xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/12/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 dezembro 2010

Utilidade Pública - Quem encontrou os documentos de Karol Santos

Boa tarde!

Fui assaltada ontem (terça-feira, 30.11.2010) as 20:00 horas perto medical center por um homem em uma moto. Ele levou minha bolsa com celular, documentos, dinheiro e mais alguns pertences. Por favor podem pedir que se alguem encontrar meus documentos devolvam na Agencia do IBGE Juazeiro do Norte, no meu endereço: Rua da Paz, 866 1º andar, Bairro: Piraja - Juazeiro do Norte ou liguem para meu esposo: Ossian - 92692161.

Obrigada!
--
Em Cristo,
Karol Santos

COMPOSITORES DO BRASIL

“Um homem de moral”...(Volta por cima)

PAULO VANZOLINI

Por Zé Nilton

Interessante o compositor Paulo Vanzolini. Aliou dois domínios como suportes de seu estar no mundo que para muitos são irreconciliáveis: a estúrdia (boêmia) com os estudos.

Ao longo de seus oitenta e seis anos manteve-se sempre fiel a essas duas formas de conhecimento: a música e a ciência. Grande compositor, renovador do samba paulista, o também médico e respeitado cientista com doutoramento em Zoologia, pela Universidade Harvard, Paulo Emílio Vanzolini. Faz bonito na música como o faz nas suas pesquisas e explanações sobre os insetos. Aliás, também é um dedicado pesquisador musical. Mostrou para o Brasil a riqueza da música do centro-oeste quando recolheu pérolas do folclore da região, como aregravadísssima “Cuitelinho” , entre outras.

Esteve na URCA tempos atrás. Vi-o, de cachimbo aceso, no centro de uma roda de novos professores-pesquisadores, baforando e fazendo gestos vibrantes na direção de seu colega de profissão, o nosso eminente prof. Waltércio Almeida.

Paulista de nascença, mas foi no Rio de Janeiro que aprendeu a fazer samba entre os intervalos de seus estudos universitários, nos anos de 1940.

Diferentemente de muitos, haja visto Noel Rosa, Chico Buarque, Tom Jobim, esse filho da classe média mostrou como é possível conciliar a poesia com a academia. Talvez o triunfo de Vanzolini deva-se a sua capacidade e sensibilidade na tradução das duas artes que se completam por estarem no mesmo plano da natureza. Tom Jobim sobrava nessa possibilidade mas preferiu só a poesia.

Vale a pena saber mais sobre Paulo Vanzolini como músico e cientista, a rede é pródiga.

Sobre sua obra musical falaremos um pouco do muito que produziu, nesta quinta-feira, entre 14 e 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri, no programa Compositores do Brasil, que há quase dois anos semanalmente destaca um compositor e sua obra, na perspectiva de atualizar a memória histórica da Música Popular Brasileira.

Na sequencia:

CUITELINHO, colhida por Paulo Vanzolini com Nara Leão
CAPOEIRA DO ARNALDO, de Paulo Vanzolini com Ary Lobo
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA, de Paulo Vanzolini com Paulo Vanzolini
CHORAVA NO MEIO DA RUA, de Paulo Vanzolini com Cristina Buarque
NA BOCA DA NOITE, de Paulo Vanzolini e Toquinho com Toquinho
SAMBA ERUDITO, de Paulo Vanzolini com Paulo Vanzolini
BANDEIRA DE GUERRA, de Paulo Vanzolini com Paulinho da Viola
AMOR DE TRAPO, de Paulo Vanzolini com Os Demônios da Garoa
MARIA QUE NINGUÉM QUERIA, de Paulo Vanzolini com Nelson Gonçalves
PRAÇA CLÓVIS, de Paulo Vanzolini com Chico Buarque
VOLTA POR CIMA, de Paulo Vanzolini com Maurici Moura
RONDA, de Paulo Vanzolini com Márcia

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri (www.radioeducaroradocariri.com)
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

I Install Fest Cariri

O IFCE Campus Crato convida todos os interessados(as) a participarem do I Install Fest Cariri que será realizado dia 04 de dezembro de 2010, das 08 às 17 horas.

O Software Livre além de desdobramentos políticos, culturais, econômicos, educacionais e sociais, promove sinergia entre novas formas colaborativas de trabalho na rede, solidariedade e o avanço da tecnologia desde que firmado o compromisso da difusão livre de conhecimento.

