xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 novembro 2010

Consumo consciente - Por Emerson Monteiro

Depois da Revolução Industrial, dois séculos atrás, que as sociedades se veem expostas aos caprichos do comércio, principal distribuidor dos bens produzidos nas fábricas. Da necessidade em vender a produção criaram-se motivos feitos pela propaganda, o que virou ciência e arte, denominada mercadologia, ou “marketing”.

A impulsão nas vendas ultrapassa regras corretas do anseio natural das pessoas, provoca faixas mentais abstratas e gera seres dependentes dos supérfluos, ou virtuais, como hoje são denominadas necessidades artificiais criadas pela propaganda. Alguém disse certa vez do quanto são exóticas as criaturas humanas, pois gastam o que não têm para adquirir coisas de que não necessitam, visando impressionar a quem não gostam. Isso indica bem o momento da oferta e da procura, onde bilhões se atropelam no afã de alimentar ilusões estabelecidas pelas mensagens subliminares contínuas dos meios de comunicação de massa, sugando energias vitais à sobrevivência.

O gesto de comprar exercita o poder para deslocar os objetos da loja para casa, na forma de mercadorias que alimentam o sonho da dominação, atitude criada por máquinas e vendida pelas indústrias. No entanto, também põe sob risco a vontade das pessoas, a saúde, a moral, a integridade física, tempo e liberdade. Quando, por exemplo, o consumo desperta vício de bebidas, cigarros, chocolates, há flagrante troca desonesta da saúde na doença. Ao oferecer revistas, filmes e jornais que fazem a apologia dos objetos do desejo, algo de irreal passa a girar na personalidade dos adolescentes, o que ocasiona consequências imprevisíveis, às vezes trágicas, de resultados ainda inavaliáveis.

Porém aquilo que merece relevância na aquisição exige critérios que transformam sorte em azar, vez que milhões perdem o que disso apenas uma minoria se beneficia, no final do processo, os empresários. Contudo, diante da onda avassaladora que só visa lucros nos balcões da atualidade, surge um movimento defensivo, provando a importância de uma seleção prévia do que se consume por instinto comercial.

O envenenamento do corpo através do açúcar, produtos químicos, aditivos, componentes químicos inorgânicos hostis ao corpo, no uso, materiais tóxicos e de fontes duvidosas acham-se sob suspeita. A humanidade precisa do senso crítico nas aquisições dispensáveis e de pouca responsabilidade para consigo mesma, cliente principal do poder mercantilista. Por isso, a consciência do que fazer cabe em todo lugar.

Uma Biblioteca em Cada Comunidade - Postado por Emerson Monteiro


O projeto Uma Biblioteca em Cada Comunidade foi iniciado no dia 15 de outubro, às 19h00, no Pólo de Atendimento do Bairro João Cabral, pelo Prefeito de Juazeiro do Norte Manoel Santana e Secretário de Cultura Fábio Carneirinho. Na oportunidade foi inaugurada a primeira Biblioteca Comunitária denominada de Padaria Espiritual Enock Rodrigues, com um acervo de mais de três mil livros.

“Esta será um protótipo para 19 bibliotecas que serão criadas pela Administração até o Centenário de Juazeiro. A Secretaria de Cultura pretende, até o final do ano, criar mais seis, nas seguintes localidades: bairros Vila Nova, Frei Damião, Parque Antônio Vieira, Sítio Gavião, ONG Juriti e Socorro”, enfatiza Franco Barbosa, Assessor Técnico da Secretaria de Cultura, autor do projeto.

Os livros foram doados pela Fundação Enock Rodrigues, através de Elmano Pinheiro Rodrigues. A seleção do acervo para cada comunidade está sendo realizada pela Empresa Junior da Universidade Federal do Ceará, com os alunos do curso de Biblioteconomia. Uma parte das 12 toneladas de livros doados pela Fundação será destinada ainda aos sítios Malhada e Assentamento 10 de Abril, em Crato, como também, às comunidades de Barbalha, Antonina do Norte, Mauriti e Caririaçu. Neste sentido, Fábio Carneirinho solicita a todos doação de livros para as próximas bibliotecas, não importa a quantidade, pode ser um livro e pode ser uma caixa, ou mais. Dê um presente a Juazeiro neste Centenário.

Franco Barbosa
Assessor Técnico
Secretaria da Cultura
Juazeiro do Norte - Ce
(88) 3511 1999 - 8804 0715.

PROSA POÉTICA

Nas tuas águas
- Claude Bloc -

Tantas vezes me aqueço com as estrelas enquanto dormes.
E quando te olho de longe ficas cinzento, águas plácidas, (lembranças, lembranças minhas...) Será que também sofres,quando mudas de cor?

O sol nos seca nesse longo estio e seca também o brilho que derramas quando ficas sem viço, sem sossego. Prossegues em mim, pois és como uma janela que o tempo abriu, és imprescindível.

Assim, preciso de ti, da tua luminosidade, assim como preciso do sol, das estrelas, da lua, nessa distância que te esconde de mim quando me queres ninar...

