xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 agosto 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

Federalização da URCA
A notícia – abaixo transcrita – causou grande impacto em Crato. Afinal, gato escaldado tem medo de água fria. Por isso mesmo, antes de ser implementada, ela deveria ser precedida de ampla discussão junto à população. Divulgada no Diário do Nordeste, edição da última terça-feira, dia 10, a notícia diz o seguinte:
“Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição pela coligação "Um Ceará Melhor Para Todos", defendeu ontem, a federalização das universidades estaduais do Ceará (Uece, Urca e UVA). Cid declarou, inclusive, que já apresentou uma proposta neste sentido, em audiência com no Ministério da Educação, há dois meses, em Brasília, mas ressalta que ainda há um longo caminho para tal efetivação”. (...) “Segundo Cid, a primeira proposta é envolver o núcleo e o campus avançado da UFC, no Cariri, este englobando a Universidade Regional do Cariri (Urca), a Faculdades de Tecnologia (Fatec). "Na sequência, eu defendo que se faça a mesma coisa na Região Norte", colocou”.

Livro sobre a URCA
Acaba de ser impresso o livro URCA– do sonho ao credenciamento, (304 páginas), escrito pelo professor João Teófilo Pierre. Trata-se de um resgate histórico e documental sobre a luta, criação e consolidação da Universidade Regional do Cariri. Este livro será indispensável como fonte de consultas sobre os registros dos primeiros anos de existência da URCA, que se estendem até a administração da reitora Violeta Arraes. O lançamento da obra está previsto para o próximo mês, em solenidade conjunta da URCA e Instituto Cultural do Cariri.

C’est fini
Infelizmente está confirmado o encerramento – no próximo mês de fevereiro – das atividades do Café Crato, localizado na Praça Siqueira Campos. Ponto de convergência da cidade desde 1953, o Café Crato deixará de existir pelo fato de o novo proprietário do prédio (onde funciona o Café) ter pedido aos inquilinos a devolução do imóvel. Desaparecerá, assim, o último local de encontros descontraídos e informais de várias gerações de intelectuais, políticos, homens de negócio e até dos mais simples freqüentadores da Praça Siqueira Campos. É a memória da cidade que vai sendo modificada pelas inexoráveis mudanças dos tempos...

Barbalha
No próximo dia 17 será comemorado o 164º aniversário de emancipação política de Barbalha, reduto de origens feudais, que ao longo de sua evolução social e política soube preservar o seu casario antigo, igrejas e tradições da cultura popular. Na atual fase de crescimento econômico porque passa o Cariri, Barbalha participa principalmente no desenvolvimento do setor da saúde. Lá estão sediadas uma faculdade de medicina e três renomados hospitais, que proporcionam tratamentos oncológicos, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e terapia de reposição renal. Além do mais, Barbalha está se tornando uma opção tranqüila para moradia de profissionais que trabalham em cidades vizinhas. Daí porque o setor da construção civil é tão pujante na Terra de Santo Antônio dos verdes canaviais... (Na foto acima, o monumento a Santo Antônio na entrada de Barbalha)

Exemplo a ser seguido
O povo de Juazeiro do Norte preserva a memória de sua cidade. E se preocupa até mesmo com as pequenas placas comemorativas. No terreno onde está sendo construído o Shopping Center Juazeiro Open Mall existia um pequeno marco de alvenaria com uma placa de bronze assinalando ter sido ali colocado, em 1961, o primeiro poste da energia de Paulo Afonso no Cariri. A construtora que ergue o shopping center derrubou a placa. Um grupo de intelectuais juazeirenses protestou. Alegou que ali era o Monumento do Marco Zero da Eletrificação do Cariri e conseguiu – junto à Coelce – que a placa será recolocada. No meio de um pequeno jardim a ser erguido na entrada do Juazeiro Open Mall.

Mãe da Penha
Este ano a festa de Nossa Senhora da Penha será aberta no próximo sábado, dia 21, com uma carreata conduzindo a imagem da Rainha e Padroeira dos cratenses pelas ruas da cidade. No domingo, 22, – Dia do Folclore – ocorrerá o tradicional desfile de blocos da cultura popular caririense, saindo do Centro Cultural do Araripe em direção à Praça da Sé. Na segunda-feira, dia 23, terá início o novenário. O Cura da Sé, padre Edmilson Neves Ferreira, anunciou que a renda da festa de 2010 será destinada à restauração das pinturas existentes no teto da catedral (na foto ao lado uma das telas, A Ressurreição de Cristo). São telas antiqüíssimas, verdadeiras obras de arte que estão a necessitar de conservação.

