xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 setembro 2010

Carteira de Motorista - Inscrição diária para a CNH no Interior registra 1.890 pedidos em um mês

Quase 1.890 pessoas já fizeram a sua inscrição para obter a primeira Carteira de Habilitação, em postos do Detran-CE, em 129 municípios do Estado, desde o início de setembro, quando se estabeleceu o processo de inscrição diária para obtenção da CNH no Interior. Com a descentralização desse serviço, vem sendo registrada a expansão do atendimento diário nos postos regionais do Órgão, em Juazeiro do Norte, Itapipoca, Sobral, Iguatu, Crateús e Morada Nova. Quando os postos regionais de Tauá e Tianguá estiverem funcionando, o mesmo serviço será oferecido aos moradores dos municípios das duas regiões.

A direção do órgão tomou a iniicativa para atender a demanda que se mantém crescente nos últimos meses. Atualmente, segundo os registros de agosto último, 1 milhão 185 mil pessoas estão habilitadas no Ceará. Desde 2007, a média mensal é de quase 7 mil novas CNHs. Neste ano, os meses de abil e agosto registraram, cada um, mais 11 mil novas CNHs.

Assessoria de Imprensa do Detran-CE:

Procuradoria arquiva mais três representações contra Tiririca

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo arquivou nesta quinta-feira mais três representações contra a propaganda do candidato a deputado federal, Francisco Everardo Oliveira da Silva, o palhaço Tiririca (PR). Com as três, já são dez procedimentos arquivados na procuradoria contra frases de Tiririca como a "pior que está não fica". O procurador Sérgio Monteiro Medeiros reafirmou que "não tendo o candidato agido de forma ofensiva, desrespeitosa, ilegal enfim, não há porque ser repreendido". Uma das representações questionava a declaração do palhaço de que ajudaria seus familiares sendo eleito.

O advogado de Tiririca disse que ele ajudaria com seu salário e que não pretende nomear parentes. Outro pedido questionava a propaganda que o palhaço se dirige às crianças. Segundo a representação, o pedido desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente.

"Como um pedido ingênuo, 'tolo', dirigido às crianças, para que peçam aos pais para nele votar, pode colocá-las em situação de risco, ameaçar os princípios constitucionais que protegem a família e essas pessoas em formação? Sinceramente, não vejo como", disse o procurador.

DENÚNCIA REJEITADA

Ontem, a Justiça Eleitoral de São Paulo rejeitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral contra o palhaço por causa do suposto analfabetismo do candidato. O juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, se baseou no entendimento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), durante o processo de registro de candidatura, de que não havia qualquer causa de inelegibilidade, inclusive quanto à instrução mínima. No último dia 22, a Justiça recebeu uma denúncia contra o candidato por omissão da declaração de bens no pedido de registro de sua candidatura. A denúncia também foi oferecida pelo Ministério Público Eleitoral, que entende ter havido falsidade ideológica.

Rezende Silveira concedeu prazo de dez dias para que Tiririca apresentasse sua defesa. A depender do que o candidato informar, o juiz irá analisar o pedido feito pela promotoria para que sejam quebrados os sigilos fiscal e bancário do humorista.

Folha.com

Greve dos bancários fecha 4.895 agências no país, diz sindicato

O sindicato dos bancários informou nesta quinta-feira que a greve da categoria, iniciada ontem, fechou 4.895 agências no país hoje, cerca de 25% das 19.800 existentes. Os bancos não se manifestaram sobre as adesões. A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Finaneiro) informou que dados foram enviados até as 18h pelos 26 Estados e Distrito Federal. Ontem, a entidade registrou fechamento de 3.864 agências, além de centros administrativos. Considerando apenas São Paulo, Osasco e região, de acordo com o sindicato, houve adesão de mais de 28 mil bancários ao movimento, espalhados por 645 agências e 14 centros administrativos. Há 130 mil bancários em São Paulo.

