xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 julho 2010

Coletivo Camaradas faz doação de publicações para professores de artes


Professores de Artes pertencentes à circunscrição da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE poderão adquirir o livreto “Permitida Reprodução” que consta de textos sobre arte e estética e o Cordel de autoria da cordelista Salete Maria que narra a história do Coletivo Camaradas. A intenção do Coletivo Camaradas é contribuir para novas abordagens estéticas e artísticas. O Livreto Permitida Reprodução é uma publicação do Coletivo que reúne textos de artistas e intelectuais brasileiros que comungam com um fazer artístico socialmente comprometido. Assessora Técnica do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola do 18ª Crede, Dlânia de Lima frisa que esse material doado pelos Camaradas contribuirá para a formação dos professores da área de artes da Região.

--
Prof. Alexandre Lucas
(88)9248-5255
(88) 88476946
(88) 99772082

PS. Caso nao consiga entrar em contato pelos números acima envie um topedo que retorno.
MSN: alexandrelucas65@hotmail.com

A verdade um dia aparece -- postado por Armando Lopes Rafael



Venezuela já admite presença das Farc no país, mas nega apoio

O "bufão" Hugo Chávez e o "cocaleiro" Maradona: eles se merecem...

Fonte: Folha de S.Paulo
O
embaixador da Venezuela na OEA (Organização dos Estados Americanos), Roy Chaderton, reconheceu nesta sexta-feira que há guerrilheiros colombianos no país, mas negou apoio aos rebeldes e afirmou que as Forças Armadas venezuelanas não apenas combatem a guerrilha, como já entregaram membros capturados à Colômbia.

"Entregamos guerrilheiros, mas isto não se registra e nem se recorda [...] Tivemos soldados de nossa guarda caídos em combate [contra os guerrilheiros]", afirmou Chaderton à Rádio Caracol.
Nesta quinta-feira, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia, depois que essa apresentou provas --fotos, vídeos e coordenadas-- em reunião da OEA de que há 87 acampamentos das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) em cidades venezuelanas.
O governo de Álvaro Uribe acusa Chávez de ser leniente quanto à presença dos guerrilheiros. Chaderton voltou a acusar o governo Uribe de defender um "realismo mágico midiático" e de apresentar um cenário que não tem relação com a realidade.

"Quando as Farc violam a fronteira é porque as forças de segurança da Colômbia não souberam defender seu Estado [...] Não devemos pagar por isso em termos de escândalos midiáticos", disse o embaixador, voltando a dizer que as fotos exibidas de guerrilheiros em praias e casas não provam que seja território venezuelano.

O embaixador explicou ainda o motivo de não querer, como pede a Colômbia, que organismos internacionais verifiquem as provas e chequem nos locais apontados se há efetivamente guerrilheiros. Ele afirmou que já houve duas iniciativas semelhantes no passado: em uma não encontraram nada e na outra não completaram a busca porque o acampamento estava em território colombiano.

"Quando há iniciativas que nós consideramos de má fé e que buscam favorecer os Estados Unidos, nós não entramos no jogo", disse o diplomata, voltando a acusar o governo Uribe de se submeter a vontade de Washington.

Postado por Armando Lopes Rafael

DIHELSON MENDONÇA: A MÚSICA É SUA MULHER PERFEITA - Por Wilson Bernardo.

Quero sim ser suspeito ao falar de Dihelson Mendonça, e quem não seria, até mesmo desafetos, se renderiam ao talento e ao virtuosismo, em que o músico planifica em teclas de marfim o que se tem de mais belo, na sonoridade da música dos grandes mestres. O tempo e a crueldade dos senhores nascidos em épocas tão equidistantes. Dihelson nasceu em tempo que não corresponde com o seu talento, ele encarna o espírito e sabedoria do "masturbar", desfilando como seda ao corpo de uma mulher, quando o mesmo incorpora a grande satisfação da musica barroca, sendo ao mesmo tempo Pop, ao ecletismo de um dos mestres, que é Hermeto Pascoal, o mago do improvável.

Quem dera Dihelson, você ter pés de musa,como os de Camila !

