xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 dezembro 2010

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


http://1.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TQJmIo8aVOI/AAAAAAAAUIA/5d3UZC3Ccsk/s1600/100_0849a.jpg

Acidente em Assaré, hoje pela manhã...


IGUATU – CEARÁ:

Irmãos se matam e outro fica ferido a faca.

Uma discussão banal durante uma bebedeira resultou na tarde de ontem (09), em um duplo assassinato e lesões corporais de natura grave a faca. O fato se deu por volta das 16h40min, na Rua Tomé de Sousa, nº 58 – Vila Neuma na cidade de Iguatu-CE. Os irmãos Francisco Reinaldo de Sousa, 44 anos, e João Reinaldo de Sousa Neto, 37 anos, ambos peixeiros e solteiros, foram mortos com vários golpes de faca. A polícia apurou que os dois se encontravam em uma bebedeira armados a faca quando por motivo banal se deu início uma discussão resultado no ocorrido. De acordo com o boletim da polícia enviado a imprensa, Francisco e João morreram com as facas nas mãos. Um irmão deles de nome Cosmo Reinaldo da Silva, 41 anos, também solteiro e peixeiro, estava tentando acalmar os ânimos dos envolvidos quando foi lesionado no abdômen, socorrido ao Hospital Regional de Iguatu-CE, onde encontra-se em observação.

ASSARÉ – CEARÁ:

Caminhão capotou, mata seu guiador e deixa outras duas pessoas feridas

Motorista Francismar Alves Rodrigues, conhecido por "Mazim" de 45 anos de idade que residia nas casas populares na cidade de Assaré, morreu 14h30min desta quinta-feira (09), na ladeira do Pilar em Assaré. Ele conduzia o caminhão Mercedes Benz de cor amarela e ao descer a referida ladeira perdeu o controle do veículo vindo a capotar, e sofrer fratura craniana além de outras pelo corpo morrendo no local, ficando seu corpo preso às ferragens do veiculo. Também estavam no veículo os ajudantes Francisco Pereira Lima de 25 anos e José Lindomar Costa de Lima, de 22, residentes em Assaré, estes dois sobreviveram à tragédia. O caminhão seguia sem carga no sentido da Cidade de Antonina do Norte. O corpo de "Mazim" foi encaminhado ao Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte para exames de necropsia. Inquérito Policial está sendo instaurado para apurar as causas do acidente.

A ladeira do Pilar já foi palco de várias tragédias, ano passado com a recuperação da rodovia CE-176 que liga os municípios de Assaré e Antonina do Norte, a ladeira sofreu modificações, principalmente em suas curvas acentuadas, mas como é muito íngrime, os acidentes apenas minimizaram, mas nunca deixaram de acontecer e desta vez não foi diferente, mais uma vida foi ceifada na chamada "Curva da morte" da Ladeira do Pilar.

JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ:

Vendedores de jóias e roupas assassinados a bala no Conjunto Prourb

Um duplo crime de morte foi registrado nesta quinta-feira (09), na Rua Socorro Mota Norões, no Conjunto Residencia Prourb, no Bairro Parque Triangulo, em Juazeiro do Norte. Os vendedores de jóias e roupas José Cícero Bezerra, de 29 anos, o Cicinho da Burra, que morava na Rua José de Alencar, Bairro Romeirão, e Caio Landim Silva, de 26 anos que residia no bairro Santa Tereza, os dois em Juazeiro do Norte, foram mortos na bala dentro de uma churrascaria. De acordo com o que foi apurado pela policia, eles trafegavam em uma Caminhonete L200 de cor branca e, provavelmente, estavam sendo seguido por dois homens inicialmente identificados como “Tita e Véi”, em uma motocicleta e ao pararem o carro entraram na Churrascaria Alvorada ocasião em que os acusados cometeram a ação criminosa para em seguida empreenderem fuga sem deixar pistas.

Cicinho da Burra foi alvejado com 05 (cinco) disparos, sendo 02 (dois) na mão direita e 03 (três) no tórax acima do peito, sendo que um dos disparos transfixou e saiu nas costas, morrendo no local, enquanto CAIO foi atingido com dois disparos, sendo 01 (um) na mão esquerda e 01 (um) na parte direita do tórax ainda foi socorrido para o Hospital Tasso Jereissati, onde faleceu. Inquérito foi aberto pela polícia judiciária para apura o delito. Os acusados continuam sendo procurados pela polícia de Juazeiro,do Norte.

Bandido pratica assalto em hotel no bairro Planalto.

