xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 setembro 2010

A felicidade não se compra - Por Emerson Monteiro


A
verdadeira arte permanece, independente da transitoriedade das circunstâncias, dos acontecimentos que lhe deram origem e até da duração da existência física dos que a produziram. Em sentido inverso, a arte de qualidade duvidosa, além de não merecer classificação de arte, nasce com seus dias contados, por vezes virando lixo antes mesmo de ser conhecida. Tal consideração quer falar de perto a propósito de um filme lançado em 1946, há mais de 60 anos, portanto, intitulado “A felicidade não se compra”, do diretor norte-americano Frank Capra, estrelado, dentre outros, pelo consagrado ator James Stewart, bem nos inícios de sua brilhante carreira. A película em preto e branco, de duas horas e nove minutos, circulou o mundo e obteve das maiores consagrações do cinema em todos os tempos. Eis, então, uma obra de arte eterna, qual dissemos, isto em qualquer momento da história humana, digna de chegar aos apreciadores da beleza como bela mensagem de otimismo a toda prova, uma realização que encheu salas de exibição anos a fio em variados países.

Essa narrativa cinematográfica, oferecida ao público em uma fase de sofrimento coletivo recentemente provocado pela Segunda Guerra Mundial recém finda, aborda momentos difíceis de uma família do interior dos Estados Unidos, atingida por sérias privações sem, no entanto, desistir da esperança e da firmeza da fé. Um pai de família bem situado na vida se depara, de uma hora para outra, com obstáculos que lhe comprometem a rotina da família, diante da incompreensão de outros e adversidades sociais avassaladoras.

O encaminhamento das situações segue numa escala de impossibilidades, e demonstra quase nenhuma chance ao êxito que, no desfecho emocional e clímax valioso, dar-se-á, em plena noite de Natal. Enquanto ocorrem os desdobramentos do roteiro, o diretor transmite, em estilo magistral, a grandeza de alma que sustenta o ânimo dos personagens, envolvendo também os espectadores nos passos geniais da transposição para a tela do livro homônimo, escrito por Philip Van Doren Stern. Raros instantes da criação artística obtiveram, pois, as glórias que esse trabalho de Frank Capra veio, com justiça, merecer, a significar bom motivo de os apreciadores da sétima arte buscarem conhecer a destacada produção do cinema internacional.

Por: Emerson Monteiro

MENSAGEM PARA VOCÊ REFLETIR - Por Maria Otilia

A RATOEIRA

U
m rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! A galinha, disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me incomoda.
O rato foi até o porco e lhe disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse:
- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua ví­tima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo (pequeno facão) e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
Autor desconhecido
MENSAGEM PARA VOCÊ REFLETIR:
"O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe "
Postado por Maria Otilia

Poética de Wilson Bernardo:Cariri Encantado de Amores Perdidos.

A CONTEMPLAÇÃO DAS FERIDAS.
Não se desfaz amores somente
Com palavras...
O quarto
A sala
A panela velha de barro trincada
São muitas novelas de capítulos
Mal resolvidos.
Filhos e intrigas
São apenas paginas marcadas
De leituras interrompidas.

Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de 10 de Setembro de 2010


CRATO - CE:


QUEDA DE ARVORE MATA HOMEM DE 60 ANOS NO CENTRO DA CIDADE – o fato aconteceu por volta de meio-dia e trinta minutos de ontem, (09), na Rua André Cartaxo, 691. José Hugo Viana Diniz, que resida na Rua Azarias Alves Diniz, no centro da cidade de Cedro-CE foi a vítima. Informações de testemunhas repassadas a polícia dão conta de que José Hugo se encontrava em uma escada cortado cachos cocos quando se desequilibrou vindo a cair junto com a escada, tendo morte no local.

O GSU do corpo de bombeiros foi acionado e ao chegar ao local constatou que a vitima já havia falecido. A perícia florense compareceu ao local através do perito criminal Pequeno e após os exames preliminares fez a condução do corpo para necropsia no núcleo de pratica florense regional do Cariri em Juazeiro do Norte.

