xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 outubro 2010

Túnel para resgatar mineiros do Chile deve ser concluído no sábado


Um dos três túneis sendo escavados para o resgate dos 33 mineiros presos em uma mina no Chile deve alcançar os homens até o sábado, disse nesta quinta-feira o ministro das Minas do Chile, Laurence Golborne. O ministro ressaltou, porém, que o processo pode ser atrasado se existir necessidade de substituição de algum equipamento.

Golborne afirmou que a máquina T-130, conhecida como "plano B", já escavou 535 metros, faltando apenas 90 metros para chegar ao abrigo onde estão os mineiros. Quando terminar a perfuração, engenheiros vão analisar se é seguro içar os homens para a superfície e se é necessário, como planejado, forrar o túnel com um invólucro de metal - um processo que poderia levar vários dias. Golborne disse que, no máximo, os mineiros devem esperar dez dias pelo resgate.

PROGRESSO RÁPIDO

Há poucos dias, o presidente chileno, Sebastián Piñera, disse que as equipes "estavam muito perto" de resgatar os mineiros e que ele esperava que isso acontecesse antes de sua viagem à Europa, programada para o dia 17 de outubro. O cronograma de resgate foi reduzido depois que as três escavadeiras utilizadas no local começaram a progredir rapidamente.

Avanço da escavação está sendo mais rápido do que o esperado

Na semana passada, o governo havia mencionado que as tentativas de resgate começariam na segunda metade de outubro, quando anteriormente o prazo se estendia até o início de novembro. Assim que o túnel de resgate estiver pronto, uma cápsula de aço, projetada pela marinha chilena e construída especificamente para este propósito, será utilizada para retirar os trabalhadores da mina. O plano é que oficiais da Marinha desçam para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar uma hora.

TREINAMENTO

Médicos dizem que os trabalhadores estão recebendo treinamento físico como preparação para o resgate. Eles também estariam tendo aulas com especialistas em relações públicas para aprenderem a lidar melhor com a imprensa. Os mineiros também têm utilizado as pequenas cápsulas por onde eles recebem comida e suprimentos para mandar para a superfície lembranças e objetos. Parentes dos homens presos na mina perto de Copiapo, a cerca de 725 km da capital Santiago, estão preparando uma festa para comemorar o resgate. Recentemente, outros funcionários da mina fizeram um protesto dizendo que não haviam sido pagos desde o acidente. Cantando "não somos apenas 33", cerca de 200 trabalhadores fizeram uma passeata em Copiapo cobrando o dinheiro da empresa, que tem grandes dívidas e está enfrentando ações na Justiça movidas por familiares dos mineiros presos.

BBC Brasil

Vacinação contra raiva é suspensa em todo o país após a morte de 217 cães e gatos


O
Ministério da Saúde decidiu nesta quinta-feira (07) suspender preventivamente as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal em todo o País. A decisão foi tomada após resultados preliminares de investigação laboratorial informados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segundo comunicado do ministério.

"A investigação laboratorial, realizada com cobaias, indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação que, até então, não eram previstos na literatura científica disponível", informou o Ministério da Saúde. Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos Estados.

Atualmente, o Ministério da Saúde tem 7,3 milhões de doses da vacina em estoque. Com a recomendação de suspender a campanha, as secretarias estaduais e municipais de Saúde devem manter as vacinas acondicionadas em ambiente refrigerado, entre 2 e 8 graus centígrados, até a conclusão dos estudos em andamento, segundo o comunicado. Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 Estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.

Agência Estado

6 de outubro – Dia de agradecermos pelo êxito da cirurgia de Carlos Esmeraldo

07/10/2010 - Matéria trazida ao topo novamente, devido à importância

Hoje é dia de agradecermos a Deus unindo nossas orações pelo querido amigo Carlos Eduardo Esmeraldo, que se recupera de uma cirurgia cardíaca, efetuada nesta 4ª feira. Graças a Deus tudo correu bem e o Carlos deve deixar a UTI na próxima 6ª feira, permanecendo hospitalizado mais alguns dias. Esperamos que logo o Carlos Eduardo esteja de volta ao Blog postando suas pertinentes reflexões e interessantes artigos.


Recado para Magali:
S
abemos que Carlos ficará vários dias sem comunicação. Mas diga a ele que aqui estamos torcendo e pedindo a Deus a rápida recuperação do nosso querido amigo. Ele merece desfrutar de paz e saúde ao lado de sua dedicada esposa.

(Os amigos de Carlos Eduardo residentes em Crato)

Crato - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Polícia realiza buscas e apreensões em residências de acusados da morte da garota Maria Amanda da Silva.

Nesta quarta-feira, a polícia civil do Crato, de posse de um mandado judicial realizou uma operação de buscas e apreensões nas residências dos acusados de envolvimento do assassinato da criança de dois anos, Maria Amanda da Silva e da tentativa de homicídio contra o pai da mesma, o eletricista Cícero Fernando da Silva, 28 anos. O duplo crime aconteceu por volta das 19h30min, do dia 26 de julho deste ano, no sítio Cobra, zona rural do Crato quando quatro homens, de posse de armas de fogo invadiram a residência das vítimas e efetuaram vários tiros contra Cícero que foi alvejado na perna direita e no ombro esquerdo, sendo o mesmo socorrido para o hospital São Francisco. Durante o tiroteio a filha de Cícero, a menor Maria Amanda da Silva, de 02 anos, foi alvejada com um tiro na testa vindo a falecer na Vila São Bento quando era socorrida para o hospital.

