xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 agosto 2010

Urca realiza a noite de abertura do Cariri Cangaço 2010

.

Tudo pronto para a noite de abertura do Cariri Cangaço 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros. A solenidade de abertura e a primeira das 16 Conferências que acontecerão durante os seis dias de evento, será no Salão de Atos da Urca - Universidade Regional do Cariri, na próxima terça-feira, dia 17 de agosto, a partir das 19 horas. O Cariri Cangaço 2010, prossegue por toda a semana com atividades nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte, Porteiras, Missão Velha e Aurora, numa autêntica festa de integração da Região Metroplitana do Cariri, unindo, conhecimento, cultura, folclore e turismo, no maior encontro sobre a temática, já realizado no Brasil.
O Cariri Cangaço é uma promoção da Cariri do Brasil, uma realização das prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, da Universidade Regional do Cariri, com o apoio do ICC, Centro Pró Memória, ICVC, SESC, SEBRAE, CCBNB, GeoPark Araripe, Revista Nordeste XXI, Pasargada Parque Hotel e Blog do Crato.
Toda a programação, conferencias, palestrantes, debatedores, como fazer sua inscrição, onde ficar, como chegar e tudo o mais que irá acontecer; você encontra visitando o site oficial do evento:
Seja bem vindo ao Cariri Cangaço 2010 - Coronéis , Beatos e Cangaceiros.
Por: Manoel Severo

Loteamento do Crato - Por Professor Augusto

ELEITOR CRATENSE!

Estamos prestes a perder para a cidade de Juazeiro do Norte mais uma instituição, desta feita será o SESI(Serviço Social da Indústria). Seguirá o mesmo caminho das demais, tais como: aeroporto, DETRAN, SENAI, RECEITA FEDERAL, dentre outras. Da mesma forma, perdemos o Plantão da Polícia Civil e o da COELCE. Tudo isso acontece por falta de liderança política.

O que vemos, na atualidade, é o Crato ser invadido por candidatos -políticos da cidade de Juazeiro do Norte e, por consequência, a nossa cidade se encontra totalmente loteada por pseudo-cabos eleitorais, mais preocupados com as suas finanças do que com o futuro de nossa cidade. Por outro lado, temos candidatos que se dizem " cratenses" e que por aqui aportam de paraquedas de quatro em quatro anos. A consequência nefasta de tudo isso é o retrocessso, é o descaso, é a falta de horizontes para o nosso Crato. Perguntem a esses candidadtos forasteiros como eles se posicionam em relação ao esvaziamento de nossa cidade, enquanto Juazeiro do Norte se desenvolve a passos largos.
Vamos dar um basta nisso tudo. Vote Consciente, vote pensando em nossa cidade.

Diga não a esses forasteiros.

Texto do Professor Augusto, postado por Maria Otilia.

CRATO - Inaugurado Memorial Dr. Raimundo de Oliveira Borges


I
naugurado ontem, em Crato, o Memorial Dr. Raimundo de Oliveira Borges, uma homenagem aos seus 103 anos, que seriam completados no dia de ontem. O advogado faleceu no último dia 27 de janeiro. Várias autoridades e intelectuais do Crato e da região compareceram ao evento. Na ocasião, houve o hasteamento das bandeiras e descerramento da placa inaugural, pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, o presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), Manoel Patrício de Aquino, além da presença de amigos e familiares. O Memorial com livros, comendas, medalhas e objetos que pertenceram ao Dr. Borges estão expostos na primeira sala da casa em que morou, no Crato, por várias décadas, até o seu falecimento.

Autor de 25 livros, ex-promotor de Justiça nas Comarcas de Tauá, Missão Velha e Crato, Dr. Raimundo Borges foi advogado de ofício, vereador da Câmara Municipal do Crato, prefeito interino e secretário municipal, entre outros cargos administrativos. Raimundo de Oliveira Borges tinha 73 anos de carreira. Também já esteve na posição de diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências Econômicas e de Direito do Crato. Foi membro do Instituto Cultural do Cariri — ICC, do Instituto Genealógico do Cariri, membro Honorário da Academia de Letras de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, além de outras instituições. Nasceu em 1907, na atual Caririaçu. Cursou o primário em escolas públicas, de 1916 a 1921. O secundário no Colégio Diocesano do Crato, no Liceu do Ceará, em Fortaleza, e no Ginásio da Bahia, Salvador.

