xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 novembro 2010

Prefeito Samuel Araripe faz Proposta ao Pedro Esmeraldo sobre a Escola Maria Amélia


"Se o Pedrinho Esmeraldo conseguir um mínimo de 250 alunos do próprio local, a fim de manter a escola em funcionamento, eu, Prefeito Samuel Araripe, reabro a escolinha Maria Amélia"


Prefeito Samuel Araripe

Visando esclarecer os fatos que acontecem na nossa cidade, o Blog do Crato foi conversar com o prefeito Samuel Araripe sobre a questão levantada pelo Sr. Pedro Esmerado, quanto ao fechamento já há alguns anos da escolinha Maria Amélia que funcionava no Sítio São José. Entrevistado por mim, o prefeito Samuel Araripe disse o seguinte:

SA - "O Pedrinho Esmeraldo esteve há algum tempo em conversa comigo sobre o fechamento dessa escola. Eu lamento bastante que um veículo de educação seja fechado, mas existe um número mínimo de alunos para que uma escola possa manter-se. As despesas são enormes e o local não comportava. Era prejuízo para o município. Depois de explicar a ele todo o procedimento e os elevados custos, eu ainda lhe fiz uma proposta, que mantenho até hoje: -- Se o Pedrinho Esmeraldo conseguir arrumar um mínimo de 250 alunos do próprio local para garantir o funcionamento, eu, Prefeito Samuel Araripe, reabro a escolinha Maria Amélia. Sabe quando o Pedrinho voltou lá ? Nunca mais. Acho que ele não conseguiu esses alunos. Agora, temos que passar para o público como é que a coisa toda funciona para se manter uma escola:

Hoje, a tese universal, é de que a escola tem que ter no mínimo, 500 alunos. Porque cada aluno recebe um valor do FUNDEB. A título só de exemplo, pra pessoa compreender, o valor exato, depois eu te passo quanto cada aluno recebe, vamos supor uma escola com 1000 alunos. Então cada aluno vale 1000 reais/ano ( para o Fundeb ). Então aquela escola recebe do FUNDEB, R$ 1.000.000,00 ( Hum Milhão de reais ano ). Então, uma escola com um orçamento de 1 milhão/ano vai ter tudo que o aluno precisa, vai ter computador, vai ter material didático, vai ter fardamento, vai ter uma quadra coberta...agora, quando a escola tem menos alunos, por exemplo, uma escola com 50 alunos; A Manutenção daquela escola precisa daquela que tem muitos alunos pra poder suprir, aí tem que ter pra pagar a mesma estrutura: Vigia, energia, telefone, diretora, professora, merendeira, e por aí vai. Então, a tese é que a escola tem que ter...o ideal seria uma escola de 1.000 alunos pra frente.

DM - Mas se fosse de 50 ( alunos ), seriam 50 x 1000...

SA - É, R$ 50.000/Ano. Olha a diferença! Pra você pagar o salário do professor, da diretora, da energia, do telefone, então, ela fica inviabilizada por conta da estrutura. Então, quanto mais alunos, melhor. Essa lei do FUNDEB é uma lei perfeita, então quanto mais alunos, mais recursos aquela escola recebe, e consequentemente, melhor estrutura.

Mas sustento a minha palavra: Se o Pedrinho Esmeraldo , a quem tenho grande estima e consideração, por já haver por muitas vezes demonstrado que se preocupa com os problemas do Crato, conseguir um mínimo de 250 alunos do próprio local que viabilize a sustentação da escola Maria Amélia, Eu, Samuel Araripe reabrirei a escola.

Reportagem: Dihelson Mendonça

MOMENTO DA POESIA


Up !
As coisas do tempo
- Claude Bloc -


Hoje me recuso
a interpretar
as coisas do tempo...
Não ouso mesmo
mudar nada
pois ainda guardo nos olhos
as cores das flores
no jardim da minha infância

ainda atiro pedras
sobre o espelho d'água do açude,
ainda ouço os sinos
da igreja da Sé
cedinho, aos domingos,
despertando os homens
e os arcanjos

ainda ouço em silêncio
a sinfonia suave das pétalas
e das noites escuras

ainda tenho na boca
o gosto dos bolos
que minha avó fazia
nas férias de julho.

Enquanto isso, a vida seguia
a gente contava histórias de fadas
e eu
desenhava nos meus pensamentos
um mundo muito mais perfeito
que os fins de todos esses contos:
um mundo sem países
e sem fronteiras.

Eu era como os pássaros soltos
que fazem o seu trajeto:
eu voava livre...

Por isso
hoje me recuso
a interpretar
as coisas do tempo.
Não ouso
mudar nada...

