xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 novembro 2010

O dia que Crato foi consagrado a Nossa Senhora de Fátima -- por Armando Lopes Raael



Era o dia 27 de janeiro de 2000. O Palácio Alexandre Arraes, sede da Prefeitura Municipal de Crato, estava lotado. Ante uma belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima, o então Prefeito, Moacir Soares de Siqueira, visivelmente emocionado, comandava a solenidade de Consagração da Cidade de Crato ao Imaculado Coração de Maria, com a leitura do texto a seguir transcrito.

“Ó Virgem Senhora de Fátima, a cidade de Crato, prostrada aos vossos pés, crê e espera, deseja e implora a realização de vossa grande promessa: Por fim, o Imaculado Coração Triunfará!

E nós, enquanto Prefeito deste povo fiel, em união com o Santo Padre o Papa João Paulo II, com o nosso Bispo Dom Newton Holanda Gurgel, e todo o clero, aclamamos desde já este triunfo, que fará raiar no mundo o Reinado de vosso Divino Filho, Cristo Jesus, nosso Redentor.

E, ao mesmo tempo, suplicamos a graça de sermos instrumentos em vossas mãos para edificação deste Reinado, que só será verdadeiramente de Jesus, se for inteiramente vosso! Sois Vós, Senhora, a Estrela da Esperança e a Aurora do Terceiro Milênio. Foi por Vós que Nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo, e será por Vós que ele reinará no mundo.
E nós, vossos filhos de Crato queremos buscar em primeiro lugar este Reino, o Reino de Jesus em Vosso Imaculado Coração, bem certos de que todas as outras coisas nos serão dadas por acréscimo.

Para selar oficialmente este propósito, nos Vos consagramos – tanto quanto nos outorga nossa autoridade de representante civil deste povo católico – nós consagramos ao vosso Sapiencial e Imaculado Coração nossa cidade, com todas as suas famílias e instituições.
Aceitai, Senhora, esta consagração. Nós a depositamos em vosso Coração Imaculado, para assim nos consagrarmos mais santa e plenamente ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Divino Filho.
Assim seja.”

A emoção e o silêncio de todos os presentes dava a entender que Nossa Senhora tinha aceitado esta consagração e parecia dizer a cada coração: “Fiquem tranquilos. Por fim, meu Imaculado Coração triunfará.”

O significado de uma consagração

O interessante é que a cidade de Crato se antecipou em onze meses a uma decisão, adotada em novembro de 2000, pelo Papa João Paulo II, dedicando o terceiro milênio a Nossa Senhora! Mas, o que significa uma “consagração”? Utilizado as palavras de Maria Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, podemos sintetizar assim.

“Em hebraico, a palavra Kadosh significa “santo, separado”. É um termo utilizado em referência a Deus, o único Santo. Para as pessoas “santificadas”, ou “separadas” para Deus, posse exclusiva de Deus, que chamamos “consagradas”, os judeus utilizam o termo Kiddushin, que se refere, entre outras coisas, à santificação pelo casamento, quando o noivo é separado, exclusivo para a noiva, e vice-versa, e ambos são separados para Deus. O mesmo termo é utilizado para o povo de Israel, povo “separado para Deus” através de uma aliança. A este povo Deus refere-se inúmeras vezes, do Gênesis ao Apocalipse, como “esposa”, “noiva”, “desposada”, amada (cfe. Ez 16; Os 2,42-5 e 3; Ap 22,17; Ef 5,25).

Desse modo, consagrar uma pessoa, um casal, um povo, um local (...) é torná-lo santificado, porque exclusivamente pertencente ao Santo, que é Deus”. (...) Quando nós católicos utilizamos a palavra “consagrar”, mantemos o mesmo sentido: “separar para Deus”, “tornar sagrado”, “tornar santo porque pertencente exclusivamente ao Santo que santifica tudo o que lhe pertence, tudo o que “toca”.

Assim, naquela singela iniciativa de 27 de janeiro de 2000, o Prefeito Moacir Soares de Siqueira – com a legítima autoridade de que estava investido – ao consagrar o Crato a Nossa Senhora de Fátima, separou para Deus esta cidade e seus moradores, oficializando-os – no âmbito civil – como propriedade da Virgem Santíssima. Esta, certamente, cuidará ainda com mais carinho e desvelo maternal, tanto da cidade como do seu povo, que já lhe pertenciam por desígnios de Deus, e cuja pertença foi ratificada por suas autoridades civis constituídas...

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

SELEÇÃO PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONAL -Por Maria Otilia

A SEDUC realizará seleção pública para o banco de professores a serem lotados nas Escolas Estaduais de Ensino Profissional. Veja abaixo o edital ou acesse o site: http://www.seduc.ce.gov.br/, para maiores informações.

EDITAL Nº 016, de 12 de novembro de 2010

A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições, torna
público que as inscrições para a Seleção Pública destinada a formar banco de professores para
lotação nas ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – EEEP, Edital Nº.
14/2010-GAB – SEDUC/CE, de 4 de novembro de 2010, ficam prorrogadas até o dia 26 de
novembro de 2010.
O edital indicando o calendário contendo as novas datas, horários e locais de realização das
etapas da Seleção Pública será divulgado na Internet, no endereço eletrônico
http://www.seduc.ce.gov.br.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 12 de novembro
de 2010.

MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO
Secretária da Educação do Estado do Ceará



Postado por Maria Otilia

Wilson Bernardo e o caso Samuel Sesc-Por Alessandra Bandeira

Wilson Bernardo, ou como gosto de te chamar, WB so você mesmo para me fazer escrever, em todo seu relato sobre o que aconteceu eu so aumentei mais ainda minha certeza, parabéns meu subversivo amigo poeta, como você incomoda esses pseudos artistas cheios de si.
Infelizmente essa não é a primeira vez que alguém ligado ao SESC destrata artistas ou profissionais, em outras edições já havia ocorrido isso, o que demonstra e confirma que essa mostra é coisa para turista ver, não há uma preocupação como valorização de artistas regionais, e sim despejar artistas que já estão no mainstream , que ja tem espaço mais que garantido no cenário artístico.
Toda essa 12ª Mostra foi cercada de desorganização e falta de sensibilidade para com o artista e com o público.
O que começa errado, termina errado.
Vejo durante a Expocrato artistas se manifestando sobre apresentações no Palco principal, mas durante a Mostra também deveria ser assim, mas não são sempre os mesmos , sempre a panelinha da turma do SESC, cartas marcadas, essa é a verdade.
Me solidarizo a você, as pessoas tem o direito de fazer o que querem, desde que não prejudique ninguém , nem cause danos a outras pessoas, se você quer ser fotografo quem somos nos para lhe impedir, até porque somos nos que nos beneficiamos com sua arte.
Meu poeta, fotografo, marginal, meu negão de tirar o chapéu todo meu apoio a você hoje e sempre, por tudo que ja passamos de perseguições de pessoas mesquinhas e tacanhas, que acham que so porque estão naquele momento tendo o poder esquecem que o mundo da voltas, por suas fotos, seus poemas, pelo seu jeito de menino danado, afoito em viver nesse mundo, por tudo que sinto por você , eu estou contigo hoje e sempre.
Ao SESC fica ai a reflexão: será que não está na hora de mudar a direção ? Mudar essa coordenadoria ?
Ao Samuel Macedo, coordenador de cultura eu so digo uma coisa, perdeste a melhor oportunidade de ter um fotografo de primeiro time cobrindo seus evento.

