xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 dezembro 2010

Estive em Serra Verde - Lembrei-me de Vocês - Ensaio Fotografico: Dihelson Mendonça


P
oucas coisas na vida nos causam tanto prazer quanto sair um pouco do mundo "civilizado" e buscar a natureza. A vida plena está na natureza, e não entre quatro paredes. Atendendo ao convite de Claude Bloc, Daniel Bloc e Edilma Rocha, passamos um fim-de-semana simplesmente varavilhoso num dos mais belos lugares do cariri, a Serra verde, próximo a Dom Quintino, onde conversamos bastante, fizemos piquenique, e fotografamos muito. Eu devo ter feito mais de 500 fotos ao todo. Estas aqui são apenas algumas que selecionei para um ensaio, e que faço questão de dedicar a alguns dos meus Amigos de Verdade. Por favor, não fiquem tristes se seu nome não apareceu ainda na lista. Seriam necessárias inúmeras páginas do Blog se eu fosse listar todos os amigos.

ENSAIO FOTOGRÁFICO

E o que seria a vida, se não fossem esses pequenos momentos que guardamos para a eternidade ? Algo que transcende as percepções, que escapa aos sentidos, e se traduz na beleza pura ? - Para Claude Bloc.

arvore amarela 01 700

E o que somos ? qual a noção da nossa grandeza, quando tudo é apenas uma questão de perspectiva ? O homem é o ápice da criação ? Da natureza ? - Viva o Einstein, que nos provou há muito tempo, que o tudo é relativo. Fotos dedicadas aos amigos e colaboradores do Blog do Crato, Prof. Armando Rafael, Emerson Monteiro, Antonio Morais, José Milton Arraes, Amilton Silva, Carlos Rafael, Maria Otília, Janinha, Alessandra, Gabriella Federico, e tantas pessoas maravilhosas que estão conosco.

curva 700


por do sol ninha 650


ninha entre forquilha 400

Viver é assimilar conhecimentos. É aprender novas técnicas para refazer coisas que já fazíamos. Por exemplo, ao fazer esta foto, eu quis fazer bem ao estilo da Edilma Rocha, que gosta sempre de emoldurar as suas fotos com os galhos das árvores. Bidu, espero que tenha gostado, porque essa é dedicada a você, Edilma Rocha.

lago azul 01


Deus me foi muito bom comigo, porque me deu por fiel companheira aquela que não era, mais foi se tornando minha alma gêmea, e sem ela a vida hoje não teria sentido. Ninha, essa foto é dedicada a você, estavas bem distraída sem saber que era fotografada.

ninha canoa 600 x 400

Esta foto é dedicada ao meu Pai, falecido em 1995. Estamos sem a sua presença física há 15 anos, mas a presença espiritual é constante. Ele tem sido meu fiel guia em todos os passos. Obrigado, meu amigo, por estar sempre comigo. Acho que ele teria gostado dessa foto da canoa.

canoa 400 x 600

A foto abaixo é para um mestre da fotografia. Um mestre que tem me auxiliado como a um irmão, e que quando eu não entendia nada sobre fotografia, ele têve a paciência de me ensinar os primeiros passos, e conseguir despertar o amor por esta arte grandiosa: Pachelly Jamacaru.

cadeira peb 650



ninha no banco 2

Esta aqui vai para um grande grande amigo. Um amigo meio louco, que se eu oferecesse algo normal, ele não iria gostar. Este foi um dos trabalhos que me deu mais trabalho. Dedico ao grande fotógrafo, repórter e ser humano Wilson Bernardo, que chegou lá pela Serra Verde à noite, e olha, o homem é muito humano, mas ronca como um Tyranossauro Rex. Valeu, Bernardão...

sapinho

Estas duas fotos aqui em si, já mostram uma história. Uma história de muita dedicação, de muita conquista. Dedico especialmente ao Daniel Bloc ( jacques ), que é uma das pessoas mais maravilhosas que existe.

barco garotos 600


casa e arvore


banquinho 01

Esta foto é dedicada a uma das minhas maiores amigas, que tem sido uma fiel fonte de alegrias, de força de vontade, e tem me dado forças a continuar quando tudo parece perdido. Dedicada a Mônica Araripe. Monkynha, que esse belo por-do-sol te estimule cada vez mais a perseguir seus grandes ideais.

por do sol 2


FOTOGRAFIA: Dihelson Mendonça

Proibida a Reprodução, Cópia, e Salvamento sem autorização do Autor.
Os Infratores serão processados na forma da Lei de propriedade intelectual.

