xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 dezembro 2010

AINDA É NATAL !! - Por: Claude Bloc


MEU TESOURO DE NATAL
- Claude Bloc -
As caras e bocas de Natália

A timidez de Victor
A brincadeira e a cumplicidade com a vovó

Desde que meus pais se foram, os festejos de Natal têm se tornado para mim vazios. Os irmãos se dispersaram, as filhas vão pra casa das devidas sogras... e se não quero me "ajuntar" a essas "aderências" vou ficando só no meu canto.

Para não me deixar tomar de lembranças ou pensamentos tristes, vou escrevendo, lendo, assistindo a alguma coisa... me programando para o futuro. Enfim, sendo construtiva. Mas não sou nenhuma heroína como possa parecer nesse meu propósito. Não ter com quem trocar sorrisos é um ato doloroso. Muitas vezes sucumbo e me amofino.

Ontem resolvi mudar a rotina natalina. Reuni minhas filhas à tarde, na casa da mais nova - Flavia - e me pus a fazer o que realmente me dava prazer: estar com meus netos. É tão bom vê-los crescer, vê-los construir suas vidas, estar com eles... brincar com eles e observar suas reações. Analisar o que neles parece ou não comigo... Que pequenina semente de uma vovó apaixonada está nessas criaturinhas tão amadas.

Pois é, foi este meu Natal. Se o Natal é momento de renascimento, pois saibam que renasci. E não me entristeci quando à noite eu brindei com a lua que minguava e com as estrelas que bailavam nos meus mais novos sonhos.

Foi este o meu tesouro de Natal.
Claude Bloc

O Crato para os Cratenses ! - FELIZ NATAL em nome do Blog do Crato !


Feliz Natal, meus Cratenses queridos!


É Natal. Tempo de renovar. Tempo de agradecer a todos os amigos, colaboradores, escritores, leitores e patrocinadores do Blog do Crato. Os meus sinceros agradecimentos a todas as pessoas que direta ou indiretamente ajudaram e ajudam com a sua força de vontade, dedicação, entusiasmo e carinho, a fazer com que sejamos o maior e mais visitado website do Cariri, agora no sexto ano de sua existência. Em 2010 trabalhamos muito para divulgar a nossa cidade para o mundo. O nosso site não se resume a 30 pessoas se congratulando. O nosso grupo é formado por 150.000 cratenses que vivem na sede do município, e tantos milhares que tiveram de morar longe da "casa materna". É para estas pessoas que esse espaço tem sua razão de existência. É por estas milhares de pessoas que trabalhamos dia e noite. Para levar a informação precisa, correta, movimentando idéias, notícias, e mostrando a verdade. Quando neste final do ano, trazemos a nossa mensagem de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, falamos do fundo do coração. Expressamos aquilo que já não cabe mais dentro de poucas mentes. A felicidade só é real, se compartilhada. E queremos congratular com todos os Cratenses, inatos ou não, além dos simpatizantes, que são em verdade, Cratenses de coração. Que em 2011 possamos sonhar cada vez mais juntos. Porque sonho que se sonha junto, não é mais sonho. É realidade !

Conquistas do Blog do Crato

2010 foi o ano de maior crescimento do Blog do Crato. Estamos com novos repórteres, novos colaboradores, coberturas fotográficas, e filmagens que serão atração aqui em 2011. Por isso, celebramos o Natal e o Ano Novo. Celebramos porque precisamos comemorar e agradecer estas datas importantes para a cristandade, de PAZ, de Amor e de esperanças. Celebramos porque é uma necessidade compartilhar a alegria de mais um ano de Blog do Crato, que passa para o sexto ano de sua existência. Celebramos, porque precisamos ressaltar aqui a participação massiva de escritores ilustres, colaboradores, leitores, e comentaristas que estiveram conosco durante todo o ano, numa peleja incansável para movimentar o Crato na Internet. Foi um ano de muita movimentação, muito sacrifício e que deu bons frutos. Conseguimos fincar a marca de 100.000 visitas ao mês, consolidando o Blog do Crato como o maior e mais acessado Site do Cariri, com uma plêiade de escritores RESPEITÁVEIS. Discutimos política, discutimos esporte, discutimos religião. Criamos inúmeros debates, reportagens, e tentamos cobrir o que nos foi possível dentro das notícias da nossa amada cidade. A certeza do dever cumprido recai sobre todos os participantes. A boa educação e o respeito aos que nos tratam também com respeito, foi soberana. E haveremos de comemorar um Natal de Paz, amor e com a graça de Deus, haveremos de receber um ano novo que já vem com as bênçãos de inúmeras realizações.

Um FELIZ NATAL a todos os participantes do Blog do Crato.
Um feliz Natal aos mais de 100.000 acessos do nosso site todo mês.
E um ANO NOVO de inúmeras realizações. Este espaço é a concretização de um sonho que se sonha junto. E como disse no início deste texto, Sonho que se sonha junto não é sonho. É realidade !

FELIZ NATAL !

