xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 outubro 2010

Irmã Dulce é beatificada pelo Vaticano


Por meio de uma nota oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o cardeal arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, anunciou hoje a beatificação de irmã Dulce. O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, na capital baiana, e o cardeal informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.

Para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído à religiosa - fato que aconteceu esta semana em Roma. O processo ainda precisa ser assinado pelo papa Bento XVI para ser concluído.

De acordo com d. Geraldo, irmã Dulce é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização. "Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce), aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores", disse.

Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano. A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro de 2000 pelo próprio d. Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.

AE - Agência Estado

Aclamada biografia de Hitler chega ao Brasil


A "biografia definitiva do Führer", como é chamada internacionalmente, finalmente será lançada no Brasil. "Hitler", publicada originalmente em duas partes (1998-2000), terá edição em volume único. A obra foi escrita pelo historiador Ian Kershaw, uma das maiores autoridades sobre o assunto e consultor de história da rede BBC.

Reprodução
Biografia do ditador alemão alia fluência narrativa e rigor histórico
Biografia do ditador alemão alia fluência narrativa e rigor histórico

A trajetória, as atitudes e as hesitações do ditador são investigadas pelo autor, uma busca por explicações para a ascensão do ditador.

O texto é fundamentado em vasta documentação acadêmica e no diário --descoberto apenas na década 1990-- de Joseph Goebbels (1897-1945), ministro da propaganda nazista. Kershaw, mesmo autor de "Dez Decisões que Mudaram o Mundo (1940-1941)" (Companhia das Letras, 2008), nasceu numa Inglaterra devastada pelos bombardeios alemães, em 1943.

Traduzido por Pedro Maia Soares e publicado pela Companhia das Letras, o livro, com lançamento previsto para o dia 23 de novembro deste ano, já está em pré-venda na Livraria da Folha.

Americano atirou em si mesmo quando estava sonâmbulo, diz polícia

A polícia disse que um homem no Colorado (EUA) --que disse ter acordado com um estrondo, e então percebeu que tinha um ferimento de tiro em seu joelho-- provavelmente atirou em si mesmo quando estava sonâmbulo. O jornal "Daily Camera" informa que Sanford Rothman, 63 anos, da cidade de Boulder, disse aos investigadores no começo desta terça-feira que não se lembra do que aconteceu. Ninguém mais estava na casa dele no momento.

O sargento Paul Reichenback disse que Rothman tem um revólver de 9 mm perto de sua cama e toma remédio controlado para dor. Não houve indícios de álcool ou drogas ilegais envolvidos no incidente, segundo a polícia. Rothman foi atendido em um hospital e depois liberado.

DA ASSOCIATED PRESS, EM BOULDER

Segue chovendo no interior do estado. Brejo Santo registra 167 mm

Contrariando as previsões da Funceme, continua chovendo no interior cearense. Nas últimas 24 horas, 13 municípios foram banhados pelas precipitações. 9 deles estão na região do Cariri. Só em Brejo Santo foram registrados 167 milímetros. Em Missão Velha a chuva atingiu 63 milímetros e em Porteiras, 64.

Fonte: Blog de Farias Brito

Cidadania de resultado - Por Emerson Monteiro


Aqui vamos nós a colar os pensamentos no ato da escrita. Querer agora falar nos direitos da cidadania. Lembrar que houve tempo, de um Brasil recente, quando quase ninguém sabia disso. Apenas longos tapetes voadores circulavam o céu, caturando lugar nas praças, reclamando pista de pouso. Numa enxurrada só, em menos de um século, vieram morar no chão nacional os direitos da cidadania. Direitos civis, políticos e sociais. Ao cidadão completo, os direitos civis significam os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei. A garantia de ir e vir, de escolher trabalho, manifestar o pensamento, de se organizar, ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de só ser preso pela autoridade competente e de acordo com as leis, de só ser condenando mediante o devido processo legal. São civis os direitos que têm por base uma justiça independente, eficiente, barata e a todos acessível.
Os direitos políticos, ao seu modo, representam a participação do cidadão no governo da sociedade. A base dos direitos políticos são os partidos e um parlamento livre e representativo.

E os direitos sociais, que garantem a participação do cidadão na riqueza coletiva por meio da educação, do trabalho, do salário justo, da saúde e da aposentadoria. Permitem às sociedades politicamente organizadas reduzir os excessos de desigualdade produzidos pelo capitalismo e garantir bem-estar mínimo. A ideia central que estrutura os direitos sociais é a justiça social. Assim, mediante tão belas concepções filosóficas, as sociedades ocidentais letradas desenvolveram e praticaram os postulados estabelecidos no Iluminismo, e trouxeram ao poder dos estados modernos o ânimo forte das recentes constituições nacionais.

Contudo há os beneficiários da tanta luz da cidadania que, na contramão dos movimentos, estendem os braços e abrem as bocas quase só visualizando o egoísmo. Se há direitos, lhes pertencem por esperteza e dominação. Melhores estradas, melhores colégios, melhores manicômios judiciários, pistas pintadas, sinais funcionando, máquinas azeitadas e sofisticadas, repartições a todo vapor, no entanto para si e para os seus, totalitarismo de ocasião de causar náuseas e dó naqueles que ocupem a rabada nas filas, contrariedade pela ausência de cerimônia com que esses barriga cheia invadem a passarela, na intenção de comer a rifa da primeira garfada, esquecidos que sem direitos coletivos não existiria cidadania.

Isso assusta a ponto de aventarem até o pretexto de existir cidadãos de primeiras e segundas classes, absurdo de não ter tamanho. Mediante todas as conquistas da cidadania, cada cidadão preenche patamar único diante da soberania das leis. Esta grandeza representa, pois, os direitos que pertencem ao povo, livre de sobras ou contrapesos, primado de lutas e conquistas obtidas no decorrer de longos séculos.

Por: Emerson Monteiro

COMPOSITORES DO BRASIL


SAMBA CANÇÃO – Parte I

Por Zé Nilton

Não faz muito tempo os músicos e compositores brasileiros chegavam a engalfinharem-se quando o assunto era ritmo. Consenso total sobre os ritmos de carnaval. Apesar de que houve um tremendo esforço para se chegar a uma conclusão quando da passagem do maxixe para as novas batidas sob o mesmo compasso. Acontecia de uma música ser escrita dentro de um ritmo e logo em seguida ser registrada e até gravada sob outro gênero. É o caso de “Pelo Telefone”, “ Aí, ioiô” etc.

O samba canção surgiu assim meio sem querer no interior do mundo da música no Brasil. Precisava-se de músicas para preencher a vaga deixada pelo tempo do carnaval e eis que, - “olha só o que é que eu fiz”... - Mas isto é parecido com bolero, não ? - Não, é um sambinha. – Eu acho que parece com canção. – Bota aí para as músicas de meio de ano e estamos conversados.