Ontem, por volta das 11h50min, no interior do Hotel Verdes Vale, localizado na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, no bairro Planalto, em Juazeiro, um homem desconhecido de cor morena, estatura mediana, forte, trajando camisa preta e calça preta e óculos escuro, abordou a tesoureira daquele estabelecimento, Maria S M Xavier, 35 anos, e mediante ameaça de um revólver subtraiu certa quantia em espécie, de um dos caixas do Hotel, tendo em seguida fugido tomando rumo ignorado em um veículo de cor preta, supostamente Siena ou corsa sedan, de placas não anotadas. A polícia militar diligenciou em torno do fato mas não conseguiu prender o acusado.

EXU - PERNABUCO:

Localização De Cadáver

Por volta das 17h00min de ontem (08/12/10) populares localizaram já sem vida o corpo de um homem na quadra do Módulo Esportivo de Exu – PE. Segundo familiares da vítima Luiz Gregório da Silva, 43 anos, que residia na zona rural daquele município, o mesmo era alcoólatra. O corpo da vítima foi removido para o IML na cidade de Petrolina – PE, a fim de ser submetido exame cadavérico, necropsia. (BO nº 0538/10)

TRINDADE - PERNABUCO:

Autônomo é baleado com 04 tiros ao reagir a assalto

Dois assaltantes invadiram uma residência e após darem voz de assalto o morador de 65 anos reagiu e foi baleado com 04 (quatro) tiros. O fato ocorreu por volta das 21h50min de ontem (08/12/10) na Rua Nova no centro de Trindade – PE. Quando dois elementos armados invadiram a residência da vítima Antônio Alegário Neto, autônomo, casado, 65 anos, e após anunciarem o assalto, o mesmo reagiu e terminou sendo baleado com 04 (quatro) disparos. Em seguida os assaltantes fugiram sem nada levar. Já a vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Trindade – PE e em seguida transferida para a cidade de Barbalha – CE. O fato foi registrado na DPC local. (BO nº 0488/10)

SANTA FILOMENA - PERNABUCO:

Assaltantes tomam de assalto veículo e dinheiro de agricultor

Mais um agricultor foi alvo de assaltantes no município de Santa Filomena – PE. O assalto aconteceu por volta das 19h30min de ontem (08/12/10) na Rodovia PE-630 que liga Santa Filomena a Dormentes. Onde a vítima Josean Paixão Rodrigues, agricultor, solteiro, 29 anos, residente no Povoado de Livramento, trafegava conduzindo sua motocicleta Honda Bross 150, amarela, sem placa. Quando foi surpreendido dois elementos e uma motocicleta que cruzou sua frente causando uma colisão. Momento em que os ocupantes sacaram as armas e anunciaram o assalto, subtraindo da vítima sua moto e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 100,00 (cem reais). Segundo a vítima mais dois indivíduos em outro moto davam cobertura a ação dos assaltantes. (BO nº 0086/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

JUSTIÇA JÁ ! - Por: Aglézio de Brito


O Conselho Secional da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará deflagrou uma campanha contra morosidade inaceitável do Poder Judiciário em nosso Estado, sob a denominação de JUSTIÇA JÁ! NÃO DÁ MAIS PARA ESPERAR. O movimento acontece porque foi detectado que quase 90% dos processos judiciais se encontram “dormindo” nas prateleiras e nas gavetas das Secretarias de Varas de nossas comarcas sob o efeito neuroléptico do abandono jurisdicional. Também foi veiculado pelo CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, que o Poder Judiciário do Estado do Ceará lidera a posição nacional de congestionamento processual.

Dentre as bandeiras empunhadas pela OAB para solução do grave problema, desfraldam-se a realização de concursos para magistrados e servidores, equiparação salarial entre servidores estaduais e federais, além de apoio político do governador para que a Assembleia Legislativa (AL) aprove o aumento de varas da Justiça trabalhista estadual”.

Essa endemia no Poder Judiciário do Ceará, ora atacada pela OAB, não é recente. A doença processual que ataca os processos judiciais é uma enfermidade crônica vetusta com a qual o corpo judiciário se acostumou e se acomodou, mesmo porque os responsáveis pelo seu tratamento não são por ela infectados.

A realização de concurso público para contratação de mais servidores, dentre eles juízes, não irá por si só, resolver a pendenga, enquanto perdurar no Poder Judiciário, a síndrome do descumprimento impunível de prazos e dos atos processuais.