O I Install Fest do Cariri tem uma grande função prática que é abrir espaço para discussões e reflexões sobre o papel social do Software Livre, de uma forma mais inclusiva e menos limitada, relacionada aos modelos adotados através do uso da internet. Durante o festival pretende-se: apresentar ferramentas, promover palestras, minicursos, sessões técnicas, divulgar casos de sucesso e iniciativas de Software Livre na região caririense, integrar projetos, grupos de usuários e desenvolvedores, profissionais disponibilizando um espaço para divulgação e interação, do qual habitantes da região Nordeste demonstram crescente carência.

Todas as atividades incluídas no evento, como palestras e minicursos, são totalmente grátis. Porém, a participação em minicursos é condicionada ao preenchimento de formulário de inscrição, dada a quantidade limitada de vagas. Mais informações sobre a programação consulte o site do evento clicando aqui.

Ocupação pela Educação - Por quê não ? - Porf. Djacyr Souza


A recente ocupação pela polícia no Complexo do Alemão provou que nossos gestores só fazem algo quando querem e que a eficiência em qualquer ação do governo é possível a partir de uma real tomada de posição e interesse para enfrentar as situações dos dias de hoje. A ocupação do morro é passível de entendimento e de reflexão sobre o verdadeiro sentido da violência que toma de conta do estado do Rio de Janeiro e de todo Brasil. A questão sobre violência tem de ser tratada com medidas mais fortes no sentido de dar guarida a uma nova visão de mundo onde as pessoas sejam tratadas com mas respeito e consideração e onde as demandas sociais sejam objeto de planos de governo e ação firme do mundo político e de todo o sistema econômico.

Vemos neste sentido que é preciso mudar os rumos da vida social de nosso povo dando a todos educação de qualidade para poder se agente ativo de mudança e passe a compreender o mundo político e todo os processos de ideologia dos que supostamente chegam ao poder pelas mãos do povo. A grande ocupação seria de nossos bairros, favelas e periferias pela educação de qualidade que ainda é negada à grande maioria da população que tragada pelos interesses dos que dominam a vida política e econômica acabam utilizando um processo de sucateamento da educação de forma descarada para gerar pessoas desprovidas de senso crítico e firmes na luta por um mundo onde floresçam justiça social e construção de cidadania firme e ativa.

Precisamos ocupar os locais onde a população pobre vive e se submete aos ritmos de vida ditados pelos poderosos de educação de qualidade que não é apenas a construção de prédios suntuosos ou de implementação de projetos que nem sempre promovem o desenvolvimento de um processo educativo de qualidade para todos indistintamente. A ocupação das áreas hoje povoadas pela violência deveria ser repleta de cultura para o povo com ideais de transformação, com mobilização firme contra as ações de grupos políticos desafinados com os ideais de justiça e liberdade.

Ocupar nossos ambientes mais pobres com educação seria uma tarefa que todos os gestores deveriam garantir , mas infelizmente sabemos que este não seria o propósito dos que estão no poder, pois educar o povo pode ser um perigo para quem utiliza da dominação e da corrupção para se perpetuar em poderes podres e que precisam de povo alienado e inculto para continuar. É preciso está atento e forte para gerar um mundo melhor e ocupar todos os locais do país com educação, formação cultural e cidadania ativa.

Por: Djacyr Souza

CRATO - Notícias do Dia 01 de Dezembro de 2010


Crato convida a comunidade a participar do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

A Secretaria de Saúde do Crato realiza hoje uma serie de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais. Os objetivos da campanha são desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS”. “Viver com AIDS é possível”

Seguindo a temática mundial, o município do Crato engajado na luta contra o preconceito traz esse ano o lema “A AIDS não tem preconceito. Nem Nós! Você também não deve ter!’ e realiza a partir das 8 horas atividades educativas, entrega de material e mobilização. Estarão montadas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde na Praça Siqueira Campos e no Largo Julio Saraiva, Praça da Prefeitura, preparadas pra disponibilizar orientações e responder dúvidas da comunidade. De acordo com Aline Franca assessora técnica da Secretaria, acontecerá também mobilização de membros da Secretaria de Saúde do Crato em parceria com a Urca no centro comercial da cidade, bem como a participação de estudantes de escolas municipais expondo trabalhos sobre a temática AIDS e Preconceito, na Praça Siqueira Campos. A partir de uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde - OMS para mobilizar as pessoas no mundo todo na luta contra o HIV/Aids, foi criado O Dia Mundial de Combate à Aids em 1988 e todos os anos o mundo celebra a data no dia 1º. Dezembro.

