xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 setembro 2010

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO -Por Maria Otilia


O Programa Mais Educação, é mais uma ação do Governo Federal através do FNDE(MEC). Este programa vem fortalecer as ações pedagógicas da escola,voltadas para a melhoria dos indicadores de aprendizagem e inclusão social de crianças e adolescentes. Dentre as ações realizadas através da implantação do Programa nas escolas públicas, podemos citar: letramento, matemática, ciências, danças, hip-hop, banda fanfarra, karate, judô, futsal, recreação, teatro, rádio escola, etc.
Podemos dizer que esta ação do MEC é por demais importante, já que as nossas crianças e adolescentes que vivem em situação de risco, ficam mais tempo na escola e fora das ruas.
Vale apena ressaltar que são políticas como esta que devemos exigir dos nossos futuros representantes políticos. Vamos prestar atenção nas propostas dos diversos candidatos para a educação.
Fiquemos de olho!!!

Fotos: Turma do Karatê da EEF Dom Quintino
Professor José Neto
Postado Pro Maria Otilia

Casa Harmônica realizou curso de Material de Limpeza para detentas- Por Alessandra Bandeira




Durante a manhã de hoje, dia 21 de setembro de 2010, na Cadeia publica de Crato a Casa Harmônica realizou um curso de elaboração de Material de limpeza com as detentas.
Estes cursos visam dar um encaminhamento profissional e de sustentabilidade, tanto dentro, quanto fora da cadeia.
Se você quiser contribuir pode ser através de doações de roupas, tecidos, manta acrílica ( para fazer enchimento das bonecas) ou comprando as bonecas , mantas, bolsas feitas pelas próprias detentas.


Por Alessandra Bandeira
Fotos Alessandra Bandeira

REMINICÊNCIAS DE UM EX-POLICIAL MILITAR



Tenho vivido momentos de muita alegria quando no seio das tropas por onde passei, guardo recordações entusiásticas dos janeiro de Campos Sales, onde tive minha formação de soldado pronto, sobre a terna orientação do então Sargento 9309 Eriosvaldo, o qual tenho uma grande admiração pelo denodo de conduta e exemplo de vida sarcedotal como é encarado por se a vida policial militar, de meus preparadíssimos colegas de recrutamento, que ousaram encarar aquela nova fase em suas vidas, enfim tudo era novo, fiz grandes e sólidas amizades.

Quando saio do cariri oeste e venho mais a cá ao sul, tive a oportunidade de trabalhar na almejada CPMA (Companhia de Polícia Militar Ambiental), depois de lá estando, foi que compreendera a gana de tantos em trabalhar naquele ambiente saudável de tantos amigos “ uma família” mesmo com os cabras da vida e as olivas estragadas daquele pomar. Conheci o então CAP. Queiroz, acolheu-me, tive o grande prazer de conhecê-lo homem de invejável coragem e abnegação. Lá fundamos juntos com o Demotier o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) que teve como grande atividade, concretizar um sonho daquele policial de trabalhar com crianças, então fundamos o GAM (Grupamento Ambiental Mirim) me orgulho disso.

Foi lá também a época que compomos como conselheiro titular uma cadeira do CONDEMA( Conselho do Meio Ambiente de Crato-CE) o que nos possibilitou participar de discussões importantíssimas, como o próprio PLANO DIRETOR DA CIDADE. No entanto tormentas me trouxeram a minha cidade natal, Crato, confesso que sempre tive receio de aqui vir trabalhar como policial, os comentários a cerca da tropa e dos comandos que por lá passaram reforçavam minhas percepções, quanta bobagem!!,nunca em minha vida policial tinha vistos pais de famílias tratarem com tanta honra e seriedade a missão policial militar, sem falar no espírito de camaradagem que por lá encontrei, é obvio que sempre iram existir os incompreendidos e por isso má famados subempregados públicos,mas, fazia parte do conjunto da obra sem maculá-la.
Logo a minha chegada, fui incumbido de dar vazão a um projeto pioneiro e ousado naquela cidade, fundar e consolidar o 4º PELOTÃO DE CAVALARIA DO CRATO, cavalos para serem doados, ração para ser conseguida, homens para serem treinados, e aí vai, não posso refutar-me em reconhecer a importante iniciativa do comando a época o Sr. MAJ Santos e o CAP L. Rodrigues o segundo o primeiro a comandar.
Difíceis dias de começo, vivíamos a incerteza da solidez daquela modalidade de policiamento, mas como reza a profética frase, “SEMPRE HAVERÁ UMA CAVALARIA”, em 2010 completou num clima de grande festa com direito a cavalgada, missa em ação de graças e um grande churrasco, seus joviais três anos de vida, prestando relevantes serviços as populações desassistidas não só de Crato,mas de todo o cariri garantiu sua posição de uma grande força no combate preventivo e ostensivo a criminalidade em todo o cariri, recebendo o respeito e a admiração da população bem como a de muitos gestores municipais que vivem a solicitar sua presença em grandes festividades regionais. De fato matei a fome com a vontade de comer, o cavalo sempre foi minha grande paixão. Por falar em paixão, voltemos as matizes que me fazem debulhar em letras o que sinto, num momento em que deixo a Policia Militar do Ceará e abraço o magistério como meu novo instrumento de trabalho e vocação.

