xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 dezembro 2010

FELIZ 2011 !!! - Claude Bloc


AOS AMIGOS DO
BLOG DO CRATO


Gifs e Recados para Orkut, Forums, Perfil Gratis !


Onde anda o Ano Novo?


Mais um ano chega ao fim. E lá se vem outro novinho para atiçar vontades, desejos e sonhos. Tenho sonhado em mudar minha vida. Tenho sonhado em desatar todos os nós e mudar o rumo de meus sonhos.

Posso dizer que 2010 foi um ano de contradições, cheio de altos e baixos. Mas os altos são mais importantes, pois os baixos foram superados. Desde o ano passado perdi o hábito de fazer lista ou promessas para o próximo ano, depois que li um poema de Drummond que vou postar logo abaixo. É um poema conhecido, mas vale a pena ser (re)lido em sua essência. Pensando bem, preciso aprender a deixar as coisas fluírem, e para isso nada de "EU vou fazer e acontecer em 2011". Só saberei se "fiz e aconteci" quando chegar ao fim de 2011. Mas penso valer a pena dizer o que de bom aconteceu em 2010, e foram tantas coisas...

Além do mais, tenho pensado em não mais me fechar numa concha e ao mesmo tempo em abrir as válvulas da esperança para que tudo dê certo, para que as coisas se arrumem... Contraditório, eu sei. Mas o que seria da vida sem contradições? Porque somos mutáveis... e em outras horas mutantes. E ainda por cima somos únicos, inigualáveis nas qualidades e nos defeitos (de fábrica)... Um dia sonhamos com o sol, outro dia desejamos a chuva. Um dia somos caóticos, no outro, pura definição...

Pois é, sonhemos muito e que este tempo de novidades seja o prenúncio das alegrias sonhadas para o ano 2011. Esqueçamos o que passou. Comecemos 2011 com Fé, alegria, abnegação, empenho, verdade e estejamos abertos à amizade. Façamos dos nossos bons sentimentos o nosso esteio. Sejamos sábios e brindemos o sorriso e a alegria. Sejamos felizes!

Claude Bloc

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas

(a começar pelo seu interior)

novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha,
Você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? passa telegramas?)
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

Manuscrito medieval com lendas de rei Artur será leiloado - Por: Cacá Araújo


Efe - O primeiro manuscrito medieval que narra de forma extensa as lendas de rei Artur, mago Merlin, Cavaleiros da Távola Redonda, Lancelot e Santo Graal será leiloado em dezembro em Londres.

Reprodução

Reprodução
Mulher no lago na imagem à esquerda e à direita detalhes mais específicos
A venda do romance The Rochefoucauld Grail, do século XIV, se dará em um leilão da Sotheby's, anunciou na quinta-feira, 11, a empresa.

Trata-se do maior romance de cavalaria escrito na Idade Média e seus temas - amizade, traição, ambição, façanhas e amores trágicos - formam a base de boa parte da literatura moderna. As histórias da busca do Santo Graal, do rei Artur e sua corte de Camelot, e o romance de Lancelot, um dos Cavaleiros da Távola Redonda, com a rainha Genebra, deleitaram gerações de leitores e inspiraram algumas das melhores histórias contemporâneas.

O The Rochefoucauld Grail também impressiona por seu volume e pelas 107 ilustrações que acompanham os textos, consideradas verdadeiras obras-primas. O romance descreve cenas de torneios e batalhas, aventuras dos nobres e provas de força e coragem. O manuscrito foi produzido em Flandres ou em Artois entre 1315 e 1323 possivelmente por Guy VII, barão de La Rochefoucauld e membro de uma das famílias aristocráticas mais destacadas da França e representante em Flandres do rei Felipe V da França. Os três volumes foram comprados por Sir Thomas Phillips (morto em 1872), possivelmente o principal colecionador moderno de manuscritos medievais e, depois disso, foi vendido mais duas vezes. A Sotheby's espera que o romance seja arrematado por entre 1,5 milhão e 2 milhões de libras (entre US$ 2,4 milhões e US$ 3,2 milhões).

Fonte: http://www.estadao.com.br

Programa COMPOSITORES DO BRASIL - Rádio Educadora do Cariri

“E quando o trovão
Acorda o sono nestes tristes vales
Ecos de um clamor medonho
Desce lá da serra
E estremece tudo por aqui
São os curumins as mães os pais
Dos velhos cariris”...
(
(Triste Vales, Zé Nilton)

COMPOSITORES DO CARIRI

Texto de Carlos Rafael Dias

A música do Cariri cearense ecoa desde os tempos remotos. Os indígenas cariris, primeiros habitantes deste torrão, eram genuínos músicos. Este legado vem se perpetuando na musicalidade regional dos herdeiros da tribo, misturado aos sons que aqui chegaram com os estrangeiros da época da colonização às últimas novidades sonoras trazidas pelas mídias contemporâneas. Entre as maviosas notas que soam do rústico pife de taboca sob a marcação ritual dos tambores afros, entrelaçam-se os acordes dissonantes do violão bossanovista e os solos distorcidos das guitarras roqueiras.

Mas a música caririense tem um algo mais. Talvez um atrativo que combina o aroma acentuado do pequi ao gosto raro do buriti. Talvez seja o lendário canto da Iara que guarda as fontes de águas cristalinas das encostas serranas, fisgando corações românticos como o visgo que pega passarinho.

Na obra dos compositores caririenses, ouvidos atentos podem captar muito mais do que os poucos minutos de cada canção. Nela podem ser ouvidos os ecos de quatrocentos anos de história, onde as lendas se confundem com a epopéia dos homens que traduzem suas vidas em um espetáculo diuturno de fé, coragem, esperança, trabalho e muita arte.

Aqui, todos os sons se fundem. O canto da cigarra prenunciando inverno bom. O sino da igreja chamando os fiéis. A velha amplificadora irradiando as boas novas para além do perímetro urbano. A banda de música animando os eventos, percorrendo ruas ou fazendo tremer os coretos. O burburinho da feira com seus artistas mambembes. Serestas e seresteiros sempre vivos enquanto existir um coração apaixonado...

