xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 agosto 2010

Religiosidade e movimentos sociais no CE - Reportagem: Antonio Vicelmo


PARTICIPANTES DO ENCONTRO "Cariri Cangaço", de diferentes gerações, participaram de visitação e solenidade no Sítio Caldeirão. O evento segue hoje em Juazeiro -ANTÔNIO VICELMO. Os líderes religiosos beato José Lourenço e Antônio Conselheiro foram destacados ontem no Cariri Cangaço.

Crato. Com uma visita ao Sítio Caldeirão do Beato José Lourenço, durante a qual foram proferidas palestras sobre "Religiosidade, Memórias e Movimentos Sociais", prosseguiu ontem, em seu segundo dia, o Seminário Cariri Cangaço, que reúne mais de 200 participantes, a maioria escritores e pesquisadores de todos os Estados do Brasil. A programação de ontem foi encerra na cidade de Barbalha com o lançamento do livro "Massilon", de Honório Medeiros, seguido de palestra sobre "Os Coronéis e os mistérios do ataque de Lampião a Mossoró".

O evento será transferido hoje para Juazeiro do Norte, no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com conferências sobre "O Pacto dos Coronéis" e "Lampião em Sergipe". O Cariri Cangaço foi aberto na última terça-feira, no auditório da Universidade Regional do Cariri (Urca), com uma conferência do escritor Antônio Amaury Correia Araújo, considerado como o maior pesquisador do cangaço.

Para o reitor da Urca, professor Plácido Cidade Nuvens, "o Cariri Cangaço representa o esforço de entender bem e compreender em profundidade maior o fenômeno do cangaceirismo na região do Cariri". Sem dúvida, segundo ele, são fatos marcantes que sinalizam as vidas dedicadas às lutas, "sem temer nem a vida, nem a morte".

Por isso, acrescenta o reitor, é interessante que os estudiosos de hoje analisem, em profundidade, todos os componentes destes fatos marcantes da história da região. Plácido destaca que o coronelismo tem uma vertente popular nos cangaceiros, que eram os fidelíssimos aliados, que enfrentavam todas as batalhas mais cruéis em defesa de seus chefes.

Na conferência de ontem, além do beato José Lourenço, fundador da comunidade no Sítio Caldeirão, foi destacada também a figura do cearense de Quixeramobim, Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como "Antônio Conselheiro", chefe religioso que liderou a Guerra de Canudos, no Interior da Bahia. Ele percorreu os sertões do Nordeste, sempre seguido por uma multidão de pessoas que nele viam um "Messias". A fama de Conselheiro preocupava as autoridades, devido às pregações que fazia contra o governo e demais autoridades.

O líder queria a monarquia de volta e reagia contra a República. Se estabeleceu em Canudos, Interior da Bahia, onde fundou uma comunidade baseada na posse comum da terra, do rebanho e da produção agrícola. A rápida expansão da comunidade e as veementes pregações do líder contra o regime republicano levaram o governo a enviar tropas para destruir o povoamento.

Após várias vitórias dos rebeldes, a revolta foi finalmente esmagada por uma violenta expedição armada, em 1897. Conselheiro, que morrera na véspera da derrota, teve o corpo exumado e a cabeça decepada. A história do líder foi magnificamente registrada em "Os Sertões", de Euclides da Cunha.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato/ Centro Cultural do Araripe, Centro/ (88) 3523.2365 - www.cariricangaco.com

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

SÁBADO: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO NA PRAÇA PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO

Juazeiro do Norte-CE receberá o maior espetáculo de teatro popular deste século!!! 5 ANOS EM CARTAZ!!!

A Cia. Cearense de Teatro Brincante apresentará, neste sábado, dia 21 de agosto de 2010, às 19 horas, na Praça Padre Cícero, o espetáculo teatral "A COMÉDIA DA MALDIÇÃO", com texto e direção Cacá Araújo, resgatando o mito nordestino da mula-sem-cabeça, e tendo a participação especial da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, da cidade do Crato-CE, um dos maiores ícones da cultura tradicional popular do Brasil.


Atores/Personagens

Cacá Araújo: Tandô
Carla Hemanuela: Mãe Luzia
Charline Moura: Irmã Francilina
Jardas Araújo: Cantador
Edival Dias: Padre Sebastião
Joênio Alves: Dono da Bodega
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Joseany Oliveira: Leide Zefa
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Lílian Carvalho: Beata Carmélia
Lorenna Gonçalves: Cibita
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paula Amorim: Ladra
Paulo Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão
Samara Neres: Zulmira

Músicos

Lifanco (viola) e elenco (percussão)

Técnica

Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia: França Soares
Sonoplastia: Cacá Araújo
Iluminação: Danilo Brito
Maquiagem: Carla Hemanuela e Joênio Alves
Figurino: Orleyna Moura e Carla Hemanuela
Guarda-Roupa: Luciana Ferreira
Operação de Som: Lílian Carvalho
Operação de Luz: Danilo Brito
Música: Lifanco e Cacá Araújo
Produção Executiva: Mônica Batista
Produção Geral: Sociedade Cariri das Artes

A apresentação foi doada ao Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Cariri) pela Cia. Cearense de Teatro Brincante / Sociedade Cariri das Artes.

