xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 setembro 2010

A Miss Brasil Kamilla Salgado estará visitando o Crato hoje, 23 de Setembro


http://3.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TJqB6ts4ThI/AAAAAAAAS20/3a37Exr6aCI/s1600/Kamilla+Salgado+-+Miss+Brasil+2010+-+Cariri+-+Crato+-+Juazeiro+do+Norte.jpg


A Miss Brasil Kamilla Salgado estará visitando o Crato hoje, 23, onde será recepcionada às 10:00 no salão nobre da prefeitura municipal pelo prefeito Samuel Araripe, Primeira-Dama Mônica Araipe, Secretários de governo e a imprensa caririense. A administradora de empresas, de 23 anos, de Belém (PA), foi eleita no dia 8 de Agosto a vencedora da 60ª edição do Miss Mundo Brasil 2010 e representará o país no concurso mundial na China, no dia 30 de outubro. Kamilla vem participar do Concurso Miss Mundo Ceará e Mister Ceará 2010, concurso oficial de Miss e Mister do Estado, que leva representantes para concorrer a nível nacional. O evento é idealizado pelo promoter André Lacerda, e será realizado hoje, na Chopperia Saloom, com show de humor de Luana do Crato. A próxima etapa do concurso acontece no dia 30 deste mês. A miss Kamilla Salgado adotou e está trabalhando pela causa do projeto Casa do Menino Jesus, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que abriga crianças e adolescentes portadores de doenças graves oriundas do interior do Pará que lhe rendeu o prêmio "Beleza com Propósito Brasil".

Foto: Divulgação : G1

Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC

As Árvores têm Alma - Homenagem ao Dia da Árvore - Dihelson Mendonça


http://3.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TJrCj3Of1kI/AAAAAAAAS3c/psv4zgvF-RU/s1600/Na+Encruzilhada+-+Dihelson+Mendon%C3%A7a.jpg


A Árvore da Serra


( Augusto dos Anjos )

— As árvores, meu filho, não têm alma!
E esta árvore me serve de empecilho...
É preciso cortá-la, pois, meu filho,
Para que eu tenha uma velhice calma!

— Meu pai, por que sua ira não se acalma?!
Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!
Deus pos almas nos cedros... no junquilho...
Esta árvore, meu pai, possui minh'alma! ...

— Disse — e ajoelhou-se, numa rogativa:
«Não mate a árvore, pai, para que eu viva!»
E quando a árvore, olhando a pátria serra,

Caiu aos golpes do machado bronco,
O moço triste se abraçou com o tronco
E nunca mais se levantou da terra!

Foto: Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 23 de Setembro de 2010


URCA/PROEX participam do Dia Nacional da Responsabilidade Social

A URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, em parceria com Prefeitura Municipal do Crato, através das secretarias do Meio Ambiente, Defensoria Pública; OAB - Sub-secção do Crato e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, participará do Dia Nacional da Responsabilidade Social, comemorado em todo país em 25 de setembro. As ações, conforme programação, serão desenvolvidas das 8 horas às 12 horas, na Praça da Sé, em Crato. Durante o evento serão realizadas oficinas de Reutilização de materiais recicláveis, percepção de imagens, orientação jurídica, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, corte cabelo e escova, avaliação física e informações sobre trato com animais e zoonoses. Segundo os organizadores, a participação do público é essencialmente importante, nesta grande ação social e de cidadania.

Universidade seleciona alunos graduados para ministrar aulas junto ao PrevestUrca

A Pró-Reitoria de Extensão da URCA – PROEX seleciona 02 candidatos para ministrar aulas junto ao Curso Pré-Vestibular da URCA, nas disciplinas de Geografia e Espanhol. Os participantes deverão ser estudantes de graduação da própria instituição, devidamente matriculados, cursando a partir do VI semestre, e que tenham disponibilidade de tempo para desenvolver atividades, inicialmente, no período da tarde, junto ao Curso Pré-Vestibular da URCA – PREVESTUrca, durante a semana.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de setembro, no horário de 8 horas às 12 horas e de 14horas às 17 horas, na Pró-Reitoria de Extensão da URCA. Mais informações no site da URCA pelo endereço www.urca.br. A seleção dos candidatos será feira com análise de documentos e prova didática de conhecimentos específicos dentro da disciplina selecionada, no dia 1º de outubro.

Visitas de campo são reduzidas em novembro

O receptivo de visitas aos geossítios do Geopark Araripe está reduzido no mês de novembro em razão do I Workshop Latino-Americano e Caribenho de Geoparques, promovido pelo Geopark. Toda a equipe está envolvida na realização do evento, ocasião em que a coordenação do projeto estará recebendo a Comitiva da UNESCO, que fará a avaliação do Geopark Araripe. A coordenação do Projeto informa, ainda, que o novo site do Geopark já está no ar, no endereço: www.geoparkararipe.org.br, mais interativo e com mais informações, inclusive sobre os agendamentos. A partir do mês de dezembro as atividades de campo voltarão ao normal. Dúvidas e informações você obtém através do telefone (88) 3102. 1237. (Assessoria de Comunicação Geopark Araripe).

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 23 de setembro de 2010.

CRATO - Notícias do dia 23 de Setembro de 2010


Crato investe a partir de novembro mais de R$ 2 milhões em calçamento de ruas

Está previsto para ser iniciado no mês de novembro, o calçamento de 38 ruas do município do Crato, que fazem parte do primeiro lote de ruas a receberem o benefício, num projeto de financiamento de R$ 2 milhões. O secretário de Infraestrutura, José Muniz, afirma que foi realizada a fiscalização no município, para que seja finalizado o processo de licitação para início da obra.

Município do Crato recebe a Miss Mundo Brasil 2010

Às 10 horas de hoje, a primeira-dama Mônica Araripe, o Secretariado Municipal do Crato e a imprensa caririense recepcionarão no salão nobre da prefeitura a Miss Mundo Brasil Kamilla Salgado, paraense administradora de empresas, de 23 anos, que foi eleita no dia 8 de agosto a vencedora da 60ª edição do Miss Mundo Brasil 2010, e representará o Brasil no concurso mundial na China no dia 30 de outubro. Kamilla veio ao Crato participar do Concurso Miss Mundo Ceará e Mister Ceará 2010, concurso oficial de Miss e Mister do Estado, que leva representantes para concorrer a nível nacional. O evento é idealizado pelo promoter André Lacerda, e será realizado na noite de hoje, quinta-feira, 23, na Chopperia Saloom, com show de humor de Luana do Crato. A miss Kamilla Salgado adotou e está trabalhando pela causa do projeto Casa do Menino Jesus uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que abriga crianças e adolescentes portadores de doenças graves oriundas do interior do Pará que lhe rendeu o prêmio "Beleza com Propósito Brasil".