Segundo o escrivão Mário Gomes, Chefe do Cartório da 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato, foram indiciados acusados de envolvimento com a ação criminosa: Carlos Reinaldo Duarte Rodrigues, o Reinaldo Olho de Gato, de 31 anos, residente no Bairro Seminário; Cícero Eli Pereira Brito Júnior, o "Júnior", que reside no Bairro Muriti; Roberto Carlos Rodrigues de Freitas, de 42 anos, o "Formado"; Antonio Marcos Dutra Duarte, de 20 anos, o "Marquinhos da Vila Lobo" e o empresário Damont Peixoto Parente de Menezes, este que esta foragido.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Doente mental morto atropelado pelo próprio irmão.

O acidente ocorreu, ontem por volta das 15h30min, no Sítio Leite, Distrito de Palmeirinha, em Juazeiro do Norte. Cícero Pereira da Silva, 46 anos, residente na Rua Vila São Francisco, Sítio Quebra, município de Crato-CE, conduzia um veículo GM Chevrolet, de cor branca, ano 1979 e Placas HUM-5979-CE, quando atropelou e matou o próprio irmão, o deficiente mental de E. P. S., 23 anos que morreu no local. A polícia foi informada pela testemunha do ocorrido, a pessoa de iniciais R. A. S, 25 anos, residente no Sítio Jenipapos, Condomínio Alegre Sruto em Crato, que o acusado disse que irá se apresentar na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte para prestar declarações sobre o fato.

Polícia apreende forte arsenal de munições e arma de fogo.

Após investigação, Policiais Militares do 2º Batalhão de Juazeiro do Norte-CE, tendo a frente o serviço reservado, as 13h55min, desta quarta-feira, na Rua Daniel de Freitas, 282, bairro Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, realizaram a operação que culminou com a abordagem de uma motocicleta Honda Pop 100, de cor amarela, ano 2008 e Placas HYK-1007-CE, em que trafegavam dois homens em atitudes suspeitas.

Segundo a polícia, o garupeiro Francisco Gabriel da Silva, 26 anos, portava um revólver calibre 38 oxidado, cano médio, capacidade para 06 (seis) tiros, da marca Rossi e numeração E000757, com dois cartuchos intactos. Ainda de acordo com os militares, na residência do condutor da motocicleta, Eduardo Ferreira de Sousa, 23 anos, na Rua João Correia de Oliveira, bairro Juvêncio Santana, foram encontrados 442 (quatrocentos e quarenta e dois) cartuchos de calibre 12; 08 (oito) cartuchos de calibre 38, um cartucho calibre 762, e outro calibre 22, todos intactos. Os acusados juntamente com a munição e a arma foram conduzidos até a 20ª DRPC onde foram apresentados a autoridade policial competente para a adoção dos procedimentos cabíveis.

Polícia registra roubo e furtos de veículos.

O roubo aconteceu por volta das 14h20min, de ontem, (06), na Av. Plácido Aderaldo Castelo, bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, vitimando o senhor der iniciais V. DE O. S., 35 anos, residente no bairro João Cabral. O mesmo disse a polícia que dois homens desconhecidos, um deles armado com arma de fogo, ambos a pé, lhe abordaram quando o mesmo dirigia em baixa velocidade sua moto Honda Titan KS de cor preta, ano 2004 e placa HYA-9468-CE e mediante ameaça subtraíram o veiculo fugindo em seguida tomando rumo ignorado.

Por volta das 20h00min, na Avenida Padre Cícero, na altura do número 5107, no Bairro São José, pela pessoa de Z. M. PEREIRA, 48 anos, informou a polícia que havia deixado sua motocicleta Yamaha YBR 125cc, de cor Prata e Placas HXL-1318-CE, em frente à sua residência e ao retornar percebeu que o veiculo sido furtado. Já por volta das 20h40min, na Rua São Pedro, 1266, bairro Centro, F. J. Q. DA SILVA, 28 anos, residente na rua João Paulo I, 599, bairro Timbaúbas, foi vítima de furto de sua motocicleta, uma Honda Titan KSE, de cor vermelha, ano 2003 ,Placas HXJ-8264-CE, com um adesivo do gasparzinho nos dois lados e a maneta direita torta. Nos três casos as vítimas foram orientada pela polícia militar que diligenciou sem êxito em torno dos fatos, a comparecerem à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte para prestarem Boletins de Ocorrência(B.O.).

VÁRZEA ALEGRE – CEARÁ:

Prisões por infração ao artigo 171 – estelionato.

A polícia de Várzea Alegre prendeu por volta das 15h53min, de ontem (06), Aldomiro Ferreira da Silva e Hugo Ari Oliveira Silva, sob a acusação de crime de estelionato. As informações repassadas à imprensa pela polícia dão conta de que os dois foram a Unidade policial local para supostamente registrarem um B.O. - Boletim de Ocorrência onde afirmaram que tinham perdidos seus documentos pessoais.

Ao serem questionados sobre o fato, Aldomiro Ferreira e Hugo Ari se comportam de maneira estranha vindo de repente a empreenderam fuga em alta velocidade no carro em que chegaram a Unidade Policial sendo perseguidos presos. No interior do veiculo foram, apreendidas diversas carteiras de identidade falsificadas, como também cartões de crédito em nome de terceiros.

Após levantamentos a polícia descobriu haver em desfavor de Aldomiro Ferreira da Silva e Hugo Ari Oliveira Silva mandados de prisões em aberto sob acusação de infração ao artigo 171 do Código Penal Brasileiro – natureza estelionato, inclusive em instituições financeiras nos estados de São Paulo e do Maranhão. Na DP dois ainda tentou subornar os policiais para não serem presos afirma a polícia.