Por Alessandra Bandeira

A Arte é do Tamanho do Coração Por:Manoel Severo

O Crato é uma grande paixão. Aqui fui acolhido há quinze anos atras e aqui conheci a mulher que amo. Ganhei mais duas filhas, uma infinidade de queridos e respeitosos amigos e aqui comecei a construir um sonho chamado Cariri Cangaço. Na verdade; comecei a falar de Crato para chegar a um desses personagens que fazem a diferença: Wilson Bernardo

Aquele desajeitado homemzarrão; sempre sorridente em meio ao tumulto do mundo, sempre com seu par de óculos escuros; seja de dia, seja de noite; sempre com sua companheira inseparável e amiga de muitas jornadas e aventuras: Sua máquina fotográfica. Quando o conheci logo nos primeiros momentos compartilhados, me deliciava em tentar decifrar qual a natureza daquela alma incondicionalmente contestadora e invariavelmente talentosa; tão cheia de sinceridade e amor por nossa cidade, por sua gente, por sua cultura e história.
O grande poeta, desenhista e fotógrafo cratense, Wilson Bernardo, começou a consquistar meu respeito e admiração. Com certeza toda a família Cariri Cangaço tem gratas lembranças desse grande artista de nosso Crato. Nas edições de nosso seminário, todos nos acostumamos a vê-lo: Correndo, se curvando, abaixando, passando por cima e por baixo, de cabeça pra cima e pra baixo... sempre sorrindo e captando a melhor luz para as melhores imagens. E com seu talento tivemos sim, as melhores imagens.
Hoje te trago a nossa gratidão grande menino Wilson, tenho certeza que és um verdadeiro artista, e tua arte só pode ser comparada ao tamanho de teu coração.

Por: Manoel Severo


Mostra SESC Cariri de Cultura: Amigo Samuel a Vida é um Pi ão...-Por Wilson Bernardo.

Em virtude da suposta ironia de Samuel Produtor do SESC-Crato...Caro amigo Samuel, muito me estima o fato de você ter me ironizado, e que bom a forma de como você se referiu a mim,de fato eu me meti a ser fotografo,e hoje sou um fotografo,da mesma forma que você é um produtor e músico, o que com certeza evoluiu e muito. Portanto quero afirmarque ao contrario de você,não to lhe ironizando,o que não me ofende a sua ironia.Quando comecei a fotografar eu me propus a ser uns dos melhores,metido eu sou e já obtenho êxitos aos trabalhos a qual realizo,me dou ao luxo de escolher o trabalho que me satisfaz e que me dar prazer, pois sou professor com especialização, mas o que sei é que o Cariri tem muitos profissionais muito mais metido do que eu e que se incomodam com a capacidade de um ou outro,o que de fato muitos podem se meter a ser qualquer coisa,inclusive a ser fotografo,pois hoje basta supostamente clikar uma digital.Um olho fotografico não se mete a ter simplismente por querer,mas depende de tecnica e sencibilidade,o que de fato o Cariri tem bons,médios e grandes fotografos,não me incomoda o talento de outro qualquer, mas busco na minha fotografia a perfeição que me é de direito.Por tanto a pesar de tudo não vejo você ainda com autoridade suficiente,para rotular de quem se mete ou não a ser fotografo, e me lembro que você recentemente comprou uma belissima maquina fotografica,dai lhe afirmo que você Samuel não se mete a ser fotografo,de coração eu não acho,eu tenho certeza você é um fofografo e pode ser um grande fotografo.Repito, sua ofensa irônica me cai sim como um grande elogio de um amigo que eu tenho, o que é a pura verdade.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Ponta da Serra, Palestina e Jamacaru, no Cariri, aguardam data dos Plebiscitos


Nestes últimos dias a imprensa vem destacando o retorno das discussões sobre as emancipações de distritos cearenses. Pela segunda vez, o Diário do Nordeste omite o nome de Ponta da Serra, na relação dos 30 distritos que tiveram seus projetos transformados em Decretos Legislativos pela AL CE, e por isso, trazemos aqui, na íntegra, as cópias dos Decretos Legislativos que determinam a realização de consulta plebiscitária de Ponta da Serra em Crato, Palestina em Mauriti e Jamacaru em Missão Velha.

DECRETO LEGISLATIVO 475, DE 16 DE JUNHO DE 2010.

(Diário Oficial 18/06/2010)

DETERMINA A REALIZAÇÃO DE CONSULTA PLEBISCITÁRIA NO MUNICÍPIO DE CRATO, DESTE ESTADO, PARA EMANCIPAÇÃO DO DISTRITO DE PONTA DA SERRA E SETOR CENSITÁRIO 06 DO DISTRITO DE SANTA FÉ.


A MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 19, inciso I, da Resolução 389, de 11 de dezembro de 1996 (Regimento Interno), promulga o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica determinada a realização de consultaplebiscitária no Município de Crato, deste Estado, para emancipação do Distrito de Ponta da Serra e Setor Censitário 06 do Distrito de Santa Fé, em cumprimento ao disposto no art. 8º da Lei Complementar Estadual 84, de 21 de dezembro de 2009, para instruir o Processo 03085/2010, que tramita nesta Assembleia Legislativa, com o objetivo de elevá-los à categoria de Município, com sede na futura Cidade de Ponta da Serra.

Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 16 de junho de 2010.

DECRETO LEGISLATIVO 481, DE 16 DE JUNHO DE 2010.

(Diário Oficial nº 18/06/2010)

DETERMINA A REALIZAÇÃO DE CONSULTA PLEBISCITÁRIA NO MUNICÍPIO DE MAURITI PARA EMANCIPAÇÃO DO DISTRITO DE PALESTINA DO CARIRI E SETORES CENSITÁRIOS 16 E 17 DA SEDE E SETOR CENSITÁRIO 04 DO DISTRITO DE UMBURANAS.

A MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 19, inciso I, da Resolução 389, de 11 de dezembro de 1996 (Regimento Interno), promulga o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica determinada a realização de consultaplebiscitária no Município de Mauriti para emancipação do Distrito de Palestina do Cariri e Setores Censitários 16 e 17 da Sede e Setor Censitário 04 do Distrito de Umburanas, deste Estado, em cumprimento ao disposto no art. 8º da Lei Complementar Estadual 84, de 21 de dezembro de 2009, para instruir o Processo 02188/2010, que tramita nesta Assembleia Legislativa, com o objetivo de elevá-los à categoria de Município, com sede na futura Cidade de Palestina do Cariri.

Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 16 de junho de 2010.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 497, DE 15 DE JULHO DE 2010.

DETERMINA A REALIZAÇÃO DE CONSULTA PLEBISCITÁRIA NO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA, DESTE ESTADO, PARA EMANCIPAÇÃO DO DISTRITO DE JAMACARU.

A MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 19, inciso I, da Resolução 389, de 11 de dezembro de 1996 (Regimento Interno), promulga o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica determinada a realização de consulta plebiscitária no Município de Missão Velha, deste Estado, para emancipação do Distrito de Jamacaru, em cumprimento ao disposto no art. 8º da Lei Complementar Estadual nº. 84, de 21 de dezembro de 2009, para instruir o Processo nº. 02178/2010, que tramita nesta Assembleia Legislativa, com o objetivo de elevá-lo à categoria de Município, com sede na futura Cidade de Jamacaru.

Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 15 de julho de 2010.

Por: Antonio Correia Lima

FONTE: Portal da AL CE

A MOÇA DE LAVRAS DA MANGABEIRA - TEXTO DE RAQUEL DE QUEIROZ - Por Edilma Rocha


Uma pintora ilustre, consagrada; quadros seus espalhados pelos museus e pinacotecas de sua terra e do estrangeiro; mais carregada de medalhas de ouro que muito marechal vencedor de batalhas. Exposições vitoriosas. Crítica laudatórias. Consagração na Academia Brasileira de Belas Artes. Currículo tão brilhante é raro: e conquista-lo representa uma vida inteira de dedicação e luta, e principalmente trabalho, trabalho. No final, a gória.

Mas onde começou esta glória ? Em Paris, em Roma, no Rio, nos inúmeros lugares da Europa e América por onde a pintora andou ? Não, por essas terras não eram mais começos, era batalha plena. Tudo começou em uma pequena velha cidade do sul do Ceará - Lavras da Mangabeira. Lá nasceu a moça, de lá alçou vôo. Ah, quem começa na cidade grande não terá nunca a idéia do que representa começar por ser uma moça de Lavras da Mangabeira. Eu sei, porque comecei também por ser uma moça de Quixadá, mesmo Estado, mesma região, mesma linha de trem, sertão, tudo. O Quixadá ainda mais ríspido e difícil, emparedado no seu ninho de monólitos, Lavras, pelo menos mais amena, lavada nos ares frescos do Cariri; na minha zona o boi e o algodão; na de Lavras já a cana, o açúcar, a agricultura superior. Mas tudo Ceará, tudo Nordeste, tudo distância; a moça que nasceu para pintar, como a moça que nasceu para escrever, sentem ambas que aquele reino não é o seu; tem fôlego largo no peito, precisa expandir-se. A terra pequena, com suas limitações, a incompreensão geral, ante a vocação inesperada da menina, as nenhumas possibilidades para exercício e desafio - e ela quer fazer, ela tem que fazer, ela há de fazer !

No começo tudo são flores, admirações, até vaidade alimentada por pai, mãe, tios, amigos. O primeiro desenho, o primeiro verso: meu Deus, que menina mais inteligente, como é que ela sabe copiar uma flor, traçar o risco de um pássaro no céu, desenhar aquela cabeça de homem que parece mesmo estar vivo ? No colégio de freiras ensinam-lhe a técnica do fusain, a cópia de modelos de flores e volutas, as primícias da aquarela; tudo copiado de outros desenhos, outras aquarelas, claro. O resto, a fuga daquelas primicias inocentes, ela tem que fazer sozinha, em casa enquanto prepara o vôo para longe.

Pode-se imaginar a importância do salto, o esforço, as lutas e as lágrimas que lhe custou o desprender-se da cidade pequena, da família, das imposições do ambiente do tempo, da sua condição de moça de boa família, à qual parece mal-soante a sua vocação artística. Ninguem entende - ou talvez só uma pessoa a entenda - a mãe? O pai? Uma irmã mais velha? No caso de Sinhá não sei, no meu, para a fuga, tive facilidade extra - a cumplicidade inteligente de pai e mãe. Mas o resto, o círculo geral, fechava-se em ferro e condenações. Mas Sinhá foi para a Escola de Belas Artes, a Nacional, a do Rio. Cursou a Academia de Belas Artes de Florença. Salto incrível esse segundo, já não mais Brasil, mas Europa, Itália, o estrangeiro. Verdade que aí já tinha a autoridade do êxito; não´há como o êxito para dar segurança e força.

Mas a tarefa de ser uma grande pintora não se mede apenas em termos de êxito pois ela precisa ser pintora em primeiro lugar para ela própria - realizar-se artisticamente, satisfazer-se; terminar a obra, contempla-la e poder dizer a si mesma que aquilo está bem. A sua arte não é apenas inspiração espontânea; a maior parte dela é a técnica, aprendizado, progresso. O laborioso, humilde aprendizado que não acaba nunca; aos vinte, aos trinta. aos cinquenta, aos setenta, aos oitenta anos como agora - trabalhando sempre, progredindo sempre, descobrindo sempre.

Assim se fez, assim continua a refazer-se esta grande pintora, esta grande dama, esta brasileira que, por mares além, tem levado na sua arte o nome do Brasil: Sinhá D´Amora, cearense de Lavras da Mangabeira, orgulho da sua terra, que a gente saúda e abraça com comovida alegria vaidosa de poder declarar de público que é sua amiga, sua admiradora, sua fã.
Deus a abençõe, Sinhá.

Raquel de Queiroz

Texto publicado no livro - Sinhá D´Amora - 40 anos de vida artistica. Tela intitulada - Paisagem do Engenho, de sua autoria ,hoje pretence ao acêrvo doMuseu de Arte Vicente Leite do Crato

Geopark Araripe é modelo para novos projetos no País - Reportagem: Elizângela Santos


Exposição das atividades para técnicos da Unesco teve como cenário a Floresta Nacional do Araripe - FOTO: ANTÔNIO VICELMO.

Barbalha. Após uma avaliação do Geopark Araripe por integrantes da Unesco, durante dois dias, técnicos se reúnem para o primeiro dia de discussões na 1ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks, que reúne os maiores estudiosos da área, principalmente da Rede Europeia de Geoparks. São discussões especializadas que auxiliarão no processo de iniciativas de uma rede que incorpora os países latino-americanos e caribenhos. Uma grande representação de Estados brasileiros também está presente nas discussões, já que localidades como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, dentre outros, já estão pleiteando, por meio de projetos, a criação de novos geoparks no Brasil.

A conferência foi aberta na manhã de ontem, em Barbalha, pelo vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, com a representatividade de autoridades locais e secretários estaduais. Ele ressaltou a importância de levar as discussões sobre o tema para maior entendimento da população do que representa, dentro do processo de desenvolvimento. "As pessoas precisam entender e tomar conhecimento dessa riqueza", disse. Ele destacou a significação do evento, como importante referência nacional no incentivo da criação da rede de geoparks nas américas.

