xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 dezembro 2010

Bom Dia, CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 28 de Dezembro de 2010


Bom Dia!
Faltando apenas 3 dias para o término de 2010, os Cratenses aguardam com ansiedade a entrada do ano novo. O movimento no comércio tem sido enorme em alguns setores. Aliás, diga-se de passagem, é raro ver alguém em Crato que não está, ou não esteve construindo ou reformando em 2010. E consequentemente, endividamentos. Pensando nessas pessoas e em como sair dessa situação, trazemos um excelente texto publicado no G1 que aborda o assunto. Bom dar uma olhadinha. Os fãs do novo governo já se preparam para grandes comemorações no dia 01 de janeiro. Há um misto de ceticismo com esperanças. Da nossa parte, esperamos que o Governo Dilma Rousseff possa ser bem melhor do que o do Presidente Lula, que de tão pomposo, já declarou que quer descer a rampa do planalto com o Tema da Vitória que era usado por Airton Senna... é modesto esse rapaz...

Previsão do Tempo:

Nos últimos dias, o tempo em Crato tem sido predominantemente de dias nublados. Prenúncios da estação chuvosa que se aproxima. As temperaturas também tem caído. Durante a madrugada de hoje registramos 26.8 graus em média. Hoje a previsão do tempo indica dia de sol com poucas núvens e não chove. Temperatura máxima de 31 e mínima de 21. Informa o Site Climatempo, um dos especialistas em Meteorologia no país.

ALMANAQUE

28 de dezembro. Dia de Santos Inocentes

Somente a monstruosidade de uma mente assassina, cruel e desumana, poderia conceber o plano executado pelo sanguinário rei Herodes: eliminar todas os meninos nascidos no mesmo período do nascimento de Jesus para evitar que vivesse o rei dos judeus. Pois foi isso que esse tirano arquitetou e fez. Impossível calcular o número de crianças arrancadas dos braços maternos e depois trucidadas. Todos esses pequeninos se tornaram os "santos inocentes", cultuados e venerados pelo Povo de Deus. Eles tiveram seu sangue derramado em nome de Cristo, sem nem mesmo poderem "confessar" sua crença. Quem narrou para a história foi o apóstolo Mateus, em seu Evangelho. Os reis magos procuraram Herodes, perguntando onde poderiam encontrar o recém-nascido rei dos judeus para saudá-lo. O rei consultou, então, os sacerdotes e sábios do reino, obtendo a resposta de que ele teria nascido em Belém de Judá, Palestina.

Herodes, fingindo apoiar os magos em sua missão, pediu-lhes que, depois de encontrarem o "tal rei dos judeus", voltassem e lhe dessem notícias confirmando o fato e o local onde poderia ser encontrado, pois "também queria adorá-lo". Claro que os reis do Oriente não traíram Jesus. Depois de visitá-lo na manjedoura, um anjo os visitou em sonho avisando que o Menino-Deus corria perigo de vida e que deveriam voltar para suas terras por outro caminho. O encontro com o rei Herodes devia ser evitado.

Eles ouviram e obedeceram. Mas o tirano, ao perceber que havia sido enganado, decretou a morte de todos os meninos com menos de dois anos de idade nascidos na região. O decreto foi executado à risca pelos soldados do seu exército. A festa aos Santos Inocentes acontece desde o século IV. O culto foi confirmado pelo papa Pio V, agora santo, para marcar o cumprimento de uma das mais antigas profecias, revelada pelo profeta Jeremias: a de que "Raquel choraria a morte de seus filhos" quando o Messias chegasse.

Esses pequeninos inocentes de tenra idade, de alma pura, escreveram a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e mereceram a glória eterna, segundo a promessa de Jesus. A Igreja preferiu indicar a festa dos Santos Inocentes para o dia 28 de dezembro por ser uma data próxima à Natividade de Jesus, uma vez que tudo aconteceu após a visita dos reis magos. A escolha foi proposital, pois quis que os Santinhos Inocentes alegrassem, com sua presença, a manjedoura do Menino Jesus.

EVENTOS HISTÓRICOS

* 419 - É eleito o Papa Bonifácio I, 42º papa, que sucedeu o Papa Zósimo.
* 1065 - A Abadia de Westminster é consagrada a São Pedro.
* 1557 - Mem de Sá chega a Salvador, Bahia.
* 1882 - Fundação da cidade de Rio Branco, capital do Acre.
* 1895 - Os Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo, que deu origem ao cinema atual.
* 1897 - A peça Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, estréia em Paris.
* 1908 - Na Itália, um terremoto de 7,5 graus na escala Richter, deixau cerca de 300 mil mortos. Foi o pior da história da Europa.
* 1911 - O médico Sun Yat Sen, fundador do Partido Nacionalista da China, o Kuomintang, torna-se o primeiro presidente do país.
* 1937 - Adoptada a primeira Constituição da República da Irlanda; na época, o primeiro-ministro era Eamon de Valera, fundador do Exército Republicano Irlandês (IRA).
* 1965 - O presidente do Vietnã do Norte, Ho Chi Minh, rejeita negociações de paz oferecidas pelos Estados Unidos.
* 1981 - O presidente Ronald Reagan dos EUA anuncia sanções econômicas contra a União Soviética, após a imposição de lei marcial na Polônia.
* 1982 - Por exigência do FMI, Brasil corta subsídios ao petróleo e aumenta gasolina e gás.
* 1986 - O especial comemorativo,dos 20 anos de Os Trapalhões na Globo, é dedicado à campanha Criança Esperança.
* 1987 - O presidente José Sarney do Brasil eleva o piso salarial em 25%, contra os 33% indicados pelo Ministério do Trabalho.
* 1989 - O Brasil bate o recorde negativo de inflação na sua história, a qual chegou a 1.764,86% ao ano.
o Alexander Dubcek, ex-líder comunista da Checoslováquia, é nomeado líder do parlamento.
* 1990 - Editada a Lei Orgânica da Saúde, que criou o Sistema Único de Saúde no Brasil.
* 1993 - O Vaticano reconhece oficialmente a existência do Estado de Israel.
* 1994 - O Ministério das Comunicações do Brasil, por meio de um portaria, aprova a Norma de Execução do Serviço de Radioamador (veja Estação de radiocomunicação).
* 1997 - O governo de Hong Kong mata e incinera 1,3 milhões de galinhas na tentativa de eliminar o vírus da gripe aviária, que havia matado quatro pessoas e causado temor de uma epidemia.

