xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 setembro 2010

Reivindicações da população do Crato - Dia 08 de Setembro de 2010



Quero de antemão comunicar a toda a população, e especialmente aos leitores do Blog do Crato, que são muitos, que o Prefeito Samuel Araripe é sensível às reivindicações da População e diante das sugestões, críticas e orientações, já solicitou que cada Secretário possa vir a público também, a fim de responder por sua pasta e atender à cada reivindicação. Que possam vir aqui ao Blog do Crato e outros canais de comunicação e responder diretamente e de forma democrática, orientando, atendendo, e procurando sobretudo, solucionar os problemas apontados por todos. Acreditamos que a democracia é o governo DO POVO. Numa democracia, o povo escolhe os seus representantes, aqueles mais aptos a conduzir o seu destino e o seu futuro. Portanto, num regime democrático, o povo elege líderes que possam solucionar seus problemas. Contando com isso, é que esperamos que com a participação DIRETA dos próprios secretários de governo no sentido de esclarecer pontos importantes, estejamos contribuindo sobremaneira para o fortalecimento da democracia e de uma forma perene, criando canais de diálogo direto entre o povo e aqueles que eles escolheram como seus representantes. As respostas aos apelos serão realizadas dentro das possibilidades e do alcance de cada pasta em tentar solucioná-los.

Assim é que passamos a apresentar as últimas reivindicações da População do Crato, publicadas no mural que fica do lado direito do Blog do Crato. De antemão, como administrador do Blog, eu aviso que só serão publicadas as críticas e reivindicações que sigam um tom respeitoso e de civilidade. Críticas com palavrões e outras ofensas, serão sumariamente deletadas antes mesmo de chegar ao mural, porque sempre acreditei que para alguém começar com o pé direito em se comunicar ao mundo, o primeiro pré-requisito chama-se: Educação. De posse disto, passamos a elas:

Filipe M Morais em 08/09/2010 Creio que se o comércio em barracas nas praças fosse regularizado, das formas que já citei antes, não haveria motivos para não cobrar impostos destes comerciantes, o que gera divisas para o município, e garante a renda de várias famílias!

RESPOSTA: Prezado Filipe, obrigado por seu questionamento. Sua pergunta já está sendo encaminhada para o Secretário Olímpio, que se pronunciará em breve. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

leonardo brito em 08/09/2010
quando vão iniciar as reformas das praças e a construção da encosta do Seminário?

RESPOSTA: Estarei consultando alguns setores da administração, e espero trazer a resposta a essa pergunta o mais breve possível. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

Maria Otilia em 07/09/2010
Realmente todas as nosas praças precisam urgente de uma revitalização. Principalmente as praças: Sé e Juarez Távora (São Vicente).

Cicera em 07/09/2010
prefeito samuel araripe, não vamos deixar os postes de luzes acessos pela manha. Porque a gente tambem paga a iluminaçao das ruas.

RESPOSTA: Prezada Cícera, o prefeito de uma cidade nem sempre está a par de uma lâmpada que está queimada ou está acesa permanentemente numa rua distante, de um bairro qualquer da cidade. É preciso que a população também faça a sua parte, e ligue para a COELCE, que é a empresa responsável pela manutenção da iluminação. Problemas de iluminação devem ser encaminhados à COELCE, assim como os de água à SAAEC. ( Por: Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa do Município ).

Antonia Crato em 07/09/2010
Prefeito Samuel Araripe preste mais atenção as pessoas que dão informações na Secretaria de saúde, pois tem uma pessoa que diz ser secretaria da dona Nizete uma tal de Aline que é muito arrogante e distrata a populaçao pobre do Crato.

RESPOSTA: Prezada Antonia, pelo que eu conheço a Aline, e a conheço bastante, é uma pessoa excelente, que trata a todos com muita distinção, educação e gentileza. Sua reclamação não condiz com o excelente atendimento que eu tenho presenciado por parte da Aline para com a população. ( Por: Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

Thibério em 07/09/2010
- em torno da praça, existem lanchonetes, pizzarias e sorveterias de comerciantes que pagam aluguéis, impostos etc. Praça não é lugar de quitandas que de fato, produzem muito lixo, ainda mais, sem higiene e segurança.

Chico Roberto em 07/09/2010
Além das barracas, com tristeza vemos o LIXO no chão. Será falta de limpeza ou falta de educação ?Resposta: As duas opções.Roberto

Thibério Cesar em 07/09/2010
achei que a foto do dia fosse a feira na Indonésia. Está horrível nossa praça.

RESPOSTA: Thibério, aquela foto da Praça é de 2007. Mesmo assim, as pessoas não tem a devida educação e jogam lixo nas ruas. Ontem foi dia 07 de setembro. Embora houvessem inúmeras lixeiras na Praça da Sé, a população prefere jogar o lixo nas ruas. Acho que alguns pensam que por ser 7 de setembro eles têm isso por premiação, para ter o direito de sujar mais ainda as ruas. O grande problema do povo do Crato ainda se chama: EDUCAÇÃO. ( Dihelson Mendonça )

Filipe M Morais em 07/09/2010
Por que a prefeitura não organiza as barracas que vendem alimentos na praça da Sé? Garanto que se fosse feito um trabalho de capacitação e de infra estrutura no local, iria-se atrair muito mais clientes, garantindo o sustento daquela gente

Maria Otilia Moreira em 06/09/2010
Pedimos aos responsáveis pela sinalização da ponte próximo ao viaduto na saída do Crato para Juazeiro. A iluminação está parecida com as luzes semáforo, atrapalhando a visibilidade dos motoristas.