Recital de Fim de Ano da Escola Municipal de Música Maestro Azul acontece hoje em Crato

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realiza hoje, 1º. De dezembro às 19 horas no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, o Recital de Fim de Ano da Escola Municipal de Música Maestro Azul- EMMA sob a Direção do Maestro Bonifácio Salvador, o evento é aberto ao público e encerra as atividades anuais da escola de música. Toda a sociedade está convidada a prestigiar o evento.

Associação dos Agentes Recicladores do Crato está entre os melhores no concurso ECOPET

O Governo Municipal do Crato informa a todos que o Projeto de Coleta Seletiva de Lixo – RECICLAÇÃO da Associação dos Agentes Recicladores do Crato – AARC em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato – SEMAC participou do concurso ECOPET realizado pela ABIPET – Associação Brasileira da Indústria de PET e foi selecionada como um melhores entre os mais de cem escritos. Para participar da segunda fase o Presidente da Associação José Barbosa de Sousa fará apresentação hoje as 16 horas e 30 minutos em São Paulo na Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP concorrendo a um prêmio de R$ 5000,00. Fundada em 1995, a ABIPET –realiza um trabalho de conscientização com consumidores, catadores e recicladores de todo o país para incentivar a destinação adequada de embalagens de PET pós-consumo. Até agora, a Associação conseguiu aumentar, em 14 vezes, a reciclagem do material e pretende contribuir ainda mais para a questão, com o Prêmio ECOPET.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Os novos Blogs do Cariri imitam o Blog do Crato - Vamos Diversificar ? - Bom Dia !


Bom Dia, Crato!

Hoje é o dia 01 de Dezembro de 2010. O Natal se aproxima. Após um longo e tenebroso verão, que já vem desde maio, quando aconteceram as últimas chuvas "oficiais", ou para os mais otimistas, após esses chuviscos que caíram recentemente aqui em Crato, estamos de volta com nosso caloroso ( e bota calor nisso ) Bom Dia! - São 04:56 neste momento. Neste apartamento em que me encontro, no topo da Vilalta, dá pra ver o azul que recobre ainda a bela cidade que amanhece. Algumas luzes acesas nas residências, de pessoas que se preparam para mais um dia de trabalho. Céu azul com poucas núvens. E temperatura local de 29.3 graus.

Mas deixando essa coisa de previsão do tempo um pouquinho de lado, eu gostaria de falar hoje um pouco sobre os Blogs do Cariri. Venho percebendo nos últimos tempos que estes Blogs ficam cada vez mais parecidos e isso é uma coisa terrível, porque a diversidade supõe originalidade, a fim de garantir o sucesso de todos. Se todos os blogs ficarem iguais, com os mesmos propósitos, os mesmos layouts, não tem sentido existirem tantos.

O Blog do Crato, por ser um dos primeiros Blogs do Brasil dedicados a uma cidade, e principalmente aqui no Nordeste, é também pioneiro em certas idéias. Temos sempre a previsão do tempo, a foto do dia, a garota do Blog, e diversos espaços, como BlogSaude, Hoje na História, o Almanaque, Biografia, e muitos outros quadros que estão sempre acontecendo. Percebendo o layout de alguns Blogs que estão surgindo, vejo que a maioria imita o Blog do Crato, até na estrutura, no layout, na aba lateral, no conteúdo da aba, na disposição dos elementos, e na maneira de "querer" abordar as matérias. Seria interessante se conseguissem imitar o imenso trabalho que o Blog do Crato tem para atualizar diariamente as suas matérias, com nossas milhares de fotos, vídeos e reportagens, mas não, a imitação fica apenas na fachada. Vejo isso com tristeza, pois acho que há tantos universos a serem explorados, o Google por exemplo, já liberou uma quantidade enorme de layouts para serem usados em Blogs, mas o pessoal sempre insiste em imitar o nosso layout.

