xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/01/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 janeiro 2011

Um recado a Dihelson Mendonça - Emerson Monteiro


Quero aqui louvar o seu trabalho valioso e constante de preservar as iniciativas do jornal Chapada do Araripe, do Blog do Crato e do Olhares do Cariri, dentre outros, ação característica de quem, com carinho, se dedica aos avanços da comunicação interativa em nossa Região. Do meu lado, estimo necessário e renovador o seu empenho.

Nesta oportunidade, quero lhe desejar um Ano Novo pleno de Saúde e Paz!

VÍDEO - Mensagem de Ano Novo do Prefeito Samuel Araripe aos Cratenses


O.B.S
- para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, desative antes o player da Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito do Blog do Crato.



Produzido por Dihelson Mendonça

Programa MÚSICA BOA BRASILEIRA - Rádio Educadora do Cariri


Hoje, 01 de janeiro de 2011, a partir das 20 horas, estréia um novo programa cultural no rádio AM de nossa região.

A Rádio Educadora do Cariri tem a grata satisfação de apresentar o programa: MBB – Música Boa Brasileira. E para apresentá-lo nada mais nada menos do que Paulo Ernesto, repórter e apresentador do Sistema Verdes Mares de Comunicação. Sua estréia na radiofonia é por demais bem vinda por tratar-se de um profissional de alta categoria, formado em comunicação social pela Universidade Católica de Pernambuco.

Paulo Ernesto apresenta o Jornal Meio Dia da TV Verdes Mares. É poeta, cordelista e compositor. É filho do consagrado e ícone da radiofonia cearense o radialista Antonio Vicelmo e da professora Mariza.

Neste primeiro programa vai apresentar parte da obra e das histórias do grande compositor brasileiro Chico Buarque de Hollanda.

É a Rádio Educadora do Cariri redimensionando sua programação, mantendo programas de audiências históricas e incluindo roteiros de qualidade, no afã de cumprir sua missão de levar o útil, o bem e a verdade para os lares caririenses.

Estaremos na torcida deste novo programa que vem aliar-se as atrações semanais que vão ao ar de segunda a sexta feira, todas as tardes, de 14 às 15 horas, com Dihelson Mendonça, Luís Carlos Salatiel e Zé Nilton, em programas culturais e informativos.

O Dr. Geraldo Correia Braga e seu corpo de comunicadores vêm imprimindo um novo perfil na difusão 24 horas da nossa querida Rádio Educadora do Cariri.

Serviço:
Programa Músicas Boa Brasileira
Pesquisa, produção e apresentação de Paulo Ernesto
Todos os sábados, de 20 às 22 horas
Rádio Educadora do Cariri (radioeducadoradocariri.com)
Telefone: (88)3523-2705

QUANDO UM AMIGO SE VAI - Por Vicente Almeida

Companheiros do Blog do Crato

Neste dia 31 de Dezembro, participei de uma despedida inesquecível.

Razões alheias a minha vontade, me desviaram do curso normal, pois estava com um amigo em faze terminal.

Era sabido que não passaria daquele dia e eu, como amigo e companheiro de todos os momentos não podia deixar de me solidarizar com o ele.

Durante toda a sua vida, se voltou para mim com as melhores das intenções, e solidário, o acompanhei em toda a sua trajetória. Muito me ajudou em todos os sucessos que obtive ao seu lado. Então nada mais justo do que compartilhar de seus últimos momentos.

Passava da meia noite quando fui dormir, e também por que ele já havia partido. Estou feliz por que fiquei com ele até seus últimos instantes. Não chegou a agonizar, me olhou como se dissesse "Adeus"! E vi aquele sorriso com o qual diariamente me presenteava.

A poeira dos séculos, não será capaz de apagá-lo da memória. Mesmo por que eu não era seu único amigo. A história confirmará minhas afirmativas. Estou fazendo a minha parte ao registrar o fato.

O curioso é que não fiquei triste, mas, aliviado por saber que ele deu tudo que podia para me fazer feliz. Por outro lado, resta-me a certeza de haver feito a parte que me competia.

Esse amigo e grande companheiro de todas as horas, jamais será olvidado, ficando indelével na minha memória... Para sempre.


Escreveu: Vicente Almeida

Carta do Leitor - Sobre o Livro do Crato Tênis Clube

O nosso leitor Ítalo Bezerra procura conseguir o Livro "Crato Tênis Clube". Se alguém souber como consegui-lo, por gentileza, poste nos comentários. Eu mesmo irei também providenciar a resposta ao colega.

Caro Dihelson,

Tenho acompanho o seu blog no intuito de conseguir dados que me auxiliem na escrita de minha dissertação de mestrado sobre o Centenário do Crato. Revendo as postagens de 2010 encontrei a referência ao lançamento do livro "Crato Tênis Clube- 1949-2010 Relembranças de um tempo Glamouroso". A mim muito interessa adquirir esse texto, ter conhecimento do material publicado nele. Como faço para conseguir o livro?

Você pode indicar quem teria material sobre a comissão do Centenário? Estive em Crato, fiz entrevistas, pesquisas, mas não tenho nada concreto, ainda , sobre tal comissão.
Moro em Fortaleza, sou historiador e preciso de algumas informações que parece ser você a pessoa indicada a auxiliar-me!

Muito obrigado pela atenção
Italo Bezerra

Última Rapadura Culturarte do Ano - Jorge Carvalho - Amilton Silva





A última edição do programa Rapadura Culturarte, idealizado pelo professor Jorge Carvalho, foi realizado neste dia 31, no restaurante da Darc , localizado na rua Bárbara de Alencar, de frente a loja Gigi Tecido.

O programa foi aberto com o cantor Herivelto da Vila Alta, que apresentou um repertorio de musica Popular Brasileira. Na sequência, o professor e tambem excelente cantor Rigoberto, apresentou um repertorio bastante variado, cantando desde musicas da velha guarda até músicas da grande Elis Regina, no acompanhamento : os irmãos Aécio e Fanka. O cantor seresteiro Luiz pé de pato, teve o acompanhamento de Zé Hélio e Louro. Bastante aplaudido o garoto Rodrigo Jackson, cover de Michael Jackson, fez uma apresentação de gala. Finalizando o evento, Valois interpretou músicas do eterno rei Luiz Gonzaga e em seguida o grupo Projeto Menino Jesus, da Vila Alta, interpretou clássicos da musica natalina, tocadas em flauta.

