xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 dezembro 2010

Leia o Blog do Crato e saiba o que acontece no Crato e no Cariri !


Existe muita desinformação e disse-me-disse na internet. Chega de boatos e achismos quando o assunto é o Crato! Quando você quer conhecer mesmo a realidade dos fatos, sem sofisma nem fantasia; Quando você precisa saber das últimas novidades, o seu lugar é no BLOG DO CRATO. Pioneiro na região, há 5 anos no ar, trazendo as últimas notícias do Crato e do Cariri. Comemorando 150.000 acessos de páginas ao mês. Qualidade e Credibilidade no trato da informação, trazida por um grupo de pessoas idôneas que por uma história de vida, relatam os fatos e o que é notícia no dia-a-dia da nossa cidade.

Dentre nossos Redatores de Notícias:

- Prof. Armando Rafael

- Prof. Carlos Rafael
- Radialista Antonio Vicelmo
- Jornalista Elizângela Santos

- Repórter J. Lopes
- Repórter Fotográfico Wilson Bernardo
- Repórter Dihelson Mendonça

- Radialista Beto Fernandes
- Educadora Maria Otília
- Fotógrafo Pachelly Jamacaru
- Prof. Arimatéa dos Santos

- Antonio Morais ( Escritor )
- Carlos E. Esmeraldo ( Escritor )
- Arquiteto e Prof. José Sales
- Dentre muitos outros...

Dentre nossos Colaboradores nas diversas áreas do conhecimento estão:

- Claude Bloc, Aglézio de Brito, Carlos Eduardo Esmeraldo, Magali Esmeraldo, Mônica Araripe, Alessandra Bandeira, Edilma Rocha, Alexandre Lucas, Luiz Domingos de Luna, Luiz Wellington, Janinha Brito, Cacá Araújo, e muitos outros...

Participe você também do BLOG DO CRATO - Há 5 Anos, o Crato na Internet. Mais de 16.000 artigos. Rádio Chapada do Araripe 24hs no ar. Mais de 5.000 fotos. 150.000 acessos por mês. Levando qualidade na Informação.

MENSAGEM PARA UMA BOA REFLEXÃO -Por Maria Otilia

Neste mundo da globallização, do capitalismo exacerbado, a maioria das pessoas conjugam mais o verbo "ter" do que "ser". Buscam mais o seu bem está próprio do que o bem comum de todos os que estão a sua volta. Posto aqui um texto para uma reflexão sobre a importância do cuidar do outro. De querer bem, de amar , de sentir-se indignado com a injustiça, da preocupação com os menos favorecidos.

A Ratoeira

Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali.
Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira.
Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos:
"Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa."
A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:
"Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda."
O rato foi até o porco e disse a ele:
"Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira."
"Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces."
O rato dirigiu-se então à vaca. Ela disse:
"O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!"
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa.
A cobra picou a mulher.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e muitas Pessoas vieram visitá-la.
Muita gente veio vê-la o fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.


Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.

Autor desconhecido.

Postado por Maria Otilia

www.pachellyjcomercial.blogspot.com : O NOVO BLOG DE Pachelly Jamacaru

Trago a conhecimento que estou comercializando minhas fotografias em ampliações a razão de 1m x 60 cm, bem como outros tamanhos e opções, verticais e horizontais.



O trabalho recebe molduras muito decorativas e as fotos, tratamentos especiais, texturizados, com brilho, que lembram uma tela de pintura com leves relevos.
São ideais para decoração de Hotéis, Clínicas, ambientes de trabalho, casas ou qualquer outra repartição.



Tenha personalidade e não permita que paisagens alheias, “muitas delas européias”, decorem o seu lar, ou seu espaço. O Ceará e o Cariri são celeiros de ricas e belíssimas imagens das quais deveríamos nos orgulhar.



No momento disponibilizo: Uma paisagem da Floresta do Araripe, A flor do Pequí, capturada em todo seu esplendor! A Cascata, a flor do Visgueiro.

80cm x 52cm


Mas, qualquer foto do meu acervo, e olha que são muitas com temáticas variadas, sob encomenda poderá ser ampliada em tamanhos diversos, para paredes, birot, calendários, louças, tecidos, etc. etc.

Entre em contato apelo email: pjamaca@bol.com.br
Conheça meu novo Blog: www.pachellyjcomercial.blogspot.com/ e veja outras opções!

Tenha orgulho da terra em que nasceu ou adotou!