O programa Compositores do Brasil desta quinta-feira, 30 de dezembro, presta uma homenagem aos compositores caririenses ciente de que importantes nomes da música regional foram omitidos. Mas o leque sonoro abordado é por demais representativo do ecletismo regional. Para degustar plenamente o programa, recomenda-se, se puder, que se deite em uma rede em uma varanda com vista para o vale, deixando a brisa serrana espantar o calor deste ano que se finda...

É apenas um pequeno mostruário, pois o espaço é pequeno para tamanha grandeza.

Na sequencia:

O Poeta, de Abidoral Jamacaru e Xico Chaves, com Abidoral Jamacaru
Levada de Coco, de Francisco Saraiva, com Herdeiros do Rei
Galope Diferente, de Jonteilor, Cícero Brasil e Edvânio Nobre, com Jonteilor
Cantoria de Reis, de Antonio Queiroz e Júnior Boca, com Dr. Raiz
A Pressa, de Igor Arraes, com a banda Nacacunda
Calar o amor, de Leninha Vaz, com Leninha Vaz
Amor Beato, de Zé Nilton e Francisco Sávio, com Zé Nilton e João do Crato
Tambores e Maracás, de Lifanco, com Lifanco
Flor do Mamulengo, de Luís Fidélis, com Luís Fidélis
Terras Brasileiras, de Pachelly Jamacaru e Marcus Vinícius, com Pachelly Jamacaru
Pra Cantar o Amor Distante, de Cleivan Paiva e Rosemberg Cariry, com Cleivan Paiva
Venham Ver as Belezas do Crato, de Correinha, com Correinha
Chuva de Janeiro, de Geraldo Júnior, com Geraldo Júnior

Quem ouvir, verá!

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri (www.radioeducaroradocariri.com)
Telefone: (88)3523-2705
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção de Carlos Rafael
Apresentação de Carlos Rafael e Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

Programa COMPOSITORES DO BRASIL - Rádio Educadora do

O CONCERTO - Postado por Cacá Araújo


Há 30 anos atrás, o renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza.
Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. Para integrar sua equipe ele pretende que a jovem e exímia solista de violino Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent) os acompanhe. Se os planos derem certo, este tem tudo para ser um concerto muito especial e um verdadeiro triunfo.

"Le Concert" (no original) é uma co-produção entre Bélgica, França, Itália, Romênia e Rússia. Possui direção de Radu Mihaileanu e duração de 119 minutos.

Fonte: http://cafehistoria.ning.com/

Tocando Em frente - Postado por Mônica Araripe




Ando devagar por que já tive pressa
E levo esse sorriso por que já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Nada sei.

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou.

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Todo mundo ama um dia todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.


Almir Sater.

Uma Maravilhosa Semana.

Mônica Araripe

FELIZ ALMA NOVA EM 2011 – POR: João César Mousinho de Queiroz


A chegada do Ano Novo traz sempre uma série de reflexões, criando novas perspectivas em relação ao futuro. A maior parte das pessoas começa a direcionar ações em busca de uma vida mais Harmônica, uma cultura de paz e respeito ao próximo. Todos os anos, geralmente em dezembro as pessoas começam a fazer as promessas para o ano seguinte: Continuar a Faculdade, Academia pra entrar em Forma, Emagrecer, Fazer novos cursos, Resolver mal entendidos, Melhorar esta ou aquela situação, Estudar Pra Concurso Público, Fazer as pazes com aquele amigo ou voltar a falar com o seu irmão(a). Porém após a passagem de ano, começam o ano novo com a mesma correria do ano anterior e entregam-se, muitas vezes sem saber, à rotina estafante do dia-a-dia, tendo em mente as promessas da passagem de ano, mas nenhum plano ou condição de realmente dar a volta por cima e tomar o controle da situação entrando num círculo vicioso.

Todo o reveillon é a mesma coisa. As pessoas cantam “Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo, que tudo se realize no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender”. Um novo ano está começando. Não existe momento melhor para varrer da sua vida tudo aquilo que não o satisfaz e estabelecer novas metas, permitir que seus mais lindos sonhos brilhem a sua frente e partir para a realização de cada um deles. Mas como fazer para que eles realmente se concretizem? Isso é possível? No final de um ano e no limiar de um novo ano; você certamente também já se admirou e disse: "O quê? Já chegamos novamente ao fim do ano?" Quando isso acontece, somos lembrados de como a vida humana é passageira, como o Salmo 90.9 diz tão bem: "... acabam-se os nossos anos como um breve pensamento". A nossa vida passa "como um suspiro" ou "como um sopro". Quanto mais velhos ficamos, mais rápidos parecem transcorrer os anos, pois cada um deles torna-se uma parcela sempre menor de nossa vida.


Frases do Ano Novo: "Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas como já dizia o Raul:" tente outra vez", tente e experimente. "É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.(Carlos Drummond de Andrade) Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo”.(Edith Lovejoy Pierce)” Festejar, comemorar, comer e beber bastante nas festas de final de ano não é o que engorda, o que realmente engorda não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, e sim, aquilo que comemos entre o Ano Novo e o Natal.”•(Autor desconhecido)”.

"O Dia de ano novo é o aniversário de todo homem.” (Charles Lamb)
John Lenon já disse uma vez que: "A vida é o que acontece enquanto fazemos planos!".
"Muitas pessoas esperam o ano novo por um novo começo em hábitos velhos.” (Autor desconhecido).
"A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus."

Feliz Ano Novo
: Vila Silvestre, Pimenta, Ponta da Serra, Crato, Ceará, São Paulo, Brasil. São Paulo 29/12/2010 – www.sosdrogasealcool.org

Ouça a A Música do Dia - SABOR A MI - Com Luis Miguel


A musica de hoje é uma das mais conhecidas de todos os tempos. Chama-se "Sabor a Mi" e foi gravada por inúmeros artistas. A versão que ouviremos é com o grande cantor Luis Miguel. Luis Miguel é um cantor nascido em Porto Rico e posteriormente naturalizado mexicano, de ascendência italiana e espanhola . Seu sucesso é reconhecido principalmente na América Latina, nos Estados Unidos e na Espanha.

