xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 agosto 2010

CRATO - Notícias do dia 19 de Agosto de 2010


Professora do Crato é destaque em concurso estadual de Literatura Infantil

A Professora Maria Geane Dias da Franca, coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Município do Crato, teve o seu trabalho “A Folia de Reis”, selecionado no Concurso Público, voltado para Seleção de Textos da Literatura Infantil, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEDUC). O concurso teve como finalidade a seleção de textos de Literatura Infantil inéditos de autores residentes no Estado do Ceará para subsidiar as práticas docentes e facilitar às crianças beneficiadas pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC o acesso à leitura.

Os autores que tiveram os trabalhos selecionados terão suas obras publicadas e receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 4.500,00, com data para a premiação prevista no cronograma do concurso para 31 de agosto de 2010. Ao todo, foram selecionados 24 textos, divididos em duas categorias. ‘A Folia de Reis’ conta para as crianças pequenas a história do reisado e tem como princípio a preservação da cultura regional e nacional, e ser mais um meio de divulgação do Folclore Brasileiro. O trabalho da professora Geane Dias está representando a região do Cariri no âmbito estadual, no que diz respeito à Literatura Infantil, a partir deste concurso.

Limpeza e recuperação de ruas do Crato nos bairros e centro da cidade

O município do Crato continua intensificando a recuperação de ruas na cidade, em bairros e no centro, com a operação tapa-buracos. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio da Secretaria de Infraestartura, que também vem atuando com o projeto Cidade Limpa, com um calendário de serviços por bairros. O projeto envolve desde a capinação, pintura do meio fio, limpeza de terrenos baldios à retirada do lixo. A visita programada tem o intuito também de ser educativa, já que há uma mobilização de representantes de entidades de bairros, conscientizando a população a trabalhar por uma cidade cada vez mais limpa.

Combate à dengue continua com visitas domiciliares

Tem continuidade no município do Crato o quarto ciclo do ano de visitas a domicílios para o combate da dengue nos bairros da cidade. O coordenador do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde do Crato, Marcos Aurélio, afirma que tem sido decrescente o número de casos de dengue, que este ano teve um avanço em relação a 2009. Mesmo assim, a Prefeitura do Crato intensificou o trabalho de combate nos bairros, com a atuação dos carros-fumacê e ações educativas, no sentido de chamar a atenção da população para o problema. Já na segunda semana de julho, foi possível constatar, com os primeiros resultados do terceiro ciclo de combate, uma diminuição no número de casos. As transmissões em sua totalidade esse ano foram de casos de dengue clássica e não foi constatado óbito no município em virtude da doença. Durante os ciclos de combate são visitados mais de 45 mil domicílios em toda cidade.

Setor de imunização realiza atendimento em instituição

O setor de Imunização da Secretaria de Saúde do Município está realizado o trabalho de atendimento a funcionários do SESC, com vacinação contra tétano e H1N1, dentro de um programa de imunização do trabalhador. Profissionais de saúde do Crato permanecem nessas instituições, por meio de parceria, proporcionando um atendimento qualificado para os colaboradores de empresas, que têm tempo limitado para se deslocarem até os postos de saúde.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

COMPOSITORES DO BRASIL


“todo quadro negro
É todo negro, é todo negro
E eu escrevo seu nome nele
Só pra demonstrar o meu apego.
Anamaeu”...


JORGE MAUTNER

Por Zé Nilton

Tomei conhecimento de Jorge Mautner, já em estado de consagração, nos anos opacos e cinzentos da repressão militar, quando assistia, assombrado, num cantinho, um show do compositor Jads Macalé, na Concha Acústica da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, talvez aí pelos anos de 1973 ou 1974.

Com muita presença de palco Macalé cantava a música “Cantareira”, de Gordurinha , cujo refrão diz:

“Só vendo mesmo como é que dói
Sou vendo mesmo como é que dói
Trabalhar em Madureira, viajar de Cantareira
E morar em Niterói”...

Macalé, fazendo trejeitos para o conjunto baixar o som comandava paulatinamente um fade-out, e deu início à capela e à exaustão a repetição do refrão “só vendo mesmo... E o acompanhamento musical foi caíndo numa melopéia, dando a deixa para a fala do grande Macalé.

Lá pelas tantas, incontinente, ajoelhou-se no palco, bem juntinho da turba universitária, e com as mãos postas e o olhar para os céus, recitou os versos, cadenciadamente, vociferando para quem vive o dia-a-dia aquela situação de explorado um inesperado: “puta que o pariu”! A platéia foi ao delírio naqueles idos de todas as censuras.

E gritou: Salve Jorge Mautner!

A platéia aplaudiu demais, mas eu não detectei o exclamado entre a multidão.
Só muito depois vim a conhecer aquela figura meio estranha meu doidão meio intelectual meio escritor meio síntese de uma geração prenhe de criatividade e de vanguardismo, justamente no lugar errado, no tempo errado e onde deu tudo errado para as cabeças fora do lugar.

Hoje, vendo a figura madura de Mautner ainda em franca presença no cenário da MPB, reconheço o todo da força que ele representou para a cultura brasileira.

No Compositores do Brasil, desta quinta feira, vai dá Jorge Mautner, um maldito entre os benditos, sujeito coerente e dono de uma musicalidade agradabilíssima, empunhando seu violino para qualquer marcação, feito rebequeiro nordestino.

Marginal nunca foi Jorge Mautner. Marginais foram todos que não o compreenderam no seu tempo. Pensando bem, não sei por que chamam de marginal a geraldos uranos divergentes dos “padrões normais” do tempo. Pois é este mesmo tempo que vai dizer, lá na frente, o quanto se cultivou caretice. Se liga, bicho !

Vamos falar do homem, da obra e do tempo de Jorge Mautner, enquanto ouviremos:

BEM TE VIU, com Jorge Mautner
SAMBA DOS ANIMAIS, de Jorge Mautner com Lulu Santos
SAMBA JAMBO, de Jorge Mautner e Nelson Jacobina com Jorge Mautner
TODO ERRADO (não peço desculpas), de Jorge Mauter com Jorge Mautner e Caetano Veloso
ENCANTADOR DE SERPENTES, de Jorge Mautner com Jorge Mautner
ORQUÍDEA NEGRA, de Jorge Mauter com Jorge Mautner e Zé Ramalho
CACHORRO LOUCO, de Jorge Mautner com Jorge Mautner
BOLINHAS DE GUDE, de Jorge Mautner com Jorge Mautner
SOM DO MEU VIOLINO, de Jorge Mautner com Jorge Mautner
RAINHA DO EGITO, de Jorge Mautner com Jorge Mautner
MARACATU ATÔMICO, de Jorge Mautner e Nelson Jacobina com Gilbetro Gil
QUERO SER LOCOMOTIVA, de Jorge Mautner com Wanderléa

Quem ouvir verá!

