xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 setembro 2010

Uma obra necessária- Por Alessandra Bandeira

Andando pelas ruas de Crato e até mesmo aqui no Blog do Crato tenho visto muitos questionamentos sobre as obras realizada pela SAAEC no centro da cidade , mesmo causando transtornos, (qual obra que não causa) essa intervenção vai muito além de simples trocas de tubulações, mas também para garantir água de qualidade para a população, já que estão sendo trocados canos de "Amianto" que contém substâncias que podem causar cancêr por tubulações de PVC enquadrado-se assim a normas da Organização Mundial da Saúde que baniu o amianto em mais de 53 países, tanto na forma de caixas d´aguas e telhas como em tubulações, uma obra dessa grandeza deveria ser apoiada pela população já que visa a melhoria na distribuição de agua.
Divido com vocês esse panfleto explicativo que está sendo distribuído junto com as contas d´agua dando maiores detalhes dessa obra.
Parabéns a SAAEC na pessoa do Senhor Prócopio , que acompanha de perto as obras, e que eu tive o prazer de conversar e onde vi a dimensão exata da grandeza dessa obra, e que está a disposição para quem, como eu tiver, duvidas e quiser saber um pouco mais dessa obra e ao Prefeito Samuel Araripe que está sempre antenado nas necessidades da população cratense.
Como cidadã e moradora dessa cidade,há onze anos, vejo claramente o salto qualitativo que a SAAEC vem dando.Com certeza água de qualidade para todos nós!


Para quem quiser saber mais sobre os riscos do "AMIANTO"

Por Alessandra Bandeira

Fotos do Panfleto Wilson Bernardo

BARAFUNDA E DESRESPEITO DOS CANDIDADOS NO USO DOS BENS DE USO COMUM COM FIXAÇÃO DE PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR

Por: Francisco Leopoldo Martins Filho

De forma deplorável e nauseabunda, infelizmente, nos deparamos com altaneira intensidade, por parte dos candidatos a cargos eletivos, exposição de propaganda eleitoral em bens de uso comum, com grande ênfase em praça pública, por meio de placas sustentadas por um suporte com fotos repelentes e de mau gosto, destarte, em total violação as normas insertas na Lei 9.504/97.

A Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997, faz expressa vedação de propaganda em bens de uso comum, os que são de utilização indiscriminada da coletividade, assim as ruas, praças, as estradas, os parques, os rios e as praias.

Quis o legislador assegurar à comunidade a regular continuidade de sua fruição em desfavor de interesses de menor abrangência subjetiva, particularizados aqui, na promoção eleitoral de candidatos e partidos políticos.

As ressalvas que fez – a fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados nos postes de iluminação pública, viadutos, passarelas e pontes – devem ter restrita interpretação ao modo de não subverter a regra em benefício de desautorizadas condutas a ela marginais.

A premissa das exceções acima referidas – inclusive condicionadas na lei a que não causem dano, dificultem ou impeçam o uso dos bens que refere, e, ainda, o bom andamento do tráfego, é a de que a propaganda assim realizada por todos os interessados em tese nenhum prejuízo traria à utilização dos bens de uso comum.

Situação diversa é a que nos deparamos no cotidiano, na cidade do Crato.

Imagine as praças públicas localizadas no município do Crato, também a iniciativa contemporânea e idêntica a que diz alguns dos políticos autorizados, de todos os candidatos e partidos envolvidos, de modo a preservar-se a igualdade na concorrência eleitoral. Mesa, cartaz, foto e suporte em todos os cantos presentes e se presumiria, não haveria dificuldade, a proliferação de embaraços à ordem e ao uso do bem público.

E não venha alegar os candidatos que estão agasalhados pelo permissivo contida no quarto parágrafo do art. 14 da Resolução do TSE número 21.610/2004, pois, a colocação ali indicada de cartazes não-fixos ao longo das vias públicas, e ai questionavelmente poderia se estender às praças públicas, deve obedecer aos pressupostos de vigência do art. 37 da Lei 9.504/97.

Esperamos que o Representante do Ministério Público Eleitoral, bem como a OAB/CRATO por meio de suas comissões, atuem de forma célere e eficaz usando os instrumentos jurídicos postos a disposição com o fito de erradicar a poluição visual, fomentar e propiciar a igualdade entre os candidatos, bem como permitir o regular uso dos bens de uso comum sem obstáculo de qualquer natureza.

Leopoldo Martins Filho
Advogado

Instituições fazem Blitz Ambiental contra queimadas

Nota do Editor: Nesta época seca do ano, surgem as preocupações com os incêndios. Por isso, temos que ter cuidado redobrado com as queimadas. Essa iniciativa liderada pelo Geopark é excelente, e visa garantir a nossa Fauna e Flora.


Liderado pelo Geopark Araripe, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Floresta Nacional do Araripe (FLONA), Secretaria do Meio Ambiente do Crato (SEMAC), IBDVAMA, Corpo de Bombeiros, Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) e Associações de Moradores do entorno, será realizada nesta quinta-feira,02, Blitz Ambiental contra as queimadas na Chapada do Araripe, em Crato.

Representantes das instituições se reúnem esta tarde, às 15h00, na Praça da Sé e de lá seguem para as comunidades onde tem ocorrido mais incêndios, Coqueiro, Granjeiro, Serrano e Sítio Fundão. Nos locais, serão feitas visitas às casas para sensibilizar os moradores sobre os problemas causados pelos incêndios. Uma blitz será montada no Posto Rodoviário Estadual, na Batateira, com distribuição de panfletos informativos e sacolas de lixo para automóveis.

A idéia da ação é combater as queimadas na área da Chapada do Araripe, que acontecem todos os anos, tendo como período crítico o mês de setembro. É, também, sensibilizar comunidades locais e motoristas sobre os perigos e conseqüências das queimadas. A blitz ambiental contra queimadas acontecerá uma vez por mês até dezembro.
Informações: (88) 3102.1237

Texto: Assessoria de Comunicação
Geopark Araripe

Fotografia: Reginaldo Medeiros

V Mostra BNB da Canção Brasileira Independente reúnirá 36 artistas musicais de onze estados do País



FORTALEZA, 03.09.2010 - A IV Mostra BNB da Canção Brasileira Independente reunirá um elenco de 36 artistas de onze estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), no período de 15 a 30 deste mês.

Como destaques da Mostra, constam nomes como Daúde, George Israel, Marku Ribas, Khrystal, Beto Brito, Criolina, Érica Machado, Marquinho Sathan, Curumin, Fhátima Santos e Nayra Costa, entre outros. Gratuita ao público, a quarta edição da Mostra acontecerá nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, na região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano).