Claude Bloc

ELEMENTOS ESTÉTICOS DA CENA BRINCANTE

Xilogravura de Carlos Henrique (Crato-CE)
 
I – Conceituação:

A estética brincante de encenação reside na incorporação de elementos da cultura tradicional popular na concepção de seus traços constitutivos, quais sejam:

a) Dramaturgia que busque temática alinhada aos contos, causos, lendas, romances e aventuras bebidas do vasto imaginário e romanceiro populares, da sabedoria ancestral de base ibérica, ameríndia e africana.

b) Interpretação que se construa a partir do e no universo dos folguedos, dos cantadores, emboladores, rabequeiros, penitentes, cânticos e dançares negros e indígenas, palhaços, pássaros e bichos da nossa fauna, brincadeiras e brinquedos populares, esculturas e objetos artesanais, bonecos e desenhos animados, temperada com elementos do Circo, da Gestualidade Física e Espiritual Nordestina e da Commedia dell'Arte.

c) Carpintaria Técnica que produza cenografia, figurino, maquiagem, coreografia, caracterização, sonoplastia, música e iluminação, fundados na xilogravura, nas inscrições rupestres, nos símbolos rurais, nos desenhos de crianças, nos cantos, danças, cantigas e instrumentos musicais populares, nas cores e sons primitivos da natureza sertaneja.

Xilogravura de Carlos Henrique (Crato-CE)


II – Objetivos do projeto CENA BRINCANTE:

1. Difundir valores do folclore e da cultura nordestina através de estética dramática sertaneja, alinhada ao imaginário popular e ao resgate de tradições ancestrais, que remontam aos processos iniciais de formação do povo brasileiro, a partir de matrizes de origem ameríndia, africana e européia;

2. Oportunizar a formação de platéias, especialmente juvenis, inspirando senso crítico e auto-estima em termos de identidade cultural, potencializando-as para o convívio e interação com outras culturas e linguagens artísticas;

3. Estimular a congregação de estudiosos, pesquisadores, produtores, atores, encenadores, mestres da cultura tradicional popular, brincantes, autores e técnicos em torno da discussão de proposta estética de leitura e releitura da história, das tradições e do imaginário do sertão nordestino como fonte inspiradora de criação em artes cênicas, literatura, música, dança e noutros processos de manifestação da alma indômita do artista nordestino;

4. Contribuir na consolidação dos artistas e do produto cultural como importantes e fundamentais na geração de renda e desenvolvimento sócio-cultural com dignidade e valorização humana.


Xilogravura de Carlos Henrique (Crato-CE)


III – Considerações essenciais:

O projeto CENA BRINCANTE, desenvolvido pela Cia. Cearense de Teatro Brincante / Sociedade Cariri das Artes - Ponto de Cultura do Brasil, dirigido por Cacá Araújo, reveste-se de singular importância porque propõe o fortalecimento da tendência de valorizar a cultura tradicional popular nordestina como leitmotiv nas variadas linguagens artísticas. Neste caso particular, na viabilização de dramaturgia encenação alinhadas ao resgate e à difusão de tradições folclóricas, fundada na expressão do imaginário popular, nas lendas, nos causos, nas aventuras, na história, nos mistérios que habitam a alma afoita e brincante do sertanejo, cujo sangue saltitante se perpetua no riso e na dor, na graça e no sofrimento, na desventura e na esperança.

É uma ação de pesquisa e realização cênica de caráter popular e com perspectiva de povo, que também se justificada por beneficiar a comunidade regional com a facilidade de acesso a bens e serviços culturais, encontrando-se e reencontrando-se com e no seu próprio mundo, resultado que é da fusão de três mundos originais que nasceram de outros, revelando-nos o caráter universal de qualquer gesto humano.


Cacá Araújo
Diretor - (88) 8801.0897

Pra quem gosta de MÚSICA DE QUALIDADE - Festival de Choro e Jazz em Jericoacoara


CULTURA: FESTIVAL DE CHORO E JAZZ DE JERICOACOARA


Com as presenças de alguns dos maiores nomes da música instrumental e vocal do Brasil, o II Festival de Choro e Jazz de Jericoacoara prova que veio para ficar. Presenças de grandes nomes como Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Banda Mantiqueira, Yamandú Costa, Théo de Barros, Trio Curupira, Moderna Tradição, Dori Caymmi, um dos mais famosos acordeonistas do mundo: Richard Galliano, Renato Braz, Cléber Almeida, o violonista Maurício Carrilho, o cantor Celso Viáfora, a cantora Joyce Moreno, e o pequeno Guiliano Eriston estarão no Festival na praia.

