xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 agosto 2010

A ESCOLA DE PONTA DA SERRA RECEBE 469 LAPTOPS

A Escola Estadual Joaquim Valdevino de Brito, localizada em Ponta da Serra (CRATO), é uma das 9 escolas de todo do Ceará contempladas com a doação de 469 laptops educacionais do modelo XO, doadas pela Fundação OLPC (one laptop per children) presidida pelo cientista Nicholas Negroponte, o criador do conceito “um computador por criança”, que serviu de inspiração para a criação do Projeto UCA.

Os laptops já foram entregues e os professores da escola receberão a mesma formação oferecida aos docentes das escolas do Projeto UCA. Para o Prof. Mauro Pequeno, a escolha de uma escola cratense entre as contempladas em todo o Brasil representa o reconhecimento dos esforços que a UFC vem desencadeando em prol da escola pública. “A conquista de mais uma escola em nosso estado representa jovens cearenses com acesso aos recursos de interação e aprendizagem que nem mesmo as escolas particulares oferecem”, comemora o Prof. Mauro Pequeno. (LAPTOP VERDE)

FONTE Blog da : E.E.M. Joaquim Valdevino de Brito


Comunidade de Ponta da Serra homenageia Monsenhor Bosco - Por: Antonio Correia Lima

Realizou-se neste domingo dia 08, na sede do distrito Ponta da Serra, uma justa homenagem ao Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, que por 27 anos esteve à frente da Paróquia de São José Operário.

O evento teve início às 5 horas, com uma grande caminhada à “Pedra que fala”, localizada ao sopé da Serra do Juá, onde foi implantado o Cruzeiro das Santas Missões , em 30 de julho de 1989, quando das comemorações dos Jubileus de Diamante de criação da Diocese do Crato.

Na volta, aconteceu o descerramento da Placa de Honra ao Mérito, ao Mons.Bosco, que foi assentada no canteiro da Praça Manuel Ribeiro de Matos, em frente à Matriz de São José. Em seguida, foi servido um lanche a todos os presentes.

Às 17 : 30hs. teve início a passeata pelas ruas da sede com o Monsenhor Bosco, que contou com a participação de um grande número de pessoas da sede e das comunidades que formam a Paróquia de São José Operário, animada pela Banda de Música do Crato.

Às 18:30hs., na Quadra Poliesportiva Raimundo Ribeiro de Matos, foi iniciada a Santa Missa, presidida pelo Mon.s João Bosco, concelebrada pelos padres Rocildo Alves Lima Filho e Valdecir da Silva Moreno, auxiliados pelo diácono Dionísio e os seminaristas Reginaldo, Damião e Antonio Neto.

Como se sabe, Monsenhor João Bosco irá assumir a reitoria do Santuário Eucarístico Diocesano São Vicente, neste dia 20, enquanto em seu lugar, na Paróquia de São José Operário, assumirá o Padre Ribeiro, neste dia 14.

O padre Cícero Caboclo, que foi vigário paroquial por 1 ano, em Ponta da Serra, foi transferido para a Paróquia de Pontengi CE.

A homenagem prestada ao Monsenhor Bosco, no dia de ontem, foi sem dúvida, uma grande festa, à altura do homenageado.

A comunidade está triste, mas ao mesmo tempo, consciente de que Monsenhor continuará presente na luta em prol do desenvolvimento do distrito de Ponta da Serra.

BlogHumor: Frase do Dia


"Caixão não tem gaveta e mortalha não tem bolso"

( Isso é o que você pensa... )

EntRePoNTos:A FEIRA DA MÚSICA INTEGRANDO O CEARÁ-Por Wilson Bernardo.

Foi concluído o encontro de Música, com temas que abordavam a profissionalização da Música independente, alternativa, e por que não dizer marginalizada pela mídia. As emisoras da região do Cariri se curvam aos vendedores de JABÁS, e desinstitucionalizam a Música Arte, e o que temos de melhor: Os sons do vale do cariri e os encantos da chapada. O EnTrEPonTos foi Gerenciado pelo SEBRAE - Crato e a Sec. de Cultura do Município do Crato.

A guitarra e as mãos do Blusmem Felipe Cazaux

Felipe Cazaux empolgou uma figura muita doida pra dançar peripécias

A Banda Konstance e uma noite de mistura de ritmos e sons

Liberdade e Raiz, genuinamente Cariri e vibrante batuque chapadino

A Sanfona do Forro Pé de Serra Herdeiros do Rei
Felipe Cazaux e sua guitarra mágica de substâncias sonoras
E o Abençoado Baixista do Felipe Cazaux

Dr. Saraiva no Pé de SEU LULA Gonzaga
O talentoso e Jovem Baixista que já é uma Realidade, da banda Konstance
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Abertura do Armazém Cultural Bar

Uma nota para Luis Karimai nosso pintor, pai‏ - Nívia Uchoa


“O vazio não apaga a dimensão da amizade”

Sheylane

As razões pelas quais escrevo é para falar do grande vazio que nosso amigo, irmão, sociólogo, pintor, desenhista, gravador, escultor, pai e líder espiritual Karimai deixou impregnado em nossas mentes, no entanto, sua voz calma, seus conselhos, seus pássaros, suas cores, seu olhar ainda imprime a sensação de estar entre nós. Seu semblante de paz, sua ternura, suas estradas, caminhos coloridos, suas gentes transmutam o espírito caloroso de alívio no viver. Aprendi as cores com Karimai em conversas sobre arte, vida e cotidiano. Vejo em suas obras a dimensão de ser um ser. Não olho apenas, mas, vejo o encontro com a eternidade sempre. Seria impossível fotografar o que ele pintava.


