xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 agosto 2010

Teatro Rachel de Queiroz divulga Programação de Espetáculos


SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES E SOCIEDADE DE CULTURA ARTÍSTICA DO CRATO DINAMIZAM O TEATRO CARIRIENSE

Os Pontos de Cultura do Brasil SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES e SOCIEDADE DE CULTURA ARTÍSTICA DO CRATO, com apoio da Prefeitura Municipal do Crato, desenvolvem amplo e intenso programa de valorização e difusão teatral envolvendo companhias de toda a região, no Teatro Rachel de Queiroz, em Crato-CE. Iniciado no último final de semana, quando esteve em cartaz a peça CONTOS DE BRUXAS, texto de Ronaldo Ciambrone, com a Cia. Teatral Arriégua (de Crato-CE), direção de Willyan Teles, o projeto prossegue com a apresentação dos espetáculos:

- A COMÉDIA DA MALDIÇÃO, texto de Cacá Araújo, com o Grupo de Teatro Curumins do Sertão (de Farias Brito-CE), direção de Maria Gonçalves, neste sábado, dia 28 de agosto, às 19:30 horas;
- HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE, texto e direção de Maria Gonçalves, também com o Grupo de Teatro Curumins do Sertão (de Farias Brito-CE), direção de Maria Gonçalves, domingo, dia 29 de agosto, às 19:30 horas;
- AS IRMÃS CASTANHOLAS, texto e direção de Joylson John Kandahar, com a Cia. Mandacaru de Artes (de Juazeiro do Norte-CE), dias 03, 04, 05, 10, 11 e 12 de setembro, às 20:00 horas.

O programa é coordenado pela Cia. Cearense de Teatro Brincante, dirigida pelo dramaturgo Cacá Araújo, e terá, ainda, a comédia Velório Show, com a Cia. dos Sem, em data a ser divulgada posteriormente. Porém, o ponto mais audacioso da empreitada será a 2ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE, a maior vitrine das artes cênicas do Cariri, com mais de 40 espetáculos, cuja programação se estenderá de 05 a 27 de novembro de 2010.




APARECIDA SILVINO NO CARIRI ENCANTADO –PROTAGONISTAS!


Nos anos 90 a OCA enxergou que um coral faria muito bem para agregar artistas e pessoas da comunidade em torno do canto, daí resolvemos (Eu e Carlos Rafael) chamar o Nivaldo e o Leonardo (dois músicos da Solibel) para se revezarem na regência daquele coral que foi batizado de “Boca de Sapo”, em homenagem ao símbolo da OCA que é uma gia. No momento seguinte, uma oficina de canto foi sugerida pelos regêntes no sentido de aprimoramento da voz para receber o repertório. Então, é ai que entra Aparecida Silvino nessa estória bonita que durou pouco tempo mas deixou marcas no coração de todos aqueles “loucos” que começaram a admirá-la e por ela nutrem o maior carinho e hoje será bem recebida no nosso Cariri Encantado-Protagonistas!.
APARECIDA SILVINO é cantora, compositora, pianista, regente, arranjadora e preparadora vocal.
Trata-se de uma das melhores vozes nacionais" atesta o cantor e compositor Milton Nascimento, que fez questão de ter Apá como convidada especial no show "Crooner", apresentado em Fortaleza.
Conhecida e com público cativo no Ceará, ela tem sido requisitada a abrir shows para grandes nomes da nossa música, tendo se apresentado ao lado de Fagner, Nana Caymmi, Suely Costa e Belchior.
Em 2003 e 2004 foi agraciada com Prêmio Nelsons da Música Cearense como Melhor Intérprete Cearense e Melhor Intérprete Feminina.
Em 2006, ganhou o título de Melhor Intérprete no Festival da Meruoca/CE, defendendo a música “Curta a vida”, composta em parceria com José Edu Camargo.
A voz e o talento de Aparecida Silvino já chegaram a locais como a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro; O Feitiço Mineiro, em Brasília; a Sala Sidney Miller da Funarte-RJ; e a Expo-2000, em Hannover - Alemanha.
Entre seus parceiros estão: Sonekka, Zé Edu Camargo, Luhli, Gilvandro Filho, Nilton Bustamante, Conrado Falbo e Alan Mendonça.
Aparecida prepara seu segundo cd "Sinal de Cais", totalmente autoral, diferente de seu primeiro trabalho em vinil "Vidro&Aço" e seu primeiro Cd "Presente".
Uma das mais queridas cantoras da Cena Musical de Fortaleza, vem se apresentando em várias cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife com o repertório a ser gravado no Cd "Sinal de Cais". Atraindo assim ainda mais admiradores.
A TV Diário de Fortaleza gravou um especial com o show "Sinal de Cais" em julho de 2009 e vem apresentando repetidas vezes o mesmo especial à pedido dos telespectadores.
Nas entrelinhas da escrita produtiva do cd “Sinais de Cais”, a inquietude criativa de Aparecida Silvino concebeu, compôs e produziu, em parceria com Alan Mendonça, o cd "MÃE", o qual foi lançado dia 9 de maio, dia das mães, na Igreja do Cristo Rei.
A idéia do cd surgiu dentro do movimento artístico cearense chamado "Ceará Autoral Criativo". O cd Mãe tem direção musical e arranjos de Adelson Viana e conta ainda com os vocais de Lia Veras e os violões de Eduardo Holanda.