Os Códigos de Processo, por si e no que se aplicam subsidiariamente à legislação substantiva que não dispõe de uma legislação processual própria, prescrevem prazos às partes, aos juízes, aos promotores e aos serventuários na administração da Justiça. Às partes são concedidos prazos para apresentarem defesas nas ações, principais e incidentais, que lhes são propostas, assim como para interporem recursos de decisões com as quais não se conformem. Aos Promotores de Justiça os prazos lhe são abertos para o oferecimento de Denúncias, Pareceres, alegações outras. Aos serventuários de justiça, prazos para remeterem os autos conclusos aos juízes e executar outros atos processuais. Aos juízes os prazos para proferirem despachos e sentenças.

Ocorre, entretanto, que no processo judiciário, a única pessoa a cumprir os prazos previstos na lei adjetiva é a parte. Caso essa parte deixe de cumprir um prazo, imediatamente sofre uma penalidade, uma revelia, decadência, uma preclusão e até a perda da sua questão proposta ao juiz, para julgamento. Não há complacência.

Com os juízes e promotores de justiça e serventuários a coisa não funciona da mesma maneira. Paradoxalmente ao múnus de suas funções, eles desobedecem à lei processual, proferem despachos, prolatam sentenças, emitem pareceres, fazem conclusão de autos, no caso dos serventuários, quase sempre, rotineiramente, após semanas, meses e até anos de atraso, e não sofrem a menor punição pelo descumprimento dos prazos que lhe são assinados pela Lei.

A PUNIÇÃO QUEM SOFRE É A PARTE.

O prejuízo que a parte sofre pelo não cumprimento dos prazos pelos juízes, promotores e serventuários de justiça, é tão grave e violento quanto as preclusões lançadas contra os advogados que perdem os prazos processuais, pois eles, os juízes, promotores e serventuários provocam o ATRASO da prestação jurisdicional e, paradoxalmente, ao seu dever, cometem INJUSTIÇA com o ENGAVETAMENTO HIBERNOSO dos processos judiciais

O Código de Processo Civil, em seus arts. 189 e 190, dispõe os seguintes comandos:

O juiz proferirá: I – os despachos de expediente, no prazo de dois (2) dias; II – as decisões, no prazo de dez (10) dias. Incumbirá ao serventuário remeter os autos conclusos ao juiz no prazo de vinte e quatro (24) horas e executar os atos processuais no prazo de quarenta e oito (48) horas, contadas: I – da data em que houver concluído o ato processual anterior, se lhe foi imposto pela lei; II – da data em que tiver ciência da ordem, quando determinada pelo juiz.

É certo que a Lei autoriza à parte representar ao Presidente do Tribunal de Justiça e ao CNJ, contra o juiz e demais servidores que excederam os prazos previstos, a fim de se instaurar contra ele o competente procedimento destinado à apuração da responsabilidade. Lamentavelmente, isso dificilmente acontece, quase nunca, pois o advogado corre o risco de, assim procedendo, sofrer retaliações por parte do magistrado e demais servidores desidiosos, o que é normal, pois faz parte dos sentimentos de qualquer de pessoa humana, não podendo ser diferente com os juízes e demais serventuários da justiça.

Cabe, assim, à ORDEM DOS ADVOGADOS, através dos presidentes regionais e das subseções, a fim de não expor seus afiliados ao confronto direto com juízes, promotores e serventuários, tardineiros, adotarem medidas de verificação constante e renhida, nas Secretarias dos Fóruns e dos Tribunais de Justiça, sobre o cumprimento dos prazos pelos juízes, promotores de justiça e serventuários, adotando contra eles as providências cabíveis em caso de desobediência ao cumprimento dos prazos judiciais, tudo a bem da celeridade processual e moralização do Poder Judiciário, independentemente de provocação dos advogados. Afinal o que se encontra em jogo é o direito da parte, peça fundamental do Estado que não deixa de ser, portanto, matéria de ordem pública. Relegado o segundo plano, como está esse direito pelos aplicadores da lei, não pode tamanha ilegalidade ter a conivência omissiva da OAB, esta instituição nacional cujo lema básico é a defesa dos direitos e garantias individuais do cidadão assegurados pelo art. 5º e seus incisos, da CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Por: Aglézio de Brito

Choveu a manhã inteira em Crato - Dia 10 de Dezembro

Em Crato, na Vilalta, às 14:23

Temperatura: 29.8 graus.
Umidade Relativa do Ar: 67 %

CHOVEU EM CRATO DURANTE PARTE DA MADRUGADA E TODA A MANHÃ.

OAB CRATO MANIFESTA APOIO AO MOVIMENTO JUSTIÇA JÁ!


A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Crato, manifesta o sentimento de extrema preocupação da advocacia, com as graves dificuldades enfrentadas pelos operadores do direito e pela sociedade no que diz respeito a prestação jurisdicional do Estado do Ceará. 

