xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 outubro 2010

Homilia do Padre Elias - Mensagem para Reflexão - Por: Maria Otilia


NE - Abaixo temos uma grande mensagem da palavra de Deus, através da homilia do nosso querido Padre Elias, para você refletir neste final de semana:

"Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa". Ora, isso nos deve lembrar que nunca devemos recusar a um convite para estar com as pessoas; jogar fora uma oportunidade de conviver com os outros, de sentar-nos à mesa com eles, ampliar nossos relacionamentos e, sobretudo, partilhar uma refeição: um almoço, um jantar, um lanche ou um café, que seja. Afinal, a mesa não é apenas um utensílio doméstico que serve para acomodar-nos a nós e aos nossos pratos. Ela é, principalmente, um lugar de encontro, de troca, de diálogo, de partilha e convivência. Inclusive, muitas vezes, numa mesa, se alimenta muito mais o espírito do que o corpo. Como dizia Jesus: "nem só de pão vive o homem". Aliás, a dispersão e o esvaziamento das mesas das nossas casas, são coisas bastante representativas da dispersão e esvaziamento que vivem nossas famílias, no mundo atual.

Depois, o fato de Jesus ter aceitado o convite daquele fariseu, revela-nos a importância que dá às pessoas no todo e a cada uma delas em particular. Afinal de contas, cada ser humano é uma exclusividade, um milagre vivo, um ser único e um segredo a ser desvendado. Logo, devemos, também nós, aproveitar ao máximo, toda e qualquer ocasião de encontro que tivermos com as pessoas e, mais do que isso, devemos, sempre que possível, tomar a iniciativa de tais encontros, na qualidade de seus protagonistas. Cada pessoa que encontramos representa uma oportunidade de crescimento na vida. Assim sendo, temos diante de nós, mais de seis bilhões de oportunidades de crescimento.

Por exemplo, nas viagens que empreendermos, vale a pena focar toda a nossa atenção nas pessoas dos lugares para onde formos; não apenas em prédios, monumentos, ruas, paisagens e museus. São as pessoas, antes de qualquer outra coisa, o que de mais interessante podemos conhecer em qualquer lugar do mundo a que cheguemos, desde as terras mais distantes às calçadas do nosso vizinho ao lado.

É bem verdade que estamos sozinhos na nossa unicidade e irrepetibilidade, mas os outros são indispensáveis para podermos crescer, para nos confrontarmos com eles, para aprendermos a partilhar. E, mais ainda, as pessoas que encontramos na vida constituem um significado particular e vital, de guia e orientação, de um sentido formativo, essencial e pessoal; inclusive, aquelas pessoas de quem não gostamos, que nos desagradam e nos causam problemas. Elas, também, tornam-se parte integrante do significado que damos a nós mesmos e à nossa existência.

Portanto, podemos dizer que precisamos das pessoas exatamente como elas são e do jeito com que se apresentam para nós, na sua expressão mais diversa. Cada uma delas nos provoca de uma forma bem distinta e exige de nós uma reação diferente na vida. E são essas nossas reações, nossas respostas, atitudes e pensamentos frente aos problemas provocados pelos outros, que nos irão mostrar e revelar a nossa verdadeira personalidade e, por fim, nos dirão quem somos nós, de verdade. Logo, os problemas que as pessoas nos suscitam, são, na realidade, sinais e provas, através das quais exercemos o nosso único e verdadeiro poder, o poder de enfrentá-los. Somente vivendo os problemas com os quais nos deparamos, é que vamos formando e assumindo a dignidade de ser pessoas. Pessoas, e não vítimas."

Texto de Padre Elias

MISSAS QUE SERÃO CELEBRADAS PELO PADRE ELIAS

DIA 17/10/2010 - DOMINGO: ÀS 08:00 HORAS, NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, BAIRRO PIMENTA;

DIA 24/10/2010 - DOMINGO: ÀS 19:00 HORAS, NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, BAIRRO PIMENTA.

Postado por Maria Otilia

Crato: Belezas que só o Crato tem...Prainha da Princesa - Por Wilson Bernardo.

O Crato é mesmo um paraíso encantado, e cada vez mais descobrimos os seus encantos naturais. Essa é a famosa Prainha, isso mesmo o Crato tem sua prainha de servil beleza e encanto, de quem procura tranquilidade e magia. A expressão "Só no Crato mesmo"é peculiar ao que o Crato tem a oferecer. Beleza, água, magia e naturalmente, o que de é mais fascinante, a naturalidade da natureza exuberante que a princesa do cariri nos proporciona. Não revelarei aqui onde fica essa beleza toda, por questões de segurança, para que não se façam romarias ecologicamente incorretas, mas já é desfrutado por muitos cratenses de bons costumes.

O entardecer na prainha
Beleza,tranquilidade e patos na lagoa

O rio nos abraça como filhos adotados mãe natureza

o que nos deixa cada vez mais inferiorizados diante de tanta beleza

A criançada se diverte e o rio não é fundo,mas é profundo de coração
Não é bar molhado e sim rio aguado
Muitas árvores que nos embalam a um sonho infantil
aberto a todos de bons corações e mentes,na penumbra da beleza.
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

TV Verdes Mares Cariri realiza ´Dia de Alegria´ - Reportagem: Elizângela Santos


O Parque de Exposição do Crato foi tomado por cerca de 15 mil pessoas no evento que abriu o Dia da Criança - FOTO: ELISÂNGELA SANTOS - Durante a festa, vários brindes foram distribuídos para as crianças, com a logomarca da TVMC.

Crato - Cerca de 15 mil pessoas participaram ontem, no Parque de Exposições do Crato, do Dia de Alegria, abrindo as festas de comemoração do Dia da Criança, dentro da programação de aniversário do primeiro ano da TV Verdes Mares Cariri e o sexto ano de realização da festa em Crato. As atividades com as crianças foram iniciadas logo pela manhã, e até o fim da tarde várias brincadeiras e promoções foram realizadas.

Segundo o empresário das lojas Casulo e coordenador do Dia de Alegria, Rubens Galdino, este é o sexto ano de realização da festa, que em 2009 já contou com a presença marcante da TV Verdes Mares Cariri, dando mais amplitude à realização da comemoração, já na Quadra Bicentenário, na cidade.

Antes, o evento era realizado em pequena escala no bairro Seminário. Pela primeira vez acontece no Parque de Exposições e, conforme Galdino, este ano conta com a participação de várias instituições e também de empresários.

"Este é um evento destinado a toda a comunidade caririense", diz ele, ao destacar o intuito de promover a alegria para as crianças de todas as classes sociais. Ele destaca o papel da televisão, como promotora, que demonstra a sua responsabilidade social em estar presente nos importantes eventos na região. Vários brindes foram distribuídos para as crianças, com a logomarca da TVMC, incluindo leques, sacos de pipoca com a logomarca da Verdes Mares Cariri, além dos balões por todo o parque e mil edições do jornal Diário do Nordeste.