FOTOS PROTEGIDAS
pela Lei dos Direitos Autorias.
Expressamente proibida reprodução
Pachelly Jamacaru

Lula e Cid assinam nesta segunda-feira ordem de serviço para trechos da Transnordestina em Missão Velha


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Cid Gomes assinam nesta segunda-feira (13), no Marco Zero, em Missão Velha, no Cariri, a contratação dos lotes 2 a 11 do trecho Missão Velha-Pecém da Ferrovia Transnordestina. A Ferrovia terá na sua totalidade 1.728 quilômetros ligando o interior do Piauí, na cidade de Eliseu Martins, aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.

No Ceará, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos ( Metrofor) é responsável pela desapropriação da faixa de domínio da ferrovia de 526,57 quilômetros entre Missão Velha e o Porto do Pecém. Atualmente, já foi realizada a imissão de posse, última etapa do processo de desapropriação, e liberação da faixa de domínio em 192 quilômetros. Foram desapropriadas nesse trecho 528 propriedades e já desembolsados R$ 4.454.386,94 nesse processo.

Segundo o assessor técnico da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Sérgio Azevedo, a previsão é que em janeiro de 2011, seja feita a imissão de posse em mais 54,2 quilômetros e, até março, de mais 83,5 quilômetros. O processo de desapropriação no Ceará deve ser concluído até o fim de 2011. A construção da Transnordestina permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste – Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE).

Fonte: Governo do Estado

Foguete de médio porte é lançado em Alcântara


Foguete alcançou 241,9 km de altura e levou experimentos de universidades. Lançamento ocorreu no início da tarde deste domingo (12). Um foguete de médio porte foi lançado ao ar neste domingo (12), com sucesso, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O lançamento, realizado às 12h35 (13h30 no horário de Brasília) ,faz parte do programa de lançamentos de foguetes de sondagem, coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Desenvolvido por técnicos brasileiros, o foguete VSB-30 foi projetado para ter uma autonomia de voo de 250 quilômetros e carregar até 400 quilos.

Segundo a assessoria do CLA, o foguete brasileiro atingiu uma altura máxima de 241,9 quilômetros. O foguete levou dez experimentos de universidades, institutos de pesquisas e alunos do ensino fundamental que integram os programas desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para serem submetidos a testes no ambiente de microgravidade (valores de gravidade próximos de zero), que se encontra a partir dos 100 quilômetros de altura. Os experimentos são nas áreas de bioquímica, ciências de materiais, ciências térmicas, genética e posicionamento global.

Por volta das 15 horas (de Brasília), depois do sucesso de lançamento e retorno do VSB-30 à Terra, foi iniciado o processo de recuperação da carga útil do foguete. Ou seja, os dez experimentos que foram submetidos ao ambiente de microgravidade caíram no mar e estão sendo resgatados numa operação que envolve helicópteros da Aeronáutica. De acordo com a assessoria de imprensa do CLA, por ter experimentos, a carga útil do foguete não pode ficar no mar. Os resultados sobre como se comportaram os experimentos no ambiente de microgravidade serão conhecidos posteriormente. Sala de controle do Centro de Lançamento de Alcântara, de onde foi lançado o fogueteSala de controle do Centro de Lançamento de Alcântara, de onde foi lançado o foguete (Foto: Divulgação/Centro de Lançamento de Alcântara)


Fonte: G1 e AE ( Agência Estado )

Pacto pela cultura no Estado do Ceará - Por: Janinha Brito


Caros amigos,

Segue abaixo-assinado à sociedade em geral a respeito do PACTO PELA CULTURA NO ESTADO DO CEARÁ. O Documento é resultado de dois Fóruns Gerais das Linguagens Artísticas do Ceará, que contou com artistas e representantes das suas entidades mais diversas. Nele, há a posição de um consenso da classe artística cearense a respeito das políticas culturais a serem produzidas pelo Governo do Estado em seu próximo mandato, prestes a iniciar. Buscamos o mais amplo apoio ao documento, a fim de que ele seja discutido em audiência pública com o governador reeleito, Cid Gomes, a classe artística do Ceará e a sociedade civil. Leiam o manifesto dos artistas cearenses, apoiem com suas assinaturas e divulguem! O Pacto será entregue ao governador no próximo dia 15 de dezembro.

