xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 dezembro 2010

MENSAGEM PARA UMA AMIGA - Por Maria Otilia


A vida é uma viagem de trem

A nossa vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis com alguns embarques e de tristezas com os desembarques.

Quando nascemos, ao embarcarmos nesse trem, encontramos duas pessoas que, acreditamos que farão conosco a viagem até o fim: nossos pais. Não é verdade. Infelizmente, em alguma estação, eles desembarcam,
deixando-nos órfãos de seus carinho, proteção, amor e afeto.

Mas isso não impede que, durante a viagem, embarquem pessoas interessantes que virão ser especiais para nós: nossos irmãos, amigos e amores. Muitas pessoas tomam esse trem a passeio. Outras fazem a viagem experimentando somente tristezas. E no trem há, também, outras que passam de vagão em vagão, prontas para ajudar quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas. Outros tantos viajam no trem de tal forma que, quando desocupam seus assentos, ninguém sequer percebe. Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão caros acomodam-se em vagões diferentes do nosso. Isso nos obriga a fazer essa viagem separados deles. Mas isso não nos impede de, com grande dificuldade, atravessarmos nosso vagão e chegarmos até eles. O difícil é aceitarmos que não podemos sentar ao seu lado, pois outra pessoa estará ocupando esse lugar. Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques e desembarques. Sabemos que esse trem jamais volta.

Façamos essa viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bom relacionamento com todos, procurando em cada um o que tem de melhor, lembrando sempre que, em algum momento do trajeto poderão fraquejar, e, provavelmente, precisaremos entender isso. Nós mesmos fraquejamos algumas vezes. E, certamente, alguém nos entenderá.

O grande mistério é que não sabemos em qual parada desceremos. E fico pensando: quando eu descer desse trem sentirei saudades? Sim. Deixar meus filhos viajando sozinhos será muito triste. Separar-me dos amigos que nele fiz, do amor da minha vida, será para mim dolorido.Mas me agarro na esperança de que, em algum momento, estarei na estaçãoprincipal, e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem, que não tinham quando embarcaram. E o que me deixará feliz é saber que, de alguma forma, eu colaborei para que essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.

Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem e desembarquem pessoas. Minha expectativa aumenta, à medida que o trem vai diminuindo sua velocidade? Quem entrará? Quem sairá? Eu gostaria que você pensasse no desembarque o trem, não só como a representação da morte, mas, também, como o término de uma história, de algo que duas ou mais pessoas construíram e que, por um motivo ínfimo, deixaram desmoronar. Fico feliz em perceber que certas pessoas como nós, têm a capacidade de reconstruir para recomeçar. Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver, é tirar o melhor de ?todos os passageiros?.

Agradeço muito por você fazer parte da minha viagem, e por mais que nossos assentos não estejam lado a lado, com certeza, o vagão é o mesmo.

Autor Desconhecido
( Mensagem dedicada a minha amiga Elisabethe. Que a dor de perder prematuramente a sua filha Sanabia neste dia 27 de dezembro de 2010, seja amenizada através da certeza do grande poder da ressurreição dos mortos. Somente a luz do Espírito Santo poder acalmar um coração amargurado pela morte de um filho. )

Postado por Maria Otilia

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Plantão policial sem alteração nas últimas 24 horas.

Em Crato, segundo informações colhidas junto ao operador de plantão na CIOPS – Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança da 5ª Cia do 2º BPM, nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada nas últimas 24 horas.

MILAGRES – CEARÁ:

Homem de 43 anos pratica suicídio após ferir gravemente a bala sua ex-esposa.

Uma tentativa de homicídio seguida de suicídio foi registada no dia de ontem (27), no município de Milagres, aqui na região do cariri cearense. A professora Jacinta Lucia Pereira de Lima Oliveira, 44 anos, foi surpreendida, por volta das 10h00, em sua residência na Rua Santos Dumont, no Centro, da cidade de Milagres por seu ex-marido José Cícero Rodrigues mais conhecido como “Cícero de Gilvan Rodrigues’’ 43 anos, que morava no Sitio Barreiros, em Milagres que sacou uma arma de fogo e efetuou 03 (três) tiros contra a mesma atingindo-a uma vez na cabeça e duas vezes no tórax”. De acordo com a polícia, o casal estava separado há cerca de seis meses, sendo que o Cícero não aceitava a separação, sendo este a possível motivação para a prática do crime. Jacinta foi socorrida para o Hospital municipal de Milagres em seguida transferida para o Hospital Santo Antonio em Barbalha - CE em estado grave. Depois de praticar o delito o acusado tomou rumo ignorado, vindo o mesmo a ser encontrado por populares em um matagal, no Distrito do Rosário, em Milagres, por volta das 14h00, morto com sinais de ter sido vítima de suicídio por enforcamento, pendurado pelo pescoço com uma corda amarrada a uma árvore.

