xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 outubro 2010


A SOCIEDADE DOS AMIGOS DO MUSEU DO CRATO convida você a se fazer presente no VI SALÃO DE OUTUBRO que acontecerá no dia 30 de outubro de 2010, às 20h, no hall do Teatro Salviano Arraes Saraiva, na cidade do Crato. A mostra se estenderá até o dia 6 de novembro.
Durante o evento, acontecerá a exposição dos trabalhos inscritos, com premiações para a categoria iniciantes assim como para artistas de outros estados brasileiros, incluindo alguns de renome internacional.

...............................
Não perca esta oportunidade!
Venha conferir o maior acontecimento das Artes Plásticas na Capital da Cultura
- Crato - Ceará -

****

Eleição pegada - Por Emerson Monteiro


Afinal, nesta madrugada de 22 de outubro de 2010, veio a esperada chuva do caju, em forma de neblina grossa, que sustentará a florada dos cajueiros e mangueiras, alento bem recebido pelo mundo sertanejo. Acordar ao som das águas caindo nas biqueiras envolve os sonhos, traz alegria e alívio às temperaturas elevadas, acomoda o pó nas estradas, alimentando plantas e bichos. Estiagem desde março, tudo muda com as chuvas. A quadra seca dos últimos meses do ano costuma levantar os olhares dos caboclos às nuvens, acompanhando de perto os confortos da natureza.

Enquanto isto, a vida civil segue seu curso nas várias frentes e ações. Ano eleitoral. Será o segundo turno para presidente no País, e governador em alguns estados. Movimento por demais intenso, acrescenta calor à expectativa, sobretudo com relação ao destino das políticas públicas iniciadas no atual governo. A relativa proximidade nos números do candidato José Serra, do PSDB, com relação aos da primeira situada, Dilma Rousseff, do PT, sugere um pleito pegado até a hora da apuração.

A menos de dez dias da votação, recrudesceram os ânimos das militâncias e opiniões vêm à tona com maior intensidade. Nestas eleições, a Rede Internacional de Computadores (Internet) revelou face antes encoberta da informação, apresentando aspectos diferentes de vídeos, declarações e artigos, numa proporção maior do que nas outras eleições. O aguçamento das paixões transborda nas atitudes escapam ao domínio tradicional das eleições anteriores, quero crer, porém os riscos da liberdade na escolha dos representantes guardam estreita relação com a verdade e o amadurecimento dos costumes. No caso brasileiro, quase ainda só percorremos o período da adolescência institucional, devido às interrupções sucessivas no curso dos acontecimentos, quase vivendo a fase da experimentação inicial das práticas necessárias. Países mais antigos contam mais de 500 anos de maturidade constitucional, e assim buscam a todo preço garantir valores por vezes ameaçados e sacudidos nos turnos eleitorais.

Querem-se melhorar as escolhas, porém, no dizer do povo, ninguém traz estrela na testa para mostrar o que fará no futuro e quais atitudes adotarão no exercício do poder. Projetos sociais merecem destaques nos programas dos candidatos, sem garantia de certezas absolutas na hora do exercício do mandato. Áreas essenciais, saúde, educação, trabalho, moradia, segurança, significam respeito pela população, paz e desenvolvimento.

Estas lições, se aprendidas e demonstradas, exigem honestidade dos governantes e manutenção das promessas, na vida comunitária. Autoridades devem agir com correção, sobretudo no uso do dinheiro do povo, bem sagrado e escasso. Um homem público se acha, portanto, sob os olhos da multidão. Ninguém vive isolado acima do bem e do mal. Este mundo contraditório reclama de coerência e sabedoria na seleção dos comandos, para a conquista real da justiça em épocas de aprimoramento.

Por: Emerson Monteiro

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri



Eleições 2010: até a CNBB rachou...

Finalmente na próxima 5ª feira, dia 28, chegará ao fim a propaganda eleitoral de 2010. Alívio geral! Mas o destroço fica. Muitas amizades e laços de boa convivência foram desfeitas por conta dessas eleições. Famílias se dividiram. Até a cúpula da Igreja Católica rachou. Consta que no “racha” da Igreja, saiu vitoriosa a corrente rotulada pela mídia de “conservadora”. Esta recebeu o apoio até de algumas igrejas evangélicas. Como reconheceu o sociólogo “progressista” (utilizando uma expressão da mídia) Rudá Ricci: “A hegemonia conservadora ganhou. A gente perdeu a disputa cultural no país. Os valores mais conservadores, anti-pluralistas, anti-republicanos e fundamentalistas ganharam espaço nessas eleições”. De fato, os destaques midiáticos ficaram para o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto e para o bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini.

A lição que fica
Como bem definiu José Maria Pemán, um brilhante intelectual espanhol: "Em princípio, não há processo de designação mais contrário à essência da magistratura suprema do que o eleitoral: deve ser uma magistratura para todos – e é eleita por um partido; deve ser um poder imparcial e sereníssimo – e nasce das paixões da disputa partidária; deve ser um símbolo unanimemente respeitado – e expõem-no durante o período que precede a sua ascensão (que é o do combate eleitoral) a todos os embates da crítica, da discussão, da caricatura e do libelo". Trocado em miúdo: toda eleição divide ainda mais a sociedade; o eleito nunca chega ao poder com a unanimidade da nação; os que não votaram no vencedor passam à condição de “inimigos” (ao invés de adversários) e ficarão órfãos daquilo que deveria ser “um poder imparcial e sereníssimo”, segundo a definição de Permán...

