xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 novembro 2010

Livros são espelhos - Por Emerson Monteiro


Ao ler lemos a nós mesmos através da projeção da visão e identificação, nas páginas escritas, projeção dos nossos conteúdos pessoais, pensamentos, cultura, conhecimento recolhido no decorrer do tempo. Vem daí a importância inigualável da leitura como fonte reveladora do Ser, quando revemos o que dispomos acumulado em nosso interior, recordando coisas aprendidas, movimentando reservas em nós depositadas nas sombras do passado que existirá sempre na mágica indestrutível da consciência individual. Dessa consciência que, ela que junta de si nos outros, forma bloco único e eterno das coisas resultantes o que se revolvem no ato de ler as quais, juntas são denominadas inconsciente coletivo, nada mais sendo do que a formulação universal da Luz original imensa da natureza maior.

É uma moeda que revela seus dois lados em apenas um só lado único, pois. Inexistirá divisão nesse padrão de todas as manifestações em consonância, representadas em face única e particular, o singular do que antes se supunha uma pluralidade infinita e múltipla. Milhares de faces de todo único individual, indivisível. Tudo e todos em um só e único, mesma face da moeda solitária a percorrer o cosmos em viagem sideral através das inúmeras consciências do único formato, entre si interligado por fibras internas da primeira essência.

Ler, portanto, percorrer a face de dentro do conhecimento em elaboração no lado íntimo das individualidades, atualiza essências anteriores da mesma face em novas revelações, constatação original da vez primeira em retorno às vezes outras que se repetem no ser individual-plural, no bloco indivisível de cada ser. Ato de procurar e encontrar a um só tempo, qual ente que desloca seu foco de consciência através da mesma rede imperecível que nasce da fonte perene do ser-conhecer em ação permanente.

Quando lemos, por isso lemos a nós próprios. Atualizamos causas primeiras e consequências posteriores da elaboração de pensamentos e discernimentos, configurando, outra vez primeira, as reações secundárias do que já foram ações primárias, nas letras, palavras e sentidos das novas edições do ato único de compreender que confronta a nós próprios.

Nesse processo da comunicação, as consciências se refazem muitas infinitas vezes, pelos seus próprios atos, no mistério persistente do ser em constante vir-a-ser, resistência, continuidade suspeitada de sobrevivência dos valores da unicidade nas coisas que se sucedem pela essência primeira, na continuidade de tudo em um foco perene, manifestado nas horas diversas e em imagens fragmentadas de futuro aparente, ilusões de particularidades que resultam das imagens únicas em movimento, porém indivisíveis, da mesma e só uma consciência do momento presente em cada lugar do imenso si mesmo todo tempo, e em cada um dos indivíduos atores, através dos quais se manifesta, portanto.

Nisto desvanece o princípio arcaico da multidão de subjetividades e se desvela o conceito pleno da indivisibilidade primeira e eterna do Uno, ser causa cáusica de tudo, Ser essencial, motor dos primeiros postulados, de quem derivaram todas as pretensões anteriores do dois manifestado e também existente, face dupla do Ser criador vivendo em nós, no entanto sem divisão.

Por: Emerson Monteiro

Educação Zero - Hildeberto Jamacaru de Aquino


Chega de embustes! Reparemos que o Excelentíssimo presidente Lula, lá de Moçambique, África, reforçando seu marketing pessoal às nossas custa, assegura que o Brasil financiará com 32 milhões de dólares, em oito anos, equipamentos para um programa de educação a distância, “Universidade aberta", que permitirá a professores brasileiros formem alunos naquele país, por teleconferência. Ademais, ainda ousa dizer que o ENEM foi um “sucesso extraordinário” e que há interessados em prejudicar a imagem do programa... Por outro lado o Sr. Ministro da Educação, Fernando Haddad, descura dos nossos jovens, reincidindo em erros graves.

Criado para ser balizador da educação brasileira, o ENEM desvirtuou-se do seu foco principal. Atualmente tem servido como critério de avaliação para algumas faculdades e universidades, certificação do EJA e avaliação para as bolsas de estudo do Pró-Uni. Com tanta abrangência e por sequer ter infraestrutura para comportar todos os encargos, em nada vem contribuindo para a Educação e o resultado demonstra-se o pior possível. Esta é a verdade Sr. Presidente, Sr. Ministro! Recordemo-nos que após vazamento, deu-se a anulação do exame em 2009 e, agora, por esse “errinho nada importante”, segundo eles, mas que na verdade altamente prejudicial aos jovens que buscam ingressar na faculdade e ao próprio ENEM que já sem credibilidade, repetem-se os abusos. Enquanto o próprio INEP (órgão governamental) prova à Justiça que a gráfica vencedora da concorrência – Gráfica Plural - não tem como comprovar capacidade técnica para a impressão das provas, com sigilo e segurança, resta-nos a dúvida: por que venceu a concorrência? Os resultados estão aí e a nossa juventude paga caro sujeitando-se a toda sorte de desatenção governamental, em especial do MEC. O ENEM inchou, desvirtuou e implodiu! Há outras saídas! Chega de ENENS e PROVINHAS BRASIL (uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas)! Resta parar e discutir, seriamente, a nossa educação, sem tantos adornos, com mais objetividade e eficiência, em especial enxugando a grade curricular repleta de inutilidades só dificultam o aprendizado. Muito bem fez a Excelentíssima Juíza Federal em não só suspender as provas como também não aceitar a divulgação do gabarito. Chega de incúria e incompetência!

