xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 julho 2010

Luiz Domingos de Luna Presta Homenagem ao BLOG DO CRATO pelos 5 Anos de Existência


A Magia do Universo Paralelo- Blog do Crato - 05 anos.


Por: Luiz Domingos de Luna*

Não existe velha, nem nova Crato, pois o Crato é uma magia eterna, é um universo livre que circula no baile teatrológico da paisagem existencial, como uma estrela de luz, que conduz no seu DNA a composição química e estrutural da força que move a civilização na região do Cariri – A cultura – A cola sociológica do Crato é fonte de nascimento para todas as cidade que formam a constelação da linda região do Cariri cearense, desde o nascimento da via - láctea caririense aos dias atuais.

Fazer comparações ao Crato é uma abstração que sempre redundará em outra, vez que, o seu palco geográfico tem características tão intimas e peculiares que somente os desprovidos de emoções, talvez,não sejam capazes de captar esta energia que renasce a cada amanhecer, seja: no sabor de sua água, a paisagem geográfica, a sua diversidade cultural e a sua rica e inabalável história – Motor Primeiro da civilidade no cariri cearense.

No rumar do espaço tempo, no ano de 2005, ao paralelo da sua heróica história, ao universo on line, de forma pioneira, como de sempre, nasce o portal do Crato, corrente de integração entre a princesa do Cariri e o mundo. E, Já em 2006, a forma da globalização via Blog é finalmente talhada, com o zelo e o capricho dos que sabem fazer o alicerce – Dihelson Mendonça, o arquiteto primeiro desta força viva de comunicação, dá passagem as outras cidades filhas com a amostra pioneira do Blog do Crato.

Na verdade, o Blog do Crato já nasce como o tapete suntuoso para a ceia interativa, ao modelo seguir, a todos que primam por uma historicidade autentica,sempre a serviço dos filhos a gritar para a cidade que nunca se curvou a ser mãe a cuidar das demais, com zelo, altruísmo, elegância e grandeza de espírito. Sua proposta da essência maior é também fundamentada com solidez, pioneirismo, brilhantismo e espírito de serviço à sociedade conectado a rede mundial de computadores – Internet. A base sólida, já instalada, o cariri em berço esplêndido, parte para, à semelhança da nave mãe, dar um show apoteótico para os olhos atentos e sedento do mundo on – line. Não na frieza dos cálculos de probabilidades, do nada, do vazio para chegar a lugar algum, mas, com tenacidade, com suor, com responsabilidade de saber ser o primeiro e pioneiro, e,ser, não copias paras os outros, não o resto para os outros, mas ter sempre a grandeza do partilhar, do estar sempre a serviço da civilidade na linda região do cariri cearense.

(*) Professor-Aurora- Ceará
(*) Comentarista do Blog do Crato

Instituto Cultural do Vale Caririense realiza homenagem ao Padre Ágio


Aconteceu no último dia 16 de Julho, na Sociedade Lírica do Belmonte ( SOLIBEL ), a Sessão Solene de Outorga da Comenda de Sócio Honorário - 2010 ao Mons. Ágio Augusto Moreira. A Solenidade teve início com apresentação da Pianista Marilena Oliveira (de S. Paulo). Ao final da Solenidade, houve a apresentação da SOLIBEL ENSEMBLE, grupo instrumental da SOLIBEL. A Solenidade de Entrega de Comendas faz parte da Programação de comemoração dos 43 Anos da Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos, criada pelo Padre Ágio e mantida pela Sociedade Lírica do Blmonte-SOLIBEL. É com alegria que a Comunidade da SOLIBEL comemora este momento glorioso.

Atenciosamente,

Izaira Silvino
Coordenadora Pedagógica da SOLIBEL
Fone (88) 3521 3858

Professor Miguel Costa Barros recebe Título de Cidadão Cratense


Prezados amigos,

No último dia dia 15 de julho (quinta-feira), o Crato ganhou mais um ilustre filho. Trata-se do Professor Miguel Costa Barros, que recebeu na Camara Municipal, o titulo de Cidadão Cratense, em solenidade que realizou-se às 10h, na sede da edilidade cratense. O Prof. Miguel é funcionário da FUNDETEC e ministra várias disciplinas nos mais variados cursos desta Instiituição de Ensino Superior, sempre considerado um excelente e competente profissional. "Sinto um grande orgulho em ter este renomado profissional recebido tal comenda, na medida em que trata de homem que tem dedicado sua vida a educação e as grandes causas do ensino de nossa região. "

Atenciosamente

Prof. Dr. Roberto José Siebra Maia
Diretor da URCA - Campus Cariri Oeste

VEJAM A PÁGINA 2 do Blog do Crato !!!

