xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 dezembro 2010

Mão Amiga na Apae - Por Alessandra Bandeira






Hoje pela manhã, teve ínicio o "Mão Amiga", ação integrante do Doce Natal, onde um grupo de personagens natalinos fazem visitas aos Hospitais, Apae, Abrigos e Cadeia, levando a alegria e carinho que todos merecem receber nessa época tão mágica que é o Natal.

Por Alessandra Bandeira
Fotos Alessandra Bandeira

Programa COMPOSITORES DO BRASIL - Rádio Educadora do Cariri


Amanhã se der o carneiro
O carneiro
Vou m'imbora daqui pro Rio de Janeiro
....................................
As coisas vem de lá
Eu mesmo vou buscar
E vou voltar em vídeo tapes
E revistas supercoloridas
Pra menina meio distraída
Repetir a minha voz
Que Deus salve todos nós
E Deus guarde todos vós
( Carneiro, 1974)

EDNARDO

Por Zé Nilton

O ilustre professor Marcondes Rosa, inteligência brilhante desse nosso Siará Grande, louco por música, conhecedor profundo do movimento renovador da Música Popular Brasileira made in lá de nós, o chamado “Pessoal do Ceará”, traduzia muito bem os versos de “Carneiro”, de Ednardo e Augusto Pontes. Dizia haver chegado novos tempos no Ceará, e doravante cessava ali o nosso secular destino de “ave de arribação”, não raro sob o humilhante rito de passagem: primeiro tentar a sorte no bicho pra garantir tentar a sorte no Sul.

Ainda não havia chegado os novos tempos cridos por Marcondes por isso, e foi só por isso ? fui “m´imbora daqui pro Rio de Janeiro”. Pra variar houve sorte pelo meio! Não joguei no bicho, mas o bicho homem fez a minha fezinha. E que homem! O inesquecível e educado empresário Waldir Silva, que administrava suas empresas com o coração, disse pro rapazinho:

- Já que o Sr. (tratava todo mundo por Sr.) quer ir, que vá. Mas taqui, duas passagens, uma de ida e outra de volta, caso não dê certo...

Fui. Deu certo seu Waldir, minha eterna gratidão.

O assunto aqui é música ou melhor, a música do conterrâneo Ednardo. Então eu tenho pra mim que musicalmente falando, foi preciso estar lá na cidade maravilhosa, precisamente naqueles ainda românticos anos 70, para encher-me de orgulho da música cearense embalando os dias e as noites do Rio. Nas ambiências em que circulei, descendo e subindo a velha Matacavalos (celebrizada por Machado de Assis) a rua Riachuelo, idem a Mem de Sá, rua de Ataúlfo Alves, depois a Bambina, a Dois de Dezembro, a Correia Dutra, eu pisava distraído ( ainda se podia) e me distraía ao som de Belchior, Fagner, Ednardo e o Pessoal do Ceará, no radinho de pilha que ainda hoje mora comigo.

Em 1976, quando retornava, à noite, da universidade, desde o Maracanã, ouvia, de dentro do coletivo, ao longo de suas paradas, o “Pavão Mysteriozo”, cujo som saltava dalguma janela, a música de abertura da novela “Saramandaia”, da Rede Globo.

O Ceará ajudou a criar a via de mão dupla com o centro cultural do Brasil em termos musicais a partir daqueles idos. As coisas vinham mas também saiam daqui pra lá.

E a música cearense que sai hoje nas mídias ? Bom, que “Deus salve todos nós”!

Nesta quinta-feira, a voz penitente e a música denunciadora e cheia de encanto de nosso Ednardo, no programa Compositores do Brasil, de 14 as 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri.

E para os infelizes que não crem na música de qualidade e não permitem que ela chegue também às massas deste país, rogo-lhes uma praga pegando carona no brado do excelente Belchior: “eu quero é que este canto torto feito faca corte a carne de vocês”!