Centenário da diocese
Já para a festa do centenário de criação da diocese de Crato – a ocorrer em 2014 – padre Edmilson Neves vai mandar confeccionar (num atelier do sul do Brasil), um manto azul de veludo, ricamente adornado com fios dourados, destinado à imagem da Padroeira. O manto passará a ser usado nas datas festivas dedicadas à Virgem Maria. Aliás, já é tempo de se pensar na programação dos festejos do centenário da diocese de Crato. Quem sabe dentro dessa programação poderia ocorrer a restauração do pequeno monumento comemorativo ao Dogma da Assunção de Nossa Senhora. Essa obra existia na Praça da Sé, iniciativa do monsenhor Rubens Gondim Lóssio, que a construiu em 1954. Na última reforma daquela praça a imagem de bronze de Nossa Senhora da Assunção foi parar em cima do arco lá existente, enquanto a base do monumento foi impiedosamente demolida. Felizmente a placa comemorativa em alto relevo (com a efígie do Papa Pio XII) foi guardada pelo jornalista Huberto Cabral que a devolveu e foi colocada numa parede do mencionado arco. Como Crato é uma cidade pobre em monumentos públicos a restauração dessa obra seria uma ótima iniciativa para preservação da memória cratense.

Curtas
*** Foi inaugurado na última quarta-feira, dia 11, o Memorial Dr.Raimundo de Oliveira Borges que funciona na casa onde residiu o ilustre intelectual, à Rua Cel. Antônio Luiz, 1180 (em frente à reitoria da Urca) em Crato.
*** Será aberto na próxima terça-feira, dia 17, no auditório da URCA, o evento Cariri Cangaço 2010, que este ano tem por tema Beatos e Cangaceiros. No decorrer da próxima semana este evento prosseguirá com atividades nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte, Porteiras, Missão Velha e Aurora, numa autêntica festa de integração da Região Metropolitana do Cariri, unindo, conhecimento, cultura, folclore e turismo, no maior encontro sobre a temática, já realizado no Brasil.
*** A Superintendência do Ceará do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional–Iphan promoverá nos dias 25 a 27 deste mês, um simpósio para discutir o Patrimônio Cultural Caririense. A abertura desse simpósio ocorrerá na noite do dia 25, no Teatro Municipal Salviano Arraes, em Crato.

Guerra no Iraque - Por: Hildeberto de Aquino


Março de 2003, a invasão. Agosto 2010, o fim Obama? Guerra que, sem justificativas como todas outras, sequer deveria ter começado. A alegação: O Iraque possuiria armas de destruição em massa e o alvo principal seria os EUA. O medo crônico e a desculpa despudorada de sempre. Decorrido um ano de ocupação sem que as armas fossem localizadas os responsáveis (irresponsáveis) remendaram mal o discurso alegando, hipocritamente, ser uma estratégia em nome de falsas democracia e paz mundial. Que legado deixou-se àquele povo vítima da truculência de todos os lados e cujo número de vítimas inocentes é incontável? DA parte dos invasores não há inocentes! Não foi só os EUA; juntos estavam Itália, Reino Unido, Espanha e Portugal.

A ONU e o Vaticano fingiram-se contrários. Sete anos de terror, massacre impiedoso! Custo: 784 bilhões de dólares. Só dos EUA um milhão de soldados. A quantidade de seus mortos omitem (por vergonha?), mas estima-se em 5000. Ademais, raras as guerras que os EUA se sagrou “vencedor” apesar de seu notório poderio bélico. Logo escolherão nova vítima e mais outra e a indústria bélica, única “vitoriosa” locupleta-se e aplaude a bestialidade consentida pela humanidade. Hoje cogitam de ações diplomáticas. Por que não antes? E ainda ousam dizer-se em favor da soberania dos povos.

Hildeberto AQUINO
Corretor e Articulista

Russas (CE)

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 16 de Agosto de 2010


Iniciado período letivo 2010.2 da URCA - Campus Iguatu , com recepção de mais de 160 alunos

A Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus Avançado de Iguatu, iniciou as atividades letivas do Semestre 2010.1, no último dia 9, com recepção a 160 alunos. O professor José Ivo Ferreira de Souza, Presidente da Comissão Gestora do Campus acolheu os calouros, abrindo o Seminário de Introdução à Universidade. A finalidade foi apresentar aos novatos a universidade e os seus objetivos. Os alunos fazem parte dos Cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem e Ciências Econômicas. Atualmente, o campus está com 1300 alunos, com acesso ao ensino público e gratuito na Região Centro-Sul. O custeio da Universidade é garantido pelo Estado, no valor de R$ 3.421.000,00 anuais para a Unidade Descentralizada de Iguatu da URCA.

