xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 outubro 2010

Deuses falsificados - Por Emerson Monteiro

Essa velocidade com que vêm oferecidos os produtos da indústria, do comércio e das imaginações em alta voltagem, neste tempo dagora, ocasiona reações internas esquisitas nas pessoas. O ritmo vertiginoso produz ídolos e lota altares nas mentes, transformando religiosidade natural em apego de fantasias ocasionais das épocas ilusórias.
Para onde se voltar, um fantoche aguarda com dentes amolados os espectadores desavisados da humana comédia. Postiças estatuetas de bronze enxameiam nas telas e prateleiras de um carrossel hipnótico grosseiro. Desde os cravos das ferraduras aos penteados exóticos, os pretensiosos seres da espécie deitam e rolam embriagados, nos canteiros das praças e matas dos lugares, alheios às verdades superiores que nasceriam de cada consciência sinceros fossem.
A tal idolatria corresponde aos vícios. Bebidas, refrigerantes gasosos, comprimidos, cigarros, pó e alimentos excitantes, constrangem o corpo, invadem mercantis e lojas, danificam as engrenagens originais da natureza e multiplicam os atendimentos médicos insuficientes dos postos de saúde. Apelos visuais apressados, poluição de não ter tamanho nem respeito à paisagem, que apenas resiste, coberta de sacos plásticos derramados ao vento, nos momentos mais inconvenientes das fotografias desfocadas. A mão do homem tinta de cinza o quadro maravilhoso do céu, agora de pálidos neons, lotado de painéis melados de óleo e graxa, ícones dedicados aos deuses de motores e máquinas trepidantes. Isto sem falar nas paixões enebriantes dos esportes radicais. O próprio futebol das jogadas geniais resume-se hoje em coices e pernadas violentas, afã dos times de chegar na cabeça das chaves suadas dos campeonatos, corridas estafantes e dramáticas das taças de plástico a lágrimas desencantadas. E os deuses da guerra e suas macaquices ideologias, doutrinas falsificadas ao sabor dos senhores das armas e munições. Lembrar os metais reluzentes das lanchas nesse mar de volkswagens em que se reverteram as cidades, escolas neuróticas de sobreviventes apavorados.
Ah, esses deuses artificiais de um mundo das massas... A quem rezar nossos credos? Onde depositar nossas apreensões, nos tempos da desobediência? Para seguir caminhando, eis quantos caminhos andar livres das armadilhas do vício, de ilusões dos bônus e ofertas, brindes e ardis, no passo monótono de pesados camelos arrastados nas fitas envelhecidas de corujões e madrugadas.
Seguir, no entanto, rebanhos do destino que nós somos, artífices da perfeição... Pisar com cuidado lamas e atoleiros, olhos abertos ao Deus verdadeiro que reside no certo das certezas, profetas soberanos dos endereços da Luz, autores dos astros e das existências eternas imperecíveis. Saber, no entanto, afastar o joio do trigo e desejar para sempre o melhor em tudo.

O Artista Plástico Daniel Bloc Boris - Nossa Homenagem

Hoje não tem galeria dos homenageados. Há apenas uma pessoa especial que há meses estamos "devendo" uma visita. Trata-se de um grande artista plástico aqui da região do Cariri, Daniel Bloc Boris, mais conhecido por Jacques, que trabalha em diversas áreas, sendo sua especialidade o desenho em peças de madeira. Suas "esculturas" são famosas, bem como um dos seus quadros que está em exposição no seu Ateliê, "A Santa Ceia", que retrata um Jesus cercado de discípulos, porém com um detalhe: uma mulher ao seu lado: Maria Madalena. Recentemente fiz uma visita ao ateliê do Daniel, a seu convite, e lá, para grata surpresa, descobri que eu também havia sido eternizado em um dos seus excelentes quadros. Já íamos fazer essa reportagem, e agora muito mais, pela retribuição de uma calorosa gentileza. Um grande abraço, Daniel Bloc Boris, vulgo Jacques ! - Visitem o Ateliê.

Reportagem Fotográfica:

Ele poderia ter vencido na vida como um clássico vilão de filmes Faroeste

IMG_8595

Quem sabe o Xerife de uma pacata cidade do Arizona:

IMG_8565

Mas ao invés disso, preferiu o mundo das artes, a sua grande vocação...

IMG_8558

Daniel é artista talentoso e dedicado, chega a virar dias e noites terminando uma peça:

IMG_8582

Em seu ateliê Artessetra, algumas poucas obras à mostra, pois é profissional, e vendendo bastante, não lhe faltam clientes:

IMG_8548

E aqui está a sua versão da "Santa Ceia", com Maria Madalena:

Image6

O Artista em pleno trabalho:

IMG_8575

E este aqui, adivinhem...

Image5


Image2

Daniel Bloc Boris ( Jacques ), um grande artista que dignifica o Cariri, celeiro de talentos e criatividade.


Por: Dihelson Mendonça

Jornalista diz que deputado do PT copiou material sobre quebra de sigilo fiscal



NE - Você consegue entender esse vídeo aqui ?




O deputado, segundo Amaury, tinha a chave do apartamento que ele ocupava em um flat, em Brasília, de propriedade da mesma pessoa ligada ao PT que bancava despesas do QG da pré-campanha de Dilma Rousseff.

Uma nova frente de investigação. Foi o que pediu à Polícia Federal, o advogado de Verônica Serra, filha de José Serra, e uma das vítimas da quebra de sigilo.

“O meu pedido foi exatamente que seja investigada essa utilização, ou seja, a utilização desses documentos, desse dossiê, que foi produzido pelo Amaury Ribeiro Jr, se utilizando de informações sigilosas, obtidas criminalmente”, fala o advogado de Verônica Serra, Sérgio Rosenthal. Nos depoimentos para a Polícia Federal, o jornalista Amaury Ribeiro Júnior disse que fez as investigações depois que soube que um grupo ligado a José Serra estaria seguindo o então governador de Minas Aécio Neves. Meses depois, em abril deste ano, ele foi procurado por Luiz Lanzetta, dono da empresa contratada para cuidar da pré-campanha da candidata Dilma Rousseff.