"A indignação dos bancários com a intransigência dos bancos fez a greve aumentar no segundo dia e a tendência é crescer ainda mais à medida que o tempo vai passando e os bancos não apresentam proposta com avanços econômicos e sociais", afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

A Contraf-CUT também divulgou nesta quinta um comunicado afirmando que os xbancos rejeitaram as propostas em cinco rodadas de negociação e "empurraram os trabalhadores para a greve". "Essa intransigência é incompatível com a situação privilegiada dos bancos", reclama a entidade. "Os bancários continuam abertos à negociação e aguardam uma proposta dos bancos". Os bancários informaram que entregaram a pauta de reivindicações no dia 11 de agosto e pedem aumento de 11%, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e pisos maiores, além de auxílio-educação para todos e melhores condições de saúde.

Em nota divulgada ontem (29), a Fenaban informou que "a entidade e os bancos manifestam sua firme intenção de adotar todas as medidas legais cabíveis e necessárias para garantir o acesso e o atendimento da população nas agências e postos bancários". A federação destaca ainda que, no início do mês, os bancos têm um maior fluxo de público devido ao pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS.

ALTERNATIVAS

Os clientes que tiverem dificuldades em pagar contas nas agências devido à greve dos bancários podem recorrer aos canais de atendimento remoto, como os caixas eletrônicos e os correspondentes não bancários como casas lotéricas, farmácias, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Para quem tem acesso, os bancos ainda oferecem o serviço na internet.

Para localizar uma agência ou posto de atendimento bancário em qualquer ponto do país, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disponibiliza em seu site na internet uma ferramenta de busca e localização de endereços.

DEFESA DO CONSUMIDOR

A Fundação Procon-SP alerta o consumidor para efetuar o pagamento de faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança para não ser cobrado de eventuais encargos e para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito. A recomendação da entidade é entrar em contato com as empresas e solicitar outros locais e formas para efetuar o pagamento. Caso não haja, o consumidor deve documentar a tentativa de quitar o débito, podendo até registrar uma reclamação junto ao Procon. O entendimento é que o consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve.

Folha.com

STF decide que eleitor pode votar apresentando apenas documento com foto

[Foto:]

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na tarde desta quinta-feira (30) que os eleitores poderão votar, já neste domingo (3), portando apenas um documento oficial de identidade com foto. O título eleitoral continuará sendo solicitado pelos mesários, mas o eleitor não poderá ser impedido de votar caso não o apresente. Será obrigatório apenas um documento oficial com fotografia, como as carteiras de identidade, de motorista e de trabalho e o passaporte.

Fonte: Agência Senado

ELEIÇÕES/2010 - Por Vicente Almeida

CARTA ABERTA AO ELEITOR

Caro eleitor:

Será que com tanta opção para votar, ainda vai ter alguém que se dará ao trabalho de gastar combustível em seu veículo, usar transporte coletivo ou mesmo ir a pé até a sua seção eleitoral, perder seu tempo na fila, brigar por candidato, e ao chegar à urna VOTAR EM BRANCO?

Considere que quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito, e neste caso, sem querer, você terminará elegendo as pessoas mais incompetentes e despreparadas para o cargo. Votar em branco, não é voto de protesto é uma demonstração de incapacidade para tomar decisão. Qualquer que seja a sua tendência política, no dia três de outubro, indique alguém que você julgue com alguma capacidade, mas, não tenha tanto trabalho para fazer tudo certo, e ao chegar o grande momento se tornar um omisso das responsabilidades eleitorais. Faça a sua escolha, não anule o seu voto. Ele é a sua arma mais preciosa. Nossos governantes e nossos representantes no poder legislativo são o resultado da nossa vontade, Ninguém governa se não o elegermos.

O eleitor indeciso, que votar em branco passará quatro longos anos tentando confundir os outros e enganando a si mesmo. A uns, dirá que votou e a outros dirá que não votou em ninguém, tudo isso conforme a ocasião. Vamos deixar essa conduta para os eleitores analfabetos, eles realmente não sabem o que fazem. Da mesma forma, votar somente na legenda do partido é passar uma procuração em branco, dizendo: “Qualquer candidato que for escolhido está bom para mim”. SERÁ? È isso que você quer? Melhor protesto seria não comparecer as urnas, do que ter todo esse trabalho para votar, e votar em branco, pensando que está dando um voto de protesto, mas o voto é obrigatório. Então vamos cumprir nosso dever de cidadão.