IGUATU – CE:

Polícia prende pedreiro de 55 anos praticando atos libidinosos em menina de 08 anos no centro da cidade.
Por volta das 10h, policiais militares que se encontravam no centro comercial de Iguatu, tomaram conhecimento através de populares, de que um homem estaria praticando ato libidinoso com uma criança. De imediato a VTR-2442, composta pelos policiais cabo Figueiredo e soldados Alípio e Correia, compareceram ao local do crime onde prenderam o acusado de iniciais, L.G.S.C de 55 anos, casado, pedreiro. Segundo informações, o infrator estava na companhia de uma menor de 08 anos, praticando atos libidinosos (acariciando-a) na mesma. O pedreiro juntamente com a vítima e os seus pais desta, foram conduzidos a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para serem adotadas as medidas cabíveis, junto à autoridade competente.
Jovem é esfaqueado no pescoço

No sítio Barra I, distante 10 km da sede do município de Iguatu, por volta das 20h, a PM registrou uma ocorrência de lesão corporal a faca, que teve como vítima o jovem Antonio Isaque Pereira, de 20 anos. A polícia apurou que a vítima estava bebendo em um bar de nome “Estação da Barra”, na companhia de uma pessoa identificada pelo nome de “Adriano”, quando ambos vieram a ter uma discussão banal, ocasião em que o acusado de posse de uma faca desferiu uma perfuração no pescoço do seu companheiro de bebedeira. Antonio foi socorrido por populares para o hospital regional de Iguatu, enquanto Adriano fugiu sem deixa pistas. A Polícia Militar encontra-se diligenciando no sentido de localizar e prender o acusado.

JUCÁS - CEARÁ:

Homem é alvejado a tiros após ser vítima de assalto.

Uma tentativa de assalto seguida de lesão corporal a bala foi registrada no município Jucás - Ceará. A polícia militar recebeu uma denuncia de que havia dado entrada no hospital local uma pessoa lesionada a bala na Vila Mel, a 26 km da sede daquele município. A viatura RP 2292 - composta pelos policiais pelos cabos Andrade, Geraldo, e Bandeira, e soldados Alan e Adailton, foi acionada e chegando ao hospital constatou que a vítima Antonio Ferreira de Oliveira, de 57 anos, havia sido alvejada a bala no ombro esquerdo, na perna esquerda e no pé esquerdo, resultante.

A vítima disse aos militares o crime que aconteceu em sua residência a quando 04 (quatro) homens encapuzados e armados a revolveres, chegaram a duas motos atirando no mesmo e anunciando um assalto ocasião que a mesma fazendo uso de uma ferramenta agrícola (roçadeira) para cortar o pneu de uma das motos, a qual ficou abandonada no quintal de sua residência, que logo em seguida os assaltantes o lesionaram e fugiram não levando nada de seus pertences. A moto foi conduzida pelos PMS a DP ,local.

MOREILÂNDIA – PERNAMBUCO:

Homem é preso por tráfico de droga e posse ilegal de armas de fogo

O acusado Clésio Raimundo de Souza, 33 anos, residente no centro de Moreilândia – PE vinha sendo investigado por Policiais Militares da 2ª Seção da 3ª CPM do Exu – PE por ser suspeito de tráfico de drogas e fornecimento de armas para pratica de crimes na região. Quando foi localizado por uma guarnição da PM por volta das 17h00min de anteontem (05/10/10) no Sítio de Baixo, zona rural de Moreilândia – PE. Ao ser abordado foi encontrada com o mesmo uma pequena quantidade de maconha e em sua residência um revólver cal. 38 marca Taurus, municiado com 04 (quatro) cartuchos intactos e 03 (três) pedras de crack.

Em continuidade a ocorrência os policiais se digiram até um sítio do acusado onde foram localizadas mais 03 (três) armas de fogo do tipo espingardas de fabricação caseira, sendo uma de grosso calibre e mais uma pequena quantidade de maconha. O acusado foi conduzido a DPC local, onde foi autuado em flagrante e posteriormente encaminhado a cadeia pública local. (BO nº 0116/10).

SANTA CRUZ-PERNAMUCO:

Criança de 08 anos morre atropelada na PE-625.

Uma criança de apenas 05 anos de idade morreu atropelada por um veículo no final da tarde no interior do município de Santa Cruz - PE. O acidente aconteceu por volta das 15h00min na PE-625, altura do KM 08, rodovia que liga as cidades Santa Cruz a Santa Filomena. Quando a vítima Risomar Silva de Souza, 05 anos, que residia no Sítio Fortaleza na zona rural de Santa Cruz – PE foi atropelada por um veículo não ainda não identificado. A criança não resistiu e faleceu no local, já o condutor do veículo identificado por José Luciano da Costa Alencar, 25 anos, residente no Sítio Boa União, município de Santa Filomena – PE fugiu sem prestar socorro à vítima. (BO nº 0114/10).

OURICURI - PERNAMBUCO

Mecânico é preso após ameaçar de morte a ex-mulher.

O fato ocorreu por volta das 19h30min, no Sítio Piau no município de Ouricuri – PE. Onde segundo a polícia, o acusado José Antônio da Costa e Silva, mecânico, 34 anos, em visíveis sintomas de ter ingerido bebida alcoólica, chegou à residência da sua ex-companheira Maria Aldeides Vitorino da Costa, 24 anos, e teria lhe ameaçado de morte. Uma guarnição da PM foi até o local e conseguiu prender o acusado que foi conduzido a DPC local. (BO nº 0754/10).