J. HILDEBERTO JAMACARU DE AQUINO
Corretor e Articulista
Russas (CE)

Implosões Explosivas - Por: Luiz Domingos de Luna*


Nunca tanto, a juventude, a conspirar contra o funcionamento saudável de seu próprio metabolismo. É incrível a sede por a sopa destrutiva consumida pelos adolescentes e jovens, da mais simples e, aparentemente, inofensiva substância, até a de complexidade maior para a implosão metabólica do próprio organismo. Esta busca desenfreada por esta massa explosiva que distrai, destrói e dilacera a fase áurea dos seres humanos em pleno alvorecer da mocidade, à progressão geométrica o consumo, deve ser um sinal de que algo distorcido vem ocorrendo no espaço social, pois a busca pela alteração da realidade não pode ser interpretado como um fator naturalizado da paisagem existencial presente.

A história mostra que o consumo deste caldo destruidor, às mais das vezes, tinha uma bandeira de protesto, um justificativa, de cunho ideológico, político, familiar, social, enfim; os estudiosos sempre encontravam algo para justificar esta disformia, no consumo exagerado, destes radicais livres a entupirem a sobriedade do campo racional lógico, palpável e harmônico para a consistência do tecido sociológico como um todo.

Á luz da convivência interativa no tempo presente, não são claros as forças pulsativas que fomentam a base para tal consumo deste material volumoso, que assassina o corpo e mata a alma humana. É até um paradoxo quando os idosos fazem de tudo para ter uma aparência jovial, uma espécie de eternização da juventude, numa luta diária para preservar esta fase, pelo menos na aparência, Já, a massa juvenil busca todas as formas para destruir essa aparência de vigor e esplendor, talvez até na busca da velhice precoce, porém se não for, uma coisa é certa a idosos precoces, pelo menos na aparência, são inexoráveis.

Luiz Domingos de Luna*
Professor – Aurora - Ceará

Um sonho inusitado – por Pedro Esmeraldo


Só desejo falar a verdade e mostrar para o homem cratense que todos devem progredir, mas com trabalho, união e força de vontade.
Ultimamente, vê-se um bando de homens que se dizem guerrilheiros, mas fracos, sem esboçar movimento de força de união em benefício da cidade. A maioria deles só sabe falar à toa, dizer asneiras na Praça Siqueira Campos. O que ocorre é o esvaziamento do Crato porque esses guerrilheiros fracalhões, “aumentativo de fraco”, entregam-se facilmente aos inimigos sem lutar e sem dialogar que prejudicam o bom desenvolvimento dessa cidade.
Por essa razão, preocupado com a falta do bom desenvolvimento político, narrar nessa página um sonho inusitado.
Sonhei que surgiram três novos bairros, ou seja: Ponta da Serra, Palmeirinha e São Francisco, este último localizado no sítio Quebra.
Se por acaso conseguir esse intento, não haverá coisa melhor e o Crato se aproximaria junto dos habitantes na maior cidade da região, com foro de cidade civilizada, seu desenvolvimento seria acima da média, afastando-se da idéia de emancipação do próprio distrito da Ponta da Serra, que por sua vez pode-se chamar de um município bizonho se conseguir esse intento.

Será melhor assim, já que evitaria proliferação de criar municípios monstrengos, semelhantes a outros existentes no Ceará. De acordo com o censo demográfico, houve retrocesso em alguns municípios pequenos no Ceará, visto que regrediram no decorrer da última década e poderão se tornar municípios desconhecidos no mapa geográfico. Esses municípios paupérrimos ficaram mortos e permanecem sempre no rol de pequenos vilarejos sem eira e nem beira, longe do progresso. Por isso, afirmo que certos vilarejos devem permanecer onde estão, isto é, atrelados à cidade mãe. Nunca se deve cair no desengano. Olhem que por trás desse rótulo estão os políticos aventureiros que não têm chance de se eleger a qualquer cargo eletivo e desejam se sobresair as custas de chapéu alheio.

Evitem criar cidades fantasmas, fujam da raia e não queiram aparecer sem merecer. Quero temer essa acomodação dos cratenses que não reagem tornando-se perdidos na poeira do tempo.
Não se deve marchar para o lado do desengano, mas permanecer coeso, unido, procurando o máximo desempenho com trabalho e com tecnologia a fim de conseguir melhoria de produtividade.

