xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 agosto 2010

Poema de Isopor: A Inveja - Ulisses Germano

Ulisses Germano - Dihelson Mendonça


ToDAS as FrustrAÇÕES se reuniram

e formaram um grande banquete
para homenagear a DONA Inveja
E provar o prato que cuspiu
Cuspindo no prato que comeu
Ser a sombra das virtudes
Das homenagens indiretas
Dos sentimentos opostos
E insultar, destruir e negar
o que não pode possuir

Por favor não esqueça
É preciso que o amor floresça
Tudo nasce e morre na cabeça

Ulisses Germano
Crato-CE.

CRATO - Notícias do dia 01 de Setembro de 2010


Conclusão de cadastramento para o Seguro Safra será em setembro

A Secretaria de Agricultura do Município do Crato informa que estarão sendo realizados cadastros dos agricultores para o Seguro Safra, nas comunidades onde os representantes das associações locais não puderam efetivar as listas com os devidos dados. Para isso, uma equipe da Secretaria, juntamente com o sindicato, Ematerce, CMDS e FEC estarão nas respectivas comunidades para concluírem o processo de cadastramento, no dia 9 de setembro. Uma reunião com esta finalidade foi realizada na segunda-feira, na Secretaria. Comunidades da Ponta Serra, Dom Quintino, São Gonçalo, Brea e Jaburu estão entre as que estarão sendo atendidas. Os cadastros deverão ser encaminhados, após digitação dos dados pela Secretaria, até o dia 30 de outubro. Serão cerca de 3 mil do Crato, quer estarão sendo enviados para análise a aprovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e posterior emissão de boletos para os pequenos produtores beneficiados.

Crato comemora a festa da padroeira

O município do Crato comemora hoje a festa da padroeira do Município, Nossa Senhora da Penha. A cidade começa o dia feriado, com uma alvorada festiva em comemoração à santa. Haverá concelebração da solenidade, procissão e bênção do Santíssimo Sacramento. Durante estes nove dias que antecederam o encerramento, foram realizadas novenas, leilões e, ainda, missas com a participação de todos os setores da comunidade. Escolas, colégios, associações religiosas, profissionais de saúde, representantes dos poderes judiciário, executivo e legislativo participam da programação. Milhares de fiéis percorrerão as ruas do Crato, na grande procissão saindo da igreja e percorrendo o centro e bairros. O Governo Municipal do Crato apoiando a festa anual da Padroeira do Crato, Nossa Senhora da Penha, convida todos a participarem da solenidade litúrgica que acontecerá seguindo a programação:

6 horas - Alvorada Festiva
7 horas - Celebração da Santa Missa na Sé Catedral
9 horas – Missa Solene
12 horas- Salva de fogos a Padroeira.
16 horas- Celebração da Santa Missa e Consagração à Nossa Senhora da Penha
17 horas- Procissão, Benção do Santíssimo e encerramento.


Vale salientar que o roteiro da Procissão será da seguinte forma:

Sé Catedral, Rua Dom Quintino, Rua Coronel Antonio Luiz, Rua Brigadeiro Monteiro, Rua Carolino Sucupira, Avenida Perimetral Maildes de Siqueira, Rua Leandro Bezerra, Rua Rodolfo Teófilo, Rua Nelson Alencar, Rua Ratisbona, Rua Barbara de Alencar, Rua Dr. João Pessoa, Rua Miguel Lima Verde e Sé Catedral. Participem dessa grandiosa festa do município !

Obras do Centro de Convenções recebem visita de Secretário e Turismo do Estado

Com cerca de 80% das obras concluídas, o Centro de Convenções do Cariri receberá, nesta quarta-feira (01/09), a partir das 10 horas, a visita do secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia. O equipamento, que teve suas construções iniciadas em julho de 2009, foi projetado para impulsionar ainda mais a vocação para eventos agropecuários e industriais da região, além de servir para eventos de lazer e religiosos. Localizado na cidade de Crato, tem a previsão de conclusão ainda neste semestre. Orçado no valor total de R$ 7.776.538,38 milhões, o prédio está sendo construído às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O local deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais, atraindo para a região, seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos. No equipamento, cuja área construída será de 5,7 mil m², serão instalados um auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada, recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas de reunião e multiuso, e estacionamento com 208 vagas. Também vão ser construídos espaços cobertos e ao ar livre para exposições, e jardins paisagísticos dotados de espelhos d'água.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 01 de Setembro de 2010