ASSARÉ-CE:

AGRICULTOR DE 39 ANOS PRESO ACUSADO DE VIOLENCIA SEXUAL CONTRA UMA GAROTA DE 04 ANOS. - A Polícia Militar de Assaré prendeu Antonio Modesto da Cruz, de 39 anos, sob a acusação de ter abusado sexualmente de uma criança de apenas 4 anos de idade. O crime aconteceu no último sábado, dia 4 de setembro, na residência da avó da menor de iniciais E. S. S. Ele teria praticado com a mesma sexo oral e a obrigou a pegar no seu pênis, segundo o próprio contou à polícia.

O Comandante do Destacamento Militar de Assaré, Sargento Bandeira, afirmou que o acusado foi mais além ao acrescentar, em seu depoimento, que só fez isso porque a criança o seduziu. O trabalho da polícia foi acompanhado por membros do Conselho Tutelar e o Juiz de Direito, José Flávio Bezerra de Morais, já havia decretado a Prisão Preventiva para Antonio Modesto a PM deu cumprimento. Ele encontra-se recolhido a uma das celas da cadeia de Assaré à disposição da justiça.

BARBALHA - CE:

ACIDENTE COM TORRE DE COMUNICAÇÃO FERE ADOLESCENTE DE 16 ANOS – De acordo com boletim do 2º BPM enviado a imprensa, a queda de uma torre de transmissão ocorrida por volta das 16h20min, desta quinta-feira, (09), na Rua 17 de Agosto, bairro Parque Bulandeira, no município de Barbalha, causou fraturas expostas nas pernas do adolescente de iniciais J. DOS S. S., 16 anos, natural de Petrolina-PE, residente no Parque Bulandeira. O fato aconteceu quando o menor encontra-se em cima torre de comunicação da Antiga Rádio Cristo Vive, no momento quando a mesma caiu.

A polícia constatou que a vítima estava de posse de um alicate e uma marreta na hora do fato. A mesma foi socorrida pelo GSU do Corpo de Bombeiros, na VTR AF04- integrado pelo sargento Joab e soldado Diego para Hospital Santo Inácio, de Juazeiro do Norte.

JUAZEIRO DO NORTE – CE:

JOVEM DE 20 ANOS ALVEJADO COM 03 (TRÊS) TIROS – Um crime e tentativa de homicídio foi registrado ela polícia juazeirense, ontem, por volta das 19h30min, no cruzamento da rua Odílio Figueiredo com a Avenida Paraná, bairro Romeirão. Paulo dos Santos, 20 Anos, residente no bairro Romeirão, foi lesionado com 03(três) disparos de arma de fogo, sendo 01(um) nas nádegas e 02(dois) na região torácica.

Segundo afirma a polícia, o delito foi praticado por um homem não identificado, que trajava calça jeans, camisa e usava capacete, que após efetuar os disparos, se dirigiu à pé em direção a Avenida Paraná, onde foi apanhado por seu comparsa, em uma motocicleta Honda Bros, de cor preta, de procedência desconhecida, tomando rota de fuga em direção ao Parque de Vaquejadas. Diligencias foram efetuadas em torno do fato pela polícia militar, mas não lograram êxito nas prisões dos acusados.

ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS CAMINHÕES DEIXA AJUDANTE FERIDO - Por volta do meio-dia desta quinta-feira (09), na Avenida Ailton Gomes, próximo ao nº 2568, bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte, 02 (dois) veículos do tipo caminhões se envolveram em um acidente de trânsito ficando um ajudante dos veículos preso entre as ferragens e um poste da rede de alta tensão.

Os veículos trafegavam na Avenida Ailton Gomes, quando o caminhão da marca Mercedes Bens, modelo 1113, de cor vermelha, de placa HVH-2398, de propriedade Pelágio Oliveira S/A, que era conduzido por Antônio Ricardo Cruz Duarte, 49 anos, residente no bairro José Geraldo da Cruz, em Juazeiro do Norte, que transportava areia, ao tentar desviar do caminhão da marca Mercedes Bens, modelo 1214, de placa HUZ-1676, de cor branca, de propriedade da empresa Cajuína São Geraldo LTDA, conduzido por Elenilson Miranda Silva, 34 anos, residente no bairro João Cabral, colidiu contra um poste de alta tensão, onde o ajudante de caminhão identificado como Francisco Lima Silva, mais conhecido por "Quinco" 22 anos, sofreu uma lesão leve na perna, instantes em que foi socorrido pelo GSU do Corpo de Bombeiros para atendimento médico. O DEMUTRAN, o corpo de bombeiros e a polícia militar juntamente com perito criminal Pequeno estiveram no local realizando os procedimentos cabíveis.

