xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 janeiro 2011

Prefeito de Juazeiro do Norte lança Camilo Santana para seu sucessor em 2012


Manuel Santana esteve na solenidade de transmissão de cargo em que o petista Joaquim Cartaxo passou o comando da Secretaria das Cidades para Camilo Santana. O prefeito de Juazeiro do Norte, Manuel Santana (PT), lançou, nesta terça-feira, 4, o nome do secretário estadual de Cidades, Camilo Santana, para candidato do partido à Prefeitura desse município. Segundo Santana, Camilo tem todas as condições de vencer, porque é da Região do Cariri, foi votado nessa cidade e conheceria os problemas da população de Juazeiro do Norte. Manuel Santana esteve nesta manhã de terça-feira na solenidade de transmissão de cargo em que o petista Joaquim Cartaxo passou o comando da Secretaria das Cidades para Camilo Santana. O ato foi realizado no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão.

Camilo Santana foi o parlamentar mais votado no pleito passado, com mais de 123 mil sufrágios. Ele já foi secretário no primeiro Governo Cid Gomes, quando ocupou a pasta do Desenvolvimento Agrário. A nova missão é tocar a pasta das Cidades, onde promete priorizar projetos voltados para o saneamento e moradia no Interior.

Páreo duro

O nome de Camilo Santana entra num rol de possíveis candidatos que promete emoções. Já manifestaram interesse em disputar os deputados federais José Arnon (PTB) e Manuel Salviano (PSDB) e o deputado federal eleito Raimundo Macedo. O ex-secretário de Justiça do Estado (Governo Lúcio Alcântara), Evânio Guedes, também disse que quer disputar a prefeitura pelo PRB.

Via Eliomar de Lima "O Povo"

Pensamentos do Dia - 05 de janeiro de 2011


"Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir."

Napoleão Bonaparte

"Haja hoje para tanto ontem"

Paulo Leminski

"Os poetas odeiam o ódio e fazem guerra à guerra."

Pablo Neruda

"Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito."

Ralph Waldo Emerson

"Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização."

Ralph Waldo Emerson

"Quando alguém se apaixona pensa em tudo, menos no que esta pensando."

Sofocleto

"Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota."

Theodore Roosevelt

AFINAL, PARA QUE SERVE RELIGIÃO? - Por Vicente Almeida


P O N D E R A Ç Õ E S:

Difícil é abordar esse tema inesgotável, sem ser condescendente com uns e deselegante com outros. Desculpem-me a sinceridade. Mas estou apenas ponderando.

Deus é a divindade que tudo criou e a tudo preside no universo. Possui milhares de nomes. Contudo, não importando o nome que lhe seja atribuído, nem a forma como é adorado. Continuará sendo o Princípio e o Fim, o Alfa e o Ômega, e cada um o encontrará segundo a sua crença. Ele entende perfeitamente nossas limitações.

A nossa parte inteligente, que subsiste a morte do corpo, recebe na nossa linguagem, várias denominações, inclusive alma ou espírito, segundo a crença de cada um. Qualquer que seja o nome atribuído, não mudará sua natureza nem sua finalidade.

Em Qualquer religião todos falam sobre o mesmo Deus, e todos são unânimes na crença de que nossos espíritos ou almas subsistem a morte do corpo. O problema é que cada uma, sem autorização do Criador, cria lugares definidos como céu e inferno, sendo um destes o destino eterno de seus seguidores, conforme a conduta vivida em menos de um século. Elas costumam impor uma lavagem cerebral por meio de conceitos místicos, sobrenaturais.

Cada pessoa, segundo sua fé, conhecimentos e até conveniências, adota a melhor forma de conversar com Deus. A esta opção, damos o nome de religião.

Fácil de ser induzido, o ser humano freqüentemente muda de religião. Quando ele faz isto por indução, é por que não compreende a divindade, e na religião que venha a adotar, normalmente estará buscando valores materiais e não dons espirituais. O ideal seria permanecer na religião de origem procurando entender seus princípios filosóficos. É importante observar que as religiões têm os mesmos vícios da política: Quem está do outro lado, é sempre oposição e estará sempre errado se não mudar.

As religiões cometem graves falhas, ao fugirem da sua finalidade principal que deveria ser o aperfeiçoamento moral de seus seguidores. Estão preocupados mesmo é com o volume do vil metal. E fugindo da sua finalidade, desvirtuam o conhecimento. Assim, a filosofia preconizada sofre acréscimo de informações irreais e incompatíveis com os princípios morais, ensinados por Cristo.

o espiritismo, ou espiritualismo que muitos temem e até combatem por desconhecimento, não é uma religião. A religião divide as pessoas, o espiritismo une. O Espiritismo veio para esclarecer dúvidas que pendiam sobre a origem e a destinação do ser humano, bem como, os caminhos que o conduzissem à evolução. A sua filosofia é direcionada para o estudo mais profundo do ser inteligente, pensante, suas potencialidades, e as razões da sua existência. É também, o estudo da verdadeira natureza de Deus, em sua pureza, unicidade, onipotência, onipresença e misericórdia ilimitada, infinita. O Espiritismo Não possui templos, não faz prosélitos, não impõe qualquer condição aos freqüentadores das reuniões, não cobra quaisquer taxas, não estabelece normas artificiais.

As religiões antigas costumavam transformar Deus em um ser humano cheio de erros e maldades. Na antiguidade, o homem, era analfabeto, dedicado a agricultura, a criação animal e a guerra. Naquele tempo, prevalecia apenas, a lei do mais forte que Invadia, matava, dominava e escravizava o povo, além de se apossar de suas terras e seus bens. Segundo eles: ordenado por Deus que assim premiava a uns e desprezava a outros.

Para os seguidores de um Deus único, regras rígidas eram estabelecidas, e a Ele atribuídas como única forma de fazer com que aquele povo nômade, obedecesse a seus lideres religiosos. Ao atribuir a Deus essas regras, não percebiam que estavam transformando-o em um ser vingativo e prepotente.

Sendo Jesus Cristo seu enviado, não poderia mudar as regras estabelecidas por Ele. Ora, se mudou e deu novo sentido à vida, compreende-se que essas regras, eram apenas preceitos humanos, segundo a cultura, a compreensão e as crenças de cada povo sobre a divindade.

A partir da chegada de Jesus Cristo, e através de suas pregações, ficou evidente que o Criador não era rancoroso, nem vingativo, nem parcial, nem conivente em quaisquer ações humanas.

Jesus Cristo, único mensageiro do Pai, aboliu esses preceitos antigos que não traduziam a vontade dEle e implantou a boa nova. Mas não conseguiu até hoje, evitar a proliferação de inúmeras religiões, embora no Ocidente, seja Ele o centro das atenções.

Jesus sempre dizia que o que ele fazia, nós também podíamos fazer, bastava ter fé. E era verdade: Ele não foi o primeiro a multiplicar os pães, o profeta Eliseu já havia feito isto.

Uma grande parcela do povo que se diz religiosa, fala apenas do que ouviu dizer, e aceita a informação como verdade, sem se preocupar em raciocinar, questionar, ou pesquisar a origem daquilo que comenta.

Às vezes observo uma multidão saindo das igrejas ou dos templos evangélicos e penso “Como está o coração dessa gente em relação aos ensinamentos do “É dando que se recebe”, “Faça aos outros aquilo que queres que te façam” “ama ao teu próximo como a ti mesmo”. Será que eles vão mudar sua conduta para melhor?