Lutem sozinhos, evitem contato com pessoas indigestas, trilhando o caminho da ambição progressista com o fito de alcançar com uma política sadia um corpo são e uma mente sã.
Assim desejo continuar com a história do meu sonho, desejo possuir melhoria de aspecto urbanista. Por isso é necessário que o prefeito faça adaptação em boa parte da cidade. Crê-se que precisa de dinheiro já que as autoridades da capital são inimigas e desinteressadas pelo Crato.
Continuo narrando meu sonho: dizia que o senhor prefeito adquirisse uma terra entre Crato e Ponta da Serra e vendesse a preço módico aos velhos aposentados, só assim abafaria o querer ser grande sem ter condições.

Tive conhecimento que um advogado daquela banda anda debochando de mim, dizendo que eu me calei e que estou aqui quieto e manso.
Respondo a esse senhor: não estou quieto e nem manso, continuo na luta, porém o que ocorre é que sempre tenho o hábito de respeitar os mortos e jamais pensem que esmorecerei na minha luta.
Creio que o cidadão cratense não vai imiscuir-me pelas palavras macarrônicas desses algozes da Ponta da Serra, que pensam que são grandes e viçosos.
Por isso, digo, não atinja sem poder o cimo da montanha, por que o vento não estará favorável.

Texto de Pedro Esmeraldo

CRATO - Notícias do Dia 11 de Novembro de 2010


Membros do Conselho Municipal de Assistência Social do Crato participam de planejamento de ações para 2011

A Secretária Municipal de Assistência Social do Crato Liduina Andrade realizou na ultima segunda feira, dia 8 reunião com os membros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS onde foram realizados o estudo e a elaboração do plano estratégico. Na ocasião foi deliberada através da resolução de nº 12/2010 a documentação necessária para inscrição e renovação das entidades da assistência social no referido conselho, bem como foi organizado o plano de operações para o ano de 2011. A reunião foi considerada de extrema relevância, pois houve uma ampla discussão sobre as funções exercidas pelos conselheiros como: deliberação, fiscalização e controle social.

Saúde do Crato realiza Encontro dos Grupos Gestores do Projeto Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato realiza, nos dias 10 e 11 de novembro, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e CREDE 18, Encontro dos Grupos Gestores do Projeto Saúde e Prevenção na Escola – SPE. O grupo será formado por adolescentes, coordenadores e diretores. O objetivo do SPE é fomentar e criar espaço para promoção da saúde do adolescente, através de atividades contínuas dentro da escola. Os temas abordados durante o encontro estão relacionados à sexualidade, DST e aids. O evento acontecerá nas dependências da Faculdade São Camilo, no horário de 8 horas às 12 horas. Essa atividade está contemplada nas metas do Selo Unicef.

Governo do Crato realiza II Torneio ProJovem Adolescente

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS juntamente com a coordenação do ProJovem Adolescente realizará na próxima terça-feira, dia 16 o II Torneio ProJovem Adolescente do Crato que acontecerá na quadra Bi-Centenário tendo inicio com a festa de abertura as 18 horas. A Secretária de Ação Social Liduina Andrade e a coordenadora do ProJovem Adolescente Elza Oliveira ressaltam a importância da presença de todos os orientadores sociais, instrutores de esporte e lazer e instrutores de arte e cultura, que fazem parte deste projeto. O Governo do Crato vem desenvolvendo um trabalho significativo em relação a educação de jovens inserindo-os no âmbito do esporte, da cultura e sobretudo da inclusão social.

Administração melhora infraestrutura

O município do Crato continua com as obras de infraestrutura nas ruas da cidade. O projeto de saneamento já atingiu dezenas de vias, num trabalho jamais visto na área. São melhorias na substituição de velhas tubulações, ultrapassadas e com defeitos por novos canos de PVC, proporcionando um processo de redistribuição de água em toda a cidade do Crato, sem prejuízos ou desperdícios de água. São investimentos na ordem de R$ 9 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I), em parceria com a administração municipal. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, tem empreendido um trabalho de possibilitar melhor infraestrutura à cidade, com saneamento que promova bem-estar e saúde à população. Para isso, está desenvolvendo mais projetos na área, com o intuito de ampliar a melhoria do saneamento em toda a cidade e redistribuição de água de qualidade a todos os cratenses.

Oficinas de territorialização das áreas do PSF começam hoje, em Crato

Nos dias 10,11 e 12 de novembro estão sendo realizadas, em Crato, as oficinas de nova territorialização das áreas do Programa de Saúde da Família - PSF e PACS. A finalidade é mapear e adequar as áreas assistidas por essas equipes. As oficinas serão realizadas no buffet Lagarta Pintada, no horário das 8 horas às 12 horas. O evento contará com as presenças dos profissionais do Programa Saúde da Família e agentes de saúde, seguindo calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Governo do Crato patrocina e apóia o movimento cultural Guerrilha Do Ato Dramático Caririense

Patrocinados pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e o Centro Cultural Banco do Nordeste a Sociedade Cariri das Artes, a Sociedade de Cultura Artística do Crato a Cia. Cearense de Teatro Brincante e as Companhias de Teatro e Dança da Região do Cariri estão realizando na região A "GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE” movimento que se insere no contexto de luta em favor da diversidade, respeito e afirmação da identidade cultural brasileira, especialmente por destacar a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos de identidade.