CRATO - Notícias do dia 20 de Agosto de 2010



Regime Próprio da Previdência passa pela aprovação da Câmara Municipal

Depois de serem realizadas várias audiências junto aos servidores da administração municipal do Crato, de forma aberta para todo o funcionalismo, e também específica, por categorias, foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto de adoção do Regime Próprio de Previdência (RPPS). O projeto a ser adotado futuramente pela municipalidade foi aprovado por seis votos a favor e três contra. O presidente da Câmara, Francisco Helder França, garante que os órgãos fiscalizadores devem estar atentos à operacionalidade da nova regra. Durante as audiências, o trabalho coordenador pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Cícero França, foi de esclarecer ao quadro funcional da administração o que é o Regime, e a forma como ele será administrado junto à Prefeitura Municipal, destacando as peculiaridades projeto e que não irá haver mudanças na vida do servidor. As reuniões serviram para abrir um debate em torno do tema e também levar esclarecimentos ao funcionalismo municipal.

Educação do Crato inicia distribuição de fardamento para estudantes da rede municipal

A Secretaria de Educação do Município do Crato iniciou a distribuição do fardamento escolar completo e mochilas para os estudantes das unidades municipais de ensino. O trabalho vem sendo desenvolvido por etapas e passará por todas as escolas, com cerca de 20 mil fardamentos. A administração municipal Samuel Araripe, adotou a distribuição o fardamento desde o início da primeira administração no município, resgatando a cidadania e identidade do estudante.

Programação do Cariri Gangaço acontece hoje em Barbalha e Juazeiro do Norte

Iniciado na noite da ultima terça-feira, 17, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, o Cariri Cangaço edição 2010. Este ano, o evento aborda o tema: Coronéis, Beatos e Cangaceiros e reúne dezenas de escritores, pesquisadores e estudiosos do cangaço. O Cariri Cangaço conta com a participação de municípios da região do Cariri, com a proposta de integrar cidades como , Missão Velha, Juazeiro do Norte, Aurora e Barbalha e Crato, disponibiliza apoio através da da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Ao todo serão 6 dias e hoje a programação seguirá dessa forma:

8 horas- Visita a Barbalha, Visita ao Alto do Leitão, visita aos engenhos de rapadura e ao Balneário do Caldas. As 12 horas, Almoço em Barbalha; as 14 horas Visita a pontos de Juazeiro do Norte: Lira Nordestina, Memorial Padre Cicero, Cemitério do Socorro e Colina do Horto.

Secretaria de Agricultura do Crato convoca com urgência representantes de comunidades que não receberam os cadastros do garantia Safra 2010 / 2011

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hidrícos do Crato convoca os representantes legais das comunidades municipais, que não receberam os cadastros dos produtores do Garantia Safra 2010 / 2011, a comparecerem até hoje 20 de Agosto, sexta-feira na sede Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo da Prefeitura do Crato no horário das 8 às 14 horas. As comunidades que deverão comparecer são as seguintes:

Distrito de Ponta da Serra
Malhada Sede
Assentamento Malhada
Sitio Caldeirão
Sitio Gonçalo
Distrito de Dom Quintino
Sitio Inxú
Distrito de Bela Vista
Sitio Serraria
Distrito de Santa Fé
Baixa do Maracujá
Distrito do Belmonte
Sítio Luanda

O Secretário de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Francisco Erasmo Ferreira ressalta a importância do comparecimento desses representantes das comunidades para que ninguém seja prejudicado em relação ao Garantia Safra 2010 / 2011.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Governo quer internet de 100 Mbps até 2022


NE - OK. O Governo quer internet de 100Mbits. Mas quem vai ter acesso a isso ? Uma minoria ? Ou será que aquele pobre da favela que não tem o que comer sabe lá o que internet de 100Mbits ?

O governo federal quer que até 2022 a internet no país tenha velocidade de 100 Mbps (megabits por segundo) em 80% dos domicílios do país. A meta foi apresentada pelo Luiz Alfredo Salomão, assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, durante o Telebrasil, evento que reúne operadoras fixas e móveis. Segundo ele, a secretaria quer que o presidente Lula encaminhe essa proposta ao Congresso para que ele seja transformado em projeto de lei, uma forma de garantir que o próximo presidente o coloque em prática.

Salomão afirma que essa proposta não tem a ver com o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), cujas metas são de curto prazo (até 2014). "Estamos definindo um objetivo de longo prazo", disse. O PNBL define que, em quatro anos, 75% dos domicílios terão acesso à internet em banda larga com velocidade de até 512 Mbps.

Salomão concorda que será preciso definir novas redes para a oferta de internet a 100 Mbps. "O Japão realizou investimentos para a troca dos cabos de cobre por fibras ópticas e hoje é o país que oferece as maiores velocidades de navegação na internet", disse. "Podemos fazer a mesma coisa no Brasil."