VAMOS JUNTOS E FORTES EM FAVOR DE UMA GUINADA NA CULTURA DE NOSSO ESTADO! SEGUE LINK DO ABAIXO ASSINADO:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4485

LEIAM, ASSINEM E DIVULGUEM!!
É de extrema importância que todos os artistas da cidade divulguem e assinem o pacto abaixo. Qualquer pessoa pode assinar, inclusive simpatizantes da arte.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4485
ps: para saber mais, leia a mensagem abaixo.

abraço a todos,
Marcos Paulo Leão
Músico e Compositor
http://cearaautoralcriativo.blogspot.com/
http://www.myspace.com/4decada
Fórum Cearense das Linguagens Artísticas (contato: 86818545).
Fonte:http://musicadoceara.blogspot.com/

Niemeyer comemora aniversário de 103 anos em Niterói - Postado por José Sales


Os 103 Anos de Niemeyer


O homenageado já confirmou presença e trará a família e amigos. Lula, a presidente eleita Dilma Rousseff, governador Sérgio Cabral, ministros, também foram convidados Niterói fará uma grande festa na próxima quarta-feira para comemorar os 103 anos do arquiteto Oscar Niemeyer. A recepção será no novo prédio da fundação que leva seu nome. O edifício será inaugurado durante o evento. O homenageado já confirmou presença e trará a família e amigos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, ministros, deputados e secretários foram convidados. Na ocasião, será distribuída a nova edição da revista “Nosso Caminho”, dirigida pelo aniversariante. Uma orquestra poderá animar os participantes. Para o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Selmo Treiger, é uma honra para a cidade ter uma comemoração histórica como esta. “Quando falamos para o Niemeyer que entregaríamos a construção em dezembro, ele quis comemorar seu aniversário no local. Para nós, é uma honra, pois esta é uma grande honra concedida pelo maior arquiteto do planeta”, disse. O grupo também está concluindo as reformas do Teatro Popular e do Memorial Roberto Silveira para que voltem a receber visitantes quando a fundação abrir as portas. Porém, ainda não há uma data prevista para que isso ocorra. O prédio da fundação faz parte do conjunto arquitetônico do Caminho Niemeyer, que abrange o território da Ponta da Areia até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, além da Estação de Charitas – todos projetos do artista. A área tem cerca de 72 mil metros quadrados. Treiger afirmou que os equipamentos urbanos ajudarão a revitalizar a região do Centro e proporcionarão muitas alegrias aos niteroienses. Outros benefícios seriam a vinda de turistas, o aquecimento da economia, o aumento na oferta de empregos e a melhora na qualidade de vida dos moradores da cidade. “Este equipamento é um exemplo de que a parceria entre os governos municipal, estadual e federal e a iniciativa privada pode dar muito certo”, declara Selmo Treiger. Quanto às constantes críticas de que a cidade deveria parar de investir no complexo e priorizar a recuperação pós-chuva, Treiger ressalta que as verbas destinadas para investimento no turismo da cidade não podem ser destinadas para outros empreendimentos do município. “As pessoas têm que entender que esta é uma verba carimbada e temos que utilizá-la para o turismo. Se não fizermos isso, perderemos. Temos que aproveitar a oportunidade”, pontua. Estrutura – A futura sede da Fundação Oscar Niemeyer, que atualmente funciona no Rio de Janeiro, guardará um acervo com diversas obras do arquiteto. São esculturas, projetos, maquetes, entre outros trabalhos, realizados por Niemeyer durante quase 70 anos de dedicação à profissão.

Fonte: FNA

Postado por José Sales

FALÊNCIA DE ÓRGÃOS - Por: Claude Bloc


Up!

Hoje vim aqui fugindo do contexto da poesia para contar um fato que deve servir de alerta aos usuários de veículos desavisados.

Nem sempre se sabe o porquê de um silêncio. Vou explicar o meu.

Estando eu ontem à noite com amigos na cidade de Aquiraz com o objetivo de entregar uma encomenda a um técnico em eletrônica, ao tentar atravessar a Rua Santos Dumont nessa cidade, o veículo que me conduzia foi colhido lateralmente por uma moto. O rapaz da moto devia ter uns 18 anos e dirigia numa velocidade bastante acelerada - como a maioria dos jovens “motoqueiros” gostam de fazer - e desviando de sua mão, não teve tempo de frear e ocasionou uma ruidosa colisão. O rapaz (da moto), apesar do choque, sofreu apenas um leve corte na testa e um arranhão na mão (graças a Deus). Inicialmente quis que a razão fosse sua, como a grande maioria dos que dirigem esse tipo de veículo fazem, mas sabia que a falha fora dele, pois avançara uma preferencial. O carro onde eu estava com pessoas amigas ficou bastante amassado nas portas do lado do motorista, mas ninguém teve um arranhão sequer (graças a Deus) apesar dos estilhaços de vidro.

Bom, mas porque eu estou relatando isto? Porque, minha gente, fiquei estarrecida com a falta total de atendimento do DETRAN, da Perícia, do Fone 190, das Unidades móveis etc etc e demais órgãos que deveriam estar atendendo e socorrendo as vítimas de acidentes de trânsito.

