xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/11/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 novembro 2010

MEDITEMOS COM DALAI LAMA -Por Maria Otilia

Segue abaixo uma mensagem de amor, de carinho , para que você medite um pouquinho , acalme a sua vida atribulada e tenha momentos de paz e serenidade interior.
Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.
Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.
Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar de uma pedra e arremessá-la contra o objeto de sua ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos os piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si e aos outros.
A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram se transformando nos mais horríveis carniceiros. O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós. Mas nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores. Mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.
O que mais nos incomoda é ver nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humos! Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.
A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito.
É através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe a vida. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.
Quando estiver praticando a caridade, faça-o com alegria e com um semblante radiante. Devemos praticar a caridade com um sorriso no rosto e otimismo no coração.
A aprimoramento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. Esse tipo de pessoa nos dá a chance de praticarmos a tolerância. A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança.

Texto: Dalai Lama

Intuição do Direito - Por Emerson Monteiro

No próximo dia 11 de novembro, às 20h, no Auditório da RFFSA, em Crato, dar-se-á o lançamento do livro Intuição do Direito, de autoria de Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto, advogado que milita com êxito na região do Cariri.
Trabalho elaborado com dedicação, traz conteúdo voltado à filosofia do direito sob o prisma da origem das suas primeiras instituições, com ênfase para o espírito da conformação das pessoas ao mundo social em que vivem e ampliam as normas e suas aplicações.
Sabe-se que o direito advém dos costumes, da jurisprudência, da lei, dos atos jurídicos, dentre outras fontes primárias, porém antes de tais fatores existe a pessoa humana e suas manifestações internas, fonte originária da consciência subjetiva dos acontecimentos e negócios. Com o propósito de avaliar esta área das causas antecedentes do direito, Jorge Emicles produziu uma obra digna dos melhores tratadistas, posto a público neste universo regional palco do lançamento deste seu primeiro trabalho editorial, publicado pela BSG Bureau de Serviços Gráficos.
Capítulo a capítulo, acercando-se das representações essenciais e inseparáveis do pensamento jurídico, em cada momento da epopéia investigativa do direito, o autor firma bases estruturadas de encaminhamento das suas ideias, em sólidas passadas investigativas. Revela consistência nos traços que soma ao quadro do pensamento contemporâneo, em linguagem fluente e dinâmica. Seguro na faina a que se propõe, considera as instituições, os valores, a norma, conceitos, métodos de produção, interpretações, sempre de olhos postos no desenvolvimento da doutrina que abraça e converte numa atitude digna dos mais experientes escritores, sem ficar a dever no gesto inovador.
Seu dizer por si só cativa, sobretudo comparado ao dos compêndios vistos nas ocasiões áridas de escritórios e gabinetes, no ritual fechado da linguagem técnica. Bom estilista, cuidadoso e econômico no uso da terminologia desses redutos fechados, se joga de corpo inteiro na seara dadivosa que lhe afeiçoou e onde instala seus novos predicados.
Numa feliz demonstração do quanto a comunidade acadêmica regional possui de valores e potencialidades, este o livro é ponto inicial para deflagrar o surgimento de novos autores e atualizar estudos profundos do direito, pródigo em avanços e aberto às revelações do saber universal, com amplas possibilidades para aproveitamento da matéria-prima de que dispõe.

Finados em Crato: A Expomorte é um Muro de Lamentações e Curiosidades - Por Wilson Bernardo.

Como sempre, o Crato é peculiar em tudo que faz, dai a expressão máxima cratense, que não existe em nenhum outro lugar do mundo,"Só no Crato mesmo". Pois bem, o Crato já há muitos anos tem o seu muro das lamentações, alias dois muros, um no cemitério e outro bem mais antigo na praça Cristo Rei, não se sabe ao certo em que ano se criou essa pratica de homenagear o falecido em seu sétimo dia de morte com as chamadas lembrancinhas, lembranças essa que é confeccionada e distribuída entre parentes e amigos. Hoje pelo que se sabe, é objeto de disputas em missas para colecionadores dessa tradição.Uns lamentam e outros tem como referenciais de reconhecer o falecido, eu mesmo vim saber da morte de um grande amigo, depois de dois anos quando numa dessas exposições, me choquei com sua lembrança pós morte. Enfim coisas que só peculiar a criatividade de nós cratenses.

UM POEMA PARA MORTE EM VIDA.
A vida faz vista grossa para os afins
Finados
A morte conforme os fatos
Pouco se importa com a vida.
Estamos sempre próximos do fim
o amanhecer é completamente sem vida.
Despertar do profundo começo
pressentir os olhares da relva
Aos olhos que despertam o nascimento
agradecemos a morte
com um bom dia de entardecimentos.
Cemitérios sobrevive de datas
nasceu *
morreu+

Wilson Bernardo (Poema,Texto & Fotografia)

Espaço do Leitor do Blog do Crato - Greyzyanne Freire, em São Paulo


O.B.S - Se você deseja escrever para essa seção, envie e-mail para nós:

blogdocrato@hotmail.com


Dihelson Mendonça,

Sou cratense daquelas doente pela minha cidade. Hoje estou em São Paulo e morro de saudades daí todo dia. Assim que chego no meu trabalho, ligo o computador e antes de iniciar qualquer trabalho entro logo no blog do Crato a fim de matar as saudades da minha terrinha querida e amada. Adoro as fotos que você posta, em um certo dia quando vi a foto da praça Siqueira Campos chorei de saudades, lembrei tanto do meu querido pai frequentador assiduo dessa praça, e do Cassino do Sul Americano, o conhecido Hélio da funerária.

Venho aqui lhe parabenizar pelo Blog, enfim dizer que eu sou uma seguidora. Um certo dia acessei bem cedinho afim de escutar o noticiario de Antonio Vicelmo, mas por conta do horario de verão ainda estava a radio Chapada no ar sem perceber que meus fones de ouvido estavam desligados soou o som de um forro bem alto no escritorio todos que escutaram ficaram se balançando e achando bom o som do nordestino até porque as pessoas que trabalho são cearences tambem, acho que nessa hora o sangue ferveu! Entao venho aqui mostrar o meu olhar em relaçao aos sudestinos: nordestinos que ao abrir minha boca carrego comigo o meu lindo sotaque cearence, cratense. Vejo que aqueles paulistanos natos torcem o nariz e muitas vezes fazem até cara de riso "puro preconceito" mas em compensação, aqueles que são nordestinos como eu, me olham com um sorriso de ponta a ponta do rosto me perguntam logo: você chegou faz pouco tempo né? é você é de onde? quando digo que sou cearence e cratence não tem uma pessoa sequer que nao diga que nunca ouviu falar do Crato. Nossa terinha e muito conhecida ,tenho orgulho de ser cratense. Alem de deixar aqui meus parabens ao Blog do Crato, deixo tambem aqueles que ajudam a fazê-lo em especial à minha querida madrinha Maria Otilia.

