xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 dezembro 2010

URCA lidera com número de inscritos para vestibular


Nos últimos anos (2007-2010) a oferta de cursos superiores no Cariri cearense teve aumento considerável. Universidades, Faculdades e Institutos buscaram a região para explorar nossa potencialidade nesse campo educacional. Entretanto, mesmo com tantas ofertas disponíveis, a Universidade Regional do Cariri-URCA desponta como liderança, quando se considera o número de estudantes que buscam o ingresso nos 16 cursos ofertados pela instituição e que promovem uma educação superior, gratuita e de qualidade. Os quase 8.000 inscritos para o Vestibular 2011.1 comprovam o grau de confiança, respeito e credibilidade conquistados pela URCA ao longo do período. Outro dado importante é que mais da metade (56,22%) dos inscritos são estudantes egressos de escola pública. Esse dado é, inequivocamente, a comprovação da relevância social da URCA, constituindo-se como principal vetor de mobilidade social através da formação superior na Região.

Mapa Evolutivo número de inscrições/ano (Dados CEV)

Ano. Semestre 2007.2 2008.1 2008.2 2009.1 2009.2 2010.1 2010.2 2011.1

Número Inscritos 4.454 6.473 4.891 6.219 5.381 6.836 5.081 7.495 (*)

(*) Sendo que 4.214 (56,22%) são estudantes originários de escolas públicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA - Universidade Regional do Cariri

CONVITE IV EXPOFAM - CRATO/CE - Por: Vereadora Mara Guedes


Prezado/a companheiro/a,


Temos o prazer de convidá-los/as a participar da IV EXPOFAM - Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar da Região do Cariri - que será realizada no Parque de Exposição Pedro Felício em Crato/CE, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro. Trata-se de um evento articulado com diversos parceiros locais que visa expor produtos agroecológicos e da economia solidária das comunidades rurais e áreas urbanas da Região do Cariri. O evento também terá momentos de formação, exposição/comercialização dos produtos (ver programação em anexo). Esperamos tod@s!

Solidários abraços,

Heliane Aragão
Comissão Organizadora da IV EXPOFAM
Integrante do Comitê Pró-Fórum Economia Solidária da Região do Cariri
Agente de Desenvolvimento - Brasil Local
88.9902.4362 / 88.8857.2708 / 88.9282.8398

Enviado pela vereadora Mara Guedes

I Fest Cariri Caribe - Farias Brito/CE



Sendo o Município de Farias Brito berço nato de manifestações culturais, haja vista a vocação artística dos índios Cariús, primeiros habitantes das terras de Quixará, nos sentimos na incumbência de apoiar e divulgar a diversidade cultural de nossa gente.

Isto nos leva a contribuir com a perpetuação da memória histórico-cultural herdada dos nossos antepassados, a fim de que não se ofusque das nossas vidas o sentimento nobre de conhecer e cultuar as nossas origens.

Com este espírito, a Administração Farias Brito Cada Vez Melhor realiza o I FEST Cariri Caribe, um mega evento que vem resgatar o melhor da nossa cultura, valorizando os grupos locais e oportunizando a troca de experiências com outros.

O evento que se realizará no período de 17 a 21 de dezembro, favorecerá a inserção das camadas populares no meio cultural, por meio da valorização de sua arte e de seus costumes, muitas vezes substituídos pela modernidade que nos apresenta o mundo contemporâneo.

Sendo assim, a cidade de Farias Brito acolhe e abraça todos os envolvidos, e juntos faremos da nossa terra um grande palco de cultura pela da música, arte, pela dança e pelos mais diversas manifestações do nosso povo.

José Vandevelder Freitas Francelino
Prefeito Municipal

Veja a programação completa em:
http://www.fariasbrito.ce.gov.br/fest%20cariri%20caribe.pdf

Ótimo, Interessante, Concordo ? - Tem gente que não está sabendo marcar !


RECADO

Olá, Pessoal,

É só pra dizer que muita gente aí não está sabendo usar o sistema de marcação: Ótimo Artigo, Interessante, Concordo, Parabéns", que existe embaixo de cada postagem, pelo seguinte:

Se a pessoa votar 2 vezes em ótimo, por exemplo, ela vai estar DESFAZENDO o voto anterior. Então, cada pessoa só pode votar 1 vez em uma postagem. Se a pessoa votar novamente, clicando no mesmo lugar aonde já votou, o sistema entende que a pessoa deseja cancelar a votação. É por isso que existem postagens que a gente vê 5 ótimos pela manhã, e á tarde só vê 1 ótima, porque as mesmas pessoas que votaram,querem votar novamente, e isso não é possível. O sistema de votação só aceita vota uma única vez por pessoa. Entenderam ?

Abraços,
E aí, o que vcs acharam desta dica ? ótimo artigo, Interessante, bom, ? rs rs rs

Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias do Dia 17 de Dezembro de 2010


Infraestrutura realiza limpeza dos bueiros

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, este realizando a limpeza das ruas e bueiros de vários bairros da cidade, em virtude das recentes chuvas. O canal do Rio Grangeiro é um dos locais que já teve grande retirada de entulhos. O secretário de Infraestrutura, José Muniz, afirma que sempre que chega nesse período há uma grande preocupação, por conta das cheias que podem ocorrer no canal, por isso a preocupação de mantê-lo limpo, facilitando a passagem da água. Segundo o secretário, já foram retirados entulhos de bueiros nas proximidades do DER, no bairro Gisélia Pinheiro – Batateira, e foi encaminhado ofício ao órgão com a finalidade de se promover a limpeza nas valas do Grangeiro.

Seminário sobre avanços e desafios na Atenção Básica do Crato termina hoje

A Secretaria de Saúde do Crato deu início, na manhã de ontem, com a presença dos profissionais de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF), o Seminário da Atenção Básica, com a finalidade de serem avaliados avanços e desafios. O evento contou, em sua abertura, com a Secretária de Saúde, Nizete Tavares, que destacou a importância do compartilhar de informações com todas as equipes que atuam no município, além de destacar a importância de se ter todos esses indicadores. A abertura teve uma apresentação cultural dos alunos da Apae do Crato. Dentro do contexto temático, a primeira palestra do evento foi aberta pelo médico, Rogério Sampaio de Oliveira, que falou sobre a Valorização Profissional e as Novas Perspectivas da Estratégia de Saúde da Família. Na parte da tarde, temas como a Pericultura na Atenção Primária, Saúde Bucal em busca da Integração, Fluxo de Assistência e Regulação, estiveram entre os temas apresentados e discutidos. Hoje, o evento será iniciado com uma abordagem sistêmica, relacionada as Diretrizes para Conduta da Sífilis Congênita. Em seguida, será apresentado o tema Linguagem das Cores: Instrumento para acompanhamento de hipertensos e diabéticos. O evento tem como público alvo médicos, enfermeiros e dentistas do PSF e está sendo realizado no Buffet Lagarta Pintada, em Crato.