Os palestrantes de países coma a França, Grécia, Malásia, Espanha, Noruega, Irlanda, Portugal, Uruguai e do Brasil estão repassando para o público de especialistas, além de representantes de várias instituições nacionais e internacionais, detalhes técnicos de como criar e gerir novos projetos na área. Atualmente, segundo a secretária da iniciativa de Geoparks da Unesco, Margarete Patzak, existem no planeta 77 geoparks criados, com redes europeias e asiáticas.

A intenção é possibilitar que novos surjam, dentro de um processo que envolve vários critérios. Ela cita que não é simplesmente um espaço qualquer, dentro de um quadrado, e que não envolva apenas um geossítio, mas vários. A secretária destacou, principalmente, a iniciativa mundial da criação dessas áreas, na atualidade.

O integrante do Serviço Geológico da Argentina, Fernando Miranda, afirma que a sua vinda ao Brasil participar da Conferência tem a finalidade de conhecer mais de perto iniciativas como a do Cariri, além de conhecer questões técnicas de como criar em seu país projetos dessa natureza. Ele disse que, atualmente, dois projetos estão sendo propostos que envolvem áreas de conhecimento mundial. Uma delas é o Monte Aconcágua. "Seria um marco oficial, já que há um conhecimento das propriedades naturais desses espaços".

Redes parceiras

O consultor da Unesco, Artur Sá, será um dos palestrantes desta quinta-feira. O português tratará do tema relacionado às redes parceiras. Segundo ele, é uma das formas de melhorar o conhecimento sobre o tema. Artur é coordenador científico do Geopark Arouca, em Portugal. Ele destaca a importância das discussões como um processo de aprendizado em todos os aspectos relacionados às experiências já existentes e as que ainda podem ser desenvolvidas.

O consultor destaca a dedicação e envolvimento que tem acontecido no Cariri pela equipe de profissionais, principalmente jovens, que estão inseridos no trabalho de construção do Geopark Araripe. "Efetivamente o trabalho que foi feito deve deixar as pessoas de consciência tranquila", afirma. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Estado, René Barreira, disse que há uma enorme expectativa em relação ao reconhecimento da Unesco pelo trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos no Cariri. Ele afirma que a conferência é de grande importância na consolidação do Geopark Araripe, o intercâmbio e fortalecimento das iniciativas voltadas para a criação de uma rede latino-americana.

Investimento
O secretário destacou os recursos direcionados às ações que foram desenvolvidas e outras que estão em curso. René Barreira ressalta a perspectiva de novos investimentos na área, mas diz que esses recursos serão definidos pelo Governo do Estado, apenas na próxima gestão, que se inicia no ano que vem.

A reforma e ampliação do Museu de Paleontologia, uma das grandes referências do projeto, a construção da sede do projeto, em parceria com o Ministério da Integração, são exemplos, conforme o secretário, dessas iniciativas. Ele adianta que o trabalho envolverá uma visão intersetorial das ações, com a participação de várias secretarias de governo no processo de continuidade.

O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), entidade gestora do projeto, Plácido Cidade Nuvens, deu ênfase à oportunidade aberta para o debate franco a respeito das estratégias de desenvolvimento sustentável e a valorização dos recursos naturais e da biodiversidade, que se manifesta de forma excepcional na região do Araripe. "Essa é uma oportunidade para o contato direto com esse potencial", afirma. O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa da Costa, do Ministério da Integração Nacional (MIN), afirma que esse é um momento de grande desafio para a área do Araripe, no Ceará, que se configura como vetor de desenvolvimento regional.

Ele foi o moderador da primeira mesa de debates, que teve como tema "Iniciativa Mundial de Geoparks".

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Começam obras para restaurar Sítio Fundão - Reportagem: Antonio Vicelmo


Casa de taipa do Parque Estadual do Fundão é a primeira a receber atenção e reforma, preservando o patrimônio - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - A restauração do Sítio Fundão iniciou pela casa de taipa de 1º andar que estava completamente danificada

Crato. Dois dias após a audiência promovida pelo Ministério Público com a finalidade de solicitar providências do Governo do Estado quanto à preservação do Parque Estadual do Fundão, uma empresa de engenharia montou acampamento dentro da reserva e iniciou as obras de restauração da casa de taipa de 1º andar que estava completamente danificada.

"É uma reforma emergencial, com a finalidade de evitar que a edificação seja derrubada pelas chuvas do próximo inverno", esclareceu o gerente do Parque, Mardineuson Sena, acrescentando que, além da restauração da casa, será construída uma guarita na entrada da reserva com o objetivo de controlar a entrada de visitantes.

Investimentos

Por enquanto, serão investidos apenas de R$ 200 mil provenientes de compensação ambiental e será feito com os procedimentos necessários para uma construção tombada como patrimônio histórico, garante o gerente do Parque, acrescentando que o prazo de conclusão é de 80 dias.

Mardineuson explica que o projeto foi modificado. Nem mesmo o velho engenho de pau, que está caindo aos pedaços, será recuperado. O projeto original prevê a recuperação das construções antigas, reforma estrutural do parque, construção de um prédio para a CPMA e um estábulo para os cavalos da companhia, uma sede para a gerência do parque, a sede da Semace Cariri, um galpão-garagem para máquinas e veículos, um auditório multiuso e um prédio para alojamentos.

Nos últimos três meses, segundo Mardineuson, foram feitas algumas melhorias para facilitar o acesso de visitantes e pesquisadores, entre as quais a limpeza de duas trilhas que levam à casa, ao Rio Batateiras e às ruínas do antigo engenho. Embora o parque não esteja oficialmente aberto, as visitas são permitidas para a realização de pesquisas científicas, estudos de campo e educação ambiental, por meio de autorização da gerência e acompanhamento dos responsáveis pelo local.

"De qualquer forma a restauração da casa e a construção da guarita é um sinal de que o Governo do Estado vai preservar este patrimônio natural, que foi mantido pelo meu avô, Jeferson da Franca Alencar", comemora o radialista Ed Alencar, um dos herdeiros do Sítio Fundão, que vinha denunciando o descaso dos órgãos ambientais para com o equipamento que hoje pertence ao Estado.

Segurança

Ao mesmo tempo em que foi iniciada a restauração da casa, foi montado um esquema de segurança com a presença de vigilantes contratados pela Secretária do Meio Ambiente (Semace), que estão controlando a entrada de visitantes.

Além dos agentes contratados, a reserva conta, também, com a presença da Companhia de Polícia Ambiental e de agentes do Instituto Brasileiro de Direito à Vida dos Animais e Meio Ambiente (IBDVAMA). Na manhã de ontem, brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sob o comando da coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Floresta Nacional do Araripe, Maria Araújo Férrer, conhecida como "Lousinha", estiveram no local com o objetivo de combater eventuais focos de fogo causados pelo incêndio registrado na área no último domingo. De acordo com Lousinha, o trabalho que está sendo realizado no Fundão é emergencial. O ideal seria a execução do projeto do Governo do Estado, cuja ordem de serviço foi assinada há mais de um ano e nunca foi executada.