Outras vezes chego a pensar que o ateu, é bem mais religioso do que aquele que se diz professar uma religião. O ateu é categórico, é sincero, mas aquele que segue a religião por hábito, está muito distante de Deus, inclusive por que, poderá mudar de lado conforme o toque da trombeta.

É improvável a existência da perdição eterna, como também é improvável, a existência da perfeição sem trabalho, sem amor, e sem sofrimento. O trabalho enobrece, o amor dignifica, o sofrimento lapida. Quem conseguir entender, entenda!

O que transforma a pessoa não é a imposição da religiosidade, é o seu bom senso. A saúde, não provém desta ou daquela religião, mas, da nossa fé, da nossa sinceridade, da nossa demonstração de amor ao próximo. Quando procedemos assim, ficamos de bem com a vida e tudo melhora.

Na atualidade ainda precisamos de nos ligar a uma religião para encontrar Deus, mas, no futuro, adquiriremos tal grau de consciência, que o encontraremos em cada gota de orvalho, em cada folha, em cada criança, em cada ser vivo e principalmente dentro de nós.

Escreveu: Vicente Almeida

Renasce a discussão sobre a criação do Estado do Cariri


O Jornal do Cariri publica reportagem nesta semana, sobre a volta do debate sobre a criação do Estado do Cariri, que consiste no desmenbramento da região do restante do território cearense, tornando-a independente. A nova unidade da federação seria composta por 41 municípios, incluindo as cidades de Iguatu, Orós, Aiuaba, Saboeiro, Catarina, Acopiara, Tauá, Solonópoles e Icó. Um grupo de simpatizantes da idéia já marcou para o dia 3 de maio de 2011 - data de aniversário da proclamação da República do Cariri, ocorrida em Crato, no ano de 1817-, um ato público em defesa do movimento, que terá a participação de todas as cidades envolvidas. Nos próximos quatro meses que antecedem o evento, os organizadores vão catalogar números e dados estatísticos para justificar o que eles chamam de “glorioso ideal separatista”.


A coordenação geral da luta pela criação do Estado do Cariri é do professor e dramaturgo cratense, Cacá Araujo. Ele explicou que a idéia não é dividir o Ceará, apenas reorganizar federativamente, com a proposta de fazer com que a região tenha autonomia administrativa e política, no sentido de usufruir plenamente de suas próprias riquezas. Cacá Araujo disse também que o Ceará é um Estado que, na prática do poder central, “caracteriza-se pela apartação que vitima o Cariri, na desatenção as suas crescentes demandas culturais, econômicas e sociais, além de vergonhoso desprestígio e ou cooptação políticas de suas lideranças”.

Fonte: http://tabajara.am.br

Eric Voegelin e nós! - Por: Antonio Sávio



Muitas vezes fico pensando no impacto em nossa educação e cultura se nomes fundamentais da filosofia, da alta literatura, história, e das artes em gerais fossem ouvidos mesmo que por um espasmo. Nomes como Eric Voegelin, Mário Ferreira dos Santos, Xavier Zubire, Bernard Lornergan, Alfred Schütz, Von Mises, entre tantos outros são hoje fundamentais para a formação cultural de qualquer pessoa, além de, é claro, clássicos como Sócrates, Platão, Aristóteles etc., além da plêiade de filósofos medievais. A pergunta que cabe, portanto é a seguinte: pode alguma cultura por mais singular e valiosa que seja, ignorar tais personagens? A resposta é não! Pode qualquer sujeito que se diga minimamente “educado” (não confundir educação com informação) distorcer a realidade a tal ponto de achar que a cultura Ocidental os deve sua formação por mero “achismo”? Claro que não. A partir disso fica clara a situação que estamos. Não só caos comandado por fundamentalistas (no sentido voegeliniano) assim como remédios mortais para o que deveria ser a cura do paciente. Ao recusar encarar a realidade a solução se distancia a passos largos. Voegelin nos diz que estamos na idade das ideologias marcada profundamente pelo abandono da realidade e pela criação de uma segunda realidade, que nada mais é que a inversão de valores, o ódio à filosofia, a perda da consciência etc. Assim afirma: “O pensador ideológico cria uma linguagem para expressar não a realidade, mas sua alienação dela”. As contribuições de Voegelin, para ser mais específico são de grande valia para nós que estamos a sofrer um ataque sério do “cavalos de Tróia” inseridos em nossas universidades pagos para destruir o que deveria ser restituído em educação. Ao passo que o ambiente acadêmico mostra-se totalmente degradado, há a necessidade de inserir no “circuito intelectual” uma massa de ansiosos que não suportaram pensar que teriam que se dedicar um dia se quer ao estudo da arte que se pretende ser representante. Some-se a isso um jornalismo igualmente corrompido formado para proferir palavras fora da realidade e ideologicamente engajado na ocultação de fatos mais relevantes. A corrupção nestes moldes chega a tal ponto que chegamos onde tanto nos esforçamos: um dos países mais violentos do mundo e ao mesmo tempo com um dos piores índices educacionais. Essa fuga em massa da realidade não é privilégio nosso, de forma que ao relatar isso, Voegelin se referia a Áustria e Alemanha do seu tempo, mas, que claramente se aplica ao nosso caso: “Quando uma pessoa recusa viver na tensão para o fundamento, ou se se rebela contra o fundamento, recusando participar na realidade e, nesta linha, experienciar a sua própria realidade como homem, não é “o mundo” que é por esse meio alterado, mas é antes ela que perde o contato com a realidade e na sua própria pessoa sofre uma perda de realidade. (...) Vive então numa "realidade segunda" (realidade sem realidade)

...colocando o ego autônomo no lugar do fundamento. Os efeitos da perda da realidade são distúrbios pneumatológicos (espirituais) na ordem existencial da respectiva pessoa e, se a vida na “realidade segunda” se tornar socialmente dominante, tais distúrbios massivo da ordem social, podem tornar-se tal como nós testemunhamos”. (VOEGELIN, Eric. A consciência do fundamento. Tradução de José M. S. Rosa. p.31. Lusofonia).

Assim, fica fácil a entrada do que quer que seja em nosso meio social. Depois de todo o sistema estar drasticamente mudado, aparecem ateus militantes, comunistas, socialistas, e tantos “istas”, cada um com sua receita para humanidade numa misosofia (ódio, ou terror a realidade) sem fim. A substituição de ações reais seja por ideologias de direita ou esquerda tem acontecimentos trágicos na história e nenhum deles deixou de ser feito sem antes acontecer uma corrupção dos princípios de uma sociedade e da corrupção cultural como acontece exatamente agora. Depois que convidou o inimigo para entrar, não reclame do roubo.

Por: Antonio Sávio

Vozes do Além? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


A professora Alcina acordara de um sonho muito estranho, verificando se o quarto onde dormia estava com o estrago que vira naquele misto de realidade e fantasia. Não sabia se estava dormindo ou em vigília. Como que de repente, um clarão forte iluminara o quarto e, o chão rebentava como se do interior da terra fosse surgir uma árvore. De lá brotava uma criança de aproximadamente cinco anos. Uma linda menina, magrinha, cabecinha raspada e olhinhos castanhos muito vivos, surgira das entranhas da terra.

