xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 novembro 2010

A inexistente "proclamação da república"—por Fernando Mascarenhas Silva de Assis (*)

Postado por Armando Lopes Rafael
1º ministério da recém instalada República dos Estados Unidos do Brasil
Há uma versão um tanto idealizada da chamada "proclamação" da República (que nunca ocorreu). Esta versão, embora fantasiosa, tem sido incentivada pela propaganda oficial. Abaixo, a descrição correta de uma das mais negras páginas de nossa História.

A verdadeira causa da pseudo proclamação da república chama-se Adelaide... Deodoro estava no Comando Militar do Rio Grande do Sul. O influente político Silveira Martins ocupava a Presidência da Província. Ambos disputavam os encantos e favores de uma viúva, cujo nome era Adelaide. Parece que ela preferia o Silveira Martins, deixando Deodoro em segundo plano. Por conseqüência, tornaram-se inimigos ferrenhos... Daí, anos mais tarde, a conduta tresloucada do Marechal que não proclamou a república...

De fato, as chamadas "causas" da proclamação (que nunca ocorreu) desta República (que não é, e nunca foi) não passam de eventos maquiados pela propaganda golpista (que não menciona a Viúva Adelaide). São pouco, muito poucos, os que já ouviram falar na Viúva Adelaide. É natural. A historiografia oficial, por motivos óbvios, faz o possível para que seja esquecida.

Portanto, a chamada Proclamação da República no Brasil é uma fábula. Nunca aconteceu. Contudo, resta a pergunta: Se não houve uma proclamação, como foi implantada a República no País? Após ter gritado "Viva o Imperador”, (que a propaganda oficial mudou para “Viva a República), Deodoro voltou para casa. Volta ao leito e, na cama, recebeu a visita alguns militares republicanos. Tentaram fazer com que Deodoro assinasse o documento que viria a ser o decreto Nº 1 da república. O velho militar se recusou: havia jurado fidelidade ao Imperador.

Deodoro não era republicano. Havia mesmo escrito, poucos dias antes, a um de seus sobrinhos, o General Clodoaldo que: "República no Brasil e desgraça completa são a mesma coisa”. De má fé, os militares golpistas disseram ao Marechal que o Visconde de Ouro Preto seria substituído por Silveira Martins. Sabiam da inimizade entre os dois. Deodoro não havia perdoado seu antigo rival na disputa pelos favores da Viúva Adelaide.

Tresloucado, como sempre ficava quando se lembrava de sua antiga paixão, Deodoro disse textualmente: "Deixe-me assinar esta porcaria". A “porcaria” era o primeiro decreto do “governo provisório” documento este que efetivamente implantou o regime republicano no Brasil.

(*) Fernando Mascarenhas Silva de Assis, residente em Belo Horizonte, é Engenheiro Civil pela UFMG, pós-graduado em Engenharia Econômica. Diretor do CETEC - Centro Tecnológico do Estado de Minas Gerais, Diretor da Faculdade de Administração da Fumec, Auditor de Sistemas e Auditor Ambiental.

REMEXENDO A SAUDADE...

CASA MINHA, CASA TUA
- Claude Bloc -

Casa minha, casa tua
De reboco ou de taipa
Cerca de vara trançada
Plantinhas pelo terreiro

Pinhão roxo na entrada
Pra espantar mal olhado
Latada lá no oitão.
Casa minha, casa tua
Lá no sertão é assim.


Lá na parede da sala,
Os santos dizem Amém
A imagem de Jesus
O Coração de Maria
São Sebastião, São José
E Frei Damião também



Flores de pano e papel
Pra enfeitar nossos sonhos
Retratos de seu Mané
E seus 10 filhos risonhos
Armador pra todo lado
Na parede embuçada
Tamboretes e cadeiras
E rede pra descansar.

Na mesa, linda toalha
De chita bem fulorada
Na panela reservada
Nata, fubá e coalhada.