Parabens!
Beijos!!!

GREYZYANNE FREIRE

Resposta:

Prezada Greyzyanne Freire,

Muito nos alegrou a sua mensagem, ao relatar que todos os dias acompanha as notícias, as crônicas, e tudo que se passa aqui no Crato via Blog do Crato. Quando caminho pelas ruas da cidade, sempre há pessoas com esses relatos de que ao acordar, acessam nosso Blog. Isso para nós é o sentido da existência desse espaço. Eu também já morei fora muitos anos, e quase "morro" de saudades da nossa terrinha, então eu seu exatamente o que é isso, e o que as pessoas que moram longe gostariam de ver. É uma pena que eu não possa mostrar todo o Crato como gostaria. Sabe, eu quero colocar umas câmeras espalhadas pela cidade, quero que tenhamos mais repórteres, e gente escrevendo notícias, mas tudo isso é muito complicado, ainda mais quando faemos as coisas de forma não lucrativa. Dependemos da boa vontade dos nossos doadores. Os patrocínios são escassos, e os serviços são caros e complicados. Mas não nos falta ânimo para tentar levar pelo menos um pouco da boa imagem do Crato para o mundo. Hoje em dia, o Blog do Crato é acessado em diversos países do mundo, dos Estados Unidos, à frança, à Inglaterra, e até no Japão. Temos leitores cratenses que foram embora há muito tempo e hoje se comunicam e vêem a nossa cidade através do Blog do Crato. E são mais de 80 escritores aqui escrevendo, mostrando seus textos, suas fotos, e o que for preciso para demonstrar o amor pelo Crato.

Um grande abraço para você, fica com Deus.
E quando resolver voltar aqui pelo Crato, avisa antes. Já tens meu E-mail.
Qualquer coisa, estamos aqui às órdens.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato,
Chapada do Araripe OnLine
Rede Blogs do Cariri

Brasil:Um Poema Visual-Por Wilson Bernardo.

DILMULISMO
Legalizar o Crime na Casa Civil,é Como Querer que Sapos Sejam Engolidos...


Wilson Bernardo(Poema & Foto-art)

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:
Agricultor agredido com profunda facada no abdômen

Ontem, por volta das 16h30, no Sítio Rodeador, em Crato, foi vítima de lesão corporal à faca o agricultor Edmilson Laurentino da Silva, Solteiro, 26 anos, Residente no Sítio Rodeador ,Crato-CE. Segundo informações repassadas a Ciop's Crato a vítima deu entrada no Hospital São Francisco de Crato-Ce em estado grave após ser atingida por um golpe de faca na altura do abdômen. A polícia apurou que o acusado foi identificado como sendo Josias Isaac Ricarto dos Santos, Agricultor, 34 anos, residente no Sítio Rodeador, 116, Crato-Ce.

A polícia compareceu ao sítio Rodeador, através da equipe da VTR: 2285 (FTA), composta pelo sargento Da Silva, cabo Lima e soldado Lima, realizou diligências e conseguiu efetuar a prisão do autor do crime no local conhecido como Bar da Prainha no sítio Rodeador. O mesmo foi conduzido a 20° DRPC, onde foi autuado em flagrante por lesão corporal de natureza grave.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Casal preso com cocaína, crack, maconha e comprimidos psicotrópicos

O fato aconteceu no bairro João Cabral em Juazeiro, por volta das 22h00min, de ontem, quando a equipe da reservada do 2º BPM prendeu José Fernando Ribeiro, 20 anos, residente no local juntamente com a mulher de nome Alessandra Nascimento Silva, 23 anos, residente no Muriti – Crato-CE. Segundo a polícia no local foram encontrados: 08 (oito) pedras de Cocaína, 13(treze) pedras de Crack, vários comprimidos psicotrópicos 156,90 (cento e cinquenta e seis reais e noventa centavos) em espécie, 0,280g (zero vírgula duzentos e oitenta gramas) de maconha, sacos plásticos para envelopar drogas, dentre outros objetos Os envolvidos foram conduzidos à 20ª DRPC para os devidos procedimentos.

Homem de 32 anos preso acuso de passar trotes para a polícia

Ontem, a polícia de Juazeiro prendeu por volta das 23h20min, Coelkle Gonçalves Tavares de Oliveira, 32 anos, residente no bairro Frei Damião, acusado de passar trotes para Ciops do 2º BPM através do telefone público nº 3572-1833, localizado na rua Ezequiel Almeida, defronte ao nº 102-B, bairro Tiradentes, na vizinha cidade. O acusado foi conduzido a 2ª DRPC pela dupla de PMS da RD 1227 soldados Gonçalves e Leonel onde foi lavrado o devido TCO com base no artigo 340 do CPB.

CAMPOS SALES – CEARÁ:

Comerciante morre vítima de queda de motocicleta.

Um acidente de transito ocorrido, por volta de 16h00, desta terça-feira (02), em uma estrada carroçável entre o Distrito de Itaguá e Campos Sales, mas precisamente no Sítio Malhada, distante cerca de 20 km da Sede daquele município causou a morte do comerciante de 42 anos, João Batista Neto, casado, residente na Travessa do CVT, na cidade de Campos Sales/CE.

Ele trafegava em sua motocicleta CG 125 Fan, vermelha, ano 2010, sem placa, quando em curva perdeu o controle do veiculo vindo a cair e morrer no local. O corpo foi levado para o hospital municipal de Campos Sales, de onde foi encaminhado ao Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte para necropisia. A guarnição Policial Militar subtenentes Eriosvaldo e Freitas, soldados Márcio e Mauro estive no local isolando adotando os devidos procedimentos.

Discussão banal durante bebedeira termina em morte de agricultor a pauladas.

