xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 outubro 2010

CRATO - Notícias do Dia 15 de Outubro de 2010




Prefeitura do Crato incentiva população a responder o Censo do IBGE 2010

O Crato precisa obter avanços, e com isso é importantes que os dados do município sejam repassados pela população. Será concluído no dia 31 deste mês o censo IBGE 2010, no Brasil, e o município cratense é uma das importantes cidades do estado, que precisa ter os dados coletados de toda a população, que vêm sendo colhidos pelos recenseadores. A Prefeitura Municipal do Crato reforça, para todos os cratenses, a importância de receber bem em seu domicílio o recenseador e responder o questionário aplicado. Esses dados são de grande importância nos próximos anos para a definição de projetos para o município, que possam beneficiar a população. Para isso, é imprescindível que cada munícipe colabore. Receba bem o recenseador em sua residência e facilite o trabalho para o bem de todos. Para quem ainda não recebeu o recenseador em sua residência, poderá informar e solicitar pelo Telefone: 0800-721-8181.

Encontro enfatiza importância do protagonismo juvenil nas ações de saúde

A Secretaria de Saúde do Crato realizou nos últimos dias 13 e 14, no município, encontro com os representantes de escolas da rede municipal e estadual, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Programa de Saúde da Família. O evento teve a finalidade de monitorar e planejar ações do Programa de Saúde e Prevenção nas escolas. A meta é dar ênfase ao protagonismo juvenil, na abordagem da prevenção às Doenças Sexualmente Trasmissíveis e Aids.

Crato conscientiza sobre preservação do patrimônio

O município do Crato, por meio da Secretaria de Administração, dará continuidade ao curso para a preservação do patrimônio público, em parceria com instituições com Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O intuito, além de qualificar o servidor público, é fazer com ele se torne um multiplicador da importância no zelo do patrimônio. O Secretário de Administração, Christiano Siebra, afirma que várias categorias profissionais vão passar por esse treinamento, a exemplo dos coordenadores de saúde e das unidades de ensino. As aulas vão desde noções de meio ambiente ao aspecto teórico e visitas aos espaços públicos, para verificar ‘in loco’ como pode ser feita uma abordagem ao cidadão, manutenção dos espaços bem conservados e dos equipamentos públicos. Recentemente passaram pela qualificação 32 integrantes da Guarda Municipal do Crato.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

PMDB-RS declara apoio a Serra e Dilma ao mesmo tempo


NE - Assim fica fácil...

O PMDB-RS aprovou hoje uma moção de apoio à candidatura ao presidenciável José Serra (PSDB), mas liberou a ala que apoia Dilma Rousseff para continuar pedindo voto para a petista. Assediado por Serra, o candidato a governador José Fogaça, que teve 25% dos votos, não declarou a quem apoia. Ontem, o presidenciável tucano visitou o peemedebista em Porto Alegre.

Na prática, a decisão evidencia o racha que permeou a seção gaúcha da sigla durante todo o primeiro turno e que é apontada como uma das causas para a pior derrota dos peemedebistas na história. No Estado, Tarso Genro (PT) foi eleito governador no primeiro turno (54%). Pela primeira vez desde 1986, o PMDB-RS sai da disputa estadual sem eleger ninguém para cargos majoritários (governador ou prefeito) e suas bancadas encolheram na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

Deputados peemedebistas são majoritariamente pró-Serra, enquanto prefeitos do partido fazem campanha para Dilma. O partido administra cerca de 140 dos 496 municípios do RS.

A moção de apoio a Serra foi aprovada em um encontro com cerca de 200 pessoas e ainda deverá ser referendada no diretório estadual, segundo o partido.

GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE
( folha.com )

Leia Hoje no Chapada do Araripe OnLine:


Leia no Chapada do Araripe Online as últimas notícias do Cariri, do Brasil e do Mundo. Algumas manchetes que são notícia no dia de hoje:

http://3.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TLeGFf4E9eI/AAAAAAAATPI/bKXZ7V8xIl0/s1600/chapada+do+araripe+capa+14+de+outubro.jpg


- Incêndio destrói matas da Chapada do Araripe há 6 dias
- Fã paga US$ 35 mil por aula particular com baterista do Metallica
- Filme levará drama dos mineiros chilenos para a televisão
- Diário Oficial publica liberação de R$ 8 bilhões para a Copa de 2014
- STJ: queixa da vítima é suficiente para ação com base na Lei Maria da Penha
- Prostitutas ligam para polícia porque cliente não pagou e acabam presas
- CNT/Sensus: Dilma lidera apenas no Nordeste do País
- Dave Brubeck passa bem após cirurgia para colocar marca-passo
- Ministro da Justiça diz que não interfere em investigação de Erenice
- CNT/Sensus mostra empate técnico entre Dilma e Serra
- O Dia do Professor – Hildeberto de Aquino
- Calor Térmico / Calor Humano. Liduina Vilar.
- Greve dos bancos chega ao fim em quase todo o Brasil
- Jovem encontrado morto a bala em Juazeiro do Norte
- Crato – Homem de 55 anos preso a mando da justiça e porte ilegal de arma.
- Plantão Policial das últimas 24 horas – 14 de Outubro – J. Lopes
- Incêndio destrói 60 carros no pátio da Prefeitura de Suzano
- Agenor Neto candidato a prefeito de Juazeiro do Norte em 2012 ?
- Para religiosos, tempo é curto para desmentir polêmicas
- Raízes da violência – Por Emerson Monteiro
- “Médico” dos mineiros e disputado por duas mulheres, Barrios é recebido pela amante
- Inglaterra: Rádio pirata mais influente de Londres ganha licença
- Brinquedoteca do Hospital Mª Amélia é entregue a criançada
- Quarto acidente com o Ronda do Quarteirão em menos de uma semana
- Após mais de 25 horas, os 33 mineiros e seis socorristas chegam à superfície no Chile
- Tiririca tem até o dia 23 para apresentar defesa
- Desmoronamento em mina de carvão soterra dois trabalhadores na Colômbia
- Piloto da Qatar Airways morre em pleno voo
- Guerrilha do ato dramático Caririense lança agenda para 2010
- Festival de Dança ( Hip-Hop ) anima o Crato
- Raízes da violência – Por: Emerson Monteiro
- Um sôco no estômago da politicagem brasileira – Por: Demétrius Silva

Leia, Divulgue, Participe, Acesse:


www.chapadadoararipe.com

Incêndio destrói matas da Chapada do Araripe

Incendio na Floresta do Araripe - Blog do Crato - Foto de Raimundo Filho650-02

Há seis dias que um incêndio destrói as matas nativas das encostas do lado leste da Serra do Araripe, no município do Crato. Dadas dificuldades naturais de se lidar com incêndios em áreas íngremes, apesar dos esforços da Brigada Contra Incêndio, sediada em Crato, até 18h do dia 14 de outubro de 2010 ainda não se observam resultados positivos que demonstrem o domínio sobre a ação destruidora de um foco de fogo que se iniciou nas proximidades do Hotel Pasárgada, no Lameiro, no final de semana, e se propagou na direção do Coqueiro.