Mudando de assunto novamente, o prefeito do Crato, Samuel Araripe concedeu entrevista a este repórter sobre o questionamento levantado pelo Sr. Pedro Esmeraldo sobre o fechamento há muitos anos da escola Maria Amélia, que operava na Vila São José. Segundo os nossos leitores poderão acompanhar algumas linhas abaixo, o prefeito faz uma promessa ao pedrinho: Que reabrirá a escola, caso ele ( Pedro ) consiga um mínimo de 250 alunos do local, a fim de garantir a sustentabilidade da escola. Estamos aguardando a resposta do Pedro Esmeraldo no tocante a este assunto, e vamos insistir na resposta. É preciso ter em mente que depois que uma reclamação é feita, o próximo passo é insistir na solução do problema, para não incorrermos no risco de nos transformarmos no eternos reclamadores de plantão.

Enquanto isso, vamos ter um Bom Dia ?
Sim! Um bom dia de muito calor, nenhuma previsão de chuvas, mas decerto, um feliz Dia 01 de Dezembro de 2010.

Texto e Foto: Dihelson Mendonça

ALMANAQUE - Dia 1 de dezembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

1 de dezembro: Dia da Restauração da Independência de Portugal

* 1640 - Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha; João, Duque de Bragança, torna-se rei como João IV de Portugal após sessenta anos de domínio espanhol.
* 1822 - Pedro I é coroado Imperador do Brasil.
* 1887 - É publicado o primeiro romance policial de Sir Arthur Conan Doyle: Sherlock Holmes.

Nasceram neste dia...

* 1734 - Adam Kazimierz Czartoryski, escritor e político polaco (m. 1823).
* 1885 - Camille Chautemps, político francês (m. 1963).
* 1935 - Woody Allen (na imagem), cineasta estadunidense.

Morreram neste dia...

* 1135 - Henrique I de Inglaterra (n. 1068).
* 1784 - Samuel Johnson, escritor e lexicógrafo britânico (n. 1709).
* 1825 - Czar Alexandre I da Rússia (n. 1777)

Fonte: Wikipedia

Sebrae promove terceira edição do Prêmio de Jornalismo

Do Sebrae Nacional
Prêmios variam de R$ 3 mil a R$ 25 mil; inscrições estão abertas até 5 de março de 2011

Reconhecer os profissionais da imprensa por meio das melhores matérias e reportagens veiculadas na mídia sobre o universo das micro e pequenas empresas no Brasil. Esse é o objetivo do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que a instituição lançou nesta quinta-feira (18). Em sua terceira edição, o prêmio vai reconhecer matérias que abordem práticas vitoriosas em pequenos negócios, empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, políticas públicas e legislação. As inscrições vão até o dia 5 de março de 2011.

Poderão ser inscritas no prêmio matérias publicadas nos veículos de comunicação no período de 1º de janeiro de 2010 a 28 de fevereiro de 2011. Quatro categorias principais serão premiadas: impresso, radiojornalismo, telejornalismo e web, além das premiações especiais Prêmio Especial do Júri Sebrae, Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e Menção Honrosa para fotojornalismo e repórter cinematográfico.

Nesta terceira edição do prêmio, serão ampliadas as oportunidades às mídias de Norte a Sul do País, com a representatividade de todas as regiões. A novidade é que a escolha dos melhores trabalhos vai acontecer em três fases, ao contrário das edições anteriores, em que havia apenas os júris regional e nacional. Desta vez, os trabalhos serão submetidos à apreciação de um júri estadual, que escolherá os selecionados para um júri regional, que por sua vez encaminhará as melhores matérias para o júri nacional.

Os prêmios são de R$ 25 mil para o vencedor do Grande Prêmio, de R$ 12,5 mil para os vencedores das quatro categorias principais e da categoria Prêmio Especial do Júri, e de R$ 3 mil para os vencedores da categoria Menção Honrosa. Os vencedores também receberão também um troféu, e os finalistas, certificados. Além disso, todos os inscritos no prêmio receberão uma assinatura semestral da Revista Imprensa.

A ficha de inscrição, regulamento e informações sobre os formatos de entrega dos trabalhos podem ser encontrados no site www.portalimprensa.com.br/premiosebrae a partir do dia 18. A entrega dos trabalhos e da ficha de inscrição poderá ser feita pelo correio ou pessoalmente na sede da Revista Imprensa, situada à Rua Rego Freitas, 454 -; 6º andar, conj. 61 -; Centro -; CEP: 01220-010 -; São Paulo (SP), até a data máxima prevista para a inscrição.