Uma bebedeira entre amigos seguida de discussão banal acabou com a morte do agricultor Antonio Francisco da Silva de 42 anos. Foi apurado pela polícia que por volta das 21h40min, de ontem (02), a vítima se encontrava bebendo na residencia do também agricultor Francisco Lima de Souza, 40 anos, no sítio Tanquinho, zona rural de Salitre, juntamente com o acusado Valmir Francisco das Chagas, 32 anos, quando em dado momento Antonio Francisco e o acusado passaram a discutir chegando a entrarem em vias de fatos, ocasião em que o infrator apoderou-se de um pedaço de pau passando golpear seu colega de bebedeira eu morreu no local.

Após o assassinato Valmir Francisco empreendeu fuga seguindo destino ignorado. A polícia militar compareceu ao local do delito através da VTR 2174, integrada pelo subtenente Eriosvaldo e soldados Márcio e Mauro diligenciando em torno do fato, mas sem êxito na prisão do acusado. O corpo do agricultor assassinado foi encaminhado ao hospital municipal de Campos Sales, em seguida trasladado para exame cadavérico no PEFOCE regional do Cariri em Juazeiro do Norte e posterior liberação para sepultamento.

QUIXELÔ – CEARÁ:

Aposentado de 86 pratica suicido por meio de enforcamento

Ontem (2), por volta das 06h00min horas, a Polícia Militar foi informada que deu entrada no Hospital municipal de Quixelô uma vítima de enforcamento. A viatura RP 2432 composta pelo subtenente Macêdo, cabo Militão e Antônio, compareceu à referida unidade de saúde, aonde veio a identificar a vítima fatal como sendo o aposentado, Manoel Cesário da Silva, 86 anos, casado, que residia no Sítio Várzea Redonda, a 24 Km da sede do município Quixelô - CE. Segundo informações do filho da vítima, repassadas a polícia, Manoel foi encontrado pendurado com uma corda em volta do pescoço no quarto da casa onde morava.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Guerrilha começa sexta-feira com procissão



A segunda Guerrilha do Ato Dramático Caririense começa nesta sexta-feira, dia 05, na cidade do Crato. A abertura do evento começa a partir das 17 horas, com procissão saindo da Praça São Vicente.

GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE

TEATRO RACHEL DE QUEIROZ

DE 5 A 27 DE NOVEMBRO DE 2010

CRATO - CARIRI - CEARÁ

A MAIOR AGENDA DE ESPETÁCULOS DO NORDESTE BRASILEIRO!!!

LUTA E AFIRMAÇÃO

Criada em 2009 pela Sociedade Cariri das Artes / Cia. Cearense de Teatro Brincante e Sociedade de Cultura Artística do Crato, Pontos de Cultura do Brasil, consorciadas com grupos e companhias de teatro e dança atuantes na região, a Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um dos mais importantes projetos de inclusão e afirmação cultural em artes cênicas do interior nordestino, consolidado que está como instrumento de valorização, incentivo e desenvolvimento das artes no Cariri cearense, fortalecendo-o, inclusive, como destino turístico-cultural.

Com esse espírito, realizamos, de 07 a 22 de novembro de 2009, a “1ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense”. Foram 16 espetáculos reunindo cerca de 3.000 espectadores de todas as idades, revelando a vitalidade das artes cênicas e o potencial de plateia caririenses.

A edição de 2010, que ocorrerá de 5 a 27 de novembro, terá a participação de 44 espetáculos de teatro e dança realizados por 26 companhias, todas do Cariri, sempre dois por noite, às 19h00min e 20h30min, nas modalidades palco à italiana e arena, além de dois shows musicais e performances circenses.

Estima-se que o evento mobilize um público de cerca de 5.000 pessoas, entre conterrâneos e visitantes, prestigiando e reconhecendo a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos identitários do povo caririense, cearense e nordestino.

DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL

A cultura brasileira tem se afirmado pela diversidade. O Nordeste, e nele o Cariri cearense, se destaca como emblema cultural resultante de intenso caldeamento de influências, notadamente a ibérica, a africana e a ameríndia, iniciado nos tempos de colonização das terras brasileiras pelos portugueses.

Entretanto, atualmente, forças midiáticas movidas pelo interesse econômico privado e alimentadas pela ideologia hegemonista do grande capital internacional ferem cruelmente o direito à livre existência da pluralidade de linguagens e tendências artísticas e culturais, na tentativa de estabelecer a estética do consumo capitalista como única via de comportamento intelectual e material.

Em meio a essa avalanche destruidora, a resistência de afirmação da identidade popular tem se dado pela bravura de grupos alternativos, reforçados por programas públicos de desenvolvimento cultural e parcerias com entidades de classe, sempre almejando oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história.

APOIO

Secretaria de Cultura do Município do Crato

Governo Municipal do Crato

Secretaria de Cultura do Estado do Ceará

Governo do Estado do Ceará

Ministério da Cultura – Programa + Cultura / Cultura Viva

Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Cariri / Banco do Nordeste

Governo Federal

Circo-Escola Alegria / Projeto Circo do Sopé

Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo

Coletivo Camaradas

SATED-CE

Imprensa

Blogues

GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE

Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior

CENTENÁRIO DE RACHEL DE QUEIROZ

04.11.1910 – 17.11.2010

PROGRAMAÇÃO


05 (sexta):

17 h - PROCISSÃO DE ABERTURA com a participação do Circo-Escola Alegria, grupos, atores e brincantes seguindo da Praça 3 de Maio até a Praça da Sé, onde haverá o SHOW DO ALÉM, COM LUIZINHO BREGA STAR E AS MAGRECITAS
18 h - Abertura da exposição 25 ANOS DA CIA. TEATRAL LIVRE MENTE, Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE

06 (sábado):
19h00min - Palco: CONTOS DE BRUXAS (Infantil, 60min), Cia. Teatral Arriégua, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

07 (domingo):
19h00min - Palco: DONA PATINHA VAI SER MISS (Infantil, 60min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: DENTRO DA NOITE ESCURA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

08 (segunda):
19h00min - Palco: PLUFT, O FANTASMINHA (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

09 (terça):
19h00min - Palco: LAMPIÃOZINHO (Infantil, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: AVENTAL TODO SUJO DE OVO (12 anos, 70min), Grupo Ninho de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

10 (quarta):

19h00min - Palco: O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO (Infantil, 80min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM (Livre, 40min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

11 (quinta):

19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
20h30min - Arena: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO - 5 ANOS EM CARTAZ (Livre, 70min), Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE

12 (sexta):

19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: BRASEIRO (12 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

13 (sábado):

19h00min - Palco: O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: CEARÁ, GENTE QUE RI (Livre, 55min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE

14 (domingo):
19h00min - Palco: POR CAUSA DE VOCÊ (Livre, 50min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE
20h30min - Arena: DESMISTIFICANDO TABUS (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

15 (segunda):
19h00min - Palco: UMA ÚLTIMA VEZ (14 anos, 60min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO GODOT (12 anos, 15min), Cia. Os Dois de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

16 (terça):

19h00min - Palco: A BRUXINHA QUE ERA BOA (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: BURRA, NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO (Livre, 60min), Allysson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE

17 (quarta):

19h00min - Palco: HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: RETRATO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

18 (quinta):

19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

19 (sexta):
19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NÃO CULPA ELES, CULPA NÓS (12 anos, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20 (sábado):
19h00min - Palco: PÁSSARO DE VOO CURTO (Livre, 60min), Cia. Entremeios de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: BODAS DE SANGUE (12 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

21 (domingo):
19h00min - Palco: AMARRAS (Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NUDEZ SEM CASTIGO (14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

22 (segunda):
19h00min - Palco: O VELÓRIO SHOW (12 anos, 60min), Cia. dos Sem, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

23 (terça):
19h00min - Palco: UM AMOR DE PALHAÇO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC e Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

24 (quarta):

19h00min - Palco: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (12 anos, 60min), Turma do Curso de Formação em Teatro - CCBNB 2010, Cariri-CE
20h30min - Arena: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO - 5 ANOS EM CARTAZ (Livre, 70min), Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE

25 (quinta):
19h00min - Palco: O HÓSPEDE (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

26 (sexta):
19h00min - Palco: ARMADILHAS (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE
20h30min - Arena: NAS GARRAS DO CAPA-BODE (Livre, 35min), Cia. Wancilu’s Gat Produções, Crato-CE

27 (sábado):
16h00min às 17h30min – Ônibus Juazeiro do Norte/Crato: BUZU-TEATRO (Livre, 25min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
19h00min - Palco: AFRODESCENDÊNCIA (Livre, 30min), Cia. de Dança Vid’Art / Projeto Nova Vida, Crato-CE

20h30min - Arena: Seminário “Teatro Brasileiro Caririense” / Entrega de Certificados e Outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior
22h00min - LIFANCO - SHOW VALORES CULTURAIS

Crato-CE, outubro de 2010.

Cacá Araújo
Coordenador Geral
(88) 8801.0897 / (88) 9960.4466 / (88) 3523.7430 / (88) 3523.2168

Espaço do Leitor do Blog do Crato


O.B.S - Se você deseja escrever para essa seção, envie e-mail para nós:


blogdocrato@hotmail.com


Caro Dihelson !!

Pena que os tópicos sejam utilizados para difamações e ofenças pessoais. Futebol, religião e POLÍTICA, cada um tem sua preferencia. Jamais um Vascaino vai torcer flamengo e um petista irá votar no PSDB. Hoje no Brasil existem dois tipos de políticos, os que estão roubando e os que estão doidinhos pra roubar. E o povo sifu... Concordo com o comentário que realmente os 3 candidatos eram muito fracos. Nunca vi uma campanha eleitoral tão mal conduzida. O baixo nível da propaganda eleitoral superou a todas. Total falta de criatividade. Não consegui escolher qual dos 3 foi o pior. A Dilma com o poder nas mãos não convencia. O serra com o plano real, o controle da inflação, nem falava do FHC. A Marina era toda verde. E Será que o povo brasileiro sabe realmente votar? Tiririca - Um milhão e trezentos mil votos...benza Deus. "O povo tem o político que merece." Agora é torcer pra que a Dilma faça um bom governo, sem escândalos, com moralidade e o melhor realmente para o povo brasileiro. Grande abraço.

Cid Peixoto

Eu sou Henrique Cruz, morei em Crato, hoje moro em Natal Rn,estudei no Colégio Diocesanoe, fui colega de José Hildo Bitu, daí de Várzea Alegre. Queria, caso fosse possível email ou telefone dele. jose18cruz@yahoo.com.br

Henrique Cruz


Convido a população em geral para visitarem a APAE de Crato Ceará, na intenção de todos conhecerem a pureza, a inocência das crianças que lá frequentam, visitei e fiquei fascinada com os trabalhos artisticos que eles produzem, aguardo visita

Eliana Felix

Parabenizo a adminstração municipal ( do Crato ) e ao governo do estado pelo asfaltamento da estrada de acesso ao Distrito Estrela. moro em Ribeirão-PE mas sou daí e estou acompanhando tudo pela internet. parabéns mesmo.

Antonio Dantas

Caro Dihelson Mendoça, parabéns aqui para a Sra. Daniele Esmeraldo. Mas não sou daí e acompanho tudo porque tenhos amigos que são. Uma pergunta porque não homenagear o Prefeito Samuel Araripe, ao meu ver isso só acontece pelo grande trabalho que ele vem fazendo na cidade do Crato ainda pergunto e a sua sra: Mônica Araripe que não é nem lembrada na matéria. Desculpa, com todo carinho que tenho por a sra: Esmeraldo, acho que faltou de fato os artistas dessa cidade lembrar que o que ela faz passa por ele e tenho conhecimento de amigos que sua sra, a primeira Dama é uma entusiasta da cultura.

Mel Suassuna,
Rio Grande do Norte.

ALMANAQUE - Dia 3 de novembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

3 de novembro: Dia Internacional do Homem.

* 1493 - Cristóvão Colombo avista pela primeira vez a ilha de Dominica, no mar das Caraíbas.
* 1903 - O Panamá torna-se independente da Colômbia.
* 1957 - É lançado o primeiro ser vivo ao espaço: a cadela Laika Kudriavka (Sputnik II).

Nasceram neste dia...

* 1618 - Aurangzeb, imperador mogol (m. 1707).
* 1926 - Osamu Tezuka, desenhista japonês (m. 1989).
* 1957 - Dolph Lundgren, ator sueco.

Morreram neste dia...

* 361 - Constantino II, imperador romano (n. 317).
* 1864 - Gonçalves Dias (na imagem), poeta brasileiro (n. 1823).
* 1998 - Bob Kane, artista e desenhista estado-unidense (n. 1915).