O jornalista afirmou que Lanzetta queria descobrir quem era o espião que vazava informações da pré-campanha petista para a imprensa. Amaury assegurou: o material que ele guardava no computador pessoal foi copiado indevidamente pelo deputado do PT Rui Falcão e assim as informações teriam chegado à pré-campanha de Dilma. O deputado, segundo Amaury, tinha a chave do apartamento que ele ocupava em um flat, em Brasília, de propriedade da mesma pessoa ligada ao PT que bancava despesas do QG da pré-campanha de Dilma Rousseff. Amaury Ribeiro Júnior também deu detalhes da vida profissional. Disse que trabalhou no estado de Minas até o dia 16 de outubro do ano passado, quando saiu para tratar de problemas de família. Antes de se desligar do jornal, ele tirou um mês de férias. E foi exatamente neste período, enquanto estava de férias, que foram quebrados os sigilos fiscais de pessoas ligadas ao PSDB e à família do candidato José Serra.

Em depoimento, Amaury declarou que as despesas com viagens e documentos foram bancadas pelo jornal Estado de Minas. Em nota, Estado de Minas afirmou que Amaury se demitiu imediatamente depois da quebra dos sigilos e garantiu que não pagou nenhuma viagem do jornalista no período em que estava de férias. Nos três depoimentos para a Polícia Federal, Amaury não foi questionado sobre a ligação dele com o despachante Dirceu Rodrigues. O despachante afirmou que vendeu para Amaury as cópias de declarações de renda de pessoas ligadas a José Serra, obtidas ilegalmente.

Ele disse ao senhor o que ia fazer com essa documentação toda?
- Não, ele nunca me disse a finalidade disso.

Para a polícia, Amaury confirmou que contratou um despachante, mas disse que usou apenas documentos conseguidos legalmente, em lugares como cartórios e a Junta Comercial. O deputado do PT, Rui Falcão, negou que tenha copiado dados do computador pessoal do jornalista Amaury Ribeiro Júnior. Ele disse também que não tinha a chave do apartamento do jornalista, em Brasília. Rui Falcão afirmou ainda que não é dono, nem sócio, da empresa de comunicação citada pelo jornalista Amaury Ribeiro Júnior em depoimento à polícia.

César Tralli - G1

Segundo a Folha de São Paulo, houve dois momentos distintos na Agressão sofrida por Serra no Rio de Janeiro


Petistas na internet, tentam empurrar versão de que Serra teria sido atingido por "Bola de papel".


Tentando minimizar o impacto da agressão sofrida pelo candidato José Serra no dia de ontem no Rio de Janeiro, em que foi atingido por um rolo de fita adesiva, na internet, as correntes de e-mail explodem em mensagens tentando mudar a versão oficial, para uma simples "bolinha de papel". Segundo o site G1 e a Folha de São Paulo, existiram 2 momentos distintos no episódio, inclusive tendo sido registrados em vídeos diferentes. A verdade é que o candidato Serra pode até ter sido mesmo atingido por uma "bola de papel" num dado instante, ou até por várias, mas há um outro momento bastante distinto, em que um segundo objeto teria atingido a cabeça do candidato também, conforme comprovam os pastores Maurício Teixeira e Paulo César Gomes, da Igreja Assembleia de Deus do Poder e Gloria, que estavam presentes no momento em que Serra foi atingido. “Eu vi que ele foi atingido por uma bobina de fita crepe quando caminhávamos. Estava muita confusão. Mas ele não ficou machucado, não se feriu”, disse..

Saiba mais sobre o evento em que Serra foi atingido no Rio

Caso se tornou uma das principais polêmicas da campanha. Tucano se diz 'agredido e atingido'. E Lula diz que Serra mente. Uma caminhada do candidato José Serra (PSDB) no Rio, na quarta-feira (20), transformou-se em uma das principais polêmicas da campanha à Presidência da República. Nesta quinta (21), em seu programa na TV, Serra mostrou as imagens, dizendo que foi "agredido e atingido na cabeça". E o presidente Lula, em discurso, acusou Serra de mentir sobre a agressão.

O G1 ouviu três jornalistas que participaram da cobertura da caminhada, cada um de um veículo diferente, para tentar traçar a sequência dos fatos. Os fatos narrados abaixo também levam em conta o registro feito pelo SBT, que flagrou o momento em que uma bola, aparentemente de papel, atinge a cabeça de Serra; um vídeo divulgado pela Folha.com, gravado com celular; e os relatos das repórteres do G1 e da TV Globo no local.

O episódio ocorreu na tarde de quarta no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio (veja fotos). O bairro fica a cerca de 70 km do Centro, e o evento ocorreu em uma área de forte comércio popular. Serra deixou o local e foi levado a uma clínica na Zona Sul. O médico que o atendeu diz que não constatou ferimentos, mas recomendou 24 horas de descanso, e Serra cancelou o restante dos compromissos de campanha que teria no dia.

A seguir, a cronologia:

- Militantes do PSDB, na maioria mulheres, aguardavam Serra. Havia vários pastores. Dois dos jornalistas maracaram o horário. O horário era por volta das 12h20.

- Às 12h50, chegam militantes do PT. Passam na frente dos militantes do PSDB. Militantes do PT falam algo provocativo aos do PSDB. Os militantes do PT descem o calçadão e ficam distantes dos do PSDB.

- Pouco depois das 13h, Serra chega e começa a caminhada. Com cerca de dez minutos de caminhada, alguns militantes do PT começam a gritar "Dilma". Havia também um grupo conhecido como "os mata-mosquitos", formado por ex-agentes de saúde demitidos na época em que Serra foi ministro da Saúde, que mostravam um cartaz com os dizeres "Serra, quem é Paulo Preto?", em referência ao ex-diretor da Dersa, uma empresa pública de São Paulo.

- Por volta das 13h25, militantes do PSDB e PT começam a gritar uns com os outros. Mas os militantes do PT ainda estão distantes do candidato, e a caminhada continua. Serra vai de loja em loja, cumprimentando eleitores. Aparenta tranquilidade.

- Por volta das 13h30 militantes do PT começam a se aproximar de Serra.

- O tumulto aumenta e, segundo os jornalistas, testemunhas dizem que, neste momento, bolinhas de papel foram jogadas em direção a Serra.

- Teria sido neste trecho, em que Serra perto de uma farmácia, que a câmera do SBT flagrou um objeto atingindo a cabeça de Serra. O objeto parece uma bola de papel.

- O candidato é levado para dentro de uma farmácia por assessores e seguranças.

- Um repórter ouviu um segurança falando que seria mais seguro Serra voltar para a van que o tinha trazido.

- Serra sai da loja e começa a ser levado para a van. Militantes do PT mais uma vez tentam se aproximar dele. Começa um empurra-empurra, e há troca de agressões entre militantes.