ARARIPINA – PERNAMBUCO:

Assaltante é dominado e desarmado por populares durante um assalto a estabelecimento comercial

Um ex-presidiário e procurado pela justiça por prática de vários crimes na Região do Araripe foi detido por populares após o mesmo ter assaltado um estabelecimento comercial no centro de Araripina – PE. O fato ocorreu por volta das 17h00min de ontem (05/10/10) na Rua do Comércio no centro da cidade. Quando o acusado Francisco Sérgio Targino da Silva, ex-presidiário, solteiro, 33 anos, chegou ao estabelecimento, Papelaria Líder, e após anunciar o assalto ameaçando funcionários e clientes com uma em punho, subtraiu a quantia de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais).

Na ocasião, populares que presenciaram o assalto, reagiram conseguindo dominando e desarmar o assaltante até a chagada da Polícia Militar. Segundo a polícia, o meliante que já havia cumprido pena na cadeia pública de Trindade – PE por assalto e já estava sendo novamente procurado pela justiça pela prática de vários crimes na região, a exemplo de assaltos e homicídio. O último crime do acusado ocorreu no dia 29 do mês passado, quando o mesmo assaltou a Casa Lotérica da cidade de Ipubi – PE e na ocasião deixou cair seus documentos pessoas, inclusive um alvará de soltura. O assaltante foi conduzido a DPC local por assalto a mão armada. (BO nº 0624/10).

PETROLINA – PERNAMBUCO:

Mulher assassinada estrangulada após ser e violentada sexualmente

O corpo de uma mulher completamente despida foi encontrado por populares por volta das 09h50min da última segunda-feira, (04/10/10) em uma construção no Bairro Caminho do Sol em Petrolina – PE. Segundo a polícia, o corpo da vítima Maria de Lurdes Ferreira, 62 anos, que residia no Bairro Areia Branca em Petrolina – PE apresentava ferimentos no pescoço. O IC (Instituto Criminalístico) esteve no local e contatou que a vítima havia sido violentada sexualmente antes de ser morta por estrangulamento. A PM conseguiu prender na tarde de ontem um suspeito de ter cometido o crime. O caso esta sendo investigado pela DEPOL do Ouro Preto. (BO nº 3375/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

A quem não interessa discutir o Aborto e a Fé dos Brasileiros ?


T
em gente aí tentando se esquivar de dois temas importantes ao debate: Se os atuais candidatos são a favor ou contra o Aborto, e se acreditam ou não em Deus. A sociedade Brasileira, de maneira geral, é implacavel para com aqueles que são a favor do aborto. Vivemos num país que adora viver e preservar a vida, em todas as suas manifestações, além de ser um país religioso. Vendo as últimas manchetes dos jornais, percebe-se uma clara tendência a tocar nesses pontos durante o resto de campanha eleitoral. Mas porquê tocar nisto? Por acaso existe algum criminoso nesse país que ainda seja a favor do Aborto e contra a vida ? Creio que não !

Hospital Regional do Cariri:Deputado Heitor Ferrer denuncia a forma de contratação



Fonte: Diário do Nordeste,edição de 7-10-2010

Deputado defende a realização de concurso público para todo o pessoal que vai trabalhar no novo hospital
O deputado Heitor Férrer (PDT) entrou com três representações para tentar cancelar o processo de seleção pública destinado à contratação dos 996 profissionais de níveis superior, médio e fundamental, além do cadastro de reserva, que irão trabalhar no Hospital Regional do Cariri, obra do Governo do Estado prevista para ser entregue no fim deste ano.
Alegando inconstitucionalidade na contratação do pessoal pelo Governo do Estado, o deputado pedetista entrou com as representações junto à Procuradoria da República, à Procuradoria de Justiça do Ceará e no Tribunal de Contas do Estado (TCE), reclamando a sustação do processo.
Enquanto Heitor defende a realização de um concurso público para preencher as vagas do Hospital do Cariri, o Governo do Estado fez uma parceria com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) para que a instituição realize apenas uma seleção pública simplificada e contrate o pessoal. O parlamentar reclamou o fato de uma instituição privada estar gerindo um órgão público e criticou a inserção dos médicos no regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como cita o edital da seleção. "Assim, uma empresa privada vai receber dinheiro do Estado para gerenciar o equipamento público", protestou.
Críticas
Heitor fez críticas ao PT por estar apoiando a iniciativa de Cid Gomes sobre o assunto e lembrou que Supremo Tribunal Federal (STF) ainda deverá se pronunciar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo PT e o PDT, contra a Lei que autoriza os governos a contratem dessa forma. "Quero um posicionamento das três instituições que acionei.
Não precisamos esperar que o Supremo diga se é ou não inconstitucional, porque já sabemos que é". Em defesa do Executivo, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), foi à tribuna responder as declarações de Heitor. O petista declarou que a mesma parceria entre o Executivo e o ISGH já é adotado desde 2002 no Hospital Waldemar de Alcântara, em Fortaleza, e que este equipamento possui padrão de qualidade nível 2.Nelson ainda lembrou que existe um Conselho Administrativo que acompanha a execução dos projetos e os resultados dessa parceria.
O órgão, de acordo com o petista, é presidido pelo secretário de Saúde, Arruda Bastos, revelando que o controle é exercido pelo Estado. "E é tudo fiscalizado pelo TCE e Ministério Público", acrescentou. O líder do Governo ainda informou que estão sendo firmados consórcios entre o Estado, e municípios onde as Policlínicas e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s) serão instalados e garantiu que a atual Administração já contratou mais de 22 mil profissionais por concurso público. "Isso é quatro vezes mais que o último Governo que mais contratou no Ceará", explicou.