A fumaça e as chamas podem ser vistas de longe, no Cariri, visão das mais melancólicas do quanto a imperícia dos habitantes das encostas da Serra produz ao lidar com suas riquezas naturais e o que pode ocasionar em termos de destruição de um raro patrimônio de matas nativas no meio do semiárido avassalador. De tudo isso o que se conclui é a necessidade urgente para manter, em caráter permanente, junto ao Corpo de Bombeiros sediado em Crato, de um helicóptero para ser utilizado em ocasiões semelhantes, o qual, utilizando águas do Açude do Umari, por exemplo, já teria debelado desde o início a destruição que ora se verifica, isto sem qualquer possibilidade imediata para um efetivo combate da destruição das matas em largas proporções.
Emerson Monteiro – Colaborador
Foto: Raimundo Bezerra Filho ( de outro incendio recente ocorrido na Chapada )

QUE IRONIA - Por Vicente Almeida

NE - Regulamentar uma lei que tira a vida de alguém...


QUE IRONIA
Enquanto o planeta inteiro presenciou entre aflito e solidário, o desastre ocorrido em uma mina na cidade de Copiapó no Chile, ajudando como podia, com o fim de salvar os 33 mineiros, que há 69 dias estavam provisoriamente isolados do mundo a 700 metros de profundidade, e que foram resgatados sãos e salvos! Aqui, no Brasil de Cabral, o povo assiste estarrecido, a lenga lenga dos candidatos a presidência da república, sobre regulamentação de lei para matar milhões de crianças indefesas no decorrer dos tempos futuros - via aborto, alegando que a mulher é dona do seu corpo.

Infelizmente não é bem assim, contudo a mulher tem o livre arbítrio para utilizar o corpo que Deus lhe destinou como bem entender. E aqui vamos deixar claro – USAR O SEU CORPO.
Por tanto, uma criança em gestação no ventre materno, é concebida por livre e espontânea vontade, e com a conivência do casal. Mas, a gravidez indesejada em função de situações adversas, poderia ter sido evitada se o casal usasse de bom senso ou recebesse orientação.

Uma vez constatada a existência de um ser em seu ventre, a mãe já não tem direitos sobre aquele corpinho, ela não é dona daquela vida, nem o pai biológico o é, mas, lhes compete zelar pela sua integridade. Nem a ela nem aos seus parentes, é dado o direito de lhe tirar a vida. A criança provisoriamente alojada no seio materno, concebida com anuência da mãe, confia nela e está tomando por empréstimo o seu corpo no cumprimento de um mandato Divino, e se não fosse o seu egoísmo e as vezes a sua imaturidade, ela ficaria envaidecida por poder dar a sua contribuição.

O corpo da mulher é um santuário, é um templo de Deus e Ele assim o fez para que a vida pudesse ter continuidade. É assim desde o princípio, e seguirá indefinidamente pelos milênios de milênios afora.

Você sabia que para praticar o aborto, um dos processos utilizados é a trituração do feto que é retirado aos pedaços? Pois é! Ele sente dor, uma dor imensa, uma dor indefensável por cada pedacinho que lhe é amputado. Naquele momento ele está sozinho, e pensava estar seguro em sua casinha materna. Há muitos outros meios tão terríveis e macabros quanto este para eliminar uma vida. É isto que você quer para aquele que poderia ser seu filho amado, seu neto, seu sobrinho, seu salvador em momentos difíceis? Você sabia que este procedimento também mutila a mulher. Se ela não sofre imediatamente por ser jovem, sofrerá no declínio da sua existência.

A criança assassinada no ventre da mãe tinha uma missão na terra! Podia estar a caminho para salvar vidas, para proteger um irmão, a própria mãe, e muitas vezes toda a família, para trazer amor, paz, solidariedade, progresso para a humanidade, tecnologias avançadas. Podia Ser portador de uma grande missão, pois Deus que é onisciente sabe os problemas que advirão sobre cada um de nós, e antecipa um meio de minimizá-los quando aquele dia chegar.

Escrevo assim para os casais constituídos, para os jovens inconseqüentes e para os pais que acham ser o fim do mundo um filho ou um neto inesperado, e alguns estimulam ou obrigam a mulher ou a filha a cometer o maior de todos os crimes. O Deus que tudo vê, tudo provê! E a ninguém dará carga maior do que aquela que possa conduzir. Antes os pais deviam criar vínculos de sólida amizade e confiança junto aos seus filhos e orientá-los sobre o uso da sua sexualidade, não como brinquedo, não como diversão, banalizando-o, mas como uma manifestação Divina de poder e confiança na criatura humana.

Os infratores enganam as leis humanas conforme seus recursos, mas, jamais conseguirão enganar a infalível lei eterna e imutável de ação e reação que se aplica a todo ser humano; Ricos e pobres, pretos e brancos, bons e maus. Todos têm os seus direitos consagrados segundo o princípio universal do Direito Cósmico, expressados nos ensinamentos de Jesus: “A cada um será dado, segundo as suas obras”. “Fazei aos outros tudo que quiseres que te façam”. É possível resumir nestas duas frases todo o Direito Cósmico da humanidade.

Os governos fazem leis para disciplinar os tributos, às vezes para exercer domínio sobre o povo, e às vezes para agradar determinados grupos em detrimento dos demais. Essas leis são aplicadas segundo as possibilidades financeiras do réu. Normalmente quem tem menos recurso, mesmo com a razão, perde o seu direito em favor daquele que pode pagar para impor sua vontade.

Imaginemos agora, uma lei regulamentando o aborto em um país eminentemente católico, mas, onde o direito do povo é esquecido, prevalecendo em tudo apenas o direito do vil metal como forma de justiça.

A nossa Carta Magna de 1988, tem início com o seguinte texto: Artigo 1º § Único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". Esse artigo tinha maior alcance na Constituição anterior que, através da Emenda Constitucional no. 1, de 1969, dizia textualmente apenas o seguinte: Art. 1º § 1º Todo o poder emana do povo.

Não vejo o povo exercer esse poder, mas vejo muita acomodação, muita aceitação, muita passividade. Vejo com tristeza o povo com medo de decidir, de tomar partido naquilo que é justo, digno e necessário.

Essa omissão tem facilitado a proliferação do mal neste país onde são punidos apenas os sem recursos, e os verdadeiros alavancadores do progresso, que são todos os trabalhadores assalariados. Aqui a punição é para os inocentes. Vejam só, parte dos recursos que o governo suga da classe trabalhadora é repassada a agitadores como os MSTs, e os presidiários, em forma de auxilia-reclusão, e isto também é irônico, pois aqui, quem comete crimes e assusta a população, tem mais direitos do que quem luta dia e noite para sobreviver. Absolutamente, esse poder não emana do povo, a decisão para beneficiar celerados não é do povo. Mas, voltemos ao tema principal.

