xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 agosto 2010

Monsenhor Bosco, Reitor do Santuário Eucarístico Diocesano - Por Maria Otilia

Monsenhor João Bosco Cartaxo assumiu hoje, o reitorado do Santuário Eucarístico Diocesano. Com certeza o Santuário Eucarístico Diocesano, será mais um espaço onde todos nós cristãos católicos, poderemos nos encontrar através da adoração a Jesus Cristo na Eucaristia.
Nós que fazemos a Paróquia de São Vicente Férrer, hoje Santuário, damos as boas vindas a este grande sacerdote. Lembrando que o Monsenhor Bosco é uma pessoa iluminada,humilde e vocacionada que realmente merece ser o nosso reitor.

Parabéns Monsenhor !!! Que Deus ilumine a sua missão de evangelizador e dinamizador do nosso Santuário Eucarístico.
Texto postado por Maria Otília Moreira
Foto extraída do blog da Ponta Da Serra

O Último Boato no Crato - Uma nova Bomba ?


Nota do Editor - Uma pessoa deixou o seguinte recado na secretária eletrônica do Blog do Crato, que nao quis se identificar, mas devemos investigar e publicar AQUI depois, se a informação procede OU NÃO.

"Dihelson, você já está sabendo de mais uma bomba que soltaram no Crato, de mais uma dinamite ? desta vez, corre um boato nas ruas do Crato que será desativado o escritório do SEBRAE aqui no Crato, e será levado para Juazeiro. Quer dizer, trata-se de mais uma perseguição que eu tenho certeza que deve ter a mão do Sr. ********** ( impublicável ), a exemplo do SESI, agora vem o SEBRAE, em seguida a EXPOCRATO, e mais na frente, a URCA. Isso é absurdo! Tem que ser denunciado pelos jornais escritos e televisados. Um Abraço."

Resposta:

Meu prezado, obrigado pela sua informação. Espero que isso não seja verdade, para o bem do povo do Crato.

BLOG DO CRATO
088-3523-2272
www.blogdocrato.com

Centro de Convenções do Cariri: 90% das obras concluídas


Equipamento de R$ 7,7 mi deverá ser concluído até setembro deste ano. Iniciada em julho de 2009, a construção do Centro de Convenções do Cariri já está em fase de finalização, com 90% das obras concluídas. Projetado para impulsionar ainda mais a vocação para eventos agropecuários e industriais da região, além de servir para eventos de lazer e religiosos, o equipamento está orçado em R$ 7.776.538,38 milhões.

Construído às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, o local deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais, atraindo para a região, seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos. No prédio, cuja área construída será de 5,7 mil m², serão instalados um auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada, recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas de reunião e multiuso, e estacionamento com 208 vagas. Também vão ser construídos espaços cobertos e ao ar livre para exposições, e jardins paisagísticos dotados de espelhos d'água. Segundo o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, a necessidade de um centro de convenções no Cariri é uma realidade, tendo em vista a grande demanda da região para a realização de eventos, principalmente na área de feiras agropecuárias.

Municípios beneficiados:

De acordo com os dados disponibilizados, em 2007, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o montante habitacional da região está estipulado em 870 mil pessoas, distribuídas nos 28 municípios do Cariri. Com a construção do Centro de Convenções do Cariri, serão beneficiadas as localidades de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

20.08.2010
Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur - CE

Subsecção de Crato da OAB/Ce suspende curso sobre Projudi


A
Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Subseção de Crato, distribuiu comunicado informando que tendo em vista que o site do Tribunal de Justiça do Ceará se encontra em constante manutenção, e que tais períodos são imprevisíveis, haja vista que segundo o referido Tribunal não existe data acertada para ocorrer essa manutenção, fica suspensa a realização do curso do Projudi, nos dias 19 e 21 de agosto de 2010. Normalizado o período de manutenção do site do Tribunal de Justiça, a entidade informará a nova data.