Não fora o serviço RONDA, os passageiros do veículo onde eu estava poderiam ter sido até linchados, agredidos ou coisa assim, porque o veículo menor sempre causa dó e pena aos transeuntes, mesmo quando culpado. Num minuto apareceu um enxame de gente sabe-se lá de onde a fim de ver se podia se aproveitar da situação (e, quem sabe) roubar alguma coisa. O motociclista ao se levantar, ainda meio zonzo, foi saqueado. Um dos capacetes que conduzia em sua moto simplesmente sumiu e ao redor do carro, ficaram uns urubus esperando alguma chance para meter as mãos pelas janelas já sem vidro e ver se tinham chance de pescar alguma coisa. Sabe como é, numa hora destas a gente fica nervoso/a e muitas vezes desatentos/as e assim essa gente se aproveita.

Mas o que me impressionou realmente foi a falta de socorro. Ligou-se pro 190 e mandaram ligar para um número que seria da Perícia. Como o sinistro ocorreu em Aquiraz, nesse número disseram que não poderiam nos atender pelo fato de essa cidade não estar sob sua jurisdição, mesmo se fosse caso fatal, pois aí teríamos que ligar pro “rabecão”.

E assim começou o ping-pong. Cada um mandando a gente ligar pro outro e o outro pro “um”. Não haveria realmente nenhum dos órgãos que se destacasse para o local do acidente. Nem a delegacia da cidade, onde se pretendia fazer pelo menos um Boletim de Ocorrência (BO) estava funcionando, pois o fato ocorreu em torno das 21 horas e a delegacia dessa cidade não funciona em regime de plantão.

O RONDA também tentou acionar alguma unidade móvel do DETRAN para periciar o acidente, mas o resultado foi o mesmo. NADA!!!
Ou seja, estamos todos desassistidos, desprotegidos e, mesmo assim, vendo por aí uma linda propaganda de um progresso que não existe.

Felizmente estou aqui podendo contar este fato. O BO foi feito hoje sem perícia, sem vistoria. Nadica de nada. Poderíamos simplesmente nos recolher em silêncio, mas o BO era necessário com a simples motivação de relatar o fato para acionar o Seguro...

Incrível isso!
Coisa para se pensar!!!!
Claude Bloc

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

Raimundo Filho


No período de 13 a 18 de dezembro a Secretaria das Cidades do Ceará levará 10 prefeitos do Cariri para conhecer o funcionamento dos aterros sanitários (foto acima) das cidades de Cianorte (Paraná) e Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. O Vice-prefeito de Crato, Raimundo Bezerra Filho, (foto abaixo, ladeado à direita pela esposa Daniela e a esquerda pelo governador de São Paulo -- pela terceira vez -- Geraldo Alckmin) integrará a missão representando o prefeito Samuel Araripe. O objetivo dessa missão é a elaboração de um relatório com diretrizes para a gestão de consórcios dos futuros aterros sanitários sustentáveis de resíduos sólidos, que vão ser construídos pelo Governo do Ceará no Cariri.
De bem com a vida
Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim (foto à esquerda) chegou aos 80 anos de idade no último dia 8. Poucas pessoas são tão joviais como este sacerdote – nascido em Jardim – que todos os dias, às 4 horas da manhã, pode ser encontrando fazendo Cooper nas ruas de Brejo Santo, onde é pároco há 53 anos. Depois de um café frugal, ele toma o caminho para Crato (distante 90 km) onde despacha como Vigário Geral da diocese. Às 11 horas, faz o caminho de volta. São 180 km na estrada todos os dias. Sem contar as visitas que às vezes faz – no período da tarde ou à noite – às distantes capelas rurais (são 72), localizadas numa das maiores paróquias do Cariri. É comum se ouvir dizer que monsenhor Dermival é o homem mais respeitado de Brejo Santo, pois até os prefeitos de lá costumam escutá-lo. Sempre bem humorado, atencioso e cordial, monsenhor Dermival ainda encontra tempo para acompanhar os jogos do time de seu coração: o Flamengo. Pois é, ninguém é perfeito!

Tá feia a coisa
Os 44 prefeitos que formam a Frente Municipalista do Sul do Ceará–Frente Sul, em reunião realizada semana passada em Juazeiro do Norte, foram unânimes num ponto: atualmente o maior problema das prefeituras é a manutenção dos mecanismos da saúde pública. Alguns prefeitos presentes informaram que, sequer, têm condições de arcar com as despesas mínimas necessárias para manter um atendimento básico nesta área. Para o prefeito de Várzea Alegre, e presidente da Frente Sul, José Helder (foto acima), “a situação da saúde pública no Cariri caminha para o caos”.

Novidades no ar
E são os aviões de carreira... A empresa aérea Gol implantou, desde o último domingo, nova rota ligando Juazeiro do Norte a Fortaleza e ao Rio de Janeiro. O vôo parte do Rio às 07:50h, chega a Fortaleza às 10:00h e pousa no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes às 11:30h. Daqui retorna, às 12:00h para Fortaleza e de lá parte para o Rio, onde pousa às 18:00h.