São muitas as opções em quem votar. Só no Estado do Ceará temos 603 candidatos a Deputado Estadual, 154 candidatos a Deputado Federal, 10 candidatos a senadores – PODEREMOS ESCOLHER 02 – 07 candidatos ao Governo do Estado e 09 candidatos a Presidência da República. Em todo o Brasil a Justiça Eleitoral registrou 20.944 candidatos. Se quisermos mudanças, precisamos fazer a nossa parte – COM O VOTO – Levando em consideração que as mudanças não ocorrem segundo a nossa vontade. Tudo tem seu tempo certo.

Foram muito bons e proveitosos nossos debates sobre política e políticos neste blog, mas chegou a hora da verdade. Seu candidato ganhando será motivo de alegria, perdendo não será motivo para rasgar o verbo contra os demais. E será sempre assim, a política também é um jogo, uns ganham e outros perdem.

Abraços do Vicente Almeida

Votar, questão de consciência – por Pedro Esmeraldo


No próximo domingo, dia três de outubro de 2010, o cratense tem que agir com cautela na questão de escolher os seus representantes prediletos, nas esferas Estadual e Federal, selecionando com precisão pessoas interessadas e compromissadas com o desenvolvimento do Crato.

Primeiramente, devemos escolher com consciência homens sérios, pois devemos compreender que acima de tudo estão os filhos da terra. Convém notar que os únicos que têm interesse de trabalhar pela sua cidade são os próprios cratenses “legítimos e adotivos”. Nesse caso, antes de votar, façamos reflexão com os seguintes dizeres: ruim com eles, pior sem eles e ainda completaria a frase: dê o Crato aos cratenses.

De há muito, Crato suporta descargas negativas, já que os nossos filhos não dão vez aos seus compatriotas. Por isso o povo fica atoleimado, visto que prefere receber as migalhas que os inimigos cratenses colocam em seus bolsos e dão apoio aos carcarás que vêem da cidade vizinha, dizendo eles que tudo é igual e o que é bom para lá é também bom para cá. Os benefícios que eles trazem para o Crato é somente retirar da cidade o nosso patrimônio e o Crato que caia no rol dos esquecidos e acomode-se como sendo uma cidade dormitório da zona sul.

Não vamos favorecer aos carcarás com as benesses eleitorais em detrimento do Crato. Temos como obrigação moral e cívica trabalhar e defender o patrimônio da cidade, caindo numa reflexão, mostrando a eles que também somos capazes de progredir. Vamos livrar desse prejuízo moral, provocado por essa desordem acometida pelos vereadores que querem de qualquer maneira entregar o Crato aos inimigos.

Ultimamente, somos prejudicados por esses carcarás que invadem nossas praças com barulhos ensurdecedores, podendo causar a surdez em muita gente, devido à poluição sonora. Pedimos a esses carcarás que se afastem de nós, não digam mais asneiras que também temos forças para trabalhar pela cidade. Esses mesmos homens têm a cara lisa de conseguir tudo só para Juazeiro do Norte.

Cratenses, mais uma vez apelamos: tomem cuidado, não se deixem enganar pelos astuciosos e não dêem valor a quem não tem. Ouçam as nossas vozes, dêem ouvidos de mercador e não atendam a esses homens desavergonhados que vem nos levar o bom da cidade.
Texto de Pedro Esmeraldo

A luz que acompanhou a imagem de São Vicente Ferrer de Juazeiro a Crato -- por Armando Rafael


Depois da devoção a Nossa Senhora da Penha, um dos santos mais cultuados em Crato é São Vicente Ferrer. Por isso, é interessante relembrar um fato que teria ocorrido, no final do século 19, relacionado com a estátua desse santo, venerada na Igreja-Matriz da Paróquia do mesmo nome, na cidade de Crato.