O professor Ivo Ferreira representou o Magnífico Reitor Plácido Cidade Nuvens e fez questão de ressaltar os avanços e as conquistas da URCA em Iguatu, os salários dos professores plenamente em dia e os seus direitos garantidos pela Carteira Assinada, além das atividades de extensão desenvolvidas. Uma nova Topic foi adquirida, para o transporte dos docentes e o programa para este semestre.

O destaque do evento ficou por conta da Apresentação da Maquete Eletrônica em 3D da Cidade Universitária, já em construção no espaço da antiga CIDAO, que tem orçamento de mais de R$ 16 milhões garantido pelo Estado para a construção. Um projeto arrojado, com assinatura do Escritório de Arquitetura do Dr. Campelo Costa, que agradou a toda a Comunidade Acadêmica. O Campus irá abrigar a URCA, a FECLI e a nova FATEC. O professor destacou o crescimento da URCA, em Iguatu, e a aprovação da Comunidade Acadêmica, além da possibilidade de contribuir para a mudança no Ensino Superior da Região Centro – Sul, com inclusão e transformação social.

Representação do Cariri no Festival da Diversidade Cultural Tangolomango

No último dia 07 de agosto aconteceu em Fortaleza-CE o Festival da Diversidade Cultural Tangolomango (circo, dança e música) que reuniu no Centro Cultural Dragão do Mar representantes de vários países da América Latina, dentre eles o Brasil. O Cariri teve sua representação com o mestre luthier, Di Freitas, de Juazeiro do Norte, e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, com o mestre da Cultura Popular, Raimundo Aniceto, do Crato, acompanhados pelo cineasta Jackson Bantim, do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (IMAGO), da Universidade Regional do Cariri (URCA). Bantim fez o registro em vídeo e fotografia desse grandioso evento.

Abertas inscrições para Pós-Graduação em Direito Penal e Criminologia

Estão abertas até o dia 30 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Criminologia, da Universidade Regional do Cariri –URCA. As inscrições podem ser feitas nos horários de manhã e tarde, no campus do Pimenta e à noite no campus São Miguel. Estão sendo ofertadas 50 vagas. Os interessados deverão comparecer com Cópia do certificado de conclusão do Curso de Graduação em Direito ou Sociologia, Psicologia, Ciências Sociais e áreas afins; Curriculum vitae, simples; Cópia carteira de identidade e CPF; Cópia do histórico escolar da graduação; e uma fotografia 3x4 colorida e recente.

A inscrição é gratuita e é facultativo a 2 kg de alimentos não perecível. O primeiro módulo da turma está previsto para ser realizado nos dias 1 e 2 de outubro, no auditório da URCA, no campus do Pimenta. Serão 18 módulos, com parcelas de R$ 150,00. O curso tem duração de um ano de sala de aula, da sexta-feira à noite, aos sábados pela manhã e tarde e no domingo, também pela manhã e à tarde, durante um final de semana por mês. Além de seis meses para conclusão do curso, na elaboração de trabalho final.

Mais informações, contatar: Secretária Maria de Fátima Bezerra Cabral. Fone : (088) 9966.1988, 8819. 9631, 9241.8896. E-MAIL: fafabcabral@gmail.com. No curso de direito procurar: Maria Betania. Fone: (088) 8805.8770 ou 3102.1245.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 16 de agosto de 2010.

Professora da URCA será homenageada em Fortaleza

A Professora da URCA, Antonia Ladislau de Sousa - Governadora do Distrito LA-4, de Lions Internacional, será agraciada hoje dia 16/08/2010, às 20 horas, na Casa do Leão em Fortaleza- Ceará, com o título de Presidente de Honra da Academia Leonística de Cultura, no Ceará - ALECCE. O evento contará com a participação dos membros da Academia , autoridades leonísticas do Ceará, autoridades civis, eclesiásticas, amigos e familiares da agraciada.

Secretaria do Distrito LA-4

Padre Ribeiro inicia seu Ministério Sacerdotal em Ponta da Serra

Neste sábado dia 14, a Paróquia de São José Operário de Ponta da Serra recepcionou seu 13º Pároco, o padre Raimundo Ribeiro Filho, que substituiu o Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, que assumirá a reitoria do Santuário Eucarístico Diocesano, nesse dia 20.

Após a recepção, no início da Bernardo Vieira, onde a população o aguardava, com animação da Banda de Música do Crato, o novo pároco seguiu até à Matriz, onde foi executado o Hino da Ponta da Serra e, em seguida aconteceu a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Fernando Pânico, concelebrada pelos padres Antonio José do Nascimento, pároco de São Miguel, em Crato; Padre José Adauto de Alencar, ex- pároco da Paróquia da Sagrada Família em Crato; Padre Paulo Francisco Moura, vigário paroquial da Paróquia de São José Operário; Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo e Padre Raimundo Ribeiro Filho. Teve como auxiliares os diáconos Francisco Dionísio Alves e Policarpo Rodrigues Filho, este, chanceler da Cúria Diocesana, que lei a provisão de transmissão do paroquiato.