Prossegue concurso para Professor Efetivo da URCA

Prossegue na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Pimenta, o concurso para Professor Efetivo da Instituição, com 60 vagas a serem preenchidas. Iniciado no último dia 27, no domingo houve a realização da prova dissertativa. A meta é suprir de imediato o quadro de professores que pediram exoneração e, em seguida, nova convocação de docentes para assumir o atendimento das necessidades fundamentais, da integralização curricular para os novos cursos. O concurso será voltado para o provimento dos cargos de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. Serão destinadas vagas para as áreas de Ciências Sociais, Educação, Ciências Físicas e Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Construção Civil, Matemática, Física, História, Geociências, Línguas e Literatura, Teatro, Artes Visuais e Ciências Sociais. O processo de avaliação pelas comissões para os novos docentes da instituição prossegue até o próximo dia 03 de setembro.

Geopark apóia iniciativas de Educação Ambiental no geossítio Colina do Horto

A Fundação Educativa Salesiana promove no período de 31/08 a 04/09, em Juazeiro do Norte, o curso "Produção de Mudas Frutíferas" para a comunidade do geossítio Colina do Horto e estudantes. O projeto funciona em parceria com a Ematerce, com o apoio do Geopark Araripe, SEPLAG e Escola Ambiental. O curso é dividido em dois momentos: em aulas teóricas e práticas, realizadas nos viveiros na área do Horto. Esse curso é parte do Projeto Piloto do Éden, trabalho que tem a intenção de reflorestar o entorno do Horto com plantas frutíferas. 25 pessoas participam das aulas. São alunos da Escola Sebastião Teixeira Lima e comunidade local. Os temas trabalhados são os mais variados: enxerto e poda, utilização de produtos naturais e sistema de coveamento e reciclagem de lixo. A abertura aconteceu na manhã de ontem, com exibição do vídeo "Preparação de mudas e enxertia" e contou com a presença de representantes da Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero, Geopark Araripe, Ematerce, Escola Ambiental e pessoas da comunidade.

(Texto: Assessoria de Comunicação – Geopark Araripe)

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 01 de setembro de 2010.

Coletivo Camaradas aciona OAB e Justiça Eleitoral contra poluição visual


Nota do Editor: Como todos os Cratenses estão a par, estamos vivendo um período eleitoral dos mais acirrados dos últimos tempos. Dezenas de candidatos disputam uma pequena vaga nas praças e ruas para divulgarem seu "produto". A população, por outro lado, está profundamente insatisfeita com tudo isso e busca meios de garantir a lei da acessibilidade. Por estes dias, o Coletivo Camaradas, liderado por Alexandre Lucas, realizou ato em protesto contra a poluição visual denominado de “Ação Poluição” que consistiu na colocação temporária de cavaletes com a inscrição “Ação Poluição” ao lado das imagens do candidatos. O fato está repercutindo positivamente na cidade, uma vez que a população merecia mais respeito por parte dos candidatos, que teimam em atrapalhar a vida normal do centro da cidade. Aqui trazemos uma última notícia sobre a operação "Ação Poluição".

Justiça Eleitoral e OAB já estão com fotos da poluição visual gerada pelos candidatos nas praças da cidade Crato.


Na manhã desta ultima segunda, dia 30, o Coletivo Camaradas encaminhou ao juiz da 27ª Zonal Eleitoral, Antonio Wandeberg Francelino Freitas e ao presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Crato, Fabrício Siebra Felício Calou documento que alerta sobre a poluição visual provocada pelos candidatos dos diversos partidos políticos e coligações nas praças da cidade do Crato, através da colocação de cavaletes com imagens eleitorais.

O fato vem gerando insatisfação na população. Algumas placas impedem a livre circulação dos transeuntes, já outras atrapalham a visibilidade dos motoristas. De acordo com o documento encaminhado a Justiça Eleitoral os “camaradas” afirmam “entendemos que a colocação indiscriminada destes cavaletes na cidade e em especial nas praças vem gerando insatisfação e prejudicando a livre circulação dos transeuntes, dificultando a visualidade dos motoristas e produzindo uma enxurrada poluitiva. Sem contar que, como o caso não é localizado, isso gera uma incalculável degradação ambiental, tendo em vista, a quantidade de madeiras e papeis gastos com essas ações na época eleitoral, em outras palavras, representa a derrubada da vegetação brasileira” O grupo solicita que o documento encaminhado a Justiça seja enviado aos partidos e coligações com o intuito de tornar pública a insatisfação dos eleitores. O documento entregue na OAB sugere uma tomada de posição em relação à questão.