Fonte: OAB/Ceará

Prezados Leitores, vejam também a Página 2, 3, 4... do Blog

Edições Anteriores:

Agosto ( Dias ):


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31


Como muitos sabem, há uma limitação de conteúdo na página principal do Blog e de todos os Blogs atualmente. As matérias que postamos em um dia já não cabem mais na página principal, e estamos fazendo uma economia de artigos, para evitar que as matérias da manhã não passem para a segunda página. Mas de qualquer maneira, isso é inevitável. Grandes publicações já foram feitas e se encontram hoje na segunda, terceira ou mais página do Blog. Afinal, estamos com mais de 14.000 artigos postados. Então, eu peço a todos os nossos leitores que não fiquem limitados somente à página atual do Blog, mas visitem também as outras páginas, porque há um MUNDO de informações interessantes para ler.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Aquele Abraço ! [ A Poluição Sonora dos Candidatos ] - Por João Marni



A pouco menos de três meses das eleições municipais de outubro próximo, já estou com os tímpanos prejudicados face ao barulho da propaganda nos veículos, quer seja pelo volume do som, seja pela péssima qualidade apelativa das mensagens em paródias de sucessos populares, canal em que os candidatos tentam fazer mágica, incorporando os ídolos musicais do povão.

A poluição visual também já incomoda, com tanta gente sacudindo bandeiras nas esquinas e praças, sol a pique, não por empenho com o partido ou com seus representantes, não por uma preocupação com o destino da comunidade, mas tão somente por uns trocados, à falta de ocupação trabalhista. Imagino quando chegar a vez da rede televisiva! Não posso deixar de registrar também a feiúra de muros pincelados com credenciais dos pretendentes, com a permissão dos proprietários, de olho num “favorzinho”. É para engulhar! Difícil é reconhecer quem de fato está bem intencionado em meio ao fumacê de candidatos, muitos já “cremados” pelo Tribunal Superior Eleitoral. Tudo isso sem falar nos incômodos tapinhas nas costas, mãos nos ombros, no sorriso há muito esquecido e agora ressuscitado e nas frases ensaiadas, que insultam nossa inteligência. Por que não fazem debates?

Abraçam-se pessoas por amizade, solidariedade, gratidão, pelo reconhecimento de um talento, nos parabéns pelo aniversário, por paixão, nas vitórias e nas derrotas... Mas permitimos que nos abracem também aqueles que destroem sonhos, esperanças e o futuro dos nossos filhos. Precisamos urgentemente reconhecer e refutar o abraço do “tamanduá sem bandeira”, sem compromisso com sua cidade e com sua gente, pois tem olhos apenas para si, um coração que nunca chora e bolsos que nunca enchem! Muitas vezes nos esquivamos de doces e sinceros abraços de pessoas genuinamente boas mas que, simples que são, não carregam nenhum logotipo. Adoramos marcas, grifes, é um defeito próprio da espécie e bem que podíamos nascer já com um “abraçômetro” com alarme e tudo, mas tal dispositivo poderia trazer mais desconforto às mães! É provável então que Deus nos tenha feito assim mesmo, para que aprendamos com a prática. Ainda há tempo!

É evidente que o exercício da cidadania na democracia é o melhor caminho para que possamos escolher bem nossos representantes, ter neles a confiança que temos, por exemplo, no barbeiro com sua navalha enquanto cochilamos em sua cadeira! Precisamos valorizar nosso ombro, lugar sagrado, onde dormem nossos filhos, onde repousa a face do nosso amor... Não é base ou trampolim para mãos sujas. Escolhamos os postulantes como escolhemos os amigos: sem imposição, apenas pela confiança, após a leitura de sua história de vida!
Está na urna, com o voto responsável, a redenção de um povo!

No momento da votação, diga para si mesmo: Este é pelo Crato!
Aquele abraço.

João Marni

Cariri Cangaço - PACTO DOS CORONÉIS em Debate - Reportagem - Antonio Vicelmo


ALEGORIA DA reunião do "Pacto dos Coronéis", pintada pela artista plástica de Juazeiro, Assunção Gonçalves - ANTÔNIO VICELMO.