Na oportunidade, foram inauguras as capelas ( no interior da matriz) do Batismo e do Santíssimo

Após a cerimônia religiosa, houve um jantar de confraternização, na Quadra Poliesportiva Raimundo Ribeiro de Matos, oferecido pela paróquia a todos os visitantes.

Dessa forma, tem-se um novo marco na história da Paróquia de São José Operário de Ponta da Serra.

NOTA: Foto do momento do juramento do Padre Raimundo Ribeiro Filho, novo pároco

Por: Antonio Correia Lima

Gentileza por Gentileza - Para Heron Aquino


Homenagem a um Mestre da Voz !

Heron Aquino 02


Heron Aquino 03

O meu dileto amigo e o "comandante da informação", Heron Aquino, alardeou com aquele vozeirão que Deus lhe deu, o meu aniversário no seu noticiário da Rádio Educadora. Como um verdadeiro porta-voz da cidade, Heron conseguiu com que até mesmo aqueles que mal me conhecem, me cumprimentassem pela passagem do aniversário. Por isso, eu quero aqui agradecer imensamente o gesto de carinho e amizade, devolvendo-lhe em dobro através de duas fotos que receberam tratamentos diferenciados para Cor e em Preto e Branco.

Meu querido Heron Aquino,

Que Deus lhe conceda plenas alegrias, muita Saúde e Paz. E uma vida ainda longa, para enternecer sempre o nosso coração através da voz mais maviosa e dicção perfeita existente no Rádio Cearense, como já foi dito por inúmeras pessoas muito mais conhecedoras do que eu.

Receba o meu abraço, e toda a minha consideração.

Dihelson Mendonça

Hoje, Terça-Feira, às 19:00h - Abertura do Cariri Cangaço 2010


Hoje, dia 17 de agosto às 19:00h no Salão de Atos da URCA- Crato, acontecerá a solenidade de abertura do Seminário Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, após a soleniodade de abertura terá início a conferência José Rufino que será proferida por Antônio Amaury Correia de Araújo da cidade de São Paulo, este ano o evento conta com a participação dos Municípios de Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Aurora

Curador do Cariri Cangaço- Manoel Severo
Telefone para contato : (85) 9629-9826
Secrtária da Cultura do Crato- Danielle Esmeraldo
Telefone para contato - (88) 8827-7132

Edmar Freitas

Espaço do Leitor do Blog do Crato - Professor Albino Freire - SESI Crato

Amigo Dihelson; Boa tarde!!!

Que bacana, confesso que estou surpreso com toda a qualidade encontrada no rico conteúdo deste valioso Blog... Há muito tempo venho folheando e me fortalecendo com a cultura positiva
de seus artigos... Magníficas fotografias, ótimas matérias, coisas de primeiro mundo...
Parabéns grande e jovem homem Cratense...

Não lhe conheço pessoalmente, mas será um prazer, uma honra apertar em sua mão e falar com muita alegria... Parabéns pelo brilhante trabalho nesta terra rica de talento e de vitoriosos.. Que é o Cratinho de Açucar querido...Continue com este sucesso... Felicidades e que Deus lhe proporcione mais e mais talento cultural, jornalístico, fotográfico e profissional;;;

Cordialmente.;

Professor Albino Freire
Analista do Lazer
SESI Crato

Histórias pra Boi Dormir - Tsunami poderá atingir o Litoral Cearense


NE
- Se você está com insônia, ou simplesmente gostaria de um texto "legal", uma curiosidade das mentes mais imaginativas, aconselho essa leitura que me chegou agora via e-mail como se fosse um texto sério. Sério aliás, como toda corrente que vem via e-mail...


Litoral cearense na mira de Tsunami. Ceará pode ser atingido por Tsunami. O fenômeno seria causado por um deslizamento de terra nas Ilhas Canárias. Em até seis horas, ondas de sete metros de altura chegariam ao nosso litoral. Especialista espanhol não arrisca uma data para o fenômeno. O Ceará pode ser uma das próximas vítimas do Tsunami. Ondas de sete metros de altura chegariam ao litoral nordestino em apenas seis horas. O fenômeno não tem data certa para ocorrer, mas tem despertado a atenção de especialistas em todo o mundo.