Nascimentos

* 1630 - Ludolf Backhuysen, pintor germano-neerlandês (m. 1708)
* 1813 - Visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Souza), industrial e político brasileiro (m. 1889)
* 1856 - Woodrow Wilson, 28° Presidente dos EUA (m. 1924)
* 1903 - Earl Hines, pianista de jazz norte-americano (m. 1983).
* 1908 - Lew Ayres, ator norte-americano, famoso por interpretar o personagem Dr. Kildare no cinema (m. 1996).
* 1936 - Abílio Diniz, empresário brasileiro.
* 1937 - Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto.
* 1944 - Edgar Vivar, médico e ator mexicano, famoso por interpretar o Seu Barriga e o Nhonho em El Chavo del Ocho.
* 1953 - Richard Clayderman, pianista francês.
* 1954 - Denzel Washington, ator norte-americano.

Falecimentos

* 1622 - São Francisco de Sales, santo francês (n. 1566).
* 1694 - Rainha Maria II de Inglaterra e Escócia (n. 1662).
* 1706 - Pierre Bayle, filósofo e escritor francês (n. 1647).
* 1829 - Jean-Baptiste Lamarck, biólogo francês (n. 1744).
* 1889 - Teresa Cristina, ex-imperatriz do Brasil (m. 1822).
* 1894 - Francisco II de Bourbon, último rei das Duas Sicílias (m. 1836).
* 1918 - Olavo Bilac, jornalista e poeta brasileiro (m. 1865).
* 1937 - Maurice Ravel, compositor e pianista francês (n. 1875), considerado um dos maiores músicos do século XX.
* 1947 - Rei Vítor Emanuel III da Itália (n. 1869).
* 1959 - Ante Pavelić, fundador do movimento nacionalista e fascista croata "Ustaše" (n. 1889).
* 1963 - Paul Hindemith, compositor, violista e maestro alemão (n. 1895).
* 1989 - Aurélio Buarque de Holanda, lexicógrafo brasileiro, organizador do Aurelião (n. 1910).
* 1992 - Daniella Perez, atriz brasileira (n. 1970).
* 1992 - Otto Lara Resende, jornalista e escritor brasileiro (n. 1922).

Feriados e eventos cíclicos

* Dia da Marinha Mercante
* Dia do Salva-vidas

Fontes: Edições Paulinas, Climatempo, Wikipedia

CRATO - Nota de Agradecimento - Por Walberto Esmeraldo


Sinto-me no dever de dirigir-me a você cratense e cearense amigo, para externar meu profundo agradecimento pelo valoroso apoio recebido nesta Eleição de 2010, quando sufragaram meu nome na tentativa de me elegerem Deputado Estadual, para representa--los na Assembléia, com um número expressivo de votos na Eleição do último dia três de outubro de dois mil e dez. O objetivo principal não foi alcançado na sua plenitude,mas a luta continua e o resultado das urnas me encoraja para novas batalhas. Agradeço de coração a todos que colaboraram com esta conquista, oas meus familiares, aos meus colaboradores diretos a diretoria e associados do Serrano Atlético Cratense, enfim a toda população cratense e cearense, por terem confiado mais uma vem em mim.

Reafirmo a minha vontade e determinação de trabalhar em prol de melhores condições de vida da nossa população,notadamente a mais sofrida. Defendo a união de todas as correntes políticas , para que o nosso município cresça com dignidade e volte a se destacar no cenário político cearense. Vou ficar vigilante aos que foram eleitos e parabenizo-os por isso,para que eles cumpram suas promessas de campanha em favor de nossa população. Espero continuar a merecer a sua confiança, para que no futuro tenhamos um CRATO LEVADO A SÉRIO.


Muito Obrigado !

José Walberto Leite Esmeraldo
Suplente de Deputado Estadual

Texto de Walberto Esmeraldo, postado por Maria Otilia

Crato Memória: Um Futebol Técnico e Romântico-Por Wilson Bernardo

Não se faz mais craques como antigamente,o Crato desbancava qualquer cidade e estados próximos,com a leveza e a destreza de jogadores espetaculares.Esses sim,senhores fenômenos,a começar pela pelota de couro,que quando molhada pesava quilos e quilos de pura satisfação de jogar bola com amor pela sua terra cratense.Dos que estão ai,convivi quando criança e durante parte de minha adolescência com Chico Curto,quem o viu jovem jogando,comparado ao um Garrincha,o que Neymar faz hoje o Chico Curto já encantava tão bem,pelos gramados cearenses e Nordeste.Ainda o vie depois de velho jogando no campo do cariri,por traz da AABB,em torneios organizados por Tico da Liga,mesmo velho e gordo era ágil,inteligente,drimblador e sagaz com a bola nos pés,era fantástico.

SATÉLITE DÉCADA DE 60 & 70
Em pé(O roupeiro não descobri o nome,Zé Primo,Nogueira,Sílvio,Jeová,Manga e Piró.
Agachados(Chico Curto,Santana,Mapurunga e Barretão ex-Candidato a Vereador)
SELEÇÃO CRATENSE...47/48

Em pé(Jeremias,Edmilson Peixe,Antônio da Pensão,Ossiam Araripe,Ex-Prefeito cratense e Deputado,e Marcelo.
Agachados(Sinhor,Isaías,Arrais,Sobrinho de Miguel Arrais,Zelacir,Mundinho e Braz o Pai do Taxista Braz da Sigueira Campos.