Quase num sussurro lhe fazia um pedido: “Socorra minha mãe. Ela mora na Rua Leandro Bezerra, N°....” Demorou a reconciliar o sono e no dia seguinte a imagem vista em sonho não lhe saia da cabeça. Recém chegada à Juazeiro, a professora Alcina vivia naquele longínquo ano de 1966, um verdadeiro conto de fadas. Casara-se com Wálder, técnico em manutenção de equipamentos elétricos e eletrônicos que trabalhava numa empresa estatal, em Juazeiro. Conforme todos afirmavam, ele era um excelente partido. Bom amigo, bom filho, tinha tudo para ser um bom marido, como de fato o foi. Para ela a felicidade que tanto sonhara, começava a ser delineada naquele ano. E se completara com a sua transferência como professora da rede pública estadual da sua pequenina cidade para Juazeiro.

Naquele dia do sonho, Alcina não se conteve e contou-o a uma colega do colégio onde lecionava. Nem sabia sequer se existia em Juazeiro uma rua com o nome de Leandro Bezerra, para ela, apenas um irmão do prefeito. Ouviu da colega a sugestão de irem ao local, tão logo terminasse o expediente daquela manhã. Alcina era uma moça muito querida na sua terra, pois se dedicava ao auxílio dos mais carentes. Encontrou naquele convite uma oportunidade de servir, além de verificar se o que tivera era sonho ou uma visão do além. Ao final do expediente, mais ou menos às onze horas da manhã, as duas mestras seguiram em direção ao Salgadinho, procurando número por número o endereço que a garota do sonho havia fornecido. Até que, após algumas tentativas encontraram o número procurado. A casa estava com portas e janelas fechadas. Ao baterem à porta, esta facilmente se abriu como se estivesse sem trancas. Palmas e gritos não obtiveram respostas.

Resolveram corajosamente entrar naquela casa. Após a sala de visita, havia um pequeno corredor e dois quartos. No primeiro, encontraram uma velhinha deitada, semi-inconsciente. Conseguiram uma ambulância no Pronto Socorro e a conduziram para o hospital, onde ela ficou internada sob cuidados médicos. No dia seguinte fizeram uma visita e a encontraram bem melhor. Contaram como havia conseguido localizá-la. Ela disse estar preocupada com o filho paralítico que vivia num quarto vizinho ao seu e estava há muitos dias sem ter quem cuidasse dele. Então retornaram à casa da velhinha para acudir ao filho. Levaram-no para o hospital e os médicos constataram que a paralisia que acometia aquele pobre rapaz poderia ser curada com uma simples intervenção cirúrgica pela equipe de ortopedia. Os esforços de Alcina impressionaram os médicos, que resolveram realizar a cirurgia por puro dever da profissão. Passados alguns dias, mãe e filho restabelecidos, Alcina e a colega foram visitá-los, já em casa.

Conversaram bastante, pois já se consideravam velhas amigas. A mulher, viúva há alguns anos, mostrou às duas benfeitoras o álbum de fotografia da família. Na primeira página estava a fotografia da menina do sonho, linda, como Alcina a vira naquela noite em seu quarto. E perguntou à mulher: “Quem é essa garota?” “Era minha filha, faleceu quando tinha cinco anos.” “Pois foi essa a menina que me apareceu em sonho! Só que os cabelos dela estavam raspados.” Completou Alcina. “É que ela faleceu de câncer. Na noite em que me sentia mal, lembrei-me que se ela estivesse viva, estaria me ajudando.” Disse a pobre mãe.

Vozes do além? Não. Com certeza, aquela mãe enferma e Alcina eram dotadas de poderes sensitivos extraordinários, que a parapsicologia explica como sendo a telepatia, um fenômeno de comunicação inconsciente entre duas mentes, mesmo sem nenhum conhecimento prévio entre elas. Enquanto pensava na filhinha morta a lhe ajudar se viva estivesse, a mensagem foi transmitida a alguém que tirasse da situação em que se encontravam ela e o filho. Por sorte o seu pensamento telepático foi captado pela professora Alcina, dotada de elevado espírito de solidariedade e preocupação com o bem-estar das pessoas que sofrem. Assim como o “coração tem razões que a própria razão desconhece”, a nossa mente tem poderes que desconhecemos. E dela nós não sabemos usar nem dez por cento da sua capacidade plena.

Por: Carlos Eduardo Esmeraldo

População do Crato reivindica Segurança - Cariri e Centro-Sul - Notícias Policiais - J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Dupla conduzida a DP sob a acusação de assalto

Na tarde de ontem, o policiamento do Ronda Quarteirão do Crato retirou de circulação uma dupla acusada de assaltos. João Paulo da Silva Mascarenhas, 22 anos, um menor foram apresentados na 19ª acusados de praticarem um roubo com a o adolescente de iniciais R.A, 15 anos. Os acusados tomaram dois aparelhos de telefonia, crime ocorrido na Avenida Tomas Osterne de Alencar no Bairro Vilalta. A RD comandada pelo soldado Luiz supervisionada pelo fiscal de policial do dia, o cabo PM Wilton conduziu os acusados para 19ª DRPC onde foram adotados os devidos procedimentos. Na DP conversamos com o bacharel Mário Gomes que falei que João Paulo da Silva Mascarenhas é possuidor de longa ficha criminal.

População reivindica segurança

Assaltos, , uso e venda de drogas, cenas de sexo e outros delitos são presenciados por populares em praça pública. Diversas pessoas dizendo terem sido vítimas de assaltos, principalmente por duplas de motoqueiros no centro Crato, na manhã desta terça-feira, procuraram a nossa reportagem para denunciarem os casos e solicitar providencia a polícia como também cobra a presença de guarda municipais em áreas da cidade como praças. Muitas das vítimas afirmaram terem sido assaltas no período noturno momento em que se encontravam esperando ônibus na Praça Francisco Sá – também chamada de Cristo Rei, aonde se por acaso a guarda municipal esteve fazendo a segurança do patrimônio publico inibiria as ações de marginais que ali praticam seus delitos. Taxistas que trabalham naquele logradouro publico alegam que a partir das 18 horas, eles têm receios de ficarem no local temendo terem vitimas de roubos, como alguns já foram. Na Praça Cristo Rei é comum à noite os cidadãos que ali transitam presenciar delinquentes usando drogas e praticando outros delitos, inclusive, sexo em via publica.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Acusado de homicídio assassinado na noite de ontem

Por volta das 22h30, de ontem (03), no cruzamento das ruas Arsênio Sobreira com Tenente José Dias, bairro Timbaúbas, em Juazeiro, dois homens não identificados, em uma moto de cor placa não anotada, efetuaram vários disparos contra, Luis Milton Da Silva, 26 anos, conhecido pela alcunha de “DIDI”, que residia na rua Arsênio Sobreira, 376, bairro Timbaúbas, o qual tinha um mandado em aberto, e respondia um Art. 121 e 331 do CP, que foi atingido com um disparo na orelha direita e dois nas costela lado direito, vindo a óbito no local. Segundo a mãe da vítima, um dos suspeitos é o homem conhecido pela alcunha de “Clessim”, residente no bairro Timbaúbas. A composição da VTR do Ronda 1225, soldados militares Felipe e Abiasaf , compareceu ao local, onde isolou a área, comparecendo ao local, o rabecão, o qual transladou o corpo para o IML de Juazeiro.

Homem alvejado com disparo de arma de fogo na face.

Ontem, por volta das 20h45min, na Rua Sebastião Régis, 623, bairro Aeroporto, em Juazeiro José Viana Teixeira, 45 anos, residente na Rua Maria das Dores, 195, bairro Aeroporto, foi alvejado à bala, na face, por ocupantes de um veículo de cor preta e placas não anotadas, os quais fugiram, após a prática do crime, tomando rumo ignorado. A RD 1227, composta militares Joel Ferreira, Andrade e Xavier, com apoio da CP 2531, FTA, composta pelo cabo Ivan e soldados Brandão, Alcântara, e Heldir , realizaram diligências, no intuito de prender os criminosos, mas sem êxito. O GSU-BM compareceu socorreu a vítima ao Hospital Tasso Jereissati

MAURITI - CEARÁ:

Jovem de 19 anos assassinado a golpes de punhal.

