xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 dezembro 2010

MENSAGEM PARA UMA REFLEXÃO - Por Maria Otilia

Sugiro aqui um maravilhoso texto de Rubens Alves, que traz como mensagem que a vida é para ser vivida a cada dia. Precisamos saborear cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia. E na maioria das vezes perdemos tempo com bobagens, picuinhas, mesquinhez. Neste final de semana leia este texto e faça uma boa reflexão de como está sendo saboreado a sua preciosa vida.

O tempo e as Jabuticabas

Rubens Alves

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de"confrontação", onde "tiramos fatos a limpo". Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado do que é justo.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.

O essencial faz a vida valer a pena.

Texto trabalhado na Reunião de Diretores-CREDE 18

Postado por Maria Otilia

Israel se diz "decepcionado" por Brasil reconhecer Estado palestino



Israelenses disseram que ato repercutirá negativamente no processo de paz da região. O presidente Lula e o líder palestino Mahmoud Abbas, durante encontro na Cisjordânia, em março deste ano; Brasil apoia fronteiras de 1967. Israel manifestou nesta sexta-feira (3) sua "decepção" pela decisão do governo brasileiro de reconhecer o Estado palestino pelas fronteiras de 1967, alegando que repercutirá negativamente no processo de paz no Oriente Médio. A declaração foi feita por meio de nota do Ministério de Assuntos Exteriores israelense

- Toda tentativa de buscar atalhos para esse processo e determinar de antemão e de forma unilateral os temas importantes e polêmicos apenas danificará a confiança entre as partes e seu compromisso em concluir as negociações de paz.

A diplomacia israelense também lamentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha tomado a decisão apenas um mês antes de entregar o cargo à sua sucessora, Dilma Rousseff. Além disso, destacou que o reconhecimento do Estado palestino representa uma violação dos acordos bilaterais assinados em 1995 e do Mapa de Caminho, o plano de paz apresentado em 2003 pelo Quarteto de Madri, formado por EUA, Rússia, União Europeia e Nações Unidas.

Lula comunicou a decisão por carta ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. O reconhecimento foi uma resposta à solicitação realizada por Abbas em 24 de novembro e é uma posição "coerente" com as resoluções das ONU, destacou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em comunicado.

- O reconhecimento do Estado palestino é parte da convicção brasileira de que um processo negociador que resulte em dois Estados convivendo pacificamente e em segurança é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio, objetivo que interessa a toda a humanidade.

Mais de cem países reconhecem o Estado palestino

O Brasil passa a integrar uma lista de mais de cem países que reconhecem o Estado palestino, entre eles todos os árabes, a maior parte da África, além de muitos da Ásia e do leste da Europa. O porta-voz do departamento de Assuntos Relacionados com a Negociação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Xavier Abu Eid, disse que outros sete países latino-americanos se mostraram dispostos a manter conversas bilaterais para reconhecer a independência palestina pelas fronteiras de 1967 no momento adequado.

- Esperamos que a decisão do Brasil origine uma onda de reconhecimentos latino-americanos como a que houve após 1988 (por causa da Declaração de Independência Palestina) em outras partes do mundo. Desde 1975, o Brasil já reconhecia a OLP como "legítima representante do povo palestino" e em 1993 abriu sua primeira legação diplomática nos territórios palestinos. O governo de Lula intensificou suas relações com os palestinos nos últimos anos e em março realizou uma viagem oficial à região que também incluiu uma visita a Israel.

Fonte: Folha.com

2011 terá oito feriados nacionais e seis pontos facultativos


Restando pouco menos de um mês para encerramento do ano de 2010, foi divulgada, no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (02), a relação de feriados nacionais e pontos facultativos de 2011.

Segundo a portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão serão oito feriados nacionais e seis pontos facultativos, sendo que 11 deste total caem em dias úteis. Os feriados serão os dias: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 e 15 de novembro e 25 de dezembro. As vésperas de Natal e de Ano Novo cairão em sábados. Além disso, o documento também prevê que os dias de guarda dos credos e religiões que não foram relacionados poderão ser compensados pelos servidores públicos, desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade.

Os feriados e pontos facultativos, em 2011, são:

* 1º de janeiro – sábado – Feriado Confraternização universal
* 7 de março – segunda-feira – Ponto facultativo Carnaval
* 8 de março – terça-feira – Ponto facultativo Carnaval
* 9 de março – quarta-feira – Ponto facultativo até as 14h da Quarta-feira de Cinzas
* 21 de abril – quinta-feira – Feriado Tiradentes
* 22 de abril – sexta-feira – Ponto facultativo Paixão de Cristo
* 1º de maio – domingo – Feriado Dia Mundial do Trabalho
* 23 de junho – quinta-feira – Ponto facultativo Corpus Christi
* 7 de setembro – quarta-feira – Feriado Independência do Brasil
* 12 de outubro – quarta-feira – Feriado Dia de Nossa Senhora Aparecida
* 28 de outubro – sexta-feira – Ponto facultativo Dia do Servidor Público
* 2 de novembro – quarta-feira – Feriado Finados
* 15 de novembro – terça-feira – Feriado Proclamação da República
* 25 de dezembro – domingo – Feriado Natal