Inscrições para os Festivais Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional em Crato irão até próximo dia 30

Continuam sendo realizadas, até o próximo dia 30, as inscrições dos Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional, o Estudantil será realizado em outubro e está com edital aberto para inscrições abrangendo a região metropolitana do Cariri, a o Nacional edital aberto para todo território brasileiro. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Mais informações 88 3523.23.65. O Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 será realizado nos dias 14, 15 e 16 de Outubro e o Festival Cariri da Canção Nacional acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de Novembro.

Secretaria de Infraestrutura do Crato finaliza calçamento de ruas

A Secretaria de Infraestrutura do Crato concluiu o trabalho de calçamento na rua Maestro Azul, na Vila Alta, e está finalizando o calçamento na Vila Torta, e também na rua Nelson Gonçalves, no Mirandão. A infraestrutura das ruas do Crato vem recebendo uma atenção espacial do prefeito Samuel Araripe, além de toda a cobertura de saneamento do município.

Continua pagamento do Seguro Safra

O pagamento das primeiras parcelas dos 2.863 Agricultores que aderiram ao Programa Garantia Safra 2009-2010, no município do Crato/CE, iniciado no último dia 17, vem sendo realizado aos pequenos agricultores. Está sendo seguido o calendário do Bolsa Família para o pagamento, que se encontra nas Casas Lotéricas e Caixa Econômica Federal do Crato/CE, de acordo com a terminação do referido Cartão. O município concluiu no último dia 9 de setembro o processo de cadastramento dos beneficiários deste ano do Garantia Safra. A Pretensão é que o número de pessoas com cadastro aprovado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário chegue a 3 mil. A equipe de técnicos da Secretaria de Agricultura irá digitar os dados para serem encaminhados para o MDA.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

PARTICIPE, PARTICIPE! Concurso ZOOMCARIRI de Fotografias!

Mais brindes surgiram para o grande ganhador do CONCURSO ZOOMCARIRI. A produtora e locadora de fotografias, a "LOCALFOTO" uma das mais conceituadas no Nordeste, fará brindes de livros e, a fotógrafa Nívia Uchôa, brindará com uma de suas belas fotos.

Partipem, participem, participem!

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de ontem, 22 de Setembro de 2010


CRATO – CE.

Jovem encontrado morto a golpes de faca no bairro Vila Lobo.

Nesta manhã, populares localizaram em um matagal ao lado de uma estrada carroçável que liga o Bairro Vila Lobo ao Conjunto Mirandão, em Crato, o corpo do jovem Valmir Augustinho da Silva, que residia na Rua Edith Araújo, na Vila Lobo. De acordo com as primeiras informações repassadas pela polícia, a vítima havia saído de sua residencia por volta das 17 horas de ontem (21), não retornando deixando seus familiares aflitos que realizaram buscas a sua procura e comunicando o caso a polícia.

No início desta manhã Valmir Augustinho foi encontrado assassinado a golpes por desconhecidos. A polícia militar esteve no local isolando a área até a chegada da perícia florense que após os exames preliminares fez o traslado do corpo para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte. Inquérito policial deverá ser aberto no dia de hoje na 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato para apurar o homicídio. A polícia acrescenta que até o presente momento a autoria do crime ainda é desconhecida.

JUAZEIRO DO NORTE

CE: Prisões por tráfico e posses ilegal de arma de fogo.

Durante uma operação realizada pela polícia militar de Juazeiro, na tarde de ontem, três pessoas foram conduzidas a delegacia de polícia civil e uma delas foi autuada por trafico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. O fato se deu por volta das 17h30min quando Mário Levi de Freitas, 18 anos, foi abordado em sua residência, na Rua Dom Bosco, 431-1, no bairro Pio XII, por uma equipe policial militar comandada pelo Oficial de Policiamento - Capitão L. Rodrigues, onde foram encontrados (08) oito papelotes de maconha pesando 13,5(treze gramas e meio); 16 (dezesseis) pedras de crack pesando 4,7 gramas; R$ 192,50 (cento e noventa e dois reais e cinquenta centavos) em espécie; uma balança de precisão, marca Diammond, tamanho pequeno, de cor prata; vários saquinhos de dindin, utilizados para empacotar drogas; 01 (um) revólver cal.38 special, marca Rossi, capacidade para tiros contendo 05 (cinco) cartuchos intactos, cabo madeira, numeração raspada; 02 (duas) bainhas de couro de cores preta e marrom; 01 (uma) pochete de cor preta, marca original; 01 (uma) bicicleta de cor preta, sem marcha, guidão cromado, cela cor vermelha com listras pretas; e 01 (um) aparelho celular marca LG, cor preta, com chip OI. Mário Levi ao perceber a chegada da polícia empreendeu fuga, mas foi detido.

Dando prosseguimento à operação os militares se dirigiram as outras residências localizadas no mesmo bairro. Na casa de número 431- 4, Rua Dom Bosco, de propriedade de Gerlândia Batista de Lima, foi apreendida 01 (uma) pedra de crack pesando 9,5 gramas. Logo após, foi encontrado na Rua Marechal Dutra, 138, residência de Antonio Leonilson Almeida dos Santos, 01 (uma) máquina fotográfica marca Royal, de cor preta; 01 (um) toca cd da marca Road Star, cor prata; 02 (dois) cartuchos intactos calibre 38; a quantia de R$134,00 (cento e trinta e quatro) reais em espécie, no interior de uma carteira de couro de cor marrom; documentos pessoais em nome do proprietário da residência, e 01 (um) bilhete de passagem usado no trecho Fortaleza/Juazeiro da empresa Guanabara; 02 (duas) cadernetas para anotações; 01 (uma) bicicleta, marca vicini, cor preta; e 01 (um) álbum de fotografias. Os militares conduziram os acusados à 20ª DRPC, onde o infrator Márcio LEVI foi autuado por crime de Tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo.