Agora só falta o Geopark Araripe

Os monólitos de Quixadá e as Serras da Ibiapaba e Guaramiranga foram aceitos no último dia 14 de outubro – durante a 2ª Conferência das Montanhas Famosas, realizada em Jiangxi, na China – como membros da Associação Mundial das Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association-WFMA). O Geopark Araripe também faz parte desta Associação. O ingresso dos territórios cearenses na Associação abre perspectivas significativas para a divulgação dos territórios e visibilidade, em especial no plano internacional, uma vez que os principais objetivos da Associação Mundial das Montanhas Famosas são a divulgação, cooperação, troca de experiências e informações para a conservação das montanhas e seu aproveitamento na promoção do turismo e desenvolvimento local/territorial sustentável.

Mais uma publicação

Uma novidade para quem for a Juazeiro do Norte na Romaria de Finados: organizado pela Coordenação Diocesana de Pastoral da Romaria e publicado pelas paróquias e alguns particulares da Terra do Padre Cícero serão distribuídos gratuitamente 50 mil exemplares do livrinho “Uma boa conversa com Padre Cícero” (foto ao lado). Em tempo: quem não for a Juazeiro não se apoquente: o livrinho será disponibilizado aos internautas pela Internet. O que vai proporcionar elogios ou críticas. Equilibradas ou apaixonadas...

Recuperando a História
Novidades no Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes-DHDPG, instituição da Diocese de Crato. Prossegue o processo de organização do acervo documental daquele departamento em tecnologia digital (site e DVD). No momento estão sendo pesquisados os arquivos das Paróquias de Jardim e São Pedro do Crato (atual Caririaçu), onde foram descobertas correspondências inéditas sobre a “Questão do Juazeiro” e seu personagem maior, o Padre Cícero. Também está tendo continuidade o projeto "Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro", visando a publicação de dois livros ("Processo Instruído sobre os Factos" e “Emancipação Política de Joaseiro”), fruto de uma parceria da Fundação Padre Ibiapina, Fecomercio (Sesc/Senac), Fundação Waldemar Alcântara (leia-se: ex-governador Lúcio Alcântara) e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

De volta a Crato

Fundada nesta cidade, no dia 03 de março de 1923, pelo primeiro bispo da Diocese de Crato, dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus transferiu – anos atrás – sua Casa Geral para Messejana, na Região Metropolitana de Fortaleza. Agora, a Superiora Geral da Ordem decidiu retornar a Casa Geral para Crato. Esta voltará a funcionar no complexo do prédio da Casa-Mãe da congregação, localizada na Rua Dom Quintino nº 835 (foto ao lado). Para tanto, o belo e histórico edifício está passando por criteriosos serviços de restauração. Espera-se que o Memorial de Dom Quintino (ali existente) também receba melhoramentos.

Outras restaurações

Segundo o Cura da Catedral de Crato, padre Edimilson Neves Ferreira, as obras de restauração das pinturas existentes no teto da Sé serão iniciadas em breve. O serviço será feito pela restauradora italiana Maria Gabriella Federico. Existem no forro da Catedral de Nossa Senhora da Penha valiosas telas pintadas (foto ao lado) por Waldemar Garcia, Geraldo Benigno, José Davi da Silva e Geraldo Firmino, todas com motivos religiosos.

Curtas
*** O professor Océlio Teixeira, do Departamento de História da Urca, encontra-se em Florianópolis (SC) participando do III Encontro Nacional do GT de História das Religiões e Religiosidades, promovido pela ANPUH. Neste encontro Océlio apresenta seu trabalho preliminar de pesquisa em preparação ao doutorado. O tema a ser apresentado é sobre a Ação Missionária do Padre Ibiapina no Cariri, na década de 1860 a 1870.

*** Foi lançado, na última 4ª feira, dia 20, o livro “O Político Padre Cícero – entre a Religião e a Cidadania”, tese de pós-doutorado (feito na Inglaterra) da professora Maria Laudícia Holanda, docente e ex-Pró-reitora da Urca.

*** Juazeiro do Norte se consolida como polo impulsionador de vendas de carros no Interior, com 10 concessionárias e previsão de mais três até o primeiro semestre de 2011. Pelo menos três novas marcas estarão inaugurando concessionárias, na Terra do Padre Cícero, no primeiro semestre do próximo ano: Peugeot, Kia e Renault.

*** Os investimentos imobiliários na conurbação Crajubar não param. A Construtora Omegapar está construindo em Barbalha dois condomínios residenciais (Caminho das Árvores e Horto Ville). Das primeiras 140 casas em construção, 80 já foram vendidas. Ambos os condomínios somam 310 lotes, cada um medindo 300 metros quadrados (10 x 30m) e todos com vista para a Chapada do Araripe. Um luxo!

*** No próximo dia 2 de novembro o monumento ao Padre Cícero, localizado na colina do Horto, em Juazeiro do Norte, completará 41 anos de inaugurado. A estátua – que já foi considerada a terceira maior do mundo feita em concreto armado – deverá ser tombada – pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional–Iphan – no dia 11 de julho de 2011 como “Patrimônio Cultural” do povo brasileiro.

*** O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, só possui uma lanchonete. Parece coisa de estatal sem concorrência. Lá os preços cobrados se constituem numa verdadeira exploração. Um pequeno exemplo: o valor de um copinho de água mineral (250 ml) é de R$1,50. (Em outros lugares o mesmo produto custa R$ 0,50). Já a garrafinha de 500 ml, do mesmo produto, na mesma lanchonete, custa R$ 2,50. Um assalto!

*** Se vivo fosse, monsenhor Murilo de Sá Barreto comemoraria no próximo dia 31, oitenta anos de idade. Na foto abaixo, o local onde ele foi sepultado, na Capela do Encontro, da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, espaço sempre visitado por fiéis que lá vão rezar por monsenhor Murilo.