Gosto de ti quando estás azul. Quando o dia chega e quando te transformas nos finais de tarde ...
Então, segues de mãos dadas com o sol, trocando beijos com a lua numa cumplicidade que me faz sonhar.

Hoje, só quero que guardes meus segredos e o mundo todo que espelhas nesse céu refletido... Só então, poderei chamar um exército de anjos para se banharem nas tuas águas aprisionando, a cada dia, a paz no teu reflexo.

Agora, apaga as estrelas e deixa-me dormir, enquanto a lua nos guarda, enquanto a vida se arruma.



Claude Bloc

O rádio - Por José de Arimatéa dos Santos

Gosto de escutar rádio principalmente o AM, mas não tenho nenhum preconceito a respeito do rádio FM. A grande magia do rádio é a imaginação. Quantas vezes as ouvintes não se pegam imaginanado como é fisicamente o locutor. Tem até aquela história da ouvinte de rádio que queria por que queria conhecer determinado locutor. Ao conhecê-lo se decepcionou. A pouca beleza do locutor a deixou um pouco desapontada. Ela achava que o locutor seria bonito fisicamente da mesma maneira da voz dele. Tem também a beleza de ouvirmos um jogo de futebol pelo rádio. Eu particularmente acho incrível a rapidez no raciocínio e no vocabulário dos narradores de futebol. Sem falar no estilo de cada um. A narração futebolística através do rádio é totalmente revolucionária, pois cada profissional tem uma maneira bem peculiar de narrar o que acontece nas quatro linhas de um campo de futebol. Não é aquela narração muitas das vezes tão igual e sem novidades da maioria dos narradores de tv.
Lembro que na minha infância depois de ir a escola e ter brincado bastante se deleitava em ficar observando o trabalho dos locutores do serviço de som do Círculo Operário São José, em Barbalha. Serviço de som funcionava na parte de baixo do hoje prédio da Caixa Econômica Federal. Embrião de vários locutores barbalhenses e do rádio caririense. Credito a qualidade musical da programação desse serviço de som ao que gosto de ouvir. Tocava-se dos Beatles a Luiz Gonzaga, passando pela Jovem Guarda e a música dos artistas cearenses. Tocava-se também Chico Buarque, Caetano, Gil,...
O rádio com o advento da internet só tem a crescer mais. Pena que hoje em dia a qualidade das músicas tocadas são de uma pobreza extrema. A música regional quase não se toca e os artistas locais são relegados ao último plano. A cultura de cada região necessita ser valorizada. Pois assim podemos escutar o sotaque tão característico de cada região desse imenso Brasil. O rádio nos acompanha em todo lugar. Essa é a vantagem dessa mídia em que podemos trabalhar ou se divertir tranquilamente e ele está sempre do lado. Além da diversão o rádio informa primeiro. Ao vivo podemos escutar os últimos acontecimentos na cidade ou no mundo. Enfim, o rádio é o verdadeiro companheiro nosso de todo dia.

A Nossa Dor....... Por Luiz Claudio Brito de Lima


A idéia constante de amar, querer e por vezes perder, nos faz pequeno em nós mesmo.Nos faz entender, ainda que tardio, o que antes era claro, visível e se mostrava exageradamente escancarado a nossa frente. Perdermos não por querer, mais por sermos incônscio , incapazes de nos ver, sentir e retribuir o que queríamos receber, e muitas vezes além do que merecíamos.

A dor da perda é tal qual a dor da mãe que sai com seu filho, e quando percebe que ele não mais esta ali, passa a sentir um misto de ausência, culpa e desespero. AUSÊNCIA por ter tido e deixado escapar; CULPA por ter sido negligente com um amor verdadeiro e DESESPERO por saber que parte de si foi embora, e talvez não volte nunca mais. Fica então a saudade que dói, maltrata, incomoda e jamais cicatrizará , será uma lembrança eterna, uma tatuagem estampada na mente que reflete, quando a olharmos, diretamente do lado esquerdo do peito.

Deixar de amar não será o compasso mais lógico a se buscar; querer isolar é uma pena severa e desumana a tentar encarar; eu quero é amar ( também por uma questão de sobrevivência), buscar, tentar, e sei que encontrarei, apenas carregarei comigo a lição daquela dor que machuca, que nos castiga, que nos avisa que amar é se entregar; é se doar gratuitamente, sem nada exigir, sem nada buscar; sem olvidar que não podemos dispor do sentimento alheio, brincar com ele, pois esse sentimento nada mais é do que o nosso próprio desejo refletindo a imensa vontade de amar, e quando decepcionamos o outro, na verdade estamos ferindo a nós mesmo e ferir-se dói, e como dói......


Por Luiz Claudio Brito de Lima

Nota: imagens do "site baixaki".

Pra Refletir: Por Janinha Brito

Se no futuro puderem ver nossas fotos e videos, como vemos  as escrituras cuneiformes dos antigos hoje, com certeza criariam o conceito arqueológico do "DEUS BUNDA"....Discovery do futuro:
" O deus bunda era cultuado pela população dos anos 2000 com um incessante e exótico chacoalhar de glúteos....alguns pesquisadores afirmam que tal ritual era utilizado também para a procriação.....