Mas suas mãos são sim,uma proximida de divina, ao tocar nos corações com belas partituras

Leveza no que faz
Perfeccionismo, de sinceridades sonoras

Graça e como sempre em busca da perfeição

Dihelson não me surpreendeu ao chamar Camila ao palco, tinha eu a visto antes, com belas rugas de uma mulher encantadora, o que me fez refazer nessa foto a sensibilidade dela...Para você camila um final de Show poético.

O maestro em busca dos grandes mestres


Camila, surpresa ao ser chamada ao palco. Uma musa com semblante de diva, que me desculpe as mulheres belas, mas rugas são fundamentais para uma beleza sincera.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

A Frase do Dia

"Padre Cícero é o Filho mais Ilustre do Crato"

Juazeiro do Norte completa 99 anos - Reportagem: Elizângela Santos


Solenidade reúne população e autoridades de Juazeiro nas comemorações dos 99 anos do Município - ELIZÂNGELA SANTOS. Durante todo um ano, o Município irá comemorar a data junto aos fiéis do Padre Cícero e visitantes.

Juazeiro do Norte. Uma solenidade com hasteamento das bandeiras e missa em ação de graças, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, marca os 99 anos deste Município. A abertura das comemorações aconteceu no último dia 17, com o início do ano do centenário da cidade e a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. Um show com atrações locais foi realizado na praça do Memorial Padre Cícero, no início da noite. As festividades alusivas ao centenário de Juazeiro do Norte foram abertas ano passado, com a comemoração dos 100 anos do jornal O Rebate. Na ocasião, foi criado o dia da imprensa da cidade, como marco dos 100 anos. Várias comemorações estão previstas durante este ano, em que a programação será intensificada. São eventos que irão resgatar a história da cidade e debates em torno de um dos maiores centros de romaria do Nordeste e do Brasil, que teve como principal fundador, o Padre Cícero, líder religioso.

A vinda da imagem de Nossa Senhora Aparecida, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, marca o encontro das duas grandes cidades romeiras do País. Na última terça-feira, foi lançado no Sesc da cidade, o livro do escritor Geraldo Menezes Barbosa, "Caminhadas com o Padre Cícero", que resgata momentos marcantes da história do sacerdote fundador de Juazeiro. A cidade recebeu maior número de turistas durante este período. Segundo a secretaria de Turismo e Romaria, na missa dos 76 anos de morte do padre Cícero, estavam presentes cerca de 40 mil fiéis. O Município foi fundado no dia 22 de julho de 1911. Antes era a comunidade de Tabuleiro Grande, pertencente ao Crato. Ao longo desse período conseguiu se notabilizar pelo desenvolvimento da economia local, com destaque para o comércio e a indústria de calçados, sendo este um dos polos mais representativos do Estado.

A cultura popular é outro grande atrativo. Os pilares do trabalho e da fé fizerem o Município ter uma cultura diferenciada. O escritor e jornalista Geraldo Menezes Barbosa, que atualmente preside a Comissão do Centenário, afirma que, quando chegou a falar sobre essa diferença, algumas pessoas acharam estranho. "Cada vez fico mais impressionado com essa força misteriosa que Juazeiro tem. É uma coisa transcendental", diz ele, ao se referir as manifestações de carinho que tem recebido de várias localidades do Brasil. Milhares de nordestinos passam a cada ano por este Município, principalmente, durante as grandes romarias. Outro importante aspecto em torno da figura mítica do Padre Cícero. O comércio local e a indústria do turismo religioso são os grandes beneficiados. A cidade tem conseguido, nos últimos anos, avançar na área educacional, principalmente com a instalação de cursos de nível superior.