Dihelson Mendonça

Rede Chapada do Araripe de Comunicação

BLOG DO CRATO - www.blogdocrato.com
RÁDIO CHAPADA DO ARARIPE - www.radiochapadadoararipe.com
BATE-PAPO DO CARIRI - www.batepapodocariri.blogspot.com
CHAPADA DO ARARIPE ONLINE - www.chapadadoararipe.com
REDE BLOGS DO CARIRI - www.blogsdocariri.com
CULTURA NO CARIRI - www.culturanocariri.com
OLHARES DO CARIRI FOTOGRAFIA - www.olharesdocariri.blogspot.com
WEB-TV CHAPADA DO ARARIPE - www.tvchapadadoararipe.com
PORTAL DO JAZZ - www.portaldojazz.com
RADIOPIANO ( Música Pianística ) www.radiopiano.com


Bom Dia, Crato! - Domingo, 26 de Dezembro de 2010


E aí, estão todos inteiros, faltando apenas 5 dias para 2011 ?

Bom dia, meus caríssimos leitores, colaboradores, escritores, e patrocinadores do Blog do Crato. Não sei para vocês, mas para mim é meio complicado atravessar essas datas de fim de ano. Primeiro, porque fica todo mundo fazendo suas programações, verificando para onde a família deseja ir, ou se vem algum familiar de longe para nos visitar. Muitas vezes, ficamos como baratas tontas, numa mesma noite, visitando 4 ou 5 casas de amigos, para não faltar com ninguém. Na verdade, muito mais prático seria juntar todos os amigos num lugar só, mas isso é muito complicado, tem sempre metade que não vai, ou não pode ir, sem contar com aqueles que resolveram passar essas férias viajando. O nosso amigo Raimundo Bezerra Filho, vice-prefeito, por exemplo, viajou com a família de carro para a cidade de Machu-Pichu, no Peru... já pensou se ele fosse um convidado ? Falando nisso, boas férias, Raimundo e Daniela! - Então, eu não sei. A namorada quer ir a um lugar. O resto da família para outro, e resta-nos a incrível tarefa de motorista particular dessa gente. Mas nada que não se faça, afinal, o que é que não se faz pela família ? O dia amanhece e você não tem a mínima idéia se tudo acabou, ou se ainda vai começar.

E olha que o Ano Novo ainda vem aí. A segunda dose da coisa. Já pensou aonde você vai passar ? Eu, pelo menos, tenho uns 5 convites para o Ano Novo, e vou ver como faço para não faltar a nenhum deles. Seria indelicadeza faltar, pois são convites muuuuito especiais. E aqui, outro detalhe: O Blog do Crato não pára. Na noite de Natal, 22h, e o pessoal: "Vamos embora, Dihelson, larga esse computador..." "Calma pessoal...falta postar ainda a previsão do tempo para amanhã em Crato". Então, quando tudo acaba, me vem uma sensação de que o pior já passou. Nada mais de sapatos apertados, nada de dar nó em gravatas, nada de procurar aquela roupa que você tanto gosta de usar. O melhor a fazer, quando se chega em casa completamente cansado de tanta folia, é tirar os sapatos, jogar bem longe, ligar o Ar-condicionado para 17 graus, fechar tudo, e colocar um filme assim como "Resgate abaixo de zero", filmado no Polo Norte, que aí você se imagina naquela neve, longe da civilização e das preocupações do dia-a-dia...rs rs - Vocês não concordam ? Agora, imagina se isso fosse todo dia...

Previsão do Tempo

Até que se pensou que iria chover, sabe ? eu falei isso aqui muitas vezes. Mas o natal foi sêco. Céu sempre claro, poucas núvens no Crato. As temperaturas começaram a melhorar mais, pois estavam insuportáveis. Hoje pela madrugada, por exemplo, tivemos 26.2 graus na Vilalta, a Umidade Relativa do Ar caiu bastante, para 48%. A previsão do tempo para hoje, Domingo, 26 de Dezembro, é de Sol com algumas núvens e não chove. Temperatura máxima de 29 e mínima de 21 graus. Tenham um Bom Domingo e um bom Descanso.

Abração para o Arimatéa que gosta de ler esta pequena coluna.

Dihelson Mendonça

MENSAGEM PARA UMA BOA REFLEXÃO DE FINAL DE ANO-Por Maria Otilia

Estamos vivendo mais um natal. Tempo de nascer de novo através do menino Jesus. Chegamos ao final de 2010. Aguardamos a chegada de mais um ano novo. E para receber este ano vindouro façamos uma limpeza geral em nossa casa interior. Leia com carinho a mensagem e reflita cada palavra escrita pelo autor. Vamos entrar 2011 com paz interior e com a alma leve , mais humana, menos egoísta, menos racional e em busca do bem comum.

Todos os anos, há um momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico.
Olhamos aquelas roupas que não usamos há tanto tempo.
Aquelas que tiramos do cabide de vez em quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos e guardamos de volta no armário.
Aquele sapato que machuca os pés, mas insistimos em mantê-lo guardado.
Há ainda aquele terno caro, mas que o paletó não cai bem, ou o vestido "espetacular" ganho de presente de alguém que amamos, mas que não combina conosco e nunca usamos.
Às vezes tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada sabe-se lá porquê.
Um dia alguém me disse: tudo o que não lhe serve mais e você mantém guardado, só lhe traz energias negativas. Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem.
Acontece que nosso guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais.
Você tem um guarda-roupa desses no interior da mente.De uma olhada séria no que anda guardando lá. Experimente esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que não lhe serve mais. Jogue fora idéias, crenças, maneiras de viver ou experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia.
Faça uma limpeza nas amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus.
Aproveite e tire de seu "armário" aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento.
A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você junto com elas.
Junte-se a pessoas entusiasmadas que o apóiem em seus sonhos e projetos pessoais e profissionais.
Não espere um momento certo, ou mesmo o final do ano, para fazer essa "faxina interior".
Comece agora e experimente aquele sentimento gostoso de liberdade.
Liberdade de não ter de guardar o que não lhe serve.
Liberdade de experimentar o desapego.
Liberdade de saber que mudou, mudou para melhor,
E que só usa as coisas que verdadeiramente lhe servem e fazem bem.