Sob a coordenação do teatrólogo Cacá Araújo, o evento visa sobretudo valorizar a produção dramatúrgica e a realização de espetáculos na região do Cariri. O Governo do Crato apóia a cultura como um todo e convida a toda a comunidade a prestigiar esse evento.

Confira a programação no site da Prefeitura do Crato:
www.crato.ce.gov.br.
Mais informações nos telefones: 88 8801.0897 / 9960.4466 / 3523.7430 / 3523.2168

Programação
10 (quarta):
19h00min - Palco: O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO (Infantil, 80min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM (Livre, 40min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

11 (quinta):
19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

12 (sexta):
19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: BRASEIRO (18 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

13 (sábado):
19h00min - Palco: O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: CEARÁ, GENTE QUE RI (Livre, 55min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE

14 (domingo):
19h00min - Palco: POR CAUSA DE VOCÊ (Livre, 50min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE
20h30min - Arena: DESMISTIFICANDO TABUS (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

15 (segunda):
19h00min - Palco: UMA ÚLTIMA VEZ (14 anos, 60min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO GODOT (12 anos, 15min), Cia. Os Dois de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

16 (terça):
19h00min - Palco: A BRUXINHA QUE ERA BOA (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: BURRA, NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO (Livre, 60min), Allysson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE

17 (quarta):
19h00min - Palco: HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: RETRATO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

18 (quinta):
19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

19 (sexta):
19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NÃO CULPA ELES, CULPA NÓS (12 anos, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20 (sábado):
19h00min - Palco: PÁSSARO DE VOO CURTO (Livre, 60min), Cia. Entremeios de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: BODAS DE SANGUE (12 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

21 (domingo):
19h00min - Palco: AMARRAS (Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NUDEZ SEM CASTIGO (14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

22 (segunda):
19h00min - Palco: O VELÓRIO SHOW (12 anos, 60min), Cia. dos Sem, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

23 (terça):
19h00min - Palco: UM AMOR DE PALHAÇO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC e Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

24 (quarta):
19h00min - Palco: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (12 anos, 60min), Turma do Curso de Formação em Teatro - CCBNB 2010, Cariri-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

25 (quinta):
19h00min - Palco: O HÓSPEDE (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

26 (sexta):
19h00min - Palco: ARMADILHAS (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE
20h30min - Arena: NAS GARRAS DO CAPA-BODE (Livre, 35min), Cia. Wancilu’s Gat Produções, Crato-CE

27 (sábado):
16h00min às 17h30min – Ônibus Juazeiro do Norte/Crato: BUZU-TEATRO (Livre, 25min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
19h00min - Palco: AFRODESCENDÊNCIA (Livre, 30min), Cia. de Dança Vid’Art / Projeto Nova Vida, Crato-CE
20h30min - Arena: Seminário “Teatro Brasileiro Caririense” / Entrega de Certificados e Outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior
22h00min - LIFANCO - SHOW VALORES CULTURAIS

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Ministério Público convoca Audiência Pública sobre a degradação do SÍTIO FUNDÃO


Amanhã, Dia 11 de Novembro, 09:00Hs - No Teatro Municipal Salviano Saraiva



"O Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio do promotor de Justiça signatário, com atribuições para defesa do meio ambiente em Crato, informa à todos que será realizada uma Audiência Pública, em data de 11/11/2010, às 09:00Hs no Cine Teatro Salviano Arraes, centro de Crato/CE, objetivando discussão e coleta de dados técnicos e informações relevantes sobre a atual situação do Sítio Fundão, vale dizer: O abandono da sede e engenho. Atraso na aplicação das verbas de compensação ambiental ( construção da sede da SEMACE e outros equipamentos públicos ); Degradação ambiental do local ( que chega a ser utilizado por marginais como esconderijo ); discussão sobre o projeto proposto pela SEMACE para a construção de equipamentos públicos no sítio.

Na ocasião estarão presentes representantes dos órgãos públicos que têm atribuições ambientais: SEMACE, SECULT ( COPAHC ), SEMAC, CPMA, IBAMA, ICMBIO, IBDVAMA, CORPO DE BOMBEIROS, e outras entidades cujas atribuições em defesa do meio ambiente sejam relevantes.

Poderão ser debatidos outros temas relacionados ao meio ambiente mas sem perder o foco para a preservação e efetiva utilização pública do SÍTIO FUNDÃO.

