xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 agosto 2010

CRATO - Notícias do dia 12 de Agosto de 2010


Prefeito do Crato recebe presidente da FIEC em seu gabinete, na manhã de hoje

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, receberá na manhã de hoje, em seu gabinete, na Prefeitura Municipal, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Roberto Proença de Macedo, que estará acompanhado de empresários da região. Ele irá ao encontro do prefeito para tratar sobre a questão relacionada à transferência do SESI de Crato para Juazeiro do Norte, que está prevista para acontecer até o final do ano. O prefeito Samuel Araripe tem defendido a permanência do órgão na cidade e irá dialogar com o presidente da Fiec no sentido de propor alternativa de permanência daquela importante instituição, voltada à educação e ao social, com serviços relevantes prestados ao longo de décadas ao município. A reunião irá acontecer às 10 horas.

Inscrições para os Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional continuam sendo realizadas em Crato

O Festival Cariri da Canção este ano acontece pela terceira vez em Crato e será realizado no mês de outubro, a categoria estudantil está com edital aberto para inscrições abrangendo a região metropolitana do Cariri, a outra categoria é a Nacional edital aberto para todo território Nacional, as inscrições vão até o dia 17 de setembro. A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo ressalta que esses dois eventos já configuram no calendário do município como os mais importantes na área cultural e que fazem parte das ações de cultura desenvolvidas no governo de Samuel Araripe. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Mais informações 88 3523.23.65.

Vencimento da primeira parcela do IPTU será no dia 16

A Secretaria de Finanças do Município do Crato comunica aos contribuintes que está sendo realizada a entrega dos boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2010, e que o vencimento da cota única ou 1ª parcela será no dia 16 de agosto de 2010. Os contribuintes que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única até o dia 16 de agosto deste ano tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberam os seus boletos (os proprietários de terrenos) e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, a partir do dia 16 de agosto, com a finalidade de regularizar sua situação.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 12 de Agosto de 2010


Rádio Câmara veicula programa sobre Geopark

A Rádio Câmara, da Câmara dos Deputados, com sede em Brasília, veiculou no site institucional um programa especial sobre o Geopark Araripe. Com o tema Saiba o que é um Geopark, os radialistas explicam o conceito geral de Geopark e também o que é o Geopark Araripe, onde fica localizado e sobre os Geossítios que o compõem. A matéria e a entrevista com o Geólogo do Geopark Araripe, Idalécio de Freitas podem ser conferidas no site da Câmara dos Deputados através do link: http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/default.asp?selecao=MAT&programa=163&Materia=106208. (fonte: assessoria do projeto).

Professor da Universidade de Paris realiza palestra na URCA

O professor Jean Pierre Peulvast, da Universidade de Paris IV - Sorbonne, França, realiza, hoje, às 19 horas, na Universidade Regional do Cariri (URCA), palestra como o tema: Planeta Frágil? Um Olhar Geográfico. A palestra será promovida por meio do Laboratório de Análise Geoambiental – LAGEO.

Alunos do Campus Cariri Oeste homenageiam professor Lourival Luciano, falecido ano passado.

Os alunos de matemática do Campus Cariri Oeste, da Universidade Regional do Cariri (URCA), que funciona no município de Campos Sales, prestaram homenagem ao Professor Lourival Luciano, profissional falecido em 2009 em pleno exercício do magistério do ensino superior e com longa ficha de trabalhos prestados a várias instituições universitárias, em especial ao Departamento de Ciências Sociais da URCA onde atuava na área de Psicologia.

Presentes a emocionante solenidade estavam o Prefeito Municipal e Secretários do Município de Campos Sales, o Dr. Plácido Cidade Nuvens – Reitor da URCA, o Prof. Dr. Roberto Siebra – Diretor do Campus Cariri Oeste, o Prof. Mota – Pró-Reitor de Graduação e Pesquisa e a Prof. Meiriane Aragão Esmeraldo – Superintendente da FUNDETEC, além de dezenas de alunos e representantes do corpo docente lotados neste unidade de ensino e especialmente os familiares do professor homenageado, que compareceram em caravana ao referido evento. Durante a homenagem, foi entregue uma placa aos familiares simbolizando todo o carinho e afeto do corpo docente e discente desta instituição com o professor Lourival Luciano.

No decorrer da homenagem foram proferidos vários discursos de exaltação ao trabalho e vida do referido homenageado. O aluno Cicefram destacou em seu discurso que: “a todos os nossos professores que compartilharam os nossos ideais, dedicamos a nossa vitória com a mais profunda gratidão e respeito, principalmente ao amigo Lourival Luciano Filho, que em um momento de angústia, nos estendeu a mão com uma palavra amiga. Todos os professores que passaram por esta turma foram importantes, contudo alguns deixaram a sua marca e é através do amigo Lourival que homenageamos todos os professores desta casa...”, disse.

O Reitor da URCA destacou a contribuição dada pelo homenageado a esta instituição de ensino superior nos seus 21 anos dedicados ao magistério, em especial a seriedade, competência e zelo que Lourival sempre demonstrou em todos os trabalhos efetuados nesta casa acadêmica. Já o professor doutor Roberto Siebra ressaltou a importância daquela homenagem e o seu significado em um mundo em que tal feito, na maioria das vezes só é reservado para as pessoas ditas importante.