Homenagem ao Artista Independente

A Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, neste ano, homenageia o Artista Independente. Eles propagam em suas localidades as experiências vivenciadas a partir de duas vertentes: diversidade e identidade. Alheios as adversidades, esses artistas participam de todas as etapas da produção de seus respectivos trabalhos, indo desde o processo de composição, passando pelo registro, assinatura de contratos, até à elaboração da apresentação junto ao publico consumidor, primando pela fusão de elementos culturais locais, regionais e planetários.

Tudo isso interagindo em perfeita sintonia, no espaço aberto pelo Banco do Nordeste, principal instituição financeira do Governo Federal dedicada às questões de desenvolvimento sustentável da Região Nordeste, para agregar e promover novos e veteranos talentos da música independente brasileira.



Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste

Fora do ar - Por Emerson Monteiro

No início de cada mês, bancos formam filas enormes para pagar os benefícios da seguridade social. Em sua maioria, são idosos que aguardaram o transcorrer do calendário para, humildes, com o auxílio de funcionários que lhes orientam aos caixas eletrônicos, receber os dinheiros que custearão a sobrevivência do futuro próximo. Produto brasileiro dos tempos modernos, o hábito de expressiva faixa da população representa fôlego para o comércio e período movimentado nas ruas das cidades. Há nisso verdadeira bênção e conquistas de séculos no aprimoramento da sociedade. O mar de rosas, porém, corre seus riscos nas fases de colapso no sistema desses bancos, ocasião de ausência do sinal na comunicação via satélite que alimenta as máquinas. Fora da vontade dos responsáveis, elas param de uma vez, sujeitas a demorar minutos, até horas, fora do ar. Por melhores e eficientes que sejam, os tais equipamentos se acham vulneráveis às ausências ocasionais.
Em horas assim, nos salões dos estabelecimentos bancários, todos param, uns a olhar nos olhos dos outros, intrigados e tocados pelo surto generalizado da momentânea frustração ali reinante. Vieram na busca do sustento, e o gestor da era moderna, a mãe tecnologia, recolhe os seios dadivosos em pleno ato de satisfazer as expectativas que se aproximavam.

Existissem certezas absolutas, ficariam dispensadas as possíveis alternativas para casos como esses. No entanto, lidar com instrumentos apenas humanos exige a previsão do inesperado. E os bancos precisam adotar formas de suprir a interrupção das estruturas de que se tornaram reféns. O cidadão se vê submetido aos penhores da eletrônica e das comunicações, quase indiferentes aos bastidores que os controlam. Surgiram dependências e costumes frutos do próprio modelo até aqui desenvolvido. Nisso, do jeito que ocorrem os casos extremos de paralisia nos computadores, o equilíbrio frágil dos sistemas pede, pois, um pouco mais de eficiência aos controladores no suprimento da nossa realidade coletiva.

Por: Emerson Monteiro

Franco Barbosa e Myrlla Muniz, comemorando o projeto Padarias Espirituais. por Elmano Rodrigues Pinheiro

PONTA da SERRA:UM PEDAÇO DO CÉU NÃO PODE SER CIDADE-Por Wilson Bernardo.


A PEDRA DOS DEDOS DE DEUS...PONTA DA SERRA.




No equilíbrio do concebível
Deus refaz o que não faz sentido.
O ser do que será
Conceber o eterno na exatidão
das formas mais improváveis.
A pedra que pouco fala
Mas desconversa aos que nada crêem
De que os dedos de Deus
São parábolas escritos na pedra.

Para Toinho da Difusora & Iris Reflete


Wilson Bernardo (Poema & Fotografias)

A Bolsa e a Vida - Por: Hildeberto AQUINO


A População como Cordeiros ao Matadouro

“Nunca reaja a um assalto; essa é a melhor saída!” A que ponto regrediu, acovardou-se a humanidade! Bem no início, o homem apenas morria. Quando se deu conta que tinha o sagrado e inalienável direito à sobrevivência reagiu, armou-se, defendeu-se e sobreviveu. Hoje, propõem-nos retroceder aos tempos mais que remotos.

Essa orientação traduz a mais submissa e indigna forma de morrer: Você sequer esboçar reação! Morram feitos cordeiros é o proposto! De tão banalizada, apenas o interpretar ou por desequilíbrio momentâneo da bandidagem, que armada, agindo livre e impunimente e assoberbada de direitos, escolhem-se as vítimas e, sem julgamentos, as condenam à morte impiedosamente e sem direito à defesa. Um dia senhoras, outro crianças, médicos, empresários etc.. Uma carnificina!

Todos cidadãos íntegros, mas alvos fáceis e desamparados pelas leis. Já as autoridades (desembargadores, juízes, policiais, até políticos) reagem, pois as leis se lhes asseguram o porte de arma. A nós, comuns, proíbem, prendem; somos desiguais ante essas leis! E ainda nos chegam à porta aqueles que as concebem e, descaradamente, imploram votos tendo como uma das principais bandeiras a “segurança”. Deixemos de hipocrisia e escrúpulos, quais forem! Punições na mesma equivalência dos crimes praticados é o que se impõe!

Hildeberto AQUINO
Corretor e Articulista Russas (CE)

E AGORA! QUEM PODERÁ NOS SALVAR? - Por Vicente Almeida

Deu a louca no serviço de telefonia.

Todas as operadoras estão sem serviço.

Também não estamos conseguindo fazer contato com Juazeiro do Norte e Barbalha. Não sabemos ainda se o estrago é somente local ou a nível regional. Alguém ai pode prestar mais informações?

O fato é que até os bancos – caixas eletrônicos amanheceram sem operar, talvez devido a mesma falha.

já bastante tempo esse des-serviço nos ronda, mas estamos pagando em dia, e certamente o atraso é sempre punido com taxas moratórias.

Estão tentando cortar nosso contato com o mundo exterior!
Ei estamos no Brasil – Alô, Alôôô... Oi, Ooooi, Câmbio – Sem serviço! – Erro na conexão com a Rede!

Isto é o resultado da ganância. Milhões de celulares e linhas fixas em operação sem o devido suporte técnico – resultado: congestionamentos, falhas técnicas, e amarguras sem fim. Cada usuário sofrendo por não ver atendido a sua ligação e não há a quem reclamar.

No tempo de Fernando Henrique, tivemos um caos assustador e ele deu um prazo de 24 horas para as operadoras restabelecerem a ordem no sistema de telefonia.

E agora! Quem poderá nos salvar?

A Mão e a Folha. Liduina Belchior


Uma mão aberta encerra doação,
amizade e perplexidade.
A folha centrada na própria,
significa a natureza retirada
do seu galho ou caída ao chão,
com a licença do Senhor.
As duas, são obras sagradas do Pastor.

E quanto ao Amor, ele necessita ser por inteiro: transparente e intenso.
Não importa se venha em goteiras, pingos ou enchentes.O amor(na minha opinião)
é simplório e nada complicado.Ele apenas É!