O documento foi encaminhado a Justiça Eleitoral e a OAB, após o Coletivo teve realizado a intervenção urbana denominada “Ação Poluição” que consistiu na colocação temporária de cavaletes com a inscrição “Ação Poluição” ao lado das imagens do candidatos e registro fotográfico, o qual foi disponibilizado virtualmente. Nos documentos entregues pelo Coletivo Camaradas foi anexado o registro da fotográfico da ação que consta de mais de 200 fotos em praças da cidade do Crato.

Fonte: Alexandre Lucas - Coletivo Camaradas

Setur visita canteiro de obras do Centro de Convenções do Cariri nesta quarta


Equipamento de R$ 7,7 mi deverá ser concluído até o final do semestre. Com cerca de 80% das obras concluídas, o Centro de Convenções do Cariri receberá, nesta quarta-feira (01/09), a partir das 10 horas, a visita do secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia. O equipamento, que teve suas construções iniciadas em julho de 2009, foi projetado para impulsionar ainda mais a vocação para eventos agropecuários e industriais da região, além de servir para eventos de lazer e religiosos. Localizado no município de Crato, o prédio tem previsão de conclusão para ainda este semestre.

Orçado no valor total de R$ 7.776.538,38 milhões, o equipamento está sendo construído às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O local deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais, atraindo para a região, seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos.

No equipamento, cuja área construída será de 5,7 mil m², serão instalados um auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada, recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas de reunião e multiuso, e estacionamento com 208 vagas. Também vão ser construídos espaços cobertos e ao ar livre para exposições, e jardins paisagísticos dotados de espelhos d'água.

Segundo o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, a necessidade de um centro de convenções no Cariri é uma realidade, tendo em vista a grande demanda da região para a realização de eventos, principalmente na área de feiras agropecuárias.

Municípios beneficiados:

De acordo com os dados disponibilizados, em 2007, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o montante habitacional da região está estipulado em 870 mil pessoas, distribuídas nos 28 municípios do Cariri. Com a construção do Centro de Convenções do Cariri, serão beneficiadas as localidades de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Setur

Fogo destrói 3.700 toneladas de cana em usinas no Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Toda a cana-de-açúcar da Destilaria Estrela, em Barbalha, foi consumida pelo fogo, causando perdas para a já enfraquecida atividade de agroindústria da região - ANTÔNIO VICELMO - Prejuízos de R$ 400 mil foram contabilizados em cultivos de cana de sítios no Cariri, devido a incêndios criminosos.

Barbalha. Mais dois incêndios criminosos atingiram a já prejudicada agroindústria canavieira do Cariri. Toda a produção de cana, cerca de 2.500 toneladas, da Destilaria "Estrela", localizada no Sítio Lagoa, Município de Barbalha, foi destruída por um incêndio que consumiu 33 hectares, causando um prejuízo de R$ 350 mil. Já no Sítio Fernando, no Crato, foram queimados 1.200 toneladas de cana, com prejuízo médio de R$ 50 mil. Com estas ocorrências, já foram três incêndios de grandes proporções ocorridos este mês na região. O primeiro foi registrado, há 15 dias, no Sítio Riacho Seco, Município de Missão Velha, onde foi registrado um prejuízo de R$ 100 mil.

Tocar fogo na cana para facilitar o corte é uma prática normal entre os produtores. Mas este tipo de fogo é controlado. "Eles queimam apenas uma pequena área, o suficiente para a moagem de um dia", explica o proprietário de engenho, Antônio Sampaio, acrescentando que, quando o incêndio não é controlado, como estes que estão ocorrendo na região, os engenhos e as destilarias não têm condições de moer a cana queimada que termina secando no campo. Os produtores desconfiam de que os focos de fogo ocorridos na região são criminosos. No caso do incêndio da cana da destilaria Estrela foram encontrados rastros de pessoas e pontos de fogo em diversos locais, o que caracteriza segundo Sampaio, a intenção deliberada de atear fogo no canavial.