Um crime de morte movimentou o plantão policial desta terça-feira no município de Mauriti-CE. O jovem de 19 anos, Diego Oliveira da Silva, que morava na Rua 4 número 87, no Bairro Bela Vista, naquela c idade foi assassinado com três perfurações de punhal na região do tórax. O crime ocorreu por volta das duas horas da madrugada. A polícia militar ainda socorreu o mesmo para o hospital local, aonde já chegou morto. De acordo com informações repassadas pelo comandante da Unidade Policial de Mauriti, Sargento Francisco Inácio Santos, o corpo foi encontrado por populares. A autoria do crime ainda é desconhecida afirma a polícia. O corpo foi trasladado para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Juazeiro do Norte. A polícia judiciária abriu inquérito para apurar o homicídio.

CEDRO - CEARÁ

Dupla rouba aproximadamente R$ 12.900,00 reais de casa lotérica.

Ontem, por volta das 14h00min, no município de Cedro - Ceará dois homens desconhecidos, ambos armados, adentraram na casa lotérica localizada no centro da cidade onde anunciaram um assalto, para em seguida fugir em uma moto Honda Broz, levando a quantia de aproximadamente R$ 12.900,00 reais, tomando rumo ignorado. A ação criminosa foi toda filmada pelo sistema de câmeras, os dois estavam sem qualquer disfarce. No momento a polícia de Cedro encontra-se em diligência, no intuito de capturar os acusados.

SABOEIRO - CEARÁ

Capotamento de veiculo deixa quatro feridas.

Na madrugada desta terça-feira (04), na CE 284, nas proximidades do Matadouro Público, que fica a 02 km da entrada da cidade de Saboeiro/CE, ocorreu um acidente de trânsito. Por volta da 02h3min, o veículo, marca Chevrolet, modelo S10 cabine dupla, cor preta, ano 2010, modelo 2011, de placas NVT 8465 – GO, que estava sendo guiado pelo crediarista Vagner Peri Cantuario, solteiro, 36 anos, veio a capotar pós seu guiador perder o controle do volante. Vagner sofreu escoriações na mão direita e foi encaminhado para o hospital municipal de Saboeiro. No veículo também estavam outras três pessoas: Francisco Das Chagas Braga Costa(proprietário do veículo), amasiado, crediarista, 24 anos; Maria Benigno Braga Costa(mãe do proprietário), domestica, 47 anos, a qual veio a sofrer um corte na perna direita, sendo encaminhada para o hospital local; e Antonio Isael Dos Santos, amasiado, crediarista, 19 anos. A polícia compareceu ao loca auxiliando no socorro as vítimas e registrando a ocorrência.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

TEATRO EM FORTALEZA

Projetos para o Crato em 2011 - Prefeito concede entrevista coletiva à Imprensa


Prefeito do Crato concede entrevista coletiva à imprensa e destaca o ano de 2011 em seu governo

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, concedeu entrevista coletiva à imprensa, no final da tarde de ontem, e fez uma avaliação do seu governo em 2010, destacando a concentração de esforços para o desempenho de ações em 2011. Ele assegura que este ano, grandes obras serão realizadas no município. Há seis anos à frente da administração do município, o prefeito destacou projetos importantes que foram desenvolvidos em sua administração, no avanço de setores como a Educação, Saúde, Cultura, Ação Social e as obras de infraestrutura, com projetos de saneamento que têm sido desenvolvidos, no intuito de promover a qualidade de vida do cidadão cratense. Na ocasião, foram abordadas questões variadas, desde o esporte e o seu apoio ao time do Crato Esporte Clube, até meio ambiente e a criação de novos cargos, com a realização de concurso, que prevê a contratação imediata de 300 vagas e mais 800 para serem absorvidas de acordo com a necessidade e condições orçamentárias do governo cratense.

Samuel Araripe tratou de questões fundamentais dentro do processo de gestão administrativa, deixando claro o seu interesse de resolver os problemas relacionados a questões como o Canal do Rio Grangeiro e também o asfaltamento da estrada de Santa Fé. Disse, ainda, que a prefeitura conseguiu levantar do IPTU cerca de R$ 600 mil de receita, sendo inviável a realização de obras desta envergadura. Ao mesmo tempo, destacou que continuará lutando junto aos governos estadual e federal, no sentido de conseguir recursos para equacionar esses problemas.

Saneamento

Samuel Araripe destacou o projeto de saneamento que vem sendo desenvolvido no Crato, por meio da Coordenação da SAAEC, de substituição de 22 quilômetros de canos de amianto por PVC, no centro da cidade e nos bairros. Isso garantirá, segundo ele, água de qualidade para todos os cratenses nos próximos 50 anos. Os serviços de melhorias das ruas onde foram efetuadas substituições serão feitos nos próximos dias, a exemplo da ladeira da rua Presidente Kennedy. O prefeito ainda ressaltou que caso esses projetos não fossem desenvolvidos, o Crato poderia entrar em colapso no abastecimento nos próximos quatros anos, pela grande quantidade de água que estava sendo desperdiçada com a encanação antiga e cheia de falhas. Dentro das obras de infraestrutura também ressaltou o calçamento de 350 ruas da cidade, serviço que será efetivado nos próximos meses, dando segmento a um projeto amplo de urbanização que vem sendo desempenhado pela administração.

Educação

O prefeito do Crato destacou avanços na Educação e anunciou para os próximos dois anos, a construção de mais duas escolas com capacidade para mil alunos, cada uma, além de avanços no Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e a construção da sede própria da Secretaria. Em decorrência das dificuldades administrativas em 2010, o prefeito do Crato disse que este ano será de sucesso administrativo. Para isso, irá cobrar mais empenho do secretariado, no sentido de superar todas as dificuldades enfrentadas durante o ano que passou. Samuel Araripe tratou da nova eleição na Câmara Municipal, da chapa encabeçada pelo vereador e presidente do legislativo, Florisval Coriolano, com naturalidade, e destacou a convivência harmônica e ao mesmo tempo interdependente que deve haver entre os poderes.

Viagem à Brasília

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, disse que nos próximos dias irá a Brasília para lutar pela inclusão de projetos que venham resolver definitivamente todos os problemas relacionados ao abastecimento d’água na cidade. O chefe do executivo cratense ressaltou que hoje a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAC) é superavitária e que até o final do seu mandado fará com que uma equipe técnica avalie financeiramente a instituição, demonstrando o trabalho que foi desenvolvido em sua administração. Antes, falava-se até em privatizar a Sociedade, que era considerada extremamente problemática na cidade e que não vinha resolvendo problemas básicos.

Licitação de obras

Os novos projetos das praças centrais do Crato e da Encosta do Seminário entrarão numa nova fase. Isso ocorrerá a partir do dia 25, com o anúncio das novas empresas responsáveis pelas obras, conforme resultado da licitação. Esses projetos foram inseridos no Plano de Requalificação Urbana (PRU), elaborado durante a gestão do prefeito Samuel Araripe e que agora terão financiamento do Banco Mundial, com parceria do Governo estadual e também da prefeitura do Crato.