Amigos,

Devido à imensa reportagem sobre a festa de ontem do Crato Tênis Clube, e as duas reportagens ótimas de Wilson Bernardo, os outros artigos de hoje, dia 15 de Julho foram parar na página 2 do Blog do Crato. Acessem a segunda e a terceira página para lerem o resto do conteúdo de hoje, clicando no ítem correspondente, lá no final da página. Estou tratando de resolver essa questão da limitação de espaço na página principal.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Fotos do Lançamento do Livro "CRATO TÊNIS CLUBE"


Atenção: Aqui está somente uma pequena parte das fotos. As outras podem ser encontradas no seguinte endereço:

www.blogdocratosociedade.blogspot.com

Uma Noite de Puro Encantamento e Alegria!

No dia 15 de Julho, aconteceu uma das mais importantes festas do ano de 2010: O lançamento do livro "Crato Tênis Clube". Foi um daqueles momentos mágicos, de alegria espontânea, em que se percebia claramente que as pessoas que ali estavam, representavam todo o espírito de união, de concórdia, e de um profundo respeito ao Crato. A solenidade de abertura foi magistral, com todos cantando o Hino do Crato, de pé e de mãos dadas. Lágrimas escorreram das nossas faces, e praticamente nunca havíamos presenciado tal declaração de amor à nossa terra. Trazemos aqui uma parte da reportagem fotográfica realizada ontem, e entregarei posteriormente, como um presente aos organizadores de tão brilhante evento. Como parte do divertimento, eu gostaria que os integrantes da festa me enviassem os nomes de cada uma das pessoas que aparecem nas fotos abaixo. Vamos tentar completar os espaços, segundo o número das fotos. Agradeço de todo coração aos nossos inúmeros amigos e conhecidos que lá se encontravam e que fazia um tempão que não nos víamos. Com cada um deles, conversaríamos a noite inteira, tantos assuntos há para serem postos em dia...Obrigado por tantas demonstrações de carinho e amizade. E o Blog do Crato retribui, disponibilizando uma página inteira dedicada a vocês, que pode ser acessada no seguinte endereço:

www.blogdocratosociedade.blogspot.com

Dihelson Mendonça e Lânia Brito

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:


Img_3188


Img_3175

Zilberto Cardoso, receba o nosso caloroso Abraço!

Img_3171

Tito, eu não te conhecia ainda, mas você nos conhece tão bem. Que essa amizade não tenha fim. Foi um enorme prazer te conhecer e saber que a primeira coisa que faz pela manhã, é ler o Blog do Crato. Agradecemos. Abração também ao Nilo Sérgio, grande parceiro do Blog do Crato!

Img_3158

E aí está o Tito, seu irmão Zilbero Cardoso, e o Nilo Sérgio:

Img_3159


Img_3137


Fotos: Dihelson Mendonça e Lania Brito
Proibida a Reprodução, Salvamento e Utilização sem a autorização do autor

O.B.S - A galeria com todas as fotos pode ser vista na seção Blog do Crato Sociedade, pertencente ao Blog do Crato. Clique aqui: - www.blogdocratosociedade.blogspot.com

EXPOCRATO:IVETE SANGALO...SEDUÇÃO!-Por Wilson Bernardo.

PALCO GIRATÓRIO.
Atores
Atrizes
Que se deitam
Em atos

Fatos
Cena final
O pano cai...
Silêncio que é a
Marca da idade
Teatro de mascaras!
Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

EXPOCRATO:CAFÉ DA MANHÃ NA RODOVIÁRIA DO CRATO-Por Wilson Bernardo.

Café da manhã para quem chega ao Crato,para a grande festa do Cariri,uma iniciativa da Secretária de Ação Social,e com apoio das demais secretárias,o turista é recebido com muito forro pé de serra, e comidas típicas da região,sejam bem vindos a cidade do Crato e a Expocrato.
Café reforçado par noites longas de festa
Ivanir,incansavelmente todas as manhãs e madrugadas na rodoviária
É festa e muita música para amanhecer o dia
sejam bem vindos ao portal do paraíso Cariri...Crato.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Letrista nega música à campanha de Dilma Rousseff - Postado por Océlio Teixeira