A POÉTICA DE WILSON BERNARDO...CARIRI ENCANTADO de AMORES PERDIDOS.


TEMPESTADE NUM COPO D'ÁGUA
.

Amor de goteira é amor
Que se mendiga
Nosso amor tem quer ser
De bica
Como serpentes que picam.


Wilson Bernardo (Poema & Fotografias)

Notícias Festival Cariri da Canção. Por: Janinha


Começam os preparativos para o Festival Cariri da canção, que na sua terceira edição se consolida como um dos maiores e mais audaciosos eventos da música do Ceará. Acessem o blog oficial do festival e vejam fotos, intérpretes, e informações sobre datas e atrações! A secretaria de cultura do Crato quer fazer a aproximação da população aos seus eventos, democratizando o acesso a esses direitos básicos da sociedade: Educação e Cultura! Dêem opiniões, sugestões, façam suas críticas, no nosso blog tem espaço para comentários.

http://culturacrato.blogspot.com/
http://festivalcariridacancao.blogspot.com/

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de Hoje, 02 de Setembro de 2010


CRATO-CE:


NENHUMA OCORRÊNCIA GRAVE


Informações repassadas a nossa reportagem no fechamento deste boletim policial pelo operador de plantão na COIPS – Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança da 5ª Cia do 2º BPM, nas últimas 24 horas nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada pela polícia na circunscrição daquela unidade policial.

JUAZEIRO DO NORTE–CE:

MOTOQUEIRA ATROPELADA POR HONDA FIT

O fato aconteceu por volta do meio de vinte e cinco minutos, de ontem, (01) no cruzamento da Rua São Luiz com Limoeiro, no bairro São Miguel vitimando a jovem de 26 anos, Mirela Sobreira Emídio, moradora da área. A mesma se conduzia numa moto CG 150, cor preta, placa NQP- 9333, quando foi colhida por um veículo Honda FIT, de cor prata de placas HZA – 7444, guiado por Regina Lúcia do Nascimento Barros, 36 anos, residente no bairro Centro, de Barbalha- CE, que segundo a polícia avançou a preferencial provocando a colisão. Em decorrência a batida Mirela caiu ao solo fraturando a perna direita, sendo conduzida para o Hospital Tasso Jereissati. A polícia militar através da dupla de PMS da RD 1221 - soldados David e Oliveira, compareceu ao local juntamente com o DEMUTRAM para os devidos procedimentos.

HOMEM DE 62 ANOS APÓS AGREDIR ESPOSA DE 25, TERMINA PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Na noite de ontem, a polícia militar através da patrulha CP 2521, sob o comando do oficial de policiamento do dia Tenente Thiago prendeu em flagrante delito Benicio Batista Silva, 62 anos, residente na Rua Manoel Piraca de Sousa, 81, bairro Betolândia, em Juazeiro. A prisão se deu após a polícia ser acionada para atender a uma ocorrência de violência domestica em que o acusado estaria agredido a sua esposa, a jovem de 25 anos de iniciais L. DOS S. S. A. Chegando a residência do casal os militares apreenderam uma arma de fogo tipo Espingarda, Soca-soca, municiada. Benicio Batista juntamente com a arma foi conduzido à 20ª DRPC para adoção dos procedimentos legais.

FURTO DE MOTOCICLETA

A polícia juazeirense registrou, ontem, por volta das 18h30min, um furto de uma motocicleta na Rua Radialista Coelho, defronte ao estabelecimento industrial Via Show, bairro Tiradentes que teve como vítima a pessoa de iniciais M. B. DA C. G. D., residente nas proximidades de onde ocorreu o fato. De acordo com o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, a vítima relatou que havia estacionado sua motocicleta Yamaha YBR Factor 125, de cor preta, placa NUP-0464/CE em frente ao seu local de trabalho, e ao voltar constatou que o veiculo não se encontrava no local. A viatura da polícia militar RD 1227, composta pelos soldados Ricarte, e J. Silva, realizou rondas no intuito de prender o criminoso, mas sem êxito. A vítima foi orientada pelos militares comparecer à 20ª DRPC afim de registrar um B.O. (Boletim de Ocorrência).

PRISÃO POR TENTATIVA DE FURTO

Uma prisão por furto foi registrada pela polícia militar, por volta das 15h30min, de ontem (01)na Lojas Americanas, da Rua do Cruzeiro, 135, bairro Centro, de Juazeiro do Norte. A mulher de nome Ana Cleide Nunes de Lima, 32 Anos, residente no bairro Antonio Vieira, nesta urbe, foi presa em flagrante quando tentava furtar 03 (três) achocolatados, 03 (três) neston, 01 (um) nescafé, 02 (duas) caixas de sabão em pó e 01 (um) poliflor. Foi acionada para o local a VTR Ronda 1221, composta pelo soldados Kleiber, Ikaro, que prendeu a acusada conduzindo-a em seguida à 20ª DRPC para adoção dos procedimentos legais.

OURICURI-PE

BRIGA DE VIZINHOS POR POUCO NÃO TERMINA EM TRAGÉDIA.

O fato aconteceu por volta das 15h00min na Rua Boa Vista no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri – PE. Segundo informação da polícia após uma discussão por motivo fútil, o acusado Francisco Gomes Soares, agricultor, casado, 37 anos, efetuou um disparo de arma de fogo contra a vítima Paulo Pereira da Silva, 22 anos, que por sorte não foi atingida. O acusado fugiu em seguida tomando destino incerto, ficando o fato registrado na DPC local.

EX-PRESIDIÁRIA É PRESA COM MACONHA

Policiais militares da GATI realizavam rondas e abordagens na cidade de Ouricuri – PE, quando por volta das 17h00min quando receberam a denúncia de que em um açude próximo ao antigo Posto Serrano localizado às margens da BR-316 em Ouricuri – PE funcionava um ponto de venda de drogas. Chegando ao local, os militares se depararam com algumas pessoas que ao serem submetidas à abordagem policial foi encontrado em puder da acusada Crediane do Nascimento Apolinário, 24 anos, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri – PE uma pequena quantidade de maconha pronta para o consumo. Crediane do Nascimento que segundo a polícia já tem passagem por tráfico de droga, foi presa e conduzida a DPC local por uso ilegal de entorpecente.