ALMANAQUE - Dia 07 de outubro de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE


7 de outubro: Dia de Nossa Senhora do Rosário.

* 1571 - Os cristãos derrotam os turcos-otomanos na Batalha de Lepanto.
* 1949 - É proclamada a República Democrática Alemã.
* 1984 - Nasce o primeiro bebé-proveta brasileiro.

Nasceram neste dia...

* 1885 - Niels Bohr, físico dinamarquês (m. 1962).
* 1900 - Heinrich Himmler, oficial alemão e comandante da Schutzstaffel (m. 1945).
* 1952 - Vladimir Putin, antigo espião da KGB e actual primeiro-ministro da Rússia.

Morreram neste dia...

* 336 - Papa Marcos, 34º papa.
* 1796 - Thomas Reid, filósofo britânico (n. 1710).
* 1849 - Edgar Allan Poe (na imagem), escritor norte-americano (n. 1809).

Fonte: Wikipedia

Reisado tematiza filmagens - Reportagem: Elizângela Santos


Formado em 1955, no Sítio Cobras, no Crato, o Reisado Dedé de Luna, das filhas do Mestre José Francisco, é tema do novo documentário do projeto que resgata tradições populares. FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. Tradições populares são preservadas por meio de projeto que realiza documentários com seus fundadores.

Crato. Grupos de tradição popular do Cariri estão sendo documentados por meio do projeto "No Terreiro dos Brincantes". O primeiro documentário foi sobre "Mulheres do Coco da Batateira" e o segundo sobre a "Mestra Zulene Galdino". Agora será a vez do Reisado Dedé de Luna, no bairro Muriti, no Crato. O reisado teve sua primeira formação em 1955, no Sítio Cobras, constituído por homens que animavam as renovações em sítios do Município. As brincadeiras atravessavam um dia para o outro. A segunda formação ocorreu em 1984 já no Bairro Muriti e tendo à frente as filhas do Mestre José Francisco Luna, popularmente conhecido como Dedé de Luna.

O grupo inicialmente era denominado de Decolores. Após a morte do Mestre em 2002, a filhas prestaram uma homenagem mudando o nome do Reisado para Dedé de Luna. Atualmente constituído por 30 brincantes, a maioria mulheres, o reisado se destaca pela inovação das roupas que recebem detalhes minuciosos de lantejoulas, espelhos e tecidos brilhosos. O traje se diferencia dos demais reisados da região do Cariri. Atualmente coordenado pela filhas, mestras Mazé e Penha, o trabalho se renova e cresce. Além desta tradição, o grupo mantém ainda teatro de rua, coco, lapinha e reisado infantil.

A história do grupo será resgatada pelo documentário que contará a trajetória desse reisado, grupo que se mantém vivo há várias décadas. O trabalho será o terceiro desenvolvido pelo Projeto "No Terreiro dos Brincantes". É realizado pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho (IEC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (Urca) e ao Coletivo Camaradas. Para a Mestra Mazé, esse documentário é importante para o grupo, pois fica na memória das pessoas. Ela destaca que resgatará uma história que vem de uma tradição e que servirá como fonte de pesquisa para estudiosos do assunto. A acadêmica de História da Urca e monitoria do Ppojeto "No Terreiro dos Brincantes", Ana Cristina de Sales enfatiza que o trabalho é uma forma de se aproximar e conhecer a realidade dos grupos da cultura popular.

Ela destaca que os documentários são importantes recursos pedagógicos para serem utilizado em sala de aula. Já o professor Alexandre Lucas, coordenador do projeto "No Terreiro dos Brincantes", ressalta que o documentário será disponibilizado na Internet para que as pessoas possam ter acesso de forma democrática. Lucas enfatiza que serão produzidos mais nove documentários. O projeto "No Terreiro dos Brincantes" visa contribuir para a memória social e afirmação da identidade e diversidade cultural das manifestações artísticas e culturais da região do Cariri. O trabalho é desenvolvido através de registros audiovisuais e entrevistas com os mestres e mestras do saber popular na própria comunidade. Um dos objetivos do documentário é contextualizar a realidade socioeconômica dos brincantes. O projeto conta com sete acadêmicos monitores.

Fique por dentro

O Cariri tem a presença de dezenas de grupos de reisado, em diversas cidades da região. Novos grupos têm sido formados, com crianças e adolescentes, objetivando manter a tradição. Luís da Câmara Cascudo, no seu Dicionário do Folclore Brasileiro, diz que reisado é a denominação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e no Dia de Reis. A manifestação chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus, o Filho de Deus.

MAIS INFORMAÇÕES

Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho , Pro-Reitoria de Extensão (Proex/Urca), (88) 3102.1200 - Prof. Alexandre Lucas, (88) 8847.6946

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Cariri debate novo projeto de expansão - Reportagem: Antonio Vicelmo


Deputados federais e estaduais participaram de debate, mostrando pontos vulneráveis e potencialidades do Cariri, onde a Região Metropolitana ainda não saiu do papel - FOTO: ANTÔNIO VICELMO. Parlamentares ligados ao Cariri refletem sobre desafios a vencer para garantir o pleno desenvolvimento.

Crato. Com o resultado das eleições, o Cariri começa a pensar um projeto de desenvolvimento voltado para as potencialidades da região. A ideia é promover um debate com todos os seguimentos da sociedade com o objetivo de cobrar dos governos ações concretas que possibilitem a efetivação da Região Metropolitana que, até o momento, encontra-se só no papel.