Vicente- Iguaba-RJ em 06/09/2010
Semana que vem estou chegando na cidade. Realizando um grande sonho de cohecer a cidade que meu pai nasceu. Forte abraço.

RESPOSTA - Seja Bem-vindo ao Crato novamente, Vicente!

Antonio César em 06/09/2010
Oi Dihelson. Este mês fico meio nostálgico, pois lembro-me do desfile que eu participava, pelo Grupo Escolar D.Quintino e depois pelo Wilson Gonçalves. Gostaria se possível, fazer uma cobertura fotograáfica desse momento.

diego daniel em 06/09/2010
DAYA...nossa incompreensão não é pelo transtorno da obra, e sim com a conclusão dela,.ex: rua José Carvalho no centro, a obra de saneamento terminou a 18 dias, e ta lá os buracos em meio a lama e poeira

RESPOSTA - Prezado Diego Daniel, a Resposta para esse questionamento encontra-se algumas linhas abaixo. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

rumenik em 05/09/2010
A próxima perda do CRATO, diz blog juanew pode ser O TERMINAL DA PRETROBRAS, a linha com bitola de 1m,50, não tem projetos para o crato. E os candidatos votando em Crato.

RESPOSTA: Prezado Rumenik, pelo que eu sei, isso não tem a menor procedência, porque inclusive já foi discutido esse problema da bitola, e uma parte do distrito industrial ficará em Missão Velha e o Crato fará parte também, mas com a bitola atual; Isso é um boato que não procede. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

Janinha Brito em 05/09/2010 Visitem o blog da cultura e saibam tudo sobre os eventos e sobre o festival Cariri da Canção, http://culturacrato.blogspot.com

DAYA em 05/09/2010
Não dá para entender o povo do crato se faz alguma obra fala, se não faz tambem fala.Tenha santa paciencia e por isso que aqui não vai para frente o povo deveria ser mais compreensivo!!Mais na hora de apoiar candidatos ficha suja sabem!!!

diego daniel em 05/09/2010
O problema da limpeza publica é muito mais além da educação do nosso povo. Procurem saber do "FEITOR" que atende por nome de Robim, e veja o que ele faz com os garis. O Sr. Prefeito ja é ciente disso.

RESPOSTA: Prezado Diego Daniel, estarei informando sobre o caso. ( Dihelson Mendonça )

OTÁVIO LEITE em 05/09/2010
VENDO UM TERRENO NO LOTEAMENTO ALDEOTA/MURITI, 8X21, NA AV. PE CICERO, SENTIDO JUAZEIRO/CRATO, (PRÓX. AO SAFALTO E POR TRÁS DA FRANCILU VIDRAÇARIA). CONTATOS88) 3571-3401 (88) 9965-3282/9913-4032

Carlos Alberto-SP em 05/09/2010
O CRATO PRECISA DE MAIS UNS DEZ SAMUEL ARARIPE NO PODER, AGENTE SENTE O AMOR QUE ELE TEM A SUA CIDADE,É UMA PENA QUE UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO. MEU POVO FAÇAM MAIS PELA NOSSA CIDADE.

RESPOSTA: Prezado Carlos Alberto, o prefeito Samuel Araripe me pediu para agradecer em seu nome e Administração, ao Carlos Alberto pela sua mensagem de apoio e gentileza, e lhe envia um Forte Abraço. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

cratenses em 05/09/2010
Que o sr Bispo,não tente mandar o padre Edimelson para o juazeiro .pois nossa revolta sera grande.O padre resgatou a nossa festa da padroeira.

diego daniel em 03/09/2010
atenção SAAEC!...porque que ao concluir a obra de saneamento nas ruas e avenidas demoram tanto para asfaltar?...pois o Crato esta sujo, empuerado e esburacado, causando danos a toda a população!

RESPOSTA: Prezado Diego Daniel, somente depois de passados entre 15 a 30 dias depois do corte no Asfalto, é que as máquinas poderão refazê-lo, porque o solo precisa desse tempo para suportar a nova camada. Não se pode colocar o asfalto logo após o corte, porque ele logo cederia, estragando todo o procedimento. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

fatima em 01/09/2010
Gostaria de solicitar a empresa que realiza o saneamento da cidade do crato,reparo na ladeira da cx dagua ,pois ha um buraco que esta cortando os pneus dos carrros.obrigada.

RESPOSTA - Prezada Fátima, sua reclamação está anotada e será repassada ao órgão responsável ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

Palmeiral em 31/08/2010
Atenção Demutran, Favor efetuar Blitz no conjunto Palmeiral, crianças e adultos andam sem habilitação e capacete em alta velocidade, colocando em risco a vida deles e dos moradores, há também muitos adultos desabilitados fazendo rachas.