Após tomar conhecimento do achado do cadáver, o Policiamento PM local sob o comando do cabo Xavier, com o apoio da FTA (Força Tática D Apoio) composta pelos soldados Jackson e Jânio que realizava diligencias em torno da tentativa de homicídio sofrida pela professora, compareceu ao Distrito do Rosário, onde encontraram a possível arma utilizada para o cometimento do crime contra Jacinta, um revólver calibre 38, de marca Taurus, oxidado, de nº 45041, capacidade para 06 (seis) cartuchos, contendo 03 (três) deflagrados e 03 (três) pinados que posteriormente foi entregue na 21ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo. Os militares fizerem o isolamento da área até a chegada da perícia criminal que após os exames preliminares fez a remoção do corpo de Cícero para necropsia no Núcleo de Pratica florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte.

MISSÃO VELHA – CEARÁ:

Jovem de 28 anos morre após a moto que ele conduzia colidir com um cavalo na CE 293.
O cavalo era cavalgado por um aposentado de 85 anos que teve traumatismo crânio encefálico. Em Missão Velha-CE, por volta das 17h30, desta segunda-feira (27), na CE-293, Carnaúba dos Vaques, foi vítima de acidente fatal de transito Raimundo Nonato De Jesus, 28 anos. Ele trafegava conduzindo uma moto Honda / NXR 150 Broz MIX ES, de cor vermelha, ano 2010, chocou-se com um cavalo que era cavalgado pelo aposentado Valdemar Sebastião Pereira, 85 anos. O motociclista, veio a óbito no local, enquanto a aposentado foi socorrido para o Hospital Santo Antonio na cidade de Barbalha-CE, onde foi submetido a exames e teve traumatismo crânio encefálico ficando internado. A polícia através da CP 2581, comandada pelo cabo PM Leite, compareceu ao local, onde isolou a área e acionou a perícia e o rabecão e adotou as medidas cabíveis

JARDIM – CEARÁ:
Preso acusado de tentar matar a própria mãe e um irmão no último domingo na zona rural de Jardim.

Ontem (27), por volta das 08h30min, no Sítio Lameirão, zona rural de Jardim-CE, após denuncias, a patrulha policial militar CP 2551, comandada pelo cabo C. Alves efetuou a prisão de Damião Galvão de Oliveira, 45 anos, residente no Sítio Engenho D´água, naquele município sob a acusação de posse ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio. Segundo a polícia, no ultimo domingo, dia 26/12/2010, por volta das 18h, de posse de uma espingarda, tipo socadeira, ele efetuou um disparo contra o seu irmão de iniciais F.G.D.O., 41 anos, que foi alvejado no ombro direito, como também de agrediu a própria sua mãe, com golpes de facão em costas.

Na ocasião as vítimas foram socorridas por populares ao Hospital Santo Antonio naquela cidade, mas, contudo não correm risco de morte. Damião juntamente com a espingarda e o facão foram apresentados na 20ª DRPC de Juazeiro do Norte para adoção dos procedimentos legais cabíveis.

ICÓ – CEARÁ:

Fuga na Cadeia Pública - Os detentos fugiram após serrarem a grande da sela em que estavam

Quatro presos fugiram, na madrugada desta segunda-feira, 27, da cadeia pública de Icó, no Centro Sul do Estado. Informações preliminares dão conta de que os detentos serraram as grades e fugiram em seguida. A Polícia faz buscas na região para tentar recapturar os presos. Fugiram Manoel Édson Granjeiro da Costa, que responde por assalto e furto; Manoel Messias Lins dos Santos, preso por furto, e José Lineu de Souza e Edvanildo Alexandre Figueiredo, ambos condenado por assalto.