Pinturas em crianças, oficinas de reciclagem de materiais, desfiles, cortes de cabelo, shows musicais e com palhaços, escovação, entre outras atrações foram realizadas durante todo o dia. O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal do Crato, Sesc, Senac, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As empresas e cidadãos puderam contribuir com doações de alimentos, recolhidos no posto de coleta do Parque de Exposições, posteriormente repassados para o Programa Mesa Brasil/Sesc - Crato e às creches da cidade.

Programação

A Verdes Mares Cariri continuará com a programação do seu primeiro aniversário, com blitze a serem realizadas nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu, de 20 a 23, e no último dia das comemorações, no sábado, um grande show musical com muitas atrações será promovido gratuitamente para toda região.

ELISÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Terapia do Riso II – Por João César Mousinho de Queiroz


Terapia-Toda intervenção que visa tratar problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, emocionais, suas causas e seus sintomas, com o fim de obter um restabelecimento da saúde ou do bem-estar; Riso - Sensação de prazer, de estar bem. O que combina com riso é prazer.

Gelotógos(do grego gelos- riso) Estudiosos do Humor,

Outros estudos, no entanto, não puderam comprovar a influência do Riso sobre a reação hormonal ao stress. Um motivo possível da falta de conclusão é o fato de as formas de humor ser extremamente variadas – da leitura de um gibi ou audição de um gracejo, passando pela auto-ironia, sarcasmo, jogo de palavras, riso ou tiradas cômicas por embaraço, inveja ou malícia, até cenas do estilo de Gordo e o Magro. Por outro lado nem todo Riso implica em humor. O psicólogo Roberto Provine, da Universidade de Maryland, em Baltimore, Estados Unidos, descobriu que apenas cinco das 20 risadas que um adulto dá, média, em um dia tem base humorística. A maior parte desses Risos mudos e das risadas discretas transmite mensagens como concordância e simpatia, expressas empatia e identificação ou disfarça agressividade, irritação ou tédio e exclui outras pessoas. Assim, no que diz respeito aos efeitos medicinais, deve-se diferenciar mais detalhadamente o Riso do Humor. Este último indica principalmente um desempenho mental, a capacidade de enxergar situações ou pessoas de formas bastante específicas.

Consequentemente, vários pesquisadores buscam a chave para os benefícios da piada mais nos pensamentos do que nas reações psicológicas imediatas.

“Para o psicólogo da Universidade de Zurique Willibald Ruch, estudioso do tema, há uma relação à resiliência e a postura bem-humorada diante das mais variadas situações cotidianas.” O Humor fortalece o psiquismo e ajuda, as pessoas a enfrentar dificuldades”. O Humor também tem sido utilizado atualmente nos cotidianos com pessoas idosas e doentes incuráveis. Em um trabalho publicado em 2008, que traz uma visão geral de 88 estudos sobre o uso do Humor em enfermeiras nos últimos 30 anos, porém, as pesquisadoras escocesas May McCreaddlle e Sally Wiggins reclamam da falta de mais estudos.

Isso nos leva a pensar que os pesquisadores ainda têm muito a fazer. De qualquer forma, porém o cetiscmo em relação a abordagem com base no Humor parece ter cedido lugar a um forte interesse. Sem dúvida o trabalho do pesquisador Patch Adms, que influenciou a criação de grupos como O Doutor Da Alegria, no Brasil ajudou nesse percurso – e fez muitos doentes sorrirem. Mas nem só os doentes se beneficiam de uma postura mais leve e alegre. Pessoas saudáveis, com senso de Humor, costumam serem mais flexíveis menos dogmáticos e conseguem tolerar cada vez mais a Resiliência: firmes convicções religiosas, por exemplo, ajudam a suportar golpes do destino e reduzem o risco de Depressão, segundo o estudioso Sebastian Murken, da Universidade de Trier. O senso Individual de Humor é medido, por exemplo, pelo teste State-Trait-Cheerfulness-Inventory(STCI), um questionário desenvolvido por Ruch e colaboradores, na metade da década de 90.

As questões do STCI distinguem entre o estado momentâneo de Humor( state)desencadeando, por exemplo, por algo engraçado e a tendência duradoura (trait) de prestar à atenção em coisas engraçadas ou mesmo produzí-las. Como demonstrou uma pesquisa realizada pela internet com mais de 10.500 pessoas, a satisfação vital aumentava de forma proporcional a tendência ao Humor: no balanço final, quem dá valor ao Riso parece ser mais feliz e mais tolerante ao chegar em casa do trabalho cansado.Continua.

ArtigoXXV São Paulo,09/10/10-Filho de D.Nair e Seu Mozin.Fontes:DIVERSAS-E-mails-www.sosdrogasealcool.org-Comunidade:www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?

Perfuradora alcança mineradores; parentes choram de alegria


MINA SAN JOSÉ, Chile (AFP) - O acampamento Esperança está em festa. Uma profusão de buzinas, abraços e gritos de alegria denuncia a chegada do que mais se pediu ali nos últimos dois meses: a notícia de que uma das perfuradoras - agora apelidada de 'A Milagrosa' - terminou o túnel por onde os trabalhadores presos na mina de San José serão resgatados.
PUBLICIDADE

"Chi-chi-chi...le-le-le", cantam os familiares dos mineiros, que exultam entre o riso e o pranto.

"É muito forte. Eles estão ali, e já estão quase fora. É muito emocionante", diz à AFP Nelly Burgueño, mãe de Victor Zamora, um dos 33 mineiros presos desde 5 de agosto sob a terra do deserto do Atacama. Jéssica, a jovem esposa de Zamora, não consegue parar de chorar. Ela está grávida de uma menina, e suas amigas tentam animá-la: "olha que lindo presente você ganhou da sua bebê. Ela te dará força, as mulheres são mais fortes". Ao seu lado está o pai do mineiro Carlos Barrios, que caminha de um lado a outro. "Estou muito nervoso. Não posso dizer nada agora", murmura, afastando-se.

Muitos trocam fortes abraços. "Foram tantos e tantos dias de sofrimento e espera", explicam. Finalmente, neste sábado, a perfuradora Schramm T-130 alcançou seu objetivo de 622 metros.

"A emoção é muito grande. Isso ainda não terminou, mas esse dia está chegando e já sabemos que será logo", afirma Wilson Avalos, tio dos irmãos Florencio e Samuel Avalos. A alegria está em todos os cantos do acampamento, montado e ampliado ao longo dos últimos 65 dias como um povoado improvisado, com escola, refeitório e barracas, em meio a rochas, pedras e uma areia fina que entra por todos os poros. Seus ocupantes o organizaram para poder acompanhar de perto os trabalhos de resgate.

"Imagino o que meu irmão deve estar sentindo lá dentro", comenta, emocionado, Gastón Enríquez, irmão do mineiro José Enríquez.

"Estou muito feliz", comemora Rosa Rivera, uma das cozinheiras que trabalha no acampamento Esperança. Ao longo de dois meses, ela diz ter ficado amiga de muitos dos familiares para quem cozinha.

"Estamos muito felizes, porque sofremos muito nesses dois meses. Agora esperamos que eles saiam logo, para podermos abraçá-los e levá-los para casa", suspira Wilson Ávalos. Alguns comentam que o sentimento deste sábado se assemelha à alegria comnpartilhada 17 dias depois do acidente, quando o mundo soube que os 33 mineiros estavam vivos e bem, a 700 metros de profundidade.