Arajara festeja sua Padroeira – Fotos: Heládio Teles Duarte / Texto: Armando Rafael

A devoção a Nossa Senhora da Conceição é a mais antiga tradição religiosa brasileira...
Desde 1646, há 364 anos, ela é a Padroeira da nossa pátria, pois naquele ano, Nossa Senhora da Conceição foi declarada – por Dom João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança – como Rainha e Padroeira do Reino Português e de todas as suas colônias (aí incluída o nosso Brasil).
Em Portugal ela é venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e no Brasil – mesmo após a nossa independência, em 1822 – ela continuou como Padroeira, agora com a denominação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Não existe cidade brasileira que não tenha pelo menos uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, cuja festa transcorre no dia 8 de dezembro. Arajara, distrito de Barbalha, é uma dessas localidades que tem a Virgem da Conceição como Padroeira. Pois foi ali que Heládio Teles Duarte, com talento e sensibilidade, fotografou o novenário da Imaculada Conceição.
Confira abaixo:
Fachada da Capela de Arajara, em noite de novena

A imagem de Nossa Senhora da Conceição é conduzida no andor, ao som da Banda Cabaçal


A Banda Cabaçal marca presença no louvor à Padroeira

Seu Neones Ribeiro tem 95 anos. Durante décadas – e até recentemente – ele deu assistência técnica ao relógio existente na torre da Capela de Nossa Senhora da Conceição, de Arajara. Na festa de 2010, ele não subiu mais na torre, mas não dispensou a cervejinha, como mostra a foto de Heládio.

A tradição dos leilões na festa da Padroeira de Arajara não arrefeceu. Leiloeira Boneca oferece mais uma prenda... quem dá mais?
Fotos: Heládio Teles Duarte
Texto: Armando Lopes Rafael

Doce Natal - por José Helder França


Chegou NATAL novamente
Como a luz da estrela brilha!
E eu recordo alegremente
O entusiasmo da filha
Quando ela era pequena
Minha Mônica Helena
Esposa de Samuel
Comigo num caminhão
Segurava a minha mão
Eu era PAPAI NOEL!

Nesse dia, muito cedo
Como se fosse do céu
Distribuindo brinquedo
Como o bom PAPAI NOEL
Uma festa de beleza
Eu visitava a pobreza
Tendo MONQUINHA a meu lado
Tudo guardo em minha mente
Ao pobre dava presente
Naquele dia sagrado

E hoje, DOCE NATAL
Pra alegria do poeta
Como um sonho sem igual
O SEXTO ANO completa
DOCE NATAL, que beleza
DOCE NATAL, que grandeza
PAPAI NOEL ainda sou
DOCE NATAL de alegria
Que relembra aquela dia
Foi MONQUINHA quem criou!
'

Por José Helder França ( 02/12/2010)
Foto arquivo pessoal Mônica Araripe

A inteligência alimentar - Emerson Monteiro

Nós humanos buscamos um jeito bom para equilibrar os elementos da natureza, para achar nisso as fórmulas ideais de viver em harmonia, no mínimo face ao mundo que nos rodeia. Arrumamos defesas que facilitem passar os dias longe dos conflitos que engolem as pessoas. Aqueles mais sabidos rompem obstáculos intransponíveis, exercitando a capacidade que possuem de cruzar as situações e abrir margens e alternativas. E os alimentos que ingerimos também se enquadram nessa ginástica, nestes tempos industriais que desafiam pela propaganda, marcas oferecidas em cada esquina, por meios ardilosos de pouco critério. A luta é fugir das regras químicas de comer o que aparece na nossa tela sem qualquer chance de pensar de outro modo.

O resultado desse totalitarismo alimentar em que se transformaram as ofertas do que sobrou para comer implica, agora, numa aventura radical de saúde fragilizada, corredor lotado nas entradas de um sistema único de saúde assoberbado e filas intermináveis à porta dos consultórios médicos.