Pinto Madeira, nem herói nem vilão – por Napoleão Tavares Neves (*)


C
erta vez, em conversa com o Padre Antônio Gomes de Araújo, ícone da historiografia regional e meu velho mestre do saudoso “Ginásio do Crato”, a ele perguntei: “Afinal, Pinto Madeira era de Jardim ou de Barbalha?”

A resposta veio taxativa: “Era de Barbalha, do sítio Coité, entre o Silvério e o Mondes, mas com atuação política, sobretudo a partir de Jardim, porque ali tinha ele uma alma irmã: o Padre Antônio Manoel de Sousa, ambos monarquistas ferrenhos.”

Esta digressão introdutória vem muito a propósito, sobretudo para provar que Pinto Madeira era polêmico até na sua naturalidade, sempre envolto em um halo de dubiedade até pelas elites intelectualizada do Cariri.
Sim, porque a História de Barbalha prova que ele nascera no sítio Coité, nas vizinhanças do Distrito-Vila de Arajara (acima, foto da paisagem próxima a Araraja) cujo nome, em Tupi, significa “Terra onde nasceu o homem” e este homem é Pinto Madeira! Por outro lado, a rodovia asfáltica que liga Barbalha a Crato via Arajara, cortando ao meio o sítio Coité, é Rodovia Pinto Madeira.

Assim sendo, sou a favor da veracidade histórica desta segunda hipótese quanto ao seu nascimento, já que segundo o historiador Dr. Odálio Cardoso de Alencar, “História se faz com fatos e datas”. Ademais, a redoma geográfica formada pela Chapada do Araripe, fazia de Jardim o lugar estratégico para preparação das tropas pintistas que, em avantajado número de cerda de aproximadamente 2 mil homens armados de cacetes, recebiam na história Matriz de Santo Antônio de Jardim, as bênçãos da Igreja em uma Santa Missa celebrada pelo primeiro pároco, Padre Antônio Manoel de Sousa, por isto imortalizado como “O benze-cacetes”, recebendo publicamente o ânimo inicial de “guerra sagrada” de restauração do Trono do Brasil, pondo Jardim em destaque nacional na luta pela Monarquia do Brasil. (ao lado as Armas do Brasil Império, defendido por Pinto Madeira)

Pela falta de armas de fogo, os revoltosos de Pinto Madeira eram armados de cacetes de madeira jucá ali encontrada, fazendo com que no Cariri em geral, cacete e jucá fossem sinônimos. Por outro lado, apesar de sua importância no Cariri, Pinto Madeira nunca foi devidamente estudado nem pela elite intelectualizada, permanecendo quase desconhecido da grande maioria, apesar de ser nome de rua em quase todas as cidades caririenses.

Pois bem, agora, em muito boa hora, vai sair de Jardim uma obra de fôlego que disseca a saciedade a vida atribulada de Pinto Madeira, pondo-a no seu devido lugar na historiografia regional: “Pinto Madeira, nem herói nem vilão”, da jovem e arguta historiadora jardinense, Nélcia Turbano de Santana. É um estudo sério, objetivo, judicioso e fundamentado, além de escrito em castiça linguagem, trazendo a lume toda a trajetória do irrequieto revolucionário que terminou por protagonizar o mais esdrúxulo julgamento da História do Brasil, no qual, quase no alvorecer da República, o condenado não teve sequer o primordial direito de defesa! Suas testemunhas sequer foram ouvidas!Pasmem! E qual seu horrendo crime? Crime de lesa Pátria? Não e Não! Crime de participação ativa, na linha de frente de tantos movimentos revolucionários, tendo Jardim como palco? Revoluções de 1817, 1824 e 1832? Não!
O homem foi sumariamente fuzilado nos arredores da Vila Real do Crato, no lugar Barro Vermelho, pela morte do português, Joaquim Pinto Cidade, na batalha pintista do sítio Buriti, arredores de Barbalha, quando tantos atiraram, mas só a bala de Pinto Madeira foi considerada mortífera, em uma recuada época, quando não havia laudo cadavérico por aqui” Mais uma vez, Pasmem!

Foi, não há como negar, uma sumária execução direcionada, encomendada, quando o Senador José Martiniano de Alencar, já ascendera ao elevado posto de Presidente do Ceará. E eles eram figadais adversários! Pois bem, o máximo que Pinto Madeira conseguiu foi que comutassem a sua sumária pena de morte para fuzilamento, em vez de enforcamento! E isto já nos seus derradeiros momentos de vida, quando “já fedia a cadáver”, segundo palavras textuais de um dos juízes!

Tudo isto e muito mais ainda, está no excelente livro “Pinto Madeira, nem herói nem vilão”, de Nélcia Turbano de Santana, jardinense até pelo histórico nome familiar. Esta oportuna obra merece ser publicada até pela Prefeitura Municipal de Jardim que tem à frente, pelo quarto mandato, um homem inteligente e de visão de futuro, médico Dr. Fernando Neves Pereira da Luz, por sinal, meu primo e afilhado.

Finalizando, devo dizer ainda que o substancioso trabalho de Nélcia Turbano de Santana mergulha fundo na História regional trazendo a lume até as condições econômicas da ambiência da época onde e quando tudo se deu. É, portanto, na minha visão, obra meritória, rara e única no gênero.

(*) Napoleão Tavares Neves, médico e historiador.