Luis Miguel já vendeu cerca de 100 milhões de discos e conquistou os prêmios mais desejados da indústria da música, como uma estrela na Calçada da Fama (em Hollywood) e nove Grammys. Em 1999, aos 29 anos de idade, converteu-se no artista latino mais visto ao vivo na historia da música.

E com vocês, a música Sabor a Mi - Clique no player abaixo para escutar
( para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog do Crato, canto superior direito )


PENSANDO ARTES CÊNICAS - Cacá Araújo


Membros da Guerrilha do Ato Dramático Caririense receberam representante do Movimento "Todo Teatro é Político", de Fortaleza-CE, dia 28 de dezembro de 2010, no Teatro Rachel de Queiroz.

Na reunião, discutiram sobre a realização da 1ª Conferência Cearense de Artes Cênicas e audiência com o novo Secretário da Cultura do Ceará, além de plano de circulação de espetáculos cearenses no Ceará e ocupação de equipamentos públicos de teatro.

Estavam presentes Cacá Araújo, Herê Aquino (Movimento "Todo Teatro é Político"), Jânio Tavares, Antônio Freire Júnior, Mauro César, Kelyene Maia, Mônica Batista e Mano Damasceno.


Reivindicação Justa - Mensagem ao prefeito do Crato - Gilvan Martins

"Se o prefeito do Crato Samuel Araripe tivesse idéia da quantidade de votos que ele tá perdendo a cada carro que passa na ladeira da Av. Presidente kennedy e Av. Getúlio Vargas na Vilalta em Crato, ele mandaria consertar as valas feitas pela SAAEC até com cimento hoje mesmo. A imagem do Sr. prefeito já não está boa, e ainda mais com a cidade destruída de buracos, sei não! Nesta semana, vi um carro se desmontar ao passar num. Há relatos de vários automóveis que quebraram a suspensão. Melhor seria interditar as ladeiras completamente do que ficar como está. Peço ao editor do Blog que por favor publique a minha reivindicação justa"

Gilvan Martins

Resposta:

Prezado Gilvan,

Concordo contigo. As ladeiras da Vilalta deveriam ser interditadas imediatamente. Nesta semana, até meu carro também se quebrou num daqueles buracos da Pres. Kennedy. Ali está perigosíssimo. Peço a quem ler esta matéria que evitem trafegar naquela ladeira. A SAAEC deveria interditar até poder refazer o asfalto. Não posso defender o que é errado. Dezenas ou centenas de pessoas estão reclamando apenas na ladeira. O local exige cuidados urgentes.

Dihelson Mendonça

A Cigana – por Carlos Eduardo Esmeraldo


O mês de novembro do já distante ano de 1963 transcorria lentamente. Nas rádios, ouvíamos insistentemente o sucesso do momento, a extraordinária canção de Tom Jobim, “Garota de Ipanema”, uma música que ainda hoje é sinônimo de Brasil pelo mundo afora, assim como “Aquarela do Brasil” é confundida com o nosso hino. No Crato, o rebuliço das mocinhas era a chegada de uma cigana que, instalara sua tenda num terreno baldio, ao lado da estação do trem, bem defronte da Drasa, a revendedora dos fusquinhas. A tal cigana era festejada porque segundo muitos acreditavam, adivinhava tudo e previa muitas coisas para o futuro, principalmente o príncipe encantado tão ansiosamente aguardado pelas sonhadoras. Eu ouvia dizer que até alguns rapazes foram vistos consultando a tal cigana. E a fila dobrava o quarteirão.

Para mim, aquele mês de novembro ficou gravado na memória como um marco significativo de muitas perdas. É que no inicio do mês, eu sofri uma grave contusão no joelho, durante uma disputadíssima partida de futebol de salão, um esporte muito em moda no Crato daquela época. Fiquei o mês inteiro preso à cama, com um extraordinário inchaço no joelho esquerdo, que deixou minha perna dobrada em ângulo de noventa graus. Não podia andar e sequer levantar-me da cama.

Uma das conseqüências dessa lesão teria sido a remota possibilidade da seleção brasileira tricampeã mundial de futebol em 1970 haver sido definitivamente desfalcada de um esforçado ponta-esquerda cratense. Uma grande perda minha e sorte do Rivelino. Além do mais, um tímido sonhador foi retirado da vida social da cidade por mais de um mês, isto é; da Praça Siqueira Campos.

Para fugir da monotonia daqueles dias, eu lia tudo que me chegava às mãos, desde Machado de Assis até as fotonovelas da revista “Capricho”. No Colégio Diocesano, por ordem do Monsenhor Montenegro, as minhas notas do mês de novembro foram repetidas, pois àquela altura já me encontrava aprovado por média. No final do mês, já estava completamente recuperado.

Em janeiro do ano seguinte, eu pisava firme com as duas pernas, sem nenhum vestígio da lesão que me prendera à cama durante um longo mês.

Certo dia, eu estava vindo do São José para o Crato, e ao descer de um ônibus defronte da estação do trem, avistei ao lado, a tal tendinha da cigana. Já não havia mais a extensa fila de antes. Não tive dúvidas. Entrei movido mais pela curiosidade, pois nunca dei muita bola para essas coisas de cartomante ou adivinhas. Não sou daqueles que acreditam em bruxarias. Para mim isto não existe. Acho mais importante deixar que as coisas aconteçam e confiar na proteção divina.

Entretanto, parece que algumas pessoas possuem algum tipo de percepção extra-sensorial, capaz de comunicar-se com os outros por algum processo telepático. A tal cigana poderia ser uma dessas. Mas acho que ela deu mesmo foi um tremendo chute. Assim que eu entrei, ela bateu com toda força na bola e acertou em cheio: “Você esteve doente, problema na perna, não foi?” Depois previu que eu faria um grande concurso nos próximos três anos, e que morreria rico e no exterior. Ao indagar em qual país, ela respondeu: “na minha terra, a Espanha!”.