Por: Nívia Uchôa - Fotógrafa

Foto de karimai - Elizângela Santos

LEI DA FICHA SUJA - Por: Aglézio de Brito



Foi criada no Brasil
Agora recentemente
Uma lei muito viril
Pra candidato indecente

É a lei que acaba a festa
Que impede a candidatura
De pessoa desonesta
Sem caráter e sem postura

Há mais de 500 anos
Quem não é tolo sabe e sente
Que essa corja de tiranos
Vem espoliando a gente

Já esteve no planalto
O topo de todo o mal
Agora veio do alto,
Pro Congresso Nacional

De maneira cínica e pública
Ainda entrançam os safados
No Senado da República
Zombando de nós coitados

Já na Câmara Federal
Todos sabem não é novo
Eles fazem bacanal
Com o dinheiro do povo

Na Assembléia Legislativa
Câmara de Vereadores,
A tramóia é compulsiva
Pra enganar os eleitores

Sem falar de Prefeitura
Onde a improbidade campeia
O furto ali não tem cura
E ninguém vai pra cadeia

Agora tempo de eleição
Os candidatos invadem as ruas
Pois pensam que o povão
Não sabe das falcatruas

Os muitos carros de som
As bandeiras tremulantes
Divulgam em alto e bom tom
Os nomes dos meliantes

Cada um com o seu tema
Com imaginosa armadilha
Cada um tem um esquema
Pra eleger a quadrilha


De repente chega a lei
Para impedir a festança
Sinceramente... eu não sei
Se é lei ou se é lambança

Pois as Leis do nosso Estado
Quando um cargo se disputa
Não valem um tostão furado
Só se aplicam a pobre e puta

Tem sempre o jeito indevido
Do mau juiz sem sabença
Para ajudar o bandido
Ele lhe vende a sentença

Mas se a lei não for pra frente
Por conta dos Tribunais
Resta ao povo consciente
Acabar com os marajás

Com o seu voto na eleição
Não permita que o corrupto
Tenha o Poder na mão
E deixe o Pais de luto

E por fim vai um alerta
Para o povo do Cariri
Para a existência, que é certa
Dos “ficha suja” daqui

Tem ficha suja no Crato
Tem também no Juazeiro
Diga não ao candidato
Ao corrupto, trapaceiro

E assim, caro eleitor
Não dê pra eles lambuja
Diga não ao impostor
Diga não ao ficha suja.

Por: Aglézio de Brito

Recordações - Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Lembrando a minha infância me veio à mente como o Crato era uma cidade tranqüila. As ruas eram calçadas com paralelepípedos. Poucos carros transitavam na rua Dr. João Pessoa. que era arborizada com fícus, umas árvores frondosas que já deviam ter uns cinqüenta anos de vida. Uma dessas árvores localizava-se na calçada da casa em que eu morava, sombreava e refrescava a nossa morada do sol causticante.

Na rua Dr. João Pessoa, além das muitas residências, havia também várias lojas de comércio: A Babilônia, Casas Tamoio, Armazém Recife, Elite Foto, de Diomedes Pinheiro, A Pernambucana, todas essas no mesmo quarteirão da minha casa. Num passado mais remoto tinha o Bar e Sorveteria Cairú e, posteriormente quando não existia mais o bar, o local foi ocupado pelo Banco de Crédito Comercial.

Gostava muito do lugar em que eu morava, pois era perto da Praça Juarez Távora, da Igreja de São Vicente Férrer e do Instituto São Vicente Férrer, escola em que estudei a partir dos meus oito anos de idade. Antes, com menos idade, estudei no Externato Cinco de Julho que funcionava no mesmo prédio da Escola Técnica do Comercio do Crato.

O local que eu morava ficava a um quarteirão e meio da Praça Siqueira Campos, portanto perto dos Cinemas Moderno e Cassino. Assistir filmes naquela época era um excelente programa, uma vez que não havia televisão. Hoje a cidade recebe excelentes imagens de televisão, porém não possui mais nenhum cinema, o que é pena...

Com a tranqüilidade da cidade, às vezes, minha mãe me deixava brincar na casa de minhas primas e de algumas amigas que moravam próximo da nossa casa. Permitia que eu fosse assistir a Bênção do Santíssimo no início da noite, realizada pelo Padre Frederico na Igreja de São Vicente. Em poucos segundos chegava lá, pois saía correndo, atravessava a Praça Juarez Távora e logo estava na Igreja.