APARECIDA SILVINO FARÁ SHOW NO PRÓXIMO DOMINGO NO TEATRO MUNICIPAL SALVIANO SARAIVA, AQUI NO CRATO, A PARTIR DAS 19 HORAS.

ALMANAQUE - Dia 29 de agosto de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE


29 de Agosto: Dia do martírio de São João Baptista.

* 1852 - Tem início a construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, pelo empresário Irineu Evangelista de Souza.
* 1949 - É realizado o primeiro teste de uma bomba atómica da União Soviética, a Joe 1, em Semipalatinsk, no Cazaquistão.
* 1966 - Os Beatles fazem seu último show, em San Francisco.

Nasceram neste dia...

* 1730 - Aleijadinho, escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro (m. 1814).
* 1923 - Richard Attenborough, diretor de cinema britânico.
* 1958 - Michael Jackson, cantor e compositor estado-unidense (m. 2009).

Morreram neste dia...

* 1533 - Atahualpa, último soberano Inca de facto do Peru (n. 1502).
* 1982 - Ingrid Bergman (na imagem), atriz sueca (n. 1915).
* 1987 - Lee Marvin, ator estadunidense (n. 1924).

Fonte: Wikipedia

Está quase tudo pronto para a Mudança...


Após mais uma noite de trabalho:


chapada do araripe capa 26 de agosto

Pois é, amigos. Como eu dizia há poucos dias, estamos próximos de realizar uma grande mudança aqui no Blog do Crato, anexando-o, ou aproximando-o do nosso Jornal Online Chapada do Araripe, que abrange todo o Cariri. Isso foi muito necessário, porque ficaremos livres das amarras do Google, proprietário do sistema Blogger, que limita a quantidade de postagens na página inicial, e nem dá nenhuma garantia de que o sistema não vai deixar de funcionar algum dia. Este blog antigo continuará no ar, só que interditado para novas postagens. As postagens serão feitas no novo site, que contém TODO o conteúdo que já foi escrito aqui.

Imagine se depois de 10 anos de existência, a gente perdesse tudo o que escreveu... infelizmente os Blogs estão sujeitos a isso sem aviso prévio e sem precisar dar satisfação. Então, eu já estou me precavendo e há muitos meses trabalho nesse projeto de integração e cópias de segurança.

Só não sei como vai ser a reação de vocês ao novo site. Espero que seja positiva. Quem não recebeu a senha ainda, irá receber. É que muita gente pensou que era algum spam ou vírus e apagou o arquivo com a senha. Eu enviarei novamente quando for o momento de testar. Embora falte implementar muita coisa, o básico já está feito, e vocês podem conferir agora no endereço definitivo, que sempre foi, já que agora, migramos de servidor:

www.chapadadoararipe.com

Visitem o site, cliquem nas matérias, cliquem nas categorias ( geral e vai descendo ), e contem-nos o que acharam. Poderemos melhorar bastante ainda...

