xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 novembro 2010

FIQUE POR DENTRO ! -Por Maria Otilia

19 de Novembro comemoramos o Dia da Bandeira do Brasil. Mas sabemos que essa data não está muito marcada nos calendários escolares. A maioria dos nossos alunos desconhecem um dos maiores símbolos da nossa pátria. Por isso fique por dentro de algumas informações sobre a criação da Bandeira nacional do Brasil.

Nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamação da República. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul com a frase positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial.

Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

A única alteração na Bandeira Nacional desde então foi em 1992, quando a Lei No 8.421, de 11 de Maio de 1992, fez com que todos todos os novos estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, sejam representados pelas estrelas, bem como estados extintos sejam suprimidos de sua representação.

Postado por Maria Otilia

Amar com 15 anos no 2010- Por: M.Gabriella Federico




















Você

"Se enterrar na areia sem usar as mãos,
Felicidade sem olhar pro chão,
ter certeza sem o mínimo de razão.

Olhar as estrelas e ver você,
medo, amor, felicidade,
paixão para cada estrela no céu uma emoção."

(Lorenzo Alfaro)

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Guarda municipal preso acusado de crime contra a fauna brasileira.

A composição da CPA-5002 da Companhia de Policia Militar Ambiental -CPMA, quando realizava fiscalização no intuito de coibir crimes ambientais, apreendeu por volta de 04h:20min, no bairro Novo Crato na cidade do Crato-CE., 07 gaiolas, 02 Jesus-meu-deus, 03 galos campina, 01currpião e 01 bigode careta. Segundo o Capitão PM Francisco Paulo Rabelo de Luna – Comandante do 2º PEL/CPMA, todos pássaros estavam na residência do Guarda Municipal F. D. V. 65 anos. O infrator, juntamente com o material apreendido, foram apresentados ao Delegado Bel. Flavio Santos da Silva na Delegacia Regional de Policia Civil do Crato, onde foi feito através do escrivão Cássio Jose Rocha Diniz, o TCO N° 446-249/2010, baseado no Art. 29 da LEI 9.605/98.

MISSÃO VELHA – CEARÁ:

Agricultor executado com dois tiros de escopeta 12 na cabeça.

Ontem (18), por volta das 20h40, no Sítio Forquilha, distrito de Missão Nova, no município de Missão Velha, o agricultor Edilson Manoel Dos Santos, 42 anos, residente naquele Sítio, chegava em casa foi surpreendido por um homem não identificado que saiu do mato e desferiu-lhe dois tiros de espingarda calibre .12” na cabeça à curta distância. A morte foi imediata. Deslocou-se para o local a CP 2581, comandada pelo cabo PM Ari que contactou a esposa da vítima, a senhora Maria de Oliveira Alves, 40 anos, que disse ter ouvido mais de quatro tiros. Não há registros em desfavor da vítima nos bancos de dados da polícia, mas acredita-se que o crime tenha sido motivado por antiga rixa. A esposa da vítima não soube dizer quem seria o(s) inimigo(s) do seu marido e autor do crime. Foi acionada a perícia forense que compareceu através do perito Antônio Pequeno, o qual providenciou o traslado do corpo para o IML em Juazeiro do Norte/CE, afim de ser realizada a necropsia. A polícia de Missão Velha continua em diligencias no intuito de identificar e prender o acusado. O crime será apurado pele 21ª delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Duas mulheres foram presas por envolvimento com drogas

Em Juazeiro do Norte em uma operação que reuniu a Polícia Federal sob o comando do delegado Allan Robson e policiais do 2º BPM/CE comandados pelo Tenente Coronel Gomes Filho, foi presa por volta das 10h20min, de ontem (18), na Rua Francisca Correia Brasil, nº 49, bairro Frei Damião, Maria Ferreira De Lima, 59 anos, residente na Rua Francisca Correia Brasil, nº 34, onde foi encontrada, cerca de 02 (dois) quilos de maconha. Na mesma operação, já por volta das 13h, na rua João Conrado Cruz, bairro João Cabral, foi apreendida uma pequena quantidade de maconha em poder de Rafaella Florentino Alves da Silva, 18 anos. Nos dois casos as acusadas foram conduzidas (DPF/JNE/CE) - Delegacia de Polícia Federa de Juazeiro do Norte, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

IGUATU – CEARÁ:

Polícia apreende drogas, aparelhos celulares e psicotrópicos na Cadeia Pública.

