xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 dezembro 2010

NOSSA IDENTIDADE PULSA - Por: Cacá Araújo





Catirina e Mateus do Reisado Decolores Dedé de Luna do Muriti (Crato-CE) / Foto de Cacá Araújo

O Folclore nordestino é a expressão máxima da fusão de mundos que se deu no doloroso processo de colonização em terras brasileiras. Neste contexto, o Cariri cearense é uma das maiores vitrines da cultura tradicional popular, mostrando raízes profundas e demonstrando resistência e teimosia quando se trata da manifestação de folguedos, brincadeiras e festas tradicionais que nos remetem à nossa ancestralidade.

Às novas gerações deve ser ofertado o banquete das matrizes culturais que podem explicar o passado, consolidar a identidade e fortalecer o espírito de soberania, sentimento de pertença e auto-estima. Os folguedos populares, patrimônios imateriais, são peças fundamentais da antropologia, posto que contam sobre costumes, crenças, comportamento, organização social.

Cientes da importância estratégica da cultura no desenvolvimento da nação, a sociedade e os poderes públicos devem atuar mais vigorosamente na organização e defesa das manifestações tradicionais populares, procurando, neste sentido, resgatar, preservar, desenvolver e difundir o Folclore e a Cultura Popular como referências na construção da alma nordestina e brasileira.

Nós somos um povo plural, como todos os outros, em todos os aspectos, o que não significa dizer que tenhamos que ser depositários do lixo cultural produzido pela humanidade. Ser plural é possuir variadas dimensões numa mesma existência; é contemplar no indivíduo a multiplicidade do espírito e do imaginário formadores da alma do povo, sacralizada e profanada pela mesma mão. Tudo obrado não pelo acaso, mas fruto do amalgamar que os séculos anteriores ofertaram em festa, em guerras, em tempos de bom e de mau humor dos ritos da natureza, dos animais, dos homens, das coisas.

Precisamos fortalecer o movimento em defesa da cultura tradicional popular como forma de resgatar as mais profundas raízes dos povos do sertão nordestino, tomando-as pela universalidade, evidenciando as manifestações que traduzem a variedade de influências que marcaram a alma do nosso povo: o canto, a dança, o verso, a religiosidade, a história.

Nestes tempos de neo-imperialismo, devemos construir um caminho original e naturalmente legítimo de autodeterminação cultural, sem negar as raízes formadoras e afirmando uma cultura própria, resultante desse caldeamento que se insere no contexto histórico e não cessa, ganhando e perdendo novos elementos, seguindo o curso dialético da transformação cotidiana de homens e povos.

Fortaleçamos as trincheiras de combate à agressão cultural perpetrada pelo império dos potentados da economia mundial, que contam com a complacência de muitos agentes da mídia e da política nacional a serviço de interesses estranhos à Nação brasileira.

Cacá Araújo
Professor, Dramaturgo, Folclorista
Crato-Cariri-Ceará-Brasil


III MOSTRA DO LIVRO VIRTUAL DA CREDE 18-POr Maria Otilia

Neste dia 15 de dezembro de 2010, acontecerá a III Mostra do Livro Virtual . O evento é promovido pela CREDE 18 com a participação das escolas públicas da rede estadual .
A mostra será realizada no Parque de Exposições, de 08:00h até as 16:00.
A EEF Dom Quintino está com um estande , expondo um livro produzido pelos alunos do ensino fundamental II.
A Escola Dom Quintino faz uma homenagem a Elói Teles , grande mestre da cultura popular da cidade do Crato. O livro é composto por uma coletanea de diversas poesias contando a sua história de vida.
Visite o nosso estande. Venha conferir o belíssimo trabalho de nossos alunos.
Núcleo Gestor da EEF Dom Quintino
Postado pro Maria Otilia

Alemães dizem ter curado Aids com transplante de medula óssea


Vírus desapareceu do corpo de americano após tratamento contra leucemia

Pesquisadores alemães anunciaram ter curado um paciente com Aids usando células-tronco adultas retiradas da medula óssea de um doador. Apesar de o resultado ser interessante, especialistas dizem que esse é um caso isolado e que a terapia pode não apresentar os mesmos resultados em outros pacientes.

Além de ser infectado pelo HIV, Timothy Ray Brown, de 44 anos, um americano que vive em Berlim, sofria de leucemia, um câncer que faz com que a medula óssea produza um grande número de células do sangue anormais. Um dos tratamentos contra a doença é o transplante de células-tronco retiradas da medula do doador para o paciente – essas células podem se multiplicar e formar uma nova medula. O que os pesquisadores da Universidade de Medicina de Berlim fizeram foi juntar duas condições favoráveis para o caso de Brown. A primeira é que, por questões genéticas, o paciente tem dificuldade na produção de uma proteína chamada CCR5, um receptor presente nos linfócitos CD4+, que são células de defesa do organismo e que são destruídas pelo HIV. O HIV usa o CCR5 para se “encaixar” nessas células.

Os médicos, então, escolheram um doador de medula óssea que absolutamente não produz os CCR5 – pessoas com essa característica genética em geral são imunes ao HIV. Isso aconteceu em 2007. Depois de 13 meses, a leucemia voltou para o corpo do paciente, que foi submetido a um novo transplante com células do mesmo doador. Com os transplantes, o vírus da Aids desapareceu do corpo do paciente. Quando o procedimento foi realizado, a expectativa era que o HIV voltasse a ser detectado à medida que o sistema imunológico (responsável pelo combate do corpo a infecções) se normalizasse – o tratamento contra leucemia afeta essa defesa do corpo. Entretanto, mais de três anos depois do primeiro transplante e vários meses após o fim do tratamento contra o câncer, o nível de CD4+ no paciente está normal e não há sinal do vírus.