Numa manhã ensolarada, como eu estava de férias, consegui autorização dos meus pais, para brincar na casa de uma amiga que morava numa rua paralela a João Pessoa. Encontrei a minha amiga chorando muito porque havia rasgado o seu livro e estava com muito medo que a sua mãe brigasse com ela. Queria colar o livro com água e me perguntou se dava certo. Falei que não. Procurei consolá-la e depois fui para casa. Tão logo cheguei, pouco tempo depois, minha amiga veio ainda chorando dizer que sua mãe estava me chamando. Ela me levou até a loja em que sua mãe era proprietária. Fiquei sem entender porque na presença de todos os clientes, ela com muita grosseria, me acusou de ter rasgado o livro da filha e que eu teria que pagar. Nesse dia senti o meu coração de criança dolorido por ter sido injustiçada e humilhada diante de tanta gente. Corri aos prantos para casa. Chegando lá, me dirigi ao consultório de dentista do meu pai, que ficava na sala da frente da nossa casa e, soluçando lhe relatei o ocorrido. Tenho a maior gratidão pela atitude dele que acreditou em mim. Quando meu pai abriu a carteira me entregando o dinheiro para pagar o livro, veio o meu reconhecimento de que sempre tive um pai presente, que dialogava e me apoiava. Com essa atitude, tive a certeza de que sempre poderia contar com ele.

Já estava na calçada para ir deixar o dinheiro, quando a minha amiga se aproximou dizendo que sua mãe já sabia que eu não tinha rasgado o livro, portanto não precisava pagar. Não fiquei com raiva da minha amiga, pois ela estava com tanto medo, que não pensou no que estava fazendo ao me acusar. A atitude da mãe dela de me envergonhar em público me deixou magoada. Colocar uma criança numa situação constrangedora não é bonito. Entretanto, logo tudo foi perdoado e esquecido, pois apesar de ser uma menina, eu percebi que devia agradecer a Deus por ter um pai maravilhoso que na minha primeira aflição, me socorreu e aliviou o meu sofrimento.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Desmate na Amazônia cai 41% em junho, aponta Inpe


Em junho de 2010, a Amazônia perdeu 243,7 km² de floresta, devastação 41% menor que a registrada no mesmo mês do ano passado. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (9), são do sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Faltando um mês para fechar o calendário oficial do desmatamento (agosto de um ano a julho de outro), os números do Deter confirmam a tendência de queda que vem sem apontada pelo governo há alguns meses. No acumulado de agosto de 2009 a junho de 2010, a área desmatada foi de 1.808 km². A soma é 49% menor que a registrada no período anterior (agosto de 2008 a junho de 2009), quando o Inpe verificou 3.536 km² a menos de floresta na região.

Os números do desmatamento mês a mês são calculados pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), que monitora áreas maiores do que 25 hectares e serve para direcionar a fiscalização ambiental. A taxa anual de desmate é calculada por outro sistema, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso, por avaliar áreas menores. Apesar da metodologia diferente, a avaliação do Deter costuma antecipar os resultados do Prodes. Os dados do Prodes só devem ser apresentados em novembro. Se a tendência de queda se confirmar, o governo pode chegar a um novo recorde de queda do desmatamento. Em 2009, a taxa anual de desmate calculada pelo Inpe foi de 7,4 mil km², a menor registrada em 20 anos de monitoramento.

LUANA LOURENÇO

DA AGÊNCIA BRASIL, EM BRASÍLIA
Postado por: Meirinha

ALMANAQUE - Dia 09 de Agosto de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

9 de agosto: Dia Internacional dos Povos Indígenas (Unesco)

* 1173 - Tem início a construção da Torre de Pisa, que só viria a ser terminada dois séculos depois.
* 1483 - É inaugurada a Capela Sistina, com o famoso fresco de Michelangelo no teto, A Criação de Adão.
* 1945 - Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos lançam sobre Nagasaki a bomba atômica apelidada de Fat Man.

Nasceram neste dia...

* 1896 - Jean Piaget, psicólogo suíço (m. 1980).
* 1931 - Mário Jorge Zagallo, ex-futebolista e treinador brasileiro.
* 1939 - Romano Prodi, político italiano.

Morreram neste dia...

* 117 - Trajano (na imagem), imperador romano (n. 53).
* 1534 - Tomás Caetano, teólogo italiano (n. 1469).
* 1975 - Dmitri Shostakovitch, compositor russo (n. 1906).

Fonte: Wikipedia

Hoje na História - A Torre de Pisa - Por: Meirinha


HOJE NA HISTÓRIA

A Torre Inclinada de Pisa (em italiano: Torre pendente di Pisa), ou simplesmente, Torre de Pisa, é um campanário ou campanário autônomo, da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da Catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na Praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da Catedral e do Baptistério. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para Sudeste, logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais.