Na cama, bem esticada
Uma colcha de retalho.
No canto um guarda-roupa
Uma janela sem trinco
Um chinelo já bem gasto
Rosário, véu e uns brincos.


Uma sela pra montar
Espingarda soca-soca,
e um bornal pra nós caçar
buscar preá lá na broca.

De noite um candeeiro
Em cima da prateleira
Um rosário no pescoço
Pros santos nos proteger
E uma rede limpinha
Pra gente adormecer.
Na cozinha o fogão
Queimando lenha cheirosa
Um pote e uma quartinha
Com a água bem fresquinha

Latas brilhando no armário
Cheias de arroz e feijão
Café de manjirioba
Milho para o mungunzá.

Galinhas pelo terreiro
Buscando de noite o poleiro
Um chiqueiro caprichado
Pra guardar as criação

Pilão, moinho e chaleira
Fazem festa na cozinha.
E no nosso coração
Casa tua, casa minha
Muita alegria e festa
Pois hoje em dia nos resta
Saudade desse sertão.

Claude Bloc

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Polícia recupera veiculo tomado de assalto.

Na manhã desta sexta-feira (12), o lavador de carros Sérgio dos Santos Silva, 22 anos, residente no bairro Seminário informou a COIPS – Crato / Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança da 5ª Cia do 2º BPM que, por volta das 10 horas, dois homens não identificados armados a revolveres invadiram um lava jato localizado na Avenida Pedro Felício Cavalcante, no bairro Grangeiro, em Crato roubando um veículo Fiat Uno, de placas HVF 6627.

As viaturas policiais militares de serviços foram acionadas passando a diligenciar em torno do fato, vindo posteriormente localizarem o veiculo abandonado na Rua Carolino Sucupira, no Bairro Pimenta que foi conduzido a 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato para os devidos procedimentos.

CARIRIAÇU – CEARÁ:

Acidente de trânsito envolvendo motocicleta mata mais uma pessoa no Cariri.

Desta feita a vítima foi o jovem de 31 anos Antônio Calixto de Lima, que residia na Rua Amália de Morais, na cidade de Caririaçu - CE. Ele conduzia sem capacete uma motocicleta Honda Titan 125, de cor vermelha, ano 1996, placa HVB-3401-CE, na rodovia CE-060, que liga o município de Caririaçu a Granjeiro – CE, quando ao tentar realizar uma curva, perdeu o controle do veículo caindo solo sofrendo forte pancada na cabeça vindo a morrer no local. O acidente aconteceu por volta das 23h05min, desta sexta-feira (12). Antônio Calixto foi a terceira vítima fatal de acidentes envolvendo motocicletas em três dias na região do Cariri. Na madrugada de ontem, o jovem de 22 anos, Cícero Laurindo de Ataíde que morava no Sítio São Paulo, também em Caririaçu faleceu por volta das 00h23min, no cruzamento das Avenidas Humberto Bezerra com Virgílio Távora, bairro Leandro Bezerra, em Juazeiro, quando a moto que o mesmo pilotava, uma Honda 150 Bros, de cor preta, ano 2007, de placa HDE 9408-MG,desgovernou-se indo de encontro a um contra um poste de iluminação. Cícero Laurindo também morreu no local.

A terceira o foi adolescente de 17 anos, Samuel dos Santos Silva, comerciante, que residia na Rua Enoque Seram, nº 18, no Bairro Frei Damião, na cidade de Milagres – CE, morto em um acidente de transito ocorrido por volta das 23h30min, de quarta-feira (10), na Rua Sete de Setembro, naquela município. Ele conduzia uma moto Honda Titan 125, de cor azul e placa HYJ-2099, inscrição do Ceará momento em que perdeu o controle do veículo indo de encontro à uma árvore e um poste da rede elétrica, vindo a sofre forte pancada na cabeça ainda chegando a ser socorrido pela polícia para o hospital local aonde chegou morto. Nos três casos a polícia militar esteve nos locais adotando os procedimentos de sua competência, bem como, o rabecão fez trasladados dos os corpos para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Crimes contra a fauna e prisão de acusado de participação em tentativa de homicídio.