Fonte: R7

PROFESSOR: O RECONHECIMENTO URGENTE E NECESSÁRIO - Por: djacyr souza


No contexto atual verificamos que a simples comemoração do Dia do Professor é uma situação meramente efêmera sem o necessário debate sobre o papel dos educadores e os contextos que tem desmotivado a prática docente e a falta de avaliação sobre o papel dos gestores que hoje tem provocado perdas na Educação que são prejuízos como um todo para o país e para a população em geral. É urgente que hajam discussões críticas e engajadas sobre a necessidade de desenvolvimento do processo educativo a partir de um processo de reconhecimento e valorização da profissão que hoje tem vários problemas que mostram a completa desmobilização da sociedade e termos de luta e garantia de uma educação de qualidade para todos.

As experiências têm provado que a educação tem sido o calcanhar de Aquiles do processo de desenvolvimento de nosso país que tem amargado posições desprezíveis nas Avaliações mundiais e tem colocado a nação em posição de atraso em relação ao desenvolvimento tecnológico tão exigido pela Terceira Revolução Industrial e que só será possível com investimento em educação de massa do primário ao universitário. Precisamos do engajamento de nossa sociedade no sentido de cobrar mais investimentos em educação, de buscar a valorização salarial de nossos educadores, de retirar das escolas a violência que está chegando aos ambientes pedagógicos, de mudar o processo de formação dos educadores e de mudar a gestão das escolas para processos mais democráticos e que visem formação consciente, adequada ao momento político e social de nossos dias e que faça com que tenhamos um desenvolvimento pautado no avanço do processo educativo que certamente será de grande valia para nosso povo.

A educação precisa ser pauta de ação de nossos governantes que utilizam – na apenas como discurso para angariar votos e acabam esquecendo do processo verdadeiro quando chegam ao Poder. Os professores devem se organizar e organizar a sociedade no sentido de exigência de educação pública, gratuita e de qualidade para todos fazendo com que a situação política de nossa sociedade seja moldada pelo respeito à educação e aos que a fazem. É urgente que se procure garantir direitos aos professores e se busque o resgate de uma profissão que hoje vem sendo desvalorizada e está fadada a uma carência cada vez maior em função de sua pouca atratividade devido ao completo sucateamento promovido pelos políticos de plantão que querem realmente povo deseducado para continuar a facilitação de chegada ao Poder por discursos vazios e sem nexo , mas que acabam enganando a maioria da população.

A luta pela educação deve ser de todos e há necessidade gerar notícias boas sobre educação com divulgação de experiências exitosas que façam com que os educadores possam imitar exemplos bons e melhorar sua prática. É preciso retirar do poder aqueles que desprezam a educação e os que a fazem para gerar uma Escola de qualidade , democrática , aberta à pesquisa e formadora de cidadãos que certamente mudarão nosso país e nosso povo.

Por: Francisco Djacyr Sousa - professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.

Nova pesquisa Datafolha: Dilma, 48% e Serra, 41% nas intenções de votos

Pesquisa Datafolha divulgada na edição de domingo, 10, do jornal 'Folha de S.Paulo' aponta a candidata do PT à Presidência da República com 48% das intenções de votos contra 41% de José Serra (PSDB). Em número de votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 54% contra 46% de Serra. 4% dos eleitores afirmaram que irão votar em branco ou nulo e outros 7% estão indecisos.

Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 1º e 2 de outubro, o instituto havia feito uma simulação para o segundo turno. Dilma aparecia com 52% dos votos totais contra 40% de Serra. 5% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 3% estavam indecisos.

Herança de Marina

O Datafolha questionou também os eleitores de Marina Silva (PV), que teve quase 20 milhões de votos no primeiro turno, sobre a intenção de voto no segundo turno. 51% dos que votaram em Marina no primeiro turno declararam voto em Serra. Dila herda 22% dos votos de Marina. Na pesquisa anterior, a petista tinha 31% dos votos da candidata verde. Serra tinha 50% às vésperas do primeiro turno. O número de indecisos entre os verdes teve um aumento considerável, passando de 4% no primeiro turno para 18%.

Estratificação

Na divisão por região, Dilma aparece com ampla vantagem no Nordeste, onde registra 62% das intenções de voto, contra 31% de Serra. No Sudeste, há empate técnico (situação em que a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro): o tucano registra 44% contra 41% da petista. No Norte/Centro-Oeste, o cenário também é de empate técnico: Serra tem 46% e Dilma, 44%. A região Sul é a única onde Serra lidera fora da margem de erro: 48% a 43%.

Na segmentação por renda, Dilma lidera por 52% a 37% entre quem ganha até 2 salários mínimos e por 47% a 41% entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos. Já Serra obtém 48% contra 40% entre a população que ganha de 5 a 10 salários mínimos e 58% contra 33% entre quem ganha mais de 10 salários mínimos.

Dilma lidera entre os homens, por 52% a 39%. Entre as mulheres, empate técnico: 43% para a petista contra 44% de Serra. Na segmentação por escolaridade, Dilma lidera entre quem tem o ensino fundamental, com 54%, contra 36%. Entre os eleitores que têm o ensino médio, outro empate técnico: 44% para Dilma, 45% para Serra. O tucano lidera com 50% das intenções de voto entre eleitores com curso superior, contra 36% de Dilma.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal e pela Rede Globo. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi realizado na sexta-feira, 8, com 3.265 eleitores em 201 municípios e está registrado no TSE com o número 35114/2010.

Fonte: Datafoha

Lama Vermelha - Hungria reconhece situação "muito grave"


O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, qualificou neste sábado de "muito grave" a situação na represa do reservatório industrial da fábrica de alumínio em Ajka --cujo vazamento espalhou uma maré de lama vermelha tóxica que matou ao menos sete e chegou ao rio Danúbio.] "A situação é muito grave. Não queremos criar grandes esperanças", resumiu Orbán, em uma improvisada entrevista coletiva na localidade de Ajka, 160 km de Budapeste.

Ao menos 800 habitantes do povoado de Kolontár --o mais afetado pela avalanche tóxica, que é o resultado do refino da bauxita, carregada de metais pesados-- foram evacuados para Ajka diante do mal estado de conservação da represa e os riscos de novos acidentes. O primeiro-ministro indicou que, "no pior dos casos", se a represa de fato sofrer uma nova ruptura, poderia haver um vazamento de cerca de 500 mil litros de lama vermelha, que tem esta cor pela alta concentração de óxido de ferro, mas que carrega ainda arsênio, silício e metais pesados.

O vazamento de 700 mil metros cúbicos já inundou cerca de 40 quilômetros quadrados do sudoeste da Hungria, deixou sete mortos e 150 feridos. Autoridades disseram ontem, contudo, que a concentração de metais pesados no rio Danúbio, atingido na véspera pela lama tóxica, caiu para um nível que não compromete o consumo de sua água --diante dos temores de que a lama contaminasse o segundo maior rio do continente. Orbán considera a situação "dramática" e afirmou que não se pode "deixar que isso se repita". Além disso, ele declarou que o governo dispõe das ferramentas necessárias para que o vazamento não cause uma segunda onda tóxica no rio Danúbio. "Estamos preparados para tudo".