Sempre estive ligado aos movimentos sociais, militante desde os 15 anos de idade do PC do B (Partido Comunista do Brasil), sendo por duas gestões diretor de assuntos estudantis da lendária UEC (União dos estudantes de Crato) e enquanto acadêmico presidente do Centro acadêmico do curso de Biologia-URCA e Presidente da Comissão Pró-DCE ( Diretório Central dos Estudantes da URCA) onde promovemos grandes embates. Na época foi para mim momentos de muita dificuldade aos 23 anos no auge de minha militância ter que abandonar para ingressar na polícia, um choque tanto familiar como político-ideológico , mas como na época vivia sobre as sedas de Afrodite, queria casar-me e por um lapso de três longos anos abdiquei da vida política. O Fato é que retornei clandestinamente na orientação política dos novos quadros partidário e sempre dando minhas aulas de biologia.

O fato é que nesse interstício afeiçoei-me pela missão policial, mas o militarismo sempre foi um grande entrave para que pudesse avançar,por ter sido de nós o direito de livre expressão retirado, me angustiava mais ainda à situação , além do que as oportunidades cada vez mais minguadas ou completamente inexistentes de ascensão funcional era, e ainda o é, muito presente na polícia. Tenho que me referir também a divisão criada em nosso seio, essa dicotomia só faz prevalecer o completo descaso dos gestores na área de segurança pública, uma escala que escraviza o homem pelo dinheiro, remuneração essa, que se quer irá contar para a seguridade social do profissional, horas extras trabalhadas nada mais que isso.

Não saio da polícia militar por causa de sua missão maior, que é a de garantir o sentimento de segurança a população, saio para garantir o meu direito de dizer o que penso e agir conforme minhas convicções, sempre dentro da legalidade, mas falando o que penso, sentir-me fortalecido na decisão, quando juntamente com o sargento da Silva (La Salete), uma grande liderança, participávamos da maior passeata da historia da policia militar do ceará , na luta por direitos trabalhistas, emocionei-me, no momento inclusive, em que mesmo correndo o risco de ser preso, conclamei a todos os policias ali presentes que parassem suas atividades no dia em que fizemos o famoso TOLERÂNCIA ZERO, estivemos lá ,isso para mim não tem preço, saio da polícia inclusive para ganhar inicialmente menos, mas valerá a pena, pois lá fora poderei bradar mais alto e mais forte por aqueles que não podem se quer falar em sua própria defesa. Saio da polícia,como qualquer outra pessoa que vislumbra em outros horizontes melhores oportunidades e qualidade de vida para sua família,contudo não posso negar jamais que essa fase de minha vida na corporação, garantiu-me a estabilidade necessária para ariscar novos vôos . Um grande e afetuoso abraço a todos e a todas, meu coração, juntamente com minha voz continuaram sempre perto das praças do Cariri.