A destilaria de cachaça que tem capacidade para moer 400 toneladas por safra vai aproveitar somente cerca de 80 toneladas. O arrendatário e gerente da Destilaria, Elias Férrer, disse que só é possível aproveitar 20% da cana queimada. O restante não serve nem para pasto. O prejuízo, segundo Elias, é uma "pá de cal" na crise do setor, que começou há cinco anos com a desativação da Usina Manoel Costa Filho, de Barbalha. Esta usina chegou a moer 560 mil toneladas de cana. Elias faz a análise com conhecimento de causa. Ele trabalhou na Usina de Barbalha, onde o seu pai era chefe de manutenção e teve prosseguimento com o fechamento dos engenhos. Dos 200 engenhos do Cariri, apenas seis estão funcionando atualmente.

Álcool

Com o apoio do pai e a experiência de quem praticamente cresceu dentro de uma usina, os irmãos Elias e Enoque Férrer arrendaram a Destilaria Estrela que estava desativada há dois anos. A ideia deles era fabricar, nesta safra, 30 mil litros de cachaça para fornecer às engarrafadoras do Nordeste. O projeto era futuramente fabricar álcool. Para isso, já estava montando a coluna para fabricação de álcool, enquanto o maquinário estava sendo adequado. Elias reclama da absoluta falta de apoio dos bancos oficiais. Ele afirmou que aplicou os seus recursos e a sua experiência na recuperação da destilaria, plantio e adubação da cana.

Três regiões do País (Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste) têm quase a totalidade de seus territórios sob o risco crítico de fogo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com imagens de satélites, os registros de condições classificadas de risco mínimo estão em Roraima e Amapá. Mato Grosso foi o Estado com maior incidência de queimadas, com 729 focos, segundo o Inpe. Só neste mês de agosto, já são 22.730 pontos de queimadas registrados no País.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o número de focos pode não refletir a gravidade dos incêndios. O Ministério destaca que a situação é preocupante em sete regiões: Tocantins, leste de Mato Grosso, oeste da Bahia, algumas áreas do Piauí e de Minas Gerais, Rondônia e no sul do Pará.

Multa

Segundo o Ibama, a multa por queimada irregular é de R$ 1 mil por hectare em área de pasto e de R$ 5 mil em áreas de conservação, reservas legais ou áreas de proteção permanente. A orientação dos órgãos ambientais é para que não sejam feitas queimadas, mesmo controladas, nesta época do ano. Seguindo essa recomendação, a Cetesb, em São Paulo, proibiu a queima da palha da cana-de-açúcar, que costuma ser feita durante a colheita. No Ceará, entretanto, a prática ainda é feita de forma discriminada.

Perdas

"Os incêndios são criminosos. Havia rastros de pessoas e pontos de fogo"
Antônio Sampaio
Proprietário de engenho

"Vamos aproveitar só cerca de 80 toneladas devido às perdas causada pelo foto"
Elias Férrer
Arrendatário da Destilaria Estrela

"Aplicamos todo o nosso dinheiro e experiência e tudo foi consumida pelo fogo"
Enoque Férrer
Arrendatário da usina

MAIS INFORMAÇÕES
Destilaria Estrela
Sítio Lagoa, zona rural de Barbalha
Região do Cariri
(88) 3574.1122

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Boletim Policial do Cariri - Edição de 31 de Agosto de 2010 - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE-CE:

Achado de Cadáver - Na Rua Antônia Maria Conceição com José Luís Siebra, bairro Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, por volta das 07h30min, foi registrado pela polícia um cadáver. Segundo informações prestadas a polícia por Damião F Leite, 43 anos, residente no local, ele ao acordar pela manhã verificou que sua namorada, Vânia M .A. Gomes , 36 anos, encontrava-se morta, acrescentado que durante a noite anterior os dois haviam bebido e que após irem dormir, a vítima havia sofrido uma queda da cama.

A guarnição policial militar RD 1225 composta pelos soldados Thiago Militão e Brito , compareceu ao local, onde providenciou o isolamento da área até a chegada da equipe da perícia florense, acionada via rádio pela CIOPS. O perito criminal “Pequeno”, apos realizar os exames preliminares constatou o óbito, provavelmente de causas naturais. Os familiares da vítima foram orientados a procurar o agente de saúde do bairro ou o serviço de verificação de óbito para as devidas providências

Aposentado morre após ser atropelado por motocicleta – o aposentado Francisco Felix Bezerra, 74 anos, que residia na Rua José Marinho da Silva, bairro Triângulo morreu por volta das 15h04min, desta segunda-feira, após ter sido atropelado por uma motocicleta Honda NX Bros 150 , de cor vermelha, ano 2007, placa de Crato, guiada por Frank Vitor Duarte LOPES, 22 anos, residente na Rua Monsenhor Alencar, bairro Sossego, município de Crato-CE . O acidente aconteceu por volta das 15h04min, na Avenida Padre Cícero, próximo ao Giradouro, bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte.