Corrado Spallazani

Postado por Maria Otilia

VIVENDO E APRENDENDO - Por Vicente Almeida


Se utilizada, a experiência dos antigos, ainda é o nosso maior tesouro:

- Abre o teu coração porque a felicidade não entre em portas fechadas. Emanuel.
- A abstinência é uma boa coisa, mas tem que ser sempre praticada com moderação. Anônimo
- A amizade pura é uma flor que nunca morre. Anônimo
- A arrogância se opõe a humildade. Anônimo
- A felicidade é construção pessoal e intransferível. Anônimo
- A felicidade não é uma estação aonde chegamos, mas uma maneira de viajar. Margareth Lee Runbeck
- A felicidade não esta em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos. Anônimo
- A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau. Mark Twain.
- A grande jornada começa com o primeiro passo. Anónimo
- A humildade de coração não exige que te humilhes. Anônimo
A lição do silêncio tem grande valor educativo: conduz a um verdadeiro domínio de si. Lubienska de Lenval
- Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e mesmo assim ainda gosta de você. Anónimo
- Ama e respeita as pessoas idosas! São elas as vigas que escoram o teto da experiência. Anônimo
- Amar a humanidade é fácil, o difícil é amar seres humanos. Kalman Schulman
- Amar e saber amar são dois pontos delicados, os que amam são sem conta e os que sabem amar, são contados. Anônimo
- Amo a liberdade, por isso deixo livre tudo que tenho... Se voltar é porque conquistei, se partir é porque nunca possuí! Anônimo
- A natureza segue seu rumo e tudo que nos parece uma exceção, está realmente dentro da ordem seguindo seu rumo. Johann Wolfgang Von Goethe
- A oração neutraliza qualquer força negativa. Cultive a prece. Ilumine seu caminho. Anônimo
- A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15.1
- A verdade alivia mais do que machuca, e estará sempre acima de qualquer falsidade, como o óleo sobre a água. Anônimo
- A verdade não deve ser proferida com a intenção de magoar, mas de construir, assim sendo, evite ser grosseiro ao externá-la. Anônimo
- A vida é muito curta para se perder tempo odiando alguém. Anônimo
- A violência é o refugio do incompetente. Isaac Azimov
- Ao desestimular as pessoas nas suas propostas, você estará projetando nelas os seus fracassos. Anônimo

O VERDADEIRO ESPÍRITO DE NATAL - Por Vicente Almeida


Hoje é 25 de Dezembro, dia de Natal. Todos nos preparamos para participar da maior festa da cristandade, eu me pergunto: Quantos irmãos se ligam verdadeiramente a Deus e a seu filho Jesus, nosso irmão maior? Quantos entendem a mensagem daquele presépio instalado em tantos lugares? Quantos se dedicam a meditar sobre o papel de Maria e José?

É verdade; Muitos lares são engalanados com motivações natalinas, com a finalidade de lembrar o nascimento de Jesus, e Ele deveria ser o convidado de honra para a noite de Natal.

Mas, é com tristeza que vemos a alegria natalina se transportar para outras motivações. Os perus, deliciosamente preparados, as geladeiras abarrotadas e a troca de presentes.

A festa atinge o seu auge, hurras, hurras e mais hurras, tal é a euforia!... Mas a consagração daquele que deveria ser o convidado de honra foi esquecida. Simplesmente olham o presépio e admiram a beleza da ornamentação, nada mais.

No período natalino, a felicidade maior, realmente consiste de fato em reunir a família e os amigos para comemorar. Mas comemorar o que? Por que tanta euforia? A barriga cheia e o coração vazio?

Creio que o verdadeiro Espírito do Natal, não deve se limitar somente a comes e bebes e troca de presentes. Em toda a sua trajetória terrena, Jesus ensinou e praticou a renuncia, o perdão e a fraternidade. Tudo isto se resume no segundo maior mandamento: “Ama ao próximo como a ti mesmo”.

Muitos dos cristãos que freqüentam os templos da sua religião preferida, neste mês de dezembro recebem verdadeiros e entusiásticos ensinamentos do imenso amor de Deus, da vida de Jesus e sua família, inclusive são estimulados a lembrar o porquê das comemorações natalinas.

Ocorre que na saída, ao atravessar o portal do templo, esquecem tudo que ouviram. Isto acontece por que ouviram educadamente, mas, a mente e o coração estavam distantes.

Neste final de ano, vamos fazer diferente! Façamos uma oração de agradecimento a Deus por tudo que recebemos em todos os instantes, por que tudo é fruto do seu imenso amor por esta humanidade tão corrompida pelas belezas e bens transitórios, que ajunta tesouros na terra (frutos da carne) que se corrompem com o tempo e esquecem o verdadeiro sentido e finalidade da vida, que é amealhar tesouros incorruptíveis nos céus.