Fonte: Wikipedia

General Comandante da 10a Região Militar visita o Tiro de guerra do Crato


Na manhã do Dia 01 de Novembro, às 11 horas da manhã, aconteceu grande festividade no Tiro de Guerra 10-004, do Crato, quando o Exmo. General Comandante da décima região militar sediada em Fortaleza-CE, Sr. Hélio Chagas de Macedo Júnior, foi recebido com honras. O evento contou com a presença de vários convidados, como o Ex-Governador do ceará, Coronel Adauto Bezerra, e autoridades militares da regiao do cariri. Representando o prefeito de Crato, Samuel Araripe, esteve presente no evento, o Secretário Érico Callou. As autoridades receberam diversas comendas. A cerimônia foi conduzida pelo jornalista e memorialista Huberto Cabral. Após a solenidade, foi servido um cocktail aos presentes. Gostaríamos de agradecer ao Sargento Marcos Antonio Bratz pelo convite, bem como saudamos o Major Hermann, comandante da 5a Companhia de Polícia Militar, e o Comandante Wilton, Fiscal do Ronda do Quarteirão de Crato pela gentileza para com a imprensa durante o evento.

Reportagem Fotográfica

O General Hélio Chagas Macedo Júnior chega ao TG 10-004 em Crato

Img_8921


Acompanhado do Coronel e Ex-Governador do Estado, Adauto Bezerra

Img_8931



Img_8999

A Banda de Música do Crato, sob o comando do Maestro Bonifácio, toca vários hinos

Img_9004

Nós somos da pátria amada, fiéis soldados, por ela amados..

Img_9119

Amor febril pelo Brasil

Img_9113


São entregues várias comendas aos convidados:

Img_9058

O Coronel Adauto Bezerra recebe das mãos do secretário Érico Felício, um diploma de Honra ao Mérito concedido pelo Governo Municipal pelos relevantes serviços prestados ao Crato.

Img_9094

O Sargento Marcos Antonio Bratz em seu pronunciamento

Img_9066


Img_8954


Img_9002

Ao centro, vemos o General Macêdo e o Comandante Wilton, do Ronda do Quarteirão do Crato

IMG_8911

Momentos de descontração, durante o Cocktail nas dependências do TG 10-004

Img_9157

O General Macedo posa para fotografias com jovens que representam o futuro do Brasil

Img_9197

Durante os discursos, o batalhão realizou apresentações

Img_8983


Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO e JORNAL CHAPADA DO ARARIPE ONLINE

A internet como alienação subjetiva na perspectiva do lazer, prazer e, portanto, da liberdade?


Na atualidade costumamos associar o conceito de internet com lazer e algo que nos proporciona uma liberdade de estudarmos e, portanto conhecermos as coisas. Ora, mais o que é lazer? Etimologicamente a palavra lazer vem do latim Licere, que significa folga, descanso e aquilo que é lícito, portanto permitido. É uma “utilização do tempo livre” existente no intervalo entre um trabalho e outro, livre das obrigações familiares, profissionais, sociais, políticas e religiosas. O homem quando pode fugir dos aborrecimentos cotidianos, divertindo-se, fazendo algo que ele gosta e que lhe interessa sem imposições, portanto algo associado ao lúdico do latim ludere que origina ludos e, portanto, também um entretenimento que pode ser inteligente, cognitivo, alimentando uma ilusão por meio de brincadeiras e, portanto um sonho que pode vir a ser realizado - e ficamos muito felizes quando ele se realiza - e, simultaneamente, levando o seu interesse em busca do prazer, encontrando, portanto, diversas possibilidades de usufruir o seu tempo com algo que lhe pertence, e que ele pode e deve usar na sua “realização pessoal”, esse homem é livre. Ora, o que é o prazer? Segundo Aristóteles, prazer é uma disposição constante conforme a natureza.

Prazer vem do latim placere ou volupta. Ou seja, se é de natureza o tempo livre, portanto a possibilidade do descanso, da privação do trabalho, dos aborrecimentos sociais e, portanto da possibilidade do advento do lúdico que pressupõe o cognitivo, das realizações dos desejos, a ilusão e a busca da realização pessoal, há um lazer que origina um prazer. O prazer é o que priva de dores e sofrimentos e se enquadra na dimensão da vida afetiva, dos desejos e realizações espontâneas, livres de imposições de convivibilidade e de valores pré-estabelecidos, portanto por meio do prazer e do lazer há uma possibilidade de pensamento livre, de liberdade de escolhas. O lazer é o que caracteriza o prazer. Ora, mas, assim como é de nossa natureza sentir prazer, é de nossa natureza, também, se desmedir e/ou se desviar e, portanto se alienar a condições atuais, pois, como dito anteriormente, prazer é um hábito conforme a natureza, portanto é de nossa natureza se desviar do pensamento subjetivo e da liberdade, se aderindo a uma falsa liberdade, qual seja, uma enganadora permissão das coisas por meio de imposições ora sociais, ora políticas, ora históricas, ora econômicas etc. Ora, o lazer, segundo Littré, é um estado no qual é permitido fazer o que se quiser, livre no espaço/tempo das coerções e atrelamentos sociais. Ora, como se dá isso em nosso mundo? No nosso mundo, as pessoas não sabem o que fazer com o espaço/tempo livre, pois os seus espaços e, portanto tempos, estão atrelados à estereotipagem das classes sociais de força maior, sobretudo. Portanto há uma crise do que se fazer com o espaço/tempo, pois na nossa contemporaneidade as pessoas ficam aguardando que alguém determine o que se faça, ou seja, as pessoas não sabem mais se pôr no mundo do lazer e, portanto, não há possibilidade de prazer, pois o prazer requer lazer e o lazer privar-lhes-ia de imposições sociais.

Ora, o lazer foi deturpado em detrimento do prazer, pois todos os lazeres da sociedade são em virtude de criações de classes sociais de força maior que criam um prazer alucinatório, qual seja, um prazer conforme a natureza, ou seja, em cima da natureza de seres que podem se desviar, se alienar, falhar com a subjetividade do pensamento e da liberdade desprovida de imposições. Ora, na questão do espaço/tempo, as pessoas os utilizam infinitamente com coisas de cunho alienatório e alucinatório, pois são todos em virtude de prerrogativas e ganhos de outrem. Portanto, há também na contemporaneidade uma crise na subjetivação. E a internet e seus meios de comunicação? Ora, a internet e seus meios, hodiernamente, é/ou deveria ser o alicerce da emancipação. No entanto, as pessoas isentaram-se do uso de conhecimentos e da difusão deles, por ela (internet) fornecida, e se alienaram a meios de relacionamentos improfícuos, como modismos e outras coisas frívolas e hostis impostas pela própria rede. Ora, qual é o lazer da internet, nesse ponto de vista, se o lazer é exatamente o que priva de atrelamentos, vanglória e prestação de serviços às redes sociais de força maior, qual seja, os detentores dos meios de comunicação virtual? Lazer e internet são inconciliáveis, nesse ponto de vista, pois a internet está privando as pessoas da subjetivação do pensamento crítico, pois está criando um tecido de afetividade alucinatória, porque possibilita rápida informação e inúmeras prestações de serviços, conquanto, em detrimento da análise e, portanto, da liberdade de pensamentos e escolhas.