No meio do ano cabiam todos os ritmos, menos os de carnaval.

Diz-se do samba-canção muito adequado à dolência e a malemolência do momento social das classes médias urbanas. Arre égua, também somos um povo sentimental, que chora quando ouve certas melodias, assim como italiano.

Na historiografia da Música Popular Brasileira, que adora uma periodização adorada pela História, o samba canção tem dia, hora e ano de seu nascimento. Exagero meu, mas consta que surgiu no ano de 1928 quando Henrique Vogeler, um pianista carioca, compôs a música que passou para a posteridade com três nomes: “Linda Flor”, “Meiga Flor” e
“Ai, ioiô”, e ainda começa com um “ Ai, Iaiá”. Consta igualmente a sua consagração pelo povo como “Ai, Ioiô”.

Na verdade, a letra desse samba casa com a idéia de romantismo na música, quando vai buscar elementos da linguagem do mundo rural, afirmando seus aspectos bucólicos. E haja “sofrê”, “oiá”, “oinho”, ‘inté’ e vai por ai...

Mas o samba canção tem um grande mérito. Deu a cancha para a bossa nova. Nos anos 50 o ritmo se encaixou perfeitamente no novo projeto musical. Uma beleza, que o diga João Gilberto!

Disse das encrencas pela afirmação do ritmo. Passei por uma dessas experiências. Menino, lá pelos fins de 1950, assisti, involuntariamente, um pega entre o famoso cantor cratense, Célio Silva, e um violonista que mais tarde vim saber tratar-se de Pedro Vinte e Um, habitué e tocador dos diversos cabarés da cidade. Não esqueço a fisionomia fechada e palavrões de toda magnitude de Célio Silva em cima de seu acompanhante. – Isto não é bolero, Pedro, isto é samba canção! Sabe o que é samba canção, porra? Vozeirão na música, vozeirão agudizado pela cachaça na direção do cada vez mais encolhido mestre Pedro Vinte e Um.

O samba canção no COMPOSITORES DO BRASIL desta quinta. Vamos aproveitar, na primeira e segunda parte, a sequencia levantada pelo eminente crítico e músico Tárik de Sousa, com 24 dos melhores samba-canções de todos os tempos.

AI, IOIÔ, de Henrique Vogeler, Marques Porto e Luis Peixoto com Araci Cortes
SAIA DO CAMINHO, de Custódio Mesquita e Ewaldo Ruy com Aracy de Almeida
SEGREDO, de Herivelto Martins e Marino Pinto com Dalva de Oliveira
NERVOSS DE AÇO, de Lupicínio Rodrigues com Paulinho da Viola
CANÇÃO DE AMOR, de Chocolate e Elano de Paula com Elizeth Cardoso
FOLHA MORTA, de Ary Barroso com Jamelão
DUAS CONTAS, de Garoto com Maria Creusa
NÃO DIGA NÃO de Tito Madi com Tito Madi
MARINA, de Dorival Caymmi com Dick Farney
NINGUEM ME AMA, de Antonio Maria e Fernando Lobo com Nora Ney
SE VOCÊ SE IMPORTASSE, de Fernando Cesar com Doris Monteiro
MOLAMBO, de Jaime Florence e Augusto Mesquita com Rosa Passos

Quem ouvir verá!
Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
www. radioeducadoradocariri.com
Acesse: www.blogdocrato.com
Quintas-feiras, de 14 às 15 h.
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Direção Geral, Dr. Geraldo Correia Braga

BlogHumor - O Polvo se matou...


Via Eliomar de Lima

CRATO - Novamente, a Capital da Cultura Caririense !


Uma cidade que cada vez mais, respira Arte, Cultura e é reconhecida no Brasil


Crato - Ceará - Festival da Canção - original - 4033508027

Acreditar em nossos valores, investir na cultura popular e nas tradições:

Img_6228 - original

Uma cidade que até pouco tempo, vivia de memórias, e hoje vê grandes realizações

Dsc03661 - original

Festas Populares...

Crato - São João Festeiro - original - 3638482020

Intercâmbios culturais...

Crato - São João Festeiro - original - 3638485082



Crato - Praça da Sé - Por Dihelson Mendonça - original

Valorizando os Artistas Regionais

DSC_0127 copy 600

Dando-lhes Espaços e Prêmios! - Assim se valorizam os Artistas...

DSC_0037 copy 600

Apoiando iniciativas...

Img_9609 - 600




Nas tradições, na história do nosso povo...

Image8 - original - 3848178198

Nas tendências artísticas dos nossos jovens...

DSC_0036 copy 600


Apoiando eventos que ressaltam as datas comemorativas do município



Crato - São João Festeiro - original - 3637667387


IMG_8151 - original


Crato - Ceará - Festival da Canção - original - 4034261872

O Nosso quartel-General da Cultura, O Centro Cultural do Araripe:

Centro Cultural do Araripe - Dihelson Mendonça - Crato - original

Biblioteca Municipal...

IMG_3592 - original


Através do muito que se tem feito em prol das artes e da cultura nos últimos tempos, a cidade de Crato, no Ceará, volta a ocupar o espaço que antes possuía, e se consolidar definitivamente como a capital da cultura regional. Os grandes investimentos dos últimos anos direcionados em resgatar eventos que já haviam desaparecidos do mapa, e apenas lembrados pela memória coletiva, como os festivais de Música, o Salão de Outubro, o nosso tradicional Carnaval de Rua, as datas festivas, além da valorização dos nossos artistas, seja pela abertura de inúmeros espaços culturais, seja pelo incentivo direto, comprovam este fato.

A considerar-se primeiramente que até o ano de 2003, final da gestão do prefeito anterior, Crato não dispunha mais sequer de uma secretaria de Cultura, num total processo de decadência e falência dos aparelhos culturais, não possuindo um único teatro no município, a não ser o "Rachel de Queiroz", que era da iniciativa privada, e hoje, pelo contrário, dispõe de inúmeros mecanismos criados ou concluídos na atual gestão, como o Espaço Cultural do Araripe, que reúne em suas dependências: Anfiteatro, Pinacoteca, Biblioteca, amplos espaços de manifestações culturais para a população, além do excelente Teatro Municipal Salviano Saraiva, onde toda semana acontecem eventos importantes para o município, é que cremos que finalmente, o Crato está no rumo certo das grandes cidades do país que buscam uma melhor integração ao mundo moderno, sobretudo quando se sabe que valorizar as artes e a cultura de um povo, é investir no ser humano.