Ives Pierini

CRATO - Notícias do Dia 23 de Novembro de 2010


Governo do Crato realiza a III Mostra de Cultura e Ciências Afro-Brasileira e Africana Das Escolas da Rede Municipal

A Secretaria de Educação do Município de Crato, iniciou ontem a III MOSTRA DE CULTURA E CIÊNCIAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CRATO em homenagem a Conciência Negra. O evento que acontece no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva irá até a próxima quinta-feira, 25. As participações dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental anos iniciais acontecem nas manhãs e os alunos do Ensino Fundamental anos finais e Educação de Jovens e Adultos a noite. Confira a programação de hoje

DIA – 23/11 –MANHÃ:

Inicio 7 horas e 30 minutos – Apresentações Culturais:

• Dança: Escola Sinobilina Peixoto -sede
• E. Teatral: Escola Filemon teles - sede
• Paródia: Escola Gonzaga Mota - sede
• Dança: Escola São Francisco -sede
• E. Teatral: Colégio Municipal -sede
• Paródia: Escola Filemon Teles -sede
• Dança: Colégio Municipal -sede
• E. Teatral: Escola Gonzaga Mota -sede

. E. Teatral: São Francisco –sede

DIA – 23/11 – NOITE:

19horas e 30 minutos – Apresentações Culturais:

• Dança: Escola Álvaro Madeira - sede
• Paródia: Escola José Bizerra - Ponta da Serra
• Dança: Escola Paulo Limaverde - Santa Fé
• Poesia: Escola José Bizerra - Ponta da Serra
• Dança: Vicente Antº de Borges - Bela Vista
• Poesia: Escola Paulo Limaverde - Santa Fé
• Canção: Escola Paulo Limaverde -Santa Fé
• Dança: José Bizerra - Ponta da Serra
• Dança: 08 de Março -sede
• Dança: São Francisco - sede

Pecuaristas são convocados para a 2ª etapa da campanha contra febre aftosa

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos pecuaristas que a 2ª etapa da campanha contra febre aftosa irá até o dia 30 de novembro. É importante adquirir a vacina na loja veterinária de sua preferência e apresentar a nota fiscal com informações do rebanho vacinado no escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará ADAGRI ou Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará EMATERCE do município. Vale lembrar que é fundamental a apresentação do CPF na hora da compra da vacina e a atualização do cadastro no momento da declaração. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira ressalta que o período de declaração até 15 de dezembro de 2010.

Capacitação em Informática básica é disponibilizada para Jovens Aprendizes do Crato

A Prefeitura Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social -STDS iniciou na última quarta-feira, dia 17, no Projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz no contexto do curso de Assistente administrativo o módulo de informática Básica onde serão capacitados os 20 ( vinte) jovens participantes do respectivo projeto promovendo a inclusão digital, social e cultural. O curso que tem carga horária de 60 horas aulas acontece até o próximo dia 29 de dezembro de 14 as 17 horas e 30 minutos no Telecentro Comunitário localizado no Centro Cultural do Araripe no largo da RFFSA. Os empresários que se interessarem a contratar os jovens do referido Projeto podem procurar à Secretar ia Municipal de Assistência Social, através da responsável pela pasta Liduina Alves de Andrade e Amanda de Lavôr Bizerra Coordenadora do Projeto Primeiro Passo - Crato. Para maiores esclarecimentos. Mais informações nos telefones: (88) 3521-6425/ 8853-9103

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

ALMANAQUE - 23 De novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

23 de novem
bro: Dia do Engenheiro Eletricista no Brasil

* 1891 - Primeira Revolta da Esquadra: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.
* 1908 - É inaugurada a linha férrea do Vouga em Portugal.
* 1913 - É fundada a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país, a Universidade Federal de Itajubá

Nasceram neste dia...

* 912 - Oto I da Germânia, imperador do Sacro Império Romano-Germânico (m. 973).
* 1837 - Johannes Diderik van der Waals, físico neerlandês (m. 1923).
* 1930 - Herberto Helder, poeta português.

Morreram neste dia...

* 1616 - Próspero Alpini, médico e botânico italiano (n. 1553).
* 1982 - Adoniran Barbosa (na imagem), compositor, cantor, humorista e ator brasileiro (n. 1910).
* 1990 - Caio Prado Júnior, escritor, político e editor brasileiro (n. 1907).

Fonte: Wikipedia

2ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE

INCLUSÃO CULTURAL, OUSADIA E TALENTO
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ - CRATO-CE
  
PROGRAMAÇÃO PARA TERÇA-FEIRA - 23.NOV.2010

19h00min: 
LAMPIÃOZINHO (Infantil, 50min), Cia. Yoko de Teatro

20h30min: 
CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC

  PROGRAMAÇÃO PARA QUARTA-FEIRA - 24.NOV.2010 


19h00min:
ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente
 

20h30min:
BRASEIRO (18 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro

A 2ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense, iniciada no dia 5 de novembro, chega à sua última semana surpreendendo pelo grande sucesso de público e se reafirmando como a maior e principal vitrine das artes cênicas do Cariri cearense.
Com programação até o próximo dia 27, os espetáculos demonstram a diversidade estética da cena regional, expressa na obra de encenadores, atores, coreógrafos, bailarinos e dramaturgos, revelando novos e brilhantes talentos e coroando de êxito a trajetória de veteranos integrantes da nossa constelação de artistas. 