Novo Secretário de Saúde toma posse

Empossando, na tarde de ontem, como novo secretário de Saúde do Crato, o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura, Cícero França. Ele entra na pasta no lugar de Nizete Tavares, que por motivos particulares, pediu exoneração da pasta. Ela esteve por seis anos à frente da Saúde. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, empossou o novo secretário, que foi substituído na chefia de Gabinete pelo advogado Davi Cariri, também empossado pelo prefeito. A solenidade ocorreu no Gabinete da Prefeitura do Crato, com a presença da primeira-dama, Mônica Araripe, de jornalistas e radialistas. O prefeito destacou a importância do trabalho desenvolvido pela ex-secretária Nizete Tavares, que possibilitou uma nova estrutura para a saúde e justificou a escolha do novo secretário, por meio de critérios importantes, entre eles o bom relacionamento com os servidores da administração, e, em especial, as Agentes Comunitárias de Saúde e os Agentes de Endemias, equipes do Programa de Saúde da Família, dentre outros setores importantes na área. O novo secretário ressaltou que dará continuidade ao fortalecimento da Saúde e que esta semana estará reunindo com os diversos setores para se inteirar do encaminhamento dos trabalhos. Inicialmente, esteve com a coordenação do setor de Endemias para tratar da questão relacionada ao combate da dengue na cidade.

COMDEMA de Crato realiza sua 1ª Reunião Ordinária de 2011

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros bem como a sociedade civil para estarem presentes na 1a Reunião Ordinária do ano de 2011, que será realizada próximo dia 11, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos. Na ocasião serão debatidos temas a respeito da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa e os Problemas Causados na Floresta Nacional do Araripe e seu Entorno proferidos pela chefe da Unidade de Conservação Federal da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Maria Figueiredo Lima.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Afinal qual foi a primeira mulher? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Jornais, Rádio e Televisão apregoam que agora nós temos a primeira mulher como Presidente da República. Que nada! Somente agora é que resolvemos mostrar a cara, nos despir de nosso encardido machismo e assumir definitivamente que há muito vivemos num reino do matriarcado. O que os meios de comunicação social deveriam propagar é que agora não temos mais necessidade de usar intermediários. A maioria dos brasileiros, cansada dos “paus mandados” resolveu colocar as coisas nos seus devidos lugares.

Antes de uma mulher assumir pessoalmente pela primeira vez o cargo da Presidência da República, nós tivemos um número bastante elevado de mulheres que igualmente mandaram nesse país. Lembremo-nos de algumas daquelas senhoras que, nos últimos sessenta anos comandaram nossos destinos, quase sempre às caladas da noite: Darcy Vargas, Carmela Dutra, Sarah Kubitschek, Eloá Quadros, Maria Tereza Goulart, Iolanda Costa e Silva, Scila Médici, Dulce Figueiredo, Marly Sarney, Rosana Collor, Ruth Cardoso e Marisa Letícia. Aos respectivos maridos, a quem nós apelidávamos de Presidentes da República cabiam sempre a última palavra: “A pois tá certo, minha querida.”

A propósito desse assunto, havia na época do Regime Militar um prefeito de uma capital que além da sua própria mulher, recebia ordens da mulher do governador. Certo dia, um jornalista quis saber dele se era verdade que ele fazia tudo que a mulher do governador mandava. “É sim, se ela mandar eu faço e, antes que ela mande eu já estou fazendo.”

Agora eu acredito que assumimos de fato nossa real condição, pois uma mulher foi eleita pelo povo brasileiro como a primeira Presidenta da República. Espero que ela use a sensibilidade da qual toda mulher é possuidora para olhar pelos pobres, e reduzir ainda mais as enormes desigualdades sociais e conduzir nosso país para dias melhores ainda.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

A Poética de Wilson Bernardo...Cariri Encantado de Amores Perdidos.

ESCRITURAS DO BARRO.
O pote que se faz o todo matar a sede
E a espera de dias melhores.
Sertão!
Pote o encontro dos pergaminhos
O vale que foi o Delta.
Parnaíba!
Nilo!
Garanhuns em agrestes argilas
Barro e sumos
que faz o pote
A esperar os Invernos próximos.

Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

Foto:Açude da Serra Verde

Dr. Aglézio de Brito comenta a votação na Câmara de vereadores do Crato


Nota do Editor - Como todos já devem saber, houve uma votação recentemente na câmara de vereadores do Crato, para o biênio 2011/2012 e a oposição agora tem maioria. Segundo o prefeito Samuel Araripe, isto não representa o menor problema, porque como disse "Os 3 poderes são independentes e harmônicos entre si. O que seria se o judiciário fizesse oposição ao legislativo, ou o executivo fizesse oposiçao ao legislativo ? Segundo o prefeito, não existe essa coisa de ter uma câmara de oposição cega ao prefeito. O que importa é que os projetos de interesse do povo sejam aprovados, caso a caso. Se a câmara votar contra os interesses do povo, estará votando pela sua própria destruição, pois o povo é soberano". Portanto, o prefeito não está nem um pouco preocupado se a maioria agora vem da situação ou da oposição, até porque alguns que hoje estão na oposição, já foram da situação. O que interessa são as votações. Trago aqui um excelente comentário escrito pelo Dr. Aglézio de Brito sobre a nova composição da câmara:

"Acredito mesmo que essa arenga toda para se eleger a Mesa Diretora da Câmara Municipal tem coisa ruim por trás, apesar de se saber que Florisval Coriolando é um homem de bem, com nível superior e de mente aberta e que não se deixa levar por "orientações" de políticos mal intencionados. O que eu temo (e deve ser o temor geral da população) é que essa "união" dos 7 edis, sirva para apoiar candidato a prefeito, nas próximas eleições, que não tenha, pelo menos, o perfil de Samuel Araripe, cujo nível intelectual e administrativo somente honra o nosso Município, ao contrário de alguns que já foram e de outros que estão desejando ser Prefeitos,os quais não enxergam um palmo adiante do nariz e não têm a menor condição de representar politicamente uma cidade do quilate do Crato."

Aglézio de Brito

Dez cancelas do Metrô do Cariri serão automatizadas


MetrCA Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor vai automatizar dez cancelas em passagens de nível do Metrô do Cariri. O serviço vai permitir que a cancela seja acionada diretamente pelo maquinista. A licitação para a realização do trabalho foi concluída. O serviço deve ser realizado em um prazo de 90 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. A medida vai garantir mais segurança aos passageiros e evitar colisões entre veículos e os trens.

Seis passagens de nível localizadas em Juazeiro do Norte e por onde passa um grande fluxo de veículos vão ganhar antes do serviço de automatização cancelas instaladas pela própria Companhia. São elas: José Marrocos, São Pedro, São Paulo, Pio IX, São Bento e São Benedito. Nas passagens de nível da rua Monsenhor Esmeraldo, próxima à Estação de Juazeiro; da rua Santa Luzia, próxima à Estação de Fátima; e da rua Chiquinha Macedo, no Crato; já existem cancelas. Será realizado o serviço de automatização pela empresa contratada. A nova passagem de nível ainda está sendo definida.

O Metrô do Cariri é operado com veículos leves sobre trilhos e interliga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte ao longo de 13,6 quilômetros. O serviço opera hoje com oito estações, sendo 5 em Juazeiro e 3 no Crato São José, Muriti e Padre Cícero) e estão sendo transportadas em média 1.200 pessoas. Em 2011, será construída a Estação Escola, em Juazeiro do Norte, que ficará próxima da região de Antonio Vieira – São José. O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos.