COMPOSITORES DO BRASIL
Rádio Educadora do Cariri- 1020 –
www.radioeducadoradocariri.com (acesse no www.blogdocrato.com)
Todas as quintas-feiras, de 14 as 15 horas
Pesquisa, Produção e Apresentação de Zé Nilton

Uma energia limpa - Por Emerson Monteiro


Esta semana soubemos que a usina de energia solar de Tauá, na região do Inhamuns, em breve iniciará suas atividades, notícia das mais promissoras para ampliar o desenvolvimento cearense. Nesse ponto aonde se chegou, nota-se que o futuro próximo da humanidade envolverá, sem sombra de dúvidas, a adoção dos meios alternativos de produção de energia através dos recursos naturais renováveis. Só em poucas áreas do mundo se apresentam condições tão favoráveis para viabilização da energia solar quanto o Nordeste brasileiro. O crescimento da tecnologia de aproveitamento deste tipo de riqueza demorou a chegar exatamente por conta da localização dos países ricos em áreas de menor intensidade de sol, lá no hemisfério norte da Terra. Os franceses, contudo, serviram de exceção devido a sua presença colonial em setores da África. Agora, porém, com os riscos descontrolados da poluição, motivados pelo uso da energia fóssil do petróleo e do esgotamento das fontes da energia hidráulica, os países desenvolvidos se veem na condição de iniciar, sem demora, o aperfeiçoamento da captação de outras energias, com destaque para energias solar e eólica. Nesta fase, os japoneses trabalham no aprimoramento das células de baterias solares, e grandes grupos empresariais e agências oficiais começaram a investir na pesquisa dos recursos renováveis para uso coletivo, o que pode ser sentido aqui no Ceará, com esta iniciativa na região dos Inhamuns.

Em uma escalada irreversível, a civilização parece apostar no bom senso ecológico, a fim de reparar as mazelas do progresso avassalador, isto quase fora de hora, devido às consequências dos excessos praticados e prejuízos ocasionados. Em breve, portanto, existirão formas novas de benefícios, na iluminação, nos transportes, fábricas, hospitais, cidades, campos, escolas, tudo graças aos favores do Sol e dos ventos.

Em face deste exemplo de mudança da matriz energética, desde que os poderosos queiram, com honestidade, purificar também seus hábitos de liderança e convivência, é de se imaginar, mesmo, tempos de esclarecimento e paz entre as nações. Livres da ganância que caracterizou o século XX e as guerras de conquista pela ampliação dos mercados comerciais e dominação dos territórios do petróleo para abastecer o avanço da tecnologia industrial, os capitalistas já dispõem das razões justas para alimentar a coletividade submetida aos seus caprichos. Com isso, o progresso humano concretizará de uma vez por todas as esperanças da oportunidade de paz que bilhões ainda hoje necessitam.

Por: Emerson Monteiro

Crato, “paraquedistas” em temporada de caça ao voto - Por: ED ALENCAR


Em tempo de eleição, nossa cidade não precisa de “aeroporto” para cair tantos pára-quedistas em busca de votos. Nunca vi uma cidade tão vulnerável as conquista dos forasteiros. Por que será? São muitos os vícios, um mercado livre para quem der mais, tanto para o apoio ou pelo voto. Entretanto, o voto pode ser trocado por um saco de cimento, um remédio, um alô pela televisão, um litro de cana, e assim vão levando e formando uma população com raras exceções, de eleitores sem princípios éticos, ou sem conscientização política, para o desenvolvimento de sua cidade, assim não importa se é ficha limpa ou ficha suja.

E falando em desenvolvimento político e sócio-econômico não precisamos ir muito longe, bastaríamos ver os exemplos do mito cratense. Padre Cícero, que fundou uma cidade, ensinou seu povo a rezar e a votar como político foi, em prol da sua cidade, onde não podemos esconder e sim, compara Juazeiro com “100” anos e Crato com mais do dobro.

E falando no exemplo de Padre Cícero Político, ele tem seguidor, um renomado filho do Crato, lá também político, muito tem atuado em prol da sua cidade natal. É ou NON é? Resumindo: tudo isso fruto das decepções políticas dos nossos representantes, que nos tornaram descrentes e instigadores ao vicio do toma lá, da cá. Hoje em dia na hora de votar, muitos eleitores, caminham para as urnas, ainda indecisos entre o alô do Chacrinha, entre o litro de cana ou pelos trocados recebidos escondidos.

Ed. Alencar Ambientalista

TSE – FICHA LIMPA - Por: Hildeberto AQUINO


R
eafirmada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 17/08/10, por cinco votos a dois, a Lei da Ficha Limpa que será aplicada já para as eleições deste ano, e isto sem violar o princípio constitucional da anualidade ou anterioridade conforme prescrito no artigo 16 da Constituição Federal. Ótimo! Ótimo! Desde já alijamos do processo esses que desrespeitaram as leis e os eleitores que lhes confiaram o mandato. Sabemos que o expurgo foi providencial, mas apenas o primeiro passo. Cabe-nos afastar alguns mais valendo-nos do voto consciente ao qual não cabem recursos e assim, aos poucos, depuraremos o Congresso. Congresso que o povo, de tanto ver os desmandos, dizem sem sentido a sua permanência.

Hildeberto AQUINO
Corretor e Articulista
Russas (CE)

As proezas de um Fotógrafo - Por: Dihelson Mendonça

Img_5747


Img_5751


Img_5759


Img_5785

As peripécias de um Fotógrafo...

O Padre Edmilson Neves precisou fazer novas fotos da imagem de Nossa Senhora da Penha, para as festividades da Padroeira da Cidade. O único problema é que a imagem está localizada dentro da Igreja da Sé num local bastante inacessível para a fotografia, já que o objetivo seria tirar uma foto frontal. A única forma seria levantar um andaime e posicioná-lo defronte à estátua. Um probleminha: Quem se atreveria a subir ali ? Bom, eu vou fui logo avisando ao Padre Edmilson que eu tenho muito medo de alturas, mas ia chamar o Chapolim Colorado ( aliás, o Wilson Bernardo, o intrépido fotógrafo ) para fazer as fotos. E lá foi o nosso jovial pançudo fazer as fotos. Em dado instante o andaime quase caiu, e o Wilson foi salvo literalmente pelo Padre Edmilson. As fotos finalmente foram feitas.

Pelo susto e pela proeza, acho que o nosso bom repórter veio pagar alguns "pecados" ali, suando mais do que tampa de chaleira para realizar a façanha.

Parabéns ao Wilson Bernardo, Parabéns ao Padre Edmilson Neves.

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça

PERSEGUIÇÃO -- Por: Pedro Esmeraldo

Isto é a pura verdade!

O Crato está sumariamente perseguido por malfeitores que permanecem sob a sombra do governador e dizem ainda que não há jeito para solucionar esse problema.