Para Refletir - Carlos Rafael


NE - O membro do Blog do Crato, Prof. Carlos Rafael postou um comentário muito pertinente, na coluna do Prof. Armando desta semana. Um comentário que vem em ressonância a muitos de nós neste final de campanha política, e que provavelmente muita gente compartilha dos mesmos sentimentos e sensações vividas pelo Carlos. Achei tão interessante, que para dar maior visibilidade, o trago aqui para o refrigério das almas que já se acham enjoadas ( ou como ele diz "Enojadas" da campanha política ): ( D. Mendonça ).

"Nestes dias de contendas eleitorais, emerge, com intensidade e força, manifestações cotidianas do debate ideológico entre a direita e a esquerda. Confesso que ando meio enjoado (às vezes mesmo enojado) do baixo nível de alguns debates que se sucedem, a começar pelos proferidos por políticos profissionais que se postam no front da guerra eleitoral, a defenderem seus interesses corporativos e fisiológicos. Na retaguarda, então, é um verdadeiro “deus-nos-acuda”, onde o calor do momento parece cozinhar a sensatez dos oponentes, interferindo até em longas e aparentes sólidas amizades. Foi a deixa para não deixar que a política me aborreça. Por isso, confesso, estou irreversivelmente cansado disso tudo. E aborrecido também. Cansado e aborrecido de ter que ouvir piadinhas sobre a colossal vitória do partido A contra o partido B. Cansado e aborrecido de ter que desviar dos renitentes militantes (ou cabos eleitorais) que todos os dias, manhãs e noites, se postam na porta da Universidade onde trabalho e distribuem propaganda do outro candidato. Cansado e aborrecido de ser confundido como eleitor do outro candidato, talvez simplesmente por que sou professor universitário e como tal pareço ter um rótulo na testa. Cansado de, quando digo que não sou partidário de tal candidatura, ter que ouvir aquela costumeira indagação de “não-acredito-no-que-estou-ouvindo-professor”.

No início desta campanha já tinha decidido me manter discreto, evitando estéreis, desagradáveis e desgastantes polêmicas. Agora, ao final, decidi radicalizar a posição: doravante tentarei fugir de política como o cão foge da cruz. Sei que depois do dia 31, data da eleição do segundo turno presidencial, e passada a euforia dos que se considerarão vitoriosos, tudo voltará a ser como dantes no quartel de Abrantes. Os ânimos serenarão e o assunto eleição deixará de ser a ordem do dia. Para mim não bastará, pois a estrovenga continuará girando, só que acima dos pescoços. Só me interessarei doravante por Política (assim, com “p” maiúsculo). Deixarei a política (assim, com “p” minúsculo) para aqueles que gostam deste maniqueísta e pobre debate que separa as pessoas por rótulos ideológicos ou opção eleitoral."

Carlos Rafael

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


ANTONINA DO NORTE - CEARÁ:

Dupla mata agricultor a pauladas por conta de uma dívida.


O preso da justiça beneficiado pelo regime semi-aberto por homicídio, Francisco Edomar Arrais, vulgo Lili, residente no conjunto Casas Populares na cidade de Antonina do Norte, juntamente com Emerson Enrrile Agabto de Sousa, residente na Rua Tristão Gonçalves, 68, no centro de Crato, mataram a pauladas o agricultor Francisco Ferreira Arrais, de 64 anos, que era mais conhecido como "Chico da Glória". O crime aconteceu por volta das 20 horas desta quinta-feira (20), na calçada da residência da vítima no Sitio Logradouro na zona rural de Antonina.

De acordo com o que foi apurado pela polícia, os acusados chegaram a residencia da vítima em uma motocicleta Honda Titan 125 Fan de cor preta e placa NRB-1726, inscrição do Ceará onde bateram na porta chamando-a, esta que, ao sair para calçada passou a ter uma acirrada discussão motivada por uma divida que um dos rapazes tinha para com a mesma, momento em um deles apoderou-se de um pedaço de pau passando a agredir o agricultor na cabeça que morreu local. O corpo foi trasladado pelo rabecão para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte. O sepultamente de "Chico da Glória" ocorreu no dia de ontem (22), em Antonina do Norte.

A patrulha policial militar RP 2214 comandada pelo Sargento Ferreira realizou rondas em torno do fato vindo a prender Emerson Enrrile, e com ele apreendeu a motocicleta em que o mesmo e seu comparsa chegaram à casa da vítima. O veículo foi levado para o pátio interno da unidade policial daquele município enquanto ele foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, onde foi autuado em flagrante por homicídio sendo posteriormente recambiado a cadeia pública de Antonina do Norte, aonde espera o pronunciamento da justiça. Diligencias continuam sendo realizadas pela militar de Antonina do Norte no intuito de prender Francisco Edomar.

LAVRAS DA MANGABEIRA – CEARÁ:

Agricultor assassinado a facadas no interior de sua residencia.

Um crime de homicídio vitimou na madrugada desta sexta-feira (22), o agricultor Juarez Ferreira Maia, 50 anos, morto a facadas no interior de sua residência no cruzamento das Ruas Sinharia Ferrer com a Vicente Lobo de Macedo na cidade de Lavras da Mangabeira, por volta de 1h30min. De acordo com a polícia, o corpo apresentava várias perfurações no pescoço, peito e nariz, não sendo possível identificar a quantidade exata de facadas.
A polícia acrescente de que haja suspeitas que o acusado de cometer o delito seja um enteado da vítima, o também agricultor Derlandio Jose de Oliveira, 25 anos, que se encontra foragido. Ainda de conformidade com a polícia, a companheira de Juarez Ferreira, a doméstica Maria Inês Da Conceição, relatou que na noite anterior ao crime, ela teria sido acordada com o seu filho (Derlandio) bastante nervoso, afirmando que iria “cair fora”. O casal residia juntamente com o enteado. Inês ainda informou que seu filho e a vítima viviam em constantes conflitos, e que, na noite anterior ao fato, seu companheiro havia ameaçado Derlandio de morte. A polícia de Lavras encontra-se diligenciando, no sentido de elucidar o fato e prender o autor do delito.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Relatório enviado a imprensa pela 1ª CIA do 2º BPM das ocorrências policiais e de trânsito do dia 22(sexta) para 23 (sábado/10/2010).