O relatório do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, aponta a Justiça Cearense como líder no ranking nacional de congestionamento. O documento divulgado em setembro deste ano, aferiu ser de 89,9% o índice de represamento na segunda instância e 90% na primeira instância dos Juizados Especiais. Uma estatística alarmante, pois, para cada dez processos que ingressam nos tribunais cearenses, apenas dois são julgados em tempo hábil (média nacional de três anos), enquanto que os restantes ficam estagnados nas prateleiras durante anos.

Diante desse quadro, a Ordem dos Advogados do Brasil, em iniciativa inédita, lançou o grande movimento pela efetivação da Justiça, denominado “JUSTIÇA JÁ”
Por cinco meses, advogados e advogadas cearenses discutiram com a sociedade civil organizada soluções para melhoria do atendimento jurisdicional, ocasião em que, desde junho último, a OAB CEARÁ, juntamente com as suas 10 (dez) Subseccionais, em especial a OAB CRATO, vem pesquisando o funcionamento das comarcas do Interior e da Capital. 
Os problemas vão desde a falta de funcionários e excesso de terceirização, até o absurdo de um único juiz responder por várias comarcas simultaneamente, o que, inevitavelmente, tem acarretado a morosidade da Justiça, trazendo como consequência processos acumulados, clientes insatisfeitos e advogados angustiados.

A Ordem entende que tem como responsabilidade não apenas apresentar os problemas para o congestionamento processual, mas a de também apresentar soluções para a morosidade nos julgamentos no Estado, ressaltando a necessidade de ampliação do orçamento anual do Poder Judiciário em pelo menos 30% a fim de que possam ser viabilizados, por meio de concursos públicos, a contratação de novos magistrados na proporção de 1 para cada 3 mil processos, bem como, de servidores responsáveis diretos pela movimentação dos feitos, não descurando da premente necessidade de se buscar a especialização das varas das comarcas do interior, tudo como forma de dar efetividade a Justiça com a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação, conforme disciplinado pela nossa Carta Política de 1988.

A situação das comarcas vinculadas a OAB Subsecção Crato é bastante delicada, tornando-se necessária a adoção de urgentes medidas no tocante a implantação da vara que fora destinada por Lei a comarca de Crato(CE), o retorno dos dois expedientes forense, contratação, pelo menos em dobro, de novos servidores, mobilização de juízes para realização de um multirão objetivando promover o julgamento dos feitos cíveis e criminais que há anos estão adormecidos nas estantes nas secretarias de varas, aprimoramento dos sistemas de integração de dados SPROC e PROJUDI, maior agilidade na remessa dos recursos ao Tribunal de Justiça, regularização na substituição automática de Juízes e Promotores, melhoramentos nas instalações físicas dos fóruns e por fim, uma rígida fiscalização acerca do cumprimento dos horários agendados para realização de audiências.  
CONVITE:
Nitidamente sensibilizada com os problemas por que vem passando a Justiça Cearense, a OAB CRATO manifesta publicamente o seu apoio ao movimento “JUSTIÇA JÁ!”, ao tempo em que convida toda a sociedade caririense para dar apoio ao ato cívico em defesa da JUSTIÇA E DA CIDADANIA que realizou-se no dia 09 de dezembro do corrente ano às 9h no Fórum do Crato Hermes Parayba, e outros eventos que acontecreão brevemente, é de vital importância a mobilização de toda socidade civil, não dá mais pra esperar “JUSTIÇA JÁ!”.

Fabrício Siebra Felício Calou
Presidente da OAB CRATO
Resp. Divulgação: Evandro Rodrigues

AJUDE A APAE COMPRANDO RIFA DE UMA MOTO

CRATO - Notícias do Dia 10 de Dezembro de 2010


Crato realiza hoje encerramento das atividades anuais do ProJovem Adolescente

O Governo do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realiza hoje, as 19 horas na Quadra Bi-Centenário cerramento das atividades do ano de 2010 e a comemoração Natalina do ProJovem Adolescente. A coordenação do projeto, convida a todos e informa que na ocasião será feita a entrega de certificados do curso de inclusão digital- informática básica e da entrega de premiação - troféus e medalhas- do II Torneio Esportivo do ProJovem que aconteceu entre os dias 16 de novembro à 02 de dezembro do ano em curso.

A Secretária de Assistência Social do Crato, Liduina Andrade convida todos os alunos, orientadores sociais, instrutores de esporte e lazer e instrutores de arte e cultura a se fazerem presentes nessa celebração. A festa que terá lanches e distribuição de brindes será animada pelo DJ Samuca e também serão realizados sorteios.