Furto e apreensão de motocicletas –

Um furto de uma motocicleta foi registrado pela polícia militar de Juazeiro no início da tarde de ontem. Por volta das 12h30min, na Rua Corelino Quezado, defronte ao número 841, bairro Vila Real, a pessoa de iniciais J. R. F. DA SILVA, 24 anos disse a polícia que indivíduos desconhecidos furtaram a sua motocicleta, uma Honda FAN, CG 125, de cor preta, ano 2006, acrescentado que os acusados fugiram em sua moto e em outra, uma moto Honda Biz de cor vermelha tomando rumo ignorado. A polícia militar através da RD 1222 composta pelos soldados Arnaldo e Lucivanio realizou diligências no intuito de prender os criminosos, mas, saem êxito. A vítima foi orientada pelos militares a comparecer a 20ª DRPC para registrar boletim de ocorrência.

Já por volta das 13h15min, na Rua José Bernardo da Silva, bairro Triângulo, a RD 1222 composta pela dupla de PMS, soldados Arnaldo e Lucivanio, abordou a motocicleta Honda CG 125, Fan KS de cor preta, conduzida por Jucieldo Douglas Martins Cruz, 18 anos, residente no bairro João Cabral, que estava acompanhado do adolescente de 17 anos, de iniciais J. S. P. R., residente no bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte.

Durante a abordagem os policiais constataram que a placa da motocicleta foi adulterada de NRA-3569 para NRA-3589. O Departamento Municipal de Trânsito foi acionado pelos militares, comparecendo ao local da ocorrência o agente Alan que providenciou o recolhimento do referido veículo ao DEMUTRAN

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe

Juiz recebe denúncia contra Tiririca


NE - "Pior do que tá pode ficar pro lado do Tiririca..."


O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aluísio Sérgio Rezende Silveira, recebeu hoje (22) a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o candidato a deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, por omissão da declaração de bens no pedido de registro de sua candidatura. O candidato tem dez dias para apresentar sua defesa. Após análise dos argumentos do candidato, o juiz vai confirmar ou rejeitar a denúncia.

Tiririca teria declarado à Justiça Eleitoral não ter bens em seu nome, mas em reportagem da revista Veja, o candidato justificou a ausência de bens por conta de processos trabalhistas e de sua ex-mulher, em trâmite no Ceará. A quebra do sigilo bancário e fiscal só será decretada se o juiz confirmar o recebimento da denúncia.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) destacou que é crime eleitoral "omitir em documento público ou particular declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais". A pena prevista é a de reclusão até cinco anos e pagamento de multa.

Fonte: (Agência Estado)

COMPOSITORES DO BRASIL


“Eu prefiro a dor de uma saudade
A ter de lhe perdoar sem razão
Você roubou meu sossego
Zombou da minha aflição
Agora é tarde demais
Seu erro não tem perdão.

(Seu erro não tem perdão (Lauro Maia e Humberto Teixeira)

LAURO MAIA

Por Zé Nilton

A Lauro Maia Teles, cearense de Fortaleza, (06/11/1912 - 05/01/1950) cabe o mais justo elogio e reconhecimento a um compositor de rara nobreza e de uma visão aberta sobre a música e o fazer musical. Regionalista dos mais apegados compunha verdadeiras obras primas de valor universal.

Possuía algo mais no ofício de compositor, pois era um pesquisador em tempo integral, e com o mesmo entusiasmo anotava os modos de ser e de fazer musicais tanto do meio urbano quanto do rural.

Como tantos, aprendeu música em casa, no seio da família. Consta que sua mãe, pianista e professora de teoria musical, obrigou-lhe severamente a aprender o clássico instrumento. Como tantos, sofreu/gozou seu rito de passagem na arte musical no rádio, no seu caso, na famosa Ceará Rádio Clube – PRE-9.

Em suas andanças como pesquisador adentrou o Cariri, e daqui colheu a musicalidade do tempo, e criou em cima do que muito ouviu ritmos como o balanceado, a ligeira e o miudinho. Descobriu e estimulou muitos músicos principalmente de Jardim, no caso o virtuoso Zé Menezes, que o acompanhou em suas primeiras composições, como a clássica “Saudades do Cariri”, gravada ao vivo na PRE-9. Não ficou por aí. Compôs uma música chamada “Catolé”, que segundo Nirez teria sido criada sobre motivos populares da região do Cariri.

Influenciou muitos compositores e cantores na era da renovação da música popular brasileira. João Gilberto chegou a gravar uma de suas mais belas composições, “Trem de Ferro”, no seu terceiro LP, gravado em 1961.

Excelente músico e arranjador não se esmerou na arte da escrita musical. Contudo, teve uma sorte danada, pois o imponderável colocou no seu caminho de grande artista, quando chega ao Rio de Janeiro, na década de 1940, o poeta do Sertão, o criativo Humberto Teixeira, seu cunhado. Foi ele quem burilou e arrumou melhor as letras de Lauro, e daí surgiu uma grande parceria.

Lauro Maia, no entanto, interrompe a parceria. Movido mais por sua humildade, declina de um pedido de parceria vindo de Luiz Gonzaga. E para o bem da música encaminha Luiz Gonzaga para Humberto Teixeira. O resultado todos conhecemos...

Bom, vamos deixar os caros amigos da resistência musical saber mais sobre Lauro Maia através do eminente e sério pesquisador cearense, o nosso amigo Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, no seu livro “ O Balanceio de Lauro Maia. Secretaria da Cultura , Turismo e Desporto do Ceará, 107 páginas, 19 ilustrações, 1991.

Nesta quinta, de 14 às 15, na Rádio Educadora do Cariri, em Crato, vamos falar e tocar algumas músicas de Lauro Maia no programa Compositores do Brasil.