Cariri de ontem
No livro O Cariri–seu descobrimento, povoamento, costumes, do historiador Irineu Pinheiro, consta o tópico a seguir transcrito: “Muito concorreu para o progresso do Crato a imigração de elementos de outras partes do Ceará, de algumas Províncias vizinhas (...) Na época de 50 fizeram-se no Crato prédios melhores que os primitivos, os quais eram geralmente, de taipa. (...) A par do aperfeiçoamento das construções urbanas, a partir da década de 1850, refinavam-se os costumes, no Crato. Famílias houve, faz quase um século, que cultivavam certo luxo”. Naquela remota época, como não existiam os meios de comunicação que hoje proliferam, era necessária a vinda de pessoas de fora para melhorar o nível de civilização da sociedade caririense.

Cariri de hoje
Nos dias atuais, todo mundo é bem informado. Outro dia, passei por uma modesta rua, com casinhas simples, localizada na periferia de Crato, e vi um jovem – sentado na calçada – com um notebook sobre os joelhos, acessando a Internet. O preâmbulo acima foi necessário, para comentar o questionamento de um estudante, em sala de aula, refutando a fala do professor que afirmava: “as cidades do Crajubar (Crato-Juazeiro-Barbalha) são progressistas e “civilizadas”. O estudante contestou: “civilização é um estágio da cultura e educação de um povo, que resulta em progresso social, científico, político, econômico e artístico. Será que isso existe aqui? Nas cidades do Crajubar está apenas ocorrendo crescimento econômico com concentração de renda. Basta olhar em volta para ver que as ruas da periferia são sujas, não têm saneamento nem arborização; nossas praças não possuem jardins e vivem abandonadas; o consumo de drogas teve um aumento visível, principalmente do “crack”; nossas bibliotecas públicas são precárias; a saúde pública é uma vergonha. E na Região Metropolitana do Cariri não existe uma única farmácia homeopática digna do nome “... O professor ficou calado!

Vocações religiosas
O seminarista Evandro, pertencente à Associação Privada de Fiéis Aliança de Misericórdia, foi ordenado diácono – por dom Fernando Panico – na última 4ª feira, dia 8, na Sé Catedral. Evandro é o primeiro filho da diocese de Crato, ligado à Aliança Misericórdia, que chegou ao diaconato. Brevemente ele receberá a ordenação sacerdotal. Fundada em 1999, em São Paulo, pelos padres Antonello e João Henrique (ambos vieram a Crato participar da solenidade da ordenação), a Aliança de Misericórdia rapidamente se espalhou por 36 cidades brasileiras e em outros 3 países (Bélgica, Itália e Portugal). Em Crato, esta associação católica mantém duas casas, (uma destinada ao ramo masculino e outra ao feminino). Numa delas – na Rua Dom Pedro II, no centro da cidade – residem os missionários que se preparam para o sacerdócio, cursando Teologia e Filosofia na Faculdade Católica do Cariri, instalada no prédio onde funcionou o Colégio Madre Ana Couto.

Curtas
*** Definido o local onde será construído o aterro sanitário das cidades do Cariri-oeste. A escolhida foi Assaré. As obras já começam no próximo mês.

*** A diocese de Crato enviou no último dia 1º três missionárias leigas, (foto ao lado com dom Fernando Panico, Geraldinho Correia e padre Edmilson Neves, antes do embarque) pertencentes à Comunidade Missão Resgate, para a cidade de Canutama, Amazonas, integrante da diocese de Lábrea, igreja-irmã da nossa diocese.

*** Infelizmente é realidade: a inflação está de volta. Em Crato alguns produtos subiram 100%. É o caso do feijão verde que passou de R$ 2 para R$ 4. O quilo do filé subiu de R$ 15 para R$ 30. Já o saco de 60 kg de milho que era R$ 20 agora é vendido por R$ 40. Para os aposentados a perspectiva para 2011 é desanimadora. A futura equipe econômica do governo Dilma trabalha com o seguinte cenário para o próximo ano: nada de aumento real para os salários dos inativos. Haverá – quando muito – apenas a reposição da inflação “oficial”...

*** Enquanto isso a arrecadação não pára de crescer. Esta informação foi publicada na “Folha de S.Paulo”: “O peso dos tributos federais na conta de energia dobrou nos oito anos do governo Lula. A cada R$ 100 pagos em 2002, quase R$ 7 iam para a Receita Federal. Agora, em uma conta no mesmo valor, a fatia é de R$ 14. O aumento dos tributos federais só não foi ainda maior porque nesse período a CPMF, que tinha peso de meio ponto percentual na conta, foi extinta”. Mas a CPMF estará de volta no início do próximo ano. Para alegria do Leão da Receita...

