xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 dezembro 2010

Bom Dia! - Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010


Bom dia!

Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010. Que há para falar hoje ? Os leitores vão ler logo abaixo, a notícia de um casamento no mínimo sui generis, do fundador da revista Playboy, de 84 anos com uma garota de 24. Dizem que é amor. Outros dizem que é interesse. E aí é que me bate uns questionamentos: Será que esse Sr. de 84 anos não conseguiria discernir se essa garota estaria se aproveitando ? Logo o cara que fundou uma revista das mais especializadas no mundo masculino ? Mas pera lá, só porque o cara é multimilionário ? Quem se aproveita de quem ? Quanto vale uma Playmate de 24 anos no câmbio oficial ? Quanto você pagaria por uma dessas, ainda mais se você tivesse 84 anos ? Ah! você é daqueles que acha que as pessoas não estão á venda, nasceu no século XIX ? Tudo é vendável...Olha, depois de pensar e pensar, acho que o casal fez um excelente negócio. Desta terra, nada se leva mesmo. A grana desse velhinho aí não servirá de nada no além túmulo, e a beleza da mulher é algo muito efêmero. Então, ninguém pode dizer que a garota está se aproveitando, porque na verdade, é um bom negócio para as duas partes, entende ? Talvez o melhor a fazer, seja mesmo dar uma de Lula "Não to vendo nada, não sei de nada", e deixar o LOVE simplesmente fluir entre os dois. Então, vendo por esse ângulo, até que esse pessoal é muuuuito inteligente, não é verdade ? Afinal, como diz a música: "Love is a many splendored thing"... oh yeah!

Previsão do tempo

No crato, nada de chuvas nessa madrugada nem nos últimos dias. O que era verde e molhado, tornou a ficar sêco. Mas não percamos as esperanças. Ainda não é mesmo a época do "inverno" no Cariri, que geralmente começa no final de Janeiro ou Fevereiro. A temperatura nessa madrugada, às 03:30, chegou a 27.2 graus. Umidade Relativa do Ar, 52%. Segundo o site Climatempo, teremos Sol com algumas núvens e não chove. Máxima de 31 graus e mínima de 21.

Bom Dia!

ACREDITE SE QUISER - Mulher de 24 anos vai se casar com homem de 84 anos, Dono da PLAYBOY "por amor"....


"Quando dei a aliança a Crystal, ela começou a chorar!", disse o multimilionário...

NE - O amor é lindo mesmo, né ? que coisa incrível. Aos 84 anos, o fundador da revista Playboy Hugh Hefner, vai embarcar em mais uma aventura matrimonial, casando-se com uma "menina" de 24 anos. Mas não falem as más línguas que isso seria por dinheiro ? Claro que não! Quem precisa de Dinheiro ? Dinheiro só traz infelicidade, gente! vocês são maliciosos. Então, deve ser pelo belo e sempre omnipresente AMOR. Acredite se Quiser.

WASHINGTON (Reuters) - Hugh Hefner, fundador da revista Playboy e que já se casou duas vezes, vai embarcar em mais uma aventura matrimonial. O empresário, que tem 84 anos, postou no Twitter que ele e sua namorada, Crystal Harris, de 24, ficaram noivos na sexta-feira. "Quando dei a aliança a Crystal, ela começou a chorar. Este é o fim de semana de Natal mais feliz que eu me lembro", escreveu Hefner. Hefner, cuja revista foi fundada em 1953, divorciou-se de sua segunda mulher, Kimberley Conrad, no começo deste ano. Sua primeira esposa foi Mildred Williams, mas o casamento acabou em divórcio em 1959.

Harris foi a Playmate do mês de dezembro de 2009.

Hefner advogou a favor da liberdade sexual e dos direitos civis, publicou reportagens criticando o macarthismo e a Guerra do Vietnã e apoiou as causas dos grupos gays e a liberalização da maconha. Em uma capa com uma foto de calendário de Marilyn Monroe, Hefner montou a primeira edição da Playboy na mesa da cozinha de seu flat. Ela chegou às bancas em dezembro de 1953 e vendeu 51 mil cópias, o suficiente para financiar a segunda e que levou à construção de uma multimilionária empresa global.

Fonte adicional: Yahoo Notícias

Dilma desfilará sozinha em carro aberto no dia da posse


No desfile em carro aberto no dia de sua posse na Presidência da República, Dilma Rousseff não terá a companhia de nenhum familiar. A presidente eleita comunicou ao cerimonial responsável pela posse que não pretende desfilar no Rolls-Royce presidencial acompanhada da mãe ou da filha. Tradicionalmente, o presidente desfila ao lado da esposa pela Esplanada dos Ministérios. Como Dilma não é casada, a petista preferiu estar sozinha nos minutos que antecedem sua posse no cargo.

Em outro carro aberto, logo atrás de Dilma, o vice-presidente Michel Temer vai desfilar acompanhado da esposa. Todos ganharam sósias neste domingo, durante o ensaio-geral da posse realizado na Esplanada dos Ministérios.

O cerimonial vai deixar à disposição dois carros fechados caso haja chuva na capital federal no dia da posse. Da Catedral, Dilma e Temer seguirão em desfile até o Congresso, onde serão oficialmente empossados.

Em seguida, eles vão para o Palácio do Planalto --onde serão recebidos pelo presidente Lula. O petista vai passar a faixa presidencial no parlatório do Palácio, mas a cerimônia pode ser transferida para o interior do prédio se chover. Além de Lula, Dilma, Temer e as respectivas esposas, a presença do vice-presidente José Alencar é esperada pelo cerimonial --embora ele esteja internado em estado grave no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Dilma encerra os eventos da posse no Palácio do Itamaraty, onde será oferecido coquetel aos convidados presentes no evento. Até agora, 12 chefes de Estado já confirmaram presença na posse --a maioria de países da América do Sul. A expectativa do Ministério das Relações Exteriores é que 30 autoridades internacionais estejam presentes na posse, entre elas a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
( Folha.com )

O ESTADO DO CARIRI - Por Cacá Araújo


Os reclamos incessantes da população do Sul do Ceará referentes ao desenvolvimento socioeconômico e atenção política devem ser materializados na luta em prol da criação do Estado do Cariri.

Foto de Cacá Araújo


Na Assembléia Nacional Constituinte de 1987, o Deputado Federal cearense Furtado Leite apresentou emenda à Comissão de Organização do Estado propondo a criação do Estado do Cariri, "com desmembramento da área do Estado do Ceará abrangida pelos Municípios de Iguatu, Solonópole, Carius, Jucás, Saboeiro, Aiuaba, Antonina do Norte, Campos Sales, Assaré, Altaneira, Potengi, Araripe, Nova Olinda, Farias Brito, Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Grangeiro, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Cedro, Icó, Umari, Baixio, Ipaumirim, Aurora, Barro, Missão Velha, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Jati, Porteiras, Penaforte, Jardim, Barbalha, Santana do Cariri, Parambu, Catarina, Acopiara, Orós e Tauá (...)"¹.