Reportagem de Amilton Silva


OS MELHORES FILMES DE 2010 - Por: Demétrius Silva


A
ntes de mais nada, feliz ano novo caro leitor, esse ano foi de grande entusiasmo ao cinema, sendo ele nacional onde temos Tropa De Elite 2 na lista do Cinemania como um dos melhores deste ano. Aos que compartilharam essa alegria ao cinema comigo, desejo um 2011 não só simbólico pelo número 11 que representa muitas coisas na cabala e em outra drogas da numerologia e até religiosas, mas saúde, paz e o desejo de compartilhar o melhor filme que vocês possam ver neste ano novo. Eis a lista:

1 - A ORIGEM

O seu celular toca e você insere essa informação do som do celular tocando para dentro do seu sonho. Esse seria seu salto com a realidade, atordoado você atende o celular. Inception é fantástico, o melhor do ano na minha opinião faz você entra de cabeça e com os dois pés fincados num sonho que aparece demorar muito pouco num filme ágil e eletrizante (palavras essas que sempre questiono quando aquela voz da Globo anuncia os filmes da Tela Quente, mas enfim, foi mal mesmo). Nolan (Dark Knight) dirige com maestria esse filme que teve 10 anos para ser terminado no papel. Que venha Batman 3.





2 - TOY STORY 3

A melhor animação do ano fecha uma trilogia que é a melhor coisa do ano. Quando falo que esta trilogia é melhor que O Poderoso Chefão todos trocem o nariz, pois estou aqui para deixar escrito, Toy Story Trilogia é melhor que O Poderoso Chefão. Pois seu primeiro filme só fez revolucionar o mundo do cinema com este novo gênero cinematográfico que é a animação, colocando a PIXAR (se você perceber, todo ano que faço a lista dos melhore um filme na PIXAR esta entre os três primeiros colocados.) no mapa da cinematografia. O segundo como nosso querido Godfather se superou no enredo, nos detalhes, com mais personagens e mais complexidades no desenrolar das coisas, dando uma sofisticação ao Toy Story. O seu terceiro é o mais emocionante, onde estive presente numa sessão de cinema sem igual, crianças que era a maioria na sala choravam, eu chorei em várias cenas. Andy deixando seu legado de brinquedos para trás e seguir com seu crescimento, sua nova fase na faculdade. Não é fácil encontrar adjetivos, mas é brilhante tudo em Toy Story.


3 - A REDE SOCIAL

Você pode se perguntar, por que a Rede Social está em várias listas de melhores do ano por ai? Digo-lhe com toda certeza: David Fincher fez uma obra-prima. Estamos no ano que mais nos conectamos, em todo o Brasil, em todo mundo. O ano do twitter e sua expansão em território brasileiro. The Social Network é um filme que não só fala de jovens criando um site de Rede Social, até por que o MySpace já existe, dentre outros já existiam, até o orkut já estava presente, então, nada de extraordinário?! Sim, tudo é extraordinário nesse filme. Da sua fotografia arrojada até os detalhes da vida de Mark Zuckerberg. O elenco forte, um Justin Thimberlake maravilhoso em sua atuação, é sem dúvida um filme que mostra a atmosfera do poder, do glamour de ser reconhecido como um criador de algo gigantesco, e a vida que temos após as redes sociais. Você que nasceu nesta década já mostrou algum álbum de fotos para os amiguinhos no papel? Passa seu Profile é mais fácil.



4 - KICK-ASS

Kick-Ass que nada, a grande jogada é a Hit-Girl, uma garotinha de 10 anos na flor da inocência é uma assassina cruel junto com o Paizão. Extraordinária adaptação do melhor amigo de Neil Gaiman, o Mathew Vaughn fez do qaudrinho de Mark Millar e desenhada por John Romita Jr. trouxe proporções incriveis a um filme desacreditado pelos estúdios que os produtores (principalmente Vaughn) penaram para conseguir distribuir um filme totalmente independente. Onde um nerd iria fazer sucesso na humanidade, esse é o nosso principal momento dos nerds da história.



5 - TROPA DE ELITE 2

Não é mais Capitão, é Coronel, O senhor Nascimento tem um desafio ainda maior numa saga invejada por qualquer jornada do herói criada em Hollywood. A grande missão de disputar frente-a-frente com a currupção, com milícias e facções criminosas no Rio de Janeiro, e ainda carregar nas costas a pressão de ser Sub-Secretário de Segurança do Rio de Janeiro e ter que educar seu filho, estar presente em sua vida. O primeiro é Obra Prima, este segundo é ótimo nessas circunstâncias que o Brasil precisa mudar. Um soco bem no meio do estômago da desordem brasileira. Um filme que José Padilha fez com revolta e bem mais direitinho.



6 - ILHA DO MEDO

Martin Scorsese não erra a mão. Todo ano uma obra prima. ele realmente é o samurai mais importante do cinema mundial. A Ilha do Medo a todo momento não transmite intraquilidade. Ponto para Martin. Leo DiCaprio arrasa (cada vez melhor, de verdade). esta obra entra no hall do suspense como o Cabo do Medo, O Iluminado, Um Estranho no Ninho entre outros, mostrando a psicologia nua e crua num lugar inóspito e apolítico. Méritos para estar nesta posição na minha lista. Excelente filme.




7 - SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO

Eu me considero nerd, um nerd que gosta de vídeo game, quadrinho, cinema e música, mas como sabem mais ambicionado em cinema. Como todo amante de filmes, você imagina incorporar um desse elementos nerds em película. Scott Pilgrim é isso, baseado numa HQ, onde parece mais um vídeo game de tela gigante, mostrou que a criatividade de contar uma história ainda está viva e bem intecionada. Um filme para suprir a lacuna de De Volta Para o Futuro, que deixou muita gente com saudade dos anos 80.

8 - A FITA BRANCA

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade. O que faz deste filme alemão ser bom? O enredo já diz tudo por si só, entre os dez melhores e o grande perdedor do Oscar pelo também ótimo mas não superior "O Segredo dos Seus Olhos".