Prof. Samuel Duarte Siebra

MPB:Música Cristã na Cultura Brasileira-Por Wilson Bernardo

No ultimo final de semana no Teatro Salviano Arrais o Trio Instrumental Cariri e Convidados,nos prestigiou,com o que tem de melhor na Música Gospel,foi uma noite muito diferenciada para o cenário musical caririense.Não somente pela boa música cristã,mas pela receptividade de um publico seleto,demonstrando assim a diversidade musical e cultural que o cariri abriga,além é claro da boa e excelente qualidade dos músicos,que é o que temos de melhor na região do cariri.
Dihelson Mendonça
Os teclados do encanto,e essas não são as mãos de Dihelson,pois o mesmo ainda não casou mas tá pertinho.
O homem assusta é um monstro no baixo ABIMnabe

O batera de fé
O grande parceiro de Di,me mandem o nome da fera,o álcool comeu minha memoria
O palco em detalhe.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

ATENÇÃO MÚSICOS DO CARIRI! Por: Janinha

Com o apoio da Prefeitura Municipal e a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato teremos a primeira reunião do coletivo Entre Pontos Cariri, será nessa quarta feira, dia 22 de setembro de 2010, às 18:30h, no teatro Salviano Arraes ( teatro do calçadão).
Esse é um projeto que teve início com o incentivo do SEBRAE, na pessoa do Édio Callou, para a profissionalização e organização dos músicos do Cariri e atualizar sobre a nova realidade do  mercado: A internet!
Compositores, arranjadores, instrumentistas, cantores, assim como os produtores, proprietários de estúdios, interessados em cultura, estão convidados a participar desse primeiro encontro da música do Cariri.
Esse é o momento para expor nossas ideias e projetos!
PRESTIGIEMOS!

A Poética de Wilson Bernardo...Cariri Encantado de Amores Perdidos.

OMO...SABÃO EM PÓ!
Na saboneteira envelhecida
de banhos
Longas manhãs de confidências.
A espuma que nos resta
Essa o tempo nus resseca.

Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

Comunicado Urgente ao Wilson Bernado!

Wilson, amigo, poste as fotos do último show do Teatro Salviano Arraes, onde contamos com a ilustre participação de Dihelson Mendonça, preciso postar nos blog's da Cultura como parte do material que deve ser por mim publicado, ao que passado uma semana talvez não seja mais interessante, esse evento teve apoio da Prefeitura Municipal do Crato e Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, por isso tenho que postar no blog oficial da cultura.
Grata.
Janinha!

O SERTÃO JÁ FOI MAR!


Iguais a esta concha da foto (still do documentário Formação Romualdo - O Milagre Paleontológico, de Jackson Oliveira Bantim com roteiro de Dr. Álamo Feitosa) foram encontrados na região da Bacia do Araripe vestígios fossilizados da mesma concha de equinoderma, seres exclusivamente marinhos, ´nos dando a certeza de que a região do Araripe já esteve coberta por um mar cujas águas estavam sobre o continente.

FOTO: J.Oliveira Bantim

Brasil tenta salvar a moribunda ditadura cubana – postado por Armando Rafael



Fonte: VEJA on line com agência Reuters
Cuba precisa de conhecimento para ajudar seu setor privado a absorver 500 mil funcionários públicos que o governo estuda demitir até março, como parte de uma estratégia para tornar sua economia eficiente
O Brasil está pronto para ajudar Cuba a desenvolver pequenos e médios negócios a fim de contribuir com o desenvolvimento econômico da ilha comunista, afirmou o chanceler Celso Amorim. A cooperação na área de negócios foi um dos temas discutidos por Amorim com o presidente cubano, Raúl Castro, em Havana, no sábado, disse o ministro a repórteres em Nova York, onde participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta semana.
Amorim disse que o Brasil tem uma vasta experiência na promoção do empreendedorismo para desenvolver a economia formal. Cuba, acrescentou, precisará desse conhecimento para ajudar seu setor privado a absorver 500 mil funcionários públicos que o governo estuda demitir até março, como parte de uma estratégia para tornar sua economia mais eficiente.
"Não compensa para Cuba tirar 500 mil funcionários do setor público se eles vão para a economia informal", disse Amorim. Ele afirmou que as demissões são uma medida "muito corajosa" de Havana. Mais de 5 milhões de pessoas, ou 85% da força de trabalho cubana, trabalham para o governo, muitas das quais em funções improdutivas.A transferência de meio milhão de trabalhadores para o setor privado é vista como a mais importante decisão política de Cuba desde que Raúl assumiu as tarefas diárias de seu irmão enfermo Fidel, em 2006, tornando-se oficialmente presidente em 2008."
Acredito que a evolução de Cuba, e eu uso essa palavra deliberadamente, é um processo que aumentará as oportunidades", afirmou Amorim, acrescentando que Cuba provavelmente precisará de ajuda de países como Brasil, que tem laços estreitos com Havana. "Estamos prontos para cooperar", disse.
Postado por Armando Rafael

Nossos Patrocinadores - O Nosso Abraço !