Que ironia. A ciência usando a tecnologia, superando todos os desafios resgatou do subsolo, sãos e salvos, aqueles 33 homens semi soterrados. A mesma ciência, usa sua tecnologia para cria instrumentos cirúrgicos e eliminar vítimas inocentes e indefesas, cujo assassinato é legalmente autorizado por capricho, egoísmo e vaidade. A TV mostrou em tempo real para todo o mundo o salvamento daqueles mineiros. Duvido, desafio a TV a mostrar em tempo real a trituração de uma criança na barriga da mãe de forma que pudéssemos ver seus assassinos...

Confio na reação do povo brasileiro para por um basta nas pretensões abortivas dos poderes legislativos e executivos. Mas não confio nestes políticos que mudam de opinião na última hora, pousando de santo, fingindo uma religiosidade que nunca possuiram Você acredita nessa mudança repentina? Claro que não, não é?

Por isto, cá estou eu, mais uma vez, isolado, apresentando meu protesto, em benefício de milhares de irmãos, que poderão perder o direito a vida também assegurado na Constituição, pela possível edição de uma lei que se aprovada, equivalerá ao retorno aos tempos da inquisição onde as torturas impostas, quase sempre resultavam na morte das vítimas, que vivas assistiam a mutilação dos seus corpos. As mulheres tinham seus seios decepados, e os homens tinham seus braços e pernas separados do corpo, para citar apenas estes dois casos. Pois bem; esse povo antigo, como as criancinhas de hoje, são vítimas da maldade, da vaidade do egoísmo e dos preconceitos humanos.

Se você conseguiu ler até aqui, peço-lhe: Se tiver um tempinho... Pense um pouco em tudo isto!

Vicente Almeida

Brasil: O Voto do Frigorifíco - Que Descarna o Osso do Povo - Por Wilson Bernardo.

RECEITA PARA A ENGORDA DO POVO...E O LULISMO NA FILA DO OSSO - Existe uma receita infalível para o engordar a fome do povo. A chamada fila do osso que é comum, nas pequenas cidades do nordeste, durante muito tempo alimentou e alimenta o povo. Pega-se uma "ruma" de osso que foi descarnado, e coloca na panela de pressão. Se não tiver a panela, peça ao vizinho mais próximo. Na periferia quem tem uma única panela de pressão é Rei e súdito ao mesmo tempo. Pois bem cozinha tudo, junto cozinha em uma cuscuzeira um pacote de pão de milho "cuscuz", mistura tudo sem antes não esquecer do osso principal, que pega com uma rodilha e bate no fundo do mesmo com um martelo, até sair o "tutano" que é forte pra caramba, para engordar a reca de menino. Eles comem que arregalam os "Oi" de tristeza, o que no dia seguinte tão tudo forte pra lida da roça.


MORAL DA HISTÓRIA: Sempre dizem e é comum a expressão de que "Meu cachorro adora Osso". Claro se só dão osso, e a sobrevivência é substancia de cascabuios. O que hoje todos comem por enquanto Filé, coxão mole e merda de peixe... CAVIAR.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Blog do Crato é Líder - 109.370 visitas em Setembro - Estatísticas do Mês


Esteja na Mídia. Acesse o Blog do Crato. O Maior Site do Cariri



Uma coisa muito boa é colocar um marcador de visitas num site de internet. Isso possibilita que o administrador conheça o perfil dos visitantes, as preferências do público, o tipo de artigo que dá mais IBOPE ( opa, esse é um palavrão nos dias de hoje ), mas enfim, conhecermos a evolução do nosso trabalho ao longo do tempo. No primeiro gráfico, fornecido pelo site de estatísticas HiStats, vemos o aumento gradativo de visitas ao longo dos últimos meses no Blog do Crato. Em Maio, atingimos 75.701, e achávamos naquela época que esse valor dificilmente poderia ser superado. Inclusive em JUNHO, houve uma queda de acessos, não se sabe porquê. Reparem = 69.755 acessos. Isso me fez retardar o lançamento da nossa publicidade. Em agosto, ultrapassamos a barreira das 100.000 visitas, com 103.718 e chegamos a setembro com 109.370. Outubro já contabiliza 51.072 e estamos no dia 14 ainda. Se continuar dessa forma, deveremos passar de 105 mil visitas neste mês.

Vale ressaltar que o Blog do Crato não é apenas a página de rosto, e sim, 14.500 artigos já escritos, em 5 anos de muito trabalho árduo, com a participação de mais de 80 escritores e colaboradores e que os acessos são de visitantes do Google que procuram artigos, fotos, reportagens + os acessos à página principal.

Além do site Blog do Crato, estão sob nossa jurisdição diversos atrativos da internet caririense, como a Rádio Chapada do Araripe, no ar há 5 anos, o Jornal Chapada do Araripe OnLine, o Portal do Jazz, a RadioPiano, a Sala de Bate-Papo do Cariri, além de diversos outros, como o Site da Rede Blogs do Cariri, que tem mais de 40 blogs filiados. Entretanto, as estatísticas aqui divulgadas pertencem apenas ao site www.blogdocrato.com não entrando na contagem nenhum dos outros. Se juntássemos todos os sites que formam a rede, aí o resultado seria muito maior.


Blog do Crato em Agosto - Estatisticas 03

Setembro:

Blog do Crato em Setembro - Estatisticas 01

Agosto:

Blog do Crato em Agosto - Estatisticas 02


Blog do Crato - Há 5 Anos, Mostrando o melhor do Crato ao Mundo.

15.000 artigos - Milhares de Fotos - Reportagens - Rádio Chapada do Araripe 24hs - Jornal do Vicelmo toda manhã - Rádio Educadora do Cariri - Mais de 80 Escritores e Colaboradores - Repórteres Exclusivos - Salas de bate-Papo integrando a comunidade Caririense... e muito mais...

Estatísticas fornecidas pelo site Histats - www.histats.com

Filme levará drama dos mineiros chilenos para a televisão


NE
- Como diria o Chaves, "Suspeitei desde o princípio". Começou o assédio da imprensa, dos grandes meios de comunicação, ao perceber que podem ganhar milhões com a história dos 33 mineiros Chilenos.

A produtora espanhola "Antena 3 Films" e a colombiana "Dynamo Factory" iniciaram as filmagens de um longa-metragem para a TV chamado "Os 33 de San José", baseado na história dos mineradores chilenos resgatados ontem (13) após permanecerem soterrados a quase 700 metros de profundidade por mais de dois meses.

"A ideia surgiu no instante em que os mineradores ficaram presos involuntariamente. O roteiro começou a ser elaborado naquele momento, e a aprovação da versão definitiva foi feita na semana passada", informou nesta quinta-feira a rede de televisão "Antena 3", proprietária da Antena 3 Films. As cenas externas do filme começaram a ser gravadas há dez dias, e na próxima segunda-feira, dia 18, terão início as sequências filmadas na locação que reproduz a mina San José, em Copiapó.