PRISÃO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO – Ontem por volta das 11h30min, na Rua Joaquim de Souza Menezes, nº 210, bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, a composiçao da TP-2361 , cabos PMS Cirilo e Arismar e soldados PMS Januário, Nascimento, e Evandro, prendeu em flagrante delito por crime de tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma, Jorge Luiz Rodrigues da Silva, 18 anos, residente no bairro João Cabral, nesta.

Segundo a polícia, em poder de Jorge Luiz foi apreendida uma motocicleta Honda Bros, ano 2009, amarela, placa NQV 2792 juntamente com 01(um) revólver cal. 38 Taurus inox, nº 394986, cap. 06 (seis) cartuchos e 02 (dois) cartuchos intactos, R$ 314,00 (trezentos e quatorze ) reais, 01(uma) faca tipo punhal grande, 01(uma) calculadora, 01(uma) balança de precisão, 01(um) relógio spal, 01(um) celular Nokia branco, 01(um) celular Nokia preto e 01(um) celular Nokia sem bateria, 540,8 (quinhentos e quarenta) gramas de cocaína e 3,310 (três quilos e trezentos e dez) gramas de maconha. Acrescenta a polícia que no momento da prisão do acusado encontra-se no local o usuário de iniciais A. DE S. S., 23 anos, residente no bairro Pirajá, onde estava com a motocicleta Yamaha YBR Factor preta de placa HXR 0940, todos foram conduzidos para a Delegacia da Policia Federal para os procedimentos cabíveis.

MISSÃO VELHA-CE:


PROFESSOR ACUSADO DE AGIOTAGEM É PRESO COM 1.200 CARTÕES DE APOSENTADOS - O professor da rede estadual de ensino, Hermógenes Macedo Landim, de 61 anos, residente na Avenida Brasília, 148 no centro de Missão Velha, foi preso por volta das 15 horas desta quarta-feira dentro de casa. Ele é acusado de crime de agiotagem e já vinha sendo investigado pela polícia. Em sua residência a polícia encontrou cerca de 1.200 cartões magnéticos de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Além disso, muitas promissórias dentro de um cofre emitidas por diferentes pessoas e um revólver calibre 38 municiado. A prisão foi feita pela Polícia Civil tendo em mãos um Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo juiz de direito da Comarca de Missão Velha, Ângelo Bianco Vetorazzi. Hermógenes estava em casa e o material apreendido termina por incriminá-lo.

O mesmo é acusado de crime de agiotagem e, segundo a polícia, emprestava dinheiro com a garantia do cartão do benefício em seu poder. Após ser ouvido na Delegacia de Missão Velha, o professor foi transferido para a cadeia pública daquela cidade onde fica à disposição da justiça.

ORÓS-CE:

POLÍCIA PRENDE VENDEDOR ACUSADO DE TER ASSASSINADO UM CABO DA POLÍCIA MILITAR -

O vendedor Francisco Moreira de Sena, de 40 anos, mais conhecido como Branco, foi preso pela Polícia Militar de Orós por porte ilegal de um revólver calibre 38. Ele se encontrava na Vila Guassussê, distante 10 Km do centro e apresentou a identidade como sendo Francisco Filho de Sousa, a fim de permanecer na impunidade. Dentre outros crimes, é apontado como envolvido no latrocínio contra um Cabo da Polícia Militar que, no dia 2 de abril de 2004, estava de serviço no Bairro de Fátima em Fortaleza.