Durante vistoria realizada no dia de ontem (18), ocorrida por volta das 09h00min, na Cadeia Pública de Iguatu, a policia militar apreendeu no Pavilhão I, 03 aparelhos celulares das marcas Nokia e Motorola, 01 chip da operadora, 03 cachimbos de uso de drogas, 03 mergulhões, 02 tesouras, 02 bobinas de ventilador, 01 ferro de armador, 27 trouxinhas de maconha, 04 pedras de crack, uma pequena quantidade de cocaína e 17 comprimidos de psicotrópicos. No Pavilhão II, foi encontrado 01 carregador, 02 mergulhões e um cachimbo. Todo material apreendido foi entregue ao Fórum para o conhecimento da autoridade competente para que o mesmo tome as devidas providências. A operação foi realizada pela equipe de policiais militares de serviço na referida cadeia, juntamente com o apoio do COTAM e GATE, sob o comando do subcomandante da Cia, o Major QOPM Carestiato.

JUCÁS – CEARÁ:

Polícia prende jovem acusado de assalto

Dando cumprimento de determinação do Dr. David Ribeiro de Souza Belém (Juiz de Direito) da comarca do município de Jucás – Ceará, em desfavor de Luiz Carlos Vieira do Nascimento, 20 anos, casado, vendedor de mel e residente a rua do planalto, naquela cidade, a polícia militar através da patrulha VTR 2392, composta pelo sargento Matias, cabo Luiz Filho e soldado Fernandes, compareceu a residencia do acusado onde efetuou a prisão do mesmo. De acordo com a polícia, Luiz Carlos responde ao art. 157 § 3º, 2ª parte c/c o art.14, II do C.P.B. Ele foi recolhido à cadeia local onde esta aguardando o pronunciamento da justiça.

EXU – PERNAMBUCO:

Agricultor efetua disparo acidental de arma de fogo contra o próprio corpo

Por volta das 16h00min de ontem policiais militares da 3ª CPM foram informados por populares de que o agricultor Antônio Bernardino de Melo, 53 anos, residente no Sítio Pau Doía, zona rural de Exu – PE ao manusear uma espingarda de fabricação caseira disparou acidentalmente contra a própria perna. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal José Pinto Saraiva em Exu – PE e em seguida transferida para o HRFB em Ouricuri – PE. Segundo a polícia, a vítima manuseou a arma para matar uma cobra quando ocorreu o tiro acidental. A arma foi apreendida e entregue na DPC local. (BO nº 0479/10)

ARARIPINA – PERNAMBUCO:

Homicida é preso por força de mandado judicial

Policiais Militares do serviço de inteligência do 7º BPM e operação conjunta com a equipe Malhas da Lei se dirigiram até a Avenida José Barreto de Souza Sombra, próximo ao Posto Souza no centro em Araripina – PE. Onde efetuaram a prisão do acusado José Ramos do Carmo, agricultor, solteiro, 31 anos, residente na Rua 10, COHAB de Trindade – PE. A prisão do mesmo se deu em razão da existência de um Mandado judicial de Prisão contra sua pessoa, expedido pelo MM Juiz de Direito da Comarca de Trindade – PE, por prática do crime de homicídio naquele município. Após ser preso o homicida foi conduzida a cadeia pública de Trindade – PE. (BO nº 0722/10)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Para fazer crítica não tem limite – por Pedro Esmeraldo


Antes pensava que lutava sozinho, mas noto que tenho seguidores em meu caminho.
Encontrei apoio moral do meu irmão Carlos Esmeraldo, engenheiro, professor que me deixou glorificado com as suas encorajadoras palavras que me vêem incentivar para continuar na luta e seguir com esperança o meu combate em defesa do Crato.

Ambicionava encontrar outra corrente de homens dignos e que queiram elevar o espírito diante da transfiguração de cidadão cratense. Por isso, desejo encontrar com amigos que venham auxiliar-me e levar o barco para fora das águas revoltas.