A composição da CPA-5002 da Companhia de Policia Militar Ambiental, quando realizava fiscalização no intuito de coibir crimes ambientais, na cidade de Missão Velha–CE, precisamente no Sítio Escondido, por volta das 09h, deparou-se, na residência do Sr. A.M.S., 25 anos, com 03 galos de campina, 02 azulão, 01 sanhaçu, 01 fura manga, 04 filhotes de tartarugas e 01 espingarda soca-soca. O acusado foi conduzido juntamente com o material apreendido a Delegacia de Policia Civil de Missão Velha-CE onde foi apresentado ao delegado Edmo Leite Fernandes de Assis Filho que determinou o flagrante por de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, Art.12, LEI 10.826/2003 e crime ambiental, Art.29, §1º, inc. III, da LEI 9.605/98.

Em seguida foram apreendidos na casa do pai do acusado o Sr. F.S.S., 46 anos, 01 cancão, 01 juriti, 01 rolinha caldo de feijão, 02 rolinhas cascavel, 02 gangirros, 02 papacus, 03 azulões, 03 sabias vermelhas, 03 golinhas, 02 bigodeiros, 01 bico de prata, 01 pintor, 03 galos campinas, totalizando 25 pássaros silvestres engaiolados. De acordo com a polícia o Sr. F.S.S. não se encontrava em casa no momento das apreensões. Todos os pássaros foram apresentados a autoridade competente que adotara as medidas cabíveis por meio de portaria.

Já por volta das 18h30min na localidade do Bairro Frei Damião, em Juazeiro, policiais militares ad CPMA efetuaram a prisão do aposentado de 32 anos, Antonio Pereira da Silva Primo, sob a acusação do mesmo participar de uma tentativa de homicídio juntamente com o seu genitor, contra Roni Gledson de Souza.

A polícia acrescenta que na residência do acusado foi apreendido um pássaro silvestre da espécie galo campina e um bornal com utensílios para caça. Antonio Pereira juntamente com o material apreendido foi conduzido e Delegacia de Policia Civil de Juazeiro do Norte onde foi apresentado a Delegada Keyla Lacerda Fernandes de Assis, que adotou as medidas cabíveis ao caso. BO N° 488-15257/2010.

BARBALHA – CEARÁ:

Roubo de veículo

A polícia registrou na noite de ontem (12), o roubou de um veículo Fiesta Sedan, de placa MOY – 5878, inscrição de Paulista/PB. O delito ocorreu por volta das 21h10min, na Av. Leão Sampaio, no Sítio Mata, em Barbalha, vitimando o homem de iniciais P.A.R.F., 30 anos, e a namorada deste que não teve o nome informado a imprensa. Segundo o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, o rapaz informou a polícia que estava chegando em sua residência, acompanhado de sua namorada, quando foram abordados por três homens desconhecidos em uma motocicleta de características não anotadas que lhes renderam colocando-os no banco de trás do veículo para em seguida um dos acusados dirigir o automóvel, enquanto os outros dois seguiam na motocicleta com destino a cidade de Juazeiro do Norte onde foram liberadas nas imediações da estação do metrô do Cariri, localizada no bairro Parque Antônio Vieira.

A CIOPS acionou para atender a ocorrência a guarnição policial militar RD 1222 composta pelos soldados Norberto e J Paz, que realizou diligências na área no sentido de prender os criminosos, mas sem êxito. As vítimas foram orientada pelos militares a registrarem queixa crime na 20ª DRPC.

FARIAS BRITO – CEARÁ:

Homem de 35 anos preso ao tentar furtar motocicleta.