CONCORRÊNCIA

A história, no entanto, também desperta o interesse de outros cineastas e produtoras. Recentemente, o diretor Rodrigo Ortúzar disse que planeja rodar o "Los 33". "É uma grande história para se contar", afirmou. O artista antecipou que o filme será "uma mistura de ficção e imagens já gravadas" por emissoras de TV do país e por sua equipe. O cineasta está registrando imagens das operações de resgate em pleno deserto de Atacama. "Minha ideia é fazer uma história que esteja focada no soterramento e, ao mesmo tempo, no renascimento dos mineiros quando eles voltarem à superfície", explicou.

O filme também terá uma duração de 1 hora e 33 minutos. A produção cinematográfica de tragédias é comum. A história do grupo de sobreviventes de um acidente aéreo nos Andes, de 1972, por exemplo, foi levada aos estúdios. A produção de 1993, "Vivos", realizada nos EUA, contou o que ocorreu com a equipe de rúgbi do Uruguai que viajava ao Chile para disputar uma partida. Dos 45 passageiros sobreviveram 16.

DA EFE

Pesquisa CNT/Sensus mostra empate técnico entre Dilma e Serra

Serra e Dilma se beijam beijando Lula

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra, estão tecnicamente empatados na corrida para o Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta quinta-feira (14). Segundo o levantamento, Dilma tem 46,8% do total de intenções de voto, enquanto Serra tem 42 7%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, a CNT explicou que essa diferença entre os dois candidatos se configura em empate técnico. Os votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 6,6% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem votar. Considerando-se apenas os votos válidos, o que desconsidera os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, Dilma tem 52,3% e Serra aparece com 47,7% das intenções.

Antes da realização do primeiro turno das eleições, no início deste mês, Dilma aparecia com 53,9% das intenções totais de voto e Serra registrava 34,5%, em uma simulação para um até então eventual segundo turno. A pesquisa CNT/Sensus mostrou ainda que o índice de rejeição da candidata Dilma Rousseff ficou em 35,4%, ante 32,6% na simulação antes do primeiro turno, realizada entre os dias 26 e 28 de setembro. Serra, por sua vez, teve queda na rejeição, passando de 40,2% para 37,5%, no mesmo período. O levantamento mostra que 43,3% dos entrevistados disseram que Dilma seria o único candidato em que votariam para presidente, enquanto 37% afirmaram que votariam apenas em Serra. A pesquisa também questionou sobre as expectativas de vitória dos eleitores em que 59,6% disseram acreditar que Dilma irá vencer as eleições, enquanto 29% disseram acreditar que Serra sairá vencedor. Essa pergunta foi feita independente do voto declarado pelo entrevistado.

Agência Estado

Dia do Professor - Hildeberto Aquino

ProfessoraDia 15 de outubro é o dia de um eminente injustiçado: O honorável professor! Fala-se tanto das classes dos excluídos, mas esquecem dessa, em especial. Parece que na cabeça dos nossos políticos administradores, secretários, diretores e até “colegas”, por ignorantes ou por sadismo, a importância de um educador não é compreendida e incorporada. A visão medíocre, apequenada, insensata de alguns dos que administram a classe e também a falta de reconhecimento dos próprios pais, não alcançam a relevância dessa nobre missão: EDUCAR! Fala-se muito em educação e de qualidade de ensino, mas descuram do principal responsável por elas:

O PROFESSOR! Esses são aviltados nas esferas federal, estadual e municipal, essa por especial. Os PCCR são elaborados como sistemas de força e não com o intuito de propiciar um estímulo gradativo e compensatório à carreira. Enquanto o mercado é cada vez mais exigente na capacitação, menos importância dão àqueles que poderiam ter um papel fundamental nesse processo; uma evidente inversão de valores! A abertura de todas as portas passa pelo educador! Cobram-lhes, acertadamente, um ensino de qualidade, mas as condições disponibilizadas são precárias ou inexistentes. Há um excesso de conteúdo inócuo nos currículos e há igual carência de aparato humano, material e tecnológico nas escolas. Percebe-se uma sobrecarga e muitos desvirtuamentos do seu papel específico que seria educar/ensinando, quando lhes incumbem de tarefas para as quais, maioria das vezes, sequer foram capacitados e não lhes é de competência, o que denota um prejudicial desvio de funções.

O horário de trabalho é muitas vezes estendido sem a correspondência pecuniária proporcional, numa visão doentia, escravista; sugam-lhes até a última gota de dignidade. As estruturas físicas das escolas deixam a desejar. Isto sem contar que a violência ou “bullying”, (termo em voga) também direcionada contra os educadores já está presente e se agrava nas escolas, decorrente da falta de disciplinamento familiar ou por excesso de leis por demais protecionistas e condescendentes com crianças e adolescentes desregrados, o que é um estímulo à marginalidade. Enfim, falta-lhes tudo e até lhes sobram as perseguições politiqueiras das quais muitos são vítimas. Para culminar os professores são iludidos com salários aviltantes, desestimulantes, comparáveis aos de trabalhadores na mais baixa faixa de renda laboral. Não é sem justificativa que já se observa uma crescente e preocupante carência de professores em todos os níveis. E assim caminha a educação no Brasil, sem melhores perspectivas. Não fosse a abnegação compensaria ser educador??? Parabéns!!!

Hildeberto AQUINO

Corretor e Articulista

Russas (CE)

BlogHumor - Tiririca e o tal do "Quociente Eleitoral"



Fonte: UOL Charges

Crato - Homem de 55 anos é preso a mando da justiça por porte ilegal de arma

Revolver crato

Durante abordagem policial ocorrida na Avenida JPB de Menezes no Bairro Independência, em Crato, foi preso portando uma pistola de plástico, Francisco Sales Queiroz, 55 anos. De acordo com a polícia, foi verificado junto ao sistema de informações da secretaria de segurança pública do estado, já haver desfavor de Francisco Sales um mandado de prisão em aberto por infração ao Estatuto do desarmamento. Ele foi conduzido juntamente com a falsa arma a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro onde foi apresentado ao delegado de plantão que determinou a devida autuação em flagrante delito e o recolhimento do mesmo ao xadrez da DP para em seguida ser recambiado a cadeia publica do Crato aonde se encontra a espera o pronunciamento da justiça.

Por: J. Lopes – Reporter do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Greve dos bancários chega ao fim em quase todo o Brasil

Greve dos bancarios

Os bancários aceitaram a oferta da Federação Nacional dos Bancos: aumento de 7,5% mais atendimento médico e psicológico em caso de assalto a agências bancárias. Terminou, em quase todo o Brasil, a greve nos bancos. Foram 15 dias de paralisação. Houve assembleias nesta quarta-feira à noite. Os bancários aceitaram a oferta da Federação Nacional dos Bancos: aumento de 7,5% mais atendimento médico e psicológico em caso de assalto a agências bancárias.

G1

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


Plantao policial

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Jovem encontrado morto a bala.