Em verdade, podemos afirmar que tal propositura tem sólido amparo no potencial histórico, cultural e econômico da região. "Já em 16 de agosto de 1839 o Senador José Martiniano de Alencar entrou com pedido de criação do Estado do Cariri, no Senado do Império (...). Depois, o Deputado Estadual Wilson Roriz, em 1957, entrou na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará com um projeto pedindo a autorização de um plebiscito sobre a criação do Estado do Cariri, tendo sido rejeitado."²

O Ceará é um estado que, na prática do poder central, caracteriza-se pela apartação que vitima o Cariri na desatenção a suas crescentes demandas culturais, econômicas e sociais, além de vergonhoso desprestígio e ou cooptação política de suas lideranças.

Começamos, então, ou melhor dizendo, recomeçamos a gloriosa luta em defesa da criação do Estado do Cariri. Pretendemos congregar o povo, seus historiadores, estudiosos da geopolítca e antropologia, sociólogos, artistas de todas as linguagens, intelectuais, mestres da tradição popular, repórteres, radialistas, jornalistas, religiosos de todas as crenças, políticos das diversas correntes ideológicas. Necessitamos conquistar a independência, no sentido de libertar o Sul do Estado "da escravidão tributária"³ e promover o bem-estar da população e o desenvolvimento socioeconômico.

Este "blogue" terá a missão de articular e documentar opiniões e ações que convirjam e contribuam com o glorioso ideal separatista. Não se trata de uma luta do sertão contra o mar, mas do desejo de ver distribuídas e respeitadas as condições de existência digna, liberdade e justiça social. A separação é a única alternativa restante à salvação do Cariri! Por isso, desde agora alertamos a população caririesne para priorizar a eleição de representantes comunitários e sindicais, líderes de clubes de serviço, vereadores, prefeitos, deputados, senadores... que tenham compromisso em atuar nas fileiras que defendem a urgente criação do ESTADO DO CARIRI.

Estamos articulando o ATO EM DEFESA DO ESTADO DO CARIRI, a ser realizado no dia 3 de maio, aniversário da Proclamação da República no Cariri (ocorrida no Crato em 1817), que terá a participação de todas as cidades envolvidas na luta dos dias de hoje. O local, horário e modo de operação serão previamente divulgados. Os interessados em contribuir positivamente na discussão podem inicialmente enviar mensagem para o endereço eletrônico do professor e dramaturgo cratense Cacá Araújo (cacaraujo66@yahoo.com.br), e, posteriormente, integrar grupo de discussão virtual e de autores do nosso "blogue".

Atenciosamente,

Prof. Cacá Araújo
cacaraujo66@yahoo.com.br
(88) 8801.0897

Citações:
¹Emenda oferecida à Comissão da Organização do Estado, Assembleia Nacional Constituinte, 1897, pelo Deputado Federal Furtado Leite.
²Idem
³Idem

Veja a íntegra da emenda no "linque": www.camara.gov.br/internet/constituicao20anos/.../vol-82.pdf



Nívia Uchôa - O cotidiano como uma poética de luz - Por: Alexandre Lucas



Uma série de entrevistas com artistas, produtores e gestores culturais serão realizadas pelo Coletivo Camaradas e disponibilizada para blogs e sites. A série entrevistará nomes como Jorge Mautner, Oswlad Barroso, Vitória Regia Turin, Lula Gonzaga, Hamurabi Batista, Augusto Bitú, Norma Paula, Alexandre Santini, Marlon Torres. A série inicia entrevistando Nívia Uchôa.

Nívia Uchôa tem um trabalho que vem sendo reconhecido nacionalmente, com uma poética própria e cheia de luz, a artista consegue a partir cotidiano das camadas populares criar poesias visuais com a sua fotografia. Natural de Aracati, mas desde a infância reside no Cariri do Ceará.

Alexandre Lucas - Quem é Nívia Uchôa?

Nívia Uchôa - Fotógrafa há 16 anos, com pesquisa etnográfica e antropológica na Região do Cariri, Ceará e no Brasil com uma documentação sobre relação do ser humano com água com projeto Água Pra que te quero! Formação acadêmica Geografia e atualmente sou professora substituta de Fotografia e Cinema da Universidade Regional do Cariri URCA na Escola de Artes Violeta Arraes. Fundadora do grupo de fotografia POESIA DA LUZ

Alexandre Lucas - Quando teve inicio seu trabalho artístico?

Nívia Uchôa - Quando iniciei minha carreira em 1994, meu trabalho já veio carimbado com um olhar artístico, pois minha estética já se consolidava com uma busca pelo meu olhar autoral, pelo meu traço.

Alexandre Lucas - Quais as influências do seu trabalho?

Nívia Uchôa - História da Fotografia , na fotografia Contemporânea, cinema e pintura e a teoria quântica, mas, tenho influencias da fotografia do Cartier Bresson, Sebastião Salgado, Tina Modotti, Celso Oliveira, Tiago Santana, João Roberto Ripper, Cristiano Mascaro, Maureen Brisilliat, Frederico Fellini, Akira Kurosawa, Michelangelo Antoinioni, Glauber Rocha, aqui no Cariri, tenho influencias da profusão artística, do artesanato, da cultura da tradição oral, da pintura do Luis Karimai, do fotografo Gilberto Morimitsu e da influencia do cotidiano desses lugares cheios de identidade e polissêmicos.

Alexandre Lucas - Como você ver a relação entre arte e política?

Nívia Uchôa - Penso que ainda falta mais esforço para que ambas dialoguem com mais freqüência, o artista não pode ficar distante da política e ou vice versa, a política ainda é vista como clientelista, ou melhor, ela ainda é clientelista, dai dificulta fazer a arte e política andarem mais próximas, pelo menos eu não me utilizo dela para minha arte. Mais em nível universal várias vertentes políticas pensam a arte.




Alexandre Lucas - O que representa a fotografia na sua vida?

Nívia Uchôa - Luz, sobretudo vida, não viveria longe da fotografia, da luz que a faz ser. Não seria Nívia Uchôa se não fosse à fotografia, não conduziria meu caminho com tranqüilidade se não fosse a fotografia. Fotografia é o alimento da minha alma.

Alexandre Lucas - Você tem um trabalho de militância política na área da cultura. Isso reflete na sua produção estética e artística?

Nívia Uchôa - Minha militância é mais pelo trabalho e a produção de uma coletividade no mundo da arte, pois penso que sem esse olhar mais coletivo, seremos seres cada vez mais individualistas, a arte é como a água tem para todos e todas, se essa fonte secar sofreremos com isso, quanto a saber se isso reflete em minha produção estética e artística, nunca parei para pensar sobre isso, pois por mais que falo em coletivo, ainda tenho um trabalho solitário, as pessoas não gostam de trabalhar juntas, elas acham que vamos roubar suas idéias e seus ideais, mas, como tenho um traço próprio, não tenho medo de que me roubem, pois não tem como roubar a luz que vejo, a luz que recorto da realidade, essa que nos segue e persegue em um piscar de olhos.