O assunto foi levantado ontem durante entrevista com os deputados federais Raimundo Macedo e José Arnon Bezerra e os estaduais Sineval Roque e Camilo Santana, que estiveram na Rádio Educadora com o objetivo de repercutir o resultado obtido nas urnas. A repercussão terminou transformado-se em um debate sobre os principais problemas e reivindicações do Cariri que, no momento, experimenta uma fase de desenvolvimento. Com o segundo maior colégio eleitoral do interior (mais de 600 mil eleitores), perdendo apenas para a Região Metropolitana de Fortaleza, o Cariri elegeu apenas cinco deputados da região: três estaduais, Wellington Landim, Sineval Roque e Camilo Santana, e dois federais, José Arnon e Raimundo Macedo.

A polêmica foi levantada por Raimundo Macedo, que questionou o grande número de parlamentares votados em Juazeiro. "Eu encontrei um candidato na periferia da cidade que não sabia voltar para o Centro de Juazeiro", exemplificou. O deputado Raimundo Macedo sugeriu uma reflexão dos representantes da região, com a realização de um amplo debate. O despertar para esta nova realidade vivida pelo Cariri foi tema de Editorial publicado pelo Diário do Nordeste, sob o título "Calcário Bloqueado", denunciando o que considera uma das piores crises de desestruturação econômica, esvaziamento político e de falta de perspectiva para o futuro do Cariri.

Ilhas de prosperidade

De acordo com o Editorial, o processo de descentralização das atividades industriais alcançou apenas a Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral, na Zona Norte do Estado, e bem poucos municípios dispersos pelo semiárido. O agronegócio, por sua vez, criou algumas ilhas de prosperidade nos Perímetros Irrigados do Dnocs, no Planalto da Ibiapaba e na Chapada do Apodi, principalmente.

O Editorial, que foi reproduzido por emissoras de rádio da região, destaca que "no Sul do Ceará, algum impulso econômico surgido nos últimos tempos decorre das condições excepcionais da região, alimentadora de um mercado consumidor espraiado pelo raio de 200 quilômetros do seu entorno e do impulso proporcionado pelo turismo religioso fazendo circular, anualmente, três milhões de fiéis na região. Juazeiro do Norte - centro dessas romarias - enfrenta adversidades por receber, a cada dia, grupos de centenas de visitantes".

Com mais de 500 mil habitantes, as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha, integrantes da Região Metropolitana do Cariri, passam por uma fase de desenvolvimento que implica na mudança do comportamento empresarial, no envolvimento das escolas de ensino superior e o empresariado na inclusão de novas tecnologias e formação de recursos humanos.

O deputado Camilo Santana acredita que a Central de Abastecimento (Ceasa) de Barbalha vai dar um grande impulso à região, ao mesmo tempo em que se confessa frustrado por não ter conseguido, como secretário de Desenvolvimento Agrário, reativar a agroindústria canavieira na região. "O Cariri tem que ser visto como um todo, Crato e Juazeiro são hoje um conglomerado urbano que está acima dos interesses políticos e individuais", disse o deputado Arnon Bezerra, destacando que a participação da sociedade é importante nesta discussão que está sendo reaberta.

O empresário Geraldo Pinheiro, presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) do Crato, incluiu no projeto o fortalecimento da Universidade Regional do Cariri (Urca) para o desenvolvimento sustentável que, por sua vez, gera crescimento econômico, qualidade de vida, proteção ao meio ambiente, equidade na distribuição da renda, democracia, participação cidadã e valorização da cultura.

Sediada nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri, a Urca atende a uma comunidade de aproximadamente nove mil estudantes de cerca de 90 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu. Para o empresário Humberto Mendonça, o debate é fundamental para uma tomada de posição dos políticos e da sociedade em defesa de um Cariri mais forte, com a reconquista das lideranças perdidas ao longo das últimas décadas.

METROPOLITANA

500 mil habitantes, aproximadamente, formam a população do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, Municípios integrantes da Região Metropolitana do Cariri (RMC)

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Edgar Allan Poe é o nosso homenageado no Hoje na História


HOJE NA HISTÓRIA


Edgar Allan Poe nasceu no seio de uma família escocesa-irlandesa, filho do ator David Poe Jr., que abandonou a família em 1810, e da atriz Elizabeth Arnold Hopkins Poe, que morreu após o nascimento de Rosalie, a irmã mais nova de Poe. em 1811. Depois da morte da mãe, Poe foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, um mercador de tabaco bem sucedido de Richmond, que nunca o adotou legalmente, mas lhe deu o seu sobrenome (muitas vezes erroneamente escrito "Allen").

Depois de frequentar a escola de Misses Duborg em Londres, e a Manor School em Stoke Newington, Poe regressou com a família Allan a Richmond em 1820, e registrou-se na Universidade da Virgínia, em 1826, que viria a frequentar durante um ano apenas. Desta viria a ser expulso graças ao seu estilo aventureiro e boêmio.

Na sequência de desentendimentos com o seu padrasto, relacionados com as dívidas de jogo, Poe alistou-se nas forças armadas, sob o nome Edgar A. Perry, em 1827. Nesse mesmo ano, Poe publicou o seu primeiro livro, Tamerlane and Other Poems. Depois de dois anos de serviço militar, acabaria por ser dispensado. Em 1829, a sua madrasta faleceu, ele publicou o seu segundo livro, Al Aaraf, e reconciliou-se com o seu padrasto, que o auxiliou a entrar na Academia Militar de West Point. Em virtude da sua, supostamente propositada, desobediência a ordens, ele acabou por ser expulso desta academia, em 1831, fato pelo qual o seu padrasto o repudiou até a sua morte, em 1834.