A segunda edição do Festival de Choro e Jazz de Jericoacoara começa amanhã e segue até próximo sábado. Entre as atrações, Yamandú Costa e Dori Caymmi. Mar, sol, dunas, boa mesa e brisa de tranquilidade. Quer mais? Que tal cinco dias com grandes nomes da música instrumental, nacional e internacional, se apresentando ao ar livre, de graça, na badaladíssima praia do litoral oeste do Ceará: Jericoacoara! Pois é lá mesmo, na antiga vila de pescadores, encravada bem no meio do Parque Nacional homônimo, que começa amanhã, 30, e segue até próximo sábado, dia 4, a segunda edição do "Festival de Choro e Jazz Jericoacoara". Para o evento de 2010, o responsável pela produção da iniciativa, o paulistano Antonio Ivan, mais conhecido como Capucho, destaca que a proposta do Festival é intensificar a integração das linguagens entre chorões e jazzistas.

"Teremos aqui o encontro de nomes representativos da cena musical do Brasil, Argentina e França. Estão vindo artistas antenados com a música contemporânea e tradicional do mundo inteiro. Estamos certos de que, novamente, esse evento proporcionará momentos e experiências bem instigantes", destaca produtor. Quem abre os trabalhos, amanhã, a partir das 20h, no palco montado na praça principal, e única do vilarejo, é o representante da cena local Guiliano Eriston. O garoto virtuose, de apenas 13 anos, nascido em Bela Cruz, Interior do Ceará, acumula no currículo, além de sete anos de carreira, acompanhamentos a artistas como Roberta Sá, Davi Moraes, Toninho Horta, Pedro Luiz e outros. Nessa mesma noite, às 21h, o grupo de solistas "Moderna Tradição" formado por Benjamim Taubkin (pianista), Izaías Bueno de Almeida (bandolinista), Israel 7 Cordas (violonista), Nailor Proveta (saxofonista e clarinetista), e Guello (percussionista), vêm de São Paulo mostrar o que é que o choro tem.

Na sequência, a partir das 23h, a "Banda Mantiqueira", comandada pelo arranjador Nailor Proveta, juntamente com alguns músicos da "Moderna Tradição", garantem a elegância do final da festa com peças de Tom Jobim, Pixinguinha e Cartola, dentre muitos outros.

Programação

As apresentações da segunda noite do Festival de Choro e Jazz de Jericoacoara fica a cargo do "Trio Curupira", também de São Paulo, formado pelos jovens instrumentistas André Marques, Ricardo Zohyo e Cleber Almeida. Às 23h, ninguém menos que o cearense Manassés, dará o ar da graça no palco montado na Rua Principal.

Na quarta-feira, o acordeonista francês Richard Galliano, vem mostrar sua música globalizada que mescla tango argentino e jazz. Logo após, os irmãos Rudi y Nini Flores, vêm compartilhar o Chamamé, ritmo da província de Corrientes, na Argentina, lugar onde nasceram. Os "hermanos" contarão com a participação especial do gaúcho da fronteira e acordeonista, Luiz Carlos Borges.

Os dois últimos dias serão especiais. Na quinta-feira, 3, o maestro baiano Dori Caymmi chega para lançar seu mais recente CD, "Mundo de Dentro" e divide o palco com o paulistano Renato Braz. Ainda nessa noite, a cantora Joyce Moreno, relança o CD "Feminina", um marco na carreira da intérprete que traz, dentre outras canções, a inesquecível "Clareana", finalista do Festival MPB-80 e que, em 2010, completa 30 anos de lançamento.

A apresentação da diva terá participação especial do violonista carioca Théo de Barros. No sábado, o Festival de Choro e Jazz de Jericoacoara recebe as estrelas de primeira grandeza Yamandú Costa e Hermeto Pascoal. O evento vai promover também oficinas, cujos horários e datas ainda não estão definidos. Agora é arrumar as malas, atravessar as dunas, garimpar um lugar para se hospedar e aproveitar a mistura de som e música proposta pelo Festival de Choro e Jazz.

Oficinas

Prática de Conjunto e Guitarra
Arismar do Espírito Santo

Violão
Maurício Carrilho

Violão
Alessandro Penezzi

Piano
André Marques

Composição
Celso Viáfora

Sax
Marcelo Bernardes

Panorama da MPB
Pedro Aragão

Flauta
Toninho Carrasqueira

Percussão
Cléber Almeida

Bateria
Márcio Bahia

MAIS INFORMAÇÕES

II Festival de Choro e Jazz de Jericoacoara, de 30 de novembro a 4 de dezembro, às 21h, na Praça Principal da Vila. Contato: (11) 8152.4387

NATERCIA ROCHA
Reportagem do Diário do Nordeste

O pensamento do Dia - "Nunca dê ouvidos a quem não gosta de Ti" - Dihelson Mendonça


"Devemos eliminar de nossas vidas e das proximidades, todas as pessoas que torcem contra nós. Afastarmo-nos de todos os invejosos de plantão, de todos que torcem contra o nosso sucesso, de todos que distorcem as palavras para nos destruir. Eliminar os falsos amigos e os conhecidos infiéis apenas porque são meros conhecidos e inúteis. Devemos reunir em nosso redor somente uma plêiade de amigos leais, que pensam como a gente, formando uma comunidade coesa, firme, de pensamentos comuns, em consonância. Todas as distrações devem ser eliminadas sumariamente, bem como as pessoas maléficas, as insolentes, as divergentes, as que tentam nos puxar o tapete. Fazer-nos de surdos às suas chacotas, às suas pilhérias. Só assim poderemos pensar em crescer, como a fábula da tartaruga surda, que não deu ouvidos às más línguas.