9 - MARY E MAX

Uma animação em Stop Motion de massinha de modelar, transbordando de lágrimas por onde passa. A premissa é incrível, a amizade a distância através de cartas de uma garotinha chamada Mary e de um homem adulto Max, que cheios de medos, angústias e seus traumas psicológicos atraiu Mary, que se sente uma perdedora numa família desajustada. O primeiro desenho não animado, no sentido de ânimo mesmo, um desânimo, uma tristeza. Um visual derpessivo e cheio de desesperança. Dirigido por Adam Elliot, parece ter vindo de Tim Burtom traços tão arrojados e davastadores. Um filme que de bobo não tem nada, qonde as cartas enviadas por Mary e Max discutem de tudo sobre tudo, de suas vidas a uma filosofia lógica e sentimental do que estão passando, das tristezas que encontramos no caminho, das frustações e anseios, da religiosidade, enfim. Prepare a garapa que você irá se emocionar de verdade.

10 - ONDE VIVEM OS MONSTROS

Um livro infantil com pouco mais de 20 palavras esccrita nele, voc~e imaginaria um longa-metragem, e dirigido pelo mais novo louco de Hollywood, Spike Jonze, que pegou so roteiro de Charlie Kaufman e fez o que fez, colocou no mapa ums dos roteiristas mais criativos que o cinema não lembrava mais existir?! Pois bem, "Onde vivem os Monstros" da escritora dos Sete Monstrinhos, (desenho passa na TV Cultura) Maurice Sendak. Um filme que trata sobre o envelhecimento, naquela fase mais difícil da criança. Como é Spike Jonze, é difícil ele não coloca um pouco de obscuridade na trama, nesse amadurecimento que é ponto chave do filme. O único problema no filme, por ter ficado na décima posição é que ele é adulto demais, mesmo com performances maravilhosas dos monstros que tornam Max (o nome do ator e do eprsonagem do filme) o rei deles. E sua tentativa de fazer dele assistível pára crianças acabou não tendo êxito. Eis um filme infantil para adulto que mexe com toda criança dentro de você, nostálgico e direto ao ponto. Um filme inesquecível, como todos estes que coloquei aqui. O cinema ainda é e sempre será a expressão, o ponto mais inquestionável e absoluto do século.

FELIZ ANO NOVO A TODOS E ATÉ DAQUI A POUCO EM 2011 com muitos mais filmes...

Demétrius Silva é editor de Cinema do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
Administrador do Cinemania Cariri.

Sarney está otimista sobre gestão de Dilma


Brasília – O presidente do Senado, José Sarney, disse hoje (1º) que está otimista sobre a gestão da presidenta eleita, Dilma Rousseff, que toma posse nesta tarde.

“Acho que ela não vai ter problemas aqui [no Senado e na Câmara], porque a base que ela vai encontrar é muito forte e acredito que todos vão ajudá-la para que ela possa realizar um bom governo”, disse Sarney ao ser perguntado sobre as futuras relações de Dilma com o Congresso. O presidente do Senado, que não confirma se disputará em fevereiro uma reeleição à presidência da Casa, disse que continuará a ter com Dilma Rousseff, na condição de presidenta, a mesma relação que tinha quando ela integrava o ministério de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Sarney, entre as principais prioridades no Congresso estão a divisão geral dos códigos e a reformar política.

Com o juramento “prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, Dilma será empossada dentro de instantes, no Congresso Nacional, como a primeira mulher na história do país a ocupar a Presidência da República. Além desse fato singular, outro cerca a posse de Dilma Rousseff, eleita para governar o Brasil nos próximos quatro anos. Caberá ao também ex-presidente da República e hoje presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), a tarefa de dar posse a sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva.

Perguntado várias vezes sobre o assunto, Sarney tem repetido que “coube a Deus reservar essa missão” a ele conferida. Feito o juramento, o primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), fará a leitura do termo de posse. Tanto Dilma como o vice-presidente, Michel Temer, assinarão o livro e o presidente do Congresso os declarará empossados. Vários convidados nacionais e de delegações estrangeiras já estão no Congresso Nacional. Somente eles e os parlamentares com seus familiares têm acesso à Câmara, onde ocorrerá a cerimônia.

Edição: Talita Cavalcante Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Catedral da Sé: Padre Edmilson anuncia recuperação das pinturas do forro da Catedral - Por Wilson Bernardo


O padre Edmilson Neves Ferreira tem se mostrado um administrador zeloso e eficiente da catedral de nossa senhora da Penha. O forro da Sé catedral do Crato está se desprendendo, devido aos longos anos de existência e precariedade do material utilizado na obra, colocando em risco as obras de arte do mesmo teto. De imediato ele tomou a decisão de utilizar a renda da festa da padroeira, realizada em Agosto deste ano, para a recuperação de todas as pinturas existentes no teto da catedral cratense.

Obras de Arte...O forro da capela de nossa senhora das Graças tem várias pinturas com temas marianos. Além disso, existem outras pinturas nas capelas laterais da Sé, como a Ressurreição de Cristo, no foro da capela de São José, e no teto da capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima, uma pintura da Assunção da Virgem Maria, ambas pintadas por Waldemar Garcia. Além delas existem ainda no teto, a tela "Última Ceia", quadro sextavado em cujos ângulos figuram outras pinturas florais.Todas as obras de arte serão em breve recuperadas sob a supervisão da restauradora italiana,Maria Gabriella Federico.

Sé Catedral e detalhes da Santa Ceia

Teto em ruínas,colocando em risco obras de arte

Cupim,e o tempo inimigos de uma longevidade secular

Teto comprometido,e uma beleza única em risco

Obras de arte valiosas pela importância de quem as pintou...


Texto:Armando Lopes Rafael
Fotografia:Wilson Bernardo

Funções da autoestima - Por Emerson Monteiro

O zelo para consigo mesmo torna-se, todo tempo, fator por demais importante para viver uma vida saudável do ponto de vista interior, o que facilita sobremaneira o relacionamento com os outros, com o mundo que nos rodeia e alimenta desejos de prosseguir e aperfeiçoar a realização daquilo a que se veio aqui fazer neste pedaço de universo. Os obstáculos já vencidos no transcorrer dos embates do caminho mostram o quanto podem as pessoas, em termos de coragem e resultados. Temos todos, reunida em nós, na nossa personalidade, uma enorme lista de vitórias obtidas no transcorrer dos acontecimentos de nossa história pessoal. Parar um pouco e estudar este material precioso serve de reciclagem e dispositivo para considerar o quanto de recursos e instrumento de reforço dispomos, nos passos seguintes desse traçado que nos conduzirá à formação do nosso projeto individual.