Wilson Bernardo(Texto & Foto da Fotografia Original)
Arquivo Fotográfico-Almerio Carvalho

Em clima natalino um resgate de um patrimônio histórico:


UP ! - Matéria originalmente publicada no dia 23 deste mês

O relógio da Catedral de Crato
por Armando Lopes Rafael
Foto:Aristides Figueiredo

O relógio existente na torre do lado sul da catedral de Crato foi adquirido na fábrica Ungerer & Frères, (1) localizada em Estrasburgo (França), e assentado na então Matriz de Nossa Senhora da Penha, no dia 21 de janeiro de 1863, pelo artesão Vicente Ferreira da Silva. O relógio foi oficialmente entregue à população de Crato no dia 12 de outubro daquele ano, por ocasião da primeira visita pastoral feita ao Cariri, pelo primeiro bispo do Ceará, dom Antônio Luís dos Santos.
A iniciativa da compra desse relógio coube ao vigário colado (2) da freguesia, padre Manuel Joaquim Aires do Nascimento, que o adquiriu por intermédio do Dr. Marcos Antônio de Macedo. (3) Consoante informação do historiador Irineu Pinheiro, (4) o relógio da Matriz de Crato foi considerado, “naqueles tempos, um dos melhores do Império”.
Decorridos quase 150 anos da sua instalação, o velho relógio da Sé de Crato ainda marca as horas com exatidão. Em 2003, o ex-Cura da Catedral, monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, atual reitor do Santuário Eucarístico Diocesano, escreveu à fábrica de relógios Ungerer solicitando informações sobre o equipamento adquirido para a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, no terceiro quartel do século XIX.

Acima, Theodore Ungerer, construtor do Relógio da Catedral de Crato,
Cfe. site: http://phaffans.com/wp/?tag=equation-du-temps

Transcrevemos abaixo a correspondência recebida – e traduzida – por monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo:

"Estrasburgo, 6-11-2003

A Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo
Vigário Geral da Diocese de Crato-CE

Monsenhor,

Queirais perdoar o atraso desta resposta à vossa simpática mensagem de 21 de janeiro de 2003 e vossa carta de 7 de maio ao Vigário Geral de Estrasburgo, que me chegaram há algumas semanas somente após três meses de ausência.

Eu sou filho caçula de Thédore Ungerer (1894-1935) construtor do relógio Astronômico de Messina (Sicília) (1933), o maior do mundo com 50 autômatos, dos quais 48 desenhados por meu pai.
Para responder à vossa questão se há ainda a fábrica em Estrasburgo, eu anexo a esta carta um texto do Sr. Yann Cablot, dos Arquivos Departamentais do Baixo Reno.
Eu concluo que a firma Ungerer, fundada em junho de 1858, cessou definitivamente sua atividade em janeiro de 1989.

Eu encontrei talvez traços de vosso relógio, no repertório dos Grandes Livros Ungerer, nos Arquivos Departamentais (73J45 pag.91, anexo) onde se encontra um pagamento de 1.130 Fr, em 27 de abril de 1860, “para o Brasil” (talvez uma conta (parcela?).

Em nome dos meus ancestrais, eu vos agradeço, Monsenhor, por vossa mensagem cordial e por vossas bênçãos e vos dirijo minhas saudações respeitosas e cordiais.
B.Ungerer

Teríeis a gentileza de me enviar uma foto da torre da Catedral com o relógio Ungerer, para os Arquivos Departamentais? Obrigado antecipado.
B.Ungerer"

Verificando o anexo que acompanhou a carta do Sr. Bernard Ungerer ao monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, lemos uma relação manuscrita referente a 1860, onde consta as encomendas feitas à fábrica Ungerer & Frères, naquele ano. Na relação, uma anotação registra: “avril, 27 Caisse 1 – pour Le Brésil –37– 1.130 Fr (abreviatura da moeda francesa, o Franco)”
Donde se conclui que o atual relógio, ainda batendo as horas na Sé de Crato, foi adquirido por Dr. Marcos Antônio Macedo, em Estraburgo, no dia 27 de abril de 1860, fato comprovado pelo cineasta Jackson Bantim, que fotografou a máquina do equipamento e lá consta o ano da fabricação: 1860. Este relógio – segundo pesquisa de Irineu Pinheiro – foi instalado na torre do lado sul da Catedral de Nossa Senhora da Penha no dia 21 de janeiro de 1863, pelo artesão Vicente Ferreira da Silva.
NOTAS
1) -
A fábrica de relógios Ungerer & Frères foi fundada, na cidade de Estrasburgo, em 1858 pelos irmãos Albert e Théodore Auguste Ungerer. Estes sucediam ao famoso relojoeiro Jean-Baptiste Schwilgue. A empresa funcionou – mudando algumas vezes a denominação – até 1989.

2) - Na época do Brasil Império, vigorava o Sistema de Padroado, ou seja, a união do Estado com a Igreja Católica, e os vigários eram divididos entre colados e encomendados. Os vigários colados, normalmente os mais ilustrados, prestavam concurso público e, se aprovados, recebiam a paróquia por colação e dela só saíam se quisessem, pois eram efetivos, e recebiam sua remuneração diretamente do poder civil que, por sua vez, recolhia o dízimo dos fiéis e por isso tinha a obrigação de sustentar o culto e seus ministros.

3) - Marcos Antônio de Macedo nasceu em Jaicós (Piauí), em 18 de junho de 1808, sendo proveniente de família genuinamente caririense. Durante o primeiro governo de José Martiniano de Alencar, na Presidência da Província do Ceará, o já bacharel Dr. Marcos Antônio de Macedo foi enviado à Europa para trazer colonos e artífices para o Ceará. Obteve êxito na empreitada e, na sua estada em Paris, estudou Ciências Naturais, com destaque para a Química. De regresso ao Ceará foi nomeado Juiz Municipal de Órfãos dos Inhamuns. Ao se aposentar, foi viver na Alemanha, em Stuttgart, aonde veio a falecer em 15 de dezembro de 1872.