Devemos a preservação da memória desse acontecimento a Irineu Pinheiro, cfe. vê-se no livro “O Cariri”, editado em Fortaleza (CE) em 1950, página 270. Consta lá:
“É muito antigo o culto a São Vicente Ferrer, no Crato. Em 1788, já havia, ali, um oratório dedicado ao grande taumaturgo espanhol (...) Em 29 de dezembro de 1801, como se pode ver no primeiro cartório do Crato, doou Dona Luiza Joana Bezerra, viúva do capitão Sebastião de Carvalho Andrade, mãe do Padre Pedro Ribeiro da Silva, iniciador da capela de Juazeiro, terras próximas do Crato”, junto à falda da Serra Grande (Araripe) para o patrimônio de “uma capela de pedra e cal” que ela, a doadora, se comprometia a erigir em honra do Senhor São Vicente, com o fim de “beneficiar a alma de seu marido e em favor do bem espiritual de sua pessoa e de outros “pertencentes”.
(Esclarecemos que Luiza Joana Bezerra era a filha mais velha do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, este o construtor da capelinha de Nossa Senhora das Dores, na Fazenda Tabuleiro Grande, origem da cidade de Juazeiro do Norte).

Vamos à página 271, do livro citado.

“No paroquiado do Padre Antônio Fernandes da Silva (1883 a 1892), trouxeram ao Crato, desde a derradeira estação da Estrada de Ferro de Baturité, numa distância de dezenas de léguas, a atual estátua de São Vicente Ferrer, substituta da primitiva, que era pequena. Carregaram-na através dos sertões, num caixão, em ombros de homens, à frente destes o Padre Felix de Moura (...)
“Em menino, ouvi dizer que da povoação de Juazeiro, penúltima etapa da viagem, até o Crato, viu-se no céu uma estrela a acompanhar a imagem, nos treze quilômetros que medeiam entre as duas localidades caririenses. Era a lenda que ia se formando em torno do Santo, pensava eu. Mas, depois, verifiquei haver algo de verdade na versão do povo. Uma vez, em Juazeiro, a passeio visitei a boa velhinha Teresa do Padre Cícero, assim chamada por ter sido criada em casa do famoso sacerdote, considerada pessoa da família por sua bondade e dedicação, e ela, no correr da conversação, disse-me quase textualmente:
“Dormiu aqui, em Juazeiro, na capela, o caixão em que veio São Vicente. Sinhozinho (era assim que ela tratava o Padre Cícero), Sinhozinho e o Padre Felix convidaram o povo para levá-lo ao Crato, na madrugada seguinte. Bem cedo, inda escuro, postei-me na Rua Grande, onde morava e moro hoje, num terreno vago, do lado nascente, e aguardei a passagem do préstito. Ao aproximar-se o caixão, ao lado os dois padres, vi sair entre a igreja e a casa que lhe ficava mais próxima, uma luz muito brilhante que voou rápida em busca do santo. Não pretendia eu ir ao Crato, mas, em vista do prodígio, corri até minha casa, pus, às pressas, um chale à cabeça e encorporei-me no cortejo que era numeroso”.
E conclui Irineu Pinheiro:

“Estimaram-na todos que conheceram à velhinha Teresa, morta há alguns anos nonagenária, sempre tida por absolutamente fidedigna”.

Que a luz de São Vicente Ferrer continue a brilhar neste vale do Cariri, de modo especial na cidade de Crato, onde ele é particularmente venerado.

ALMANAQUE - Dia 30 de setembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

30 de setembro: Dia da Bíblia.

* 1452 - A Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro a ser impresso, é editada.
* 1980 - Publicado o padrão da Ethernet.
* 1981 - É abolida a pena de morte na França.

Nasceram neste dia...

* 1945 - Ehud Olmert, político israelita.
* 1962 - Frank Rijkaard, ex-futebolista e treinador neerlandês.
* 1964 - Monica Bellucci, actriz italiana.

Morreram neste dia...

* 1913 - Rudolf Diesel, engenheiro mecânico alemão (n. 1858).
* 1955 - James Dean, actor norte-americano (n. 1931).
* 1968 - Stanislaw Ponte Preta (na imagem), escritor brasileiro (n. 1923).