Em um estudo divulgado na revista científica Blood, os cientistas dizem que os resultados “sugerem fortemente que o paciente foi curado”. Apesar da boa notícia, o procedimento não pode ser aplicado a todo mundo, diz Ricardo Sobhie Diaz, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O primeiro motivo é que as condições para o tratamento de Brown eram especiais: ele estava com leucemia, já teria de passar por um transplante de medula e produzia menos receptores CCR5. Diaz diz que se trata de algo arriscado.

– A mortalidade após um transplante de medula é muito alta. O paciente provavelmente não iria morrer pelo HIV, porque hoje há um tratamento efetivo contra ele, mas poderia morrer por causa da intervenção, do transplante para curar o vírus. Mas o médico reconhece que o experimento serve como um conceito que possa ser explorado pelos cientistas na busca pela cura da doença.

– Talvez possamos tentar nocautear os receptores nas células, mas isso não seria feito por meio de transplante.

Do R7, com agências internacionais

Atenção Ricardo, na Vilalta - Pergunta na Caixa postal...


Um leitor do Blog do Crato nos telefonou na manhã de hoje ( 14 ), e deixou recado na secretária eletrônica, dizendo que tinha uma pergunta importante para fazer, mas não fez. Era algo sobre a administração municipal, possivelmente uma reivindicação, pois sempre recebemos. Quero pedir à pessoa que ligou, ao Ricardo, na Vilalta, que escreva para o nosso e-mail e faça as perguntas que achar conveniente, que publicaremos aqui no Blog. Peço aos leitores que não ditem textos na secretária eletrônica, pois não há como transferir para o Blog, dá muito trabalho transcrever o material falado. O melhor meio ainda é enviar um E-mail. E o telefone, fica apenas para as noticias breves e os contatos, ok? Escrevam para o endereço abaixo. Ficamos no aguardo:

blogdocrato@hotmail.com

Dihelson Mendonça

ALCEU VALENÇA: Depois de uma década, o Crato Querubim - Por: Wilson Bernardo


Quem me conhece sabe muito bem o quanto eu estava radiante e principalmente porque iria realizar o meu sonho de fotografar o Pop do sertão. Muito marcou minha vida e marca ainda, todos sabem minha historia de bebedeiras clássicas ouvindo e curtindo o louco do agreste Pernambucano. Meu saudoso amigo e irmão de tantas viagens loucas, Erivam a qual já falecido que o diga, quantas loucuras fizemos pelo sertão Pernambucano adentro, em velocidade máxima em seu corcel II, vendendo confecções e eu como seu fiel escudeiro, curtindo lamentações. A ultima que fizemos antes de sua morte a quem muito eu devo por não ter cometido a loucura que todos esperavam, e ele me levou para Lagoa Grande, ao qual passamos quatro dias na beira do rio São Francisco na Fazenda Millano, foi os dias mais angustiantes de minha vida e os dias que eu mais bebi e chorei ouvindo o velho Alceu e ele se divertindo com minhas lamurias amorosas. Vida longa Alceu Valença e menos gastrite para novas bebedeiras do que ainda tem muito por vir.

Coração bobo,coração bola,a gente se ilude...Coração!

Pelas ruas que andei procurei,procurei te encontrar...

Ela virá no verão, com as chuvas de caju...

O ciume é a véspera do fracasso e o fracasso provoca o desamor
A solidão é fera a solidão devora...Como dois animais!
Na primeira manhã que eu te perdi,era tarde demais...Te amo Brasília.
Meu coração ta batendo como quem diz não tem jeito,batendo dentro do peito
Me segura se não eu caio,me segura se não eu caio...
Ladeiras ,ladeiras, eu tive um amor tão bonito naquela ladeira...Ladeira do Amparo meu querubim.
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

REIVINDICAÇÕES DA POPULAÇÃO DO CRATO - 15-12-2010



Image5

Trazemos as últimas reivindicações da população do Crato, que nos chegam quase que diariamente. Este quadro tem por objetivo formar uma ponte entre o que a população necessita, e aqueles que podem efetivamente, resolver os problemas. Nesta semana, o próprio prefeito Samuel Araripe esteve por aqui, no Blog do Crato, respondendo às perguntas dos internautas. Aproveito o ensejo para parabenizá-lo, nesta grande lição de democracia, e trazê-lo mais estas reivindicações, especialmente quando ele nos disse ontem, na Praça da Sé, que continuará atendendo os munícipes aqui no Blog, e tentando responder as perguntas, conforme seja possível.


Margébio em 12/12/2010

Bom dia, sou morador do Bairro Vilalta, e gostaria de que o governo municipal tomasse conhecimento de algumas ruas esburacadas. Próximo ao Rest. do Branco, existem ruas completamente esburacadas, atrapalhando o tráfego dos carros. Abraços

DIHELSON em 12/12/2010

Muito bem, Magerbio. Essa é a funçao do cidadão, reivindicar e mostrar quando há algo errado. Sou morador da Vilalta também, e peço ao Governo do Crato que possa REFAZER o Asfalto da AV. Presidente Kennedy, que está quase intransitável, devido aos recentes trabalhos de saneamento. O asfalto foi cortado e sei que haverão de consertar, mas ali é um trecho que está tão ruim, que só ficará bom mesmo, se a prefeitura REFIZER toda a ladeira, inclusive também da Av. Getúlio Vargas. Não refazer aquele asfalto, resultará apenas em algo paliativo, e isto não é possível em 2 vias de entrada do Crato, extremamente importantes para quem entra e sai da cidade, e que tem um tráfego imenso. Isso é ESSENCIAL !!!