Essa medida é estarrecedora, já que o cratense anda apavorado. Argumentam os políticos desta terra que se acomodam, cruzam os braços, não se esforçam parasolucionar o problema e ainda dizem amém, porque não tem representação política em Brasília. É claro que o principal mentor dessas medidas discordantes é o nosso governador, visto que faz vista grossa e aceita com passividade as injunções malditas da vizinha cidade que anda atormentando, deixando-nos cabisbaixo, sem tomar decisões e nem saber apelar com sinceridade a fim de sairmos desse impasse. Agora mesmo, estamos acompanhando com tristeza o fechamento do SESI. Consideramos essa medida como sendo um jogo sujo, visto que esse prédio foi construído a rigor, com muito esmero, dando condições para ser umsetor de lazer e do ensino regional, pois os homens do passado tiveram a incumbência de dar ao Crato esse melhoramento. Uma equipe de malfeitores/beneficiados pelo governador, troca de posição, preferindo dar vez à permanência do SESI de Juazeiro. O prédio construído com molde simples para satisfazer os anseios do povo daquela cidade. Consideramos essamedida absolutista, preferenciada e simplesmente para denegrir a cidade do Crato.

Também deixamos nosso protesto e reclamamos das medidas arbritarias do pessoal do IBGE que quer dilacerar o Crato, tomando terras para beneficiar a cidade de Barbalha, pois um cidadão proveniente do Cariri Oeste, acoplado aos políticos de Juazeiro, vem nos provocar sem mais nem menos a fim de nos prejudicar para satisfazer aos anseios desses políticos maldosos, gananciosos que só almejam o crescimento de Juazeiro do Norte.

Um cidadão desconexo vem nos atormentar, proveniente do Cariri Oeste, querendo mostrar qualidade que não possui. Seria melhor que esse homem nos deixe, pois o Crato tem repugnância de suas medidas falaciosas. Ocorre que esses homens têm o prazer de torturar e levar avante a sua campanha mal cheirosa buscando voto nesta cidade pedindo harmonia, dizendo que ama o Crato. Nos dia de hoje, tomamos conhecimento de uma conversa que nos deixou atormentados. Trata-se do boato sobre a privatização da SAAEC. Não sabemos se isto é verdade, mas tomamos conhecimento através de pessoas que trabalham naquele órgão público.

Relembramos bem que não desejamos ver o fim do Crato mas, se isso acontecer, colocaremos uma placa com o seguinte dizeres: Aqui restam as ruínas do Crato, alvissareira, perseguida pelos políticas da cidade vizinha e dos chefões da capital do estado. Devemos ter oposição, não intriga, mas diante do que estão fazendo conosco vamos partir para a intriga.

Escrito por Pedro Esmeraldo

Abertura do Cariri Cangaço 2010 - Cobertura Fotográfica - Dihelson Mendonça



Img_5918



Img_5924


Img_5956


Img_6032


Img_6036

Image1


Img_6301


Img_6260


Img_6244


Img_6228


Img_6297


Img_6291


Img_6193



Img_6186

Fotos: Dihelson Mendonça
Permitida a Reprodução mediante citação do Autor e do Blog do Crato

Ibama proíbe a caça de espécies consideradas pragas, que afetem a agricultura


Brasília – Uma instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União de hoje (18), revogou uma norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que autorizava o controle populacional do javali, por meio de captura e abate. O javali e seus híbridos exóticos são considerados animais invasores e nocivos às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente e, principalmente, à lavoura agrícola. Por isso, o controle é autorizado em caráter emergencial e circunstancial, em algumas ocasiões, para preservar as safras. A instrução normativa prevê ainda um grupo de trabalho, que terá de apresentar e definir propostas para melhorar a eficiência do controle e elaborar alternativas para minimizar os impactos desses predadores. O grupo terá representantes das superintendências do Ibama nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e da Bahia.

O desequilíbrio populacional das espécies é resultado do desmatamento realizado para dar lugar ao cultivo agrícola. A devastação retira as condições de sobrevivência dos predadores naturais, principalmente gaviões e corujas. Sem eles, e com grande oferta de alimento disponível nas lavouras, as espécies encontraram as condições ideais para sobreviver.

Edição: Antonio Arrais

Fonte: Agência Brasil

Chávez proíbe a publicação de imagens sobre violência na Venezuela


Presidente acusa imprensa de tentar tirar proveito eleitoral do tema. Meios de comunicação classificam de censura a medida. A decisão da justiça venezuelana de proibir a difusão de imagens sobre violência foi mais um motivo de confronto entre a imprensa e o presidente Hugo Chávez, que acusa os meios de comunicação de tentar tirar proveito de um tema que preocupa o país, principalmente a um mês das eleições legislativas. Edição do jornal venezuelano 'El Nacional' publica protesto contra o que chama de censura do governo à imprensaEdição do jornal venezuelano 'El Nacional' publica protesto contra o que chama de censura do governo à imprensa (Foto: AFP)

Na sexta-feira passada, o jornal "El Nacional" publicou a foto de uma das salas do necrotério de Caras, onde estavam amontoados vários corpos, uma imagem forte, que dias mais tarde foi reproduzida pelo jornal "Tal Cual", outra publicação também muito crítica em relação ao governo Chávez. O governo questionou a publicação da imagem, chamando-a de "pornográfica", enquanto que nesta terça-feira um tribunal da capital proibiu a toda a imprensa escrita que divulgasse imagens violentas, uma ação que os meios de comunicação classificam de censura. Segundo a sentença, a imprensa escrita "deve abster-se de realizar publicações de imagens violentas, sangrentas, grotescas, que de uma forma ou de outro vulnerem a integridade psíquica e moral das crianças".

A proibição será aplicada por um mês a contar de terça. A Defensoria do Povo e o Conselho de Direitos da Criança anunciaram igualmente que abririam ações judiciais contra El Nacional. "Uma pessoa só pode comover-se quando pensa nas consequências que pode ter na infância, exposta a estas situações", declarou a presidente deste Conselho, Litsbell Díaz. Chávez também se referiu à fotografia do necrotério e às críticas pela crescente insegurança na Venezuela, ao afirmar que "há uma manipulação politiqueira e pornográfica do tema da violência e da criminalidade".

"Este tema da violência, do crime, converteu-se num fator antirrevolucionário de peso", acusou Chávez, insistindo que o "problema da segurança é um assunto mundial". Há alguns dias, o presidente também criticou a transmissão no canal CNN do documentário "Os guardiões de Chávez", realizado por uma tv espanhola, que falava da violência em Caracas e a suposta presença de guerrilheiros colombianos na Venezuela.

Censura

Não é a primeira vez que Chávez enfrenta a imprensa. Em 2007, a popular emissora de tv RCTV saiu do ar porque o governo não renovou sua concessão e, há um ano, 30 emissoras de rádios foram fechadas pela mesma razão. Da mesma forma, a justiça iniciou recursos administrativos contra o canal de notícias Globovisión, que Chávez chama de "terrorista midiático", e ameaçou fechá-lo em várias oportunidades. "Mas nunca vimos uma atitude como esta", comentou o professor de Comunicação da Universidade Católica Andrés Bello, Marcelino Bisbal.