PRISÃO POR FURTO E CONSUMO DE ENTORPECENTE

Por volta das 08h30min, no interior da Panificadora Santa Maria, localizada na Rua Ernestina Sobreira, 297, bairro Limoeiro, nesta urbe, segundo informações da Sra. F. G. F. DOS S., residente no bairro Limoeiro, nesta cidade, proprietária do estabelecimento, o indivíduo CÍCERO MICHEL RIBEIRO FERNANDES, 22 anos, residente no bairro Timbaúbas, havia entrado na referida panificadora e subtraído um aparelho celular da marca Ferrari, ocasião em que após praticar o furto evadiu-se tomando rumo ignorado. A RD 1225, composta pelos soldados Ramonilson e Menezes, compareceu ao local e após realizar diligências conseguiu efetuar a prisão do acusado, no entanto, não fora recuperado o aparelho celular, porém fora encontrado com o mesmo um papelote de crack. O acusado fora conduzido e apresentado na 20ª DRPC, onde fora realizado os procedimentos pelos crimes de furto e consumo de entorpecente.

FURTO EM RESIDÊNCIA

Por volta das 15h00min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que na rua Joaquim da Rocha, nº 77, bairro Santa Tereza, nesta urbe, segundo informações prestadas pela Srª M. C. DE L., 74 anos, residente à rua acima citada, que uma mulher de cor morena, baixa, adentrou em sua residência e subtraiu um aparelho celular de cor cinza e um rádio portátil de cor vermelha, tomando em seguida rumo ignorado. Compareceu ao local a VTR RD 1223, integrada pelos Sds Borges e Marlon, que realizou diligências no intuito de prender a suspeita, bem como orientou a vítima comparecer à 20ª DRPC, para os devidos procedimentos.

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO

Por volta das 18h30mim, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que na rua professor Francismar Rocha, bairro triângulo, nesta urbe, segundo informações prestadas pelo Sr. J. R. DOS S., 69 anos, residente no bairro São Miguel, um indivíduo de camisa azul, short, subtraiu mediante ameaça seu veiculo de marca FIAT PALIO – FIRE FLEX, ano 2008/2009 de cor prata e placas HYW 4539-CE, tomando em seguida rumo ignorado. Foi acionada para o local VTR RD 1228, integrada pelos Sds Taillys, Braz e de Lima, que realizou diligências no intuito de prender o criminoso, instantes em que trafegava pela Av. Ailton Gomes, próximo da Nacional Gás, deparou-se com o referido veiculo abandonado. A vítima foi orientada a comparecer a 20ª DRPC para os devidos procedimentos.

ROUBO A PESSOA

Por volta das 18h50min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que Av. Padre Cícero, nesta urbe, segundo informações prestadas pelo Sr. H. R. B., 17 anos, residente no bairro Socorro, um indivíduo aparentando ser menor de camisa verde, short jeans, mediante ameaça subtraiu uma carteira contendo todos os seus documentos, cartões de crédito, mas sem valor em espécie relevante. Compareceu ao local a equipe do ROCAM 02 , integrada pelos Sds Lucivaldo, Adriano, Auriberk e Silvio, que fizeram diligências no intuito de prender o suspeito, bem como orientou a vítima comparecer a 20º DRPC para devidos procedimentos.

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Por volta das 20h04min, chegou ao conhecimento desta CIOPS, que na rua São Benedito, nº 1264, bairro Franciscanos, nesta urbe, segundo informações da Srª M. P. DA S., 35 anos, residente no bairro Limoeiro, um individuo de capacete verde conduzido uma moto POP 100 de cor vermelha, placa não informada, adentrou no estabelecimento comercial de nome Farmácia Fernandes, situado no endereço supracitado, que mediante ameaça subtraiu uma quantia em dinheiro de valor não informado, em seguida tomou rumo ignorado. Compareceu a VTR RD 1224, integrada pelo Sds Mark e Oliveira, que realizou diligências, bem como orientou a vítima que é caixa do referido estabelecimento comparecer a 20ª DRPC para os devidos procedimentos.

APREENSÃO DE MENORES

Por volta das 21h, chegou ao conhecimento desta CIOPS, através Diretor da Escola Zila Belém, o Sr. J. W. F. C., 35 anos, informando que menores estavam lançando pedras no interior da referida Escola, foi acionado o Policiamento Escolar, integrado pelo Cb Silvanio e Sd Vieira, que realizou diligencias no intuito de prender os infratores, instantes em que flagraram os jovens R. A. DA S., 14 anos, residente no, bairro Triângulo, nesta cidade, e L. C. S., 13 anos, residente no bairro Triângulo, nesta urbe, depedrando a Escola acima mencionada. Os jovens foram conduzido até o Juizado de Menores, para adoção dos procedimentos legais.

RECOLHIMENTO DE VEÍCULO PARA O DEMUTRAN

Por volta das 00h10min, na Avenida Padre Cícero, s/n, próximo a Trax motos, a VTR CP2521 composta sob o comando do Sgt. Soares com o auxílio dos Sds. Bezerra e Hildo, realizou abordagem à pessoa de CARLOS JOSÉ DA SILVA, idade e filiação não informada, residente no bairro Antônio Vieira, o qual se encontrava sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) conduzindo uma pampa Ford, de placa JLH 1141 não licenciada. Em seguida o veículo foi entregue a agente Leite para ser recolhido ao Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN para ser adotados os procedimentos legais pertinentes.