A torre atualmente se inclina para o sudoeste. A altura do solo ao topo da torre é de 55.86 m no lado mais baixo e de 56.70 m na parte mais alta. A espessura das paredes na base mede 4.09 m e 2.48 m no topo. Seu peso é estimado em 14 500 toneladas . A torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face Norte das escadas tem dois degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001, a torre estava inclinada com um ângulo de 5.5 graus, estando agora a torre inclinada em cerca de 3.99 graus. Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3.9m de onde ela estaria, se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

Fonte: Wikipedia

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

Ruínas do velho engenho de rapadura do Sítio Fundão

Não saiu do papel
Criado por meio do Decreto Estadual 2917, de 2008, o Parque Ecológico Estadual do Sítio Fundão teria uma área de 93.520 hectares, caracterizada como unidade de conservação de proteção integral do Geotope Batateiras, integrante do Geopark Araripe. Em 1º de junho de 2009 (faz um ano e dois meses) foi assinada em Crato, com a presença do governador Cid Gomes, a ordem de serviço para início das obras do Parque do Sítio Fundão. Naquela ocasião foi dito que obra seria executada no período de 180 dias, a um custo de R$ 1 milhão e 130 mil reais, com recursos procedentes da medida de compensação ambiental da empresa Porto do Pecém Geração de Energia S/A. Os cratenses continuam aguardando essas providências, anunciadas há mais de um ano...

Mateus, primeiro os teus
O Cariri ganhou importantes melhoramentos no atual governo? Ganhou. É bom observar, no entanto que, como bom sobralense, o governador Cid Gomes investiu muito mais no torrão natal. A Região Metropolitana do Cariri tem 500 mil habitantes. Sobral não tem nem 200 mil. Mas, enquanto a linha do metrô de superfície Crato-Juazeiro custou R$ 25 milhões, o da Zona Norte vai ter duas linhas a um custo de cerca de R$ 55 milhões. O Hospital Regional do Cariri tem 160 leitos e custou R$ 53 milhões. Já o Hospital Regional de Sobral terá um investimento de R$ 133,5 milhões e contará com 269 leitos.

Ufa!
A assessoria de imprensa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará–Cagece informou que a dívida da Prefeitura de Juazeiro do Norte, junto àquela companhia, já foi renegociada. Esta semana diversas repartições municipais – que estavam com fornecimento de água suspenso – voltaram a ser abastecidas do precioso líquido. A dívida da Prefeitura de Juazeiro junto a Cagece é superior a meio milhão de reais. Pela renegociação o débito deverá ser pago em 24 meses. Agora o Governo da Revolução Democrática deverá negociar o pagamento da inadimplência do aluguel do prédio da antiga Usina José Bezerra de Menezes – propriedade da família Bezerra – que já ultrapassa R$ 60 mil reais e tem ação de despejo na Justiça. Ufa!

Lá de nóis
Nascido em Saboeiro, no sertão dos Inhamuns, Ronaldo Correia de Brito (foto)mudou-se, aos seis anos de idade, com a família para Crato onde viveu até os 17 anos. Daqui foi para Recife onde se tornou médico e escritor. Ele é considerado o grande renovador da literatura nordestina. Ronaldo foi o vencedor do prêmio São Paulo de Literatura no ano passado, com o romance Galileia. Autor de vários livros (dentre eles: A Faca e O Livro dos Homens), Ronaldo lançou na última 5ª feira, dia 5, – durante a Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) – sua mais recente obra: Retratos Imorais. São 22 contos, dentre os quais Romeiros com Sacos Plásticos, inspirado em fotos dos romeiros de Juazeiro do Norte feitas pelo francês Patrick Bogner.



De vento em popa
Até o final de setembro próximo ficará concluída a Central de Abastecimento do Cariri–Ceasa. Localizada em Barbalha, (foto ao lado) a obra custará R$ 7 milhões e vai beneficiar 33 municípios sul-cearenses. Quando pronta a Ceasa terá 6.317 m2 de área construída (sendo 3.091 m2 destinada ao comércio de frutas e verduras); 68 boxes; 230 vagas para caminhões; 216 vagas para veículos de varejistas, 7 galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, lojas e estruturas de apoio com cartórios, agência bancária, lanchonetes e posto de gasolina.

A crise dos Correios 1
Primeiramente gostaria de deixar claro o meu respeito aos funcionários dos Correios, servidores dedicados, que fazem o máximo para bem atender à clientela. Entretanto, nos últimos dias, a mídia noticiou que o caminhão transportador das correspondências destinadas ao Cariri deixou de chegar ao destino algumas vezes. Tanto porque o veículo fora assaltado, como porque o motor do caminhão apresentou falhas mecânicas no percurso. Não há como negar: é notória a queda da qualidade nos serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), operadora dos serviços postais do País. A coisa chegou a tal ponto, que o presidente da República foi obrigado a demitir o presidente e o diretor de pessoal da ECT.

A crise dos Correios 2
Bom lembrar que anos atrás, os Correios eram referência de excelência e símbolo de confiabilidade para a sofrida população brasileira. E por que caiu a qualidade dos serviços? Porque no atual governo, os Correios viraram um enorme cabide de empregos -- nos altos escalões da empresa -- para sindicalistas, filiados do PT e aliados da “base de sustentação do governo”, todos sem compromisso com o serviço público. Isso ocasionou diversos problemas de gerência e muitas reclamações da população brasileira, principalmente no atraso da entrega de correspondências. Permanece a dúvida: a simples mudança de comando vai solucionar a crise dos Correios no Brasil?