4) - PINHEIRO, Irineu. Efemérides do Cariri. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1963. Página 148.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

E ATENÇÃO - Reforma das principais praças de Crato deve ser iniciada em fevereiro


Este tipo de cena pode estar com os dias contados !

PRECISAMOS REAVER A PRAÇA DA SÉ

Imagine uma cidade em que os vendedores foram se chegando, chegando, e agora não se consegue mais nem enxergar a nossa praça da Sé. Assim é o Crato. Mas com a reforma das Praças centrais, previsto para fevereiro, essa paisagem vai mudar radicamente.

Barraqueiros inescrupulosos poluem a praça, enchendo-a de lixo:

Dsc_2910

Gatos elétricos ? Que gambiarra é essa aí ?

Dsc_2900

Olha só a praça da Sé, quase não se enxerga nem mais nada!

Image11

Um Absurdo, que já era pra ter sido resolvido

Dsc_2889


NE - Conversei na semana passada com Dr. Nivaldo Soares, Secretário do Meio Ambiente e Controle urbano. É Preciso LIMPAR a Praça da Sé, se é que me entendem. LIMPAR TUDO. A Praça será cercada, e os vendedores retirados para uma grande reforma. Mas sem deixar de pensar nos espaços para os vendedores, até porque o povo precisa se alimentar tambem, faz parte da festa. Está previsto um local adequado aonde alguns poderao permanecer sem poluir a praça, um local reservado apenas a isso, e que não irá prejudicar o povo. Uma espécie de "praça de Alimentação" perto da nova Praça da Sé. A começar já em Fevereiro.

Até o mês de fevereiro deverá ser iniciado em Crato o projeto de reforma das principais praças da cidade. O secretário de Infraestrutura, José Muniz, afirma que a fase de licitação já está sendo finalizada, para a posterior escolha da empresa que irá assumir os serviços. As praças a serem reformadas são a Alexandre Arraes – Bicentenária, São Vicente, Siqueira Campos e Praça da Sé. Ele contabiliza cerca de 30 dias para licitação e mais 30 dias para análise das propostas das empresas concorrentes. A reforma das praças e urbanização terão financiamento de mais de R$ 6 milhões. O projeto de reforma e urbanização está proposto no Plano de Requalificação Urbana da cidade. Dentro do projeto de reformas serão inseridos pisos intertravados (bloquetes) nas ruas próximas e no entorno das praças, a exemplo da Miguel Lima Verde, nas proximidades da praça Siqueira Campos e Praça da Sé. O projeto será financiado por meio do Banco Mundial, Secretaria das Cidades e Prefeitura Municipal do Crato.

Fontes adicionais: Assessoria de Imprensa da PMC

Viagem ao rio da infância - Por Dimas Macedo


Porque acredito que a vida é feita de movimentos incessantes, que modelam a nossa maneira de ser e de agir, proveito o tempo de lazer para viajar, às vezes para conhecer o que existe para além dos muros do Brasil. Umas férias merecidas, sorvendo a cultura e a linguagem de velhas cidades européias, deixam no espírito, na imaginação e na memória algumas efusões que dificilmente se apagam nas nossas retinas fatigadas.

Hoje, treze de dezembro, estou de retorno da bela cidade de Le Havre, situada na região da Normandia francesa, bem no encontro do estuário do Sena com o Canal da Mancha.
A minha condição de professor convidado da Universidade de Le Havre, onde ministrei conferência sobre o processo eleitoral e os valores da democracia brasileira, me faz pensar na recompensa que a vida nos dá a cada instante.

O que quero registrar nesta crônica, contudo, é o impacto que essa importante cidade portuária exerceu sobre mim, sobre a minha visão e a minha sensibilidade de artista e de viajante. Enfrentei uma tempestade de neve, há três dias, quando desembarquei em Paris, vindo da Alemanha, mas em Le Havre a temperatura se fez mais generosa com a minha condição de nordestino, acostumado com o calor dos trópicos e com o clima ameno que somente o Ceará sabe transmitir a seus filhos. Em Le Havre, assim como na França e em toda a Europa, as condições de vida das pessoas são muito diferentes daquelas em que vivem os nordestinos e muitos habitantes do interior do Brasil.

A mente humana aqui foi libertada do processo de escravidão social e do processo de dependência política que vinculam muitos cearenses à manipulação dos seus representantes políticos. Em qualquer parte do mundo aonde esteja, sempre me vem ao baile das lembranças os encantos da terra onde nasci e assim também o traço natural e a cultura do nosso querido Ceará.
Navegando sobre as águas do Sena, em Paris, ou contemplando o estuário do Sena, em Le Havre, o que me vem à mente, de plano, é o Rio Salgado e a sinuosidade das águas da infância; o que se impõe no percurso da lembrança é o retrato da velha cidade onde nasci.

Lavras está em todas as cidades pelas quais passei em todos em dias de viagem: assim em Londres, como também em Bruges, Amsterdam, Paris, Bruxelas ou Colônia. É como se o mapa mundi fosse povoado de saudades e lembranças que se deixam gravadas no recesso do sonho. É como se o Reno, o Tâmisa e o Sena refletissem a brisa serena do Salgado, o mais doce de todos os rios que os meus olhos não se cansam de ver.

Paris, 13.12.2010

Uma interrogação acelerada - Por Emerson Monteiro


A velocidade com que o parque industrial produz automóveis e os lança ao mercado consumidor segue deixando enorme vazio nas respostas ao problema de circulação e estacionamento que isso ocasiona a toda hora, sobretudo nos países de desenvolvimento caótico e duvidoso, semelhantes ao caso brasileiro. Para imaginar o nível de seriedade do assunto, vale dizer que uma capital do porte de Recife, exemplo aqui perto, também no Nordeste, recebe hoje, a cada dia, o número médio de cem novos veículos, despachados ao burburinho da metrópole de si já saturada dos mais diversos desafios atuais.