Quando vemos hoje nossos jovens felizes, apresentando seus primeiros trabalhos no Festival da Canção Estudantil, e sendo estimulados e reconhecidos com premiações importantes aos vencedores; Quando assistimos ao Festival Cariri da Canção Nacional - Elogiadíssimo pelos participantes de vários estados da federação que aqui vêm desfrutar do congraçamento de culturas, da troca de conhecimentos, além do justo reconhecimento em artigos publicados em diveros sites e Jornais do País; Quando vemos a criação de uma Mostra de Música Instrumental, que tende a se transformar num Festival de Jazz do Crato, evento impensável em anos anteriores; Quando vemos o retorno dos Salões de Outubro, marcantes nos anos 70 e 80; Quando vemos o apoio dado pela secretaria de cultura do município a diversos eventos culturais da cidade, e as parcerias feitas com mecanismos tradicionais de Arte e Cultura, como o Centro Cultural Banco do Nordeste, SESC, SEBRAE, SECULT, MINC; Quando vemos a nossa Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo em Brasília, lutando por recursos junto aos ministérios para conseguir realizar todos os eventos, é que chegamos à conclusão que nunca se fez tanto pelas Artes e pela Cultura do Crato quanto nos últimos 4 anos. É verídico dizer que os eventos acontecidos nos últimos 4 anos, seja em volume e em qualidade, superam os 20 anos anteriores.

De modo que nós, enquanto artistas Cratenses, nos sentimos muito felizes em ver nossa cidade se desenvolvendo. Em vermos no dia-a-dia, no corpo-a-corpo, que temos uma secretaria de Cultura que realmente funciona e que faz jus à Crato - Capital da Cultura. Uma secretaria que hoje é elogiadíssima nos 4 cantos desse país pelos artistas que aqui vem se apresentar cada vez mais, trazendo um pouco do Brasil para o Crato, e levando um pouco do Crato para o resto do Brasil.

Há muito o que se investir ainda em Arte e Cultura, decerto, mas vendo sob uma retrospectiva, muito avançamos nos últimos tempos. Quem mora no Crato e acompanha como nós a luta incansável das pessoas ligadas às artes, em tentar cumprir a meta de um calendário cultural anual que já se dispõe no município, há de reconhecer esse trabalho. E é por uma questão até de justiça que devemos louvar e ressaltar aqui, o reconhecimento que a Secretaria Danielle Esmeraldo vem obtendo, por dedicar-se a uma causa tanto nobre quanto difícil, que é realizar em 4 anos aquilo que não se fez em 20 anos anteriores, e sobretudo, garantir que os princípios que norteiam o Crato rumo a um futuro de desenvolvimento regional seja consolidado para as gerações futuras. As centenas de artistas envolvidos em todos os projetos, e os milhares de Cratenses e Caririenses que prestigiam os eventos realizados, com certeza, estão muito satisfeitos em ver uma cidade renascer das cinzas de um passado distante e glorioso, uma cidade que até pouco tempo, vivia de memórias, e aqueles que a promovem hoje, pelo empenho e a dedicação, deixarão o nome gravado em alto relêvo nos hall dos que constróem um Crato, celeiro de artistas e de criatividade, nos céus da Arte e da Cultura brasileiras.

Parabéns à Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo, pelo muito que se tem feito em Arte e Cultura. Parabéns também ao Prefeito Samuel Araripe, que apesar das poucas verbas do município, da imensa queda de repasses federais e estaduais, nunca deixou de acreditar que
investir em Cultura, é garantir um futuro digno para a população do Crato.

Parabéns à Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, pelo muito que tem feito, pelo tempo integral de dedicação a realizar em apenas 4 anos, o que não se fez em décadas anteriores.

Danielle Esmeraldo - Por Dihelson Mendonça - original


Texto: Dihelson Mendonça
Fotos: Dihelson mendonça, Wilson Bernardo, Cacá Araújo

A Baleia Morreu - Baleia morre após passar dois dias encalhada em praia de Búzios


Mesmo com rebocador, não foi possível realizar resgate de jubarte com quase 30 toneladas. Uma baleia que estava encalhada há dois dias em Búzios, a 167 quilômetros do Rio de Janeiro, morreu na madrugada de hoje apesar das tentativas de resgate de bombeiros e voluntários, informaram fontes oficiais. O mamífero de 12 metros de comprimento estava preso desde segunda-feira na beira do mar, mas apesar dos esforços feitos para o desencalhe, inclusive utilizando rebocadores, não foi possível salvá-lo. As quase 30 toneladas da baleia, da espécie Jubarte, foram um peso excessivo demais até para o rebocador cedido pela Petrobras para o resgate.

Os esforços agora estão voltados para a retirada do cadáver e não se descarta a possibilidade de cortá-lo em pedaços para retirá-lo o mais rápido possível, disseram à Agência Brasil porta-vozes do Corpo de Bombeiros do município. Neste ano, sete baleias desta espécie encalharam no litoral do nacional, segundo um relatório da ONG Instituto Baleia Jubarte.

AE - Agência Estado

Após The Economist, britânico Financial Times diz preferir Serra


Depois da revista The Economist, hoje o também britânico Financial Times declarou em editorial que o candidato do PSDB, José Serra, "é a melhor opção para o Brasil". As duas publicações britânicas mostram apoio à alternância no poder após oito anos de governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de ver poucas diferenças entre o tucano e a petista Dilma Rousseff, o FT argumenta a favor de uma interrupção da "relação com o poder". Em artigo da última edição, a The Economist também afirma que, depois de dois mandatos do PT, "o Brasil poderia se beneficiar de uma mudança".

As duas principais publicações britânicas fazem avaliação similar dos candidatos. Ambas acreditam que Dilma e Serra guardam semelhanças pelo fato de serem social-democratas com pouco charme. "Os dois têm sido comparados a Gordon Brown, só que sem carisma", escreve o FT, referindo-se ao ex-primeiro-ministro britânico reconhecido por sua falta de desenvoltura política.

A Economist e o FT dizem também que Dilma é favorável a um Estado maior, enquanto Serra agiria mais rápido para conter os gastos públicos, o que permitiria redução das taxas de juros e limitaria a valorização do real. As publicações avaliam que Dilma não possui a mesma habilidade política de Lula.

O FT questiona ainda o papel que o atual presidente teria no futuro e vê possibilidade de situação semelhante à da Rússia, onde o primeiro-ministro Vladimir Putin ocupa uma "presidência paralela".

"Apesar de nenhum partido ter monopólio quando se trata de corrupção, há muitos sinais de que o PT se tornou muito cômodo com o poder", afirma a The Economist. As avaliações pró-Serra passaram a ser feitas no segundo turno da corrida presidencial, já que anteriormente as publicações davam como certa a vitória de Dilma no primeiro turno.