Curtas
*** As obras de expansão do Shopping Center Cariri, que duplicará o tamanho daquele centro de compras, tem prazo previsto para encerramento no final de 2011 a um custo de R$ 50 milhões. O Supermercado São Luiz, por exemplo, que funciona naquele shopping, será ampliado em quatro mil metros quadrados.

*** Para utilizar parte do empréstimo obtido junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento-Bird, o Governo do Estado está divulgando licitação para requalificar a área central da cidade de Farias Brito.

*** Pertencente à Diocese de Crato, embora resida no momento em Canindé (CE), padre Neri Feitosa está enviando correspondência aos colegas e amigos lembrando que em 2010 comemorará 85 anos de idade e 60 anos de ordenação sacerdotal.

*** Vem aí o II Cariri Cangaço, que este ano tem por tema: “Coronéis, Beatos e Cangaceiros” (será que vão se lembrar de prestar uma homenagem ao médico-escritor Xavier de Oliveira, o juazeirense autor de “Beatos e Cangaceiros”?). Tomara, pois se trata de um importante evento de cunho turístico-cultural e científico, que na sua edição 2010, acontecerá nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora e Porteiras, entre os dias 17 e 22 de agosto.

*** No próximo dia 2 de setembro, dom Fernando Panico viajará a cidade de Lábrea, no estado do Amazonas (distante 1.800 km de Manaus), acompanhando o recém ordenado padre Francisco das Chagas Alves Ferreira. Este, cedido pela diocese de Crato à Prelazia de Lábrea, vai administrar – durante três anos -- a Paróquia de São João Batista, da cidade de Canutama. A diocese de Crato cumpre assim sua vocação de igreja missionária cedendo padres para evangelização de regiões inóspitas da Amazônia.

Por: Armando Rafael

CRATO - Notícias do dia 09 de Agosto de 2010


Vencimento da primeira parcela do IPTU será no dia 16

A Secretaria de Finanças do Município do Crato comunica aos contribuintes que está sendo realizada a entrega dos boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2010, e que o vencimento da cota única ou 1ª parcela será no dia 16 de agosto de 2010. Os contribuintes que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única até o dia 16 de agosto deste ano tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberam os seus boletos (os proprietários de terrenos) e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, a partir do dia 16 de agosto, com a finalidade de regularizar sua situação.

Palestra sobre amamentação reúne cerca de 70 mães

A Secretaria de Saúde do Crato se engaja na Campanha Nacional de Aleitamento Materno. Foi realizado durante a semana passada encontro com nutrizes e profissionais de saúde do município. O evento contou com palestras e orientações e aconteceu no Pólo Madre Feitosa, no Seminário. Estiveram presentes cerca de 70 mães, além de médicos, enfermeiros e Agentes Comunitárias de Saúde.

Atividades do ProJovem Adolescente de Crato reiniciam hoje, segunda-feira

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS, reinicia hoje, segunda-feira dia 9, as atividades do ProJovem adolescente. A secretária de Ação Social Liduina Andrade frisa que é importante o comparecimento de todos os participantes do projeto para iniciarem suas jornadas. O ProJovem Adolescente objetiva promover a inclusão de jovens qualificando e valorizando a sua participação social através de atividades sócio educativas. A intenção é formar adolescentes conscientes da qualificação para o mercado de trabalho, além de serem multiplicadores de informações sobre saúde, meio ambiente e cidadania.

Secretaria de Educação do Crato realiza hoje reunião com gestores escolares

O Secretário Valentim Dantas convoca todos os gestores das escolas municipais e creches a comparecem a reunião a ser realizada no dia de hoje, segunda-feira, na Escola Padre Frederico Nierhoof, no bairro São Miguel as 8 horas.

Treinamento para o Garantia Safra começa amanhã, terça-feira.

Começa amanhã, dia 10 de agosto, a capacitação de representantes de entidades como associações e conselhos de base do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato para o Garantia Safra. As primeiras comunidades a participarem serão do Baixio das Palmeiras e Santa Rosa. O trabalho será desenvolvido através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Garantia Safra 2010/2011. As capacitações serão realizadas no auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA), no horário das 8 horas às 11 horas. No dia 11, será a vez do Belmonte, Campo Alegre e Dom Quintino; no dia 12, Santa Fé e Monte Alverne; e no dia 13, na Ponta da Serra e Bela Vista. Segundo o secretário Erasmo Ferreira, o treinamento estará voltado para o trabalho de cadastramento do Garantia Safra 2010/2011. Este ano, foram cadastrados no Seguro Safra 2.868 pequenos produtores rurais.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Mônica Araripe relembra as Festas no Crato Tênis Clube


"Tenho o maior prazer em falar e lembrar do Crato Tênis Clube, e contribuir com as minhas lembranças para saudar uma era magnífica que vivi ao lado de muitos da nossa geração, na cidade do Crato, revivendo coisas maravilhosas que ali aconteceram. Alguns dos momentos mais importantes e decisivos da minha vida, que dariam para escrever um livro.