Crato, CE, 09.11.2010

Pedro luis Lima Camelo
Promotor de Justiça"

( Documento enviado por Ed Alencar via E-mail )

Um Abraço ao Dr. Heládio - Por: Dihelson Mendonça


"Dr. Heládio, compartilhe conosco o dom da sua Arte fotográfica e da sua excelente presença!"

Dihelson Mendonça

Mutilação de Animais em Sobral segue em mistério


NE - Mutilações de animais, uma característica típica associada ao aparecimento de OVNIs, aconteceu na cidade de Sobral-CE. O caso está sendo investigado.

Tudo que parecia apenas um desaparecimento de animais, quando descoberto trouxe medo e preocupação para os moradores da localidade de Desterro, situado no Distrito do Baracho, neste Município. Uma cabra e um bode foram encontrados mortos com a língua e os olhos arrancados, na manhã do dia 21 de outubro, pelo agricultor Fábio da Silva de Souza, que saiu à procura dos animais a pedido do pequeno produtor João Batista Cruz.

A forma como os animais foram encontrando e a distância entre um e o outro, chamou mais ainda a atenção. "O bode foi o primeiro animal que encontrei, estava em cima de uma grande pedra. Era como se alguém tivesse levado ele para lá. Estava com os olhos arrancados e a língua cortada", contou Fábio da Silva.

Para o dono dos animais, a morte dos caprinos teria sido comum se os bichos tivessem invadido algum roçado e alguém, por vingança, mutilado os dois. Mas devido à estiagem e a seca que predomina nessa época do ano na região, a hipótese é improvável já que não há muita opção de alimentos em propriedades vizinhas.

"Você pode andar por toda esta região que não vai encontrar roçado algum. E os bichos estavam num descampado, dentro da mata seca", disse o aposentado Gerardo da Cruz Souza, responsável em cuidar dos caprinos na propriedade.

Ele contou ainda que todos os dias, antes do entardecer, o bode e a cabra mortos costumavam passar pelo terraço do casarão e depois de comer alguns grãos de milho seguia para o curral onde pernoitavam.

"Na quarta-feira, dia 20, eu não vi eles por aqui, e, quando acordei notei que eles também não dormiram no curral. Daí veio a preocupação de procurá-los", contou Gerardo Cruz.

Como forma de recordação e de encontrar uma resposta para a morte dos animais, a agricultora Celeste Felix da Silva, guarda o par de chifres do bode. "Tenho a certeza que não foi ataque de outro animal. Se foi algum morador daqui isso precisa ser investigado", disse Celeste Felix.

Por: Wilson Gomes - Sobral
Imagem meramente ilustrativa

Em fotos um dos hobbies de Heládio Teles Duarte – por Armando Rafael

Heládio não é apenas um competente profissional da medicina...
Nas horas vagas, ele é também um bom fotógrafo!
É, também, um amante entranhado da natureza e do meio ambiente...
Mostramos aqui algumas fotografias feitas por Heládio, focando um projeto de jardinagem – criado por ele – para o jardim de sua residência, localizada no pitoresco bairro Sossego, em Crato.





Heládio preparou o terreno, selecionou as plantas – nativas ou exóticas – numa diversidade que enche a vista e o espírito. Lá existe uma árvore que foi um presente vindo da Europa. À noite, uma iluminação torna o ambiente numa policromia que deixa os olhos extasiados...

... ... ...

E para finalizar um foto de Heládio de um Ipê-rosa, ainda raro no Cariri, já que aqui proliferam mais os ipês roxo e amarelo...


Fotos: Heládio Teles Duarte
Texto: Armando Lopes Rafael

Dilma chega à Coreia do Sul para participar da Cúpula do G-20


Presidente eleita viajou em um voo comercial junto com Guido Mantega, ministro da Fazenda

SEUL - A presidente eleita Dilma Rousseff desembarcou nesta quarta-feira, 10, em Seul, capital sul-coreana, por volta das 12h40 horário local (23h40 no Brasil). Depois de mais de 24 horas de voo entre o Brasil e a Coreia, com escala na Alemanha, Dilma decidiu descansar e avisou que não vai dar entrevista coletiva até a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que deve desembarcar em Seul nesta quinta-feira, no fim da manhã.

Durante a viagem, Dilma, que optou por um voo comercial, foi reconhecida por vários brasileiros. Na escala em Frankfurt, na Alemanha, uma brasileira conseguiu chegar perto da presidenta eleita para se certificar que era ela. Dilma chegou a Seul acompanhada do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Lula, a presidenta eleita e Mantega participam, na capital sul-coreana, das reuniões da Cúpula do G20 (que engloba as 20 maiores economias do mundo). O principal tema dos debates será a guerra cambial e os efeitos da desvalorização sobre a economia global.

No que depender do Brasil, haverá uma defesa para que sejam tomadas medidas coletivas de combate à manipulação cambial, como já adiantaram o presidente Lula, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Para as autoridades brasileiras, as decisões isoladas, definidas por alguns governos, podem prejudicar a economia internacional como um todo. A expectativa de autoridades brasileiras é que nesta cúpula seja firmado um compromisso para a adoção de ações políticas destinadas a evitar o acirramento da crise econômica mundial.