ELIANI em 10/12/2010

ESPANTOSO ESTÁ A SITUAÇÃO DO NOSSO ENSINO PÚBLICO.VISITEI ALGUMAS ESCOLAS E FIQUEI PREOCUPADA COM A FALTA DE VONTADE DOS PROFESSORES. INSISTEM EM PASSAR ATIVIDADE DE CÓPIA NO QUADRO E QUEREM ALUNOS CRIATIVOSS E SE NÃO TIVER QUADRO NÃO DÁ.

cratense em 06/12/2010

fabrica da rejuntamix, já foi iniciada a construção desta obra na vila são bento?

Hermano Barreto em 06/12/2010

Gostaria de obter noticias do andamento da construção da imagem de nsa,sra,fatima em crato. acompanhado de depoimentos da comunidade e tambem do bispo dom fernando. precisamos manifestar apoio a esta obra, e não apenas esperar.temos que agir

Jorge em 01/12/2010

Fiquei triste pelo fechamento da escola São José, era medico do psf naquela região do Sitio São José, e vi o quanto as mães e pais ficaram abalados com isso. Espero que tomem providências sobre isso. Jorge Henrique

HUMBERTO em 28/11/2010

DESCOBRI ESTE MARAVILHOSO BLOG ATRAVÉS DE PESQUISA NO GOOGLE. SOU FILHO DO CRATO E RESIDO EM SÃO PAULO HÁ 30 ANOS! PARABÉNS A TODOS!

Júnior em 15/11/2010

Dihelson, tem notícias a respeito do concurso que estava sendo prometido para a pref do crato? Abraço

Maria Otilia em 10/11/2010

Agradecemos a SEINFRA, pelo pronto atendimento no que se refere ao conserto de um buraco na Rua Tristão Gonçalves, que poderia causar maiores danos aos pedrestes. Nosso muito obrigado.

Ana Maria em 06/11/2010

Está insuportável andar pela cidade do Crato. Só buraco. Acorda prefeito.

Janedson Bantim em 05/11/2010

Oi eu estou fazendo uma pequisa sobre todos os prefeitos do Crato desde 1764 até os dias de hoje, pra mim esta faltando varias fotos, e dados biograficos se alguem puder mim ajudar pelo e-mail: janedsonbantimbantim@yahoo.com.br - obrigado

Nailza em 04/11/2010

Acredito que você tem visto os moradores da C.Sucupira lavando as calcadas pq é passagem p seu trabalho, imagina ai as outras ruas????? cd os hidrômetros???

cratenses em 02/11/2010

Gostariamos que a saaec fiscalizasse as casa das ruas carolino sucupira e leandro bezerra,pois os moradores diariamente lavam calçadas, ruas e ate paredes... enquanto boa parte da população esta sem agua. Acredito que nao tenham hidrometro...

Eliana Felix em 29/10/2010

Convido a população em geral para visitarem a APAE de Crato Ceará, na intenção de todos conhecerem a pureza, a inocência das crianças que lá frequentam, visitei e fiquei fascinada com os trabalhos artisticos que eles produzem, aguardo visit

Antonio Dantas em 28/10/2010

Parabenizo a adminst. municipal e ao governo do estado pelo asfaltamento da estrada de acesso ao Distrito Estrela. moro em Ribeirão-PE mas sou daí e estou acompanhando tudo pela internet. parabéns mesmo.

CARLA QUESADA em 28/10/2010

SOU DE RONDONÓPOLIS, MT TAVA FAZENDO UM TRABALHO SOBRE PEQUI E ACHEI UM BLOG Q TEM A RADIO VIA INTERENT VCS ESTAO SUPER DE PARABÉNS COM A RÁDIO.. OBS. IMPORTANTE.. TENTEI ACHAR VIDEOS DE ALGUMAS MUSICAS NO YOUTUBE NAO TEM! DIVULGAÇÃO!!

Maria Otilia Moreira em 27/10/2010

Sugerimos ao DEMUTRAN, a organização do trânsito no que se refere a estacionamentos de carros em ruas estreitas. Veja o exemplo de Iguatu. Em Juazeiro.somente a partir das 18:00 pode ser feito descargas de mercadorias. Vamos melhorar!!!

Marília Pereira em 09/10/2010

Ao nobre Deputado Ely Aguiar: nós servidores do Judiciário cearense, principalmente nós Oficiais de Justiça, não esquecemos e não esqueceremos seu apoio na Assembléia. Sua reeleição é uma vitória de todos nós. Parabéns!

DIHELSON em 03/10/2010

Prezados Francisco Célio e Nailza, a Prefeitura do Crato já está tomando as providências no que concerne às novas lixeiras e o seu manuseio. Em breve, notícias sobre esse assunto no Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Abraços a Todos.

Francisco Célio em 02/10/2010

Ontem na Praça, percebí pessoas lanchando e jogando restos de sorvetes nas lixeiras e ai como vão ser lavadas?Alô Prefeitura!!!!!!