JULIO WIZIACK
ENVIADO ESPECIAL AO GUARUJÁ
- Folha.com

Disque-Denúncia paga R$ 2.000 por informações sobre original da bandeira


Desenho original da bandeira é furtado no Rio

O Disque-Denúncia do Rio de Janeiro está oferecendo uma recompensa de R$ 2.000 por informações que ajudem a recuperar o desenho original da bandeira do Brasil, feito pelo pintor Decio Villares em 1889. Desenho original da bandeira é furtado no Rio. O quadro foi pintado por Villares (1851-1931) sob orientação de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, que idealizaram a bandeira. A pintura vale cerca de R$ 50 mil, estimam especialistas, mas dificilmente alguém conseguirá vendê-la. O roubo aconteceu em 27 de abril. Segundo Giovane Fernandes, zelador da igreja, o ladrão arrombou uma porta lateral. Após tirar os parafusos de trás da estrutura de proteção, retirou a pintura, que estava sob um cavalete, sem quebrar a armação de vidro.

O ladrão levou também mais seis quadros. O roubo foi registrado na 9ª DP (Catete). O Disque Denúncia informou que garantirá o sigilo e que informações devem ser fornecidas pelo telefone 0/XX/21/2253-1177.

Fonte: Folha OnLine

Morre o escritor russo-israelense Efraïm Sevela aos 82 anos


O escritor e roteirista russo-israelense Efraïm Sevela morreu aos 82 anos em Moscou, anunciou nesta quinta-feira o crítico literário russo Leonid Katsis à rádio Echo de Moscou. Autor dos livros "Parem o Avião, Quero Descer", "Adeus Israel", "Lendas da Rua dos Inválidos", Efraïm Sevela "simbolizava o que chamamos de literatura russo-judaica", disse Katsis.

Nascido no dia 8 de março de 1928 em Bobruïsk, cidade da atual Belarus, o escritor, cujo verdadeiro nome era Efim Drabkine, emigrou para Israel em 1971. Ele viveu depois vários anos nos Estados Unidos, em Londres e em Paris antes de ir para a Rússia em 1991. Além das atividades literárias, Sevela foi roteirista e diretor de filmes como "A Arca de Noé", "Noturno de Chopin" e "O Papagaio que Fala Iídiche".

DA FRANCE PRESSE, EM MOSCOU

NÃO VOTE EM QUEM POLUI O CRATO ! - Dihelson Mendonça


Eu Não Voto em quem Polui o Crato! O Crato tá cheio de carros de som volante, carrinhos "caça-níqueis" INFERNIZANDO a População. Esses BESTALHÕES passaram a vida sem fazer nada pelo Crato, e agora querem ganhar o nosso voto literalmente "No Grito".

FORA ESPERTALHÕES !

Quanto mais barulho fizerem nas ruas do Crato, mais perdem votos. Ganha-se uma eleição é mostrando projetos para o povo, não furando nossos ouvidos com porcarias repetindo milhões de vezes por dia.
.

DIA DO ATOR, por Pachelly Jamacaru

Parabéns atores e atrizes!




Visitem o blog de José Normando.
Seus trabalhos em artes visuais.
todos são benvindos!

Música Cristã de qualidade - Stênio Marcius – Voz, Violão e Poesia - Por João Paulo Fernandes


Virá pela primeira vez a Região do Cariri, o Poeta e Cantor Stênio Marcius. A poesia cantada de Stênio Marcius marcará, entre outras atrações, o lançamento do seu novo trabalho, “A Beleza do Rei”, nesta sexta-feira (21) e no sábado (22). O evento acontecerá no Restaurante Coisas do Sertão, a partir das 19h00, e contará também com a presença do grupo Instrumental Cariri, que abrirá a apresentação.

A música de Marcius tem a sonoridade intimista e toda a sua estrutura é a base do tradicional violão. Quanto as letras, com uma refinada poesia cristã, ele tece uma poesia calcada na graça de Deus. Por essas características suas canções remetem o ouvinte ao ambiente de reunião familiar.
Esta tem sido a realidade de Stênio, mesmo na estrada constantemente, viver o cristianismo na proximidade de pessoas, de seus iguais, de seus pares. A graça do evangelho é o que fundamenta a escrita de cada história exposta nas músicas do artista. Tudo de forma simples e direta. “A música em si é o que vai revolucionar”, afirma o cantor sobre o impacto que sua obra provoca e cada um que se presta ao deleite de seus acordes. Ele insiste em enfatizar a graça imerecida do evangelho. “A razão de meu ministério e sustento”.

A vivência e audição de outros músicos o levaram ao estilo que adotou. Ele revela que ouviu bastante, Sergio Pimenta, Edilson Botelho (seu irmão), João Alexandre e Aristeu. Alem destes, Stênio se declara profundo admirador do produtor de dois dos seus quatro discos, Silvestre Kullmanh. “Ele classificou minha musica como ‘balada ternária,’ confessou” Quando indagado sobre como ele mesmo definiria sua arte, Marcius de prontidão disse que não é fruto de generosidade humana e que mesmo recebendo elogios sobre as frases construídas, não pretende alcançar nada com sua escrita. “Eu penso que estas músicas são apreciadas simplesmente pelo conteúdo expresso: a vida e obra de Jesus”, destacou.