O que mais me impressiona é ver o Crato gigante e associado ao desenvolvimento que se faz, tornar-se estranho quando se vê a falta de decisão desses políticos que perambulam para lá e para cá, estendendo a mão mirrada aos políticos “inimigos da cidade”, dizendo “amém”, e entregando os pontos com muita facilidade.

Agora mesmo, fico com medo do retorno de um político pré-histórico que vive zanzando nas praças, falando mal de administrações passadas, como se a dele fosse uma figuração importante que fez medo do Crato cair na bancarrota e ficar perdido no seio da sociedade.
Em tempos passados, Crato sofreu da síndrome de homens despreparados para exercerem as funções políticas.

Procuro relembrar alguns homens do passado, já que foram notáveis em seu trabalho. Deixaram marcas indeléveis. Bem que queria vislumbrar o Crato de outrora.
Quero ver o Crato bem alumiado e enaltecido, forçando o cratense a lutar sem medo, gritando quando for preciso, com o desejo de transformá-la em modelo e que não venha cair no mesmo erro do passado, sem coragem de viajar, sem luta e sem arrojo.
Aqui todos são vítimas da perfídia, da discórdia e da calúnia, já que fica isolado dos benefícios governamentais que esperam transformar a cidade no mesmo modelo dos tempos passados, sem luta, apática e desencorajada.

E lembro-me das revoltas dos governadores pertencentes aos estados detentores do pré-sal que, por causa de uma simples perda de royalties alvoroçaram-se com gritos estridentes, reclamando seus direitos.

E agora, o perguntamos: por que esses políticos não lutam em defesa da terra? Por que se calam quando encontram os mais simples obstáculos? Por que em vez de trabalhar pelo filho da terra, preferem dar seu palpite pelo simples fator de permanecerem submissos aos açoites dos poderosos? Por que não reagimos a esses cruéis inimigos, virando as costas, mandando irem pescar em outro lugar?

Infelizmente, essas figuras do Crato estão esquecidas porque o homem pré-histórico acomodou o cratense moderno, amoldando-o à sua maneira, fez-se calar diante dos momentos sombrios e das dificuldades crescentes e que empurram o Crato para cair no abismo do esquecimento.

Texto de Pedro Esmeraldo

Lembra de seu primeiro Baú Por:Manoel Severo

Ainda lembro quando Gabriel, meu filho mais velho completou seus dez anos, comemoramos juntamente com o aniversário do irmão Pedro que fazia sete anos. Todas as providências tomadas e lá chegou o esperado momento do pôr-do-sol, com ele também chegavam os primeiros convidados, o lugar estava muito bonito, o esmero da decoração enchia nossos olhos, mas havia algo que não me agradava tanto, na verdade fui induzido e quase obrigado a aceitar aquele instrumento intruso na decoração de entrada da pequena festa: Um grande e largo baú de papelão... Lugar para minha surpresa que teria um guardião quase que eterno: O pequeno Gabriel.

Claro que quem chegasse teria que passar pelos incômodos porteiros, o Baú e evidentemente, Gabriel. Não gostaria de estar na pele de quem não teve tempo de comprar o presente ou a famosa lembrancinha... Um horror! Na verdade os anjos da guarda acabaram vendo essa situação antes de tudo e o fato é que todos levaram seus presentinhos, e Gabriel ali, impassível, “acocorado” ao lado do dito e inesquecível “baú da felicidade...” Se eu soubesse disso não teria contratado palhacinhos, mesa com motivo do He Man, enfim, apenas o querido e imponente Baú.

Quem não tem uma história parecida para contar? Puxa Vida! Quantos presentes ganhamos durante nossa vida? Talvez tenhamos ganhado tantos que não percebemos o valor de cada um deles, nem tão pouco sabemos diferenciá-los, usá-los, agradecer por cada um deles. Presentes sempre nos remetem a mais sublime de todas as virtudes: Gratidão.

Presentes quase sempre nos deixam felizes. Todos? Bem, nem todos, menos aqueles sob forma de um belo e maravilhoso “cavalo de madeira”... Será que desses precisamos manter distância? Mas até esses têm sua razão, sua história, sua missão.É uma pena que depois de tanto tempo ainda não conseguimos perceber o quanto recebemos a cada dia, a cada minuto, cada segundo.