Termina hoje em Crato a entrega dos Boletos do Programa Garantia Safra 2010 2011

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato convoca os agricultores que se cadastraram no Programa Garantia Safra 2010 2011 a comparecerem até hoje, sexta-feira dia 10, de 7 as 13 horas na AABB de Crato para recebimento dos boletos do referido programa. É importante estar munido de RG e CPF e no caso dos casados não esquecer os documentos do companheiro, ressaltando que não serão entregues os boletos sem essa documentação. O coordenador técnico da de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Vicente Lúcio dos Santos alerta que o pagamento desse boleto será somente até o próximo dia 31.

Governo Municipal do Crato promove hoje, ação de cidadania na Praça da Sé

O Governo Municipal e Secretaria Municipal de Assistencia Social - SEMAS, e equipe do Doce Natal estarão promovendo ação de Cidadania hoje, dia 10 de dezembro de 2010 de 9:00 as 13:00 hs na Praça da Sé, cujo tema será ERRADICAÇÃO DO SUB-REGISTRO DE NASCIMENTO, garantindo o cumprimento da lei nº 9.534 de 10 de dezembro de 1997,que estabelece a gratuidade do Registro Civil de Nascimento. Informamos que neste evento teremos a presença do Grupo do Sub-Registro da STDS - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, para emissão das Certidões de nascimento (1 º e 2º via), Programa Bolsa Familia, secretária de Saúde, agendamento do RG com a Ouvidoria do Municipio, Secretária do Meio Ambiente com ações de Educação Ambiental, além das Secretarias de Cultura e de Educação. Para implementação e o sucesso dessa ação, convocamos a comunidade Cratense, cuja presença será de suma importancia para o fortalecimento das Politicas Publicas voltadas para as crianças e adolescentes do municipio.

Abertura oficial da 6ª edição do Doce Natal acontece no próximo domingo

O Governo do Crato iniciou na ultima sexta-feira dia 3, as comemorações do Doce Natal. Com peças infantis realizadas no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o Doce Natal reuniu um valoroso público que pagou 5 reais a cada espetáculo, essa renda será revertida para a compra de presentes para as crianças cratenses. Desde a ultima segunda-feira, dia 6 até hoje, a equipe do Doce Natal realizou o projeto Mão Amiga que tem como objetivo sensibilizar a comunidade em relação a responsabilidade social pelas pessoas que estão carentes de afeto e de carinho, levando aos devidos lugares a alegria a música e a oração. Próximo Domingo dia 12, as 20 horas acontecerá a abertura oficial do Doce Natal 2010 na Praça da Sé. Com apresentação de bandas infantis, musical natalino, chagada do Papai Noel e show pirotécnico. Toda a comunidade cratense está convidada a participar desse momento onde se unem atos de solidariedade,alegria e amor ao próximo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Bom dia, Crato! - Chuva durante boa parte da madrugada em Crato !


Bom dia, Crato! - I´m Singing in the Rain

Hoje é Sexta-feira, dia 10 de dezembro de 2010. Há 2 dias chove à noite no Crato. Finalmente! - Durante o dia, permanece nublado, e o calor não cede. Temperaturas de 32 graus são comuns. À noite tem caído uma chuva de pouca intensidade, porém duradoura. Alguns meteorologistas preveram para 2010 o ano mais quente em 30 anos no Ceará. Aparentemente, estamos atravessando o período de maior calor, para em seguida entrar na estação invernosa. Esperamos que essa seja a situação, pois neste ano, a lavoura teve perda quase total. Mudando de assunto, quero convidar todos os que acompanham o Blog do Crato para comparecerem à Praça da Sé em Crato no próximo domingo, dia 12, para a abertura oficial do Doce Natal 2010, com a chegada do "Papai Noel", e muitos fogos de artifício. O Doce Natal é uma campanha comandada pela primeira dama Mônica Araripe que consiste em diversas atividades sociais, como visitas a abrigos de idosos, arrecadação de presentes para crianças, visitas a presidios, etc. Participe você também e dê a sua contribuição para que Crianças e Idosos possam ter um melhor natal neste ano.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

CASO ILUMINAÇÃO GRENDENE, Sertãozinho e JOCUM!

Moradores do Jocum e Sertãozinho, próximo ano é ano de dar resposta a quem vos esqueceu! Estarei aqui para lembra-los.

ALMANAQUE - Dia 10 de dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

10 d
e dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos.

* 1825 - Começa a Guerra da Cisplatina entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata.
* 1898 - Termina a Guerra Hispano-Americana, com a assinatura do Tratado de Paris.
* 1984 - É estabelecida a Convenção das Nações Unidas contra a Tortura, através da Resolução 39/46 da Assembleia Geral da ONU.