ORÓS – CEARÁ:

Após discutir com seu companheiro adolescente pratica suicídio por envenenamento

A Policia militar de Orós, município localizado na região centro sul do Ceará, registrou por volta das 13h00min, desta segunda-feira (27), um suicídio por envenenamento. A adolescente de 17 anos, Andreia Lima Oliveira, amasiada, dona de casa, após uma discussão com o seu companheiro, o qual não teve o nome informado a imprensa, ingeriu substância tóxica (venenos), FLYTICK (para mosca do gado) e RB (para ratos). O fato ocorreu no interior da residência do casal na vila Guassunsê, no sitio pinguela a 15 km do centro da cidade. Andreia foi socorrida para o hospital local mais não resistiu vindo a óbito logo em seguida. O corpo foi trasladado para necropsia no PEFDOCE em Iguatu. A Polícia Militar, através da VTR-RP 2262, composta pelo cabo Valente e Soldados Costa e Xavier compareceu ao local do ocorrido adotando os procedimentos de sua competência.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Hábitos bons - Emerson Monteiro


Andei percorrendo o juízo na busca de um tema que correspondesse aos propósitos iniciais do ano que daqui a pouco vem chegar, e trouxe algumas ideias quanto aos hábitos positivos, para exercitar nesse novo período. A mesma energia aplicada no exercício dos vícios pode ser utilizada na adoção das atitudes do crescimento social, humano, interior, na gente. Os esforços investidos no uso das bebidas alcoólicas, fumo, excessos alimentares, falar da vida alheia, dormir demais, gastar o tempo em ações inúteis, forçar os outros a engolir nossos defeitos, tudo isto poderá conter a diferença entre gastar o tempo de qualquer jeito, ou utilizá-lo na construção das alternativas de viver melhor.

Educar diz bem o que isso representa em termos de transformação individual numa pessoa. Saber pensar formas convenientes de crescimento, abrindo espaços a mudanças de mentalidade, desenvolve as chances para construir os alicerces do futuro promissor, na criança, no jovem, no adulto, e marca pontos no progresso dos países. Enquanto, sobretudo os jovens, precisam adquirir o hábito de valorizar o seu potencial através do estudo, fugindo das drogas, dos costumes nocivos, os adultos necessitam praticar o que aprenderam na existência, dando forma aos projetos de ensinar pelo exemplo todos os seus praticados.

As metas de alterar a cantiga da história em favor dos ensinos renovadores percorrem, pois, as escolhas particulares das pessoas. Desejar o que é bom, sem exercitar a prática correspondente, nada acrescenta à herança que deixaremos aqui neste chão. As grandes safras passam pelas mãos dos que possuem vontade, coragem, disposição de transformar o quadro das épocas que viveram, dotadas dos firmes propósitos de mostrar serviço naquilo em que participaram.

Quantos hábitos bons aguardam a aceitação interna dos individuais, para o fim de acrescentar paz, saúde, progresso, a este nosso mundo ainda em fase de elaboração, o qual todo dia fornece a matéria prima de projetos válidos onde há vagas para quem quiser chegar e trabalhar. Enquanto isto, os primeiros passos pedem visão e discernimento dos operários do porvir humano. O lado que ama sempre consegue mais em termos de reverter longas esperas de desânimo. Agir com o querer da religiosidade natural, viajar dentro dos sonhos das melhores coisas e serenar a consciência e produzir valores que tragam resultados afirmativos. Deste modo, um começo de ano apresenta o sabor das sementes doces a serem plantadas nas 365 folhas brancas, abertas para preenchimento ao gosto dos autores desse outro calendário que logo mais se inicia.

Por: Emerson Monteiro

O Príncipe dos Poetas Brasileiros - OLAVO BILAC - é o Homenageado do Hoje na História


HOJE NA HISTÓRIA


Nesta data, em 1918, falecia o príncipe dos poetas Brasileiros: Olavo Bilac.

Filho de Brás Martins dos Guimarães Bilac e de Delfina Belmira dos Guimarães Bilac, era considerado um aluno aplicado, conseguindo, aos 15 anos - antes, portanto, de completar a idade exigida - autorização especial de ingressar no curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a gosto do pai e a contra gosto próprio, que era médico da então Guerra do Paraguai.