Como não sentir o valor de tudo isso?

Todos quando fomos criados já nascemos dentro do próprio “baú”, e que baú! como pode comportar tanta coisa? Fechemos os olhos e visualizemos o nosso baú, e todos os presentes que ganhamos a cada momento. Consegue perceber? Que bom! Mudei de idéia, talvez o baú tenha sido e será sempre o personagem principal.Viva o baú nosso de cada dia!

Vida! Esse é o maior e mais sublime presente de todos.

Por:Manoel Severo

CRATO - Notícias do Dia 19 de Novembro de 2010


Saúde do Crato realiza hoje planejamento de ações para o dia mundial de combate a AIDS

O Dia Mundial de Combate à Aids foi instituído em 1988 e é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde - OMS para mobilizar as pessoas no mundo todo na luta contra o HIV/Aids. Em virtude da proximidade e sobretudo da importância da data, hoje pela manhã membros da Secretaria de Saúde do Crato se reunirão para discutir ações para serem desenvolvidas em relação ao dia mundial de combate a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro. Aline Franca assessora técnica da Secretaria, frisa a relevância de se planejar ações educativas, para toda a população de forma dinâmica e acessível.

Ação Social do Crato realiza II Torneio de Futsal ProJovem Adolescente

Com o apoio do Governo Municipal do Crato a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS realizou na ultima terça-feira, dia 16, o inicio do II Torneio de Futsal do ProJovem Adolescente do Crato. O evento aconteceu na Quadra Bicentenário e contou com balizamento dos atletas, hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Ceará e do Crato, bem como apresentações artísticas dos alunos. Desde ontem, dia 18 até o próximo dia 30 estarão acontecendo os demais jogos desse torneio, conforme as seguintes datas e locais:

Ontem , dia 18/11 (QUINTA-FEIRA) ÀS 18hs: QUADRA BI-CENTENÁRIO
PROJOVEM VILA ALTA X PROJOVEM MURITI
ABC - ALTO DA PENHA X BOLA MUCHA I
PROJOVEM SEMINÁRIO X ALDEGUNDES

22/11 (SEGUNDA-FEIRA) ÀS 18hs: QUADRA BI-CENTENÁRIO
PV X BOLA MUCHA II
PROJOVEM BATATEIRA X ALTO DA PENHA
PROJOVEM BATATEIRA X ALTO DA PENHA

23/11 (TERÇA-FEIRA) ÀS 18hs: QUADRA BI-CENTENÁRIO
PROJOVEM SEMINÁRIO X JOSÉ ALVES
EXTERNATO X PROJOVEM MURITI
PROJOVEM MURITI X PROJOVEM VILA ALTA

24//11(QUARTA-FEIRA) ÀS 18hs: PROJETO ABC
ABC ALTO DA PENHA X PROJOVEM SEMINÁRIO
BOLA MUCHA I X ALDEGUNDES
PROJOVEM ALTO DA PENHA X PV

25/11 (QUINTA-FEIRA) ÀS 18hs: QUADRA BI-CENTENÁRIO
BOLA MUCHA II X BATATEIRA
JOSÉ ALVES X BATATEIRA
PROJOVEM SEMINÁRIO X PROJOVEM ALTO DA PENHA

29/11 (SEGUNDA-FEIRA) ÀS 18hs: QUADRA BI-CENTENÁRIO
PROJOVEM MURITI X PROJOVEM MURITI
EXTERNATO X VILA ALTA
ALDEGUNDES X ABC - ALTO DA PENHA
30/11 (TERÇA-FEIRA) ÀS 18hs: QUADRA BI-CENTENÁRIO

Projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz do Crato inicia capacitação em Informática básica

A Prefeitura Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social -STDS iniciou na última quarta-feira, dia 17, no Projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz no contexto do curso de Assistente administrativo o módulo de informática Básica onde serão capacitados os 20 ( vinte) jovens participantes do respectivo projeto promovendo a inclusão digital, social e cultural. O curso que tem carga horária de 60 horas aulas acontece até o próximo dia 29 de dezembro de 14 as 17 horas e 30 minutos no Telecentro Comunitário localizado no Centro Cultural do Araripe no largo da RFFSA. Os empresários que se interessarem a contratar os jovens do referido Projeto podem procurar à Secretar ia Municipal de Assistência Social, através da responsável pela pasta Liduina Alves de Andrade e Amanda de Lavôr Bizerra Coordenadora do Projeto Primeiro Passo - Crato. Para maiores esclarecimentos. Mais informações nos telefones: (88) 3521-6425/ 8853-9103.