“A canção ‘Nada Será Como Antes’, de Milton Nascimento, foi negada à equipe da candidata petista à presidência,  Dilma Rousseff, que desejava utilizá-la na campanha, segundo o letrista Ronaldo Bastos, coautor da música junto com o cantor. Bastos criticou duramente a proposta do governo Lula de alterar a Lei de Direitos Autorais, durante encontro de artistas com o presidenciável tucano, José Serra, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta para quinta-feira. Segundo ele, a alteração permitiria, por exemplo, à campanha de Dilma usar a composição sem a autorização dos autores, por não ter fim comercial. “Pediram ‘Nada Será Como Antes’ para a campanha da Dilma; eu e Milton não deixamos. Eles querem, no futuro, poder de certa forma confiscar as obras de seus autores”, atacou Bastos, referindo-se ao Ministério da Cultura, que propôs a alteração da lei “às vésperas do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo”.
Pela proposta do Governo, publicada na internet para receber propostas em meados de junho, “não constitui ofensa aos direitos autorais a reprodução, distribuição e comunicação ao público de obras protegidas, dispensando-se, inclusive, a prévia e expressa autorização do titular e a necessidade de remuneração por parte de quem as utiliza, quando essa utilização for (…) feita na medida justificada para o fim a se atingir, sem prejudicar a exploração normal da obra utilizada e nem causar prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores”.
Para Bastos, a mudança tiraria o controle dos autores sobre a utilização de suas próprias obras, bastando que o uso não fosse comercial. “O Ministério da Cultura anda mal das pernas. Quer interferir no trabalho dos autores e, para isso, montou uma rede de apoios que diz representar a sociedade, mas vai de UNE a um pessoal que tem o nome de Partido Pirata. Enquanto isso, somente 30% dos usuários de música, que vão de casas noturnas e bares a supermercados, pagam direitos autorais. Gostaria que a Receita Federal agisse tanto para cobrá-los quanto para cobrar impostos para o Governo. Aliás, fora isso, (compositores) não precisamos de nada do Governo. Não queremos”.”
Fonte: Portal Terra - Via Blog do Eliomar de Lima

Cariri faz movimento em defesa do seu aeroporto

Fonte: jornal O POVO, 16 de março de 2010

Cariri

Manifestação em defesa do aeroporto

Políticos, comerciantes, empresários e representantes de entidades civis participam de manifestação em defesa de melhorias no Aeroporto Regional do Cariri. A passeata pelas ruas do Centro da Cidade será realizada hoje, a partir das 8 horas

por Rita Célia Faheina, repórter

Chamar atenção sobre a precariedade em que se encontra o aeroporto regional do Cariri. A pista de pouso e o terminal de passageiros necessitam de ampliação e modernização porque se não houver melhorias, o aeroporto corre até o risco de ser extinto. É com essa preocupação que diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e prefeitos de municípios do Cariri, além da população, participam hoje, 16, de uma manifestação pelas ruas de Juazeiro do Norte.

Será um movimento pela não extinção do aeroporto regional do Cariri que, no ano passado, atendeu a 240 mil passageiros, diz o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino. Com ele, confirmaram presença na manifestação, 15 prefeitos de cidades caririenses, lideranças políticas e representantes de entidades como Lions Clube, Rotary, a Associação Comercial de Juazeiro do Norte, o Sindilojas e o Cariri Shopping.

Eles vão sair em passeata pelas ruas da cidade a partir das 8 horas, da rua São Pedro, onde fica a praça Padre Cícero. Vestidos de branco (para lembrar a paz) vão percorrer ruas levando faixas e cartazes que pedem o investimento na infraestrutura do prédio e novas tecnologias de operação no aeroporto. Também está à frente do movimento, o prefeito de Várzea Alegre, José Helder de Carvalho.

Segundo informam os prefeitos, em 2009, foram transportados mais de 240 mil passageiros e houve um crescimento significativo de 2003 até o ano passado. A taxa de crescimento anual foi em torno de 28%. O vice-prefeito de Juazeiro do Norte afirma que o número de passageiros transportados a partir do Aeroporto Regional do Cariri supera, por exemplo, o de cidades como Parnaíba (PI), Campina Grande (PB), Petrolina (PE) e até uma capital como Palmas (TO).