Na sequencia:

POEMA MORTAL, de Lauro Maia e Humberto Teixeira, com Orlando Silva
SAMBA DA ROÇA, de Lauro Maia e Humberto Teixeira com David Duarte
EU VI UM LEÃO, de Lauro Maia com Quatro Ases e um Coringa
FAN RAN FUN FAN, de Lauro Maia com Fagner
TABOLEIRO D´AREIA, de Lauro Maia com Os Vocalistas Tropicais
TREM DE FERRO, de Lauro Maia com João Gilberto
EU VOU ATÉ DE MANHÃ, marcha do balanceio, de Lauro Maia com Joel e Gaúcho
É MUITO TARDE, de Lauro Maia com Lúcio Ricardo
O TREM Ô, LÁ, LÁ, de Lauro Maia e Humberto Teixeira, com Carmélia Alves
DEUS ME PERDOE, de Lauro Maia e Humberto Teixeira com Ciro Monteiro
SAUDADES DO CARIRI, instrumental de Lauro Maia com acompanhamento de músicos da PRE-9 e Zé Menezes.

Quem ouvir verá!

Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
www.radioeducadoradocariri.com
Acesse: www.blogdocrato.com
Quintas-feiras, de 14 às 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton

Juristas apontam 'marcha para o autoritarismo' de Lula em evento em SP

FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO

Juristas afirmaram que o governo Lula demonstra estar no caminho do autoritarismo ao criticar veículos de mídia e desrespeitar as instituições, durante ato pela democracia e a liberdade de imprensa realizado hoje no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo.

O momento mais importante do ato foi a leitura de um manifesto no parlatório do largo, um tradicional local de manifestações pela democracia. O texto foi lido pelo advogado Hélio Bicudo, que foi um dos fundadores do PT e deixou a legenda em 2005.

De acordo com o manifesto, "é intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais" e "é inaceitável que a militância partidária tenha convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos".

Antes de fazer a leitura do texto, Bicudo afirmou que o presidente Lula "tenta desmoralizar a imprensa e todos aqueles que se opõem ao seu poder pessoal" e que "estamos à beira do perigo de um governo autoritário, que vai passar por cima, como já está passando, da Constituição e das leis".

Participaram do ato, entre outras personalidades, os ex-ministros da Justiça José Gregori, Miguel Reale Júnior, José Carlos Dias e Paulo Brossard, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, e o rabino Henry Sobel.

Os organizadores da manifestação estimaram o público entre 1.000 e 1.500 pessoas. De acordo com a Polícia Militar, o evento foi acompanhado por cerca de cem pessoas.

Fonte: Folha.com

Motivos para ser feliz - Por Emerson Monteiro

Alguns dias, coisas deixam de acontecer do jeito que pretendíamos vê-las junto de nós. Nessas horas balançadas, espécie de peso desnecessário além até das proporções de costume, pressiona os nossos ombros, feito impacto nos sentimentos, a mexer nas fibras internas, querendo nos tirar do sério e quase que invadindo o caminho normal do barco.
Ficamos por ali, desconfiados, assim meio contrariados diante dos acontecimentos, vendo um tanto mais de cores cinza forte no mundo meio cinza fraco do lado de fora, entre movimentos de máquinas e da barulheira tradicional com quem já nos acostumávamos, no espaço da cidade.
Alguma descalibragem na direção, talvez fruto do desgaste das estradas. Todavia a fase com certeza passará, na dependência ao modo como encaramos aborrecimentos e pelejas de outras ocasiões.
Às vezes isso nasce dos desencontros de opinião no meio das pessoas, porém ninguém deve homenagem a ninguém, nos confrontos dessa vida. Outras vezes, caprichos desatendidos, os calores mais intensos dos finais do ano, as notícias contraditórias, esperanças perdidas, multidão de apreensões quanto ao futuro, etc. E paramos enquanto é tempo de parar.
Hora de ver em volta. Analisar o panorama geral dos hemisférios e decidir pelo melhor. Olhar com atenção quanto de valores positivos demanda em nossa volta para a formação das respostas aos desafios, que nada mais seriam do que as lições necessárias ao bom andamento do aprendizado nesta escola.
Ficar triste coisa nenhuma, afundar no desencanto nenhum sentido valerá.
E os milagres do cotidiano, as maravilhas que merecemos da natureza sem qualquer direito de herança, de nada representariam, chegando às nossas posses e oferecendo alegrias sem conta?
O tamanho da nossa resistência significa o verdadeiro reconhecimento original de cada um, máquina perfeita em tudo por tudo. A saúde, as oportunidades de conhecer os mistérios da existência. O calor do Sol, a suavidade da luz da Lua, o brilho das estrelas, o ar que se respiramos, o alimento, a doçura da água, o lume dos olhos, o desenho das imagens nas telas do firmamento, somados à grandeza imensa do infinito, no tempo eterno que repete, ao sabor de momentos mágicos e pulsações intermináveis, o sorriso das crianças e a perenidade, nas outras gerações que se sucedem na exatidão da história, movimento dos corpos no ritmo e na melodia de música saborosa, na suavidade do silêncio, preservação da humanidade e suas realizações pelo decorrer de séculos persistentes, resistentes.
Para onde nos virarmos, trilhos e sonhos, na arte da Criação, representam personagens e possibilidades, circunstâncias de todas as razões de crer no melhor e acrescentar sublimidade às dádivas de Ser justo e criterioso. Por isso, por muito mais, abençoemos a chance de representar a grandeza deste outro novo dia de viver com satisfação o segredo de estar aqui.

Campeonato Brasileiro Segunda Divisão:Icasa 0X0 Sport de Recife-Por Wilson Bernardo.

Um jogo emocionante,o que infelizmente o Sport não conseguiu derrotar o Icasa da Cidade vizinha Juazeiro do Padre Cícero do Crato,o resto foi só alegria com o apoio logistico do conselheiro do Sport Dr.Alfredo que patrocinou a ida dos piquizeiros do Cariri,grande festa que começou no calçadão do Crato,na lanchonete do patrício Joaquim,logo tenha eu um tempinho postarei a manguaça da cachaça.




Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Filosofia Urbana:O Polvo do Planalto Central do Brasil-Por Wilson Bernardo

A grande discussão do Brasil e Nordeste é se Lampião foi Herói ou Bandido,o que dizer,se o Estado de direito sempre nos informou de suas andanças de vasta lista criminal,e nunca expôs as reais situações socioeconômicas que leva o homem de fato aos princípios ilegais da marginalidade.
"Herói ou Bandido,quem determina é o Estado de direito Democrático constituído pela democracia direta do voto...Os heróis de hoje serão os bandidos de amanhã,quando o poder ruir"
-"Alimentar a fome do povo é como engordar Porco...O povo de barriga cheia é porco obediente"
-"Tirar o Pão da boca do povo é como querer tirar osso da boca de cachorro"
-"A impunidade da plutocracia é enterrar as mãos em caixa de abelhas e ter a certeza de uma fortuna adocicada."
Wilson Bernado(Texto,Filosofia & Fotografia)

Grupo lança, em São Paulo, um Manifesto pela Defesa da Democracia – postado por Armando Rafael

Manifestação. Hélio Bicudo discursa de púlpito diante das Arcadas; participantes do ato cantaram o Hino Nacional

Fonte: “O Estado de S.Paulo”, 22-09-2010

Em ato público realizado ao meio dia de hoje, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, um grupo de conhecidas personalidades brasileiras lançou um manifesto pela democracia.
Entre seus signatários estão: Dom Paulo Evaristo Arns, o jurista Hélio Bicudo, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, os cientistas políticos Leôncio Martins Rodrigues, José Arthur Gianotti, José Álvaro Moisés e Lourdes Sola, o poeta Ferreira Gullar, os historiadores Marco Antonio Villa e Bóris Fausto, o embaixador Celso Lafer, os atores Carlos Vereza e Mauro Mendonça, dentre outros.


Num momento em que o governo do presidente Lula se dedica a investidas quase diárias contra a liberdade de informação e de expressão e critica a imprensa por divulgar notícias sobre irregularidades na Casa Civil, este grupo de personalidades de diferentes setores decidiu lançar um "Manifesto em Defesa da Democracia", cuja meta é "brecar a marcha para o autoritarismo".

A ÍNTEGRA DO "MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA"

"Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano.
Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.
É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais. É inaceitável que a militância partidária tenha convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.
É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.

É constrangedor que o Presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há ''depois do expediente'' para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no ''outro'' um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia , mas um inimigo que tem de ser eliminado.

É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É um escárnio que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.

Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para rasgar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.
Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.
Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos."

Fonte: "Estado de S.Paulo", 22-09-2010
Postado por Armando Lopes Rafael


Reginaldo Faririas no Cariri Encantado - Sonoridades!

Reginaldo Farias, artista plástico e designer gráfico dos melhores dessas bandas daqui do Cariri e que está com a exposição Grito de Uma Geração - Ecos 40 Anos depois, no CCBNB-Cariri, vai estar no Cariri Encantado desta quarta feira, dia 22, a partir das 14:10, pelas ondas sonoras da Rádio Educadora do Cariri, 1020 khz. O tema da conversa não podia ser outro que não os festivais de música que ocorreram nos anos 70 aqui no Crato e que é o grande motivo de sua vigorosa exposição. Permeando as falas a musica de Jonteilor, compositor juazeirense que também esteve presente naquele especial momento que construiu modernamente a nossa musicalidade.


ENCONTRO MARCADO

Cariri Encantado - Sonoridades!
A partir das 14 horas e dez minutos pelas ondas sonoras da Radio Educadora do Cariri, 1020 khz
Produção da OCA - Officinas de Cultura, Artes e Produtos derivados
Apres

O SUCESSO DA COMÉDIA!!!

MAIOR DE TODOS OS TEMPOS!!!

O espetáculo teatral A COMÉDIA DA MALDIÇÃO, de Cacá Araújo, encenado pela Cia. Cearense de Teatro Brincante, da cidade de Crato-CE, conseguiu um feito inédito: durante três dias seguidos (sábado, dia 18, domingo, 19, e segunda, dia 20) lotou o Teatro Rachel de Queiroz em duas sessões por noite. "Platéias maravilhosas se revesavam prestigiando os artistas, foi inesquecível, uma grande página de nossa história. A segunda sessão começava depois das 10 da noite e o público esperava disputando espaço, afirmou o cenógrafo França Soares."

ELENCO:
Cacá Araújo: Tandô
Carla Hemanuela: Mãe Luzia e Zulmira
Charline Moura: Irmã Francilina
Jardas Araújo: Cantador
Edival Dias: Padre Sebastião
Joênio Alves: Dono da Bodega
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Joseany Oliveira: Leide Zefa
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Lílian Carvalho: Beata Carmélia
Lorenna Gonçalves: Cibita
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paula Amorim: Ladra
Paulo Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão
Samara Neres: Cantadora

TÉCNICA:

Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia: França Soares e Cacá Araújo
Sonoplastia: Cacá Araújo
Iluminação: Danilo Brito
Maquiagem: Carla Hemanuela e Joênio Alves
Figurino: Orleyna Moura, Joênio Alves e Carla Hemanuela
Guarda-Roupa: Luciana Ferreira
Operação de Som: Emerson Rodrigues
Operação de Luz: Danilo Brito
Música: Lifanco e Cacá Araújo
Designer: Felipe Tavares
Produção Executiva: Mônica Batista
Produção Geral: Sociedade Cariri das Artes

PARTICIPAÇÃO NO
1º FESTIVAL DO SATED-CE
TEATRO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR – FORTALEZA-CE
29 (qua) de setembro de 2010 – 20h
Entrada: 1Kg de alimento não-perecível


CLASSIFICAÇÃO: LIVRE


















PARCERIA:

SCAC
SATED-CE
CIRCO-ESCOLA ALEGRIA

APOIO
COLETIVO CAMARADAS
PIRRALHOS PRODUÇÕES
SANDÁLIAS BRISA
UNI-RIM
CLINIRIM
SECULT DO CRATO
PREFEITURA DO CRATO

Pelo dia Da árvore! Pachelly Jamacaru

Parte o coração lembrar que, todos os dias descem caminhões da Chapada do Araripe corregados com este presente que a criação deu ao Povo do Cariri. Desce sobre 4 rodas, essas maravilhas da Floresta do Araripe!








Fotos: Pachelly Jamacaru
Direitos reservados.

CRATO - Notícias do Dia 22 de Setembro de 2010


Crato inicia cadastramento de entidades comunitárias

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação do Setor de Apoio às Associações Comunitárias, convidar as Associações Comunitárias para se recadastrarem junto a este setor. Para isso são necessários os seguintes documentos: Xérox da Ata de Posse da Atual Diretoria; Xérox da Ata de Fundação da Associação;

- CNPJ regularizado; Xérox da Identidade e CPF do atual presidente ou diretor da Associação; Xérox do Estatuto. O Setor de Apoio foi reativado desde a semana passada. A finalidade é realizar trabalhos como orientação de documentações para encaminhamentos de projetos e acompanhamento de atividades exercidas pelas próprias entidades, dando apoio as ações desenvolvidas. Para maiores informações procurar Amanda de Lavôr Bizerra e Cleide Barbosa de Sousa, na Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS ou pelos telefones: 3521-6425 3521-6321.

