xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 setembro 2010

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de 01 de Setembro de 2010


Nota do Editor:
Pedimos nossas desculpas às pessoas que tem reclamado e enviado e-mails dizendo que a coluna está saindo muito tarde no dia. Na verdade, a culpa é minha mesmo, que tive de sair para resolver algumas coisas e voltei tarde, mas quero frisar que o Jota Lopes sempre envia cedo da manhã. Vou fazer o possível para daqui pra frente, postar aqui e no Chapada do Araripe tão logo ele me envie de manhã, para o deleite de todos que lêm esta excelente e profissional coluna de Notícias. ( Dihelson Mendonça )

JUAZEIRO DO NORTE

APREENSÃO DE ARMA DE USO RESTRITO DAS FORÇAS ARMADAS

Após receber denúncias anônimas, uma equipe de militares coordenada pelo capitão Adailton efetuou por volta do meio-dia, desta terça-feira (31), as prisões de duas mulheres e apreensões de armas e munições. Foram apreendidos um fuzil mosquetão M968, calibre 7.62mm, de uso restrito das forças armadas, com 12 cartuchos intactos, dois carregadores p/ pistola cal. .40”, com 21 cartuchos do mesmo calibre.

O arsenal estava escondido na Rua Francisca Leila Boaventura, 761, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, em poder de Cícera Erlânia de Sousa Oliveira, 21 anos, a qual afirmou que as armas estavam sob a custódia da sua irmã Elaine de Sousa Oliveira, 19 anos, também residente naquele local, que chegou no momento em que acontecia a apreensão. Ambas foram presas e conduzidas à 20ª DRPC, onde se deu a lavratura do auto de prisão em flagrante e demais procedimentos correlatos. Segundo a polícia, na DP Elaine informou que as armas pertencem ao seu esposo, o criminoso conhecido por “Joãozinho”, que atualmente cumpre pena por porte ilegal de arma de fogo na Penitenciária Industrial regional do Cariri - PIRC.

T.C.O POR PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA

De acordo com o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, ontem, por volta das 17h00, na rua Raimundo Machado da Silva, nas proximidades da Rodoviária Mauro Sampaio, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, estava acontecendo havia uma briga ocasião em que uma filha do senhor de iniciais J. S. S., 69 anos, residente no bairro Santa Tereza, foi vítima de agressão por parte Gilmar Batista Sobreira, 51 anos, residente no local da ocorrência.

A dupla de PMS da RD 1228 soldados Sarmento e Lemos Santos, compareceu ao local onde efetuou a prisão do acusado e com ele apreendeu um facão utilizado no delito. Gilmar Batista juntamente com a arma foi conduzido à 20ª DRPC, onde foi lavrado o T.C.O de nº por porte ilegal de arma branca.

ROUBO E FURTO DE VEÍCULO

A polícia de Juazeiro registrou no dia de ontem, um furto e um roubo de motocicletas. O primeiro casão aconteceu por volta das 16h41, na rua da Conceição, 624, bairro Centro da cidade, que teve como vítima a Sra. de iniciais C. S. B. M., 40 anos. Conforme a polícia, a vitima relatou que viu pelo circuito interno de câmeras de segurança, homem não identificado, trajando camisa vermelha e short, furtar a sua motocicleta YAMAHA, JOG, 50cc, de cor verde e sem Placas, para em seguida se evadiu tomando rumo ignorado.

Já por volta das 19h54, na Avenida Ailton Gomes, 928, no bairro Franciscanos, G. S. S., teve tomada de assalto, sua motocicleta Honda Bros, de cor vermelha e Placas JWE-3226-PA, ano 2007/2008, e um aparelho celular. Conforme relato do mesmo a polícia, o crime foi praticado por dois homens não identificados, um trajando camisa vermelha e outro trajando camisa branca, o qual usa aparelho nos dentes, ambos estando de short e usando capacetes, de cores rosa e preta, que estavam armados . Os dois fugiram tomando rumo ignorado. Nos dois casos a polícia militar realizou diligencias, mas sem êxito. As vitimas foram orientadas pela PM a comparecerem à 20ª DRPC para registrarem boletins de ocorrências.