"Chama a atenção que a proibição dos conteúdos que tenham a ver com a violência e a insegurança tenha sido ditada por um mês. A coincidência: estamos em campanha eleitoral", enfatizou. "A decisão judicial peca em amplitude e imprecisão", enfatizou, por sua vez, a organização de defesa da liberdade de imprensa, Repórteres sem Fronteiras. O governo de Chávez não publica cifras da violência há anos e é a imprensa que todas as semanas divulga estatísticas baseando-se no número de corpos que chegam aos necrotérios do país.

Fonte: Da France Presse - Via G1

CE poderá ter novos geoparks - Reportagem: Elizângela Santos


Parque de Ubajara e monólitos de Quixadá recebem visitas de consultores hoje. Tombados como patrimônio natural nacional, os monólitos de Quixadá deverão ser os próximos geoparks

Quixadá. Uma comitiva formada por representantes da China, Estados Unidos e Japão visita a "Terra dos monólitos" hoje. São membros da Associação Internacional das Montanhas Famosas do Mundo e do Geopark Monte Lushan, com sede na China. Chegam para avaliar o ingresso deste Município na entidade internacional. Será o primeiro passo para o reconhecimento da exótica área geográfica de formações rochosas de Quixadá na rede global de geoparques da Unesco.

A visita faz parte da programação da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18). Além dos monólitos de Quixadá, o grupo deve avaliar as formações da Serra da Ibiapaba, para inclusão na Associação. O secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo, a consultora sênior do Banco Mundial e professora da universidade Federal do Ceará (UFC), Mônica Amorim, e o arquiteto Romeu Duarte, ex-superintendente do Iphan no Ceará, devem acompanhar a missão especial hoje.

A presidenta da Fundação Cultural de Quixadá, Sandra Venâncio, foi uma das responsáveis pela articulação internacional na sua cidade. Ela aguarda a inspeção com expectativa. Será uma tarde para conhecerem as riquezas naturais encravadas no "Curral das pedras", como esta área geográfica também é conhecida. Todavia, ela espera ser o suficiente para impressionar os visitantes. Conta com o apoio do arquiteto admirador dos monólitos e da representante do Banco Mundial.

Segundo Sandra Venâncio, esse processo começou justamente, com uma visita informal da consultora de Desenvolvimento Regional do Banco Mundial, Mônica Amorim, à sua terra natal, no mês de março passado. A visitante ficou deslumbrada com a paisagem no entorno do Açude do Cedro. Para onde olhava se deparava com as exóticas formações rochosas. "Foi ela quem sugeriu a mobilização em busca desse reconhecimento. Potencial nós temos", comemora a articuladora de Quixadá.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nascimento Marques, avalia a iniciativa como uma excelente oportunidade para a valorização do turismo regional, por meio da certificação mundial. Também poderá facilitar a captação de recursos econômicos. Ele cita como exemplo o parque arquitetônico do Açude do Cedro, que deverá receber investimentos de R$ 20 milhões pelo PAC. Porém, o valor não será o suficiente para adequar e promover a conservação da maior riqueza natural da região, os monólitos e a natureza do entorno.

No mapeamento realizado pelo Iphan constam 13 áreas distintas de monólitos, denominadas conjuntos, sendo eles: São Francisco, Santa Fé, Pedra Riscada, Muxió, Herval, Equador, Serrote Verde, Nariguda, do Cedro e dos Cavalos, Pedra do Cemitério e o mais famoso deles, a Galinha Choca. A Pedra do Cruzeiro também consta na área poligonal do tombamento. O conjunto natural passou a ser considerado patrimônio nacional em setembro de 2004. A área de tombamento conta com 5,8 mil hectares.

De acordo com Joaquim Cartaxo, além de Quixadá e da Serra da Ibiapaba, na programação do grupo estão sobrevoos das cidades de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara e Ipu. Também estão previstas visitas ao Parque Nacional de Ubajara e a Bica do Ipu. Ele ressaltou que a missão analisará somente as potencialidades geográficas dessas regiões para inclusão no seleto grupo de Montanhas Famosas. Esse trabalho é desenvolvido por sua Secretaria desde o ano passado, quando a Associação surgiu. Quanto ao reconhecimento como Geopark, Cartaxo justificou ser incumbência exclusiva da Unesco.

Programa mundial

O programa de Geoparks foi criado em 2000 pela Unesco. Já são 53 Geoparks distribuídos pela União Européia, China, Irã e Brasil. No Ceará existe atualmente apenas um. Está situado na Chapada do Araripe. É o primeiro parque fossilífero das Américas e do Hemisfério Sul a obter este reconhecimento.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria das Cidades
Fortaleza (CE), (85) 3101.4448
Geopark Araripe, Rua Teófilo Siqueira, 754, Crato, (88) 2101.5646

RECONHECIMENTO DA UNESCO Primeiro do continente está no Cariri

Juazeiro do Norte. O Geopark Araripe traz o mérito de ser o primeiro criado no Hemisfério Sul e do continente americano, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Atualmente, é referência para os geoparks que estão sendo idealizados na América Latina. Está previsto para ser realizado em novembro próximo, no Cariri, a Conferência Panamericana de Geoparks, que atrairá dezenas de pesquisadores para a região. O anúncio foi feito recentemente pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitec), René Barreira.

O projeto tem difundido o Cariri e o Ceará e foi reconhecido com o selo da Unesco em 2006. Passará por uma reavaliação este ano. Uma equipe da instituição internacional virá a região, no intuito de realizar a inspeção nas áreas que compõem o geopark, que inclui seis municípios do Cariri, onde estão localizados dez geossítios, na Bacia Sedimentar do Araripe, numa área de mais de 5 mil km. O reconhecimento veio da importância científica geológica e paleontológica.

O geopark guarda uma das maiores reservas de fósseis do período cretáceo do mundo e uma fauna e floras praticamente inexploradas. Os focos de atuação dos trabalhos estão centrados no geoturismo, geoeducação e a geoconservação. O selo da Unesco poderá ser revalidado, caso o local seja aprovado quanto à infraestrutura, levantamentos topográficos e históricos. O Geopark Araripe foi inserido na rede internacional do setor e reconhecido como patrimônio da humanidade, por ser o primeiro do Hemisfério Sul. No mundo, já foram registrados cerca de 57 geoparks, a maioria na Europa e China.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de Hoje, 18 de Agosto de 2010


O golpe do baludo fez mais uma vítima em Crato.

Desta feita foi a professora Maria Henrique de Souza, de 56 anos, moradora do conjunto Novo Crato a qual prestou queixa a polícia de que por volta do meio-dia de ontem, ao sair de uma agencia bancária localizada na Praça Siqueira Campos, centro do Crato, foi seguida por dois homens desconhecidos e ao chegar próximo a uma farmácia na esquina das Ruas Dr. João Pessoa com Barbara de Alencar um dos desconhecidos deixou cai um pacote, momento em que a mesma foi abordada pelo suposto dono do pacote que lhe ofereceu R$ 50,00 ou um par de sapatos como forma de agradecer-la pela gentileza.