A publicação dos finalistas nacionais -; cinco por categoria -; será feita pelo Portal Imprensa e pela Agência Sebrae de Notícias em maio de 2011. A divulgação dos vencedores e a entrega dos prêmios serão realizadas em junho de 2011.

Criada pelo Sebrae em parceria com a Revista Imprensa, a premiação conta com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Intercom -; Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação para premiar matérias veiculadas na imprensa nacional e regional relativas aos pequenos negócios.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821 e 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Assessoria de Comunicação Geopark Araripe

Prof. Armando Rafael comenta sobre o loteamento de cargos, especialmente, do Banco do Brasil e Correios no novo governo


NE - Com o término das eleições, os Chacais já começam a repartir as carnes, rasgando-as, dilacerando-as. E quem for mais esperto, leva a melhor. Assim é a disputa dos cargos, dos ministérios, para distribuir com os partidos que fizeram conchavos antes da eleição, agora possa participar do bolo feito com o suor dos trouxas que acreditaram na nova onda. Já começam a repartir, por exemplo, o Banco do Brasil e os Correios. Sobre esse assunto, assim comenta o emérito professor Armando Rafael, que aliás, possui uma coluna especial sobre o Cariri e sobre Política no Jornal Chapada do Araripe OnLine. ( Por: Dihelson Mendonça ).

“Nunca antes na história deste país”, as instituições públicas (Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, dentre outras) foram tão usadas como moeda de troca para acomodar interesses e conchavos das lideranças politicas que representam os diversos partidos da “base de sustentação do governo”.

Os Correios são um exemplo dessa interferência política. Outrora eficientes, os Correios brasileiros tiveram queda na qualidade do serviço prestado à população. Sem falar nas denúncias de corrupção , amplamente denunciadas, sucessivas vezes, pela mídia que teriam ocorrido nos Correios. Triste! O episódio de quebra de sigilo fiscal de contribuintes pela Receita Federal, denunciado na última campanha eleitoral, mostrou o risco que corre a democracia, quando as instituições públicas são entregues a militantes de partidos que eventualmente ocupam o poder.

Ao invés de se equiparar aos patamares dos órgãos estatais do primeiro mundo, o Brasil passou a adotar metodologia das mais atrasadas republiquetas africanas...
Até onde irá o aparelhamento do Estado?

As instituições públicas brasileiras deveriam ter autonomia para atuar com estratégias voltadas para as reais necessidades da população. O que deveriam fazer era moderniza-las para elas se tornarem competitivas. O que se vê, infelizmente, é exatamente o contrário...

Prof. Armando Rafael

Um depoimento que levarei para a eternidade - Da minha primeira professora - Por: Dihelson Mendonça


Meus amigos, não é todo dia que temos o prazer de receber um presente como o que acabei de receber: Um depoimento de uma das minhas primeiras professoras, quando ainda estudava na cidade de Farias Brito-CE. Francisca Francineide de Oliveira, nome que nunca me saiu da memória, e que guardo com extremo carinho os seus ensinamentos. Para mim, muito mais valiosos do que muitos diplomas e troféus que já recebi na vida:

"Dihelson, te conheci criança. Menino simples, estudioso e já apontava em ti essa força, essa determinação de vencer na vida. Você ao nascer, já trouxe nas veias o dom da música, pois a família MENDONÇA tinha no seu seio um integrante que tocava um instrumento musical com exímia perfeição. Afirmo isso porque pude presenciar essa pessoa da qual estou falando ( seu tio), tocar muito bem um sax. Olha a quem você "PUXOU". Menino homem, te admiro muito, parabéns pelo sucesso que vens fazendo em todas as tuas atividades. Sinto-me com a coragem de te enviar esse comentário, porque há algum tempo atrás, na minha cidade de Farias Brito fui tua professora, na sala de Alfabetização e nessa época você já era responsável, estudava bastante e eu te amava muito por todas as ações e atitudes que praticavas na tua iniciação estudantil. Mais uma vez te parabenizo, pois és uma pessoa maravilhosa, mesmo fazendo algum tempo que não tenho contato contigo pessoalmente, porém estou sempre acessando o seu Blog.