Reportagem do Jornal O Povo
Texto enviado por João Paulo Fernandes

Se fosse na ÍNDIA estaria tudo certo - Coisas que só no CRATO mesmo


NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Recebemos uma ligação agora há pouco do amigo Mário Correia ( Mário da Caixa ), nos alertando que a mensagem não é da sua autoria, e sim do Sr. Mário Amorim. Houve um equívoco da nossa parte quando da postagem da matéria. O erro foi detectado prontamente pelos alunos do curso de Direito da URCA, que são nossos leitores do Blog do Crato, e aliás, queremos enviar um grande abraço para esses alunos de direito que estão sempre ligados no nosso Blog. Portanto, fica esclarecido que essa reportagem é do Mário Amorim, e não do Mário Correia.

Nota do Editor - O Nosso amigo ( quando eu digo nosso amigo, entendam, que eu falo sempre no coletivo, nosso, creio que falo em nome da maioria dos escritores do Blog do Crato, não é apenas uma opinião pessoal ), então, como dizia, o NOSSO amigo Mário AMORIM ( não confundir com Mário Correia, da Caixa ), nos escreveu uma cartinha muito pertinente, que recebi agora mesmo, e faço questão de publicar:

"Olá Dihelson.

Gostaria que se possivel publicasse o seguinte comentário:

Hoje ao me encontrar na Praça Cristo Rei deparei-me com uma ocorrencia que me deixou um pouco desconcertado. Vi simplesmente duas vacas pastando nos canteiros da referida praça. Lembrei-me do costume que os Indianos mantém em seu país de reverenciar estes animais, o que é realmente muito interressante. Vi tambem uns rapazes que passeavam de bicicleta na praça, ( em cima da praça ) costume para cidade do interior, e não para uma cidade como a nossa, onde com este costume atrapalham os pedestres e as crianças de brincarem a vontade.

Pergunto eu, e o pôvo com certeza faria o mesmo: Aonde estão os guardas municipais: e se ali estivessem, que decisão tomariam numa oportunidade como esta? Tal coisa me faz lembrar os velhos tempos, onde em cada Praça existiam dois policiais para que caso ocorresse um caso desta natureza tomariam providencias, ou entravam em contato com o orgão competente. Esperamos que coisas como esta se modifique para melhor é claro.

Tenho dito...

Mário Amorim

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de Hoje, 19 de Agosto de 2010


CRATO-CE: De acordo com informações colhidas na hora do fechamento da edição deste boletim junto ao operador de plantão na CIOPS da 5ª Cia do 2º BPM, nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada em Crato nas últimas 24 horas.

SANTANA DO CARIRI – CE: Agricultora morre vitima de acidente de moto. Por volta das 21h30min, foi vitima fatal de acidente de transito a agricultora Esmeralda Pereira da Silva, casada, 56 anos, que residia no sitio Novo Cajueiro, em Santana do Cariri. De acordo com a polícia, familiares da vítima informaram que a mesma se deslocava para sua casa em uma moto Honda XLR 125, placa KME-8293-CE, ano 2001 de cor vermelha, quando ao se aproximar da residência perdeu o controle do veiculo adentrando num matagal vindo a chocar-se contra uma arvore causando consequentemente a sua morte. O corpo da agricultora foi transladado pelo rabecão para o Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte para necropsia. A PM através da guarnição composta pelo cabo Policarpi e soldado Helaercio esteve no local adotando os procedimentos cabíveis.

JUAZEIRO DO NORTE-CE: Prisões por roubo e receptação – A polícia de Juazeiro do Norte, através de uma equipe comandada pelo Capitão PM L. Rodrigues, após investigações, prendeu por volta das 16h30min, de ontem, na Rua Teodoro do Nascimento, 410, bairro Brejo Seco, naquela cidade, José Valdiaécio de Oliveira, mais conhecidos pelos apelidos de “Galego”, “Valdo” e “Salsicha”, 38 anos, residente no local.

Segundo a polícia, em poder do mesmo foi encontrada uma motocicleta Honda CG 150 KS, de cor vermelha, ano 2005/2006, de placa HYT 2419-CE, roubada, no dia 03/07/2010, por volta de 01h, na Av. Humberto Bezerra, bairro Leandro Bezerra, em Juazeiro, ocasião em que o adolescente de iniciais C. S. B., 17 anos, residente no bairro Socorro, trafegava naquela via, conduzindo a referida moto, e foi abordado por um homem desconhecido trajando camisa branca e bermuda, o qual mediante ameaça de um revólver a subtraiu, fugindo logo em seguida.

Acrescenta a polícia que acusado informou que havia adquirido a motocicleta junto a Alex José Silva dos Santos, vulgo “Pipoca”, 23 anos, residente no bairro Tiradentes, que responde a um inquérito pelo Artigo 157 parágrafo II do CPB, assalto a mão armada. Diligencias foram realizados pelos PMS culminando com a prisão d Pipoca, por volta das 17h40min, na Rua Ivany Feitosa, no, bairro Tiradentes. O acusado do assalto juntamente com o receptador, foram apresentados na 20ª DRPC onde foram autuados pelo crime de receptação, Art. 180 do CPB.

CEDRO-CE: Polícia apreende menor por trote. Na tarde de ontem (18) Policiais Militares de Cedro, cabos Xavier e Anelias e soldado Primo, efetuou a apreensão da adolescente C R P A, 16 Anos, Filha De Jurandir Felipe Sobrinho e Francisca Maria de Almeida, residente na Rua Joaquim Marques, 47, Bairro Alto da Floresta, naquele município pratica de trote.