*** O arquiteto Valdemar Arraes Farias Filho está debruçado sobre o projeto de reforma e restauração da parte interna do Palácio Episcopal (foto abaixo) e seu anexo, onde funciona a Cúria Diocesana de Crato.

***Para 64% dos brasileiros, a corrupção aumentou nos últimos três anos no País, aponta pesquisa publicada nesta quinta-feira, dia 9, pela Transparência Internacional (TI). Na opinião dos entrevistados, os partidos políticos são os mais corruptos. Os brasileiros deram nota 4,1 para os partidos. A avaliação era de 1 a 5, considerando 5 o nível máximo de corrupção.

Acontece em Juazeiro encontro de comunicadores - Beto Fernandes


A FM Padre Cícero de Juazeiro do Norte em parceria com o Curso de Comunicação da UFC – Campus Cariri está realizando neste momento o I Encontro de Comunicadores da Região do Cariri. O tema do evento está sendo Perspectiva da Comunicação: pensar global e agir local. O encontro está ocorrendo no auditório do Colégio Salesianos na Rua Pe. Cícero.



O evento foi aberto com boas vindas do Pe. Antonio Gomes. Já fizeram breves considerações e comentários o radialista Tony Santos e o jornalista Hugo Dilion. Ambos reconheceram a iniciativa dos Salesianos em promoverem esse encontro regional.

Pouco mais de 50 pessoas estão no auditório, porém, convém lembrar que mais vale a qualidade do público que a quantidade. O Professor Doutor Luís Manoel está palestrando agora com o tema Pensar o Século XXI e a Comunicação. Daqui a pouco o Professor João Hilário palestra sobre o tema do encontro e haverá ainda mesa redonda com debates sobre os temas e subtemas discutidos. Em meu twitter (www.twitter.com/betofernandes) a cobertura online deste importante evento.

Via Blog do Juazeiro ( Beto Fernandes ).

Bazar da APROV - Associação de Proteção à Vida


Olá, protetores, protetoras e simpatizantes da proteção animal. No próximo dia 18, sábado, estaremos realizando na Praça da Igreja São Vicente, Crato, nosso Bazar de dezembro. Contamos com vocês nas doações (podem ser roupas, bolsas, bijuterias, artigos de decoração, coisas do lar, em geral) e na divulgação tanto do evento, como das doações. O bazar é uma das atividades financeiras mais importantes da Aprov, recurso que paga parte dos nossos gastos com as clínicas. Por isso, é realizado impreterivelmente todos os meses. Então, você pode fazer doações sempre. É só nos ligar, ou deixar as arrecadações nas clínicas veterinárias Canifel e Mundo Animal (no Crato) e Clivet (em Juazeiro), ou ainda no Restaurante Lá de Casa, na Rua Santos Dumont, Centro do Crato e falar que é pro bazar da Aprov, que nossos amigos e parceiros entram em contato conosco.

um grande abraço fraterno das amigas (os) da Aprov

(88) 8845-3542
(88) 9997-9134

ALMANAQUE - Dia 12 de dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

12
de dezembro:

* 1812 - O Exército de Napoleão Bonaparte é derrotado na campanha contra a Rússia.
* 1897 - É inaugurada a Cidade de Minas, que a partir de 1903, passa a se chamar Belo Horizonte.
* 1963 - É proclamada a independência do Quénia.

Nasceram neste dia...

* 1863 - Edvard Munch, pintor norueguês (m. 1944).
* 1903 - Yasujiro Ozu, cineasta japonês (m. 1963).
* 1915 - Frank Sinatra, ator e cantor norte-americano (m. 1998).

Morreram neste dia...

* 1112 - Tancredo da Galileia, cavaleiro normando, regente do Principado de Antioquia e príncipe da Galileia (n. 1072).
* 1877 - José de Alencar (imagem), escritor brasileiro (n. 1829).
* 1999 - Joseph Heller, escritor estadunidense (n. 1923).

Fonte: Wikipedia

MOMENTO DA PROSA (POÉTICA)

Para acreditar que sou eu
-  Claude Bloc -
Hoje eu poderia ter sonhado a vida se alastrando na indefinição do meu tempo. A cada manhã eu poderia ver o sol nascendo na tua mão esquerda. Abririas,então, os braços e de peito aberto, em pleno vôo, acompanharias o meu sonho rasgando-se ao vento do teu norte.