Essa civilização do petróleo, grosso modo, impõe regras extremas de obediência aos mercados de sua órbita, através das cláusulas inegociáveis do poder soberano. O carro é a estrela principal da festa, pois gera divisas e paga impostos, contudo reclama longos e intermináveis caminhos asfálticos (o que, só no Brasil, significa 62 mil quilômetros de rodovias federais), além das ruas largas e avenidas de muitas pistas, exclusivo monitoramento através de pessoal técnico, enquanto as políticas oficiais ignoram construção e ampliação das estradas de ferro jogadas no ostracismo.

O tal mundo capitalista ocidental, portanto, aceita bem sobreviver sobre automóveis qual inexistisse alternativa de locomoção. E outras matrizes energéticas são pouco consideradas, a não ser o combustível ora utilizado. Espécie o sistema refreia o avanço das outras energias. As energias solar, hidráulica, elétrica arrastam passos, contidas na ausência quase absoluta de pesquisas ou financiamentos. Há notícias de iniciativas que, logo consideradas, sumiram como por encanto, na experiência do carro a água, do carro elétrico, este que, por sua vez, só de longe parece despontar nas ilhas japonesas. Tentativas de transportes coletivos movidos à energia solar, ou elétrica, saíram das cogitações. Há estudos, inclusive, de transportes desenvolvidos à base de oxigênio, sem merecer, na obtusidade do trato industrial, maiores possibilidades, ainda em fase preliminar pouco levada a efeito, ou eliminada nos primórdios.

Durante a espera de soluções ao grave enigma de quilométricas distâncias, metrópoles e modelos econômicos, prenuncia-se temporada ativa de caça à genialidade dos tempos, com vistas inventar as respostas coerentes do confronto homem versus automóvel, embate que, até agora, dá vantagem ampla às máquinas superaquecidas.

Por: Emerson Monteiro

Ave símbolo da preservação - Reportagem: Elizângela Santos



Pássaro de rara beleza, o Soldadinho-do-Araripe indica onde há fontes naturais. Porém, está em risco de extinção

O
Soldadinho-do-Araripe não recebeu esta denominação por acaso. A ave mais ameaçada de extinção do Ceará foi descoberta há 14 anos, completados no último dia 10. Deverá receber no próximo ano um ambiente protegido, por meio da criação de uma Unidade de Proteção Integral. A luta para a sobrevivência da espécie rara depende agora de conservar o seu habitat, que se traduz consequentemente em preservar as fontes naturais e o único trecho de mata atlântica da região do Cariri, nas áreas de encosta da Chapada do Araripe entre os Municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha.

E o presente para a natureza e para esta ave parece estar mais próximo. A novidade foi que este mês a região recebeu a visita de técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). O objetivo foi verificar “in loco” as condições para que seja efetivado o desenvolvimento do projeto de criação de uma Unidade de Conservação que abranja a área onde se concentram as principais fontes de água. Nesses pontos o pássaro costuma se fixar e as fêmeas verde-oliva fazem seus ninhos. O macho da espécie se diferencia pelas cores preta, vermelha e branca.

Primeira aparição

O Soldadinho-do-Araripe foi visto pela primeira vez em 1996, pelos biólogos Weber Girão e Artur Galileu de Miranda Coelho, professor da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Dois anos depois foi descrito cientificamente com o nome de Antilophia bokermanni. Os trabalhos de pesquisa começaram a ser feitos por meio da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), de Caucaia, com projeto aprovado junto à Associação de Aves de Pernambuco e à Fundação Boticário. Um novo levantamento das espécies foi concluído recentemente pela Aquasis, que fixou base na região, com a finalidade de dar maior profundidade às pesquisas sobre a ave e atuar no processo de preservação. O terceiro estudo, desde o lançamento do primeiro plano de conservação, em 2007, aponta o tamanho populacional do Soldadinho. A nova pesquisa foi realizada nas fontes de água onde o pássaro se concentra.

De acordo com o pesquisador e descobridor da espécie, que atualmente reside no Cariri, Weber Girão, houve uma ampliação no número de fontes pesquisadas na Área de Proteção Ambiental (APA). A elevação no número de fontes foi de 60% para 93%. Dessas áreas foram enumerados apenas 177 casais reprodutivos, sem incluir os filhotes. Isso, segundo ele, torna o resultado mais robusto. Dentro da sua análise, 500 exemplares da espécie, em condições reprodutivas, poderiam garantir a preservação da ave, sem o risco de extinção global. Mas essa garantia se tornaria mais efetiva com a inserção da Unidade de Preservação Integral. Consequentemente seriam preservados os mananciais aquíferos da região.

Segundo Weber, outro resultado alarmante é a estimativa de que um, em cada seis pássaros, se extinguiu devido ao encanamento irregular de nascentes, sem que os 50 metros de área de preservação permanente fossem respeitados, segundo o Código Florestal. om essa realidade, cerca de 36% dos exemplares do Soldadinho-do-Araripe já desapareceram, devido aos encanamentos irregulares, associados ao desmatamento. Mas ele afirma que a boa notícia é que esta situação poderá ser revertida com a simples adequação das nascentes à legislação ambiental.

De acordo com o biólogo, as estimativas de declínio da espécie são moderadas. Para se ter uma ideia mais acertada dessa realidade, será necessário calcular o valor da perda associada à diminuição da floresta úmida, habitat do Soldadinho. Na melhor das hipóteses, essa área já foi reduzida para 23% de seu tamanho original. A pesquisa também mapeou os setores onde o pássaro encontra-se hoje mais ameaçado. O início das pesquisas foi a partir da dissertação de mestrado de Weber, integrante da Aquasis. Foi a partir daí que se pensou no plano de conservação da espécie. Essas aves vivem no ambiente de encosta da Chapada do Araripe.