De acordo com o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, Francisco Felix ainda chegou a ser socorrido por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde até o Hospital Tasso Jereissati, porém, ao chegar naquela unidade de saúde, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito por parada cárdio respiratório.

A patrulha policial militar CP 2531, comandada pelo cabo Maurício compareceu ao Hospital, onde colheu as informações e logo após realizou diligências no Hospital de Fraturas, encontrou hospitalizado o motociclista que havia atropelado a vítima. A polícia Rodoviária Estadual foi acionada ao local, onde adotou os procedimentos de praxe. O corpo do aposentado foi levado para exame cadavérico no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri.

BARBALHA-CE:

Carroceiro atropelado por Fiat Siena na rodovia Barbalha / Missão Velha - Polícia Rodoviária Estadual – P.R.E registrou um outro acidente, este ocorrido por volta das 13h30min, na CE-293, estrada que interliga as Cidades de Barbalha-CE com Missão Velha-CE, próximo da EPACE, bairro Malvinas, em Barbalha que vitimou o carroceiro Francisco A Oliveira, 49 anos, residente na Rua P20, bairro Malvinas.

Francisco transitava em sua carroça quando foi colhido violentamente por um ônibus da empresa Guanabara, guiado por João A. Bezerra , 45 anos, residente na Rua Otílio Gomes de Sousa, bairro Leandro Bezerra, em Juazeiro do Norte, que transitava sentido Leste/Oeste. Ele foi socorrido em estado grave para o Hospital Santo Antonio em Barbalha, pela polícia militar através da equipe da CP 2561, composta pelo subtenente Valdir e soldado Ranieri.

SABOEIRO-CE:

Acidente de trânsito deixa duas vítimas. - Por volta das 07h40 Policiais Militares destacados no município de Saboeiro foram informados por populares que duas pessoas haviam dado entradas no hospital local vítimas de queda de moto. A equipe da RP 2422, cabo Elio, soldados Marcos e Fernandes, foi até aquela unidade hospitala onde identificou as vítimas como sendo Valdeberg Lima de Oliveira de 23 anos, e Francisco Tiago de Luna de 22 anos.

Eles trafegavam numa motocicleta Honda Fan, de cor Preta, por uma estrada carroçável sentido Saboeiro a localidade de Cruzeta quando à altura do sítio Barra distante 3 km da sede daquele município o condutor do veículo perdeu o controle da direção vindo a caírem. Valdeberg sofreu um corte e suspeita de fraturas na perna esquerda, enquanto Francisco teve escoriações pelo corpo e uma forte pancada na cabeça.

Os mesmos foram socorridos ao Hospital local e em seguida transferidos ao Hospital Regional de Iguatu para realização de exames complementares. A motocicleta encontra-se recolhida no Destacamento de Saboeiro.

CARIÚS-CE:

Fiat Siena atropela e mata aposentado de 69 anos. – O Acidente aconteceu por volta das 17h30, de anteontem, na Vila Caipu, na cidade de Cariús. O aposentado José Alves de Oliveira, 69 anos, trafegava em uma bicicleta na Rua que dar entrada a Vila Caipu quando foi atropelado por um carro Fiat Siena, cor verde, placa HYZ – 2522, de motorista não identificado que se evadiu sem prestar socorro a vítima que morreu no local.
A Polícia militar através da VTR – 2442 composta pelo sargento Barbosa, CB Barbosa, juntamente a Polícia Rodoviária Estadual esteve no local isolando a área até a chegada da equipe da perícia florense que após os exames preliminares fez oi traslado do corpo para necropsia no Núcleo de Prática Florense Regional do Centro Sul em Iguatu. Diligencias foram realizadas pela PM no intuito de localizar o motorista do Siena, mas saem êxito. Inquérito foi aberto na delegacia regional de polícia civil de Iguatu para apurar o caso.