Poderemos agradecer a Deus; dispensando um sorriso ao próximo ou desejando-lhe um bom dia, partidos do coração, que têm o poder de reanimar um irmão em dificuldade, nem precisa falar, basta um olhar com brandura. Tudo isto faz milagres.

E que tal um agradecimento mais sofisticado? Todos podemos praticar, é tão fácil! - Vejamos:

Aquele mendigo da esquina, será que ele comeu hoje, a minha mesa está farta, por que não levar até ele um PF? E aquela mãe aflita com o seu filho enfermo, por que não lhe fazer uma visita e ajudar a amenizar um pouco o seu sofrimento? E aquele irmão angustiado por alguma fatalidade em sua vida, por que não lhe dirigir uma palavra de conforto sem tocar na sua ferida? E aquele brinquedo velho abandonado pelo filho, que tal com ele alegrar uma criança carente? Você pode doar? Você poderia meditar um pouco sobre os idosos, que neste mundo a fora são agredidos em seus direitos à dignidade? E aqui estaremos plantando para inexoravelmente colher, pois Cristo disse: “A cada um será dado, segundo as suas obras”.

Vamos repensar nossas criticas? Todos erramos, somos criaturas do mundo em jornada de constante aprendizado. Não há um só ser humano na superfície do planeta, com competência para acusar ou julgar um irmão. Não temos direito de acusar, se o fazemos, é por que nos esquecemos de revisar nosso passado. Que Deus nos perdoe a falha. Cristo ensinou que “Somente deveria atirar a primeira pedra, aquele que não tivesse culpa”.

Deus nos mostra infinitos caminhos para se praticar o bem, e qualquer um deles, canalizará ao coração de quem dá e de quem recebe um indizível bem estar, seja pela gratidão do recebedor, seja pelo prazer de ter realizado um ato digno. E aqui faço um lembrete: Não se preocupe se o beneficiário não o agradecer, pois o bem praticado é registrado pelo Criador em nossa conta de poupança que ELE mantém rigorosamente atualizada e se multiplicará de uma forma inesperada, retornando ao benfeitor na hora certa.

Não nos esqueçamos de fazer justiça aqueles irmãos, que pessoalmente ou através das instituições que dirigem, levam aos necessitados; a paz, o alimento, o agasalho e uma palavra amiga, qualquer que seja a época do ano. – Sejamos, pois, seus imitadores hoje e sempre, e não somente por ocasião da noite de Natal.

Escrito por Vicente Almeida

Luizianne Lins tem pior avaliação entre 8 capitais pesquisadas pelo Datafolha


Segundo pesquisa Datafolha publicada no último dia 23, Luizianne Lins foi a prefeita de pior avaliação dentre as 8 capitais pesquisadas pelo instituto. A prefeita de Fortaleza, que ocupa o cargo há quase 6 anos, teve considerado seu desempenho ruim ou péssimo por 50% dos fortalezenses. Em dezembro de 2009 eram 36% e em março do mesmo ano 27%. Consideram Luizianne uma prefeita regular 27%, e 22% consideram o governo da prefeita ótimo ou bom. O seu índice de popularidade é de 72 pontos. A nota média atribuída foi de 4,4, menor nota desde o primeiro levantamento, realizado em novembro de 2007.

Como funciona o ranking

Como principal critério para o ranking, o Datafolha utiliza a nota média atribuída aos prefeitos, em uma escala que vai de zero a dez; caso ocorra empate, um índice de popularidade construído pelo instituto é utilizado como critério de desempate.

Esse índice varia de 0 (reprovação total) a 200 (aprovação absoluta), e é calculado subtraindo-se as taxas da avaliação negativa (ruim e péssimo) das avaliações positivas (ótimo e bom). A esse resultado soma-se 100 (para evitar a ocorrência de números negativos), e se chega assim ao índice de popularidade. Para esse cálculo as taxas referentes aos entrevistados que não sabem opinar são excluídas.

Outros avaliados

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do PSB, lidera o ranking de prefeitos em estudo do Datafolha, junto a 4256 moradores de oito capitais brasileiras. A nota média de Márcio Lacerda é de 6,6. Já a aprovação ao prefeito mineiro chega a 54% (avaliação de ótimo ou bom a seu governo), após um ano e onze meses de governo. Os que consideram sua gestão regular somam 30%, ruim ou péssimo atinge 10% e 5% não souberam responder. Com esses resultados, o índice de popularidade do prefeito é de 147 pontos. Esse é o melhor índice de aprovação de Márcio Lacerda desde março de 2009.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), é o segundo melhor avaliado, com nota média de 6,5, e aprovação de 49%. Na ordem, vêm José Fortunati (PDT), de Porto Alegre; Eduardo Paes (PDMB), do Rio de Janeiro;Gilberto Kassab (DEM), de São Paulo; João da Costa (PT), de Recife; e João Henrique Carneiro (PMDB), prefeito de Salvador.

Fonte: Portal Verdes Mares


Filme sobre terremoto no Chile tem produção acelerada para estreia


Filme sobre terremoto no Chile tem produção acelerada para estreia. Drama '03.34' chega aos cinemas em 27 de fevereiro, data da tragédia. Filmagens acontecem nas áreas onde o terremoto causou mais estragos.