No livro: “The Shallows – What the Internet is Doing to our Brains” ou “No Raso – O que a Internet Está Fazendo com os Nossos Cérebros”, o autor, Nicholas Carr, formado em literatura pela universidade de Harvard e jornalista, vai nos dizer que a internet, como tecnologias anteriores, amplifica certos modos de pensar e aspectos da mente intelectual, mas, ao longo do caminho, sacrifica outras coisas importantes. Para tanto, alega que o número de pessoas que leem livros sérios vem caindo há um bom tempo, mas que haverá no futuro pessoas lendo tais livros. No entanto, essa prática está mudando do centro da cultura para a periferia, e as pessoas começam a usar a tela como sua ferramenta principal de leitura, ao invés de página impressa, pois a sociedade põe ênfase no pensamento para a solução rápida de problemas, tipos utilitários de pensamento para encontrar informação rapidamente, distanciando-se de formas mais solitárias, contemplativas e concentradas. Por outro lado, todos têm escolhas. Mesmo que essa desconexão se torne mais difícil, pois a expectativa de que permaneçamos conectados está na vida profissional e social, Carr vai dizer que a maneira de manter o modo mais contemplativo de pensamento é desconectar-se por um tempo substancial, reduzindo a dependência em relação às tecnologias e exercendo a capacidade de prestar atenção profundamente em uma única coisa.

Em outras palavras, para Carr, a internet produz cérebros sob medida para mentes superficiais, de modo que obrigue a pensar de forma ligeira e utilitária em detrimento das percepções, bem como a análise crítica, conceitual e minuciosa das coisas. A ingenuidade faz com que os jovens estudantes, sobretudo, acessem sites inseguros, recorram a conteúdos desatualizados e não saibam a diferença entre informações boas e ruins. Portanto, essa é explicação da crise subjetiva, cognitiva e, portanto, do lazer, pois nos adaptamos a imediatidade do mundo e a padronização das ferramentas impostas por alguns dominadores destes sites, sobretudo de relacionamentos. A internet, na verdade, possibilitou um acesso as coisas que, anteriormente, eram dominadas apenas pela sociedade do capital. Nesse sentido, a internet significou, para alguns, a “luta” para a emancipação, haja vista a progressiva redução nos lucros do mercado fonográfico devido aos downloads piratas entre tantas coisas. Podemos afirmar, então, que a internet possibilita a difusão de conhecimentos gerais, discussões entre povos, acesso às coisas antes restritas e, sobretudo, a possibilidade de organização dos povos para a busca dos direitos em detrimento da sociedade dominante do capital.

No entanto, o maior problema que se tem é o da adaptação as coisas impostas, astuciosamente, pela sociedade do capital. A sociedade do capital, barbaramente, cria maneiras de persuadir as pessoas a se estereotiparem em ferramentas, alegando, falsamente, valores reais a estas, além de padronizá-las e limitá-las, no que concerne a expressões que contradizem e, portanto, ameaçam e comprometem as suas ações dominantes. E, além do mais, a sociedade majoritária “não” teve acesso, historicamente, a um cabedal de cultura e conhecimento necessário para resistir, criticamente, a essas padronizações e limitações. Entretanto, há um número considerável de pessoas que utilizam a internet como busca de emancipação através de blogs e outros meios, difundindo suas idéias e críticas ao público. Portanto, a questão da internet ainda é ambígua, pois por um lado ela tem um cunho libertador e por outro alienador. Ainda, portanto, estamos em uma reta de esperança, cujo seu ponto final é quem determinará o fim da “luta” entre sociedade do capital impositora e sociedade proletária sem direitos. “O mundo eletrônico não está de forma alguma estabelecido, e está na hora de tirar vantagem desta fluidez através da criação. Antes que nos reste apenas a crítica como arma.” (Distúrbio eletrônico, p. 33).

Jonathan Borges - Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
http://coloquiocognitivo.blogspot.com

Expomorte é realizada em Crato - Reportagem: Antonio Vicelmo


SAUDADE ETERNA - Famílias lembram entes que faleceram

Crato. Com uma missa campal, em frente ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, às 5 horas, foi aberta a programação religiosa do Dia de Finados no Crato. Na homilia, o padre Marcondes Torquato disse que "o Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. O próprio Cristo chorou com a morte do seu amigo Lázaro", lembrou o celebrante.

Outras celebrações eucarísticas foram realizadas durante o dia. Este ano, mais uma vez, está sendo promovida a "Expomorte", uma exposição de fotos de pessoas que já morreram. O evento movimenta a cidade no dia 2 de novembro. Milhares de frequentadores passam pelo local. "Muitos vêm olhar os santinhos e reconhecem familiares, amigos ou pessoas que nem sabiam que tinham morrido". A mais tradicional exposição de fotos de pessoas que já morreram aconteceu na Praça Cristo Rei. O curador é o taxista Roberto de Souza Brito, conhecido por "Calango" que, há mais de 8 anos, vem juntando lembranças de pessoas que já morreram. O acervo conta com cinco mil fotos que este ano foram colocadas em cavaletes de madeira usados na campanha eleitoral.

A praça foi transformada num velório popular, que atrai até mesmo aqueles que não têm o costume de ir ao cemitério. O taxista justifica a sua iniciativa, lembrando que o seu painel de fotos conta a história da cidade. "Aqui estão expostas mensagens e fotografias de prefeitos, lideranças empresariais e, principalmente, tipos populares que marcaram sua presença no cotidiano da cidade". É também uma forma de homenagear as pessoas que morreram no anonimato, diz Roberto, esclarecendo que o seu trabalho é somente colecionar as fotos. "O resto fica por conta da população que nos procura para entregar as lembranças dos entes queridos".