12 mil bandidos são procurados pela Polícia do Ceará

Com a ajuda de população, a polícia pode agilizar seus trabalhos e montar da melhor forma suas investigações. Atualmente mais de 12 mil bandidos integram a lista de procurados pela polícia no Ceará. Para reduzir este número de criminosos à solta, as autoridades policiais contam com a ajuda de um serviço gratuito, que funciona 24 horas: é o Teledenúncia, que recebe aproximadamente 6.500 ligações mensais, pelo número 181. – FONTE: Jangadeiro online.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe Internet
Proibida Reprodução

A importância dos museus de paleontologia no Cariri -- Por Lana Luiza Maia Nogueira (*)


Somente 04 museus de paleontologia existem em toda a região do Cariri que abrange 33 municípios cearenses, localizados ao longo da fronteira com Pernambuco até os limites do Piauí e da Paraíba, distribuídos em 5 microrregiões: Sertão do Salgado (Baixio, Cedro, Ipaumimim, Lavras da Mangabeira e Umari); Serra de Caririaçu (Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Tarrafas e Várzea Alegre); Sertão do Cariri (Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Pena Forte e Porteiras); Chapada do Araripe (Araripe, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre e Santana do Cariri); Cariri (Barbalha, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha). Estes, no Sul do Estado do Ceará, perfazem uma área de 19.364 Km², representando 13,2% do território cearense.
Na região do Cariri encontra-se a Bacia do Araripe, que abrange uma área de aproximadamente 10.000 km², na porção de fronteira dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, limitada por falhas tectônicas e com uma extensão de aproximadamente 230km de leste a oeste e 70 km de norte a sul. Esta bacia apresenta depósitos fossilíferos bem preservados, datados do período cretáceo inferior (aptiano-albiano), com rochas e concreções calcárias fossilíferas. Paleontologicamente, nos museus, encontram-se expostos uma biota fóssil muito variada com exemplares de peixes, plantas, répteis, insetos invertebrados e conchas, todos com uma
preservação excelente chegando, em alguns casos, a conservar tecidos moles de alguns animais.
Desde o século 19 a região do cariri atrai curiosos e estudiosos interessados nesta fenomenal abundancia de fosseis. Infelizmente, parte desse patrimônio cientifico foi levado para outros estados do Brasil e também para o exterior, gerando pesquisa e desenvolvimento cientifico fora do local de origem. Por este motivo, os museus de paleontologia são necessários para a fixação de acervo paleontológico na região do Cariri.
Os quatro museus de paleontologia são: o museu de paleontologia de Santana do Cariri, o museu de fósseis do DNPM no Crato e os museus da Casa Lima Botelho e museu Municipal, ambos em Jardim. Esses museus ainda não possuem infra-estrutura apropriada e pessoal qualificado para funcionar de maneira otimizada e desenvolver pesquisas. Atualmente são locais de exposição de fósseis para a contemplação dos visitantes e curiosos.
O ideal seria que a região tivesse técnicos qualificados para gerenciarem os centros de pesquisas paleontológica. No Araripe, os museus apesar de não ter uma exposição museograficamente apropriada para bom entendimento da paleontologia (paleoambientes, paleoecologia, processo de formação dos fósseis), são continuamente visitados. (parafraseando Sales, 2010, no prelo).
O Museu de Santana do Cariri, por exemplo, recebe mais de vinte cinco mil visitantes por ano, os de Jardim, recebem mais de onze mil, anualmente. Isso representa um número expressivo de visitantes. Os visitantes são oriundos de regiões circunvizinhas, principalmente das cidades limítrofes ao sul da fronteira do Ceará. Todos curiosos para conhecer as riquezas paleontológicas do Cariri. Essa visitação tem representado incentivos na: divulgação da paleontologia, no desenvolvimento do turismo, da educação patrimonial e em menor expressão na geração de renda nas localidades onde os museus existem e uma tímida, integração com a cultura local.
Pelo exposto, essas ações representam somente, uma pequena parcela da real importância e contribuição que, os museus de paleontologia podem prestar a comunidade científica e a sociedade em geral, na porção sul do Estado do Ceará, o Cariri.
(*) Lana Luiza Maia Nogueira é aluna do Curso de Especialização em Geologia Histórica e Paleontologia -UFC-URCA.

Centro de Convenções do Cariri atrasa conclusão - Reportagem: Elizângela Santos


NE - A Burocracia atrasa tudo mesmo. Porque é que no Crato, tudo é sempre mais difícil de se realizar ?

Do projeto total, já estão prontos 80% do novo espaço. Orçado em R$ 7,7 milhões, foi iniciado em 2009 - ELIZÂNGELA SANTOS. Previsto para ser concluído em maio passado, o Centro de Convenções do Cariri enfrenta burocracia.

Crato. O Centro de Convenções do Cariri estará funcionando apenas em 2011, neste Município. O prédio se encontra com cerca de 80% das obras concluídas e a fase de aquisição de equipamentos ainda está sendo feita. Um dos principais focos do novo espaço será o turismo de negócios na região, incentivando a realização de grandes eventos para o setor. Ontem, o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, e técnicos visitaram a obra, orçada em R$ 7,7 milhões e iniciada em julho do ano passado.

De acordo com divulgação inicial, o Centro de Convenções deveria ser concluído em maio deste ano, mas, por conta de questões burocráticas em relação à empresa que ficaria responsável pela execução, houve atraso no começo dos serviços. Também deverão ser entregues até o fim do ano o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro, e a Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa), no município de Barbalha.

Novas unidades
O secretário destacou o investimentos em centros de convenções em outras regiões do Estado, como no Cariri, Centro-Sul, Fortaleza, e um planejamento com recursos para a construção de um mesmo espaço em Beberibe e Frecheiras, além de já existir o de Sobral como apoio. Ele justifica os investimentos, afirmando que a área de turismo segmentado, com as feiras, congressos e outros eventos do setor, é uma das áreas que mais tem crescido nos últimos anos. Conforme o secretário, existe uma política para implantar centros de convenções no Estado.

"A construção do destino turístico passa por essas infraestruturas. O Ceará jamais seria um grande destino, se não houvesse a economia transformadora dessa realidade", ressalta. A construção dos aeroportos regionais, como o polo de Canoa Quebrada/Aracati e Jericoacoara e expansão e modernização como no caso de Tauá e Camocim, São Benedito, estão dentro desse processo de estruturação do turismo. Ele aproveitou para esclarecer que no Cariri, por conta de situações passadas em relação às responsabilidades da Infraero e do Governo do Estado, ocasionou um mal entendido sobre o que se deve ser feito e de quem é a responsabilidade, impossibilitando melhorias no local. "O fato é que o Cariri e os negócios dessa região estão sendo prejudicados, por conta dessa situação atual", diz.

O secretário afirma que recebeu representantes da Regional Nordeste da Infraero, no intuito de resolver esse problema. Ele destaca que a Infraero está com o projeto dos módulos operacionais pronto para dar início a reforma, de aumento da capacidade do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes nos próximos meses e possibilitando modernização no local.

"As pendências do governo estão sendo resolvidas, para que a obra seja iniciada", acrescenta. Ele não descartou que outros investimentos possam ser feitos pelo Estado, na área do aeroporto, como a infraestrutura de praças, pistas de acesso e estacionamento.