CARIÚS-CE

POPULAÇÃO ARRANCA PARTE DO ASFALTO DA CE -060 APÓS ATROPELAMENTO COM VÍTIMA FATAL

A Vila Caipu que fica localizada na cidade de Cariús foi palco de uma tragédia e revolta após um atropelamento com vítima fatal naquela localidade. O acidente aconteceu no domingo, 29, por volta das 17h quando o aposentado José Alves de Oliveira, de 69 anos de idade, ao atravessar a CE -060 que passa pela Vila foi colhido por um veículo Fiat Siena cor verde de placa HYZ-2522. Com o impacto a vítima foi arremessada a quase 20 metros de distância, tendo morte imediata.

Logo em seguida um sentimento de dor e revolta tomou conta dos moradores locais. Rapidamente centenas de pessoas pegaram picaretas, pás, metais e começaram a retirar parte do asfalto da CE que liga Iguatu a Várzea Alegre. Com gritos de revolta os populares não foram parados nem pelos policiais que não conseguiram acalmar os ânimos de todos.

De um lado a outro da pista parte do asfalto da CE foi retirado. “Nós percebemos o perigo avisamos a todos e ninguém fez nada, só assim é que vamos chamar a atenção de todos, arrancando o asfalto da estrada” disse a moradora do local, Luiza Martins.

BODOCÓ-PE

TENTATIVA DE HOMICÍDIO, AGRICULTOR ATIRA CONTRA A PRÓPRIA FILHA.

O fato aconteceu por volta das 09h00min de anteontem no Sítio Logradouro na zona rural de Bodocó – PE, onde uma discussão entre pai e filha quase termina em tragédia. Em determinado momento da briga, a vítima Thaise Sales Silvestre, 21 anos, corria para tentar abrigo na casa de sua avó, quando o acusado Cícero Batista Silvestre, 46 anos, fazendo uso de uma espingarda efetuou um disparo contra a própria filha, que por sorte não foi atingida. A GT do 4º Pelotão de Bodocó – PE se dirigiu até o local, mas, o acusado já havia fugido. Duas armas de fogo apreendidas no interior da casa do acusado

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, MULHER É AMEAÇADA DE MORTE PELO MARIDO

Homem é preso depois de chegar a sua residência com sintomas de embriaguez alcoólica e ter ameaçado de morte a própria esposa. O fato ocorreu por volta das 23h45min na Rua Vicência Horas no Bairro São Francisco em Bodocó – PE. Segundo a vítima Lindiane Sales de Oliveira, 31 anos, teria sofrido ameaças de morte pelo próprio esposo José Ismário Xavier de Viveiros, 37 anos. O acusado terminou sendo preso pela PM e conduzido a DEPOL de Ouricuri – PE, onde o fato foi registrado.

OURICURI-PE:

MENOR DE 17 ANOS TENTA ASSASSINAR PEDREIRO A GOLPES DE FACA

O episódio ocorreu por volta das 09h30min na Rua Paraíso no Bairro Nossa Senhora do Carmo em Ouricuri – PE. Onde após uma discussão o menor das iniciais GPMS, 17 anos, se armou com uma faca peixeira e atacou a vítima Nivaldo Dias de Oliveira, pedreiro, 41 anos, que atingido por vários golpes na cabeça. O menor infrator conseguiu fugir do local, mas foi localizado e preso momentos depois em uma casa abandonada no Bairro Nossa Senhora do Carmo. Já a vítima foi socorrida por populares para o HRFB, onde ficou internado e seu estado de saúde é instável. O adolescente foi autuado em flagrante delito por lesão corporal grave.

EXU-PE:

POLÍCIA MILITAR PRENDE VEÍVULO COM CHASSI ADULTERADO

Policiais militares da 3ª CPM de Exu – PE prenderam na manhã de anteontem (30) na estrada de acesso ao Povoado de Taboca naquele município uma motocicleta Honda CG-125 com o chassi adulterado. Segundo a polícia a moto estava em puder do agricultor José Erasmo Vieira Monteiro, 33 anos. Sendo o mesmo detido e conduzido juntamente com o veículo para a DPC de Ouricuri – PE

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine Reprodução Proibida

INDEPENDÊNCIA OU ROCK! Por: Janinha

A Sertão Pop Produções e Mônica Vitoriano, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato realiza mais um evento no Pink Floid Bar: Independência ou Rock, à partir das 21h, estrada Crato-Arajara, no sítio Romualdo, será no próximo dia 03 de setembro, com as bandas Hollywood, e Los The Os trazendo os clássicos do Rock e do Blues, e a banda cover do Barão Vermelho Elefante Branco, será uma noite de muita diversão e música boa! Participem!