Repito que eu nunca dei importância a essas tais previsões. Do meu passado, aquela charlatona acertou alguma coisa cobrando escanteios. Quanto ao futuro, tirando o previsível concurso vestibular, acredito que a cigana acertou na riqueza. Mas não necessariamente riqueza de bens materiais, como ela insinuava. A esta altura, estou mais preocupado em “ajuntar tesouros que nem a traça corrói ou os ladrões roubam”. Se eu hoje sou rico, é de felicidade, o que já uma grande fortuna.

Não foi possível ainda testar a outra previsão da artilharia daquela cigana com uma viagem à Espanha. Tenho certeza que algum dia eu e Magali iremos conhecer a Europa, inclusive a Espanha. E esperamos voltar vivos.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Qualidade musical - Por Emerson Monteiro

Ao ler, na Folha de S. Paulo, edição on-line do dia 29 de dezembro, a relação dos 50 álbuns que formaram a identidade musical brasileiro dos anos 2000, algo me vem ao sentimento de que, parafraseando o escritor Machado de Assis, ou a música mudou ou mudei eu. Quero crer, simplesmente, que houve uma exaustão na produção e quase desapareceram por inteiro os pontos de contato que acompanharam de perto a minha ligação com a música, nas cinco décadas anteriores, desde quando me entendo de gente.

Ainda bem que, hoje, vistas as facilidades oferecidas pela Internet, podemos ouvir e gravar todo o universo das produções que ficaram para trás. Mas a relação desses 50 álbuns da Folha de S. Paulo serviu para mostrar o quanto a música popular brasileira mudou, com relação ao que se ouvia há bem pouco tempo. Na lista, aparecem cantores e ritmos variados, nos estilos axé, sertanejo, brega, revelações, samba, reggae, bahia, rap, rock, que fizeram, e talvez ainda façam, a cabeça dos apreciadores, sem, contudo, afagar no mínimo os brios de quem adota o formato tradicional ou as harmonias menos apelativas que vieram depois.

Sei, no entanto, que a música representa a trilha sonora das gerações, por isso o instinto da particularidade, o gosto só pessoal. Existem aqueles que classificam as produções musicais em dois blocos, o das músicas de que gostam e um outro, o das que não prestam. Contudo nada é bem assim, pois seria apenas preconceito, discriminação de gerações.

Num ângulo menos drástico, porém, o olfato auditivo classifica o que toca o coração e sabe por instinto distingui as peças que mais parecem barulho gravado em disco mais para tocar nos fundos de carro e nos bares zoadentos, sem o devido respeito ao gosto de quem quer paz. Ninguém possui ouvido absoluto, entretanto ruído e música se distinguem numa classificação de ritmo, harmonia, sensibilidade auditiva, efeitos ambientais, respostas coletivas. Estudos indicam até que as crianças no útero materno, as plantas e os animais respondem aos estímulos musicais.
Wladimir Lênin, dos principais comandantes da Revolução Russa de 1917, num dos seus livros, afirma que a Estética será a Ética do futuro, o que vale dizer que o belo traz regras fortes à vida, ao ponto de determinar, no gosto que reflete, a sobrevivência de valores e preservação da ordem social. As vivências do que é belo intuem no cidadão o seu código de existência, aumentando-lhe o próprio ordenamento, seja na família, nas instituições e em si próprio.

A boa qualidade artística dos tempos, em si, faz a história das sociedades e o grau de maturidade com que trata as oportunidades. Épocas e sociedades têm sua música que fala do inconsciente coletivo dos que ali vivem, portanto.

Por: Emerson Monteiro

CRATO - Notícias do Dia 29 de Dezembro de 2010


Obra da Encosta do Seminário é destacada pelo Prefeito Samuel Araripe para 2011

O Prefeito Municipal do Crato, Samuel Araripe, destaca para este ano o início de obras importantes para o município do Crato, que deverão definitivamente sair do papel. Após análise pelos técnicos do Banco Mundial, deverá ser iniciado até o meio do ano um dos maiores projetos de infraestrutura do município, que é a construção da Encosta do Seminário. Segundo o prefeito, é um projeto avaliado em cerca de R$ 20 milhões que dará outra visibilidade ao município. Várias etapas já foram desempenhadas para o município no sentido de encaminhamento do projeto, que agora está sendo avaliado para o investimento. Três mirantes estão incluídos no projeto, um deles já construído pela administração municipal cratense, acima da ladeira da Integração, hoje uma das áreas com infraestrutura adequada, com mais beleza e luminosidade, em um local antes escuro, onde eram freqüentes as reclamações dos moradores e transeuntes, por conta dos assaltos que ocorriam na área. Todo um processo de discussão com a comunidade, que passará a ser transferida da área de risco para novas moradias, com acompanhamento de psicólogo e assistente social foi desenvolvido. Serão construídas cem casas para realocar os moradores que antes viviam nas áreas da encosta.

Concurso público deve ser realizado no primeiro semestre do ano

Mais um concurso para contratação de pessoal está sendo planejado pela Prefeitura Municipal do Crato. Projeto nesse sentido, com abertura de mais 160 vagas e contratação imediata está sendo examinado pelo legislativo, no sentido aprovar e ser autorizado pelo prefeito Samuel Araripe. Estarão sendo destinadas vagas para praticamente todos os setores. Todo o planejamento e abertura das novas vagas estão dentro do orçamento municipal. Este é quinto concurso da administração Samuel Araripe.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Chuvas em dezembro estão 262% acima da média, confirma FUNCEME


A pré-estação chuvosa no Ceará (dezembro e janeiro) começou com índices pluviométricos bem acima da média histórica. De acordos com dados preliminares obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do dia 1º ao dia 22 de dezembro de 2010 choveu 84,1milímetros em todo o Estado. A média histórica para o período é de 23,2 milímetros, ou seja, as precipitações ficaram 262,1% acima da média. Nas oito macrorregiões cearenses as chuvas foram superiores ao índice histórico, com atenção maior para a Região da Ibiapaba, onde choveu 146,5 milímetros enquanto a média é de 24,9 milímetros, significando um desvio positivo de 487,5%.