Alexandre Lucas - Fale da sua trajetória?

Nívia Uchôa - Bom, fiz vários trabalhos, mas, citarei aqui os que me deram prazer em realiza-los. Fotografar Juazeiro do Norte-Ce esse faço naturalmente em meu cotidiano, em 1997 fiz um trabalho com um amigo Antonio Vargas, fomos fotografar a rampa de lixo de Jangurussu em Fortaleza-CE, trabalho esse que me emocionou profundamente pela forma que essas pessoas viviam literalmente no lixo, esse trabalho foi exposto na UFC, Grenoble, Paris, Bruxelas, Lion. Em 2000 fiz uma exposição que a Dodora Guimães curadora da exposição, intitulou de Gentes do Cariri, foi com esse trabalho que fiquei conhecida no Ceará, o qual pude expor no Palácio da Abolição no Centro de Artes Visuais Raimundo Cela em Fortaleza, em 2005, 2006 e 2007 fiz um trabalho para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará sob a gestão da Cláudia Leitão e pude viajar o Ceará quase todo, isso me rendeu algumas publicações entre elas Memória do Caminho do Oswald Barroso e o Guia Turístico Cultural do Estado. Iniciei minha trajetoria no audiovisual e cinema realizando alguns curtas como Adeus meu bem, Catadores de Piqui, Quarta Parede, Quero viver igual a um beija-flor. Em 2010 participei de uma coletiva de 30 anos de Fotografia da Curadora Rosely Nakagawa nos Centros Culturais Caixa Economica Brasilia, São Paulo, Salvador e Curitiba, na ocasião tive a oportunidade de esta ao lado dos grandes fotografos brasileiros Cristiano Mascaro, Thomaz Farkas, Mário Cravo Neto, Pedro Karp Vasquez, Luiz Braga, Celso Oliveira, Tiago Santana, Guy Veloso, entre outros famosos no universo da fotografia brasileira e finalmente um trabalho que me consolido através da antropologia visual, meu mais novo trabalho intitulado Água pra que te quero! Esse esta em fase de conclusão e conto a história de 3 bacias hidrográficas do estado do Ceará através da imagem e de uma pesquisa que fiz com uma equipe em 2 anos. Esse trabalho será lançado em março e constará de um livro e um vídeo onde conto a relação do ser humano com água. E por fim faço parte atualmente da Rede de Produtores de Fotografia no Brasil o qual realiza várias atividades no campo da produção da fotografia brasileira como realizadores, agitadores culturais e comunicadores.

Alexandre Lucas - Qual a contribuição social do seu trabalho?
Nívia Uchôa - Penso que a fotografia está além de tudo a serviço do social, devemos mostrar nosso universo de cotidiano através das imagens, sobretudo quando devemos e podemos relatar a arte através dele. A imagem fotográfica DIZ e com isso ela pode denunciar, conduzir, salvar, ela nos faz acreditar ser ela própria sem nada esconder, a fotografia esta além do que se pode imaginar, ela diz por si só.

Alexandre Lucas - Você acredita que a Academia elitiza a arte?

Nívia Uchôa - Bem, penso que arte se auto-elitiza, a academia ensina arte como está nos livros, à arte esta desde seu inicio, desde quando o ser humano pode se comunicar, arte pela academia é conceito.

Alexandre Lucas - Quando a arte humaniza?

Nívia Uchôa -
Quando ela sai da individualidade e mostra seu lado coletivo, quando ela não cai no amadorismo, mas, quando ela busca saber, propor, dizer para que ela veio, sair dos conceitos e ir para prática.

Alexandre Lucas - Como você enxerga os coletivos de artistas?

Nívia Uchôa - Penso que ainda estamos muito atrasados aqui no Cariri, mas nacionalmente e mundialmente temos vários coletivos. A idéia de se coletivizar é bem interessante, pois precisamos do olhar dos outros para produzirmos e assim saber quem somo nós.

Alexandre Lucas - Como você ver atuação do Coletivo Camaradas e qual a sua relação com esse grupo?

Nívia Uchôa - Vejo com uma força grande, mudou muito aqui em nossa região, o Coletivo Camaradas pensa a arte e a política, pensa os trabalhos a parir de um todo. Minha relação com o Coletivo ainda não é de uma total militância por conta da minha agenda que tem sido intensa, mas, quero e posso me dedicar muito mais.

Patrimônio Histórico:O Relógio da Catedral da Sé-Por Wilson Bernardo.


R
ecentemente o historiador Armando Lopes Rafael, publicou uma matéria da historia do relógio da Sé Catedral cratense, uma preciosidade pelo tempo e as circunstancias, e a sua precisão de temporalidade no que se refere a demarcar os segundos em horas. O Relógio foi adquirido na França na Cidade de Estrasburgo, no dia 21 de Janeiro de 1863, ao qual foi considerado o mais perfeito do antigo Império brasileiro. Coube ao artesão Theodore Unger, que leva o mesmo nome da fabrica a sua confecção, que de fato é uma preciosidade de orgulho para Crato ter um Relógio dessa magnitude e ainda mantendo sua precisão horária.

Sé Catedral
Relógio para a infinitude do tempo,e uma precisão britânica
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Feliz Natal:Radialistas Festejam o Espirito Natalino-Por Wilson Bernardo.

Sábado de Natal, os radialistas cratenses e do Juazeiro do Padre Cícero do Crato, se encontraram em uma Churrascaria no Mirandão para sua confraternização natalina, numa tarde de muita conversa sobre radio, e diversos outros peculiares aos diversos setores de nossa sociedade ouvinte. Não podia faltar uma cervejinha é claro, ao deleite de uma boa carne de carneiro acompanhado de uma magnifica buchada. Quero aqui felicitar o radialista que foi muito citado, pela sua ausência de saúde, mas muito lembrado pelo seu empenho de engrandecer o Radio cratense nosso amigo LUIZ PAULO, que seja bem-vindo logo se der sua recuperação.

Festejar sempre é um, principio de conciliação
O Radio sobrevive,por ter pessoas comprometidas com um sonho magico Adriana Oliveira,Socorro e Lucion Oliveira
Wilson Bernardo

Olhos de ver - Por Emerson Monteiro


Nestes tempos libertos e comunicativos, acham-se destravadas milhões de portas ao sabor do conhecimento de dentro da humanidade e do universo, na história dos tempos idos e das possibilidades dos tempos que virão. Ninguém pode reclamar de sonegação de informações. O trabalho das eras chegou ao nível dos desejos avassaladores das oportunidades, nos diversos campos do saber, e torna o viver contemporâneo em um oceano de ofertas, no que diz respeito à quase totalidade técnica de pesquisas, emoções, religião, lugares, personalidades, artes, palco luminoso de luzes e movimentos, posse absoluta das gerações inteiras, sertão, mar, geografia, física, música, ciências.