Os alvos das preocupações são os Estados Unidos, a China, a Coreia do Sul e o Japão. Na tentativa de conter a desvalorização do dólar e a subvalorização do yuan (moeda chinesa), o governo brasileiro adotou medidas para a preservação do real ao aumentar os impostos para as aplicações estrangeiras.

Ao passar por Moçambique, na África, Lula disse que a afirmação do presidente norte-americano, Barack Obama, de que "o que é bom para os Estados Unidos é bom para o mundo" não é consenso nem se refere ao Brasil. Segundo Lula, cada governo adota decisões de acordo com as necessidades do país e da sociedade.

Fonte: AE - Agência Estado

'Avião do futuro' faz pouso de emergência nos EUA


Tripulantes detectaram fumaça na cabine de um Boeing 787 Dreamliner nesta terça

Um avião Boeing 787 que fazia um voo de teste foi obrigado a realizar um pouso de emergência no Estado americano do Texas, nesta terça-feira (9), depois que tripulantes detectaram fumaça na parte de trás da cabine. De acordo com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), a aeronave pousou em segurança no aeroporto de Laredo. Os 42 tripulantes deixaram o avião em rampas de emergência.

Segundo o jornal Houston Chronicle, ao menos uma pessoa ficou ferida na operação de retirada. A causa da fumaça na cabine ainda não foi determinada pela Boeing, e a FAA informou que vai acompanhar a investigação. O 787, também chamado de Dreamliner (avião dos sonhos, em tradução livre), é a grande aposta da Boeing para o mercado da aviação nos próximos anos. O desenvolvimento da aeronave, no entanto, tem sofrido uma série de revezes, como a falta de peças e o atraso no recebimento de componentes. Feito com materiais compostos, o "avião do futuro" foi projetado para ser mais leve e diminuir o consumo de combustível. A entrega do primeiro 787 está prevista para o início de 2011, cerca de três anos depois do prazo original.

Do R7 - Com Reuters

Criação de cães de raça revela talentos no Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Manter um cão de raça requer investimento e dedicação. O Golden Retriever foi destaque na exposição em Barbalha - FOTOS: ANTO. VICELMO - A seleção de um bom animal de raça já começa na fase de filhote, junto aos criadores profissionais e responsáveis - Animais com pedigree atestam a qualidade da linhagem. O American esteve entre as raças expostas na Panamericana do Cariri.

Não é só em Fortaleza e região metropolitana que a cinofilia tem destaques. Criadores do Cariri provam vocação.

Barbalha - O Cariri que, no momento, passa por um crescente surto de desenvolvimento, está consolidando a posição de um dos maiores exportadores de cães de raça do Nordeste. Esta conquista foi confirmada na 1ª Exposição Cinófila Panamericana, no Hotel das Fontes, localizado no Distrito de Caldas, neste Município.

O evento, promovido pelo Grande Cariri Kennel Clube, contou com a participação de 80 cães, das mais diversas raças, expostos por 40 expositores da região e da maioria dos Estados do Brasil. Segundo o vice-presidente do Cariri Kennel Clube, Ricardo Tércio Miranda Garcia, a região possui cães de excelente qualidade que concorrem com os melhores do Brasil.

Ricardo justifica que a Exposição teve a finalidade de despertar criadores e o público em geral para a cinofilia. E, certamente, as exposições caninas contribuem para fixar, cada vez mais, pessoas nesse hobby que é a criação de cães para exposições. "Mensalmente, somos consumidores de uma faixa considerável de produtos da linha Pet, principalmente a ração", complementa ele.

"Com esta visão, o Kennel Clube incube-se da missão de inserir a cidade de Barbalha neste polo de desenvolvimento cinófilo e mercado para produtos PET, fomentado o movimento dos negócios e serviços gerados por essa expressiva fatia de mercado comercial", diz o presidente do Grande Cariri Kennel Clube, Fernando Marcelo Vieira dos Santos.

Qualidade

Com 40 anos de existência e 35 associados, Kennel Clube do Cariri vem participando das maiores exposições do Brasil. Na exposição Panamericana realizada em Barbalha, dois cães do Cariri, um Dobermann e Boxer, foram premiados com o primeiro lugar.

Além de uma forma de lazer, a criação de cães de raças requer investimento. Todo cão campeão da raça favorece um preço diferenciado para seus filhotes. O macho campeão tem mais candidatas ao acasalamento que um cão sem título. Ricardo Tércio diz que, recentemente, foi alugado um cão do Cariri para um criador da Guatemala, na América Central. O aluguel gira em torno de 3 mil dólares. O preço de um cão com pedigree e campeão varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Já as despesas mensais para manter o animal na qualidade exigida em exposições somam, em média, R$ 2.500, segundo Ricardo. Mas, para ele, vale a pena a convivência amiga com o cão.