Entretanto, os meteorologistas informam que as boas chuvas na pré-estação não indicam que vai chover acima da média na estação chuvosa (fevereiro a maio). As primeiras chuvas, em dezembro e janeiro, são ocasionadas por sistemas meteorológicos secundários que não têm ligação com a Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuva no Ceará e que atua entre fevereiro e maio. O prognóstico oficial para o período chuvoso no Estado será divulgado pela Funceme na segunda quinzena de janeiro.

Fonte: FUNCEME

Tiririca é internado em hospital de Fortaleza

O recém empossado deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), foi internado na tarde de hoje no Hospital São Mateus, em Fortaleza, Ceará. O hospital particular não soube informar se Tiririca havia dado entrada para uma operação de apêndice, como reportou a imprensa local. O hospital apenas confirmou que o deputado estava de fato internado em sua unidade.

Fonte: Lindomar Rodrigues

Bom Dia, Crato - 29 de Dezembro de 2010


Bom Dia!

Há 2 dias para 2011, devemos repensar nossas vidas. Naqueles projetos que deixamos para trás, por pura preguiça, por nos julgarmos incapazes, por sermos por demais preocupados. Já reparou que a maioria das pessoas está sempre preocupada em tentar serem felizes e acabam esquecendo-se de viver ? Já perceberam que nesta terra somos meros guardiães das coisas alheias, e que tudo o que possuímos é apenas de forma temporária, das coisas que vão passando de pai para filho ? Já pensou que o ser humano vive para acumular riquezas sem usufruir delas, somente para deixar para os que virão ? E se a felicidade estiver apenas na vida simples, na falta de stress, no convívio com a natureza, e na contemplação do universo ? Logo abaixo, uma receita nos enviada por Dr. Orestes Guedes Alcoforado, cardiologista, de como ter um "infarto feliz". É um alerta para os estressados, como todos nós... E aí, você decide como será seu 2011. Bom Dia, Crato!

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje em Crato, 29 de dezembro de 2010, quarta-feira, é de Sol e algumas núvens. Segundo o site Climatempo, a temperatura máxima ficará em torno de 30 graus e a mínima de 20.

ALMANAQUE


29 de dezembro. Dia da Sagrada Família

O projeto de Deus para a redenção de toda a humanidade tem como centro a encarnação do seu Filho como homem vivendo entre nós. Quis que seu amado Filho fosse o exemplo de tudo. Por isso ele foi acolhido no seio de uma verdadeira família. Uma humilde, boa e honrada família, ligada pela fé e os bons costumes. Ele escolheu, seus anjos agiram e a Sagrada Família foi constituída. Deus Pai enviou Jesus com a natureza divina e a natureza humana: o Verbo encarnado, trazendo a sua redenção para todos os seres humanos. Ou seja: a salvação do ser humano somente se dá através de Jesus, quem crer e seguir terá a vida eterna no Reino de Deus.

Assim,Jesus nasceu numa verdadeira família para receber tudo o que necessitava para crescer e viver, mesmo sendo muito pobre. Teve o amor dos pais unidos pela religião, trabalhadores honrados, solidários com a comunidade, conscientes e responsáveis por sua formação escolar, cívica, religiosa e profissional. Maria, José e Jesus são o símbolo da verdadeira família idealizada pelo Criador. A única diferença, que a tornou a "Sagrada Família", foi a sua abnegação, a aceitação e a adesão ao projeto de Deus, com a entrega plena às suas disposições. Mesmo assim,não perderam sua condição humana, imprescindível para que todas as profecias se cumprissem.

A família residiu em Nazaré até que Jesus estivesse pronto para desempenhar sua missão. Lá, Jesus aprendeu a andar, correr, brincar, comer, rezar, cresceu, estudou, foi aprendiz e auxiliar de seu pai adotivo, José, a quem amava muito e que por ele era muito amado também. Foi um filho obediente à mãe, Maria, e demonstrou isso já bem adulto, e na presença dos apóstolos, nas bodas de Caná, quando, a pedido de Maria, operou o milagre do vinho. Quando o Messias começou a trilhar os caminhos, aldeias e cidades, pregando o Evangelho, era reconhecido como o filho de José, o carpinteiro da Galiléia. Até ser identificado como o Filho de Deus aguardado pelo povo eleito, Jesus trabalhou como todas as pessoas fazem. Conheceu as agruras dos operários, suas dificuldades e o suor necessário para ganhar o pão de cada dia. Essa família é o modelo de todos os tempos. É exemplar para toda a sociedade, especialmente nos dias de hoje, tão atormentada por divórcios e separações de tantos casais, com filhos desajustados e todos infelizes. A família deve ser criada no amor, na compreensão, no diálogo, com consciência de que haverá momentos difíceis e crises formais. Só a certeza e a firmeza nos propósitos da união e a fé na bênção de Deus recebida no casamento fará tudo ser superado. Pedir esse sacramento à Igreja é uma decisão de grande responsabilidade, ainda maior nos novos tempos, onde tudo é passageiro, fútil e superficial.

Esta celebração serve para que todas as famílias se lembrem da humilde Sagrada Família, que mudou o rumo da humanidade. Ela representa o gesto transcendente de Deus, que se acolheu numa família humana para ensinar o modo de ser feliz: amar o próximo como a nós mesmos. A Igreja comemora a festa da Sagrada Família em data móvel, no domingo após o Natal, ou, alternativamente, no dia 29 de novembro.