G1 e CNM ( Via Yuri Guedes )

Centro de Convenções do Cariri: obras da primeira etapa concluídas

As obras de construção física da primeira etapa do Centro de Convenções do Cariri foram finalizadas nesta mês de novembro. Esta etapa foi orçada no valor de R$9.631.242,78 e compreendeu a construção das paredes, estruturas de concreto, pavimentação interna, esquadrias e parte da cobertura do prédio. Agora, o empreendimento aguarda apenas a licitação para a construção e implantação dos itens complementares, como mobília, revestimentos, pavimentações externas, estruturas metálicas e de ar condicionado, e instalações elétricas (iluminação externa), sonoras, alarmes e paisagismo. O equipamento tem previsão para estar totalmente concluído até o final do primeiro semestre de 2011.

O Centro de Eventos do Cariri foi construído às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O local foi projetado para impulsionar ainda mais a vocação para eventos agropecuários e industriais da região e deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais, atraindo para a região, seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos.

No prédio, cuja área construída será de 4.950,68 mil m², serão instalados um auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada, recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas de reunião e multiuso, e estacionamento com 208 vagas. Também vão ser construídos espaços cobertos e ao ar livre para exposições, e jardins paisagísticos dotados de espelhos d'água.

Segundo o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, a necessidade de um centro de convenções no Cariri é uma realidade, tendo em vista a grande demanda da região para a realização de eventos, principalmente na área de feiras agropecuárias.

Municípios beneficiados

De acordo com os dados disponibilizados, em 2007, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o montante habitacional da região está estipulado em 870 mil pessoas, distribuídas nos 28 municípios do Cariri. Com a construção do Centro de Convenções do Cariri, serão beneficiadas as localidades de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

Assessoria de Imprensa da Setur

As fotografias de Heládio Teles Duarte

Nova Olinda a Meca do artesanto caririense

Heládio fotografou a loja de artesanato de Espedito Veloso Carvalho, mais conhecido como Espedito Seleiro, o mais conhecido artesão de Nova Olinda. Espedito Seleiro conserva a arte que herdou do pai, qual seja, a de confeccionar artigos de couro: selas, alpercatas, bolsas, gibões, chapéus etc.
Para quem gostou da foto e deseja conhecer o atelier de Espedito Seleiro é só procurar a Rua Monsenhor Tavares, nº 190 – Nova Olinda (CE).

LA CAMARADA

Foto: WB

El mundo es feo
es poluído demás, el mundo capitalista

Yo quiero una camarada que ame la lucha
y que en la lucha ame como los colibris
sin sair de la missión
sin que perca la ternura
mismo com el fuzil en las manos

Que el baton nunca manche la profundidad de su sensualidad
de mujer
de deusa

Que el baton de poeira e polvora
nunca negue la violência revolucionária de las balas
contra la burguesia

Sus lábios serán perseverantemente dulces
y dulces serán sus gestos en las noches de placer

Nuestras manos serán firmes
serán el propio fuego
y nuestro fuego, explosión
y la revolución tendrá más una brasa llamuscante

Caminaremos com plumas bermejas en el sombrero
tres mil balas en el cinturión
y un millón de amor en el corazón

Corazón guerrillero, corazón proletário
sedento de liberdad

Te espero caminando
te quiero, camarada

Dulce, serena, nua y armada...

Te quiero, musa revolta
Te amo, mujer proletária!


Cacá Araújo 
Crato-Cariri-Ceará-Brasil

Tecnologia - iPad brasileiro é o mais caro do mundo


Preço do tablet da Apple, no Brasil, é quase o dobro do que é cobrado nos EUA; mesmo assim, modelos com acesso à internet 3G já estão esgotados em algumas lojas.

SÃO PAULO - Mesmo sendo o mais caro do mundo, o iPad foi um sucesso de vendas em seu primeiro dia no mercado brasileiro. Modelos com acesso à rede de telefonia celular de terceira geração (3G) já estavam em falta em algumas lojas na noite de sexta-feira, menos de 24 horas depois do lançamento do produto. Um levantamento feito pela Macworld Brasil em 10 países apontou o iPad brasileiro como o mais caro. O modelo mais simples sai por R$ 1.650 no Brasil, quase o dobro dos R$ 848 pagos nos Estados Unidos. Na Argentina, o segundo lugar mais caro, custa R$ 1.450.

Comparando os preços brasileiros com um estudo da australiana ComSec, publicado em maio, que englobou 10 países, também mostrou que o Brasil tem o iPad mais caro. O tablet da Apple está disponível hoje em 43 países. A Apple tem seis modelos do iPad, sendo três com conexão de rede local sem fio Wi-Fi e três com Wi-Fi e 3G. Na noite de ontem, o site da Fast Shop já não tinha um modelo 3G, a Americanas.com não tinha dois modelos 3G e o Submarino não tinha nenhum dos três modelos 3G.