- É neste momento que, segundo testemunhas, Serra teria sido atingido por uma bobina de fita crepe. Os pastores Maurício Teixeira e Paulo César Gomes, da Igreja Assembleia de Deus do Poder e Gloria, dizem que estavam presentes no momento em que Serra foi atingido. “Eu vi que ele foi atingido por uma bobina de fita crepe quando caminhávamos. Estava muita confusão. Mas ele não ficou machucado, não se feriu”, disse.

- Já o pastor Gomes, entrevistado na quarta pelo G1, afirmou que também viu o momento em que o candidato foi atingido. “Eu estava abraçando o Serra, e ele levou um rolo de fita crepe na cabeça. Eu levei uma paulada, que era uma espécie de cabo de vassoura”, contou.

- Antes de entrar na van, fotógrafos registram o candidato com a mao na cabeça.

- Ao entrar na van, Serra diz a um fotógrafo que está "grogue", mas bem.

- O carro com Serra anda alguns metros e para. Serra fica um tempo na van, desce de novo, anda um pouco e cumprimenta alguns eleitores.

- Depois entra novamente na van e vai embora.

O que diz a assessoria de Serra

Segundo a assessoria de Serra, o candidato foi atingido em dois momentos. A assessoria diz que, segundo testemunhas, um grupo do PT cercou os militantes do PSDB que começavam a caminhada, inclusive o candidato. Eles xingavam e chegaram a jogar bolinhas de papel em direção ao candidato. Uma delas teria acertado Serra. A caminhada continua e, com o tumulto aumentando, os seguranças levaram Serra para dentro de uma loja. Ele espera um pouco e sai, já em direção à van. O clima continua tenso e um objeto atinge a cabeça do candidato. Serra entra na van. Desce alguns metros depois, para cumprimentar simpatizantes, mas se queixa de tonturas e os assessores acharam melhor levá-lo para um hospital.

O que diz um militante do PT


Um dos presentes era Sandro Cézar, conhecido como Sandro "mata-mosquito", que foi candidato derrotado pelo PT a deputado estadual. Ele disse ao G1: "Estávamos realizando um protesto pacífico próximo ao local. Cerca de 20 pessoas estavam me acompanhando. O Serra se irritou quando viu um cartaz que dizia ‘Serra, quem é Paulo Preto?’. Aí a confusão começou. Os seguranças do PSDB nos agrediram. Teve muito empurra-empurra, agressão. Mas eu não agredi ninguém e não me machuquei".

Fontes: G1 e Folha.com

CNBB afirma que aborto é ‘inegociável’

Entidade, que comemora volta ao centro do debate político, escolhe temas de destaque na eleição para campanha da fraternidade.

BRASÍLIA - Em meio à comemoração pela volta ao centro do debate político, a cúpula da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou ontem que as campanhas da fraternidade de 2011 e 2012 discutirão meio ambiente e saúde pública, respectivamente. Comunidades e paróquias vão discutir temas como aborto, eutanásia e aquecimento global, assuntos que viraram polêmica ou ganharam destaque no atual processo eleitoral.

Na entrevista para promover a campanha do próximo ano, que terá como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema "A criação geme como em dores de parto", o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário-geral da entidade, dom Dimas Barbosa, aproveitaram para rebater críticas de que a Igreja estaria se intrometendo em assuntos de Estado.

"Ela não pode ser acusada de se intrometer em temas que levam em conta a defesa da vida. O que a Igreja defende não é a imposição de seus dogmas em uma sociedade pluralista, mas a defesa da vida", disse dom Geraldo. "Estado laico não é Estado antirreligioso". Dom Geraldo disse que impedir a Igreja de manifestar a sua posição é silenciá-la. "Não vão calar a voz profética da igreja", afirmou.

Escolha oportuna. Os dirigentes da entidade observaram que as campanhas da fraternidade dos próximos anos foram definidas em junho de 2009, descartando qualquer vinculação com o momento eleitoral. Dom Geraldo, no entanto, avaliou que a escolha foi oportuna. "A escolha do tema é feita com muita antecedência, mas tudo é muito providencial. A posição da Igreja na questão do aborto é inegociável". Dom Geraldo destacou que a Igreja quer discutir na campanha da fraternidade não apenas o aborto e a eutanásia, "mas todo o desdobramento sagrado da vida". Sobre a disputa eleitoral deste ano, o religioso afirmou que é preciso bom senso.

Ele fez essa declaração ao responder questionamento sobre qual seria sua avaliação sobre o comportamento dos candidatos e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo eleitoral. "Os candidatos, os eleitores, os partidos e as lideranças da Igreja devem levar as discussões para o nível que deve ser e não baixar o nível", disse.

A uma pergunta se temas como aborto e união civil de pessoas do mesmo sexo não estariam sendo discutidos de forma superficial, ele respondeu que "toda moeda tem dois lados". E acrescentou: "É inconveniente por um lado, mas tem uma vantagem. Afinal, o tema aborto tinha de entrar em pauta". Dom Geraldo avaliou que a CNBB não pode responder por "reduções no debate". Para ele, a Igreja não sai rachada da eleição. "Só haveria um racha se houvesse divisão naquilo que é fundamental. Ninguém está defendendo o aborto dentro da Igreja". Ele destacou que a CNBB não tem candidato. "Ela apenas indica critérios para que o cidadão possa exercer bem sua cidadania."

AE - Agência Estado

Feijão atinge maior preço dos últimos 5 anos - Reportagem: Elizângela Santos


O feijão é um alimento que não pode faltar na mesa dos brasileiros, especialmente, dos nordestinos. No entanto, o seu alto preço está deixando o consumidor preocupado. Comércio no Cariri. O produto na região também chegou a aumentar mais de 100%. As vendas estão caindo. A escassez das chuvas ocasionou a queda da produção de feijão e isso faz com que o produto fique cada vez mais caro.

Juazeiro do Norte. "O preço do feijão no Cariri nunca chegou a ser tão exorbitante". Esta não é só a constatação da proprietária de uma pequena marmitaria, Fabiana Olegário, localizada no Centro da cidade do Crato. Os comerciantes também concordam, mas afirmam não haver condição de comercializar o produto com preços mais acessíveis. Este ano, praticamente, não houve produtividade na região. O popular feijão de corda, desde a semana passada, está sendo comercializado a R$ 5,00 o quilo e o mulatinho pode ser comprado a R$ 3,50.

Esse valor significa que, somente este ano, o feijão de corda teve um aumento de mais de 100%. No início do ano, o quilo estava sendo comercializado a R$ 2,00. A maior parte do produto está sendo adquirida de Estados como a Bahia, para ser comercializado no Cariri. Na região ainda há pouco feijão irrigado, conforme o agricultor Geraldo Francisco Melo.