Eventos históricos

* 534 - Publicado o Codex repetitae praelectionis, uma atualização do Digesto
* 1845 - O Texas é anexado e se torna o 28º estado norte-americano
* 1863 - Inaugurado o Canal de Suez
* 1889 - O Hino 15 de Novembro é instituído como Hino do estado do Rio de Janeiro
* 1891 - Thomas Edison patenteia o rádio
* 1911 - Sun Yat-sen torna-se o primeiro presidente da China
* 1913 - Guerra do Contestado: o governo brasileiro monta uma Força Pública Catarinense de 200 homens para se dirigir àquela região
* 1949 - Começa a operar a primeira estação de televisão UHF, em Bridgeport, nos Estados Unidos.
* 1972 - Os 14 sobreviventes do acidente aéreo na Cordilheira dos Andes são resgatados após 71 dias; membros de um time uruguaio de rúgbi, eles comeram a carne das pessoas mortas para sobreviver
* 1980 - Descoberta na província chinesa de Yunnan, um crânio humano de aproximadamente oito milhões de anos
* 1981 - Para cobrir o rombo, o presidente João Figueiredo aumenta a alíquota da previdência
* 1992 - Fernando Collor de Mello renuncia à Presidência da República do Brasil e Itamar Franco assume o cargo definitivamente
* 1994 - O presidente Itamar Franco aprova a lei que garante a homens e mulheres não casados o direito a pensão alimentícia e a herança de companheiros mortos
* 1999 - O índice Nasdaq da bolsa de valores norte-americano bate um novo recorde, ultrapassando 4000 pontos

Nascimentos

* 1709 - Isabel Petrovna, Imperatriz da Rússia (m. 5 de janeiro de 1762)
* 1721 - Madame de Pompadour, amante e conselheira do Rei Luís XV da França (m. 1764)
* 1800 - Charles Goodyear, inventor do processo de vulcanização (m. 1860).
* 1808 - Andrew Johnson, presidente dos Estados Unidos (m. 1875).
* 1876 - Pablo Casals, violoncelista, diretor e compositor espanhol (m. 1973).
* 1888 - Gustavo Barroso, escritor brasileiro (m. 1958).
* 1891 - George Marshall, cineasta estadunidense (m. 1975).
* 1896 - David Alfaro Siqueiros, pintor mexicano (m. 1974).
* 1903 - Candido Portinari, pintor brasileiro (m. 1962).
* 1956 - José Carlos Aragão, escritor e desenhista brasileiro.

Falecimentos

* 1170 - Thomas Beckett, Arcebispo de Cantuáriae chanceler da Inglaterra, canonizado em 1173.(assassinado) (n. 1115)
* 1862 - François Nicholas Madeleine Morlot, cardeal francês (n. 1795)
* 1891 - Leopold Kronecker, matemático alemão (n. 1823)
* 1916 - Grigori Rasputin, monge russo (n. 1864)
* 1919 - William Osler, físico canadense (n. 1849)
* 1965 - Kosaku Yamada, compositor japonês (n. 1886).
* 1980 - Tim Hardin, compositor e cantor de música folk (n. 1941)
* 2001 - Cássia Eller, cantora e violonista brasileira (n. 1962)

Feriados e eventos cíclicos

* Dia de São Thomas Beckett, Santo Segundo e São Primiano - Santos da Igreja Católica
* Data nacional do Nepal - Evento Nacional local
* Mitologia nórdica: dias das Nornas - Evento local da Noruega
* Dia internacional da Biodiversidade - Criado pela ONU

Fontes: Edições Paulinas, Climatempo, Wikipedia

O Pintor Cândido Portinari é o Homenageado do Hoje na História


HOJE NA HISTÓRIA


Nasceu numa fazenda de café, Santa Rosa, no interior de São Paulo, filho dos imigrantes italianos Giovan Battista Portinari e Domenica Torquato, que tiveram doze filhos, sendo ele o segundo. De família humilde, cursou apenas o primário, porém desde criança manifestou sua vocação artística. Aos seis anos de idade, Portinari começa a desenhar e aos nove participou durante vários meses dos trabalhos de restauração da igreja de Brodowski, ajudando os pintores italianos. Aos dez anos, desenhou o retrato de Carlos Gomes, como via numa caixa de cigarros. Em 1918 Portinari, também chamado carinhosamente de "Candinho" pela família, viajou para São Paulo, para ingressar no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes, na qual estudou desenho e pintura, tendo como professores Rodolfo Amoedo, Batista da Costa, Lucílio de Albuquerque e Carlos Chambelland. Em 1922, Portinari executou um retrato para o Salão de Belas Artes, e ganhou medalha de bronze pelo seu trabalho.

Trajetória

Em 1928 conquistou o "Prêmio de Viagem ao Estrangeiro", da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Em 1929 Portinari partiu para a Europa, viajou pela Itália, Inglaterra, Espanha e se fixou em Paris, onde permaneceu até 1930. Ía diariamente aos museus e lá descobriu a pintura moderna. Discutia sobre arte nos cafés e não tinha quase nenhum tempo para pintar. Foi em Paris que Portinari conheceu Maria Martinelli, com quem mais tarde se casou. Em 1932, Cândido Portinari expôs individualmente. Três anos depois, seu quadro Café recebeu a segunda menção honrosa da Exposição Internacional do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos. Em 1936 pintou o seu primeiro mural, para o Monumento Rodoviário na Estrada Rio-São Paulo. Nessa época, foi nomeado professor de pintura do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal. Em novembro de 1939 expôs 269 trabalhos no Museu Nacional de Belas-Artes. Antes havia executado três grandes painéis para o pavilhão brasileiro na Feira Mundial de Nova Iorque. No mesmo ano nasceu seu único filho, João Cândido.

Família

Seu filho João Candido Portinari hoje cuida dos direitos autorais das obras de Portinari. Em 1960 nasceu sua neta Denise, que passou a ocupar boa parte de seu tempo. Pintou muitos quadros com o retrato dela. Quando não estava com Denise, Portinari passava horas fitando o mar, sozinho. No ano seguinte escreveu um ensaio de oração para a neta denise que ja está lá...

A morte

Em fevereiro de 1962 sofreu nova intoxicação por chumbo, que já o atacara em 1954. Adoecido, não mais se recuperou. Nessa época, preparava uma grande exposição, com aproximadamente duzentas obras, a convite da prefeitura de Milão. Em 6 de fevereiro Portinari morreu, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava, mas cumprindo a promessa de homenagear a sua terra e o seu povo, através da sua arte.

"Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodowski como ela é".