"As vendas do primeiro dia ficaram acima da expectativa", disse Luiz Pimentel, diretor de marketing da Fast Shop e da A2You (rede especializada em Apple, que pertence à Fast Shop). "A procura pelos modelos 3G foi bastante forte." Pimentel garantiu que o modelo que acabou será reposto rapidamente, nos próximos dias. "A ideia é termos iPad para o Natal", disse o diretor da Fast Shop. A rede promoveu um lançamento à zero hora de sexta em sua loja do Shopping Iguatemi, que recebeu mais de 500 pessoas, em que um DJ tocava músicas no iPad. O lançamento oficial da Apple foi feito com a Fnac, na loja do Shopping Morumbi, também à zero hora de sexta, que recebeu cerca de 500 pessoas, mais gente do que costumaram receber os lançamentos dos livros da série Harry Potter. Segundo a Fnac, as vendas foram muito boas nas lojas e surpreendentes na internet. No site da rede varejista, o iPad ficou entre os produtos mais vendidos, com destaque para cidades da Região Nordeste. A Fnac afirmou que não há risco de faltar produto. A rede disse que seu estoque é suficiente para esta semana e que a Apple sinalizou a entrega de um novo lote na semana que vem. No caso do iPhone 4, smartphone da Apple, houve reclamações de falta de produto no País.
Espera

Cerca de 50 pessoas encararam uma fila na Fnac do Shopping Morumbi até a meia-noite de quinta-feira para comprar o iPad. Os mais ansiosos matavam o tempo mexendo em seus iPhones, até que as cortinas se abriram ao som de Florence + The Machine e muito gelo seco. João Teófilo Ribeiro, 50 anos, gerente de previdência privada, foi ao shopping escolher um presente de Natal para a mulher e saiu como celebridade geek – o primeiro a comprar um iPad no Brasil. "Queria fazer uma surpresa, mas quando notei que era o primeiro da fila liguei para ela vir também", disse ele, que chegou na loja às 20h30.

Sua mulher, a professora Magali Colconi, 52 anos, quer usar o tablet para acelerar a pesquisa de seu doutorado. "Vou poder carregar livros e publicações comigo para qualquer lugar". Ela resistia à tentação de abrir a caixa, para decepção dos fotógrafos de plantão. "Só depois do Natal", prometeu.

Ribeiro liderava a fila, mas na hora de pagar o cartão de crédito do programador Pietro Chiarelli, 22 anos, foi mais rápido e ele botou primeiro as mãos no aparelho. "Vai substituir meu notebook, é muito mais confortável", afirmou, enquanto abria a embalagem e arrancava o plástico de proteção. Ele também planeja desenvolver aplicativos para o iPad em breve. "Já tenho dois programas à venda na App Store (loja virtual da Apple) para iPhone", disse. O estudante Alisson de Melo, 18 anos, quinto da fila, aguardava há uma semana pelo momento. Ele é fã dos produtos de Steve Jobs – tem dois iPods e um iPhone – por causa do design dos aparelhos.

"Dá prazer de segurar na mão, é uma experiência diferente", disse. Melo só não gostou da desorganização do evento quando as cortinas se abriram – a fila se embolou e alguns consumidores perderam posições. Enquanto garçons circulavam com champanhe e energético e celebridades apareciam para um clique – o músico Dinho Ouro Preto, a apresentadora Luciana Gimenez e o repórter do programa CQC Marco Luque estiveram por lá.

AE - Agência Estado

LA FELICIDAD

Maria Isaura Araújo


Llegará el tiempo
en que las bestias feroces
serón devoradas por la ira de los bravos
y el amargor de la miseria
non mas manchará nuestras noches

El tiempo
en que ofertaremos balas al emperador
non tardará

Non tardará el tiempo
en que nuestros ojos serón felices
e nuestros bezos serón dulces

Llegará el tiempo
en que nuestros deseos serón plata
y seremos ardientes...

Nuestros hijos
poderón sorrir todo el sorriso
que tienen para sorrir

El tiempo llegará...


Cacá Araújo

Crato-Cariri-Ceará-Brasil

BlogCinema - MEGAMENTE - Por: Demétrius Silva


Tenta e é bacana, mas acho impossível Dreamworks fazer algo melhor que Shrek. Megamente é absolutamente o que queria ver nos cinemas quando vi o trailer pela primeira vez. Um vilão vindo do espaço com uma premissa idêntica do Superman, se chocando também com seu arquirrival o Metroman, que vindo de um planeta vizinho do Megamente acabam designados em seus destinos. Um o herói e o outro o vilão.