Há países de seculares tradições que mantêm a rigidez dos hábitos de alimentação como quem cultiva verdadeiras religiões de sobrevivência. São povos educados nas linhas rígidas e familiares impostas pelos ancestrais e pela comunidade. Veem os costumes quais peças-chave de preservação da natureza a partir da criança e do jovem, impondo respeito às leis das origens milenares, na intenção de uma medicina preventiva. Acreditam serem doenças os sintomas do desequilíbrio imposto ao sistema orgânico através de hábitos errados, guardando, com isso, a conservação da ordem química do corpo à medida que evitam cair em transformações equivocadas e fora de fundamentos conhecidos, inteligentes.

Na fase ocidental dos modos industriais, no entanto, o lucro prevalece acima de tudo, a todo custo, comer casca e nó, levando de eito o que surgir pela frente. As florestas que o digam, após a febre destruidora das reservas a pretexto de exercitar práticas de mercado da madeira e produção de carne, depois seguida dos agronegócios, da soja que domina a colonização amazônica.
Comer e beber hoje se tornam, a cada ano, em atividades de risco jamais imaginado pelos pessimistas. A mesa virou campo de prova de sobrevivência; os pratos, bombas-relógios de que não conhecemos os termos de finais para na saúde. Nossos avôs, às refeições, adotavam a expressão “peixe é que morre pela boca”. No entanto a humanidade parece haver se transformado num rumoroso cardume de variados peixes expostos aos caprichos das bolsas de mercadorias, vagando tontos na maré dos acontecimentos imprevisíveis da civilização.

Por: Emerson Monteiro

HOJE !!! - Recital de Encerramento do Curso de Música da UFC


Curso de Música da UFC - Cariri
RECITAL DE ENCERRAMENTO - 2010
Data: 6/12/2010 (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da UFC - Campus Cariri

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial do Fim-de-Semana



JUAZEIRO DO NORTE – CEARA:
Criança de 3 anos morre degolada.

O fato aconteceu por volta das 18h40min, de sábado, na estrada que interliga os Sítios Baixio do Muquém ao Sítio Monteiro, zona rural dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte-CE, Alexiano P. Silva, residente no Sítio Baixio do Muquém, em Crato, conduzia em uma motocicleta Honda XR 200, de cor vermelha, ano 2002 e placa HXA 7123, transportando sua esposa Maria José Tavares A. e seu filho Alexiano Tavares de Souza, 03 anos, quando foram surpreendidos por um arame farpado estendido entre duas cercas.

Por não haver visibilidade no local, o motoqueiro não conseguiu desviar do arame, vindo a sofrer um corte profundo no pescoço e a sua esposa um corte na cabeça e a criança morrer degolada, o condutor sofreu. O casal foi socorrido por populares para o Hospital Santo Inácio de Juazeiro. O corpo a pequena vítima foi levado para necropsia no PEFOCE em Juazeiro. A polícia investiga a descobrir quem colocou o arame no local.

PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO:
Ontem (05), por volta das 21h00, na esquina das ruas Farias Brito com Virgínia de Mendonça, João Cabral, em Juazeiro Antônio Marques Guedes Melo, 25 anos, residente no bairro Franciscanos, o qual segundo a polícia, responde a dois crimes de roubo e um porte ilegal de arma de fogo, foi alvejado com um disparo de arma de fogo no abdômen que transfixou. Ele foi socorrido pela polícia militar para o Hospital Tasso Jereissati, de onde foi transferido em seguida para o Hospital Santo Inácio.

De acordo a polícia, o acusado José William Ferreira de Sousa, 20 anos, residente na rua Joaquim da Rocha, 181, Pirajá, em Juazeiro que já responde judicialmente por dois crimes de furto qualificado e foi preso em flagrante delito e levado a DP local.

BARBALHA – CEARÁ:

Jovem de 23 anos morto com dois tiros
Sábado por volta das 18h30min, no interior do bar da “Corrinha”, localizada na Estrada da Malhada, zona rural do município de Barbalha, Agamenon José Davi. Junior, 23 anos, sem antecedentes criminais, que residia no bairro Cirolândia, em Barbalha, após discussão banal foi assassinado com dois tiros, um no peito esquerdo e outra na tíbia esquerda.