Começa a frequentar as aulas, mas seu trabalho da redação da Gazeta Acadêmica absorve-o mais do que a sisuda anatomia. Do mesmo modo, no tempo de colégio, deliciara-se com as viagens que os livros de Júlio Verne lhe ofereciam à fantasia. No menino e no jovem já se manifestavam as marcas de sua paixão futura: o fascínio poder criador da palavra. Há relatos que contam que Olavo Bilac não concluiu seu curso de Medicina devido a sua necrofilia. Bilac segundo algumas fontes, as quais tentam ser abafadas, tinha relações sexuais com os cadáveres de sua faculdade.

Bilac não concluiu o curso de Medicina e Direito, que frequentou posteriormente, em São Paulo. Bilac foi jornalista, poeta, frequentador de rodas de boêmias e literárias do Rio. Sua projeção como jornalista e poeta e seu contato com intelectuais e políticos da época conduziram-o a um cargo público: o de inspetor escolar. Sua estreia como poeta, nos jornais cariocas, ocorreu com a publicação do soneto "Sesta de Nero" no jornal Gazeta de Notícias, em agosto de 1884. Recebeu comentários elogiosos de Artur Azevedo, precedendo dois outros sonetos seus, no Diário de Notícias. No ano de 1897, Bilac acabou perdendo o controle do seu Serpollet e o bateu contra uma árvore na Estrada da Tijuca, no Rio de Janeiro - RJ, sendo o primeiro motorista a sofrer um acidente automobilístico no Brasil.

Aos poucos profissionaliza-se: produz, além de poemas, textos publicitários, crônicas, livros escolares e poesias satíricas. Visa contar através de seus manuscritos a realidade presente na sua época. Em 1891, com a dissolução do parlamento e a posse de Floriano Peixoto, intelectuais perdem seu protetor, dr.Portela, ligado com o primeiro presidente republicano Deodoro da Fonseca. Fundado O Combate, órgão antiflorianista e a instalação do estado de sítio, Bilac é preso e passa quatro meses detido na Fortaleza da Laje no Rio de Janeiro. O grande amor de Bilac foi Amélia de Oliveira, irmã do poeta Alberto de Oliveira. Chegaram a ficar noivos, mas o compromisso foi desfeito por oposição de outro irmão da noiva, desconfiado de que o poeta era um homem sem futuro. Seu segundo noivado fora ainda menos duradouro, com Maria Selika, filha do violonista Francisco Pereira da Costa. Viveu só sem constituir família até o fim de seus dias. Mas, como lendas e mitos amorosos cercam a história de todos os poetas, consta que Amélia se manteve fiel à ele por toda vida, não se casando e depositando romanticamente um mecha de seus cabelos no caixão do poeta. Como não tivera herdeiros, preferiu educar várias gerações de brasileiros escrevendo diversos livros escolares, ora sozinho, ora com Coelho Neto ou com Manuel Bonfim.

Participação cívica e social

Já consagrado em 1907, o autor do Hino da Bandeira é convidado para liderar o movimento em prol do serviço militar obrigatório, já matéria de lei desde 1907, mas apenas discutido em 1915. Bilac se desdobra para convencer os jovens a se alistar. Já no fim de sua vida, em 1917, Bilac recebe o título de professor honorário da Universidade de São Paulo. E talvez seja considerado um professor mesmo: dos contemporâneos, leitores de suas crônicas e ouvintes de sua poesia; dos que se formaram na leitura de seus livros escolares; de modo geral, dos que até hoje são enfeitiçados por seus poemas. É como poeta Bilac se imortalizou. Foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros pela revista Fon-Fon em 1907. Juntamente com Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, foi a maior liderança e expressão do Parnasianismo no Brasil, constituindo a chamada Tríade Parnasiana. A publicação de Poesias, em 1888 rendeu-lhe a consagração.