Realização:
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Companhias de Teatro, Dança e Circo do Cariri

Patrocínio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Centro Cultural Banco do Nordeste

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 23 de Novembro de 2010


Conferência é encerrada com avaliação positiva dos participantes

Avaliadores da Unesco terminam trabalho de avaliação e destacam potencial do geopark Araripe .A I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks, iniciada no último dia 17, chega ao seu final com um balanço positivo dos participantes em relação ao processo de fortalecimento do projeto Geopark Araripe (GA). Após a avaliação dos integrantes da Unesco, Guy Martini, e da norueguesa Kristin Rangner, nos geossítios, para revalidação do selo da Rede Global, o coordenador executivo do GA, Patrício Melo, afirma que esse é um momento de análise de todos os processos desenvolvidos até o momento e de planejamento de novas ações que possam ser desenvolvidas. A previsão é que nos próximos 20 dias, seja inaugurada a sede administrativa do GA, que irá funcionar no município do Crato. Os investimentos para as instalações foram do Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 800 mil, em parceria com a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. O professor Álamo Saraiva, diretor do Museu de Paleontologia, equipamento recentemente reformado e ampliado, diz que essa será uma nova oportunidade de trabalho que se inicia com mais conforto para os integrantes do geopark e também para a população local.

A conferência contou com a participação, no Cariri, de representantes de aproximadamente 20 países da Europa, América-Latina e Caribe. Contando também com participantes de vários estados do Brasil, inclusive aspirantes a geoparks, já que o Geopark Araripe passa a ser modelo de gestão para essas novas propostas. Foram dias de debates, discussões técnicas, expondo condições de como criar e gerir geoparks, sendo a região o principal dentro de discussão para países latino-americanos e do Caribe.

Reitor destaca conferência como espaço aberto para o debate

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), entidade gestora do projeto Geopark Araripe, Plácido Cidade Nuvens, deu ênfase a oportunidade aberta para o debate franco a respeito das estratégias de desenvolvimento sustentado e a valorização dos recursos naturais e da biodiversidade, que se manifesta de forma excepcional na região do Araripe. "Essa é uma oportunidade para o contato direto com esse potencial", afirma.

O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa da Costa, do Ministério da Integração Nacional (MIN) afirma que esse é um momento de grande desafio para a área do Araripe, no Ceará, que se configura como vetor de desenvolvimento regional. Ele foi o moderador da primeira mesa de debates, que teve como tema Iniciativa Mundial de Geoparques. O encerramento da conferência contou com a apresentação de diversos painéis. No sábado, pela manhã, a coordenação da conferência programou visitas de campo dos participantes do evento aos geossítios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Barbalha e Missão Velha.

Vice-Governador do Estado abre Conferência

A conferência foi aberta no Boulevard, em Barbalha, pelo vice-governador do estado, Francisco Pinheiro, com a representatividade de autoridades locais e secretários estaduais. Ele ressaltou a importância de levar as discussões sobre o geoparque para maior entendimento da população do que representa, dentro do processo de desenvolvimento. "As pessoas precisam entender e tomar conhecimento dessa riqueza", disse.

Estão presentes países como a França, Grécia, Malásia, Espanha, Noruega, Irlanda, Portugal, Uruguai e do Brasil. Atualmente, segundo a secretária da iniciativa de Geoparques da Unesco, Margarete Patzak, existem no planeta 77 geoparques, com redes européias e asiáticas e a intenção é possibilitar que novos surjam, dentro de um processo que envolve vários critérios. Ela cita que não é simplesmente um espaço qualquer, dentro de um quadrado, e que não envolva apenas um geossítio, mas vários. A secretária destacou principalmente a iniciativa mundial da criação de geoparques, na atualidade.

O integrante do Serviço Geológico da Argentina, Fernando Miranda, afirma que a sua vinda ao Brasil participar da Conferência tem a finalidade de conhecer mais de perto iniciativas como o Geopark Araripe, além de conhecer questões técnicas de como criar em seu país projetos dessa natureza.

O consultor da Unesco, Artur Sá, destaca a importância das discussões como um processo de aprendizado em todos os aspectos, relacionados às experiências já existentes e as que ainda podem ser desenvolvidas. Ele ressaltou a dedicação e envolvimento que tem acontecido no Cariri pela equipe do GA, principalmente de jovens, que estão inseridos no trabalho de construção do Geopark Araripe. "Efetivamente o trabalho que foi feito deve deixar as pessoas de consciência tranqüila", afirma.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do estado, René Barreira, disse que há uma enorme expectativa em relação ao reconhecimento da Unesco pelo trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos no Geopark Araripe. Ele afirma que a conferência é de grande importância na consolidação do geopark, o intercâmbio e fortalecimento das iniciativas voltadas para a criação de uma rede latino-americana.