Após investigações ficou comprovada que usando o seu aparelho celular vinha passando trotes a Ciops do 2º BPM de Juazeiro Do Norte-CE. A polícia Identificou o número do aparelho e vindo localizado o endereço da adolescente que foi Conduzida a delegacia de policia civil de Cedro par adoção das medidas. legais.

CARIÚS-CE:
Jovem de 19 anos morre em colisão de moto com D-20. Uma colisão envolvendo uma motoneta, marca HONDA, modelo C100 BIZ, ano 2002, cor vermelha, de placa HXG 4674 e um veículo, marca/modelo GM/CHEVROLET D20 CUSTOM L, de cor bege, ano 2008, de placas HUW 0762, ocorrida por volta das 17h40, na CE 375, mais precisamente, na localidade denominada de Sítio Tinguijado, zona rural de Cariús, matou o jovem de 19 anos, Charles Francisco dos Santos Brandão, que residia no Distrito de São Sebastião, Cariús.

Ele dirigia a motoneta quando veio a colidir com D20 que era guiada pelo agricultor, Adelino Leite de Oliveira, casado, 69 anos, residente no Sítio Catolé, Cariús. Charles ainda foi socorrido para o hospital local, aonde veio a dar entrada já sem vida. O motorista da D20 prestou os primeiros socorros e, logo depois, evadiu-se. A Polícia Rodoviária Estadual - PRE compareceu ao local do acidente e efetuou a remoção dos veículos envolvidos para o pátio externo do destacamento PM da cidade de Cariús

IGUATU-CE: Incêndio no aeroporto - O fogo chegou próximo às aeronaves e assustou moradores da localidade. Na manhã desta quarta-feira, 18, um incêndio de grandes proporções aconteceu no Aeroporto Municipal de Iguatu, várias viaturas do Corpo de Bombeiros realizaram o combate ao sinistro que se alastrou por boa parte da vegetação seca dentro do aeroporto. Um trator foi acionado para colocar areia nas proximidades de um hangar que possuía uma aeronave, o Departamento de Estradas e Rodagens também enviou vários carros pipa que auxiliaram os militares no combate ao fogo. “Tudo está sob controle, mesmo com tantas dificuldades devido os fortes ventos estamos conseguindo controlar este incêndio gigante que até agora não sabemos onde e como teve início” disse o Tenente do corpo de Bombeiros, Nildo.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe Reprodução Proibida

CARIRI CANGAÇO: CORONÉIS, BEATOS, CANGACEIROS NO CALDEIRÃO - Por Wilson Bernardo.


CALDEIRÃO da SANTA CRUZ do DESERTO: Com temas polêmicos e intrigantes até os dias de hoje, pesquisadores do Brasil se reunirão em debates calorosos, para avaliar até que ponto os movimentos sociais influenciaram o gangaceirismo no Nordeste brasileiro. O Padre Cícero e Zé Lourenço foram marcantes, em um contexto politico, social, dentro da mística real dos confrontos entre Coronéis, Coiteiros e Policia. Com certeza, ainda se tem muito o que discutir, pois as mudanças regimentais do estado, continuam a estabelecer a renovação dos cangaceiros urbanos. A tarde foi completa. Devido a quebra do Ônibus, ficamos ilhados no Caldeirão, e bendita tarde, onde com isso, pudemos nos conhecer, e aproveitarmos o anoitecer no Caldeirão do Beato Zé Lourenço.

A chegada ao Caldeirão

Olhares atentos aos debatedores

Seriedade e polemica na mística dos movimentos sociais

A Urca presente ao encontro

Océlio,polemizando o estado e a construção Marxista dos movimentos sociais...Brilhante.

Igreja, o símbolo máximo dos fazedores de mística
Foto sobre foto, na época do caldeirão, a esquerda o beato Zé Lourenço

Bendito Ônibus quebrado...Maravilhoso.

O azul do céu é mais bonito no Caldeirão
O futuro do Caldeirão e promissor...Ao tempo MÃE.
A fé e a tradição,no entardecer do misticismo dos mortos caldeirões do deserto da santa cruz.
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

O Dia da Fotografia - Hoje na História - 19 de Agosto de 2010


HOJE NA HISTÓRIA - 19 de Agosto - Dia da Fotografia !

A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz"...

Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.

História

A fotografia não é a obra final de um único criador.Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas. O cientista italiano Angelo Sala, em 1604, percebeu que um composto de prata escurecia ao Sol, supondo que esse efeito fosse produzido pelo calor. Foi então que, Johann Heinrich Schulze fazendo experiências com ácido nítrico, prata e gesso em 1724, determinou que era a prata halógena, convertida em prata metálica, e não o calor, que provocava o escurecimento. A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama". Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.