A agência de desastres húngara disse que o nível de pH da água no local onde a lama atingiu o Danúbio estava abaixo de 9. Já em rios próximos ao local do acidente, o nível estava em 13.5. O pH neutro para água é 7. Sobre a localidade de Devecser, que também se viu gravemente afetada na segunda-feira passada (4), o primeiro-ministro indicou que ainda não foi ordenada a evacuação, mas sim que tudo está preparado para retirar os habitantes em caso de necessidade. Quanto aos responsáveis da catástrofe, Orbán assinalou que já se abriu uma investigação e prometeu que "as consequências serão muito graves". "A companhia pagará, não há dúvida", disse em referência à metalúrgica MAL, proprietária da represa onde aconteceu o vazamento.

Ainda não se sabe o que causou o vazamento, mas meteorologistas disseram que chuvas de verão pela Europa foram 200% acima do normal, o que poderia ter enfraquecido o reservatório.

DA EFE, EM AJKA (HUNGRIA)
DE SÃO PAULO
Foto: Associated Press

BlogHumor - Parte 2 - Essa turma não tem mais o que inventar ! - Vídeo humoristico mostra Hitler comentando as decisões de Lula


NE
- E
vem o fim de semana, quando publicamos a nossa costumeira seção BlogHumor. Desta feita, com charges aos candidatos. Para sermos imparciais, trazemos uma para cada um. Estes 2 artigos estão publicados hoje no Site do Jornal "O Povo OnLine", no famoso Blog de Eliomar de Lima. O vídeo é incrivelmente hilário. Apesar das irrealidades e exageros em muitas colocações, deve ser encarado apenas como humor. Se você assistiu ao filme original "The Bunker" os últimos dias de Hitler, vale a pena conferir essa nova versão que já é sucesso...




"Olha só o que a turma da internet inventou: um vídeo, hilário por sinal, que deve ser visto comendo pipoca."

Fonte: Eliomar de Lima - O POVO OnLine

BlogHumor Parte 1 - Essa turma não tem mais o que inventar ! - Parte I - A nova estratégia de Serra

E vem o Fim-de-Semana, tempo de publicarmos a nossa costumeira seção BlogHumor, em que hoje temos "charges" respectivas aos dois candidatos, para não sermos parciais. As matérias foram publicadas hoje no Blog do Eliomar de Lima, do Jornal "O Povo", Fortaleza - CE.


Estratégia de Serra para o 2º turno
Publicado: 08-10-2010 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Brasil, Eleições 2010
O POVO Online. Link para a matéria:

JUAZEIRO SEM DEPUTADO ESTADUAL - Daniel Walker


Tal como previmos, o resultado das eleições para deputado estadual em Juazeiro foi um desastre: nenhum candidato representante do município foi eleito (nem reeleito, pois dois disputavam a reeleição). Era fácil de se deduzir, em virtude do grande número de candidatos. O eleitorado juazeirense precisar tomar uma atitude nas próximas elições, pois não é justo nem conveniente que nosso município fique sem representação na Assembleia Legislativa. E os candidatos provem que estão irmanados com a comunidade dando demonstração evidente de que querem mesmo representá-la. E vamos dar uma basta nessa mania de votar em candidato sem compromisso com Juazeiro.

JuaonLine - Daniel Walker

Cientistas planejam expedição para achar Pé Grande na China


Mais de 400 pessoas disseram ter visto a criatura na província de Hubei. Grupo conversa com companhias e organizações para financiarem projeto. Um grupo de cientistas e exploradores chineses está buscando apoio internacional para montar uma nova expedição à procura do Pé Grande no país, conhecido localmente como Yeren ou "homem selvagem". Com o passar dos anos, mais de 400 pessoas disseram ter visto a criatura metade homem e metade macaco em regiões montanhosas remotas na província de Hubei, informou a agência de notícias Xinhua nesta sábado.

Expedições entre anos 1970 e 1980 encontraram fios de cabelo, pegadas, fezes e um ninho que supostamente pertenceria a Yeren, mas não há provas conclusivas, acrescentou a reportagem da agência. Testemunhas descreveram a criatura que anda em pé com mais de 2 metros de altura e cabelos de cor cinza, vermelho ou preto por todo o corpo, completou a Xinhua. A Associação de Pesquisa sobre Homens Selvagens de Hubei está procurando voluntários no mundo para integrar uma equipe de expedição para buscar por Yeren.

"Nós queremos integrantes dedicados, uma vez que haverá muito trabalho", disse Luo Baosheng, vice-presidente do grupo, à Xinhua.

O grupo, no entanto, ainda está buscando maneiras de levantar aproximadamente 10 milhões de iuans (1,5 milhão de dólares), gasto estimado para a aventura. A entidade tem conversado com companhias e outras organizações para garantir o financiamento ao projeto. Portanto, não há prazo ainda para o início da expedição. A China é um local fértil para contos sobre criaturas estranhas. Os tibetanos possuem relatos antigos sobre a existência de Yeti, ou "Abominável Homem ds Neves", nas elevadas montanhas de sua terra natal.

Da Reuters

Liberdade de Imprensa - Google contesta decisão de retirar do ar vídeo do YouTube

O Google Brasil entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que determinou a retirada do ar de um vídeo postado no YouTube. O conteúdo do vídeo foi considerado ofensivo ao cantor e candidato derrotado nas eleições para o Senado, Netinho de Paula (PC do B).

Segundo a empresa, a decisão, tomada em 25 de agosto, baseia-se em artigos da Lei das Eleições que foram suspensos dois dias depois por decisão do STF, que liberou programas humorísticos sobre candidatos. A defesa do Google também alega que a Constituição Federal prevê a liberdade de manifestação de pensamento e que o poder público não pode se impor sobre conteúdos virtuais criados por usuários para debate político.

Na decisão de agosto, o TRE aplicou multa de R$ 50 mil a empresa e determinou a retirada do vídeo. Na última quinta-feira, dia 7, o Google foi multado em R$ 30 mil por não ter retirado o vídeo do YouTube. Além da multa, a empresa foi condenada a pagar R$ 10 mil diários, do dia 1º de outubro até a eleição, pelo descumprimento da liminar que exigia a retirada do vídeo.

Fonte: Agência Estado

Notícia da Folha de São Paulo - Homem de confiança de Dilma multiplicou patrimônio após contratos com União


Homem de confiança de Dilma Rousseff (PT) no setor elétrico há mais de 20 anos, o diretor da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Ibanês César Cássel, é sócio de uma empresa de eventos gaúcha que multiplicou seu patrimônio com contratos com a União.

A Capacità, cuja sócia-administradora é a mulher de Cássel, Eliana de Fátima Azeredo, ganhou R$ 1,8 milhão em contratos com o governo, especialmente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (R$ 737,7 mil) e com a Petrobras (R$ 938,7 mil).