Quem são teus verdadeiros amigos?
Quem te sustenta ?
Quem alimenta a tua alma?
E quem te causa algum mal ?
Que há entre Cristo e Belial ?
Foge dos inúteis. Só é possível construir na harmonia."

"Siga o teu coração. Nunca dê ouvidos a quem não gosta de ti"

Dihelson Mendonça

Aprece Itinerante: O Crato Marca Presença no Encontro da FrenteSul-Por Armando Rafael.


Tendo como local o salão de convenções do Verde Vale Hotel, em Juazeiro do Padre Cícero do Crato, aconteceu nesta segunda-feira, dia 29, reunião dos prefeitos que formam a Frente Municipalista do sul do Ceará-Frente Sul. O vice-prefeito de Crato, Raimundo Bezerra Filho, representou o o prefeito Samuel Araripe no evento. Duas palestras foram destaque neste encontro da frenteSul. O Secretário de Saúde do Ceará, José Arruda Bastos, abordou o próximo funcionamento do Hospital Regional do Cariri e a presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará-Aprece, Eliene Brasileiro fez um retrospecto da atividades daquela associação nos últimos dois anos.

A tônica entre os prefeitos presentes era de apreensão, em face da queda da arrecadação de tributos federais, o que ocasiona a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios(FPM).Tal fato, segundo a maioria das prefeituras integrantes da FrenteSul.O vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho informou aos presentes que o município de Crato já pagou, no primeiro semestre, metade do décimo-terceiro salário aos funcionários municipais. E adiantou que graças às providências adotadas pelo prefeito Samuel Araripe, que economizou todos os meses parte da receita da Prefeitura, o restante do décimo-terceiro salário será pago em Dezembro. Contrastando com a boa performance financeira da Prefeitura de Crato, muitos dos prefeitos presentes deram como certo que, além da dificuldade para pagar o décimo-terceiro salário, ainda terão de interromper obras por conta da redução do repasse por parte do Governo Federal.


Raimundo Filho informou também que o Crato não vai utilizar a quota que caberá ao município que está incluído entre os beneficiários da Policlínica que o Governo do Estado construirá em Campos Sales.E justificou que ao invés dos 15% do orçamento que a Prefeitura de Crato é obrigada a investir no setor de saúde, vem investindo 23%. Com isso, a cota de exames de saúde da população cratense que deveria ser feita em Campos Sales já vem sendo feito aqui mesmo na cidade de Crato. Segue em anexo observações do reporter fotográfico Wilson Bernardo. Qualquer investimento em Saúde do porte que seja necessário, como por exemplo a redução ou não inclusão de repasses par unidades básicas de saúde como Hospitais municipais, assim como o MEGA Hospital Regional do Cariri é muito pouco ou quase nada e é insignificante, diante do descaso do Governo do Estado, que insiste em desrespeitar a constituição, ao não pagar o Piso Salarial dos Professores do Estado.


Armando Rafael (Texto)
Wilson Bernardo (Fotografia)

CRATO - Notícias do Dia 30 de Novembro de 2010


COMDEMA do Crato realiza reunião para apresentar o Projeto “Cinturão das Águas do Ceará”

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, realizará amanhã, dia 1º. de dezembro, reunião extraordinária do COMDEMA na qual será apresentado o Projeto “Cinturão das Águas do Ceará (CAC)” pela Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado do Ceará. O projeto “Cinturão de Águas do Ceará (CAC)” se constitui de um grande sistema gravitário de canais que, se originando praticamente na entrada no Ceará do chamado Eixo Norte do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, à altura da cidade de Jati na cota da ordem de 480m, permitirá a adução das águas transpostas para a maioria do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico.
Ele será formado por um Canal Principal que margeará a Chapada do Cariri, aproximadamente no sentido leste - oeste, para depois, com diretriz sul - norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti - Parnaíba, atingindo a bacia do Acaraú um pouco a montante da cidade de Tamboril, totalizando cerca de 545 km; no seu caminhamento ainda permitirá derivações de porte para a bacia do Banabuiú, com utilização de túneis. A reunião será, amanhã, terça-feira, dia 1º. de dezembro as 8 horas e 30 minutos no Cine Teatro Salviano Arraes Saraiva.