[ Ao lado, a primeira foto ] - Após a morte de Nièpce, Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos. O processo foi denominado daguerreotipia. Daguerre descreveu seu processo à Academia de Ciências e Belas Artes, na França e logo depois requereu a patente do seu invento na Inglaterra. A popularização dos daguerreótipos, deu origem às especulações sobre o "fim da pintura", inspirando o Impressionismo.Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1825. O britânico William Fox Talbot, que já efetuava pesquisas com papéis fotossensíveis, ao tomar conhecimento dos avanços de Daguerre, em 1839, decidiu apressar a apresentação de seus trabalhos à Royal Institution e à Royal Society, procurando garantir os direitos sobre suas invenções. Talbot desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata, que posteriormente eram colocadas em contato com outro papel, produzindo a imagem positiva. Este processo é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para produzir várias imagens positivas. À época, Hippolyte Bayard também desenvolveu um método de fotografia. Porém, por demorar a anuncia-lo, não pôde mais ser reconhecido como seu inventor.

No Brasil, o francês radicado em Campinas, São Paulo, Hércules Florence conseguiu resultados superiores aos de Daguerre, pois desenvolveu negativos.[10] Contudo, apesar das tentativas de disseminação do seu invento, ao qual denominou "Photographie" - foi o legítimo inventor da palavra - não obteve reconhecimento à época.Sua vida e obra só foram devidamente resgatadas em 1976 por Boris Kossoy. A fotografia então popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888 com a introdução da câmera tipo "caixão" e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman. Desde então, o mercado fotográfico tem experimentado uma crescente evolução tecnológica, como o estabelecimento do filme colorido como padrão e o foco automático, ou exposição automática. Essas inovações indubitavelmente facilitam a captação da imagem, melhoram a qualidade de reprodução ou a rapidez do processamento, mas muito pouco foi alterado nos princípios básicos da fotografia.

A grande mudança recente, produzida a partir do final do século XX, foi a digitalização dos sistemas fotográficos. A fotografia digital mudou paradigmas no mundo da fotografia, minimizando custos, reduzindo etapas, acelerando processos e facilitando a produção, manipulação, armazenamento e transmissão de imagens pelo mundo. O aperfeiçoamento da tecnologia de reprodução de imagens digitais tem quebrado barreiras de restrição em relação a este sistema por setores que ainda prestigiam o tradicional filme, e assim, irreversivelmente ampliando o domínio da fotografia digital.

Processos fotográficos

Fotografia em preto e branco

A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco, no início do século XIX. Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, como o daguerreótipo - aproximadamente na década de 1823 - até aos filmes preto e branco atuais, houve muita evolução técnica e diminuição dos custos. Os filmes atuais têm uma grande gama de tonalidade, superior até mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso, as fotos feitas com filmes PB são superiores as fotos coloridas convertidas em PB.

Meio tom

As fotografias em preto e branco se destacam pela riqueza de tonalidades; a fotografia colorida não tem o mesmo alcance dinâmico.

Na fotografia P&B se costuma utilizar a luz e a sombra de forma mais proeminente para criar efeitos estéticos -­ há quem prefira fotografar apenas em filme preto e branco, mesmo com a maior facilidade e menor custo do equipamento digital. Os sensores das câmeras digitais ainda possuem alcance dinâmico muito menor do que a fotografia P&B e mesmo da colorida, estando mais próximo do slide.

Fotografia colorida
Foto de 1942 de um carpinteiro trabalhando, é um exemplo histórico das primeiras fotografias coloridas. A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX e os experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia, nem prevenir a cor de enfraquecimento. Durante a metade daquele século as emulsões disponíveis ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela vermelha - a total sensibilidade a cor vermelha só foi obtida com êxito total no começo do século XX. A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfacolor em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.

A fotografia colorida pode formar imagens como uma transparência positiva, planejada para uso em projetor de slides (diapositivos) ou em negativos coloridos, planejado para uso de ampliações coloridas positivas em papel de revestimento especial. O último é atualmente a forma mais comum de filme fotográfico colorido (não digital), devido à introdução do equipamento de foto impressão automático.

Fotografia digital

Fotografia digital é a fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telefone celular, resultando em um arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites ou CD-ROMs. A fotografia tradicional era um fardo considerável para os fotógrafos que trabalhavam em localidades distantes - como correspondentes de órgãos de imprensa - sem acesso às instalações de produção. Com o aumento da competição com a televisão, houve um aumento na urgência para se transferir imagens aos jornais mais rapidamente. O sensor de CCD que substitui o filme nas câmeras digitais. Fotógrafos em localidades remotas carregariam um minilaboratório fotográfico com eles, e alguns meios de transmitir suas imagens pela linha telefônica. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Seu custo impediu o uso em fotojornalismo e em aplicações profissionais, mas a fotografia digital surgiu neste momento. Em 10 anos, as câmeras digitais se tornaram produtos de consumo, e estão, de modo irreversível, substituindo gradualmente suas equivalentes tradicionais em muitas aplicações, pois o preço dos componentes eletrônicos cai e a qualidade da imagem melhora. A Kodak anunciou em janeiro de 2004 o fim da produção da câmeras reutilizáveis de 35 milímetros após o término daquele ano. Entretanto, a fotografia "líquida" irá perdurar, pois os amadores dedicados e artistas qualificados preservam o uso de materiais e técnicas tradicionais.