T. C. O. POR DESOBEDIÊNCIA DE ORDEM JUDICIAL
Por volta das 03h00mim, na Rua Engenheiro Marcos Aurélio, 97, bairro Alto do Rosário, a pessoa de L. B. V. DE S., 23 anos, a qual é deficiente, e a pessoa de sua mãe de nome M. I. B., 46 anos, sofreram agressão por parte da pessoa de JOSÉ NILTON DA SILVA, 35 anos, o qual vive com a segunda vítima. O mesmo respondia a ordem judicial de não oferecer qualquer injúria ou dano às vítimas referidas. A VTR do Ronda 1230 composta pelo Cb. Arruda e o Sd. Edivan, compareceu ao local e conduziu o infrator juntamente com as vítimas para a 20ª DRPC onde foi lavrado T. C. O. por desobediência de ordem judicial em desfavor do acusado.

CEDRO - CEARÁ

Prisão e apreensões por tentativa de roubo

Por volta das 08h45min, a Polícia Militar foi informada que no distrito de Assunção, a 05 Km de Cedro-CE, na madrugada, ocorrera uma tentativa de arrombamento e roubo. A VTR 2512, composta pelo subtenente Jerônimo e soldados Roberto e Miller, compareceu ao local a vítima a pessoa de Raimunda Alencar De Souza, 75 anos casada, aposentada, natural de Cedro, informou que acordou na madrugada ouvindo barulho de pessoas tentando arrombar sua residência não conseguindo devido a mesma ter gritado pelos vizinhos.

O policiamento realizou diligências, localizando e prendendo no bairro Pedra Avoante o acusado que foi identificado com o sendo o desocupado MURILO SILVA DE OLIVEIRA, solteiro, 18 anos; como também apreendeu os menores de idades de iniciais L. S. S., 16 anos, filho de Francisco Tomás de Souza e de Helena Silva de Souza, e D. S. S., 17 anos, filho de Luiz Alves de Souza Filho e de Francilma da Silva Souza. Logo após a prisão e apreensões trio foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó-CE, onde foram apresentados a autoridade competente.

Prisão em cumprimento de mandado de prisão preventiva

Em cumprimento a um Mandado de Prisão Preventiva, datado de dia 27.09.2010, assinado pelo Dr. Juiz de Direito da Comarca de Cedro, Ricardo Alexandre da Silva Costa, a Polícia Militar de Cedro através da VTR 2512, composta pelos policiais militares, soldados Primo e Duarte, efetuou a prisão de Francisco Marcos Moreira do Nascimento, vulgarmente conhecido por Tiquinho, 22 anos, amasiado, agricultor, residente no Sítio Barreiros, zona rural de Cedro. A prisão ocorreu na rua Coronel José de Albuquerque, no centro daquela cidade. Tiquinho foi conduzido para o presídio local. Ele é responde na justiça por infração aos artigos 155, § 4º, II e IV do CPB e encontra-se preso à Disposição da Justiça.

PIQUET CARNEIRO – CEARÁ:

Agricultor preso acusado de tenta matar queimados filhos e esposa.

O caso aconteceu por volta das 02horas, no sítio Açude Velho a 06 km da sede do município de Piquet Carneiro. A agricultora Maria do Carmo da Silva, 35 anos, e seus filhos foram as vítimas. Ela disse a polícia que seu esposo Francisco Pereira da Silva, 42 anos, agricultor, teria chegado em casa embriagado, armado com uma faca, proferindo ameaças e tentado entrar à força na residência, como não pode, passou então a atear fogo ao redor da casa, momento a mesma, juntamente com seus cinco filhos, saíram e abrigaram-se em um local seguro. Após cometer o delito Francisco Pereira se evadiu vindo a ser procurado e preso pela patrulha Policial militar RP 2302, integrada pelos cabos Pinheiro e Brasil Filho e soldado Alves por volta da 06 horas. No momento da prisão ele já estava pronto para embarcar em um ônibus. O mesmo conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Senador Pompeu, para as providencias cabíveis.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Frente Fria provoca chuva de até 132 mm na região do Cariri.

Milagres foi a cidade caririense que registrou maior precipitação, seguida pelos Municípios de Barro e Baixio.

Crato. Depois de três meses e 12 dias de estiagem voltou a chover no Cariri na madrugada de ontem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foram registradas chuvas em 24 postos do Cariri. As maiores precipitações ocorreram em Milagres, 132 mm; Barro, 103 mm e Baixio 63. No Município do Crato, o índice pluviométrico variou entre 2mm e 12 mm. A última chuva caiu no dia 10 de julho passado. O meteorologista da Funceme, Paulo Barbiere, informou que estas chuvas são resultantes de uma frente fria que se deslocou da Bahia para o Oceano Atlântico, provocando instabilidade no sul do Ceará. O meteorologista acrescenta que as chuvas terão continuidade por todo o dia de hoje. São precipitações isoladas que não caracterizam o início da estação chuvosa. A Funceme, segundo Barbiere, ainda não tem previsão para a pluviometria no próximo ano.

O inverno do Cariri só começa no fim de janeiro. Porém, são comuns chuvas esparsas nos meses de outubro, novembro e dezembro. É a chamada "chuva do caju". O agrônomo da Empresa Brasileira de Assistência Técnica Extensão Rural (Ematerce), Luiz Teixeira, adverte que estas chuvas têm pouca influência para a lavoura de sequeiro, que nem sequer foi plantada. "Onde as precipitações foram acima de 50mm, melhora a pastagem para o gado", ressalta o agrônomo.