O Centro de Convenções do Cariri foi projetado para impulsionar ainda mais a vocação para eventos agropecuários e industriais da região, além de servir para eventos de lazer e religiosos. Com a conclusão do prédio prevista para ainda este mês, será iniciada a parte de aquisição e montagem do mobiliário interno. "São equipamentos modernos e com tecnologia de ponta, e isso inclui desde o som às poltronas", diz.

Atividades variadas

O prédio está sendo construído às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O local deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais, atraindo para a região seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos. A área construída será de 5,7 mil m², prevendo um auditório com capacidade para abrigar 720 pessoas, além de outros três, com de 140 a 160 lugares, recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas de reunião e multiuso, e estacionamento com 208 vagas. Também vão ser construídos espaços cobertos e ao ar livre para exposições, e jardins paisagísticos dotados de espelhos d´água.

Rentabilidade

Segundo Bismarck Maia, é necessário não ter um espaço só fisicamente bonito, mas operacionalmente satisfatório.

"Essa região é propícia para o turismo e é o que pode dar mais rentabilidade. Existe uma vocação muito forte relacionada a outros Estados. Aqui podem ser realizados vários eventos pertinentes aos negócios que acontecem na região, demonstrando a potencialidade dos seus eventos ligados direta e indiretamente a sua área", completa.

A conclusão do novo espaço é aguardada com expectativa na região do Cariri.

VOCAÇÃO

"A região do Cariri é propícia para os turismos religioso e de negócios. Podem dar mais rentabilidade"
Birmarck Maia
Secretário de Turismo do Estado

SAÚDE PÚBLICA
Novas obras previstas para iniciar ainda neste ano

Crato. Outra obra estruturante está sendo concluída até o fim do ano na região. O Hospital Regional do Cariri (HRC) acaba de lançar edital para contratação de 996 funcionários, mais formação de cadastro de reserva, com níveis Superior, Médio e Fundamental. Segundo técnicos da obra, alguns andares do prédio já se encontram totalmente concluídos e equipamentos como camas, ar condicionados, mamógrafos estão sendo instalados. As inscrições para o concurso serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até dia 5 de outubro.

O HRC irá atender a uma demanda regional, incluindo pacientes de Estados vizinhos. A previsão de entrega do equipamento seria até julho, mas segundo o secretário-adjunto de Saúde do Estado, Marcelo Sobreira, questões relacionadas à aquisição de equipamentos e construção de uma rede própria de tratamento de esgotos, acabou aumentando o prazo. Inicialmente, serão ofertados pelo hospital os serviços na área de urgência, emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital teve as obras iniciadas em fevereiro do ano passado. O investimento foi de R$ 96 milhões, do Tesouro do Estado. Desse total, R$ 65 foram investidos em obras e R$ 31 milhões na aquisição de equipamentos.

Abastecimento

A Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa) de Barbalha já se encontra com mais de 70% das obras concluídas. A previsão de entrega é para o dia 30 de setembro. Atualmente, cerca de 80 operários trabalham no canteiro de obras e o ritmo esta acelerados. Serão 68 boxes construídos para dar vazão às atuais 75 mil toneladas de hortifrutigranjeiros comercializadas por ano no Cariri. A nova Ceasa iniciará suas atividades com uma área construída de mais de seis mil metros quadrados, sendo metade destinada exclusivamente à comercialização. O valor total para construção da Ceasa é de R$ 6,9 milhões.

A implantação da Ceasa do Cariri deve beneficiar em torno de 1,5 milhão de pessoas na região e estados vizinhos.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Reivindicações da população do Crato - Dia 02 de Setembro de 2010


fatima em 01/09/2010

Gostaria de solicitar a empresa que realiza o saneamento da cidade do crato,reparo na ladeira da cx dagua ,pois ha um buraco que esta cortando os pneus dos carrros.obrigada.

Palmeiral em 31/08/2010

Atenção Demutran, Favor efetuar Blitz no conjunto Palmeiral, crianças e adultos andam sem habilitação e capacete em alta velocidade, colocando em risco a vida deles e dos moradores, há também muitos adultos desabilitados fazendo rachas

Moradores Palmeiral em 31/08/2010

No intuito de evitar acidentes, venho solicitar ao Sr. Joatan que providencie rondas do Demutran no Conjunto Palmeiral, nos horários entre 17:00 e 19:00 e finais de semana, crianças entre 12 e 14 anos pilotam motos em alta velocidade

João Alfredo em 30/08/2010

Fiquei indignado com o atendimento do BB, passei 3hs esperando para ser atendito,pessoas velhas em pé,sentados pelo chão,as cadeiras não dava para todos os clientes...e apenas 3 pessoas atendendo.Isso é uma falta de respeito com os clientes

diego daniel em 30/08/2010

Alguem proximo do prefeito Samuel Araripe poderia orienta-lo, pois o Crato parou no tempo...Tauá, Iguatú cidade inferiores a nossa, da show em desenvolvimento!..de fato o Crato é do piqui mesmo,..bem nativo...

Janinha Brito em 29/08/2010

Abertas as Inscrições do Festival Cariri da Canção Estudantil e Nacional, todos os compositores do território nacional podem participar, acessem: http://festivalcariridacancao.blogspot.com e tenham todas as informações!

Jacques Boris em 29/08/2010

Querido amigo Dihelson: Não podemos agradar a Gregos e Trianos ao mesmo tempo,mas eu tiro o melhor das coisas e pessoas para me espelhar,e uma delas é Você.OBRIGADO.

DIHELSON em 29/08/2010

O Crato não somente Acessa o Blog do Crato: O Crato LÊ e PARTICIPA do BLOG DO CRATO. É a cidade Inteira, e os nossos conterrâneos que foram p. longe há muito tempo. Um Bom Dia para todos. Obrigado pelo imenso carinho.www.blogdocrato.com

hermanobarreto em 27/08/2010

a poluição visual em crato continua as claras por parte dos candidatos. a materia com fotos do alexandre lucas,impecaveis.mas,convenhamos estas foram escolhidas a dedo. vamos cobrar,sem fazer oposição aos seus.sejamos mais justos.

rumenik em 26/08/2010

QUE GOSTOSO É OUVIR A RADIO EDUCADOR DO CARIRI DO CRATO,NOVAMENTE NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES A INTERNET.QUERO AGORA É DR MEUS PARBENS AO GRANDE ENPREENDEDOR GERALDO.E AO BLOG DO CRATO

Eduardo em 26/08/2010

A rua Augusto Bacural é uma pequena rua (no centro do Crato) que passa por dois problemas graves: uma reforma que coloca os entulhos tomando mais da metade da rua, uma árvore cuja copa está tão baixa atrapalhando o trânsito.

carlos cesar em 26/08/2010

Ví a materia da revitalização das Praças, mais todo cuidado para não ficar como a praça siqueira campos, acabaram!Mataram árvore centenária.