Em ti, a minha sede abriria sulcos no solo onde serias meu chão, onde eu correria qual um rio desbravando as margens dos teus segredos. No final da tarde eu desceria sobre o teu ombro, lentamente, oferecendo-te a chegada da noite... Então eu dormiria em teu sonho, em pleno sigilo, enquanto o mundo fosse seguindo seu curso.

 Sei que hoje és apenas como o vento e quando passas impetuoso pelos meus galhos sinto uma vontade imensa de me deixar seguir nos teus sopros. Assim, a cada passagem, levas de mim folhas e seiva que espalhas pela areia dos teus dias.

Só desta forma consegues agrupar cada pedaço de mim no reencontro que procuro, pois cada vez que passas ficam em balanço as portas do meu coração que te abro para que entres e não deixes que se fechem no silêncio.
Claude Bloc

Ainda sobre o Brigadeiro – por Renato Casimiro (*)

Pintura em alto relevo existente na Coluna da Hora, da Praça Padre Cícero em Juazeiro do Norte

A propósito do texto desta coluna, na semana passada, acerca da memória do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, recebi atenciosa correspondência do historiador Armando Lopes Rafael.
Exatamente porque, reconhecidamente, cometi alguns erros graves no relato sucinto sobre a vida deste personagem, retorno a este espaço com os devidos reparos, especialmente para expressar-lhe, e aos leitores, as minhas desculpas pelos equívocos e para agradecer ao Armando a diligente e atenta leitura de meus modestos escritos.

Ainda, assim, reforço a expressão desta gratidão por ter tido a iniciativa de reproduzir o dito texto, sem a crítica necessária, em outros espaços de blogs caririenses. Ensejou-me, deste modo, que voltasse ao assunto restabelecendo a verdade sobre alguns fatos. O primeiro deste, mesmo que tenha uma explicação pouco convincente, com base em livro de F.S. Nascimento (O Clã Bezerra de Menezes), diz respeito à data de nascimento de Leandro, que foi no dia 5 de dezembro de 1740, e não como foi dito, em 05.11.1740. Noutro momento eu dissera: “Efetivamente, mesmo no século XIX, Leandro não residiu no Sítio Joaseiro, então propriedade de seu neto, o Pe. Pedro Ribeiro da Silva”.

Armando cita Denizard Macedo (in “Notas Preliminares” à 2ª edição da “Vida do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro”, à página 19): “Recorrendo ainda às documentadas informações do Pe. Gomes, em seu trabalho citado, vê-se que, na conformidade de seu inventário ainda conservado em cartórios cratenses (...) veio a falecer (o Brigadeiro) do dia 4 para 5 de julho de 1837, quase centenário, pois contava mais de 96 anos bem vividos, tendo firmado o testamento em 20 de junho de 1837, datado do seu recente domicílio da casa-grande do Juazeiro” (grifos meus).

E prossegue, Armando: “Creio que fica, assim, configurada a residência do Brigadeiro na Fazenda Tabuleiro Grande, origem de Juazeiro do Norte. Ademais é forte tradição oral que a capelinha de Nossa Senhora das Dores, "ficava ao lado da residência do Brigadeiro", como ficou eternizado nas telas da nossa querida Assunção, e fruto de pesquisas que a pintora fez - décadas atrás - entre os velhos habitantes de Juazeiro do Norte”.

“O próprio fato de o Brigadeiro ter sido sepultado na capelinha do antigo cemitério de Juazeiro do Norte – localizado onde hoje estão residências na Av. Dr. Floro Bartolomeu, esquina com Rua Padre Cícero – comprova que Leandro Bezerra Monteiro viveu seus últimos dias na Fazenda Tabuleiro Grande, origem de Juazeiro do Norte. “Amália Xavier (ver “O Padre Cícero que eu conheci”) escreveu: “nesta capela foram sepultados o Brigadeiro e sua mulher, pelo menos no local onde a mesma foi construída. Lá estava uma lousa marcando o lugar onde foram depositados os restos mortais de ambos. A lousa foi retirada para depois ser colocada na parede da capela, mas, infelizmente, desapareceu”.

Ao finalizar suas observações, Armando me diz: “Considere-se ainda o que escreveu Joaryvar Macedo em artigo na Revista do Instituto do Ceará: “Transferiu-se, (o Brigadeiro Leandro) no ocaso da vida, para a casa grande do Juazeiro que lhe legara o Padre Pedro Ribeiro e cuidou da conclusão da capela erguida pelo neto”. O que comprova que quem realmente construiu a capelinha foi o velho Brigadeiro...). Creio que não existem dúvidas de que o Tabuleiro Grande foi, por algum tempo residência do Brigadeiro, local onde ele sepultou (anos antes de falecer) também o corpo da esposa, como atestou Amália Xavier", finaliza Armando.