As chuvas enchem de esperança os agricultores, mas não são suficientes para o reabastecimentos dos açudes. Na zona rural de Araripe, por exemplo, falta água até para beber. Os pequenos reservatórios estão secando. Quatro dias sem tomar banho, roupas lavadas em açudes junto com os animais que bebem da mesma água que também é usada para lavar pratos e fazer a comida. Este é o quadro da seca em alguns pontos do Município de Araripe.

Segundo o empresário João Eduardo Ramos, nos bairros Campo de Aviação e Vitorino, a falta d´água também afeta a rede da Cagece. A solução, segundo o gerente da Cagece, José Ribeiro Júnior, é o racionamento de um poço profundo, com capacidade para 350 mil litros, que abastece também a cidade de Salitre, onde a situação é mais crítica.

Anjinhos

O antigo nome de Araripe, "Brejo Seco", lembra uma época em que as pessoas morriam de fome por inanição, enfraquecimento extremo por falta de alimentos. Os moradores do povoado de Anginhos, na confluência dos municípios de Araripe, Potengi e Santana do Cariri, lembram o fato dramático. Duas crianças morreram dentro de dois caçuás no meio da Caatinga, quando eram transportadas por uma família de retirantes que fugia de uma grande seca, ninguém sabe quando. No sertão são chamadas de anjos crianças falecidas até os seis ou sete anos de idade. Daí a localidade, onde ocorreu o episódio ter recebido o nome de "Anjinhos". Essa história comovente é do conhecimento de todos os moradores do povoado. Hoje, o quadro é outro. Anjinhos é um próspero povoado com assistência médica, telefone e escola. As crianças não morrem mais de fome.

No entanto, falta a mais elementar de todas as necessidades humanas: água para beber. O líquido é transportado em carros de mão, no ombro, na cabeça, em jumento do Sítio São Gonçalo, que fica a mais de dois quilômetros de distância.

Profecias

O inverno do próximo ano será longo com chuvas finas. Começa com boas chuvas, mas, no mês de abril, ocorrerá uma estiagem que causará desânimo aos agricultores. Esta previsão é do profeta Francisco Augusto da Silva, autor do "Almanaque do Ano", uma publicação com informações sobre inverno, horóscopos, remédios populares, fases da lua, bem como o tempo certo para o plantio de cada cultura. O profeta aposta que o inverno vai começar já a partir do dia 22 de dezembro.

Suas previsões são fundamentadas, segundo afirma Francisco Augusto da Silva, no sistema solar, apresentado no livro "Lunário Perpétuo".

Chuvas

Milagres 132mm
Barro 102mm
Baixio 63mm
Lav. da Mangabeira 41.5mm
Mauriti 40mm
Aurora 39.3mm
Ipaumirim 31mm
missão velha 30mm
Várzea Alegre 19.2mm
Cedro 19mm

Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos: (85) 3101.1117/ Profeta Augusto da Silva: (88) 9222.6540

Antônio Vicelmo
Repórter
do Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

CRATO - Notícias do dia 23 de Outubro de 2010


Secretaria de Saúde do Crato realiza busca ativa de pessoas que não se vacinaram contra sarampo

A Secretaria de Saúde do Crato através do Setor de Imunização está realizando busca ativa de pessoas na faixa etária de 1 a 39 anos que não se vacinaram contra sarampo. A Coordenadora do Setor de Imunização do Crato, Teresa Cristina Brito pede que as pessoas que se enquadram nesse contexto procurem o posto de saúde mais próximo de sua residência para que possa ser imunizado contra essa doença.

Vigilância Sanitária de Crato realiza inspeções em Escolas e Creches do município

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Crato está realizando inspeções nas creches e escolas do município onde os técnicos averiguam as condições de funcionamento em relação à higiene e conservação dos alimentos. O intuito dessas visitas é analisar como andam as cantinas das escolas e as instituições como um todo.

Saúde inicia quinto ciclo de combate à dengue em Crato

O Controle de Endemias da Secretaria de Saúde do Crato comunica a toda a população que iniciou no ultimo dia 14, o 5º. Ciclo de combate a dengue. De acordo com o coordenador Marcos Aurélio o número de casos de dengue tem decrescido em relação aos índices do ano passado. É importante ressaltar que está sendo feito o Levantamento do Índice Rápido do Aeds LIRA que objetiva medir o índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti nos bairros, o que indicará a determinar as ações a serem desencadeadas de acordo com a peculiaridade de cada localidade. O levantamento mostra o que pode estar facilitando a proliferação do mosquito em cada bairro, se é a existência de pneus ou caixas d'água destampadas, por exemplo.

SEDUC realiza I Semana de Sensibilização da Educação Especial

A Secretária de Educação do Município do Crato, pela Unidade de Educação Especial, realizou a I SEMANA DE SENSIBILIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, com o tema “Incluir é mais que aceitar: Aceitação, Valorização e Compromisso com o deficiente”. O evento, que aconteceu recentemente, contou com a participação do Secretário de Educação, Valentim Dantas, e da Gerente de Desenvolvimento Pedagógico, Maria Cirene Alencar Brasil Pereira, representantes da Secretária de Educação, Gestores, coordenadores, professores e alunos, além dos convidados. A I Semana aconteceu no Auditório da Escola Padre Frederico Nierhoff. Uma das metas este ano foi a realização da semana, no intuito de sensibilizar, conscientizar a população da importância da inclusão das crianças, adultos e jovens com necessidades educacionais serem aceitos, valorizados em todos os aspectos. Foram realizadas diversas atividades com opções que vão desde festival de filmes nas escolas, palestras, oficinas e recreação, dirigidas pelos alunos da Faculdade Leão Sampaio.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Dissidente cubano ganha prêmio de luta pelos direitos humanos do Parlamento Europeu

Fonte: jornal Estado de S.Paulo
Fariñas diz que libertação de presos políticos 'não é suficiente'
Em entrevista ao 'El País', dissidente cubano diz que governo não toma medidas da forma correta 'Estamos vivendo um momento histórico, de transição', disse o dissidente.