Nailza em 02/10/2010

Possuem algumas lixeiras que estão com resíduos líquidos com um fedor horrível, a prefeitura precisa urgentimente tomar iniciativa!

marcos pb-ce em 01/10/2010

oi, quero parabenizar o blog do crato pelas excelentes materias que expoem ao publico, sou de pedra branca e estou ligadao todos os dias no blog do crato, parabens a todos voçes e abraços caloroso a toda a galera do crato.

joaquim albuquerque em 30/09/2010

Ola amigos da minha cidade, estou sempre no blog do crato.Gostaria q vcs colocasem videos da cidade das coisas boa q acontecem na cidadeprincipalmente a rua onde eu morava, sagrada familia.Agredeço muito .Lembranças a tdos do meu cariri

hermanobarreto em 30/09/2010

gostaria de obter informações detalhadas da construção da imagem de nsa.sra.de fatima em crato. se possivel com fotos e entrevistas de autoridades. precisamos cobrar de alguem o avanço desta construção.

Marcos em 24/09/2010

Dihelson, Cadê a fiscalização da Sec. do Meio Ambiente que não fiscaliza mais as cadeiras dos bares em cima das calçadas??/??????

Nailza Gomes em 24/09/2010

Gostaria de Reinvidicar ao Demutran a reecolocação dos quebra molas das ruas que foram feitas as tubulações de água

Conjunto Palmeiral em 23/09/2010

Senhor secretario de Infra Estrutura do Crato, segundo informação do Dr. Samuel o senhor iria no conjunto palmeiral efetuar a medição e elaborar o projeto do calçamento, mas até agora nada de visita, é só promessa?

rumenik em 21/09/2010

A GRANDE NOTÍICIA DA CONSTRUÇÃO DO GINASIO OLIESPORTIVO A URCA,FOI ESPETCULAR.AGORA É BOM A COMUNIDADE ESTUDANTIL PENSAR NA FM UNIVERSITÁRIA, ANTES QUE AS CIDADES VIZINHAS PONHAM EM PRATICA.

Maria Otilia em 20/09/2010

Pedimos aos órgãos responsáveis pela infância e juventude, a fiscalização das novas casas de shous, bares, etc, que vendem bebidas alcóolicas a meninos e meninas. Vamos fazer um trabalho preventivo e educativo nestes espaços de lazer.

Janinha Brito em 13/09/2010

Parabéns ao Prefeito Samuel Araripe e a Sec. da Cultura do Crato na pessoa de Danielle Esmeraldo que juntos fazem um ÓTIMO trabalho pela cultura! Prestigiem no blog:http://culturacrato.blogspot.com

Yuri Lacerda em 13/09/2010

Dihelson, gostaria de fazer um comentário sobre a foto do dia (a vista por cima da Praça da Sé). É uma pena que a beleza que vemos por cima não encontramos por baixo dessas árvores, com as inúmeras barracas e lixos jogados ao chão.

Mensagens recebidas por E-mail, ou publicadas no Mural da Rede Blogs do Cariri. Quem quiser reivindicar, basta escrever no Mural do lado direito do Blog, ou enviar e-mail para: blogdocrato@hotmail.com

Aterro Sanitário da Região Metropolitana do Cariri

O vice-prefeito de Crato, Raimundo Bezerra Filho, iniciou ontem – por Curitiba, capital do Paraná – juntamente com técnicos da Secretaria das Cidades do Ceará e prefeitos da Região Metropolitana do Cariri–RMC, a Missão Técnica para conhecer os aterros sanitários, naquele estado. Ele viaja representando o prefeito Samuel Araripe, a convite do Governo do Estado que vai construir o aterro sanitário da RMC. Em Curitiba, a comitiva esteve na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) onde recebeu uma explanação sobre a gestão de lixo urbano (foto acima). Hoje a comitiva segue para a cidade de Cianorte para conhecer in loco o aterro sanitário daquele município, que serve de exemplo como solução para o problema do lixo em todo o Brasil.

Transnordestina: começam as obras no trecho Missão Velha-Pecém


Cid_e_LulaAs obras do trecho de 527 quilômetros de extensão da Ferrovia Transnordestina, que vai ligar o município de Missão Velha, no Cariri do Ceará, ao Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, começam a ser executadas. A assinatura dos três contratos de realização das obras de infraestrutura da Ferrovia foram assinados nesta segunda-feira (13), em solenidade com o presidente Lula e o governador Cid Gomes, em Missão Velha.

Antes da solenidade, o Presidente e sua comitiva, acompanhado do governador Cid, percorreram o trecho já concluído, do marco zero da Ferrovia, no município de Salgueiro, interior de Pernambuco, a Missão Velha. Com a implantação da Ferrovia, o investimento nessa região será de R$ 5 bilhões. No trecho cearense, serão gerados, a partir de agora, mais 7 mil novos postos de trabalho.

Durante a solenidade, Cid Gomes lembrou que Lula esteve há quatro anos no município iniciando um trabalho, resultado do compromisso que ele tem com as regiões mais pobres do Brasil. O Governador cearense destacou também que, através da parceria com o Governo Federal, estão sendo viabilizadas ações estruturantes no Ceará. “Há mais de 40 anos falamos em Transnordestina e foi o Lula que a colocou em prática", lembrou Cid.

Ainda no discurso, o Governador também destacou os programas sociais implantados no governo Lula e que estão mudando o perfil da população brasileira. Segundo Cid, a União está implantando a maior quantidade de universidades que o Brasil já viu e dobrando o número de escolas técnicas que todos os presidentes já fizeram. Cid Gomes também aproveitou para agradecer: "Muito obrigado pelo olhar que o senhor deu ao Nordeste e ao que o senhor ajudou e tem feito pelo Ceará. O senhor deixa o País em boas mãos e eu tenho certeza que a presidente eleita, Dilma, vai dar sequência a tudo que o senhor está fazendo", disse. Aos cearenses, Cid deixou a mensagem: "Estamos trabalhando para o Ceará ser um estado com gente melhor e mais qualidade de vida".