O enredo aparecia estabelecer aquela velha luta do bem e do mal, de certa maneira é isso, ams se torna bacana nos minutos inicias quando contada toda a história da dupla até a inaugaração do Museu do Metroman na cidade Metrocity, o plano do Megamente fugido da prisão era de sequestrar a queridinha do Metroman, A Rosana Rocha, repórter local com seu camera muito doido, e trancá-lo num observatório recoberto de cobre, descobrindo assim seu ponto fraco. Com um raio solar poderoso criado pelo nosso vilão-protagonista (o cinema tá com muito dessas coisas hoje em dia) o Metroman morre. Desamparada, a sociedade se vê desprotegida nas mãos do amável Megamente (que é dublado pelo fantástico Will Ferrel) que não vê objetivos sem o bem lhe confrontando tempo todo. sabe, aquela idéia de que o Superman sem Lex Luthor poderia não representar um herói, a sociedade sem o mal não precisaria de um tal, ou como o coringa deixou bem claro, chamando o Batman de aberração como ele, que um não vivi sem o outro, que Batman não seria um herói sem o Coringa. Essa era a falta que Megamente sente.


A partir daí as gags são colocadas de lado vindo um romantismo com a Rosana Rocha, mas claro, com aquela sintonia do Ferrel em sua dublagem. O Magamente cria um jeito de ter um herói novamente na cidade de Metrocity e cria uma fórmula para usar em alguém de bom coração e buscando causas nobres., dando-lhe uma força descomunal. Já contei muito do filme. Esta obra da Dreamworks que sempre faz algo interessante (ano passado com o Tá Chovendo Hamburguer) se garante nessa historinha gostosa e bem divertida para se ver com a família, sem pensar em disputas com PIXAR ou até mesmo com o símbolo-mor da Dreamworks que é Shrek. Comam sua pipoca e se preocupem com um passatempo bem divertido.

Nota: 7,5

Por: Demétrius Silva

HORA DE PLANTAR - 28 mil produtores serão beneficiados no Cariri - Reportagem:Antonio Vicelmo


Agricultor recebe sementes, do projeto Hora de Plantar, das mãos do coordenador da agricultura familiar da SDA, Itamar Lemos, durante solenidade em Barbalha - FOTOS: ANTÔNIO VICELMO - Hora de Plantar, projeto lançado ontem em Barbalha, beneficiará pequenos produtores cearenses com sementes.

Barbalha. Com a entrega de seis pacotes de sementes, com 15 quilos cada, a três agricultores dos Municípios de Barbalha, Jardim e Missão Velha, foi lançado, ontem, no Cariri, o projeto Hora de Plantar, que consiste na distribuição de sementes selecionadas com os pequenos produtores do Ceará.

No Cariri, por exemplo, serão beneficiados 28.610 agricultores que receberão as sementes por um preço simbólico, 80% menor do que o preço de mercado. Na mesma oportunidade, os gerentes dos bancos do Nordeste e do Brasil assinaram créditos de custeios para o plantio e o cultivo das sementes.

A solenidade de lançamento do programa ocorreu no Parque de Eventos, em Barbalha, com a presença de 300 agricultores de 28 Municípios do Cariri que foram mobilizados pelos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com o apoio das prefeituras municipais e sindicatos rurais. Marcada para as 9 horas, a solenidade só começou duas horas depois.

Antes da solenidade apareceu um redemoinho (ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol) que, segundo os agricultores, é sinal de bom inverno. O pequeno produtor Francisco Luiz da Silva disse que "quando o vento roda da direita para a esquerda é sinal de chuva nestes 15 dias". Foi com esta esperança que os agricultores receberam as sementes. O pequeno produtor Valdemar Francisco de Souza garantiu que o inverno começa no mês de dezembro. Para a agricultora Adelita Linda dos Santos, do Sítio Barro Vermelho, no Município de Barbalha, a entrega das sementes é tão importante quanto o inverno. "A gente tendo a semente dentro de casa está garantido o plantio. A chuva, Deus manda na hora certa", acredita.

Investimento

Somente no Cariri, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) distribuirá mais de 920 toneladas de sementes, das culturas de feijão (68.150kg), milho (33.650kg de variedade e 1.077.940kg do tipo híbrido), arroz sequeiro (28.600 kg), algodão (280kg), mamona (6.130kg), gergelim (260kg), girassol (920kg) e amendoim (55.340kg). Também serão entregues 1.572 metros cúbicos de maniva de mandioca, 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar, 46.905 mudas de cajueiro anão. Ao todo, serão 28.610 agricultores de base familiar beneficiados com um investimento total de R$ 3.393 milhões. O presidente do Sindicato dos Trabalhares Rurais de Barbalha, Francisco Sérgio, também comemora a chegada das sementes, no entanto, adverte que o programa não atende nem a metade dos agricultores da região. Alguns trabalhadores plantam grãos - que servem para alimentação -, porque não têm acesso ao programa.