E para a resistência dos crentes, com a palavra, Ednardo à sua moda: merci bocu, merci bocu não há de quê.

Uma sequencia da música de e com Ednardo:

01.TERRAL
02. AVIÃO DE PAPEL
03. ARTIGO 26
04. TREM DO INTERIOR, em parceria com Belchior
05. PASTORIL, participação de Amelinha e Belchior
06. A MANGA ROSA
07. SOMOS UNS COMPOSITORES BRASILEIROS
08. VAILA, em parceria com Brandão
09. CARNEIRO, em parceria com Augusto Pontes
10. BEIRA MAR
11. INGAZEIRAS
12. ENQUANTO ENGOMO A CALÇA, em parceria com Climério
13. PAVÃO MYSTERIOZO.

Quem ouvir verá.

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri (www.radioeducaroradocariri.com)
Telefone: (88)3523-2705
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

Conheçam o projeto: Doce Natal - Por: Janinha Brito


Um evento anual idealizado pela nossa primeira dama: Mônica Araripe em que o verdadeiro espírito natalino se manifesta em bairros da cidade do Crato, através da distribuição de brinquedos às crianças carentes, visitas aos asilos, abrigos, centros de detenção, levando conforto e caridade aos mais necessitados. Já na sua sexta versão, o evento ganha notoriedade e credibilidade pela sua grandeza e seus projetos paralelos:

- MÃO AMIGA (Visita aos asilos e orfanatos com personagens caracterizados para levar uma palavra de conforto e carinho)

Mônica Araripe em visita a APAE


-DOCE CIRANDA (Grande Cortejo pelo centro da cidade em ciranda de roda com todos os projetos juntos)
-DOCE ILHA SOLIDÁRIA (Visita aos bairros da cidade com uma equipe especializada para fazer trabalhos solidários, grande espetáculo de música, dança, parquinho de diversões para os pequenos e o DOCE CINEMA com filmes infantis)
-A FANTÁSTICA FÁBRICA DO PAPAI NOEL (Grande espetáculo musical montado pela equipe do Doce Natal com encenação teatral, coreografias, e trilha sonora própria)
-DOCE FABRICA DE BRINQUEDOS (Oficinas onde crianças da rede pública aprendem a fazer trabalhos manuais e soltar a sua criatividade com EVA, artesanato, etc..)
-DOCE ADOÇÃO (Exposição de animais abandonados para a adoção)
E MUITO MAIS...

(E culmina com o Mega espetáculo da entrega dos presentes este ano na REFFSA, com a chegada do Papai Noel e um animadíssimo show para divertir a garotada).

Espetáculo a Fantástica Fábrica do Doce Natal 6ª edição
TEMA: Doce Natal e os Presentes de Deus.

Neste ano de 2010, em sua sexta edição, o Doce Natal, traz como tema principal, Doce Natal e os Presentes de Deus. Esse tema sugere a sociedade, uma reflexão para a valorização da vida, dos tesouros dados por Deus, que impulsionam, engrandece e facilita a vida do homem, como as palavras, as cores, os sons, os números, e a nossa mãe natureza.

fonte:http://docenatal1.blogspot.com/
http://docenatalcratoamado.blogspot.com

*Doem Brinquedos!
informações: Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato:
telefone:3523:2365
http://culturacrato.blogspot.com

Alceu Valença e Elba Ramalho no Crato!

O "cultura no Cariri" em nome de todos apaixonados pela boa música agradece as atrações do BERRO 2010, festa que já substitui a EXPOSIÇÃO DO CRATO de antigamente, com seus forrós autênticos, e por ser uma festa aberta ao público, na exigência apenas de alimentos...aos que se sentiam órfãos, aos saudosistas da que era a maior festa cultural da região do Cariri, vamos curtir Alceu e Elba!

Recomeçando das cinzas
Eu faço versos tão claros
Projeto sete desejos
Na fumaça do cigarro....