As tais anotações guardadas na memória demonstram, junto ao tribunal das consciências, o poder que dispõe o ser humano, vezes sem conta, ao querer atravessar as tempestades. Ninguém merece título de perdedor quando detém as provas de sucessivas vitórias, nas lutas apresentadas pelo caminho. E nunca serão poucos os tais acertos, desde nosso início, ainda na infância; depois, na juventude; e entrando pela idade adulta. Jamais cruzar os braços ou baixar a cabeça perante desafios, esta a lição preciosa que todos reservam para si na justiça eterna, livres do que pensem adversários ou imponham os limites da resistência.

Aprendida, pois, essa atitude positiva de resistir com garra aos males do fracasso, guerreiros erguem os olhos à metade superior da linha do horizonte e tocam o barco em frente, no sentido de concretizar seus maiores sonhos, detalhe sobretudo salutar do processo vida, sonhar sempre com o que de melhor se pretende trazer ao foco das realizações. Enquanto há vida, há esperança, dizem orientadores que querem o nosso bem. O amor às coisas boas encaminha todo percurso a destinos favoráveis. Com isso, criar na imaginação o porto a chegar, o que abre, no mundo invisível, o trilho de uma exata concretização desses sonhos. Passado em miúdos, isto quer significar o quanto pode a capacidade humana de planejar o futuro e conquistar territórios. Houve um filósofo romano de nome Sêneca que, certa feita, escreveu que nenhum vento é favorável a quem navega sem destino, daí a importância do ato de formular o endereço firme do que se pretende realizar na existência.

Bom, quando recebidas com atenção e postas na prática, as palavras alimentam de ânimo o roteiro das pessoas, frutificando as nossas ações e o gosto de crescer ao infinito de nossas potencialidades.

Plantão Policial - O Saldão do Ano Novo no Cariri e Centro-Sul


( O Conteúdo desta matéria exige discrição. Não recomendável a pessoas muito sensíveis )


BARRO – CEARÁ

Colisão entre duas motocicletas deixa um morto e três feridos na BR-116 - As vítimas estavam sem capacetes.

No quilômetro 453 da BR-116, em Barro, no Cariri Cearense, a colisão entre duas motocicletas resultou na morte de Pedro Martins Neto, 25, e ferimentos em três pessoas. Duas delas foram encaminhadas ao hospital mais próximo em estado grave. O desastre ocorreu às 5h20min deste sábado (1). Todos os acidentados estavam sem capacetes. Por: Portal Jangadeiro Online

SANTANA DO CARIRI – CEARÁ

Garota de 15 anos morta à bala.

Um homicídio ocorrido na manha desta sexta-feira (31), na serra do Severino, município de Santana do Cariri-CE, vitimou a estudante Socorro Pereira Gonçalves, 15 anos, filha de José Gonçalves dos Santos e de Ana Pereira de Brito, residente no Sitio Mororó Santana do Cariri, assassinada com vários disparos de arma de fogo, fato acontecido por volta das 06h00min. A polícia apurou que no momento em que a adolescente foi morta, ela esta na companhia do agricultor Francisco de Assis Rodrigues da Silva, vulgarmente conhecido por “Fan”, solteiro, 21 anos, residente no Sitio Mussambê, Nova Olinda-CE, que responde na justiça por infrações aos artigos 180 e 12 do C.P.B., o qual na ocasião foi alvejado com três perfurações a bala, atingido na cabeça, pescoço e tórax lado direito.

Segundo a polícia Fan disse não sabe informar quem praticou o crime, apenas que foram seguidos por um veículo tipo Santana até o local do crime de onde originaram os disparos. Ele foi socorrido para o hospital de Nova Olinda e posteriormente devido a gravidade dos ferimentos transferido para o hospital Santo Antonio da cidade de Barbalha-CE. No local do crime a polícia localizou o veiculo em que as vítima trafegava, um Fiat Uno, cor prata, duas portas, de placas KLE-7875, ano 1997, pertencente a Fan. O veículo foi levado a unidade policial de Santana do Cariri para os procedimentos. ”. A perícia florense foi acionada e após realizar os exames preliminares fez o traslado do corpo da adolescente para necropsia no Núcleo de Prática Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte para posterior liberação para sepultamento que ocorreu neste sábado (01), no município de Santana do Cariri.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

Relatório da imprensa das ocorrências Policiais e de trânsito da 1ªCIA/2ºBPM do dia 31/12/2010, (sexta-feira) para 01/01/2011 (sábado).

Recuperação de veículo roubado:

Por volta das 08h00, em estrada carroçável do sítio Gavião, zona rural desta cidade, durante diligências realizadas pelo ROCAM, com os Sds PM Santos, Pessoa, e Diniz, foi avistado pelos milicianos uma motocicleta sem placa, ocupada por dois indivíduos não identificados, que após perseguição, os mesmos ao empreenderem fuga abandonaram o veículo e se embrenharam no matagal. A motocicleta foi identificada pelo nº do Chassis 9C6KE092080162466, tendo a placa HYO-4915, Yamaha YBR/125 K, de cor prata, ano 2007/2008, licenciada em nome de ANTÔNIO SUEDO S. L, 37 anos, residente no Aeroporto, este que informou ter sido vítima de roubo no dia 30/12/2010 (quinta-feira), conforme consta no Relatório das Ocorrências Policiais da 1ª Cia/2º BPM, sob nº 958/2010, Turno C. A motocicleta foi conduzida para a 20ª DRPC e devidamente apresentada a autoridade policial.