RESPOSTA: Sua sugestão está anotada e é muito importante. Estamos repassando ao Joatan, Chefe do Demutran de Crato. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

Moradores Palmeiral em 31/08/2010
No intuito de evitar acidentes, venho solicitar ao Sr. Joatam que providencie rondas do Demutran no Conjunto Palmeiral, nos horários entre 17:00 e 19:00 e finais de semana, crianças entre 12 e 14 anos pilotam motos em alta velocidade

João Alfredo em 30/08/2010
Fiquei indignado com o atendimento do BB, passei 3hs esperando para ser atendito,pessoas velhas em pé,sentados pelo chão,as cadeiras não dava para todos os clientes...e apenas 3 pessoas atendendo.Isso é uma falta de respeito com os clientes

RESPOSTA: Prezado João Alfredo, é realmente revoltante essa situação no Banco do Brasil. No Bradesco não é diferente. O importante é pegar a senha logo que entrar na agência bancária, a fim de comprovar depois o tempo que gastou para ser atendido.( Dihelson Mendonça )

diego daniel em 30/08/2010
alguem proximo do prefeito Samuel Araripe poderia orienta-lo, pois o Crato parou no tempo...Tauá, Iguatú cidade inferiores a nossa, da show em desenvolvimento!..de fato o Crato é do piqui mesmo,..bem nativo...

RESPOSTA: Meu prezado Diego Daniel, acho que você não deve morar no Crato. Porque vir comparar o Crato com Tauá e Iguatu não está a par do que acontece aqui na nossa cidade nos últimos anos. Temos tido um grande desenvolvimento, maior do que em todas as administrações anteriores. A cidade tem recebido premiações exatamente pelo reconhecido por parte de inúmeras entidades responsáveis pela medição, e índices de desenvolvimento. Mais de 300 empresas se instalaram no Crato nos últimos tempos. Acho que você precisa se atualizar e conhecer mais sobre a nossa cidade. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa do Município ).

maria irene em 27/08/2010
cicero duarte eu preciso comprar o teu livro memorias do quixará da pra voce me falar onde conseguir? por favor meu emai é; mairdes2zipmail.com.br abraços e aguardoOK?

Sérgio Vieira em 27/08/2010
Hermano, a materia totalmente tendenciosa do alexandre pra que isso ?

hermanobarreto em 27/08/2010
a poluição visual em crato continua as claras por parte dos candidatos. a materia com fotos do alexandre lucas,impecaveis.mas,convenhamos estas foram escolhidas a dedo. vamos cobrar,sem fazer oposição aos seus.sejamos mais justos.

rumenik em 26/08/2010
QUI GOSTOSO É OUVIR A RADIO EDUCADOR DO CARIRI DO CRATO,NOVAMENTE NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES A INTERNET.QUERO AGORA É DR MEUS PARBENS AO GRANDE ENPREENDEDOR GERALDO.E AO BLOG DO CRATO

Eduardo em 26/08/2010
A rua Augusto Bacural é uma pequena rua (no centro do Crato) que passa por dois problemas graves: uma reforma que coloca os entulhos tomando mais da metade da rua, uma árvore cuja copa está tão baixa atrapalhando o trânsito.

carlos cesar em 26/08/2010
Ví a materia da revitalização das Praças, mais todo cuidado para não ficar como a praça siqueira campos, acabaram!Mataram árvore centenária.

RESPOSTA: Prezado Carlos Cesar, o projeto de revitalização das Praças centrais será conduzido por pessoas muito competentes, e com todo o acompanhamento por parte da população, de modo a fornecer transparência. Entretanto, devemos ressaltar que mesmo as empresas mais habilidosas e que venham a vencer a licitação, acidentes são coisas que estão acima da capacidade e da vontade humanas, por isso se chamam "acidentes", caso contrário, seriam atos intencionais. Esperamos que não aconteçam mais "acidentes" como o referido pelo leitor Carlos Cesar, em relação à Praça Siqueira Campos. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

Eleitor Cratense em 26/08/2010
Temos um candidato realmente do Crato, nasceu , reside e trabalha pelo progresso de nossa cidade, exemplo disto é o que o mesmo faz pelo Serrano

João Alfredo em 25/08/2010
Ontem me deparei com um absurdo, uma moto na calçada da lanchonete na R. Theofilo Siqueira, o povo lanchando e a moto em cima da calçada!Só no Crato mesmo.

RESPOSTA: Prezado João Alfredo, a sua reivindicação está anotada e será encaminhada para a autoridade competente. Obrigado por nos avisar deste problema. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

Rafaelly em 25/08/2010
Povo do crato, que não faz ideia para onde vai os seus impostos. que é pago com o suor do trabalho do povo cratense, onde estão as melhorias na educação, saúde e no sameamendo da quele canal imundo no centro, é uma falta de vergonha!

RESPOSTA: Prezado Rafaelly, meu amigo, se você não consegue ver as grandes melhorias que obtivemos nos últimos tempos nas áreas de Saúde, Educação, Saneamento, Cultura, e Desenvolvimento geral, comprovados pelos índices divulgados pelo próprio Governo Federal e outros órgãos em relação à muitas cidades brasileiras, índices estes que acarretaram inclusive premiações e distinções ao Crato, de duas uma: Ou você não reside no Crato, ou tem apenas o prazer de querer detonar a administração da cidade, sem observar o muito que se tem feito nos últimos tempos. Porque aqueles que estão realmente a par do que acontece no Crato, sabem que a cidade melhorou bastante com a administração Samuel Araripe. Basta comparar o Crato de hoje com o Crato de uma década atrás, que era de um atraso tão grande que por exemplo, para uma cidade que já foi a capital da cultura regional, nem sequer havia mais uma Secretaria de Cultura. Nunca se fez tanto pelo Crato quanto nesta gestão, tanto, que posteriormente estarei listando aqui todas as realizações da atual administração, para quem quiser tirar as dúvidas. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