Abraços,

Dihelson Mendonça

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de 26 de Agosto de 2010


Crato-CE: Bebê cai da cama de hospital e morre - Um caso de chamar a atenção só chegou ao conhecimento da Imprensa nesta quarta-feira. No final da madrugada da última segunda-feira, um bebê morreu por conta da queda de uma cama no Hospital São Francisco de Crato. Douglas Henrique Barros do Nascimento, de apenas sete meses, dormia na companhia da mãe, Expedita de Barros, em uma cama sem a devida proteção lateral. Ao cair, bateu com a cabeça no solo e teve traumatismo craniano. A criança, que estava internado para tratar do calazar que contraiu, ainda foi levada para o Hospital Santo Antonio de Barbalha, mas não resistiu e terminou morrendo por volta das 23 horas de segunda-feira. O Conselho Tutelar do Crato acompanha o caso e já solicitou o laudo do Hospital São Francisco.

O caso repercutiu no Cariri e ninguém da direção do hospital quis se pronunciar sobre o assunto. O corpo do bebê foi sepultado nesta terça-feira no cemitério de Crato. Douglas praticamente estava se recuperando da doença de calazar e prestes a deixar o hospital.

MISSÃO VELHA – CE: Achado de cadáver (morte misteriosa): na manhã desta quarta-feira (25) populares localizaram por volta das 08h00min no sítio cafundó, zona rural do município de Missão Velha o corpo do homem posteriormente identificado por José de Figueiredo. A perícia florense foi acionada e fez o traslado para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do cariri em Juazeiro do Norte.

JUAZEIRO DO NORTE – CE: Prisão por tentativa de homicídio. A policia de Juazeiro do Norte efetuou por volta de 00h25min, desta quinta-feira, a prisão em flagrante delito de José Antônio Oliveira Catarino por crime de tentativa de homicídio. Segundo o boletim da PM enviado a imprensa, José Antônio armado de uma faca tentou matar a mulher de Daiane Alencar Oliveira, fato registrado no centro da cidade. O acusado foi conduzido a 20ª DRPC para os devidos procedimentos.

IGUATU – CE: Militares da Marinha do Brasil abrem inquérito sobre morte no Açude Trussu – Desde a última terça-feira, 24, quatro militares da Marinha do Brasil se encontram em Iguatu para onde abriu um inquérito sobre a morte do José Mailton, 24, que aconteceu no Açude do Trussu em Iguatu quando fazia a atravessia em uma pequena embarcação.

A Capitania dos Portos do Ceará que é a responsável pela fiscalização dos açudes no Ceará enviou os militares para investigar o caso e fazer uma fiscalização nas embarcações que são utilizadas no Trussu, “ estávamos com a programação de fiscalizar o açude em novembro, mas devido a este fato e denúncias sobre a super lotação de embarcações e sem utilizar o colete salva vidas, decidimos fazer esta ação agora” disse , Euler, que é o Imediato da Capitania dos Portos do Ceará. Os militares permanecerão em Iguatu até nesta quinta-feira, 26, onde levarão um relatório sobre todas as embarcações que são utilizadas na região.

ICÓ – CE: Juiz determina afastamento de presidente da Câmara Municipal – O juiz auxiliar Antônio Edilberto Oliveira Lima, que responde pela Comarca de Icó, determinou o afastamento imediato do presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes. O parlamentar seria o responsável pelo tumulto ocorrido no último dia 5 de agosto, durante a escolha da nova mesa diretora da Câmara.