Em março de 1928, o advogado ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia e, em 1930, transferiu seus estudos para a Faculdade de Medicina de Recife. Abandonou o curso por problema de saúde. Apenas três anos depois, ele tomou uma decisão que levaria para toda a vida. Em 1933, se matriculou na Faculdade de Direito do Ceará, em Fortaleza, onde concluiu o curso jurídico em 1937. Foi orador da turma.

Dentre os livros publicados pelo advogado, estão “Crime de Injúria verbal”, “Interdito Proibitório”, “A Eloqüência e o Direito”; “Monsenhor Doutor Eugênio Veiga”; “A presença de Euclides da Cunha na nossa história”; “O Padre Cícero e a Educação em Juazeiro” e “Memória Histórica da Comarca do Crato”.

COBERTURA FOTOGRÁFICA

Img_4629


Img_4650



Img_4711



Img_4735



Img_4694



Img_4817



Img_4805



Img_4789



Img_4787


Image1



Img_4760



Image2


Texto: Assessoria de Imprensa da PMC
Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB do Ceará.
Reportagem Fotográfica: Dihelson Mendonça

O Crato para os cratenses – por Pedro Esmeraldo


Não podemos entender, mas ficamos perplexos quando observamos a falta de interesse de alguns políticos para trabalhar em prol da cidade do Crato “não têm objetividade”. Esquecem de apoiar, em período eleitoral, os candidatos da terra, dão prioridade aos abutres que vêem de fora, causam desprezo aos nossos aspirantes que desejam exercer cargo público. A maioria deles prefere dar ouvidos às conversas divergentes dos inimigos de nossa terra, vêem atormentar o espírito já conturbado dos cratenses, distribuindo com facilidade o vil metal, preferem enganar o povo com migalhas e palavras ocas. Em certo tempo, Crato não conseguia mais apoiar os seus filhos “quer adotivos, quer legítimos”, por motivos óbvios, entre eles, estão alguns vereadores que dão integral apoio aos imaginários inimigos, que por equívoco, buscam os nossos votos prometendo trabalhar com empenho a favor da terrinha. Ledo engano, devemos compreender que esses abutres só aparecem aqui em épocas eleitorais para depois virem dar com o “burro n’água” fazendo reuniões esdrúxulas a fim de levar o que temos de bom. Após o pleito eleitoral, esses homens inconseqüentes e intolerantes, mudam de idéia, esquecem seus compromissos e nunca mais aparecem nesta terra a não ser, quando há algum interesse a seu favor. Com isso, somos traídos por essa massa de homens repugnantes que facilmente esquecem “a terrinha” que lhe deu guarida.

Por isso, pedimos aos cratenses, esqueçam esses abutres, pois devemos lembrar-nos do Crato com firmeza e coragem, expulsando-os, tangendo-os para distante e pedindo que nunca mais volte a esta cidade.

Dêem valor à prata de casa, não se esqueçam de cobrar os compromissos, não votem por dinheiro, pois o voto é o dever do cidadão. Exija trabalho, honestidade e peçam que o que nos façam seja com amor, com sinceridade e com o pensamento para o futuro. Não deixem de valorizar o cidadão da terra, por que somente neles é que poderemos confiar. Pensemos na situação do SESI – Crato. Querem fechar por motivos fúteis. Não deixem de valorizar os bons valores de Crato e nem sonhar em prestar homenagens aos carcarás predadores.

Texto de Pedro Esmeraldo

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de Quinta-Feira, 12 de Agosto de 2010

CRATO - Mecânico assassinado a bala na noite de ontem.

Mecânico com passagens pela polícia assassinado a bala na noite de ontem em Crato. Por volta das 19h30, de ontem, no cruzamento das Ruas São Francisco e Ministro João Gonçalves, no local conhecido por gesso, no bairro Pinto Madeira em Crato foi vítima fatal por um disparo de arma de fogo, tipo espingarda, o mecânico Vicente de Paulo Barbosa da Silva, solteiro, 22 anos, que residia na rua são Francisco nº 28, no bairro Pinto Madeira. A polícia apurou junto a testemunhas, que o possível autor do crime, seria: Creso Augusto Linhares Cordeiro, 22 anos, solteiro, sem profissão definida, residente na Rua Dom Melo nº 435, no bairro Pinto Madeira, que esta sendo procurado. Acrescenta a polícia que a vítima responde 06 (seis) inquéritos policiais, a maioria enquadrado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, ou seja, furto, e que o possível motivo do crime seja dividas de drogas, já o acusado, após o delito evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. Vicente de Paulo havia saído do presídio público do Crato a quinze dias.