PIQUET CARNEIRO-CE:

Acidente envolvendo motocicleta mata homem de 31 anos - Nesta segunda-feira, 30, por volta das 17h30 a Polícia Militar foi informada que na CE 166, a 14km da sede do município de Piquet Carneiro, ocorrera um acidente de trânsito com vítima fatal.A equipe da VTR 2402, cabo Jociê e soldado Ivanildo, compareceu ao local e se certificaram do ocorrido que teve como vítima a pessoa de Cícero Mariano de Sousa de 31 anos.

O mesmo sofreu fratura exposta no braço esquerdo, escoriações pelo corpo e traumatismo craniano, sendo transferido para o IJF de Fortaleza-CE, vindo a falecer a caminho. A polícia apurou que Cícero pilotava uma moto Weber de cor prata, placa HES 0857-CE quando perdeu o controle do veiculo vindo a cair provocando a sua morte.

MAIS DE 1600 HOMICÍDIOS SÃO REGISTRADOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010 NO CEARÁ:

O tema esta sendo discutido em um seminário sobre segurança pública em Fortaleza. - O número de homicídios no Ceará cresceu 41% nos primeiros setes meses de 2010 se comparado ao mesmo período do ano passado. Somente nos 7 primeiros meses de 2010, o Ceará já registrou 1.643 homicídios. Os números foram divulgados durante o Seminário Internacional de Segurança Cidadã, iniciado nesta segunda-feira (30) e que segue até a terça-feira (31), no auditório da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza.

No evento, profissionais da área de segurança, da sociedade civil e acadêmicos de toda a América Latina se reuniram para trocar experiências. Resultados positivos de projetos implantados em outros países foram trazidos para servir como exemplo ao Ceará. Entre eles, um trabalho desenvolvido no México que tenta mudar a impressão negativa que a população tem da Polícia. A idéia, é reduzir os índices de violência. O Seminário conta com a contará com a participação do titular da SSPDS, Roberto Monteiro; e da procuradora-geral do Estado, Socorro França. FONTE: Jangadeiro Online

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine
Proibida a Reprodução

O ser e o tempo são só um - Por: Emerson Monteiro


"O homem e a hora são um só
Quando Deus faz a história é feita.
O mais é carne, cujo pó
A terra espreita."

Fernando Pessoa.

Um, o seu outro lado; outro, o inverso de si mesmo. A integração absoluta do objeto no sujeito que perfaz do todo a face única, indivisível. O tudo e o nada numa unidade essencial e pura, uma unidade que mergulha o mistério do ser, reunindo a um só instante o tempo que resta e o bloco das consistências infinitas que um dia principiaram a ser, nas marcas de formas trabalhadas no confronto do dois em só uno e pronto, atritar persistente de esferas a rolar no abismo da eternidade, ao sabor do destino.

Predissessem limites e reflexos vazios contornariam a fronteira das marés, nos continentes dos mares, nos rios, linhas imaginárias de traços inevitáveis, porém vagos e inúteis, meras ficções de lábios rotos e gargantas secas entre terra e água. Pontos soltos a desenhar os céus com traços invisíveis, estridentes sonhos da inexistência, somas vultosas subtraídas e esquecidas em porões escuros de naus malassombradas, desaparecidas na bruma dos segredos.

Isso de perguntar da filosofia, nas questões reflexivas de alta profundidade, quer-se crer adiamento dos encontros definitivos com a sorte das estradas desertas, nas cinzentas, frias e ausentes madrugadas de prenhes de respostas contundentes, pois estas foram ali postas, dadas em graves acentos de bocas escancaradas e momentos de furor. Ninguém alegue, pois, desconhecimento da lei depois das pistas avermelhadas de fogo e sangue prescritas nas alvoradas, tramas do reluzir das pedras. À ponta da língua do pensamento vêm e vão golfadas de sinais da solução do enigma, nas perguntas da vida. Desconfiados de que sabem a derradeira expressão da história futura, bichos arrastam os ossos ressequidos em caudas poeirentas pelo do deserto da existência, reluzentes lagartos de vaidade agressivas preocupações, quais teimosos animais de carga feridos nas vistas diante das claridades da luz.

Alimárias encandeadas, percorrem as trilhas toscas, aprofundadas no pisar das gerações, e andam aos tombos, formigas cambaleantes soltas no vento feitas folhas de árvores fantasmagóricas, sacrossantas miragens da adoração das tribos impacientes de antigamente. Pavios acesos e olhos apagados, o tropel das massas invade o território santo em blocos repetitivos, ao som dos trovões monumentais que quase ecoam sem final, às paredes metálicas de cordilheiras de fumaça.