Ontem (12) por volta das 10h25min, na CE 386 na rodovia que liga Farias Brito a Crato - CE, um homem tentou furtar uma motocicleta. O fato foi comunicado ao destacamento policial militar de Farias Brito que acionou para o local a patrulha composta pelo subtenente Vidal e soldado Valdemar que flagrou Idílio Marinho Alves, solteiro, 35 anos, sem residência fixa e profissão indefinida, tentando furtar a motocicleta de marca Honda CG 125, ano 2010, cor vermelha, sem placa, chassi: 9C2JC4110AR711301, de propriedade de Leonel Leandro da Silva, brasileiro, solteiro, 32 anos, residente no centro de Farias Brito.

O acusado foi preso e conduzido à sede da unidade policial local, onde foi lavrado o flagrante pelo BEL. Giuliano Vieira Sena, delegado municipal da referida cidade. O Idílio Marinho encontra-se recolhido na cadeia pública de Farias Brito a disposição da justiça.

NOVA OLINDA – CEARÁ:

Operação Saturação

Em uma Operação Saturação comandada pelo Comandante da 5° Cia do 2º BPM com sede em Crato-CE, Maj. Paulo Hermann Fernandes Macêdo, juntamente com o policiamento da 5° Cia/2° BPM e do Destacamento de Nova Olinda – CE, por volta das 20h00min, naquela cidade, em foram realizadas abordagens em bares, lanchonetes, quiosques e demais locais públicos com o intuito de combater a criminalidade como o tráfico de drogas, porte ilegal de arma, jogatina, crimes relacionados ao trânsito, bem como coibir possíveis ações de quadrilhas de assaltantes de bancos.

Ao longo da operação, policiais promoveram abordagens nas principais ruas e nas vias que servem de acessos a cidade, em razão de a mesma ser de localização estratégica, onde serve de porta de entrada a circulação de grandes veículos vindos de outros municípios e outros estados. Por ocasião das abordagens foram apreendidas uma maquina caça níquel e diversas cartelas de medicamentos de uso restrito da marca Desobesi que estavam em poder do comerciante, Antonio Airton Geronimo Pereira, casado, 34 anos, residente na Rua São João, n° 162, Bairro Vila Alta, Nova Olinda-CE. O mesmo é proprietário do estabelecimento comercial onde foi apreendida a caça níquel e as cartelas.

No momento da abordagem o operador de maquina, Antonio Pinto de Souza, casado, 52 anos, residente na Av. Edgar Pedro de Aquino n° 24, Santo Antonio, Ouricuri – PE, foi flagrado jogando. Apos realizada a apreensão do material, os envolvidos foram conduzidos a 20 DRPC de Juazeiro do Norte-CE, onde foram autuados com base na Lei das Contravenções Penais naquela delegacia. Com a finalidade preventiva a Polícia Militar dará continuidade a essas ações nos demais municípios que integram a circunscrição da 5° Cia/2° BPM visando combater a criminalidade e dando uma maior sensação de segurança à população, afirmou o Major Paulo Hermann.

VARZEA ALEGRE – CEARÁ:


Justiça recomenda autoridades a coibir "jogo do bicho"

A promotora de justiça da comarca de Várzea Alegre, Yaskara Lacerda Cabral, recomendou através de ofício, ação das autoridades policiais do município contra o “jogo do bicho”, por se tratar de uma atividade ilegal, classificada como contravenção penal. Ainda no ofício, a promotora de justiça recomenda que as emissoras de rádio da cidade se abstenham de veicular e divulgar informações sobre extrações provenientes do jogo. No mês de setembro deste ano, a justiça fechou um prédio comercial no centro de Várzea Alegre, onde era bancado o jogo do bicho.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Programação Dia 13 - Postado por Valdenio





10hs – Teatro SESC Crato
Geometria dos Sonhos – Espanha

A Cia. La Casa Incierta, um dos maiores nomes do teatro espanhol, apresenta o espetáculo Geometria dos sonhos, um caminho poético que evoca a história da metamorfose de uma pedra. O espaço é um sonho geométrico em forma de um diamante e o público entra dentro desse espaço.