Contrato

Segundo levantamento feito na semana passada pela Folha na Junta Comercial de Porto Alegre, Cássel tornou-se sócio da empresa em 15 de outubro de 2004. À época, o capital social da Capacità era de R$ 140 mil. Hoje, é de R$ 2 milhões. Os contratos com o governo foram ganhos depois que Cássel assumiu o cargo. Ele entrou na sociedade seis meses antes de ser indicado para a EPE. A nomeação foi assinada por Dilma, então ministra de Minas e Energia, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 19 de abril de 2005.

Uma semana antes de ser nomeado na EPE, Cássel e sua mulher fizeram uma alteração no contrato para ampliar o ramo de atividade da empresa, de modo que ela pudesse participar de licitações maiores.

O contrato mais alto se refere à "Conferência Internacional de Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural", de março de 2006, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O titular da pasta é o petista Guilherme Cassel. Tanto Guilherme quanto Ibanês fizeram carreira na Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul.

De acordo com o ministério, o contrato de R$ 737,7 mil foi firmado por meio de pregão eletrônico. A finalidade foi a organização de um "show artístico na reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul" e um "ciclo de cinema, debates e mostra fotográfica".

No caso da Petrobras, a Capacità foi contratada duas vezes. O valor mais alto (R$ 438,7 mil) se refere à "cerimônia de batismo" da P-53, firmado por meio de "carta convite". Outros dois foram de R$ 400 mil para a Conferência das Cidades, e de R$ 100 mil para patrocínio ao evento intitulado "Porto Alegre: Uma Visão de Futuro".

De acordo com a Petrobras, refere-se a "um debate público sobre o urbanismo sustentável e o desenvolvimento de políticas públicas para a capital gaúcha".

DILMA

A trajetória de Ibanês Cássel no setor elétrico acompanha a de Dilma Rousseff. Ambos foram "brizolistas" e começaram a carreira política no PDT. Cássel foi diretor da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) do Rio Grande do Sul. A empresa é subordinada à Secretaria de Minas e Energia, que foi chefiada por Dilma. Ele chegou a ser preso em 1994 por não cumprir uma ordem judicial de pagamento de indenização trabalhista. Depois, passou por outras empresas públicas de energia até ser nomeado, a pedido de Dilma, para a EPE.

A EPE foi criada em 2004 por Dilma para subsidiar o planejamento do setor energético, apontar cenários, por exemplo sobre demandas de petróleo, gás e leilões de energia. O comando da empresa está nas mãos de indicados dor Dilma, no caso quadros do PT. O presidente da EPE é Maurício Tomalsquim, outro nome de confiança de Dilma. Ele foi secretário-executivo quando ela chefiou a pasta de Minas e Energia.

O OUTRO LADO

O diretor da EPE afirmou à Folha na quarta-feira que "não tem nenhuma participação na gestão da Capacità". "Não há conflito de interesses", disse. "Não há nenhuma ingerência ou favorecimento deste diretor ou do cidadão Ibanês em nenhum contrato firmado pela Capacità, seja com empresas ou entidades públicas ou privadas", afirmou. "Não acompanho os seus negócios e nem suas atividades." Sobre a área de energia, Cássel disse que não "há nenhum problema, pois a EPE não tem nenhuma relação comercial com a Petrobras, nem tenho relações pessoais ou profissionais com nenhum dirigente da Petrobras. Eliana Azeredo, mulher de Cássel, disse que o marido não tem relação com a empresa, apesar de ser sócio. "Ele nunca me ajudou em nada, só eu que corro atrás. Os trabalhos com o governo são licitações. Aliás, onde o Ibanês passa, me atrapalha", afirmou.

A Petrobras afirmou que, no caso da cerimônia da P-53, "participaram seis empresas e a vencedora apresentou a proposta com menor preço". "O projeto foi uma oportunidade para a Petrobras reforçar a sua imagem de empresa comprometida com a responsabilidade social e ambiental", afirmou. Em relação ao patrocínio de R$ 100 mil, disse que "são firmados através de contratação direta, por inexigibilidade de licitação". "Como cada projeto é único e tem propriedade intelectual, não há concorrência e, portanto, não cabe licitação."

Questionada sobre o fato de o sócio da empresa ser um diretor de estatal, a Petrobras respondeu: "Para contratação, a Petrobras leva em consideração os aspectos técnicos da proposta, e não a composição acionária das empresas proponentes". O Ministério do Desenvolvimento Agrário disse que participaram da "Conferência Internacional de Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural" delegações oficiais de 93 países. "A atividade contratada referiu-se à produção, organização e contratação para a execução dos seguintes eventos (incluindo o pagamento do cachês dos artistas)".

Folha.com

Deputado Ely Aguiar Agradece ao Povo do Crato e a quem o Ajudou na Campanha


NE - Agora sim, Ely faz um pronunciamento Oficial ao seu povo:


Antes de tudo, os meus agradecimentos ao povo do Crato e do Cariri.

Gostaria de agradecer, através deste conceituado blog, aos 8 mil caririenses que sufragaram meu nome nas eleições deste ano. O Crato mais uma vez teve uma vital importância na minha reeleição, me oferecendo, de forma espontânea, 4.111 votos.

Foram votos de familiares, de amigos e de pessoas livres que acreditam no meu trabalho e no meu compromisso com o Crato e com o Cariri. Para alcançar estes números não houve a necessidade nem de compra de votos, nem de distribuição de dinheiro, da gasolina, do tijolo, da conta luz e nem da promessa leviana. Foi uma campanha “ Limpa “, de um ficha limpa, que em nenhum momento teve a necessidade de recorrer a uma “ liminar “, para garantir o registro. Ninguém viu meu nome e nem a minha foto estampada nas páginas de jornais, esperando uma decisão do judiciário. Isso para mim seria humilhante, seria humilhante também para o Crato e para meus eleitores. Sou 100 POR CENTO FICHA LIMPA. Sou filho do Crato e vou continuar sendo.

No parlamento defendi esse Crato com unhas e dentes. O desvio da Batateiras foi a concretização de uma reivindicação antiga. Quantas vidas não já se foram por causa dos constantes acidentes. Hoje o desvio existe e os acidentes deixaram de existir. 100 mil reais destinados para a saúde do Crato. Recursos que a Prefeitura aplicou nos postos da periferia e dos distritos. 95 mil reais para a reforma da praça Siqueiras Campos, obra que teve a responsabilidade e execução da Prefeitura, através da Secretaria de Infra-Estrutura. Eu apenas liberei os recursos. Mais 300 mil para a reforma do Mercado Walter Peixoto. Recuperação das estradas Crato – Lameiro – Belmont. Crato – Granjeiro. Um requerimento deste parlamentar, aprovado na Assembléia, reforçou os pedidos que já tinham sido feitos por entidades e clubes de serviço do Crato. É a força política de quem tem compromisso. Fui a Tribuna para reclamar e fomos atendidos. Quem mora no Lameiro ou no Granjeiro, pode sentir a diferença. É bom lembrar, pouca gente sabe disso, que por pouco o Crato não perde o Centro de Convenção.