Tudo isto que Armando assevera, à luz de bem estribadas leituras de pesquisas bem fundamentadas, muito nos ajuda a continuar formando um maravilhoso perfil biográfico do homenageado. Contudo, ainda não temos como certeza o local onde de fato onde o Brigadeiro foi sepultado, se no velho cemitério da Dr. Floro, ou se no interior da velha capelinha do Pe. Pedro. Quando Octávio Aires de Menezes desenhou a planta da povoação do Joazeiro, em 1875, havia uma capelinha no cemitério velho da futura rua do Dr. Floro. Teria sido esta a capelinha fundada pelo neto do Brigadeiro?.

(*) Renato Casimiro, Doutor em Química, professor aposentado da UFC, historiador, memorialista, pesquisador, conferencista, escritor, ensaísta.

POEMA DO LUGAR NENHUM - Cacá Araújo

Foto de Cacá Araújo

a caravana
ruma remando ruminando
rimando sem sal
salvando as pedras paradas
pois elas com elas
sem elas
não são mais que elas
cansadas
ao dispor
paralelas
sem velas

plantas tantas ouvindo
sorrindo bradando grunhindo
cantando chorando calando se indo...

e o nada se instala
e a vala se cava e as almas se deitam
e as folhas se caem se ralam e se espalham
se perdem se queimam se voam...

e a caravana se esgana se dana estremece
não volta nem vai nem fica
padece
a vida entardece
anoitece
fenece

e o mundo imundo sem fundo
se cai
se afunda
se vai

se morre
se nasce
se morre...



Cacá Araújo
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

Uma lição de Democracia - Pref. Samuel Araripe responde perguntas dos Internautas do Blog do Crato


Bom Dia, Crato!
Previsão do Tempo para hoje, Domingo, dia 12 de Dezembro

Bom dia a todos os visitantes do Blog do Crato neste domingo, dia 12 de Dezembro de 2010. Hoje, embora a previsão do tempo apontasse para chuvas, tivemos uma pequena chuva no período da manhã. No momento, às 12:00 a temperatura na Vilalta é de 29.2 graus. Umidade Relativa do Ar, 68%, e o tempo é de sol. Segundo os institutos de meteorologia do país, teríamos Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

ABERTURA DO DOCE NATAL

E falando em festividades, queremos convidar toda a população do Crato a se fazer presente, hoje, domingo à noite, na Praça da Sé para a abertura oficial do Doce Natal edição 2010, com a chegada do "Papai Noel", quando teremos muitas atrações. Participe. Leve toda a família, porque esta festa é sua, é nossa, é de quem vier. E aproveite para levar um brinquedo para doar a uma criança carente. O Doce Natal é uma campanha promovida pela primeira-dama Mônica Araripe que visa levar solidariedade às crianças carentes, idosos e pessoas necessitadas da nossa cidade. Veja a programação aqui no Blog do Crato.

Uma Lição de Democracia

Queremos registrar também a presença constante do prefeito Samuel Araripe na tarde deste sábado aqui no Blog do Crato, que respondeu perguntas em vários tópicos do Blog, através de comentários. Uma grande lição de democracia e de participação, afinal de contas, é o gestor escolhido pelo povo que vem a público responder aos questionamentos dos munícipes, e tentar encontrar soluções para os diversos problemas porque passa a nossa cidade. O prefeito Samuel respondeu perguntas de várias pessoas, dentre as quais, o Lucieldo, sobre a SEINFRA, do Pachelly Jamacaru, sobre o problema de iluminação da estrada do Jocum, inclusive assumiu o compromisso de se reunir com o secretário de Infra-estrutura Zé Muniz já na segunda-feira para tratar deste assunto e encontrar a solução definitiva. Que bom! É sempre bom quando a população faz as suas reivindicações aqui no Blog do Crato e procuramos atender dentro do possível. E melhor ainda quando o próprio gestor da cidade vem responder a esses questionamentos. Sei que o tempo do nosso prefeito é muito restrito, e não pode ficar como muitos de nós por muito tempo conectado, mas o convidamos para se fazer presente sempre aqui no Blog do Crato. Sabemos que ele é um leitor assíduo dos questionamentos feitos por nossos inúmeros leitores. Por sinal, estamos com um novo recorde de audiência, atingindo picos de 4.000 a 5.000 acessos diários, o que resulta em 120.000 a 150.000 acessos ao mês. Parabéns para nós todos, afinal, isso apenas comprova que a direção que estamos seguindo, está correta, porque agrada aos participantes.

Abraços,
Dihelson Mendonça

( Na Foto: Samuel Araripe recebeu nesta semana o Arquiteto e Urbanista Luciano Guimarães para tratar do projeto da Encosta do Seminário. )

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31