Crato. O "Pacto dos Coronéis", apontado como importante passagem na história do coronelismo brasileiro, foi o principal tema desenvolvido, ontem, pelo "Cariri Cangaço", em Juazeiro do Norte. A programação prossegue, hoje, em Missão Velha, com conferências sobre o cearense Delmiro Gouveia e os coronéis do Cariri. Amanhã, os 200 participantes do Seminário estarão em Aurora para lembrar os 80 anos de passagem de Lampião pelo município. Em 1911, a oligarquia Accioly dava sinais de declínio e as constantes disputas internas enfraqueciam ainda mais o bloco coronelista. Então, em 4 de outubro de 1911, líderes políticos de 17 localidades do Interior cearense se reuniram em Juazeiro para firmar pacto de harmonia entre si e apoio incondicional a Nogueira Accioly. O chamado "Pacto dos Coronéis" tinha também como objetivo acabar com a onda de crimes praticados impunemente na região.

O jornalista e escritor Lira Neto, autor do livro "Padre Cícero, Poder, Fé e Guerra no Sertão", afirma que, na época, os coronéis viviam se digladiando entre si. O encontro foi aberto pelo coronel Antonio Joaquim de Santana, chefe político de Missão Velha que, segundo Lira Neto, "manejava as cordas da viola tão bem quanto o gatilho da garrucha". A presidência da sessão foi repassada para o Padre Cícero Romão Batista, então prefeito de Juazeiro do Norte. Estiveram presentes na reunião e assinaram o pacto, que foi posteriormente registrado em cartório, os líderes políticos de Missão Velha, Crato, Juazeiro, Araripe, Jardim, Santana do Cariri, Assaré, Várzea Alegre, Campos Sales, São Pedro do Cariri (Caririaçu), Aurora, Milagres, Porteiras, Lavras da Mangabeira, Barbalha, Quixará (Farias Brito) e Brejo Santo.

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Professora da URCA foi homenageada em Fortaleza


Foto da homenagem prestada à Professora da URCA, Antonia Ladislau de Sousa - Governadora do Distrito LA-4, de Lions Internacional, por ocasião da entrega do título de Presidente de Honra da Academia Leonística de Cultura, no Ceará - ALECCE, ocorrido no dia 16/08/2010, às 20 horas,na Casa do Leão em Fortaleza- CE.

Secretaria do Distrito LA-4

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de Hoje, 20 de Agosto de 2010


AIUABA – CE: Homicídio à bala com característica de pistolagem

Ontem (19), por volta 20h00, no Bar da Zuleide, localizado no Distrito da Barra (a cerca de 30 km da sede do município de Aiuaba - CE), um homem não identificado de capacete, trajando jaqueta Jeans, adentrou no referido estabelecimento comercial e efetuou um disparo de arma de fogo (possivelmente uma arma de grosso calibre devido ao estrago causado) na cabeça de Cleofas Alves de Castro Filho, 40 anos de idade, natural de Parambú-CE, solteiro, agricultor, que residia na Rua José Joaquim de Oliveira, Distrito da Barra, em Aiuaba. Na ocasião Cleofas ingeria bebida alcoólica, tendo morte instantânea. O acusado após o crime evadiu-se em uma moto de cor branca tomando rumo ignorado.

De acordo com a polícia, familiares, da vítima a mesma tinha muito desafetos, pois quando bebia era uma pessoa problemática, mas não tinha passagem na polícia. Compareceram ao local os policiais da VTR-2284, Sargento PM Araújo, Cabo Edilson e Soldado Cesário, que apuraram os fatos e estão realizando diligencias com intuito de prender o acusado. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Canindé-CE, a fim de ser feito o exame cadavérico.

CAMPOS SALES - Justiça decreta prisão de homem que matou comerciante de 29 anos.

A Juíza de Direito da Comarca de Campos Sales, decretou anteontem (18) a Prisão Preventiva de Seliano Acilon Bezerra, conhecido como “Seliano”, 40 anos, ex- presidiário do Estado do Piauí, este que no dia 09/05/2010, por volta das 17h30, no Bar e Churrascaria Central Lanches, Centro de Campos Sales, matou a tiros o comerciante Arlindo Alves Batista Filho, 29 anos, que, residia em Salitre – CE.