Refletindo atentamente sobre o papel que o Crato Tênis Clube têve em nossas vidas e particularmente na vida da sociedade Cratense, devemos ressaltar que antigamente não haviam muitas residências com piscinas no Crato, então as pessoas se direcionavam para os clubes para diversão e lazer. Esse é um grande diferencial dos dias de hoje para aquela época.

O Crato Tênis Clube era ponto de referência para encontro dos casais no Crato. Todos os rapazes e moças costumavam freqüentar o clube para flertar ou para se conhecerem melhor. Então, automaticamente, ali se tornou um local de confraternização de toda a sociedade cratense. Geralmente, quando se encontrava um paquera na escola, combinavam para ir ao clube no fim de semana a fim de se conhecerem melhor.

Alem disso, aconteciam várias festas, e eu me recordo de uma “boite” que havia lá no Crato Tênis Clube, chamada “Estilo”, em que a juventude participava, mas que haviam restrições para menores de idade. Para o controle dos freqüentadores, existiam na época, os comissários de menores, e me lembro de uma que se chamava "Fátima Paletó", então nós, que éramos adolescentes, tínhamos que nos esconder debaixo das mesas, e até alterar a idade, para poder participar das festas que aconteciam no clube.

Recordo-me dos belos dias ensolarados, em que ficávamos à beira da piscina se bronzeando, enquanto os rapazes ficavam apenas ao longe, observando. Aliás, quanta gente mesmo hoje em dia, não diz por exemplo, que certas características da sua pele foram resultado daqueles longos domingos de sol no Tênis Clube !

Também me recordo dos grandes e belos carnavais no CTC. Nós organizávamos blocos em que todos combinavam a mesma fantasia. Por exemplo, combinávamos o tema havaianas, então, todas iam vestidas a caráter, para formar o grupo. Na minha turma tinha Valéria, Verônica, Luizinha, Rose, Audilene. O carnaval era simplesmente, o máximo, com o grupo musical AZES DO RITMO animando a festa, e todo mundo em cima das mesas pulando carnaval e se divertindo, e todos os eventos que aconteciam não eram em casa, existia uma preferência pelo Crato tênis Clube, até porque o ambiente era muito aprazível e romântico. Os primeiros namorados nós encontramos lá. Para as moças que estavam ingressando na sociedade, existia o baile das debutantes, porém eu não cheguei a debutar porque aos 16 anos eu já me encontrava casada, mas foi lá que conheci meu primeiro marido.

Hoje eu sinto falta daquele ambiente para os nossos filhos, porque nos sentíamos seguros, e nossos pais ficavam tranqüilos por saberem que lá era um lugar familiar e de respeito. Não existia vaquejada, não existiam festas de forró, violência, brigas, e as pessoas podiam caminhar tranquilamente. Nós recebíamos serenatas em nossas janelas, o mundo era um lugar mais romântico e mais tranquilo. Nunca se via bandido, não se viam drogas, ou algo do gênero.
Hoje em dia, sinto falta daquela época, porque atualmente, muita gente tem suas próprias piscinas em casa e se restringem somente à aquele círculo de amigos. O que falta é aquela integração que havia dentro da sociedade como um todo.

Mesmo tendo nascido no Crato, eu só pude começar a frequentar os salões do Crato Tênis Clube a partir de 1975, pois meu pai era bancário e por conta do trabalho dele, tivemos que ir morar em Icó, e só depois 1975 retornamos ao Crato, quando passei a me enturmar com as pessoas do Crato, mas eu sempre me deslumbrava com os eventos como o Réveillon, que era uma festa glamourosa, todos vestidos com trajes sociais da época, onde se cantava o hino nacional e após a passagem do ano acontecia o carnaval. Na época da Expocrato, às 22h, todo mundo se dirigia para o clube, para a realização do evento, e era um ambiente de muito brilho, de glamour, de alegria, numa diversão sadia e benéfica.

Acho que o tempo não volta. Mas podemos trazer todo o esplendor do Crato Tênis Clube, ao realizarmos festas naquele estilo, como por exemplo, o Carnaval da Saudade, que tem encantado as pessoas da nossa geração e até das gerações mais recentes. O tempo não volta, - com certeza - , mas as recordações maravilhosas permanecerão para sempre guardadas nos corações de todos nós, que somos pessoas muito felizes, por termos vivido no período áureo e incrivelmente deslumbrante do Crato Tênis Clube."

Por: Mônica Araripe
Primeira-Dama do Crato
Edição: Dihelson Mendonça

Galeria dos Homenageados de Hoje, dia 09 de Agosto de 2010

Começamos com um grande abraço para a próxima Garota Blog do Crato ( Confirmada ): MORENÁ, linda morena, filha do casal: Cleivan Paiva e Nélia. Em breve, ensaio com Morená aqui no Blog do Crato. Uma beleza que se justifica sem precisar de palavras:

morená

Um abraço também para um dos ícones do cinema e da fotografia no Cariri: Jackson "Bola" Bantim, que aí na foto, não perde tempo para divulgar seus "produtos"...