VII BERRO CARIRI
09 a 12 de Dezembro 2010
Atrações Principais
Dia 09 - DORGIVAL DANTAS
Dia 10 - ELBA RAMALHO
Dia 11 - ALCEU VALENÇA
Dia 12 - EPITÁCIO PESSOA.
ENTRADA (02) Kilos de Alimento

 fonte: sites oficiais dos artistas convidados!

Há Séculos ....!!! - Por: Samuel Duarte Siebra


Há séculos, desde que se iniciou o processo de ocupação dos espaços no estado do Rio de Janeiro, as favelas foram instalando-se como retrato dessa ocupação desordenada ligados a grande densidade demográfica acompanhando a marginalização das comunidades de grande maioria nordestina, durante séculos também, ver-se a falta de políticas públicas em saúde,educação,lazer e uma estratégia clara de distribuição de renda e trabalho.

Todos os fenômenos do caos social se materializam no espaço e no tempo não só na cidade maravilhosa, mas em todas as capitais brasileiras, porém lá com mais ênfase, sempre se tratando a violência e o tráfico como uma questão exclusiva de polícia. Segundo Michel Foucault, uma das grande contradições do estado é a de que, ele, cria pela sua omissão na minguada execução das políticas públicas de inclusão social, a exemplo da educação, da saúde publica , dentre outras, as condições ideais para as manifestações das mazelas sociais, dentre elas o aumento vertiginoso do uso de entorpecentes pela juventude desassistida brasileira e a violência em todas as sua manifestações e ele mesmo, o estado, trata o “problema” como caso de polícia e daí,manda os órgão ligados a segurança pública, para “ concertarem” seu próprio fruto, sobre a alegativa de suas ações estarem respaldado pelo estado democrático de direito,contudo, caro leitor, que direito é esse que só atingi uma microscópica parcela da sociedade mais abastada.

O grande debate que quero aqui suscitar é a de que, não foram apenas as Unidades de Polícia Pacificadora- UPP ,que levaram o Estado do Rio de Janeiro a tomar a importante iniciativa de combater de forma veemente tanto as milícias como as facções de traficantes nos morros da Cidade Maravilhosa, existe uma internacional discussão acerca das reais condições detidas pelo Brasil de sediarem dois grandes eventos ligados ao esporte em 2014 e 2016,para tanto, é preciso que tenhamos um olhar “sobretudo” crítico sobre o episódio.

É bem verdade que a iniciativa está ganhando o grande apoio da opinião pública, inclusive, pelo fato de estarem utilizando material bélico com grande poderio de fogo e com o uso de blindados das Forças Armadas. Aplaudo de pé a iniciativa e acredito que todos nós, brasileiros de boa vontade , gente trabalhadora e honesta que busca apenas viver com o mínimo de dignidade e qualidade de vida também o faz.

Contudo insisto, quantas pessoas tiveram que morrer com balas perdidas, quantos jovens se envolveram com drogas, crimes de todas as ordens pela secular omissão desse mesmo estado, quantas famílias foram desestruturadas por falta de políticas incisivas como o acesso ao trabalho e quantas vezes mais teremos que ver as mudanças do quadro caótico de nossas comunidade, apenas quando estivermos as véspera,seja de eleições, seja de eventos como o que será a COPA de 2014, ou o que for.

Os Problemas são presentes, correntes, concretos estão ocorrendo agora enquanto você lê esse texto, avançamos muito é bem verdade, esperamos avançar mais, pois muito nos foi tolhido pela corrupção do nefasto modelo capitalista de se vê as coisas. Só se pode permitir um Estado, o estado paralelo que tem como mandatários, corruptos políticos, traficantes como vereadores e o povo como refém deve acabar agora!,para que tenhamos uma sociedade verdadeiramente livre e soberana.