A gratificação seria entregue em frente a prefeitura local aonde os infratores lhe tomaram sua bolsa contendo cartões de credito, telefone celular, documentos pessoais e a quantia de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais) para em seguida se evadirem seguindo destino ignorado.

ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA FATAL

Ontem, Por volta das 17h30min, na CE - 060, no Km - 506, que liga a cidade de Caririaçu-CE e Juazeiro do Norte, o jovem de 23 anos Francisco Gilson, foi vítima da violência no transito quando trafegava na motocicleta Honda Titan CG 125 KS , de cor vermelha, placa NRE – 2539, de propriedade de DAMIÃO LUIZ, e perdeu o controle da direção ao realizar uma curva vindo a colidir com uma placa de sinalização, e cair ao solo e sofrendo várias lesões.

Foi acionada para o local a viatura policial militar CP 2571, comandada pelo cabo Leite que resguardou a vítima até a chegada da Ambulância Municipal de Caririaçu que a socorreu, em estado grave, para o HTJ ( Hospital Tasso Jereissati ) em Juazeiro do Norte. A moto foi conduzida para a Delegacia Municipal de Caririaçu.

APREENSÃO DE ADOLESCENTE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Por volta das 13h27min, no cruzamento da Rua da Paz com Avenida Salgueiro, bairro Romeirão, em Juazeiro do Norte-CE, a VRT Ronda 1228, composta pelos soldados PMS Luciano e Albuquerque, durante a realização de rondas, abordou o adolescente de iniciais E. S. S., 17 anos, residente na Rua Joaquim de Sousa Menezes, bairro João Cabral, o qual portava ilegalmente um revólver calibre 22, capacidade para sete cartuchos, contendo duas munições do mesmo calibre da arma intactas.

O acusado conversou a polícia que havia cometido um crime de roubo, ocorrido na rua Monsenhor Esmeraldo, próximo a rua São Mamede, por volta das 13h12min, ocasião em que abordou a menor de iniciais M. L. S. 16 anos, residente na Rua Santa Isabel, bairro Franciscanos, de quem havia subtraído um aparelho celular, que ainda estava em seu poder. O mesmo foi conduzido a 20ª DRPC para os devidos procedimentos.

Já Por volta das 23h45, na Avenida Padre Cícero, no, bairro Salesianos, também Juazeiro do Norte, CÍCERO DE SOUZA, 37 anos, residente no bairro Salesianos, conduzia uma motocicleta HONDA TITAN 150, de cor vermelha, placa HXI 3325, quando recebeu voz de parada pela dupla de PMS da RD 1221 soldados Marcelo e Amorim, durante a abordagem os militares encontraram em poder de Cícero um revolver, calibre 38, cano médio especial, com capacidade para 06 (seis) tiros e 05 (cinco) munições intactas.

Consultado o Sistema de Inquérito Policial verificou-se que o mesmo responde aos Art. 129 (lesão corporal), Art. 157 (roubo) e Art. 155 (furto) como também no Art. 14 (Porte Ilegal de Arma de Fogo) da Lei do Desarmamento. Em seguida, Cícero foi conduzido para a 20ª DRPC onde foi atuado no Art. 14 da Lei do Desarmamento e, portanto, efetuou-se sua prisão e a detenção do veículo.

IGUATU-CE: Cadáver é encontrado no Açude Trussu

Anteontem segunda-feira, 16, por volta das 10h30, a Polícia Militar tomou conhecimento através do Corpo de Bombeiros de um achado de cadáver no açude Trussu, distante 18 km da sede de Iguatu. Segundo informações colhidas através do Corpo de Bombeiros, o corpo encontrado foi identificado como sendo de Maílson Bandeira Neves, o qual estava no domingo, na companhia de mais três pessoas em uma canoa, onde segundo informações, os ocupantes da canoa todos ingeriam bebidas alcoólicas, quando a vítima veio a cair fora da canoa, afogando-se nas águas do açude.

O Corpo de Bombeiros, minutos depois de o fato ter acontecido se dirigiu ao local para fazer buscas, não sendo possível localizar no mesmo dia, sendo apenas localizado na segunda-feira. A Polícia Militar adotou as medidas cabíveis, acionando o rabecão para conduzir o corpo para o IML de Iguatu

EXU-PE

Marido assassina a própria esposa a pauladas. O crime aconteceu na residência do casal, por volta das 08h40min, de ontem (17), na Travessa 3 de Maio, no Distrito de Timorante no município de Exu-PE., onde o acusado Eduardo Lima da Silva, 29 anos, casado, agricultor, matou a pauladas a sua própria esposa, Eva Marinho dos Santos Silva, 33 anos, agricultora. Segundo a polícia, Eduardo fazendo uso de pedaço de madeira e cabo de um machado efetuou vários golpes na vítima que não resistiu e morreu no local. De acordo com testemunhas, o acusado após cometer o crime se dirigiu até a residência de uma vizinha onde entregou uma criança e conversou que tinha assassinado a sua esposa para em seguida fugir tomando rumo ignorado. Policiais militares da 3ª COM realizaram diligências não conseguiram prender o Eduardo, ficando o fato registrado na DEPOL 202ª circunscrição. Já o corpo da vítima foi removido para o necrotério do hospital municipal José Pinto Saraiva, em Exu-PE. Para a polícia a motivação do crime ainda é desconhecida. Este foi 4º homicídio ocorrido neste mês na região do Araripe pernambucano.

Acidente entre seis carros e dois caminhões deixa 6 mortos na BR-116 - Acidente grave na manhã desta terça-feira (17), no quilômetro 30 da BR-116, nas proximidades do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Seis carros de pequeno porte e dois caminhões se envolveram em uma colisão. A segunda carreta ainda tombou e desceu uma ribanceira. Seis pessoas morreram, entre elas duas crianças, que tiveram os corpos carbonizados. Outras quatro vítimas ficaram feridas e foram levadas para o Instituto José Frota (IJF). Todos mortos já foram identificadas pela Polícia Rodoviária Federal: os digitadores Erinaldo Gomes de Moraes, 23, e José Claudiomiro Chagas dos Santos, 23; José Francisco Oliveira, 39, auxiliar de laboratório (mortos nas ferragens); Maria Tereza Conceição e a filha Francisca Diele de Moura, e o garoto Alberlan Evangelista da Silva (carbonizados).

A pequena Diele de Moura havia vindo em Fortaleza realizar tratamento de hemodiálise. Já os três primeiros trabalhavam em um hospital da Região Metropolitana de Fortaleza. Quatro feridos foram encaminhados, por um helicóptero do CIOPAER, para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. São eles Francisco José Augustino de Morais, 38, motorista da Prefeitura de Choró Limão; Francisca Tatiane Nogueira Mendes, 35, auxiliar de enfermagem; Sara Erbene Pereira, 25, e Erivaldo Gomes de Moraes. Todos estão estáveis, apenas o homem sofreu ferimentos mais graves, pois teve cerca de 45% do corpo atingido por queimaduras de segundo e terceiro grau.