Mais 26 ruas a serem asfaltadas até Janeiro no Crato

Dando continuidade a um dos maiores projetos de asfaltamento das ruas da cidade do Crato, o prefeito Samuel Araripe autorizou o asfaltamento de mais 26 ruas, dando sequência ao trabalho que prevê 110 ruas asfaltadas, no município. Desde que iniciou sua administração, o chefe do executivo tem feito a recuperação das vias de tráfego urbanas, além de realizar melhorias na área de saneamento e manter os espaços recuperados, com nova camada asfáltica. Já foram concluídas ruas como a José Marrocos, Ratisbona, André Cartaxo e Travessa Jardim. A meta, segundo o secretário de Infraestrutura do município, é completar o projeto até o final de janeiro, caso não haja interrupções por conta das chuvas.

Boletos do Garantia Safra são entregues na Secretaria de Agricultura

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos agricultores que se cadastraram no Programa Garantia Safra 2010/2011, no município do Crato, que ainda não receberam o boleto, que devem comparecer à sede desta Secretaria, no Centro Administrativo, no horário das 08 horas às 14 horas, somente nos dias úteis, munidos de CPF e RG, para recebimento do respectivo boleto. O pagamento do respectivo boleto, para as pessoas que aderiram ao referido Programa, será somente até o dia 31 de dezembro. Os boletos começaram a ser entregues no último dia 13.

Secretaria Municipal de Assistência Social promove atividades inclusivas para crianças e adolescentes em Crato

O Governo Municipal em Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Projeto Doce Natal estão realizando diversas atividades neste mês de dezembro. Um bom exemplo dessas ações foram as disponibilizada na Casa de Acolhimento dO município. As crianças e adolescentes ali abrigadas assistiram espetáculo infantil no circo Portugal, fizeram passeio de trem, passeio na praça da sé, passeio do cariri shopping com sessão de cinema e lanche, participarão do encerramento do Doce Natal no Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA, dia 17 e terão um dia de lazer no Buffet Lagarta Pintada, dia 18 com: lanche, almoço, mesa de guloseimas, crepe, pipoca, cachorro quente, salgadinhos, visita do Papai Noel e entrega de presentes. Segundo Liduina Andrade, Secretária de Assistência Social do Crato desta forma, busca-se garantir as crianças e adolescentes o direito a convivência comunitária e a retomada do convívio familiar, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA.

Centros de Referencia da Assistência Social do Crato realizam comemorações natalinas nos bairros

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos Centros de Referencia da Assistência Social- CRAS, juntamente com o Doce Natal estão realizando comemoração de Natal dos usuários dos CRAS, na ultima segunda-feira, dia 13 foi realizado as comemorações na Quadra da Escola Gisélia Pinheiro – CAIC, ontem foi a vez da celebração na Quadra do Projeto ABC do Alto da Penha. No próximo dia 21 acontecerá a comemoração na Quadra do Polo Madre Feitosa , no bairro Seminário a partir das 17 horas, em seguida no dia 22, as festividades serão na Quadra do Polo José Francisco Luna, no bairro Murití, a partir das 9 horas e no dia 23 na Quadra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE, a partir das 9 horas. É importante dizer que em todas essas comemorações estão sendo disponibilizados presentes brindes, guloseimas, picolé, crepe, refrigerante, bem como, brinquedos, infláveis como pula-pula, piscina de bolinha, cama elástica e visita do Papai Noel.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Samba do avião. Por Alessandra Bandeira



Samba do Avião

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro,
Estou morrendo de saudade.
Rio, teu mar, praias sem fim,
Rio, você foi feito pra mim.
Cristo Redentor, Braços abertos sobre a Guanabara.
Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você,
A morena vai sambar, Seu corpo todo balançar.
Rio de sol, de céu, de mar,
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Este samba é só porque,
Rio, eu gosto de você,
A morena vai sambar,
Seu corpo todo balançar.
Aperte o cinto, vamos chegar,
Água brilhando, olha a pista chegando,
E vamos nós.
Pousar

Para minhas queridas amigas Monkynha, Marilak,Stela "Maria Café", Cicinha, Bel "pompom" ,Laninha e Mabel vocês são verdadeiros anjos em minha vida, toda minha gratidão pela verdade, sinceridade, humildade e lealdade de vocês.


Por Alessandra Bandeira
Foto Alessandra Bandeira

ROBERTO CARLOS ONTEM, HOJE E SEMPRE - Por Edilma Rocha


Tempo da jovem guarda e Roberto Carlos chegando ao Cariri para uma única apresentação.
Com o ingresso comprado com antecedência e a proibição de ir  ao Romeirão por falta de uma companhia de responsabilidade...
- Que droga !
Tinha que encontrar alguém para ir comigo e lembrei de uma amiga da minha mãe que era pra frente e adorava uma novidade. Combinamos tudo e fizemos os planos para a saída para o show.
-Mas e o carro ?  Como poderão ir ao Juazeiro a noite sem um carro ?
Perguntou a minha mãe.
- Vou dar um jeito !
Corri depressa até a rua Nelson Alencar, fui a casa de Nemezinho e pedi para nos levar ao Romeirão.
Colocamos gasolina no carro e compramos o ingresso do motorista mais Hilário da cidade.
Tudo pronto !
Eu usava calça Lee boca de sino com uma blusa de listrinhas  verdes e brancas, um par de botas da moda combinando com o cinto preto que na fivela estava escrito "É UMA ONDA, MORA", cabelos repartidos de lado como os do rei e usava uma maqueagem suave pela pouca idade.
A amiga da minha mãe já era mulher madura e vestia calças compridas com uma túnica bordada e usava uma peruca alourada feita de fios naturais por Baísa, nossa cabeleleira.
Estávamos no portão prontamente as 18 horas quando chegou a POLDA de Nemezinho.
- Um horror !
Verde oliva com arranhões e amassados por todos os lados, um para-choque torto preso por arames retorcidos, 4 pneus carecas, farol de um olho só e fazendo um barulho desgraçado. Mas o motorista feliz da vida, afinal era o show de Roberto Carlos.
Entramos na Polda e quando olhamos para o piso só tinha um buraco enorme comido pela ferrugem e nossos pés teriam que ficar suspensos.
- Haja canseira !
A amiga bateu a porta e esta não fechou...
- Nemezinho cadê o trinco dessa porta ?
- Não viu não ? Olha só o tamanho do ferrolho pelo lado de fora. Seguríssima !
Não faltava mais nada, o carro estava completo e o buraco no piso ele disse que era o ar condicionado natural. Lá fomos nós e tome estrada. O show iria começar as 20 horas e a Polda se arrastando pelo caminho.
- Esse carro não anda não ? Assim vamos perder um bom lugar na arquibancada !
- É pra correr ? Então se segurem !
A Polda arrancou na toda e o ar do buraco levou pra longe a peruca da madame. Ao olhar pro lado só vi foi um cabelo todo enrolado por uns 100 grampos pequenos, penteado que chamavam de " Touca ".
- Pare o carro ! Vamos procurar a minha peruca !
Procurar uns cabelos no asfalto sem iluminação, foi dose! Mas Nemezinho encontrou a dita cuja dependurada numa cerca de arame farpado. Peruca na cabeça e chegamos finalmente ao Romeirão. Nos acomodamos nos batentes pegando fogo pelo sol do dia inteiro e tínhamos que ficar sentadinhos até o final para as outras pessoas não perderem a visão.
- Pipoca, picolé e água, quem vai querer ?
Vendedores ambulantes por todos os lados...
-Senta, senta, vai começar !
Entrou o rei Roberto Carlos. Foi um auê danado. Gritos, assobios e palmas se misturavam num barulho enorme. Meninas desmaiavam aqui e ali... Quando começou a cantar a emoção e os embalos do Rock tomaram conta da multidão.
- Era o máximo !
Com a música, " Calhambeque" deu início ao show e depois a "Volta", "Namoradinha de Um Amigo Meu", "Festa de Arromba", "Gato Preto", "Spless Pless" e "Que tudo Mais Vá Pro Inferno".
Um momento que ficou na memória de uma garota simples do interior...