Projeto

"O ideal seria a execução do projeto inicial, cuja ordem de serviço foi assinada pelo Estado há mais de 1 ano"

Maria Araújo Férrer
Técnica em Educação Ambiental

Fique por dentro
Reserva ecológica

O Sítio Fundão é uma reserva ecológica localizada na área urbana do Crato. Em 2008, tornou-se um parque estadual. Localizado a três quilômetros do Centro do Crato, incluindo espécies de Cerrado até remanescentes da Mata Atlântica. É um dos nove geossítios que fazem parte do Georpark Araripe.

Apresenta características da composição florestal original que existia nesta área do Estado, bastante rica biodiversidade. A área, de 93,54 hectares, desapropriada pelo Governo do Estado em fevereiro de 2008, estava sendo motivo de preocupação e reivindicação da comunidade local, que denunciava ações predatórias contra os aspectos físicos, biológicos e históricos da área.

MAIS INFORMAÇÕES

Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
R. Coronel Secundo, 255 - Crato
(88) 3102.1288

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

CARIRI - Uma bolha surge no ar - Lucieldo Moreira


“A avaliação, quase unânime, é que os preços dos imóveis estão muito "inflados" e que não respondem pelo real valor destes. Estes preços estão tão inflacionados que chegaram a um ponto que não são sustentáveis e especula-se que a qualquer momento essa bolha estoure. A essa excessiva sobrevalorização do mercado de imóveis dos EUA é que chamamos de "bolha imobiliária" americana.”

Avaliando esse trecho de um comentário do que foi a bolha imobiliária americana, começo a me deparar de que como será aqui daqui a alguns anos, meses ou dias; Se continuar a especulação imobiliária em que se encontram os imóveis populares aqui em nossa região, onde casas com baixo padrão de qualidade, com metragens insignificantes são comercializados a preço de ouro, por conta de um programa mal acompanhado e pela falta de uma fiscalização coerente e severa por parte dos que fazem a engenharia responsável pela liberação dos recursos para se pagar essas aberrações. O cidadão hoje está sendo beneficiado por um programa que é o sonho de se ter a casa própria. MINHA CASA MINHA VIDA, pois é a grande oportunidade do mesmo se livrar do fantasma do aluguel, todavia, outro fantasma começa a aparecer pelos bastidores, o fantasma do negocio mal feito, do pesadelo da aquisição da casa própria e surge então a saudade do tempo em que o mesmo era inquilino e na insatisfação de sua moradia era fácil a mudança de domicílio. Portanto cabe única e exclusivamente aos órgãos responsáveis por esse programa de habitação a exercer a função de fiscalizador das construções como um todo. Desde ao padrão a ser oferecido ao mutuário, como no real valor de que o imóvel X ou Y deva ser avaliado. Sugiro também que se façam novas seleções para engenheiros avaliadores aqui para nossa região, pois os poucos que aqui tem exercem outras funções e estão ficando sobrecarregados ao ponto de atrapalhar o que seria a rapidez na concretização de um processo de financiamento, pois já enviei processos para a CEF e que os mesmos ficaram mais de 12 dias na mão de um avaliador. A construção de moradias deve continuar, porém com responsabilidade de que está sendo comercializado um sonho, O SONHO DA CASA PRÓPRIA.

LUCIELDO MOREIRA
CORRETOR DE IMÓVEIS
SECRETARIO DO CRECI CARIRI.

Aparelho de radiofrequência pode tratar hipertensão arterial


Um aparelho capaz de destruir os nervos que recobrem as artérias renais pode ser alternativa para tratar a pressão alta --especialmente daqueles pacientes resistentes à medicação convencional. Os rins controlam a pressão sanguínea, e os pequenos nervos que recobrem suas artérias podem interferir no aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. O dispositivo, desenvolvido por uma empresa americana, é um catéter conectado a uma máquina que gera ondas de radiofrequência. Implantado pela virilha, o catéter percorre a artéria que leva diretamente aos rins. Em seguida, são emitidas pequenas ondas de radiofrequência que cortam a atuação daqueles nervos. Embora ainda esteja em fase de testes, o procedimento pode ser útil, em especial naqueles casos em que a medicação não consegue reduzir os níveis de pressão sanguínea, dizem especialistas.

RESULTADOS

Uma equipe do Instituto Baker IDI para tratamento do coração e diabetes, em Melbourne, Austrália, testou o aparelho em cem pacientes, que foram divididos em dois grupos. Os integrantes do primeiro grupo foram tratados com a nova técnica e com a medicação tradicional. No segundo grupo, os pacientes só tomaram os remédios. Após seis meses, os pesquisadores constataram que 84% dos pacientes tratados com o dispositivo conseguiram reduzir a pressão arterial numa média de 32 pontos, enquanto que, no grupo de controle, só 35% deles alcançaram esse resultado. A técnica já foi aprovada para ser usada na Europa e, segundo a empresa fabricante, está sendo negociada a sua aprovação pela FDA, agência que regula esse tipo de procedimento nos EUA.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS ( folha.com )

Promotor pede condenação de réu por participar da morte de Celso Daniel


Após 1h35 de exposição, o promotor Francisco Cembranelli pediu aos jurados reunidos no Fórum de Itapecerica de Serra (SP) a condenação de Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, réu sob a acusação de participar do assassinato em 2002 do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT). Segundo o promotor, depoimentos de 21 testemunhas, entre eles alguns acusados, permitem comprovar que Marquinhos dirigiu um dos dois veículos que perseguiram o carro em que Daniel estava na noite do sequestro. De acordo com o promotor, as provas também indicam que o réu encomendou o roubo do outro veículo usado na ação, uma Blazer, e foi o responsável pelo transporte de Daniel da Favela Pantanal em São Paulo, para o cativeiro, em um sítio alugado em Juquitiba.

Após a sustentação do promotor, começou a exposição da defesa, do advogado Adriano Marreiro.

O julgamento de Marquinhos começou por volta das 10h de hoje sem a presença do réu. Ele é o primeiro dos sete denunciados sob a acusação de envolvimento no assassinato do prefeito de Santo André morto com oito tiros em janeiro de 2002. Como nenhuma testemunha compareceu à sessão do júri, os debates começaram às 10h30 com a manifestação do Ministério Público. Na sua exposição, Cembranelli também afirmou que a acusação na causa não tem conotação política para prejudicar o PT. O promotor disse que "o PT não é réu no processo", mas alguns jornalistas quiseram fazer crer que o promotor estava vinculando o processo à legenda com interesses políticos. Segundo o promotor, o PT faz parte do contexto da causa, pois o mandante do crime --Sérgio Gomes da Silva, o Sombra-- participou de um esquema para extorquir empresários para engordar um caixa dois de campanha do PT.