Visitem o blog do Festival Cariri da Canção e saibam tudo sobre o evento que se consolida como um dos maiores e mais audaciosos da música cearense, façam suas inscrições, participem!

http://festivalcariridacancao.blogspot.com
http://culturacrato.blogspot.com

Primeiro de Setembro de 2010


Nossa Senhora

Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar
Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar
Se ficaram mágoas em mim
Mãe tira do meu coração
E aqueles que eu fiz sofrer peço perdão
Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim minha mãe junto a Jesus
Nossa Senhora me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim
Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma o meu coração
Grande é a procissão a pedir
A misericórdia o perdão
A cura do corpo e prá alma a salvação
Pobres pecadores oh mãe
Tão necessitados de vós
Santa Mãe de Deus tem piedade de nós
De joelhos aos vossos pés
Estendei a nós vossas mãos
Rogai por todos nós vossos filhos meus irmãos
Nossa Senhora me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do Meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim
Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar
Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar
Se ficaram mágoas em mim
Mãe tira do meu coração
E aqueles que eu fiz sofrer peço perdão
Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim minha mãe junto a Jesus
Nossa Senhora me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim
Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma o meu coração
Grande é a procissão a pedir
A misericórdia o perdão
A cura do corpo e prá alma a salvação
Pobres pecadores oh mãe
Tão necessitados de vós
Santa Mãe de Deus tem piedade de nós
De joelhos aos vossos pés
Estendei a nós vossas mãos
Rogai por todos nós vossos filhos meus irmãos
Nossa Senhora me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do Meu destino
Do meu caminho
Cuida de Mim

Roberto Carlos

Que nossa Senhora da Penha cuide nos proteja.
Uma boa tarde,
Mônica Araripe



Espetáculo de Dança do Cariri será apresentado na Europa


A pré-estréia do espetáculo Arte e Cultura em Transe acontece nesta sexta-feira, no Teatro Salviano Arraes, no Crato. O espetáculo é resultado de pesquisa em torno da formação do povo brasileiro. A diversidade e a junção dos elementos que compõe a dança brasileira a partir das influências indígenas, africana e européia estão presentes no espetáculo “Arte e Cultura em transe”. O espetáculo busca explorar predominante as raízes afro-brasileiras tão presentes na mistura do caldeirão cultural do nosso povo.

Arte e Cultura em transe será apresentado na Alemanha já agora no dia 14 de setembro e terá agenda preenchida até o dia 06 de outubro. O espetáculo é dirigido pela coreografa Edilânia Rodrigues e Elisangela Nepomuceno que fazem parte da Companhia de Dança Vid´Art do Projeto Nova Vida. Para esse primeiro momento participarão cinco dançarinos, além da coreografa Edilânia Rodrigues e do músico Ronaldo da Silva.

A ida da companhia para Alemanha se deu pela parceria desenvolvida pelo Projeto Nova Vida e a entidade alemã Aktionskreis Pater Beda. O Nova Vida é uma ONG que foi criada em 1992, cujas ações têm como foco uma educação voltada para a cidadania através do acompanhamento educacional, cultural e formação profissional de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. A entidade funciona na Comunidade do Gesso no Crato, antiga zona de prostituição que por muitos anos sofreu com a inexistência de políticas públicas. Além da Alemanha a Companhia participa em agosto do próximo ano da Jornada Mundial da Juventude que será realizada na Espanha. Para esse evento deverão participar um numero maior de integrantes.

Para a coreografa, Edilânia Rodrigues existe uma grande expectativa em torno da ida para Europa. Ela destaca que a intenção é aproveitar a oportunidade para fazer intercâmbio e compartilhar experiências tanto artísticas, como culturais. A coreografa enfatiza que o espetáculo foi montado a partir dos elementos da brasilidade, além de abordar outras questões como meio ambiente, seca e religiosidade de matriz africana. O espetáculo poderá ser visto nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Teatro Salviano Arraes, no Crato.Entrada franca. A pré-estréia no Cariri visa aglutinar e perceber os olhares dos dançarinos, coreógrafos, diretores teatrais, músicos e atores em torno do espetáculo.