RFFSA (Teatro de Rua e Armazém do Som)
17hs – Sene Terra – Cia Rés de Rés - Espanha
18hs – Certidão Nordestina – Ermano Morais - Cariri
19hs – Forró Bodó – Luciano Magno – Recife -PE

18hs – Terreiro de Mestre Aldenir – Bairro Vila Lobo

Guerreiro Santa Madalena/Maneiro Pau do Mestre Raimundo/Banda Cabaçal Padre Cícero/ /reisado Nsa. Sra. Das dores

20hs – Teatro Municipal Salviano Arraes
Noite Cariri

Abdoral Jamacaru / Luiz Carlos Salatiel

22Hs – Teatro SESC Crato
Fragmentos da Liberdade: Grupo Varassanta - Colômbia

Vencedor do Premio Nacional de Criação do Ministério da Cultura 2009, o espetáculo é uma reflexão sobre a liberdade e uma homenagem à memória nestes 200 anos de independência. A história da Colômbia é vista como espelho da história dos outros países do cone Sul, se perguntando até que ponto foi realmente possível transformar as estruturas sociais e simbólicas da colonização nas jovens nações independentes? Conseguimos realmente nossa liberdade ou apenas fragmentos dela?

23Hs – Galpão das Artes
Terra do Nunca – Ivan Sugahara – Rio de Janeiro

O que têm Peter Pan, Dorian Gray, Michael Jackson e o Super Homem em comum?É a partir destas quatro personagens que representam o desejo pela juventude que se desenrola o espetáculo Terra do Nunca, uma reflexão sobre a sociedade de hoje e sobre a busca incessante pela juventude eterna.

Crato Republicano? Algumas Considerações... por Armando Lopes Rafael


(Excertos de um artigo publicado há 10 anos na revista A Província – nº 18, 2000)

Alguns escritores locais citam, vez por outra, a “tradição republicana” de Crato. Não acredito nessa alardeada “tradição”. Mas quero deixar claro que receberei com naturalidade, toda correção que vierem a fazer a este meu pensamento.

Começo por lembrar que o aniversário do golpe militar que implantou a República nunca foi comemorado em Crato. Nesta cidade o povo comemora datas como o 7 de setembro, 21 de Junho, Nossa Senhora da Penha, São José, São Francisco, dentre outras.

Comemoração no dia 15 de Novembro – data da “Proclamação da República” – nunca vi.
O Crato, durante 149 anos (de 1740 quando foi fundado a 1889, quando houve o golpe militar que introduziu a forma de governo republicana) viveu sob a Monarquia. Não se apaga facilmente um século e meio na vida de um povo. No imaginário popular persiste a idéia de que a Monarquia é algo bom. O historiador cratense Denizard Macedo escreveu[1] : “O povo tinha apego aos soberanos e aversão às manobras revolucionárias. Diferente do que alguns tentam demonstrar existia uma tradição moldada na fé católica e na monarquia absoluta, com seus princípios, escala de valores, hábitos, usos e costumes, não sendo fácil remover esta herança cultural profundamente enraizada no tempo”.

Isso é verdade, ainda hoje quando o povo reconhece numa pessoa certos méritos ou qualidades acima do comum, costuma dar-lhe o título de “Rei”. Por isso temos ou tivemos; “O Rei Pelé”, “O Rei Roberto Carlos”, “O Rei do Baião”, “O Príncipe dos Poetas Populares" (o repentista Pedro Bandeira) etc. E o que dizer dos concursos que se realizam para escolha da “Rainha do Colégio”, “Rainha da Exposição”? e de nomes de lojas como “O Rei da Feijoada”, “O Império das Tintas”? Ou nomes como “Rádio Princesa FM”, “Colégio Pequeno Príncipe”?