O Tsunami no Ceará seria provocado por um deslizamento de terra nas Ilhas Canárias, na Espanha. Segundo o chefe de Geociências Marinhas da Universidade de Barcelona, Miguel Canal, a campainha de alerta será quando o vulcão em La Palma entrar em erupção. A última vez foi em 1972. O especialista explica que o Tsunami seria formado pela passagem de detritos do deslizamento que progressivamente escavaria e soterraria o fundo do mar. O trajeto das ondas ganharia maior altura à medida que se aproximasse dos mares oceânicos mais rasos. As ondas se propagam de forma circular. Dessa forma, o fenômeno atingiria, com poucos minutos de diferença, outras regiões, como a Flórida, nos Estados Unidos.

Só que para o Tsunami ocorrer de fato, a velocidade crítica deve ser de aproximadamente 25 metros por segundo e volume efetivo de 17 a 27 quilômetros cúbicos. “Este panorama representa o pior cenário possível ocasionado pelo deslizamento. Afinal, nem todo deslizamento gera uma Tsunami”, avalia. E completa que nada pode ser feito para evitar ou reduzir o fenômeno, já que os deslizamentos de terra tem sido um processo fundamental de evolução da parte oeste das Ilhas Canárias.

Aquecimento global

O aquecimento global pode ser um dos impulsores desse cenário, já que o aquecimento de águas profundas podem gerar deslizamentos subterrâneos e liberação de gases. Atualmente, os Estados Unidos são os únicos a possuírem um sistema de vigilância sobre possíveis Tsunamis. A boia de identificação está instalada no meio do Oceano Atlântico e emite sinais à medida que ocorre o aumento do nível do mar.

O sistema é privado e não está disponível para o Brasil. Caso o Tsunami se confirme no Estado, o coordenador acadêmico do Laboratório do mar (Labomar), Luis Parente, acredita que as barracas de praia e a orla da Beira Mar seriam completamente destruídas em poucos minutos, por exemplo.

PREOCUPAÇÃO PELO MUNDO

As Ilhas Canárias formam uma região autônoma espanhola - desde 1982 - que fica nas proximidades do Marrocos, no Oceano Atlântico. A população é de aproximadamente dois milhões de habitantes. As ilhas mais jovens e com maior atividade vulcânica são El Hierro, La Palma e Tenerife. Essas regiões espanholas possuem evidências claras de deslizamento de terra de idade recente – levando em consideração o tempo geológico. As provas da atividade incluem cicatrizes de deslizamentos nos flancos da ilha, depósitos de detritos nas encostas mais baixas da ilha e turbiditos vulcanoclástica no fundo das bacias oceânicas adjacentes. O último grande deslizamento de terra registrado naquela região ocorreu há aproximadamente 15 mil anos.

A possibilidade de um Tsunami atingir o litoral nordestino brasileiro proveniente das Ilhas Canárias foi objeto de estudo e artigo científico publicado na revista especializada Geophys, com o título “Cumbre Vieja Volcano: Potential collapse and tsunami at La Palma, Canary Island”,elaborado pelos pesquisadores Steven N. Ward e Simon Day.

Texto recebido por E-mail

Um Importante Questionamento sobre o Poder Público do Crato - Darlan Reis

Título original - "Pobre só pode praticar corrida?"


(Os ricos não precisam de quadras, piscinas, "sesi" e outros equipamentos)

Nosso amigo Salatiel tem razão no comentário que fez ao tópico sobre o finado SESI do Crato. Segundo ele,

"O SESI é serviço social direcionado para a indústria. Quantas indústrias foram implantadas nos últimos anos aqui no município do Crato? Alguma? Nenhuma? Compare-se com as pequenas e médias indústrias ligadas ao calçado e moda que todos os dias são instaladas no Juazeiro. Justifica-se aí muito bem a nossa perda."

Mas tem outra questão. Não adianta esperar só "serviço social " de indústria, de comércio e outras. Eles tem como objetivo o lucro. Até aí, normal, afinal estamos no capitalismo. O problema é quando o povo depende quase que apenas dos "SESI-SENAC-SESC" da vida. Os que lá trabalham fazem um trabalho digno e importante. Mas quem manda lá que é aplicar "5 S", programa de qualidade total e outras coisas, isso para a cultura e educação!!!

E O PODER PÚBLICO OFERECE O QUE NO CRATO?

Cadê as piscinas para o povo aprender natação? (Piscinas públicas)
Cadê as quadras de basquete, de handebol etc? Ou pobre é só para jogar futebol e praticar corrida?

ONDE ESTÁ O INVESTIMENTO PÚBLICO? ONDE ESTÃO OS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DO CRATO?