O presidente da Associação dos Produtores de Sementes, Bekman Viana, lembra que as sementes e mudas do "Hora de Plantar" são de elevado potencial genético. É a melhor semente do Brasil, afirma. "A semente produzida aqui tem 94,7% de potencial de germinação, enquanto a semente de Minas, de onde produtores daqui compravam, tem germinação de 84%. Temos potencial pela altitude, pelo solo e pelo fator clima. Além disso, a confiança no produto está aumentando", coloca.

Distribuição

Depois da entrega simbólica, cerca de 20 caminhões carregados de sementes foram deslocados para as 28 cidades do Cariri, onde ocorrerá a distribuição das sementes, sob a orientação da Ematerce. O gerente regional, Adonias Sobreira, diz que o plantio só deve ser feito quando o inverno começar, mesmo com indicativos da natureza e a esperança dos agricultores. Os técnicos do Estado anunciarão o momento certo para o plantio.

Por: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

CRATO - Notícias do Dia 04 de Dezembro de 2010


Doce Natal 2010 estréia suas atividades

Foram iniciadas ontem a noite as comemorações do Doce Natal, edição 2010. Até o próximo dia 18, serão realizadas apresentações musicais, teatrais, Show Pirotécnico e os projetos já existentes como o Mão Amiga, Doce Cinema, Doce Ciranda, entre outros. Idealizado por Mônica Araripe primeira dama do município do Crato, o Doce Natal, é um projeto de caráter filantrópico que tem o intuito de arrecadar brinquedos para as crianças carentes da cidade, e também de promover alegria e disponibilizar solidariedade a comunidade. Durante esse fim de semana, estarão sendo apresentados três espetáculos teatrais infantis, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva sempre às 19 horas: ontem foi apresentado o espetáculo Lampiãozinho da Cia. Yoko de Teatro, direção de Yarley de Lima

Hoje, Sábado- 04/12- estará em cartaz Dona Patinha Vai Ser Miss da Cia. Anjos da Alegria, direção Flávio Rocha e no Domingo- 05/12- será a vez da peça Contos de Bruxa da Cia. Teatral Arrieguá, direção de Willyan Teles.
Os Ingressos são vendidos ao preço único de 5 reais . A renda será revertida para compra de brinquedos que serão entregues pelo Projeto Doce Natal as crianças do município. Participe, faça parte dessa campanha que une Arte , Cultura e Solidariedade.

Centro de Referencia da Assistência Social terá nova sede em Crato

O Governo Municipal do Crato por meio da em parceria com o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e a Secretaria Municipal de Assistência Social SEMAS, comunica a todos os cratenses que será construído a nova sede do Centro de Referencia da Assistência Social CREAS no município. A nova sede será construída na avenida Maildes de Siqueira ,visinho ao Centro de Especialidades Odontológicas CEO.

Com a construção da nova sede do CREAS Crato, a cidade poderá dispor de um espaço exclusivo e adequado para a oferta de serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.) O Governo do Crato preza pela qualidade de vida dos munícipes e não me de esforços no que diz respeito a garantia de melhorias para toda a comunidade.

Boletos do Programa Garantia Safra estão sendo entregues em Crato até o próximo dia 10

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato convoca os agricultores que se cadastraram no Programa Garantia Safra 2010 2011 a comparecerem até o próximo dia 10, de 7 as 13 horas na AABB de Crato para recebimento dos boletos do referido programa. É importante estar munido de RG e CPF e no caso dos casados não esquecer os documentos do companheiro, ressaltando que não serão entregues os boletos sem essa documentação. Vale salientar que a entrega dos boletos é feita de segunda a sexta. O coordenador técnico da de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Vicente Lúcio dos Santos alerta que o pagamento desse boleto será somente até o próximo dia 31.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Apresentando o livro “URCA–do sonho ao credenciamento”, do professor João Pierre

(excertos da apresentação feita por Armando Lopes Rafael,sem revisão do autor)

"Deus quer,o homem sonha, a obra nasce
Nestes versos do poeta português Fernando Pessoa temos um magistral mote para entender o que foi a produção deste livro de João Teófilo Pierre sobre o trabalho de reconhecimento da Universidade Regional do Cariri. Reconhecimento que contou com a participação decisiva do professor João Teófilo, membro ativo da luta pela criação da URCA, graças ao seu trabalho em conjunto com outros tantos sonhadores que viabilizaram a nossa Universidade.
Deus quer,o homem sonha, a obra nasce

(à esquerda, Monsenhor Ágio Augusto Moreira e João Pierre)

A URCA foi vontade de Deus
O sonho foi de toda a comunidade caririense
E no trabalho conjunto, no mutirão de homens e mulheres de boa vontade a obra nasceu.
Faltava um memorialista para contar tudo isso. A lacuna foi agora preenchida por este livro de João Teófilo Pierre...

Não foi sem surpresa que recebi, dias atrás, um pedido do caro professor João Teófilo, para apresentar, nesta ocasião, este seu livro URCA–do sonho ao credenciamento. Primeiro, porque o autor tinha à sua disposição, nesta cidade, nomes mais categorizados do que o meu para levar a cabo – certamente com mais brilhantismo – esta tarefa.