Geopark Araripe e Fundação Geoparques da Venezuela assinam acordo de colaboração

Na noite de encerramento (19) da 1a Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques, representantes da Venezuela assinam acordo de cooperação entre Geoparques.

A Vice-Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, e o coordenador executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo, celebraram convênio de cooperação com a Fundação Geoparques de Venezuela, representada pelo diretor executivo, Francisco Miguel.

O objetivo da cooperação destina-se a enquadrar e coordenar as atividades da Fundação Geoparques de Venezuela e do Geopark Araripe em consultas, trocas de informações e realizações nos domínios da pesquisa, tecnologia e treinamento.

Secretário da SECITECE reúne-se com a Administração Superior da URCA

O Secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, esteve, na noite de ontem, dia 18, reunido com a Administração Superior da URCA, no gabinete do Reitor. Na ocasião o Secretário informou que o Governo do Estado dispõe de R$ 3 para investimento em equipamentos para a pesquisa. Esse recurso é proveniente do governo alemão.

O Secretário falou ainda dos investimentos feitos nas universidades públicas estaduais, pelo Governo do Estado, no período compreendido entre 2007-2010. Ele destaca que se trata de um montante nunca antes investido nas universidades em outros períodos. Reconhece a necessidade de um plano de reposição de funcionários e professores aposentados, uma vez que já existe a reposição nos casos de falecimento e exoneração de professores.

Disse ser necessário continuar a política de qualificação e capacitação do corpo docente das IES públicas estaduais, destacando a importância das universidades estaduais na interiorização do ensino superior, lembrando que elas também respondem por 50% da matrícula na universidade no Brasil.

René Barreira destacou ser a favor da criação de pelo menos duas universidades federais no Ceará, sendo uma na zona norte outra aqui no sul do Ceará.

Quanto ao Geopark Araripe, o Secretário disse que os investimentos nesse programa não iriam esgotar, uma vez que o Governador eleito é o mesmo que aposta no Geopark como estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Reconhece a necessidade de criação do quadro de cargos para o melhor funcionamento do Geopark Araripe.

O Reitor Plácido Cidade Nuvens reiterou solicitação de apoio para resolução do problema da carência de professor efetivo e para ampliação do espaço físico da URCA.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 22 de novembro de 2010

Milagre em Juazeiro do Padre Cícero - por Carlos A. Dória‏ ( postado por Tânia Peixoto )


Livro revê a história de Padre Cícero e as tensões entre a religiosidade popular e a burocracia do Vaticano.

Não é fácil fazer a história de um milagre. À primeira vista parece fruto da fé, mas a Igreja Católica entende que a fé só pode se derramar sobre os milagres estabelecidos oficialmente. Assim, haveria falsos e verdadeiros milagres, sendo a verdade um ditame da igreja. Quem decide é a Inquisição, aquela que cuidava dos hereges com a fogueira, agora chamada Congregação para a Doutrina da Fé. O milagre ocorrido em Juazeiro do Padre Cícero, no Vale do Cariri, no Ceará, ainda não se concluiu. Foi rechaçado pelo Vaticano, no final do século 19, mas desde 2001 está em curso o processo de sua revisão, patrocinado pelo cardeal Joseph Ratzinger, que entendeu que as romarias a Juazeiro do Norte deveriam ser abertamente incentivadas. Como o cardeal virou papa, é possível que a causa prospere, iniciando-se por um pedido do bispo de Fortaleza à mesma Congregação, visado reabilitar o padre Cícero Romão Batista.

Milagres são coisas simples, fáceis de compreender no seu mistério, ainda que sejam incompreensíveis as razões divinas. No dia 1º de março de 1889, ao ministrar a comunhão à beata Maria de Araújo, a hóstia consagrada pelo padre Cícero transformou-se em sangue de Cristo na boca da beata. O episódio se repetiria por meses a fio, sendo o sangue recolhido pelo padre em paninhos de linho, guardados numa caixa de vidro, posta em adoração do sangue de Cristo.

A partir de então, a pequena cidade de Juazeiro, o sertão como um todo, a igreja brasileira, sofreram verdadeiros abalos sísmicos. Nunca mais o catolicismo brasileiro foi o mesmo.
Mas a revisão do milagre não é a única novidade. De 2003 até hoje surgiram sete novos títulos sobre o caso, sendo “Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão”, de Lira Neto, o último deles. Assim, além da revisão do milagre, está em curso a revisão de interpretação do fenômeno religioso ocorrido no sertão cearense.

Este pode ser entendido como o terceiro ciclo revisionista. O primeiro principiou nos anos 1930, com a publicação de livros a favor e contra o padre, tomando abertamente partido na querela religiosa que se seguiu. O segundo, a partir dos anos 1960, quando os movimentos populares –como o cangaço e os surtos de misticismo– foram objeto de uma nova interpretação sociológica, no bojo da qual surgiu o excelente trabalho do brasilianista Ralph Della Cava, intitulado “Milagre em Joazeiro” (Paz e Terra, 1976). Agora, estamos no terceiro ciclo que, ao que tudo indica, tem como motivação o confronto entre uma Igreja Católica que necessita de respaldo popular e a investida das seitas evangélicas.