A degradação desse pedaço de natureza da Chapada do Araripe, com os mananciais de água necessários à sobrevivência humana, também indicam o desaparecimento do Soldadinho. A ave se torna um símbolo da preservação da natureza regional. Desde que avistado pela primeira vez, com o seu canto e beleza diferenciados, o passarinho passou a ser alvo de um trabalho na luta pela sua preservação.

As atividades de avaliação, um dos passos decisivos na conservação da espécie, contaram com a contribuição das técnicas do Instituto Chico Mendes. Elas vieram de Brasília representar a Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral (Direp). Gabriela Leonhardt e Eliana Maria Corbucci puderam conhecer a espécie e seu habitat. Outro aspecto importante foi manter contato com os moradores das comunidades do entorno, que são, nesse momento, essenciais dentro do projeto de construção da nova unidade.

Gabriela destaca a importância de conservação da espécie e de todo o ecossistema associado, com os recursos hídricos e que só existem na região. Eliana afirma que está sendo realizado estudo para se verificar a forma mais adequada, onde se possa conciliar a preservação da ave com as demandas humanas.

Nova consciência
A ave é a única naturalmente endêmica do Ceará. A conservação da espécie, diz Weber, já seria um símbolo para a proteção da natureza no Estado. “A relação íntima com a água faz desta ave uma bandeira para uma nova consciência sobre a forma como nos relacionamos com a paisagem, da qual dependemos totalmente para sobreviver. Além destes motivos lógicos, a espécie é deslumbrante, o que facilita sua adoção como um ícone do Cariri pela sociedade”, explica o pesquisador.

No Brasil, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, 10% de todas as aves do mundo estão ameaçadas de extinção. Na pesquisa se inclui o Ceará, com o Soldadinho. O risco iminente de sua extinção é uma realidade. No Cariri, o fenômeno vem ocorrendo há muito tempo.

MAIS INFORMAÇÕES
Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), Praia de Iparana, S/N - Caucaia - Tel.: 85. 3318-4911

Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Postado por Cacá Araújo

MOMENTO DA POESIA - Por Claude Bloc

Elegia à palavra
- Claude Bloc -


Peço a palavra
quando nas horas tardias
semeio harmonia
e devolvo canções
em novelos de luz
em cordões de alegria...

Peço a palavra
dos poetas e das musas
e o sortilégio inspirador
das mais distintas horas...
A eloquência da palavra
na rua deserta
como a palavra que me mata a sede
ao me acordar.

Peço a palavra
aos arremedos do sol
aos milagres da lua
e à sua magia
ao anoitecer .

Peço a palavra
aquela que sente
a minha própria ausência
a palavra que me chama
quando te ausentas
A palavra que grita
quando o sono
me vence...
A palavra
clandestina na leitura
de todos os dias.

Claude Bloc
Fotos do por do sol do dia 26/12/2010.
(partilho essa beleza com vocês)

CRATO - Notícias do Dia 27 de Dezembro de 2010


Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente entregam certificação Selo Verde ao município do Crato


O município de Crato foi certificado pela quarta vez consecutiva, como Município Selo Verde, obtendo este ano um dos maiores Índices de Sustentabilidade Ambiental - ISA de 5,01,o que garantiu o certificado da categoria B, sendo a maior concedida aos municípios até agora. Na ultima quarta-feira, dia 22, foi realizada a solenidade de certificação em Fortaleza, com a participação de representantes de 33 municípios, sendo 12 na categoria B e os demais na categoria C. As localidades apresentaram e comprovaram projetos e programas de iniciativa ambiental junto ao Comitê Gestor do Selo Verde, durante as avaliações de 2010.

O Selo Município Verde visa fortalecer a gestão ambiental descentralizada e estimular o interesse dos municípios na temática do meio ambiente

Na Solenidade, o Crato foi representado pelo Assessor Técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Wyldevânio Vieira, e por Edvânia Ferreira Dantas, representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, O evento aconteceu no Auditório do Seara Hotel, e contou com a presença do Vice-Governador, Prof. Francisco Pinheiro, da presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente CONPAM, Tereza Farias, dentre outras autoridades, como prefeitos e secretários municipais.




Na Solenidade, o Crato foi representado pelo Assessor Técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Wyldevânio Vieira, e por Edvânia Ferreira Dantas, representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, O evento aconteceu no Auditório do Seara Hotel, e contou com a presença do Vice-Governador, Prof. Francisco Pinheiro, da presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente CONPAM, Tereza Farias, dentre outras autoridades, como prefeitos e secretários municipais.

Crato irá intensificar atuação de Programa de Erradicação das Drogas

A Secretaria de Educação do Crato continua com a parceria de sucesso com a Polícia Militar desenvolvendo o Programa de Erradicação das Drogas – Proerd. Neste mês de dezembro são mais 10 turmas formadas. Alunos de 10 escolas da rede municipal recebem certificados. Segundo o secretário de Educação, Professor Valentim Dantas, a Secretaria de Educação tem dado todo o apoio a este programa e em 2011, além de intensificá-lo, já estuda a possibilidade de estendê-lo a pais de alunos e aos professores da rede municipal.

Empresa que irá assumir projeto das principais praças do Crato será conhecida em janeiro

O projeto de reforma das principais praças do município do Crato está tendo o processo de licitação finalizado. Segundo o prefeito do Crato, Samuel Araripe, no dia 25 de janeiro será concluído o certame para escolha da empresa responsável pela obra, que custará aos cofres públicos, com financiamento do Banco Mundial, Governo do Estado e parceria da Prefeitura do Crato, cerca de R$ 6 milhões. O projeto, com finalidade de fortalecer o turismo no município, inclui as praças Siqueira Campos, Praça da Sé, Cristo Rei e Bicentenária.