O professor lembrou dos momentos em que conviveu com Lourival como aluno e, posteriormente, como seu colega no Departamento de Ciências Sociais e também como amigo, de quem aprendeu várias lições que tenta no cotidiano por em prática. Representando a família, Rogers Luciano, filho de Lourival, emocionado, agradeceu a homenagem e leu uma carta, escrita por sua mãe a Sra. Carlina Alencar Luciano, destacando as qualidades de esposo, pai e filho do homenageado.

Uma placa foi afixada no campus, em homenagem ao professor, descerrada pelos seus pais, presentes ao evento. Toda a solenidade foi ladeada pelo som da Banda de Música de Campos Sales e pela Orquestra de Flautistas da Associação Comunitária o Guarani, que empolgou e emocionou a todo com apresentações musicais e marchinhas diversas. Mas uma vez o Campus Cariri Oeste sai na frente e demonstra com esta homenagem a necessidade que temos de reconhecer os verdadeiros educadores deste país que, na prática, resgatam o passado e constroem o presente e futuro desta nação.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 12 de agosto de 2010.

BlogHUMOR - Loteria - Beto Fernandes



"O marido chega para a esposa e pergunta: - Querida, seja sincera... o que você faria se eu ganhasse na loteria? E a esposa respondeu: - Eu pegaria metade da grana e cairia fora. Aí o marido pegou o bilhete:

- Toma, ganhei 12 reais... pega 6 reais e vaza... "

Enviado por Beto fernandes

DIA DO ESTUDANTE - Por Maria Otilia


O Dia do Estudante é uma data que já faz parte do calendário escolar. A EEF Dom Quintino realizou neste dia 11 de agosto, uma programação especial para todos os seus alunos da Educação Especial e Ensino Fundamental II. A agenda foi planejada pela Coordenação, Centro de Multimeios, Gremio e Professores. Foram realizadas muitas atividades dentre elas: momentos de reflexão sobre o papel do estudante, bingos, sorteios, lanche coletivo, distribuição de mensagens e picolés. Durante o intervalo ( recreio) , os professores fizeram leituras de poesias, poemas, e muitas mensagens alusivas a este dia. É mais uma vez a nossa escola tornando o espaço escolar prazeroso, vivo e que tem como foco oferecer um ensino de qualidade para todos os seus alunos.

A aluna Bárbara do 8º ano, lendo uma mensagem para todos os seus colegas.

Postado pro Maria Otilia Moreira

Incêndio atinge parque no Tocantins


Vegetação na área externa da reserva também foi atingida pelas chamas. Cerca de 50 homens trabalham no combate ao fogo. Um incêndio atinge a mata do Parque Estadual de Lajeado, em Palmas, há pelo menos três dias, conforme informações do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Uma equipe formada por 50 homens do Corpo de Bombeiros e da Guarda Metropolitana trabalham no combate ao fogo. Segundo os bombeiros, a situação está controlada na reserva, mas as chamas ainda não foram apagadas. A área atingida ainda não foi calculada. Além de focos dentro do Parque Estadual de Lajeado, a vegetação da área externa da reserva também foi atingida. As equipes trabalham para evitar que chácaras próximas ao parque sejam afetadas. Por causa do vento, a fumaça provocada pelas chamas é empurrada para Palmas, o que prejudica a qualidade do ar na cidade.

Do G1, em São Paulo

Direito do Cidadão - Governo poderá ser obrigado a pagar tratamento privado de câncer


Tonha Magalhães: cidadãos não podem ser penalizados pela incúria de administradores públicos. A Câmara analisa o Projeto de Lei 7604/10, da deputada Tonha Magalhães (PR-BA), que obriga o Poder Público a custear o tratamento de pacientes portadores de neoplasias malignas (câncer) na rede privada de saúde, sempre que o tratamento não puder ser realizado ou for interrompido nos hospitais públicos. Tonha Magalhães argumenta que, diariamente, a mídia divulga casos de pacientes, portadores das mais diversas formas de câncer, que têm o tratamento interrompido ou sequer iniciado devido à insuficiência de vagas, medicamentos e equipamentos, em especial os aparelhos de radioterapia.

Direito do cidadão

A interrupção ou adiamento dos tratamentos agrava as condições de saúde desses pacientes, diz a deputada. Ela lembra que a Constituição reconhece a saúde como direito do cidadão e dever do Estado. "O cidadão, nessas circunstâncias, não pode ser penalizado pela incúria de administradores públicos", argumenta. Tonha Magalhães sustenta a necessidade de garantir o acesso dos pacientes à rede privada, "para que possam concluir seus tratamentos e verem, dessa forma, sua esperança de cura ou de sobrevida aumentar".

Tramitação

O projeto será examinado em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. pelas Comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

Cidades Barulhentas - Por: Emerson Monteiro


NE - Um Excelente artigo sobre a Poluição Sonora Política, feita por aqueles que já começam errado, causando um verdadeiro TORMENTO à População.