Aos habitantes coloniais do Planeta bastam: levantar a vista, apertar uns dois ou três botões e fixar o ponto em que a empanada revelará os segredos das origens, mostrando as previsões futuristas dos cálculos infinitesimais. Verdadeira festa de proporção desconhecida limpa as carências, sem contar somas fabulosas acumuladas nos gabinetes e as próximas ações de governo, que melhorarão os recordes obtidos, tudo a favor do patrimônio da raça dos sonhos e da imaginação.
Visão objetiva indica caminhar livre dos interesses exclusivos de só alguns, fora das intenções apenas individuais. O barco pertence ao coletivo, queiram ou não queiram apostadores da grande obra, que questionavam o sentido dessas evoluções. Quando lá nos primórdios apareceram os primeiros hominídeos, antigos resquícios dos atuais seres humanos, por volta de dois a três milhões de anos, já havia na semente o projeto aqui trazido ao campo das multidões. Nada melhor do que ouvi no tempo a existência dessas provas provadas.

Cabe hoje, no entanto, aos protagonistas da cena, valorizar o patrimônio obtido, horas, ar, claridade, energia, que alimenta a condição da grande massa no seu crescimento. Letras pulam acesas na frente dos atores todo momento indicando permanência e generosidade, através das consciências, numa opção de selecionar o lado positivo das duas alternativas de viver e agir. Longe, pois, tirar de ninguém as chances de pensar maior, desestimular a felicidade de ver as paisagens boas, ler os roteiros alegres trazidos nos braços perfeitos de Quem que nos criou para uma trajetória de benções e que conduzirá o processo justo a bom termo, mantendo o ritmo ideal do vasto espetáculo onde habitaremos para sempre. A todos um Ano Novo de plenas realizações.

Por: Emerson Monteiro

Agricultura sem Agrotóxicos no CRATO - Saiba aonde conseguir ! - Reportagem: Antonio Vicelmo


NE - A linguagem dos Blogs é completamente diferente da linguagem jornalística. A internet exige uma velocidade que se compatibiliza ao mundo moderno. Muitas vezes é preciso mostrar os fatos de forma bastante clara, sem arrodeios, sem muitas introduções, prefácios ou epílogos. Assim é que eu há muito tempo, tenho renunciado às crônicas morosas, pois um Blog é algo rápido, quase como o Twitter, em que na primeira frase, o leitor sabe logo do que trata o assunto. Um exemplo disso é a adaptação que faço às vezes em matérias de teor jornalístico para se adaptarem à leitura rápida dos Blogs. É um novo tempo, uma nova tecnologia, que exige uma nova linguagem. Talvez isso tenha garantido o enorme sucesso do Blog do Crato, como diz o nosso prefeito: "Eu gosto de ler o Blog do Crato, porque o Dihelson escreve de forma clara, que todo mundo entende logo, e sem arrodeios". Dito isto, trago esse excelente artigo, escrito pelo Radialista Antonio Vicelmo, com algumas pequenas adaptações para a internet:

AGRICULTURA SEM AGROTÓXICO - Orgânicos conquistam Cariri - O Produtor José Góes transformou um pedaço de terra, no Sítio Bebida Nova, no sopé da Serra do Araripe, num verdadeiro pomar. Ali, ele mistura sombra, sol, frutas e verduras. Juvenal matos escolhe os melhores grãos e armazena em garrafas pet para o período chuvoso do próximo ano. A população dos Municípios do Cariri estão consumindo, cada vez mais, produtos que não contêm agrotóxicos

Crato. Produtos agrícolas cultivados sem defensivos químicos vem ganhando o mercado regional. No Cariri, funcionam duas feiras semanais, no Crato e Juazeiro do Norte, na sexta-feira, com grande procura. O Distrito de Ponta da Serra, a 20 quilômetros do Crato, promoveu sua feira de orgânicos recentemente. A preocupação com a saúde tem sido o principal motivo do crescente aumento do número de pessoas que buscam uma alimentação saudável, sem qualquer resquício de agrotóxicos.

Esta alternativa alimentar vem sendo incentivada pela Associação Cristã de Base (ACB), que organiza estas feiras, com o objetivo de fornecer o suporte técnico e instruir os agricultores. "Além disso, a feira proporciona a disseminação das práticas agroecológicas e os benefícios de consumir produtos livres de agroquímicos", destaca o agrônomo Jorge Pinto, atual presidente da ACB do Crato, acrescentando que, com isso, cria-se uma consciência social do que é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Jorge lembra que estes alimentos provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta. É uma agricultura sustentável que nutre o solo, alimentado-o naturalmente.

Técnicas

As técnicas usadas para se obter o produto orgânico incluem emprego de compostagem, da adubação verde, do manejo orgânico do solo e da diversidade de culturas, que garantem a mais alta qualidade biológica dos alimentos. A comercialização vem sendo trabalhada junto à Feira Semanal de Produtos Orgânicos, cuja produção é orientada dentro do sistema agroflorestal, contando com 25 feirantes (homens e mulheres) que vendem seus produtos, gerando uma relação nova entre os produtores e os consumidores.

Estes feirantes são selecionados, cadastrados e acompanhados para garantir a qualidade dos produtos. A experiência, de acordo com a técnica da ACB, Maria do Socorro Silva, tem demonstrado um aprendizado fantástico, satisfazendo os consumidores e, ainda, aumentando a renda familiar dos agricultores e levantando a autoestima das famílias envolvidas.

A agricultura orgânica, segundo Socorro, é o modo verdadeiramente científico e respeitoso de produzir alimentos saudáveis e assegurar a integridade do meio ambiente. Mais do que isso, está despontando como uma alternativa econômica de agregação de renda para os pequenos produtores.

MAIS INFORMAÇÕES
Associação Cristã de Base (ACB)
Rua Cariri, número 61 B
Centro, Município do Crato - CE
Telefone: (88) 3521.3005

Antonio Vicelmo
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato


O Rosto de um homem de 80 anos - O Cantor Cauby Peixoto


Acredite se quiser: Este homem tem 80 anos !

Foto de Cauby Peixoto, tirada há poucas semanas...O homem não envelhece...

Neste ano de 2011, o cantor Cauby Peixoto completará 80 anos, e está com uma tournée marcada...

Cauby Peixoto Barros, ou simplesmente Cauby Peixoto (Niterói, 10 de fevereiro de 1931) é um cantor brasileiro. Voz caracterizada pelo timbre grave e aveludado, mas principalmente pelo estilo "dândi", que inclui figurinos e penteados excêntricos. Em atividade desde a década de 1940, Cauby é conhecido no meio artístico como Professor. A família tinha a música no sangue; o pai tocava violão e a mãe bandolim; os irmãos eram instrumentistas, e o tio grande pianista.