Na ocasião, vidraças foram quebradas, cadeiras e bancadas do plenário arrancadas e até tiros chegaram a ser disparados. O Ministério Público (MP) ajuizou ação cautelar com pedido liminar requerendo o sequestro dos bens e o afastamento de Ricardo Nunes dos cargos de vereador e presidente da Câmara Municipal de Icó. Segundo o MP, o parlamentar teria “orquestrado e executado o plano para inviabilizar os trabalhos da Câmara, já que sua derrota era anunciada pelos seus pares”. O órgão ministerial aduziu, ainda, que ele teria, unilateralmente, “baixado decreto interditando a Câmara Municipal, não reconhecendo o resultado da eleição ocorrida naquela data”.

Nessa segunda-feira (23/08), o juiz Antônio Edilberto Oliveira Lima concedeu a medida liminar pleiteada pelo MP. Segundo ele, o tumulto causado traduz-se como conduta antidemocrática, “suficiente para evidenciar que a presença do atual presidente no exercício da chefia do Poder Legislativo local não é adequada para a apuração profunda e imparcial dos fatos ali acontecidos”. Em relação ao sequestro dos bens do vereador, o magistrado ressaltou que a medida tem como objetivo garantir o ressarcimento pelo dano material causado na Câmara, estimado em R$ 11.500,00.

“É evidente que o dano causado ao patrimônio público deverá ser ressarcido ao Erário, sendo que a postura do requerido, no sentido de afastar a segurança do recinto da Câmara Municipal, tornou fácil o vandalismo que ali se estabeleceu, assumindo a responsabilidade, se é que não tinha o domínio da situação, por tudo o que ali acontecesse”, afirmou. Fonte: TJCE

Por: J. Lopes
Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe Internet

INDEPENDÊNCIA OU ROCK NO PINK FLOYD BAR

ALMANAQUE - Dia 26 de agosto de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE


26 de Agosto: Dia Internacional da Igualdade Feminina.

* 55 a.C. - Júlio César invade a Britânia.
* 1978 - É eleito Papa o Cardeal Albino Luciani, que adota o nome de Papa João Paulo I, o 264º papa.
* 1914 - É fundada a equipe de futebol brasileira Sociedade Esportiva Palestra Itália, que mais tarde viria a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras.

Nasceram neste dia...

* 1743 - Antoine Lavoisier (na imagem), químico francês (m. 1794).
* 1906 - Albert Sabin, criador da vacina oral para a poliomielite (m. 1993) .
* 1980 - Macaulay Culkin, ator estadunidense.

Morreram neste dia...

* 1795 - Cagliostro, ocultista italiano (n. 1743).
* 1973 - Marques Rebelo, escritor e jornalista brasileiro (n. 1907).
* 1988 - Carlos Paião, cantor, autor e compositor português (n .1957).

Fonte: Wikipedia

Barbalha - Novo tipo de amendoim é desenvolvido


O TÉCNICO RAMON Vasconcelos manuseia a nova cultivar de amendoim BRS Branco Rasteiro no campo experimental do Município de Barbalha - ELIZÂNGELA SANTOS. A região terá a oportunidade de utilizar a recente variedade, voltada para o mercado de óleos combustíveis.

Barbalha. Será lançada, até o fim do ano, neste Município, a nova cultivar de amendoim BRS Branco Rasteiro, com alto teor de óleo bruto. Os produtores terão a oportunidade de utilizar a recente variedade, voltada para o mercado de óleos combustíveis e que, futuramente, poderá ser usada como biocombustível. As primeiras sementes foram retiradas do campo experimental da Embrapa, em Barbalha. Os pesquisadores já realizaram o dia de campo e apresentaram o amendoim branco aos produtores, técnicos e secretários de Agricultura da região.

Além do alto teor de óleo, chegando a 52% do alimento, 7% a mais do que o amendoim comum, tem também a vantagem produtiva. Em agricultura de sequeiro, chega a até 3 mil quilos por hectare (ha) e pode ser colhido em até 110 dias. O amendoim branco, segundo o técnico Ramon Araújo de Vasconcelos, agradou em cheio no primeiro momento os agricultores. Ele diz que não foi por acaso o lançamento das sementes no Cariri, que também passam pelo mesmo teste em campos experimentais da Embrapa nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Outra cultivar já pesquisada de amendoim comum, o BR1, chega a 1.400 quilos por ha, ou seja, o BRS Branco Rasteiro rende mais do que o dobro da produção. Mas há uma pequena diferença no sabor do grão, pelo alto teor de óleo, além da cor branca e por ser pouco maior. Segundo o técnico, é justamente para diferenciar o tipo de semente. Porém, a média regional tem sido de até 800 quilos. Esse resultado, explica ele, é o cruzamento de BR1 já produzido na região, com o amendoim rasteiro, do Sul do Brasil.