O agricultor afirma que este ano tirou praticamente o que plantou. Foram 30 quilos plantados com a perspectiva de colher, pelo menos, quatro sacos de 60. "Colhi pouco mais de 30 quilos. A seca foi grande e não sei nem como consegui ainda tirar isso", diz ele, ao verificar o prejuízo que teve em 2010.

Alimentação

A comerciante Fabiana não aumentou o preço das refeições, mas diminuiu o conteúdo no prato do consumidor. "Está caríssimo, e tenho que comprar todos os dias cinco quilos", diz ela, ao ressaltar que, mesmo assim, vem tendo prejuízo.

Já o dono de uma mercearia no Centro da cidade, Raimundo Walmir Rodrigues, não duvida que até o fim do ano o feijão chegue a R$ 10,00. "A seca está grande. Há muitos anos que não se via isso por aqui. Até chegar no bolso do consumidor, o feijão tem um custo e a escassez no mercado se reverte para o consumidor final", diz. Essa realidade pode se inverter, acrescenta o comerciante, caso chova até o fim do ano.

Acostumadas

As pessoas reclamam, mas já estão acostumadas com o novo aumento. Pelo menos é que diz o vendedor Gilberto Batista da Silva. Desde a semana passada o seu patrão comprou uma nova remessa de feijão. "Não dá para comer sem feijão, então o pessoal compra, mesmo que diminua na quantidade da compra". No começo, as pessoas estranhavam mais o preço, mas agora já estão acostumando. "Espero que seja por poucos dias", diz.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Coreia do Norte pode realizar novo teste nuclear, diz jornal


S
atélites teriam detectado movimentos no local onde Pyongyang fez seus dois primeiros testes. A Coreia do Norte parece estar se preparando para um terceiro teste nuclear, informou hoje o jornal sul-coreano Chosun Ilbo. A notícia é divulgada dias após os norte-coreanos afirmarem que estão prontos para retornar às negociações sobre o programa nuclear do país. Fontes do governo de Seul, porém, dizem não ter evidências concretas de que o Estado comunista está preparando esse teste. Os funcionários sul-coreanos lembraram que Seul e seus aliados monitoram atentamente o que ocorre nas instalações nucleares norte-coreanas. Jornal mais vendido da Coreia do Sul, o Chosun Ilbo afirmou que satélites dos EUA detectaram movimentos de pessoal e veículos no local onde a Coreia do Norte realizou seus dois primeiros testes nucleares, em 2006 e 2009.

Aparentemente, Pyongyang também está restaurando túneis demolidos durante os dois primeiros testes, segundo uma fonte que pediu anonimato. "Porém é improvável que realize o teste logo. Isso deve levar mais três meses (de preparação até o teste", calculou a fonte. Um porta-voz das Forças Armadas sul-coreanas disse que não há "prova concreta" para sustentar essa versão. O último teste nuclear da Coreia do Norte ocorreu em maio de 2009. O primeiro foi em outubro de 2006, e nos dois casos o local dos testes foi Punggye-ri, na província de Hamgyong Norte.

O teste de 2009 ocorreu um mês após o país desistir de um diálogo em seis partes pelo desarmamento nuclear. No sábado, 16, a Coreia do Norte afirmou estar pronta para retomar esse diálogo pelo seu desarmamento. Segundo o país, porém, os EUA e outras nações "não estão prontas" para as conversas. Washington afirma que Pyongyang deve primeiro melhorar suas relações com Seul e mostrar sinceridade sobre sua intenção de se desarmar, antes da volta ao diálogo. Um alto funcionário da chancelaria sul-coreana disse ontem que a Coreia do Norte deve permitir que os inspetores visitem as instalações nucleares e declare uma moratória em suas atividades nessa área, antes da volta ao diálogo. As informações são da Dow Jones.

AE - Agência Estado

O Brasil aprende a conviver com a Corruptocracia !


As denúncias diárias de corrupção nos jornais ( Com Provas, documentos e vídeos ) já nem abalam mais a opinião pública nacional. Afinal de contas, quem quer saber de notícias sobre Propinas milionárias ? Ah! isso é uma coisa muito natural. Compra de votos, lavagem de dinheiro, estelionato, invasões de privacidade ? Quem se interessa ?

O Fato é que os Brasileiros aprenderam a conviver com a corrupção, e achar que isso faz parte da vida normal de um país. Justiça ou Injustiça ? O que importa mesmo é a lei do Gerson, onde aquele que é esperto, aquele que rouba e se dá bem, vira celebridade digna de autógrafos. Ao longo dos anos, cultuou-se um sistema que privilegia os bandidos e envergonha os honestos. Ter honestidade no Brasil de hoje já está se tornando motivo de chacota, de piadas. Afinal, o "malandro" é esperto, o honesto é um mero otário na grande engrenagem, um "Nerd" que trabalha além do ponto, para sustentar a família.

E nesse novo sistema de coisas, ELES é que estão certos. Roubar, Extorquir, meus camaradas, é a nova onda. Nós, povo brasileiro que luta e que trabalha ganhando míseros salários é que estamos errados. Estamos na contramão da história. Portanto, viva a corruptocracia! Abaixo Nós! abaixo a Honestidade! Parabéns aos Corruptos!

Dihelson Mendonça

Não acreditemos em político – por Pedro Esmeraldo

Período eleitoral! Daqui a uns dias, todos os cidadãos brasileiros irão às urnas a fim de contribuir com seus votos na escolha do presidente da república. Todos desejam enfrentar as dificuldades que há, com o intuito de retirar do Brasil essa situação embaraçosa. Um bando de aventureiros espinhentos causa mal-estar e leva o país na direção abismal, deixando-o enrolado pelas bordas da repressão política.

Não ouvimos mais falar em homens com ideologia branda e com pensamento sério, e que nos façam crescer com as aspirações de cidadãos livres e progressistas. Pedimos proteção a Deus para que nos encaminhe um bom político de bom comportamento e alta rigidez.
Não toleramos essa maneira de agir, trazendo perspectiva sombria, levando para o lado de um governo corporativista, estimulado por políticos de péssimo comportamento ético. Vimos que quase todos os políticos não trabalham com seriedade e alguns deles só legislam em causa própria. Acreditamos que o povo brasileiro não vai mais aceitar essa disparidade e não se deixará cair em armadilha.

Acreditamos que dessa vez mude de comportamento e venha cautelosamente levantar o espírito de cidadãos elevados. Pedimos que antes façam um exame de consciência e venham escolher o melhor para não choramingar depois os erros cometidos.