Prefeitura do Crato convida para o Recital de Fim de Ano da Escola Municipal de Música Maestro Azul

O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realiza amanhã, 1º. de dezembro as 19 horas no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, o Recital de Fim de Ano da Escola Municipal de Música Maestro Azul- EMMA sob a Direção do Maestro Bonifácio Salvador, o evento é aberto ao público e encerra as atividades anuais da escola de música. Toda a sociedade está convidada a prestigiar o evento.

Governo do Crato apresenta programação da 6ª edição do Doce Natal

A Prefeitura do Crato dará inicio, próxima sexta-feira dia 3, as comemorações do Doce Natal. Com apresentações musicais, teatrais, Show Pirotécnico e os projetos já existentes como o Mão Amiga, Doce Cinema, Doce Ciranda, entre outros.

Idealizado pela primeira dama do município do Crato, Mônica Araripe, o Doce Natal, que esse ano traz a sua 6ª edição é um projeto de caráter filantrópico que tem o intuito de arrecadar brinquedos para as crianças carentes da cidade, e também de promover alegria e disponibilizar solidariedade à todas as comunidades.

A abertura oficial do Doce Natal 2010 será no próximo dia 12, e o encerramento será dia 18 no Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA. A programação completa do Doce Natal 2010 está disponível no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

PROGRAMAÇÃO DOCE NATAL 2010

Abertura Oficial

Dia: 12/12

Local: Praça da Sé

Horário: 20h

Apresentação da Banda Mirim

Musical Natalino

Chegada do Papai Noel

Show Pirotécnico

Doce Espetáculo

Dia: 03 a 05/12

Local: Teatro Municipal

Horário: 19h

Apresentações de teatro para arrecadação de presentes.

03/12- Lampiãozinho (Cia. Yoko de Teatro, direção de Yarley de Lima)

04/12- Contos de Bruxa (Cia. Teatral Arrieguá, direção de Willyan Teles)

05/12- Dona Patinha vai ser Miss ( Cia. Anjos da Alegria, direção Flávio Rocha)

Mão Amiga

Dia: 06 a 10/12

Local: Asilos, Hospitais e Creches

Horário: 14h às 17h

- Hospitais

- Abrigos

- Presídios

-APAE

Doce Trenzinho do Doce Natal

Dia: 13/12 e 14/12

Local: Bairro Batateira e Seminário

Passeio infantil e divulgação das ações no centro e nos bairros.

Doce Ciranda nos Bairros

Dia: 13/12 (Seminário) 14/12 (Batateira)

Horário: 16h

Cortejo com a participação de Grupos Folclóricos, Papai Noel, Palhaços, Mágicos e Personagens Infantis pelas ruas.

Espetáculo nos Bairros

Dia: 13 (Seminário) 14 (Batateira)

Horário: 18h

- Carroça de Mamulengo

-ONG Juriti

- Musical Doce Natal

Doce Cinema

Dia: 13,14,15,16 e 17/12

Horário: 17h

Local: Bairros e RFFSA

Exibição de filmes infantis.

Natal dos Garis

Dia: 15/12

Local: AABB

Horário: 19h

Confraternização com funcionários da Infra-Estrutura

Fantástica Fábrica do Doce Natal

Dia: 16 e 17/12

Local: Centro Cultural do Araripe- RFFSA

Horário: 19h

Musical Infantil “A Fantástica Fábrica do Doce Natal e os presentes de Deus”

Encerramento do Doce Natal

Dia: 18/12

Local: Centro Cultural do Araripe (RFFSA)

Horário: 17h

Entrega dos presentes

Show’s Infantis



Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

ALMANAQUE - Dia 30 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

30
de novembro:

* 1919 - Pela primeira vez em França, as mulheres votam em eleições legislativas.
* 1939 - Segunda Guerra Mundial: a URSS invade a Finlândia.
* 2004 - O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.

Nasceram neste dia...

* 1835 - Mark Twain, escritor estadunidense (m. 1910).
* 1874 - Winston Churchill , estadista britânico (m. 1965).
* 1955 - Billy Idol, roqueiro britânico.

Morreram neste dia...

* 1900 - Oscar Wilde, escritor irlandês (n. 1854).
* 1935 - Fernando Pessoa, poeta português (n. 1888).
* 1980 - Cartola (na imagem), sambista compositor e cantor brasileiro (n. 1908).

Fonte: Wikipedia

BlogSAÚDE - Mal de Parkinson - Uma das mortes mais dolorosas !


A Doença que transforma pessoas em Estátuas Vivas

NE - Sabe lá a dor de morrer aos poucos, parando lentamente sem conseguir ficar de pé, engolir e respirar ? Com o corpo ficando cada vez mais rígido a ponto de se tornar uma espécie de estátua, até que finalmente, como todos os enfermos dessa doença, os pulmões vão parando lentamente, até morrer-se completamente sufocado por incapacidade de respirar ? - Este é o terrível Mal de Parkinson ou Doença de Parkinson, doença cada vez mais comum na nossa sociedade. Pela deficiência no metabolismo de um neurotransmissor chamado Dopamina na região negro estriado do cérebro, começa com tremores e perda de coordenação, para depois ir se agravando. Os sintomas ainda incluem a diminuição das capacidades cognitivas, além de depressão e ansiedade.