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato chama para a 2ª etapa da campanha contra febre aftosa

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos pecuaristas que a 2ª etapa da campanha contra febre aftosa irá até o dia 30 de novembro. É importante adquirir a vacina na loja veterinária de sua preferência e apresentar a nota fiscal com informações do rebanho vacinado no escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará ADAGRI ou Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará EMATERCE do município. Vale lembrar que é fundamental a apresentação do CPF na hora da compra da vacina e a atualização do cadastro no momento da declaração. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira ressalta que o período de declaração até 15 de dezembro de 2010.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
O Gato
- Claude Bloc -

 Eu escrevo versos
Ele...
pula (in)versos
descreve sinuosidades
piruetas, malabarismos

Quando encontro a rima
lá se vem o gato
pisando no meu teclado
borrando o meu bordado
e nessa acrobacia
vai digerindo o tema
(com leveza e graça )


o gato habilmente
conseguiu o seu intento
(produziu o que queria)
ser a inspiração e a sinfonia,
o maestro insigne,
a minha própria poesia.

Claude Bloc
Fotos: pés de Ricardo Rocha
Gato (de Elvira - em D. Quintino - CE)

GUERRILHA DAS ARTES HOJE

PROGRAMAÇÃO DA GUERRILHA
PARA O DIA 19.11.2010 (SEXTA-FEIRA)

TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Rua Dom Quintino, 913 - Centro - Crato - Ceará
Tel.: (88) 3523.2168 / (88) 8801.0897



19h00min
AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos


20h30min
AVENTAL TODO SUJO DE OVO (12 anos, 70min), Grupo Ninho de Teatro


DEPOIMENTOS:

Yarley de Lima, ator e diretor teatral, Crato-CE: "A Guerrilha do Ato Dramático Caririense oportuniza o crescimento e valorização das Artes Cênicas na Região do Cariri, bem como a formação de platéia. Parabenizo aos idealizadores pela iniciativa e, em nome de toda Cia. Yoko de Teatro, agradeço a oportunidade."

Prof. Wilton, Farias Brito-CE: "Tenho que dar parabéns pelo esforço em nome da cultura caririense e das artes, pois é graças a essas companhias de teatro todas e cada uma delas que a arte caririense se mantém viva e pulsante. (...) como caririense, professor de história regional e amante das artes, eu agradeço e torço para que esse sucesso que vocês estão demonstrando continue a aumentar até que a arte de nossa região seja tão valorizada como realmente merece..."

REALIZAÇÃO:
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Companhias de Artes Cênicas da Região do Cariri

PATROCÍNIO:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Centro Cultural Banco do Nordeste

Amigos da Leitura - Crianças fazem oficina de fabricação de Fantoches


O coordenador do projeto Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura, Everardo Aguiar está ministrando a primeira oficina de fantoches para as quinze crianças do projeto.

No primeiro momento as crianças viram contéudo teórico em uma aula sobre a historia do teatro de bonecos e sua importância para a comunicação e expressão de ideias.

Partindo desse princípio logo em seguida estão sendo aplicadas aulas práticas iniciando técnicas de modelagem, de pintura e finalizando com técnicas de montagem. Nessas aulas as crianças criam seus próprios personagens, esse processo é feitos em três modalidades:Fantoches na colher de pau, Fantoches de caixa de leite, Fantoches de garrafa PET, para que elas conheçam a diversidade de produção e viagem na criatividade.

A oficina está acontecendo na sala do projeto no anexo da Cultura, onde funciona a 'Casa Harmônica' no Centro Administrativo da Prefeitura de Crato.Nas aulas praticas

Na próxima oficina as crianças irão reutilizar material reciclável e a etapa final do projeto será de manipulação e trabalho de voz dando vida aos bonecos fabricados.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30