Diretores da CDL de Juazeiro do Norte reforçam que o manifesto é para chamar atenção das autoridades sobre a precária situação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes que fica numa região que tem se desenvolvido com rapidez necessitando de um aeroporto à altura do crescimento nas áreas de turismo, educação e econômico. No momento, o equipamento funciona com restrições na pista. Falta reconhecimento por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A documentação para que a pista seja homologada pela Anac já foi enviada de acordo com a superintendência do Aeroporto Regional do Cariri, mas ainda está sendo analisada pelo órgão. Ainda este ano, está prevista pela superintendência, investimentos no valor de R$ 2,8 milhões para melhorias nos setores operacionais, lojas, área de embarque e desembarque além de banheiros e estacionamento. A última reforma do aeroporto do Cariri foi em 2003. (Colaborou Amaury Alencar)

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 16 de Julho de 2010

Restaurante Universitário da URCA garante aos estudantes refeições de R$ 0,80

O funcionamento do Restaurante Universitário (RU), o mais sonhado espaço dos estudantes da Universidade Regional do Cariri (URCA), começa a partir da segunda-feira, dia 19, servindo 1.200 refeições diárias aos estudantes, professores e funcionários da Instituição. O equipamento seguirá os mesmos padrões da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O estudante pagará pelas refeições R$ 0,80. O RU vem atender um público universitário de milhares de estudantes. Serão servidas por semana 6 mil refeições. A alimentação completa e balanceada, com acompanhamento de técnicos e nutricionistas, será servida de segunda à sexta-feira e os alunos deverão estar munidos de identidade estudantil, cedida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE). Serão 400 refeições pela manhã e 800 à noite. O RU foi inaugurado na última sexta-feira, com uma presença significativa de estudantes da URCA, o Reitor Plácido Cidade Nuvens, a Vice-Reitora, Otonite Cortez, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, Pró-Reitores e comunidade local. Na ocasião foi servido um coquetel aos participantes.

O Restaurante Universitário é uma bandeira de luta histórica dos estudantes e representa o investimento da atual Administração Superior da URCA, na melhoria das condições de estudo dos alunos. Com a entrega do RU aos estudantes a Reitoria cumpre um compromisso assumido com os alunos da URCA, durante a campanha para Reitor e Vice-Reitora da URCA. Foram investidos em obra, equipamentos e mobiliários o valor de R$ 413.541,32. O local escolhido para implantação do RU, o campus do Pimenta II, se deu devido a proximidade com o campus do Pimenta I que, dentre todos os Campi da URCA é o que congrega maior número de estudantes (mais de 3 mil), grande parte formada por trabalhadores e mais de 90% egressos da escola pública.

A construção da obra e a aquisição dos mobiliários e equipamentos foram feitas através de processo licitatório. A empresa contratada para preparação e distribuição das refeições – foi vencedora do processo licitatório. Serão servidas diariamente mil refeições, almoço e jantar, esse último em maior quantidade. O restaurante terá a supervisão nutricional da Professora Deniura Galvão, formada em Nutrição e docente do Departamento de Enfermagem da URCA, e a supervisão administrativa da Professora Marlene Menezes, Pró-Reitora Adjunta da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário. A URCA arcará com o custo restante da refeição. Para isso, já foi reservado R$ 396 mil do custeio finalístico da Instituição. Os servidores (funcionários e professores) também terão acesso aos serviços do RU. A administração da Universidade, que tem à frente o Reitor Plácido Cidade Nuvens, e a Vice-Reitora, Otonite Cortez, demonstram, com a entrega do Restaurante Universitário, o compromisso irrestrito com a comunidade acadêmica e toda sociedade do Cariri e Centro-Sul, na valorização do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.
Palco Sonoro da URCA conta com várias apresentações nesta sexta-feira

Uma parceria com o Banco do Nordeste do Brasil possibilitou a Universidade Regional do Cariri (URCA) promover o espaço dedicado aos artistas locais, com uma programação diversificada de shows durante toda a semana, a partira das 18 horas, de frente ao estande da URCA. Hoje é uma atração à parte da Exposição, privilegiando o público local e os artistas regionais. O Palco Sonoro tem a coordenação do assessor cultural da Universidade, Luiz Carlos Salatiel, e do Professor Alexandre Lucas. Mais de 30 artistas e grupos musicais passarão pelo espaço durante a semana, com o palco armado de frente ao estande. Nesta sexta-feira se apresentam no Palco Sonoro, a partir das 17h40, o grupo Zabumbeiros Cariris (Samba de Feira), Banda Tábua de Pirulito, Grupo Superação, Cleivan Paiva e Silvino, Tertúlia com Batista e Trio, concluindo a programação às 22 horas. Graças a uma luta da Universidade junto à Comissão da ExpoCrato, conseguiu-se garantir o espaço do artista local, que está sendo bem aproveitado, com alegria e boa música. Um espaço de confraternização da arte com o público.