Nas tripas enoveladas das entranhas, assim, dos tenebrosos monstros entontecidos ao zumbir do enxame feroz de insetos arcaicos atiçados de propósito pelas presas nas teias do pensamento, a dúvida de dentro seriam as dúvidas de fora, valor exclusivo das espécies individuais. Embaixo e no alto. Fora e dentro. Túnica sem costura. Essência de coisa em si e sujeito próprio de todos criador. Pomo particular e pronto.

Por: Emerson Monteiro

500 Seguidores - Parabéns para nós todos!

Não é todo dia que tem 500 velinhas no bolo... Parabéns!

500 seguidores

Pois é, Gente, há alguns dias eu estava esperando chegar a essa marca de 500 seguidores. Quem diria que um dia ainda iríamos atingir essa imensa quantidade de fãs. Eu agradeço em nome de todos que escrevem no Blog do Crato a todas essas pessoas maravilhosas que dedicam parte do seu tempo a ler aquilo que é escrito aqui, por fazer parte da nossa rede de amigos. Os seguidores são a mais autêntica manifestação de apoio ao Blog do Crato. Eu considero os seguidores algo assim até mais importante do que as estatísticas do mês, porque a gente sabe que só se torna um seguidor, a pessoa que realmente GOSTA daquele site.

Parabéns em especial à nossa 500a seguidora, Eugênia Siebra.
Um abração para todos vocês.

Dihelson Mendonça

Regulamentada para Psicólogos a Escuta de Crianças e Adolescentes.




Nos seis primeiros meses de 2010, o Conselho Federal de Psicologia aprovou 15 novas resoluções, uma a cada 12 dias, em média, que devem ser adotadas pelos psicólogos em todo o Brasil. Entre elas, algumas se destacam pelo impacto sobre a atividade do psicólogo ao orientar a atuação profissional nos diversos campos de trabalho e sobre questões de maior relevância para a sociedade, como a Resolução Número 10/2010, que regulamenta a escuta de crianças e adolescentes em situação de violência.

Com a resolução, os psicólogos passam a ter referências que subsidiam a escuta que “deve ser – em qualquer contexto – fundamentada no princípio da proteção integral, na legislação específica da profissão e nos marcos teóricos, técnicos e metodológicos da Psicologia como ciência e profissão". A regulamentação delimita a atividade exercida pelos psicólogos, diferenciando-a de procedimentos como inquirição judicial, diálogo informal ou investigação policial, utilizados para atender a demanda de outras áreas de trabalho.

A resolução vem atender a uma necessidade cada vez maior dos psicólogos que lidam ou venham a se deparar com casos de meninos e meninas vítimas, autoras ou testemunhas de violência. A regulamentação está em sintonia com um debate que tem se ampliado principalmente nos últimos 20 anos, a partir da vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a respeito da postura dos profissionais de diferentes áreas, como Psicologia, Serviço Social, Direito e Pedagogia, perante crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência e dos desdobramentos do atendimento realizado por eles.

Resguardar a privacidade das pessoas atendidas; respeitar o desejo de livre manifestação, inclusive o silêncio e expressões não verbais; evitar a revitimação: atuar em equipe multiprofissional, mas preservando especificidades e limites de intervenção, sem subordinação técnica a profissionais de outras áreas; e não exercer o papel de inquiridor são questões explicitadas pela resolução.

A regulamentação foi antecipada por discursões e encaminhamentos no âmbito dos conselhos federal e regionais que incluiu a criação de grupo de trabalho, oficina, seminário e publicação sobre o assunto. Por mais de uma vez, o Sistema Conselhos se posicionou contra o projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional baseado em experiência na Justiça do Rio Grande do Sul, que trata do "depoimento sem dano" ou Serviço Social. O depoimento é gravado e anexado aos autos do processo, pois visa à produção antecipada de prova.

Liduina Vilar
Fonte: Jornal do Conselho Regional de Psicologia.

A POÉTICA DE WILSON BERNARDO...CARIRI ENCANTADO de AMORES PERDIDOS.


O LIVRO DE CABECEIRA...