Poe mudou-se, em seguida, para Baltimore, para a casa da sua tia viúva, Maria Clemm, e da sua filha, Virgínia Clemm. Durante esta época, Poe usou a escrita de ficção como meio de subsistência e, no final de 1835, tornou-se editor do jornal Sothern Literary Messenger em Richmond, tendo trabalhado nesta posição até 1837. Neste intervalo de tempo, Poe acabaria por casar, em segredo, com a sua prima Virgínia, de treze anos, em 1836.

Em 1837, Poe mudou-se para Nova Iorque, onde passaria quinze meses aparentemente improdutivos, antes de se mudar para Filadélfia, e pouco depois publicar The Narrative of Arthur Gordon Pym. No verão de 1839, tornou-se editor assistente da Burton's Gentleman's Magazine, onde publicou um grande número de artigos, histórias e críticas. Nesse mesmo ano, foi publicada, em dois volumes, a sua colecção Tales of the Grotesque and Arabesque (traduzido para o francês por Baudelaire como "Histoires Extraordinaires" e para o português como Histórias Extraordinárias), que, apesar do insucesso financeiro, é apontada como um marco da literatura norte-americana.

Durante este período, Virgínia Clemm soube sofrer de tuberculose, que a tornaria inválida e acabaria por levá-la à morte. A doença da mulher acabou por levar Poe ao consumo excessivo de álcool e, algum tempo depois, este deixou a Burton's Gentleman's Magazine para procurar um novo emprego. Regressou a Nova Iorque, onde trabalhou brevemente no Evening Mirror, antes de se tornar editor do Brodway Journal. No início de 1845, foi publicado, no jornal Evening Mirror, o seu popular poema The Raven (em português "O Corvo").

Em 1846, o Brodway Journal faliu, e Poe mudou-se para uma casa no Bronx, hoje conhecida como Poe Cottage e aberta ao público, onde Virgínia morreu no ano seguinte. Cada vez mais instável, após a morte da mulher, Poe tentou cortejar a poeta Sarah Helen Whitman. No entanto, o seu noivado com ela acabaria por falhar, alegadamente em virtude do comportamento errático e alcoólico de Poe, mas bastante provavelmente também devido à intromissão da mãe de Miss Whiteman. Nesta época, segundo ele mesmo relatou, Poe tentou o suicídio por sobredosagem de láudano, e acabou por regressar a Richmond, onde retomou a relação com uma paixão de infância, Sarah Elmira Royster, então já viúva.

Diferentemente da maioria dos autores de contos de terror, Poe usa uma espécie de terror psicológico em suas obras, seus personagens oscilam entre a lucidez e a loucura, quase sempre cometendo atos infames ou sofrendo de alguma doença. Seus contos são sempre narrados na primeira pessoa.Ele teve quatro filhos.

Morte
No dia 3 de Outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de delirium tremens, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, «It's all over now: write Eddy is no more», em português, «Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe».

Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de incomprovada, a ideia de a causa do seu estado ter sido embriaguez. Por outro lado, muitas outras teorias têm sido propostas ao longo dos anos, de entre as quais: diabetes, sífilis, raiva, e doenças cerebrais raras.

Fonte: Wikipedia

Bom Dia, Crato! - Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2010


Bom Dia, Crato!

O assunto hoje é discussão política. Presenciei uma briga num bar, das muitas que estão acontecendo na cidade do Crato, apenas por divergências políticas. Tudo começa da mesma forma, pessoas amigas começam a beber juntas, e tendo opiniões políticas diferentes, quando o efeito do "álcool" começa a se sentir fazer, aflora a ira, o ódio e a loucura. Será que vale mesmo a pena que se desfaçam grandes amizades por causa de uma simples eleição ? Será que já não é tempo de compreendermos que os candidatos e os partidos não estão "nem aí" para nós ? Que Dilma e Serra estão fazendo pouco caso de qualquer briguinha de esquina no enorme Brasil? Hoje em dia, se vamos ao supermercado, pode acabar em confusão, se vamos a uma festa, pode haver confusão, se vamos ao banco, pode haver confusão. Eu não sei vocês, mas eu estou louco que passe logo essa eleição, e tudo volte à normalidade, para que as pessoas não desmanchem aquilo que levou anos e anos para construir: Uma grande e sólida amizade.

Bom Dia, Crato.

Previsão do Tempo

Mais um dia esplendoroso de muito Sol, com altas temperaturas, é o que prevê a meteorologia para hoje. Ontem, tivemos novamente, 32 graus à sombra. Para hoje, temperatura máxima prevista de 30 graus, e minima de 24. Umidade relativa do ar, 48 por cento. Durante a madrugada, foi registrado um minimo de 25.4 graus na Vilalta, às 02: 40.

Fontes adicionais: Climatempo

O Pensamento do Dia - Poema "SE" de ( Rudyard Kipling )


Se és capaz de manter tua calma, quando,
todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.
De crer em ti quando estão todos duvidando,
e para esses no entanto achar uma desculpa.

Se és capaz de esperar sem te desesperares,
ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
e não parecer bom demais, nem pretensioso.

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,
de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,
tratar da mesma forma a esses dois impostores.

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste.

Se és capaz de arriscar numa única parada,
tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado, tornar ao ponto de partida.

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
a dar seja o que for que neles ainda existe.
E a persistir assim quando, exausto, contudo,
resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,
e, entre Reis, não perder a naturalidade.
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
se a todos podes ser de alguma utilidade.

Se és capaz de dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho.
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,
e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!