“Seliano” já se encontrava preso desde o dia (08/08/2010), por causa de um Mandado de Prisão Temporária, expedido pela Dr.ª Maria Lúcia Vieira, Juíza Auxiliar, respondendo pela comarca de Campos Sales-CE, por causa desse crime; Com isso, o mesmo foi transferido para Penitenciária de Juazeiro do Norte.

CRATO - Polícia apreende 01 quilo e 70 gramas de crack no Bairro Vilalta.

Policiais militares da 5ª Cia do 2º BPM tendo a frente o major Paulo Hermann durante rondas ostensivas no bairro Vilalta localizou abandonada por volta das 22hs, em um terreno baldio na Rua José Ribeiro da Cruz, uma sacola contendo um quilo e setenta gramas de crack. A droga foi apresentada na delegacia regional de polícia civil do Crato onde foi aberto inquérito policial no intuito de identificar a quem pertence o entorpecente.

JUAZEIRO DO NORTE - Jovem encontrado assassinado com dois tiros de arma de fogo calibre 12.

Ontem, por volta das 06h30, na Rua Adriano Vitorino Sousa, 14, Aeroporto, próximo ao Conjunto dos Alemães e da Vila Pedrinhas, em Juazeiro do Norte havia populares localizaram um corpo inerte, tombado em meio a uma extensa poça de sangue que aviaram a polícia de que a porta da casa estava entreaberta, de modo que era possível avistar desde a rua o cadáver estendido ao solo. Foi deslocada para local a RD 1226, composta pelos soldados Soares e Avelar que constataram a veracidade do fato e trataram de isolar a cena do crime afastando os curiosos acionando a perícia forense através do perito Antônio, o qual atestou que a vítima apresentava lesões provocadas por dois disparos de escopeta calibre .12”, na altura do tórax.

Até o presente não há confirmação da identidade da vítima, mas populares disseram que o mesmo é conhecido como “NELSON” e que só esporadicamente frequentava aquela casa, que permanecia fechada a maior parte do tempo. No bolso do cadáver havia uma carteira contendo somente R$ 63,00 e nenhum documento. Os vizinhos também informaram que próximo às 22h00 de anteontem, ouviram o barulho de dois estampidos semelhantes a disparos de arma de fogo, mas ninguém deu crédito por serem comuns esses barulhos naquela região. O corpo foi em seguida conduzido pelo “rabecão” para a sede do IML, onde aguarda o reclamo dos familiares.

Prisões por cumprimento de mandado judicial - Por volta das 09h, desata quinta-feira (19) a composição do Serviço Reservado da Polícia Militar do 2º BPM de Juazeiro do Norte-CE, por cumprimento de um mandado judicial expedido pelo Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte, Dr. José Arcelino Giácomo Carvalho, pelos artigos 171 culminado com o artigo 14, e também pelos artigos 288 e 299 do Código Penal Brasileiro, se dirigiu à rua P-12, 173, Malvinas, Município de Barbalha-CE, onde prendeu Juliana dos Santos Gonçalves Da Silva, 41 anos, residente no local. Em seguida, a composição se dirigiu ao Sítio Correntinho, no Município de Jardim, onde foi presa em sua residência Marineide Possidônio de Alexandria Nogueira, 32 anos. Dando continuidade ao cumprimento do mandado de prisão, os PMS prenderam no Sítio Bonito, Cedro - Pernambuco, Alboíno Marcolino de Araújo, 46 anos, residente no Centro de Cedro - Pernambuco. Todos foram encaminhados à 20ª DRPC, para os devidos procedimentos legais.

Prisão por tráfico de entorpecentes – Após denuncias chegadas ao conhecimento da polícia de que uma “boca de fumo” estaria funcionado na rua da Chesf, casa nº. 07, no João Cabral, em Juazeiro, a guarnição policial militar TP 2301, sob o comando do subtenente Marques compareceu ao local onde prendeu por volta de 01h30min desta madrugada os acusados de tráfico de drogas, Francisca Maria de Oliveira, 41 Anos e José Edimar dos Santos, 20 Anos, Vulgo “Dimas”.