Assessoria de imprensa do Metrofor

HISTÓRIA DO CRATO - Resumo Histórico


E
m 1998, o então prefeito Dr. Raimundo Bezerra nos encarregou de elaborar o primeiro website da cidade do Crato na Internet ( portanto essa coisa do Blog do Crato já vem de longe... ). Pois bem. Na época, fizemos pesquisas, Eu, Josane Garcia, Sérgio Ribeiro Bastos, Haoni Caiena, sob a supervisão do memorialista Huberto Cabral. Visitamos museus, acervos municipais, coleções fotográficas, enfim, o que pudemos encontrar de história para divulgar na internet, colocando o nosso Crato na rede. O Prefeito Raimundo Bezerra possuía uma visão de mundo extraordinária, e já sabia do potencial que a internet representaria, e que o Crato não poderia ficar de fora da grande rede de computadores. Assim é que 13 anos atrás, colocamos no ar o "Crato Virtual", website que divulgava o Crato na internet, contendo história, fotos, roteiros turísticos e muitas outras informações. Este é um artigo do antigo website, hoje desativado, mas que tenho uma cópia completa:


A Cidade de Crato, que festejou seu centenário em outubro de 1953, reúne um acervo histórico dos mais ricos, que remonta à fundação da vila que a antecedeu, ainda no século dezoito, mais precisamente a 21 de junho de 1764, quando o Ouvidor Vitorino Pinto Soares Barbosa assinou a criação da Vila Real do Crato, denominação dada em homenagem ao lugarejo português localizado no Alentejo. Crato, na realidade, data mesmo do século dezessete, com as "entradas" de exploradores baianos, entre 1660 e 1680, a serviço da Casa da Torre. Por volta de 1750, quando se extinguia o apostolado de Frei Carlos, chegava à região o primeiro engenho vindo de Pernambuco, e a atividade pastoril, que era a principal preocupação dos moradores do lugar, foi substituída pela cultura e o beneficiamento da cana. Aí surgia a aristocracia rural do Cariri, tendo como centro o Brejo Grande (Crato), que se estendia pelos territórios que hoje formam os Municipios de Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Farias Brito, Santana do Cariri e Milagres. Ao longo dessa sua existência de mais de dois séculos, Crato testemunhou alguns episódios da maior importância para a História do Ceará. A cidade assistiria, em 1817, a adesão dos seus mais ilustres filhos ao movimento revolucionário em Pernambuco. Na oportunidade, o então jovem subdiácono da Paróquia, Padre José Martiniano de Alencar, na hora do sermão, fez a leitura do manifesto de José Luis Mendonça, membro do Governo Provisório.

Acompanhado de seu irmão, Tristão Gonçalves, encontrou em Jardim a 5 de maio de 1817, o apoio de seu tio Leonel Pereira de Alencar e partiram, cheios de entusiasmo, para fazer a Revolução em terras do Ceará. Durou pouco o seu sonho. Sob o comando do Capitão-Mor José Pereira Filgueiras, as forças fiéis ao Governo sufocaram a rebelião. E algemados, inclusive a grande heroína, Dona Bárbara de Alencar, mãe de José Martiniano e de Tristão como os demais revoltosos, foram remetidos para Fortaleza, onde sofreram sérios padecimentos nos cárceres na capital do Ceará, bem como em Pernambuco e na Bahia. Mais tarde, o mesmo Pereira Filgueiras, que abortara o movimento libertário dos irmãos Martiniano e Tristão Gonçalves de Alencar, chefiaria a rebelião contra a Junta Governativa do Ceará. E Filgueiras, com a sua valentia lendária, estava à frente do povo do Crato, que a 16 de outubro, em Icó, havia criado um Governo Provisório para substituir a Junta.

Em 23 de janeiro de 1823, à frente da sua tropa, Pereira Filgueiras entrava triunfalmente em Fortaleza, instalando o Governo Provisório por ele presidido e consolidando, em terras cearenses, a Independência do Brasil. Essas figuras marcantes da História do Ceará voltariam à cena em 1824, liderando no Ceará a Confederação do Equador. E agora o Capitão-Mor José Pereira Filgueiras, ao lado dos Alencares, e de outros bravos revolucionários, tiveram um triste epílogo. Tristão Gonçalves foi morto num combate nas proximidades da atual cidade de Jaguaretama (ex-Frade), seu tio Leonel e um filho foram assassinados em Jardim por partidários do lmperador. Pereira Filgueiras, quando era transportado, preso, para o Rio de Janeiro, apanhou febre palustre, veio a morrer na vila mineira de São Romão. No cume de Barro Vermelho, Crato assitiria, a 28 de novembro de 1834, ao fuzilamento de Pinto Madeira, que em dezembro do ano anterior invadira a cidade. acompanhado do Cônego Antonio Manuel de Sousa. Um Julgamento considerado faccioso, condenou Pinto Madeira, outro vulto de grandeza histórica, ao fuzilamento naquele bairro do Crato.


Em 1911, a Lei Estadual 1.028, de 22 de julho, desmembrava do Crato o Distrito de Juazeiro. Em 1914, a Bula Papal de 20 de outubro criava a Diocese do Crato, sendo nomeado seu primeiro Bispo, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, que tomou posse a 25 de março de 1916.

Fonte: O Crato Virtual - website construído por Dihelson Mendonça, Josane Garcia, Sérgio Ribeiro Bastos e Haoni Caiena em 1998, sob supervisão de Huberto Cabral para a administração Raimundo Bezerra. Agora, parte integrante da seção "História do Crato", do Blog do Crato.

Bom Dia! - Terça-feira, 04 de Janeiro de 2011


Bom Dia!

E aí estão gostando do ano novo ? Nos últimos dias tem-se comentado bastante sobre uma votação que aconteceu na câmara de vereadores do Crato. Como alguns já devem saber, essa votação foi para a escolha da presidência para o biênio 2011/2012 que garantiu maioria para a oposição. Ontem, a propósito da coletiva de imprensa realizada no paço municipal, colhi a opinião do prefeito Samuel Araripe que contrariando a opinião de alguns na cidade, que apostam na sua perda de força para este segundo mandato, disse não representar o menor problema para a sua administração, porque segundo ele: "Os 3 poderes são independentes e harmônicos entre si. O que seria se o judiciário fizesse oposição ao legislativo, ou o executivo fizesse oposiçao ao legislativo ? Segundo o prefeito, não existe essa coisa de ter uma câmara de oposição cega ao prefeito ( como alguns apostam ). O que importa é que os projetos de interesse do povo sejam aprovados, caso a caso. Se a câmara votar contra os interesses do povo, estará votando pela sua própria destruição, pois o povo é soberano". Portanto, o prefeito não está nem um pouco preocupado se a maioria agora vem da situação ou da oposição, até porque alguns que hoje estão na oposição, já foram da situação. O que interessa são as votações dos projetos encaminhados. E somente o tempo, o Senhor da Razão, dirá afinal quem está certo, quando os primeiros projetos e votações forem realizadas.

O que se espera é que a câmara de vereadores cumpra a sua função de legislar em favor do povo, e não em causa própria. Não pensar nos interesses de um grupo, barrando projetos que viriam beneficiar o povo do Crato. Nisso aí, a imprensa terá um papel fundamental de vigiar, de fazer marcação cerrada em todas as votações e explicar à população a necessidade e o teor de cada projeto e o perfil dos vereadores votantes. É preciso que haja uma oposição responsável, livre de politicagem, e que possa sempre trabalhar ao lado do povo, e não contra o povo do Crato.