Secretário anuncia a liberação de R$ 1 milhão para Conferência Panamericana de Geoparks, no Cariri

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira, anunciou, durante a reabertura no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, na sexta-feira última, a aprovação de R$ 1 milhão no orçamento do estado, para a realização, em novembro deste ano, da Conferência Panamericana de Geoparks, que atrairá dezenas de pesquisadores para a região. O Secretário afirma que nos próximos dias estará no Cariri para assinar a ordem de serviço, dando início a construção do Ginásio Poliesportivo da URCA, cuja obra vem sendo reivindicada pela comunidade estudantil há mais de 14 anos. Ele destacou o estado adiantado da obra da Residência Universitária, outra conquista da atual administração e toda a classe estudantil, que está sendo construída no Campus do Pimenta, além do restaurante popular, que será aberto na segunda, inaugurado pelo Secretário e o Reitor no último final de semana.

Museu de Paleontologia entre os melhores do Brasil

Com a presença de autoridades estaduais, pesquisadores e sociedade caririense, foi reinaugurado o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, juntamente com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Professor René Barreira, fizerem a entrega oficial do Museu, agora duplicado no seu espaço de exposição, com peças redimensionadas no espaço, agora totalmente climatizado. Foram investidos na reforma, ampliação e modernização R$ 805 mil. Há mais de um ano o museu se encontrava fechado. Toda a rede elétrica e a parte hidráulica passaram por uma renovação, para atender à nova estrutura de funcionamento, com um laboratório para pesquisa mais ampliado, além da biblioteca. O museu foi reaberto na sexta-feira passada. Isso possibilitará, segundo o diretor do Museu, Professor Álamo Feitosa, um espaço maior para o desenvolvimento de pesquisa na própria região e a abertura para novos pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. São cerca de 10 mil fósseis, a maior parte deles na reserva técnica do museu, o que facilita o trabalho dos pesquisadores e o ineditismo dos trabalhos a serem desenvolvidos. Cerca de duas mil dessas peças ficam expostas, tendo em vista o seu caráter didático

O criador do museu, Plácido Cidade Nuvens, destaca o Museu como instrumento de pesquisa e desenvolvimento científico da URCA. Em média, o museu recebia em torno de 4.200 pessoas, por mês, da região, Estado, do Brasil e Exterior, sendo uma das maiores médias de visitação registradas em museus da região. Com a reabertura, nos novos moldes, essa estimativa poderá aumentar. O Museu de Paleontologia está entre os maiores do país, com a maior coleção da era Cretácea. As peças chamam a atenção dos pesquisadores pelo estado de conservação, inclusive com algumas preservando o tecido mole. Todo o trajeto pelo Museu se traduz num passeio didático pelas formações fossilíferas na Chapada do Araripe. A parte da segurança passa por replanejamento e em breve serão instaladas câmeras de segurança em lugares estratégicos do espaço. A iluminação dá um tom espacial às peças, com luzes vermelhas e azuis. Na lateral do Museu estão estampadas as marcas do Geopark Araripe, da Rede Global de Geoparks, cedida pela Unesco, do próprio museu, que tem uma perfeita libélula como símbolo, e do governo do estado.

O vice-diretor do Museu de Paleontologia, João Kerensky, afirma que o local estará aberto à visitação de terça a sábado, das 9h00 às 17h00, e aos domingos das 9h00 às 14h00. Com a nova roupagem, a perspectiva é haver a partir de agora uma divulgação maior do espaço científico, que fortalece, acima de tudo, segundo o secretário René Barreira, o turismo científico na região. “Precisamos interiorizar e desenvolver o turismo no estado. O museu é um exemplo de que isso pode ser feito”, diz ele. O coordenador geral do Geopark Araripe, Patrício Melo, destacou o Museu como um dos mais importantes equipamentos dentro do projeto, voltado para o enriquecimento científico da região.

Museu foi criado nos anos 80

O equipamento foi criado em meados dos anos 80, pelo então prefeito de Santana do Cariri, Plácido Cidade Nuvens, atual Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), instituição que detém a salvaguarda do Museu. A iniciativa de repassar para a universidade teve o intuito de dispor o material para a pesquisa e preservação. Santana do Cariri hoje é reconhecida por decreto como a Capital da Paleontologia do Estado.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 16 de julho de 2010.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30