São até quatro sementes por vargem. No Sul do País, normalmente, são duas. Outro bom resultado desse trabalho, de acordo com Ramon Vasconcelos, é que, normalmente, o rendimento chega a 75% em casca e do comum 65%. No campo experimental de Barbalha os primeiros resultados da pesquisa foram obtidos a partir do plantio em uma área de pouco menos de 1 ha. Para Ramon, a cultura se adequa bem ao Nordeste brasileiro, por conta do período chuvoso, dentro do intervalo necessário para se ter uma produção satisfatória. O direcionamento da produtividade para a indústria chega a ser vantajosa. O alto teor de ácidos graxos, ressalta o técnico, dá mais qualidade e durabilidade ao óleo, conservando o produto, naturalmente. "O óleo não fica rançoso e permanece em seu estado natural por mais tempo", enfatiza. Além se ser uma planta resistente à seca e doenças nas folhas.

Como forma de buscar alternativas para o futuro, o trabalho partiu do interesse da Petrobras e da Embrapa, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As pesquisas têm à frente a engenheira agrônoma, Roseana Cavalcante, pesquisadora da Unidade responsável pela nova variedade; o engenheiro agrônomo, Tarcísio Gondim, Rosa Maria Mendes e Ramon Vasconcelos e vem sendo feita por meio do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão (CNPA), por meio dos campos experimentais. São mais de sete anos de experimentação. Nesse trabalho, o Cariri se destaca por ser a região de maior produtividade do Estado do Ceará e uma das maiores do Nordeste. O técnico admite que o resultado destas pesquisas está associado a uma combinação de fatores, levando-se em conta a competência dos pesquisadores e a sorte. O Cariri, com isso, poderá se destacar, além da produtividade, como importante produtor de biocombustível.

Fique por dentro Área produtora

O Cariri é a região que mais produz amendoim em todo o Estado do Ceará. Chega a até 80% da produção local. Está entre o segundo e o terceiro lugar no Nordeste, disputando espaço com o Sergipe. O maior produtor é o Estado da Bahia. O amendoim é uma cultivar que pode ser utilizada em diversos segmentos. É possível, por exemplo, consumir in natura, cru, torrado ou cozido; produzir pasta, creme, sorvete, salgados, doces; e agora, também, biocombustível, assim como oleoquímicos (produtos produzidos a partir de óleos e derivados).

MAIS INFORMAÇÕES - Campo Experimental da Embrapa/Algodão. Avenida José Bernardino, s/n - km 04, Barbalha - CE
(88) 3532.3031

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

CRATO - Centro de Zoonose do Crato é autuado por veterinários - Reportagem: Antonio Vicelmo


ANIMAIS DOENTES ou já agonizando foram encontrados pelo CRMV no Centro de Zoonose do Crato, sem veterinários ANTÔNIO VICELMO. FAC-SÍMILE DO REGIONAL com reportagem sobre a repercussão internacional da denúncia contra o Centro de Zoonose. Ambiente sujo e insalubre, sem veterinários junto aos animais, foi constatado na Zoonose do Crato.


Crato. O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) autuou o Centro de Zoonoses do Crato por falta de um diretor técnico. A inspeção identificou outras irregularidades, entre as quais falta de registro, animais agonizando sem a presença de veterinário para realizar a eutanásia (morte serena, sem sofrimento), funcionários não recebem insalubridade, mau cheiro e sujeira. A autuação foi feita pelo diretor do CRMV, Arturo Carvalho, que fiscalizou dois centros de zoonoses, de Crato e Juazeiro, e nos matadouros públicos da região.