DANIELA MILANESE - Agência Estado

Maratona Músical:Um Canto em Crato Canto-Por Wilson Bernardo

Chegou ao fim a maratona de música na periferia e principais praças da cidade do Crato,ontem a noite terça-feira,na pracinha da nova escadaria,de acesso ao seminário,a música e os sentimentos dos portadadores de deficiências especiais,marcou e emocionou a todos que prestigiaram.Senhoras e crianças,encantadas com a qualidade da música e a superação individual de cada integrante da APAE.Uns dos pontos cruciais,se deu por conta da banda musical mirim,que consolidou a perpetuação da banda de musica principal,garantindo ai um longo e promissor futuro,para uma das bandas mais antigas e importante para o Crato e o Estado do Ceará.
Rondinele Bernardo,Trombonista da Banda Municipal Mirim,sobrinho de Wilson Bernardo
O Futuro da Banda Municipal,nas mãos de adolescentes promissores
A criançada empolgada,com a fantasia da música com vários seguimentos da cultura Afro-Cariri APAE provou que tudo é possivel
Gurizada encantada com tanta desenvoltura dos deficientes EFICIENTES portadores de dons especiais.
APAE e os tambores encantados,grupo que resgata a negritude brasileira
Senhoras,com a certeza de que o mundo pode ser bem melhor.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JARDIM – CEARÁ:

Homem de 49 anos morre eletrocutado.

A polícia de Jardim registrou na manhã de ontem (27) uma morte por choque elétrico. A vítima foi um homem de 49 anos identificado por Manuel Fernandes da Silva morador do Sítio Malhadinha naquele município. A polícia apurou que por volta das 10hs, a vítima recebeu uma forte descarga elétrica quando se encontrava em um açude situado na mesma localidade onde ele residia, tendo o mesmo sido arremessado para dentro do reservatório de água sendo resgatado por populares, já sem vida.

A polícia militar através da viatura composta pelo sargento Hilário, cabos Tarcísio e Paulo, e soldados Lúcio e Barros esteve no local isolando a área até a chegada da perícia florense na pessoa do perito criminal Pequeno que após os exames preliminares autorizou o rabecão a fazer o traslado corpo para necropsia no núcleo de pratica florense regional do cariri em Juazeiro, para posterior liberação para sepultamente que deve ocorrer no dia hoje em Jardim.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Aposentado 80 anos espancado pelo próprio filho de 39 anos.

O caso aconteceu na residencia de número nº 68, da Rua Francisca Pereira Gino, bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, por volta das 15hs, desta terça-feira (27). Populares revoltados com o fato comunicou o ocorrido a COIPS – Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança do 2º BPM que o homem de nome Andenir Luís de Oliveira, 39 anos, residente no local do delito, estava agredindo o pai do mesmo, um aposentado de 80 anos de idade, a cabo de vassouras.

A CIOPS acionou para atender a ocorrência a equipe do ROCAM 02, composta pelos soldados Welson, Monteiro e Júnior, juntamente com a dupla de PMS da RD 1229, Diego e Thiago Militão que para efetuar a prisão e condução a delegacia de polícia do acusado foi necessário utilizarem a força física. Na DP Andenir Luís de Oliveira, 39 anos foi autuado em flagrante delito por MAUS TRATOS contra o seu genitor.

Prisão para cumprimento de mandado judicial

O acusado de pratica de homicídio José Roberto dos Santos, 34 anos, foi preso em sua residencia, localizada no cruzamento das ruas Geralda Martins e Manoel Tavares Lopes, nº 935, bairro Parque São João, em Juazeiro do Norte, por volta das 10h39min, de ontem, por determinação judicial.

A prisão foi efetuada por uma equipe de militares comandada pelo tenente Guedes, em cumprimento a um mandado judicial em aberto, expedida pela 4ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte, capitulação penal Art. 121, § 2, incisos I, II e IV do CPB. Após sua prisão, José Roberto dos Santos, foi apresentado na delegacia regional de polícia civil de Juazeiro onde foi ouvido pela autoridade policial civil competente, em seguida levado ao presídio publico de Juazeiro do Norte, onde espera o pronunciamento da justiça.

Triangulo amoroso motiva surra em mulher de 40 anos via pública.

O fato aconteceu, ontem (26), por volta das 19h10, na Avenida Castelo Branco, de frente ao Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, ocasião em que três mulheres, agrediram a socos e pontapés a dona de casa iniciais M.L.B.S., 40 anos, residente na rua da Paz, Bairro Romeirão em Juazeiro do Norte.

Populares que presenciarão a agressão informou o fato a polícia que compareceu ao local do delito através da viatura do Ronda do Quarteirão RD RONDA 1223, composta pelos soldados Marlon e Borges, que após diligencias conseguiu prender uma das acusadas, Maria das Neves V. Pereira, 29 anos, residente na av. Aílton Gomes, 2073, Pirajá, em Juazeiro. A polícia apurou que agressão foi motivada por ciúmes, derivada de um triângulo amoroso do qual a vítima faz parte, juntamente com o marido de uma das agressoras.

NOTA A IMPRENSA

O 2º Pelotão da Companhia de Polícia Militar Ambiental informa:

o dia 03 de novembro de 2010, a partir das 07h:30min na Escola Álvaro Madeiro, Sertãozinho, na cidade do Crato – CE, a abertura do curso de capacitação, Guardiões Ambientais, no intuito de formar disseminadores que desperte a consciência da população caririense a respeito da defesa e preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações, participarão deste curso cinqüenta ( 50 ) jovens, na faixa etária de 8 a 14 anos, das comunidades que moram no entorno do Parque Estadual do Sítio Fundão, Crato - CE.

Serão parceiros na formação destes jovens a SEMAC (Secretaria do Meio Ambiente do Crato), CGM (Cerâmica Gomes de Matos), Direção do Colégio Álvaro Madeiro.

Juazeiro do Norte/CE, 27 de outubro de 2010.
Francisco Paulo Rabelo de Luna – Cap. QOPM
MAT. 111.062-1-8

CRATO – CEARÁ: Plantão policial sem registro de ocorrências de natureza grave nas últimas 24 horas.

O operador de plantão na COIPS – Crato / Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança da 5ª Cia do 2º BPM, informou a nossa reportagem que em Crato e demais municípios que integram a área da circunscrição daquela unidade policial militar não foi registrada nenhuma ocorrência de natureza últimas 24 horas.

LAVRAS DA MANGABEIRA – CEARÁ:

Prisão através de mandado judicial

Ontem, ( 26/10) a POLICIA MILITAR efetuou uma prisão através de mandado judicial. A Policia Militar, através RP 2492, composta pelos PMs: CABO PM FRANCIVALDO , CB. PM BARROS e o SD. PM CLEITON , encontrava-se em diligencias pelo centro da cidade quando efetuou a prisão de DERLANDIO JOSE DE OLIVEIRA, solteiro, agricultor, com 22 anos de idade, natural de Lavras da Mangabeira/CE , o qual tinha um mandado judicial em aberto, referente a um homicídio praticado pelo mesmo no último dia 22 deste mês , fato este ocorrido na casa onde residia juntamente com a vitima, que era o seu padrasto de nome JUAREZ FERREIRA MAIA ; Que o autor do homicídio após ser ouvido pela Autoridade competente, fora conduzido para a Cadeia Pública local, onde se encontra recolhido.