Rudyard Kipling

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 07 de Outubro de 2010


Feriado do Dia do Professor antecipado para dia 11

O Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA, Plácido Cidade Nuvens, determinou, por meio de portaria, a antecipação do feriado do Dia do Professor, 15 de outubro, para o dia 11, na próxima segunda-feira, em virtude do feriado nacional, dia 12, na terça-feira. Na Portaria, se considera o dia 11 como não oportuno para o expediente, por conta do feriado na data posterior.

Prorrogadas inscrições da Especialização em Ecologia

O Departamento de Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA) informa que foram prorrogadas as inscrições do Curso de Especialização em Ecologia, para o próximo dia 15 de Outubro de 2010.

Professores do Mestrado da URCA se reúnem para debater estruturação do curso

Professores e coordenação do Mestrado do Curso de Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri (URCA), estiveram reunidos, ontem, com a Pró-Reitora de Administração da URCA, Antônia Cileide, com a finalidade de debater a implementação do curso através dos recursos dos projetos já aprovados para esta finalidade. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados a aquisição de equipamentos importados para pesquisa da URCA, no valor de R$ 1,2 milhão, informe sobre o processo licitatório do prédio da Bioprospecção Molecular e discussão sobre a forma de divulgação do Mestrado de Bioprospecção da URCA, avaliado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior como nota quatro, colocando o curso entre os melhores do Nordeste. O Mestrado de Bioprospecção Molecular é o único do gênero no país, e já conta com a sua quinta turma.

FUNCAP lança editais de R$ 28 milhões destinados à Inovação

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) apresentou, na segunda-feira (20/09/10), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e na quinta-feira (30/09/10), no SEBRAE/CE, três editais que juntos totalizam R$ 28 milhões em recursos não-reembolsáveis destinados ao fomento da inovação em empresas cearenses de diferentes ramos da atividade econômica.

O Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE Integração), primeiro edital lançado, é destinado a microempresas ou empresas de pequeno porte que realizem ou se proponham a realizar atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). O PAPPE Integração é voltado para subvenção econômica ao desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores em fase que preceda a comercialização no Ceará. Para esse edital, foram aplicados recursos de até R$ 15 milhões, sendo R$ 10 milhões concedidos pela FINEP e R$ 5 milhões pela FUNCAP. As empresas poderão apresentar propostas com valores entre R$ 100 mil e R$ 400 mil. Os recursos serão aplicados em quatro anos.

Já o edital do Fundo de Inovação Tecnológica é destinado a pequenas, médias e grandes empresas e compreende um total de R$ 10 milhões de reais. Por fim, o edital de Tecnologia da Informação terá R$ 3 milhões disponíveis para projetos.

“O lançamento desses editais no último ano de gestão da FUNCAP marca uma nova fase, inaugurada nesses últimos quatro anos. Essa fase se caracteriza por, além da FUNCAP ter cumprido e ampliado sua missão de apoiar a pesquisa científica e a pós-graduação no Estado, ações ampliadas nesse governo, a fundação ter entrado de forma decidida no apoio à inovação. Por inovação nós entendemos a transformação de conhecimento, ou seja, de ciência e tecnologia, em riqueza para a sociedade. Para efeito comparativo, o volume de investimento em inovação no Ceará nos últimos quatro anos passou a ser cerca de nove vezes superior aos investimentos em inovação feitos no passado”, afirma Tarcísio Pequeno.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 7 de outubro 2010

CRATO - Notícias do Dia 07 de Outubro de 2010


Conjunto habitacional será iniciado na próxima semana em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciará na próxima semana a construção de 80 casas. As casas receberão financiamento da Caixa Econômica Federal, e serão direcionadas às famílias que residiam em áreas de risco, no bairro Seminário. As famílias foram cadastradas e serão beneficiadas, em breve, com as suas novas moradias. O conjunto será construído no bairro Muriti. Com isso, o déficit habitacional do município do Crato vem sendo aos poucos minimizado. O esforço para garantir novos investimentos para a construção de casas vem sendo empreendido pela administração Samuel Araripe.

Equipes de saúde iniciam análise e monitoramento dos indicadores de saúde

O município do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou um ciclo de palestras sobre os indicadores em saúde. Semana passada, as primeiras reuniões foram realizadas com os coordenadores de saúde, para a apresentação dos dados referentes aos indicadores, com a secretária de Saúde do Município, Nizete Tavares. As reuniões que se iniciam esta semana contam com a presença de todos os integrantes de cada equipe de Saúde da Família, como os médicos, enfermeiras e agentes de saúde. As reuniões têm a finalidade de avaliar os indicadores de saúde e monitorá-los. Estiveram reunidas ontem as equipes do PSF da Ponta da Serra, Muriti I e II e São Miguel. Depois da apresentação geral, essas avaliações por áreas terão continuidade nas outras localidades do município com inclusão do Programa de Saúde da Família (PSF).

I Semana Municipal do Idoso em Crato aborda a temática Dignidade e Respeito

A Secretaria Municipal da Assistência Social- SEMAS está realizando até o próximo sábado, dia 9 a I Semana Municipal do Idoso. O acontecimento levanta a bandeira “Dignidade e Respeito é o que queremos!” contando com palestras, caminhadas, apresentações artísticas, culturais, oficinas e blitz educativa.

Confira a programação de hoje:

Dia 7, quinta-feira, as 8 horas, na Quadra Bicentenário: Integração com o grupo de idosos; Posse do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Crato- CMDI; Apresentações artísticas e culturais, atividades físicas e dança. A Secretária de Ação Social Liduina Andrade convida a toda a comunidade cratense a se fazer presente nas comemorações da semana do idoso e conclama a todos a se unirem pelos direitos da pessoa idosa.

Com informações da ASCOM - PMC

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30