Foi considerado pelas revistas Time and Life como: O Elvis Presley brasileiro. Convidado para uma excursão aos EUA, onde gravou, com nome artístico de Ron Coby, um LP com a orquestra de Paul Weston, cantando em inglês. De volta ao Brasil, comprou, em sociedade com os irmãos, a boate carioca Drink, passando a se dedicar mais a administração da casa e interrompendo, assim, suas apresentações. Em 1959, retornou aos EUA para uma temporada de 14 meses, durante os quais realizou espetáculos, aparições na televisão e gravou, em inglês, Maracangalha (Dorival Caymmi), que recebeu o título de I Go. Numa terceira visita aos EUA, algum tempo depois, participou do filme Jamboreé, da Warner Brothers. Durante toda a década de 1960, limitou-se a apresentações em boates e clubes.

A partir da década de 1970, fez aparições frequentes em programas de televisão no Rio de Janeiro, e pequenas temporadas em casas noturnas do Rio e de São Paulo. Em 1979 o roteiro profissional incluiu Vitória (ES) e Recife (PE), no Projeto Pixinguinha da Funarte, ao lado de Zezé Gonzaga.

Em 1980, em comemoração aos 25 anos de carreira, lançou pela Som Livre o disco Cauby, Cauby, com composições escritas especialmente para ele por Caetano Veloso (Cauby, Cauby), Chico Buarque (Bastidores), Tom Jobim (Oficina), Roberto Carlos e Erasmo Carlos (Brigas de amor) e outros. No mesmo ano, apresentou-se nos espetáculos Bastidores (Funarte, Rio de Janeiro) e Cauby, Cauby, os bons tempos voltaram, na boate Flag (SP).

Em 1982 uma temporada no 150 Nigth Club (SP), com os irmãos Moacir (piano) e Araquem (piston) e lançou o LP Ângela e Cauby, o primeiro encontro dos dois cantores em disco, com sucessos como Começaria tudo outra vez (Gonzaguinha), Recuerdos de Ipacaray (Z. de Mirkin e Demetrio Ortiz) e a valsa Boa-noite, amor (José Maria de Abreu e Francisco Matoso).

Em 1989, os 35 anos de carreira foram comemorados no bar e restaurante A Baiuca (São Paulo), ao lado dos irmãos Moacir, Araquem, Iracema e Andiara (vozes). No mesmo ano, a RGE relançou o LP Quando os Peixotos se encontram, de 1957. Em 1993 foi o grande homenageado, ao lado de Ângela Maria, no Prêmio Sharp. Foi lançada pela Columbia caixa com 2 CDs abrangendo as gravações de 1953 a 1959, com sucessos como Conceição entre outros. Atualmente, apresenta-se nas noites de segunda-feira no Bar Brahma, tradicional templo da boemia paulistana, localizado na mais famosa esquina brasileira (av. Ipiranga com São João, em São Paulo, Brasil), em temporada que já dura há mais de dois anos, com ingressos concorridos.

Fonte: Wikipedia

Criador do WikiLeaks afirma que ganhará R$ 2,5 milhões para escrever livro


O criador do WikiLeaks, Julian Assange, declarou em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal britânico Sunday Times já ter assinado acordos no valor de mais de um milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 2,5 milhões) para escrever sua autobiografia. Assange indicou ao jornal que este dinheiro irá ajudá-lo a se defender das acusações de crimes sexuais às quais responde na Suécia. "Não queria escrever este livro, mas tenho de fazê-lo", disse. "Já gastei umas 200.000 libras com despesas legais e tenho que me defender, além de manter o WikiLeaks funcionando."

O Wikileaks é um site conhecido por divulgar documentos sigilosos. Embora no ar há alguns anos, ele ganhou destaque internacional neste ano, ao levar a público 77 mil documentos da inteligência americana sobre o Iraque e, nas últimas semanas, mais de 250 mil telegramas secretos do Departamento de Estado dos EUA com os bastidores da diplomacia americana. Julian Assange dá uma entrevista a jornalistas em frente à mansão em que está morando, no interior da Inglaterra
Julian Assange dá uma entrevista a jornalistas em frente à mansão em que está morando, no interior da Inglaterra. Assange está atualmente em liberdade sob fiança no interior da Inglaterra, enquanto tenta evitar uma extradição para a Suécia. No último dia 21, o jornal britânico "Guardian" havia informado que Assange vendeu suas memórias a uma editora nos EUA e uma no Reino Unido, e que deve ter um manuscrito pronto já em março.

Segundo o jornal, Assange vendeu suas memórias à editora Canongate, no Reino Unido, e Knopf, nos EUA, parte da Random House, pertencente à Bertelsmann AG. A notícia dos livros vieram à tona por meio de um tuíte da editora espanhola Random House Mondadori, com o chefe da divisão literária Claudio Lopez dizendo ao mundo: "Manuscrito listo em marzo" (manuscrito pronto em março"). No Brasil, o livro deverá ser publicado pela editora Cia. das Letras. O lançamento será simultâneo em todo o mundo, mas ainda não há data definida.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cid "DIZ" que inaugura Hospital do Cariri em janeiro

Constuído em Juazeiro do Norte, o hospital é o primeiro da rede pública estadual no interior. O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos anunciou, nesta manhã de sábado, que o governador Cid Gomes (PSB) vai inaugurar o Hospital Regional do Cariri em janeiro próximo. A obra deveria ter sido entregue quando da última visita que Lula fez ao Ceará, ocasião em que, no Cariri, inaugurou trecho da Ferrovia Transnordestina e deu ordem de serviço para trecho desse empreendimento ligando essa região ao Porto do Pecém (São Gonçalo do Amarante).

Segundo Arruda Bastos, entrevistado pelo programa “Saúde do POVO”, da rádio O POVO/CBN, o Governo do Estado investiu R$ 66 milhões e 400 mil nas obras e mais R$ 31 milhões e 230 mil na aquisição de equipamentos. Os recursos são 100 por cento do Tesouro do Estado. O HRC é um hospital de grande porte, com foco no atendimento de urgência e emergência, com serviços de média e alta complexidade. Terá 209 leitos, sendo 174 leitos nas enfermarias, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para adultos e 15 leitos para cuidados semi-intensivos.

Constuído em Juazeiro do Norte, o hospital é o primeiro da rede pública estadual no interior e promete assistência especializada a uma população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo. O HRC fará atendimento em cirurgia geral, clínica médica, traumo-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. A estrutura do centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.