Funcionamento

Na fotografia digital, a luz sensibiliza um sensor, chamado de CCD ou CMOS, que por sua vez converte a luz em um código electrônico digital, uma matriz de números digitais (quadro com o valor das cores de todos os pixels da imagem), que será armazenado em um cartão de memória. Tipicamente, o conteúdo desta memória será mais tarde transferido para um computador. Já é possível também transferir os dados diretamente para uma impressora gerar uma imagem em papel, sem o uso de um computador. Uma vez transferida para fora do cartão de memória, este poderá ser apagado e reutilizado.

Álbuns virtuais

Com a popularização da fotografia digital, surgiram sites na internet especializados em armazenar fotografias. Desse modo, suas imagens podem ser vistas por qualquer pessoa do planeta que acesse a rede. Elas ficam organizadas por pastas e podem ser separadas por assuntos a livre escolha. Os álbuns virtuais podem ser usados com vários propósitos, abaixo estão listados alguns exemplos destes:

* Portfólio: Muito usado por fotógrafos amadores/profissionais para mostrarem seus trabalhos.
* Armazenamento: Quem não deseja ocupar espaço em seu HD pode usar o álbum para armazenar suas fotografias.
* Negócios: Outros usam os álbuns para vender seus trabalhos fotográficos.

Homenagem à Fotografia

2787969

2733813


2735937


london eye

Fonte: Olhares.com

Fonte do Texto: Wikipedia

PARABÉNS FOTÓGRAFOS DO MUNDO e EM ESPECIAL, OS DO UNIVERSO CARIRI, POR DATA COMEMORATIVA!

ALMANAQUE - Dia 19 de Agosto de 2010

ALMANAQUE

19 de agosto: Dia da independência do Afeganistão (1919)

* 293 a.C. - O mais antigo templo romano dedicado a Vénus é fundado no monte Esquilino.
* 1692 - Julgamento das Bruxas de Salém: cinco mulheres e um clérigo são executados após terem sido acusados de bruxaria.
* 1969 - É fundada a empresa brasileira de aviação Embraer.

Nasceram neste dia...
* 1883 - Coco Chanel ( na imagem ), estilista francesa (m. 1971).
* 1897 - Roman Vishniac, fotógrafo e microbiologista russo-norte-americano (m. 1990).
* 1946 - Bill Clinton, político norte-americano.

Morreram neste dia...

* 14 - Augusto, imperador romano (n. 63 a.C.).
* 1662 - Blaise Pascal, filósofo, físico e matemático francês (n. 1623).
* 1994 - Linus Pauling, químico norte-americano (n. 1901).

Fonte: Wikipedia

HOJE - Exposição “Varal das Águas” - Nívia Uchoa

Dia 19.08.2010 - Dia Mundial da Fotografia
SESC Crato-Ce - Fotografias de Nívia Uchôa

O projeto “Água pra que te quero!” tem como área de pesquisa as bacias hidrográficas no Estado do Ceará e visa documentar através da fotografia a relação do ser humano com a água a partir de uma estética artística, documental e do cotidiano. Desta forma, sensibilizar a sociedade civil no sentido de contribuir para o uso racional da água e estimular uma reflexão sobre o tema. Alerta também, sobre práticas cotidianas de desperdício que podem ser evitadas para uma melhor compreensão da vida do planeta.

A Exposição “Varal das Águas” traz algumas das milhares de imagens captadas no percurso da pesquisa realizada em doze municípios que compõem as Bacias de Banabuiú, Alto Jaguaribe e Salgado e outras cidades do estado do Ceará.

Poesia da Luz - Fotografia - Nívia Uchôa

Lista das pessoas que postam pouco - Participem, Gente!


Bom Dia, Crato!

Hoje é o dia 19 de Agosto de 2010. Um dia de sol maravilhoso com poucas núvens, após uma fria madrugada. No Crato começamos a sentir as primeiras ondas de calor. Ontem, dia 18 foi um daqueles em quem tem guarda-chuvas pensa em levá-lo para passear. Na última terça-feira foi aberto oficialmente o maior evento cultural da Região, o Cariri Cangaço 2010, que reúne neste ano as maiores autoridades do Brasil em Cangaço. O evento aconteceu no salão de Atos da URCA.

Lista de pessoas que Postam Pouco

Algumas pessoas estão sendo descadastradas pelo nosso sistema automático que detecta quando há um longo período de inatividade nas POSTAGENS ( não me refiro a comentários ). Às vezes, próximo da data de expirar o prazo, eu consigo ver e "salvar" a pessoa de volta ao cadastro dos ativos, mas o correto é que cada um dos que foi convidado a participar do Blog do Crato possa chegar junto, afinal, não é todo mundo que tem um convite desses, e o número é limitado a 100 pessoas. Estamos com 82. Então, peço que valorizemos mais este voto de confiança que o Blog do Crato deu a essas pessoas, de participação, de amor à nossa terra, escrevendo mais artigos. Foi detectado um longo período de inatividade das seguintes pessoas, e eu pediria que elas pudessem entrar em contato conosco, ou voltar a postar no Blog:

Taciano Pinheiro Lucio Alcantara
( O Lúcio já sabemos que não pode participar agora )

Valdenio

Ernani Brigido
Amadeu Freitas ( Amadeu, sumiu, meu amigo ? )
Adail C. Távora

Dr. Heládio
( Dr. Heládio está cadastrado aqui há mais de 1 ano, mas nunca fez uma postagem )
José Cícero

Norma Paula
Eduardo Pinheiro

Yuri Lacerda
Edilma Rocha ( A Edilma fazia parte da lista, mas consultando agora, vi que não está listada, devido à inatividade. Vou enviar um novo convite agora mesmo ).
Gamaliel Noronha
( enviei convite para participar do Blog, por e-mail. Não obtive resposta )
Regina Vilar
( enviei convite para participar do Blog, por e-mail. Não obtive resposta )
Waltécio André
Herzog
( embora esteja na lista de colaboradores, eu nunca recebi nenhum texto ).