Dezembro de 2010, dia 11, Show do rei Roberto Carlos no SIARÁ HALL em Fortaleza.
Outros tempos. Os ingressos comprados no cambista para não pegar fila e um ambiente com capacidade para 10 mil pessoas sentadas, ar condicionado para aguardar o grande momento.
Mulher de 50 com ar jovem ainda, suspirando pelas músicas de amor de Roberto Carlos. Em cima de um par de saltos da Arezzo, calça preta colada, uma blusa prata em ´Tafetá num corte perfeito da AnneKenner com detalhes metálicos, Bijuterias combinando, cabelos bem escovados e uma produção na bela maqueagem.
Entrei na confortável BMW branca, com ar condicionado, vidros blindados, ao lado do Celso para seguirmos pelas ruas decoradas para o Natal em Fortaleza. Atravessamos a avenida Wasington Soares e chegamos até o Siará Hall. Carro estacinado pelo manobrista e tiket na mão. Entramos, nos acomodamos nas cadeiras especiais para daqui a pouco finalmente reencontrar o rei Roberto Carlos depois de tantos anos..
- Com licença senhores, o cardápio !
Era o garçon do serviço do buffet antes de começar o show.
- Um camarão "A Milanesa", Whisky Rad Label com gêlo e um Koquitel de frutas sem álcool, por favor !
Apagaram-se as luzes exatamente as 23 horas e trinta minutos para dar início ao show. Nas laterais dois enormes telões.  Ele, o rei impecável no seu terno branco seguido pela orquestra do maestro Eduardo Lages e começa a performance artística. Cantou e encantou com "Emoções", "Os botões da Blusa", "Cavalgada", uma coletânea da jovem guarda, "Como é Grande o Meu Amor por Você", "Detalhes", "Nossa Senhora" e encerou com a música "Jesus Cristo", todas as pessoas de pé e ele atirando rosas vermelhas e uma caiu aos meus pés como por encanto... Um mega espetáculo em cores, luzes e som. Realmente inesquecível !

Ontem a emoção que encantou o coração adolescente da fã que gritava e chorava pelo seu ídolo.
E hoje a emoção vivida na poesia através das letras das músicas que marcou cada momento da vida de uma mulher apaixonada.
Roberto Carlos ontem, hoje e sempre...

Edilma Rocha

Dedico este texto aqui no blog do Crato a "Biduzinha" Ninha.
"Mais como é grande o meu amor por voce"

Doce Natal: Uma Festa de Luz Para Iluminados do Senhor nos Bairros - Por Wilson Bernardo

O Doce Natal tem a preocupação de integrar ao espírito natalino os bairros e periferias da Cidade do Crato, demonstrando assim o seu real interesse de solidariedade, que é o espírito de renovação cristã, aos bairros realmente necessitados dessa integração festiva, com o sentimento de renovação espiritual através do sentimento natalino, levando paz e festejos para o espírito de um povo pleno de satisfações e receptivos com os festejos do bom velhinho. O natal é propriedade de interesse coletivo, e sendo assim, nenhuma comunidade deve ser privada de um interesse maior, que é a confraternização dos homens pela paz e o espírito de um Natal Doce e repleto de esperanças. O SEMINÁRIO de braços abertos recebeu a Fábrica de sonhos do Doce Natal.

Mônica Araripe canta o sucesso vitorioso de toda uma equipe voluntariosa levando esperanças de dias melhores
Coreografias de sonhos e Anjos de esperanças

O que é divino as luzes e cores faz parte de um sonho natalino

O que nos surpreende é com certeza a reação dos adultos e crianças, que sempre é positiva

O publico comparece em massa, e não foi diferente no Seminário

BAIRRO BATATEIRAS...Foi uma festa ao lado da igreja da comunidade

Crianças e animais tem os mesmos direitos do fraterno e do divino espírito santo
As reações são magnificas e acolhedoras,que nos faz acreditar no futuro promissor de um futuro radiante de sonhos plenos

Fizeram a festa os integrantes da Fábrica do Doce Natal

Papai e Mamãe Noel se fizeram presentes alimentando um sonho de crianças e adultos

E o palhaçooooooooooooooooooooo Tio Bibi, que mistura Tecnobrega com Circo sem lona,um palhaço das ruas.

E o povo da Batateira se integraram ao projeto com o coração de suas crianças

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Magali Esmeraldo, Parabéns pelo seu Aniversário


Q
uando o nosso amigo Carlos Eduardo Esmeraldo fez aniversário, eu comentei aqui que quando um casal aniversaria, são os dois que fazem aniversário. Olhem para essas fotos: O amor não faz com que um já fique parecido com o outro ? Os nossos cumprimentamos à Magali Esmeraldo, nossa querida amiga, que aniversaria neste mês de dezembro. Já há alguns dias, é verdade, mas isso não diminui a nossa afeição nem um pingo. Pelo contrário, quanto mais o tempo passa, mais aumenta o nosso bem-querer. Parabéns, Magali, muitos anos de vida gratificante e plena, ao lado desse rapazinho cada vez mais jovem, agora de coração novo, Carlos Eduardo Esmeraldo. Muitas Felicidades, em nome do Blog do Crato !