IGUATU– CEARÁ:

Roubo a pessoa


Ontem, no dia 26 de outubro de 2010, por volta das 10h:30min, a Polícia Militar recebeu a informação acerca de um Roubo contra uma pessoa na Rua 13 de maio, próximo a agência da Receita Federal em Iguatu/Ce. Após tomar conhecimento do fato, de imediato, compareceu ao local a RD 1239 composta pelos Policiais Militares CB P. NETO, SD ELENILSON, SD JOSIMAR, SD FILHO e constataram a veracidade do fato, que teve como vítima a Sra. JOANA CORREIA DA SILVA, 59 anos, agricultora, separada, natural de Saboeiro/Ce, residente no Sítio Cruzeta, Saboeiro. Segundo informações da vítima, ela estava passando pela Rua 13 de Maio, próximo a agência da Receita Federal, quando foi abordada por dois elementos que a renderam usando uma arma e anunciaram o assalto, em seguida tomaram-lhe uma bolsa contendo os seguintes pertences: seus documentos pessoas, um celular Nokia, e a quantia de R$ 1.500,00. Após o roubo, os elementos tomaram rumo ignorado. A polícia militar encontra-se diligenciando no intuito de localizar e prender os acusados.

Acidente de transito (colisão)

Nesta terça-feira (26), por volta das 15:00, a Polícia Militar recebeu a informação acerca de um acidente de transito envolvendo duas motos na rua Deoclécio Lima Verde, Areias, Iguatu/CE. Ao tomar conhecimento do fato, de imediato, compareceu ao local a RD 1238 composta pelos Policiais Militares SD PM SOARES, SD PM INELDO E SD PM F.ALVES e constataram a veracidade do fato, que teve como vítima ROSELI PEREIRA RICARTE, 40 anos, casado, autônomo e natural de Acopiara/CE que teve escoriações pelo corpo e encontra-se em observação no Hospital Regional de Iguatu/CE, o mesmo conduzia uma HONDA NXR BROS ano 2006 de cor preta e placa: HWP6304 com inscrição de Iguatu/CE. A outra motocicleta era uma HONDA CG 125 de cor Azul, ano: 1999/1999 de placa: HZD 8445 inscrição de Tianguá/CE conduzida por GERALDO SOARES MARTINS, 44 anos, mototaxista, casado, natural de Jucás/CE. No momento em que a RD 1238 esteve no local a primeira vitima já havia sido socorrida por populares, e a segunda estava inconsciente e foi socorrida imediatamente ao Hospital Regional de Iguatu/CE, onde se encontra na sala de cirurgia.

MOMBAÇA – CEARÁ:

Prisão por porte ilegal de munição (estatuto do desarmamento)


Ontem, (26) por volta 14:00 horas, policiais militares, quando realizavam rondas na Vila São José, distante 08 km da sede Mombaça-CE, depararam-se com uma pessoa em atitude suspeita em alta velocidade numa motocicleta. DA AÇÃO PM E DESFECHO: de imediato, a VTR-773 da Polícia Civil, composta pelos policiais, SD PM NILTON, SD PM ALVES NETO e o Inspetor FERNANDO, saíram em perseguição ao motociclista, que o mesmo ao perceber que a viatura se aproximava, entrou dentro de uma oficina mecânica e jogou um embrulho na prateleira, a qual ficava 40 centímetros de sua pessoa, e após feita a abordagem no autor e na oficina com a autorização do mecânico responsável pela a mesma, foi apreendido um embrulho dentro de uma sacola azul com 05 cápsulas de arma de fogo, cal 12 deflagradas e após a apreensão, foi dado voz de prisão em flagrante na pessoa de JARDEL LINHARES MARTINS, 23 anos, solteiro, natural de Mombaça-CE, filho de Ademar Alves Martins e de Zuila Ferreira Linhares. O infrator foi conduzido para Delegacia de Policia Civil para os devidos procedimentos (Art 14 da Lei nº. 10.826/03-estatuto do Desarmamento), junto a autoridade competente.

ACOPIARA – CEARÁ:

Acidente de trânsito

No dia 26/10 por volta das 08:30h a POLICIA MILITAR foi informada via 190 a respeito de um acidente de trânsito.. A RD1267 composta pelos policiais, SD PM Aldemir, SD PM Medeiros e SD PM Delano, seguiram até o local e constataram a veracidade do fato, onde foi vítima de acidente de trânsito a pessoa de nome GEAN FERREIRA SANTOS, 18 anos, natural de Acopiara, Agricultor, solteiro, que conduzia a moto CG TITAN 125 PLACA HUM-5819 inscrição de Iguatu-CE; que segundo informações a vitima foi fazer uma ultrapassagem perigosa, e veio a colidir frontalmente com o veículo SAVEIRO PLACA HYM-3651 inscrição de Nova Russas-CE, que era conduzido por ANTONIOALVES PEREIRA, 28 anos, natural de Nova Russas, Autônomo, solteiro, que vinha no sentido Iguatu; a vítima foi socorrida até o Hospital local com escoriações pelo corpo e fratura no pé esquerdo

BODOCÓ - PERNAMBUCO:

Acidente de trânsito com vítima fatal


Uma mulher de 44 anos morreu após perder o controle de direção da motocicleta que conduzia e chocado com cerca de arame. O acidente aconteceu por volta das 13h00min de ontem (26/10/10) no Sítio Carneiro, zona rural de Bodocó – PE. Onde a vítima Francisca Menezes de Souza, doméstica, casada, 44 anos, trafegava conduzindo uma motocicleta Honda CG-125, quando perdeu o controle de direção do veículo e se chocou com uma cerca de arame. No acidente a vítima sofreu lesões no pescoço e ainda chegou a ser socorrida com vida para o Hospital local e em seguida transferida para o HRFB em Ouricuri – PE, mas não resistiu e faleceu. (BO nº 0248/10)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Estudante menor de 12 anos é agredido a pauladas

O fato ocorreu por volta das 18h00min de ontem (26/10/10) no Povoado da Extrema no município de Ouricuri – PE. Onde a vítima estudante menor de 12 anos das iniciais EST, se dirigiu até um curral ali próximo a fim de guardar um animal, jumento. Quando foi surpreendido pelo acusado Luciano Delmondes da Silva, 28 anos, que apresentando visíveis sintomas de ter ingerido bebida alcoólica, fazendo uso de um pedaço de madeira passou a agredir a vítima e o animal. Segundo a polícia, a vítima foi lesionada na cabeça. Já o acusado foi preso em flagrante e conduzido a DPC local. (BO nº 0795/10)