Image1


Um grande abraço também para o nosso bispo, que é pura simpatia: Dom Fernando Panico.


Dom Fernando Panico

Eu gostaria de prestar uma homenagem toda especial a esta personalidade que todo o Crato conhece, que todos os dias o encontramos na Rua Pedro II. O nosso amigo Vicente. Receba o nosso caloroso abraço:

Vicente

E aqui, uma homenagem póstuma, a um dos filhos ilustres do Crato. Numa das suas últimas fotos, que eu tive o prazer de registrar e comparecer à sua residência, quando conversamos e pude testemunhar a enorme vitalidade, a jovialidade de Dr. Raimundo Oliveira Borges, que está conosco em cada empreendimento que se faz em benefício da cidade do Crato:

Raimundo Borges

Na foto abaixo, um dos maiores talentos da nova geração. Artista do Design, o Português Thiago Figueiredo, que trabalhava em Londres como designer para Jornais e Revistas, e veio morar por um tempo na nossa cidade. Thiago hoje está em São Paulo, mas deixou uma lacuna impreenchível. É dessas pessoas insubstituíveis. Thiago, volte ao Crato. Precisamos de sua ARTE !

Thiago Figueiredo

E aqui, uma Margarida em meio a outras flores. A Miss Simpatia, D. Margarida. Precisa dizer mais ? Um forte abraço.

margarida

Um dos maiores talentos da nova geração, Antonio Sávio, profundo conhecedor de inúmeras disciplinas, sendo a Filosofia uma das suas especialidades. É também artista plástico, pintor e professor da história da Arte. Vendo essa foto de Perfil, até que o Sávio parece o escritor Machado de Assis quando jovem:

Antonio Savio

E aqui, numa das magníficas fotos de Pachelly Jamacaru, o ícone do Rádio Cratense: Mestre Elói Teles de Morais. O seu legado para esta cidade será eterno, e é nosso dever, sempre lembrar dessa figura ilustre:

Eloi Teles - Por Pachelly Jamacaru

E por fim, mas não por menos, uma pessoa que tem se destacado na nossa cidade como uma das grandes defensoras das causas sociais, através de seus vários programas que ajudam os jovens, e os idosos: Mônica Araripe, um abração pra você, companheira do Blog do Crato!

monica araripe - eu acredito


Fotos: Dihelson Mendonça

Proibida a Reprodução, Salvamento e Reutilização sem a autorização do Autor.

Inaugurado restaurante universitário no Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Movimento no primeiro dia de refeições no restaurante universitário da Urca, no Crato - FOTOS: ANTÔNIO VICELMO - Refeição para alunos da Urca custará R$ 0,80 e serão servidas 1.200, por dia, no almoço e para no jantar.

Crato. Começou a funcionar o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Regional do Cariri (Urca), servindo 1.200 refeições diárias aos alunos, professores e funcionários da instituição. O equipamento, segundo o reitor Plácido Cidade Nuvens, seguirá os mesmos padrões da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em que o estudante pagará somente R$ 0,80 pelas refeições. Desta forma, os alunos terão a oportunidade de passar o dia na universidade, enquanto podem dividir o tempo entre aulas, projetos de pesquisa e estudo, orientados com um baixo custo.

Serão servidas diariamente 1200 refeições, entre almoço e jantar, sendo esse último em maior quantidade. Foram investidos em obra, equipamentos e mobiliários o valor equivalente a R$ 413.541,32. A Urca arcará com o custo restante da refeição. Para isso, já foi reservado R$ 396 mil do custeio. Os servidores, tanto funcionários e professores, também terão acesso aos serviços do equipamento que está localizado na Rua Carolino Sucupira, ao lado da Universidade, que recebe mais de três mil estudantes por dia, grande parte formada por trabalhadores e mais de 90% egressos da escola pública.

Alimentação

A alimentação completa e balanceada, com acompanhamento de técnicos e nutricionistas, está sendo servida de segunda à sexta-feira e os alunos deverão estar munidos de identidade estudantil, cedida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). O Restaurante Universitário é uma bandeira de conquista dos estudantes. A maioria destes alunos vem de ônibus de diversas cidades do Cariri e Estados vizinhos para estudar. O reitor Plácido Cidade Nuvens destaca que a construção do restaurante foi uma bandeira defendida pela classe acadêmica e um compromisso de campanha da atual administração da Urca.

Para a estudante de Pedagogia Linamara de Souza, o restaurante vai facilitar a sua vida estudantil. Ela justifica que mora distante. "Era obrigada a voltar para casa todos os dias para fazer refeições. Agora, a refeição é feita aqui mesmo", comemora a estudante. A bolsista Amanda Oliveira, que tem que passar o dia inteiro na universidade, diz que o restaurante foi uma conquista que vai lhe proporcionar mais tempo para dedicar ao estudo. No ponto do ônibus para Juazeiro, Denise da Silva Bezerra vai se inscrever para ter direito às refeições. "Com isso, vou economizar dinheiro e tempo", afirma. O funcionário da Universidade Regional do Cariri, José Francisco da Silva, comemora mais uma conquista para os servidores e alunos. "Uma das coisas importantes é saber que estamos nos alimentando com uma comida saudável e balanceada, sem medo de fazer nenhum mal a nossa saúde", destaca.