Prof. Samuel Duarte Siebra
Prof. efetivo da Rede Estadual de Ensino
Acadêmico Enfermagem/URCA

Governo Municipal e Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realizam Batizado de Capoeira - Por: Albino Freire


N
os dias 01 e 02 de Dezembro aconteceu o I Batizado Capoeira Cariri na AABB de Crato, o evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude e do Projeto AABB Comunidade Crato. Participaram do batizado 60 crianças praticantes desta modalidade esportiva. O Prefeito Samuel Araripe prestigiou o evento e parabenizou todas as crianças inseridas na Capoeira e elogiou o trabalho de toda equipe. Diversas autoridades marcaram presença, dentre elas a Secretária de Cultura Esporte e Juventude Daniele Esmeraldo que sem medir esforços forneceu total apoio para realização deste brilhante evento esportivo. Foi oferecido aos participantes oficinas artesanais para confecção do "Caxixi" (instrumento acoplado ao Berimbau), teve ainda oficina de Capoeira com vários professores da capital.

Os alunos receberam a graduação (corda), batizados pelo conceituado Mestre Ratto da Associação Capoeira Água de Beber que difunde este esporte em vários países. Vale salientar a valiosa contribuição do Professor Curió que utiliza uma metodologia criativa e participativa com todos os alunos do Programa Integração AABB Comunidade e com os alunos da Paróquia de São Francisco. Parabenizamos o grupo organizador e principalmente aos idealizadores pelo incentivo na busca da formação de cidadãos através do Esporte Capoeira!

Forte abraço!!!
Atenciosamente;

ALBINO FREIRE
Analista do Lazer
SESI-JN

POESIA

Eu não Morri....Por: Janinha...eu mesma!


Sobre a nota de meu falecimento "cruzes", no mural da rede blog's Cariri, em nome da Secretaria de Cultura, é trote! Alguém que deve me querer muito "bem" postou maldosamente essa notícia, por ser um espaço aberto é impossível descobrir quem foi, de qualquer forma foi bom ver o quanto sou querida, até anônimos que acompanham meu blog "cultura no Cariri" me enviaram email's, recebi telefonemas de gente querida, como meu amigo Dedê, entre outros, pessoal da própria Secretaria de Cultura, pessoas até desconhecidas...nossa...de certa forma quem quis me fazer mal, me proporcionou palavras e demonstrações de carinho e agora eu sei, teria um bom número de pessoas no meu velório...rsrsrsrrs.... Estou "vivinha da Silva", e aproveito ainda mais a oportunidade pra fazer uma propagandazinha... Leiam o Cultura Crato, o blog da secretaria de cultura, artistas, façam seus cadastros, mandem seus materiais e releases:

http://culturacrato.blogspot.com

*Minha filha ao ler a notícia, mesmo estando ao meu lado, se emocionou muito, quem fez essa brincadeira de "mau gosto" saiba que tenho 3 filhos, amigos, família...procure algo útil pra fazer, leia um livro, saia pra dançar, namore...SEJA FELIZ , POR QUE EU SOU!

CRATO - Notícias do Dia 08 de Dezembro de 2010


Oficina sobre o Edital Pontos de Cultura acontece hoje em Crato

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e o Geopark Araripe com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato e do Centro Cultural Banco do Nordeste convidam todos para participarem das oficinas sobre o Edital Pontos de Cultura a se realizar hoje em Crato e Juazeiro. Em Crato, Centro Cultural do Araripe de 9 às 11horas e em Juazeiro, no Auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste das 11 horas e 30 minutos às 14 horas e 30 minutos. O programa Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultural. Nele, iniciativas da sociedade civil firmam convênio de colaboração com o Governo e tornam-se Ponto de Cultura. Sua responsabilidade é articular e impulsionar as ações culturais que já existem nas comunidades. Os municípios com até 40 mil habitantes poderão ser contemplados com um Ponto de Cultura; os que tiverem entre 40 e 100 mil habitantes, 3 Pontos; e os municípios com população acima de 100 mil habitantes poderão ter até 5 Pontos de Cultura.