Segundo, porque conheço um pouco a índole dos membros da família PIERRE, e por conhecê-los, imagino que este pedido deve ter ocasionado certa apreensão ao João Teófilo, pois os integrantes do seu respeitável clã possuem uma característica – genética e cultural – qual seja, não gostar de fazer pedidos, mesmo os menores.

E sei disso não só por ouvir dizer.

O próprio João Teófilo confidenciou-me que o pai dele – o saudoso e exemplar cidadão Francisco Cícero Pierre – partiu mais cedo desta vida porque não queria incomodar parentes e amigos. O velho patriarca, logo após a morte de sua esposa afirmou que não tinha mais motivo para continuar vivendo depois da partida de dona Adalgisa. E chegou a afirmar: “meus filhos já estão todos criados e não quero incomodar ninguém”.

Os filhos de Francisco Cícero e Adalgisa também conservam esta característica de não gostar de incomodar as pessoas. Afirmei que os membros da família PIERRE formam um clã de pessoas exemplares. E isso incluí também suas posturas políticas. Dois de seus membros se aventuraram nesta ingrata seara: o próprio professor João Teófilo e o empresário Francisco José Pierre. E é bom esclarecer que quando falo em política, refiro-me ao sentido original e clássico do termo, qual seja, a de que a verdadeira política é a arte e a habilidade para tratar – com ética e honestidade – as relações humanas com o objetivo de obter resultados benéficos para a comunidade.

Se olharmos por este prisma podemos afirmar – sem medo de errar – que o professor João Teófilo foi um autêntico político quando se elegeu vice-prefeito desta cidade e quando exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação, Cultura e Saúde. Nessas duas funções, João Teófilo Pierre aplicou rigorosamente aquilo que o filósofo argentino, Henrique Dussel, definia como fruto da verdadeira finalidade da política: quando o ser humano dentro da maturidade consegue sair de si para olhar para o semelhante.

João Teófilo, na sua rápida incursão na política partidária, que não buscou, mas foi convocado, diga-se de passagem, agiu diferente da maioria dos que exercem o múnus político nos dias de hoje. Melhor dizendo dos que praticam a política com “p” minúsculo, como é praxe nesta infelicitada República, aonde – com raríssimas exceções – os políticos buscam o poder apenas para locupletar-se; para o enriquecimento ou vantagens pessoais, pelo desejo do mando; para o exercício da demagogia e para perseguir e humilhar os adversários e desafetos.

Por isso, caro professor João Teófilo, nunca é demais reconhecer que na sua passagem pela política, o Senhor agiu com honestidade e espírito público e sempre dentro da ética; praticou o bem e deixou como herança alguns benefícios à comunidade caririense – benefícios que ainda persistem nos dias atuais – a exemplo da sua iniciativa de criar o Museu de Artes Vicente Leite, hoje detentor de um dos maiores acervos de pinturas e esculturas em todo o estado do Ceará, bem como o seu trabalho árduo, quase anônimo, mas profícuo, juntando sua inteligência e esforço, às lutas de idealistas que tornaram realidade a nossa Universidade Regional do Cariri.

E o que dizer sobre o livro?

Esta obra – URCA–do sonho ao credenciamento – oportuniza que conheçamos também a relevante participação do autor na criação da Universidade Regional do Cariri. O livro, ora lançado, tem o mérito de preservar para futuras pesquisas históricas, a epopéia de um punhado de idealistas que transformou em realidade um sonho acalentado por várias gerações de caririenses.
Eram figuras respeitáveis, e eu até me atrevo a citar – mesmo com o risco de incorrer em alguma omissão involuntária, os nomes de Antônio Martins Filho, Dom Vicente de Paulo Araujo Matos, José Newton Alves de Sousa, Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, Sarah Esmeraldo Cabral, Joaryvar Macedo, Plácido Cidade Nuvens, Pedro Felício Cavalcanti, Humberto Macário de Brito, Padre Gonçalo Farias Filho, Raimundo Coelho Bezerra de Farias, José Anchieta Esmeraldo Barreto, dentre outros.

Todos os citados e muitos outros cujo trabalho ficou no anonimato sonharam com uma universidade moderna associando ensino e pesquisa; contemplando diversas áreas do conhecimento; formando recursos humanos qualificados com o objetivo de contribuir para o crescimento da nossa região em todos os setores da atividade humana.

Este livro é resultado da pesquisa beneditina do professor João Teófilo Pierre, na qual ele resgatou para conhecimentos das futuras gerações algumas etapas do credenciamento da Universidade Regional do Cariri, instituição pensada, desde o princípio, como um modelo de universidade que fosse espaço de reflexão e crítica, plural e democrático.