MAIS INFORMAÇÕES
Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161
Pimenta - Crato - (88) 3102.1212
urca@urca.br / gabinete@urca.br

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Bebida que promete curar efeitos da ressaca chega a SP em setembro


Security, bebida francesa criada há 12 anos e que promete curar a ressaca, chegou ao país pelas mãos de quatro sócios brasileiros. Seis meses depois do início das vendas on-line e em lojas de conveniência do Rio de Janeiro, eles se preparam para chegar aos postos paulistanos em setembro, quando também estreiam nos EUA. Depois, em outros países da América do Sul. Um dos sócios, Samuel Goldstein, descobriu a bebida numa revista de celebridades francesa em 2006. "Os franceses, concentrados na expansão na Europa e na Ásia, ignoravam o potencial brasileiro. Mostrei para eles os números do mercado de cerveja e obtive exclusividade de vendas em 2007."

Com gosto de pera e vendida em garrafas de 30 ml (cerca de R$ 15 cada uma), Security lembra um chá. Foram vendidas 25 mil no Brasil em julho. A expectativa é de que, no fim de 2011, a venda mensal chegue a 1 milhão. O produto, hoje importado da França, deve passar a ser produzido no interior de São Paulo em três meses. "Vamos importar apenas o xarope, que representa 5% da fórmula. Nossa margem de ganho deve crescer 30%." Goldstein e seus sócios já investiram R$ 5 milhões na venda do Security no Brasil. A mesma quantia foi investida na expansão continental.

ANVISA

Security está na mira da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Embora a importação da bebida esteja liberada pelo Ministério da Agricultura, a Anvisa e o próprio ministério dizem que a autorização não permite que a empresa prometa a cura da ressaca. "Se o produto está em situação legal, pode ser comercializado com a função única de saciar a sede. Qualquer propaganda que remeta a alegações terapêuticas pode configurar infração", diz nota divulgada pela Anvisa.

Goldstein afirma que pediu autorização da Anvisa para vender o produto em 2007 e que lá foi orientado a procurar o ministério. O processo durou dois anos. Ele garante que tem a documentação, mas já espera por uma disputa jurídica. "A legislação é confusa. Sabemos que atuamos numa área incerta. Mas, se tivermos que mudar a estratégia de marketing, o produto já será conhecido." Foi exatamente o que aconteceu na França. Em 1998, a venda do Security ficou proibida por 87 dias devido à promessa de eliminar o álcool do organismo. A propaganda foi alterada, e a garrafinha voltou às prateleiras. Segundo Goldstein, 15 milhões de garrafas são consumidas em 25 países por ano.

MARIANA SCHREIBER
GRAZIELLE SCHNEIDER
DE SÃO PAULO

Fonte: Folha Online

Governo deixará conta de R$ 90 bi para sucessor


Após oito anos de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixará a seu sucessor um bolo de pagamentos pendentes de R$ 90 bilhões, segundo estimativa da área técnica. Será um novo recorde, superando os R$ 72 bilhões de contas penduradas que passaram de 2009 para 2010. Essas despesas que passam de um ano para outro são os chamados "restos a pagar" e ocorrem porque os ministérios muitas vezes contratam uma obra que não é concluída até dezembro. Como o governo se comprometeu a pagar a despesa, a conta acaba sendo jogada para o ano seguinte. Os restos a pagar são uma ocorrência rotineira na administração pública, mas a conta se transformou numa bola de neve por causa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). À medida que as obras vão saindo do papel, o volume de despesas que ultrapassa o prazo de um ano vai aumentando, chegando ao ponto em que os restos a pagar são quase iguais ao total de investimentos previsto no ano.

Dados levantados pelo site Contas Abertas mostram que em 2009, por exemplo, o governo tinha R$ 57,068 bilhões para investir, mas a conta de restos a pagar das obras contratadas nos anos anteriores era de R$ 50,850 bilhões. Ou seja, se tivessem sido quitadas todas as obrigações pendentes, sobrariam R$ 6,218 bilhões para investimentos novos. "A cada ano, o gestor público fica nessa escolha de Sofia: ou paga os restos do ano anterior ou executa o orçamento do ano", disse Gil Castello Branco, secretário-geral do Contas Abertas. "Não tem dinheiro para os dois."

O dado parcial de 2010, até junho, tem o mesmo perfil. O saldo de restos a pagar em investimentos está em R$ 53,7 bilhões, para uma dotação de R$ 63,9 bilhões. No caso do PAC. há restos a pagar de R$ 30 bilhões, para um orçamento de R$ 24 bilhões. Se o ano tivesse terminado em 30 de junho, o presidente Lula estaria legando a seu sucessor uma conta de R$ 53,7 bilhões. O governo não zera de imediato esse saldo porque, para isso, ele teria que deixar de fazer novos investimentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Yahoo Notícias

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31