Falta de pudor, chega-se a ouvir dizer. Falta de pudor para com a integridade física das pessoas. Agressões gratuitas à paciência do cidadão que engole de tudo para contemporizar as suas dificuldades cotidianas. Em resumo, falta muita educação até que haja consciência do espaço pertencente a cada um e não só a si, em cumprimento às leis da boa vizinhança. As administrações municipais bem podem cumprir comezinhas tarefas de ofício, enviando aos Legislativos projetos que definam alturas padrão de uso, caso não existam nos códigos de postura, e estabeleçam penalidades ao abuso da lei, atividade sem maiores sacrifícios de quem dispôs do exercício de poder.

Os legisladores, por sua vez, nada farão além da sua cota usual quando cuidarem dos direitos do povo que lhes escolheu, impondo regras básicas de civilidade aos mercenários do lucro em detrimento da paz pública. A propósito, Fortaleza hoje possui um serviço ao nível de coibir os atentados ao sossego da população, numa demonstração explícita do quanto seus representantes populares têm de sensibilidade para impedir avanços descabidos contra a integridade cidadã. O Disque Silêncio, naquela metrópole, funciona com êxito, mostrando a ação dos líderes preocupados em defender o interesse geral, a cumprir termos de resultados práticos. Numa democracia de verdade, ninguém que seja constrange impunemente a maioria sem responder pelas conseqüências dos atos delituosos.

Isto sem falar nas atitudes agressivas das alturas dos sons dos políticos e suas propagadas desesperadas. As cidades caririenses, neste turno eleitoral, testificam o atraso de mentalidade que persiste de uns culpados e outros cúmplices, que invadem sem cerimônia as ruas em forma de grosseiras propagandas volantes. Por isso, os ouvidos esperam providências de legisladores e administradores, no sentido de impor um basta a tantos delitos perante a paciência dos habitantes das cidades do Cariri, de olhos bem abertos ao que fazem consigo todo tempo. Enquanto esperam, que marcas e nomes dos vândalos fiquem anotados para não mais se repetir lojas, adquirir produtos ou candidatos, posição pouco inteligente de quem exercita um mau costume à procura de atenção.

Por: Emerson Monteiro

Programa de Rádio COMPOSITORES DO BRASIL - José Nilton



Nossa homenagem aos 100 anos de

HAROLDO LOBO

Zé Nilton

“Depois das aulas, no bonde, no ponto de ônibus ou no bate-papo das confeitarias, as alunas do Instituto de Educação chegam a comentar o interesse com que aquele estranho vem acompanhando a conversa. Os olhos do homem de traços mongóis e terno banco de linho parecem duas câmaras a registrar todos os movimentos das futuras professorinhas. Ele não perde uma palavra sequer, muitas mocinhas até se afastam, para ficar longe daquele intrometido.

Dentro do ônibus, às vezes, ele finge indiferença, mas quem se preocupar mais com seus gestos verá que discretamente ele faz anotações, escrevendo frases inteiras ou rabiscando apenas algumas palavras. Seus dedos batem com ritmo num ponto qualquer do banco da frente ou na palma da outra mão, enquanto um leve movimento nos lábios denunciam que ele está solfejando alguma música. E os olhos asiáticos de repente ganham um brilho especial: ele acaba de fazer alguma descoberta”. (Nova História da Música Popular Brasileira. Abril Cultural, 1977).

De descoberta em descoberta, entendamos, de música em música, Haroldo Lobo ((Rio de Janeiro, 22 de julho de 1910 - Rio de Janeiro, 20 de julho de 1965) é um compositor brasileiro dos mais produtivos da Música Popular Brasileira principalmente em músicas de carnaval.

Até meados de 1960, a indústria fonográfica brasileira trabalhava com duas frentes comerciais: a música de carnaval e a música de meio de ano. Em tempos mais recuados os maiores investimentos corriam para o filão carnavalesco. Reparem nas chanchadas da Atlântica como a empresa do carnaval fazia girar a fortuna no mundo artístico e cultural.

Haroldo Lobo, com 80 por cento de suas músicas registradas em parceria com o excelente Milton de Oliveira, fez de tudo em se falando de composição. Diria mesmo todos os ritmos. E gostava de usar os animais da fauna ou suas onomatopéias em suas músicas, coisa inusitada no cancioneiro brasileiro.

Remetemos o leitor para os sites sobre o assunto caso queira saber mais desse mostro sagrado de nossa canção. Dê um presente ao grande compositor pelos seus 100 anos de nascimento. Ouça-o.