O corpo de um homem moreno claro, cabelo curto, usando bigode e trajando camisa preta, short escuro, aparentando 25 anos de idade e que não portava documentos foi encontrado por volta das 07h20min, da manhã de ontem (13), no interior de uma residência em construção, na Rua Cel. José Xandu, 196, bairro Tiradentes, em Juazeiro, de propriedade de Jonas Lopes de Macêdo, residente no bairro Novo Juazeiro.

Os operários da construção, Antônio Lacerda de Sousa, 38 anos, e Francisco Lopes Feitosa, 24 anos, ambos residentes no bairro Tiradentes, informaram a dupla de PMs da RD 1227, soldados Albuquerque e Nascimento que ao chegarem ao local de trabalho encontraram o corpo ao solo. Os militares acionam a Perícia Forense na pessoa do perito “Pequeno”, que constatou preliminarmente uma lesão no tórax, lado esquerdo, possivelmente à bala, realizando o translado para o Núcleo de Ciências Forense Regional do Cariri para os procedimentos pertinentes. Até o fechamento deste boletim policial a vítima continua sem identificação no PEFOCE.

Homem enfurecido invade residencia e agride jovem a golpes de faca.

Ontem, por volta das 15h40min, na Rua Francisca Leite Boaventura, 1221, bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro, o jovem T. C. DA S., 20 anos, residente no local foi lesionado a facadas nas costas sendo socorrido por familiares ao Hospital Tasso Jereissati (HTJ). A polícia apurou que o crime tem como acusado um homem que foi identificado apenas por “Guilherme” adentrou a sua residência e sem motivo aparente praticou a cão criminosa para em seguir fugir tomando destino ignorado. A equipe da RD 1230 soldados PMs Feitosa, Tavares e Aristênio realizou diligências em torno do ocorrido mas não conseguiu prender o infrator.

Prisão por violação de regime.

O preso da justiça Francenildo Rufino da Silva, 25 anos, residente no Conjunto Salviano, foi preso por volta das 09h45min, no Casarão Padre Cícero, localizado no Horto, em Juazeiro do Norte por força de cumprimento de mandado judicial. Segundo informa o boletim do 2º BPM enviado A imprensa, o mesmo violou o regime semi-aberto em que era beneficiado. Francenildo Rufino foi conduzido pela RD 1220 à 20ª DRPC para que a autoridade policial competente tome as providências cabíveis.

Bandidos levam em dois assaltos mais de cem mil reais em dinheiro.

O primeiro caso aconteceu por volta das 13h00, na Rua São Pedro, nas proximidades do Banco Itaú, bairro Centro, de Juazeiro, o funcionário da empresa Sousa Cruz, D. D. DE A. T., 25 anos, residente no bairro Nova Parnamirim Natal-RN informou a polícia que dois homens não identificados, armados a revólveres, um deles trajando camisa marrom e o outro camisa verde clara ocupantes de uma motocicleta Honda Titan de cor azul e placa não anotada o abordaram e mediante ameaça subtraíram do mesmo um malote contendo aproximadamente R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

Já por volta das 13h40min, na Rua Todos os Santos defronte ao número 784, também no Centro da cidade, o funcionário das Drogarias Avenida, F. R. B. F., 37 anos, residente no bairro Limoeiro, prestou queixa a polícia de que dois homens desconhecidos, armados, em uma motocicleta de cor vermelha o abordaram e mediante ameaça lhe subtraíram uma mochila contendo aproximadamente R$ 70.000,00 (setenta mil reais). Nos dois casos a polícia militar realizou diligencias no intuito de identificar e prender os criminosos, mas sem êxito. As vítimas foram orientadas pelos militares a registrarem Boletim de Ocorrências na a 20ª DRPC de Juazeiro do Norte.

CARIRIAÇU – CEARÁ:

Bandidos assaltam lotérica no centro da cidade.

A polícia de Caririaçu registrou por volta das 14h05min, de ontem (13) um assalto a uma casa lotérica situada na Rua Carlos Moraes, 378, bairro Centro. De acordo com a polícia, quatro homens não identificados armados, trajando capacetes, abordaram a caixa do referido estabelecimento e mediante ameaça subtraíram uma quantia ainda não informada para em seguida fugirem em duas motocicletas sendo uma delas uma Honda Bros de cor preta e a outra uma Yamaha YBR de cor vermelha. A polícia militar através da guarnição CP 2571 composta pelos cabos Araújo e Anselmo, Félix, e o Sd Fabiano diligenciou em torno do fato, mas sem êxito.

Iguatu – CEARÁ:

Carro cai da parede do Açude Trussu e deixa quatro vítimas

Na manhã da última terça-feira, 12, por volta das 10h00min, no Açude Trussu, distante cerca de 18 km da sede do município de Iguatu/CE, um acidente de trânsito, envolvendo o veículo, marca Fiat, modelo Siena, cor vermelha, ano 2010, de placas NTH 3877, inscrição de Barreiras/BA, deixou quatro pessoas feridas. Segundo informações colhidas no local, há suspeitas que o veículo trafegava em uma velocidade acima do normal, vindo o motorista a perder o controle da direção e a cair de cima da parede do açude.

O carro era guiado pelo estudante Assuero Forentino Bezerra Júnior, que veio a sofrer apenas escoriações leves. Também se encontravam no interior do Siena, Francisco Alves Goes, solteiro, 25 anos, serviços gerais, natural de Jucás/CE, o qual sofreu uma forte pancada na cabeça, como também escoriações pelo corpo, sendo socorrido e encaminhado para o Hospital Regional da cidade de Iguatu – HRI; Nadlane de Almeida Oliveira, 22 anos, solteira, doméstica, natural de Iguatu/CE, a qual sofreu Politraumatismo, fratura no fêmur, lado direito, e na canela, lado esquerdo, sendo socorrida e encaminhada para o HRI, e, devido a gravidade das lesões sofridas, foi transferida para a cidade e Fortaleza/CE; e Antonio Neto Barros Chaves, solteiro, 25 anos, serviços gerais, natural de Iguatu/CE, que fraturou a clavícula, como também sofreu escoriações por todo o corpo, sendo socorrido e encaminhado para o HRI.

A Polícia Militar após tomar conhecimento do fato, compareceu ao local através patrulha CP 1241, composta pelo sargento Barbosa e soldados Marcos e Adilles, isolaram a área, como também auxiliaram no socorro às vítimas, acionando a ambulância do Hospital Regional de Iguatu e o GSU do Corpo de Bombeiros que adotaram os devidos procedimentos.

Por: J. Lopes – Reporter do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Incêndio destrói 60 carros no pátio da Prefeitura de Suzano

Foto do incendio no patio da prefeitura de suzano sao pauloPolícia suspeita que fogo tenha sido colocado de maneira criminosa. Donos dos veículos não têm garantia de indenização.Cerca de sessenta carros que estavam no pátio da Prefeitura de Suzano, na Grande São Paulo, foram destruídos em um incêndio. A polícia suspeita que o local tenha sido alvo de uma ação criminosa. O estrago foi tão grande que, segundo a polícia, apenas dez carros puderam ser identificados. Invadir o pátio não é difícil. O abandono impressiona – não há muros, apenas alambrados, já desgastados. A segurança do local é terceirizada. Representantes da empresa responsável estiveram no local, mas não quiseram dar informações.