A doença de Parkinson ou mal de Parkinson, descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, é caracterizada por uma desordem progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano. Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidos na gênese da doença. A doença de Parkinson é idiopática, ou seja é uma doença primária de causa obscura. Há degeneração e morte celular dos neurónios produtores de dopamina.

É possível que a doença de Parkinson seja junta a defeitos sutis nas enzimas envolvidas na degradação das proteínas alfanucleína e/ou parkina (no Parkinsonismo genético o defeito é no próprio gene da alfanucleína ou parkina e é mais grave). Esses defeitos levariam à acumulação de inclusões dessas proteínas ao longo da vida (sob a forma dos corpos de Lewy visiveis ao microscópico), e traduziriam-se na morte dos neurónios que expressam essas proteínas (apenas os dopaminérgicos) ou na sua disfunção durante a velhice. O parkinsonismo caracteriza-se pela disfunção ou morte dos neurónios produtores da dopamina no sistema nervoso central. O local primordial de degeneração celular no parkinsonismo é a substância negra, presente na base do mesencéfalo. Comum em idosos pode aparecer também em jovens. Um britânico de 23 anos já foi diagnosticado com a doença. Seus sintomas iniciaram com um pequeno tremor na mão aos 19 anos.

Epidemiologia

Nos Estados Unidos, a prevalência da Doença de Parkinson é de 160 por 100.000 pessoas, embora esteja aumentando. Há mais de um milhão de sofredores só nesse país. Noutros países desenvolvidos a incidência é semelhante. A idade pico de incidência é por volta dos 60 anos, mas pode surgir em qualquer altura dos 35 aos 85 anos.

O Mal de Parkinson é uma doença que ocorre quando certos neurônios morrem ou perdem a capacidade. A pessoa com Parkinson pode apresentar tremores, rigidez dos músculos, dificuldade de caminhar, dificuldade de se equilibrar e de engolir. Como esses neurônios morrem lentamente, esses sintomas são progressivos no decorrer de anos.

Manifestações clínicas


A Doença de Parkinson é caracterizada clinicamente pela combinação de três sinais clássicos: tremor de repouso, bradicinesia e rigidez. Além disso, o paciente pode apresentar também: acinesia, micrografia, expressões como máscara, instabilidade postural, alterações na marcha e postura encurvada para a frente. O sintoma mais importante a ser observado é a bradicinesia. Os sintomas normalmente começam nas extremidades superiores e são normalmente unilaterais devido à assimetria da degeneração inicial no cérebro.

A clínica é dominada pelos tremores musculares. Estes iniciam-se geralmente em uma mão, depois na perna do mesmo lado e depois nos outros membros. Tende a ser mais forte em membros em descanso, como ao segurar objetos, e durante períodos estressantes e é menos notável em movimentos mais amplos. Há na maioria dos casos mas nem sempre outros sintomas como rigidez dos músculos, lentidão de movimentos, e instabilidade postural (dificuldade em manter-se em pé). Há dificuldade em iniciar e parar a marcha e as mudanças de direção são custosas com numerosos pequenos passos. O doente apresenta uma expressão fechada tipo máscara sem demonstar emoção, e uma voz monotônica, devido ao deficiente controle sobre os músculos da face e laringe. A sua escrita tende a ter em pequeno tamanho (micrografia). Outros sintomas incluem deterioração da fluência da fala (gagueira), depressão e ansiedade, dificuldades de aprendizagem, insônias, perda do sentido do olfacto.

O diagnóstico é feito pela clínica e testes musculares e de reflexos. Normalmente não há alterações nas Tomografia computadorizada cerebral, eletroencefalograma ou na composição do líquido cefalorraquidiano. Técnicas da medicina nuclear como SPECTs e PETs podem ser úteis para avaliar o metabolismo dos neurónios dos núcleos basais.

Por outro lado, os sintomas cognitivos, embora comumente presentes na DP, continuam a serem negligenciados no seu diagnóstico e tratamento. Existem evidências de distúrbios nos domínios emocional, cognitivo e psicosocial, destacando-se: depressão, ansiedade; prejuízos cognitivos e olfatórios; e, em particular, a demência na DP. A incidência de demência na DP é seis vezes maior do que na população geral, e a prevalência varia entre 10% a 50%. Ela é caracterizada por redução ou falta de iniciativa para atividades espontâneas; incapacidade de desenvolver estratégias eficientes para a resolução de problemas; lentificação dos processos mnemônicos e de processamento global da informação; prejuízo da percepção visuoespacial; dificuldades de conceitualização; e, dificuldade na geração de listas de palavras. O reconhecimento precoce destes sintcuilulasomas e seu tratamento são fatores cruciais para uma melhor abordagem clínica da DP.