Os produtores do filme "03.34", filme que recordará os chilenos do terremoto devastador de 27 de fevereiro deste ano, estão trabalhando a toque de caixa. "Esperamos estrear o filme em 27 de fevereiro e para isso estamos trabalhando simultaneamente em duas unidades", revelou o diretor Juan Pablo Ternicier em declarações publicadas neste sábado (25) pela edição online do jornal "La Tercera". Homem exibe a bandeira do Chile na cidade de Pelluhue, uma das regiões mais afetadas pelo terremoto em fevereiro deste ano.Homem exibe a bandeira do Chile na cidade de Pelluhue, uma das regiões mais afetadas pelo terremoto em fevereiro deste ano. (Foto: AP)

"03.34", que trata do momento exato em que ocorreu a tragédia, foi filmado nas áreas onde o terremoto causou mais estragos e mortes. O tremor, de 8,8 graus na escala Richter e que produziu um maremoto, deixou 521 mortos na região centro-sul do Chile, 800 mil desabrigados e causou perdas de US$ 30 bilhões. O filme mostra três histórias paralelas, que retratam situações ocorridas em diferentes localidades afetadas pelo desastre. O produtor-executivo e gerente do projeto, Martín Rogers, disse ao "La Tercera" que o longa-metragem conta com um orçamento de US$ 1,4 milhão e que parte da bilheteria será doada às escolas afetadas pelo terremoto.

"Sempre pensamos neste filme como uma forma de ajudar", revelou Rogers.

Nesta semana, "03.34", que começou a ser rodado em outubro, entrou em sua última etapa de filmagens, que envolvem a maioria dos efeitos especiais. "Este é um filme como nunca foi feito, tem um alto nível de produção e os efeitos estão ficando incríveis", assegurou Rogers.

Da EFE ( via G1 )

Projeto para ampliação e modernização do parque da ExpoCrato nunca obteve resposta do Governador Cid Gomes


Um completo projeto de urbanização da área já foi entregue por 5 vezes e sempre obteve o silêncio como resposta!

Cadê os 25 a 30 milhões que o Governador Cid Gomes prometeu há mais de um ano para a EXPOCRATO ? Há um projeto de urbanização da área, que é somente 30 por cento ocupada pelo parque atualmente. O projeto já foi entregue 5 vezes ao governador Cid Gomes, que deu o silêncio como resposta. 

Veja reportagem da época ( Julho de 2009 )

samuel 01

Em audiência pública realizada na manhã da última terça-feira, dia 14 de Julho, no SESC Crato, para uma platéia de diferentes segmentos da sociedade, intelectuais, e a presença ilustre do representante do Governo do Estado, secretário do desenvolvimento agrário Camilo Santana, o prefeito de Crato, Samuel Araripe se adiantou à polêmica gerada por alguns sobre se deve ou não mover o parque de exposições para outro local, e já prevendo que a esmagadora maioria dos Cratenses optariam pela permanência do parque no local onde hoje se encontra, tirou literalmente "da manga", um projeto pronto, que contempla a ampliação e modernização do atual parque de exposições, e que o transformaria numa espécie de "Central Park" em pleno coração do Crato, com áreas verdes, pistas de cooper e até um lago, semelhante ao parque do Ibirapuera, em São Paulo. A audiência, que foi brilhantemente conduzida pelo Promotor de Justiça - Dr. Pedro Luis Lima Camelo, teve o pronunciamento de inúmeras pessoas renomadas da sociedade Cratense, e a cada vez em que os oradores se posicionavam sobre a permanência do parque no local atual, eram aplaudidos veementemente.

Segundo o prefeito Samuel Araripe:

"Precisamos trabalhar hoje projetando como será o Crato daqui a 50 ou 100 anos. Em breve, essa região que hoje é ocupada pelo parque da expocrato será o coração do novo Crato. Por ali, passarão avenidas gigantescas, que unirão bairros como Grangeiro à Vila Lobo, por exemplo. Pelas inúmeras manifestações do povo do Crato em diversas ocasiões, não temos mais dúvidas de que a população já escolheu que o parque deve permanecer aonde se encontra, agora, precisa ser modernizado e ampliado. Essa é uma excelente oportunidade de fazermos o Crato dar um Salto para o futuro, através da construção de uma malha viária que circundará o parque, e permitirá o acesso de quem vem de qualquer parte. O projeto da nossa autoria, e que consta no PRU, plano de requalificação urbana do município, contempla a qualidade de vida dos Cratenses, através de uma visão ecológica e ambientalista. Acreditamos no desenvolvimento sustentável. O Crato que eu quero deixar para as futuras gerações, é um Crato que pensa em desenvolvimento, em modernidade, mas a exemplo das melhores cidades do mundo, tem um sistema de integração voltado ao bem-estar do ser humano, sobretudo.

Esperamos que o nosso governador, para quem enviei o projeto de modernização, olhe com muito carinho para ele, e eu acho que ele vai olhar, pois já se dispôs a investir até 25 milhões de reais no parque de exposições ou no Crato. Creio que esse é um daqueles momentos históricos, em que temos a grande oportunidade de fazer o Crato dar um salto para a modernidade, preservando a qualidade de vida da população. Agora, não falta mais um projeto de modernização do nosso parque."