Lembramos de viva-voz, não suportamos essas mudanças de homens fracos que acreditam em histórias de carochinha, e ultimamente veem com mentiras desairosas causando náuseas. Não devemos mais aceitar essas conversas torpes de histórias de: mensalão, sangue-suga, aloprados e outros que constantemente acontecem para degradar bom comportamento do cidadão brasileiro.

Infelizmente, o Brasil está corroído pela corrupção. Por falar em corrupção, mostramos o que está acontecendo de errado neste país maravilhoso, mas precisamos virar o barco no caminho da dignidade e do trabalho.

Lendo a história da Grécia antiga, tomando conhecimento do filósofo grego Diógenes, fazia críticas a todo cidadão de péssimo comportamento político. Um dia, pela manhã, em pleno sol, foi encontrado com vela acesa, estava à procura de homem de bem, porque já a corrupção graçava abertamente naquela época.

Relembrando esse pensamento filosófico do grego cínico, percebemos que no Brasil de hoje a corrupção está graçando no seio da sociedade daquele tempo e nós brasileiros se quisermos homem de bem na política, temos que procurar com holofotes, pois dificilmente o cidadão brasileiro de bom comportamento se aproxima desses políticos porque não deseja se embrenhar no rol de homens desavergonhadamente ultrapassados.

Com toda certeza, ficamos envergonhados pelas atitudes dos políticos brasileiros, devido à corrupção exagerada evitaremos votar nesses audazes preferindo anular o nosso voto.
Texto de Pedro Esmeraldo

Hospital Regional do Cariri será inaugurado em dezembro


O Hospital Regional do Cariri (HRC) será inaugurado no dia 10 de dezembro deste ano com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20/10) pelo governador Cid Gomes durante reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP). Na área da saúde, o secretário da Saúde, Arruda Bastos informou também que as obras de ampliação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) estarão concluídas em fevereiro do próximo ano. A reunião de avaliação do MAPP acontecerá ainda durante toda esta quinta-feira (21), a partir das 9 horas, na Residência Oficial.

Com 294 leitos, o Hospital Regional do Cariri é de grande porte, construído pelo Governo do Estado para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços de alta e média complexidade. O HRC tem investimento de R$ 96 milhões e 27.126,47 metros quadrados de área construída. Fica localizado em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, estrategicamente entre os municípios de Barbalha e Crato para facilitar o acesso à população dos municípios de toda a macrorregião do Cariri e também das microrregiões de Tauá e Iguatu. No total, uma população de 1 milhão e 336 mil habitantes de 41 municípios, que a partir do novo hospital terá atendimento na região, sem necessidade de deslocamento para a Capital.

Exames especializados, que hoje na rede pública só são realizados em Fortaleza, o Hospital Regional do Cariri vai oferecer à população na própria região. É o caso da ressonância magnética que atualmente apenas o Hospital Geral de Fortaleza realiza. Outro exame especializado que a população do Cariri terá acesso mais fácil é a tomografia computadorizada. No apoio ao diagnóstico e terapêutico, além da ressonância magnética e da tomografia computadorizada, serão oferecidos aos pacientes radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia, mamografia. O hospital conta com laboratórios de análises clínicas e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e ainda agência transfusional.

A população será atendida em diversas especialidades médicas, como a cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. O novo e maior hospital da região ainda terá serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria. O HRC também será referência em atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de recursos humanos na área de saúde no Estado, com capacidade para acolher dois residentes em cada especialidade e quatro internos.

Perfil do HRC

Número de leitos: 294 leitos (174 de enfermaria, 51 de emergência, 28 do hospital-dia, 20 leitos de UTI adulto, 15 de cuidados semi-intensivos, 6 do centro de imagem). Especialidades: traumato-ortopedia, cirurgia plástica, neurologia, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, cirurgia geral, clínica médica. Serviços/exames: ressonância magnética, tomografia computadorizada, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, litotripsia, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, radiologia geral, ultrassonografia geral.

Profissionais: 996, além dos trabalhadores da higienização e vigilância.
Área construída: 27.126,47 metros quadrados
Investimento total: R$ 96 milhões, sendo R$ 65 milhões em obras e R$ 31 milhões em aquisição de equipamentos
Fonte de recursos: Tesouro do Estado

Fonte: Governo do Estado

Dívida do governo federal cresce e chega a R$ 1,6 trilhões em setembro


A dívida do governo federal chegou a R$ 1,626 trilhão em setembro, uma alta de 0,5% na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Tesouro Nacional. O maior aumento ocorreu na dívida interna, composta basicamente por títulos públicos negociados no mercado financeiro. Esse tipo de endividamento passou de R$ 1,525 trilhão para R$ 1,534 trilhão no período, alta de 0,64%. O crescimento da dívida interna reflete a incidência de juros sobre os papéis emitidos pelo governo federal: em setembro, esses encargos financeiros somaram R$ 9,203 bilhões.

A dívida externa, ao contrário, se reduziu em 1,86% e encerrou o mês passado em R$ 91,76 bilhões. Nesse caso, a queda se explica pela movimentação do câmbio, já que os títulos da dívida externa são negociados em moeda estrangeira e, portanto, têm seu valor reduzido sempre que o real se valoriza. Os títulos com remuneração prefixada tiveram a participação ampliada de 32,82% para 34,62% nesse período. De acordo com o Tesouro Nacional, o resultado deve-se principalmente à emissão líquida de R$ 29,57 bilhões desses papéis.

Apesar do crescimento, o perfil da dívida federal registrou uma pequena melhora no mês passado. Entre agosto e setembro, a participação dos papéis prefixados no endividamento total subiu de 34,6% para 36,1%. Em tese, a maior participação desses títulos é mais favorável porque seus juros são definidos no momento de sua emissão, ou seja, mesmo que os juros praticados no mercado venham a subir, a taxa paga por esses papéis permanece inalterada.

Folha.com

14:18

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Prisão por falsificação de documento público

Benjamin de Sousa Martins, 62 anos, residente na Rua Manuel Pirata de Sousa, nº 23, bairro Betolândia, em Juazeiro do Norte, foi preso por volta das 18h40min, de ontem (20) pela equipe do ROCAM 01cabo PM Simião, e soldados PMs Welson, Monteiro e Júnior acusado de falsificação de documento público.

A prisão aconteceu quando de uma abordagem feita pelos militares na Avenida Ailton Gomes, em frente ao parque ecológico ocasião em que se verificou que Benjamin de Sousa conduzia um veiculo portando carteira nacional de habilitação falsificada. Ele foi conduzido à 20ª DRPC, onde foi autuado em flagrante por falsidade ideológica

Acidente de transito na Avenida Leão Sampaio deixa uma pessoa ferida.