Outra colisão

Minutos antes do acidente grave que matou seis pessoas, um motoqueiro bateu em uma carreta e teve morte imediata no mesmo trecho entre o Km 30 e 31 da BR-116. A lentidão do trânsito ocasionada por este acidente foi um dos motivos que chegou o segundo acidente. A via foi liberada por volta das 10h30min, após a Perícia ser feita nos corpos e nos veículos e a Polícia Rodoviária Federal realizar os procedimentos necessários no local.

Surubim - PE - Homem é preso por matar o próprio filho - Um homem foi preso, nesta terça-feira (17), após confessar ter matado o próprio filho, de apenas um ano e seis meses. Anderson da Silva Ribeiro, conhecido como Bombom, 20 anos, indicou à polícia o local onde enterrou a criança, em uma fazenda no município de Surubim, no Agreste pernambucano.

Segundo informações da delegada do município de Vertentes, Soraia Souto Arruda, a mãe e a avó materna da criança procuraram a delegacia hoje. Elas alegavam que Anderson havia levado a criança após uma briga entre o casal, na quinta-feira passada. Ao ser localizado, o pai acabou confessando ter matado, no mesmo dia em que levou a criança. Ele ainda mostrou o local onde enterrou o corpo.

De acordo com a delegada, Anderson já havia sido preso em flagrante por homicídio, no ano passado, mas estava em liberdade. Pela morte do próprio filho, se condenado por homicídio e ocultação de cadáver, ele poderá pegar uma pena de até 30 anos. Fonte: Diário de Pernambuco

Por: J. Lopes - Repórter Policial Repórter do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe Internet - Proibida a Reprodução

EMANCIPAÇÃO DE PONTA DA SERRA - Principais Dúvidas

É importante dizer que esse não é um movimento separatista, e sim, um movimento de emancipação política, pois, acreditamos que emancipação é um destino natural. Como acontece com as pessoas ao atingirem sua maioridade, os distritos também, ao alcançarem certo grau de desenvolvimento, almejam sua emancipação.

O Crato não irá perder renda, porque permanecerá na mesma faixa populacional (101.881 a 115.464, com o coeficiente 3.2), ou seja, a mesma receita atual, com a vantagem de não mais arcar com os gastos do distrito emancipado;

Diferentemente do que muitos pensam, nosso projeto não caracterizará descontinuidade territorial, pois, Dom Quintino continuará sendo distrito do Crato, ligado através de Monte Alverne ( Veja mapa );

O Crato não perderá as grandes cerâmicas porque essas estão localizadas no distrito Bela Vista, que continuará pertencendo ao Crato;

O Crato não perderá vagas na Câmara de Vereadores , porque continuará na mesma faixa populacional (95.239 a 142.857 habitantes, com direito a 11 cadeiras no Legislativo) (Resolução 21.702/04, do TSE);

O Plebiscito deverá ocorrer com os eleitores de todo o município do Crato (Art. 9º, Lei Complementar 84/09)

Acreditamos que a população de Ponta da Serra terá vantagens e benefícios significantes, tais como, Elevação da auto-estima da população. 2 - Gerenciamento direto dos recursos e das necessidades. 3 - Melhoria da prestação de serviços básicos. 4- Desenvolvimento da economia local. 5 - Geração de emprego e renda. 6 - Melhor qualidade de vida;

Devemos dizer que a população não será penalizada com cobranças de impostos, como alguns apregoam, pois, na verdade, o único imposto a ser acrescentado, no caso da Sede, será o IPTU, que deverá obedecer ao código tributário, no qual são permitidas várias isenções, podendo beneficiar a maioria dos imóveis;

O novo município criado somente será considerado instalado com a posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, eleitos simultaneamente, quando da realização das eleições municipais no Estado. ( Art. 11, Lei Complementar 84/09)

Quanto ao temor de parte da população, sobre quem cuidará da distribuição de água no novo município, esclarecemos que essa será uma decisão dos primeiros gestores (prefeito e vereadores) eleitos, que devem consultar a população a esse respeito, não sendo, necessariamente, obrigado a se entregar a qualquer órgão. O Crato mantêm sua própria empresa (SAAEC).

Segundo o Art. 16 da Lei Complementar 84/09, o município recém instalado, enquanto não possuir legislação própria, reger-se-á pelas leis do município do qual sua área foi desmembrada;

De acordo com o art. 14 da Lei Complementar 84/09, o novo município absorverá todos os servidores públicos municipais legalmente investidos em cargos públicos, na forma do art. 37 da Constituição Federal, ou estáveis nos termos do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais;

O novo município sobreviverá da mesma forma que os municípios hoje existentes: repasses constitucionais, tais como, ICMS, FPM, IPVA, FUNDEB (Educação) e FNS( Saúde), e mais as receitas próprias (IPTU, ISSQN, Taxas).

(AMEPS - Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra)

Organizar A Vida. Por: Liduina Belchior.


Vamos arrumar nossas gavetas, nosso guarda-roupa, escrivaninha, mágoas que nos adoece, rancor que tumoriza; raiva e muitos outros sentimentos que que não são úteis.
Comecemos consertando nossa casa interior.

Todavia,do lado de fora, podemos arrancar o mato da grama, dos canteiros, dos jarros... Isto nos fará bem.Gostar e olhar para as formigas, por que não? o Pe Antonio Vieira"num" chamava o jumento de irmão?

Podemos "ecologizar" nosso pensar, nosso coração, nossa alma. Devemos experienciar e vivenciar o novo em qualquer época, pode ser até em agosto, por exemplo. Renovar é um processo contínuo.Acontece ás vezes, de conseguirmos sair de uma fase terminal, quer seja biológica, ecológica ou fenomenológica, para uma vida absolutamente recém instaurada.Adoro a lenda da Fênix: que morre e renasce das cinzas. Sobre o amor e o namorar, podemos namorar todos e tudo: as idéias, os conceitos, os valores, o mundo,os bichinhos, e amar os amigos...Amigo é bicho bom! Corre prá gente de braços abertos, calçando os sapatos muitas vezes ás pressas, quando necessitam chegar urgente.E ai, nós seres humanos, passamos a ter todo conforto e carinho necessários e de graça "thurma"! Eles possuem a faculdade de fazer secar nossas lágrimas. E o melhor nos fazem rir e gargalhar também.

A vida está aqui na nossa frente, de lado, dentro de nós. Vamos curtir, vamos amar, vamos ser alegres, simplesmente por existir e sermos cidadãos deste belo Planeta Terra.