Os donos dos veículos não têm garantia de receber a indenização. “Nós vamos consultar juridicamente a situação de casa um após a perícia”, explicou a secretária de trânsito da cidade, Lúcia Montibeller. O local também sofre com os furtos - apenas este ano, 10 motos foram furtadas. O comerciante Perci Sanchez teve sua caminhonete apreendida por uma semana, e quando foi buscá-la, encontrou-a com duas rodas a menos. “É falta de respeito dos responsáveis da prefeitura, porque não tem como eu trabalhar sem as rodas”, disse ele. A prefeitura afirmou que deve mudar o pátio de endereço e que vai contratar outra empresa para administrar o local. Ninguém foi preso por suspeita de participação no incêndio.

Do G1 SP

Agenor Neto candidato a prefeito de Juazeiro do Norte em 2012 ?


Agenor Neto - Prefeito de Iguatu Existe um movimento em Juazeiro do Norte onde coloca o nome do prefeito Agenor Neto como um dos cotados para a disputa ao chefe do executivo daquela cidade em 2012. O mesmo em entrevista a Rádio Liberdade de Iguatu se disse orgulhoso pelo convite, mas o seu pensamento é de simplesmente trabalhar pelo desenvolvimento da Terra da Telha. Durante a mesma entrevista ao programa A Hora do Povo, Agenor Neto, destaca que nos próximos cinco anos Iguatu irá receber um investimento de R$ 300 milhões de reais.

É um número impressionante que chama a atenção de todos em Iguatu, na Região Centro-Sul e sem dúvidas do Cariri também. O projeto Cidade do Futuro que inclui a construção de um centro de convenções, uma avenida de contorno, urbanização da Lagoa da Bastiana, abatedouro público, conclusão de pavimentação em todas as ruas, construção de escola profissionalizante, centro administrativo, de lazer, reforma e ampliação da rodoviária e de hospitais, já chega com o orçamento de R$80 milhões de reais.

Além do currículo invejável que o gestor municipal de Iguatu possui a crise política no Juazeiro do Norte colabora para o descrédito de muitas lideranças locais e coloca o pensamento de renovação em alguns empresários e políticos da Capital do Cariri. Uma coisa é certa neste momento, com a força política conquistada nestas eleições, Agenor Neto, é um nome certo para o PMDB cearense para uma disputa em qualquer cidade do estado e com o aval do governador Cid Gomes.

Fonte: Blog de Iguatu, através da Rede Blogs do Cariri

Para religiosos, tempo é curto para desmentir polêmicas

FeLíderes evangélicos que se reuniram nesta quarta-feira (13) com Dilma Rousseff (PT) apontaram a "falta de tempo" para controlar o impacto das informações sobre a postura da petista em relação a temas como aborto e casamento gay. Eles contestam a pesquisa Datafolha, para quem as denúncias contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e a quebra de sigilo de tucanos tiveram peso quase três vezes maior na perda de votos de Dilma que as questões religiosas.

Uma dessas lideranças afirma que as notícias de que a candidata seria favorável ao aborto e à união civil entre homossexuais foram os verdadeiros responsáveis pelo segundo turno. "O fogo estava lá queimando e não percebemos", lamenta o Pastor Manoel Ferreira (PR-RJ), um dos líderes da Assembleia de Deus, que possui mais de 20 milhões de fiéis em todo o País. "Achamos que não daria tempo para contaminar o eleitor, mas foi muito rápido. Agora não sei se vai dar tempo de desconstruir tudo isso", afirma, sobre a questão que se alastrou na internet e nas igrejas, por meio de panfletos e cartazes.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ligado à igreja Sara Nossa Terra no Rio de Janeiro, também teme que o tempo seja curto para desmentir as versões contra petista. Segundo ele, "a verdade" sobre a candidata chega aos fiéis somente pelo testemunho dos líderes religiosos. "O posicionamento dela satisfaz os líderes, mas falta contundência para atingir a base. Não sabemos se dá tempo de chegarmos à base", receia. A palavra de ordem agora é correr contra o tempo. Os líderes evangélicos aguardam a carta-compromisso em que a candidata deve se declarar, de forma veemente, contra o aborto e a união civil entre homossexuais. A expectativa é de que o documento tenha impacto igual ou próximo à "Carta ao Povo Brasileiro", que diluiu dúvidas sobre o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva e o ajudou a se eleger em 2002.

"Mas tem que ficar pronto amanhã ou depois, senão não dá tempo de distribuir", alerta Manoel Ferreira. O objetivo é divulgar a carta nas igrejas de todo o País, durante os cultos, entre os fiéis. Entretanto, não há garantias de que a estratégia surtirá efeito em tempo hábil. Um pastor lembra que uma mentira se espalha rapidamente, enquanto leva tempo até que a verdade prevaleça.

Agência Estado

"Médico" dos mineiros e disputado por duas mulheres, Barrios é recebido pela amante

NE - O Amor é lindo...

Medico dos mineiros 500

O eletricista Yonny Barrios, 50 anos, foi o 21º mineiro a ser resgatado no Chile e a saída dele era uma das mais esperadas do dia. Não por seu estado de saúde ou habilidade, mas por ser o único mineiro oficialmente disputado por duas mulheres do lado de fora. Marta Salinas é com quem ele foi casado por 28 anos. Porém, Susana Valenzuela diz ser ela quem vive atualmente com o mineiro Don Juan. No fim, foi a amante quem recebeu Barrios na chegada à superfície, às 16h31 desta quarta-feira, após 69 dias de confinamento a 622 metros de profundidade. Após os aplausos do público, Susana se aproximou timidamente do mineiro e deu-lhe um longo abraço, que acabou com dois beijos e um sussurro amoroso ao pé do ouvido.

Hugo Infante/Reuters/Governo do Chile – Folha.com

Calor Térmico / Calor Humano. Liduina Vilar.


O primeiro é aquele que deixa o ser humano extremamente "arreliado" porque a temperatura quente demais, tudo acontece em excesso: banho,água ingerida, o sono é agitado, a pessoa se cansa com mais facilidade, se irrita á toa, o humor por conseguinte oscila, as plantinhas sofrem, o número de formigueiros aumenta, a água da torneira sai quente, e haja protetor solar!
É o famoso calor dos BRO. Mas não há necessidade de tanta reclamação; pois novembro chegando, vem a chuva do caju, em dezembro a do pequi e vindo janeiro melhora. Depois vêm as chuvas do inverno. O calor continua mas melhora que é uma beleza!