Pode ocorrer que ao ouvir amanhã no Compositores do Brasil algumas de suas composições sendo a maioria em ritmo de carnaval, talvez alguém interrogue:
- Música de carnaval a essa hora ? E ainda mais das antigas ? Direi:
- Sim, e porque não? Os defensores da cultura de mass media não absolutizaram o ritmo forró (muito embora o produto não o traduza) como hits de todos os momentos? Então lá vai nossa vingança. Ouviremos:
O PASSARINHO DO RELÓGIO, de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira com Aracy de Almeida;
ALLAH-LA-Ô, de Haroldo Lobo e Nássara Carlos Galhardo ;
ALÔ, PANDEIRO, (Não é economia), de Haroldo Lobo e Wilson Batista com Jorge Goulart;
CABO LAURINDO, de Haroldo Lobo e Wilson Batista com Jorge Veiga e Cyro Monteiro;
GUIOMAR, de Haroldo Lobo e Wilson Batista com Joel e Gaúcho;
PRA SEU GOVERNO, de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira com Gilberto Milfont;
EMÍLIA, de Haroldo Lobo e Wilson Batista com vassourinha;
TRISTEZA, de Haroldo Lobo e Niltinho, com Jair Rodrigues
MARGARIDA, de Haroldo Lobo e Wilson Batista com Quatro Ases e um Coringa;
E O 56 NÃO VEIO, de Haroldo Lobo e Wilson Batista com Deo e o conjunto de Zé Menezes;
JURO, Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, J.B. de Carvalho e conjunto Tupí
COMO SE FAZ UMA CUÍCA, de Haroldo Lobo e Wilson Batista com Anjos do Inferno;
A COROA DO REI, de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira com Dircinha Batista.

Quem ouvir verá!

COMPOSITORES DO BRASIL
Rádio Educadora do Cariri – 1020 (www.blogdocrato.blogspot.com)
Quintas-feiras, de 14 às 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de Hoje, 11 de Agosto de 2010


Nota do Editor:
Prezados leitores, Hoje o Blog do Crato estréia uma nova coluna, a Coluna Jota Lopes, que é escrita por um dos maiores repórteres policiais da região do Cariri e Centro-Sul. Temos prazer em publicar esta coluna com exclusividade, muito bem redigida, que tem a credibilidade de quem já faz o Jornalismo policial do cariri desde 2002. Parabéns, Jota Lopes, seja muito Bem-Vindo ao Blog do Crato. Levando a Informação do Cariri com Responsabilidade e Credibilidade para mais de 70.000 acessos por mês. ( Dihelson mendonça - Administrador ).

Bandidos Invadem Loja no Centro do Crato

Bandidos invadem loja no centro de Crato e praticam assalto. Três bandidos aparentando idade em torno de 18 anos, um deles de posse de um revolver invadiram por volta das 15h de ontem, a loja denominada de “Mais Mulher” situada na Rua Teófilo Siqueira, no centro do Crato, de propriedade de Ana Carla Jerônimo Bezerra, 28 anos, residente no bairro São José em Juazeiro. Do local os infratores roubaram um micro computador note book, três aparelhos de telefonia celular e aproximadamente seiscentos reais em dinheiro. De acordo com o boletim de ocorrência registrado por Ana Carla na delegacia regional de polícia do Crato, os marginais invadiram o seu estabelecimento comercial anunciando o assalto um deles de posse de um revolver apontava a arma em direção da cabeça de uma cliente da loja de nome Izabel Brito momento em que se apoderarão dos objetos para em seguida fugiram tomando rumo ignorado. A polícia militar realizou diligencias em torno do fato, mas sem êxito em prender os bandidos como também na recuperação dos produtos do assalto.

Crato - Sepultamento do Sargento Francival ( Cabo val )

Ocorreu na tarde de ontem, em Crato, o sepultamento do sargento da polícia militar do Ceará, Francival – o cabo Val como era mais conhecido. Ele faleceu segunda-feira na casa de saúde Joaquim Bezerra de Farias, em Crato, vitima de complicações renais. Recentemente o cabo Val tinha sido submetido a uma cirurgia para transplante de rins.

Adolescente morre vítima de atropelamento em Nova Olinda

Uma colisão ocorrida no sitio baixio dos Jeremias, zona rural de Nova Olinda, por volta das 16h00 de ontem, envolvendo uma bicicleta e o veiculo Corsa Classic Life, ano/mod. 09/10, de cor preta, de placas NRE-1307-CE, de propriedade de Marta Regia Frutuoso de Alcântara, que no momento do sinistro era conduzido pelo cirurgião dentista Wellington Lins de Alencar, casado, 52 anos, residente na Rua Francisco de Souza Sobrinho nº18, bairro novo horizonte, em Crato matou o adolescente de 14 anos, Daniel Isídio da Conceição, agricultor, natural de Crato, filho de pai não declarado e de Antonia Pinto da Conceição, que residia na Rua Jorge Furtado Leite, bairro de Fátima, em Nova Olinda. A polícia militar através da guarnição RP 2215 comandada pelo sargento Inácio esteve no sitio baixio dos Jeremias isolando a área até a remoção do corpo pelo rabecão para necropsia no núcleo de pratica florense regional do Cariri em Juazeiro para posterior liberação para sepultamento que deverá acontecer no dia de hoje em Nova Olinda.

Bandidos levam 93 mil reais de empresa em Juazeiro do Norte.