Portanto, é um mito sem consistência essa alardeada “tradição republicana” de Crato. Precisamos ter coragem para proclamar isto, pois ela não reflete a realidade. Ainda não se conseguiu sensibilizar as camadas populares para comemorar, em Crato, o golpe militar que impôs no Brasil a República. Sempre foi assim. Vai ser assim, também, na próxima 2ª feira, dia 15 de novembro, quando o país vai parar – num feriado nacional – em comemoração à “Proclamação da República”.

República” para o povo é sinônimo de casa de estudante, com a desorganização e improvisação comum aos jovens. Ou serve para lembrar as notícias que vêm da Capital da República como os escândalos de corrupção na Casa Civil. “República” continua a ser, no imaginário popular, a lembrança da falta de segurança, a falência da saúde pública, a precariedade da educação pública, a fila dos aposentados (expostos ao sol e à chuva) na fila das calçadas dos Bancos para receber suas míseras aposentadorias, os políticos corruptos, as obras públicas inacabadas, a demagogia e a falta de respeito para com a população...

[1]Notas Preliminares no livro “Vida do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro”, de J.dias da Rocha, 2ª Ed. Secretaria de Cultura do Ceará, 1978.


Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

ALMANAQUE - Dia 13 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

13 de novembro:

* 1002 - O rei Ethelred II ordena a eliminação das comunidades Vikings existentes na costa de Inglaterra.
* 1807 - A família real portuguesa foge para o Brasil na sequência da invasão do país por tropas napoleónicas.
* 1971 - A sonda Mariner 9 entra na órbita de Marte.

Nasceram neste dia...

* 354 - Agostinho de Hipona, o Santo Agostinho, filósofo (m. 430).
* 1848 - Alberto I, Príncipe do Mónaco (m. 1922).
* 1969 - Ayaan Hirsi Ali, política neerlandesa de origem somali.

Morreram neste dia...

* 1460 - Infante D. Henrique (na imagem), príncipe e navegador português (n. 1394).
* 1899 - Almeida Júnior, pintor brasileiro (n. 1850).
* 1916 - Percival Lowell, astrónomo norte-americano (n. 1855).

Fonte: Wikipedia

MEC divulga gabarito do Enem

O Ministério da Educação (MEC) já disponibilizou os gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A divulgação tinha sido impedida por uma liminar que suspendeu a avaliação, mas o dispositivo foi derrubado nesta sexta-feira, 12, pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

O MEC vai reaplicar o Enem para estudantes que tenham sido prejudicados pelo erro nos 21 mil cadernos de prova amarelos que apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões. O ministério acredita que a maioria dos candidatos conseguiu trocar o material e fez a avaliação sem dificuldades. Até o momento, o levantamento da pasta aponta que cerca de 200 candidatos farão um novo exame.

Confira abaixo os arquivos com os gabaritos do Enem 2010 clicando:

Sábado

Prova amarela
Prova branca
Prova azul
Prova rosa

Domingo

Prova amarela
Prova cinza
Prova azul
Prova rosa

Fonte: Agência Brasil

CRATO - Notícias do Dia 13 de Novembro de 2010


II Torneio ProJovem Adolescente será realizado próximo dia 16

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS juntamente com a coordenação do ProJovem Adolescente realizará na próxima terça-feira, dia 16 o II Torneio ProJovem Adolescente do Crato que acontecerá na quadra Bi-Centenário tendo inicio com a festa de abertura as 18 horas. A Secretária de Ação Social Liduina Andrade e a coordenadora do ProJovem Adolescente Elza Oliveira ressaltam a importância da presença de todos os orientadores sociais, instrutores de esporte e lazer e instrutores de arte e cultura, que fazem parte deste projeto. O Governo do Crato vem desenvolvendo um trabalho significativo em relação a educação de jovens inserindo-os no âmbito do esporte, da cultura e sobretudo da inclusão social.

Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Crato realizam I Seminário da classe

A Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Crato – AACSA realizará no próximo dia 19 o seu I Seminário. Com o tema Gestão Participativa na Saúde o encontro acontecerá no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri a partir das 8 horas. Na ocasião serão debatidos três pontos: Gestão participativa, O Fortalecimento do Sistema Único de Saúde- SUS e a Saúde do Trabalhador.

Governo do Crato patrocina e apóia o movimento cultural Guerrilha Do Ato Dramático Caririense

Patrocinados pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e o Centro Cultural Banco do Nordeste a Sociedade Cariri das Artes, a Sociedade de Cultura Artística do Crato a Cia. Cearense de Teatro Brincante e as Companhias de Teatro e Dança da Região do Cariri estão realizando na região A "GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE” movimento que se insere no contexto de luta em favor da diversidade, respeito e afirmação da identidade cultural brasileira, especialmente por destacar a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos de identidade.

Sob a coordenação do teatrólogo Cacá Araújo, o evento visa sobretudo valorizar a produção dramatúrgica e a realização de espetáculos na região do Cariri. O Governo do Crato apóia a cultura como um todo e convida a toda a comunidade a prestigiar esse evento.

Confira a programação no site da Prefeitura do Crato:
www.crato.ce.gov.br.
Mais informações nos telefones: 88 8801.0897 / 9960.4466 / 3523.7430 / 3523.2168

Programação
10 (quarta):
19h00min - Palco: O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO (Infantil, 80min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM (Livre, 40min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

11 (quinta):
19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

12 (sexta):
19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: BRASEIRO (18 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

13 (sábado):
19h00min - Palco: O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: CEARÁ, GENTE QUE RI (Livre, 55min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE

14 (domingo):
19h00min - Palco: POR CAUSA DE VOCÊ (Livre, 50min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE
20h30min - Arena: DESMISTIFICANDO TABUS (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

15 (segunda):
19h00min - Palco: UMA ÚLTIMA VEZ (14 anos, 60min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO GODOT (12 anos, 15min), Cia. Os Dois de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

16 (terça):
19h00min - Palco: A BRUXINHA QUE ERA BOA (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: BURRA, NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO (Livre, 60min), Allysson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE

17 (quarta):
19h00min - Palco: HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: RETRATO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

18 (quinta):
19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

19 (sexta):
19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NÃO CULPA ELES, CULPA NÓS (12 anos, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20 (sábado):
19h00min - Palco: PÁSSARO DE VOO CURTO (Livre, 60min), Cia. Entremeios de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: BODAS DE SANGUE (12 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

21 (domingo):
19h00min - Palco: AMARRAS (Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NUDEZ SEM CASTIGO (14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

22 (segunda):
19h00min - Palco: O VELÓRIO SHOW (12 anos, 60min), Cia. dos Sem, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

23 (terça):
19h00min - Palco: UM AMOR DE PALHAÇO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC e Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

24 (quarta):
19h00min - Palco: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (12 anos, 60min), Turma do Curso de Formação em Teatro - CCBNB 2010, Cariri-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

25 (quinta):
19h00min - Palco: O HÓSPEDE (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

26 (sexta):
19h00min - Palco: ARMADILHAS (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE
20h30min - Arena: NAS GARRAS DO CAPA-BODE (Livre, 35min), Cia. Wancilu’s Gat Produções, Crato-CE

27 (sábado):
16h00min às 17h30min – Ônibus Juazeiro do Norte/Crato: BUZU-TEATRO (Livre, 25min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
19h00min - Palco: AFRODESCENDÊNCIA (Livre, 30min), Cia. de Dança Vid’Art / Projeto Nova Vida, Crato-CE
20h30min - Arena: Seminário “Teatro Brasileiro Caririense” / Entrega de Certificados e Outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior
22h00min - LIFANCO - SHOW VALORES CULTURAIS

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30