Discurso de 1907

Ao tomar palavra no banquete-homenagem que lhe fora oferecido a 3 de dezembro de 1907, Bilac enfatizaria o fato de ser sua figura representativa de toda uma geração:

" O que estais, como brasileiros, louvando e premiando nesta sala, é o trabalho árduo, fecundo, revolucionário, corajoso da geração literária a que pertenço, e o papel definido, preciso, dominante, que essa geração conquistou com o seu labor, para o homem das letras, no seio da civilização brasileira... Que fizemos nós? Fizemos isto: transformamos o que era até então um passatempo, um divertimento, naquilo que é hoje uma profissão, um culto, um sacerdócio: estabelecemos um preço para nosso trabalho, porque fizemos desse trabalho uma necessidade primordial da vida moral e da civilização de nossa terra.."

Principais Obras

Membros da Academia de Letras; Olavo Bilac encontra-se em pé, o quarto da esquerda para a direita. Dentre outros escritos de Bilac, destacam-se:

* Através do Brasil
* Poesias (1888)
* Crônicas e novelas (1894)
* Crítica e fantasia (1904)
* Conferências literárias (1906)
* Dicionário de rimas (1913)
* Tratado de versificação (1910)
* Ironia e piedade, crônicas (1916)
* Tarde (1919) - Poesia, org. de Alceu Amoroso Lima (1957)
* Contos Pátrios
* Teatro Infantil
* Livro de Leitura
* Tratado de Versificação - em colaboração com Guimarães Passos
* Antologia poética
* Hino à Bandeira
* Última Flor do Lácio, soneto sobre a língua portuguesa.

Fonte: Wikipedia

Companhias aéreas falidas têm dívidas de R$ 25 bilhões



http://4.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TRm7DMVo0nI/AAAAAAAAUdU/SNKXUott3to/s1600/varig.gif


Hoje na Folha. As falências de Varig, Vasp e Transbrasil, as principais companhias aéreas da década de 1990, deixaram para trás um rastro de dívidas que supera R$ 25,4 bilhões, segundo levantamento feito pelo advogado do setor aéreo Carlos Duque-Estrada, a pedido da Folha. É o que informa reportagem de Claudia Rolli e Janaina Lage para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O montante inclui dívidas com União, INSS e Receita Federal, além de fornecedores e funcionários. O cálculo foi feito a partir de informações atualizadas da Justiça e da 1ª Vara de Falência de São Paulo. São milhares de credores, que vão desde fornecedores de água dos escritórios dessas empresas até fornecedores de combustível e peças.

Mundo Estranho - Lady Gaga é a mulher do ano na música sem lançar música nenhuma


Lady Gaga não lançou oficialmente nenhuma música nova em 2010. No entanto foi, neste período, a pessoa que mais gerou polêmicas, notícias e comentários em todo o mundo da música. Com eco dos seus trabalhos de 2009, Gaga começou o ano bem, conquistando o primeiro single número um de 2010 na Inglaterra com "Bad Romance". Ela também caiu na estrada no segundo dia do ano com a turnê "The Monster Ball", que tinha começado em novembro. Logo a turnê virou notícia quando Gaga cancelou um show por exaustão e desidratação. Em março, ela lançou o clipe de "Telephone" junto com Beyoncé e, em junho, foi a vez do clipe de "Alejandro", que trazia um modelo brasileiro Evandro Soldati.

Mas o que Lady Gaga mais fez neste ano foi provocar polêmica.

Polêmica por estar nua, como fez na capa da revista "Q". Na foto, ela aparece fazendo topless e cobrindo os seus com as mãos e a revista acabou banida de livrarias americanas por ser considerada ofensiva. E na capa da "Vanity Fair" de setembro, onde aparece coberta apenas por longos cabelos brancos. Polêmica por segurar duas metralhadoras na capa da revista "Rolling Stone" de julho. E, acima de tudo, muita polêmica por suas roupas extravagantes. A principal delas aconteceu em setembro, quando Gaga compareceu ao MTV Video Music Awards usando um vestido feito de carne crua e, com ele, roubou toda a atenção da noite. A explicação do figurino foi confusa.

"Se não defendermos aquilo que acreditamos e se não lutarmos pelos nossos direitos, muito em breve teremos tantos direitos quanto a carne nos nossos ossos", disse. Em resposta, Gaga ganhou um vestido vegetariano de Ellen DeGeneres. Em maio, Lady Gaga revelou em entrevista ao jornal "The Times" que estava com suspeita de ter lupus. Ela contou que perdeu uma tia para a doença e que havia feito exames para descobrir se também tinha. No início de junho, ela revelou que seu exame tinha detectado que ela tem predisposição genética para a doença, mas que não apresenta sintomas.