Image5


Img_3822

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça

BlogCINEMA - As Estréias de Dezembro - Por: Demétrius Silva


Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada
Sinopse: A história narra as aventuras de Lúcia e Edmundo, juntamente com o primo Eustáquio e o agora rei Caspian, a bordo do navio Peregrino da Alvorada. Juntos têm a missão de saber o que aconteceu com os sete fidalgos que foram enviados para desbravar o oceano oriental por Miraz, tio de Caspian, conforme narrado em O Príncipe Caspian. Nesta viagem encontram inúmeras aventuras em diversas ilhas que encontram ao longo dos mares desconhecidos, habitadas por dragões, povos não muito amigáveis e criaturas estranhas como os Tontópodes.
Data Prevista: 10/12/2010 Elenco Com: Ben Barnes e Georgie Henley
Distribuidora: Fox films



Tron - O Legado
Sinopse: Em Tron Legacy Sam Flynn, especialista em tecnologia de 27 anos filho de Kevin Flynn, investiga o desaparecimento do pai e se vê preso no mesmo mundo povoado por programas ferozes e jogos fatais onde seu pai vive há 25 anos. Junto com sua fiel confidente Kevin, pai e filho embarcam em uma jornada de vida e morte por um universo cibernético visualmente deslumbrante que se tornou muito mais avançado e extremamente perigoso.

Data Prevista: 17/12/2010
Elenco Com: Michael Sheen e Jeff Bridges
Distribuidora: Disney





Entrando Numa Fria Com As Crianças
(Little Fockers, 2010)
Data Prevista: 22/12/2010
Elenco Com: Ben Stiller, Robert De Niro, Owen Wilson, Dustin Hoffman, Barbra Streisand e Jessica Alba

Diário de um Banana


Sinopse: Greg Heffley é um garoto metido a esperto, que considera a fase escolar de ensino médio a coisa mais idiota do mundo. Para ele, tudo aquilo é uma área minada, povoada por crianças estúpidas e sem graça. Para sobreviver a isso, Greg tenta fazer algo que chame a atenção de todos e receba o reconhecimento que ele acredita merecer. Por isso registra todos os acontecimentos num diário - que ele oportunamente chama de jornal.
Data Prevista: 24/12/2010
Elenco Com: Zachary Gordon e Steve Zahn
Distribuidora: Fox films

Patrulha Estelar Sinopse: Patrulha Estelar se passa em 2220, vinte anos após o desenho. O planeta Terra está à beira da extinção após explosões das bombas planetárias dos Gamilions. A esperança chega na forma de uma mensagem da Rainha Starsha, do planeta Iscandar.
Data Prevista: 31/12/2010 Elenco Com: Takuya Kimura e Aya Ueto
Distribuidora: Europa filmes


Tiras em Apuros Sinopse: Na comédia, dois detetives (vividos por Bruce Willis e Tracy Morgan) precisam resgatar uma valiosa figurinha de beisebol roubada em 1952. No caminho, eles se deparam com um gângster e uma bela mexicana.
Data Prevista: 31/12/2010 Elenco Com: Bruce Willis e Tracy Morgan
Distribuidora: Warner Bros

Editado por: Demétrius Silva - Editor de Cinema do Blog do Crato. Administrador do site Cinemania Cariri. - Fonte: VerdeMares.com

Bom Dia de Sol no Crato ! - 16 de Dezembro de 2010


Bom dia, amigos,


Hoje, 16 de Dezembro de 2010. Há 8 dias para o natal, temos um dia maravilhoso de muito sol, com poucas núvens nesse momento, às 09:04. A madrugada foi tranquila, sem chuvas nem ventos. A temperatura mínima registrada, de 26.4 graus na Vilalta. No momento, 29.8 graus, Umidade Relativa do Ar, 64% e a previsão dos institutos de Meteorologia para hoje é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Tem max de 31 e mínima de 21 graus.

DOCE NATAL DOS GARIS

Aconteceu ontem na AABB, o tradicional Doce Natal dos Garis do Crato, com a presença da primeira dama do município, Mônica Araripe, secretários de governo, e as famílias de muitos garis do município. Festa muito animada, com palhaços, forró e distribuição de presentes. O prefeito Samuel Araripe não pode comparecer às festividades, pois se encontra em Brasília, tentando conseguir mais 6 milhões de reais para o restante do asfaltamento do Crato. O Doce Natal continua até o dia 18, sábado, quando teremos o ponto alto da festa, no largo da RFFSA, com a distribuição de presentes às crianças carentes da cidade do Crato. Compareça e leve a sua família.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Os Tesouros deste mundo - Por Emerson Monteiro


A importância dos objetos, sentimentos, ideias, guarda relação estreita com a prática das pessoas no decorrer da existência, a ponto de muitas perderem o juízo buscando satisfazer o instinto de querer mais uma coisa do que outra. Não poucas pessoas vendem a alma para atender aos desejos loucos, e atropelam os outros, gastam o que não têm, utilizam mecanismos sujos, a ponto de matar, roubar, destruir, no impulso desesperado de alimentar aquelas necessidades artificiais surgidas no afã da dominação dos objetivos planejados.

A fome doentia dos desejos errados existe na história desde que o homem é homem, pela ganância das guerras, dos saques, perseguições, negócios escusos, invejas e ambições desmedidas. Tudo pó e poeira da matéria em desintegração. O apetite avassalador do favorecimento a qualquer custo mostra a face melancólica dessa humanidade, o lado sem luz da epopéia das criaturas rumo aos afagos da ilusão, que só produzem miséria e respostas trágicas, nas caminhadas pelo mundo.

A traça e a ferrugem, no entanto, destroem, numa velocidade impressionante, tais equívocos, sob o comando de uma lei estudada sob o nome de ação e reação, tanto na física, quanto nas escolas religiosas. Nada fica impune fora dos ditames originais e eternos da natureza, que conduz os acontecimentos. Dia de muito é véspera de pouco. Dia de tudo é véspera de nada. Quem quiser contrariar as normas desta sabedoria, guardada no decorrer dos séculos e milênios, que experimente, pois, mais cedo ou mais tarde, provará do desencanto. Há um tanto de exemplos de que o crime não compensa, em todo tempo e lugar. Mesmo assim, ainda impera o desejo ganancioso, que demonstra o atraso da raça teimosa e inconsequente, quando se sabe que o desengano da vista é furar os olhos, no dizer do povo.