De fato, a revisão das punições e da marginalidade do padre Cícero é, agora, de grande conveniência para a igreja. Tanto que o pedido de revisão do caso deu entrada no Vaticano em maio de 2006, respaldado por um abaixo-assinado com 150 mil assinaturas de fiéis e 253 assinaturas de bispos brasileiros.

A igreja havia afirmado no século 19 que “Nosso Senhor não iria deixar a Europa para fazer milagres no Brasil”; agora, parece que só um milagre desse tipo poderá salvar o catolicismo popular da bancarrota prenunciada no avanço evangélico. O livro de Ralph Della Cava, pioneiro na interpretação moderna, fundamentado em documentos então inéditos e em uma sólida formação como historiador da Igreja Católica, demonstrou como o movimento religioso em torno do padre Cícero correspondeu a um esforço muito grande do clero brasileiro para instituir um “milagre brasileiro” numa época em que milagres “nacionais” já haviam surgido em outros países (como o milagre de Lourdes, ocorrido há 150 anos e reconhecido em 2005 pela igreja; ou, mais tarde, em 1917, o milagre de Fátima).

Mas a demanda por milagres nacionais ocorreu num contexto de extrema defensiva da Igreja Católica, depois da concordata italiana da Santa Sé, a par com o avanço da maçonaria e do protestantismo no mundo. A reação da igreja foi fechar-se sobre si, enrijecer os ritos e os cânones, aumentando o controle do Vaticano sobre todo o corpo da igreja, num processo que Ralph Della Cava denominou “re-romanização” da igreja. Fazia parte desse processo depurar a instituição da contaminação de práticas do catolicismo popular, até então toleradas pelas igrejas nacionais, até mesmo pela deficiência de quadros sacerdotais.

Assim, criou-se uma tensão enorme entre a cúpula da igreja e o baixo clero, especialmente nos países subdesenvolvidos, onde as massas estiveram longo tempo entregues a um rebanho de pastores claramente comprometidos com as elites dominantes, como coadjuvantes políticos, que nem sequer respeitavam regras, como a obrigatoriedade do celibato. Movimentos como os de Canudos e Juazeiro devem ser analisados a partir desse contexto. Nele, leigos assumiam funções religiosas (os chamados “beatos”), pregando em igrejas e ministrando sacramentos, criando instituições religiosas autônomas (como casas de caridade e orfanatos) e padres, como Cícero, se contrapunham à hierarquia, justamente por se sentirem mais comprometidos com o seu rebanho do que com a distante multinacional da fé a que estavam afiliados.

A tradição do catolicismo popular no sertão do Ceará vinha de longa data. Foi figura central sua o chamado “Padre Mestre Ibiapina”, um advogado que tarde abraçou o sacerdócio, conseguindo se ordenar no seminário de Olinda e que ficou famoso por percorrer o sertão à pé, mobilizando as comunidades para construírem igrejas, hospitais e casas de caridade onde abrigava meninas órfãs e ministrava educação religiosa.

Esse sacerdócio “pelo exemplo”, que em alguns traços se reconhece também no Conselheiro antes de se estabelecer em Canudos, constituiu grande ameaça ao monopólio da igreja, especialmente porque contrastava com seus quadros corruptos e relapsos aos olhos do povo. As mulheres formadas nas casas de caridade eram chamadas “beatas” e, assim como os beatos que seguiam o Padre Mestre Ibiapina, constituíam uma verdadeira ordem religiosa popular, à margem da hierarquia da igreja. Por isso, o milagre que ocorreu na boca da beata Maria de Araújo enfrentou, desde logo, a repulsa da hierarquia da igreja, representada por homens “reformados”, imbuídos do espírito combativo e militante para “re-romanizar” a igreja, como o cardeal Arcoverde –o maior opositor do padre Cícero e do que considerava não um milagre, mas um “embuste”.

Uma sequência de equívocos políticos oriundos da tensão entre essas duas ordens –o catolicismo popular e a burocracia vaticanesca–, como a suspensão do direito do padre Cícero de ministrar sacramentos e falar do púlpito da igreja, tornaram-no ainda mais prisioneiro das massas sertanejas, isolado dentro da instituição. O seu isolamento, por sua vez, encaminhou-o para a política, talvez na crença de acumular poderes suficientes para reverter sua situação. Não foi uma estratégia eficiente, como a história mostrou. Mas isso o fez grande personagem da política cearense e nacional. Guiado por um mentor, Floro Bartolomeu, imiscuiu-se na política da República Velha, seguindo os interesses de Pinheiro Machado no plano nacional.