O fato aconteceu Por volta das 14h00min, quando pessoa de iniciais R.L.S., 37 anos, residente à rua Manuel Miguel, Lagoa Seca, ao tentar atravessar a avenida Leão Sampaio e foi surpreendida por um carro Siena, prata, 2008, placa HJF-3772, conduzido por C.S.C.R.J., 33 anos, residente à rua Walter Roriz, Centro, Jardim – CE.

O motorista prestou os socorros iniciais e acompanhou a vítima que foi conduzida pelo Corpo de Bombeiro composto pelos Sargentos Patrício e Joabe ao HTJ – Hospital Tasso Jereissati, onde foram realizados os procedimentos médicos. A VTR DO RONDA 1229, composta pelos soldados militares L. Silva e Lemos esteve no local para os procedimentos de sua competência.

Bandido leva 19 aparelhos de telefonia celular de loja no bairro Pirajá.

Um assalto ocorrido por volta das 12h10min, de ontem (20) na Loja Avenida Móveis, localizada na Av. Ailton Gomes, bairro Pirajá, foram roubados 19 (dezenove) celulares de diversas marcas, 01(uma) câmera Sony e 01(um) módulo H-Buster. De acordo com a polícia um homem desconhecido armado a revólver, trajando blusa branca com preta e boné vermelho invadiu o estabelecimento e anunciou o assalto, rendendo a proprietária e subtraindo os objetos para em seguida fugir a pé com destino ignorado. Foi acionada a RD 1223 pelos militares, soldados Gadelha e Ivo Gustavo, assim como todas as viaturas de serviço, com o objetivo de localizar e prender o acusado, mas sem êxito.

BREJO SANTO - CEARÁ.

Apreensão de arma de fogo

No Sítio Canabravinha, Zona Rural de Brejo Santo - CE, por volta das 13h00, foi entregue a Polícia Militar pelo Sr. José Pereira Silva, casado, agricultor, residente naquela localidade, um revólver calibre 38, Taurus, nº 69929, oxidado, capacidade para 06 (seis) cartuchos, contendo no interior do tambor 05 (05) cartuchos intactos. De acordo com informações repassadas pelo Sr. José Pereira, a polícia, a referida arma é de propriedade do seu sobrinho, identificado apenas por “Nego Van”, o qual teria deixado à referida arma na sua residência e tomado destino ignorado.

Acrescenta a polícia que Nego Van é acusado do furto de uma moto Honda/CG 125 Titan, cor verde, placa KIJ 1595, inscrição de Tacaratu - PE, de propriedade de Rodrigues Santana Alves da Silva, residente na Quadra 2, Casa 7, Vila DNOCS, Distrito de Palestina, em Mauriti/CE, ocorrido no dia 12/10/2010, por volta das 19h30, em Palestina. A arma apreendida e o Sr. José Pereira da Silva foram conduzidos pela polícia militar a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo/CE, aonde foram adotadas as medidas cabíveis.

CEDRO – CEARÁ:

Agricultor preso por tentar estuprar a própria filha

A equipe da VTR 2512 - policiais Militares, cabo Ananias e soldados Primo e Duarte efetuou por volta das 3h45 da madrugada, desta quarta-feira (20), no município de Cedro – Ceará, a prisão do agricultor Joaquim Adriano Andrade Silva, de 34 anos, sob a acusação violência sexual contra uma filha do mesmo, uma garota de 08 (oito) anos, doente mental. O crime aconteceu na última terça-feira, (18), por volta das 19h30min, na residencia onde moram a vitima e o acusado.

De acordo com a polícia, uma enteada do acusado de 17 anos, disse quando a mesma chegou à residência, encontrou a vítima sem roupas chorando e seu padrasto enrolado em um lençol também sem roupas na cama segurando a filha pelo pescoço para não chorar, a enteada ao ver a cena agrediu o acusado com uma ‘paulada’ no ombro e comunicou o fato a polícia que compareceu ao local, mas o agricultor já havia se evadido sendo perseguindo e preso na madrugada de ontem, sendo recolhido em uma das celas do Destacamento de Cedro e posteriormente conduzido até a DRPC de Icó onde será autuado perante autoridade competente.

IGUATU - CEARÁ

Polícia recaptura foragido da justiça

Na manhã desta quarta-feira, (20), por volta das 5h30, as Polícias Civil Militar, recapturou no Sítio Tanques, distante 07 km da sede do município de Iguatu, o foragido da justiça Antonio Viranilson dos Santos Silva, conhecido por “Dudu” de 22 anos. Ele era foragido da Cadeia Pública de Iguatu desde 2008. Antonio Viranilson já havia sido preso praticando assalto na cidade de Várzea Alegre, fugindo também da Cadeia Pública daquela. Participaram da diligência os policiais militares sargento Carlos e o cabo Simões, aonde, juntamente com o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Agenor, e o agente Jackson, que conduziram o acusado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, para adoção das medidas cabíveis para o fato.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Projeto “No Terreiro dos Brincantes” lança documentário sobre Mestra Zulene Galdino

Projeto “No Terreiro dos Brincantes” lança documentário sobre Mestra Zulene Galdino
O segundo documentário produzido pelo Projeto “No terreiro dos Brincantes” conta a história da Mestra Zulene Galdino . O lançamento acontecerá no dia 23, a partir das 18h30, na residência da Mestra na Vila Novo Horizonte, no Crato.

O Projeto “No Terreiro dos Brincantes” visa contribuir para o registro audiovisual das manifestações da cultura popular e é desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA e o Coletivo Camaradas.

O terceiro documentário está sendo produzido e resgata a história do Reisado Dedé de Luna do Bairro Muriti também da cidade do Crato.

Serviço:
Projeto No Terreiro dos Brincantes
Informações (88)99772082

A GUERRILHA É DO CARIRI!!!