Segundo a polícia, o acusado trata-se do adolescente L. P. A. DE S., 17 anos, residente no bairro Cirolândia, Barbalha, que após o crime, fugiu a pé do local, tomando rumo ignorado. A vítima ainda foi socorrida por populares ao Hospital São Vicente, naquela cidade, aonde chegou sem vida.

ASSARÉ – CEARÁ:

PM prende acusado de matar agricultor a pauladas em Campos Sales

O Major Paulo Hermann Comandante da 5ª Companhia PM de Crato em conjunto com Policiais Militares do município de Assaré que tem o comando do Sargento Bandeira, cumprindo mandado de prisão expedido pela Juíza de Campos Sales Drª. Maria Lúcia Vieira, prenderam na tarde de Sexta-Feira (03/12/10) no Distrito de Aratama o Homicida Valmir Francisco Alves das Chagas, 32 anos de idade. Valmir está sendo acusado de haver no dia 02 de novembro último assassinado à pauladas, no sítio Tanquinho, município de Campos Sales, o agricultor Antonio Francisco da Silva, conhecido por "Careca".

Valmir contou à polícia no momento de sua prisão, que no dia do crime estava juntamente com a vítima e seu amigo Francisco Lima de Sousa, conhecido por "Neto", ingerindo bebidas alcoólicas (cachaça) e em meio a bebedeira surgiu uma discussão, alega Valmir que a vítima lhe agrediu com uma cadeiradas tendo revidado com um pedaço de pau e desferido vários golpes na cabeça da vítima que caiu ao solo já sem vida, Valmir alegou ainda que aproximadamente dois anos atrás "Careca" havia batido na sua cara e por este motivo nutriu um sentimento de vingança. O crime causou grande repercussão na região do cariri oeste pela maneira cruel como foi praticado, Valmir está sendo transferido para a Comarca de Campos Sales nesta Segunda-Feira dia 6 onde será apresentado à Autoridade Judiciária e Policial daquele município.

CRATO – CEARÁ:
Polícia registrou na manhã deste domingo, duas tentativas de homicídio.

O primeiro caso aconteceu por volta das 02h20min, na Rua José Avelino esquina com a avenida Padre Cícero, no sítio São José. O agricultor Wagner Alencar Cardoso, 17 anos, residente no sítio Chapada do Calange, em Crato, foi agredido a gargalho de garrafa por dois homens desconhecidos que fugiram sem deixar pistas. Wagner foi socorrido por familiares para o hospital São Francisco.

Já por volta das 04h40min, no bar do Telão, no bairro São Miguel, o crediarista Francisco Leonardo de Oliveira, vulgo Fofão, 33 anos, residente na Rua Alan Kardec, no Bairro Miguel, foi surpreendido por um homem não identificado que armado com um revolver tentou efetuar um disparo vindo a arma a bater catolé, (ou seja não disparou), momento os entraram em luta corporal ocasião em um terceiro homem que n ao foi identificado apoderou-se da arma para em seguida fugir em uma motocicleta tomando rumo ignorado. Nos dois casos a polícia realizou diligências, não ninguém foi preso.

Esta desaparecido desde o dia 03 de novembro último, o senhor Vicente José Duarte, 64 anos, residente no bairro Alto da Penha. Ele que tem problema de alcoolismo estava internado em uma casa de recuperação em Juazeiro. A família pedi que possa ter alguma informação do paradeiro do senhor Vicente José Duarte, 64 anos ligar o celular 8835.5099 ou 190 da polícia militar

ICÓ – CEARÁ:

Homem de 37 anos assassinado com tiro de espingarda 12.
Ontem, por voltas das 19h00min, na Rua C, bairro Alto de Manoel Mariano, na cidade de Icó, Jerry Adriano Ferreira, 37 anos morreu após alvejado por um disparo no abdômen.

Segundo informações colhidas no local pela polícia, Jerry Adriano tentava separar uma briga, momento em que o acusado conhecido apenas como Mardônio, efetuou um disparo de arma de fogo, provavelmente uma espingarda calibre 12 mm, para em seguida fugir em uma motocicleta Fan, de cor preta, placas não anotadas, tomando rumo ignorado.

