar o perfil da saúde no município, com ações de humanização, fortalecendo ainda mais toda a estrutura de trabalho criada no atual governo. Os coordenadores dos setores de Endemias, Atenção Básica, Epidemiologia e do PSF apresentaram um perfil da dengue no ano de 2010. A partir desses dados, foi traçado o plano de ação para a cidade este ano.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30