"A colocação do professor Cacá Araújo foi feliz, quando disse que nesta reunião temos o casamento perfeito, pois aqui veio o representante do governo do estado trazendo a boa vontade do governador em construir, e por outro lado, o prefeito do Crato que já trouxe o projeto para a ampliação e modernização do parque da expocrato. Agora, se quiserem, é só realizar."


Como Será o Parque de Exposições:


parque 04



parque 03


parque 02


parque 01


O Arquiteto José Sales explica o projeto de ampliação e modernização do Parque de Exposições, apresentado por Samuel Araripe:

"A proposta é originária do escopo de projetos estruturantes do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, de sua primeira versão Maio 2005. E gradativamente veio sendo melhorada e adequada as demandas tanto do Crato, que teria um grande parque central multiuso, como do próprio Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, o modernizando integralmente.

Constam da mesma, além da contemporanização das instalações e equipamentos do próprio Parque de Exposições, melhorias incomensuráveis à area central do Crato. No ambito do Parque de Exposições, teríamos:

*
Implantação de um calçadão central de 1.400 metros de extensão onde estariam posicionados todos os equipamentos principais do parque.
*
Um novo tartesal para leilóes
*
Um conjunto de novos pavilhões de exposição agropecuária com 440 baias moduláveis
*
Um núcleo de restaurantes com funcionamento permanente
*
Um auditório com palco interno e abertura externa semlhante ao novo auditório do Parque do Ibirapuera, em São Paulo
*
Uma arena de vaquejada, com arquibancadas
*
Uma arena de shows e apoio infraestruturado por manifestações diversas durante todo o ano
*
Urbanização do Riacho do Parque de Exposições e preservação integral da arborização existente, notadamente das grandes timbaúbas lá postadas
*
Pista de cooper e equipamentos de ginástica ao ar livre
*
Estacionamento para público
*
Estacionamento para expositores
*
Currais e apoio infraestruturado
*
Alojamento para tratadores
*
Administração do complexo
*
Modernização do Corpo de Bombeiros Militar para suporte ao Parque
*
Modernização das Instalações Cavalaria Militar
*
Dotação de infraestrutura de drenagem e saneamento básico em todo o parque e equipamentos.
*
Arborização intensiva e primoroso agenciamento paisagístico com espécies nativas da Chapada do Araripe

No ambito do entorno teríamos:

*
A extensão da Avenida José Marrocos entre as imediações do Cemitério a interconectando diretamente com as Ruas Carolino Sucupira e Coronel Antonio Luís, acima do posicionamento das instalações do Campus do Pimenta da URCA, com extensões à Rua Anusia Rolim e à futura ligação Granjeiro/ Lameiro, resolvendo de forma definitiva a questão da mobilidade e acessibilidade ao bairro do Pimenta, ao Granjeiro e ao Lameiro. E também ao Alto da Penha, Conjunto Ossian Araripe e Conjunto Pantanal. Esta seria a maior modernização do sistema viário estrutural do Crato. Drneagem e pavimentação da via. Luminotécnica urbana.
*
Reconstrução do Açude do Parque de Exposição a montante, o transformando em uma bacia de acumulação para prevenção dos alagamentos no Parque, no Cemitério, na Rua da Vala e Praça da Sé. Transformação desta situação em um parque acessório ligado ao Baixo Granjeiro
*
Urbanização da Encosta do Alto da Penha e arborização intensiva da mesma. Consolidação de via paisagística. Consolidação de pista de cooper e equipamentos de ginástica ao ar livre.Drenagem, saneamento e luminotécnica urbana.
*
Urbanização da mata do IBAMA que originalmente faz parte da gleba original do Parque de Exposição e sua abertura para usofruto da população para fruição da natureza. Drenagem e saneamento da gleba.nUrbanizazação do encosta do Alto da Penha e sua transfromação em uma P
*
A dimensão da intervenção ultrapassaria a área restrita da gleba do Parque que é de 36 hectares, alcançando 44 hectares de benfeitorias urbanas e ambientais.

Cordialmente
José Sales

PS - Todos os estudos e proposições tem base técnica e podem ser comprovados inclusive do ponto de vista da viabilidade urbanística e ambiental, como economica e financeira. Não existe nenhuma área com esta dimensão, qualificação e posiconamento logístico, notadamente este, no Crato e já de propriedade pública. Só na compra e urbanização de algo similar seriam empregados algo da ordem de R$ 10 a 12 milhões, que já estão ali amortizados. Urbanização e acesso à mata do IBAM. A proposta consiste numa adequação do Parque de Exposições para PARQUE CENTRAL DO CRATO, com a reformulação dos usos e espaços, além de obras viárias, com abertura de via pericentral e via paisagística, implantação de drenagem da Área Central e rede de saneamento. Deverá ser um lugar de referência para as Exposições como para esporte e lazer e ter utilização permanente pela população local.

Reportagem: Dihelson Mendonça

Agradecimento ao Arquiteto José Sales:

O Blog do Crato agradece ao ilustre arquiteto José Sales, por nos fornecer todo o material da apresentação para a publicação aqui no Blog do Crato, bem como o texto com o detalhamento de cada parte do projeto. Esperamos poder publicar maiores detalhes do mesmo futuramente.


Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


( O Conteúdo deste artigo exige discrição )


CRATO - CEARÁ

Desocupado assassinado a bala nesta manhã por sua companheira.O casal tinha uma filha de 08 (oito) anos.