Eleitor Cratense em 26/08/2010

Temos um candidato realmente do Crato, nasceu , reside e trabalha pelo progresso de nossa cidade, exemplo disto é o que o mesmo faz pelo Serrano

João Alfredo em 25/08/2010

Ontem me deparei com um absurdo, uma moto na calçada da lanchonete na R. Theofilo Siqueira, o povo lanchando e a moto em cima da calçada!Só no Crato mesmo.

Rafaelly em 25/08/2010

Povo do crato, que não faz ideia para onde vai os seus impostos. que é pago com o suor do trabalho do povo cratense, onde estão as melhorias na educação, saúde e no sameamendo da quele canal imundo no centro, é uma falta de vergonha!

* * *

Continuem enviando suas reivindicações no Mural do lado direito do Blog do Crato. Estaremos encaminhando as solicitações para que as autoriades tomem providências.

Dihelson Mendonça

Bom Dia, Crato - Dia 02 de Setembro de 2010


Bom dia, Boa quinta-feira, 02 de Setembro de 2010 para todos os leitores do Blog do Crato. Ontem aconteceu o encerramento dos festejos à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato, pelo que iremos apresentar mais tarde as fotos do evento, realizadas pelo nosso excelente e "majestoso" Wilson Bernardo ( Wilson, essa é uma cobrança mesmo ). A noite foi tranquila na cidade, pouco movimento. De madrugada, excelente temperatura. Os termômetros marcaram 23 graus na Vilalta. Clima seco, umidade relativa do ar, 57 por cento.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para hoje, quarta-feira, indica dia de sol com algumas núvens e não chove no cariri. É, pelo menos, o que informa o site Climatempo.

ALMANAQUE

No dia 2 de setembro, a Igreja Ctólica comemora o dia de Santa Ingrid

Ingrid nasceu perto da metade do século XIII, na nobre família Elovsdotter, na Suécia. Cristãos fervorosos, os pais deram a ela e aos outros filhos uma educação digna dos fidalgos e no rigoroso seguimento de Cristo. A menina, desde os primeiros anos de vida, mostrou-se muito virtuosa, amável, caridosa e pia, surpreendendo a todos com seu cândido ideal religioso. No início da adolescência, como era costume da época, teve de contrair um riquíssimo casamento. Mesmo contrariando sua vocação, ela aceitou tudo com humilde resignação, mas não deixou que o mundo de luxo, futilidades e poder contaminassem sua alma, apesar de ter de conviver nele. Continuou, serenamente, a cuidar das obras de caridade que fundara para os pobres e doentes abandonados, os quais atendia pessoalmente. Possuindo dons especiais de profecia e cura, gozava, entre a população, da fama de santidade. Ingrid enviuvou pouco tempo depois. Assim, decidiu fazer uma longa peregrinação para a Terra Santa, acompanhada por sua irmã mais velha e algumas damas da corte. Ali seu amor ao Senhor Jesus aumentou ainda mais, alimentando o seu desejo de consagrar-se à vida religiosa. Da Palestina viajou para Roma, onde visitou os túmulos dos apóstolos e dos primeiros mártires e de lá foi para Santiago de Compostela, na Espanha, rezar junto às relíquias do apóstolo Tiago.

Só então Ingrid retornou para a Suécia. Logo depois, em 1281, seguindo seu confessor e orientador espiritual, padre dominicano Pedro de Dacia, e com a autorização do bispo e do rei, ela fez seus votos perpétuos e fundou um mosteiro, sob as Regras de são Domingos, em Skanninge, Suécia. Nele, junto com um grande número de jovens da corte, dedicou-se, totalmente, às orações contemplativas e à vida de rigorosa austeridade. Morreu como priora, com fama de santidade, no dia 2 de setembro de 1282, no seu convento em Skanninge. Seu culto se espalhou depressa entre as populações vizinhas e difundiu-se entre os devotos. O papa Alexandre VI confirmou o culto à bem-aventurada Ingrid e o dia de sua morte para sua celebração.

HOJE NA HISTÓRIA

Em 1961, Campanha da Legalidade

A "Campanha da Legalidade" foi um episódio da história política brasileira que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil em 1961, em que diversos políticos e setores da sociedade defenderam a manutenção da ordem jurídica - que previa a posse de João Goulart. Outros setores da sociedade - notadamente os militares - defendiam um rompimento na ordem jurídica, o impedimento da posse do vice-presidente e a convocação de novas eleições.

Rede da legalidade

Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros havia renunciado ao cargo, enquanto João Goulart, vice-presidente, estava em visita à China. O Brasil viveu momentos de instabilidade nunca vista desde 1954. Os militares, sob influência direta dos Estados Unidos, que temiam ver no Brasil um governo de linha popular-esquerdista - como em Cuba - impediram o vice-presidente de assumir o cargo como mandava a lei. Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja, a posse de Jango (como João Goulart ficou conhecido). Brizola falava ao povo pela rádio Guaíba e iniciou o movimento denominado a rede da legalidade. Os discursos de Brizola eram transmitidos a partir de um estúdio montado no porão do palácio, sob orientação do engenheiro Homero Simon, que cuidou para que rádios do interior retransmitiessem a programação. Em ondas curtas, a legalidade alcançava ouvintes em outros estados.

Discurso de Brizola

De fato, em 27 de Agosto Brizola faz o seguinte discurso:

"O Governo do Estado do Rio Grande do Sul cumpre o dever de assumir o papel que lhe cabe nesta hora grave da vida do País. Cumpre-nos reafirmar nossa inalterável posição ao lado da legalidade constitucional. Não pactuaremos com golpes ou violências contra a ordem constitucional e contra as liberdades públicas. Se o atual regime não satisfaz, em muitos de seus aspectos, desejamos é o seu aprimoramento e não sua supressão, o que representaria uma regressão e o obscurantismo. A renúncia de Sua Excelência, o Presidente Jânio Quadros, veio surpreender a todos nós. A mensagem que Sua Excelência dirigiu ao povo brasileiro contém graves denúncias sobre pressões de grupos, inclusive do exterior, que indispensavelmente precisam ser esclarecidas. Uma Nação que preza a sua soberania não pode conformar-se passivamente com a renúncia do seu mais alto magistrado sem uma completa elucidação destes fatos. A comunicação do Sr. Ministro da Justiça apenas notifica o Governo do Estado da renúncia do Sr. Presidente da República.