Secretária Municipal de Assistência Social e Coordenação do Projovem Adolescente desejam a todos um Natal repleto de bênçãos

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social, Liduina Andrade, junto com a coordenadora do ProJovem Adolescente, Elza Oliveira desejam um Feliz Natal a todos os que fizeram parte do projeto, bem como a toda comunidade do Crato.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


( O conteúdo dessa matéria exige discrição )


AURORA – CEARÁ:

Mulher é morta com facada no peito esquerdo e outra fica gravemente ferida com duas facadas no abdômen.

Um homicídio e uma tentativa do mesmo crime foram registrados por volta das 19h15min, deste domingo (26), na Rua Guedes Martins, no bairro Araçá, na cidade de Aurora/CE. A auxiliar de serviços gerais Lércia Kerlakianny Sobreira Avelim, solteira, 24 anos, que residia na Rua Bela Vista, naquele bairro, foi morta uma facada no peito esquerdo. Na mesma ocasião a domestica Maria Delvani de Jesus, solteira, 27 anos, residente na Rua da Felicidade, também no bairro Araçá, na cidade de Aurora, foi vítima de tentativa de homicídio. Ela foi agredida com 02 (duas) profundas perfurações a faca no abdômen, sendo socorrida para o Hospital geral de Brejo Santo/CE em estado grave.

O acusado do duplo crime Francisco Alberto André conhecido por Beto dos Patos, 46 anos, agricultor, residente à Rua Raimundo Ferreira, 225, em Aurora, fugiu adentrado em um matagal, vindo por volta de 01hora desta madrugada a ser preso pela polícia militar nas proximidades da Policlínica, após sair do mato para comprar cigarros. Ele foi levado a 21ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo onde segundo a polícia, confessou que o motivo pelo qual originou a prática dos crimes foi uma discussão banal, após ter passado a tarde inteira bebendo com as vítimas. Depois de ter sido autuado em flagrante, Beto dos Patos foi conduzido a cadeia publica de Aurora aonde espera o pronunciamento da justiça.

BREJO SANTO - CEARÁ:

Tentativa de homicídio


Por volta das 00h00, desta segunda-feira (27), na Av. Manoel Leite de Moura, Bairro Capilé, Brejo Santo-CE, foi vitima de tentativa de homicídio por arma de fogo, José Benildo Pereira de Sousa, 23 anos, residente na Av. Manoel Leite de Moura, Capilé, Brejo Santo-CE. No momento do crime ele trafegava a pé quando foi surpreendida por três pessoas desconhecidas em um veículo “corola” de cor prata, que lhe alvejaram com três tiros de pistola calibre 9 mm, atingindo no peito direito, nas nádegas e n braço esquerdo. O mesmo foi socorrido para o Hospital Geral de Brejo Santo. Após tomar conhecimento do fato, policiais militares sob o comando do subtenente Amorim, com o apoio da RD-2712, composta pelos soldados Leandro, Monteiro, e Grangeiro, dirigiram-se até o local do fato realizando diligencias em torno do fato, mas sem êxito na identificação e prisões dos acusados.

CRATO – CEARÁ:

Na noite de natal a polícia do Crato registrou três tentativas de homicídios.

Por volta das 20h20min, em um bar situado na Rua Mãe Rainha, no conjunto Vitória Nossa, no bairro Seminário, em Crato, vitimou o desempregado Cícero Jefferson Matos da Silva, 18 anos, morador Rua Manoel Almino, 04, no Vitória Nossa. O acusado o mototaxista Diego Araújo Lemos, 20 anos, residente na Rua na mesma Rua que a vítima, foi preso em flagrante delito e apresentado na 19ª DRPC local para os procedimentos. A vítima foi atingida com golpe de punhal no peito esquerdo sendo socorrido para o hospital São Francisco em Crato. Já por volta das 23h, na Rua do Cruzeiro, 78, no bairro Pinto Madeira, o agricultor Antonio André Caetano da Silva, 22 anos, foi agredido a golpes de faca. O crime ocorreu na residência do mesmo. Ele foi socorrido para o hospital São Francisco. De acordo com a polícia, o acusado trata-se do profissional autônomo, Francineudo da Silva Alves, 25 anos, residente na Rua Monsenhor Lima, 133, no Pinto Madeira, preso em flagrante. O terceiro caso aconteceu por volta das 10h15min, na avenida J.P.B. de Menezes, no Bairro Batateiras, o auxiliar de produção Francisco Reginaldo de Sousa Alencar, 29 anos, residente nas imediações de onde o crime ocorreu foi lesionado a golpes de faca e socorrido para o hospital São Francisco. A polícia foi aciona vindo a prender o acusado Marcelo Carlos da Silva, 47 anos, agricultor, vizinho da vítima que apresentado na DP para adoção das medidas cabíveis.

IGUATU - CEARÁ

Prisões por envolvimento com drogas - Foram apreendidas maconha, crack e dinheiro.

A polícia de Iguatu efetuou as prisões de três pessoas acusadas de envolvendo com drogas. Por volta das 09h00min, de ontem no bairro Brasília. Tiago Cilas Alves de Oliveira, 22 anos, solteiro, desocupado, residente na Rua – Casimiro Pereira, nº 247, bairro Brasília/Iguatu/CE, encontrado com 252g de crack, R$ 117,00 (cento e dezessete reais) e um celular Nokia. Ele foi conduzido a DRPC para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

A polícia informar que na delegacia o infrator informou a PM que mais duas pessoas estariam envolvidas com as drogas apreendidas. Após diligencias em torno do fato polícia prendeu Rosa Maria de Souza Lima, 23 anos, solteira, desocupada, residente na rua Antonio Mendonça, nº 296, por associação ao trafico juntamente com Francisco Aparecido da Silva, 35 anos, solteiro, servente, residente na rua – Paulo Sarasate, na Vila Neuma/Iguatu/CE, o qual esperava receber a droga na sua residência. Os todos foram presos e conduzidos a DRPC para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Adolescente de 16 anos alvejado com três tiros um deles na cabeça.