Já se antevia, desde seu primevo planejamento, que a nossa Universidade Regional do Cariri não se consubstanciaria no vácuo, mas sim na parceria com a sociedade; ambas – sociedade e universidade – constituindo-se permanentemente nesta relação. Este ideário caracterizaria a URCA como o “lócus” permanente de reflexão e crítica acerca dos diferentes processos societários”.
(resumo -- excertos -- da fala de Armando Lopes Rafael)

Alunas do curso de Geografia da URCA visitam o Prefeito Samuel Araripe




Alunas do curso de geografia da Universidade Regional do Cariri - URCA, estiveram no dia de ontem no paço municipal, coletando informações para um trabalho escolar que envolve a comunidade. O prefeito Samuel Araripe demonstrou através do Plano de Requalificação Urbana, as obras que estão sendo realizadas e que ainda estão por se realizar na sua gestão, na cidade de Crato, quando falou por aproximadamente 20 minutos. Segundo Samuel Araripe, que interrompeu outros compromissos a fim de atender às alunas, é muito importante que a sociedade possa estar a par do que se passa no Crato, dos projetos já realizados e daqueles ainda em andamento. E adiantou que nos próximos dias começará o asfaltamento de aproximadamente 28 ruas na cidade.

Reportagem: Dihelson Mendonça

ALMANAQUE - Dia 4 de dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

4 de
dezembro:

* 1154 - É eleito o Papa Adriano IV.
* 1975 - O Suriname é admitido como Estado-membro da ONU.
* 1980 - O primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, e seis acompanhantes morrem em queda de aeronave em Camarate, a norte de Lisboa.

Nasceram neste dia...

* 1711 - Maria Bárbara de Bragança, infanta de Portugal, rainha consorte de Espanha (m. 1758).
* 1875 - Rainer Maria Rilke, poeta alemão (m. 1926).
* 1905 - Emílio Garrastazu Médici (na imagem), antigo presidente do Brasil (m. 1985).

Morreram neste dia...

* 1679 - Thomas Hobbes, filósofo inglês (n. 1588).
* 1798 - Luigi Galvani, físico italiano (n. 1737).
* 1980 - Francisco Sá Carneiro, antigo primeiro-ministro de Portugal (n. 1934).

Fonte: Wikipedia

DO CRATO PARA A SERRA VERDE - Por Edilma Rocha


Sábado.  Dia de deixar os namorados na praça da Sé longe de suas lentes...


e seguir para ver o por do sol.

Dormir em paz e amanhecer com este lindo presente,
estar na Serra Verde.

MAIS QUE MERECIDO DESCANSO PARA O ADMINISTRADOR
DO BLOG DO CRATO.

Poética de Wilson Bernardo:Cariri Encantado de Amores Perdidos.

O TEMPLO SIGNIFICA O RECLUSO DESAFETO COM A CARNE QUE PULSA,OS ANÉIS ASSIMILAM O DESEJO DE CONCUBINAS NOITES DE ACASALOS...
Os anéis e os dedos
Cada casa com os
Botões que lhe é de direito.

Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

Mala branca e mala preta - Por José de Arimatéa dos Santos

Neste final de semana se define o campeonato brasileiro e saberemos finalmente quem será o vencedor do certame. Somente Fluminense, Corinthians e Cruzeiro tem chances ao título. O time do Fluminense só precisa vencer o Guarani de Campinas para levantar a taça. Para o Corinthians só resta torcer para o tropeço do time carioca e vencer a partida contra o Goiás. Já para os lados do Cruzeiro as coisas são mais difíceis, pois precisa vencer o Palmeiras e torcer para que Corinthians e Fluminense não vençam seus compromissos. Enfim, o campeão brasileiro de 2010 está entre os três. Acredito que o campeão será o Fluminense devido a enorme vantagem de jogar em casa e só precisa vencer o já rebaixado para a segunda divisão Guarani.
Mas o cerne da questão não é esta. A discussão gira em torno das famosas malas branca e preta. A mala branca é aquela em que um time recebe ajuda ou promessa de dinheiro para vencer o seu adversário. Já a mala preta é o recebimento de dinheiro para perder o jogo. No jargão futebolístico, "abrir as pernas". Sou totalmente contra a esses dois expedientes já que o time que entra em campo é para ganhar e não facilitar para outro time, influenciando no resultado do campeonato. Isso é jogo sujo. O campeão deve ser aquele que foi mais competente em campo e estruturado fora das quatro linhas. Fala-se muito todo ano nessas famosas malas, mas é sabido que nunca foi provado essas "ajudas". É tudo por debaixo dos panos se acontecer de fato essas malas.
Dizem os especialistas em futebol que essas práticas são corriqueiras no mundo inteiro. Há até quem defenda a volta das finais do campeonato no estilo "mata-mata" por acreditar que por aí não tem como haver as tais malas. Mesmo com essas malas, se existir, sou a favor dos pontos corridos que premia no final o clube que se planejou melhor para o campeonato e está mais estruturado. Já no "mata-mata" o oitavo colocado pode eliminar o que fez melhor campanha e ser campeão. Injusto. Como quem fez campanha inferior(menos pontos ou menos vitórias) pode ser melhor do que quem venceu mais?
Espero que prevaleça a honestidade e a decisão do campeonato nacional termine dentro de sua normalidade e tudo decidido dentro de campo e por seus atores que são os jogadores de futebol. Quem gosta de futebol que ver um jogo vistoso e cheio de nuances. Verdadeiro futebol brasileiro em que seus jogadores fazem espetáculo para nós apreciadores da grande arte brasileira. Com dribles e jogadas desconcertantes. E com muito gol.