Por Darlan Reis

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de Segunda-Feira, 16 de Agosto de 2010


MILAGRES-CE: Servidor da FUNASA morre em acidente de transito - Por volta das 04h30, de ontem, (15) na BR 116, KM 490, Milagres/CE, faleceu em consequência de um acidente de trânsito, o servidor da FUNASA, José Antonio Diniz Santos, 46 anos, casado, natural de Brejo Santo/CE, que residia a Rua Aristides Nezinho, nº 690, São Francisco, Brejo Santo/CE.

O fato ocorreu quando a vitima trafegava em um veículo VW/Gol, ano de fabricação 2006, de cor prata, placas HYR-2551, inscrição de Brejo Santo/CE, o qual se chocou de frente com uma Scania IT112 HW, ano fabricação 1990, placa HVJ-2866, inscrição de Limoeiro do Norte/CE e reboque/Randon SR GR TR, ano fabricação 1997, de cor branca, placa IGG-5577, conduzido por José Arimar de Lima, 59 anos, motorista, residente na Avenida Aureliano Matos, nº 1804, Limoeiro do Norte/CE. Após tomar conhecimento do ocorrido, uma patrulha PM da 3ª Cia/2º BPM de Brejo Santo, sob o comando do subtenente Amorim, estive no local e tomaram todas as medidas cabíveis.

JUAZEIRO DO NORTE-CE: Jovem foi vítima homicídio a bala nesta madrugada - Por volta de 00h15min, desta madrugada no cruzamento das Ruas Santa Rita e Santa Luzia, no bairro Juvêncio Santana, em Juazeiro do Norte, o jovem de iniciais A.E.S.R., 22 anos, que residia na Avenida Carlos Cruz, bairro São Miguel, foi surpreendido por um homem desconhecido moreno, trajando camiseta, bermuda, boné e tênis, que efetuou cerca de 04 (quatro) disparos contra o mesmo, um dos quais lhe atingiu a cabeça. A vítima ainda foi socorrida por populares para o Hospital Tasso Jereissati, e posteriormente transferida para o Hospital Santo Antônio de Barbalha em estado grave vindo a falecer por volta das 02h30min. A polícia afirma que a vítima respondia judicialmente por crime de porte ilegal de arma de fogo.

Prisão por mandato judicial – Ontem, por volta das 02h05, na Rua Arnóbio Bacelar Caneca, 820, bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, a composição da VTR CP53 sob o comando do Cb. PM R. Alberto prendeu a manda da justiça Aristides Soares de Lima, 29 anos, residente na Rua Ana Teves Venâncio, 142, bairro Mutirão, em Juazeiro. De acordo com a polícia, Aristides responde aos Artigos: 19 da Lei das Contravenções Penais, 16 da Lei de Entorpecentes e. 10 da Lei de Porte de Arma, como também se encontrava com um mandato em aberto, por infração ao artigo 16 Lei de Entorpecentes. Em seguida foi dado voz de prisão e o acusado foi conduzido para a 20ª DRPC onde foram efetuados os procedimentos pertinentes.

Por volta das 18h00min, na Av Paraná próximo a residência 969, bairro João Cabral, em Juazeiro, G. R. F. DA S., 16 anos, residente no bairro João Cabral,foi lesionado à bala por dois homens não identificados em uma moto preta, sem mais características, que tomaram rumo ignorado. A VTR do RONDA 1228, composta pelosa soldados Érickson e Almeida, esteve no local onde foi informado de que ao acusados em atitude suspeita adentraram à residência de nº 2211 na rua todos os Santos, bairro João Cabral, e ao se deslocar para o referido endereço, a composição se deparou com um homem que saía da mencionada residência, identificado como sendo M. J. DA S., 32 anos, vulgo”MARQUINHO NEGÃO”, e ao abordá-lo tomou conhecimento de que na referida residência também se encontrava a suposta moto, cujas características são YAMAHA YBR de cor PRETA, ano 2003/2004, placa HYR 1780 – e o outro suposto envolvido que evadiu-se pelo quintal.

Ao ser feita uma busca no local, foi encontrada uma cápsula intacta de uma arma de fogo, calibre 38. Segundo a vítima, MARQUINHO NEGÃO é um dos envolvidos tendo como comparsa o indivíduo apenas conhecido como EDSON. Na 20ª DRPC, lavrou-se o Boletim de Ocorrência nº 10731, com o fito de instruir a apuração da autoria do crime.