O assalto aconteceu dentro do estacionamento do CARIRI SHOPPING, na entrada que da acesso ao Supermercado São Luís, na Av. Castelo Branco, por volta das 13h, de ontem. Um homem desconhecido de cor branca, usando cavanhaque e trajando short branco e camisa verde, armado à revólver, abordou o funcionário da empresa Souza Cruz, L. A. DA S., 29 anos, subtraindo do mesmo, um malote de cor preta com o nome da Souza Cruz, contendo a quantia de R$ noventa e três mil reais para em seguida efetua um disparo de arma de fogo e fugir juntamente com um comparsa que se encontrava na avenida Castelo Branco em uma motocicleta de cor vermelha e placa não anotada, empreendendo fuga em direção ao bairro Santa Tereza. A polícia militar sob o comando do coronel Gomes comandante do 2º BPM realizou rondas no intuito de prender os bandidos mais sem êxito.

Prisões de Assaltantes em Antonina do Norte

A polícia militar de Antonina do Norte-CE, através da equipe da VTR-2234- Sargento A. Ferreira, Cabos Damião e Rubens e o Soldado Alves prendeu por volta das 16h30, de ontem, no Sítio Barro dos Marianos que fica localizado a cerca de 1 km na Rod. CE 373 da sede daquele município, os acusados de assalto ANDERSON DOS SANTOS RIBEIRO, 22 anos , natural de Guarulhos-SP, vendedor, residente na Rua Tenente Moacir Freire, em Assaré-CE., e o seu comparsa identificado apenas por “SAMUEL” que reside na mesma rua dele (Anderson).

De acordo com o boletim da polícia enviado a imprensa, na segunda-feira (10/08/2010), por volta das 12h30, com gestos de estarem armados, em uma moto Honda Titan de cor vermelha, sem placa, roubaram uma quantia aproximada em dinheiro de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais) da Casa Lotérica de Antonina do Norte-CE. SAMUEL acabou de ser preso na cidade de Assaré, ontem (11/08/2010, por voltas das 07h00. Os dois foram encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu-CE, a fim de serem adotadas as providências cabíveis.

Achado de Cadáver em Iguatu

Populares localizaram morto por volta das 13hs, de anteontem, em frente do Bar do Erisvaldo no Sitio Pontilhão, zona rural do município de Iguatu o operário Antonio Francisco dos Santos, 50 anos, morador daquela localidade. O corpo não apresentava sinais de violência e foi conduzido pelo rabecão do PEFOCE de Iguatu para necropsia que apontara a real causa mortís.

Capitão da PM é expulso da Corporação

Capitão da PM é expulso três anos após matar acadêmicos de medica em Iguatu. O ex-capitão da Polícia Militar Daniel Bezerra Gomes foi expulso da corporação na última segunda-feira, dia 9, três anos após ter assassinado os irmãos Marcelo e Leonardo Moreno Teixeira, no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado. Segundo o relações públicas da PM, major Marcos Costa, a decisão já foi referendada e publicada no boletim interno do comando da Polícia Militar Cearense.

Ainda de acordo com o major, o processo de expulsão do ex-policial demorou três anos para ser concluído por conta do julgamento dos recursos pedidos pelos advogados do acusado. O governador Cid Gomes já havia assinado o ato de expulsão em julho de 2007, mas somente com o parecer da Procuradoria Geral do Estado o processo foi concluído. A partir de agora, o ex-capitão, que está recolhido no Batalhão de Choque da PM, em Fortaleza poderá ser remanejado para um presídio comum do Estado. O duplo homicídio aconteceu em março de 2007, quando o então capitão Daniel Bezerra Gomes, comandante do destacamento policial da cidade de Mombaça, matou a tiros os irmãos Leonardo Moreno Teixeira, 24, e Marcelo Moreno Teixeira, 26, ambos estudantes do 6º ano de Medicina. De acordo com o relato de testemunhas e parentes das vítimas, o crime foi praticado por motivos banais.

Por: Jota Lopes - Repórter Policial
REPÓRTER do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine
Proibida a Reprodução

HOJE NO CRATO - Inauguração do Memorial Dr. Raimundo de oliveira Borges


Em solenidade prevista para hoje as 10 horas, será inaugurado o memorial Dr. Raimundo de Oliveira Borges, na residência da Família Borges, na Rua Cel. Antonio Luiz 1180, em frente à URCA, bairro do Pimenta. A inauguração marcará os 103 anos de nascimento do saudoso Dr. Raimundo Borges, falecido em Janeiro deste ano. O dia do Advogado, o cinquentenário da OAB, e os 57 anos do Instituto Cultural do cariri. A cerimonia inaugural terá início com o hasteamento de bandeiras ao som do hino nacional executado pela banda municipal, seguido do pronunciamento dos oradores oficiais, representantes da família Borges, presidente do ICC, Manoel Patrício de Aquino, presidente da OAB Crato, Fabrício Callou e prefeito do Crato, Samuel Araripe; Em seguida haverá o descerramento da placa inaugural e visita ao memorial ao som do hino do crato pela banda de Música Municipal. O advogado Raimundo de oliveira Borges exerceu as mais importantes funções no município do Crato, promotor de justiça, defensor público, verador, prefeito interino, diretor das faculdades de filosofia, ciências econômicas e direito do crato, e é autor de 25 livros.