Jucás - Aposentado morre vítima afogamento em açude.

Ontem, por volta das 20h00 em um açude localizado no sitio junco, no município de Assaré, o aposentado, Izaias Ferreira da Silva, 62 anos, casado, natural de Jucás - CE, que morava na Rua Chiquinho Pereira nº233, bairro Coruja em Assaré foi vitima fatal de afogamento. Segundo informações do senhor Ari Sampaio Rolim, repassadas a polícia, ambos pescavam no local, quando em dado momento o mesmo sentiu falta da vitima, vindo localizar minutos depois já sem vida. A polícia militar foi acionada adotando os devidos procedimentos.

Juazeiro do Norte - Repórter da TV Cidade é atacado por abelhas e levado à UTI de hospital

O ataque por um enxame de abelhas enquanto fazia uma matéria para a TV Cidade, afiliada da Record, levou o repórter Hugo Delion Bezerra Lobo, de 26 anos, a UTI do Hospital Santo Inácio de Juazeiro do Norte. Ele soube do achado de uma ossada humana em um terreno que está sendo desmatado e terraplanado no Bairro Planalto para se transformar em um loteamento e foi até lá. A área fica por trás do Atacadão Rio do Peixe, onde, nessa época do ano, existem muitos enxames de abelhas. O repórter já havia entrevistado a polícia sobre o assunto e decidiu acrescer, em sua matéria, a fala do motorista do trator, Francisco Ramos, o qual encontrou a ossada humana no terreno em que trabalhava. Daí saiu caminhando na direção do mesmo acompanhado do cinegrafista Bebeto Vieira. Quando se aproximava do trator, já percebeu o motorista em fuga e até imaginou que fosse um suposto desinteresse do mesmo em conceder entrevista para a Imprensa.

Na verdade, ele havia atingido com a máquina o enxame e afugentado as abelhas quando milhares delas partiram na direção de Hugo Delion que correu junto com o companheiro para tentar fugir do ataque. O também repórter Tadeu Gomes, da TV Jangadeiro, afiliada ao SBT, estranhou toda àquela correria à sua distância desconfiando que algo grave estivesse acontecendo. Foi quando notou que o colega estava sendo atacado e tratou de socorrê-lo.

Segundo ele, Hugo Delion estava bastante nervoso e com muitas abelhas pelo corpo. Tadeu fez questão de acompanhá-lo até o Hospital Santo Inácio onde o mesmo foi levado direto para a UTI. O paciente está bem, segundo informações conseguidas junto à sua esposa Aline Bezerra, e o repórter já trocará a UTI por uma enfermaria. A única chateação da família foi com a exigência da direção do Santo Inácio quanto ao pagamento à vista de R$ 2 mil para o mesmo ser internado em um leito particular ao invés da enfermaria.

Mulher de 52 anos foi vítima de queda de moto.

A agricultora Maria Adalgísia da Silva, 52 anos, separada, natural de Orós – CE, foi vítima de uma queda de moto ocorrida nas proximidades do bairro Chapadinha, Iguatu – CE por volta das 13h de anteontem. Segundo informações chegadas a polícia através de testemunhas, a vítima guiava uma motocicleta Honda Broz, cor preta, placa NQP-1373, quando perdeu o controle, vindo a descer um abismo. A mesma foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o hospital local com suspeita de ter fraturado a clavícula esquerda.


Por: Jota Lopes
Repórter Policial

REPÓRTER do Blog do Crato e
Jornal Chapada do Araripe OnLine


Proibida a Reprodução

O CRATO ANTIGO - José Helder França




Quando falamos em cidade, falamos em casas, pessoas, ruas, praças e avenidas. E não há nesse contexto a ausência das lembranças e das saudades. Como bem descreve o poeta Dedé França:

O CRATO ANTIGO

"Eu hoje senti saudade
da minha terra querida
lá onde fiz amizade
onde vivi minha vida
saudade da sua lua
saudade de tudo enfim.
Saudade daquela gente
que faz parte de mim.