SABOEIRO – CEARÁ:

Achado de cadáver

Populares localizaram Por volta das 06h00min, de ontem, um cadáver do sexo masculino nas imediações do conjunto COHAB II. A vítima foi identificada como Francisco Luiz Da Silva, 66 anos, casado, aposentado. O corpo já em elevado estado de putrefação e foi9 levado para IML de Iguatu. Segundo informações de familiares, a vítima estava desaparecida há vários dias.

HOMICÍDIO A FACA
Por volta das 19h00min, foi registrado um homicídio a faca. O agricultor Manoel Rodrigues Freire, 25 anos, casado, que residia na Rua Enésio Rodrigues, no distrito do Flamengo, em Saboeiro, envolveu-se em uma briga, de motivação desconhecida, e sofreu uma facada na região do tórax, quatro na região do abdômen e uma na mão direita, tendo morte no local. O acusado Raimundo Facundo da Silva, vulgo “Cão chupando manga”, 56 anos, solteiro, agricultor residente no local onde se deu o crime, fugiu após a prática do delito. O crime aconteceu na localidade denominada de sítio Jatobá, que distante cerda de 18 quilômetros da sede do município de Saboeiro/CE.

TRINDADE - PERNAMBUCO:

Criança de 3 anos morre atropelada por um trator

Uma criança de apenas 3 anos de idade morreu atropelada por um trator que era conduzido pelo próprio pai. O acidente aconteceu por volta das 09h45min do último sábado (04/12/10) no Sítio Juá, zona rural de Trindade – PE. Quando o acusado Erisvaldo Ribeiro de Araújo Matos, conduzia um trator e ao realizar uma manobra, seu filho Elias Silva Matos, 3 anos de idade, que se encontrava consigo no trator desequilibrou-se e caiu. Com a queda da criança, uma das rodas do trator passou por cima da cabeça da vítima que não resistiu vindo a óbito de imediato. Após a tragédia o pai da criança fugiu do local tomando destino incerto. (BO nº 0479/10)

IPUBI - PERNAMBUCO:

Mulher de 22 anos comete o suicídio

O fato ocorreu por volta das 15h00min do último sábado (04/12/10) no Distrito de Serra Branca, município de Ipubi – PE. Quando familiares encontraram a vítima Lenizete de Oliveira Januário, agricultora, solteiro, 22 anos, em um dos quarto da residência pendurado no teto com um lençol amarrado ao pescoço, chegando à mesma ainda ser socorrida com vida, mas não resistiu e faleceu ao dar entrada no Hospital local. Segundo familiares a vítima ultimamente vinha ingerindo bebida alcoólica constantemente e já teria tentado o suicídio em outra ocasião. (BO nº 0274/10)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Ex-policial é assassinado a tiros

O crime aconteceu por volta das 17h00min da última sexta-feira (03/12/10) no Sítio Aldeia, estrada do Jatobá no município de Ouricuri – PE. Onde a vítima Sinésio Nunes de Góis, autônomo e ex-policial, 49 anos, parou o seu veículo, um Jeep amarelo e abria a porteira de sua propriedade para passar quando foi assassinado com vários disparos de armas de fogo na cabeça, pescoço, braço e abdômen. Segundo relato da esposa da vítima, a mesma escutou os disparos e chegando ao local do crime encontrou o corpo da vítima já sem vida caída ao solo segurando os óculos e chave do veículo. Durante a perícia policiais foi encontrado no bolso da vítima 04 (quatro) cartuchos cal. 38, porém nenhuma arma foi encontrada com o mesmo nem no seu veículo, já no interior da casa sede de sua propriedade foram encontradas e apreendidas duas espingardas cal. 12 e 32 mm e munições do mesmo calibre. O corpo da vítima foi removido para o HRFB e em seguida encaminhado ao IML em Petrolina – PE. O crime esta sendo investigado por uma equipe da divisão de homicídios da 24ª Seccional de Araripina – PE. (BO nº 0883/10)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