Para Cembranelli, Sombra mandou matar Daniel pois este se opunha ao desvio dos recursos da corrupção em benefício pessoal dos integrantes do esquema. Famoso por conta do caso Isabela Nardoni, Cembranelli criticou a conclusão do inquérito da Polícia Civil sobre o caso. A investigação diz que o crime teria sido de extorsão mediante sequestro seguido de morte, um delito contra o patrimônio no qual Daniel foi assassinado. Segundo o promotor, as investigações do Ministério Público comprovaram que o crime foi encomendado pelo "amigo entre aspas" de Daniel, o Sombra. Segundo testemunhas, ele foi o "chefe da máfia" na Prefeitura de Santo André. De pé em frente ao júri, o promotor afirmou que o réu não compareceu ao julgamento, pois "tem culpa no cartório".

O júri é formado por cinco mulheres e dois homens. Em entrevista, o advogado de Marquinhos, Adriano Marreiro dos Santos, afirmou que o réu é inocente e "não estava no local e na hora do crime". A decretação da prisão de Marquinhos prejudicou a defesa, diz Santos. "Existia uma possibilidade de ele comparecer espontaneamente, mesmo não tendo sido intimado. Entendo que agora não mais, porque ninguém vai comparecer a um julgamento para ser preso."

FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO ( Folha.com )

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


MISSÃO VELHA – CEARÁ:

Fuga de preso

Na madrugada de ontem, o detento da cadeia pública do município de Missão Velha Juscier Dos Santos Ferreira, 41 anos, o conseguiu abrir um buraco na parede da cela em que estava, e passou para a cela vizinha, onde conseguiu fugir pelo telhado. O policiamento composto pelos cabos Sávio, R. Araújo, e soldados Clairton e Rodrigues, realizou diligências, porém não conseguiu localizá-lo.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Cumprimento de mandado de prisão

Ontem, por volta das 18h50, a composição da RD 1224, soldados Perinks e Nogueira, abordaram na esquina das ruas Frei Ibiapina com Formosa, bairro Pio XII, em Juazeiro, Erioberto Moura da Silva, 28 anos, residente na Rua Padre Medeiros, Juvêncio Santana, Durante a abordagem foi consultado o Sistema de Informações Policiais – SIP, onde foi encontrado em seu desfavor um mandado de prisão em aberto, com base nos artigos 155 e 157, § 2º, I e II, do CPB, bem como no artigo 14 do Estatuto do Desarmamento. Foi-lhe dada voz de prisão e em seguida feita a sua condução à 20ª DRPC, onde se adotaram os procedimentos cabíveis

Prisões e apreensão de adolescente por tráfico de entorpecente

Ontem, por volta das 17h30min, após denuncia anônima sobre comercialização de drogas, uma equipe policial militar sob o comando do Cap. L. Rodrigues, compareceu à Rua Ozana Pereira, 1730, bairro João Cabral, em Juazeiro, onde efetuou as prisões de Fábio Vieira Oliveira, vulgo “Fabinho” 21 anos, residente no local, este que segundo a polícia responde à inquéritos por receptação Art. 180 e Homicídio Art. 121 (decreto Lei 2848); Wesley Natan Dos Santos Leandro, 19 anos, morador da cidade de Crato-CE, além de apreender o adolescente T. L. G, 17 anos, residente no Bairro João Cabral.

De acordo com a polícia em poder dos acusados foram encontrados: 14 (quatorze) trouxinhas de substância amarela com característica de cocaína, pesando 136,27 gramas; R$ 13.203,00 (treze mil duzentos e três reais), em espécie; um cheque do banco Itaú, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), um cheque do Banco do Brasil, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais); cinco aparelhos celulares, dois relógios de pulso, um saco plástico semi transparente contendo diversos saquinhos para “dindin”; uma motocicleta Honda NXR 150 Bros KS, de placas NQV 0304-CE. Os materiais foram recolhidos e junto com os acusados, conduzidos à Delegacia de Polícia Federal e apresentados à Delegada Maria Suely, onde lavrou os procedimentos legais.

Juazeirenses se envolvem em acidente de transito em estradas do Pernambuco.

Um acidente envolvendo duas motocicletas e uma ambulância ocorrido por volta das 11h00min de ontem (16/11/10) na PE-483, altura do KM 02 no município de Terra Nova – PE., matou o vendedor ambulante Rivaldo Francisco da Silva, casado, natural e residente em Ouricuri – PE. Ele empurrava um carrinho de mão quando foi atropelado por um dos veículos não resistiu e faleceu no local. Já os ocupantes das motos, Egídio Antônio da Silva e Cícero Saturno Ferreira, vendedor, 22 anos, residentes em Juazeiro do Norte – CE foram socorridos para o Hospital regional de salgueiro – PE. (BO nº 1584/10)

MOMBAÇA – CEARÁ:

ROUBO A CASA LOTÉRICA.

Ontem (17), por volta das 07h30min, a Polícia Militar recebeu uma informação que dava conta de um roubo a casa lotérica, endereçada a rua travessa Dr. Ariosvaldo Costa, nº 10, centro de Mombaça - CE. Foi acionada a viatura CP 2472, composta pelos cabos Alberto, Leomar, Erivan, e F. Brito onde no para o local do delito e foram informados pela a pessoa de Luciano Aires Camuça, 31 anos, casado, empresário, natural de São Paulo-SP, que dois (02) homens desconhecidos, armados de revólver, usando capacetes, um com uma mochila de cor preta adentraram na casa lotérica “O PENHA”, e apontado a arma para o mesmo anunciaram o roubo. A quantia roubada não foi informada. Os acusados fugiram em uma moto CG Honda de cor vermelha, placa não anotada em direção a saída que acesso a cidade de Tauá-CE. O policiamento colheu informações e em seguida saiu em diligência no intuito de identificar, localizar e prender os infratores

SANTA CRUZ - PERNAMBUCO:

Polícia prende acusado de dupla tentativa de homicídio

Após denúncia de populares, policiais militares do 5º Pelotão se dirigiram até a Loja da Honda no centro de Santa Cruz – PE, onde efetuou a prisão do acusado José Genilson dos santos, agricultor, solteiro, 31 anos. O mesmo é acusado de ter tentado assassinar duas pessoas no último dia 07 do corrente mês, uma em Santa cruz e outra no Povoado de Passagem de Pedra no município de Ouricuri – PE. Depois de confessar o crime em que o mesmo atentou contra a vida da pessoa de Manoel Alves da Silva, por motivo de vingança, o acusado foi detido e encaminhado a DPC local. O fato ocorreu por volta das 12h00min de ontem (17/11/10) no centro de Santa Cruz da Venerada - PE(BO nº 0137/10).