A polícia cratense registrou na madrugada deste sábado (25), um homicídio a bala no bairro Muriti. A domestica Andreia de Oliveira do Nascimento, 33 anos, amasiada, matou por volta das 03h, seu companheiro, o desocupado Francisco Rodrigues de Lima, idade não informada. Testemunhas disseram a polícia que o casal que é pai de uma criança de oito anos, se encontrava na casa de um amigo numa rua por trás da pousada Muriti participando de uma comemoração natalina, momento em passou a discutir vindo a vítima a dar uns empurrões na acusada, esta que foi até a casa onde os mesmos moravam na Rua Antonio Pinheiro Gonçalves, 08, no bairro Muriti, em Crato, retornando minutos depois de posse de um revolver vindo efetuar um disparo contra seu companheiro.

O tiro alvejou Francisco na coxa esquerda transfixando e atingindo a coxa direito. Ele ainda foi socorrido por populares para o hospital São Francisco de Assis em Crato, onde o médico plantonista constatou que o tiro alvejou a veia aorta causando hemorragia descontrolada resultando na morte do mesmo. Policiais do Ronda do Quarteirão através da RD 1237 efetuou diligencias em torno fato, inclusive, em residências de familiares da acusada, onde através de uma ligação para o celular da mesma foi feita uma negociação vindo esta a se entregar ser conduzida a delegacia regional de polícia civil do Crato onde foi autuada por infração ao artigo 121 do código penal brasileiro – natureza homicídio. Em seguida ela foi levada para exame de corpo de delito no Núcleo de Pratica Florense em Juazeiro, para onde também o corpo do seu companheiro foi levado para necropsia. Após os procedimentos no PEFOCE Andréia foi levada para a cadeia pública do Crato onde espera o pronunciamento da justiça.

ARARIPE – CEARÁ

Vigilante encontrado assassinado a pauladas.

Populares informaram a polícia por volta das 09h00, desta sexta-feira (24), um achado de cadáver do sexo masculino, na estrada vicinal do Sítio Lagoa Grande, Distrito de Pajeú, Araripe-CE. O policiamento deslocou-se até o local indicado onde identificou a vítima como sendo o vigilante, Roberto Ferreira da Silva, 25 anos, solteiro, residia no Conjunto COHAB “1”, Rua 104 nº 46, Araripe-CE. O perito criminal Milton Alencar após realizar os exames preliminares, atestou que o vigilante foi morto possivelmente a pauladas. O corpo foi encaminhado para autópsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte-CE.

O delegado Giovani Aquino da Polícia Civil de Araripe, afirmou que não esta desacertada a possibilidade de que Roberto Ferreira da Silva tenha sido vítima de latrocínio – roubo seguido de morte. Inquérito policial foi aberto na DP de Araripe para apurar o caso.

PENAFORTE – CEARÁ:

Trio acusado de praticar assaltos na BR 116 preso com dinheiro falso e drogas.

Durante uma operação realizada por uma equipe de policiais militares coordenada pelo major Giovani Sobreira Gomes, comandante da 3ª Cia/2º BPM sediada em Brejo Santo, foram presos, por volta das 14 horas de ontem (24), Jairo Ferreira Galvão, mototaxista, 24 anos e Iromar Francisco dos Santos, 22 anos, lavador de carros; e apreendido o adolescente de iniciais J.R.S.B., vulgo Jéferson 15 anos, todos residentes na cidade de Penaforte/CE. De acordo com o boletim da polícia enviado a imprensa, Iromar foi preso na cidade Tamburi no estado de Pernambuco, com 11 (onze) cédulas falsas de R$ 20,00 totalizando R$ 220,00 Reais, enquanto a prisão de Jairo se deu em Pena Forte quando ele estava de posse de duas trouxas de maconha, já Jéferson foi apreendido em Pena Forte sem que nada foi encontrado com o mesmo. Ainda de acordo com a polícia, após suas prisões e apreensão os acusados confessaram terem assaltado um ônibus da Empresa Progresso que fazia a linha Maceió/AL a Juazeiro do Norte/CE, na BR 116 entre as cidades de Jati/CE e Penaforte/CE, na madrugada da ultima terça-feira, dia 2. O trio foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo/CE para adoção dos procedimentos que o caso requer.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Lesão corporal a bala

Hoje, por volta das 03h40, deu entrada no Hospital Tasso Jereissati o adolescente J. S. G., 15 anos, residente na rua João Marcelino, próximo à rua Violeiro José Gaspar, vítima de um disparo de arma de fogo que lhe trespassou o pescoço. Disse ele que havia saído da casa de sua namorada e estava já próximo a sua residência quando dois homens que trafegavam em uma moto Dafra de cor vermelha ou preta, um deles com cabelo grande, passaram por sua pessoa e sem nenhum motivo o garupeiro apontou-lhe uma arma de fogo e efetuou o certeiro disparo que lhe atingiu o pescoço. A vítima disse não ter inimigos e não conhecer a identidade dos seus agressores. Julga ter sido confundido com alguém ou vítima de puro sadismo. A policia militar, diligenciou na área do crime conseguindo encontrar na rua um revólver de marca Taurus, calibre .38”, com capacidade para seis tiros, desmuniciado, todavia o seu possuidor não foi encontrado. A arma do crime foi apresentada na 20ª DRPC, onde foi apreendida