História

O nome Juazeiro surgiu a partir da árvore, e o "Norte" veio diferenciar a cidade de outras com o mesmo nome. A visão de Juazeiro mudou para o mundo quando do milagre da beata Maria de Araújo, em 1889, e o sangramento da hóstia ofertada pelo padre Cícero. A polêmica continua até hoje e em torno deste fato a crença do povo em um homem santo.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte
Praça do cinquentenário, s/n - Socorro
(88) 3511.4040

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Lançamento do Livro "Caminhadas com o Padre Cícero" de Geraldo Menezes Barbosa


INSTITUTO CULTURAL DO VALE CARIRIENSE - ICVC

Lançamento do Livro do Dr. Geraldo Menezes Barbosa: CAMINHADAS COM O PADRE CÍCERO, NARRATIVAS DE IMPORTANTES FATOS DE SUA VIDA. Composição da Mesa: Dr. Geraldo Menezes Barbosa, Dra. Antonia Ladislau, Sra. Darcila Neri Coelho, Dra. Dulcilene Lacerda, Dr. Arcelino Jácome, Prefeito Manoel Santana, Sr. Renato Dantas, Sr. Roberto Germano, Sr. José Carlos, Sr. Jarbas Botelho, Sr. Ricardo Lima,

Escritor Raimundo Araujo e o Profº. Hugo Rodrigues (Pres. do ICVC)

Rep. do ICVC presentes: Agnaldo Carlos, Ernanes Tavares, Francisco Renato Dantas, Geraldo Menezes Barbosa, Hugo de Melo Rodrigues, Maria Antélvia Cândido de Lima, Maria do Rosário Lustosa da Cruz e Pedro Ernesto Filho.

(NOTA DO ICVC)

O Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC vem respeitosamente felicitar V.S.ª pelo lançamento da sua mais nova obra literária intitulada: CAMINHADAS COM O PADRE CÍCERO, NARRATIVAS DE IMPORTANTES FATOS DE SUA VIDA, rico material de pesquisa que compõe o acervo documental do Centenário de Juazeiro do Norte e recebe a Edição do ICVC. A grandeza da sua obra se faz por conseguir sintetizar de maneira simples toda uma trajetória da vida não só de um homem, mas de toda uma cidade. A leitura de sua obra me reportou a obra NOSSA CIDADE, do escritor americano Thorton Wilder (1897-1975), sendo esta uma peça de teatro dividida em três atos: Ato I-A Vida Cotidiana, Ato II: O Casamento e Ato III: A Morte. No primeiro ato o autor vai identificando os personagens e as características da cidade, assim como suas crônicas que vai deixando o registro de Juazeiro que desperta no interior cearense em 1911. O segundo ato registra um casamento na cidade, que me faz pensar nas pequenas e grandes decisões que muitos precisaram tomar para que nós estivéssemos hoje prestes a completar nosso centenário. No terceiro ato os antigos moradores da cidade já mortos, conversam no cemitério no alto da colina observando a cidade e nos fazendo refletir sobre a vida e a morte, permitindo-nos a compreensão de “não teremos ainda mil anos pela frente”. Quantos dos nossos que colaboraram para o desenvolvimento dessa cidade já passaram para um outro tempo, um outro lugar. Só a arte é capaz de quebrar a unidade do tempo e permitir que mortos e vivos contemplem a sua cidade. Cícero e Geraldo de forma amigável caminham e contemplam essa cidade quase centenária.

Profº Hugo Rodrigues - Pres. do ICVC.

CRATO - Notícias do dia 22 de Julho de 2010



Crato trabalha pela conquista do Selo Unicef

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, e o seu secretariado, estiveram reunidos na tarde de ontem, no Salão Nobre da Prefeitura, para apresentação das metas de trabalho a serem desenvolvidas, por meio de uma atuação intersetorial, do Plano Municipal com Ações Voltadas para Crianças e Adolescentes. Essas atividades farão parte das estratégias para conquista, pela primeira vez, do Selo Unicef Município Aprovado. Com isso, a articuladora do Selo no Município, Aline Franca, destacou todos os passos a serem seguidos, contando, inicialmente, com o desenvolvimento de um plano municipal, envolvendo todos os atores sociais no processo. O Crato, nos últimos anos, tem melhorado sensivelmente, os seus indicadores sociais, das áreas da saúde e educação, que são fundamentais dentro desse processo, para que se alcance o desempenho desejado. Dentre as ações a serem executadas, está a realização de dois fóruns comunitários, com uma participação ampla da sociedade e diversas representações institucionais.