CABROBÓ - PERNAMBUCO:

Polícia erradica plantação de maconha

Policiais Militares da CIOSAC e GATI se deslocaram até a Ilha de Assunção no Rio São Francisco no município de Cabrobó – PE. Onde localizaram e erradicaram uma plantação da erva Canabys Sativa Lineu, a popular maconha, com 3.000 (três mil) pés da erva em fase de colheita distribuída em 600 (seiscentas), sendo toda a droga erradica e incinerada no local. A ação da polícia denominada Operação Crack aconteceu por volta das 09h00min de ontem (17/11/10) no município de Cabrobó – PE. (BO nº CS-089/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Mostra SESC Cariri de Cultura deve aprender a tratar os profissionais‏ - Por: Bruno Morais - Jornalista - DRT 4402 - CE JP

Caro Dihelson Mendonça,
Quero aqui me solidarizar com o colega Wilson Bernardo com a forma dos profissionais foram tratados na Mostra SESC de Cultura, ninguem tinha nenhuma resposta sobre quem era responsável pela assessoria de imprensa do Evento as pessoas altamente arrogantes e prepotentes se escondiam atrás de um crachá e de uma camisa com o nome Produção ontem mesmo questionei com o Senhor Samuel Macedo que se diz Coordenador de Cultura do SESC Crato sobre a entrevista com Arnaldo Antunes e o mesmo disse que so iria dar entrevista a Globo e a Fecomercio além disso tratando de forma arrogante os profissionais seja de rádio só tinham privilégio a Globo e as pessoas que eles queriam, Samuel chegou a ironizar dizendo que Wilson queria se meter a fotógrafo quero dizer a este cidadão que para sua informação sou Jornalista formado com registro no sindicato dos Jornalistas e quero respeito pelos profissionais da Região que foram tratados de forma arrogante e tenho certeza que todos os colegas são do mesmo pensamento tenha certeza de uma coisa Caro Samuel Macedo um dia seu reinado acaba e quero ver você com essa pose.
Bruno Morais
Jornalista Caririense DRT 4402 - CE JP

Mostra SESC Cariri de Cultura:Vida Breve aos Babacas de Plantão-Por Wilson Bernardo.

Show do ARNALDO ANTUNES...Infelizmente os babacas e sacanas me perseguem. Devido a problemas com a produção, que resolveram privilegiar alguns outros profissionais, fui praticamente impedido de trabalhar. As razões as quais eu já conheço, em se tratando de alguns produtores locais. Mas a minha fotografia é bem maior do que tudo isso e o mundo é longo, como estica, estica os elásticos dos calças frouxas. Não pude fazer o melhor. Essas são as minhas piores fotos, mas publicadas, por força do que é significativo. O que fazer? Depois de me provocarem, sentei em um bar e fui relaxar, pois o mundo é longo e breve. O show? O que todos esperavam, a sincronia da musica e a palavra poema cantada, distorcendo os mecanismos da poesia formal, para a poesia concreta urbanística de Arnaldo, que é uma referencia da nova estética de poemas enlatados como biscoitos e prontificados para um consumo sem muitos questionamentos.


Na foto acima: Os babacas estão multiplicados

Arnaldo Antunes: O novo nem sempre usa Blues Jenns, camiseta de chita

Peformático e meticuloso em rimas mecanizadas de sons concretianos

Nos veremos ao ao por das luas encandecidas

Wilson Bernardo(Fotografia & Texto)
Foto do Regime Militar:Fonte O GLOBO

CRATO - Notícias do Dia 18 de Novembro de 2010


Ação Social do Crato realiza II Torneio de Futsal do ProJovem Adolescente

Com o apoio do Governo Municipal do Crato a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS realizou na ultima terça-feira, dia 16, o II Torneio de Futsal do ProJovem Adolescente do Crato. O evento aconteceu na Quadra Bicentenário e contou com balizamento dos atletas, hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Ceará e do Crato, bem como apresentações artísticas dos alunos do ProJovem adolescente.

Estiveram presentes o vice prefeito Raimundo Bezerra Filho, a Secretária Municipal de Assistência Social Liduina Andrade, A Secretária Municipal de Cultura Esporte e Juventude Danielle Esmeraldo, a Coordenadora do ProJovem Adolescente Francisca Elza de Oliveira, a representante dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, Darika Brito e representantes, do Conselho Municipal de Assistência Social CMAS e da Secretaria de Educação.

I Seminário da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Crato será realizado amanhã

A Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Crato – AACSA realiza amanhã, sexta-feira dia 19 o seu I Seminário. Tendo como temática principal a Gestão Participativa na Saúde o encontro acontecerá no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri a partir das 8 horas. Três questões serão debatidas durante o evento: Gestão participativa, O Fortalecimento do Sistema Único de Saúde- SUS e a Saúde do Trabalhador.

Governo do Crato apóia a XII Mostra Sesc Cariri das Artes

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude está apoiando a XII Mostra Sesc Cariri das Artes. O evento - que acontece nas cidades Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda - foi iniciado na ultima sexta-feira, dia 12 com uma aula show do escritor paraibano Ariano Suassuna. Na ocasião estiveram presentes vários secretários municipais e o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho que ressaltou a atenção que o Governo do Crato tem para com a cultura, procurando sempre apoiar as manifestações artísticas natas da localidade.

De acordo com Danielle Esmeraldo, Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato é inegável a importância da região do Cariri tornar-se palco das mais diversas manifestações artísticas e culturais do País.

A XII Mostra Sesc acontece até amanhã, dia 18, quinta-feira, reunindo espetáculos de teatro e dança, shows, exposições, instalações, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. A partir do dia 19 de novembro, a Mostra Cariri chega em Fortaleza, onde ocorrem espetáculos para todos os públicos.

Saúde do Crato planeja ações para o dia mundial de combate a AIDS

Próxima sexta-feira, dia 19, a Secretaria de Saúde do Crato se reunirá para discutir ações para serem desenvolvidas em relação ao dia mundial de combate a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro. De acordo com a assessora técnica, Aline Franca, é importante planejar ações educativas, para que a comunidade saiba se prevenir e respeitar o ser humano. O Dia Mundial de Combate à Aids foi instituído em 1988 e é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde - OMS para mobilizar as pessoas no mundo todo na luta contra o HIV/Aids

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato chama para a 2ª etapa da campanha contra febre aftosa

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos pecuaristas que a 2ª etapa da campanha contra febre aftosa irá até o dia 30 de novembro. É importante adquirir a vacina na loja veterinária de sua preferência e apresentar a nota fiscal com informações do rebanho vacinado no escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará ADAGRI ou Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará EMATERCE do município. Vale lembrar que é fundamental a apresentação do CPF na hora da compra da vacina e a atualização do cadastro no momento da declaração. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira ressalta que o período de declaração até 15 de dezembro de 2010.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

ALMANAQUE - 18 De novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

18 de n
ovembro: Dia da Independência na Letónia.

* 1626 - A Basílica de São Pedro, em Roma, é consagrada.
* 1918 - A Letónia torna-se independente da Alemanha e da Rússia.
* 1985 - É publicada a primeira edição da banda desenhada/história em quadrinhos de Calvin and Hobbes.

Nasceram neste dia...

* 1647 - Pierre Bayle, filósofo e escritor francês (m. 1706).
* 1906 - Klaus Mann, escritor alemão, filho de Thomas e Kathia Mann (m. 1949).
* 1968 - Owen Wilson, actor norte-americano.

Morreram neste dia...