Previsão do Tempo

Ontem, primeiro dia útil de 2011, começamos com uma chuva grande sobre a cidade do Crato. Não tão grande a ponto de causar inundações, mas boa o suficiente para causar uma certa ansiedade sobre os próximos dias. A temperatura continua alta: 31 graus, e Umidade Relativa do Ar, 64%. E a meteorologia prevê mais chuvas. Para o dia de hoje, a previsão é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

CARIRI - Chuvas provocam destruições - Reportagem: Antonio Vicelmo e Elizângela Santos


Na Avenida Padre Cícero, que vai até o Crato, parte do asfalto foi destruído. Na Rua Moacir Gondim, casas foram inundadas e destruídas - ELIZÂNGELA SANTOS/ ANTÔNIO VICELMO. Ainda é pré-estação, mas as precipitações registradas nos Municípios já causam sofrimento às famílias.

Juazeiro do Norte/Crato. Várias casas alagadas, ruas prejudicadas, avenidas de tráfego intenso praticamente interditadas em virtude da maior chuva registrada na região, de 150 milímetros em Juazeiro. Moradores do Bairro Timbaúbas viveram uma noite de terror. Dezenas de casas foram invadidas pelas águas e famílias contabilizam prejuízos e temem as próximas precipitações. Em Barbalha, Município vizinho, onde ocorreu chuva de 61mm, houve desabamentos, conforme a Defesa Civil.

A chuva durou a maior parte da noite. O susto veio logo no início da madrugada. O agricultor José Benjamim do Nascimento, há 35 anos morador do Bairro Timbaúbas, não dormiu preocupado com tanta água. As cheias que começaram a se apresentar nas proximidades de sua casa mostraram uma preocupação maior de mudar de casa em breve. Ele nunca havia presenciado, desde que foi morar no local, a rua inundada e tantas casas das proximidades invadidas pela água e lama.

Casas inundadas

No Crato, chuva de120mm foi registrada na madrugada de ontem, deixando um rastro de destruição. Na Rua Moacir Gondim Lóssio, ao lado do Loteamento Padre Cícero, oito casas foram inundadas. A enxurrada derrubou os muros e invadiu as residências, arrastando eletrodomésticos e desalojando moradores. Crianças e idosos tiveram que ser retirados nos braços. Com 84 anos, sem condições de se comover, a aposentada Maria Ferreira de Lima foi colocada no meio da rua numa cadeira de roda.

"Parecia o fim do mundo", definiu a dona de casa Rosivânia Oliveira, lembrando o sufoco que passou, quando a sua casa foi invadida pela lama. "Minha primeira preocupação foi salvar meu filho, de apenas dois anos, que dormia ao seu lado", contou ela.

"Felizmente, não morreu ninguém, mas eu perdi tudo que estava dentro de casa: fogão, geladeira, móveis e roupas", afirmou a dona de casa, Luiza Miriam de Souza. A vala da Rua Tristão Gonçalves, no Centro da cidade, transbordou. A água chegou à porta da sede do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), em consequência da obstrução da vala pelo lixo. Um muro caiu nas proximidades da Estação Rodoviária do Crato. A frente de uma casa desabou na Avenida Padre Cícero, que liga Crato à Juazeiro do Norte.

A ponte sobre a levada da Timbaúba, em Juazeiro, traz água de todo o brejo. O lixo e o acúmulo de construções de forma desordenada prejudicaram mais ainda a área. O estudante Cícero Pereira, que tem sua casa nas proximidade da ponte, acordou pela madrugada com a água invadindo e destruindo parte da sua casa. No quintal, dezenas de aves que estavam no galinheiro de alvenaria, parcialmente destruído pela força das águas, morreram e foram arrastadas. Ele teve que se retirar às pressas com a filha para a casa da mãe, Rita Pereira, que fica logo ao lado, e que também sofreu inundação. As pontes na Rua Domingos Sávio e na Avenida Virgílio Távora, que dá acesso ao Aeroporto Regional, ficaram parte da manhã alagadas. Logo cedo, operários do DER realizaram obras na Av. Padre Cícero, onde formou-se uma cratera com área e pedra em outros trechos. Numa tubulação que se abriu, havia o risco de veículos afundarem junto com o asfaltamento.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de Juazeiro, Vieira Júnior, a Defesa Civil está em estado de alerta para orientar a população em relação às áreas de risco na região.

Tábua de chuvas

Juazeiro do Norte 150mm
Mauriti 125mm
Barro 107mm
Missão Velha 103.2mm
Senador Sá 87mm
Caririaçu 80mm
Aurora 76mm
Barro 72.2mm
Crato 64mm
Barbalha 61.5mm
Santana do Cariri 58.6mm
Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES
Corpo de Bombeiros
Rua das Flores, 1000, Juazeiro do Norte
Telefone: 193; Fundação Cearense de Meteorologia: (85) 3101.1088

QUADRA INVERNOSA
Precipitações acima da média, prevê Funceme

Crato. A Funceme só divulga a previsão sobre a próxima quadra invernosa entre os dias 16 e 20 de janeiro. Porém, a meteorologista da Fundação, Priscila Lima Pereira, antecipa previsão. "O prognóstico é de chuvas médias e acima da média", afirmou ontem, com base no fenômeno La Niña, que, segundo explica, é oposto ao El Niño, corresponde ao resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental, formando uma "piscina de águas frias" nesse oceano. No momento, o fenômeno indica a possibilidade de chuvas acima da média sobre a região semiárida do Nordeste.

A meteorologista adverte que, apesar das chuvas caídas no interior, não está sendo recomendado o plantio. Os agricultores devem esperar a previsão conclusiva da Funceme. Ela esclarece que as chuvas no Cariri fazem parte da pré-estação. São resultantes de vórtices ciclônicos, um dos principais sistemas meteorológicos que provocam alterações no tempo da região Nordeste, com origem sobre o Oceano Atlântico. Quando penetra no Brasil, produz tempo bom na região Sul e central do Nordeste e chuvas no Norte do Nordeste. Os vórtices ciclônicos em altos níveis que atuam sobre a Região Nordeste (NE) são de origem tropical e em geral são persistentes. A meteorologista diz que as precipitações terão continuidade no dia de hoje. Para amanhã, segundo Priscila, estão previstas mais pancadas de chuvas para o Cariri, Centro-Sul, parte da região Jaguaribana e Inhamuns.

Elizângela Santos/ Antônio Vicelmo Repórteres do Jornal Diário do Nordeste Colaboradores do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

O dom das palavras - Dedicado a Claude Bloc



Nota: A palavra e seus significados; A palavra move o mundo. Pela palavra, Jesus criou uma estrutura que já perdura por 2000 anos. Pela palavra, Adolph Hitler conduziu a humanidade a uma guerra que matou 11 milhões de pessoas. Palavras tem o poder de transformar, seduzir, criar, destruir, conceber, abençoar... Um poder que vai além do seu próprio significado. São abençoadas todas as pessoas que sabem combiná-las a fim de expressar idéias, imagens, sons sem que se precise vê-las ou ouvi-los. Quem tem o dom da palavra, tem a comunicação. E quem domina a comunicação, tem o poder nas mãos. ( Dihelson Mendonça ).

Língua
Caetano Veloso

Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar confusões de prosódia
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior?
E deixe os Portugais morrerem à míngua
“Minha pátria é minha língua”
Fala Mangueira! Fala!

Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?

Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas
E o falso inglês relax dos surfistas
Sejamos imperialistas! Cadê? Sejamos imperialistas!
Vamos na velô da dicção choo-choo de Carmem Miranda
E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate
E – xeque-mate – explique-nos Luanda
Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo
Sejamos o lobo do lobo do homem
Lobo do lobo do lobo do homem
Adoro nomes
Nomes em ã
De coisas como rã e ímã
Ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã
Nomes de nomes
Como Scarlet Moon de Chevalier, Glauco Mattoso e Arrigo Barnabé
e Maria da Fé

Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?

Se você tem uma idéia incrível é melhor fazer uma canção
Está provado que só é possível filosofar em alemão
Blitz quer dizer corisco
Hollywood quer dizer Azevedo
E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o Recôncavo meu medo
A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria, tenho mátria
E quero frátria
Poesia concreta, prosa caótica
Ótica futura
Samba-rap, chic-left com banana
(– Será que ele está no Pão de Açúcar?
– Tá craude brô
– Você e tu
– Lhe amo
– Qué queu te faço, nego?
– Bote ligeiro!
– Ma’de brinquinho, Ricardo!? Teu tio vai ficar desesperado!
– Ó Tavinho, põe camisola pra dentro, assim mais pareces um espantalho!
– I like to spend some time in Mozambique
– Arigatô, arigatô!)
Nós canto-falamos como quem inveja negros
Que sofrem horrores no Gueto do Harlem
Livros, discos, vídeos à mancheia
E deixa que digam, que pensem, que falem.

MOMENTO PARA UMA CRÔNICA - Por: Claude Bloc


O fascínio pelas palavras
- Claude Bloc -


No decorrer desses últimos anos, tenho (re)descoberto, não só um novo amor pelos livros, mas também por palavras. Falei em redescobrir porque as palavras sempre me fascinaram e também me fascina o poder que elas exercem. Não me refiro apenas a palavras soltas, mas mais concretamente ao uso delas na linguagem que utilizamos. Observar, por exemplo, como as palavras rolam em sua/minha boca e sente quando você/eu quer/o dizê-las. Como uma frase pode soar poética enquanto fere como faca.

Eu tenho um verdadeiro fascínio por palavras, sobretudo as incomuns e seus significados interessantes. Tenho também o hábito de colecionar coisas que me surpreendem e encantam. Bem antigamente eu escrevia meus diários e exercitava neles uma linguagem polida. Lapidava meus pobres sonetos de adolescente deslumbrada pela métrica e pelos sons repetitivos da rima. Isso para mim era causa de descobertas fantásticas que se completavam com a ajuda de um dicionário. Rimas tinham ritmo, sonoridade e soavam para mim como música, pois transportavam meus sonhos mais delicados. Eu me sentia desafiada a “ter um caso” com palavras e saia de fininho de volta à vida em circulação, curtindo as palavras novas, buscando nelas seus mais diversos sentidos.

Hoje eu prefiro muito mais ouvi-las como num disparate. Insensato talvez. Ouvir falar bobagem até; nonsense usados na vida cotidiana como, por exemplo, outra pessoa dizendo "eu sei" – o que se sabe da vida? Ou... o que você sabe de mim? Sei que nos dias de hoje usamos uma linguagem simplificada quando falamos e por isso, talvez estejamos perdendo a oportunidade de usar palavras expressivas ao sermos sucintos demais e espirituosos de menos.

Não é que eu pense que devamos ser tão sutis ou pomposos como se costumava ser antigamente, na maneira de falar... nem acredito que possamos trazer de volta o tempo em que não éramos tão dependentes abreviações como no caso das mensagens de texto na internet e dos e-mails. Mas eu bem que gostaria de poder trazer de volta a arte de escrever, usando palavras que hoje estão perdidas e que precisariam voltar a viver.

Claude Bloc

NUCLEAÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS COMO BASE PARA A FORMAÇÃO DO CARIRI


Texto de Zé Nilton*

Hoje não se tem mais dúvidas, à luz de escritos e pesquisas históricas, de que as terras sul cearenses desde Icó e em seguida o território dos Cariris Novos foram conhecidas e ocupadas na última metade do Século XVII e primeiros anos do século XVIII.

Na segunda metade do séc. XVII é criada a povoação de Icó após brutais contendas com os índios Icó, Icozinhos e outros, que habitavam as terras paraibanas e cearenses. Em seguida, sesmeiros e posseiros subiram pelo Jaguaribe, alcançaram o Rio Salgado e adentraram as terras dos Cariri. Fortes grupos familiares se estabeleceram na região do Riacho dos Porcos e para além das cabeceiras da Cachoeira de Missão Velha.

Algumas dessas famílias foram adquirindo terras em pleno Vale caririense por compra a sesmeiros ausentes, aqui chegados a partir de 1703.

Não é de todo impensável a presença de moradores assentados no Vale do Cariri a partir do primeiro lustro do Séc. XVIII. É fato que em 1703 um rio-grandense vindo de Jaguaribe, Manuel Rodrigues Ariosa, requer sesmaria de terras hoje ocupadas pelos municípios de Crato e Juazeiro do Norte e Porteiras. Contrariamente a outros sesmeiros aproveitou suas terras economicamente, e quando faleceu, em 1716, seus herdeiros venderam ditas terras para a família Lobato, estabelecida na região de Missão Velha ou Cachoeira.

Nas cabeceiras e margeando o Riacho dos Porcos, na área de Mauriti, Jardim, Milagres troncos da família Dantas se estabelecem desde 1707. Consta ainda a presença de sítios como o Muquém, em terras hoje cratenses, em pleno funcionamento em 1730. Quando da ereção da outrora localidade da Missão do Miranda em Vila Real, em 1764, famílias se encontravam situadas nos pés de serra ocupadas em atividades econômicas nos sítios Urucum, Jenipapeiro e Engenho Almécegas.

Há uma informação segura do pesquisador Pe. Antonio Gomes de Araújo que, após consulta a registros de nascimento, batizado, casamento e morte em arquivos paroquiais de Icó, Missão Velha e Missão Nova, encontráveis a partir de 1727. Diz:

“Quando a Missão do Miranda surge em documentos eclesiásticos relacionados com ela ( ele os encontrou referentes ao ano de 1741), o faz, simultaneamente, ao lado de colonos que satisfazem necessidades espirituais na Igreja da dita Missão”... E cita “os nomes de alguns dos mais topáveis (sic) nos documentos paroquiais da época.(grifo nosso). São cerca de 10 famílias cujos varões detêm patentes de alferes, capitão e coronel.

A presença de um corpo militar do Estado Português em terras da futura Vila de Crato nos leva a imaginar a existência – além de índios - de um contingente de pessoas residindo, produzindo e comercializando com gentes dos Inhamuns e Icó, por exemplo. Até porque havia os caminhos antigos por demais conhecidos como Icó-Cariris Novos e Inhamuns-Cariri, abertos por índios, batedores e grupos familiares em contenda. Continuo fuçando documentos na tentativade superar as desconexões sobre o Século XVIII no Cariri cearense, na busca de contribuir para uma compreensão da nossa formação sócio-cultural para além dos importantes registros regionais. O assunto parece não despertar atenção de acadêmicos e pesquisadores. Em 50 anos de curso de História na região do Cariri, continuamos na aceitação das verdades do discurso eurocêntrico e positivista dos pesquisadores Antonio Bezerra, Pedro Thebèrge, Antonio Gomes, Irineu Pinheiro, João Brígido e quejandos.

*Prof. Zé Nilton é antropólogo e professor do Departamento de Ciências Sociais da URCA.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30