Nasceram neste dia...

* 1804 - Carl Gustav Jakob Jacobi , cientista alemão (m. 1851).
* 1908 - Olivier Messiaen, compositor, organista e ornitologista francês (m. 1992).
* 1920 - Clarice Lispector (na imagem), escritora brasileira (m. 1977).

Morreram neste dia...

* 1616 - Diogo do Couto, historiador e escritor português (n.1542).
* 1936 - Luigi Pirandello, dramaturgo, romancista e poeta italiano (n. 1867).
* 1969 - Carlos Marighella, ativista político brasileiro.

Fonte: Wikipedia

Garota Juazeirense fará participação em novela da Globo‏


A menina bonita da foto é Michelle Ferrúcio Pontes, de Juazeiro do Norte, mas que atualmente mora no Rio de Janeiro. Formada em artes cênicas pela CAL - RJ, 2008, desde muito cedo, percebeu que o que realmente gostava de fazer era atuar. Percebeu a força desse sonho e foi em busca de sua vocação. Do Teatro Rachel de Queiroz, em Crato-CE aos palcos Cariocas Michelle já trabalhou com grandes Diretores como Sidnei Cruz, Moacir Chaves, Celina Sodré, Renato Icarahy, Thierry Trémouroux, Marina Salomon Tonico Pereira e Ignácio Coqueiro.

Se configurando como mais uma caririense a trilhar o caminho do sucesso, hoje, sexta-feira, dia 10, ela fará uma participação na novela Global Ti Ti Ti, ao lado de Claúdia Raia e dirigida por Jorge Fernando. Sucesso!


Matéria enviada por Hermínia Rachel

Deputado Roque apresenta emendas ao Orçamento do Estado para 2011


Investimentos para a Região do Cariri. Essa foi a principal reivindicação do deputado estadual Roque à Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, responsável pela relatoria da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Na última sexta-feira (três de dezembro), o parlamentar apresentou duas emendas à LOA. Uma das propostas solicita a recuperação asfáltica da estrada vicinal que liga a cidade do Crato ao distrito de Santa Fé. “Essa estrada existe há pelo menos uns 20 anos. Hoje, encontra-se em péssimas condições. Eu já conversei pessoalmente com o governador Cid Gomes e ele disse que em 2011 deve assinar a rubrica que autoriza o início das obras”, afirma o deputado Roque. A emenda nº 315 está orçada em R$100 mil. Graças à chamada “reserva de contingência”, o Governo do Estado pode disponibilizar mais recursos para a execução da obra.

O deputado Roque propôs ainda ao governo do estado a construção de uma ponte sobre o Rio Carás, localizado no distrito de Ponta da Serra. O deputado Roque explica que a última ponte construída naquele local foi levada pelas chuvas no inverno de 2007. “Desde então, os moradores ficaram totalmente isolados no período invernoso. A construção dessa nova ponte vai permitir que a população possa se deslocar tranquilamente, mesmo com as chuvas”, avalia Roque.

A previsão do Executivo é que o Orçamento do Ceará seja de R$ 16,7 bilhões para 2011. O que representa um crescimento de cerca de 20% em relação ao orçamento estadual deste ano. Os investimentos do governo cearense no próximo ano devem somar R$ 2 bilhões. A previsão é que outros R$ 4 bilhões devem ser destinados a iniciativas que constam no Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp). Para a região do Cariri estão previstos investimentos de cerca de R$ 753 milhões que serão destinados a despesas de pessoal custeio e ações novas ou de fortalecimento da infraestrutura (cidades do Cariri), educação, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque

Nos Tempos da Palmatória - Por: Ed Alencar


Dia a dia se agrava o estado de saúde da educação brasileira. É preocupante os inúmeros casos de agressões registrados nas escolas, entre alunos e professores. Se não bastasse estes lamentáveis e tristes fatos, registra-se também a morte de um professor ocorrido recentemente em Belo Horizonte, assassinado com facadas por um aluno. Nestes conflitos, professores estão saindo machucados e machucando também, professores, em tratamento com depressão, stress, ameaçados, coagidos, muitos até mudando de profissão. Tem as constantes greves da categoria, reivindicando melhores condições de trabalho e de salário, a falta de ensino de qualidade, de formação e qualificação de gestores e professores, há falta de mais investimentos ainda há de se lamentar que até o exame do Enem esteja desacreditado. É grande o índice de evasão escolar de jovens e crianças, saindo para o mundo das drogas. É diante desses fatos reais, que hoje nos reportamos aos tempos da PALMATÓRIA, onde quem “batia” ontem era o professor. A palmatória no Brasil tem registro de existência de 1840.