Fez-se padrinho de metade das crianças sertanejas; tornou-se vice-presidente do Estado (equivalente a vice-governador hoje); envolveu-se numa rebelião que depôs um governador antioligárquico; promoveu um pacto de paz e cooperação política entre coronéis sertanejos; parece ter mobilizado Lampião para perseguir a Coluna Prestes; opôs-se a Getúlio Vargas. Ao morrer, nonagenário, em 1934, o milagre, em sua vida, já parecia uma coisa distante, embora ativa nas praticas religiosas de seus seguidores.

Pois é o realismo da política vaticanesca atual que traz à baila, de novo, essa história conturbada. O livro de Lira Neto faz uma boa reconstrução dessa longa trajetória, dispensando o leitor de recorrer à vasta literatura controversa sobre o “milagre”. Tem ainda o dom de chamar a atenção para os movimentos que a Santa Sé faz para usar esse legado histórico contra o avanço evangélico, tornando-se, assim, um livro de atualidade. Mas não é fácil interpretar tudo isso de um ponto de vista que permita integrar o “milagre de Juazeiro” na história brasileira, deixando de lado suas dimensões mais propriamente religiosas. Assim como Canudos não se explica pelas idiossincrasias da fé, Juazeiro também não.

Nos anos 1960, o historiador Eric Hobsbawm publicou um de seus livros mais importantes –“Rebeldes Primitivos”–, no qual ensaiava uma interpretação global para movimentos messiânicos, greves anarquistas do final do século 19, banditismo “social” à maneira de Robin Hood, movimentos de “multidões” desorganizadas etc., tomando-os como reações “pré-políticas” a uma velha ordem que desmoronava pelos quatro cantos da terra, sem que uma nova ordem, capitalista e racional, houvesse ainda se firmado. Seriam, então, movimentos rurais, típicos de um período de transição para o capitalismo “maduro”.

Hobsbawm havia se inspirado numa intuição de Antonio Gramsci para a Itália. Movimentos como esses, que Gramsci chamou de movimentos de “classes subalternas”, expressariam uma constante ebulição popular, incapaz de adquirir expressão unificada como se encontra no Estado, na Igreja ou no Partido. Como eventos fugidios que tendiam a não deixar registro forte na história, Gramsci achava da maior importância seu estudo detalhado em monografias.

Mas Gramsci também estabeleceu uma relação interessante entre política e seitas religiosas. Comparando a Rússia czarista e os Estados Unidos, mostrou que, em momentos de compressão política, quando as classes subalternas não têm como expressar seus anseios, prosperam as seitas religiosas; inversamente, em situações mais democráticas, prosperam as instituições políticas e o número de seitas religiosas decai. Certamente o movimento político-religioso do padre Cícero situa-se, de modo ambíguo, entre essas duas ordens, e o livro de Lira Neto cumpre o papel dessas monografias valiosas para entendê-lo, especialmente quando a política vaticanesca está disposta a rever seu erro histórico no combate a adversários que se tornaram tão poderosos.

O livro:
“Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão”, de Lira Neto. Companhia das Letras, 544 págs., R$ 49. Publicado em 12/12/2009

Carlos Alberto Dória

É doutor em sociologia, pesquisador-colaborador do IFCH-Unicamp e autor de "Com Unhas, Dentes e Cuca" (em co-autoria com Alex Atala), "Bordado da Fama" e "Os Federais da Cultura", entre outros livros.

( Texto enviado por Tânia Peixoto )

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Mulher assassinada com oito facadas no bairro Frei Damião em Juazeiro

Por volta das 20h00min, de ontem, a mulher de nome Ana Paula Cornélio Silva de Sousa, 33 anos, foi assassinada com 08 (oito) golpes de faca em sua residencia na Rua Geraldo Valdevino 72, no Bairro Frei Damião em Juazeiro. A mesma foi atingida com 02 (duas) facadas na altura do pescoço, 02 (duas) nas costas, 02 (duas) no braço esquerdo e 02 (duas) abaixo do tórax. A polícia apurou que o acusado é um homem que trajava camisa do time Palmeiras e calça jeans, que fugiu em uma motocicleta Honda Pop 100, ano 2008, placa HYW-3467-CE, tomando rumo ignorado. As primeiras informações chegadas a polícia através de populares dão contas de que é o suspeito do crime seria o esposo da vítima identificado apenas como João Erasmo.

As viaturas da polícia militar, RDs 1230 e 1222, compostas pelos soldados, Diego J Paz, Ricarte e Alyson, respectivamente, realizaram diligências no intuito de prender o criminoso, todavia, o mesmo não foi encontrado. A Perícia Florense foi acionada através do perito Antônio Barbosa, que após realizar os exames preliminares providenciou o traslado do corpo para o PEFOCE Regional do Cariri, para ser realizada a necropsia.

ARARIPE - CEARÁ

Agricultor assassinado na madrugada de ontem no Sitio Vitorino

De acordo com informações do Delegado Municipal de Araripe, Cícero Giovani Souza de Aquino, ontem, por volta de 00h30min, o destacamento policial daquele município tomou conhecimento através de populares que o agricultor Cícero Vieira dos Santos 24 anos, havia sido assassinado. O crime aconteceu nas imediações da residencia da vítima no Sitio Vitorino, zona rural de Araripe.