A Sinfonia do Amanhecer Por:Manoel Severo

A imponente Chapada nos vela ao longe, o sol ainda manso teima a espreguiçar-se, começa um novo dia...e com ele o espetáculo da vida. Quando foi a última vez que conseguimos perceber que estávamos realmente vivos? Que fazíamos parte desta grande sinfonia composta pelo Criador e que tem a majestosa natureza como maestrina? Quanto tempo fazia que não conseguíamos ouvir o sussurro do vento roçando a superfície das folhas provocando nelas a frenética dança das manhãs? Quando tempo fazia que não tinhamos tempo de ouvir o silêncio revelador do sol nascente, o coaxar de mais de mil sapinhos ou o barulho ensurdecedor de nosso coração?
O sol chegava e nos chamava a atenção por mais um dia que estava nascendo, pelas árvores que se alvoroçavam, pelos insetos que se espreguiçavam, pelo majestoso galo de terreiro que ao longe mostrava sua arte, pelos pássaros que bailavam no ar, pelo próprio ar que vinha e nos inundava de vida; o show havia começado em mais uma manhã, e toda a natureza Sunao a Deus cantava pela chegada da festa, como podemos não sentir tudo isso e manifestar Gratidão? Como podemos ficar fora dessa festa!
Bom dia, dia...seja muito bem vindo.
Por:Manoel Severo

ALMANAQUE - Dia 6 de dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

6 d
e dezembro:

* 1491 - O rei Carlos VIII casa com Ana, Duquesa da Bretanha, e incorpora este ducado à coroa de França.
* 1768 - É publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica.
* 1921 - A República da Irlanda torna-se independente do Reino Unido.

Nasceram neste dia...

* 1421 - Rei Henrique VI de Inglaterra (m. 1471).
* 1778 - Gay-Lussac, físico e químico francês (m. 1850).
* 1948 - Keke Rosberg, ex-piloto de Fórmula 1 finlandês.

Morreram neste dia...

* 1185 - D. Afonso Henriques (n. 1109).
* 1882 - Louis Blanc, historiador e socialista utópico francês (n. 1811).
* 1976 - João Goulart (na imagem), 27.º Presidente do Brasil (n. 1919).

Fonte: Wikipedia

CRATO - Notícias do Dia 06 de Dezembro de 2010


Doce Natal 2010 estréia suas atividades

Foram iniciadas na noite da última sexta-feira, as comemorações do Doce Natal, edição 2010. Até o próximo dia 18, serão realizadas apresentações musicais, teatrais, Show Pirotécnico e os projetos já existentes como o Mão Amiga, Doce Cinema, Doce Ciranda, entre outros. Idealizado por Mônica Araripe primeira dama do município do Crato, o Doce Natal, é um projeto de caráter filantrópico que tem o intuito de arrecadar brinquedos para as crianças carentes da cidade, e também de promover alegria e disponibilizar solidariedade a comunidade. A abertura oficial do Doce Natal edição 2010, acontecerá no dia 12, na Praça da Sé, com a chegada oficial do Papai Noel.

Centro de Referencia da Assistência Social terá nova sede em Crato

O Governo Municipal do Crato por meio da em parceria com o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e a Secretaria Municipal de Assistência Social SEMAS, comunica a todos os cratenses que será construído a nova sede do Centro de Referencia da Assistência Social CREAS no município. A nova sede será construída na avenida Maildes de Siqueira ,visinho ao Centro de Especialidades Odontológicas CEO.

Com a construção da nova sede do CREAS Crato, a cidade poderá dispor de um espaço exclusivo e adequado para a oferta de serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.) O Governo do Crato preza pela qualidade de vida dos munícipes e não me de esforços no que diz respeito a garantia de melhorias para toda a comunidade.

Boletos do Programa Garantia Safra estão sendo entregues em Crato até o próximo dia 10

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato convoca os agricultores que se cadastraram no Programa Garantia Safra 2010 2011 a comparecerem até o próximo dia 10, de 7 as 13 horas na AABB de Crato para recebimento dos boletos do referido programa. É importante estar munido de RG e CPF e no caso dos casados não esquecer os documentos do companheiro, ressaltando que não serão entregues os boletos sem essa documentação. Vale salientar que a entrega dos boletos é feita de segunda a sexta. O coordenador técnico da de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Vicente Lúcio dos Santos alerta que o pagamento desse boleto será somente até o próximo dia 31.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
http://www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Magia do circo atrai público e renova tradição no interior