Fonte: Jornalista Huberto Cabral

Blog do Crato atinge hoje 14.000 Postagens !


N
o dia de hoje, 11 de Agosto de 2010, o "Blog do Crato - O Crato na Internet" atinge 14.000 postagens. Na verdade, poderíamos ter quase o dobro disso, mas nesses 5 anos de existência, eu priorizei o que é verdadeiramente ÚTIL, diferente e que tem a ver com o Crato e com o Cariri. Temos evitado sempre que possível as postagens que podem ser encontradas facilmente na internet, e que não levam a nada, além da perda de tempo e espaço.

A ENCICLOPÉDIA DO CARIRI EM PAPEL

As postagens mais importantes, e de resgate nos últimos 5 anos, poderão fazer parte do projeto da ENCICLOPÉDIA DO CARIRI, encabeçado pelo Blog do Crato, e um conjunto de intelectuais caririenses a ser lançada em papel em 2011, sendo o maior projeto de resgate da histórica, da cultura, tradições e conhecimentos do Cariri em todos os tempos. A comissão enciclopédica já está sendo formada, e conta com nomes ilustres, como o professor Armando Rafael, Memorialista Huberto Cabral, Jurandir Temóteo, Manoel Patrício de Aquino, Carlos Rafael, Emerson Monteiro, dentre outros, com o apoio do Instituto Cultural do Cariri - ICC. A comissão tem por objetivo separar o que é prioridade e definir a estrutura da enciclopédia. Os artigos serão provenientes de livros, revistas e publicações caririenses, além dos Blogs da região, e deverá cobrir todos os assuntos importantes, tornando-se uma obra de referência em 4 ou 5 volumes amplamente ilustrados e que poderá ser utilizada por escolas, bibliotecas como veículo de pesquisas.

Por: Dihelson Mendonça

Teles lançam TV digital no celular por R$ 30 ao mês


Com a ideia de popularizar o serviço oferecido atualmente com sinal analógico, as principais operadoras de telefonia móvel se preparam para lançar planos de TV digital fechada no celular a partir de outubro, informa reportagem de Julio Wiziack, publicada nesta quarta-feira na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). A Vivo, a Claro, a Oi e a TIM vão lançar pacotes com acesso a cerca de 30 canais pagos por até R$ 29,90 mensais. Não vai haver custo para as transmissões digitais das emissoras abertas. Também vai ser possível comprar somente um programa pela opção conhecida como "pay-per-view" (pague pelo uso). Haverá a oferta de vídeos sob demanda (VOD) a partir de uma lista de títulos disponíveis para download que poderão ser salvos no celular. O pagamento será na conta telefônica ou no cartão de crédito -- digitando o número como se o celular fosse máquina de débito.

Fonte: Folha OnLine

Cariri incentivará encenação teatral - Reportagem: Antonio Vicelmo


Segunda Guerrilha


CENA DA PEÇA "A Comédia da Maldição", de Cacá Araújo, que vai participar da programação da Guerrilha - A "2ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense", com 43 espetáculos, acontecerá de 5 a 27 de novembro.

Crato. Em reunião realizada no Teatro Rachel de Queiroz, nesta cidade, cerca de 30 artistas, entre atores, diretores e produtores teatrais, deram a largada para a realização da "2ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense". Ele representam 23 grupos e companhias de teatro, circo e dança de cinco municípios do Cariri. Serão 43 espetáculos de companhias de Araripe, Crato, Farias Brito, Jati e Juazeiro do Norte, cujas apresentações serão de 5 a 27 de novembro nas modalidades teatro de rua, arena, à italiana, intervenções e performances. A coordenação do evento prevê a participação de cinco mil espectadores.

De acordo com o dramaturgo Cacá Araújo, coordenador do evento, outras inscrições ainda poderão ser feitas até o dia 14 de agosto, quando se dará a reunião de programação da guerrilha, que este ano deverá incluir também oficinas de formação, seminário sobre a realidade das artes cênicas no Cariri e no Ceará, shows musicais e exibição de filmes de realizadores caririenses. As apresentações fazem parte da programação comemorativa ao centenário da escritora cearense Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, e autora do clássico "O Quinze". A Guerrilha do Ato Dramático Caririense - Troféu Juscelino Leal lobo Júnior é uma iniciativa dos Pontos de Cultura Sociedade Cariri das Artes, Cia. Cearense de Teatro Brincante e Sociedade de Cultura Artística do Crato, realizada anualmente no Crato. Segundo Cacá, objetiva "reconhecer, incentivar, fortalecer e divulgar as artes cênicas no Cariri e contribuir para o desenvolvimento da região como destino turístico-cultural".

Ele ressalta que a cultura brasileira tem se notabilizado pela diversidade. Assim, "o Cariri se destaca como emblema cultural resultante de intenso caldeamento de influências, notadamente a ibérica, a africana e a ameríndia, iniciado nos tempos de colonização das terras brasileiras pelos portugueses".