DIEGO DANIEL em 25/08/2010
ao participar da audiencia na camara dos vereadores de Crato, percebi que ali existem um bando de incopetente que não tem noção da tamanha responsabilidade que o cargo exige..VIVA A

Armistrong Souto em 25/08/2010
Acabo de tomar conhecimento do blog e da rádio, através de um amigo crateense, o Ricardo Macário. Agrônomo contemporâneo meu do campus de Areia - UFPB. Só posso dizer que a programação é de um nível excelente. Parabéns, vida longa.

Pedro Paulo em 25/08/2010
O demutran do Crato esta multando por brincadeira. a moda gora é contra mão de direção. o fato mais intrigante é que em todos os casos o condutor segundo os guardas encontra-se sempre ausente.

RESPOSTA: Prezado Pedro paulo, sua importante mensagem será entregue ao Chefe do Demutran de Crato, Sr. Joatan. Entretanto lhe adianto que desde que mundo é mundo, estacionar na contramão do fluxo, é proibido e passível de multa e outros procedimentos. O problema é que todo mundo nunca seguiu esse procedimento, e agora, haverão de seguir. ( Dihelson Mendonça - Assessoria de Imprensa )

tiago em 24/08/2010
samuel araripe o melhor prefeito nas ultimas décadas!

Nailza em 24/08/2010
Concordo plenamente com Otília, na R. Theófili Siqueira tem uma lanchonete que as cadeiras e churrasqueira ficam na calçada e os pedestres tem que descer se sujeitando serem atopeladas.

Maria Otilia Moreira em 23/08/2010
Por onde anda a equipe responável pela poluição visual?? E porque também não fiscaliza mesas e cadeiras em cima da praça Siqueira Campos, que viroru um bar. Guardas só fiscalizam os pobres verdureiros...que democracia!!!!!

CONCLUSÃO: Estaremos levando as reivindicações da População para as autoridades competentes. Esperamos poder solucionar pelo menos a maior parte dos problemas apontados. Quem quiser se manifestar, o direito é livre e garantido, usando-se da boa educação e escrevendo no Mural do lado direito do Blog do Crato. Comentários agressivos, meramente pejorativos, ou anônimos não serão publicados.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça

Pastor Americano pretende Queimar o Alcoorão no próximo sábado


NE - Cada louco...


Uma igreja da Flórida, nos Estados Unidos, ignorou nesta quarta-feira (8) as críticas mundiais e afirmou que mantém seus planos de queimar cerca de 200 exemplares do Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos), enquanto autoridades locais tentam impedir o protesto. Apesar das condenações feitas por funcionários americanos, militares e líderes religiosos, a igreja informou que realizará o protesto contra o Islã no nono aniversário dos ataques de 11 de setembro. Terry Jones, pastor da Igreja, disse que está determinado a realizar o ato.

- Nós sentimos que essa mensagem é importante. Nós ainda estamos determinados a fazê-lo.

Ele explica que a mensagem da igreja é destinada aos radicais do Islã.

- Nós queremos que eles saibam que, se estão nos EUA, precisam obedecer nossas leis, a Constituição e não empurrar lentamente a agenda deles sobre nós.

Autoridades mundiais criticam iniciativa de pastor

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, classificou o plano como “vergonhoso” em meio a temores de que a ação desperte ira no mundo islâmico, colocando em perigo as vidas das tropas americanas e aliadas no Afeganistão. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, condenou hoje o plano da igreja, afirmando que um ato dessa natureza não pode ser apoiado por nenhuma religião. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, também classificou de odioso a decisão da igreja.

- É uma falta de respeito, odioso e simplesmente um erro.

Merkel falou sobre o caso durante a entrega de um prêmio de liberdade de imprensa ao chargista dinamarquês Kurt Westergaard, ameaçado de morte por extremistas muçulmanos por ter feito uma caricatura do profeta Maomé.

Cidade se prepara para conter queima de Alcorão

As autoridades da pequena cidade universitária de Gainesville, nos EUA, reuniram-se nesta quarta para traçar planos de contingência entre os bombeiros e a polícia antes da queima dos livros, prevista para as 18h locais (19h em Brasília) no próximo sábado (11), data dos atentados ao World Trade Center em Nova York. O porta-voz da prefeitura, Bob Woods, disse que a igreja violará as leis municipais, que proíbem fogueiras ao ar livre, e poderá ser alvo de uma multa de R$ 431 (US$ 250). No entanto, Woods completou que não está descartada a possibilidade de prisões.

- Vai depender do que ocorrerá depois da queima dos livros em Gainesville e de os bombeiros controlarem o fogo. Nós temos um plano de contingência.