ProJovem Adolescente promove comemoração de Natal próxima sexta-feira

A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizará próxima sexta-feira, dia 10, as 18 horas na Quadra Bi-Centenário a comemoração Natalina do ProJovem Adolescente. A coordenação do projeto, convida a todos e informa que na ocasião será feita a entrega de certificados do curso de inclusão digital- informática básica e da entrega de premiação - troféus e medalhas- do II Torneio Esportivo do ProJovem que aconteceu entre os dias 16 de novembro à 02 de dezembro do ano em curso. A Secretária de Assistência Social do Crato, Liduina Andrade convida todos os alunos, orientadores sociais, instrutores de esporte e lazer e instrutores de arte e cultura a se fazerem presentes nessa celebração. A festa que terá lanches e distribuição de brindes será animada pelo DJ Samuca e também serão realizados sorteios.

Crato realiza entrega dos Boletos do Programa Garantia Safra 2010 2011 até a sexta-feira, dia 10

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato solicita aos agricultores que se cadastraram no Programa Garantia Safra 2010 2011 que compareçam até o próximo dia 10, de 7 as 13 horas na AABB de Crato para recebimento dos boletos do referido programa. É importante estar munido de RG e CPF e no caso dos casados não esquecer os documentos do companheiro, ressaltando que não serão entregues os boletos sem essa documentação.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Homenagem à Imprensa Regional - Texto enviado por J. Lopes




A Casa dos Relojoeiros, mais uma vez, na vanguarda dos acontecimentos, está promovendo um mega evento para a Imprensa do Cariri. A empresa não está medindo esforços para proporcionar tudo do bom e do melhor para homenagear esses profissionais formadores de opinião e que dão sua parcela de contribuição para o progresso da nossa região. Para se ter uma idéia, o evento será realizado no “Restaurante Mangiare Bene”, dia 09 de dezembro, com o espaço reservado exclusivamente para o evento e o convite será uma camisa, que foi criada pela agência em Fortaleza, com uma logomarca especial para o evento. Na ocasião, serão sorteados vários prêmios: notebook’s, pendrives e gravadores digitais, entre outros...

O senhor João Araújo Sobrinho (Diretor Presidente da Empresa), à pedido de José Carlos Albano (Gerente Regional), cancelou todos os seus compromissos agendados para o dia 09 em Fortaleza, para se fazer presente ao evento. Nossos Parabéns à Casa dos Relojoeiros, pela belíssima iniciativa para com a imprensa do Cariri

Por: J. Lopes


Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ

Mulher agredida a golpes de faca.

Por volta de 1h desta manhã, chegou conhecimento da CIOPS do 2º BPM, a informação de que deu entrada no Hospital Estephania Rocha Lima de Juazeiro do Norte, a uma mulher de iniciais M. I. S., 24 anos, residente no bairro Santa Tereza, na vizinha cidade. A mesma foi lesionada com facadas na altura da cabeça, rosto, braços, e do peito esquerdo. A polícia apurou que o crime teve a autorias duas mulheres iniciais M. F. e M. J., residentes nas imediações da casa da vitima. A composição da viatura do Ronda do Quarteirão - RD-1223, soldados Cícero, Silva, e Olimpio, realizou diligências no intuito de prender as acusadas, mas sem êxito.

Prisão por atos obscenos

Por volta das 00hs, de hoje (08) no cruzamento da Av. Castelo Branco com Radialista Coelho Alves, na altura do nº1974, bairro Tiradentes, em Juazeiro, a polícia militar través da RD 1227 composta pelos soldados Gonçalves e Araújo efetuou a prisão de Francinaldo Silva Maciel, 30 anos, residente no, bairro João Cabral, em Juazeiro sob a acusação de pratica de atos obscenos em via publica. Francinaldo foi conduzido a 20ª DRPC, onde foi lavrado o TCO nº 729/2010.