Foi preciso a interferência firme e forte deste deputado do Crato, Ely Aguiar; do deputado Sineval Roque, do Prefeito Samuel Araripe e de outras lideranças, para que o Crato mais uma vez não fosse passado para trás. Faltou pouco, mais houve determinação. O Centro de Convenções está sendo construído sim. Quem não se lembra que há bem pouco tempo, deputados de fora, hoje votados no Crato, estavam com Projete de Lei, para criar a “ Região Metropolitana do Juazeiro ?“, a intenção era aniquilar o Crato de vez. Esse filho do Crato foi o único cratense presente no momento da discussão, fazendo o “ TAL PROJETO “ cair por terra, prevalecendo então a Região Metropolitana do Cariri. Temos agora o projeto Nossa Senhora de Fátima, um projeto audacioso. O tempo mostrará a sua importância para o Crato e para o Cariri.

O projeto foi embargado duas vezes. Uma das justificativas era de que o Crato é uma cidade que “ NÃO “ tem o perfil de uma cidade religiosa e por isso não pode explorar o turismo religioso. Pode um negocio desse ? Não desisti. O projeto está sendo executado. Cem por cento dos recursos estão assegurados e a obra está em total andamento. A responsabilidade do projeto eu, por vontade própria, transferi para o Governo de Estado. Será inaugurado em OITO MESES. É a quarta maior estátua do mundo, com mais de 40 metros de altura, toda em fibra de vidro. Tecnologia de ponta, sob a responsabilidade de um artista plástico do Recife. A minha luta agora será pela recuperação da estrada Crato – Santa Fé, muito embora seja uma estrada municipal, ou seja, de inteira responsabilidade do Município, posse dizer que entreguei ao Governo do Estado o projeto totalmente concluído, orçado em 6 milhões de reais, a um abaixo assinando que me foi entregue pela vereadora Mara do PT, que também é uma lutadora por essa Crato. Agora é cobrar, cobrar e continuar cobrando. Portanto, esse é o meu compromisso com o Crato e com o Cariri.

Não posso também , em momento algum, esquecer essa Fortaleza que me ama e que aumentou em muito a minha votação. É por isso que tenho cem por cento de presença na Assembléia. É por isso que tenho compromisso com o povo do Ceará. Estou eleito novamente e com sobras, pois haja a mudança que houver nas cadeiras da Assembléia, a minha está 100 por cento garantida. É intocável. Obrigado a todos que torceram por mim e que me ajudaram em uma campanha tão difícil. Eu estou é dentro.....E vamos trabalhar.

Ely Aguiar - Deputado Estadual Eleito para o segundo Mandato

Frase do dia! - Esopo - Por: Mônica Araripe


"Vai dedicada com muito carinho para Dr: Aglézio de Brito. Nenhum gesto de amizade, por muito insignificante que seja, é desperdiçado." Esopo.

Um bom final de semana para todos.

Mônica Araripe

Aberta a temporada dos Ipês Amarelos - Ensaio - Pachelly Jamacaru





Vê, estão voltando as flores,
Vê, nessa manhã tão linda,
Vê, como é bonita a vida,
Vê, há esperança ainda.
Vê, as nuvens vão passando,
Vê, um novo céu se abrindo,
Vê, o sol iluminando,
Por onde nós vamos indo,
Por onde nós vamos indo.
Por onde nós vamos indo.

Autor: Paulo Soledade!

Fotos: Pachelly Jamacaru

Definição de Saudade - Por Dr. Rogerio Brandão.

Dr. Rogerio Brandão, medico oncologista.

Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. .. Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:
— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado”, não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
— E o que saudade significa para você, minha querida?

— Saudade é o amor que fica!

ALMANAQUE - Dia 9 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

AMANAQUE

9 de outubro: Dia Mundial dos Correios.

* 1962 - O Uganda torna-se independente do Reino Unido.
* 1967 - Che Guevara é executado na Bolívia.
* 2004 - São realizadas eleições democráticas no Afeganistão.

Nasceram neste dia...

* 1261 - Rei D.Dinis de Portugal (m. 1325).
* 1906 - Léopold Sédar Senghor, escritor e político senegalês (m. 2001).
* 1940 - John Lennon (na imagem), músico britânico, um dos quatro Beatles (m. 1980).

Morreram neste dia...

* 1958 - Papa Pio XII, 261º papa (n. 1876).
* 1974 - Oskar Schindler, empresário alemão (n. 1908).
* 1999 - João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiro (n. 1920).

Fonte: Wikipedia

Abacaxi tem produtividade maior na Chapada do Araripe - Reportagem: Antonio Vicelmo


Produtores agrícolas do Cariri participaram do Dia de Campo sobre o cultivo de abacaxi, no Sítio Canafístula, em Santana do Cariri. Mesmo sem irrigação, a fruta se desenvolve - FOTOS: ANTÔNIO VICELMO - Produtores do Cariri estão entusiasmados com o resultado do cultivo do abacaxi em cima da Serra do Araripe.

Santana do Cariri. Cerca de 300 produtores agrícolas de 28 Municípios do Cariri participaram do Dia de Campo promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). O trabalho ocorreu no Sítio Canafístula, neste Município. Mesmo diante de uma seca que destruiu mais de 50% das plantações de milho, feijão e arroz, a Serra do Araripe está produzindo abacaxi de ótima qualidade, sem uma gota d´água para irrigação.

Os produtores estão colhendo 13 mil abacaxis por hectare. "A unidade é vendida a R$ 2,00 dentro da roça", diz o agricultor Antonio Nogueira, responsável pelo cultivo de cinco hectares da fruta. Nogueira, que trabalha no cultivo da fruta há oito anos, acrescenta que não tem do que reclamar. "Estou ganhando dinheiro com abacaxi", comemora o produtor.

Qualidade

O entusiasmo de Nogueira é compartilhado com mais 74 produtores espalhados numa área de 180 hectares, no Município de Santana do Cariri. O produtor José Leite, que veio com a caravana de Porteiras participar do evento, garante que a fruta que está sendo produzida em seu Município é maior e apresenta melhor qualidade do que o de Santana do Cariri.

Segundo o gerente regional Ematerce, Francisco Adonias Sobreira, a Chapada do Araripe, com altitude acima de 600 metros, tem um microclima favorável ao cultivo dessa cultura. Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média (areno-argilosa) ou leve (arenosa), e bem drenados, de preferência planos, com boa profundidade e com PH em torno de 5.0. Não devem ser sujeitos ao encharcamento. A Serra do Araripe atende as estes requisitos, conforme Adonias Sobreira.

Semiárido

O objetivo do Dia de Campo é mostrar que existem alternativas para convivência com o semiárido. "O exemplo está aí na qualidade da fruta e no entusiasmo dos produtores", comemora o agrônomo Antônio Novais, responsável pela assistência técnica no Município de Nova Olinda. Já o técnico Sérgio Linhares, que foi o pioneiro na restauração da cultura do abacaxi em cima da serra, adverte que a fusariose é a principal doença desta cultura. O controle é feito a partir das mudas sadias. Estas são selecionadas a fim de eliminar os sintomas de fusariose, passando por vistoria do plantio periodicamente.