O presidente Lula iniciou o discurso em tom de despedida. "Hoje é a despedida de alguém que governou um país destinado ao fracasso. Mas nunca perceberam que na minha vida política nunca recebi nada de graça, cada vitória foi suada, mas eu vim predestinado a provar que um torneiro mecânico tinha capacidade de governar esse país mais do que a elite brasileira.", disse, ao concluir que com ele os brasileiros conheceram a paixão, emoção e o compromisso que faltava na política brasileira.

Lula lembrou que em 2003 havia assumido um compromisso da garantia de que o brasileiro pudesse tomar café-da-manhã, almoçar e jantar e isso já teria valido a pena ser Presidente da República. Depois, segundo ele, percebeu que o Governo Federal foi fazendo o necessário, para depois fazer o possível e por último o impossível. Com as colocações, o presidente Lula, afirmou que a pobreza está diminuindo no Brasil e que as grandes obras estruturantes estão virando realidade. "A Transposição das Águas do Rio São Francisco era desejo de D. Pedro II, em 1847, por conta dos graves problemas de seca no Nordeste, e precisou vir o Lulinha pra fazer", bricou. Ele avisou que o Canal do São Francisco será inaugurado em 2012 e vai beneficiar mais de 12 milhões de brasileiros.

No Ceará, o presidente afirmou que pretende voltar até o fim do seu mandato para lançar a pedra fundamental da Refinaria de Petróleo, que a Petrobras está implantando com 300 mil barris de petróleo. "Há 30 anos que a Petrobras não fazia uma refinaria no Brasil. Quem não podia fazer uma, tá fazendo cinco", comemorou. E acrescentou: "Tudo isso pra gente provar que a arte de governar é a arte de planejar, e a arte de planejar é a arte de assumir compromissos, com prioridades", explicou. Para finalizar, Lula resumiu: "Não era justo que o Nordeste continuasse sendo tratado como a escória desse País. Nunca quis tirar nada de ninguém, a gente quer apenas ter o mesmo direito do resto do País. Queremos que o Nordeste, o Norte, o Centro-Oeste, o Sul e o Sudeste sejam tratados igalmente pelo Governo Federal". E brincou: "Quem vai estar aqui eu não sei, mas nós vamos estar juntos em Missão Velha inaugurando essa Ferrovia", despediu-se.

O diretor geral de transportes do Governo Federal, Bernardo Figueiredo, considerou a Transnordestina como símbolo das mudanças realizadas no sistema ferroviário brasileiro. "A Transnordestina vai ligar o Nordeste do Brasil ao sistema ferroviário nacional", avalia. Figueiredo adiantou que já está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a ligação da Transnordestina com a Ferrovia Norte Sul.

O presidente da Transnordestina, Tufi Daher, destacou que a ferrovia vai possibilitar ao Ceará importar e exportar toda sua produção, e que será um marco para os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Tufi disse também que o empenho e a dedicação do presidente Lula para tirar o projeto do papel foram decisivos. " O presidente Lula participou de mais de 40 reuniões empenhado em tirar a transnordestina do papel, para podermos estar cumprindo uma promessa de que ele andaria nos trilhos da Transnordestina. Emocionado, Tufi disse ao Presidente: “Pode ter certeza que nós concluiremos essa Transordestina relembrando cada momento que passamos com o senhor" disse.

O prefeito de Missão Velha, Washington Luis, agradeceu as parcerias e comemorou a oportunidade de desenvolvimento do município. "Estamos trabalhando com as parcerias dos governos federal e estadual para transformar Missão Velha em um canteiro de obras", comemorou.

As construtoras responsáveis pelos trechos do Ceará são: Odebrecht, Galvão e Andrade Gutierrez. Participaram também da solenidade o ministro da Integração Nacional, João Santana; o senador Inácio Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho; os deputados federais Eunício Oliveira e José Pimentel, deputados estaduais e prefeitos.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


FARIAS BRITO – CEARÁ:

Fuga de preso

Por volta das 19h00min, o detento da cadeia publica de Farias Brito, Antonio Nildo Amorim, vulgo ”GR”, que responde por crime de furto fugiu escalando a parede do muro daquela casa de detenção. No momento da fuga ”GR”, se encontrava no pátio interno da cadeia, fazendo a distribuição das refeições aos demais detentos. O policiamento local só tomou conhecimento do fato, quando o carcereiro percebeu e informou a guarnição militar responsável pela segurança no presídio, que diligenciou no intuito de recaptura o infrator, mas não obteve.

NOVA OLINDA – CEARÁ:

Morte por suicídio.

Em Nova Olinda, a agricultora Maria Ferreira da Silva, viúva, 63 anos, morreu vítima de suicídio no interior de sua residente na Rua Professora Nana nº167, centro, daquela cidade. Ela ainda foi encontrada com vida por familiares enforcada com um punho de rede que a socorreram, mas em razão da gravidade da lesão a mesma veio à óbito. A polícia militar foi comunicada do ocorrido e deslocou ao local onde fez o isolamento da área até a chegada da perícia florense que transladou o corpo para necropsia no PEFOCE regional do cariri em Juazeiro do Norte para posterior liberação para sepultamento.