Por este assassinato quando tentava assaltar uma residência na capital, existe um mandado de prisão em aberto, segundo informou o Sargento Paulo César da PM de Orós. Naquele dia tombou morto o Cabo Jessualdo Pereira de Souza e Branco fugiu desistindo do assalto ao ver o militar dando os últimos suspiros após a troca de tiros. Quando foi preso em Orós, ele confessou ter participado da trama e contou com riqueza de detalhes como tudo aconteceu.

Para a polícia, trata-se de um indivíduo de alta periculosidade o qual, no momento da prisão na zona rural de Orós, disse que estava indo àquele bairro vender a arma, mas não soube dizer a quem. Branco reside na Rua Alto do Mariano, no município de Icó e foi preso pelo Cabo Nairton e os Soldados Araújo e Onigler. Além da arma, ele estava com 21 cápsulas intactas as quais foram levadas com o mesmo para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, a exemplo de uma motocicleta em poder dele.

O Cabo PM, Jessualdo Pereira de Souza, foi morto em serviço no dia 2 de abril de 2004 e chegou a receber homenagem Post-Mortem pelos bons serviços prestados à Corporação e por sua conduta moral íntegra. A homenagem foi em forma de promoção em solenidade presidida pelo então governador Lúcio Alcântara. A placa com a promoção foi entregue à esposa de Jessualdo, Pedrina Menezes de Castro.

O militar foi promovido a Sargento. Ele era natural de Iguatu e ingressou na PM no dia 20 de julho de 1981 com apenas 21 anos de idade. O cabo Jessualdo comandava a Guarnição da RP 5355, acompanhado de dois Soldados, quando, após uma ronda pelo bairro de Fátima, por volta das 06h50min daquele dia, ouviu populares pedindo ajuda. Incontinente, o trio resolveu agir e deparou-se com dois homens que corriam e tentavam se esconder. A perseguição resultou em tiroteio e o cabo Jessualdo foi morto.

ICÓ- CE:

ESTABELECIMENTO COMERCIAL É ROUBADO - Por volta das 06h30min horas, policiais militares pertencentes ao PPM de Icó-CE, foram informados via 190, acerca de um roubo á comércio ocorrido no sítio lagoinha, zona rural de Icó/CE. A VTR-2382, composta pelos policiais, SUB TEN PM FLÁVIO; SD PM DANIEL juntamente com a VTR 2462 composta pelo cabo PM Lucas e soldados PM Josué, foram até o local e identificaram a vitima como sendo Damião Vieira de Souza, 34 anos, casado, comerciante, natural de Ico/CE que informou que dois homens ambos de capacete, armados com revolver calibre não informado e fugiram em uma Motocicleta Honda Fan 125 de cor azul, foram subtraídos a quantia de R$ 6.000,00 empreendendo fuga tomando rumo a sede do município de Icó/CE. As VTRs encontram-se diligenciando no sentido de identificar, localizar e prender os autores.

Por: J. Lopes – Reporter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Municípios recebem 30 mil livros - Reportagem: Elizângela Santos


Clique para Ampliar


Carga de Livros: no total, 30 mil livros, pesando 13 toneladas, serão distribuídos para bibliotecas comunitárias de Juazeiro do Norte e municípios vizinhos
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

10/9/2010

Livros doados irão compor acervo de 20 bibliotecas comunitárias, como ação do Projeto Padarias Espirituais

Juazeiro do Norte. Bibliotecas comunitárias deste Município e de cidades da região serão beneficiadas com livros e revistas doados pela Fundação Enoch Rodrigues. Serão mais de 30 mil títulos, em um carregamento que chegou na última terça-feira, com mais de 13 toneladas. O presidente da Fundação, Elmano Rodrigues Pinheiro, virá ao Cariri, em breve, iniciar o trabalho de encaminhamento dos livros para o Projeto Padarias Espirituais, que vem sendo implementado. O trabalho vem fortalecer também o processo de implantação do Projeto uma Biblioteca em Cada Comunidade, na região.

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte recebeu cerca de 80% dos livros doados, aumentando o acervo da biblioteca pública do Município e outras espalhadas pela cidade. O material veio diretamente de Brasília. O gerente de Literatura da Biblioteca Pública de Juazeiro, Franco Barbosa, esteve por vários dias na Capital Federal. Ele fez a junção deste material em diversos locais.