No entanto, a dor ensina a gemer, e inúmeros escolhem estradas tortuosas do vício e do crime invés dos valores equilibrados e justos da paz e da coerência. Esse impasse nas decisões vale a todo minuto, conquanto vive-se decidindo qual dos dois caminhos escolher a fim de realizar os sonhos. Ouvi, certa vez, alguém afirmar que “o castigo do vício é o próprio vício; e o mérito da virtude é a própria virtude”. A consciência refletirá como praticar esta vida. O itinerário aonde nos leva ninguém desconhece. A estação final do processo vida espera a todos, equivocados ou prudentes. Portanto, o teorema traz consigo a solução do mistério de todas as intenções pessoais.

Por: Emerson Monteiro

Comitiva de prefeitos do Cariri visita aterro sanitário em Cianorte, Paraná


Um grupo de prefeitos da Região Metropolitana do Cariri e técnicos da Secretaria das Cidades do Ceará visitou, nesta terça-feira, 14, o aterro sanitário da cidade de Cianorte, no Paraná. Estiveram presentes à visita os prefeitos de Missão Velha, Barbalha, Santana do Cariri, Caririaçu, Nova Olinda, além do vice-prefeito de Crato, Raimundo Bezerra Filho, que representa o prefeito Samuel Araripe.

Em declarações prestadas à imprensa do Paraná, Raimundo Filho informou que “O Crato tem sido exemplo na preservação do meio ambiente, pois temos a primeira Floresta Nacional do Brasil e primeiro Geopark das Américas. Portanto, não seria interessante vendermos para o mundo essas belezas da natureza e ao mesmo tempo ter lixo sendo depositado a céu aberto sem o devido tratamento” .
Conforme informações que nos foram transmitidas por Raimundo Filho, durante esta visita a Cianorte, os prefeitos e técnicos do Ceará receberam informações sobre questões jurídicas, administrativas e operacionais que envolvem a gestão dos resíduos sólidos pela empresa na cidade. Raimundo acrescentou que a experiência paranaense é extremamente positiva. Para o vice-prefeito de Crato, a implantação de um aterro regional na Região Metropolitana do Cariri é projeto fundamental para o município de Crato: “Hoje, sofremos muitas cobranças do Ministério Público e da legislação, que está cada vez mais severa”, explicou.
Hoje a comitiva cearense chegou ao Rio de Janeiro, onde visitará, nesta 5ª feira, o aterro sanitário de Nova Iguaçu que é administrado pela iniciativa privada.

UMA HISTÓRIA DE AMOR - Por Edilma Rocha

Dois jóvens na antiga Vila Real do Crato se avistaram no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, seus olhares se cruzam e os corações batem forte dando início a um grande amor.
Casam-se sob os pés da padroeira numa manhã de domingo tendo como testemunhas a brisa suave do Vale do Cariri e o azul da imponente chapada da Serra do Araripe.
Ana Porcina de Lima, moça recatada de família tradicional e o Tenente Coronel Tristão Gonçalves de Alencar Araripe unem-se em matrimônio no dia 11 de julho de 1810.
Deste casal nasceram sete filhos:
Xilderico de Alencar Araripe, militar estabelecido no Rio Grande do Sul;
Neutel Noston de Alencar Araripe, agricultor e industrial estabelecido no Rio de Janeiro;
Aderaldo de Alencar Araripe, artista, funcionário público, estabelecido em Fortaleza;
Carolina Clarense de Alencar Araripe, do lar, casada com Antonio Ferreira Lima Sucupira, residiu em Fortaleza;
Maria Dorgival de Alencar Araripe, do lar, casada com Joaquim de Macêdo Pimentel, residiu em Fortaleza;
Tristão de Alencar Araripe, seguiu carreira de Magistratura, foi Ministro do Supremo Tribunal Federal, Deputado Estadual, residente no Rio de Janeiro;
Delacardiense de Alencar Araripe, seguiu carreira militar, Coronel Reformado, exerceu cargos públicos no estado do Espirito Santo;
Dos seus filhos nascem uma numerosa prole levando o nome tradicional dos Alencar Araripe por futuras gerações.
Tristão Gonçalves foi um ardente entusiasta da ideia de emancipação política. Do Cariri foi criador de movimentos para a Independência da nossa antiga Província, seguindo em expedições ao Piauí e Maranhão. O amor dos dois jóvens sobreviveu aos sofrimentos que tiveram de passar junto com os filhos nas constantes perseguições. Nessa época apenas despontavam rumores da Independência do Brasil em torno de 1817. As notícias dos protestos contra a política Imperial por parte do Coronel Tristão Gonçalves chegam aos ouvidos do Duque de Bragança e ele é declarado como traidor da Pátria. Foi preso junto aos seus companheiros, algemado, grilhões nos pés e levado da Capitania do Ceará para a Bahia a bordo de um navio sofrendo ultrajes e perversidades, fome e sede.
Ana Porcina com o coração cheio de dor pela separação do seu amado e sofrendo dificuldades, foge na proteção do irmão, o Coronel João Franklin de Lima, atravessando os sertões levando consigo os filhos para encontrar o aflito marido. Ali permanece acompanhando os infortúnios de suas vidas e de suas sorte até 1820. Neste ano foi solto Tristão e retornam com a família para o Crato. Sabiam que não seriam dias de paz e felicidades que lhes esperava, pois conhecia o espírito guerreiro do marido que não foi intimidado pelos sofrimentos passados. Ainda perduravam o amor a Pátria querida e sabia que iria sacrificar o futuro, a tranquilidade da família pela Pátria Livre, Independente e Feliz.
Deposto o Presidente, Pedro José da Costa Barros da governadoria da Província, foi eleito pela câmara da Capitania em 29 de abril de 1824, substituindo-o. Meses depois Tristão Gonçalves proclama diante do Clero, nobreza e o povo, a Confederação do Equador. Mas não durou muito. O Estado do Pernambuco fraquejou e abandonou-o. Boatos surgiram de que em Aracati se organizava uma contra-revolução. Tristão prepara-se para partir do Crato e impedir o movimento. Ana Porsina implora ao amado que não parta para a batalha. Roga pelos filhos, fala do sofrimento suportado sem nunca ter pronunciado uma única palavra de lamento confirmando o dever de esposa obediente de um militar. Mas Tristão não se rende as suas lágrimas e diz que a defesa é santa e a vitória certa, e que irá lutar até o último sinal de vida. Ela resignada pede-lhe um último abraço. Seus corpos trémulos de paixão se unem pela última vez numa despedida cheia de amor. Vê o amado afastar-se e fica acenando levemente um lenço branco ao vento... Ana segue para Quixadá e Tristão para Aracati.
Chegando na capital tomou o conhecimento de que se havia restaurado o Governo Imperial. José Felix de Azevêdo e Sá, entrega-se a Lord Cocharane. Não aceita proceder como José Felix ou fugir para os Estados Unidos e repeliu o perdão proposto por Cochrane, seguindo pelo Rio Jaguaribe para encontrar Filgueiras. Ao chegar no local denominado Santa Rosa foi atacado juntamente com os seus homens por um bando indisciplinado e armado em nome do Imperialismo. Lutou e resistiu por um tempo e finalmente foi barbaramente assassinado, indefeso e sozinho em 13 de outubro de 1824.
Desde esse dia Ana Porsina deixou de viver para o mundo, o mesmo punhal que matou o seu amado despedaçou o seu coração também. E daí por diante passou a ser conhecida como ANA TRISTE. Cobriu-se de negro, nunca mais saiu de casa e ficou insepulta durante 50 anos numa espécie de clausura existencial, interrompida apenas para as orações e doações de caridade. Foi acompanhada pela sua irmã Isabel Inocência de Lima e ninguém mais a via, ficava somente no seu quarto. O tecido negro que lhe cobriu o corpo também cobriu todos os objetos da casa. Nunca mais sorriu, jamais procurou consolo, chorando constantemente e ninguém jamais a ouviu pronunciar o nome do mártere Tristão Gonçalves. Debruçada sobre um objeto manchado de sangue que pertencera a farda do marido viveu em orações até o resto dos seus dias. Faleceu em 15 de outubro de 1874 definindo desta maneira o grande pesar que possuía a sua alma.
Uma história de amor que se passou na Vila Real do Crato, no Largo da Matriz se conheceram e casaram sob a proteção de Nossa Senhora da Penha. Uma historia de amor que se confunde com tantas outras vividas na praça da Sé por outros casais de namorados em outras épocas, diferenciada com o fato histórico da cidade do Crato vivida pelo casal, o herói Tristão Gonçalves de Alencar Araripe e Ana Triste, Ana Porsina de Lima.