* 1814 - Aleijadinho (na imagem), escultor brasileiro (n. 1730).
* 1922 - Marcel Proust, escritor francês (n. 1871).
* 2003 - Michael Kamen, maestro e compositor norte-americano (n. 1948).

Fonte: Wikipedia

GUERRILHA CARIRIENSE SEGUE ATÉ O DIA 27 DE NOVEMBRO

Cena de "Braseiro", Cia. Yoko de Teatro, direção de Yarley de Lima, que estreou na guerrilha no dia 12.11.2010


CARIRI INSUBMISSO!!! CARIRI GUERRILHEIRO!!!

Nós, caririenses, estamos construindo o alicerce de uma nova era de desenvolvimento das artes cênicas na região, pautada na ampla geração de oportunidades e na ação cooperativada.

A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um poema-movimento de amor à arte e aos artistas locais. Somos 26 companhias de teatro, dança e circo bravamente unidas no propósito de ocupar um legítimo espaço na cena brasileira a partir de nossa própria terra, conquistando o merecido reconhecimento, o necessário respeito e a devida valorização do que produzimos dedicada e devotadamente.

Demonstramos, nesta cruzada, que a ousadia de nos insurgirmos soberanos e altivos derrotando o preconceito, o obscurantismo e a exclusão, é o caminho para se consolidar e manter vivas as companhias aqui atuantes, além de motivar o surgimento de novas gerações de artistas nas mais variadas tendências estéticas e em diversificadas linguagens.

Pregamos a realização de intercâmbio que inclua também a circulação de nossos espetáculos por outras regiões, estados e países, assim como recebemos prazerosamente em nossa região tantas trupes de distantes localidades e distintas nações. 

Cacá Araújo
Coordenador Geral da Guerrilha do Ato Dramático Caririense


PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 18.11.2010 (QUINTA)

19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, de Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, de Juazeiro do Norte-CE


PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 19.11.2010 (SEXTA)

19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, de Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: AVENTAL TODO SUJO DE OVO (12 anos, 70min), Grupo Ninho de Teatro, de Juazeiro do Norte-CE

LOCAL: 
Teatro Rachel de Queiroz
Rua Dom Quintino, 913, Crato-CE-Brasil
Tel.: (88) 8801.0897 / (88) 3523.2168

REALIZAÇÃO:
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Companhias de Artes Cênicas da Região do Cariri
PATROCÍNIO:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Centro Cultural Banco do Nordeste

Em busca de uma Polícia verdadeiramente cidadã - Por: Archimedes Marques


Vários fatores contribuem para o aumento desenfreado da violência e criminalidade no nosso país que traduz a crescente sensação de insegurança existente, contudo, o ponto nefrálgico de cobrança do povo em geral, é sempre a Polícia. Realmente parece ser a Polícia a única responsável pela segurança da população, mas não é. Em verdade, apenas tem a instituição policial a função mais árdua de todas, porque atua na prevenção e na repressão ao crime, na garimpagem de criminosos e na execução da lei penal, a fim de torná-la efetiva ao exigir o seu cumprimento objetivando auxiliar a Justiça penal a solucionar os diversos conflitos inerentes.
A nossa Carta Magna vigente estabelece que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, assim, como pode ser percebido, a chamada Constituição cidadã, alicerçada no binômio direito e responsabilidade, embora imputando ao Estado o encargo principal, chama a população à co-participação para tão importante situação.

Atualmente, porém, é lugar comum a atribuição de culpa exclusiva ao Estado, mais de perto à Polícia, pela situação vexatória na qual nos encontramos. Fala-se sempre no direito à segurança, o que é correto, mas nunca na responsabilidade de todos no que tange ao tema. Aqui, mais uma vez, o pensamento liberal parece ser reinante, pois o direito é alardeado, enquanto a responsabilidade, esquecida. Além da responsabilidade esquecida, para complicar ainda mais a situação, o povo generaliza que a Polícia é ineficiente, corrupta e corruptível, que todo policial é ignorante, arbitrário e irresponsável, quando na verdade, de uma maneira geral, tais entendimentos não passam de pensamentos ilógicos e insensatos, pois a Polícia também evoluiu com o tempo, não estagnou como continuam em teimar com tais concepções retrógradas.
A questão da violência policial de outrora que ultrapassaram todos os limites dos direitos do cidadão quando da ditadura militar que assolou o país por muito tempo, trouxe pechas marcantes e desagradáveis para a Polícia atual, pois daí nasceu o estigma da expressão polícia-repressão que foi passando de geração até os nossos dias. Repressão esta que não era em sentido de reprimir o crime e sim como sinônimo das atrocidades que ocorriam nos porões dos departamentos policiais, através das práticas de tortura e até desaparecimento de opositores ao regime do governo ditatorial. Pessoas não criminosas, e sim revoltosas, quedaram violentadas nos seus direitos fundamentais nas mãos da polícia ditatorial, da polícia-repressora, que ao invés de ser o órgão de conservação e garantidor da paz e da tranqüilidade pública, na verdade era o braço humano utilizado pelo governo nessas práticas covardes.

Esta espécie de tatuagem ideológica ainda não fora removida da mentalidade do nosso povo. Diminuída, humilhada, submetida, à polícia só restaram as críticas, as denúncias, as desconfianças, os despojos, o lixo proveniente das duas décadas do golpe militar.
O conjunto das regras que garante a segurança e a ordem que rege os atributos da Polícia se confundem com esses problemas citados e cria os preceitos verdadeiros de que vivemos uma atividade desprezada, uma função incompreendida, uma trajetória ilógica, uma vida atropelada dentro de uma classe tão humilhada.

Repensar esses conceitos irracionais é resgatar o próprio bem estar da coletividade. É lutar para que haja uma maior união e interatividade entre o povo e a sua Polícia. É sonhar que um dia haja a confiança do cidadão nas ações da sua Polícia. É ter esperança que em breve a sociedade possa ter a Polícia como sua amiga, como sua aliada no combate ao crime e no cumprimento das leis.
A Polícia cidadã, acima de tudo, é a guardiã da sociedade e da cidadania. No seu cotidiano o policial investiga, protege o bem, combate o mal, gerencia crises, aconselha, dirime conflitos, evita o crime, faz a paz e regula as relações sociais. O policial é também o sustentáculo das leis penais e deve seguir sempre o princípio primordial de jamais colocar as conveniências da sua carreira acima da sua trajetória moral.

Entendemos então que a Polícia cidadã que nasceu com a atual Constituição e ainda não se firmou apesar de mais de duas décadas de existência e tentativa, é o elo de boas ações que estabelece um sincronismo entre o seu labor direcionado verdadeiramente a serviço da comunidade.
Concluímos assim, que remediando esses males elencados, com a ajuda e a conscientização de todos os segmentos possíveis, teremos então uma Polícia verdadeiramente cidadã saída da teoria para a prática, que por certo alcançará os seus objetivos com mais presença para oferecer uma conseqüente melhor segurança pública para a sociedade.

*Delegado de Polícia no Estado de Sergipe, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31