Segundo a polícia, no local foram apreendidos 38 papelotes de maconha prontas para venda e R$ 37,00 em espécie. Os acusados foram conduzidos à 20ª DRPC, onde o “DIMAS” assumiu ser o proprietário das drogas e chefe da “boca de fumo”. Ambos foram autuados em flagrante delito por infração ao art. 33 da lei nº 11.343/2006.

VÁRZEA ALEGRE – CE: Animais causam acidente na CE Várzea Alegre/ Iguatu

A rodovia estadual CE-060 que liga os municípios de Várzea Alegre e Iguatu foi palco mais uma vez de um acidente de transito. Desta vez a culpa recai sobre animais na estrada. Por volta das 12h30min desta quinta-feira, um caminhão sem carroceria pertencente à empresa JODIESEL ao passar por uma curva deparou-se com uma boiada na estrada o motorista ao desviar dos animais caiu em uma ribanceira de uma altura de quase 10 metros vindo a colidir com várias pedras.

O condutor do veiculo que não teve o nome informado a imprensa sofre um corte na cabeça e foi levado para o Hospital Regional de Iguatu. Motoristas que transitam pelo local reclamam da falta uma fiscalização e sinalização eficientes na estrada tornando-a perigosa, como também dos muitos animais que ficam soltos naquela rodovia colocando em risco as vidas de pessoas que ali trafegam em veículos automotores.

JUCÁS - CE: Polícia apreende menor por homicídio.

Após receber denúncias anônimas através do telefone 190 de que estaria desembarcando em Jucás de um ônibus, procedente de São Paulo um menor acusado de praticar um homicídio na capital paulista no dia 17/08/10 e que o mesmo estava se dirigindo para um sítio denominado de Riacho do Meio, Jucás policiais militares pertencentes ao destacamento policial daquele município, através da VTR-2392, comandada pelo sargento Matias compareceu ao local onde o ônibus iria chegar e no momento em que os passageiros desembarcavam, apreenderam um menor de 15 anos, sem profissão definida, natural de Jucás, de nome não informado a imprensa, filho de José Cavalcante Ferreira Vidal.

Ao ser indagado sobre o fato (homicídio) ocorrido na capital paulista, o menor confessou o crime. Segundo ele, disse que havia matado uma pessoa conhecida apenas por “Dodó”, com aproximadamente 10 (dez) facadas, no dia 07/08/10, na localidade de Nova Granada-SP, no bairro Jardim Resende em São Paulo. O motivo pelo qual o mesmo cometeu o crime foi uma discussão por uma dívida de R$ 20,00 (vinte reais). No momento da apreensão, o menor estava na companhia do seu pai, José Cavalcante Ferreira Vidal. O menor juntamente com seu genitor foi conduzido a delegacia regional de polícia civil de Iguatu, onde será adotadas todas as providências cabíveis

Por: J. Lopes
Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe - Internet
Proibida a Reprodução

ALMANAQUE - Dia 20 de Agosto de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE

20 de agosto:

* 1975 - A NASA lança a sonda Viking 1 em direção a Marte.
* 1988 - Guerra Irã-Iraque: um cessar-fogo é concedido, depois de quase oito anos de guerra.
* 1998 - A Suprema Corte do Canadá indica que o Quebec não poderá separar-se legalmente do Canadá sem autorização do governo federal.

Nasceram neste dia...

* 1779 - Jöns Jacob Berzelius, químico sueco ( na imagem ) (m. 1848).
* 1840 - H. P. Lovecraft, escritor estadunidense (m. 1937).
* 1923 - Dina Mangabeira, poetisa brasileira (m. 2000).

Morreram neste dia...

* 1580 - Jerónimo Osório, historiador português (n. 1506).
* 1915 - Paul Ehrlich, bacteriologista alemão (n. 1854).
* 2001 - Fred Hoyle, astrônomo britânico (n. 1915).

Fonte: Wikipedia


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30