Ontem (26), por volta das 20h30min, na Vila Daer, nº 46, em Iguatu/CE., o menor José Gerdeílson Fidelis, 16 anos, agricultor, foi alvejado com três disparos de arma de fogo, sendo que um dos disparos atingiu a cabeça. Populares informaram a polícia que o crime teve a autoria de dois homens desconhecidos ocupantes de uma BIZ, Prata, ambos de capacete que fugiram tomando ignorado. A vítima foi socorrida por populares para o hospital regional de Iguatu local. A policia realizou diligências no sentido de localizar e prender os acusados, mas sem êxito.

CARIUS – CEARÁ:

Aposentado pratica suicídio por meio enforcamento - A vítima sofria de depressão.

Por volta das 15h00min, de ontem (26), no sítio Junco, distante 15 km da sede do município de Cariús-CE., o aposentado José Frutuoso Filho, 77 anos, viúvo praticou suicídio por meio de enforcamento. Segundo a polícia, familiares informaram que a vítima familiares já tendo havia tentado por várias vezes o suicídio. O corpo foi encontrado pendurado pelo pescoço num galho de uma árvore, que fica atrás da sua residência. A polícia militar esteve no local adotando os procedimentos de sua competência. O corpo do aposentado foi levado necropsia no PEFOFE de Iguatu.

EXU - PERNAMBUCO:

Homem é baleado após uma discussão

Um menor de 17 anos tentou assassinar um homem com um disparo de arma de fogo por volta das 19h00min da última sexta-feira (24/12/10) no Bairro Gonzagão na cidade de Exu – PE. Segundo a polícia, o crime durante após uma discussão por motivo fútil, o menor de iniciais E.L.J, 17 anos, apossou-se de uma arma de fogo e efetuou um disparo contra José Clementino de Oliveira, 30 anos, que foi atingido no abdômen.

A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal José Pinto Saraiva em Exu – PE e em seguida transferida para o Hospital Regional de Ouricuri – PE, mas devido a gravidade do ferimento teve ser encaminhada para um dos hospitais da cidade de Juazeiro do Norte – CE. Ainda de acordo com a polícia, após a prática do delito o menor fugiu em uma motocicleta Honda CG-125 com ajuda de uma pessoa conhecida por Vicente Lucas. O fato foi registrado na DPC da 202ª Circunscrição. (BO nº 0557/10)

Homem foi assassinar o rival, mas foi desarmado e baleado com a própria arma.

O fato ocorreu por volta das 07h00min de sábado (25/12/10) na Vila Nossa Senhora Aparecida em Exu – PE. Francisco da Silva, 61 anos, teria se dirigido até a residência de Sebastião Apolinário de Souza, com a intenção de matá-lo, ocasião em foi interceptado por Ricardo Antônio da Silva, que conseguiu desarmá-lo e atirar contra o mesmo com a própria arma. O acusado fugiu em seguida levando consigo a arma do crime, um revolver. Segundo a polícia o fato se deu em razão da vítima haver convivido com uma mulher que hoje a mesma se encontrar na companhia do rival Sebastião Apolinário. O caso foi registrado e será investigado pela DPC local. (BO nº 0559/10)

MOREILÂNDIA – PERNAMBUCO

Dois homens são presos por ameaça e posse ilegal de arma de fogo

O fato ocorreu por volta das 09h00min da última sexta-feira (24/12/10) no Sítio Canta Galo, município de Moreilândia – PE., onde segundo informação da polícia a vítima Odilon Alves Pereira, agricultor, casado, 25 anos, teria se dirigido até a residência do acusado Edval Luiz Viana, 25 anos e se queixado que eu animal, um jumento, teria invadido sua propriedade e danificado uma plantação, razão pela os dois entraram em atrito verbal, onde o acusado se dirigiu a vítima com palavras ameaçadoras. PPMM da ROCAM foram até local do fato e apreendeu por trás da residência do acusado, uma espingarda de fabricação artesanal. Sendo também apreendida na residência de Francisco Luiz Viana, 27 anos, irmão do acusado, duas espingardas de fabricação caseira. O caso foi registrado na DPC local. (BO nº 0179/10)

BODOCÓ - PERNAMBUCO:

Homem é preso após ameaçar vizinho de morte

Briga de vizinhos motivada por som em alto volume quase terminou em tragédia. O fato aconteceu por volta das 01h05min da madrugada de ontem (26/12/10) na Rua Epifânio Alves no Bairro São Francisco em Bodocó – PE. Quando o acusado José Leudo de Amorim, 35 anos, teria reclamado do som em alto volume na residência do vizinho Sebastião Cardoso Sales, 29 anos. Mas além da reclamação o acusado também teria ameaçado do vizinho com uma arma de fogo. Em diligência a GE do GATI foi até o local onde apreendeu a arma, uma espingarda marca CBC, cal. 36 de numeração ilegível. O acusado foi preso por ameaça e posse ilegal de arma de fogo. (BO nº 0305/10)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Rapaz é preso após ameaçar mulher de 50 anos com faca peixeira

Por volta das 19h45min do último sábado (25/12/10) a vítima Selma Regina da Silva Barbosa, 50 anos, residente na Rua São José, Bairro Nossa senhora de Fátima em Ouricuri – PE procurou a polícia e prestou queixa que o acusado Damião de Lira Lima, 26 anos, havia lhe ameaçado com uma faca peixeira. A GT-01 da PM foi até o local, prendeu o meliante e o conduzia a DPC pelo crime de ameaça. (BO nº 0925/10)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

PROIBIDA A REPRODUÇÃO


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30