Por motivo dos acontecimentos, como se propunha, o Governo deste Estado dirigiu-se à Sua Excelência, o Sr. Vice-Presidente da República, Dr. João Goulart, pedindo seu regresso urgente ao País, o que deverá ocorrer nas próximas horas. O ambiente no Estado é de ordem. O Governo do Estado, atento a esta grave emergência, vem tomando todas as medidas de sua responsabilidade, mantendo-se, inclusive, em permanente contato e entendimento com as autoridades militares federais. O povo gaúcho tem imorredouras tradições de amor à pátria comum e de defesa dos direitos humanos. E seu Governo, instituído pelo voto popular - confiem os riograndenses e os nossos irmãos de todo o Brasil - não desmentirá estas tradições e saberá cumprir o seu dever."

A situação se agrava

Como os militares não cediam, e Brizola também não, a situação ficou grave. Brizola se entricherou no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Mobilizou a Brigada Militar e distribuiu armas para a população resistir. Brizola convocou a população, e milhares de pessoas foram às ruas para garantir a posse de Jango. Em 28 de Agosto, com a população de prontidão em frente ao palácio, e sabendo das ordens das forças armadas para atacar Brizola, os oficiais do exército caminham de encontro ao povo. No entanto, o então General Machado Lopes, comandante do III exército, não ataca como ordenado e adere ao movimento, comunicando a Brizola que iriam apoiar a posse de Jango. Em 29 de Agosto, o governo dos militares chegou a programar um ataque com aviões ao Palácio Piratini. Era ordem para matar Brizola e todos os que estivessem com ele. No entanto, o ataque foi sabotado pelo próprio pessoal de controle das forças armadas. O III exército invandiu então a base de Canoas e destituiu o brigadeiro Aureliano Passos.

A emenda parlamentarista

Paralelo a tudo isso, era negociada uma solução política para evitar uma crise maior, no Congresso Nacional. Destacou-se a figura de Tancredo Neves, que havia sido ministro de Getúlio Vargas. Então, em 2 de setembro, é aprovada uma emenda constitucional (número 4) alterando o regime de governo para o parlamentarismo. Com os poderes de Jango limitados ao de um chefe de estado e não de governo, os militares enfim aceitam sua posse. Em 5 de setembro João Goulart retorna ao Brasil, tomando posse em 7 de setembro de 1961. Brizola se elegeu deputado federal pela Guanabara em 1962. Em 1963, a 6 de janeiro, o povo escolheu o presidencialismo como forma de governo, derrotando o parlamentarismo com uma vantagem de 10 milhões de votos contra 2 milhões, aproximadamente. Mas as forças que tentaram impedir a posse de Jango, em 1961, continuaram ativas. Seu tumultuado governo encerrou-se em 1 de Abril de 1964, com um golpe militar.

Fontes: Climatempo, Edições Paulinas, Wikipedia, 10emtudo.

Ladrões roubam até o Contador de Visitas do BLOG DO CRATO


Pegar carona no Sucesso dos Outros ?

O
site de uma Estação de Rádio do Crato roubou o contador de visitas do Blog do Crato e está exibindo na sua página, para quem ver, pensar que as estatísticas pertencem ao seu site! Ora, Ora...Assim, até injeção na testa, meus amigos ?

radio cultura cara de pau - Processaremos na Justiça


Já diz o velho ditado que "A Inveja é uma Merda!" e que "Mentira tem perna Curta"- É impressionante a cara-de-pau e o Mau-Caratismo de certas pessoas do Crato. Antigamente, ROUBAR era uma coisa muito feia, o sujeito que roubava, era digno do maior desprêzo da sociedade. Mas essa nova geração de Moleques sem educação, estão relegando os grandes valores como a Honestidade, a Honradez, e a Disciplina para o décimo plano.

Como prova disso, existe aí um site na internet, daqui mesmo da cidade do Crato que anda literalmente CHUPANDO todo o conteúdo dos outros sites, porque não tem produção própria e sabe como é difícil produzir conteúdo. Eles chupam de todo mundo: Do site Miséria, estão chupando quase todas as notícias, que são lá apresentadas como se fosse produção local ( vamos até entrar em contato com o Normando pra ele tomar uma providência ), e do Blog do Crato, roubaram até o nosso contador de visitas, que é apresentado lá com a medição que está sendo feita aqui.

Mentira tem Perna Curta!

Na realidade, qualquer site de internet tem direito a um marcador de acessos, e qualquer pessoa pode abrir uma conta no HiStats - www.histats.com e adquirir o seu marcador. Só que aí é onde entra a Pilantragem e a desonestidade dos que fazem esse sitezinho de baixarias aí. Ao invés de começarem da estaca zero, como todos começaram, batalhando, ele quer começar PEGANDO CARONA no sucesso dos outros, exibindo na sua página, um marcador de outro site que já tem muitos acessos. Que coisa feia! - Ele quer começar o site com 2 milhões de acessos. Ora !!!

Só que mentira tem perna curta, e qualquer pessoa que quiser saber a quem na verdade pertence o medidor, basta dar um duplo clique no contador, que ele levará ao site do Histats ,que mostra qual o verdadeiro site proprietário aonde o marcador está registrado. Só que os picaretas de lá, contam com a possibilidade de ninguém clicar duas vezes no medidor pra ver isso. Infelizmente nossa sociedade é cheio desse tipo de picaretas! Se essas pessoas são capazes de querer roubar o sucesso dos outros, imagine do que tipo de outras desonestidades deverão ser capazes de realizar. Sucesso não vem por acaso. O Blog do Crato tem 5 anos de existência, 14.000 artigos, 10.000 fotos, entrevistas, reportagens próprias. Aqui não é site de Moleques. Fazemos um trabalho sério e dedicado. Nunca copiamos matérias do Site Miséria nem de outros sem autorização. Temos produção própria de 80 escritores. Temos além desse marcador, precavidamente mais 2 que são secretos, e poderemos ficar usando esses após o desmascaramento desse facínora que quis se apropriar daquilo que não lhe pertence.

Já entramos com uma ação junto ao site HiStats pedindo providências punitivas ao site em questão, e iremos até a tal estação de Rádio e os Responsáveis conversar com seu proprietário e revelar a situação.

O Blog do Crato usará de todos os meios legais com relação a esse episódio nefasto, que se caracteriza como CRIME VIRTUAL, Apropriação indébita, e Falsidade Ideológica, fazer se passar por outra pessoa ou organização a fim de iludir os demais. Alguns podem até querer se passar por pessoas de sucesso sem serem, mas mais cedo do que tarde, a máscara cai no chão, porque mentira tem perna curta. Não se tem como mentir e enganar a todo mundo o tempo todo.

Quando você desconfiar de um medidor, dê um Duplo-Clique do Mouse e Veja:

histats blog do crato


Tomaremos todas as providências cabíveis!

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Pensamentos do Dia - Quinta-feira, 02 de Setembro de 2010



"A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos."

Honoré de Balzac

"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito."

Aristóteles

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos.