GUERRILHA CARIRIENSE
Letra de Cacá Araújo / Música de Lifanco

A arte
que brota das veias guerreiras
resgata o passado, tempera o presente e alimenta o futuro

Guerrilha do amor, nação Cariri
teatro no palco, na rua, na arena
a dança, o folguedo, a canção e o circo
são chamas da vida e da alma do povo

Guerrilha do amor, nação Cariri
atores, atrizes, brincantes, cantores
poetas do drama, do corpo e das cores
no sol da batalha a conquista do aplauso

A arte
que brota das mãos guerrilheiras
amando e lutando, sorrindo e sonhando
é a mensagem dos deuses em busca da paz

Outubro de 2010
Crato - Cariri - Ceará - Brasil

COMPOSITORES DO BRASIL


“Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo”

(Sangrando)

GONZAGUINHA

Por Zé Nilton

Senti na pele o que era estar frente a frente com Luiz Gonzaga Jr. Sabia do seu jeitão de distante, irônico e de pavio curto. De fato, o homem nos recebeu com uma frieza de arrepiar. Chegamos cedo à casa ao lado do Parque Asa Branca, em Exu, nas primeiras chuvas de janeiro. Avisado, lá vinha aquele vulto esticadão, magro e de cabeça pendida às vezes para o lado, às vezes para trás. Observei demais seu trajeto desde a porta que dava para o alpendre até a porteira. Mesurou-nos com um - bom dia a todos -, com uma voz contida, com um olhar furtivo passando por sobre nós, com uma mão em trajeto de arco apontando o caminho do alpendre.

Manuel Edmilson do Nascimento, segundo reitor da URCA. Admirável é sua postura. Simpático, tranqüilo, voz pausada, mansa e suave. De mão desses atributos abre solenemente a reunião.

Eu reparava de olhos grudados na figura do grande compositor brasileiro. Ele puxava sem cessar a ponta do bigode, entre baforadas de cigarro e tragos de cerveja fria. Ele ouvia atentamente o seu interlocutor. Ele foi se desmascarando da personagem difícil e complicada de quem eu ouvira falar.

Já eram afável e solto os seus gestos. E eu viajando nas imagens daquele homem – menino guerreiro – nascido no Morro de S. Carlos, criado por estranhos e filho de Luiz Gonzaga. Então, nas músicas, no palco e no calor dos (des) encontros a carga do que passou pesava e Gonzaga Jr. era só brutalidade, irreverência e desconfiança. Mas ali, na casa de seu velho e querido pai, frente à cortesia e inteligência de Dr. Edmilson, Gonzaguinha mostrou doçura e compreensão.

Senti seu entusiasmo ao falar dos projetos para o Parque Asa Branca. Cheio de vida eram suas perspectivas para o futuro. Não dá para dizer com palavras quão belo era o território de sua face ao gesticular projeções para a cultura e o meio ambiente regionais, a partir do Parque e Museu Gonzagão.

Igualmente guardei lembranças de um homem inteligente e conhecedor profundo das coisas do mundo. Suas análises sobre a cultura brasileira e nordestina me impressionaram pela profundidade de quem detém o conhecimento teórico-prático da realidade.

Ao sair daquele recanto haurido por luminosidades da natureza e da inteligência humana, ouvi da professora Maria Sarah Esmeraldo Cabral, responsável pelo encontro, distintos elogios à pessoa de Gonzaguinha. Sarah o disse um humanista.

O tempo amadurece. Estava ali o poeta e músico da MPB inteiro, resultado das somas de tudo que juntou, desde os festivais universitários de que participou, da geração cultural e musical de que foi um ativista e renovador, do compositor consagrado e representante da moderna linguagem da MPB, e agora prenhe de tudo isso, ávido por oferecer sua capacidade a serviço de seu povo.

Numa manhã do final de abril daquele ano, 1991, quando as chuvas vão deixando a natureza grávida de opimos frutos, nos deixou Gonzaguinha. E tudo do que disse para nós, na casa de seu pai, foi deixado para trás.

Ficou a sua música, rica em temática, em ritmos, em sons.

Uma pequena parte dela será lembrada no programa Compositores do Brasil, desta quinta-feira, a partir das 14 horas, na Rádio Educadora do Cariri.

Na sequencia:

COMPORTAMENTO GERAL, de Gonzaguinha com Gonzaguinha
UM HOMEM GUANDO CHORA, (guerreiro menino) de Gonzaguinha com Gonzaguinha
UM ABRAÇO TERNO EM VOCÊ, VIU MÃE, de Gonzaguinha com Gonzaguinha
ESPERE POR MIM, MORENA, de Gonzaguinha com Leila Pinheiro e Gonzaga Jr.
UM LINDO LAGO DO AMOR, de Gonzaguinha com Gonzaguinha
GERALDINOS E ARQUIBALDOS, de Gonzaguinha com Simone
EXPLODE CORAÇÃO, de Gonzaguinha com Maria Bethania
COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ, de Gonzaguinha com Quarteto em Cy
VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ, de Gonzaguinha com Gonzaguinha
GALOPE, de Gonzaguinha com MPB4
O PRETO QUE SATISAFAZ (feijão maravilha), de Gonzaguinha com as Frenéticas
E VAMOS A LUTA, de Gonzaguinha com Gonzaguinha

Quem ouvir verá!

Programa compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Na web: www.radioeducadoradocariri.com)
Acesse: www.blogdocrato.com
Todas às quintas-feiras, de 14 as 15 horas
Produção, pesquisa e apresentação de Zé Nilton
Direção de Dr. Geraldo Correia Braga

Maratona Músical:Um Canto em Crato Canto-Por Wilson Bernardo

A Prefeitura Municipal do Crato e a Secr.de Cultura do Crato,inova,no que podemos chamara de acessibilidade musical,levando para periferia e bairros,assim como praças centrais com,Siqueira Campos e praça da Sé,musica de garagem,assim como é conhecido as bandas alternativas,que disputam espaços,com músicos inseridos no mercado de trabalho do entretenimento.O Crato nas semanas que antecedem o Festival Nacional de Musica,propicia a esses jovens músicos a oportunidade de se manifestarem,e dizerem a que veio,com certeza no Crato e em saunas de garagens temos muito talentos a espera de oportunidades como essa.Parabéns poder publico municipal e secretaria de cultura do município.
Banda Plataforma Vip,o que pode não parecer,mas a muitos anos na estrada,eu os acompanho,quando ainda brincavam com guitarras de latas de doce.
Um publico seleto e com presença primordial das crianças
Os Otacilios,mistura musical é a filosofia da multiplicidade da musica
Estilos e muita vontade,segue em anexo programações seguintes
Dia 22,Sexta -Feira as 18:30 na Praça do DETRAN,no bairro São Miguel.
Bandas:
FOCOS IMPERATORI
MUNGANGÁ
QUARTO STAGIO
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