Já o calor humano, este, não é determinado por estações. Ele acontece naturalmente. E ás vezes vem sem ser planejado ou esperado. Ele emana, flui espontâneamente de pessoa para pessoa. Gente, a melhor coisa prá gente é gente!
Este calor ajuda na qualidade de vida e chega quiçá a salvar algumas vidas.
Um abraço é calor humano, um sorriso largo também é, a famosa palmadinha no ombro ou nas costas faz parte... Uma criança correndo e abraçando as pernas da gente é calor humano, um telefonema carinhoso só para um beijo é calor humano,um OI terno na página do orkut é calor humano...
E um EU TE AMO é a maior expressão de calor humano de todos os povos.

Após 67 dias a 700 metros de profundidade, todos os 33 mineiros são resgatados no Chile

Florencio Avalos - Sebastian pinera - primeiro mineiro resgatado no Chile 500

Foram 69 dias de reclusão a 622 metros de profundidade --17 dias sem que o mundo lá fora soubesse se estavam vivos ou mortos. Após quase 23 horas de esforços, o Chile entra para a história nesta quarta-feira com uma operação de resgate sem precedentes, e os 33 mineiros ganham a atenção do mundo, num misto de heróis com celebridades. E em pouco mais de 25 horas no total, os seis socorristas enviados para ajudar os mineiros também foram içados de volta à superfície.

Florencio Ávalos entrou para a história como o primeiro mineiro a sair da mina, à 0h11. Igrejas de todo o país badalaram seus sinos para comemorar, atendendo a uma sugestão do presidente Sebastíán Piñera. O último a sair foi Luis Urzúa. Ele exerceu a função de líder, e foi o primeiro mineiro a conversar com as autoridades. Todos os mineiros são levados de maca para um hospital de campanha montado ao lado do poço, e de lá para um centro médico na cidade de Copiapó. Em geral, apresentam boas condições de saúde. Somente um apresentava um quadro de pneumonia e estava sendo tratado com antibióticos, disse a jornalistas o ministro da Saúde, Jaime Mañalich. Em 5 de agosto, a estrutura da mina San José cedeu, e deixou os 33 mineiros presos a mais de 600 metros de profundidade. O incidente na pequena mina de cobre e ouro no norte do Chile colocou a cidade de Copiapó (800 km ao norte de Santiago) no mapa do mundo. Foi só em 22 de agosto, quando a esperança de encontrar sobreviventes já era ínfima, que funcionários da equipe de resgate ouviram batidas na máquina perfuradora que tentava encontrar os mineiros. Com poucas palavras, eles mandaram um recado: "Os 33 de nós no abrigo estão bem", dizia um bilhete colado à máquina. Todos os mineiros foram recebidos na superfície com aplausos e gritos de guerra --"Chi-chi-chi-le-le-le"-- pelos milhares de familiares, jornalistas e curiosos que inundaram o acampamento Esperanza. A história de superação e sobrevivência chamou a atenção da mídia mundial. Cerca de 1.500 jornalistas estão no local para registrar os últimos acontecimentos do resgate, que foi transmitido ao vivo em todo o mundo. Telões foram instalados em lugares públicos em todo o Chile para que o povo pudesse assistir e comemorar com a saída de cada um dos 32 chilenos e do boliviano. As igrejas em todo o país badalaram seus sinos para comemorar. O resgate bem-sucedido também foi um ponto positivo para a popularidade do presidente Sebastián Piñera, que esperou no local para abraçar a cada um dos mineiros na saída da cápsula Fênix, pintada em vermelho, azul e branco em homenagem às cores da bandeira chilena.

LULA

O governo brasileiro está acompanhando "com grande alegria" o resgate dos mineiros presos no Chile, informou o Itamaraty em comunicado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje de manhã com o chileno Sebastián Piñera, e o ministro Celso Amorim telefonou ao chanceler do Chile, Alfredo Moreno. "Quero parabenizar pelo extraordinário trabalho realizado", afirmou Lula.

"Presidente Lula, agradeço muito suas palavras, agradeço muito suas felicitações em nome de todos os chilenos", declarou Piñera na conversa transmitida pela televisão local e reproduzida por emissoras do mundo todo. "Estamos vivendo um dia desses que não se esquecem nunca mais em nossas vidas, de emoção, de alegria, de esperança, de força, de companheirismo, de fé", continuou o mandatário chileno.

"Estamos o aguardando no Chile, um abraço muito grande, o maior abraço do mundo", disse ainda Piñera a Lula na conversa por telefone, agradecendo pela solidariedade do povo brasileiro.

Lula disse ainda ao colega chileno que ele deve estar seguro de que todos estão muito orgulhosos da atuação do governo, trabalhadores e técnicos envolvidos no resgate. Piñera passou o telefone para o presidente da Bolívia, Evo Morales, falar com o brasileiro.

"Cuide bem de seu mineiro", disse Lula a Morales.

LISTA

Saiba mais sobre os mineiros que já foram salvos:

1- Florencio Ávalos: 31 anos, capataz, casado e pai de um filho de sete anos. Irmão de Renán, outro dos mineiros presos. Por sua condição de capataz, era o segundo na hierarquia, depois do chefe de turno. Sua habilidade em lidar com situações críticas, juventude, assim como experiência na mina, (trabalha no setor há 8 anos) fez com que ele fosse escolhido para a ser o primeiro a subir por meio da cápsula. A escolha de Ávalos tem, além disso, um caráter simbólico: foi o primeiro "rosto" da tragédia que percorreu o mundo, quando em 22 de agosto uma câmara de vídeo chegou ao interior da mina e ele se colocou diante do aparelho. Alfonso Ávalos, pai dos irmãos Florencio e Rénan, não escondeu sua felicidade perante a decisão.

"Fico muito feliz que meu filho seja o primeiro, é uma honra", disse ele.

"Eles costumavam realizar os mesmos turnos, porque Florencio ensinava Renan, que estava em seus primeiros passos", explicou à imprensa sua irmã Katherine.

2- Mario Sepúlveda: 40 anos, eletricista, casado. Foi o apresentador da maioria dos vídeos dos mineiros que foram divulgados. Após ser resgatado, ele agradeceu às autoridades pelo êxito na operação e criticou a situação das minas no Chile.

"Era o momento de fazer mudanças. Este país tem de entender que é preciso fazer mudanças", declarou ele à emissora TVN, em alusão às condições de insegurança nas quais se desenvolve a atividade mineradora nas pequenas e médias empresas. "Não podemos ficar assim sob nenhuma circunstância", acrescentou.

Considerado o "porta-voz" do grupo por narrar os vídeos gravados no interior da mina, Sepúlveda foi recebido pela mulher e pelos dois filhos, além dos integrantes da equipe de resgate e das autoridades, entre elas o presidente Piñera e o ministro de Minas, Laurence Golborne. Embora alguns meios de comunicação tenham destacado seus dotes de comunicador, Sepúlveda descarta atuar em outra profissão no momento.

"Não quero que me tratem como artista nem como animador, mas como o Mario Sepúlveda minerador", finalizou.

3- Juan Illanes: 52 anos, mineiro, casado. Veterano do conflito na fronteiro que quase gerou uma guerra entre o Chile e a Argentina, em 1978.