Senti saudade do Crato
da cidade onde nasci
lugar feliz e pacato
coração do cariri

Senti saudade das feiras
da rua das laranjeiras
de sua água gostosa
que minha sede não mata
da rua rabo da gata
também da rua Formosa

Eu recordo calmamente
enquanto o verso rabisco
da caplinha da gente
do meu santo São francisco
onde aos domingos eu ia
com muita fé e alegria
onde com gosto rezava
pedindo felicidade
eu até sinto saudade
daquela esmola que dava

Esta saudade não cala
conversa com minha dor
recordo a rua da vala
ladeira do matador
e no tempo de menino
o açude de seu Lino
onde ia a meninada
Saudade deste tamanho
saudade também do banho
lá no pescoço da escada

Que tempo bom do passado
daquele Crato risonho
do meu Crato sem pecado
tudo era amor, era sonho!
Daquele Crato feliz
que do Quadro da Matriz
a gente ouvia sermão
Ai, como eu sinto saudade
daquele tempo em que frade ganhava mais atenção

Saudade da luz escura
do poste feito de trilho
da feira da rapadura
das velhas vendendo milho
do papagaio, da raia
do carro de Pedro Maia
das moedas de dez réis
dos dramas lá no cassino
quando eu era menino
e xingava Seu Moisés

O brilho dos pirilampos
sentido na noite escura
na praça Siqueira Campos
fazia luz com ternura
Que prazer a gente tinha
nas voltas lá na pracinha
todo o passado restauro
da mijada escondida
quando vinha da avenida
no beco do Padre Lauro.

E tudo me vem à mente
me provocando um sorriso
fortificando o repente
dando brilho ao improviso.
São boas recordações
momentos de emoções
do meu viver bem vivido.
Dentro de mim guardo o retrato
de tudo que vivi no Crato
este meu Crato querido

De tanta coisa me lembro
e a tudo dou importância
e com saudade relembro
tudo que vivi na infância
Essa beleza do Crato
que com saudade retrato
não me saem da memória
E esse peito bem meu,
é um verdadeiro Museu


José Helder França

ALMANAQUE - 12 de agosto de 2010. Por Meirinha


ALMANAQUE

12 de agosto:

1099 - Primeira Cruzada: os cruzados vencem os fatímidas na Batalha de Ascalon e o Reino de Jerusalém é estabelecido sob Godofredo de Bouillon.
1859 - Chega ao Brasil Ashbel Green Simonton, fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, primeira denominação evangélica brasileira.
1981 - A IBM lança o seu primeiro computador pessoal, o IBM 5150.

Nasceram neste dia... Cor do texto

1566 - Isabel Clara Eugénia, Infanta de Espanha (m. 1633).
1831 - Helena Blavatsky, teóloga russa (m. 1891).
1907 - Miguel Torga (na imagem), escritor português (m. 1995).

Morreram neste dia...

1827 - William Blake, poeta, pintor e tipógrafo britânico (n. 1757).
1848 - George Stephenson, engenheiro britânico (n. 1781).
1955 - Thomas Mann, romancista alemão (n. 1875).

Fonte: Wikipedia

Madame Blavatsky, Fundadora da Teosofia no Hoje na História


HOJE NA HISTÓRIA
- Helena Blavatsky

Elena Petrovna Blavatskaya (em russo: Елена Петровна Блаватская, Yekaterinoslav, Império Russo, atualmente na Ucrânia, 30 de julho - 31 de julho de 1831 (c. juliano) (12 de agosto de 1831 (c. gregoriano)) — Londres, 8 de maio de 1891), mais conhecida como Helena Blavatsky ou Madame Blavatsky, foi uma prolífica escritora, filósofa e teóloga da Rússia, responsável pela sistematização da moderna Teosofia e co-fundadora da Sociedade Teosófica.

Personalidade complexa, dinâmica e independente, desde pequena mostrou possuir um caráter forte e dons psíquicos incomuns, e logo em torno dela se formou um folclore doméstico. Imediatamente após um casamento frustrado, deixou o esposo e partiu em um longo período de viagens por todo o mundo em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico, e nesse intervalo alegou ter passado por inúmeras experiências fantásticas, entrado em contato com vários mestres de sabedoria ou mahatmas e deles recebido na condição de discípula um treinamento especial para desenvolver seus poderes paranormais de forma controlada, a fim de que pudesse servir-lhes de instrumento para a instrução do mundo ocidental. A partir de 1873 iniciou sua carreira pública nos Estados Unidos, e em pouco tempo se tornou uma figura tão celebrada quanto polêmica.