Edilma Rocha
Fonte:
Ficção com dados reais colhidos na revista Província,
Obra completa de João Brígido.

Trânsito no Cariri: BR-116 continua intrafegável - Reportagem: Antonio Vicelmo




A buraqueira torna o fluxo de veículos mais lento e perigoso na BR-116, entre os Municípios de Milagres e Penaforte, também próximo a Brejo Santo -- FOTO: ANTÔNIO VICELMO
- Lama e buraco fazem da BR-116 um verdadeiro atoleiro para quem trafega entre as cidades de Milagres e Penaforte

Brejo Santo. Com as últimas chuvas caídas no Cariri, piora a situação na BR-116, no trecho de 70km entre Milagres e Penaforte. O desvio deixado pela construtora Delta, no Sítio Barro Branco, a 10km de Brejo Santo, foi interrompido parcialmente. O prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim, teve que deslocar uma máquina para a retirada da lama e fechar os buracos na via.

O desvio virou um mar de lama. O vigário-geral da Diocese de Crato, monsenhor Dermival de Anchieta Gondim, que todos os dias faz o percurso Brejo Santo-Crato, informou que, em alguns momentos, é preciso ligar a tração do veículo para ultrapassar a lama. Ontem pela manhã uma carreta, com uma carga de jeans, que vinha de São Paulo para Fortaleza, quebrou a caixa de marcha dentro do lamaçal, dificultando ainda mais a passagem dos veículos.

O motorista Antônio Alves Filho reclama da paralisação das obras. Ele diz que, durante a noite, o desvio vira um caos. O motorista não tem condições de escolher o melhor local para passar. A lama está cobrindo a as rodas dos carros. A mesma revolta é manifestada pelo motorista Renato João da Silva que faz a linha numa D-20 de Milagres para Brejo Santo.

"É uma falta de vergonha. Depois das eleições, eles esqueceram o povo", grita um estudante de um ônibus que passava pelo trecho. O carreteiro Antônio Pereira dos Santos, que viaja de Sergipe para Fortaleza, reclama dos prejuízos causados pela demora na passagem do desvio. Filas de carros se formam dos dois lados da rodovia. Sem nenhum controle, os motoristas querem passar de qualquer maneira, o que aumenta o risco de acidente.

O deputado Wellington Landim está coordenando uma manifestação de protesto, que contará com a participação de outros parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará, contra o estado de abandono da BR-116, no trecho entre Milagres e Penaforte. O ato, marcado para este fim de semana, segundo o parlamentar, está na dependência de um contato com o Ministério dos Transportes, em Brasília.

O parlamentar confirma que, com as últimas chuvas caídas na região, a rodovia ficou ainda pior. O trânsito de veículos só foi normalizado porque o prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim, disponibilizou uma máquina para retirada das barreiras caídas na via.

Falta de pagamento

Landim lembrou que a construtora Delta, que realizava o asfaltamento e construção de pontes, deixou os canteiros de obras por falta de pagamento. A suspensão dos trabalhos foi comunicada, com antecedência, ao Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes no Ceará (Dnit) que, segundo o parlamentar, não tomou nenhuma providência para evitar a paralisação.

Ao mesmo tempo, foi solicitada a intervenção do Ministério Público Federal (MPF) no caso das obras da BR-116, para evitar que a população e o próprio Estado sejam prejudicados. Aquele trecho é a porta de entrada do Ceará. Os motoristas, ao reclamarem da falta de conservação da estrada, dizem que a parte cearense é a mais danificada. "Por ali passam, diariamente, dezenas de estudantes universitários e comerciantes em direção a Juazeiro e Crato.

Wellington advertiu que a decisão deixou vários trechos sem qualquer sinalização, o que põe em risco a vida de motoristas e pedestres, principalmente durante a noite.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Dilma Rousseff começa mal - Por: Pedro Cardoso da Costa


Mas ainda está zunindo nos ouvidos de todos os brasileiros e as brasileiras as promessas de investimentos de dois milhões de moradias e seis mil creches feitas repetidas vezes pela candidata, com ênfase avermelhada num misto de ódio de quem duvidasse e de certeza aos que nela confiassem.

Nem tomou posse e já está falando em cortes de todo lado. Seus auxiliares não citam se a construção dos dois milhões de casas e as seis mil creches será afetada e se, em caso afirmativo, quando começarem haverá aceleração de fato para compensar o tempo perdido. Definitivamente, promessa de candidato é a segunda maior mentira do mundo, depois das juras de amor eterno nos casamentos religiosos. Mas não são as mentiras de candidatura de Dilma Rousseff que são os motivos principais de seu mau começo.