Vacinação contra meningite e pneumonia são realizadas em Crato até dezembro

A Secretaria de Saúde do Crato iniciou no último sábado a introdução das vacinas Pneumocócica-10 e Meningocócica C (para meningite e pneumonia) no calendário básico de vacinação para as crianças abaixo de 2 anos de idade. As vacinas a partir desta terça-feira continuarão disponíveis em todos os postos de saúde do município. A meta é vacinar até dezembro 4.334 crianças de 3 meses.

Prefeitura do Crato convida caririenses a participarem do evento “Um Dia sem Carro”

O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude apóia o evento “Dia Mundial sem Carro” comemorado hoje, dia 22 de setembro, quando milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso muitas vezes inadequado dos automóveis em nossa sociedade. No Crato o Grupo Eco Bikers, organizará um passeio ciclístico com saídas simultâneas das cidades de Crato e Juazeiro até a Casa Cariri, na divisa entre as duas cidades.

A programação seguirá da seguinte forma:

18 horas e 30 minutos- saída de passeios ciclísticos, - local Bicicletaria K&A Crato e Juazeiro do Norte.

19 horas e 30 minutos- Projeção de vídeos institucionais, e 20 horas Show com a banda de Pop Rock Night Life. Local Casa Cariri divisa Crato/Juazeiro. As inscrições estão sendo feitas nas lojas: Bicicletaria K&A em Crato e Juazeiro do Norte, custam 20 reais, mais donativo para as vitimas das enchentes dos Estados de Alagoas e Pernambuco. No ato da inscrição, o participante ganha um kit com camiseta do evento e o direito a um lanche na Casa Cariri.

A data foi criada na França em 1997, com o objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. Participe!

Prefeitura do Crato solicita comparecimento de aposentados e pensionistas para recadastramento

O Governo do Crato através da Secretaria de Planejamento e Administração do Crato informa que foi finalizado o recadastramento dos inativos do município, ou seja, os aposentados e pensionistas e convoca os que ainda não compareceram a se fazerem presentes a Secretaria o mais rápido possível para organizarem suas situação.

Setor de apoio as associações comunitárias é reativado na Secretaria da Assistência Social do Crato

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa á toda população que foi reativado na semana passada o setor de apoio as associações comunitárias que objetiva a realização das seguintes atividades:

- ORIENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÕES PARA ENCAMINHAMENTOS DE PROJETOS;
- ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES EXERCIDAS PELAS PRÓPRIAS ENTIDADES.
Para maiores informações procurar Amanda de Lavôr Bizerra e Monaliza Xenofonte Sales na Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS ou pelos telefones: 3521-6425 3521-6321

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

ALMANAQUE - Dia 22 de setembro de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE

22 de Setembro: Dia Mundial Sem Carros

* 1762 - A czarina Catarina, a Grande sobe ao trono do Império russo.
* 1862 - Abraham Lincoln proclama a liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.
* 1980 - Inicia-se a guerra Irã/Irão-Iraque.

Nasceram neste dia...

* 1791 - Michael Faraday, químico e físico britânico (m. 1867).
* 1958 - Andrea Bocelli, tenor e compositor italiano.
* 1976 - Ronaldo Nazário, futebolista brasileiro

Morreram neste dia...

* 1828 - Shaka Zulu, chefe tribal Zulu e criador de inovadoras estratégias militares (n. 1787).
* 1897 - Antônio Conselheiro (na imagem), líder religioso brasileiro do Arraial de Canudos (n. 1830).
* 1960 - Melanie Klein, psicoterapeuta austríaca (n. 1882).

Fonte: Wikipedia

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 23 de Setembro


Curso de Economia da URCA desenvolve mais de 50 pesquisas no âmbito regional

O Curso de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) tem ampliado o leque de trabalhos na área da pesquisa. No Brasil, a graduação em Economia requer a defesa de um trabalho de monografia. Na URCA, segundo a professora Laudeci Martins, coordenadora do Curso, o que seria apenas mais um requisito de formação do aluno tem se constituído em importante espaço de produção dos novos saberes necessários às diferentes vertentes da Ciência Econômica. Neste semestre de 2010.1, por exemplo, tiveram início mais 56 pesquisas que se distribuem em preocupações sobre renda, desenvolvimento, sustentabilidade, migração, pobreza, mercado internacional, regionalismo, mercado de trabalho, fundos de financiamento empresarial, microcrédito, urbanização, metropolização, finanças públicas e tributação. Isso demonstra a grande contribuição que a Universidade tem dado ao desenvolvimento regional, por meio de um conhecimento adquirido e aprimorado no âmbito acadêmico, a serviço do desenvolvimento regional. Os temas dos trabalhos podem ser vistos por meio do site da URCA, pelo endereço: www.urca.br.

URCA abre inscrições para Pós-Graduação em Direito Processual Civil

Estão abertas as matrículas para a 2ª turma de Pós-Graduação em DIREITO PROCESSUAL CIVIL, até o dia 30 de setembro, com previsão para iniciar as aulas em outubro. A documentação necessária para matrícula deve conter xerox do RG e CPF; xerox do diploma de graduação ou declaração; currículo; 01 foto 3x4; ficha devidamente preenchida (na secretaria do curso) e carta de intenção. O valor da matrícula é de R$ 50,00. O curso terá 18 módulos, com mensalidades de R$ 150,00. As aulas acontecerão em um final de semana de cada mês, iniciando às sextas-feiras, à noite; das 13h30 às 21h30, de sábado, e das 8 horas ao meio-dia de domingo e 13h30 às 17 horas.

O curso é destinado a alunos graduados em Direito e dos diversos níveis que demande o aprimoramento dos conhecimentos jurídicos. As inscrições podem ser efetuadas na Universidade Regional do Cariri – URCA – Campus do Pimenta, de segunda à sexta-feira , de 8 horas ao meio-dia e 14 horas às 17 horas. Informações pelo telefone: (88) 9621.1742/ 92029401. A conclusão do curso será com a elaboração de um artigo ou monografia.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 22 de setembro de 2010.