Tratamento Fisioterapêutico

O Tratamento fisioterapêutico atua em todas as fases do Parkinson, para melhorar as forças musculares, coordenação motora e equilíbrio. O paciente com Parkinson, geralmente está sujeito a infecções respiratórias, que ocorrem mais com os pacientes acamados. Nestes casos a Fisioterapia atua na manutenção da higiene brônquica, estimulo a tosse, exercícios respiratórios reexpansivos e em casos mais graves onde há comprometimento da musculatura respiratória, é indicado o tratamento com aparelhos de ventilação mecânica, respiradores mecânicos não-invasivo, visando a otimização da ventilação pulmonar com conseqüente melhora do desconforto respiratório.

Evidências clínicas dos efeitos do exercício físico ou reabilitação para indivíduos com DP são geralmente associadas às intervenções com probabilidade de exercer impacto sobre escalas clínicas – estadiamento de Hoehn e Yahr, UPDRS (Unified Parkinson's Disease Rating Scale) – ou limitações funcionais – marcha, subir/descer escadas, levantar da cama/cadeira, prevenção de quedas (CRIZZLE e NEWHOUSE, 2006). O treinamento de resistência muscular localizada e equilíbrio aumentaram a força muscular, a postura e a orientação espacial de pacientes com DP (HIRSCH et al., 2003). E o treinamento em esteira ergométrica (MIYAI et al, 2002), a fisioterapia (NIEWBOER et al., 2001), e esportes adaptados (KURODA et al., 1992) diminuíram a gravidade da doença pela escala UPDRS. De modo interessante, pacientes com DP que praticam exercícios apresentaram menores índices de mortalidade do que os sedentários (REUTER et al., 1997).

A Alimentação na Doença de Parkinson

Reconhecida desde 1817 por James Parkinson, a doença de Parkinson é caracterizada por degeneração de neurônios pigmentados da substância negra, localizados nos gânglios da base cerebral, cujos sintomas resultantes refletem a depleção do neurotransmissor dopamina. Se o processo é desencadeado por algo no meio ambiente, por uma falha genética ou pela combinação de ambos não está claro, embora um defeito no cromossomo 4 tenha sido recentemente apontado como uma causa em alguns casos.

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com início geralmente após os 50 anos de idade. É uma das doenças neurológicas mais freqüentes visto que sua prevalência situa-se entre 80 (oitenta) e 160 (cento e sessenta) casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade.

Em vários estudos clínicos foi observada ligeira predominância do sexo masculino , porém existem algumas questões sobre a forma de seleção dos pacientes. Em trabalhos que calcularam a prevalência e incidência da doença de Parkinson , não foi demonstrado diferença significativa em relação ao sexo quanto ao risco de contrair a doença. O aumento da esperança de vida não modificou de forma importante o número de parkinsonianos, permanecendo a prevalência da doença bastante estável desde o início do século.

De evolução lenta e quase sempre progressiva, a doença de Parkinson apresenta, nos indivíduos, sintomas clínicos que incluem tremor, rigidez, acinesia, lentidão de movimentos (bradicinesia) e alteração da postura. Sintomas não motores podem aparecer também. Estes incluem sudorese excessiva ou outros distúrbios do sistema nervoso involuntário e problemas psíquicos como depressão e, em estágios mais avançados, demência. Segundo COHEN (1994), 15 a 25% dos idosos, em geral, que apresentam depressão, desenvolvem sintomas psiquiátricos que podem comprometer o estado nutricional.

A acinesia e os distúrbios correlatos, já mencionados, interferem decisivamente nos atos motores básicos como a marcha, a fala e nas atividades que requerem a conjugação de atos motores como o vestir-se, a higiene corporal e a alimentação. À medida que a doença evolui, o paciente vai se tornando mais lento e mais enrijecido. A rigidez das extremidades e o controle da posição da cabeça e do tronco podem interferir com a capacidade do paciente de cuidar de si mesmo, inclusive quanto à alimentação.

O ato de se alimentar torna-se mais lento e os movimentos simultâneos, tais como, aqueles necessários para manusear os talheres, mostram-se difíceis. Esses sintomas levam muitas vezes o parkinsoniano a um grau considerável de dependência em relação a seus familiares. Além desses, o paciente apresenta também dificuldade de deglutição, da motricidade gástrica e esofagiana, constipação intestinal, problemas vasomotores, da regulação arterial, edemas, dificuldade de regulação da temperatura corporal, perturbações do sono e perda de peso.