4- Carlos Mamani: boliviano de 23 anos, é operador de maquinário pesado, casado com a também boliviana Verónica Quispe e pai de uma filha de poucos meses. É o único do grupo que não é chileno. Ele agradeceu a oferta feita pessoalmente pelo presidente Evo Morales de retornar ao seu país, mas disse que ficará no Chile. A resposta do minerador frustrou as expectativas do líder boliviano, que previamente tinha manifestado seu desejo de levar o mineiro e sua família de volta ao país. No início da semana, Morales disse que pretendia estar presente quando o compatriota fosse resgatado, mas acabou chegando ao local várias horas após Mamani ser içado na cápsula Fênix 2. Os familiares de Mamani também agradeceram ao governo do Chile pelo resgate e o sogro do minerador, Johnny Quispe, reconheceu ainda o gesto do empresário chileno Leonardo Farkas de doar 5 milhões de pesos (US$ 10.400) a cada minerador

5- Jimmy Sánchez: 19 anos, mineiro, solteiro. É o mais jovem do grupo.

6- Osman Araya: 30 anos, mineiro, casado. Trabalhava somente há quatro meses na mina.

7- José Ojeda: 46 anos, encarregado da perfuração, viúvo. Sofre de diabetes e foi quem escreveu a mensagem que anunciou ao mundo que todos estavam com vida. "Estamos bem no refúgio, os 33."

8- Claudio Yáñez: 34 anos, operador de broca, solteiro.

9- Mario Gómez: 63 anos, motorista, casado. É o mais velho do grupo, e sua subida foi cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada. É filho de mineiro e foi apelidado de "O Navegador", por seu passado como mercante da Marinha. Sua mulher, Lilian Ramírez, teme que ele volte a trabalhar nas minas, mesmo depois de passar por essa experiência.

10- Alex Vega: 32 anos, mecânico de maquinaria pesada, casado. Em 22 de setembro, comemorou seu aniversário dentro da mina.

11- Jorge Galleguillos: 56 anos, mineiros, casado. Trabalhou toda sua vida na mina e sofre de hipertensão.

12- Edison Peña: 34 anos, mineiro, solteiro. Na primeira gravação, expressou seu desespero ao dizer: "Quero sair logo".

13- Carlos Barrios: 27 anos, mineiro, solteiro. Seu pai, Antenor Barrios, disse como acho que ele estava após a primeira conversa: "Encontrei-o com forças e vontade. Uma voz forte e clara. Me emocionei."

14- Víctor Zamora: 33 anos, mecânico automotivo, casado. Preso na mina, recebeu a confirmação de que sua mulher, Jéssica Cortez, está grávida.

15- Víctor Segovia: 48 anos, eletricista, casado. É o encarregado de registrar por escrito tudo o que acontece dentro da mina.

16- Daniel Herrera: 27 anos, motorista de caminhões, casado. Sua mãe, Alicia Campos, contou que prometeu não chorar quando conseguiu falar com ele lá embaixo. "Não cedi até que disse 'tchau, meu filhinho'", contou.

17- Omar Reygadas: 56 anos, eletricista, casado. Tinha acabado de começar a trabalhar na mina.

18- Esteban Rojas: 44 anos, encarregado de manutenção, casado. Ele prometeu por carta a sua mulher, Jessica Yáñez, com quem se casou no civil há 25 anos, que ao sair fariam uma cerimônia religiosa.

19. Pablo Rojas: 45 anos, carregador de explosivos, casado. Tinha menos de meio ano trabalhando na mina.

20. Dario Segovia: 48 anos, operador de broca, casado. Sua mulher, Jessica Chille, conseguiu falar com ele após 24 dias. "Ouvir sua voz foi um alívio para o meu coração", disse ela.

21. Yonni Barrios: 50 anos, eletricista, casado. Por seus conhecimentos de enfermaria, foi encarregado de elaborar relatórios médicos de seus companheiros e de vaciná-los. Do lado de fora, ele foi disputado a tapas por duas mulheres.

22- Samuel Avalos: 43 anos, acaba de chegar à superfície. Ele é o 22º mineiro resgatado.

23- Carlos Bugueño: 27 anos, solteiro. Antes de entrar na mina, trabalhava como segurança.

24- José Henríquez: 54 anos, encarregado de perfuração, casado. Tem sido o guia espiritual dos mineiros.

25- Renán Ávalos: 29 anos, solteiro. Renán trabalhava na mina há cinco meses e é irmão do capataz Florencio Ávalos.

26- Claudio Acuña: 44 anos, operador de perfuradora, solteiro. Declarado fanático pelo popular time de futebol Colo Colo.

27- Franklin Lobos: 53 anos, motorista, solteiro. Ex-jogador de futebol, com passagem rápida pela seleção chilena.

28- Richard Villarroel: 27 anos, mecânico, solteiro.

29- Juan Aguilar: 49 anos, supervisor, casado. Sua mulher, Cristy Coronado, disse: "Para mim isso é como um sonho. Às vezes, espero acordar e encontrar minha vida de antes."

30- Raúl Bustos: 40 anos, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha do Chile, em Talcahuano, um porto no sul, destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro. Isso o obrigou a procurar trabalho na mina.

31- Pedro Cortez: 24 anos, eletricista, solteiro. Perdeu um dedo na mina há um ano.

32- Ariel Ticona: 29 anos, motorista de maquinário pesado, casado. Sua mulher, Margarita, deu à luz a sua terceira filha enquanto o marido estava preso na mina. A menina foi batizada de Esperanza.

33- Luis Urzúa: 54 anos, topógrafo e chefe de turno, casado. Ele exerceu a função de líder e foi o primeiro que falou com as autoridades.

Fonte: Folha.com – COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Última pesquisa Ibope – Dilma, 49%; Serra, 43%

O Ibope divulgou nessa quarta-feira pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo que mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de voto para o segundo turno. O candidato do PSDB, José Serra, aparece seis pontos atrás, com 43% das intenções de voto. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. Votos brancos e nulos somaram 5%, e 3% dos eleitores se disseram indecisos. Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 53%, contra 47% de Serra.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre segunda-feira (11) e hoje. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 35660/2010.

ALMANAQUE - Dia 14 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

14 de outubro:

* 1905 - É fundado o Sevilla Fútbol Club.
* 1947 - Chuck Yeager atinge a velocidade do som no avião experimental Bell X-1.
* 1964 - Martin Luther King Jr. (na imagem) torna-se a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz.

Nasceram neste dia...

* 1663 - Jaime II de Inglaterra (m. 1701).
* 1894 - E. E. Cummings, poeta estadunidense (m. 1962).
* 1927 - Roger Moore, ator britânico.

Morreram neste dia...

* 1916 - Manuel de Melo Cardoso Barata, político brasileiro (n. 1841).
* 1959 - Errol Flynn, ator estadunidense (n. 1909).
* 1997 - Harold Robbins, escritor estadunidense (n. 1916).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31