Lailtinho Brega se apresenta hoje, em Crato, na Chopperia Saloon


O público do Cariri vai rir muito hoje, dia 4. O espetáculo de humor será feito pelo artista Lailtinho Brega, um dos destaques nacionais no meio humorístico.

"A ideia é descentralizar o riso da Capital aproveitando os teatros e casas de shows das cidades e levar alegria e descontração à plateia interiorana que adora rir e dar boas gargalhadas", disse ele.

As apresentações acontecem na cidade do Araripe, às 20 horas, no Teatro Miguel Arraes, e no mesmo dia, no Município do Crato, na Chopperia Salon, às 22 horas. Lailtinho informou que esse show brinda o término da tour/2010, na qual ele apresentou o ar da graça mostrando o riso cearense nas principias cidades do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador, Brasília, Curitiba, São Luis, Teresina, Belém, Manaus, Recife, Caicó (RN). "Nada melhor do que terminar no meu querido Cariri, onde comecei minha carreira há 20 anos", salientou. O show é composto de riso, piada, música e bastante interação do público com o artista, com 90 minutos de muita descontração e bom humor. Suas performances têm encantado os palcos e a mídia nacional e internacional, levando milhares de pessoas a assisti-lo por onde quer que o humorista passe. Foi assim em aparições de televisão como: Jô Soares, Xuxa, Vídeo Show, RIT (EUA), entre outros programas. Hoje, com uma carreira de sucesso e com espetáculo em temporada permanente, três turnês pelos Estados Unidos (out 2005, agosto 2007 e setembro 2009), Lailtinho é a tradução do melhor humor do Brasil.

Divulgação - DN

Tribunal de Justiça determina suspensão da greve dos professores


O Tribunal de Justiça do Ceará determinou no final da tarde de ontem, sexta-feira, que os professores da Rede Municipal de Ensino suspendessem imediatamente a greve deflagrada dia 11 de novembro. A informação está sendo passada pelo subprocurador do município José Irlando de Morais. A decisão do TJ ocorreu através de um agravo provocado pela administração através da Procuradoria do Município contra o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN).

O relator do processo foi o Desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha. Os advogados do município chamaram a atenção para gravidade da situação com o movimento paredista pedindo “a suspensão da paralisação dos professores iniciada em 11 de novembro, sob risco de graves prejuízos a municipalidade, a população e à coletividade estudantil”.

A decisão do Dr. Fernando Ximenes trata ainda a alegação dos professores para entrar em greve que seria “a suposta não aplicação local do piso nacional de remuneração de professores estabelecido pela Lei Federal nº 11.738/2008”. O relator, contudo, verificou que a gestão pública, “amoldou-se aos parâmetros instituídos pela Lei, havendo a municipalidade, inclusive, conferindo percentual de 5,9%, superior, pois, aos 4,63% previstos na Portaria ministerial 538-A, de 26.04.2010, para a atualização do piso salarial da categoria em 2010 (apurado com base nos valores do custo por aluno dos anos de 2008 e 2009)”. O desembargador utilizou um termo do Latim, ‘fumus boni iuris’, que significa a ‘aparência de bom direito’, para reconhecer que “a Prefeitura de Juazeiro, em atendimento à norma nacional estipuladora do piso salarial dos professores observou os limites estabelecidos na esfera federal”.

O Prefeito Dr. Santana sempre que indagado pela imprensa e até em reunião mantida com os professores demonstrava sua preocupação em atender, dentro das condições financeiras do município as reivindicações, mas advertia para outra parte interessadas, os alunos, que não podiam ficar prejudicadas. No despacho, Dr. Fernando Ximenes deixou evidenciado essa preocupação também lembrando que “mantida a greve já deflagrada, seria sonegado aos alunos o direito a prestação do serviço essencial de educação, previsto nos arts. 205 e seguintes da Lei Fundamental com o potencial comprometimento do calendário escolar”.

Na decisão do Tribunal de Justiça, além da imediata suspensão da greve dos professores de Juazeiro do Norte há determinação também para que não sejam descontados os dias de paralisação dos professores. O agravo é claro também quando estabelece multa diária de R$ 1.000,00 (um mil reais) “em fase do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN), acaso descumprida a presente ordem, sem prejuízos das demais sanções posteriormente aplicáveis, tais como multa pessoal ao recalcitrante (desobediente) (Art. 14, V, parágrafo único, e 600 do CPC), além de outras imputações legais”.

Via Beto Fernandes
www.betofernandes.com

Na Foto, Desembargador Fernando Ximenes

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30