O globo da morte é um dos momentos mais tensos do espetáculo. Os artistas têm muita habilidade - FOTOS: ANTÔNIO VICELMO - Shows também fazem parte da programação do Circo Portugal, que se apresenta no Município do Crato até hoje. Os equilibristas treinam bastante para a apresentação sair sem problemas. Mesmo diante das diversas opções de diversão, o circo ainda atrai grande número de espectadores

Crato - Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim senhor! Respeitável público: o circo está de volta, trazendo a magia e o fascínio que sensibilizam adultos e crianças. Nas cidades do interior, os espetáculos são atrações de grande valia. Não importa se é luxuoso ou apenas uma humilde tenda sob a qual artistas anônimos, pelo amor à arte, tentam tirar seu sustento a partir da alegria dos espectadores. Mesmo diante das inúmeras opções de lazer, o circo ainda mexe com a vida das cidades.

Esta semana, chegou ao Crato o Circo Portugal Internacional, instalado no Parque de Exposições, que não foge à regra dos grandes circos, com malabaristas, equilibristas, palhaços, show de ilusionismo, globo da morte. Um dos destaques desta temporada é a apresentação das "águas dançantes".

Na noite de estreia, a arquibancada, com capacidade para 3.500 lugares, faltou pouco para lotar. Nas noites subsequentes, o movimento aumentou. O médico Macário José Brito Bezerra, conhecido como "Macarim", é um eterno apaixonado pelo circo. Vai a todos os espetáculos, até mesmo daqueles circos que nem cobertura possuem. Costuma levar os artistas para sua casa, onde oferece comida e banho de piscina.

"Quando chega um circo no Crato, eu faço amizade com os artistas", conta o médico, explicando que, no caso do Circo Portugal, o contato com o administrador José Arlindo da Silva foi acidental. Ele foi atendido por Macarim no Hospital São Francisco, depois de um pequeno acidente automobilístico.

Na noite de estreia, lá estava o médico, acompanhado da mulher e dos filhos, para alimentar um sonho que ele acalenta desde criança: ser artista de circo. "O circo é mais do que uma diversão. É um remédio para tristezas, angústias, dificuldades e decepções que ocorrem todos os dias no picadeiro da vida", prescreve o médico, lembrando que "não é sem razão que mais de um milhão de eleitores elegerem o palhaço Tiririca deputado federal".

Globo da Morte

Para os jovens, a principal atração é o globo da morte, com seis motoqueiros, que chegam a ficar a dois palmos um do outro. "É um número muito perigoso", diz o jovem motoqueiro Maicon Portugal, que nasceu e cresceu dentro do circo. Ele alerta que o sucesso do número depende muito mais da máquina do que da habilidade. "Para nós, motoqueiros, o globo da morte é mais um número circense. Mas, quando a moto falha, tudo pode acontecer. E já aconteceu".

O palhaço Xavequinho, dublê de palhaço e motoqueiro, conta que uma vez, em plena apresentação, a corrente de uma das motos arrebentou, três delas chegaram a bater e os motociclistas caíram. Outra vez choveu e o globo pegou umidade. Tornou-se escorregadio, a quarta e quinta moto caíram. Ele lembra que nasceu motoqueiro. Sua mãe era uma das integrantes do globo da morte. Saiu do circo para a maternidade onde ele nasceu. Antes da apresentação, a música que se ouve é o ronco dos motores. A tensão cresce, quando eles soltam o guidon em velocidade.

Sonho

"Levo os artistas para casa alimentando sonho infantil: ser artista de circo".

Macário José Brito
Médico

Reportagem: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Sonho Caído - Luiz Domingos de Luna*


O Cheiro do incenso existencial permeia a sociedade volatizada em ligas emocionais que dão sustentabilidade aos vínculos que ligam os seres humanos; assim quanto maior for a consistência da densidade do aroma, maior a solidez do tecido sociológico, ao contrário a fragmentação, a fragilidade, cinzas, sombras, o nada. A mutação social é sempre oportuna em qualquer agrupamento humano, vez que a mesma,funciona como o um novo revigoramento de energias positivas do pulsar vivo existencial ao contrato vigente a paisagem humana.