QUIXELÔ – CEARÁ:

Colisão entre duas motos matou uma pessoa e deixou quatro feridas

Um acidente de transito ocorrido por volta das 16h20min, de ontem (24), na estrada que liga os municípios de Quixelô e Solonópoles à altura do sítio Garrota distante 10 km de Quixelô/CE, envolvendo duas motocicletas matou uma pessoa e deixou quatro feridas. A moto Honda Titan 125 Fan de cor preta, ano 2007 e placa. HRB 7338, conduzida pela vítima fatal, Jose Alves de Oliveira, 47 anos, solteiro, agricultor, natural de Quixelo/CE, que residia no sitio Várzea redonda, zona rural de Quixelô/CE colidiu com Honda CG 125, de cor verde, ano 1996, placa HVT 3547 conduzida por Geraldo Ferreira de França, 41 anos, agricultor, natural de Quixelo/CE e residente no sitio Calabaço, zona rural de Acopiara/CE que sofreu fratura exposta e escoriações pelo corpo, sendo socorrido ao Hospital regional de Iguatu/CE. Ele transportava como garupeira Maria Cleidimar Calixto de Sousa, 32 anos, agricultora, natural de Quixelo/CE e residente na travessa São Francisco, Centro de Quixelô/CE que sofreu fratura na perna esquerda e escoriações pelo corpo sendo também socorrida ao Hospital Regional de Iguatu/CE, e a Andressa Calixto de Sousa, 7 anos, filha de Jose Cacimiro de Sousa e Maria Cleidimar Calixto de Sousa e natural de Quixelô/CE que sofreu poli-traumatismos e com suspeita de T.C.E (Traumatismo crânio-encefálico) sendo socorrida ao Hospital Regional de Iguatu e posteriormente para Fortaleza. A vitima fatal foi recolhida pelo o rabecão do IML de Iguatu e os respectivos veículos encontram-se recolhidos a sede do destacamento local.

MOMBAÇA – CEARÁ:

HOMICÍDIO A BALA – Agricultor morto com três tiros

Por volta das 20h30min, de ontem, a policia tomou conhecimento de um homicídio a bala na av. Antonio Jaime Benevides Filho, Centro de Mombaça/CE. A vitima foi o agricultor Cleucimar Mariano de Sousa, 21 anos, Ele foi atingido com 3(três) disparos de calibre não identificado, sendo 01 na nuca, 01 no rosto e 01 no tornozelo.

Segundo populares 02 elementos de capacete e jaqueta preta chegaram e efetuaram os disparos fugindo tomando rumo ignorado. A vitima responde aos artigos 121, 157 do CPB e segundo populares tem envolvimento com trafico na cidade de Mombaça/CE. O veiculo rabecão do IML foi acionado para transportar o corpo.

CEDRO – CEARÁ:

Agricultor preso acusado de roubar moto de sua irmã.
Ontem, volta das 14h30min, a agricultora Antonia Dalva Borges De Oliveira ,37 anos, residente no Sitio Junco em cedro, informou que o seu irmão Jerônimo Borges De Oliveira,24 anos, agricultor, residente no cedro II, rua H naquela cidade, havia entrado em sua residência com uma roçadeira e lhe ameaçou, levando sua a motocicleta, para tanto fez uso de uma chave falsa e conseguiu se evadir do local com o referido veiculo.

: A VTR 2512, composta pelos soldados miliares Roberto e MIller compareceram ao local informado (Sitio Junco) onde encontrou o acusado em um bar foi dada voz de prisão ao mesmo que em seguida foi conduzido ate a delegacia regional em Icó onde foi feito todos os procedimentos com base nos artigos 157 §2º,II do CPB e Art.5º,II,7º,III,V,C/C Art 41da lei 11.340/06. Ao termino dos procedimentos o mesmo foi conduzido até a cadeia publica em Cedro onde encontra-se recolhido a disposição da justiça.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Feliz Natal - Por Alessandra Bandeira






A toda família Blog do Crato, comentarista, escritores, leitores eu desejo um Feliz Natal, cheio de paz e felicidade, que cada um de vocês possa fazer do dia de hoje um milagre na vida de alguém, faça a diferença.

Fotos Alessandra Bandeira ( exposição de presépios do Jardim de Alah)
Por Alessandra Bandeira

Cratenses de várias partes do mundo enviam Mensagens !


T
emos recebido vários e-mails de cratenses residentes em várias partes do mundo: Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, e uma família que viaja pelo Japão. Agradecemos as felicitações e desejamos também um Feliz Natal e um Excelente 2011 para todos vocês também. O nosso colega George Justo se encontra na Inglaterra, de onde nos envia as excelentes fotos para publicação aqui no Blog do Crato. Um grande abraço, George Justo!

As fotos sao de Bray, que fica nas margens do Tamisa a 25 Km de Londres.

http://farm6.static.flickr.com/5121/5271125353_1070b639d9_z.jpg


http://farm6.static.flickr.com/5089/5271142655_ce4d45e84b_z.jpg


http://farm6.static.flickr.com/5049/5271114315_84779cc468_z.jpg


http://farm6.static.flickr.com/5123/5271728938_06f4d7b4d4_z.jpg

Fotos: George Justo
Proibida a Reprodução sem autorização do autor

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31