Fonte: Folha.com

Gastou demais? Saiba como cortar despesas e não ter dívidas em 2011


O passo mais importante, segundo especialistas, é anotar todos os gastos durante um mês e identificar o que pode ser cortado. No Brasil, acredite, ainda tem gente indo às compras pra aproveitar a liquidação pós-Natal. Se você exagerou nos presentes e está preocupado com a fatura do cartão, não está sozinho. É hora de por as finanças em dia pra entrar 2011 no azul.

Essa empolgação consumista de fim de ano, muitas vezes, prejudica ou estoura o orçamento. E aí pode faltar dinheiro para pagar a tradicional avalanche de contas que chega no início do ano. Para quem já está nessa situação, os especialistas tem algumas dicas para ajudar a pagar as dívidas.

Ano Novo que nada! Pelo movimento do comércio, ainda tem muito brasileiro em clima de Natal. “Ainda tem presente de amigo secreto que está faltando”, comentou uma jovem. Afinal, há um estímulo extra: algumas lojas anteciparam a temporada de liquidações. “Cheguei e comprei. É coisa de momento”, disse uma senhora. Os números reforçam o clima de otimismo nessa virada de ano. As vendas nos shoppings cresceram 13% em relação ao Natal de 2009. Óculos, bijuterias, perfumes, cosméticos e eletroeletrônicos encabeçam a lista dos produtos mais procurados. Mas, para alguns, a farra das compras também tem um gostinho de ressaca. “Na hora da fatura, a gente fala que deveria ter gastado menos”, avalia uma senhora. “Vou entrar o ano endividada”, brinca uma paulistana. Edgar da Silva parcelou os presentes em até dez vezes. “Em outubro do ano que vem, vou continuar lembrando o Natal, com certeza”, disse.

Não tem segredo: a matemática e o calendário são impiedosos nessa época do ano. Gastou mais do que podia no Natal? Prepare-se: tem mais gastos e mais dívidas pela frente – e sem direito ao 13º salário. “É IPVA e IPTU para quem tem casa própria e um monte de outras coisas. São muitas contas”, cita uma senhora. A primeira dica para equilibrar o orçamento é: trocar dívidas que tem juros mais altos como a do cheque especial e a do cartão de crédito por outras mais baratas.

“Vá para um credito consignado ou a um credito pessoal. Isso significa você ter mais condições de você alongar sua dívida com juros baixos. É importante que você corte gastos no momento certo e na hora certa”, explica o educador financeiro Reinaldo Domingos. O passo mais importante, segundo o educador financeiro, é anotar todos os gastos durante um mês e identificar o que pode ser cortado. Para evitar conflitos em casa, outra dica é envolver toda a família na discussão e estabelecer as prioridades de cada um para o ano que vem.

“Temos de ter um novo comportamento, uma forma diferente de fazer. O que eu ganho eu tiro para os meus sonhos e depois adequar um padrão de vida que caiba no meu bolso, para que a gente possa realizar mais sonhos e mais desejos no próximo ano. Portanto, não tenha dó: corte gastos e realize sonhos”, conclui o educador financeiro Reinaldo Domingos. O levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping mostra que a contratação de temporários também cresceu 13% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que 25% deles sejam efetivados nas vagas, o que representa mais 32 mil pessoas empregadas em 2011.

Fonte: G1

CRATO - Igreja realiza missão no Natal - Reportagem: Antonio Vicelmo


Os integrantes da igreja sem nome realizaram a distribuição dos CDs na feira livre do Município de Crato, na região do Cariri. No início, quem estava no local ficou desconfiado com a ação. FOTOS: ANTÔNIO VICELMO - No Crato, uma comunidade religiosa sem nome distribuiu, de graça, CDs com o Novo e Velho Testamentos.