Exibiu seus poderes psíquicos para grande número de pessoas, deslumbrando a muitos e despertando o ceticismo em outros, que não raro a acusaram de embuste, muitas vezes com boas evidências para tal. Entretanto, em muitos outros casos seus poderes pareceram autênticos. A controvérsia a acompanhou por todo o resto de sua vida e ainda hoje está acesa. Nos Estados Unidos estabeleceu uma duradoura aliança de trabalho e companheirismo com Henry Olcott, com quem fundou a Sociedade Teosófica, e em 1877 Blavatsky publicou sua primeira obra importante, Ísis sem Véu, já tendo escrito antes inúmeros artigos. Pouco depois ela e Olcott transferiram a sede da Sociedade para a Índia, e passaram a viver lá, até que um incidente, o Caso Coulomb, abalou gravemente sua reputação internacional, quando foi declarada culpada de fraude num relatório publicado pela Sociedade de Pesquisas Psíquicas de Londres. Voltou então para a Europa, onde continuou escrevendo e divulgando a Teosofia.

Seus anos finais foram difíceis, estava frequentemente adoentada e envolvida em discussões públicas, tinha de administrar a Sociedade que fundara e que crescia rapidamente, e a quantidade de trabalho que se impunha era enorme. Mesmo assim pôde concluir seu livro mais importante, A Doutrina Secreta, uma síntese de História, Ciência, Religião e Filosofia, e deixar outras obras de relevo, além de profusa correspondência e grande coleção de artigos e ensaios.

Blavatsky surgiu em um momento histórico em que a religião estava sendo rapidamente desacreditada pelo avanço da Ciência e da Tecnologia, e que testemunhou o nascimento de uma série de escolas de ocultismo ou de pensamento alternativo, muitas delas com base conceitual pouco firme ou desenvolvendo práticas apenas intuitivas, que ganhavam grande número de adeptos em virtude do fracasso do Cristianismo em fornecer explicações satisfatórias para várias questões fundamentais da vida e sobre os processos do mundo natural. A importância da contribuição de Blavatsky foi então reafirmar o divino, mas oferecendo caminhos de diálogo com a Ciência e tentando purgar a Religião institucionalizada de seus erros seculares, combatendo o dogmatismo e a superstição de todos os credos e incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da fé cega através da razão. Lutou contra todas as formas de intolerância e preconceito, atacou o materialismo e o ceticismo arrogante da ciência, e pregou a fraternidade universal.

Sem pretender fundar uma nova religião, sem reivindicar infalibilidade nem se intitulando proprietária ou autora das idéias que trouxe à luz, apresentou ao mundo ocidental uma síntese de conceitos, técnicas e interpretações de uma grande variedade de fontes filosóficas, científicas e religiosas do mundo, antigas e modernas, organizando-as em um corpo de conhecimento estruturado, lógico e coerente que compunha uma visão grandiosa e positiva do universo e do homem. Com isso a Teosofia se tornou, ainda que contestada por vários críticos, um dos mais bem sucedidos sistemas de pensamento eclético da história recente do mundo, unindo formas antigas e novas e provendo pontes entre vários mundos diferentes - sabedoria antiga e pragmatismo moderno, oriente e ocidente, sociedade tradicional e reformas sociais. Influenciou milhares de pessoas em todo o mundo desde que apareceu, desde a população comum a estadistas, líderes religiosos, literatos e artistas, e deu origem a um sem-número de seitas e escolas de pensamento derivativas.

Fonte: Wikipedia

DIA NACIONAL DAS ARTES - Por: Mônica Araripe


Em oportuna data quero homenagear a todos os amigos artistas pelo seu dia. Graças a vocês temos a honra de vivenciar sentimentos diversos, pois através da arte se descortinam horizonte de valores únicos para todos os povos, preservando sua cultura e sua história. Ser artista ser dedo de Deus criador herdeiro de um dom supremo de reinventar a vida com grande riqueza de sabedoria e glamour. A todos o meu carinho e o meu respeito, amo vocês.

Parabéns


Mônica Araripe

Artista João do Crato canta Adoniran Barbosa no Centro Cultural BNB

joao do crato adoniran

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31