Um abraço afetuoso da tua ex-professora:

Francisca Francineide de Oliveira Lima"

Preparei aqui uma pequena resposta para minha querida amiga Francineide:

"Minha querida e amada professora, Francisca Francineide de Oliveira; Nome que jamais saiu da minha memória em qualquer tempo; Pessoa a quem amo como quem ama a própria família. Sou-te grato não só pelas belas palavras que pronunciaste, mas sobretudo, pelo imenso amor, dedicação de todas as horas durante todo aquele período, e o exemplo de vida, que nos inspira. Na verdade, eu sempre a idolatrei, e és de todos os professores que já tive, a minha principal fonte de inspiração na retidão e nos grandes valores ensinados.

Se hoje eu sou algo, e gozo de uma vida feliz, devo em grande parte aos teus ensinamentos, tão sábios. Pois foi através de ti e ainda de uns poucos, que aprendi a arte do respeito ao ser humano, do eterno gosto pelas ciências, o despertar para grandiosos e elevados sentimentos e admiração aos desbravadores das ciências, que se consumariam numa torrente de realizações que hoje marcam a minha existência.

Não é pois, nenhum exagero da minha parte quando faço uma pausa para render-lhe louvores pela tua existência. Deus, em sua infinita sabedoria e extrema bondade, a pôs diante de mim, para que meus caminhos pudessem ter se alargado em conhecimentos, e formado avenidas cada vez mais ilumidadas e felizes.

Neste momento sublime, sinto lágrimas a escorrerem freneticamente por sobre a minha face. Mas não são lágrimas de tristeza, e sim, de felicidade, de realização. São lágrimas que durante anos ficaram guardadas, esperando o momento oportuno de virem ao mundo como filhas únicas, e testemunhas importntes de momentos tão únicos.

Agradeço mui e gentilmente pelas tuas carinhosas palavras. Mas agradeço muito mais por tudo que sou, que devo em grande parte a ti. Toda uma geração passou pelas tuas mãos. E se há algo que precisamos exercitar e manter no constante aprendizado da vida, é a reverência aos nossos mestres, a gratidão, a retidão de caráter, e o amor, que deve sempre nortear aqueles que desejam para si e para o nosso mundo um local de paz e de harmonia.

Obrigado, por uma vida de dedicação a essa grandiosa arte do magistério. Farias Brito deve se orgulhar de ti como todos nós que fomos teus alunos, e devemos externar essa nossa gratidão quando ainda estamos percorrendo esta breve passagem aqui pela terra.

A história, que tanto vimos em nossas aulas, assistiu o levantar-se de gênios, de cientistas, de grandes artistas. Não por mero acaso, mas porque além do talento inato, estes tiveram a sorte de haverem estado diante de grandes mestres. E como já disse alguém muito antes de nós, vê-se muito mais longe quando se está por sobre os ombros de um gigante.Tu és um desses gigantes.

Um terno e carinhoso abraço.
A minha eterna gratidão.
Francineide, esta flor da foto que eu fiz, é dedicada a ti.

Dihelson Mendonça

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Cabeleireiro encontrado assassinado em sua residencia no Bairro Muriti.

No final da manhã desta terça-feira (30), o cabeleireiro Lourival Alves Cavalcante, de 58 anos, solteiro, foi encontrado no interior da sala da casa em que residia sozinho e trabalhava, na Rua José Carlos Bruno, 150, no Bairro Muriti, em Crato, assassinado. De acordo com os levantamentos preliminares realizados pelo o perito do PEFOCE regional do cariri, Raimundo Carlos (Pequeno), o homicídio ocorreu durante a madrugada de ontem.

O perito afirmou que Lourival esta com boca amordaçada e aparentemente apresentava duas perfurações a altura do pescoço (lado direito), produzido por objeto perfuro-cortante.No local foi apreendida uma faca suja de sangue que foi entregue na DP. O corpo foi entrado por vizinhos que informaram a polícia terem estranhado o cabeleireiro não ter aberto a porta para trabalhar como costumeiramente fazia pela manhã. Um deles decidiu pular o muro e adentrar a casa pelos fundos quando se deparou com manchas de sangue e o cadáver na sala quando então comunicou o fato a polícia.