Por: Liduína Belchior

A festa da Padroeira de Crato


Feijão gigante é novidade na mesa do caririense - Reportagem: Elizângela Santos


Fonte: Diário do Nordeste
Por Elizângela Santos, Repórter

Antônia Rosa mostra o novo feijão (na mão esquerda). São apenas cinco grãos para equivaler a vários do feijão tradicional, já cultivado pela maioria dos produtores no Cariri (foto de Elizângela Santos)

Imagine um feijão maior do que um caroço de jaca! Pois o grão gigante existe e é cultivado no Crato
Crato. Imagine ter que saciar a fome com poucos caroços de feijão. Com a semente gigante é inteiramente possível. Apenas um pé de feijão plantado no quintal de casa tem servido para provar a experiência da arquivista Antônia Rosa da Silva, conhecida como Toinha. Ela não pensava que apenas uma semente entregue pelo irmão, que mora em um sítio no interior de São Paulo, causasse tanto sucesso com a vizinhança. Já são inúmeros caroços encomendados.

Em maio do ano passado, ela decidiu investir naquela semente avermelhada e não sabia mesmo se ia pegar. O pé começou a crescer assustadoramente. Os galhos começaram a ramificar e as outras plantas em volta passaram a ser retiradas. A roseira foi a primeira delas. E uma latada começou a ser feita para acomodar os galhos, depois dos ramos subirem no pé de feijão, e dar segmento ao que ela chama de uma curiosidade que tem por plantas exóticas.

A planta é notadamente muito resistente. E cresce bem. Já está com mais de dois metros e várias vargens. Cada uma delas com mais de 30 centímetros. Toinha afirma que já tirou algumas, mas não imaginava que o pé de feijão fosse crescer tanto. E foi este mês que ela iniciou a experiência comestível, após um ano e dois meses depois de ter investido no primeiro caroço gigante. "Fui a cobaia, juntamente com uma amiga. Mas decidi comer primeiro, e algum tempo depois vi que não estava sentindo nada de ruim", disse.Para saborear a novidade, caprichou no cozido, com bastante verdura e macaxeira - à moda nordestina, para não ficar tão ruim. Mas a surpresa veio depois dos primeiros caroços. O sabor não deixa a desejar para nenhum carocinho dos comuns. "É suave, parecido com o tradicional mulatinho", diz ela. Depois a farra começou com a vizinhança, que tem experimentado e deixa a encomenda de um caroço para levar para o quintal de casa também. "Até as crianças comeram e gostaram", diz.

Os dois cozidos foram para demonstração, com seis convidados. Na primeira vez, 11 vargens foram levadas ao fogo. Correspondem a mais de um litro de feijão. Boa parte foi para a geladeira. Ainda sobrou. A diferença quando se tira verdinho é que a casca do feijão gigante é mais grossa do que no período em que está mais seco. Os caroços chegam a ficar maiores do que um caroço de jaca, cozidos ou verdes. Toinha chamou um técnico da Ematerce para avaliar a novidade. A semente foi repassada para estudo.Ela está satisfeita com a experiência e continuará observando o crescimento do seu pé de feijão. "Só não sei mesmo onde vai dar", afirma.

O sucesso pelo menos está sendo garantido. Ela mandou avisar ao irmão no interior de São Paulo que a semente realmente deu resultado no Nordeste. Só não sabe dizer como ele conseguiu os caroços.O engenheiro agrônomo da Ematerce, Acácio Morais, afirma que ainda não conhecia essa variedade de semente, que é conhecida como de metro ou de porco, mas acredita que a novidade não vá mesmo pegar por aqui. Ele diz que a cultura do feijão é muito forte entre os nordestinos e acredita que não há possibilidade de adaptação à nova realidade."De qualquer forma tem uma importância para trabalhar a variedade do feijão", explica. Segundo o engenheiro, essa melhoria genética poderá dar mais resistência ao grão comum. A verdade é que fica difícil de imaginar, pelo menos para o caririense, um baião de dois com pequi e feijão gigante.

MAIS INFORMAÇÕES
Escritório da Ematerce
Praça Filemon Teles, S/N
Centro, Crato (CE)
(88) 3521. 2835

Elizângela Santos,
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

Lobos Internos -- postado por Armando Lopes Rafael


Um velho avô disse a seu neto, que veio a ele com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça:

- "Deixe-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio àqueles que aprontaram tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos".E ele continuou:

- "É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta. Mas, o outro lobo, este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma. Algumas vezes é difícil de conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito".

O garoto olhou intensamente nos olhos de seu Avô e perguntou:

- "Qual deles vence, vovô?"

O Avô sorriu e respondeu baixinho:

- "Aquele que eu alimento mais freqüentemente".

(Autor Anônimo)

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 18 de Agosto de 2010


Aberto na URCA edição Cariri Cangaço 2010: Coronéis, Beatos e Cangaceiros

Aberto, na noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, o Cariri Cangaço 2010, que este ano trata do tema: Coronéis, Beatos e Cangaceiros. O evento reúne dezenas de escritores, pesquisadores e estudiosos do cangaço. O Cariri Cangaço envolve a participação de municípios da região do Cariri, Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e Prefeituras como a Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Serão seis dias de realização.

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, fez a abertura oficial destacando e ao mesmo tempo agradecendo os apoios das administrações municipais que estão sendo partícipes desse trabalho. São cerca de 90 pessoas envolvidas no processo de organização. O tema, segundo ele, é palpitante e polêmico, e o Cariri Cangaço, conforme o curador dá oportunidade de se debater as nuances do processo histórico. Ele destacou a pretensão de reeditar o evento, que ontem foi aberto por uma das maiores autoridades sobre o tema, o pesquisador Antônio Amaury Correia Araújo.

O Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, na abertura, afirmou que a universidade regional não poderia desconhecer o fenômeno do cangaceirismo, porque foi uma marca dos dias da nossa história. “A URCA deve debruçar-se para ver as suas causas e o reflexo para o desenvolvimento regional, com a responsabilidade acadêmica”, disse. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, ressaltou que os participantes se encontram não para estudar a história de Lampião, mas do Cariri e do mundo. “Tem muita coisa que a gente precisa se indagar. Esse evento é rico e tem assunto, por ter história. Tem tudo a ver com a nossa região”, frisou.

Ela destacou a atuação da Universidade dentro desse contexto de trabalho, que vem tendo o acompanhamento dos trabalhos por meio da Pró-Reitoria de Extensão, além do apoio do Geopark Araripe e institutos culturais da região. Serão realizados durantes os próximos dias visitas técnicas, apresentações artísticas, mesas de debate e palestras. O Cariri Cangaço assume um caráter itinerante por integrar cidades como Crato, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Aurora e Barbalha.

Especialista em Geoconservação visita Geopark Araripe

O diretor do Curso de Mestrado em Patrimônio Geológico e Geoconservação da Universidade do Minho, em Portugal, José Brilha, visita o Geopark Araripe nos próximos dias 20 a 28/08. O motivo da visita é conhecer o projeto Geopark Araripe e apoiar o projeto do inventário do patrimônio geológico da instituição. O inventário geológico consiste num levantamento feito para identificar o patrimônio geológico dos geossítios, prevendo seus futuros usos e a estratégia de conservação, um dos pilares do GA. O professor doutor José Brilha, geólogo da Universidade do Minho, Portugal, também realizará palestra sobre ‘Geoparques e Seus Patrimônios Geológicos’, no próximo dia 26 de agosto, no Salão de Atos da URCA.