Crato. O mês de dezembro traz consigo uma áurea de misticismo em torno de Jesus Cristo, o grande aniversariante do mês. A religião continua atraindo milhares de fiéis e, ao mesmo tempo, algumas pessoas se decepcionam com seus pastores ou padres. É o caso da religião sem nome, sem igreja, sem padres e pastores e que tem como único líder Jesus Cristo, que foi criada no Crato, no ano passado. Este ano, a comunidade religiosa sem nome celebrou o Natal distribuindo CDs com o Novo e o Velho Testamentos. Os 48 CDs com o texto bíblico foram gravados por José Jesus de Almeida, integrante da nova comunidade evangélica, durante mais de 1 mil horas de trabalho. Ele passou um ano acordando às 3 horas da madrugada para fazer a gravação. Durante a semana passada, os CDs foram distribuídos na feira livre do Crato. Alguns feirantes estranharam o presente, dizendo que "hoje em dia ninguém dá ou oferece nada de graça". O vendedor de feijão, José Batista do Nascimento, aceitou o presente, quando Almeida garantiu que o CD era grátis.

Dificuldade

O mais complicado, segundo afirma, foi conseguir uma Bíblia com os direitos autorais liberados. As igrejas Católica e Evangélicas, segundo Almeida, não permitiram a gravação dos textos bíblicos, sob alegação de que de que existiam contratos com outras gravadoras. Mesmo assim, o radialista não desistiu. Conseguiu uma Bíblia traduzida para o português pelo padre João Ferreira de Almeida, em 1819. A partir de então, se enfurnou dentro de um estúdio para iniciar a gravação. O objetivo do trabalho evangélico não é conseguir adeptos, reunir pessoas dentro de um templo. A finalidade, de acordo com Almeida, é doutrinar, convencer as pessoas de que cada um pode demonstrar o seu amor a Cristo sem intermediários, sem um local estabelecido para suas orações e reflexões.

Almeida lembra o livro "A Igreja de Casa em Casa", escrito pelo autor evangélico Luciano Silva. A publicação destaca que, durante seus primeiros 300 anos de existência, a igreja utilizou as casas dos discípulos para se reunir como a família de Deus. Durante seu ministério, Jesus também usou casas como base de trabalho, visitando aqueles que ele queria ensinar e repassar seu exemplo de vida.

Missão

"Para sermos verdadeiramente ´igreja´, o povo de Jesus, não é necessário nos preocuparmos em construir prédios próprios, impondo uma carga financeira pesada sobre os seguidores de Cristo. A missão pode ser cumprida onde as pessoas estão: em suas casas", orienta ele. "De Casa em Casa" foi escrito para instigar o leitor a participar ativamente do reino de Deus e promover o crescimento da igreja, encorajando-o a fazer discípulos de Jesus e a plantar a semente do Evangelho em locais que ainda não foram alcançados pela mensagem salvadora da cruz.

Luciano Silva esclarece que a crítica não é ao clero enquanto instituição. "As pessoas que têm cargos de ministros e pastores são, em sua maioria, pessoas admiráveis. Amam a Deus e se comprazem em servir ao Senhor e seu povo. Geralmente são sinceros, amorosos, inteligentes, altruístas, e longânimes", esclarece o autor. "Do mesmo modo que os advogados protegem e interpretam a lei, e os médicos protegem e administram remédio, o clérigo protege, interpreta e administra a palavra de Deus", compara o autor, destacando que como outra profissão qualquer, o clero estabelece padrões de conduta acerca de como seus membros devem se vestir, falar e agir, no serviço ou ainda fora do serviço. A igreja criada na cidade do Crato, de acordo com o radialista, "é a restauração do antigo cristianismo, quando os seguidores de Jesus pregavam de casa em casa e exerciam a verdadeira partilha, a solidariedade, principalmente, para com os mais pobres, abandonados, que nunca, por exemplo, comemoraram o seu próprio aniversário".

Dízimo

Os integrantes da igreja sem nome não cobram dízimos. Ao contrário, tiram dinheiro do seu próprio bolso para ajudar pessoas pobres e abandonadas. Mendigos, alcoólatras, desempregados, ou pessoas com deficiência mental são retirados das ruas e reintegradas à sociedade com ações sociais que vão desde a entrega de cestas básicas até a realização de festas de aniversário. "A Igreja somos", define o evangélico José Paulino, conhecido por Jucier, esclarecendo que a prática religiosa deve ser feita em qualquer lugar: no trabalho, num hotel, numa praça, num sítio, numa praia, numa casa etc. O próprio Jesus disse: "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles", lembra o outro integrante da Igreja.

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30