Prisão de fugitiva da cadeia pública de Crato-CE:

Por volta das 09h00, foi informado à CIOPS por meio do Sd PM Evandro, pertencente ao efetivo da 1ª Cia/2º BPM, que na Avenida Castelo Branco, nas proximidades do Estádio Romeirão, bairro Romeirão, nesta cidade, encontrava-se uma mulher, morena, baixa estatura, com algumas tatuagens pelo corpo, passageira de um moto-taxi, esta identificada como sendo LIDIANE L. B, nascida em 05/07/1989, natural de Juazeiro do Norte, profissão empregada doméstica, residente no bairro Timbaúbas, nesta cidade, e fugitiva da cadeia pública de Crato-CE. Incontinenti, foi acionada a RD 1228, com os Sds PM Luciano, Albuquerque, e Romel , que ao realizar abordagem policial na Avenida Pe. Cícero, s/n, bairro Triângulo, nas proximidades do Cariri Shopping, efetuou a prisão da mesma que foi conduzida para a 20ª DRPC e apresentada a autoridade policial para realização dos procedimentos pertinentes, tendo sido lavrado o Boletim de Ocorrência de nº 17615/2010, assim posterior recambiamento para a Delegacia de Crato. Consulta ao Sistema de Informações Policiais-SIP, apresentou registro em desfavor de LIDIANE L. B., pela capitulação dos artigos 129, 155 e 331 do Código Penal Brasileiro

Furto de motocicleta:

Por volta das 09h30, na Rua Abel Sobreira, s/n, bairro Pirajá, nesta cidade, mais precisamente em frente ao mercantil econômico, segundo informações prestadas pela Senhora MARIA C. S, nascida em 06/12/1975, residente no bairro Tiradentes, nesta cidade, estacionou a sua motocicleta Honda Biz de cor verde, placa HUW-0736, ano 2002, no local precitado e ao retornar após 10 minutos ausente, o veículo não mais se encontrava no local. Foi acionada para o local a RD 1223, com os Sds PM Soares, e Aquino, que coletou dados, iniciou diligências com o fito de localizar o veículo, bem como orientou a vítima a comparecer à 20ª DRPC para noticiar o fato.

Condução por denúncia de maus tratos:

Por volta das 10h11, na Rua João Conrado Cruz, 325, bairro João Cabral, nesta cidade, após denúncias de maus tratos, foram conduzidas pela composição da RD 1229, com os Sds PM Evilácio e Thiago, para o Conselho Tutelar desta urbe, localizado na Rua do Cruzeiro, s/n, bairro Centro, a criança M. K. S, 02 anos, bem como a sua genitora F. C. S, 19 anos, residentes no endereço precitado,após denúncia da avó da criança a senhora ANTÔNIA S. S, 35 anos, residente no bairro João Cabral, nesta urbe, esta alegando que detinha a guarda da mesma e que a criança sofria maus tratos da mãe, instantes em que foram conduzidas para o Conselho Tutelar desta cidade, apresentadas ao Conselheiro PAULO, que informou que reuniria o Conselho para deliberarem sobre a ocorrência.

Recolhimento s de veículos para o DEMUTRAN:

Por volta das 12h25, no cruzamento da Avenida Castelo Branco com Avenida Ailton Gomes, bairro Pirajá, nesta cidade, durante uma abordagem policial realizada pela composição da RD 1228, com os Sds PM Luciano, Albuquerque, e Romel , foi recolhida a motocicleta Yamaha factor YBR 125 K, ano 2009/10, de cor vermelha, de placa NVE-5891, que era conduzida pelo adolescente J. W. S, 17 anos, residente no bairro Limoeiro, nesta cidade, o qual não portava os documentos de porte obrigatório, instantes em que o veículo foi conduzido para o DEMUTRAN e devidamente apresentado à agente LEITE.

Por volta das 12h35, na Rua José Bernardo, nas proximidades no nº 1266, bairro Triângulo, nesta urbe, durante uma abordagem policial realizada pela composição da RD 1230, com os Sds Cesar , Lima, e Norberto, foi recolhida a motocicleta Honda Biz de cor preta, ano 2002, sem placa, que era conduzida por CICERO PAULO VIANA, 22 anos, residente no bairro Triângulo, nesta cidade, a qual foi conduzida e devidamente entregue ao DEMUTRAN

Prisão por violência doméstica e posse de facas:

Por volta das 12h30, na Rua José Bezerra Pinheiro, 64, bairro Vila Nova, nesta cidade, foi preso pela composição da RD 1226, com os Sds PM Oliveira e Linhares, o indivíduo JOÃO FERREIRA DA SILVA, nascido em 20/12/1937,após agredir a sua esposa, a senhora ANTÔNIA IRANIR F. S, nascida em 10/11/1943, e a sua filha a senhora MARIA F. S, nascida em 20/12/1974, residentes no local precitado, bem como foi encontrado com o mesmo 01 (um) facão e 02 (duas) facas, instantes em que foram conduzidos para a 20ª DRPC, apresentados a autoridade policial, onde aguardam a realização dos devidos procedimentos.

Por volta das 23h50min , chegou ao conhecimento da CIOPS, que na rua Manoel Coelho de Alencar, nº 304, bairro Timbaúbas, nesta urbe, segundo informações prestadas pela Sra. M. Z. S, nascida aos 04/02/1973, residente no endereço acima citado, que um individuo identificado como IDELIDO RODRIGUES MARTINS, idade, endereço e filiação não informados, estaria agredindo – a. Compareceu ao local a RD 1225, composta pelos Sds PM César e Macêdo, que comprovaram a veracidade do fato, bem como conduziram as partes para 20ª DRPC, para os devidos procedimentos cabíveis. Saliento – vos, que ao chegar a DP a referida vítima desistiu de representar contra o acusado. A autoridade competente lavrou um Boletim de Ocorrência – B.O, por desistência

Roubos a pessoa:

Por volta das 15h20min, na Rua Santo Amâncio, nº 900, bairro Tiradentes, dois indivíduos em uma moto de cor vermelha de placa não anotadas, sendo o condutor de camisa preta e capacete preto e o garupeiro de blusa branca e boné, onde mediante ameaças, subtraíram do JOSÉ JAIME F. S, 37 anos, residente no bairro Tiradentes, seu aparelho celular de marca Samsung, de cor azul escuro e sua carteira contendo documentos pessoais e uma quantia em dinheiro, em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Compareceu ao local a RD 1227 composta pelo Sd Valter e Sd Ricarte, onde fizeram diligências com o objetivo de prender os infratores

Por volta das 15h30min, na Av. Leão Sampaio, próximo a Pizaria “LA FAVORITA”, bairro Lagoa Seca, três indivíduos com características não repassadas, onde mediante ameaças subtraíram da ISABEL S, 30 anos, residente no bairro Jardim Gonzaga, uma bolsa preta contendo uma aparelho celular LG de cor prata e diversos documentos pertencentes ao seu marido de nome ANTÔNIO B. P. F, em seguida fugiram a pé com destino ignorado. Compareceu ao local a RD 1228 composto pelo Sd Douglas, Sd Matias, e Sd Vagner , onde fizeram rondas na área com o objetivo de prender os acusados

Suicídio por enforcamento:

Por volta das 16h40min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que na Rua Perpétua Carneiro da Cunha, 575, bairro João Cabral, a menor M. D. L. S, 14 anos, residente no mesmo endereço, havia se enforcado, onde foi socorrida por populares para o Hospital Tasso Jereissati, onde não resistiu e veio a óbito. Compareceu ao local a Equipe do ROCAM composta pelo Sd Lucivaldo, Sd Silvio, Sd Adriano e Sd Auriberk

Lesão corporal à bala:

Por volta das 00h10min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que na rua Sebastião Mariano, nº 31, bairro Tiradentes, nesta urbe, segundo informações por populares, dois indivíduos em uma moto de cor e placa não anotadas, portando de um revolver efetuaram 04(quatro) disparos contra a pessoa de JOSÉ IVAN LOPES DA SILVA, 32 anos,residente no bairro Romeirão, nesta cidade, vindo à atingir 01(um) disparo na altura do abdome,em seguida tomaram rumo ignorado, instantes a vítima fora socorrido por populares ao Hospital Santo Inácio, para os devidos procedimentos médicos. Compareceu ao local a RD 1227, composta pelos Sds Gadelha, e Arilo, que fizeram diligências no intuito de prender os eventuais suspeitos. Saliento - vos que a a RD 1229, composta pelos Sds PM Alencar e Junio, se dirigiu ao referido Hospital onde colheu maiores informações referente ao acontecido. Em consulta ao Sistema de Informações Policiais – SIP, nada consta em desfavor de JOSÉ IVAN LOPES DA SILVA

LESÃO CORPORAL À FACA, SEGUIDO DE DESACATO

Por volta das 00h15min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que na rua Francisco Martins, nº 142, bairro Frei Damião, nesta urbe, segundo informações prestadas por populares, um individuo não identificado, em posse de uma faca, lesionou na altura do peito, com uma perfuração a pessoa de PEDRO VALÉRIO DE LIMA, 52 anos, filho de Francisca Valéria de Lima, residente no bairro Frei Damião, em seguida tomou rumo ignorado, instantes depois a vítima fora socorrido para o Hospital Tasso Jereissati, pela RD 1230, composta pelos Sds PM Dantas e Olimpio, onde chegando ao referido hospital a referida vítima se deparou com um individuo identificado como JOCELIO LAURENTINO DA SILVA, 21 anos, residente no Frei Damião, nesta cidade, onde entraram em vias de fato. Comparecendo ao Hospital acima mencionado, a RD 1223, composta pelos Sds PM Samara e Abiasaf, que ao abordar os dois indivíduos, a referida composição foi desacatada, instantes os indivíduos foram conduzidos a 20ª DRPC, para os devidos procedimentos cabíveis.

Por volta das 03h20min, chegou ao conhecimento da CIOPS, através do Destacamento da Polícia Militar da cidade de Caririaçú -CE, que na praça José Rolins, 317, bairro Centro, desta cidade, onde se acontecia uma festa dançante de fim de ano, foi vítima de lesão corporal à faca F. B. S, 15 anos, residente no bairro Centro, deste município, por um individuo não identificado que em seguida tomou rumo ignorado. Compareceu ao local a CP 2571, composta pelo SGT. Nivaldo, auxiliado pelos Cbs Araújo e Anselmo, que compareceram ao local e comprovaram a veracidade do fato, bem como fizeram diligências no intuito de prender o eventual suspeito. Saliento-vos, que a vítima foi conduzida ao Hospital daquela localidade por populares, onde se encontra em cuidados médicos. Por volta das 04h30min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que na rua do Rosário, nº 330, bairro Salesianos, nesta urbe, segundo informações prestadas por populares ao 190, foi vítima de lesão corporal à faca ANTÔNIO C. S, 48 anos, residente no bairro Salesianos, nesta cidade, onde a referida vítima sofrera 01 (uma) perfuração na mão direita e 01(uma) no braço esquerdo na altura do cotovelo. Compareceram ao local a RD 1223, composta pelos Sds PM Samara e Abiasaf , RD 1222, composta pelos Sds PM Edmário e Correia, que comprovaram a veracidade do fato, bem como fizeram diligências no intuito de prender o eventual suspeito.

Recuperação de veículo roubado:

Por volta das 04h00min, na Avenida Carlos Cruz, bairro Pio XII, nesta urbe, nas proximidades do bar do telão, durante diligências feitas pela RD 1221, composta pelos Sds PM Evilácio e Leandro José da Silva, M.F 300870-1-1 e a RD 1250, composta pelo fiscal ronda Cb PM 11117 - Antônio Gilmar de A Arruda, M.F 006.403-1-X e Sd 22117-Leonardo do Nascimento Ferreira, M.F 300573-1-7, foi avistado pelos milicianos uma motocicleta Honda Biz de cor verde, placa HWU-0736, ano 2002, licenciada em nome de MARIA DA CONSOLAÇÃO DA SILVA, filha de Ilza Santana da Silva, CPF nº 972352024-91, nascida em 06/12/1975, residente na Rua Francisco Maciel Bezerra, 146, bairro Tiradentes, nesta cidade, onde o referido veículo teria sido furtado no dia 31/12/2010 às 09h30, na Rua Abel Sobreira, s/n, bairro Pirajá, nesta cidade, mais precisamente em frente ao mercantil econômico, em seguida o referido veículo foi conduzido pelas referidas composições para 20ª DRPC, onde foi entregue as autoridades competentes, para os devidos procedimentos cabíveis

IGUATU – CEARÁ:

Agricultor encontrado morto

Ao lado do corpo a polícia encontrou um frasco de veneno para matar ratos (chumbinhos) Populares localizaram por volta das 08h30min, desta sexta-feira (31), na localidade denominada de Sitio Jenipapeiro a 15 km da sede Iguatu-CE, o corpo do agricultor Francisco Roseno Bento, 60 anos, casado, que residia no Sitio Barra – II, em Iguatu. De acordo com a polícia, ao lado do corpo foi encontrado um frasco de veneno para matar ratos (chumbinhos), caracterizando um possível envenenamento. O RABECÃO foi acionado e fez a condução do corpo para o PEFOCE em Iguatu para ser periciado. A polícia foi registrada pela patrulha policial militar RD 2442, sargento Barbosa, cabo Leuton, e soldado Renato.

PIQUET CARNEIRO:

Homicídio a faca e acidente de transito registrados pela polícia.