Homem é preso por prática e desordem

PPMM do 7º BPM realizavam rondas no Bairro Santa Maria, quando por volta das 21h00min de ontem (26/10/10) se depararam com o acusado Nelsino Araújo Reis, 53 anos, que segundo populares o mesmo praticava desordem e teria agredido verbalmente mulheres daquela comunidade. De acordo com a polícia, o acusado após receber a voz de prisão chegou a resistir sendo dominado e conduzido a DPC local. (BO nº 0794/10)

OURICURI - PERNAMBUCO:

Veículo capota na Avenida Fernando Bezerra na manhã de hoje


Segundo a polícia, a GT-01 da PM realiza rondas no centro de Ouricuri – PE quando por volta de 01h00min de hoje (27/10/10) se deparam com o veículo VW Gol de cor prata, placas GOG-8148, capotado na pista de rolamento. De acordo com a polícia, testemunhas no local afirmaram que o veículo era ocupado com 04 (quatro) pessoas e que ninguém havia se ferido. A polícia identificou um menor de 17 anos como condutor do veículo. (BO nº 0796/10)

PARNAMIRIM - PERNAMBUCO:

Idoso de 73 anos é assassinado e tem os olhos mutilados pela própria companheira

O assassinato aconteceu por volta das 17h30min de ontem (26/10/10) na Rua 03, COHAB 01 de Parnamirim – PE. A Guarnição da PM foi solicitada por Agente da Polícia Civil dando conta do ocorrido. Segundo a polícia o corpo da vítima Osmar Lopes da Silva, 73 anos, foi encontrado já sem vida na sala de sua residência com a cabeça machucada e os olhos mutilados. A polícia apontou a companheira da vítima, Fátima Driele dos Santos Sá, 25 anos, como autora do crime, porém, a mesma negou as acusações. A acusada foi presa e conduzida a DPC de Salgueiro – PE. (BO nº 1470/10)

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

ATENÇÃO - Não Perca !!! - Sábado dia 30 de Outubro - CONCERTO - Dihelson Mendonça - O Dom da Música - Anfiteatro da RFFSA - Crato - CE

http://1.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TMeMKYVu3BI/AAAAAAAATac/SM0mYpbo6dE/s1600/o+dom+da+musica+2.jpg


Em uma carreira musical de mais de 30 anos devotada à música, e considerado um dos grandes pianistas Brasileiros, o tecladista/arranjador/compositor Dihelson Mendonca, nascido em Crato-CE em 1966, já demonstrou o seu talento, tocando lado a lado com os maiores nomes da música Instrumental brasileira, tais como: Hermeto Pascoal, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Arismar do Espírito Santo, Luciano Franco, Toninho Horta, Vinícius Dorin (Saxofonista), André Marques, Itiberê Swarg (Baixista) , Márcio Bahia (Baterista), Beto Batera ( Irmão do Carlos Bala - baterista ), Carlinhos Patriolino, Márcio Resende, Nenê (Baterista), Fátima Santos (cantora), Lia Chaves (cantora), João Senna ( Sax ), Ricardo Júnior (Pianista e Arranjador da cantora Dóris Monteiro), Cleivan Paiva (Guitarrista com quem mantém um dueto de Jazz), dentre muitos outros. Enormemente aclamado por onde tem passado, Dihelson Mendonca possui um estilo eclético e virtuoso, que de imediato cativa a platéia. Compositor de cunho erudito e profundo pesquisador da música pianística, considera-se principalmente um pianista de Jazz, embora em seus concertos, execute frequentemente obras eruditas, de Bach à Stravinsky, e em especial, Frederic Chopin.

FORMAÇÃO MUSICAL

Dihelson Mendonça iniciou seus estudos de piano clássico na Sociedade de Cultura Artística de Crato-CE ( SCAC ), com a professora Diana Pierre no início dos anos 80. Com raro talento, dsenvolveu rapidamente, e aprendeu a tocar em apenas 3 anos de estudo, peças de enorme dificuldade técnica. Concentrou-se nos românticos, principalmente Chopin. A descoberta do Jazz deu-se por essa época, (1982) ao descobrir por um acaso, um disco do pianista Oscar Peterson, gravado pela “Rádio Canadá Internacional”. “Depois disso nada foi como antes!”, afirma o músico. Em seguida iniciou-se uma grande peregrinação para compreender a sua nova paixão: O JAZZ ! Pelo fato de em sua cidade natal as possibilidades de estudo de Jazz eram escassas, resolveu estudar por conta própria todo o tipo de material relacionado ao estilo, desde trascrições que fazia à partir de discos e fitas, a livros variados e revistas sobre Jazz, como a DownBeat.

Por volta de 1984, chegou a cursar a Universidade Federal da Paraíba, no curso de Engenharia Eletrônica em Campina Grande, mas, o seu amor pela música tocou mais alto, e Dihelson abandonou sua futura carreira de Engenheiro Eletrônico para se dedicar exclusivamente ao Piano. Nessa época, já com sólido embasamento musical e sob influência de músicos modernos como Chick Corea, Bill Evans e Keith Jarrett, formou com o guitarrista paraibano Jocel Fechine e mais quatro integrantes, o seu primeiro sexteto, do qual participaram alguns dos maiores nomes do Jazz do nordeste: Jocel Fechine à guitarra, Fernando Rangel baixista ( músico renomado, e hoje, integrante do grupo Contrabanda do Recife), Fernando trompete, Sérgio Manfredo ao Saxofone, e o grande baterista Giovanni. Esse grupo foi a "sensação" do departamento de Artes DART da UFPB em Campina Grande em 1985/86 onde realizava seus periódicos concertos.

Ainda por essa época, assombrou os alunos da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa, ao se apresentar com o guitarrista Jocel Fechine num concerto-surpresa. Em Campina Grande, estudou com diversos professores, dentre eles, o Prof. Otávio, que havia sido aluno do grande gênio francês Pierre Boulez, considerado um dos pilares da música moderna do século XX.

À partir de 1986 , abandonou de vez a Universidade e tornou-se autodidata, por achar que as universidades brasileiras não continham o estudo musical de que necessitava. Tratou de continuar a sua peregrinacão intensa por livros, discos, e toda espécie de material de pesquisa de Jazz e música contemporânea que persiste até os dias de hoje. Ainda em 1986, firmou seu “Quartel-General” em Crato, sua terra natal, onde formou o primeiro grupo da região especialmente dedicado ao Jazz: O "Cariri Samba-Jazz Quartet" que foi motivo de várias entrevistas em diversos jornais e revistas cearenses. Após o "CSJQ", Dihelson Mendonça se concentrou em seu aperfeiçoamento musical, como professor de Piano, Harmonia de Jazz e improvisação na “Sociedade de Cultura artística de Crato” (SCAC), em 1987, além de gravações em estúdio. No entanto, nunca interrompeu as suas apresentações para convidados seletos que apreciam a música clássica, ou em festivais de MPB, desde Manaus, a Porto Alegre, onde, em 1991, por ocasião do Festival Nacional dos Economiários, participando como arranjador numa música da autoria de Pachelly Jamacaru, o fez ganhar o prêmio de melhor arranjo do festival. Em Porto Alegre, se apresentou informalmente na conceituada sala Tom Jobim, para um público seleto, que o aplaudiu veementemente, então com 24 anos de idade. Em 1989, apresentou-se em Fortaleza com os excelentes músicos Brasileiros Gilson Peranzzetta, e Mauro Senise, que já lhe advertiam de que deveria deixar o Ceará o quanto antes e fazer vôos mais altos, coisa que sempre recusou a fazer.