U
m Bom dia especial para os nossos patrocinadores, aqueles que mantém os nossos sistemas no Ar, e acreditam que tudo isso é possível e ajuda a divulgar o Crato no mundo.

BLOG DO CRATO - Atinge a marca de 15.000 artigos já escritos.
Há 5 Anos, divulgado o Melhor do Crato na Internet.







E um caloroso abraço aos nossos apoiadores: Carlos Eduardo Esmeraldo, Jair Rolim, Mônica Araripe, e José Milton Arraes.

ALMANAQUE - Dia 21 de setembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

21 de Setembro: Dia de S. Mateus (Portugal).

* 1937 - J. R. R. Tolkien publica "O Hobbit".
* 1964 - A ilha de Malta torna-se independente do Reino Unido.
* 1979 - José Eduardo dos Santos toma posse como presidente da República de Angola.

Nasceram neste dia...

* 1452 - Girolamo Savonarola, reformador religioso e governante de Florença (m. 1498).
* 1866 - H. G. Wells, escritor britânico de ficção científica (m. 1946).
* 1947 - Stephen King (na imagem), escritor estado-unidense de suspense.

Morreram neste dia...

* 1327 - Rei Eduardo II de Inglaterra (n. 1284).
* 1576 - Gerolamo Cardano, matemático italiano (n. 1501).
* 1860 - Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (n. 1778).

Fonte: Wikipedia

CRATO - Notícias do dia 21 de Setembro de 2010


Fórum é considerado um sucesso e reúne diversas representações

O I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2009-2012, voltado para o debate de políticas públicas e ações voltadas para crianças e adolescentes, foi considerado um sucesso pelos organizadores. O evento foi realizado na manhã de sexta-feira, em Crato, e teve a abertura com o prefeito Samuel Araripe, a primeira-dama, Mônica Araripe, e a articuladora do Selo Unicef, em Crato, Aline Franca. Os trabalhos foram iniciados cedo, com a participação de todas as representações convidadas, com o trabalho do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. O prefeito destacou a importância do debate das questões voltadas para a criança e o adolescente, além da atenção voltada para essa linha de atuação. O prefeito, desde que assumiu a administração cratense, tem sido um dos maiores incentivadores dessas ações, para que o Crato receba esse importante reconhecimento do Selo Unicef, um importante aliado, destacando cada município com a gestão exemplar nas áreas da infância e juventude. Aline Franca contabiliza a participação de mais de cem pessoas, incluindo os representantes de instituições com atuação na área. O I Fórum, que se realizou no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, contou com apresentações artísticas dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e foi encerrado após o meio-dia.

Representantes do Crato participam de lançamento da revista “Pauta do Comércio”

O vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar, participaram, no último final de semana, de solenidade de lançamento, no SESC de Juazeiro do Norte, da revista “Pauta do Comércio”, editada pelo sistema Fecomércio, com a finalidade de trazer as principais propostas dos candidatos, voltadas para o fortalecimento do setor. Eles estiveram acompanhando o presidente do Sistema Fecomércio Luiz Gastão Bittencort, que fez o lançamento oficial na primeira região do interior do estado. A solenidade foi encerrada com um coquetel. Duda Alencar destacou a importância de se abrir mais espaço junto às políticas governamentais, para o comércio e o empresário lojista. O setor do comércio tem uma participação representativa na geração de renda e empregos no Brasil, segundo Duda, e é preciso ser priorizado e fortalecido.

Prefeitura do Crato convida caririenses a participarem do evento “Um Dia sem Carro”

O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude apóia o evento “Dia Mundial sem Carro” comemorado amanhã, dia 22 de setembro. Nesse dia, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso muitas vezes inadequado dos automóveis em nossa sociedade. No Crato o Grupo Eco Bikers, organizará um passeio ciclístico com saídas simultâneas das cidades de Crato e Juazeiro até a Casa Cariri, na divisa entre as duas cidades.