Recolhimento de veiculo ao Demutran e TCO por direção perigosa.

Hoje, por volta das 02h30s, na Av. Castelo Branco, próximo a Churrascaria Rubão no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, foi abordada a moto Honda Fan de cor preta de placa HYP-2662, ano 2007, de propriedade do Sr. A. A. M., 27 anos, residente, no bairro Aeroporto, o qual entregou sua moto ao menor A. M. N., 15 anos.

O veiculo foi abordo pela RD 1227 composta pelos soldados Gonçalves e Araújo, que após a abordagem conduziu o veiculo ao Demutran e o proprietário juntamente com o menor para a 20ª DRPC, onde foi lavrado o TCO nº 730/2010 baseado nos artigos 309 e 310 respectivamente.

SABOEIRO - CEARÁ

Prisão por mandado judicial

Ontem por volta das 17h30min, policial militar de Saboeiro dando cumprimento ao Mandado Judicial expedido pelo Juiz de Direito Dr. David Ribeiro de Souza Belém, prendeu na Rua Elizel Ebert, o desocupado, Teófilo Filho Pereira Mota, 43 anos, solteiro. De acordo com a polícia Teófilo Filho responde processos na justiça de Saboeiro por infração ao artigo 214 c/c o Art. 224 do CPB. Após sua prisão ele foi conduzido a DPC em seguida encaminhado a Cadeia Pública Local.

ORÓS – CEARÁ:

Prisão por porte de arma restrita - desarticulação de quadrilha‏.

Na manhã desta terça-feira (07), a Polícia Militar de Orós tomou conhecimento através de agentes do Pro-Cidadania que um veículo FOX de cor preta com placa HXK 9791 com inscrição de Fortaleza/CE ocupado por com dois homens desconhecidos encontrava-se em transitando no distrito de Lima Campos, naquele município. A PM verificou junto ao Sistema SEPROCE, que o carro era apenas alienado ocasião em os ocupantes do Fox informaram que o veiculo pertencia ao crediarista Francisco Lopes Justino, 27 anos, que encontrava-se na Pousada do Posto BR em Orós.

Os policiais foram até ao local indicado aonde encontrou o crediarista deitado com a mão sobre uma pistola PT.40 de propriedade da Polícia Civil, com dois carregadores contendo 23 cartuchos intactos, 03 celulares, o qual segundo a polícia já responde aos artigos 157, 159, 288, 297, 304 do CPB além de ter em seu desfavor, dois mandados de prisão em aberto. O policiamento efetuou a prisão do mesmo e deteu para averiguações, José Evaldo Melo Mota, 36 anos, solteiro, autônomo; Antonio de Assis da Silva, 48 anos, casado, autônomo, o qual segundo a polícia, responde por Porte Ilegal de arma de fogo; e Luiz Victor da Silva, 24 anos, amasiado, Ferreiro. Todos foram conduzidos até a DRPC de Icó/CE para os devidos procedimentos.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Neste domingo no Sesc Crato Dia 12/12

ALMANAQUE - Dia 8 de dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

8
de dezembro:

* 1955 - A bandeira da União Europeia é adoptada pelos países signatários.
* 1965 - Termina o Segundo Concílio do Vaticano.
* 1994 - É ratificado o tratado que funda o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA).

Nasceram neste dia...

* 1926 - Joachim Fest, escritor alemão (m. 2006).
* 1927 - Vladimir Shatalov, cosmonauta soviético.
* 1943 - Jim Morrison, cantor, compositor e poeta estadunidense (m. 1971).

Morreram neste dia...

* 1830 - Benjamin Constant, pensador, escritor e político franco-suíço (n. 1767).
* 1980 - John Lennon, músico britânico (n. 1940).
* 1994 - Antônio Carlos Jobim (na imagem), músico brasileiro (n. 1927).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30