A síndrome de Parkinson não é fatal mas fragiliza e predispõe o doente a outras patologias, como pneumonia de aspiração (o fraco controle muscular leva a deglutição da comida para os pulmões) e outras infecções devido à imobilidade.

Fonte: Wikipedia

Metrô do Cariri atinge um ano de operação - Reportagem: Antonio Vicelmo


Atualmente, são transportados cerca de 1.200 passageiros por dia no Metrô do Cariri, mas a capacidade é de 15 mil passageiros. A passagem custa R$ 1,00 - FOTOS: ANTÔNIO.VICELMO. No ano de 2011, terá início a integração entre o Metrô do Cariri e algumas linhas de ônibus intermunicipais.

Crato. Amanhã, o Metrô do Cariri, primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no Interior do Estado, completará um ano de operação. Ao longo deste período, o sistema tem sido responsável por fomentar o desenvolvimento da região do Cariri, já que liga importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O Metrô do Cariri liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros.

"O Metrô do Cariri significou um avanço na região não somente por ser uma opção de transporte eficiente, seguro e barato", destaca o prefeito do Crato Samuel Araripe. Ele lembra que, no rastro do trem, estão surgindo outros empreendimentos como a Escola Técnica, que está sendo construída no Bairro São Miguel, na margem da ferrovia, e a futura avenida que parte da antiga Estação Ferroviária, hoje Centro Cultural do Araripe, até a saída da cidade. O sistema é operado com Veículos Leves sobe Trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental.

Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são produzidos pela Empresa Bom Sinal de Barbalha, que fabrica vagões para diversas cidades do Nordeste. A terceira composição que será incorporada ao Metrô do Cariri, por exemplo, está na lista de espera. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970. "Este Metrô foi o maior acontecimento do Cariri. É uma viagem confortável, segura e rápida", diz o representante comercial Francisco das Chagas de Castro.

Os elogios são reafirmados pelo aposentado Francisco Lenildo de Luna que, todos os dias, faz o percursos Crato-Juazeiro. Na condição de aposentado (não paga passagem), Lenildo utiliza o trem como lazer. "Vou ao Crato para rever os meus amigos na Praça Siqueira Campos", conta. No balanço de um ano de operação, o gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Antônio Chalita de Figueiredo, diz que o Metrô do Cariri trouxe melhorias significativas à qualidade de vida da população da Região. "As pessoas ganharam a opção de poder se deslocar num transporte barato, seguro, limpo e confortável. Houve ainda a melhoria do entorno das estações criando um ambiente agradável. Ficamos motivados com a alegria nos olhos do povo do Cariri, que é um eterno apaixonado pela ferrovia", diz.

E já existem planos para o futuro. Em 2011, terá início a integração entre o Metrô do Cariri e algumas linhas de ônibus intermunicipais. Isso significa que os usuários do Metrô poderão, com um só bilhete, pegar as linhas integradas de ônibus para continuar seu percurso. Segundo Chalita, a integração será tarifária, operacional, temporal e física. "Prevemos que haverá um incremento em torno de 20 a 30% de passageiros no sistema", avalia.

Em 2011, o Metrô do Cariri também ganhará sua nona estação, que ficará nas proximidades da escola técnica no Bairro Antônio Vieira, em Juazeiro. Atualmente, estão em funcionamento oito estações: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero. Está prevista ainda para o próximo ano a entrega de mais um VLT. Hoje, operam dois. "Com o terceiro VLT, estamos fazendo estudos para a diminuição do intervalo entre os trens no horário de pico", prevê Chalita. No momento, a operação está pela metade, porque uma das composições foi retirada para manutenção. Ele espera que o sistema seja normalizado ainda esta semana.

Também está sendo estudado, segundo Chalita, a extensão do Metrô até a cidade de Barbalha, promovendo a integração do chamado Triângulo Crajubar, (Crato, Juazeiro e Barbalha) integrantes de Região Metropolitana do Cariri. Ele explica que existem duas opções de trajeto: a malha ferroviária antiga, que interligava Barbalha com a Rede Ferroviária Federal, ou uma nova ferrovia, margeando a Avenida Leão Sampaio. O Metrofor está fazendo levantamento de custos para saber qual a melhor alternativa.

O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro à Crato leva cerca de 40 minutos. Atualmente, são transportados cerca de 1.200 passageiros por dia, mas a capacidade é de 15 mil passageiros. A passagem custa R$ 1,00.

Enquete
Viagem agradável

"Foi o maior acontecimento da região do Cariri. É uma viagem confortável, segura e rápida. É muito bom"

Francisco das Chagas de Castro
Representante comercial

"Eu vou ao município do Crato para rever os meus amigos na Praça Siqueira Campos. A viagem é muito agradável"

Francisco Lenildo Luna
Aposentado

MAIS INFORMAÇÕES

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza
http://www.metrofor.ce.gov.br
(85) 3101.7183

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31