A programação seguirá da seguinte forma:

18 horas e 30 minutos- saída de passeios ciclísticos, - local Bicicletaria K&A Crato e Juazeiro do Norte.

19 horas e 30 minutos- Projeção de vídeos institucionais, e 20 horas Show com a banda de Pop Rock Night Life. Local Casa Cariri divisa Crato/Juazeiro. As inscrições estão sendo feitas nas lojas: Bicicletaria K&A em Crato e Juazeiro do Norte, custam 20 reais, mais donativo para as vitimas das enchentes dos Estados de Alagoas e Pernambuco. No ato da inscrição, o participante ganha um kit com camiseta do evento e o direito a um lanche na Casa Cariri.

A data foi criada na França em 1997, com o objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. Participe!

Prefeitura do Crato solicita comparecimento de aposentados e pensionistas para recadastramento

O Governo do Crato através da Secretaria de Planejamento e Administração do Crato informa que foi finalizado o recadastramento dos inativos do município, ou seja, os aposentados e pensionistas e convoca os que ainda não compareceram a se fazerem presentes a Secretaria o mais rápido possível para organizarem suas situação.

Setor de apoio as associações comunitárias é reativado na Secretaria da Assistência Social do Crato

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa á toda população que foi reativado na semana passada o setor de apoio as associações comunitárias que objetiva a realização das seguintes atividades:

- ORIENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÕES PARA ENCAMINHAMENTOS DE PROJETOS;
- ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES EXERCIDAS PELAS PRÓPRIAS ENTIDADES.
Para maiores informações procurar Amanda de Lavôr Bizerra e Monaliza Xenofonte Sales na Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS ou pelos telefones: 3521-6425 3521-6321

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

O futebol é hilariante, mágico e alegre - Por José de Arimatéa dos Santos

Neste final de semana aconteceu o tão decantado clássico futebolístico Fla x Flu(Flamengo x Fluminense) e como todo jogo de futebol aqui no Brasil desperta as paixões dos torcedores dos dois times. Mas fatos hilariantes são comuns a imprensa noticiar. Sábado, um programa esportivo lembrou da fama de pé frio do cantor Mick Jagger já na década de 80. Os dois times citados acima decidiam o campeonato carioca no estádio Maracanã e Jagger estava presente ao jogo. Horas antes tinha sido homenageado na sede do Fluminense. Bola rola e bem pela metade do segundo tempo o vocalista do Rolling Stones resolve ir embora. Poucos minutos mais tarde, o Fluminense abre o placar e termina sendo o campeão. O pé frio Mick Jagger enquanto esteve no Maracanã, torcendo pelo Fluminense, o zero teimava em permanecer no placar. Copa do Mundo da África, Mick Jagger torceu pela sua Inglaterra, eliminada, Estados Unidos, eliminado, Brasil, eliminado e ainda afirmou gostar do futebol da seleção argentina. Quem advinhar o destino nessa Copa da Argentina dou um doce. Eliminada também. Fora as superstições e malabarismos que o torcedor faz pelo seu clube, essa fama do cantor Mick Jagger de ser pé frio pegou mesmo.

A ponto de todos nós que gostamos de futebol rir dessa situação. São fatos que marcam a magia do futebol não só nas quatro linhas, mas na arquibancada também. A televisão mostrou nas arquibancadas torcedores com fotos de Jagger com camisas do Grêmio de Porto Alegre e outros times. Simplesmente tirando onda com o time rival. Portanto, a lição de tudo isso é que o futebol quando é noticiado dessa forma só contribui para o seu engrandecimento. Tira de foco a violência que permeia nos estádios de futebol e seus arredores, fruto da intolerância de alguns e que afasta cada dia o verdadeiro torcedor. Aquele que debate futebol na esquina, no local de trabalho ou no barzinho com civilidade. Todos se respeitando mutuamente e usufruindo de uma manifestação universal, mas tão brasileira, no jeito de jogar e viver a vida. Futebol que em primeiro lugar significa alegria.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31