INFLUÊNCIAS

Dihelson Mendonça diz que tudo lhe serve de influência, de Bach à Hermeto Pascoal, passando até pelos “Irmãos Aniceto” (grupo de pífaros local), mas, é inegável que se ouve em sua música um forte sotaque de Chopin, Liszt, Ernesto Nazareth e até Stravinsky. Ainda devem ser mencionados como principais influências os músicos: Chick Corea, Bill Evans, Herbie Hancock, Keith Jarrett, Claire Fischer, Hermeto Pascoal e Debussy, dentre muitos outros.

O ARRANJADOR:

A partir de 1986 começou a se dedicar ao trabalho de arranjador, tendo trabalhado em dezenas de CDs. Produziu e dirigiu todos os CDs do também artista cratense Pachelly Jamacaru. Foi o diretor musical de inúmeros shows locais, tais como "Soy Loco por Ti América Latina" de Luiz Carlos Salatiel, que teve grande impacto de público e de crítica. Em 1997 foi a Nova York, numa espécie de peregrinação musical, onde tratou de contactar grandes nomes do Jazz, e chegou a fazer amizade com o grande pianista da República Dominicana, Michel Camilo, considerado um dos maiores pianistas de Latin-Jazz da atualidade, além de contactar o grande saxofonista Joe Henderson, e o legendário pianista de Jazz Mccoy Tyner. Ainda em 1997, formou um grupo de Jazz com o baterista fortalezense Denilson Lopes, e o contrabaixista Jerônimo Neto.

Dihelson Mendonça já integrou por diversas vezes grupos que se apresentaram no projeto "BEC - Seis e Meia" em Fortaleza, bem como promoveu WorkShop de Piano-Jazz realizado na UECE (Universidade Estadual do Ceará) em 1998. Em 1999, montou seu próprio estúdio de gravações profissionais na região do Cariri cearense, o DMSTUDIO, que é ponto de referência nas gravações de teor cultural da região. Também como arranjador, trabalhou como diretor musical e arranjador de todos os 3 CDs do compositor Pachelly Jamacaru.

GUARAMIRANGA & CIA

Participou por diversas vezes do “FESTIVAL DE JAZZ & BLUES de GUARAMIRANGA”, muitas vezes com seu próprio grupo, do qual figuraram nomes como: Luizinho Duarte (baterista do grupo Marimbanda), “David Alexander Krebs” o “Alemão”, Ricardo Leite (baixista), Denilson Lopes, Jerônimo Neto, e também como integrante de grupos de diversos artistas locais de renome, tais como Márcio Resende (Sax), e Luciano Franco (baixista, e compositor). Também, no mesmo festival, tocou no show de Toninho Horta e Arismar do Espírito Santo, onde fez uma das mais aclamadas apresentações na história do festival. Em 2001/2002 Dihelson trabalhou em diversos projetos de CDs de outros artistas, inúmeras apresentações com os novos duetos com o saxofonista Márcio Resende, o grande bandolinista Carlinhos Patriolino, e o promissor saxofonista Felipe Oliveira, além de trabalhar em suas próprias composições e projetos.

Em 2003, entrou num processo de reclusão e pesquisa, para se dedicar exclusivamente à composição e ao aperfeiçoamento pianístico. Adquiriu grande quantidade de partituras da literatura pianística universal e se dedicou à pesquisa, ao estudo, e à escrita musical. Em setembro de 2003 realizou um grande projeto: voltou ao palco e se apresentou no CCBN (Centro cultural Banco do Nordeste) , em Fortaleza - CE, executando exclusivamente obras de FREDERIC CHOPIN. No Ano Anterior, havia se apresentado no mesmo local, com um tributo ao gênio Hermeto Pascoal, e ainda no mesmo local, em Setembro de 2004 fez grande apresentação com seu "Tributo à BILL EVANS", apresentando os grandes "hits" do grande gênio do Jazz Piano. Ainda em Fevereiro de 2004 se Apresentou pela 5a vez no Festival de Jazz de Guaramiranga, desta feita com uma superbanda em "Tributo à Chick Corea". Ganhou o prêmio Nelson's em 2003 de Melhor Tecladista do Ano! - Tem se apresentado regularmente pelo Centro Cultural Banco do Nordeste em vários concertos, bem como do SESC.

O COMPOSITOR

Como compositor, Dihelson Mendonça é eclético: possui mais de 150 composições Jazzísticas e populares (Sambas, Choros, Bossas, Baiões, Frevos ), e muitas parcerias com outros compositores, tais como Haroldo Ribeiro, e Luciano Franco, e tem se dedicado também ao campo erudito, tendo já composto várias peças nesse sentido, que vão desde estudos para piano, prelúdios, valsas, choros, e peças de caráter improvisatório a serem publicados. Neste específico setor, suas influências principais são: Bach, Bartok, Liszt, Stravinsky, Beethoven, Chopin,e Debussy. Também tem se dedicado a um enorme projeto chamado "Projeto Chopin", já em andamento , que consiste numa série de Concertos apresentando diversas das principais peças do compositor polonês juntamente com suas próprias composições e “paráfrases” , ao final da qual, pretende registrar em CD; Nas suas próprias palavras, “Sou pianista de Jazz por opção, mas também, sou um músico erudito de coração, e creio que os dois estilos para mim, se complementam. O músico nunca será completo sem conhecer e compreender as raízes da música e/ou as suas vertentes”. Em 2009 grava seu com patrocínio exclusivo do Banco do Nordeste, o seu primeiro CD totalmente autoral intitulado “A Busca da Perfeição”.

REFERÊNCIAS:

“O Dihelson, é um “cabra danado”, improvisa pra “danar”, é o repentista dos Teclados!”

Hermeto Pascoal

“O Dihelson Mendonça está entre os 10 (ou 5) melhores pianistas do Brasil. Sou seu fã.”

Vinícius Dorin – Saxofonista. Hermeto pascoal

“Ele (Dihelson) , está pronto pra tocar em qualquer lugar do Mundo!! “

Wilson Curia – Pianista e Prof. Música. ( considerado Um mestre dos Pianistas Brasileiros )

“O Dihelson toca legal pra caramba!”

Arismar do Espírito Santo – Músico.