Obras

As telas Meninos e piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, está exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade de Batatais, interior de São Paulo, situada a 16 quilômetros de sua cidade natal, Brodowski. São 23 obras, incluindo 2 retratos:

* Os Milagres de Nossa Senhora;
* Via Sacra (composta de 14 quadros);
* Jesus e os Apóstolos;
* A Sagrada Família;
* Fuga para o Egito;
* Transfiguração;
* O Batismo;
* Martírio de São Sebastião.

Outras pinturas conhecidas de Portinari são:

* Meio Ambiente;
* Colhedores de Café;
* Mestiço;
* O Lavrador de Café;
* O Sapateiro de Brodowski;
* Menino com Pião;
* Lavadeiras;
* Grupos de Meninas Brincando;
* Menino com Carneiro;
* Cena Rural;
* A Primeira Missa no Brasil;
* São Francisco de Assis;
* Tiradentes;
* Ceia;
* Os Retirantes;[1944]
* Futebol;
* O Sofrimento de Laio;
* Criança Morta.

Características da obra

Em suas obras, o pintor conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas. Por exemplo na igreja sao francisco de assis,ele quis retratar que todos os seres vivos podem viver no mesmo ambiente.

Furto no MASP

Uma das obras mais importantes de Portinari, O lavrador de café, foi furtada do segundo andar do Museu de Arte de São Paulo na madrugada do dia 20 de dezembro de 2007, em uma ação de três minutos, juntamente com o quadro Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso. Estas obras foram resgatadas e restituídas ao museu dia 8 de janeiro de 2008, sem sofrer avarias.

Homenagens, títulos e prêmios

* 1940 – Chicago (EUA) – A Universidade de Chicago publica o primeiro livro sobre o pintor, Portinari: His Life and Art, com introdução do artista Rockwell Kent
* 1946 – Paris (França) – Legião de Honra, concedida pelo governo francês
* 1950 – Varsóvia (Polônia) – Medalha de Ouro, pelo painel Tiradentes (1949), concedida pelo júri do Prêmio Internacional da Paz
* 1955 – Nova York (EUA) – Medalha de Ouro, como melhor pintor do ano, concedida pelo International Fine Arts Council
* 1956 – Nova York (EUA) – Prêmio Guggenheim de Pintura, por ocasião da inauguração dos seus painéis na sede da ONU

Fonte: Wikipedia
Ilustrações: "O Mestiço" e "Os Retirantes" - Cândido Portinari.

Pensamentos do Dia - 29 de Dezembro de 2010


"Belo, é tudo quanto agrada desinteressadamente."

Immanuel Kant

"Um grande estado não pode ser governado com base nas opiniões de um partido."

Otto Von Bismarck

"Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos."

René Descartes

"O objetivo mais alto do artista consiste em exprimir na fisionomia e nos movimentos do corpo as paixões da alma."

Leonardo da Vinci

"A vingança procede sempre da fraqueza da alma, que não é capaz de suportar as injúrias."

François La Rochefoucauld

"Quem está descontente com os outros está sempre descontente consigo próprio."

Émile-Auguste Chartier

TRANSPORTE NO CARIRI - Passageiro usa ´clandestino´ - Reportagem: Antonio Vicelmo


Transporte Clandestino realizado em D-2- para os sítios e pequenas cidades da região do Cariri. Os passageiros, muitas vezes, se arriscam por serem inseguros - FOTOS: ANTÔNIO VICELMO Mesmo com a existência de transportes regularizados no Interior, passageiros ainda utilizam clandestinos.

Crato. Cerca de 40 ônibus, 200 topiques, 100 camionetas D-20 e o Metrô do Cariri interligam cerca de 30 municípios da região, transportando mais de 20 mil passageiros por dia. Mesmo assim, ainda circulam os clandestinos que transportam pessoas misturadas com animais. O chamado triângulo Crajubar, que engloba Crato Juazeiro e Barbalha, está incluído no Lote-8, que possui características urbanas. Estas cidades são servidas pela empresa Via Metro, ganhadora da licitação, que já está com sua frota nas ruas, contando com 36 ônibus, 20 na linha Juazeiro ao Crato, nove fazendo a rota Juazeiro à Barbalha e cinco ligando Juazeiro à Missão Velha.

Além das três cidades do triângulo, a empresa também faz o percurso até o Município de Missão Velha. Somente nas quatro cidades da Região Metropolitana do Cariri, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 15 mil passageiros circulam por dia. A Via Metro Substitui a Viação Brasília que há 45 anos fazia a rede das quatro cidades.

O fiscal de linha, Romero de Souza Freitas, explica que a quantidade de ônibus em circulação é de acordo com a demanda. Nos domingos e feriados o número de coletivos é menor. O motorista, José Ivan Moreira, avalia que, apesar da concorrência com o transporte alternativo, os ônibus rodam lotados. Não faltam ônibus nos terminais. De 15 em 15 minutos tem um ônibus de Crato para Juazeiro. O passageiro paga R$ 1,30, o mesmo preço cobrado pelas topiques. Além dos ônibus, circulam na região cerca de 200 topiques e vans, integrantes do chamado Sistema de Transporte Complementar, antigos alternativos. "O percurso de 15km entre Crato e Juazeiro é feito em 15 minutos, enquanto o ônibus gasta cerca de 40 minutos", diz o passageiro Aloni Lírio Barbosa, justificando sua preferência pelo alternativo.

Como complemento do transporte rodoviário, está circulando há um ano, entre Crato e Juazeiro, um trem de superfície, conhecido como Metrô do Cariri. São veículos leves sobre trilhos (VLT), com duas composições movidas a diesel.

De acordo com o projeto, o metrô será integrado ao sistema rodoviário, com a utilização de ônibus para complementar o percurso dos passageiros. Cada composição do VLT é formada por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros. Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, no Município de Barbalha, também na região do Cariri, e são as primeiras unidades desse tipo fabricados na América do Sul.

Mesmo com a legalização das linhas para o transporte complementar, ainda funciona o transporte clandestino. São as camionetas D-20 que atendem a população dos sítios e cidades pequenas. Apesar da insegurança, alguns passageiros preferem este tipo de veículo que, segundo afirma, facilita o transporte de mercadorias e animais.