O diretor administrativo do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique Monteiro, explicou que a ausência de um diretor técnico se deve ao pedido de demissão do ex-diretor, Eldon Menezes. Ele garantiu que, ainda esta semana, a secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, nomeará um veterinário que responderá pela parte técnica do Centro de Zoonoses. Quanto à falta de um veterinário, no momento da inspeção, Monteiro esclareceu que o Centro tem dois veterinários que se revezam no trabalho. Um deles estava de licença, conforme atestado médio apresentado ao fiscal do Conselho.

A direção apresentou também os anestésicos, Sedomin e Clortamina, que estão sendo utilizados na eutanásia dos animais, bem como um documento assinado por veterinários e representantes de entidades de proteção aos animais, comprovando que os animais estão sendo sacrificados, de acordo com as exigências da legislação. Outras eventuais falhas apontadas pelo Conselho como, por exemplo, a utilização de depósitos de plásticos para colocação de alimentos, estão sendo corrigidas, segundo garante o diretor administrativo.

Matadouros

A inspeção foi estendida também aos matadouros da região. De acordo com Arturo, o matadouro que apresentou maiores problemas foi o de Iguatu, pela absoluta falta de higiene. Além da falta de estrutura, foram observados gatos comendo restos de carne, piso e azulejos estragados, trilhos aéreos enferrujados, funcionários sem equipamento de proteção e sem exames de saúde e sujeira. Estas irregularidades, segundo o fiscal, serão levadas ao conhecimento do Conselho para que sejam tomadas as providências. No Cariri, a maioria do gado para o consumo é abatido na "moita", isto é, de forma clandestina. Nas pequenas cidades da região não existe matadouro. Em Nova Olinda, por exemplo, o fiscal flagrou o abate de gado no oitão de uma casa. O prefeito Domingos Sampaio justificou que o novo matadouro não está funcionando porque faltaram recursos para a compra de equipamentos. Em Santana do Cariri, não tem matadouro público. O fiscal sugeriu ao prefeito Pedro Linard que o gado para o consumo da população fosse abatido na vizinha cidade de Nova Olinda.

O fiscal elogiou o atual matadouro público de Brejo Santo, que havia sido interditado por determinação do Ministério Público, por absoluta falta de condições de higiene. O atual prefeito, Guilherme Landim, segundo Arturo, cumpriu todas as exigências. "Hoje o matadouro é um exemplo de organização", afirmou. O representante do Conselho reconhece, entretanto, que a maioria dos prefeitos tem condições de construir um matadouro que atenda às exigências da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um relatório completo será entregue ao CRMV com todas as irregularidades encontradas no Interior, inclusive o exercício ilegal da profissão de médico veterinário, que é considerado como contravenção penal. Somente veterinários e zootecnistas, devidamente habilitados, podem exercer as prerrogativas profissionais que as Leis Federais 5.517/1968 e 5.550/1968 determinam, adverte o representante do CRMV.

Enquete - Prática ilegal


Arturo Carvalho
Diretor do Cons. Regi. de Medicina Veterinária
No Cariri, a maioria do gado para o consumo é abatido na "moita", isto é, de forma clandestina, o que é ilegal

Paulo Henrique Monteiro
Dir. Adm. do Centro de Zoon.
Todas as eventuais falhas estão sendo corrigidas. Esta semana, será nomeado o diretor técnico do local

Ricardo Martins
Médico Veterinário
O Centro de Zoonoses do Crato está cumprindo as exigências que a Lei determina nos seus procedimentos diários

MAIS INFORMAÇÕES
Centro de Zoonoses do Crato
Avenida Thomaz Osterne, S/N
Região - Cariri
(88) 3521.2698

CÂMARA DE GÁS Denúncia teve repercussão mundial


Crato. As denúncias contra irregularidades no Centro de Zoonoses do Crato tiveram início há dois anos. No dia 9 de setembro de 2008, o Diário do Nordeste publicou, reportagem exclusiva, denunciando que os cães apreendidos pelo Centro de Zoonoses eram sacrificados numa câmara de gás, o mesmo processo utilizado pelos nazistas para exterminar os judeus na segunda guerra mundial. Os animais morriam após injeção de gás carbônico, numa câmara hermeticamente fechada. O gás era produzido por um motor Volkswagen, cujo cano de escape era interligado a câmara, um cubículo de apenas 1,5m quadrado. A reportagem ganhou repercussão internacional.