A progressiva urbanização e o desaparecimento da antiga civilização rural relegaram o homem a viver em ambientes metropolitanos caóticos e estressantes. Aumenta o número de solteiros, das famílias sem filhos, ou com filho único. Assim, cresce de modo exponencial o exército de animais considerados "de companhia" que compartilham a vida em família. Muitos deles são tratados com todos os cuidados destinados aos próprios filhos.

O presidente do Kennel Clube do Cariri orienta que os interessados em adquirir um cão, deve procurar um canil profissional. "Na hora de escolher um animal para servir de companhia para um idoso, por exemplo, é muito importante considerar que deve ser uma raça capaz de se adaptar ao estilo de vida do idoso, uma raça que precise de poucos cuidados e com um temperamento, de preferência, dócil", explica ele.

Por: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 10 de Novembro de 2010


Proprietários de restaurantes e URCA/Geopark firmam parceria pelo fortalecimento do turismo regional

A Universidade Regional do Cariri (URCA), administradora Geopark Araripe (GA), firmou termo de cooperação com a rede de restaurantes dos municípios que integram o projeto, com a finalidade de formalizar uma rede. Além dos georestaurantes, estão inseridos nessa rede a Abrasel (Associação Basileira de Bares e Restaurantes), seccional do Cariri, e Aconguia. A rede já vem atuando desde o mês de julho passado. A finalidade é promover o geoturismo regional, com uma ação integrada do Geopark Araripe, auxiliando no processo de desenvolvimento junto à classe empresarial. Os proprietários de restaurantes, por meio da parceria, receberam a placa de entidade parceira do Geopark Araripe.

Serão utilizados nos estabelecimentos parceiros porta guardanapos, cardápios em inglês e português, além de aventais com a logomarca do projeto, integrado a Global Geoparks Networks. Promover a divulgação e comunicação entre os restaurantes e o projeto é um dos pontos fortes da parceria, sobre questões que envolvam o GA, para o desenvolvimento sustentável, e gerenciamento sócio-ambiental do território do Cariri, nas áreas de geoturismo, geoconservação e geoeducação.

A solenidade de assinatura dos convênios com os proprietários de restaurantes aconteceu na sala de vídeo da URCA, com a presença do Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, e a Vice-Reitora, Otonite Cortez, além da Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo, e Idalécio de Freitas, integrante da coordenação do projeto, o presidente da Abrasel, seccional Cariri, Feitosa Júnior, entre outros representantes de entidades. O Reitor destacou a importância do fortalecimento do setor e unificação da categoria, no sentido de promover uma nova caminhada em busca de um Cariri renovado nesta área de desenvolvimento.

A rede de empresários que compareceu à URCA para fazer parte da rede parceira, destacou a importância da cooperação e a visibilidade do setor, que agora tem a Universidade como importante aliada desse processo. Tanto que depois da iniciativa já foram abertos cursos de inglês, com conversação, para garçons de Crato e Juazeiro do Norte, em andamento na URCA. A turma conta com 35 alunos. Um novo grupo, a pedido, foi formado pelos proprietários dos restaurantes, também para estudar o idioma. Eles destacam a importância de se buscar a qualidade dos serviços e dos produtos ofertados, inserido a cultura regional. Tanto que novos pratos estão surgindo no cardápio regional, como o Santanaraptor ao Molho de Manga, Bodossauro, entre outros sabores especiais, que incorporam o regional, com a cultura em evidência.

I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks acontece de 17 a 19 no Cariri

Acontece de 17 a 19 de novembro, em Crato e Juazeiro do Norte, a I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks. O evento reunirá representantes de cerca de 20 países e os maiores estudiosos na área, com um público estimado em 200 participantes. Uma das propostas do evento é também incentivar a criação de uma rede latino-americana e caribenha de geoparques, tendo o Geopark Araripe, o único das Américas, como fomentador. Portanto, será um grande evento internacional sediado no Cariri, por meio da Rede Global de Geoparques, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A secretária adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Professora Teresa Lenice Mota destacou o momento de fortalecimento das ações do projeto e um intercâmbio de experiências que será proporcionando durante a conferência, principalmente para o Geopark Araripe, que teve significativos avanços nos últimos anos. Mais informações no endereço: www.geoparkararipe.org.br. Dúvidas e informações você obtém através do telefone (88) 3102. 1237.