Fonte: Wikipedia

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 30 de Setembro de 2010


Geopark reúne maiores especialistas do mundo no Cariri

Estarão reunidos, no Cariri, os maiores estudiosos de geoparks do mundo, durante o 1º Workshop Latino-americano e Caribenho de Geoparks. O evento está sendo realizado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), coordenação executiva do Projeto Geopark Araripe e equipe de técnicos, da Universidade Regional do Cariri (URCA). O workshop acontece de 17 a 19 de novembro, em Crato e Juazeiro do Norte. Vários eventos paralelos serão realizados, como a Feira do Empreendedor, em Juazeiro. A coordenação faz uma avaliação positiva de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido em torno do Geopark, principalmente dos investimentos voltados para a infraestrutura nos últimos anos. Cerca de R$ 1 milhão, conforme a Secretaria, está sendo investido nas atividades preparatórias e no evento, que deverá reunir cerca de 150 participantes de vários países. São estudiosos do tema que terão a oportunidade de participar de debates temáticos. Haverá tradução simultânea das palestras ministradas em três idiomas. Segundo a coordenação, 10 dos maiores especialistas em geoparks estarão no Cariri. O cadastramento da imprensa para participar do evento estará sendo realizado, através da Coordenação do Geopark.

Sede administrativa do Geopark deverá ser inaugurada no mês de novembro

Avançam as obras de construção da sede administrativa do Geopark Araripe, que está sendo edificada no Campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato. A previsão de inauguração, com a presença de representantes do Ministério da Integração Nacional (MIN), é para o mês de novembro. Estão sendo investidos em equipamentos e na obra R$ 778 mil. Desse montante, o prédio de 441 metros quadrados tem aplicados R$ 500 mil. A sede contará com uma sala multiuso (auditório para cem pessoas), sala de exposição, sala de reuniões, diretoria, área de acesso para portadores de deficiência e sala técnica. Também será adquirido um veículo. Uma equipe do Ministério da Integração Nacional (MIN), das Secretarias das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) realizou algumas inspeções na obra, para acompanhar o cumprimento do prazo para o término dos trabalhos. A construção foi iniciada em março deste ano.

URCA presente no Dia Nacional da Responsabilidade Social

A Universidade Regional do Cariri (URCA) marcou presença, no último final semana, durante o Dia Nacional da Responsabilidade Social, 25 de setembro, por meio da Pró-Reitoria de Extensão - Proex. Estudantes do curso de Enfermagem realizaram atendimento, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação física por toda amanhã de sábado a cerca de 200 pessoas que passavam pela praça da Sé. O Dia Nacional da Responsabilidade Social contou com a participação de vários órgãos como o SENAC, que realizou cortes de cabelos e escova, gratuitamente, e a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A Aprov – Associação de Proteção à Vida também esteve levando orientações importantes ao público relacionadas aos cuidados com os animais, adoção, dentre outros aspectos. Foram ministradas na praça oficinas de reutilização de materiais recicláveis e percepção de imagens.

Continuam abertas inscrições para Curso de Especialização em Educação Ambiental

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Educação Ambiental, da Universidade Regional do Cariri (URCA). O próximo módulo acontece nos dias 8, 9 e 10 de outubro. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Ciências Biológicas da URCA. Maiores informações com Laura (088) 9639-4640 – 9255-5274.