Fonte: Jornal "O Povo"


CINEMA: Confirmado: Encontro de Bruxos e Bruxas do Cariri acontecerá em 2011 - Por: Rogério Azevedo


1° Baile de Bruxos e Bruxas do Cariri promoverá a estréia mundial de Harry Potter 7.2

Agora é a vez de confirmar a primeira parte da grade de atrações que tomará conta do 1° Baile de Bruxos e Bruxas do Cariri. Quatro bandas foram contatadas e convidadas a participarem do evento que pode marcar uma das maiores estréias cinematográficas do Cariri. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - O Final chega aos cinemas do mundo inteiro dia 15 de julho de 2011. O oitavo e último filme do maior bruxo da história do cinema marcará o fim da saga deixando os fãs felizes com o sucesso dos filmes e lacrimosos com seu final (será?) premeditado desde o lançamento do primeiro filme em novembro de 2001.

As bandas confirmadas Glory Fate, Dr. Divine, Nightlife e Godivas são todas da região do Cariri, ambas gozando de reconhecimento público e atuando já a alguns anos no cenário da noite caririense. Além das bandas outras atrações completarão o cardápio potteriano da noite, sendo que até o mês de janeiro toda a grade e outras informações serão fornecidas pela produção do evento.

"Queremos realizar um evento diferente, atigindo um público diversificado, além do maior número possível de fãs de Harry Potter. Ofereceremos duas modalidades de música, dividas em pistas separadas. Este encontro de bruxos e bruxas terá o objetivo de confraternizar várias tribos numa só, e claro, promover a estréia mais aguardada de 2011. Será a magia de Hogwarts invandido Juazeiro do Norte. Um marco cinematográfico para o nosso cinema" disse uma pessoa envolvida na produção do evento.

Além de confirmar as bandas está confirmadíssimo que fãs e simpatizantes que comparecerem ao evento fantasiados terão valores deferenciados em seu ingressos. Haverá uma pré-venda para ingressos antecipados e vendas somente no dia do evento.

Rogério Azevedo - Cinemania Cariri

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


Xô povão!


Descobriu-se, enfim, o anfitrião do misterioso jantar oferecido ao presidente Lula – na paradisíaca chácara localizada ao sopé da Chapada do Araripe em Crato – na noite do último dia 13. Trata-se do industrial juazeirense Ivan Bezerra, presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico, no governo Cid Gomes. A ágape aconteceu de acordo com a encomenda: em sigilo absoluto. E só foi descoberto porque um frequentador do Blog do Crato, também chamada Yvan, passou por lá e viu o “rebu”. O clima secreto da ceia tinha a finalidade de evitar aglomeração do Zé-povinho e até, quem sabe, dos luletes compulsivos que poderiam turvar o ambiente de fidalguia do opíparo repasto, com aquele vulgar grito de torcida organizada: “olê-olê-olê ô lá... lulá, lulá”. Se tal ocorresse traria o indesejável cheiro de ralé ao banquete presidencial em honra ao – “quase ex”– Presidente da República. (Afinal falta apenas uma semana para Lula largar – ó dor! – as tetas do poder). Uma pessoa que esteve presente ao festim privé informou que Lula pecou pela gula, pois, indiferente a tantas outras iguarias, degustou e repetiu um supimpa capote frito acompanhado com farofa da Arajara... vôte!


Bom Pastor

Esta semana dom Fernando Panico se debruçou sobre o projeto de criação de uma segunda instituição destinada à recuperação de dependentes químicos na sua diocese. A escolha para a sede do empreendimento recaiu na Palmeirinha dos Vilar, na Ponta da Serra, município de Crato, em terreno doado pelo Grupo Comunitário daquele distrito. Já foi criada uma instituição similar – também por iniciativa de dom Fernando – no município de Mauriti. A população da diocese de Crato está longe de conhecer a folha de serviços que vem sendo prestada ao Cariri por dom Fernando.

Restaurando afrescos

O pároco de Santana do Cariri, padre Adalmiram Vasconcelos adotou uma iniciativa importante para a preservação do patrimônio artístico daquela cidade. Mandou recuperar os afrescos (pintura feita sobre parede) que existiam no altar-mor da Igreja-Matriz de Senhora Sant´Ana, no início do século XX. Aqueles afrescos, com bonita tonalidade de cores, estavam encobertos por muitas camadas de tinta, que cobriram as paredes ao longo dos anos. A recuperação deu novo visual interno a um dos templos católicos mais bonitos do Cariri. Na foto abaixo, o altar-mor após a restauração dos afrescos.


E por falar em Santana do Cariri


O prefeito daquele município, Jesus Werton Garcia, deveria mandar retelhar a Capelinha do Bom Jesus – localizada no alto do Pontal da Santa Cruz – um dos pontos turísticos mais visitados do Cariri. Como algumas telhas estavam afastadas das outras, nas últimas chuvas caídas naquela localidade houve penetração de água pluvial no interior do pequeno templo.

Caiu a ficha


O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), resolveu enfrentar com coragem a impopularidade que adquiriu nos dois primeiros anos do “Governo da Revolução Democrática” (Sic). Sabendo que máquina estatal funciona, quase sempre, de forma ineficiente, Santana privatizou alguns segmentos da Prefeitura. E, aos poucos, a população juazeirense constatou que a “privatização” não é o “cão que pintavam” antigos “companheiros”. É o caso dos mercados de Juazeiro, cuja administração foi entregue à iniciativa privada. Estes foram recuperados e hoje se apresentam limpos e com melhor funcionamento. Até a Praça Padre Cícero – graças a um convênio feito com a iniciativa privada em 2009 – está limpa, com jardins bem conservados e uma iluminação natalina belíssima.

A Toca de Assis em Crato 1


Para chegar ao Sítio Boa Vista – rebatizado de “Sítio Fraterno Porciúncula” - localizado a 10 km do centro de Crato, o itinerário é este: após passar em frente ao antigo Colégio Agrícola (hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFCE) vire à direita tomando o rumo da estrada para o distrito de Santa Fé, até atingir o Sítio Boa Vista. Mas é bom avisar: para chegar neste endereço, o cristão tem de penar por uma estrada cheia de buracos e sem acostamento. No Sítio Fraterno Porciúncula se instalaram, desde 2006, os religiosos do ramo masculino da Fraternidade Toca de Assis, que tem como carisma a adoração ao Santíssimo Sacramento e o cuidado com o que eles chamam de "Irmãos de rua", ou seja, os indigentes sem família recolhidos nas ruas de Crato. A Toca de Assis veio para cá atendendo ao pedido de dom Fernando Panico. E em meio a orações, os frades cuidam com carinho de 22 ex-moradores de rua, que ali recebem ajuda material e conforto espiritual.

A Toca de Assis em Crato 2


De onde vem os recursos para a manutenção dessa meritória obra assistencial? Basicamente de pequenos donativos que os irmãos da Toca recebem de cratenses generosos. Os religiosos esmolam determinado dia da semana pedindo gêneros alimentícios, remédios ou ajuda em dinheiro para as despesas que são muitas. Noutros dias participam de outras atividades, a exemplo das chamadas pastorais de rua, realizadas semanalmente aos sábados juntamente com alguns leigos ligados ao movimento. Dom Fernando Panico também trouxe o ramo feminino da Fraternidade Toca de Assis para Crato. Este ramo abriga freiras contemplativas – que moram no sítio Romualdo, na estada que liga Crato a Arajara – as quais se revezam em orações, 24 horas orações por dia, diante do Santíssimo Sacramento, pedindo as bênçãos de Deus para os moradores do Cariri...