Fonte: Climatempo

AGROTÓXICOS - Incidência de leucemia é maior entre agricultores do Apodi


Nota do Editor - Nunca houve tantos casos de Câncer na humanidade. A que se deve isto ? Porque há tantas pessoas morrendo de câncer nos dias atuais ? A resposta pode estar mais fácil do que se imagina: O tipo de alimentação que usamos; Alimentos contaminados com agrotóxicos.

Aqui mesmo, no Cariri, uma amiga nossa que fez um levantamento do uso de pesticidas na lavoura, ficou apavorada com o que viu, e declarou que quem tiver algum juízo, não haveria de comer os tomates do Cariri. Talvez estejamos ingerindo veneno em pequenas doses. Existe veneno no ar, na água e na terra. O planeta está sendo contaminado. Porque a grande incidência de casos de Câncer ? Leia nesta curiosa matéria de hoje do Jornal Diário do Nordeste:

Trabalhadores rurais acampados em Limoeiro do Norte para marcar o assassinato do líder Zé Maria do Tomé, há quatro meses - MELQUÍADES JÚNIOR - Hoje completa quatro meses da morte do líder José Maria Filho, que denunciou a pulverização aérea de agrotóxicos.

Limoeiro do Norte. A saúde do trabalhador rural da Chapada do Apodi está tão mais vulnerável quanto maior se foi disseminando a prática de aplicação de agrotóxico. Mas o impacto dos agrotóxicos vai além do cercado da plantação e o quadro agravante de doenças se alastrou para os municípios produtores: Limoeiro do Norte e Quixeré. Estudos comprovam que várias doenças, dentre as quais o câncer, estão relacionadas com os malefícios causados pelos venenos. De acordo com levantamento da Universidade Federal do Ceará, os agricultores apresentam índice de leucemia, um tipo de câncer, seis vezes maior que o esperado, em comparação com trabalhadores de atividades não-agrícolas. A incidência de doenças crônicas tem aumentado na região em torno do agropolo, em que já está constatado o abuso de agrotóxicos.

"É a questão de ver que nós estamos sofrendo todo o santo dia, esses produtos químicos são muito, eles são muito fortes! Eu li as bulas desses veneno tudinho. Quando eu entrei na empresa eu comia abacaxi, mas hoje em dia não tem quem faça eu comer abacaxi, porque eu sei, todo santo dia, o que é aplicado ali em cima". O depoimento é de um trabalhador rural da Chapada do Apodi e foi coletado pela equipe de pesquisadores do Núcleo Trabalho, Saúde e Meio Ambiente para a Sustentabilidade (Tramas), da Universidade Federal do Ceará. O maior estudo já realizado no Ceará sobre o impacto de produtos químicos na lavoura e nas comunidades relacionadas apresentou, em Limoeiro, a conclusão da pesquisa de um dos principais objetos de estudo: a plantação de abacaxi.

As centenas de hectares onde antes se encontrava abacaxi são ocupadas, atualmente, por banana, também para exportação aos mercados consumidores dos Estados Unidos e da União Europeia. Alguns dos efeitos crônicos dos agrotóxicos são as dermatites, cânceres, desregulação endócrina (hormônios), efeito no sistema de defesa do corpo, má desenvolvimento da criança, doenças respiratórias e doenças do fígado e dos rins. Já tratado em outras matérias, a polêmica sobre os casos de câncer entre Limoeiro e Quixeré é reforçada pelos dados comparativos do registro da doença entre agricultores e não-agricultores.

Levantamento

Conforme anunciado em reportagem de abril deste ano, de um levantamento de casos de câncer em 23 localizações anatômicas da doença, em pelo menos 15, os agricultores apresentaram maior incidência. E desses, os cânceres no sangue (leucemia), nos testículos e na bexiga urinária tiveram incidência maior que o esperado em agricultores. Leucemia deu a pior constatação: incidência 6,3 vezes maior em agricultores. Nas duas outras localizações foi o dobro do estimado pelo estudo.

Hoje é o último dia do Acampamento Zé Maria. Também hoje completa quatro meses da morte do líder, que por vários anos denunciou a pulverização aérea de agrotóxicos e a contaminação da água para consumo das comunidades. Os manifestantes estão reunidos desde a última quinta-feira, na Praça da Câmara Municipal. Apesar dos estudos, a pulverização continua, a água é consumida do mesmo tanque impróprio. Em Limoeiro continua a triste média de uma morte por câncer a cada nove dias, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Sofrimento

"O caso de Leucemia, um tipo de câncer, dimensiona o que os trabalhadores rurais estão sofrendo" - Raquel Rigotto - Médica e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Melquíades Júnior
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31