No Município de Iguatu, localizado na região Centro-Sul do Estado, nem o sol forte e o calor intenso afastaram os moradores desta da tradicional visita aos túmulos, no Dia de Finados. A tradição de acender velas e orar pelos entes queridos foi mais uma vez mantida. A colocação de flores ainda é reduzida, mas cresce nos últimos anos. Foi intensa, ontem, pela manhã cedo e no fim da tarde, a movimentação nos dois cemitérios locais. Milhares de pessoas seguiram a orientação cristã de rezar e reverenciar os seus mortos.

Por: Antonio Vicelmo
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

ROMARIA DE FINADOS - Fiéis se despedem de Juazeiro - Reportagem: Elizângela Santos


Milhares de devotos participaram, desde o início da manhã, na Praça da Capela do Socorro, do fim da Romaria - FOTO: THIAGO GASPAR - A exposição de fotos de pessoas que já morreram aconteceu na Praça Cristo Rei, na cidade do Crato. Atraiu gente, que reconhecia familiares ou amigos que tinham falecido - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - A Romaria de Finados, em todos os seus dias, recebeu, em Juazeiro, mais de 500 mil devotos do Padre Cícero.

Juazeiro do Norte. Termina a maior romaria do ano neste Município, com a participação de mais de 500 mil fiéis. Nem o segundo turno das eleições presidenciais em todo o Brasil tirou o ânimo dos romeiros de participar da Romaria da Esperança, mais conhecida como Romaria de Finados. Ontem, após as primeiras missas, às 5h30, no Santuário dos Franciscanos, e às 6 horas, na Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais de Padre Cícero, grande parte dos romeiros se despediu da cidade. Ao meio-dia, aconteceu o encerramento oficial, na Basílica de Nossa Senhora das Dores. Cânticos e saudade marcaram o fim da romaria. A movimentação foi intensa nos quatro cemitérios da cidade, principalmente no Socorro, o mais antigo do Município.

O encerramento oficial foi celebrado pelo bispo Diocesano, dom Fernando Panico. Ele disse que esta romaria foi um período sacrificado por conta das eleições. No entanto, "foi importante porque os romeiros cumpriram o dever de cidadãos". O administrador da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo lemos, afirma que esta romaria, em que se tinha a dúvida em relação à vinda dos romeiros, por conta da votação, no último domingo, surpreendeu. A chegada dos fiéis na tarde e noite de domingo mostrou isso. Uma romaria diferente, que traz o envolvimento de toda a cidade. É o abraço dos romeiros à terra de Padre Cícero, já que praticamente todos os bairros contam com a presença dos fiéis.

"É uma romaria com muita gente na cidade. As pessoas se aglomeram em locais estratégicos", diz o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos. Locais como a Basílica, nos Franciscanos, e no Socorro permaneceram lotados praticamente por todo o dia na cidade. As celebrações aconteceram durante todo o dia nesses locais.

No túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro, romeiros de vários Estados do Brasil faziam suas orações e depositavam objetos. Normalmente, solicitavam às atendentes que deixassem em cima do túmulo do sacerdote por alguns instantes e depois pegavam e levavam para casa. Essa prática se repete, principalmente com artigos religiosos, carteiras e até documentos.

Mais antigo

Por trás da Capela, encontra-se o mais antigo cemitério de Juazeiro do Norte, o do Socorro. A estimativa do administrador, Raimundo Mailson de Sousa, é que durante o dia de ontem mais de 60 mil pessoas passaram no local. Os cemitérios Parque da Paz, São João Batista e Anjo da Guarda, mais distante do centro, também estiveram bastante movimentados até o fim do dia.

Um grupo dos Estados de Alagoas e Sergipe, formado por homens, mulheres e uma criança, trouxe a sua reverência aos mortos. Uma forma de saudar com a música e orações, cumpriram um ritual que há quatro décadas se repete somente na família do mestre Manoel Joaquim da Silva. Ele veio ao Socorro, como faz há muitos anos, fazer a saudação de São Gonçalo, junto ao túmulo do seu pai, o mestre Joaquim. "A dança das almas" é tirada discretamente. Homens e mulheres vestidos de branco, com os vilões, violinos e pandeiro, exaltam na dor da saudade o seu canto, que repetidamente traz os versos: "descanso eterno, dai senhor. À luz perpétua, o resplendor".

A missa pela manhã, no Socorro, foi presidida pelo bispo de Floresta, Pernambuco, Adriano Ciocca Vasino. Ele ressaltou a união dos bispos do Nordeste, na luta pela reabilitação do Padre Cícero. Destacou o momento da beatificação da irmã Dulce, pelo Papa Bento XVI. Segundo ele, vem como incentivo, para os valores do Nordeste brasileiro. "A história de fé do povo nordestino por muito tempo foi posta de lado", afirma. Na Basílica, termina o espetáculo de fé romeira. São milhares de fiéis que se despedem emocionados, numa romaria dedicada ao Padre Cícero.

Números

O Estado de Pernambuco registrou, confirmando o maior número das romarias dos outros períodos, 6.192 romeiros, de acordo com registros da Sala de Informações da Basílica Nossa senhora das Dores. Sergipe ficou em segundo lugar com 3232 devotos. Nessa contagem também entraram os Estados de Alagoas (1501), Piauí (773), Paraíba (733), Bahia (381), Rio Grande do Norte (157), cidades do interior do Ceará (130) e Maranhão (75). Esses números correspondem ao registro repassado por 317 fretantes que passaram por Juazeiro do Norte de 29 de outubro até ontem.

Enquete
Lembrança

"A romaria nos mostra momentos da fé e experiência em Deus. A romaria mostra a intensidade desta fé"

Adriano Ciocca Vasino
Bispo de Pernambuco

"Acho importante visitar a cova do Padre Cícero. Lá lembro de todos dos meus pais e irmãos que já se foram. É uma emoção"

José Teodoro Pereira
Agricultor da Paraíba

"É sempre uma felicidade estar aqui em Juazeiro do Norte neste dia. Há 18 anos venho acender as velas do meu Padim"

Rita Bezerra Vasconcelos
Aposentada

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria
Juazeiro do Norte
(88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

O Sentido da Educação Democrática - Por: Djacyr Souza

A democracia sempre foi um sonho e bandeira de luta de muitas pessoas que acabaram pagando até com a vida por esse ideal. A democracia é sempre uma maneira justa de resolução dos problemas de nossa sociedade e se configura em uma alternativa viável e prática de crescimento em todos os processos de nossa sociedade. No contexto da educação é cada vez mais importante a construção de um processo de gestão democrático no planejamento das ações educativas e na geração de conhecimento que deve sempre ser partilhado, feito em comunhão e buscar sempre o sentido colaborativo.

Nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê a construção de um processo de gestão democrática da Escola que só é possível de ser efetivada se houver práticas democráticas em todos os processos que motivam o desenvolvimento político – pegagógico dos estabelecimentos de ensino. A escola deve ser impelida ao processo de construção democrática de seus princípios e normas e de funcionamento para oportunizar vez e voz a todos que constroem seu desenvolvimento e construção. A escola deve ser aberta à comunidade que deve opinar sobre processos educativos, conteúdos ministrados, ações pedagógicas e projetos desenvolvidos no contexto de funcionamento da escola.

A Educação realmente democrática deve ser incentivada para que todos aqueles que estão na escola possam compreender o sentido de uma sociedade justa e democrática que é uma das principais funções da vida social. A Escola democrática é vital no crescimento do aluno, pois a participação e o direito de opinar dão ao aluno visão clara de um desenvolvimento de conhecimento que deve ser compartilhado por todos. A certeza da democracia na Escola deve ser uma meta perseguida por toda comunidade escolar que deve conhecer os ideais éticos e o sentido democrático de fazer educação. Os gestores de todas as Escolas devem incentivar a democracia no contexto do Projeto Político Pedagógico do Estabelecimento Escolar oportunizando debates, discussões, coleta de opiniões e discussões sobre todos os sentidos da prática escolar onde as opiniões da comunidade escolar sejam acatadas e respeitadas para que haja um sentido colaborativo no contexto da escola e na construção do conhecimento.

É fundamental que os gestores escolares compreendam a essência da democracia e exerçam sua função de administradores sempre na busca do diálogo, da boa convivência e do respeito a todos que fazem a comunidade escolar o que se traduzirá firmemente numa efetiva prática de educação eficaz e voltada para um mundo melhor onde todos tenham vez e voz.

Por: Djacyr Souza - professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.

Governo Lula deixa conta para Dilma


Além de R$ 52 bilhões em obras, há pressões por gastos, como o reajuste dos servidores

BRASÍLIA - Embalado para garantir mais um recorde de investimentos em ano de eleição, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva reserva uma conta amarga para o primeiro ano de mandato da presidente eleita Dilma Rousseff. A menos de dois meses da troca de comando no Planalto, há contas a pagar de mais de R$ 52 bilhões só em investimentos bancados com dinheiro dos tributos. O valor é impossível de ser quitado até 31 de dezembro, mesmo que o governo bloqueie novos gastos nessa área. Essa provável herança indigesta será tema de análise do grupo de transição, que começa a funcionar na próxima segunda-feira. A ela se somam pressões para aumentos de gastos, como a proposta de reajuste dos salários do Poder Judiciário e do Ministério Público da União, cujo peso extra em 2011 ultrapassa R$ 6 bilhões, segundo cálculos da consultoria de Orçamento da Câmara. Há, também, o compromisso de conceder aumento acima da inflação para o salário mínimo e as aposentadorias.

O cenário adverso reforça a pressão por um ajuste nas contas públicas, ainda que Dilma Rousseff não seja entusiasta do aperto fiscal. A eventual redução nas metas de inflação - defendida por interlocutores da presidente eleita - só aumentaria a necessidade de um ajuste.

Investimentos

Dados pesquisados pelo Estado no Siafi (sistema de acompanhamento de gastos federais) mostram que o governo acumula pagamentos pendentes de R$ 29,5 bilhões de investimentos autorizados em anos anteriores, além de R$ 22,8 bilhões de investimentos comprometidos até meados de outubro que precisam ser quitados. Para uma medida de comparação, a soma equivale a quatro vezes o custo do programa Bolsa Família. Também representa 60% a mais do que o governo pagou em investimentos de janeiro até as vésperas do segundo turno das eleições. Mais importante: as contas pendentes em investimentos superam o valor previsto para esse tipo de gasto em 2011, primeiro ano de mandato de Dilma. O projeto de lei orçamentária encaminhada pelo governo ao Congresso prevê investimentos de R$ 51,4 bilhões no ano que vem.

A previsão de investimentos com dinheiro dos impostos está concentrada em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobretudo nas áreas de habitação e recuperação de rodovias. Mas os gastos de investimento de 2010 ainda não pagos criam uma competição com os futuros projetos e obrigam o futuro governo a fazer uma escolha: ou paga as contas pendentes ou faz investimentos.

Cancelamento

Uma das alternativas a serem consideradas é o cancelamento de compromissos de gastos, os chamados "empenhos", no jargão orçamentário. Não seria uma medida inédita. Foi o que ocorreu em 2002, na transição do governo Fernando Henrique Cardoso para o primeiro mandato de Lula. Na época, FHC cancelou, por decreto, parte das despesas não quitadas. Isso levou a suspensão de obras e atraiu prefeitos e lobistas em Brasília contra o que chamaram de "calote". Depois disso, o governo Lula voltou a acumular grandes volumes de contas não pagas, transferindo gastos de um ano a outro. O Tribunal de Contas da União (TCU) tem feito reiteradas críticas ao fenômeno, desde 2006. Embora os chamados "restos a pagar" sejam muitas vezes impostos pelo ritmo das obras, o acúmulo de despesas não pagas desorganiza a administração das contas públicas, avalia o tribunal. Em 2007, Lula vetou mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias que impunha limite para as contas pendentes. Temia prejuízos ao andamento do PAC.

Marta Salomon, de O Estado de S. Paulo

Mônica Araripe - Mensagem do Dia



A amizade consegue ser tão complexa...
Deixa uns desanimados, outros bem felizes...
É a alimentação dos fracos
É o reino dos fortes

Faz-nos cometer erros
Os fracos deixam se ir abaixo
Os fortes erguem sempre a cabeça
os assim assim assumem-os

Sem pensar conquistamos
O mundo geral
e construimos o nosso pequeno lugar
deixando brilhar cada esperança, cada sonho..

doces, sensiveis, frias, ternurentas...
Mas sempre presentes em qualquer parte
Os donos da Amizade...

Queremos agradecer a todos que juntos acreditamos, e que fomos as urnas fazer o nosso dever de cidadania.

E também dizer à vocês que vamos torcer para que a Presedente do nosso Brasil faça o melhor, somos oposição, mais com certeza com responsabilidade, aplaudindo o que de bom for feito pelo Brasil, pelo Ceará e pelo o nosso Cratinho de açucar.

Um beijo grande em cada um de vocês.

MÔNICA ARARIPE

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31