MAIS INFORMAÇÕES:
TEATRO Rachel de Queiroz
(88) 3523.2168
Cacá Araújo
(88) 3523.7430

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Entrega de Hospital Regional do Cariri está atrasada - Reportagem: Elizângela Santos


Prédio do Hospital Regional do Cariri. A previsão é de que mais de 800 funcionários sejam contratados - ELIZÂNGELA SANTOS - A previsão de abertura do Hospital era até o fim deste mês, mas deverá ocorrer somente no fim de setembro.

Juazeiro do Norte. O atraso na compra de equipamentos para complementar o quadro do Hospital Regional do Cariri (HRC) e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, que se encontra em fase de conclusão, estão entre os motivos do adiamento da abertura do Hospital. A previsão de abertura do equipamento aconteceria até o fim deste mês, após a publicação de edital para a contratação de pessoal. Mas o secretário adjunto da Saúde do Estado, Marcelo Sobreira, afirma que a abertura só deverá ocorrer no fim de setembro.

Os profissionais a serem contratados devem ser chamados no início do próximo mês. O secretário destaca que haverá uma publicidade ampla para que as pessoas tomem conhecimento dos processos de testes e contratação. A principal preocupação, nesse momento, diz respeito aos profissionais de nível superior, principalmente médicos. Mas ele afirma que também há profissionais de Pernambuco se disponibilizando a trabalhar no Cariri.

Seleção

Em relação aos outros profissionais, em que não há exigência de nível superior, o secretário afirma que não haverá dificuldade. Atualmente, existe uma lista de quatro mil candidatos junto ao Sine/IDT, no Cariri, que se disponibilizam a fazer parte do quadro para a seleção. Um teste de conhecimentos gerais avaliará o nível dos candidatos. E quanto a qualidade dos profissionais, o secretário afirma que não haverá dificuldade. "Temos uma demanda muito boa de profissionais na região, com cursos voltados para as áreas da saúde, como o de Enfermagem", diz ele, ao acrescentar que o HRC também terá uma atuação de Hospital Escola, inserido o estágio para os estudantes dos cursos de Medicina e outras áreas da saúde.

Prioridade

Os setores prioritários para o funcionamento serão urgência, emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e Centro Cirúrgico. Mas o secretário retrucou que o Hospital só funcionará integralmente em pelo menos um ano, quando serão implantados todos os setores.

"Nenhum hospital do porte do HRC começa a funcionar em toda a sua integralidade operacional", explica ele, ao ressaltar que um hospital nos mesmos moldes, instalado em Brasília, só teve o seu funcionamento integral após três anos. Segundo Marcelo Sobreira, esses primeiros setores a funcionarem vêm cobrir uma carência nas áreas de urgência e emergência na região, a exemplo dos leitos de UTI. Outra preocupação, diz ele, diz respeito a contratação de médicos anestesistas. Ele admite que já existe na região a carência desses especialistas. Caso o quadro não se complete com esses profissionais, na seleção, a unidade deve partir para a contratação.

O secretário considera os atrasos normais, diante da magnitude da obra. Para ele, são alguns itens que ficam de fora, como a rede de tratamento, já que faz parte de uma construção de um equipamento de saúde. Antes, pretendia-se ligar à rede da cidade, mas o adequado seria a construção de uma área de tratamento de esgoto própria. Ele disse que um instituto ficará responsável pela contratação, de acordo com as normas fixadas no edital. "Estamos muito otimistas em relação ao funcionamento do Hospital. É uma nova forma de administração, com equipe nova e uma gestão diferente", ressalta. Mais de 800 funcionários serão contratados por meio de uma organização social, que fará a seleção dos currículos e entrevistas. Serão 242 médicos de diversas especialidades. Serão duas entradas no hospital em funcionamento, uma delas para a parte ambulatorial e de exames especializados, e a outra será de emergência.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

ALMANAQUE - 11 de agosto de 2010

ALMANAQUE

11 de agosto: Dia da independência do Chade (1960).

480 a.C. - Guerras Persas: o exército persa do rei Xerxes derrota os espartanos de Leónidas I na Batalha das Termópilas.
1827 - Sancionada pelo Imperador Pedro I a lei que criou as Faculdades de Direito de São Paulo e de Olinda, transferida esta, posteriormente, para o Recife.
1920 - A União Soviética reconhece a independência da Letónia.

Nasceram neste dia...

1826 - Andrew Jackson Davis, médium norte-americano (m. 1910).
1943 - Pervez Musharraf, político paquistanês.
1950 - Steve Wozniak, engenheiro norte-americano, co-fundador da Apple.

Morreram neste dia...

1578 - Pedro Nunes (na imagem), astrónomo e matemático português (n. 1502).
1955 - Manuel da Costa Lima, desbravador e construtor brasileiro (n. 1866).
1956 - Jackson Pollock, pintor estado-unidense (n. 1912).

Fonte: Wikipedia

Prefeito Samuel Araripe fala porque é a favor da Emancipação de Ponta da Serra


E
m entrevista concedida recentemente ao Blog do Crato, o prefeito Samuel Araripe fala porque se posiciona a favor da emancipação política do distrito de Ponta da Serra. Para ouvir a entrevista, clique no player logo abaixo, lembrando que para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog, canto superior direito.