O crime de morte ocorreu na madrugada deste sábado. O plantão policial no município de Piquet Carneiro-CE, registrou uma colisão entre uma moto e um Ford, modelo Courrier e um homicídio a faca. Por volta das 17h00min de sexta-feira (31), na Rua Cícero de Alencar, centro, da cidade, Francisco Luiz de Souza, 33 anos, solteiro, agricultor, trafegava em uma motocicleta Honda Fan 125 cc, cor preta, ano 2009, placa HXO-2544, quando colidiu de frente de um veículo, marca Ford, modelo Courrier, cor preta, placa HXX-2171, guiado por RENÊ SÁ LIMA. A vítima foi socorrida para o hospital local e transferida para o hospital de Iguatu com fratura no pé esquerdo.

HOMICÍDIO À FACA

O crime ocorreu por volta das 02h30min, deste sábado, em uma palhoça localizada na rua Israel Henrique, no distrito de Ibicuã, distante 23 km da sede do município de Piquet Carneiro. Luciano do Nascimento Filho, 23 anos, solteiro, agricultor que morava no Alto do Teotônio, em Ibicuã, encontrava-se no local, consumindo bebida alcoólica, quando foi esfaqueado à altura do peito esquerdo, próximo às costelas, por um homem identificado apenas por “pelado”, que fugiu do local após a prática do crime.

De acordo o boletim da polícia enviado a imprensa, Luciano já respondeu na justiça por furto e lesão corporal. Ele ainda chegou a ser socorrida ao hospital de Piquet Carneiro, mas morreu antes de receber socorro médico. A polícia acrescenta que a causa do crime é desconhecida. Diligencias esta sendo realizada pela polícia militar de Piquet Carneiro no intuito de localizar e prender o autor do homicídio.

JUCÁS – CEARÁ:

Motocicleta atropela pedestre.

Na madrugada deste sábado (01), a Polícia Militar foi informada de que dois homens que trafegavam a pé pela estrada do baixio da Donana foram atropelados por uma moto. A equipe da VTR 2392, soldados militares Sampaio, Mauricio E Saulo Rômulo compareceu ao local e constataram ser verídica a informação. As vítimas Cícero Jacó da Silva, 35 anos, solteiro, auxiliar de serviços gerais e residente no local onde se deu o fato, sofreu uma fratura na perna direita e escoriações pelo braço. A outra vítima Francisco Guedes Ferreira, 19 anos, solteiro, agricultor e também residente no local, sofreu escoriações no rosto, no pé e joelho direitos.

A primeira vítima foi conduzida ao hospital regional de Iguatu, enquanto que a segunda encontra-se sob cuidados médicos no hospital da cidade de Jucás. Segundo informações colhidas no local, o motoqueiro que atropelou os dois homens e não prestou socorro, seria um homem conhecido apenas por Jairo. A PM encontra-se diligenciando para identificar e prender o autor do atropelamento.

ICÓ – CEARÁ:

Colisão entre duas motos deixa duas pessoas feridas, no centro de Icó.

O fato ocorreu, por volta das 19h30min, na Rua Dr. Inácio Dias, centro da cidade de Icó/CE. Os condutores dos veículos, Carlos Batista da Silva, 19 anos, solteiro, ajudante de supermercado, foi socorrido para o hospital local com fratura na perna direita e Marcelo Duarte Souza, 22 anos, solteiro, ajudante de pedreiro, sofreu apenas escoriações leves, foi medicado e liberado. Vale ressaltar, que a policial ao chegar ao local da ocorrência, as motocicletas não, mas se encontravam, motivo pelo qual não foram informados os dados dos veículos envolvidos na ocorrência.

Fonte: J. Lopes - Reporter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Significado do Amor - Chico Xavier


Significado do Amor - Chico Xavier

Vida – é o Amor existencial.
Razão – é o Amor que pondera.
Estudo – é o Amor que analisa.
Ciência – é o Amor que investiga.
Filosofia – é o Amor que pensa.
Religião – é o Amor que busca Deus.
Verdade – é o Amor que se eterniza.
Ideal – é o Amor que se eleva.
Fé – é o Amor que se transcende.
Esperança – é o Amor que sonha.
Caridade – é o Amor que auxilia.
Fraternidade – é o Amor que se expande.
Sacrifício – é o Amor que se esforça.
Renúncia – é o Amor que se depura.
Simpatia – é o Amor que sorri.
Trabalho – é o Amor que contrói.
Indiferença – é o Amor que se esconde.
Desespero – é o Amor que se desgoverna.
Paixão – é o Amor que se desequilibra.
Ciúme – é o Amor que se desvaira.
Orgulho – é o Amor que enlouquece.
Sensualismo – é o Amor que se envenena.
Finalmente, o Ódio, que julgam ser a antítese do Amor, não é senão o próprio Amor que adoeceu gravemente.”

Chico Xavier

Homenagem a um grande amigo e escritor do Blog do Crato - Vicente Almeida


Existem pessoas que um dia a gente conhece, sente que há muito em comum, mas por força dos compromissos, dos inúmeros afazeres que a vida nos impõe, acabamos sem ter a oportunidade devida de nos aprofundarmos na amizade. Esse é o caso de um grande amigo que presto uma homenagem hoje. Vicente Almeida, mais conhecido por Almeidinha, cuja amizade vem dos tempos de meu pai. Os dois contabilistas, na década de 80 e início de 90, compartilhavam conhecimentos e amizade. Meu pai, Damião Sousa trabalhava na construtora LEIMO, de propriedade de Dr. Assis Leite, que ficava ali na R. Senador Pompeu. Era o chefe de setor pessoal ( foi inclusive nesse tempo que o Antonio Morais, nosso escritor e colaborador, era gerente do BIC, e meu pai também fez amizade com o Morais ). Era tudo ali pertinho, construtora Leimo, quase defronte existia o cartório de Geraldo Lobo, Aglézio de Brito, na outra esquina existia o banco BIC, e tínhamos ainda a famosa Farmácia Pasteur, na outra esquina.

O Almeida possuía um escritório de contabilidade muito renomado na região do cariri, sendo a primeira pessoa que se conhece a utilizar a informática nesse setor, na região. Sempre foi além do seu tempo. Usou computadores para o trabalho, quando estes não tinham ainda nem disco rígido; Usávamos disketes naquela época, e os antigos CP-300 da empresa Prologica.