As vezes não durmo,e como se uma luz de um poeta divino,penetrasse dentro do meu olhar suas palavras magicas.Ai nasce poemas imagináveis ao tempo.
Quando você for embora
De uma vez
Não vai levar os livros
Que eu te dei
Apenas as orelhas
De tudo aquilo que eu escutei.

Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

Abertas inscrições para seleção do Hospital Regional do Cariri


O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, entidade que gerencia o Hospital Dr. Waldemar Alcântara, lançou, através do Instituto Cidades, nesta segunda-feira, 30 de agosto, o edital do processo seletivo para a contratação de 996 profissionais para o Hospital Regional do Cariri. As inscrições, iniciadas nesta segunda-feira, podem ser feitas até o dia 5 de outubro exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.com.br. São 205 vagas para médicos, 167 para outros profissionais de nível superior da área da saúde, 19 para profissionais de nível superior da área administrativa, 11 para cargos de direção e gestão, 413 para o nível médio da área da saúde, 176 de nível médio da área administrativa e 5 vagas para nível fundamental na área administrativa. A contratação dos aprovados é pelo regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Com 294 leitos, o Hospital Regional do Cariri é de grande porte, construído pelo Governo do Estado para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços de alta e média complexidade. Tem 27.126,47 metros quadrados de área construída. Fica localizado em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, estrategicamente entre os municípios de Barbalha e Crato para facilitar o acesso à população dos municípios de toda a macrorregião do Cariri e também das microrregiões de Tauá e Iguatu. No total, uma população de 1 milhão e 336 mil habitantes de 41 municípios, que a partir do novo hospital terá atendimento na região, sem necessidade de deslocamento para a capital.

O Hospital Regional do Cariri vai oferecer à população, exames especializados que até hoje só são realizados na rede pública na capital.É o caso da ressonância magnética que atualmente apenas o Hospital Geral de Fortaleza realiza. Outro exame especializado que a população do Cariri terá acesso mais fácil é a tomografia computadorizada. Taambém serão oferecidos aos pacientes radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia, mamografia. O hospital conta com laboratórios de análises clínicas e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e ainda agência transfusional.

“O Hospital Regional do Cariri tem o perfil de um HGF e de um IJF, o que significa que a população será atendida em diversas especialidades médicas, como a cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia”, destaca o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. O novo e maior hospital da região ainda terá serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria. O HRC também será referência em atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de recursos humanos na área de saúde no Estado, com
capacidade para acolher dois residentes em cada especialidade e quatro
internos.

Hospital Regional do Cariri

O hospital, que teve as obras iniciadas em fevereiro do ano passado, está em fase final de acabamento. O investimento foi de R$96 milhões, recursos 100% do Tesouro do Estado. Desse total, R$65 milhões foram investidos em obras e R$31 milhões na aquisição de equipamentos. Os profissionais, aprovados na seleção pública serão treinados para o manuseio dos equipamentos com tecnologia moderna. Em seguida, serão implantadas as rotinas e protocolos de atendimento e os procedimentos operacionais padrões para o funcionamento do hospital. Além do HRC, a rede pública de saúde do Cariri está sendo ampliada com a construção de policlínicas, de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e de Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Estão sendo construídas policlínicas regionais em Campos Sales, Brejo Santo, Barbalha, Icó e Iguatu. A policlínica de Campos Sales já está em fase de conclusão. Três novos CEOs para a região, sendo um em Brejo Santo e um em Icó, em fase construção, e um em Juazeiro do Norte, já inaugurado e entregue à população. A Secretaria da Saúde do Estado reformou e equipou o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Juazeiro do Norte e o do Crato recebeu novos equipamentos.

Perfil do HRC

Número de leitos: 294 leitos (174 de enfermaria, 51 de emergência, 28 do hospital-dia, 20 leitos de UTI adulto, 15 de cuidados semi-intensivos, 6 do centro de imagem). Especialidades: traumato-ortopedia, cirurgia plástica, neurologia, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, cirurgia geral, clínica médica. Serviços/ exames: ressonância magnética, tomografia computadorizada, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, litotripsia, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, radiologia geral, ultrassonografia geral. Profissionais: 996, além dos trabalhadores da higienização e vigilância. Área construída: 27.126,47 metros quadrados Investimento total: R$96 milhões, sendo R$65 milhões em obras e R$ 31 milhões em aquisição de equipamentos Fonte de recursos: Tesouro do Estado

30.08.2010
Assessoria de Imprensa da Sesa

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30