Notícias Policiais - Por: J. Lopes

Boletim de ontem, 21 de Setembro de 2010.

JUAZEIRO DO NORTE – CE.

Relatório enviado a imprensa pela 1ªCIA/2ºBPM das últimas 24 horas ocorrências policiais e trânsito.

Apreensão de menores por furto:

Por volta das 09h30min, na rua da Flores, nº 1700, bairro João Cabral, a RD 1228 composta pelo Sd Rommel e Sd Luciano, apreendeu os seguintes irmãos: D. B. DA S., 14 anos e o G. B. DA S., 12 anos, residente no bairro João Cabral, onde acabara de furtar uma carteira porta-cédulas contendo uma carteira de Habilitação e uma quantia de R$ 130,00 (cento e trinta reais), pertencente ao R. R. S P., 62 anos, residente no bairro João Cabral, de dentro de um veículo Fiat Uno Vermelho, ano 1995 de propriedade da vítima. Todos o envolvidos foram conduzidos para a 20ª DRPC para os procedimentos cabíveis.

Roubo em estabelecimento comercial:

Por volta das 14h05min, chegou ao conhecimento da CIOPS que na avenida Aílton Gomes, 2490, bairro Pirajá, nesta urbe, local onde funciona o estabelecimento comercial denominado Wesley Construções, segundo informações prestadas pelo Sr. J. V. B. DE S., 40 anos, que dois indivíduos não identificados, um deles armado a revólver, trajando capacete e blusão de cor azul em uma moto não identificada, abordaram-no e mediante ameaça subtraíram dele a quantia de R$ 60,00 (sessenta reais), fugindo em seguida tomando rumo ignorado. Compareceu ao local o ROCAM 02 composto pelos Sds Sílvio, Adriano e Auriberk, que realizou diligências no intuito de prender os criminosos, tendo também orientado à vítima a comparecer a 20ª DRPC para a adoção dos devidos procedimentos.

Afogamento:

Por volta das 16h00min, no Açude dos Carneiros, localizado zona rural de Juazeiro do Norte, um homem identificado como LAÉRCIO G. T., 30 anos, residente no bairro João Cabral, na vizinha cidade, veio a óbito após afogar-se. Compareceu ao local o FTA composto pelo Cb Lopes, Sds Pita e Filho, que constatou a veracidade do fato e providenciou o isolamento do local até a chegada do SVO (Serviço de Verificação de Óbito).

Prisão por tentativa de roubo:

Por volta das 14h30min, na avenida Wilson Ori, 1850, bairro Centro, município de Jardim/CE, segundo a pessoa de E. C. DE L.A, 48 anos, se dirigiu à Delegacia, se dizendo vítima de tentativa de roubo, por um indivíduo identificado como ELIEL ANANIAS, 24 anos, residente no bairro COHABE I, município de Jardim/CE, que tentou subtraír a bolsa da mesma, armado com uma faca, mas a vítima conseguiu fugir. A CP2551 integrada pelos Cb's Feitosa e Lobo e Sds Marivaldo e Figueiredo, compareceu ao local, dando voz de prisão ao acusado à D.P., para os procedimentos legais.

Recolhimentos de veículos ao DEMUTRAN:

Por volta das 17h30min, na rua das Flores, 2108, bairro João Cabral, nesta cidade, a equipe do ROCAM 01 integrada pelo Cb Simeão e Sds Diniz, Pessoa e João dos Santos, juntamente com a equipe do Serviço de Inteligência do 2ºBPM, integrada pelo Cb Calixto e Sds Monteiro e Evandro, abordou um veículo CELTA, de cor branca e Placas MYG-2805-CE, 2(duas) portas, que estava sendo conduzido pelo indivíduo identificado como J. F. DA S., 36 anos, residente no bairro João Cabral, e constatou que o mesmo não portava a Carteira Nacional de Habilitação(C.N.H.), e o veículo estava com o licenciamento atrasado. As equipes supracitadas conduziram o infrator e o veículo ao DEMUTRAN, e o mesmo foi autuado nos artigos 162-I e 230 do CTB.

Por volta das 19h15min, na rua Valdomizio de Brito / São Lazaro, s/n, bairro Triangulo, nesta cidade, a equipe do ROCAM 02 composta pelo Sd Welson, Sd Araújo, Sd Monteiro, Sd Júnior, abordou uma motocicleta Honda CG 150, de cor vermelha, ano 2008, Placa HYD-6545-CE, que estava sendo conduzida pelo menor A. C. ALMEIDA M., 14 anos, residente no bairro Triangulo, nesta urbe. A equipe acima mencionada conduziu o veículo ao DEMUTRAN.

Por volta das 19h50min, na rua Osana Pereira, 732, bairro João Cabral, nesta urbe, a equipe do ROCAM 02 composta pelo Sd Welson, Sd Araújo, Sd Monteiro, Sd Júnior, abordaram uma motocicleta Honda FAN 125, de cor vermelha, ano 2005, placa HXL-7018-CE, que estava sendo conduzida pelo menor J. B. S. N., 15 anos, residente no bairro João Cabral, nesta cidade. A equipe acima mencionada conduziu o veículo ao DEMUTRAN.

Por volta das 20h20min, na rua Virginia de Mendonça / Farias Brito, s/n, bairro João Cabral, nesta cidade, a equipe do ROCAM 02 composta pelo Sd Welson, Sd Araújo, Sd Monteiro, Sd Júnior, abordoram uma motocicleta YAMAHA, de cor preta, ano 2005, placa HXI-0455-CE, que estava sendo conduzida pelo menor C. E. DE S. L., 14 anos, residente no bairro Lagoa Seca, nesta urbe. A equipe acima mencionada conduziu o veículo ao DEMUTRAN

Por volta das 23h10min, na avenida Virgílio Távora/Leão Sampaio, no bairro João Cabral, nesta urbe, a VTR RD 1228, composta pelos Sds Martins e Pereira, abordaram uma motocicleta Honda BIS preta de placa NQO 6308 – CE, a qual vinha conduzida por M. M. DE S. M., 15 anos, residente no bairro João Cabral, não portando documentação do veículo, tão quanto habilitação, por ser menor de idade. O mesmo e o veículo foram conduzidos ao DEMUTRAN onde foram tomados os procedimentos cabíveis.