SANTANA DO CARIRI – CEARÁ:

Prisão por posse ilegal de arma de fogo

No sítio Anjinhos, zona rural de Santana do Cariri, ontem, por volta do meio-dia, a polícia militar prendeu sob acusação de posse ilegal de arma de fogo, o agricultor José Firmino da Silva, vulgo Zequinha, 67 anos, morador do local. A prisão se deu após denuncias anônimas chegadas a polícia de que o acusado possuía armas de fogo em sua residencia onde foi apreendido um revolver calibre 38 e uma espingarda calibre 32. Zequinha juntamente com as armas foi apresentado na delegacia de polícia civil local para adoção dos devidos procedimentos.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Capotamento de veículo

O capotamento de um Fiat Uno Way Econ, de cor cinza, ano 2010/2011, de placas NUX-3183-CE, ocorrido por volta das 15h30min, de ontem (13), no Sitio Riachão, distrito de Juazeiro do Norte deixou o motorista preso as ferragens. O carro era guiado por José Aleixo Feitosa, mais conhecido por Nilson, 31 anos, residente bairro Santo Antonio em Caririaçu. Ele trafegava sentido Caririaçu/Juazeiro do Norte, quando perdeu o controle do veiculo que capotou. O mesmo sofreu uma pancada na cabeça e lesão no lado esquerdo do tórax e foi socorrido inconsciente pelo GSU do Corpo de Bombeiros para um dos hospitais da cidade de Barbalha.

Prisões por determinação da justiça e posse ilegal de arma de fogo

Ontem, por volta das 10h30, no cruzamento da Rua Jaime Dorcy com Rua Todos os Santos, bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, durante uma abordagem policial realizada pela composição da RD 1228, soldados PMS Rommel, Mayron e Leandro, foi preso o comerciante Francisco Ferreira da Silva, 26 anos conhecido pelo nome de “Francisquinho”, residente na Rua José de Alencar, 1576, bairro João Cabral. Segundo a polícia foi constatado haver desfavor do mesmo, um Mandado de Prisão Judicial da Comarca de Juazeiro do Norte-CE, artigo 14 da Lei 10826/2003, de 08/09/2004, prisão preventiva. Ele foi conduzido para a 20ª DRPC, apresentado a autoridade policial para adoção dos procedimentos pertinentes

Por volta das 14h40, na Rua São Pedro, próximo a Igreja Universal, bairro Santa Salesianos, o serviço de Inteligência do 2º BPM prendeu Anderson David Silva Cavalache, 21 anos, residente no bairro Antonio Vieira, por força de um mandado judicial expedido pelo Exmº Juiz de direito Ademar da Silva Lima, titular da 1ª Vara de Juazeiro do Norte, por infração ao Artigo 157 do CPB.

De acordo com a polícia indagado pelos PMS Anderson acusou Joedson Sales Feitosa, 23 anos, residente na rua Rui Barbosa, 1785, bairro Timbaúbas, de ser o autor de vários assaltos na cidade de Juazeiro. Os policiais se deslocaram até a residencia do Joedson onde apreendeu um pistola marca Taurus calibre 380, de nº 36872, capacidade e um carregador com 10 (dez) cartuchos intactos e uma moto Honda Titan KS, ano 2007, cor azul, placa HYY-8224-CE, a qual estava sendo utilizada para roubos.

Ao sair do local os militares abordou uma moto Honda Fan KS 125, de cor vermelha, ano 2009, a qual estava sendo conduzida por Francisco Gomes Vidal, 51 anos, residente na rua na rua 04, Conj. Coabi 03, Jucas-CE, sendo verificado junto ao sistema, onde constava um mandado de prisão em aberto em desfavor deste por infração ao Artigo 157 do CPP, sendo ele preso e juntamente com os outros acusados, conduzidos à 20ª DRPC, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Já por volta da 01h, na rua Arnóbio Barcelar Caneca, 769, bairro Lagoa Seca,. Arnaldo Almeida de Souza, 39 anos, residente na rua Emanuel Miguel dos Santos, 239, Lagoa Seca, foi abordado pela polícia quando conduzia uma moto Honda Bros de cor preta de placa HXV-5143, com ele foi apreendido um revolver calibre 38, nº IJ 26431, oxidado especial, cabo de madeira, marca Taurus capacidade para 05(cinco) tiros com 05(cinco) cartuchos intactos. Arnaldo foi conduzido a 20ª DRPC onde foi lavrado o Inquérito nº 488-971/10 do artigo 16 da Lei 10.826/2003

IGUATU - CEARÁ

Colisão envolvendo moto e caminhão mata auxiliar de serviços gerais

A polícia de Iguatu registrou, por volta das 10h00min, de ontem (13), um acidente trânsito, nas proximidades do bairro Cocobó, na CE-060, que vitimou fatalmente Ronaldo Cézar Duarte Araújo, 37 anos, solteiro, auxiliar de serviços gerais, que residia na Vila Cajazeiras, naquela cidade. Ele guiava uma motocicleta HONDA FAN 150cc, cor vermelha, ano 2009, placa NRC-3317, quando, segundo informações de populares repassadas a polícia, trafegava na contra mão, vindo a colidir de frente com um caminhão VW-24.250, cor cinza, ano 2009, placa NQS-9099, dirigido pelo caminhoneiro, Francisco Expedito Dos Santos, 43 anos, casado, residente em Juazeiro do Norte-CE. Logo em seguida a vítima foi socorrida pelo resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o hospital local, onde não resistindo os ferimentos, veio a óbito.\

CRATO – CEARÁ:
Plantão policial sem alteração nas últimas 24 horas.

Em Crato, segundo informações colhidas junto ao operador de plantão na CIOPS – Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança da 5ª Cia do 2º BPM, nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada nas últimas 24 horas.