Familiares do agricultor foram ouvidos na manhã de ontem, na delegacia de polícia aonde apontaram dois agricultores como autores do crime, os quais não tiveram seus nomes informados a imprensa para não prejudica as investigações. O corpo foi levado para exame cadavérico no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro, para posterior liberação para sepultamento que deverá ocorrer na manhã desta terça-feira no cemitério de Araripe.

JARDIM – CEARÁ:

Agricultor lesionado a faca nas nádegas

Ontem, por volta das 15h00min, no Sítio Serra do Jatobá, Zona Rural do município de Jardim, o agricultor E. R. G, 35 anos, foi vítima de lesão corporal á faca nas nádegas lado direito, nas imediações de sua residencia. O crime segundo a polícia teve a autoria do jovem de iniciais J. A. P. F, de 22 anos, vizinho da vítima. Compareceu ao local a CP 2561, composta pelos Cabos Tarcísio, Paulo, Alves e Soldado Lúcio , que em diligências encontrou no interior da residência do acusado um revolver calibre 22 – Rossi, capacidade para 07 cartuchos, nº 697905, com dois cartuchos intactos.

IGUATU – CEARÁ:

Aposentado de 82 anos atropelado por motocicleta.

Um acidente de transito, tipo atropelamento seguido de choque, foi registrado pela de Iguatu, por volta das18h20min, desta segunda-feira (22), na Avenida Castelo Branco, próximo a academia Life Fitness envolvendo um pedestre e duas motos. O aposentado Celso Ferreira Olanda, 82 anos, casado, residente na rua - 105, nº 34, COHAB – II ao tentar atravessar a Avenida foi colhido pela motocicleta Honda Bros 150, cor preta, ano 2009, placa NQV – 6149, guiada pelo adolescente de16 anos, C.E.N., lavador, residente na rua – José Jaime de Lourenço, nº77, no Bairro Jardim Oásis, em Iguatu.

O aposentado e o menor sofreram escoriações leves. Outra moto, a moto Honda Bros 150, ano 2009, cor preta, placa NQR – 9115, guiada pelo gerente de produção, Francisco Alberto de Oliveira, 29 anos, residente na rua- 111, nº 95, COHAB – II, chocou-se com o primeiro veiculo, causando danos materiais e escoriações no seu condutor. Os envolvidos no acidente foram socorridos pelo CBM para o Hospital. A ocorrência foi atendida pela patrulha policial militar RD1240, composta pelos soldados Emanuel, Marcio, e Eusébio, que adotados os devidos procedimentos.

EXU - PERNAMBUCO:

Polícia militar prende procurado da justiça e apreende arma de fogo

Em operação conjunta PPMM do GATI do 8º BPM e policiais da operação Malhas da Lei se dirigiram até a cidade de Exu – PE, onde prenderam 03 (três) pessoas e apreenderam uma espingarda tipo escopeta Cal. 12 mm. O acusado Francinaldo Gomes da Silva, o Naldo, 29 anos, foi preso e conduzido juntamente com a arma para a DPC de Ouricuri – PE. Já os irmãos, Jacaré e Nonato foram conduzidos a DPC de Serrita – PE. (BO nº 1603/10)

BODOCÓ - PERNAMBUCO:

Agricultor de 40 anos é preso por porte ilegal de arma de fogo

A apreensão aconteceu por volta das 19h00min de ontem (22/11/10) no Bairro Várzea do Meio em Bodocó – PE., quando PPMM da CIOSAC realizavam rondas e abordagens e ao revistarem o acusado Adão de Souza, agricultor, casado, 40 anos, residente no Bairro São Francisco em Bodocó – PE foi constatado que o mesmo portava ilegalmente um revólver cal. 38 marca Taurus. O acusado após receber a voz de prisão foi conduzido a DPC local para autuação em flagrante. (BO nº 008/CS/10).

OURICURI - PERNAMBUCO:

Menor de 16 anos é agredida pelo companheiro

O fato aconteceu por volta das 17h00min de ontem (22/11/10) no Sítio Barreiro, município de Ouricuri – PE., onde segundo a polícia, o menor infrator das iniciais MMS, 16 anos, agrediu verbalmente e fisicamente a companheira também menor de idade das iniciais LPS, 16 anos, que sofreu lesões na cabeça. O infrator foi apreendido e encaminhado a DPC local, a fim de serem tomada as providências cabíveis. No último sábado dia 20 o citado menor infrator foi apreendido pelo mesmo motivo. (BO nº 0864/10).

ARARIPINA - PERNAMBUCO:

Polícia militar apreende arma de fogo

Após denúncia de populares de que o jovem Jackson Felipe da Silva, 21 anos, possuía 02 (duas) arma de fogo (revólveres), por volta das 18h00min de ontem (22/11/10) PPMM da 2ª CPM se deslocaram até a sua residência no Sítio Caieira, zona rural de em Araripina – PE. No local foi encontrada e apreendida uma espingarda de fabricação artesanal. O proprietário da arma não foi localizado e o fato registrado na DPC local. (BO nº 0502/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
PROIBIDA A REPRODUÇÃO


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30