Os técnicos da Ematerce espalharam tendas dentro do plantio com a finalidade de repassar informações técnica para os visitantes. Os agricultores são beneficiados pelo Pronaf e os financiamentos de seus projetos são pelo Banco do Nordeste.

Após o dia de campo, a gerência regional do Banco do Nordeste liberou um crédito de R$ 180 mil destinado à compra do Sítio Ventura, com mais de 300 hectares em Santana do Cariri, beneficiando 16 produtores rurais, que explorarão a cultura. A programação foi iniciada na última quarta-feira, em Várzea Alegre, onde foram entregues 20 kits de ordenha higiênica de leite, seguindo-se a liberação de vários projetos de crédito pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado à pecuária leiteira. Foi encerrado ontem no Crato com a distribuição de 103 kits do Programa Hora Sazonal, para produtores de 12 municípios da região caririense.

Produtividade

"O exemplo está na qualidade da fruta, no entusiasmo dos produtores e nos lucros"
Francisco Novais
Engenheiro agrônomo

"Selecionamos as mudas sadias para eliminar os sintomas da fusariose"
Sérgio Linhares
Técnico agríciola

"Não tenho do que reclamar. Estou ganhando dinheiro com o cultivo do abacaxi"
Antônio Nogueira
Produtor

MAIS INFORMAÇÕES

Escritório da ematerce no Crato, ao lado do Parque de Exposições - Centro
Telefone: (88) 3102-1293

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

Marina elabora propostas de governo para Serra e Dilma


SÃO PAULO - A terceira colocada na disputa à Presidência, Marina Silva (PV) apresentou à imprensa o documento que será encaminhado ainda hoje aos presidenciáveis José Serra e Dilma Rousseff, que disputam o segundo turno. O PV espera que as plataformas sejam incorporadas pelo tucano e pela petista, que pleiteam o apoio da senadora. As propostas foram elaboradas a partir das diretrizes do programa de governo de Marina. "Nosso gesto está materializado nesse ato. É uma oferta generosa para o segundo turno", disse a senadora.

No documento são abordados 10 temas, sem hierarquia entre eles. Há, por exemplo, a defesa de uma reforma política, com a adoção do voto distrital misto e o financiamento público de campanha. Também se propõe uma reforma tributária, com a simplificação e restrição da regressividade dos impostos. O PV ainda cobra a limitação na expansão dos gastos de custeio do governo federal à metade do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Em relação a políticas públicas, se espera uma elevação dos investimentos em educação do setor público para 7% do PIB, além da eliminação e erradicação do analfabetismo até 2018. Sobre segurança, o partido quer a implementação de um fundo nacional para complementar os salários dos policiais civis e militares, com o objetivo de garantir sua dedicação exclusiva ao trabalho.

Ao abordar a questão ambiental, o PV sugere a criação de uma agência reguladora independente para a Política Nacional de Mudanças Climáticas, com a publicação de estimativas anuais de emissões de gases do efeito estufa no Brasil.

O documento também aborda questões relacionadas à política externa, demarcação e homologação de terras indígenas e transparência na execução orçamentária. Durante a entrevista coletiva à imprensa, Marina reafirmou que a decisão sobre apoiar algum candidato ou permanecer independente será baseada em critérios programáticos. A senadora disse que não se sentiu incomodada com o fato de Serra e Dilma terem se apropriado dos seus votos na propaganda política veiculada hoje na TV. Segundo ela, seus eleitores são maduros e saberão fazer sua escolha.

(Fernando Taquari | Valor) - Via Yahoo Notícias

STJ suspende obras do estádio Castelão, sede da Copa - 2014 em Fortaleza

Uma decisão tomada hoje pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspende as obras da reforma do estádio Castelão, em Fortaleza, sede dos jogos da Copa-2014 no Ceará. O contrato para a reforma é uma PPP (Parceria Público Privada) e inclui ampliação, operação e manutenção do estádio. Orçado em cerca de R$ 450 milhões, ele tem se arrastado na Justiça desde maio. O consórcio vencedor da concorrência pública é o Arena Multiuso, formado por Galvão Engenharia, Serveng-Civilsan e BWA. Inicialmente ele havia sido excluído do processo por não atender às exigências técnicas de execução da obra --não comprovou a capacidade de execução de estrutura metálica para cobertura de estádio ou arena multiuso.

O grupo da Galvão recorreu e a comissão responsável pela escolha das empreiteiras aceitou seu pedido. Ela entendeu que o que constava no edital da obra como capacidade das construtoras em fazer "arena multiuso" poderia ser interpretado como a de construir "equipamento multiuso". Com base nessa interpretação, um dos consórcios perdedores, o Novo Castelão --formado por Carioca Christiani Nielsen, Somague, Queiroz Galvão e Fujita--, entrou com mandado de segurança na Justiça estadual contra o governo cearense e a comissão de licitação.

Em maio, uma juíza do TJ (Tribunal de Justiça) do Ceará suspendeu a concorrência, mas sua decisão foi revogada por outro magistrado. Hoje, o STJ avaliou que o TJ "usurpou" a competência de julgar o caso, que seria dele, e voltou a suspender as obras. Por meio de sua assessoria, o governo do Estado do Ceará disse que ainda não foi notificado da decisão pelo STJ. A assessoria da Galvão Engenharia foi procurada no final da tarde, mas não foi encontrada.

FILIPE MOTTA
DE SÃO PAULO
Folha.com

Tremor de Terra atinge Brasília e Goiás - Bombeiros recebem cerca de 200 ligações


Um tremor de terra de 4,5 graus na escala Richter foi registrado nesta sexta-feira perto da divisa entre Goiás e Tocantins e foi sentido em vários pontos do Distrito Federal. Cerca de 200 pessoas, assustadas, telefonaram para o Corpo de Bombeiros no Distrito Federal, em busca de informações.

O abalo foi constatado, pelo menos, na região central, Plano Piloto, Águas Claras e Ceilândia. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o tremor ocorreu na região de Mara Rosa (GO) às 17h17 e foi seguido de outro de menor intensidade. De acordo com esses registros, é o maior abalo já registrado em Goiás. Na última segunda-feira (4), um sismo de 3,6 graus na escala Richter também teve Mara Rosa como epicento e foi sentido em cidades da região. "Esses sismos são associados à existência de uma falha geológica que corta os Estados de Goiás e Tocantins", disse na ocasião Lucas Vieira Barros, chefe do observatório. De acordo com ele, em 1992, essa falha gerou um tremor de 4,2 graus na escala Richter.

Com o tremor desta sexta, muitas pessoas deixaram prédios. Alguns ministérios, autarquias e tribunais orientaram que os prédios fossem esvaziados. O Palácio do Planalto chegou a destravar as portas de emergência. No Twitter, pessoas registraram ter sentido o tremor nos prédios da OAB-DF e no Tribunal de Justiça. Houve relatos de rachaduras em imóveis, mas não há registro de vítimas no Distrito Federal, segundo os bombeiros.

Durante a tarde, a Defesa Civil recebeu diversas ligações de pessoas preocupadas com o tremor. De acordo com o major Rogério Dutra, as principais ocorrências foram registradas por órgãos públicos. "Recebemos solicitações do Palácio do Buriti, do Tribunal Regional do Trabalho e alguns outros [órgãos]. A princípio, nós orientamos os engenheiros a fazer uma perícia nas estruturas das edificações para saber se foram afetadas. Até agora, não houve danos".