Curtas

1 -- Daqui a 5 meses haverá consulta – junto a professores, funcionários e alunos – para escolha do novo reitor da Universidade Regional do Cariri–Urca.

2 -- O Governo do Ceará conseguiu junto ao BID um empréstimo de R$ 98 milhões para investir na Rodovia Padre Cícero, estrada que, quando pronta, encurtará em 70 km a distância entre o Cariri e Fortaleza.

3 -- Apesar do grande protesto feito na última 2ª feira, dia 20, contra o descaso do Governo Federal no trecho da BR-116 que liga Brejo Santo a Milagres, a situação não mudou. Lama e carros atolados é só o que se vê por ali. O perigo ainda é maior para quem transita – naquele trecho – durante a noite, pois não existe sinalização nem pessoas orientando o desvio. Sem esperanças de providências por parte do Governo Federal, a Prefeitura de Brejo Santo, sinalizou – com recursos próprios – a parte da BR 116 que passa dentro da cidade.

4 -- Prossegue a construção da Policlínica de Barbalha, obra do governo do Estado, a qual, quando estiver funcionando, melhorará – ainda mais – a oferta dos serviços de saúde que naquela cidade já são considerados ótimos.

5 -- O Centro Cultural Banco do Nordeste–CCBNB vai dar sua parcela na comemoração do Centenário de Juazeiro do Norte. O CCBNB destinou verba de R$ 160 mil para editar 20 livros todos tendo como foco a Terra do Padre Cícero.

Retrospectiva 2010 – A derrota de Tasso


Escreveu Pascal que é por demais perigoso mostrar a animalidade do homem sem mostrar a sua grandeza. Baseados em Pascal recordamos que nas eleições de 2010, os “Senadores de Lula” (não seriam do Ceará?) – Eunício e Pimentel – derrotaram o senador Tasso Jereissati, candidato à reeleição. Os autoproclamados “fãs de carteirinha” e “Macacas de Auditório” do presidente Lula foram ao delírio com o fracasso eleitoral de Jereissati. Na verdade, esses xiitas ficaram mais satisfeitos com a derrota do senador do PSDB do que com a eleição da candidata deles à presidência da República. Durante dias, alguns blogs foram entupidos com baixarias, como charges reles e artigos deploráveis (plenos de animalidade) tripudiando o insucesso de Tasso. Grandeza, postura digna e nobreza teve Adauto Bezerra, o mais importante político da história do Cariri. Derrotado por Tasso Jereissati – nas eleições para o governo do Ceará em 1986 – Adauto Bezerra, em entrevista ao jornal “O Povo”, declarou: “O Ceará devia ter mantido Tasso no Senado. Ele foi um excelente governador e um bom senador e sempre defendeu os interesses do Ceará de forma inequívoca”. A elegância verbal de Adauto mostrou que ainda existem pessoas dotadas de bom senso e espírito superior neste mundo velho dos seiscentos mil diabos...

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes



JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ:


RECOLHIMENTO DE VEÍCULO AO DEMUTRAN
(motocicleta):

Por volta das 07h00min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que na Av. Pe. Cicero, defronte do depósito da Cajuína, bairro Triângulo, nesta urbe, estava abandonada no local uma motocicleta Dafra Laser 150, cor amarela, ano 2008/2009, placa NQR-4121-CE, de propriedade de Júlio Rogério Luna, residente na Av. Alan Kardec, nº 400, bairro São Miguel, Crato-CE. Foi acionada para o local a CP 2531, integrada pelo Cb Hertz e Cb Patrício, que conduziu o veículo até o depósito do DEMUTRAN.

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL:

Por volta das 07h30min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que na Rua Manoel Coelho de Alencar, bairro Aeroporto, nesta urbe, a pessoa de FÁBIO JERONIMO DA SILVA, 30 anos, residente no bairro Novo Juazeiro, nesta cidade, o qual conduzia uma motocicleta Honda CG 125 Fan, cor preta, ano 2009/2010, placa NVF-3794-CE, perdeu o controle do veículo e colidiu com um poste de iluminação vindo a óbito no local. Foi acionada para o local a RD 1250, integrada pelo Cb Arruda e o Sd Albuquerque, e Sd Linhares, a RD 1226, composta pelo Sd Luis e Sd C. Silva, que resguardaram o local até à chegada da Perícia Forense, que se fez presente na pessoa de Milton Alencar, onde providenciou o translado do corpo para o Instituto Médico Legal.

PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMESTICA:

Por volta das 08h10min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, segundo a vítima CICERA ESTEVAN DA SILVA, 37 anos, residente no bairro João Cabral, nesta urbe, seu esposo a pessoa de JOÃO ROBERTO SILVA, 33 anos, residente no endereço supracitado, após entrar em litigio com a vítima, ateou fogo em sua residencia e se evadiu. Foi acionada para o local a RD1228, integrada pelo Sd Rommel e o Sd Luciano e o Sd Braz, instantes em que diligenciava buscas na área, obteve sucesso e prendeu o infrator, conduzindo-o até à 20ªDRPC, para ser apresentado a autoridade policial competente.

PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMESTICA:

Por volta das 11h20min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que na Rua João Marcelino, nº 486, bairro Pio XII, nesta urbe, a pessoa de RAFAEL PERTO DA SILVA, 24 anos, residente no endereço supracitado, agrediu a Sra. MARIA SIMONE DA SILVA, residente no bairro Pio XII, nesta urbe. Foi acionada pra o local a RD 1224, integrada pelo Sd Nogueira e Sd Oliveira que conduziu o infrator à 20ª DRPC, onde foi apresentado a autoridade policial, bem como permanecerá à disposição da justiça.

PRISÃO POR AGRESSÃO:

Por volta das 13h12min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que na Rua Telucio Correia de Macedo, nº 23, bairro Leandro Bezerra, nesta urbe, a pessoa de JOSÉ EDNALDO DO NASCIMENTO, 36 anos, residente no endereço supracitado, agrediu o Sr. RAIMUNDO MAXIMILIANO SOBRINHO, 75 anos, residente no endereço acima mencionado. Foi acionada para o local a RD 1226, composta pelo Sd Luis e o Sd Silva que conduziu o infrator à 20ª DRPC, onde foi apresentado a autoridade policial, bem como permanecerá à disposição da justiça. B.O.17281/2010.