CRAT0-CE: Adolescente acusado de tentativa de homicídio agredido com dois tiros no Pantanal - por volta das 03h20, na rua Fortaleza s/nº, bairro pantanal, nesta urbe. Foi vitima de lesão corporal a bala a pessoa de Jackson dos Santos Fernandes, 17 anos, solteiro, servente, filho de Orlando Fernando Felix e de Cicera Maria dos Santos, residente na Rua Fortaleza, nº110, bairro Pantanal, em Crato foi vítima de dois tiros de arma de fogo. Ele foi atingindo na região do tórax e outro na coxa esquerda. Segundo a policia, Jackson afirmo que o crime tive a autoria homens conhecidos pelos apelidos de “Dadá”, “Dó” e “Abdias” motivados por rixas antigas. Os acusados residem no bairro vizinho o mutirão da Vida em Crato, os quais estão sendo procurados pela polícia.

Jackson foi socorrido por populares pra o hospital são Francisco onde se encontra em observação, e seu estado de saúde é estável. A polícia acrescente que a vitima já responde processo na justiça local por tentativa homicídio.

Assaltante tenta agredir policiais a faca e é alvejado a bala em Crato. Sábado, por volta das 15h, na Avenida Padre Cícero, nas proximidades do retorno da Petrobras, no bairro Muriti em Crato, a dupla de PMs da RD 1236 – soldados Edson e Flávio quando realizava rondas ostensivas deparam com um veiculo pertencente ao estado do Ceará parado no acostamento estando no seu interior engenheiro civil, Ivan dos Santos Albuquerque, 49 anos, casado, residente no bairro Triangulo em Juazeiro, que estava sendo vítima de uma tentativa de assalto a mão armada pelo delinquente Wilio de Lima Ferreira, 25 anos, residente no bairro Franca Alencar – Sertãozinho em Crato que estava armado com uma faca peixeira. O infrator ao avistar a polícia tentou fugir sendo perseguido e preso. Ele ainda entrou em luta corporal quando tentou lesionar com a faca os policiais que para deter-los tiveram que o lesionar com um tiro em uma das pernas do mesmo. Wilio de Lima foi socorrido pelos PMS para o hospital São Francisco e depois de medico foi apresentado na 19ª DREPC do Crato para os devidos procedimentos.

Jovem sai ferido em colisão entre Pálio e Motocicleta na avenida Padre Cícero. Um acidente de transito ocorrido por volta 01h40min, deste domingo, na Avenida Padre Cícero próximo a Ponte do Muriti em Crato, envolvendo os veículos: um Pálio de cor prata, de placas NQL 2274, ano/modelo de fabricação 2009, guiado por Juliana Karyne Menezes de Araujo, residente Avenida Castelo Branco, no bairro Novo Juazeiro em Juazeiro do Norte e a motocicleta Titan, de placa NQN 5199, de cor preta, dirigida por José Pereira Barros Neto, morador do sítio Rodeador, no distrito de Ponta da Serra, em Crato, deixou motoqueiro ferido.

A polícia militar através da RP 28 comandada pelo sargento Alexandre compareceu ao local que em seguida acionou o GSU do corpo de bombeiros que socorreu o motoqueiro para um dos hospitais do Crato.

Mecânico e técnico de som presos acusados de trafico de drogas no bairro Cacimbas. - Rodney de Souza Silva, 20 anos, residente na Travessa Potengi, 286, e Antonio de Souza, 42 anos, residente na Rua Mauriti foram presos por policiais do Ronda do Quarteirão por volta das 23h30min, de sábado na Travessa Potengi, 625, no bairro Cacimbas, em Crato . Segundo a polícia, em poder de Rodney e Antonio foram apreendidas 15 pedras de crack perfazendo u m total de 3,4 gramas.

BARBALHA-CE: Lesão corporal a bala – Neste domingo, por volta das 02h40, deu entrada no Hospital Santo Antonio de Barbalha, vítima de lesão corporal a bala no ombro esquerdo Cleiton Vieira de Sales, 20 anos. O mesmo apenas informou a polícia que o autor do disparo contra sua pessoa é conhecido pelo nome de “Ranin

CARIRIAÇU-CE: Ontem, por volta das 15h40min, no Sítio Jenipapeiros, Zona Rural de Caririaçu, CLAUTIEX GONÇALVES DO NASCIMENTO, 33 anos, residente no local tentou contra a vida de J. B. B., 36 anos, residente na mesma localidade. O crime aconteceu após uma bebedeira. A vítima foi agredido com um golpe de canivete na altura do pescoço que foi socorrida por populares para o Hospital Geraldo Lacerda Botelho, em seguida foi transferida em estado grave para o Hospital Santo Inácio. O acusado foi preso no local do fato pela composição da CP2571 integrada pelos soldados Fabiano e Fábio, que conduziram o mesmo à 20ª DRPC, para os procedimentos legais.