Abertas inscrições para Pós-Graduação em Direito Penal e Criminologia

Estão abertas até o dia 30 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Criminologia, da Universidade Regional do Cariri –URCA. As inscrições podem ser feitas nos horários de manhã e tarde, no campus do Pimenta e à noite no campus São Miguel. Estão sendo ofertadas 50 vagas. Os interessados deverão comparecer com Cópia do certificado de conclusão do Curso de Graduação em Direito ou Sociologia, Psicologia, Ciências Sociais e áreas afins; Curriculum vitae, simples; Cópia carteira de identidade e CPF; Cópia do histórico escolar da graduação; e uma fotografia 3x4 colorida e recente.

A inscrição é gratuita e é facultativo a 2 kg de alimentos não perecível. O primeiro módulo da turma está previsto para ser realizado nos dias 1 e 2 de outubro, no auditório da URCA, no campus do Pimenta. Serão 18 módulos, com parcelas de R$ 150,00. O curso tem duração de um ano de sala de aula, da sexta-feira à noite, aos sábados pela manhã e tarde e no domingo, também pela manhã e à tarde, durante um final de semana por mês. Além de seis meses para conclusão do curso, na elaboração de trabalho final.
Mais informações, contatar: Secretária Maria de Fátima Bezerra Cabral. Fone : (088) 9966.1988, 8819. 9631, 9241.8896. E-MAIL: fafabcabral@gmail.com. No curso de direito procurar: Maria Betania. Fone: (088) 8805.8770 ou 3102.1245.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 18 de agosto de 2010.

CRATO - Notícias do dia 18 de Agosto de 2010


Comissão Pró-Selo Unicef faz primeira reunião de preparação do Fórum voltado para crianças e adolescentes

Começam hoje as reuniões de articulação da comissão pró-Selo Unicef, no Crato, com intuito de organizar o primeiro fórum de debates em torno do tema, com o envolvimento de diversas entidades do município do Crato, órgãos públicos e privados. A reunião, que acontece a partir das 8 horas, até o final da tarde, será no Buffet Lagarta Pintada, no Lameiro. O evento terá à frente a articuladora do Selo Unicef, em Crato, Aline Franca. Participam da reunião integrantes das secretarias municipais, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e jovens de cada projeto, com ênfase para a participação de todos, no sentido de promover o protagonismo juvenil durante as ações pró-Selo no município. Também estão incluídas as organizações não governamentais do município. Segundo Aline Franca, o objetivo da partição dos adolescentes é de ouvi-los na construção desse trabalho, por meio das idéias que serão apresentadas e debatidas.

Começa edição Cariri Cangaço 2010

Aberto, na noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, o Cariri Cangaço 2010, que este ano trata do tema: Coronéis, Beatos e Cangaceiros. O evento reúne dezenas de escritores, pesquisadores e estudiosos do cangaço. O Cariri Cangaço envolve a participação de municípios da região do Cariri, Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e Prefeituras como a Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Serão seis dias de realização.

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, fez a abertura oficial destacando e ao mesmo tempo agradecendo os apoios das administrações municipais que estão sendo partícipes desse trabalho. São cerca de 90 pessoas envolvidas no processo de organização. O tema, segundo ele, é palpitante e polêmico, e o Cariri Cangaço, conforme o curador dá oportunidade de se debater as nuances do processo histórico. Ele destacou a pretensão de reeditar o evento, que ontem foi aberto por uma das maiores autoridades sobre o tema, o pesquisador Antônio Amaury Correia Araújo.

O Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, na abertura, afirmou que a universidade regional não poderia desconhecer o fenômeno do cangaceirismo, porque foi uma marca dos dias da nossa história. “A URCA deve debruçar-se para ver as suas causas e o reflexo para o desenvolvimento regional, com a responsabilidade acadêmica”, disse. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, ressaltou que os participantes se encontram não para estudar a história de Lampião, mas do Cariri e do mundo. “Tem muita coisa que a gente precisa se indagar. Esse evento é rico e tem assunto, por ter história. Tem tudo a ver com a nossa região”, frisou.



Ela destacou a atuação da Universidade dentro desse contexto de trabalho, que vem tendo o acompanhamento dos trabalhos por meio da Pró-Reitoria de Extensão, além do apoio do Geopark Araripe e institutos culturais da região. Serão realizados durantes os próximos dias visitas técnicas, apresentações artísticas, mesas de debate e palestras. O Cariri Cangaço assume um caráter itinerante por integrar cidades como Crato, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Aurora e Barbalha.

Secretaria de Agricultura do Crato convoca representantes de comunidades que não receberam os cadastros do garantia Safra 2010 / 2011

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hidrícos do Crato convoca os representantes legais das comunidades municipais, que não receberam os cadastros dos produtores do Garantia Safra 2010 / 2011, a comparecerem até o próximo dia 20 de Agosto, sexta-feira na sede Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo da Prefeitura do Crato no horário das 8 ás 14 horas.

As comunidades que deverão comparecer são as seguintes:
Distrito de Ponta da Serra
Malhada Sede
Assentamento Malhada
Sitio Caldeirão
Sitio Gonçalo
Distrito de Dom Quintino
Sitio Inxú
Distrito de Bela Vista
Sitio Serraria
Distrito de Santa Fé
Baixa do Maracujá
Distrito do Belmonte
Sítio Luanda

O Secretário de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Francisco Erasmo Ferreira ressalta a importância do comparecimento desses representantes das comunidades para que ninguém seja prejudicado em relação ao Garantia Safra 2010 / 2011.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Programa INFLUÊNCIA DO JAZZ - Toda Terça-Feira na Rádio Educadora do Cariri - Às 14 horas


radio educadora logo

Se você gosta da boa música, agora tem uma boa razão para ouvir Rádio novamente. Todas as Terças-Feiras, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri, o programa INFLUÊNCIA DO JAZZ, com Dihelson Mendonça. Toda a vibração de um estilo musical que atravessa gerações, e representa toda a liberdade e a criatividade humanas. Jazz não é ritmo, não é apenas estilo. É uma concepção de música e vida.

Fique ligado!
INFLUÊNCIA DO JAZZ - Toda Terça-Feira, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri. Você pode ouvir o programa também através da Internet no endereço:


Rádio Educadora do Cariri - Uma nova Estação.

Denúncia - Orelhão mal Posicionado - Por Daniel Hubert Bloc Boris ( Jacques )



Alooooooooooooooooou...... Dona "telemar",Vamos respeitar a lei de ir vir !!! O que a Sra esta fazendo com os transeuntes desta calçada, da Rua Josè Carvalho é um desrespeito, é imoral com os nossos cidadões. Como tem um jargão conhecido por todos nós, vou usa-lo,Só no CRATO mesmo. Não precizamos de politicos,policia, ou qualquer orgão, para fazer valer os nossos direitos de cidadões. Aguardamos uma resposta de ação rápida. ESTAMOS DE OLHO.

Daniel Hubert Bloc Boris (Jacques)

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31