Em 1896 Machado de Assis contava histórias de meninos travessos das escolas, com medo da palmatória. Ela foi instituída no regime educacional em vários países e o último país a abolir o uso da palmatória, foi a Inglaterra em 1989. Para se ter uma ideia, a Inglaterra recentemente voltou a discutir métodos de castigos físicos, como medida educativa. No Brasil os 10 mandamentos pela paz na família, criado pela pastoral da criança diz o quarto mandamento, que eduque seu filho com conversas, carinho e apoio, mas lembra: quem bate para ensinar, está ensinando a bater. Já a Bíblia em provérbios capítulo 23 versículos 13 e 14 diz: “Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão e poderão até livra-lo da morte.” Para os tempos de hoje, a palmatória era símbolo de humilhação, mas não era! Porque as famílias na época também adotavam em casa o regime da palmatória, também os pais podiam levar os filhos para o trabalho e aprender uma profissão, ou ter uma ocupação. Uma coisa era certa, havia um consenso entre alunos rebeldes, que a palmatória na escola para eles, era aprendizado, respeito e disciplina, o que muitos não tinham em casa. Em conversa com velhos amigos que estenderam a mão a palmatória, o chamado bolo, lembram também, que haviam arguições, feitas pelos professores com grupos de alunos, onde quem não respondesse corretamente as perguntas da carta de abc ou da tabuada, tomava bolo na mão, muitas vezes aplicados pelos colegas que respondiam certo, assim ninguém vinha de casa sem saber a lição.

Muitas vezes filhos que tomavam bolo na escola, não contavam em casa com medo de apanhar outra vez. Certa vez, uma mãe ficou sabendo que o filho entrou na palmatória na escola e em casa lhe perguntou: quantos bolos você tomou? O filho desconfiado respondeu: só seis, três em cada mão. Disse a mãe: Foi pouco!! Eu não mandei você estudar, vai tomar mais quatro, para fechar os dez. No dia seguinte a mãe acompanha o filho até a escola, para apoiar o professor o qual lhe dá uma recomendação: não deixe que meu filho lhe tire a terreiro (terreiro significa faltar com respeito).

Para o historiador professor Eldinho Pereira, para o tempo da palmatória, existia uma pedagogia tradicional, onde o professor era o centro das atenções, com a extinção da palmatória no Brasil, veio a pedagogia da formação tecnista, de formação profissional para o mercado de trabalho no regime militar. Depois veio a pedagogia moderna para os tempos de hoje, onde o centro das atenções é o aluno. Para o secretário de educação do município de Crato, Valentim Dantas, analisando o ontem e o hoje, é ver que os valores se acabaram. O Brasil não acompanhou a rapidez da evolução dos tempos modernos e não é preciso voltarmos aos tempos da palmatória ou do chicote, se pudéssemos resgatar os valores da família. Para a coordenadora do Crede 18 do Crato, Eliana Nunes Estrela reconhece a violência não só existente nas escolas, como também na família e se a escola é a busca da solução para educar e disciplinar o professor tem que cumprir sua missão e que os pais precisam estar mais presente na escola.

Em suma, os jovens de ontem sobreviventes da palmatória, sobreviveram também na vida e hoje são pais e avos, que carregam consigo na velhice, sabedoria, respeito e exemplo de cidadania, enquanto hoje, os jovens abandonam escolas, abandonam famílias, não tem respeito ao próximo e mergulham no mundo das drogas, do crime e o nosso Brasil enterra diariamente jovens sem palmatória.

Pergunto: Por que um país de primeiro mundo, como a Inglaterra, que educou gerações e majestades, sendo o último a abolir a palmatória, volta a questionar métodos semelhantes para educação? Enquanto o Brasil se perde na indisciplina.

Questione. Lamente se puder.
Ed. Alencar

Volta a chover em várias cidades do Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


No Sítio Granjeiro, em Crato, a chuva chegou a marca de 42 milímetros, segundo dados da Ematerce. Os agricultores e produtores da região estão animados para 2011 - FOTO: ANTÔNIO VICELMO. Chuvas de até 97mm animam os agricultores, que acreditam em um bom inverno em 2011. Funceme pede cautela.

Crato. Seis dias depois do lançamento do Programa Hora de Plantar, voltou a chover no Cariri. Em Crato, no pé da serra do Sítio Granjeiro, a chuva foi de 42 milímetros. No pluviômetro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), no Centro da cidade, foram registrados 30mm.