Fonte: R7

Crato realiza um dos maiores desfiles de 7 de Setembro

Mesmo enfrentando um sol de rachar, e um calor capaz de fritar ovo no asfalto, milhares de pessoas se acotovelavam pelas ruas do centro do Crato nesta manhã do dia 07 de Setembro de 2010, buscando um lugar melhor a fim de ver os desfiles em homenagem ao dia da pátria. Eu poderia aqui fazer um daqueles textos enormes, jornalísticos, descrevendo como foi cada etapa, desde o hasteamento das bandeiras, comandada pelo cerimonialista Huberto Cabral, passando pelo discurso excelente do prefeito Samuel Araripe, ao desfile do Tiro de Guerra, dos Bombeiros e das inúmeras escolas, que ficaram das 08 da manhã às 03 da tarde, com muita garra, com muita forçade vontade, e sobretudo alegria, que não faltou às diversas escolas que participaram do evento. Mas ao invés de um texto longo e enfadonho, eu prefiro mostrar uma pequenina parte daquilo que eu vi em fotografia. Quando digo pequenina, é porque do evento eu fiz mais de 400 fotos. Aqui vão apenas algumas delas, que nem são as melhores. Apenas algumas. Diga-se de passagem que eu também fiquei das 8 às 15h carregando 5Kg de equipamento fotográfico e agora que estou conseguindo postar essas primeiras fotos, às 17:05. Dêem uma olhada aí enquanto vou chegando...

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:

Milhares e milhares de pessoas no maior desfile de todos os tempos:

Img_7060

Gente bonita é o que não faltou, muito bem escolhidas pelas escolas:

Image3

A diversidade, a criatividade, tomou conta do desfile, e ao invés de termos apenas aquela clássica monotonia, o desfile deste ano proveu o povo de coisas maravilhosas, como um verdadeiro espetáculo que reuniu Arte...

Img_7063


Img_6988

Civismo...

Img_6967

Tradição...

Img_6959


Img_7099

Palavras de órdem da história recente do País, contra a Corrupção...

Img_7112

O desfile, pode-se dizer que teve até muita sensualidade...

Image4

E momentos de grande seriedade...

Img_7145

Teve gente cansada com carinha de prisioneira de um sol causticante. Isso é uma maldade...

Img_7176

Who´s Bad ?
O Michael Jackson apareceu no desfile, representando as escolas de dança, que promoveram um espetáculo que arrancou aplausos da platéia:

Img_7242

Michael visitou o Olodum, e trouxe toda uma coreografia, ensaiada, perfeita!

Img_7244


Img_7235


IMG_6950

Para o delírio dos fãs...

Img_7194


Pessoas se protegiam do sol como podiam...

Img_7422

Um belo retrato em plena Praça da Sé...

Img_7396

É impossível não parar para admirar a beleza das balizas...

Img_7480


Img_7486

Ao som ensurdecedor das fanfarras

Img_7103

Teve até desfile de Escola de Karatê...

Img_7126


Img_7011

E de muitas outras escolas...

Img_7294

Gente até aonde a vista alcança...

Image2


Img_7071

No palanque oficial, as autoridades: Vemos aqui, o prefeito SamuelAraripe e a primeira dama, Mônica Araripe. É "V" de Vitória !

Image5

E aqui, o Major Hermann, em farda impecável, muito elegante, ao lado da sua digníssima esposa:

Image6


Fotos e Texto: Dihelson Mendonça
O.B.S - Estas fotos estarão durante esta tarde no Blog do Crato, mas devido ao espaço exíguo, logo serão levadas para uma galeria à parte, onde poderão ser apreciadas.

Música Cristã no Teatro Salviano Arraes Saraiva

Mais um evento apoiado pela Prefeitura Municipal e Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato, um resgate da história da Música Cristã feita no Brasil a partir da década de 60, um show com o Trio Instrumental Cariri e grandes músicos da nossa região. Aberto ao público, prestigiemos!


COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de Setembro de 2010

CRATO – CE:

POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL REGISTRA ACIDENTE DE TRANSITO NA CE 292. Uma colisão envolvendo um veículo WW Gol, de placas NNA 0877 de Barbalha e uma motocicleta Fan, placa NRB 0615 de Crato, ocorrida por volta das 20h30min, desta terça-feira, (07), no KM 06 da rodovia CE 292, nas imediações do viaduto do Bairro Muriti em Crato foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual.

A motocicleta era guiada por Robério dos Santos Aguiar que transportava como garupeira a sua filha, a menor de 14 anos, Roberta Galdino Aguiar, ambos residentes em Crato. O motorista do Gol fugiu sem ser identificado deixando o veiculo local que foi rebocado pela por policiais da P.R.E. até o pátio da 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte. O acidente causou apenas danos materiais.

JUAZEIRO DO NORTE – CE:

COLISÃO ENTRE MOTO E BICICLETA DEIXA FERIDAS DUAS PESSOAS. O fato aconteceu na Avenida Ailton Gomes, no bairro Romeirão, em Juazeiro do Norte, por volta das 16h00min, de ontem (07) envolvendo uma motocicleta Honda Titan CG, 125 cc, de placas NQT-6278-CE, de cor Prata, guiada por Francisco Renê Borges De Araújo, 19 anos, residente no bairro Salesianos, e uma bicicleta conduzida por Ana Maria Dos Santos, moradora do bairro Santa Tereza. Em decorrência da colisão Francisco Renê e Ana Maria caíram ao chão, e foram socorridas pela polícia militar para o Hospital Santo. A bicicleta e motocicleta foram entregues na 20ª DRPC.