O acervo contém além dos livros e revistas, álbuns, material para quase todos os concursos federais e pré-vestibulares. "São assuntos bem diversificados que vão desde saúde pública até agricultura", diz. Franco destaca um farto repertório destinado aos cursos técnicos. Com os livros, haverá possibilidade de instalar na cidade 20 bibliotecas comunitárias até o Centenário de Juazeiro.

Os livros foram obtidos em mais de 50 editoras de Brasília, por Elmano Rodrigues, que já faz este trabalho para todo Brasil. O gerente de Literatura, Franco Barbosa, da Secretaria de Cultura, fez a seleção do material juntamente com o doador Elmano Rodrigues.

Acesso

O Projeto Uma Biblioteca em Cada Comunidade, de Franco Barbosa, vem sendo realizado desde o ano passado, com o cadastramento das bibliotecas. O objetivo é oferecer aos estudantes dos bairros mais distantes da cidade e da zona rural de Juazeiro do Norte o acesso ao livro e à leitura.

Para Franco Barbosa, o conhecimento é a herança mais valiosa que um gestor público pode deixar para o seu povo. O secretário de Cultura, Romildo Bringel, está oferecendo todo o apoio logístico para que as bibliotecas sejam implantadas até julho de 2011.

No primeiro momento serão inauguradas seis bibliotecas nos bairros: Frei Damião, João Cabral, Antônio Vieira, Vila Nova, Aeroporto e no São Gonçalo, na zona rural de Juazeiro do Norte. Uma porcentagem de 20% será destinada a bibliotecas em Barbalha, Antonina do Norte, Mauriti, Assaré, Tarrafas e nos assentamentos do Sítio Malhada e Assentamento 10 de Abril, em Crato.

Campanha

A coordenação da Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, está realizando a campanha do livro, para que cada biblioteca comunitária tenha livros diversificados, didáticos e paradidáticos.

Para cada biblioteca serão destinados entre dois a três mil títulos. Basta ligar para a biblioteca municipal, deixar endereço e telefone que os livros serão recolhidos, especialmente quando for de uma caixa em diante. A previsão é de que as primeiras Padarias Espirituais sejam inauguradas já no próximo mês de outubro na cidade de Juazeiro do Norte, nos bairros João Cabral e Aeroporto.

Objetivo

"O projeto tem a finalidade de implementar as bibliotecas comunitárias"

Franco Barbosa
Gerente de Literatura

MAIS INFORMAÇÕES:

Biblioteca Pública de Juazeiro - Rua Santo Agostinho, S/N - Centro - Juazeiro do Norte (CE)
Tel.: (88) 3511. 1999


Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

METRÔ DO CARIRI - Oitava estação começa a operar segunda-feira - Reportagem: Antonio Vicelmo


Clique para Ampliar

Operários concluem os trabalhos de construção da oitava estação do Metrô, que já opera com as estações de Juazeiro, S. Pedro, Ant. Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato
FOTOS: ANTÔNIO VICELMO

10/9/2010

A Estação Fátima fica na Vila Fátima, em Juazeiro. Com ela, fica praticamente concluída a primeira etapa do projeto

Juazeiro do Norte Operários estão concluindo os trabalhos de construção da oitava estação do Metrô do Cariri, que vai começar a operar na próxima segunda-feira. A Estação Fátima está localizada na Vila Fátima, no Município de Juazeiro do Norte. O Metrô do Cariri liga os municípios de Juazeiro e Crato e já opera com as estações de Juazeiro, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.

Com a entrada em funcionamento da Estação Fátima, fica praticamente concluída a primeira etapa do projeto de interligação entre as duas cidades. O gerente de Controle de Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos de Fortaleza (Metrofor), Antônio Chalita de Figueiredo, informou que está sendo licitada uma nova estação que será localizada entre as estações Antônio Vieira e São José, a fim de atender a alunos, professores e funcionários de uma Escola Técnica que está sendo construída pelo Governo do Estado, no Município de Juazeiro do Norte.