MISSÃO VELHA-CE: Na rua Roberto Sobreira de Lucena, próximo à um terreno baldio, bairro Casimiro Farias, Missão Velha, ontem por volta das 17h30min, o menor W. F. DA S., residente no mesmo bairro, desferiu um golpe de faca na altura do peito esquerdo do menor A. C. F. L., 17 anos, residente no mesmo bairro. A CP2581 composta pelosa cabos Ferro e Adauberto e soldado Webernilson, foi acionada ao local e conduziu as mães dos menores envolvidos, juntamente com a Conselheira Tutelar, a Sra. Laila Maria de Sousa Sampaio à Delegacia de Missão Velha, para os devidos procedimentos.

ICÓ-CE: Ônibus da Gontijo que passa no Cariri foi assaltado na BR-116 - Uma quadrilha composta por vários homens armados com pistolas e revólveres assaltou um ônibus da Empresa Gontijo que fazia a linha entre Fortaleza e Belo Horizonte. Ele trafegava na BR-116 e já se aproximava da região do Cariri, mas terminou sendo interceptado no município de Icó pelo bando que viajava em uma caminhoneta F 4000, provavelmente uma Montana, e duas motocicletas.

O coletivo de placas GXH-5686, inscrição de São Paulo, foi assaltado por volta das 19h30min de sexta-feira no Km 345 imediações da localidade de Catavento. O ônibus era guiado por Francisco Carlos Lopes e procedia de Fortaleza com apenas dois passageiros. Os homens obrigaram o motorista a parar sob a mira das armas e desviar o caminho por uma estrada carroçável.

Três assaltantes adentraram o veículo e passaram a ameaçar os passageiros Adalberto Saraiva Barreto, de 71, e Hélder Ximenes Portela, de 73 anos, ambos residentes em Fortaleza. Deles, tomaram roupas, celulares e dinheiro. Enquanto isso, sentado ao volante, o motorista tinha uma arma permanentemente apontada para sua cabeça e ouvindo constantes ameaças de morte.

Do coletivo, levaram ainda uma chave de roda, triângulo, um socorro, chaves de fenda, alicate, cadeado, macaco e uma mão de força. Depois que foram embora, o motorista Francisco Carlos se dirigiu à Delegacia Regional de Policia Civil de Icó acompanhado dos passageiros. Diligências foram feitas na região do Catavento, mas sem o êxito de localizar o bando. Outra quadrilha, mas na Ladeira da Bertioga em Icó, estava tentando assaltar veículos que por ali passavam.

IGUATU-CE: Micro ônibus que fazia a linha Jucás/Iguatu tomba e motorista sofre fratura exposta Na tarde desta sexta-feira, passageiros de um micro ônibus tiveram um enorme susto na altura da Vila DAER em Iguatu. A linha que fazia o percurso Jucás /Iguatu ao chegar na localidade foi “trancado” por uma D-20 que não foi identificada e com a ação imprudente do veículo, o motorista do micro ônibus teve que fazer uma brusca manobra caindo em seguida em um barranco de uma altura de cinco metros chegando a tombar.

Os passageiros nada sofreram, mas o motorista João Paulo Adelino da Silva teve uma fratura exposta no pé direito e foi transferido para o IJF em Fortaleza. O micro ônibus que ficou parcialmente destruído com o tombamento.

Por: Jota Lopes - Repórter Policial
REPÓRTER do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine
Proibida a Reprodução

ATENÇÃO - HOJE, Segunda-Feira, estréia o Programa MÚSICA INESQUECÍVEL na Rádio Educadora do Cariri - 14 horas


radio educadora logo

Se você gosta da boa música, agora tem uma boa razão para ouvir Rádio novamente. Todas as Segundas-Feiras, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri, o programa Música Inesquecível, com Dihelson Mendonça. Uma coletânea com os maiores sucessos da música de todos os tempos.

Se Gosta de:

Frank Sinatra, Dean Martin, Elvis Presley, The Platters, Nat King Cole, Ella Fitzgerald, Tonny Bennett, Johnny Mathis...

Se você gosta de:

The Beatles, Carpenters, ABBA, Bee Gees, Peter Frampton, Pink Floyd, Neil Sedaka, Creedence, Stevie Wonder, The Mamas & The Papas, Barry White, Elton John, Scott McKenzie...

Se você gosta de:

Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ary Barroso, Nelson Gonçalves, Tom Jobim, Dick Farney...

Então, fique ligado!
MÚSICA INESQUECÍVEL - Toda Segunda-Feira, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri. Você pode ouvir o programa também através da Internet no endereço:

www.radioeducadoradocariri.com

E todas as Terças feiras você tem um encontro marcado com o Jazz, com o novo programa INFLUÊNCIA DO JAZZ - Com Dihelson Mendonça, Terças-Feiras das 14 às 15 horas. Rádio Educadora do Cariri - Uma nova Estação.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31