POLÍCIA PRENDE CASAL DE TRAFICANTES E APREENDE DROGAS, DINHEIRO E ARMAS E MUNIÇÕES. Ontem por volta das 14h40min, na Rua José Lourenço de Souza, número 145, bairro Juvêncio Santana, em Juazeiro do Norte, a composição da viatura policial militar TP-2361 - cabos Cirilo e Arismar e soldados Januário e Nascimento, prendeu em flagrante delito por crime de tráfico de entorpecentes o casal Alan Charles de Sá Barbosa, 33 anos e Maria Odislânia Martins De Moraes, 25 anos, residentes no local da ocorrência.

De acordo com o boletim do 2º BPM enviado e imprensa foram apreendidos: 980 gramas de maconha; uma muda de pé de maconha em um jarro; um revólver marca INA, calibre .32, sem numeração, capacidade para seis cartuchos, contendo seis cartuchos intactos; R$ 342,95 (sendo R$ 310,95 em moedas e R$ 32,00 em cédulas de dois Reais); duas balanças digitais; duas facas grandes e uma pequena; dois DVDs marca Sony, dois Lenoxx e um Powerpack; 04 celulares marca Nokia, 02 Samsung; 03 carregadores e 02 baterias de celular; 03 fones de ouvido; 02 fontes e um cabo de DVD; 01 Mp4 marca IDEA; 01 punhal prateado e 03 canivetes, 04 relógios; uma calculadora e uma câmera fotográfica marca Cannon. Alan Charles e Maria Odislânia juntamente com o material apreendido, foram apresentados à Autoridade Policial na 20ª DRPC, onde se lavrou o procedimento adequado.

HOMEM DE 32 ANOS AGREDIDO À BALA - Por volta das 22h40min, de ontem, chegou ao conhecimento da CIOPS do 2º BPM a informação de que deu entrada no Hospital Santo Inácio, vitima de lesão corporal a bala, a pessoa de Givanildo Alves Dos Santos, 32 anos, residente no Sítio Santa Rosa.

Ele foi alvejado à bala, na região da clavícula direita, na localidade do Sítio Santa Rosa, município de Crato-CE. O mesmo encontra internado naquela unidade hospitalar onde foi submetido a intervenção cirúrgica. A polícia informa que a autoria do crime ainda é desconhecida.

BANDIDO INVADE RESIDÊNCIA PRENDE OSA MORADORES NO BANHEIRO E ROUBAM R$ 1.300,00 EM DINHEIRO – Nesta quarta-feira, por volta das 00h00min, na rua da Luz, n.º 246, bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte, foi realizado um roubo a residência do Sr. P. de Freitas, 65 anos, por um homem não identificado magro, alto, trajando roupa escura que portava um revólver calibre 38 (trinta e oito), em que foi subtraída a quantia de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais). Durante a ação e todos os moradores da residência foram detidos e levados ao banheiro. A pós o assalto o marginal se evadiu numa motocicleta Honda Biz, de cor amarela e placa não identificada. A polícia militar através da RD 1221, composta pelos soldados Bernardo e Gabriel, foi acionada para o local aonde colheram as informações e fizeram as diligências em busca do assaltante, não tendo êxito na captura do mesmo.

Por: J. Lopes – Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine

"O Silêncio é o Grito Mais Alto". Comentário feito por Liduina Belchior.


Schopenhauer escreveu esta frase há muitos anos passados.
E eu gostaria de fazer a minha apologia e interpretação da mesma,
baseada em meus valores, crenças, filosofia de vida, olho clínico
e senso crítico.Esse grito tão alto, nada mais é que uma dor profunda
onde não deve ou não pode urrar em forma de AI! Esse silêncio contido,
é a nossa verdade que também não pode ou não deve esbravejar e escancarar...
É a dor do amor ferido, acidentado e mau tratado.
É a pancada da ingratidão, é a falta de sentimentos nobres. O silêncio e o grito;
o grito e o silêncio, é a flor que insiste em nascer de "um impossível chão",onde
não existe a seiva, o adubo, a água para que ela majestosa e lutadora empurre suas
pétalas para a vida.
Esse silêncio tão alto se resume em todas as palavras entaladas que não conseguem
sair garganta abaixo.
Para os psicoterapêutas ele ( o silêncio) é nocivo, pois vai de encontro à dinâmica das catarses, originando assim as somatizações.
Mas ele é de um valor incomensurável:pois mansamente e silenciosamente diz simplesmente e só: TUDO!

ALMANAQUE - Dia 08 de setembro de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE

8 de Setembro: Dia da independência da Macedónia/Macedônia (da Jugoslávia/Iugoslávia, 1991).

* 1793 - Primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré (na imagem), em Belém do Pará.
* 1944 - Primeiro ataque das bombas voadoras alemãs V-2, contra Londres.
* 1974 - Richard Nixon é perdoado pelo presidente Gerald Ford.

Nasceram neste dia...

* 1157 - Ricardo Coração de Leão, rei de Inglaterra (m. 1199).
* 1925 - Peter Sellers, ator britânico (m. 1980).
* 1971 - David Arquette, ator estadunidense.

Morreram neste dia...

* 1949 - Richard Strauss, compositor e maestro alemão (n. 1864).
* 1915 - José Gomes Pinheiro Machado, político brasileiro, senador e propagandista da República (n. 1851).
* 2003 - Leni Riefenstahl, cineasta alemã (n. 1902).