PRISÃO POR TENTATIVA DE FURTO:

Por volta das 13h15min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que na José Moura Lins, nº 398, bairro Salesianos, nesta urbe, segundo informações de Cicero Marcos Soares de Sousa, 43 anos, filho de Francisco Soares de Sousa e Maria do Socorro Soares, residente no endereço supracitado, o indivíduo RAMON PEREIRA PRATA, 18 anos, residente no bairro Frei Damião, estaria tentando furtar 02 (duas) Trenas e 01 (um) alicate, do interior de sua residencia. Foi acionada para o local a RD 1222, integrada pelo Sd Arnaldo e Sd Lucivanio, que conduziu o infrator à 20ª DRPC, onde foi apresentado a autoridade policial, bem como permanecerá à disposição da justiça.

MORTE POR AFOGAMENTO:

Por volta das 12h30min, chegou ao conhecimento do Destacamento da Cidade de Caririaçú-Ce, que no Açúde Cachoeirinha, localizado no Sítio Cachoeirinha, zona Rural da referida Cidade, o RONALDO VIEIRA DE SOUSA, 23 anos, filho de Raimundo Vitor de Sousa e Francisca Vieira Costa Sousa, residente na Rua Todos os Santos, nº 2592, bairro João Cabral, havia sumido quando nadava no referido açude, logo compareceu a CP 1257 composta pelo Cb 8155-Luiz Nivaldo Bezerra, M.F 036.880-1-1, Cb 15520-José Flávio de Araújo, M.F 105.735-1-3 e Sd 19928-José Luismar da Silva, M.F 134.583-1-6, onde acionaram os Bombeiros na RP AS 04 comandada pelo Sub Ten Emanuel, onde após buscas, encontraram o referido corpo já sem vida, foi acionado o Perito Milton Alencar da Perícia Forense, onde fizeram os procedimentos preliminares, em seguida conduziram o referido corpo para o I.M.L de Juazeiro do Norte, para os procedimentos legais.

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL:

Por volta das 19h10min, na FARMÁCIA AVENIDA, localizada na Rua São Pedro com a Rua Pio X, bairro Salesianos, um indivíduo, alto e magro, trajando camisa social marrom e calça jeans, conduzindo uma moto CG 150 de cor prata sem placas, com capacete com a viseira espelhada, armado a revólver, subtraiu da funcionária da referida farmácia, de nome AÉCIO VICTOR MOREIRA DE OLIVEIRA, 25 anos, residente no bairro Pio XII, uma parelho celular modelo Iphone preto com prata 2 chipes e uma quantia de R$ 10,00 (dez reais) e do caixa da referida Farmácia uma quantia em dinheiro não repassada. Compareceu ao local a RD 1225 composta pelo Sd Marlon e o Sd Borges, onde fizeram rondas com o objetivo de localizar e prender os infratores.

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL:

Por volta das 19h20min, na FARMÁCIA FERNANDES, localizada na Av. São Benedito, bairro Franciscanos, segundo a funcionária MARLUCI PEREIRA DA SILVA, 35 anos, dois indivíduos não identificados, armados a revólver, onde mediante ameaças, e com a arma apontada para sua cabeça, subtraíram do caixa, uma quantia em dinheiro, não repassada, em seguida fugiram em uma moto com características não repassada, com destino ignorado. Compareceu ao local, a RD 1224 composta pelo Sd Igo e o Sd de Lima, onde fizeram diligências com o intuito de prender os infratores.

RECOLHIMENTO DE VEICULO AO DEMUTRAN:

Por volta das 00h50min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que Avenida Leão Sampaio próximo ao nº 500, bairro Lagoa Seca, nesta urbe, um motoqueiro estava praticando direção perigosa, jogando sua moto de encontro aos veículos que transitavam pelo local, compareceu ao local acima citado a RD-1229 composta pelo Sd Junio e o Sd Carlos, localizando a moto e piloto como sendo GUILIANO FONTES ALVES, 20 anos, residente no bairro Salesianos, o mesmo conduzia uma moto YBR FACTOR de cor preta de placa NQQ-6861, não estava usando capacete como também não tinha Carteira Nacional de Habilitação. A moto foi conduzida ao Demutran onde foi lavrado o T.R.(termo de recolhimento) de nº11840-2010.

PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO:

Por volta das 1h30min, no Parque da cidade de Caririaçu, onde se realizava uma festa promovida pela Prefeitura Municipal, informações chegadas ao policiamento que um individuo de camisa listrada estava armado, a composição do FTA composta pelo SGT. PM Soares, o SD PM Tarcisio, o SD PM Marcelo, o SD PM Bezerra e o SD PM George, realizando buscas pessoais abordou o individuo com as características e identificando o mesmo como sendo ANTONIO JAIME SILVA BOTELHO,37 anos, residente no Centro, cidade de Caririaçu, o qual estava armado com uma PISTOLA PT 58 HC-PLUS calibre 380-Oxidada de marca TAURUS, nº KBY43086, com um carregador com capacidade para 19(dezenove) cartuchos, contendo 11(onze) cartuchos intactos, o mesmo não apresentava os documentos obrigatórios da arma, sendo conduzido a 20ª DRPC e apresentado a Bel. Kamila Moura Brito – Delgada Planista, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante nº 1004/2010.


ROUBO A PESSOA:

Por volta das 03horas, chegou ao conhecimento da CIOPS, que Avenida padre Cicero s/nº, bairro Triangulo, foi vítima de roubo o Sr. JOSE ARAUJO RIBEIRO, 29 anos, residente no bairro Tiradentes, nesta urbe, o mesmo foi abordados por dois indivíduos sem características anotadas, os quais espancaram o mesmo e lhe tomaram um aparelho celular de marca Sony Ericksson. Compareceu ao local a RD-1223 composta pelo SD PM Bernardo e o SD PM Abiasaf localizou a vítima e realizando rondas ostensivas pela área não conseguiu encontrar os meliantes, posteriormente encaminhou a vítima ao HTJ como também a 20ª DRPC para procedimentos cabíveis.

LESÃO CORPORAL A BALA:

Por volta das 4h37min, realizando rondas ostensivas imediações da praça da La Favorita, bairro Lagoa Seca, a CP 1532 composta pelo CB PM Arnaldo, CB PM R. Alberto e o SD PM Lindomar, foi solicitada pelo Sr. EDUARDO ROANI SAMPAIO MAGUALHÃES, 24 anos, residente no bairro centro, nesta urbe o mesmo numa tentativa de assalto foi alvejado por 3(três) disparos de arma de fogo sendo: o primeiro no braço esquerdo na altura do punho o outro no peito esquerdo e o terceiro na costela esquerda alojando-se na costela direita. O mesmo foi socorrido as pressas para o Hospital Santo Inácio para procedimento cirúrgico, o qual informou não conhecer seu algoz, e o mesmo estava usando uma jaqueta preta. Quando abordado a vítima estava em seu veiculo um Toyota Corola de placa JPO-1395, o mesmo informou ainda que o individuo não conseguiu subtrair nada de sua pessoa. A CP 1532 efetuou rondas por toda a área mas não conseguiu localizar o individuo.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30