Almeida tem uma filha a quem eu tenho a maior consideração também, porque tive o prazer de ser seu professor de piano: A nossa querida Poliana. Lembro-me de Poliana, uma mocinha sapeca, correndo nas dependências da SCAC - Sociedade de Cultura Artística do Crato. Ia quase todo dia, religiosamente estudar as peças nos pianos das salas do andar superior, e passava horas tocando os exercícios. Naquele tempo, eu tinha uns 18 alunos de piano ( 1986/87 ) e eram sempre divertidas as nossas aulas, porque a Poliana sempre foi uma pessoa muito alegre, muito extrovertida, muito atenta. Naquele tempo não existia tristeza. Olhando agora através da janela do tempo, era tudo como um sonho azul e rosa. Havia uma magia no ar, junto com a música, e os perfumes. O mundo era um lugar doce de se viver. Poliana casou-se e foi morar em São Paulo. Enquanto isso, Almeidinha continuava a trabalhar diuturnamente no seu escritório, que pelo pioneirismo e a sua competência era para o mundo da contabilidade, assim como Dr. Aglézio de Brito está para o mundo da advocacia. O tempo passou... Poliana teve filhos...Eu toquei no casamento da outra filha do Almeidinha. Uma grande honra para mim. Os computadores ganharam terabytes de memória...entramos na era internética, e ganhamos alguns cabelos brancos, mas perdemos alguns entes queridos, inclusive meu Pai.

O tempo, este vilão imperdoável, comum a todos, nunca permitiu que nos aprofundássemos muito em nossa amizade. Encontrávamo-nos ainda esporadicamente "Boa Tarde, Sr. Almeidinha!", "Boa tarde, Dihelson!"... até o dia em que para minha felicidade, vi uma postagem do Almeida no Blog do Sanharol e logo, uma no Blog do Crato. Seria o mesmo Vicente Almeida que eu conhecia há décadas ? A resposta foi: SIM. Ali estava um amigo "virtual" antes mesmo de existir internet. Almeida hoje escreve crônicas, questionamentos importantes à sociedade, traz mensagens de otimismo e como não poderia deixar de ser, conduz uma personalidade magnética.

Ontem, quer por coincidência ou por um destino programado ( como Almeida, eu também não acredito em coincidências ), nos encontramos como há muitas décadas não foi possível, no calçadão do Crato. De repente, iluminado ao sol causticante do mês de dezembro, surgia aquele homem baixinho, trajando um óculos tão característico e familiar que é a sua marca registrada, portando o sorriso de uma criança sapeca que nos dá a impressão de que ele nunca mudou as feições. E foi festa! Almeida sentou-se, e pudemos conversar longamente sobre a vida, sobre o poder da amizade, compartilhar experiências, e falar sobre as pessoas de quem gostamos. Ao final, como não poderia deixar de ser, continuei com aquela mesma sensação de 25 anos atrás, de que o homem tem tantos conhecimentos, que é preciso ainda conversarmos por muitos anos para que possamos trocar idéias e experiências.

Meu querido Almeidinha, foi um prazer imenso encontrá-lo naquela tarde no calçadão, ao lado de outro grande amigo, Wilson Bernardo, e tantos outros. Uma vida às vezes, não é suficiente para que possamos conhecer alguém em sua totalidade, mas bastam apenas 5 segundos para perceber quando uma pessoa é verdadeiramente, um grande ser humano.

Um grande abraço, meu velho e novo amigo!

Dihelson Mendonça

ACONTECEU...

Aconteceu em
1º de janeiro
1955 - Dia da 1ª Liga Camponesa
Criada a 1ª Liga Camponesa, no engenho de fogo morto Galiléia, em Vitória de Santo Antão, PE. Marco inicial da 1ª grande onda de lutas pela reforma agrária no Brasil, até o golpe de 1964.
A sede da Liga do Engenho Galiléia
1804:
Independência do Haiti, 1º estado soberano da América Latina, graças à insurreição vitoriosa dos escravos.
1821:
Belém, com a tropa rebelada, adere à Revolução Liberal do Porto.
1849:
Borges da Fonseca expõe no Manifesto ao Mundo os fins da Revolução Praieira, PE: Constituinte, voto universal, valorização do trabalho.
1850:
Apenas 1 liberal (Sousa Franco, PA) chega à Câmara, após uma eleição que Teófilo Otoni chama de "saturnal indecente".
1852:
Joana Manso Noronha, argentina, lança no Rio o Jornal das Senhoras, 1º periódico dirigido às mulheres.
1863:
Abraham Lincoln proclama abolição da escravatura nos EUA.
1881:
Morre em Paris aos 76 anos o revolucionário socialista Auguste Blanqui. Passou 36 anos nos cárceres da reação francesa.
1883:
Acarape, CE, é a 1ª vila a libertar todos os seus escravos (116).
1884:
Começa a circular no RS o jornal republicano A Federação, de Júlio de Castilhos.
1907:
Os ferroviários da Mogiana, SP, conquistam a jornada de 8 horas.
1912:
Nasce em Belém João Amazonas, dirigente histórico do PCdoB, onde militará a partir de 1935. Reorganizador do Partido Comunista em 1962, foi com Maurício Grabois o dirigente da Guerrilha do Araguaia.
1927:
Com o fim do estado de sítio, o PCB reconquista a legalidade (até 12/8).
1931:
Soldados rebelados trocam tiros com a Força Pública em Niterói, RJ.
1933:
Triunfa a causa de Sandino: o exército dos EUA deixa a Nicarágua.
1946:
A polícia do gen. Dutra reprime manifestações no Rio e São Paulo.
1959:
Rebeldes de Fidel Castro tomam Havana. Vitória da Revolução Cubana.
A Festa da
Revolução

em Havana
1967:
Criada a Al-Fatah, braço armado da OLP (Organização de Libertação da Palestina).
1987:
Com a inflação superando 20% desde o Plano Cruzado, o gatilho salarial é acionado pela 1ª e única vez (será eliminado em 12/6).
1992:
Privatização do SNBP (Serviço de Navegação da Bacia do Prata).
1994:
Levante indígena-camponês zapatista em Chiapas, sul do México, toma 4 cidades. Em 13/1, passeata de 70 mil na capital contra a presença do exército em Chiapas.
1999:
FHC assume o 2º mandato presidencial.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31