URCA realiza primeiro curso de Saúde Mental, durante a II Jornada de Saúde Mental do Cariri

A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Departamento de Enfermagem, estará realizando de 09 a 19 de dezembro de 2010, a II Jornada de Saúde Mental do Cariri e o I Curso de Saúde Mental da URCA. O tema do curso é “A Integralidade dos serviços, novas formas de atuação e cuidado”. Serão 100 horas aula para quem participar de todo o evento, que acontecerá no campus do Pimenta. Quatro temáticas específicas serão exploradas como ‘A saúde pela lógica das redes terapêuticas’; ‘Novas formas de atuação e cuidado’; ‘Pactuando e construindo a rede: o cuidado além do Caps’ e, ‘Reforma psiquiátrica: novas tecnologias de cuidado e desafios’. As inscrições podem ser feitas com participação até o preenchimento das vagas. Os trabalhos serão avaliados de 15 a 30 de novembro. Os estudantes pagam pela inscrição até o dia 30, R$ 60,00. Após a data, R$ 70,00, além de um quilo de alimento não perecível. Já os profissionais pagam pela inscrição R$ 70,00 até o dia 30. A partir desta data, a inscrição será de R$ 80,00, com mais um quilo de alimento não perecível.

Aulas da Pós-Graduação em Ecologia serão realizadas nos dias 19 e 20

Será realizado de 19 a 20 de novembro, o módulo da Especialização em Ecologia. As aulas serão ministradas na sala do 1º semestre de Biologia. A coordenação do curso informa que há vagas disponíveis aos interessados em fazerem parte da turma. Para isso, devem entrar em contato com a secretária do Curso, pelo telefone 9921-0923.

PRPGP solicita comparecimento de monitores da SIC neste dia 11

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa solicita o comparecimento de todos os monitores da Semana de Iniciação Científica – 2010, na reunião marcada para o turno da manhã, às 10h30min, do dia 11/11/2010 (quinta-feira).

Relatórios finais de iniciação científica estão sendo entregues

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa solicita aos alunos que entregaram relatório final de atividades de iniciação científica entre os anos de 2000 e 2010, que esse material já foi avaliado. Esses trabalhos estão sendo entregues na sala da PRPGP, localizada no campus do Pimenta, em Crato. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo tel: 088-31021291.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 10 de novembro de 2010

Pique-nique - Isso ainda existe? (Aquarelando a alegria) - Por: Claude Bloc


Um lugar idílico. A espera pelo por-do-sol. O momento certo.
Entre as frestas das árvores o dourado se refletindo na poeira do tempo.
Era um convite irrestível.
No bolo de Edilma, as cores embelezando a arte, a criatividade, a alegria...
Tudo bem planejado (por Edilma) e sem falhas.
A pose de Ricardo Rocha antes da gula.
O espaço, a graça, a festa da simplicidade
Urbanos no mato: Dihelson e Ninha
... e o artista da imagem clicando o momento.

Para Dihelson from Claude Bloc

ALMANAQUE - Dia 10 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

1
0 de novembro:

* 1549 - É convocado o conclave que escolheria o Papa Júlio III.
* 1937 - É instaurado o Estado Novo no Brasil.
* 2006 - O Sport Lisboa e Benfica entra para o livro Guiness World Records por ser o clube com mais sócios no mundo (160 398 sócios).

Nasceram neste dia...

* 1683 - Jorge II, Rei da Grã-Bretanha (m. 1760).
* 1759 - Friedrich Schiller, poeta, dramaturgo, filósofo e historiador alemão (m. 1805).
* 1919 - Mikhail Kalashnikov, armeiro russo.

Morreram neste dia...

* 1891 - Arthur Rimbaud (na imagem), poeta francês (n. 1854).
* 1938 - Kemal Atatürk, fundador da Turquia moderna (n. 1881).
* 1982 - Leonid Brejnev, ex-presidente russo (n. 1906).

Fonte: Wikipedia

XII Mostra SESC Cariri de Cultura - Abertura é na Sexta-Feira dia 12 de Novembro



Escritor Ariano Suassuna estará no Crato

Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo na abertura da 12ª Mostra SESC Cariri de Cultura. A abertura da 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura irá acontecer na próxima sexta-feira (12), às 19h, com uma aula-espetáculo do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, na RFFSA, Crato. Em suas apresentações, Ariano Suassuna, que é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor da cultura do Nordeste, fala sobre a valorização da cultura popular nordestina. Estará presente na ocasião o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.

Sobre a Mostra SESC Cariri de Cultura

A 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura, já consolidada no calendário nacional, atua fortemente na propagação e divulgação da arte e da cultura. O evento reúne no sul do estado do Ceará núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi. Seis países e 12 estados da federação farão parte do contexto abrangente do evento. Estão previstas 107 apresentações, envolvendo cerca de 300 artistas. No núcleo audiovisual, serão exibidos 78 filmes entre curtas e longas da produção cinematográfica cearense. Na seção literária, uma programação que inclui um jornal literário, recitais de poesias, oficinas de troca de experiências e lançamento de cordel

O circuito, programado para acontecer de 12 a 17 de novembro na região do Cariri, traz para a abertura uma apresentação com o escritor Ariano Suassuna. A partir do dia 19 de novembro, o caldeirão artístico cultural do Cariri chega em Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21.

Assessoria de Imprensa: AC Comunicação

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30