A escolha de Antonio Palocci como ministro da Casa Civil trará à memória do brasileiro a imagem do humilde caseiro Francenildo Costa sendo exortado e humilhado porque vira o ilustre futuro presidente da República em reuniões importantíssimas e secretas com suas auxiliares numa mansão de Brasília. Dessa manifestação surgiu a violação do seu sigilo bancário e aí está o xis da questão. Pode ser que ele se desagrade com toda sociedade ou com determinados segmentos, como no exercício de função pública, e todos os sigilos bancários e fiscais vão parar no Wikileaks. Pior do que a escolha de Palocci foi a manutenção de Fernando Haddad como ministro da educação, depois de sucessivos e diversificados problemas com a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Nos últimos anos não houve a realização de uma sem problema, de forma regular.

Tradição não falta; tanto de violação de sigilos quanto de malfeitorias da Casa Civil. E a dúvida maior é se desta vez ele precisará alugar mansões para suas festinhas fantasiosas. E ninguém da imprensa nem sequer se lembrou de mencionar esses riscos, tanto pelo passado do ministro e, também, pelos desastrados ex-ministros da Casa Civil. José Dirceu teve o mandato cassado por conta daquele dinheirinho de caixa dois distribuído entre os pares, e a senhora Erenice Guerra defenestrada por fazer da Casa Civil a casa de negócio da sua família.

Agrava o mal começo a discussão da recriação da Comissão Provisória sobre Movimentação Financeira, a famosa CPMF, que foi criada para melhorar a sistema de saúde pública, vigorou por mais de uma década e a resposta de sua eficácia é dada todo dia pelos programas policiais de televisão. Homem que vai fazer exame para auxiliar a ter filhos e sai operado de vasectomia; criança que entra para operar fimose e sai com três delicadas cirurgias; menina que toma vaselina em lugar de soro. São os exemplos mais destacados de uma cadeia nacional de atendimento desse nível, que nunca foi diferente com ou sem CPMF.

Alguns aspectos precisam ser lembrados à senhora Dilma Roussef. O atual presidente tem aprovação nas nuvens. Ela se tornou presidenta como resultado de uma invenção dele. Por conta própria talvez se elegesse deputada federal. Lula, com o pronunciamento sobre a redução nas obras do PAC, já demonstrou que começou sua campanha para 2014. E o mesmo filho PAC, que fez Dilma Rousseff presidente, retirará dela o mater poder e a Presidência da República. Nem precisa falar no Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, principal aliado, para se concluir que, com essas medidas, não poderia haver pior começo, mesmo antes de tomar posse.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP Bel. Direito

Um grande Artista Plástico do Cariri = George Macário


Artista Plástico cratense George Macário é elogiado pela respeitável crítica do Site Cyber Artes

George Macário

George Macário é “advogado, desenhista e pintor. Autodidata. Desde a infância demonstrava vocação para as artes, produzindo desenhos a partir dos 4 anos de idade, quando desenvolvia, em seus rabiscos iniciais, as cirurgias realizadas por seu pai. Noutras ocasiões, descrevia o dramático retorno e o resgate dos astronautas das naves Apolo, além das cenas chocantes de violência da Guerra do Vietnam, entre outros.” Tudo isso foi copiado do blog de George e mostra só um pedacinho dessa personalidade complexa que mistura idéias com emoções e nos presenteia com uma arte incomum, em cores fortes e que chama a atenção. Se você passar em frente de um quadro de George Macário pendurado em uma parede qualquer de um local público, será difícil manter uma indiferença. Se passar direto sem olhar, o quadro grita: “Hei! Olha eu aqui!”


Cores fortes, contrastantes e transmitindo alegria – George Macário

É complicado classificar a obra de George Macário porque de fato ele mistura abstrato com figurativo, apresenta pitadas de surrealismo, fantasia, simbolismos e nos mostra um trabalho enigmático carregado de idéias e recados. Há um significado e uma mensagem em cada quadro e o resultado é que se faz necessário parar e pensar sobre cada obra e tentar interpreta-la. Claro que nem sempre o observador vai ter os mesmos pensamentos e emoções que o autor mas isso faz parte da leitura de uma obra de arte. Fala-se uma coisa e ouve-se outra. Essa tentativa de interpretação é parte da emoção de um quadro, parte do enigma e mistério que compõe toda obra que não seja explicitamente realista.


O Carnaval e o Enigma na visão de George Macário - viagem

De realista os trabalhos de George Macário não tem nada mas falam de uma realidade. Pelo menos da interpretação da realidade dada por ele. Imagino que beba da fonte do cotidiano e fique elaborando a partir daquelas coisas que aparecem nas revistas e televisão e que o atingem, pela emoção da aventura, pelo desafio da conquista ou pela tristeza do sofrimento. Daí junta tudo e oferece a sua interpretação usando pinceis e tinta acrílica sobre placas de gesso. Não satisfeito, adiciona resinas, cola e só Deus sabe o que mais. Deus e George Macário, sem que haja aqui qualquer tentativa de comparação. Talvez George não saiba completamente porque sai inventando e eventualmente pode esquecer o que usou.


Exclusão Social e a Fome Capitalista – preocupações freqüentes do artista

George Macário é um artista do nosso tempo e aborda temos bem atuais mesclando uma preocupação política e social com fantasias e viagens da imaginação. Ao mesmo tempo em que fala da fome, da inclusão social e da situação de miséria do nosso povo, levanta vôo com as naves espaciais e vai aos primórdios do tempo buscar desenhos rupestres, assim como aproxima-se dos grandes fenômenos da natureza para analisa-los mais de perto. Para cada um desses temas empresta uma interpretação que mistura uma visão realista com pura fantasia. Você observa um fato e percebe, por traz dele, um olhar interpretativo que eventualmente pode até mudar a realidade. Como artista, George não precisa ater-se a nenhuma realidade e pode criar um mundo inteiramente novo na ponta dos seus pinceis.


Cores absolutamente tropicais - instinto

Os títulos das obras oferecem uma pista sobre o pensamento do autor mas olhar o quadro nos mostra o sentimento. O que é mais importante? Pouco importa. De fato essa pergunta não tem qualquer cabimento. O título é sempre uma ajuda na leitura de uma tela e achamos nós que toda obra de arte deve realmente ser titulada mas nem sempre isso acontece. George Macário coloca títulos em seus trabalhos que fornecem informações significativas e substanciais. Isso é bom porque embora o artista não precise explicar coisa nenhuma sobre o que fez, também não deve tentar esconcer e camuflar. Ser de difícil interpretação não é sinal de sucesso ou competência. É apenas uma característica, em alguns casos, e um fator completamente circunstancial em outros.