O método foi questionado pela presidente da União Internacional Protetora dos Animais, no Estado do Ceará (Uipa), Geuza Leitão, com base na resolução nº 714, de 20 de junho de 2002, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Ela disse que a câmara de gás foi abolida. Com a repercussão da matéria, o modo ilegal de abater os cães foi abolido. Os cachorros passaram a ser sacrificados com injeções de cloreto de potássio, antecedida por anestesia geral.

O método cruel de sacrificar os animais teve repercussão mundial. Organizações internacionais de proteção aos animais produziram um abaixoassinado eletrônico e, por meio da internet, mais de mil e-mails foram enviados ao jornal, protestando contra a forma de eutanásia praticada pelo Centro de Zoonoses do Crato.

A repercussão foi objeto de outra reportagem que deu destaque ao protesto da Organização Internacional de Proteção dos Animais (Oipa), ONG sediada em Milão, na Itália, que publicou carta na internet contra o modo como era feita a eutanásia dos cães no Centro de Zoonoses do Crato, na região do Cariri. Defensores de animais foram convocados a assinar o abaixoassinado eletrônico.

Repúdio

O protesto teve como destinatários o Ministério Público do Estado do Ceará, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Ceará, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a Prefeitura do Crato, além do jornal. O texto repudiava o método da câmara de gás carbônico para o sacrifício dos cães e pedia que os centros de controle de zoonoses sejam impedidos de promover a morte de animais sãos.

A Oipa classificou o sacrifício dos cães na Câmara de Gás como um "método horrível". Advertiu que "é importante que as pessoas entendam que os animais não são objetos, são seres vivos que merecem amor e respeito. Gostaria de expressar minha grande contrariedade quanto ao terrível fato que está acontecendo na cidade de Crato"

Antônio Vicelmo Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Jornal Chapada do Araripe

TV por assinatura já chega a 8,6 milhões de residências do país


Brasília - Um total de 8,6 milhões de domicílios brasileiros já contam com o serviço de TV por assinatura, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A estimativa é que mais de 28,4 milhões de pessoas tenham acesso ao serviço, levando em conta o número médio de habitantes por domicílio. Segundo a Anatel, o setor teve um crescimento de 15,1% neste ano e de 24,5% nos últimos 12 meses.

O tipo de serviço que mais cresceu foi o de TV por assinatura via satélite, chamado de DTH, que registrou um crescimento de 3,8% em julho. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu 0,9% em julho, e o serviço de assinatura por meio de micro-ondas (MMDS) teve uma queda de 0,7%.

As regiões Norte e Nordeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses, com aumento de 61,4% e 38,8%, respectivamente. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul (17,5%), acompanhada pelas regiões Centro-Oeste (22,4%) e Sudeste (23,2%).

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

CRATO - Notícias do dia 26 de Agosto de 2010


Centro de Convenções com 90% das obras concluídas

O Centro de Convenções do Cariri, em Crato, se encontra em fase de finalização , com 90% das obras concluídas. A obra do Governo do Estado, em parceria com o Governo Municipal, foi iniciada ano passado. O Centro abrigará os grandes eventos da região. Situada no bairro Muriti, no entorno da obra do Centro de Convenções, na avenida Padre Cícero, está sendo construído outro grande equipamento, que em breve será inaugurado, também uma parceria do Governo Samuel Araripe, que é a Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O prefeito do Crato doou os terrenos para a construção das respectivas obras. No caso da Faculdade, dotou a área de infraestrutura necessária para possibilitar os avanços dessas importantes conquistas para a cidade. Projetado para impulsionar ainda mais a vocação para eventos agropecuários e industriais da região, além de servir para eventos de lazer e religiosos, o equipamento está orçado em R$ 7.776.538,38 milhões.