A corrente da vida sempre liga o elo do passado ao futuro, sendo o instante presente o marco que será absolvido as novas gerações, assim, o repasse de fluidos positivos acende a luz para dar lugar ao futuro, não vivido, mas que se pode dimensionar em abstrações, daí o motivo da racionalidade humana, a capacidade de projetar ações de um por vir, através das ações do agora.

A Racionalidade como um mastro direcionador dos passos dos seres humanos, tem conservado e assegurado a continuidade do homo sapiens no planeta terra com a soberania e supremacia as demais espécies existentes.

O Campo emocional ao vapor do vendaval do carrossel existencial é de uma textura um pouco mais complexa, vez que, além do crescimento populacional, novas tecnologias vão surgindo, novos valores vão sendo naturalizados, as exigências sociais, a cada mutação, uma nova objetiva de maior alcance a aptidão no convívio interativo da conjuntura como um todo. O problema nasce nos conceitos, via de regra, as grandezas emocionais na literatura, na filosofia são eternizados como se o tempo não existisse. Daí uma liga emocional eternizada no passado, hoje não ter consistência de: “nada é sólido o suficiente que não se dissolva no ar”, assim, urge a necessidade de o problema vigente não pode ser resolvida a força de conceitos ultrapassados, bem como os futuros à luz da limitação do presente.

A prudência racional deve ao seu tempo, o templo, a missão de não deixar que a força dos conceitos emocionais de outrora se dissolva em sonho caído do agora, logo, a força do poder dos conceitos deve ser revista, para não sobrecarregar o peso exagerado que se coloca nas costas das gerações vindouras.

Por: Luiz Domingos de Luna - (*) Procurar na web

Após 4 dias, incêndio florestal é extinto em Israel

O incêndio florestal no parque nacional do monte Carmel, norte de Israel, iniciado na quinta-feira, e que matou 41 pessoas - dentre elas, 36 agentes carcerários - foi controlado nesta segunda-feira, informou o porta-voz do serviço de bombeiros do país, Mickey Rosenfeld. Ele explicou que os três pequenos focos que ainda estavam ativos ontem foram debelados com os esforços dos bombeiros e aviões, mas também em virtude da chuva que caiu durante a noite, algo raro neste inverno especialmente seco em Israel. Nos últimos dias, cerca de 30 aviões de helicópteros colaboraram no combate ao fogo. As informações são da Associated Press.

AE - Agência Estado

PM encontra três toneladas de maconha no Complexo do Alemão


Com a ajuda de cães farejadores, policiais militares encontraram na manhã de hoje (5) cerca de 3 toneladas de maconha na localidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. A droga estava escondida dentro de uma casa em construção, segundo o coronel Henrique Lima Castro, relações públicas da Polícia Militar. Desde o início da ocupação do conjunto de favelas pela polícia e pelo Exército, já foram apreendidas mais de 30 toneladas de maconha e cerca de 300 quilos de cocaína, além de mais de 500 armas, entre fuzis, metralhadoras, bazucas pistolas e granadas.

“O que estamos fazendo agora é uma varredura com mais cuidado. Em um primeiro momento, nossa varredura foi para evitar que marginais armados ficassem dentro das casas e pudessem colocar em risco a vida de pessoas da comunidade e dos policiais. Agora, estamos numa segunda fase, com policiais do canil para verificar forro de casas, paredes falsas, pisos das residências etc”, disse o coronel.

Até o momento, o fim de semana é de aparente tranquilidade no Complexo do Alemão. Além de realizarem buscas por drogas, armas e suspeitos dentro da comunidade, policiais civis e militares ocupam as entradas da favela, junto com homens do Exército. Nas avenidas Itaóca e Itararé, ruas de acesso ao Complexo do Alemão, soldados do Exército abordam motoqueiros e vasculham caminhões e ônibus que passam pelo local. No Complexo da Penha, ao lado do Complexo do Alemão, no entanto, não há presença de policiais nos acessos às comunidades. A Agência Brasil passou pelos acessos às comunidades da Chatuba, Sereno e Fé e não encontrou policiais. Segundo Lima Castro, apesar de não estar ocupando as entradas da Penha, a polícia está fazendo incursões a essas comunidades.

Segundo documento divulgado ontem (4) pelo Ministério da Defesa, o Complexo da Penha deverá ser ocupado, dentro de alguns dias, por militares do Exército.

Fonte: Agência Brasil

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31