O abandono do Sítio Fundão - matéria de Antônio vicelmo

Fonte: Diário do Nordeste, 21-10-2010


PATRIMÔNIO NO CARIRI
MP cobra providência contra abandono do Sítio Fundão

Bombeiros tiveram muito trabalho na tentativa de apagar a último incêndio registrado na reserva do Sítio Fundão. A fiscalização no local é inexistente -- FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Processo de tombamento do Sítio Fundão ainda não foi concluído, dificultando ações de preservação
Crato. Um incêndio registrado, esta semana, no Sítio Fundo, que foi comprado pelo Governo do Estado, no valor de R$ 1,2 milhão, para ser transformado em Parque Estadual, reacendeu a polêmica em torno do "abandono" do que deveria ser a maior reserva ecológica da região. O promotor de Justiça, Pedro Luiz Campelo, convocou uma audiência pública, que será realizada no dia 11 de novembro, para, de acordo com o representante do Ministério Público, instruir uma futura Ação Civil Pública por omissão do poder público em relação ao meio ambiente do Município do Crato, em especial, a degradação do Sítio Fundão.
Ainda hoje, a gerência regional da Semace vai se encontrar com o promotor, em Fortaleza, coma finalidade de repassar todas as informações sobre o Parque.Um dos ex-proprietários do Sítio, Ed Alencar, adverte que a madeira vem sendo retirada. Parte do arame da cerca, construída pelo Governo do Estado, foi roubada. O engenho de pau, puxado a boi, única lembrança regional do Brasil colonial, está se acabando. Não resiste mais ao próximo inverno. A água, que enchia as barragens construídas pelos escravos, foi desviada, o rio secou. Em função das denúncias, segundo Ed, a água voltou a correr no rio que corta o Sítio.Estas denúncias, conforme ele, foram levadas ao conhecimento da Comissão Nacional do Meio Ambiente, com sede em Brasília, que cobrou providências do Ibama e da Semace.
A Semace respondeu que a denúncia não procede. Porém, somente a casa de taipa de primeiro andar, de acordo com a Semace, está deteriorada.RelatórioA contestação das denúncias é reafirmada, em parte, pelo gerente do Parque Estadual, Mardineuson Sena, que está preparando um relatório que será entregue ao Ministério Público, informando sobre as providências tomadas para conservação da área. Marnineuson esclarece que o incêndio que irrompeu, esta semana, atingiu apenas quatro hectares e não 47 hectares, conforme informou Ed Alencar.
Depois que foi criada a gerência, o parque foi reaberto para visitantes, principalmente, estudantes das escolas regionais, pesquisadores e também professores da região.Os trabalhos de restauração do Parque, segundo Mardineuson, estão na dependência do tombamento. Por força de lei, a gerência não tem poderes para intervir nestes imóveis enquanto durar o processo de tombamento. O processo deve ser concluído ainda este mês, conforme a gerência, admitindo, porém, que alguns equipamentos estão deteriorados e que a fiscalização é insuficiente. "O roubo do arame, das estacas e madeira, ocorreu antes da implantação da gerência", complementou o representante do Parque.
Esta semana, Ed Alencar, que acompanhou a operação de combate ao fogo no Fundão, documentou, com fotos, a degradação da mata nativa e dos equipamentos deixados pelo antigo proprietário, Jeferson da Franca Alencar. Ele, no fim da vida, vaticinou: "quando eu morrer, o Fundão morre também". Além da preocupação com o meio ambiente, Ed Alencar, que é neto de Jeferson, está interessado em preservar o patrimônio que seu avô deixou para a região.No desfile de 7 de Setembro, ele desfilou no carro antigo, pintado de verde e amarelo, pedindo socorro para o Fundão.
O grito de Ed vem recebendo a solidariedade dos ambientalistas regionais.O Sítio Fundão é uma reserva ecológica localizada na área urbana do Crato, a 3km do Centro. Em 2008, tornou-se um parque estadual. É cenário de espécies de Cerrado até remanescentes da Mata Atlântica. Apresenta características da composição florestal original que existia nesta área do Estado, bastante rica em biodiversidade.
Debate
"Queremos discutir as causas da degradação ambiental no Sítio Fundão" -- Pedro Luiz Campelo, Promotor de Justiça
"Estamos aguardando o tombamento do Parque para iniciar a restauração" -- Mardineuson Sena, Gerente regional do Parque Estadual do Sitio Fundão
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria do Meio Ambiente, Município do Crato / Rua Coronel Secundo, 205 / Tel. (88) 3102.1288
ANTÔNIO VICELMO / REPÓRTER
CONVITE


O Instituto Cultural do Cariri tem a satisfação de convidar V.Sia. e família para a solenidade de lançamento, nesta sexta-feira, do livro “URCA–DO SONHO AO CREDENCIAMENTO”, do professor João Teófilo Pierre.

Manoel Patrício de Aquino
Presidente

Data: 2 de outubro de 2010.
Horário: 19h30m
Local: Sede do Instituto Cultural do Cariri (em frente ao Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti)

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária

Dia 21, quinta-feira

Literatura/Biblioteca - ESPECIAL
14h30 GINCANA CULTURAL
Um intercâmbio entre as escolas públicas na construção de idéias voltadas para o conhecimento de autores nacionais e regionais e iniciativa de estimular a leitura. Produção: André de Andrade. 240min.

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
15h Visibilidade Teatral. Ministrante: Marcio Rodrigues (Crato-CE). 180min

Atividades Infantis - HORA DO RECREIO
Local: E.E.M Wilson Gonçalves (Crato-CE)
15h Contação de Histórias: Histórias Guardadas no Tempo - Elizabete Pacheco (Juazeiro do Norte-CE). 15min.

Literatura/Biblioteca - BIBLIOTECA VIRTUAL
18h Noções Básicas de Utilização da Internet. Instrutor: Cleytonn de Oliveira. 180min.

Música - V FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL
18h30 Antonio de Pádua e Banda (RN) 60min
19h50 Camaronês Orquestra Guitaristica (RN) 60min

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63030-210
Tel: 88- 3512 2855 fax: 88 3511 4582

ALMANAQUE - Dia 21 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

21 de outubro: Dia do Ecumenismo.

* 1187 - É eleito o Papa Gregório VIII.
* 1838 - Dom Pedro II do Brasil funda o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
* 1895 - Forças japonesas invadem a capital de Taiwan, dando início ao domínio japonês naquele país.

Nasceram neste dia...

* 1833 - Alfred Nobel (na foto), inventor sueco fundador dos Prémios Nobel (m. 1896).
* 1917 - Dizzy Gillespie, trompetista, cantor e compositor de jazz estadunidense (m. 1993).
* 1949 - Benjamin Netanyahu, político israelita.

Morreram neste dia...

* 1422 - Carlos VI de Valois, Rei de França (n. 1368).
* 1805 - Horatio Nelson, almirante britânico (n. 1758).
* 1984 - François Truffaut, director de cinema francês. (n. 1932).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30