A patrulha policial militar composta pelo sargento Simplício, cabo Flávio e soldado Cavalcante deslocou para o local do crime onde colheu dados sobre o fato para em seguida passar a diligenciar na tentativa de identificar e prender o autor ou autores do delito. A polícia informar que no decorrer das diligências três homens foram conduzidos para prestarem esclarecimentos na Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, um mototaxista, e um despachante, residentes no Bairro Vilalta, e um vendedor, este que segundo o a polícia é residente no bairro Parque Granjeiro que, inclusive, já responde ao artigo121 do CPB - homicídio, pois segundo informações de populares, na noite anterior ao crime os mesmos foram vistos com a vítima. Segundo comentários de populares, Lourival era homossexual e teria envolvimento com drogas, informação esta não confirmada pela polícia.

Discussão entre dois envolvidos no submundo do crime termina em lesão grave em um e a prisão do outro.

Um desentendimento envolvendo dois jovens com diversas passagens pela polícia, ocorrido por volta das 17 horas, desta terça-feira (30), em Crato, resultou em de lesão corporal de natureza grave no servente de pedreiro, David Cirilo Lopes, 19 anos, agredido com duas profundas facadas, uma no pescoço e outra no umbigo, em sua residencia na Rua Mãe Rainha, 99, no Bairro Vilalta, pelo desocupado Emiliano Lopes de Almeida, Vulgo Nego Binha, 24 anos, solteiro, residente na Rua Engenheiro Agrônomo Edvan de Sousa, 55, bairro Vilalta.

A vítima foi socorrida para o hospital São Francisco em Crato, onde foi submetido à intervenção cirurgia e permanece internado. A polícia militar foi acionada e durante diligencias a composição da Força Tática de Apóio – F.T.A. - Sargento Eraldo e soldados Valdeir e Gomes efetuou a prisão do acusado, e em seguida o conduzir a 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, onde o mesmo foi autuado por tentativa de homicídio. A prisão ocorreu na Rua coronel José, em frente ao numero 663, Vilalta. A arma utilizada não foi encontrada. De acordo com a polícia, David Cirilo como também Nego Binha já respondem a vários procedimentos policiais nas delegacias de Crato e Juazeiro.

IPAUMIRIM - CEARÁ

Prisões por associação ao tráfico de drogas (plantio de maconha).

Nesta segunda-feira (29), em uma operação conjunta da Policia Civil do Ceará, sob o comando do Delegado Pedro Viana, e polícia militar do Ceará comandada pelo Major Sobreira, foram presos por volta das 15h30, nas cidades de Ipaumirim e Lavras da Mangabeira/CE, respectivamente, por Associação ao Tráfico de Drogas, quando do cultivo de maconha na localidade do Sítio Monte Alegre, Zona Rural de Lavras da Mangabeira/CE, Raimundo Farias Barro, 50anos, casado, agricultor, residente na Rua José Gonçalves da Silva, nº 352, bairro Vila Bancária, Lavras da Mangabeira/CE.; Pedro Sucupira de Oliveira, vulgo Nem Barros, 28 anos, solteiro, agricultor, residente no Sítio Monte Alegre, Lavras da Mangabeira/CE.; Cícero Jairo Pereira dos Santos, 21 anos, solteiro, agricultor, natural de Orocó/PE, residente no Distrito de Umburanas, Orocó/PE., Damião dos Santos, 33 anos, casado, agricultor, residente em Cabrobó/PE.; e Kleidson Henrique Gonçalves, 25 anos, casado, agricultor, residente no Distrito de Umburanas, Orocó/PE.

A polícia apurou que Cícero, Damião e Kleidson foram contratados por Raimundo Farias e gerenciado por “Nem Barros” para cultivar maconha, onde após a semeadura seria distribuída em diversos pontos na região do Cariri, Paraíba e Pernambuco. Com os acusados foram apreendidas aproximadamente 100g de semente de maconha, 01 (um) motor bomba, 01 (uma) enxada, 02 (duas) foices, 800 (oitocentos) metros de fio elétrico, , 02 (dois) picaretes, 01 (uma) espingarda do tipo soca-soca, e mantimentos alimentícios. Os acusados foram a Delegacia Regional de Polícia Civil da Cidade de Icó/CE para os devidos procedimentos legais.

CATARINA – CEARÁ:

Doméstica presa por determinação judicial. Ela encontra-se à disposição da justiça na Cadeia Pública da cidade de Tauá-CE.