“O maior músico do Ceará”

Haroldo Ribeiro - Compositor

CONTATOS:
Visite os websites oficiais:
www.dihelson.com
www.dihelson.blogspot.com

SERVIÇO: O Concerto para Piano "O Dom da Música", de Dihelson Mendonça faz parte da Mostra Instrumental, que se realiza nos dias 29 e 30 de outubro, no Anfiteatro da RFFSA. Compareça a todos os shows da mostra!

No Concerto, peças de Bach, Mozart, Chopin, Beethoven, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, além de Composições e Arranjos do próprio artista sobre temas populares, consagrados pelo público.

Local do Concerto: Anfiteatro da RFFSA - Crato - CE
Data: 30 de Outubro, Sábado - 19 horas
Entrada Franca

Bom Dia, Crato! - Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2010


Bom Dia, Crato!


Para quem gosta sempre de saber das novidades meteorológicas do Cratinho de Açúcar, ontem choveu novamente ( chuva pequena ), mas é interessante observar que nos últimos dias o amanhecer é muito mais lindo, com a Chapada do Araripe envolta em névoas que cobrem o cume. Os dias são nublados e o sol, quando aparece, é sempre após o meio-dai. Estamos tendo uma pequena estação "invernosa" aqui em pleno outubro. A temperatura tem variado entre 25 e 30 graus. Umidade relativa do Ar, 65 por cento. Hoje de madrugada, mínima registrada na Vilalta, 25 graus.

Previsão do Tempo

E a previsão do tempo é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Com temperatura máxima de 28 e a mínima de 19 graus. Informa o site Climatempo.

Bom Dia!

CRATO - Notícias do Dia 28 de Outubro de 2010


Festival Cariri da Canção 2010 - Mostra Instrumental acontece nesta sexta e sábado

O Festival Cariri da Canção se aproxima da sua segunda etapa e terceira edição, dos dias 4 a 6 de novembro, com grandes concorrentes de vários estados do Brasil. Este ano, 30 finalistas foram selecionados entre quase 200 inscritos. Dando seqüência ao trabalho de incentivo aos novos talentos, com a finalização no dia 31 das oficinas, e aos músicos de forma geral, será iniciado no próximo dia 29, a partir das 19 horas, a Mostra de Música Instrumental. O evento acontece no Anfiteatro do Centro Cultural do Araripe (Rffsa) e será aberto pela Banda de Música Municipal do Crato, às 19 horas. Em seguida, se apresenta a Orquestra Municipal de Campos Sales, encerrando a primeira noite de apresentações com o Ibbertson Nobre e Trio. No dia 30, às 19 horas, se apresenta o músico Di Freitas. Logo após, show com a Orquestra da Sociedade Lírica do Belmonte, e fechando a noite um Concerto de Piano com o Pianista Dihelson Mendonça. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, com apoio da Prefeitura Municipal.

Governo do Crato apóia o I Festival da Primavera Cariri

O Governo Municipal do Crato está apoiando o I Festival da Primavera Cariri de Flores e Plantas Ornamentais que acontece na Praça Alexandre Arraes no Centro da Cidade. Desde a terça-feira, 26 se estendendo até amanhã sexta-feira, dia 29, várias espécies estão em exposição para os apreciadores da natureza. O evento está sendo realizado pelo Instituto Agropólos, Cariri Flora e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Estado, com apoio do Sebrae. O objetivo do Festival Primavera, é estimular o crescimento da representatividade do setor como segmento da economia, não apenas em nível local, como estadual. O Território do Cariri, que abrange 28 municípios, tem o maior número de produtores de flores e plantas ornamentais do Estado, 56. Mais até do que o Maciço de Baturité, o maior pólo produtor cearense, que conta com 47, e a Ibiapaba, com 22. A floricultura no Cariri ocupa 35 hectares de terras cultivadas. Outra vez, mais do que Baturité, com 12 hectares – a Ibiapaba tem 74 hectares de área cultivada.

ProJovem Trabalhador inicia fase de inserção no mercado, em Crato

Após quase seis meses de qualificação profissional, os integrantes do ProJovem Trabalhador, operacionalizado em Crato, por meio de parceria com o Governo Federal, levará ao mercado de trabalho pessoas capacitadas e preparadas em diversas categorias profissionais como administração, agro-extrativismo, alimentação, construção e reparos, arte e cultura, metalmecânica, saúde, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.

São cerca de 350 horas de estudos e preparação prática. A coordenação municipal do projeto, que tem à frente a Rosevany Bezerra de Menezes, inicia, com equipe, visitas aos empresários do município no intuito de inserir os jovens no mercado de trabalho. Ela afirma que a recepção tem sido positiva. A meta é chegar a 30 por cento de inserção, de acordo com os critérios do Ministério do Trabalho. Rosemary classifica esse momento de visita aos empresários como importante, por ser a hora de fazer a diferença para os que precisam da primeira oportunidade de emprego. São 500 jovens, em 20 turmas, cinco delas na zona rural do município que estão concluindo no próximo dia 5 de novembro, os módulos preparatórios. Em 2008, 125 jovens tiveram a oportunidade de passar pelo programa no município e a meta de inserção no mercado de trabalho foi superada, chegando a mais de 30 por cento.

Prefeitura do Crato se destaca por atuar priorizando infraestrutura da cidade

A Prefeitura Municipal do Crato tem sido destaque no trabalho que tem desenvolvido no município na área de infraestrutura. Essa prioridade empregada pelo prefeito Samuel Araripe está sendo enfatizada pelos meios de comunicação. Na última edição do Jornal O Regional várias obras foram ressaltadas em matéria editorial, a exemplo do investimento de R$ 9 milhões na área de saneamento e troca de mais de 15 quilômetros de tubulações de amianto, antiga e inadequada para uso, por moderno material em PVC. Essa inovação da rede possibilita uma distribuição de água em todo o município, principalmente nas áreas centrais e bairros, sem problemas. Antes eram registrados constantes vazamentos, causando prejuízos à população. Os investimentos para esse trabalho, coordenado pela Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), chegaram ao município graças ao empenho do prefeito do Crato, Samuel Araripe, depois de seguidas viagens a Brasília, para que o Crato fosse contemplado com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto é do governo federal, executado em parceria com a administração cratense e representa uma das maiores obras de infraestratura desenvolvidas no município.

Obra de saneamento avança nas ruas do centro

A obra de infraestrutura na cidade avança no centro e bairros. Em várias ruas já podem ser vistos os resultados desse trabalho e novo asfaltamento está sendo colocado onde há intervenção, para incluir as novas tubulações. Desde a semana passada, que os cerca de 50 funcionários da obra estão atuando nas avenidas Duque de Caxias e Maildes de Siqueira. O intuito é afetar pequenos trechos para que o trânsito não fique sem fluir totalmente nas áreas onde os trabalhadores estão realizando as intervenções.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31