Pós-Graduação em Direito Penal e Criminologia inicia primeiro módulo dia 15 de outubro

Serão iniciadas as aulas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Criminologia, nos dias 15 e 16 de outubro, no auditório da URCA, em Crato. As inscrições ainda podem ser feita para o processo seletivo, nos horários de manhã e tarde, no campus do Pimenta e à noite no campus São Miguel. Estão sendo ofertadas 50 vagas. Os interessados deverão comparecer com Cópia do certificado de conclusão do Curso de Graduação em Direito ou Sociologia, Psicologia, Ciências Sociais e áreas afins; Curriculum vitae, simples; Cópia carteira de identidade e CPF; Cópia do histórico escolar da graduação; e uma fotografia 3x4 colorida e recente. A inscrição é gratuita e é facultativo a 2 kg de alimentos não perecível. Serão 18 módulos, com parcelas de R$ 150,00. O curso tem duração de um ano de sala de aula, da sexta-feira à noite, aos sábados pela manhã e tarde e, no domingo, também pela manhã e à tarde, durante um final de semana por mês. Além de seis meses para conclusão do curso, na elaboração de trabalho final. Mais informações, contatar: Secretária Maria de Fátima Bezerra Cabral. Fone : (088) 9966.1988, 8819. 9631, 9241.8896. E-MAIL: fafabcabral@gmail.com. No curso de direito procurar: Maria Betania. Fone: (088) 8805.8770 ou 3102.1245.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 30 de setembro de 2010

CRATO - Notícias do dia 30 de Setembro de 2010


Crato realiza semana de inclusão nas escolas

A Secretaria de Educação do Município do Crato está realizando nas escolas a semana de inclusão, para alunos especiais. Os trabalhos foram abertos na última segunda-feira, com a presença do Secretário de Educação, Valentim Dantas. Várias apresentações artísticas foram realizadas por alunos das escolas do município. Uma programação está sendo cumprida pelas escolas públicas, no sentido de levar um trabalho educativo e de conscientização.

Cadastro do Seguro Safra em fase de conclusão

Continua sendo organizado em Crato, através da Secretaria de Agricultura do Município, o cadastramento dos agricultores para o Garantia Safra. O pagamento da primeira parcela, referente ao Programa Garantia Safra 2009-2010, começou a ser efetuado no último dia 17. Deverão ser beneficiados com o seguro em mais de 2.800 pequenos agricultores. O pagamento que já está sendo efetuado através da Caixa Econômica Federal (CEF) e Casas Lotéricas, seguindo as terminações dos cartões do Bolsa Família. O município concluiu no último dia 9 o processo de cadastramento dos beneficiários deste ano do Garantia Safra. A Pretensão é que o número de pessoas com cadastro aprovado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário chegue a 3 mil.

ATENÇÃO - Inscrições para os Festivais Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional em Crato se encerram hoje

Continuam sendo realizadas, até hoje, as inscrições dos Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional, o Estudantil será realizado em outubro e está com edital aberto para inscrições abrangendo a região metropolitana do Cariri, a o Nacional edital aberto para todo território brasileiro. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Mais informações 88 3523.23.65. O Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 será realizado nos dias 14, 15 e 16 de Outubro e o Festival Cariri da Canção Nacional acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de Novembro.

Termina hoje em Crato Capacitação Regional dos Conselhos de Assistência Social

Com inicio na ultima terça-feira, 28 a Oficina de Capacitação Regional dos Conselhos de Assistência Social tem seu termino hoje no final da tarde. A capacitação realizada no Passárgada, conta com as participações de Silvana Crispim, Coordenadora do CadÚnico do Estado do Ceará e Célia Melo, Técnica da STDS - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. Os assuntos abordados durante o treinamento foram: ProJovem Adolescente, o co-financiamento de benefícios eventuais e o Serviço de Proteção Integral a Família – PAIF e os programas BPC que significa Benefício de Prestação Continuada e o BPC na Escola, políticas públicas, orçamento e controle social atribuições do Conselho Municipal de Assistência Social, Planejamento Estratégico dos Conselhos Municipais de Assistência Social para o controle social do Programa Bolsa Família - discussão da missão, visão de futuro do conselho municipal de assistência social e em seguida apresentação discussão e definição da missão e visão de futuro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Ação Social Liduina Andrade capacitações nesse contexto são extremamente relevantes para o melhor desempenho das ações desenvolvidas para os cratenses.