A área construída será de 5,7 mil m². O local terá um auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada, recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas de reunião e multiuso, e estacionamento com 208 vagas. Também vão ser construídos espaços cobertos e ao ar livre para exposições, e jardins paisagísticos dotados de espelhos d'água.

Pólo de Atendimento Edvardo Ribeiro da Silva retorna suas atividades

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS, estão reiniciando as atividades do Pólo de Atendimento Edvardo Ribeiro da Silva no distrito da Ponta da Serra. Lá serão inauguradas as bicas, onde será estimulada a prática de higiene as crianças e adolescentes que freqüentam o Pólo, bem como diversão entretenimento e socialização dos alunos da unidade. A Secretária de Ação Social Liduina Andrade e a coordenadora do Projovem Adolescente Elza Oliveira ressaltam as parcerias com as empresas CGM E Petrobrita que acreditam e apóiam a valorização do esporte e lazer.

Seminário sobre Patrimônio Imaterial para gestores municipais do Ceará acontece em Crato

Através de parcerias com as Prefeituras Municipais do Crato e de Barbalha, A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Iphan-CE realiza até amanhã sexta-feira, dia 27 , no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, no Crato, o I Balaio do Patrimônio do Ceará.

O Balaio do Patrimônio é uma das principais ações de promoção do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial/ PNPI promovido pelo Departamento de patrimônio Imaterial/ DPI-Iphan e consiste em seminários para gestores públicos da área cultural, principalmente Secretários e técnicos municipais responsáveis pela pasta da Cultura. O Balaio em sua primeira realização no estado do Ceará, contemplará os Municípios pleiteantes ao Plano de Ação das Cidades Históricas- PACH e com bens protegidos pelo Iphan-Ce, totalizando 36 cidades.

Maiores informações:
Superintendência do Iphan no Ceará
Rua Liberato Barroso, 525, Centro
Tel.: (85) 3221-6360
e-mail: iphan-ce@iphan.gov.br

Projeto de revitalização das praças centrais terá licitação no próximo mês

Está previsto para ser realizado até o próximo mês de setembro, o processo de licitação para início da reforma das praças centrais do município do Crato. O projeto inclui a revitalização das seis principais praças, incluindo a substituição do asfalto por calçamento em pedra, valorizando a questão ambiental e proporcionando uma nova paisagem urbana aos pontos estratégicos da cidade. Também haverá um planejamento para a iluminação, com uma ambientação dinâmica. Essas são apenas algumas referências do projeto, que inclui a melhoria das praças, com recuperação total desses espaços, dentro de projetos planejados, que resgatem, acima de tudo, a história da cidade.

Projeto de R$ 205 milhões para cobrir rede de esgoto está em fase de conclusão

Um projeto para o saneamento de toda a rede de esgoto da cidade do Crato está sendo elaborado por meio da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), no valor de R$ 205 milhões. Segundo o presidente da instituição, Procópio da Silveira, o projeto se encontra em fase de conclusão e o prefeito do Crato, Samuel Araripe, irá lutar por verba federal para cobrir o financiamento deste importante trabalho, que irá beneficiar milhares de cratenses. A verba será pleiteada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

Obras de saneamento avançam nas ruas do Crato

Em dois meses deverá estar concluído o projeto de saneamento e abastecimento do município, que vem sendo coordenado por meio da SAAEC. A obra já passa dos 50% de execução e está sendo realizada nas ruas do centro da cidade, onde havia tubulações mais antigas, em amianto, e que vinham causando problemas no abastecimento de água no município, por conta de constantes problemas de vazamentos. São R$ 9 milhões sendo investidos, por meio de verba federal. A instituição executora do projeto, a Mempes Engenharia, está com 49 homens trabalhando nas ruas, dentro dos prazos estabelecidos para o desenvolvimento dos trabalhos. A primeira etapa da obra, que passa de 7,5 quilômetros de canos de amianto substituído por PVC, já foi concluída.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

AGENDE-SE!


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30