Para o comerciante Osmar Alves Matos, proprietário de uma locadora na Vila Fátima, "a presença do trem no bairro vai facilitar a vida dos moradores da Vila e dos comerciantes, uma vez que a população dispõe de um transporte mais barato e seguro". A passagem de Juazeiro a Crato custa somente R$ 1,00.

De acordo com a gerente do Metrô do Cariri, Maria Dina Oliveira, o sistema transporta em média 1.400 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 6 às 19 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. A movimentação de passageiros está dentro da expectativa da administração do Metrô do Cariri.

O aposentado Francisco Roberto Piancó diz que o movimento de passageiros vai aumentar quando for feita a interligação com os ônibus.

Transporte e lazer

Mesmo tendo que se deslocar do Bairro do Seminário para o Centro da cidade, Piancó diz que utiliza o Metrô como transporte e como lazer. "É bom viajar de trem para Juazeiro, admirando a paisagem dos sítios e dos bairros cortados pela via férrea", complementa. A comerciante Cícera Alves, conhecida como "Rainha da Sucata", afirma que o trem foi uma grande conquista para o Cariri. Agora, com a inauguração da Estação Fátima, a gente "estica a viagem até o final de Juazeiro".

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destaca que o novo meio de transporte vai fomentar o desenvolvimento da região do Cariri, já que vai interligar importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias; atender ao crescente processo de urbanização e integração regional, e atrair investimentos industriais e comerciais na região do Cariri.

O Metrô também vai gerar, aproximadamente, 160 empregos diretos. O Metrô do Cariri foi inaugurado em dezembro de 2009, com dois veículos do tipo Transporte Rápido Automotriz, fabricados pela empresa Bom Sinal, de Barbalha.

A princípio, funcionou apenas três estações de passageiros, uma no Crato e duas em Juazeiro. Nesta primeira fase de "operação branca", não foram cobradas passagens. "Foi fase de adaptação durante a qual foram verificados o desempenho dos equipamentos e a adaptação dos funcionários e da população ao novo serviço".

O sistema só começou a operar comercialmente no dia 31 de maio, cinco meses depois da inauguração, com sete estações: Crato, Padre Cícero, Muriti, São José, Antônio Vieira, Teatro e Juazeiro do Norte. O percurso de Juazeiro do Norte a Crato é feito em 30 minutos. Ao todos, são 46 viagens por dia, de segunda a sexta-feira, e 30 viagens aos sábados.

Requalificação

O Projeto do Metrô do Cariri é o primeiro de requalificação do sistema ferroviário de transporte de passageiros no Interior do Estado do Ceará.

Envolveu investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 25 milhões, que abrangeram a remodelação da via permanente entre o Bairro Vila Fátima, em Juazeiro do Norte, e o Distrito de Muriti, localizado na cidade do Crato, com a substituição de dormentes, correção de alinhamento e, também, nivelamento da linha.

ENQUETE

Facilidade

Osmar Alves Matos
Comerciante
A presença do trem vai facilitar a vida dos moradores da Vila e dos comerciantes, pois se terá transporte mais barato e seguro

Cícera Oliveira
Comerciante
Agora a gente estica a viagem até o final de Juazeiro do Norte. O trem foi uma grande conquista para o Cariri

Francisco Roberto Piancó
Aposentado
Com a interligação do Metrô com os ônibus, o movimento de passageiros vai aumentar aqui na região

MAIS INFORMAÇÕES

Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos de Fortaleza: (85) 3101.71 15

Gerência local: (88) 3102.3050

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Logo mais, as Notícias...

O Porquê da escassez de notícias hoje...

Bom Dia, gente!

Hoje é o dia 10 de Setembro de 2010. Quero pedir as nossas desculpas pela escassez de postagens de ontem para hoje, acontece que estamos desde ontem fazendo uma manutenção profunda na rede de computadores, desinfectando-os e instalando novos programas de segurança, e isso nos força a parar de rodar quase todos os programas instalados, enquanto os procedimentos não se completam. Desde ontem, nossos computadores estão fazendo varreduras atrás de problemas na rede, localizando-os e corrigindo-os.

Espero que logo logo nós possamos continuar nossa marcha de notícias e informações. Por conta do problema, estivemos com a Rádio Chapada do Araripe também fora do ar, mas espero que tudo isso se resolva nas próximas horas.