IGUATU – CE.

Homem morre após ser atropelado por caminhão - Nesta segunda feira por volta das 8h na Av. Agenor Araujo, na cidade de Iguatu um acidente de trânsito chamou a atenção de todos. Um caminhão de placas não identificadas, sabendo apenas que pertence a uma empresa de transportes da cidade guiado pelo motorista Francisco Vanderlei da Silva atropelou e matou Francisco Batista de Carvalho, popularmente conhecido por ‘Chico’ que trabalhava com frete.

Segundo informações de populares que presenciaram o acidente, o motorista do caminhão seguia no sentido Mercado Público ao Largo da Telha. Para Francisco Vanderlei o acidente foi uma fatalidade “Eu seguia normalmente quando o senhor encostou seu ‘carro de mão’ na lateral da Avenida e sem perceber tomou a frente do caminhão, não havia o que fazer foi muito rápido”, afirmou o Motorista que de imediato acionou a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros para o socorro da vítima, mas a mesma chegou sem vida ao Hospital Regional de Iguatu.

OURICURI – PE:

Acidente de trânsito com vítima fatal.

Uma colisão envolvendo uma caminhoneta e uma motocicleta vitimou fatalmente uma pessoa. O acidente aconteceu por volta das 18h30min na estrada do Lopes no município de Ouricuri – PE. A vítima foi Afonso Alves da Silva, agricultor, casado, 32 anos, que residia no Bairro Santa Maria em Ouricuri – PE. Ele trafegava conduzindo a motocicleta Honda CG-150, placa KKU-1717/PE, ocasião em que colidiu com o veículo, D-10, placas KIH-0929. Com impacto da batida a vítima não resistiu e teve morte de imediato. Já o condutor da D-10 envolvida no acidente não foi localizado, ficando o fato registrado na DPC local. (BO nº 0716/10).

Homem espanca a esposa e a própria mãe.

De acordo com a polícia, o trabalhador rural Valmir Torquato Rodrigues, 34 anos, teria chegado a sua residência na Rua Fabrício Rodrigues, Bairro Santo Antônio em Ouricuri – PE e um pouco alterado passou a agredir fisicamente a esposa Maria Simone Macedo da Silva, 32 anos e própria mãe Maria Nobre de Jesus Silva, aposentada, 59 anos. De acordo com a polícia, as vítimas eram agredidas com um cabo de vassoura. A GT-01 da PM compareceu ao local do fato e prenderam o acusado. Também foi localizada e apreendida no local, uma espingarda de fabricação caseira. O fato ocorreu por volta das 21h50min (BO nº 0714/10).

EXU – PE:

Mulher é ameaçada de morte pelo próprio irmão.

A vítima Catarina de Paula da Silva, agricultora, 33 anos, residente na Serra da Estância no município de Exu – PE prestou queixa a polícia que havia sofrido ameaças de morte pelo próprio irmão Francisco José da Silva Silvestre, 31 anos. Policiais da ROCAM se dirigiram até o local, onde apreenderam duas espingardas de fabricação caseira no interior da residência dos envolvidos. Sendo ambas as partes conduzidas a DPC de Ouricuri – PE. O fato ocorreu por volta das 15h00min de anteontem (19/09/10). (BO nº 0353/10).

MOREILÂNDIA – PE:

Agricultor é espancado durante um assalto na PE 507.

O assalto aconteceu por volta das 17h00min, na Rodovia PE-507, localidade conhecida por cruzamento da Barra da Forquilha que dar acesso a cidade de Granito – PE. Onde a vítima Ernandes Gregório Feitosa, agricultor, casado, 37 anos, retornava de motocicleta para sua residência em Moreilândia – PE, quando foi surpreendido por 04 (quatro) elementos armados e encapuzados que após darem voz de assalto, ordenaram o mesmo entregasse todo o dinheiro. Como a vítima portava apenas a quantia de R$ 50,00 (cinqüenta reais), os assaltantes enfurecidos começaram a lhe espancarem e em seguida fugiram. A vítima se dirigiu até o 3º Pelotão de Polícia de Moreilândia – PE, onde prestou queixa do fato. (BO nº 0107/10).

IBUPI – PE:

Aposentado é preso após causar pânico a população com uma arma

O fato ocorreu por volta das 23h00min, na Rua São Pedro no Distrito de Serrolândia, município de Ipubi – PE. Onde o aposentado Francisco Gilvan de Oliveira, 39 anos, que sofre de distúrbios mentais, se encontrava armado com uma espingarda de fabricação caseira provocando pânico a população. Após ser acionada, a PM conseguiu desarmar e prender o acusado que foi encaminhado a DEPOL de Ouricuri – PE. (BO nº 0199/10).

TRINDADE – PE.

Acidente de trânsito com vítima fatal

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida durante uma colisão de veículos na PE-630 envolvendo uma motocicleta e um caminhão-caçamba. O acidente ocorreu por volta das 18h00min de antontem (19/09/10) na altura do KM 03 da Rodovia PE-630, quando o condutor da motocicleta Yamaha YBR-125, placa MXZ-4891/PE, que trafegava no sentido Ipubi/Trindade perdeu o controle em uma curva e colidiu de frente com uma caçamba. No acidente o condutor da moto, Francisco Dantas e Silva, gesseiro, casado, 50 anos, ainda chegou a ser socorrido com vida para o Hospital Municipal de Trindade – PE, porém, não resistiu vindo a óbito. Já sua esposa Maria da Paz Silva, garupa da motocicleta, foi transferida em estado grave para a cidade de Petrolina – PE. O condutor da caçamba fugiu após socorrer as vítimas. (BO nº 0353/10).

ARARIPINA – PE

PARTIDA DE FUTEBOL QUASE TERMINA EM MORTE

Por volta das 17h30min, policiais militares da ROCAM foram informados por populares que no campo de futebol da Serra do Morais, zona rural de Araripina – PE, um homem não identificado tentou assassinar uma pessoa. Chegando ao local os policiais constataram que o acusado não identificado já havia fugido, sendo encontrada e apreendida a arma utilizada na ameaça, uma espingarda de fabricação caseira. (BO nº 0586/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA REPRODUÇÃO

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30