TREMOR

De acordo com a professora Mônica Von Huelsen, do Observatório Sismológico da UnB, a magnitude do tremor desta sexta é classificada como baixa e média. "Como o brasileiro não está acostumado, se assusta com facilidade. Se balançar alguma coisa, sentir um tremor, todo mundo vai sair correndo desesperado." Segundo George Sand, professor do observatório, no Distrito Federal já foram sentidos vários tremores, porém o de hoje foi o de maior intensidade. Em Brasília, houve um tremor no ano 2000, próximo à cidade-satélite de São Sebastião, com magnitude de 3 graus. "Se o terremoto de hoje tivesse o epicentro no DF, teria provocado muitos danos".

Sand explica que quem está em prédios altos sente os tremores com mais intensidade. "Os edifícios já possuem uma frequência de oscilação. As pessoas que estão nos prédios mais altos vão sentir o tremor. Porque o prédio entra em ressonância com o terremoto", afirma.

Agência Brasil

Ativista chinês ganha Prêmio Nobel da Paz - Governo Chinês reage Furiosamente


Dissidente político, Liu Xiaobo foi escolhido pela academia norueguesa. Ele cumpre pena de 11 anos de prisão por manifesto por democracia. O presidente do comitê do Nobel explicou que Liu foi o premiado pela longa - e não violenta - luta a favor dos direitos humanos e da democracia na China. A escolha de Liu coloca em evidência a situação dos direitos humanos na China, há décadas denunciada por dissidentes e entidades internacionais.

Poeta e professor de literatura, Liu Xiaobo, de 54 anos, é perseguido pelo governo desde 1989, quando aderiu aos protestos da praça da Paz Celestial. Passou anos na cadeia e campos de trabalhos forçados. Em 2008, foi condenado novamente, a 11 anos de detenção, por preparar um manifesto a favor de reformas políticas. Logo depois do anuncio do Nobel, o presidente Barack Obama, a França e a Alemanha fizeram um apelo pela libertação imediata de Liu Xiaobo.

O governo chinês reagiu furioso. Disse que o prêmio é uma obscenidade, que irá abalar as relações entre China e Noruega --responsável pelo Nobel da Paz. Os noruegueses responderam que a China precisa assumir suas responsabilidades e respeitar os direitos de seus cidadãos. Na prisão onde está, Liu só deve saber do Nobel no fim de semana, se o governo autorizar que sua mulher o visite.

Jornal da Globo

CRATO - Notícias do Dia 09 de Outubro de 2010


Crato terá "Dia de Alegria" dedicado às crianças

Em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, será realizado neste sábado, o Dia de Alegria, uma realização da empresa Casulo, com a promoção da TV Verdes Mares. O evento acontece no Parque de Exposições do Crato, e conta com os parceiros SESC, Senac, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Será um dia inteiro de lazer dedicado às crianças do município, no Parque de Exposições do Crato. Neste ano, as atividades estão sendo ampliadas, e as empresas e cidadãos da cidade poderão contribuir com doações de alimentos, que serão recolhidos no posto de coleta do Parque de Exposições e posteriormente repassados para o Programa Mesa Brasil/SESC – Crato e às creches da cidade. O Dia de Alegria terá programação iniciada às 8 horas e vai até às 17 horas.

I Semana Municipal do Idoso é encerrada hoje, com passeio ao Serrano Atlético Cratense

Hoje, dia 9 de outubro, será realizado o encerramento das atividades da I Semana Municipal do Idoso, com um passeio para o Serrano Atlético Cratense com o grupo de idosos dos CRAS e membros da Secretaria Municipal da Assistência Social. O evento, que se estendeu por vários dias, ressalta os direitos dos mais velhos com o tema “Dignidade e Respeito é o que queremos!” contando com palestras, caminhadas, apresentações artísticas, culturais, oficinas e blitz educativa.

Projeto das praças centrais passa por licitação

Está em fase de licitação o projeto para a melhoria das praças centrais da cidade do Crato. A informação é do secretário de Infraestrutura da cidade, José Muniz. Ele afirma que o investimento previsto no projeto é de R$ 6 milhões, mas não serão mais sais praças conforme havia sido planejado de início, mas as quatro principais. Estão incluídas a praça da Sé, Siqueira Campos, São Vicente e a Cristo Rei. O projeto é uma parceria da Prefeitura do Crato com o Governo do Estado.

Crato participa de blitz ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente do Crato está entre as instituições do município e da região, que, na tarde do último dia 07, promoveram uma ação em conjunto contra as queimadas no município. Foi realizada uma blitz ambiental com esse objetivo na tarde de ontem. O tema “A natureza do Cariri pede socorro” tem o objetivo de reduzir o número de queimadas na região, que vem aumentando alarmantemente. É nessa época do ano, de agosto a dezembro, com os agravantes: redução da umidade do ar, aumento das temperaturas e redução das chuvas, que ocorrem mais facilmente as queimadas.

A blitz foi realizada nas comunidades do entorno da Chapada, pois muitos incêndios acontecem nas áreas mais populosas. A campanha aconteceu com um trabalho de esclarecimento nas casas dos moradores dessas localidades, pelos agentes das instituições. Os bairros visitados foram a Vila Lobo, Bebida Nova e Sítio Rosto, todos no município do Crato. Fizeram parte do trabalho as instituições promotoras Geopark Araripe, com Semace, Semac, Proex-Urca, Corpo de Bombeiros, ICMBio, CPMA, IBDVAMA e Gerência Estadual Sítio Fundão.

Semana da Criança é comemorada com arte, esporte, cultura e diversão em Crato

Iniciada no ultimo dia 5, terça-feira, a Semana da Criança em Crato. O evento promovido pelo Governo Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a coordenação do Pólo de atendimento Madre Feitosa do bairro Seminário. Desde o primeiro momento das comemorações as crianças participaram de jogos, visitação ao IBAMA, reviveram brincadeiras antigas e receberam a Madre Feitosa no Pólo. Hoje será o encerramento da semana de comemoração aos infantes cratenses e eles curtirão um passeio para o Ytaitera Clube, onde serão entregues brindes e lembrancinhas e será servido um almoço.

Com informações da ASCOM - PMC

Comentário de Aglézio de Brito sobre a Amizade e a Opinião Política


NE
- A despeito das inúmeras confusões políticas que têm ocorrido no Crato, no Ceará e no País, por ocasião das eleições 2010, temos recebido diversas mensagens de solidariedade a um texto que foi publicado aqui no Blog recentemente, e que adverte para o perigo de se confundir a amizade com a opinião política. Em especial, um comentário emitido por uma grande personalidade do cenário caririense, Sr. Aglézio de Brito, que assim parabeniza:



"Ótimo texto, Dihelson. Parabéns! Repito a bem colocada frase de Mônica: "Somente as pessoas tolas trocam amizade por política."

Aglezio de Brito

Veja o texto no link abaixo:


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30