Figuras rupestres e a interpretação de um sinistro - devaneios

George Macário é também escritor mas é bom confessar desde logo que não lemos os seus livros ainda. Um dos livros nos narra o Histórico Cronológico de 28 anos de Política Cratense (1976 – 2004) e obviamente esse é um tema de interesse bem localizado. Saber da sua existência nos indica um homem ligado aos fatos de sua terra natal, um homem de raízes profundas, arraigado a sua cidade, seu povo e sua família. O Crato, no Ceará, deve estar na rota de escoamento do gesso produzido na região de Araripina, em Pernambuco, porque deve ser mais fácil exportar por Fortaleza do que por Suape. É improvável, portanto, que falte gesso para George Macário trabalhar a sua arte.


Placas de gesso – mídia para a arte de George Macário



U R G E N T E - A FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE - Necessita urgentemente de manutenção em suas cercas de proteção e limites - Por: George Macário


NE - Órgãos Irresponsáveis do setor, não preservam mais as cercas de proteção da floresta do Araripe. Em compensação, todos os dias vê-se caminhões carregando toneladas de madeira da floresta. Estão destruindo a floresta do Araripe e ninguém toma qualquer providência. Isto é o Brasil !!!


Não faz muito tempo que as cercas de arame farpado e estacas de madeira que marcam os limites da Floresta Nacional do Araripe, passavam por frequente manutenção periódica e imediata, quando havia a necessidade de reparação de trechos danificados.

Ocorre, que os órgãos que atualmente são os responsáveis pelo serviço de manutenção, o Instituto Chico Mendes (ICMBio)e/ou IBAMA, não estão mais diligenciando os mesmos esforços no sentido de preservarem os limites da Floresta Nacional do Araripe, deixando a cerca de proteção, em mais de 10(DEZ) locais, completamente danificadas e, na maioria das avarias, com arames e estacas caídas para o lado da estrada, oferecendo, inclusive, risco aos veículos, principalmente aos motoqueiros e aos ciclistas, que por lá transitam.

Com aproximadamente 2Km de extensão e o acesso sendo feito pela Ladeira da Boa Vista, em direção ao Sítio Santo Antônio, Distrito de Santa Fé, em Crato, o perímetro da FLONA que necessita de urgentes reparos, também é alvo de extração ilegal de madeira nativa, uma vez que, existem partes em que as condições da cerca de proteção se encontram favoráveis ao corte e ao carregamento de madeira, além de carvão vegetal.

É necessário que o ICM bio e/ou o IBAMA voltem a realizar a manutenção e a fiscalização das cercas de limites e proteção desta área ambiental de suma importância para o equilíbrio climático da Região do Cariri, não somente da parte que ora estamos a mostrar, assim como, de todas as outras que se encontram longe do alcance visual do cidadão comum, que ama as verdes matas da Chapada, no intuito de protegê-la e preservá-la, para que a Floresta Nacional do Araripe, amanhã e sempre, seja apreciada como ela é: "Verde, Linda e Imponente".

MANUTENÇÃO DAS CERCAS DA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE JÁ!!!

GEORGE MACÁRIO Editor do Blog "O Democrato"




Vamos fiscalizar!!!

CRATO - Notícias do Dia 16 de Dezembro de 2010


Crato debate avanços e desafios na Atenção Básica a partir de hoje

Será realizado nos dias 16 e 17 próximos o Seminário de Atenção Básica, em Crato. O intuito é fazer uma avaliação com os profissionais e técnicos dos indicadores de saúde do município. O evento será aberto no Buffet Lagarta Pintada, no Lameiro, a partir das 8 horas. A Secretária de Saúde do município, Nizete Tavares, irá abrir o encontro com os profissionais de saúde. Sua abordagem estará relacionada aos avanços e desafios da Atenção Básica. Serão dois dias de discussões com a presença dos profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) em que se irá tratar, entre outras questões, da atualização dos protocolos de atendimento do PSF. O Crato conta com equipes do PSF há 12 anos e durante a administração do prefeito Samuel Araripe houve avanços, com ampliação dos grupos, além da inclusão de duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Boletos do Garantia Safra são entregues na Secretaria de Agricultura

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos agricultores que se cadastraram no Programa Garantia Safra 2010/2011, no município do Crato, que ainda não receberam o boleto, que devem comparecer à sede desta Secretaria, no Centro Administrativo, no horário das 08 horas às 14 horas, somente nos dias úteis, munidos de CPF e RG, para recebimento do respectivo boleto. O pagamento do respectivo boleto, para as pessoas que aderiram ao referido Programa, será somente até o dia 31 de dezembro. Os boletos começaram a ser entregues no último dia 13.

Secretaria Municipal de Assistência Social promove atividades inclusivas para crianças e adolescentes em Crato

O Governo Municipal em Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Projeto Doce Natal estão realizando diversas atividades neste mês de dezembro. Um bom exemplo dessas ações foram as disponibilizada na Casa de Acolhimento dO município. As crianças e adolescentes ali abrigadas assistiram espetáculo infantil no circo Portugal, fizeram passeio de trem, passeio na praça da sé, passeio do cariri shopping com sessão de cinema e lanche, participarão do encerramento do Doce Natal no Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA, dia 17 e terão um dia de lazer no Buffet Lagarta Pintada, dia 18 com: lanche, almoço, mesa de guloseimas, crepe, pipoca, cachorro quente, salgadinhos, visita do Papai Noel e entrega de presentes. Segundo Liduina Andrade, Secretária de Assistência Social do Crato desta forma, busca-se garantir as crianças e adolescentes o direito a convivência comunitária e a retomada do convívio familiar, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA.

Centros de Referencia da Assistência Social do Crato realizam comemorações natalinas nos bairros

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos Centros de Referencia da Assistência Social- CRAS, juntamente com o Doce Natal estão realizando comemoração de Natal dos usuários dos CRAS,na ultima segunda-feira, dia 13 foi realizado as comemorações na Quadra da Escola Gisélia Pinheiro – CAIC, ontem foi a vez da celebração na Quadra do Projeto ABC do Alto da Penha. No próximo dia 21 acontecerá a comemoração na Quadra do Polo Madre Feitosa , no bairro Seminário a partir das 17 horas, em seguida no dia 22, as festividades serão na Quadra do Polo José Francisco Luna, no bairro Murití, a partir das 9 horas e no dia 23 na Quadra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE, a partir das 9 horas. É importante dizer que em todas essas comemorações estão sendo disponibilizados presentes brindes, guloseimas, picolé, crepe, refrigerante, bem como, brinquedos, infláveis como pula-pula, piscina de bolinha, cama elástica e visita do Papai Noel.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31