Fonte: Wikipedia

HOJE NA HISTÓRIA - O Que é o Círio de Nazaré ?


O Círio de Nazaré , em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Mundo e uma das mais tradicionais também,sendo celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará. É celebrada anualmente no 2°domingo de outubro. Outras regiões devido a migração de paraenses acabaram criando a procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de Fé. Até em Portugal é celebrada. No dia 8 de Setembro na vila da Nazaré. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande.

No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã. O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém. Alguns estudiosos estão considerando o Círio de Nazaré em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois milhões de pessoas em uma só manhã.

Lendas e histórias - Em Portugal

A imagem da Virgem teve origem em Nazaré, na Galiléia, e representa a Virgem Maria sentada, de cor escura, tendo no seu colo o Menino Jesus, o qual amamenta. A estátua, entalhada em madeira e identificada como original dos primeiros séculos do Cristianismo, percorreu a cristandade desde Nazaré (Israel) até surgir em Nazaré (Portugal) quando, no século XII, se tornou símbolo de fé do cavaleiro D. Fuas Roupinho, o qual mandou erigir a Capela da Memória em agradecimento à Virgem (1182), após milagrosamente ter se salvo de um acidente fatal quando, montado a cavalo, perseguia um cervo, num episódio conhecido por Lenda da Nazaré. Em 1377 o rei D. Fernando (1367-1383) fundou um templo maior, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio da Nazaré. Desde então, a 8 de Setembro, anualmente, os portugueses se reúnem para reverenciar Nossa Senhora da Nazaré.

A principal romaria, o Círio da Prata Grande, vem anualmente do concelho de Mafra e transporta, numa berlinda, uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré que não é uma réplica da Verdadeira imagem, pois esta está sentada e a imagem do Círio está de pé, existindo outras diferenças. A imagem de Nossa Senhora da Nazaré venerada no Brasil, em Belém, é semelhante à imagem de Nossa Senhora da Nazaré do principal Círio português.

No Brasil

A introdução da devoção à Senhora da Nazaré, no Pará, foi feita pelos padres jesuítas, no século XVII. Embora o culto tenha se iniciado na povoação da Vigia, a tradição mais conhecida relata que, em 1700, Plácido, um caboclo descendente de portugueses, andava pelas imediações do igarapé Murutucu (área correspondente, hoje, aos fundos da Basílica) quando encontrou uma pequena estátua de Nossa Senhora da Nazaré. Essa imagem, réplica de outra que se encontra em Portugal, entalhada em madeira com aproximadamente 28 cm de altura, encontrava-se entre pedras lodosas e bastante deteriorada pelo tempo e pelos elementos.

Plácido levou a imagem consigo para casa, onde tendo-a limpado, improvisou um altar. De acordo com a tradição local, a imagem retornou inexplicavelmente ao lugar do achado por diversas ocasiões até que, interpretando o fato como um sinal divino, o caboclo decidiu erguer às próprias custas uma pequena ermida no local, como sinal de devoção. A divulgação do milagre da imagem santa atraiu a atenção dos habitantes da região, que passaram a acorrer à capela, para render-lhe homenagem. A atenção do então governador da Capitania, Francisco da Silva Coutinho, também foi atraída à época, tendo este determinado a remoção da imagem para a Capela do Palácio da Cidade, em Belém. Não obstante ser mantida sob a guarda do Palácio, a imagem novamente desapareceu, para ressurgir em seu nicho na capela. Desse modo, a devoção adquiriu caráter oficial, erguendo-se atualmente, no lugar da primitiva ermida, uma capela, hoje a suntuosa Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

Em 1773 o bispo do Pará, Dom João Evangelista, colocou a cidade de Belém sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré. No início do ano seguinte (1774), a imagem foi enviada a Portugal, onde foi submetida a uma completa restauração. O seu retorno ocorreu em outubro desse mesmo ano, tendo a imagem sido transportada, do porto até ao santuário, pelos fiéis em romaria, acompanhada pelo Governador, pelo Bispo e pelas demais autoridades, civis e eclesiásticas, escoltadas pela tropa. Este foi considerado o primeiro Círio, que etimologicamente designa uma vela grande de cera. Desde então, o Círio de Nazaré é realizado anualmente, no segundo domingo do mês de Outubro.

Entre os milagres mais expressivos atribuídos à imagem de Belém, encontra-se o que envolveu os passageiros do brigue português São João Batista. Partindo de Belém rumo a Lisboa, no dia 11 de Julho de 1846, a embarcação de dois mastros à vela veio a naufragar decorridos poucos dias da partida, sendo os passageiros salvos por um bote que os conduziu de volta a Belém.

Este brigue seria a mesma embarcação que, anos antes (1774), havia transportado a imagem de Nossa Senhora de Nazaré a Lisboa, para ser restaurada; o bote que salvou os náufragos também seria o mesmo que tinha levado a imagem até ao brigue ancorado no porto de Belém. O bote passou a acompanhar a procissão a partir do ano de 1885.