HAVANA - Um dia após vencer um importante prêmio de luta pelos direitos humanos do Parlamento Europeu, o dissidente cubano Guillermo Fariñas disse em entrevista publicada nesta sexta-feira, 22, no jornal espanhol El País que a libertação dos presos políticos por parte de Havana não é o suficiente e não refletem uma mudança real na postura de Cuba. De acordo com Fariñas, as libertações são "um passo positivo, mas insuficiente. Em primeiro lugar, são enviados ao exílio. Segundo, todos os presos políticos deveriam ser libertados. E o mais importante - as leis devem ser mudadas para que eles não voltem à prisão".

Fariñas foi laureado na quinta com o prêmio Sakharov, distinção concedida pelo Parlamento Europeu a pessoas e organizações que lutam pelos direitos humanos. Ele foi o terceiro dissidente cubano a receber o prêmio em oito anos - em 2002, Osvaldo Paya recebeu a distinção, e as Damas de Branco receberam em 2005. O dissidente também classificou como insuficientes as medidas econômicas adotadas pelo presidente Raúl Castro, que iniciou uma pequena abertura da economia cubana. Fariñas disse que o governo está tomando o caminho errado. "As pequenas e médias empresas devem ser estimuladas, mas não da forma como está sendo feito, com impostos altíssimos de 35%. Quando muito, as taxas deveriam ser de 10% ou 15%. É o que o governo deve fazer se realmente planeja tornar a iniciativa privada uma alternativa, já que vai demitir meio milhão de pessoas", analisou.

Fariñas concluiu a entrevista ao El País dizendo que Cuba vive "um momento histórico, de transição". "A morte de Orlando Zapata, as Damas de Branco, as greves de fome, a nova conjuntura cubana, a pressão dos países democráticos. Tudo isso vai colocar mais pressão no governo", disse.
Postado por Armando Rafael

ALMANAQUE - Dia 23 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

23 de outubro: Dia do Exército (Portugal).

* 1917 - Primeira Guerra Mundial: o cargueiro brasileiro Macau é alvo de um torpedo de um submarino alemão.
* 1974 - Moscovo é escolhida para organizar os Jogos Olímpicos de Verão de 1980.
* 2005 - É realizado o Referendo Sobre a Proibição do Comércio de Armas e Munição no Brasil, terminando com a vitória do Não sobre a proibição da comercialização de armas no Brasil.

Nasceram neste dia...

* 1771 - Jean-Andoche Junot, general francês (m. 1813).
* 1875 - Gilbert Newton Lewis, químico norte-americano (m. 1946).
* 1893 - Jean Absil, compositor belga (m. 1974).

Morreram neste dia...

* 1872 - Théophile Gautier (na imagem), poeta francês (n. 1811).
* 1986 - Edward Adelbert Doisy, bioquímico norte-americano (n. 1893).
* 1993 - Euryclides de Jesus Zerbini, cirurgião brasileiro (n. 1912).

Fonte: Wikipedia

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária

Dia 23, sábado

Literatura/Biblioteca - ESPECIAL
14h30 GINCANA CULTURAL
Um intercâmbio entre as escolas públicas na construção de idéias voltadas para o conhecimento de autores nacionais e regionais e iniciativa de estimular a leitura. Produção: André de Andrade. 240min.

Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE

14h Bibliotequinha Virtual. Instrutor: Gilvan de Sousa. 240min.

14h Teatro Infantil: Tio G. (Juazeiro do Norte) - Num encontro inusitado o Clown Magic (Tio G ) encanta a platéia com sua ingenuidade, técnica e muita graça. Por meio de um show de ilusionismo e humor misturando atrapalhadas, mágicas clássicas com criações próprias. 50min.

15h Oficina de Arte: Arte com Dedoches com Francisco Teixeira (Juazeiro do Norte -CE) A oficina consiste na criação de personagens que ganham vida a partir da imaginação e movimentação dos dedos. 90min.

16h Sessão Curumim: Curta Criança. Uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica. Este programa reúne curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores. Personagens fascinantes como Jesus Cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas. Cor. Classificação indicativa: 10 anos. 66min.

Cinema - 100 Canal
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h25 Mostra de Quadrinhos Cariri Mostrando a 9ª Arte de Quadrinhos e Animação - Reunião dos amantes da revista em quadrinhos e animação. O evento reuniu média de 800 apreciadores de todo Brasil, e com convidados de Canadá e Portugal. 04'25"min Colorido Livre

Cinema - IMAGEM EM MOVIMENTO
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h30 O Conformista (Il Conformista, Itália, 1970), de Bernardo Bertoluicci, com Jean-Louis Trintgnant. A trajetória de um rapaz que trai a todos em seu conformismo com o fascismo. Drama. Cor. Legendado. 115 minutos. 14 anos.

Música - V FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL
18h30 Gustavo Patinõ (Argentina) 60min
19h50 Fábio Leal Quarteto (SP) 60min

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63030-210
Tel: 88- 3512 2855 fax: 88 3511 4582

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30