Carlos Drummond de Andrade

Foto ilustrativa: Redwood National Park, California.jpg

ALMANAQUE - 2 De setembro de 2010 - Por: Meirinha



2 de Setembro: Dia do Repórter Fotográfico (Brasil)

* 31 a.C. - Batalha de Actium: ao largo da costa oeste da Grécia, as forças de Octaviano derrotam as esquadras de Marco Antônio e Cleópatra.
* 1870 - Napoleão III é capturado durante a Guerra franco-prussiana.
* 1945 - É assinado o ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, a bordo do encouraçado USS Missouri, na Baía de Tóquio.

Nasceram neste dia...

* 1923 - Ramón Valdés, ator mexicano (m. 1988).
* 1960 - Arnaldo Antunes (na imagem), músico e poeta brasileiro.
* 1964 - Keanu Reeves, ator estado-unidense.

Morreram neste dia...

* 1964 - Craveiro Lopes, militar e político português (n. 1894).
* 1969 - Ho Chi Minh, poeta e político vietnamita (n. 1890)
* 1973 - J. R. R. Tolkien, escritor britânico, autor da trilogia O Senhor dos Anéis (n. 1892).

Fonte: Wikipedia

Hino ao Cariri - Por Jose Augusto de Lima Siebra


http://2.bp.blogspot.com/_GdqATZhxfrY/TH9oIAP0ccI/AAAAAAAAC-4/YP1sq2c8JoE/s1600/Cariri.jpg


Vale do Cariri - Foto.

No Cariri tudo é belo
Tudo é galas e primores
É belo no sítio ameno
Ver-se flores multicores.

É belo o cantar das águas
Que vem de encontro à pedreira
A brisa a gemer nas folhas
Da majestosa mangueira.

Soluça a patativa
Na folha da bananeira
A juriti tão saudosa
Chamando a companheira.

Vê-se a beleza que tem
Os grandes canaviais
O canto dos passarinhos
Na fronde dos laranjais.

Ouve-se o rumor nas folhas
Do coqueiro pelo vento
Fitar os círios eternos
Que habitam no firmamento.

Que primavera meu Deus
Desponta no mês de abril
Maio, um altar a Maria
Coberto de flores mil.

Eu como sou filho desta
Terra cheia de delícias,
Quero viver no seu seio
Gozando suas carícias.

Postado por Antonio Morais no Blog do Sanharol

CRATO - Notícias do dia 02 de Setembro de 2010


Conclusão de cadastramento para o Seguro Safra será em setembro

A Secretaria de Agricultura do Município do Crato informa que estarão sendo realizados cadastros dos agricultores para o Seguro Safra, nas comunidades onde os representantes das associações locais não puderam efetivar as listas com os devidos dados. Para isso, uma equipe da Secretaria, juntamente com o sindicato, Ematerce, CMDS e FEC estarão nas respectivas comunidades para concluírem o processo de cadastramento, no dia 9 de setembro. Uma reunião com esta finalidade foi realizada na segunda-feira, na Secretaria. Comunidades da Ponta Serra, Dom Quintino, São Gonçalo, Brea e Jaburu estão entre as que estarão sendo atendidas. Os cadastros deverão ser encaminhados, após digitação dos dados pela Secretaria, até o dia 30 de outubro. Serão cerca de 3 mil do Crato, quer estarão sendo enviados para análise a aprovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e posterior emissão de boletos para os pequenos produtores beneficiados.

Pólo de Atendimento Edvardo Ribeiro da Silva promove atividades no distrito de Ponta da Serra

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS, estão reiniciando as atividades do Pólo de Atendimento Edvardo Ribeiro da Silva no distrito da Ponta da Serra. Lá foram inauguradas as bicas, onde será estimulada a prática de higiene as crianças e adolescentes que freqüentam o Pólo, bem como diversão entretenimento e socialização dos alunos da unidade. A Secretária de Ação Social Liduina Andrade e a coordenadora do Projovem Adolescente Elza Oliveira ressaltam as parcerias com as empresas CGM E Petrobrita que acreditam e apóiam a valorização do esporte e lazer.

Crato administra ações de desenvolvimento para crianças e adolescentes

No intuito de realizar um trabalho eficiente promovendo melhorias expressivas para a comunidade do Crato o Governo Municipal vem desenvolvendo ações constantes de desenvolvimento. Nesse contexto a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes CMDCA, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, e Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, se articulam para o 1ºForum Comunitário, que será realizado no dia 17 de setembro de 2010. Diversos setores da administração municipal vêm ativando ações para o fortalecimento de projetos nas áreas da infância e da juventude.

Para o UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Para o prefeito Samuel Araripe isso se configura como prioridade, e em relação ao âmbito municipal, não medirá esforços para originar mais garantia de saúde, educação e cultura as crianças e adolescentes.

Educação do Crato distribui de fardamento para estudantes da rede municipal

A Secretaria de Educação do Município do Crato continua realizando a distribuição do fardamento escolar completo e mochilas para os estudantes das unidades municipais de ensino. O trabalho vem sendo desenvolvido por etapas e passará por todas as escolas. A administração municipal Samuel Araripe adotou a distribuição o fardamento desde o início da primeira administração no município, resgatando a cidadania e identidade do estudante.

Mobilização Pró-Selo articula realização de fórum

Continua sendo realizado o trabalho de mobilização Pró-Selo Unicef, em Crato. Os trabalhos visam a realização do Fórum voltado para o debate da realidade da infância e da adolescência na cidade, além dos indicadores e projetos desenvolvidos. Representantes de setores da administração municipal, entidades, os próprios adolescentes e o Conselho Tutelar estão envolvidos no processo de planejamento e articulação das atividades.

Projeto voltado para o cordel e o meio ambiente está sendo desenvolvido em Crato

A Escola Sinobilina Peixoto, em Crato, está desenvolvendo o Projeto Literatura de Cordel: Meio Ambiente/ Desabafo. O trabalho vem sendo feito por meio de estudos e pesquisas relacionadas ao meio ambiente, pelo grupo de adolescentes do 5º ano. O projeto de cordel deve retratar o desabafo para as causas da natureza e vem sendo divulgado para toda comunidade escolar. Com o objetivo de conscientizar os futuros cidadãos para a preservação do meio. Para a execução o trabalho foram realizadas aula de campo, entrevistas, exposição oral, para outras crianças e adolescentes, desenhos, xilogravuras e o cordel.

Também vem sendo realizado pela escola o Projeto de Mãos Dadas com a Leitura, que visa proporcionar o prazer e o gosto pela leitura, através da participação de todas as crianças independente de sua Idade. Semanalmente, as crianças desenvolvem leituras, de vários gêneros, contam e recontam histórias lidas e ouvidas por outros alunos, produzem suas falas e interpretações através de desenhos e produções textuais, orientadas pelos professores Gildene.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30