SALGUEIRO – PERNAMBUCO:

Acusados de assalto a banco no ceará são presos em operação policial

Através de mandado de prisão expedido pela comarca de Fortaleza - CE, policiais da Operação Malhas da Lei juntamente com a Policia Civil de Fortaleza, desencadearam diligências e prenderam dois elementos perigosos e acusados de assalto a banco no estado do Ceará. Segundo a polícia, por volta das 10h30min da manhã de quinta-feira (08/12/10) a equipe prendeu em Salgueiro Edson de Souza Vieira e momentos depois prendeu em Cabrobó o indivíduo Cícero Francisco da Silva. Após a prisão os mesmos foram recambiados para a capital do Estado do Ceará (Fortaleza). (BO nº 1699/10)

CABROBÓ – PERNAMBUCO:

Estelionato, três pessoas são presas aplicando golpes na feira livre

Segundo informações policiais os estelionatários Francisca de Souza Delfino de 54 anos, Irinaldo Souza Delfino de 32 e Damião Alves da Silva de 42 anos, todos naturais e residentes em Patos - PB praticavam diversos golpes em várias cidades. Os acusados de posse de um veículo tipo Chevette, equipado com sistema de som, propagavam ao público mediante gravação de CD, geralmente em feiras públicas, suposta doença da primeira acusada, que dizia necessitar de intervenção cirúrgica de alto custo e recolhiam patrocínios. Quando por volta das 11h40min de sábado (11/12/10), o efetivo do Moto Patrulhamento de Trânsito recebeu a denúncia e se deslocou até a feira livre de Cabrobó – PE, confirmando o estelionato, onde a Sra. Francisca de Souza aparecia às pessoas com diversas partes do corpo envoltas em gases. Com o grupo foi encontrada a quantia de R$ 2.303,65 (dois mil, trezentos e três reais, e sessenta e cinco centavos), sendo todos conduzidos à DPC de local para as providências cabíveis. (BO nº 1260/10)

PM apreende droga escondida em frasco de xampu na cadeia pública

A apreensão da droga aconteceu por volta das 13h30min de ontem (13/12/10) no interior da Cadeia Pública de Cabrobó – PE durante o recebimento das refeições dos detentos daquele estabelecimento prisional. Quando os policiais ao realizarem uma vistoria minuciosa em um frasco de xampu, encontraram dentro do recipiente 03 (três) pedras de crack. O material foi entregue por um menor não identificado, que apenas entregou os objetos e tomou destino, como também não foi possível saber para qual detento a droga seria destinada. A droga foi entregue na DPC local para adoção das medidas legais, conforme B.O nº 1284/2010. (BO nº 1284/10)

SERRITA – PERNAMBUCO:

Lei Maria da Penha, mulher é agredida pelo companheiro

O fato ocorreu por volta das 15h00min de ontem (13/12/10) na Travessa Laiva Jerônimo no Conjunto Habitacional em Serrita – PE. Quando a vítima Maria Aparecida da Conceição, 33 anos, compareceu a Sede da 3ª COM e prestou queixa que havia sofrido agressões físicas por parte do próprio companheiro José Orlando Martins Jerônimo, 40 anos. A GT-01 da PM foi até o local do ocorrido e conduziu ambas as partes a DPC local. (BO nº 1741/10)

PETROLINA – PERNAMBUCO:

Mecânico de 35 anos é morto a tiros

Um mecânico de 35 anos foi assassinado a tiros na madrugada de sexta-feira (10/12/10), na Rua 26 do Bairro Pedro Raimundo em Petrolina. Segundo a polícia militar a vítima José Pedro Silva Bernardo de 35 anos, que residia no local onde foi morto, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo por elementos ainda não identificados. Populares informaram na noite anterior ouviram disparos de arma de fogo e que pela manhã, foi encontrada a vítima caída ao chão já sem vida. O corpo foi removido até o IML por uma equipe do IC, sendo o caso registrado na delegacia. Até o momento o autor do crime não foi identificado. (BO nº 4251/10)

Operação policial realizada pelo gati resultou na prisão de 07 pessoas apreensão de 13 armas de fogo

A GE 26142 do GATI do 5º BPM deu cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pelo Dr. Edilson Rodrigues Moura - Juiz de Direito de Petrolina – PE, onde se dirigiu até o interior do município (zona rural) e depois de realizadas buscas nas propriedades dos imputados Leonardo Nascimento Santos, 40 anos, trabalhador rural; José Roberto de Souza, 36 anos, trabalhador rural; Afonso João dos Santos, 39 anos, comerciante; Manoel André da Silva, 40 anos, trabalhador rural; Nilton Alves do Bonfim, 26 anos, trabalhador rural; Robson de Sá Santos, 36 anos, trabalhador rural e Antônio Francisco da Silva, 45 anos, trabalhador rural. Sendo encontradas armas de fogo sem registro, caracterizando posse ilegal de arma. Nas respectivas propriedades dos acusados acima mencionados foram apreendidas 13 (treze) armas no total, sendo 05 (cinco) espingardas tipo soca-soca, 02 (duas) espingardas calibre 12, 01 (uma) espingarda calibre 36, 01 (uma) espingarda calibre 40, 01 (um) Rifle calibre 38 de fabricação caseira, 03 (três) revólveres, sendo 02 (dois) calibre 38 e 01 (um) calibre 32, além de farta munição, espoletas e pólvora, os acusados foram conduzidos para a 1ª DPC em Petrolina para adoção das medidas legais. (BO nº 4288/10)

ARARIPINA – PERNAMBUCO:

Ônibus de passageiros é atingido por disparo de arma de fogo

Um ônibus da empresa Auto Viação Progresso que havia saído de Araripina por volta das 22h00min de domingo (12/12/10) foi atingido por um disparo de arma de fogo cerca de 20 minutos depois na BR-316, região do Distrito do Morais naquele município. Segundo informações do motorista Givaldo Lopes Amorim de 41 anos, casado, residente em Garanhuns, o qual conduzia o ônibus no sentido Araripina à Trindade e nas imediações do Distrito do Morais o veículo foi atingido com um disparo de arma de fogo. Fato ocorrido no momento em que passavam por ônibus quatro elementos em duas motocicletas, os quais ele supostamente acha que foram os responsáveis pelo disparo, que perfurou o vidro lateral esquerdo, estilhaçando-o. O motorista relatou também na delegacia que não foi possível identificar as placas das motocicletas. O caso foi registrado na DP de Araripina. (BO nº 0299/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

DOCE NATAL:Uma Fábrica de Sonhos Que é Uma Realidade-Por Wilson Bernardo.

O sonho de Mônica Araripe nos mostra que o impossível será sempre uma realidade quando você idealiza e planeja com as emoções, uma realidade possível, dentro dos princípios da razão.O Doce Natal é para Mônica uma proximidade cristã entre todos os seres humanos independente de cores, raça, e questões politicas. O Natal é bem superior a qualquer interesse seja ele pessoal ou politico, coletivo. As ações tem que ser determinadas pelo coração e o espírito natalino, que nos aproxima cada vez mais, seres cristãos na sua essência primordial, que é ajudar os mais humildes de espíritos e bens comuns. Juntos venceremos uma barreira que é a intolerância, com afetos e humanização dos homens bons de espíritos e benevolências.

Mônica Araripe e o Pref.Samuel Araripe declaram abertos os festejos natalinos na cidade do Crato.
Teatro e muitos sonhos reais na esperança de dias melhores

Papai Noel festeja com o Prefeito Samuel as chaves do coração natalino
A cidade do Crato, esta de coração aberto ao espírito natalino de um Doce Natal para todos
Um sonho que espera pelo futuro de nossas crianças
Sonhos de fadas e duendes,na realidade de um natal de paz e alegria
A fábrica de sonhos,os sonhos de cada criança realizados com afetos e amores
Dormir e acordar com a certeza de que a vida é o maior presente de Deus
Papai Noel será sempre parte de um imaginário, na construção de futuros cidadãos de bens
Uma reflexão para o mundo das drogas,que venceremos com a fé dos sonhos de crianças
O Menino agraciado pelas mãos divinas do Espírito Santo...Uma renovação de vida plena.
Mônica Araripe e sua verdadeira fábrica de sonhos,um mundo entregue as crianças
Detalhes do Cartaz do Doce Natal...Um sorriso pode derrotar as intolerâncias.
O publico atento a encenação belíssima do Doce Natal na Praça da Sé.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Bom Dia ! - As notícias se estendem à Página 2 e 3 do Blog


leia as notícias na página 2 e 3...

Bom dia, meus prezados leitores, escritores e colaboradores do Blog do Crato. Como muitos devem saber, existe uma limitação da quantidade de postagens na primeira página do Blog, e hoje peço a vocês que visitem sempre a segunda e terceira páginas, clicando no ícone "OUTRAS NOTÍCIAS", lá no final do Blog. Na página principal há tantas reportagens com fotos, que sobrou pouco espaço para mais alguma coisa, o que empurrou os textos para a segunda pagina. Portanto, peço aos nossos leitores que vejam tambem as outras páginas e não se detenham apenas na primeira.

Noite de Chuva

Mais uma noite de chuva aqui em Crato. Segundo especialistas, isto não vai durar muito, mas de qualquer forma, já serviu para aliviar o imenso calor que tínhamos nos últimos dias. No momento, 14:00, temperatura de 29.8 graus na Vilalta. Umidade Relativa do Ar, 65%. Sol com muitas núvens. A previsão para hoje segundo o site climatempo, é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Tenham um bom dia!

Dihelson Mendonça


CRATO - Notícias do Dia 14 de Dezembro de 2010


11ª Reunião Ordinária do COMDEMA de Crato acontece hoje

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e também Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros e sociedade civil para estarem presentes na 11a Reunião Ordinária do ano de 2010, que acontece hoje, às 8 horas 30 minutos, na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato. Na ocasião será realizada a exposição do Prêmio EcoPET 2010 feita pelo presidente da Associação dos Agentes Recicladores do Crato – AARC, José Barbosa de Sousa. Em seguida haverá a Apresentação do Relatório das Atividades do Ano de 2010 finalizando com a Confraternização de Encerramento das Atividades anuais.

Doce Natal 2010 prossegue com a Doce Ciranda nos bairros e o Doce Cinema

O Governo do Crato realizou no ultimo domingo, 12, a abertura oficial do Doce Natal 2010 na Praça da Sé. Com apresentação de bandas infantis, musical natalino, chagada do Papai Noel e show pirotécnico. Desde o dia 3 desse mês o Doce Natal vem disponibilizando ações de solidariedade e carinho no município do Crato. Durante essa semana serão realizadas atividades nos bairros Seminário e Batateira com apresentações culturais, a Doce Ciranda dos bairros, as tardes e noites e no Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA acontecerá exibição de filmes infantis, o Doce Cinema, a partir das 17 horas. A programação completa da 6ª. edição do Doce Natal está disponível no site da Prefeitura Municipal do Crato. www.crato.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30