Desceu água no do Rio Granjeiro, o que contribuiu para a limpeza do canal que estava poluído. No entanto, os técnicos alertam que a umidade ainda não é suficiente para o início do plantio. A orientação é esperar por mais chuvas. Em Brejo Santo, onde caiu uma chuva de 48 milímetros, no Centro da cidade, também não está sendo recomendado o plantio. O técnico da Ematerce, José Dias Ferreira, informou que o inverno ainda não foi caracterizado. O momento é de preparação das terras para o plantio que deve ser iniciado a partir da segunda quinzena deste mês.

A perspectiva é de mais chuvas para hoje e amanhã. O site Clima Tempo está prevendo sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublado, com chuva a qualquer hora. O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Vinícius Oliveira, esclarece que a incidência de chuvas é resultante de instabilidade em áreas de convergência. Vinícius acrescenta que a Funceme só vai fornecer a previsão sobre o inverno na segunda quinzena de janeiro. Os pecuaristas estão desesperados com a falta de pasto para o gado. Uma das alternativas é a compra de plantios de cana-de-açúcar para salvar o rebanho. As chuvas de ontem, segundo o pecuarista Neudes Muniz, não resolve, de imediato, o problema, mas dão a garantia de que, dentro de dois meses, parte da pastagem será renovada. A expectativa é de que as chuvas tenham continuidade.

Dia de Santa Luzia

Enquanto a ciência não divulga informações sobre a próxima quadra invernosa, os sertanejos se valem de crendices e superstições. Uma delas é o dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, considerado como um marco inicial para uma série de "experiências" e perspectivas de inverno para o ano seguinte. Uma das experiências mais populares é a colocação de seis pedras de sal, representando os seis primeiros meses do ano (vindouro) sobre um plano, no "sereno", na noite de Santa Luzia. Pela manhã, a pedra que mais estiver dissolvida representa o mês mais chuvoso do ano que se segue. Se essas experiências derem resultados negativos, o sertanejo começa a pensar nos horrores da seca.

Essas "experiências", de acordo com Vinícius Oliveira, não possuem fundamento científico, representam muito mais que exercícios de possíveis previsões de chuva. São, antes de tudo, um traço cultural do Nordeste como, por exemplo, o dia de São José, que coincide com o equinócio.

Tábua de Chuvas

Aiuaba
97mm
Acopiara
94mm
Campos Sales
92,4mm
Porteiras
80mm
Araripe
72,2mm
Missão Velha
59mm
Potengi
51mm
Brejo Santo
48mm
Cariús
45mm
Abaiara
40mm

Fonte: Funceme
MAIS INFORMAÇÕES
Ematerce - Escritório do Crato - Praça Filemon Teles, S/N
(88) 3102.1293
Funceme: (85) 3101.1128

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Coerência x Competência - Por: Lucieldo Moreira de Oliveira


Sou de uma linhagem, de que o dialogo é a melhor solução. E baseado nesse principio é que sempre venho procurando dia após dia sempre está de bem com o meu próximo, por mais distante que ele se apresente. Ontem ao comparecer a SEINFRA, com um cliente meu, a fim de resolvermos alguns contratempos, fui surpreendido por um bate boca desagradável entre meu cliente e um funcionário da SEINFRA, o que tornou a situação um pouco desagradável, pois eu tinha levado o meu cliente lá com o intuito de ser bem atendido e pra mim foi um caos. A imagem plantada por mim daquele órgão, onde tenho bastantes amigos foi toda lançada no ralo e assim foi o meu resto de dia e noite, matutando uma forma de contornar o clima desagradável que tomou conta do local. Pois o meu cliente é um excelente investidor e a partir daquele momento estava disposto a não mais investir em nosso município. Todavia hoje, 08-12-2010, o mesmo ligou pra mim, querendo novamente retornar aquela casa, para esclarecer baseado na Lei de que o mesmo estava certo e o funcionário errado.

Então foi onde eu tive a idéia de levá-lo direto ao Sr. Nivaldo e que confesso aqui, foi à melhor coisa que eu fiz, pois o Sr. Nivaldo mostrou toda a sua desenvoltura no que dizia e com competência em suas atitudes. Resultado. O meu cliente saiu satisfeito, o secretario resolveu o impasse, pois o mesmo soube ouvir e falar no momento certo. Conclusão: O secretario Nivaldo é mais do que merecedor do cargo que ocupa um cidadão preocupado com o bem estar do Crato em tudo o que se diz respeito ao meio ambiente. Parabéns senhor secretario o senhor provou que tem coerência e competência em suas atitudes.

Por: Lucieldo Moreira de Oliveira

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30