PREVISÃO DO TEMPO

A previsão do tempo para hoje em Crato é de dia de sol com algumas núvens e não chove. Temperatura máxima de 30 graus e mínima de 23, informa o site Climatempo. Durante a madrugada, os termômetros registraram 26 graus, e umidade relativa do ar, 62 por cento.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

ALMANAQUE - 10 De setembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE


10 de Setembro: Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (Portugal em 1756).

* 1837 - O líder farroupilha Bento Gonçalves foge da prisão e volta a comandar a rebelião.
* 1974 - Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau.
* 1977 - É executada a última pessoa pela guilhotina em França, Hamida Djandoubi.

Nasceram neste dia...

* 1638 – Maria Teresa de Espanha (m. 1683).
* 1939 - Jorge Sampaio, político e antigo Presidente da República de Portugal.
* 1976 - Gustavo Kuerten, ex-tenista brasileiro.

Morreram neste dia...

* 1169 - Matilde de Inglaterra, a Imperatriz (n. 1102).
* 1979 - Agostinho Neto, médico e nacionalista angolano (n. 1922).
* 1983 - Felix Bloch (na imagem) , físico suíço (n. 1905).

Fonte: Wikipedia

CRATO - Notícias do Dia 10 de Setembro de 2010


Secretaria de Educação conclui entrega de fardamentos

A Secretaria de Educação do município do Crato concluiu a entrega de fardamentos e kits para estudantes de toda a rede de ensino municipal. Foram distribuídos mais de 18 mil novos fardamentos, possibilitando ao alunado uma identidade estudantil renovada, resgatando também a sua cidadania. No dia 7 de Setembro os alunos puderam exibir para toda a sociedade cratense os novos uniformes, durante o desfile cívico. O investimento nos fardamentos escolares tem sido um compromisso da administração Samuel Araripe, desde que assumiu a administração cratense.

Projeto de saneamento segue na sua segunda etapa

O projeto de saneamento está sendo realizado em várias ruas da cidade do Crato, incluindo bairros e centro. O trabalho já se encontra em sua segunda etapa de serviços, com quase 50 homens trabalhando para agilizar a obra e não causar tantos transtornos aos cratenses. As novas tubulações para distribuição de água contribuirão não só para a saúde da população, mas para contar o desperdício de água, que tem gerado prejuízos aos cofres públicos e ao meio ambiente. O investimento faz parte de um trabalho que vem sendo acompanhado de perto pelo Prefeito do Crato, Samuel Araripe, por meio da coordenação da Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC). Os serviços também estão voltados para a renovação da rede de esgotos. Serão renovados cerca de 15 quilômetros da rede de distribuição da cidade, com a troca de canos de amianto por PVC.

CMDCA realiza reunião sobre o Edital Petrobras Distribuidora e Fundo para Infância e Adolescência em Crato

O Governo do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA, realizaram na última quarta-feira, dia 8 uma reunião ordinária na Sala dos Conselhos, na própria secretaria.

A conferencia teve o propósito de realizar o repasse do edital da Petrobras Distribuidora - FIA - Fundo para Infância e Adolescência e contou com a participação de entidades não governamentais como: PROJETO NOVA VIDA, PROJETO VERDE VIDA; Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE; OIKOS CARIRÍ, que trabalha com reciclagem; Sociedade Lírica do Belmonte- SOLIBEL e Associação Cristã Esperança e Vida ACEV.

Na ocasião foi discutido o ofício encaminhado pelo juiz de direito da 4ª vara Dr. José Mauro Lima Feitosa, convidando o CMDCA para se fazer presente as audiências concentradas nos próximos dias 22 e 23. Ainda na reunião o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente CMDCA decidiu por determinar ao município do Crato, um técnico jurídico para assessorar o conselho.

Os projetos a serem contemplados deverão visar ações de fortalecimento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, com ênfase na mobilização social e na articulação para a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O Município do Crato vem trabalhando de forma ativa unindo forças e formando parcerias com entidades não governamentais e empresas para promover mais qualidade de vida para as crianças e adolescentes da comunidade cratense.


Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30