Serviço:
Projeto Nova Vida
www.novavida.apoio.de
(88) 33523/4036/35234166
Coordenador do Projeto Hermano José de Sousa (88)88063056
Email: hermanojosedesousa@yahoo.com.br

Por que não gritamos? – por Pedro Esmeraldo

O Doutor Wellington Alves de Souza (Tonton), médico e intelectual cratense, residente em Fortaleza, é um dos defensores da cidade do Crato. Constantemente, diz palavras elogiosas enquadrando-nos como grandes lutadores dessa cidade. Fala com facilidade, dizendo que somos corajosos e somente nós, uma gleba de defensores do município, lutamos sozinhos sem a preocupação dos políticos. Diz que não devemos esmorecer nessa jornada e ficamos inquietos com a passividade dos políticos que não reagem aos insultos governamentais. Também, lembramos de outras figuras corajosas que sempre trabalham em praticar atos defensivos de sua terra: tratam-se dos jornalistas Armando Rafael, Antônio Vicelmo , Dielson Mendonça, Ermeson Monteiro, Carlos Rafael, José Nilton Mariano, Claude Bloc, Carlos Esmeraldo, Jurandir Temóteo e outros que deixamos de mencionar porque não estamos lembrando agora.

Por sua vez, enaltecemos as figuras dos ex-prefeitos, capitão Ariovaldo, doutor Humberto Macário e Pedro Felício Cavalcante que deixaram marcos indeléveis e contribuíram para o desenvolvimento da cidade como: a criação da URCA, a implantação do Colégio Agrícola e outros logradouros que servirão de medida desenvolvimentista do município. Além dessas pessoas, existem outros lutadores que vivem no anonimato, mas com muita convicção, protestam contra as arbitrariedades. Tudo isso é executado pela horda de malfeitores que desejam a cidade do Crato no ostracismo.

Outro dia, demonstramos revolta, diante de um político que permanece de crista baixa e que tem medo de falar, já que perguntamos a esse senhor porque não reage à discórdia e à calúnia e não vai em frente, combatendo os inimigos, a fim de afastar do nosso meio e empurrá-los para fora da cidade. Crato não precisa de penetras. Deixem o Crato para os cratenses. Agora estamos muito tristes e indignados com as atitudes deletérias de nossos políticos, que, até hoje, não dizem o que vêm fazer e assistem pacificamente a perda dos bens da cidade. Pedimos a esses indignos políticos do Crato que renunciem. Por que colocam os cratenses para escanteio?

Por que não cooperar com o povo, retribuindo com o trabalho digno em benefício do próprio povo? Por que não protestar contra as injustiças, através de passeatas, comícios e outros tipos de manifestações que façam jus ao desenvolvimento da cidade? Não, meus amigos, precisamos reagir, pois o povo tem necessidade de quem trabalha com amor e honestidade. É para isto que pagamos imposto e os queremos de volta com benefícios e grandes melhoramentos.

Não podemos dormir. Temos que enfrentar os inimigos e queremos que empurrem esses algozes para fora da cidade. Afinal, cooperamos para sermos beneficiados e não beneficiar a terceiros. Afinal, por que não reagimos? Onde andam os órgãos representativos do município? Pra que servem Lions, Rotary, CDL, sindicatos, Associação Comercial que, por hora, permanecem mudos e não reagem contra os insultos dos provocadores indigestos?

Escrito por Pedro Esmeraldo

ALMANAQUE - 1 De setembro de 2010 - Por: Meirinha

1 de Setembro: Dia do Professor de Educação Física (Brasil)

* 1939 - A Alemanha invade a Polónia, iniciando a Segunda Guerra Mundial.
* 1951 - Eva Duarte de Perón renuncia à candidatura à vice-presidência da república da Argentina.
* 1910 - E fundado o Sport Club Corinthians Paulista.

Nasceram neste dia...

* 1875 - Edgar Rice Burroughs, escritor estado-unidense (m. 1950).
* 1886 - Tarsila do Amaral (na imagem), pintora modernista brasileira (m. 1973).
* 1942 - António Lobo Antunes, médico e escritor português.

Morreram neste dia...

* 1648 - Marin Mersenne, matemático francês (n. 1588).
* 1715 - O Rei Luís XIV de França, após 72 anos de reinado (n. 1638).
* 1981 - Albert Speer, arquiteto e escritor alemão (n. 1905).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30