Com informações da ASCOM - PMC

O crack e os seus malefícios para a sociedade - (*Archimedes Marques)



Os fatos criminosos em todas as partes e em todos os lugares do país, as desagradáveis conseqüências na área policial, educacional, saúde, social e familiar e o degredo causado pelo crack, comprovam que essa droga trouxe malefícios sem precedências para a nossa sociedade. O crack mata os sonhos das pessoas, aniquila o futuro de tantas outras e aumenta a criminalidade em todo canto que se instala. De poder sobrenatural, o crack sempre vicia a pessoa quando do seu primeiro experimento e o que vem depois é a tragédia certa. A partir de então a sua nova vítima está condenada a engrossar as fileiras de um gigantesco e crescente exército de dependentes químicos da droga que, em conseqüência passa também a matar e morrer pelo crack. O crack além de trazer a morte em vida do seu usuário, arruína a vida dos seus familiares e vai deixando rastros de lágrimas, sangue e crimes de toda espécie na sua trajetória maligna. Faz parte da fórmula absurda do crack que nasceu da borra da cocaína, a amônia, o ácido sulfúrico, o querosene e a cal virgem, produtos altamente nocivos à saúde humana, que ao serem misturados e manipulados se transformam numa pasta endurecida de cor branca caramelizada, que passou a ser conhecida pelos mais entendidos, com toda razão, como sendo a pedra da morte. Como os efeitos excitantes do crack têm curta duração, o seu usuário faz dele uso com muita freqüência e a sua vida passa a ser somente em função da droga.

Em virtude do dependente do crack pertencer em grande maioria à classe pobre ou média da nossa sociedade e assim não dispor de dinheiro para manter o seu vício, então passa ele a prostituir-se em troca da pedra ou de qualquer migalha em dinheiro, a se desfazer de todos os seus pertences e a cometer furtos em casa dos seus pais, dos seus parentes, dos seus amigos ou noutros lugares quaisquer, para daí logo passar a praticar assaltos, seqüestros e latrocínios, sem contar que também fica nas mãos dos traficantes para cometer homicídios ou demais crimes que lhes for acertado em troca do crack.

Assim, o usuário do crack vende seu corpo, sua alma, seus sonhos para viver em eterno pesadelo.
Na trajetória inglória e desprezível do crack, o seu usuário encontra o desencanto, a dor, a violência, o crime, a cadeia, a desgraça ou o cemitério. O crack traz o ápice da insanidade humana. Alguns que se recuperaram do poder aniquilador do crack disseram que dele sentiram o gosto do inferno.

Concluímos então que o perfil da sociedade se transformou e os problemas da segurança pública mudaram consideravelmente para pior a partir do advento do crack. Aumentaram-se todos os índices de crimes possíveis por conta do crack. Em decorrência do crack também passou a morrer precocemente uma imensidão incontável de pessoas, destarte para os jovens que mais se lançam neste lamaçal. Os seus usuários em grande maioria se transformam em pessoas violentas e, com armas em mãos são responsáveis por mortandade em suicídios, assassinatos dos seus familiares e amigos, homicídios pelo tráfico, para o tráfico ou ainda mortes relacionadas às pessoas inocentes em roubos, nos chamados crimes de latrocínios.

É preciso que as políticas públicas contra o crack, além de promover bons projetos preventivos, repressivos e curativos, considerem os vários aspectos que envolvem os seus dependentes químicos e suas conseqüências, como a conscientização da população voltada para o drama pessoal vivido pelos mesmos e por aqueles que o cercam, as dificuldades de bem vigiar todas as fronteiras como melhor forma de prevenção de evitar a entrada da sua pasta base, as carências das entidades assistenciais e de saúde, assim como da necessidade de recursos para os aparatos policiais, destarte, para a valoração profissional dos seus membros no sentido de melhor combater o trafico, o traficante e o chamado crime organizado que é a fonte de alimentação da droga.

Evidente é que o crack é caso de Polícia, mas é também problema de todos nós e, na medida em que por sua culpa são gerados tantos crimes e disfunções sociais, cresce ainda mais a responsabilidade da própria sociedade e do poder público, principalmente para ser tratado em larga escala como caso de saúde pública.

(Delegado de Policia. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela Universidade Federal de Sergipe) archimedes-marques@bol.com.br

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30