"A D-20 deixa a gente na porta de casa", justifica o agricultor João Batista de Lima, residente em cima da Serra do Araripe no caminho da cidade pernambucana de Moreilândia. Os clandestinos utilizam até caminhões para o transporte de passageiros.

Meia Passagem
Desde novembro do ano passado, a região do Cariri tornou-se pioneira fora da zona metropolitana da Capital cearense na emissão das carteiras estudantis com direito a meia passagem intermunicipal. Até agora, apenas a empresa de ônibus Via Metro, que faz o transporte intermunicipal dentro da macrorregional, está aceitando que os estudantes exerçam esse direito, previsto em lei.

Demanda

"Nos domingos e feriados o número de coletivos é menor, conforme a demanda"

Romero de Souza Freitas
Fiscal de transporte

"Os ônibus são vistoriados a apresentam-se em bom estado de conservação"

José Francisco Araujo
Engenheiro mecânico

"Eu prefiro as topiques. São mais rápidas e confortáveis e o preço é o mesmo"

Aloni Barbosa
Estudante

MAIS INFORMAÇÕES

Departamento Estadual de Trânsito (Detran), escritório em
Juazeiro do Norte, Avenida Padre Cícero, 4501, região do Cariri
Telefone: (88) 3102.1130

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe

ESPERANÇA PARA 2011 - Chuvas mudam paisagem da região do Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Agricultores começam o preparo da terra para o plantio, após as últimas chuvas no Cariri. No entanto, a maioria iniciará o cultivo depois do anúncio sobre as chuvas em 2011 - FOTO: ANTÔNIO VICELMO 0 Últimas chuvas no Cariri reacenderam a esperança de produtores e agricultores, mas ainda aguardam orientações.

Crato. As últimas chuvas caídas no Cariri reacenderam as esperanças dos agricultores e mudaram a paisagem da região. O verde substituiu o cinza deixado pela seca. Os pecuaristas que, no mês de novembro, estavam comprando cana de açúcar para salvar o rebanho, respiram aliviados com a renovação da pastagem. O clima é de otimismo quanto ao inverno do próximo ano. Mas o plantio não foi iniciado. Alguns agricultores começaram a arar as terras.

Os agricultores que acreditaram nas primeiras chuvas garantem que, se não houver uma estiagem prolongada, têm feijão e milho verdes assegurados para o feriado de carnaval, que acontece no dia 8 de março. Porém, foram poucos os agricultores que arriscaram o plantio. A grande maioria está esperando a caracterização do inverno que, tradicionalmente, só começa no Cariri na segunda quinzena de janeiro.

Orientação

"Gato escaldado tem medo até de água fria". Com esta filosofia sertaneja, o agricultor Vicente Vaqueiro, residente no Sítio Coité, Município de Missão Velha, lembra os prejuízos causados pela seca deste ano. "Aqui, a gente começa a plantar no seco, antes das primeiras chuvas. Este ano, eu vou seguir a orientação da Funceme que está advertindo sobre a possibilidade de ausência de chuvas no início de janeiro", diz o agricultor. A previsão da Funceme está se configurando. Há uma semana, não chove na região. Mesmo com um pé atrás, o agricultor acredita que o inverno será bom. Ele está baseado em três experiências: os dias de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro; Santa Luzia, no dia 13 de dezembro; e São Tomé, 20 de dezembro. "Nestes dias choveu e trovejou. É um bom sinal", acredita Vicente Vaqueiro, acrescentando que, mesmo diante da perspectiva de chuvas, só vai plantar quando a Funceme mandar.

A orientação da Funceme está sendo cumprida pela maioria dos produtores do Cariri. A primeira preocupação foi salvar o gado com o pasto gerado pelas chuvas. O plantio está sendo feito apenas por aqueles que praticam uma agricultura de fundo de quintal.

"É geralmente o aposentado que, no ronco do primeiro trovão, bota a enxada nas costas e toma o caminho da roça", diz o experiente agricultor João Ferreira Primo, residente no Sítio Muquém, no Município de Brejo Santo.

Novos artifícios

Hoje, muitos agricultores já estão mais ligados no serviço de meteorologia da televisão do que nas crendices e profetas populares. Já não se encontram mais nas feiras da região os famosos almanaques com profecias sobre o inverno. Os profetas estão desaparecendo. O famoso deles foi Joaca Rolim, de Missão Nova, que morreu há mais de 10 anos. O agricultor Neri Alves confessa que trocou as profecias pela Canal do Boi, que informa até a hora da chuva.

Os técnicos dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) da região não estão mais recomendando o plantio. Eles advertem que, segundo a Funceme, é uma pré-estação chuvosa, que ocorre entre dezembro e janeiro. As chuvas deste período são provocadas por sistemas secundários, que ocasionam chuvas irregulares e que duram cerca de cinco dias. O técnico da Ematerce José Martinez Barbosa adverte que uma estiagem prolongada pode sacrificar o legume que já foi plantado.

Fique por dentro
Quadra Chuvosa

Para definir o prognóstico oficial da quadra chuvosa, a Funceme aguarda a definição da temperatura do Oceano Atlântico, que deve ocorrer na segunda quinzena de janeiro. "Todo o prognóstico depende dessa informação, que ainda não foi obtida. Por outro lado, temos a presença do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, que, normalmente, favorece as chuvas no Ceará. Entretanto, só no fim do mês de janeiro teremos condições de passar uma previsão climática mais confiável da quadra chuvosa", diz o meteorologista da Funceme, Paulo Barbiere.

MAIS INFORMAÇÕES

Ematerce
Praça Filemon Teles, S/N
Crato (CE)
Telefone: (88) 3102.1293

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Doze conselhos para ter um Infarto Feliz - Enviado por Dr. Orestes Alcoforado - Cardiologista



DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ:

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias;
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos;
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde;
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem;
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.;
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes;
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis.
Afinal, tempo é dinheiro;
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro;
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo;
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estomago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo;
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida . Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

por Dr. Ernesto Artur - CARDIOLOGISTA
Texto enviado por Dr. Orestes Guedes Alcoforado

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31