A Polícia militar de Catarina-CE, através da patrulha comandada pelo cabo Bezerra, efetuou por volta das 15h00min, de ontem (30), no Sítio Veados, distante 07 km da sede daquele município, a prisão por mandado judicial da doméstica Luiza Pereira De Souza, 25 anos, solteira. A ordem judicial foi expedido pelo Juiz de Direito, Dr. Davi Ribeiro de Souza Belém da Comarca de Catarina. A domestica foi conduzida para a Cadeia Pública da cidade de Tauá-CE, onde encontra-se à disposição da justiça.

LAVRAS DA MANGABEIRA - CEARÁ

Maconha, produtos falsificados e mais de R$ 21.000,00 em dinheiro apreendidos em operação junta das polícias militar e civil.


Uma pessoa foi presa.

Ontem (30), por volta das 13h30min, a Polícia Militar, através da RP-2492, composta pelo sargento Brandão e Cabo Dionísio, do destacamento do município de Lavras da Mangabeira juntamente com uma equipe de militares da 3ª CIA do 2º BPM sediada em Brejo Santo comandada pelo Major Sobreira e policiais civis sob o comando do Delegado de Policia Civil de Lavras, Pedro Viana, em cumprimento a um Mandado de busca e Apreensão apreenderam na residência do profissional autônomo Luiz Pinto de Macedo Junior conhecido por “Junior Pinto”, 40 anos, casado, residente na Rua João Ludugero Sobreira, 363, na Vila Bancaria, em Lavras da Mangabeira, 180 gramas de maconha ( 70gramas em forma de trouxinhas e 110 a granel) e cerca de 16 relógios falsos (Piratas) e 03 óculos piratas.

Dando sequencia a operação os policiais apreenderam na residência do mototaxista Francisco Alves Coutinho, vulgo “Biano”, na Rua Manoel Pinheiro Torres, 221, no Bairro Alem Rio, naquela cidade, 07 caixas de cigarros contrabandeados, contendo cada uma 25 maços de cigarros de varias marcas entre: US, L.A, Black e Mistral, e a quantia de R$ 21.815,00 (Vinte e um mil oitocentos e quinze reais). No momento da abordagem “Junior Pinto” não se encontrava na sua residência, tem do preso apenas o “Biano” que juntamente com material foi apreendido foi apresentada na DP de Icó. Ainda de acordo com o boletim da polícia enviado a imprensa “Junior Pinto irá responder pelo Artigo 33 da Lei 11.343/06 e Biano pelo artigo 180 do CPB.

OURICURI – PERNAMBUCO:

Polícia militar realiza apreensão de munição e material explosivo

Por volta das 10h00min de ontem, (30/11/2010) foi realizada uma operação conjunta da Agência Setorial de Inteligência (ASI/NIS-4) com as Guarnições Especiais do GATI e ROCAM do 7º BPM/ Ouricuri – PE. Onde após a ASI (Agência Setorial de Inteligência) ter tomado conhecimento que um depósito localizado no Povoado de Santa Rita, município de Ouricuri/PE, de propriedade do Sr. ODILON GUIMARÃES DE LIMA, preso no dia anterior (29/11/10) por posse ilegal de munição. Que o mesmo conteria várias munições e materiais explosivos e iria ser esvaziado por um de seus funcionários. De posse das informações os policiais se dirigiram para o local, onde localizado mencionado armazém. Sendo detido no local o Sr. Carlos Francisco da Silva, 24 anos, a pessoa indicada que iria retirar do armazém e esconder todo material. Foi localizado e apreendido no interior do estabelecimento o seguinte material: 02 caixas com 100 unidades de ouvidos de espingardas; 955 tubos de pólvoras; 114 cartuchos calibre 20; 85 cartuchos calibre 28; 84,1 kg de chumbo; 78 cartuchos calibre 36; 60 cartuchos calibre 32; 37 caixas de espoletas com 185 unidades; 20 cartuchos calibre 32; 12 munições calibre 38; 09 munições calibre 380; 06 cartuchos intactos calibre 12; 02 munições calibre 22; 01 munição calibre 32; 01 carregador 380; 01 carregador 556 e 02 munições calibre. 40 de uso restrito da polícia. Toda a ocorrência foi encaminhada a DPC/Ouricuri - PE através do Boletim de Ocorrência nº 00872/2010 do 7º BPM.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30