Apesar de o Círio de Nazaré de Belém (PA) ser o mais conhecido no Brasil, o Círio mais antigo do Brasil data de 8 de setembro 1630 na cidade de Saquarema no Estado do Rio de Janeiro. Após noite tempestuosa a miraculosa imagem de Nossa Senhora de Nazareth foi encontrada por pescadores nos penedos que separa o mar da lagoa onde hoje se encontra a Igreja Matriz. Segundo a lenda, a imagem sempre retornava aos penedos onde foi encontrada, e por este motivo, os religiosos da época acreditando ser um sinal dos céus, resolveram dar início a construção de primeiramente uma capela, que mais tarde deu lugar ao templo atual. O Reconhecimento do Círio de Saquarema como o mais antigo do Brasil se deu com a visita da imagem peregrina de Belém (PA) em 23 de setembro de 2009.

Fonte: Wikipedia

Governo decreta estado de emergência ambiental no Ceará e em mais 14 estados


Levantamento mostra a existência de 1.178 focos de incêndio no país hoje, conforme dados do satélite de referência.

O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência ambiental em 14 estados e o Distrito Federal por causa do grande número de focos de queimadas. Estão na lista os estados: Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal. Com o decreto, o estados podem contratar brigadistas para combater o fogo sem a necessidade de licitação, por exemplo. A portaria com a lista foi publicada ontem (6) no Diário Oficial da União.

Levantamento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra a existência de 1.178 focos de incêndio no país hoje (7), conforme dados do satélite de referência. Do total, o maior número foi registrado em Goiás, 892. Em seguida aparecem Tocantins (288 focos), Bahia (239), Minas Gerais (203), Distrito Federal (31), Mato Grosso (17) e São Paulo (8).

Fonte: Agência Brasil

Ceará – Feriado registra 88 acidentes nas estradas; 17 pessoas morreram


Entre sexta-feira e a noite desta terça-feira foram 88 acidentes nas estradas que cortam o Estado. 17 pessoas morreram

07/09/2010 13:18

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) contabilizou 88 acidentes nas estradas cearenses, entre a última sexta-feira e a noite desta terça-feira, segundo balanço da Operação 7 de Setembro. Nas estradas estaduais, foram contabilizados 51 acidentes. Desse total, 21 acidentes geraram apenas danos materiais. Os acidentes com vítimas feriram 38 pessoas e mataram outras 16. Das 16 mortes deste ano nas CEs, a metade envolveu acidentes com motos. As rodovias federais contabilizaram 37 acidentes e deixaram 28 feridos. Uma pessoa morreu. A vítima foi o condutor de uma motocicleta, que colidiu com uma topic no quilômetro 22 da BR-222, em Caucaia.

Redação O POVO Online

Discurso do Prefeito Samuel Araripe por ocasião das comemorações ao Dia da Independência



"Cada dia fico convencido de que nossa felicidade depende dos valores aparentemente simples, que nos conduzem ao nosso crescimento humano, aqueles que sem sombra de dúvida reconhecem a nossa liberdade. Defender nossos princípios, mostrar que somos independentes, tornou-se um dos motivos para resgatar o dia 07 de Setembro, e celebrá-lo em conjunto com todo Município de Crato.

Observar a PRAÇA DA SÉ completamente ocupada por várias gerações, mostrar que a liberdade e a independência reúnem além da força da luta, a experiência, a fé, a simplicidade, o sonho, a sinceridade, a proteção, o humanismo, valores que o povo do Crato defende diariamente no seu viver, motiva minha responsabilidade de Prefeito para trabalhar pelo bem estar de todos vocês.

Faço questão de destacar a participação de cada um que contribui para a realização do 7 de Setembro, agradecendo aos 33 participantes do desfile que mostraram aos Cratenses um verdadeiro exemplo da cidadania, respeito e honra aos valores que constróem uma sociedade mais justa e respeitadora do ser humano. Sabemos que em 03 de maio de 1817 a heroína Bárbara de Alencar e seu filho Martiniano de Alencar iniciaram a luta pela nossa liberdade declarando a nossa independência e proclamando a república cinco anos antes de DOM PEDRO I e 72 anos antes do Marechal Deodoro da Fonseca.

Contudo, hoje estamos afirmando a importância desta outra conquista, demostrando para aqueles que escreverão nosso futuro que não devemos temer nossa missão, lutando por nossos ideais, somente desta forma podemos transformar verdadeiramente as dificuldades que nos afligem. Às vezes na qualidade de gestor público sinto-me atingido perante as críticas infundadas e sem qualquer parâmetro, mas convicto e otimista que sou, tenho certeza que estamos fazendo um trabalho sério e promissor para o futuro desta cidade, tornando-a rica em tradição e futurista na modernidade, tudo em prol da construção de um Crato cada vez mais digno e forte para as novas gerações.

Trabalhamos bastante para fazermos do presente um exemplo de que podemos caminhar para atingirmos o progresso, mesmo deparando-se com inúmeras dificuldades, conseguimos vencê-las.

Várias ações administrativas e diversas obras serão realizadas ainda na nossa gestão para os anos de 2011 e 2012. Cuidaremos do Crato, pois além das benfeitorias conquistadas no social, na infraestrutura, na saúde, na educação, na honestidade e transparência com a coisa pública, no planejamento, temos a certeza de que uma das maiores conquistas obtidas pela nossa gestão foi o resgate da autoestima da população Cratense, tornando cada cidadão um valioso vencedor, exemplo de independência, de sonho e de dignidade."

Degravado por: Evandro Rodrigues

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30