I Festival de Paródia - A Cultura e o Lúdico na Prevenção da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu o I Festival de Paródia - A Cultura e o Lúdico na Prevenção da Dengue. O evento contou com a participação de 10 escolas do município e 240 crianças estiveram envolvidas no trabalho de seleção interna de suas respectivas unidades de ensino. O festival contou com a apresentação de 25 paródias. O vencedor foi Marcos Vinicius, da Escola Paraíso da Cultura. O segundo lugar ficou com Clara Emilly e Alice, da Escola Tia Linard. Já o terceiro colocado foi da Escola 18 de Maio, o aluno Arlindo Matias. Vários prêmios foram ofertados aos vencedores, como computador, celular, câmera digital e troféus para as escolas.

Governo Municipal do Crato

Justificativas de Ausências ao Concerto

Recebi diversos comunicados de pessoas ligadas ao Blog do Crato e dos outros Blogs do Cariri, justificando a sua possível ausência no concerto realizado ontem, dia 22, no Teatro Rachel de Queiroz em Crato. Gostaria de agradecer a estas pessoas que, por motivos superiores não puderam estar presentes, e por uma grande consideração, se deram ao trabalho de enviarem a justificativa da ausência. Mesmo sentindo a falta de todas elas, sei que a energia positiva dessas pessoas esteve presente no evento o tempo todo, para poder existir aquele brilho e musicalidade na data de ontem no Teatro Rachel de Queiroz. Agradeço a todos vocês do fundo do coração.

Dihelson Mendonça

Amigo Dihelson, seu blog é minha revista eletrônica diária. Logo que publicou o convite de seu concerto fiquei feliz pois gosto muito do seu trabalho e sou amante da boa música. Porém, lamento e pesso desculpas por não lhe prestigiar, me encontro em Fortaleza à trabalho. Aguardo ansioso uma próxima oportunidade, estarei na primeira fila para aplaudir o maior talento que o Crato revelou.

Sucesso!

Raimundo Bezerra Filho

Dihelson,

Hoje é o noivado do meu filho e aniversário da noiva, tem um jantar em família na casa dela que não posso faltar, é uma pena...pois gostaria muito de estar presente, se der tempo... desde já lhe desejo muito sucesso!

Abraços,

Meirinha

Preciso falar com você urgente.
Infelizmente não vou lhe ver no show.
Só estarei aí amanhã à tarde.

Dedê

Ontem recebi uma msg sua no celular lembrando-me do evento. Lamentavelmente não vou poder pois soube ontem de última hora que terei que ir a Teresina resolver algumas coisas. Mas fica para próxima. Um abraço e sucesso meu caro.

Antonio Sávio

Amigo querido, lamento profundamente não está em Crato nesta noite ímpar que será esta quinta-feira. Te desejo muita Luz, sucesso e talento, continuados. Abraço Fraterno.

Manoel Severo

Uma Noite Belíssima no Teatro Rachel de Queiroz

Entre os dias 22 e 24 deste mês, as organizadoras da Revista Eletrônica Cariricaturas, Socorro Moreira, Edilma Rocha e Claude Bloc, além vários colaboradores, que são parceiros nos Blogs caririenses, estão realizando eventos culturais em comemoração ao primeiro aniversário do Blog Cariricaturas, que culminará com a festa de lançamento de um livro "Cariricaturas em Prosa e Verso", no próximo dia 24. Como parte da programação, ontem, dia 22 de Julho, no Teatro Rachel de Queiroz, houve o lançamento do Livro Poeiras na Réstea, do poeta Everardo Norões, da exposição Cascas do Crato, da artista plástica Sônia Lessa, e do Concerto para Piano, "O Dom da Música", do pianista cratense Dihelson Mendonça. O Teatro Rachel de Queiroz encheu-se de um brilho como há muito tempo não se via no Crato, com algumas das maiores personalidades das artes e da cultura da região, além de autoridades, como o Prefeito Samuel Araripe e a Primeira-Dama, Mônica Araripe que também prestigiaram o evento. O Dr. José Newton Alves de Sousa, foi um dos grandes homenageados da noite. Mais tarde, confira a reportagem do nosso repórter fotográfico Wilson Bernardo, que cobriu todos os detalhes do evento.

Por: Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30