Reportagem: Dihelson Mendonça

Jornalista e candidato trocam agressões na TV no Acre


Uma entrevista entre o candidato ao Senado no Acre João Correia (PMDB) e o jornalista Demostenes Nascimento, de uma emissora filiada à TV Bandeirantes, em Rio Branco (AC) acabou hoje em agressões físicas entre os dois. O candidato havia sido convidado a participar de uma série de sabatinas realizadas pelo canal. Durante a entrevista, se irritou com as perguntas do repórter. Após ser questionado sobre a área da segurança pública, Correia, 57, começou a gritar, afirmando que os atuais governantes são corruptos. Nascimento, então, reclamou que o político estava exaltado e ameaçou interromper a entrevista.

O político passou a ofender o jornalista. Na discussão, o repórter e o entrevistado começaram a trocar socos e chutes. Os dois foram contidos por funcionários e assessores. O candidato disse ter sido ferido na testa durante a briga. Ele foi a uma delegacia registrar a ocorrência. Nascimento também procurou a polícia e fez um boletim de ocorrência. O advogado da filiada da TV Band, Florindo Poersch, disse que pretende abrir um processo conta Correia e encaminhar o caso para o Tribunal Regional Eleitoral, solicitando a exclusão do político de futuros debates. O candidato não foi encontrado hoje à noite para comentar o assunto.

Fonte: BOL

CRATO - Notícias do dia 11 de Agosto de 2010


Crato lança campanha pela conquista do Selo Unicef, com grande mobilização na cidade

Um grande cortejo pelas ruas do Crato lançou oficialmente a campanha pró-Selo Unicef no município. O evento aconteceu na tarde de ontem, saindo da Prefeitura, passando por várias ruas do centro até o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, e a primeira-dama, Mônica Araripe, abriram os trabalhos. O gestor destacou a importância do envolvimento da sociedade no processo de conquista do Selo. O trabalho terá continuidade até o ano de 2012. Esta é a terceira vez que o Crato concorre ao Selo. A cada edição, são registrados avanços significativos nos indicadores sociais e de saúde, por meio dos projetos direcionados às crianças e adolescentes. O cortejo foi marcado pela alegria da juventude e a beleza da infância. São meninos e meninas inseridos em projetos desenvolvidos por meio da administração municipal, através da Secretaria de Ação Social, como o Projovem Cidadão, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e do grupo de escoteiros do Crato, que participou ativamente das festividades, e que está inserido na conquista do selo unicef para nossa cidade.

Um grupo de Maracatu, formado por jovens de projetos de organizações não-governamentais como o Verde Vida, Vila do Carrapato, além dos integrantes do projeto Nova Vida, com dança afro, se apresentaram com números artísticos nas ruas e no teatro. Os educadores sociais e a comissão de articulação pró-Selo, também estiveram presentes, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar. A articuladora do Selo Unicef, em Crato, Aline Franca, destacou a importância da participação de todos nesse trabalho e agradeceu a presença dos participantes do cortejo. No encerramento das atividades, foi servido um lanche a todos os participantes da grande mobilização.

Secretaria de Educação do Crato promove encontro de formação com Secretários Escolares

A Secretaria de Educação do Município do Crato vem desenvolvendo ações de qualidade garantindo melhorias significativas na educação dos cratenses. Várias escolas estão sendo reformadas de forma continuada, um investimento na qualidade dos ambientes educacionais da cidade. O Secretário de Educação Valentim Dantas ressalta o compromisso que da Secretaria de Educação do Crato é promover avanços qualitativos para os estudantes, e professores disponibilizando melhorias de infra-estrutura, bem como promovendo capacitações para os educadores. Na ultima segunda-feira, dia 9 de agosto, foi realizada reunião com gestores de todas as escolas municipais e das creches e no próximo dia 17, haverá um encontro para formação com os Secretários Escolares, que acontecerá no Centro de Educação de Jovens e Adultos CEJA as 8 horas.

Inscrições para os Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional continuam sendo realizadas em Crato

O Festival Cariri da Canção este ano acontece pela terceira vez em Crato e será realizado no mês de outubro, a categoria estudantil está com edital aberto para inscrições abrangendo a região metropolitana do Cariri, a outra categoria é a Nacional edital aberto para todo território Nacional, as inscrições vão até o dia 17 de setembro. A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo ressalta que esses dois eventos já configuram no calendário do município como os mais importantes na área cultural e que fazem parte das ações de cultura desenvolvidas no governo de Samuel Araripe. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Mais informações 88 3523.23.65.

Vencimento da primeira parcela do IPTU será no dia 16

A Secretaria de Finanças do Município do Crato comunica aos contribuintes que está sendo realizada a entrega dos boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2010, e que o vencimento da cota única ou 1ª parcela será no dia 16 de agosto de 2010. Os contribuintes que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única até o dia 16 de agosto deste ano tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberam os seus boletos (os proprietários de terrenos) e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, a partir do dia 16 de agosto, com a finalidade de regularizar sua situação.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31